Rádio Acesa FM VR: 2021-06-27

sábado, 3 de julho de 2021

Homem embriagado pega direção de veículo, provoca acidente e fere mulher e filha na Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um acidente no final da tarde deste sábado (3) deixou uma mulher, de 48 anos, e a filha dela, de 4, feridas no km 281 da Rodovia Presidente Dutra (B-116), em Barra Mansa. O caso aconteceu por volta dás 17h30.

A PRF informou que no local averiguou um Fiat/Siena, conduzido por um homem, de 47 anos, que estava com sinais de embriaguez. Ele perdeu o controle da direção e colidiu com a mureta central da rodovia.

Ainda de acordo com as informações, o condutor não possui CNH e ao ser submetido ao teste de alcoolemia foi constatado embriaguez, com índice de 0,49 mg/L.

Pelo crime de trânsito com pegar direção de automotor após consumo de bebida alcoólica e agravante de não possuir habilitação, o homem foi preso em flagrante e conduzido a 90ª DP de Barra Mansa.

Já as vitimas foram socorridas para a Santa Casa de Barra Mansa.

O veículo foi conduzido ao pátio da PRF e foram aplicadas multas no valor total de R$ 3.815,11.

Ex-militar do Exército acusado de roubo é preso em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais civis da 101ª DP (Pinheiral) prenderam, nesta quinta-feira (01/07), um ex-militar do Exército acusado de roubar um aparelho de telefone celular e agredir verbalmente a vítima. Ele estava foragido da Justiça.

Segundo os agentes, o autor cometeu o crime junto a três comparsas, no município de Volta Redonda, Região do Médio Paraíba. Depois do crime, o registro de ocorrência foi feito, as investigações começaram, ele foi localizado e preso.

O acusado foi encaminhado ao sistema penitenciário e está à disposição da Justiça.

Polícia Civil prende traficante em Barra do Piraí

Policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí) prenderam um homem, de 27 anos, pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ele foi capturado no Centro de Barra do Piraí, Região do Médio Paraíba, após trabalho de inteligência e monitoramento.

A ação foi em cumprimento de mandado de prisão. Segundo os agentes, os crimes pelos quais o traficante é acusado somam penas que podem ultrapassar 20 anos de prisão.

A prisão aconteceu no dia 23 de junho. Ele foi encaminhado ao sistema penitenciário e está à disposição da Justiça.

Traficante envolvido com homicídios em Barra do Piraí é preso

WWW.RADIOACESAFM.BLOGSPOT.COM.BR
Policiais da 88ªDP (Barra do Piraí) em conjunto com policiais militares do 10º BPM, prenderam, neste sábado (03/07), um traficante envolvido com diversos homicídios na região. Ele foi capturado no bairro Califórnia, em Barra do Piraí.

Segundo os agentes, o criminoso foi localizado após cruzamento de dados de inteligência. A prisão é resultado de um força tarefa na região para capturar autores de homicídios.

Denúncia leva a polícia a flagrar crimes ambientais em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma denúncia feita ao Linha Verde – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre desmatamento com objetivo de construir loteamento irregular, levou policiais nesta quinta-feira (01) ao município de Barra Mansa, onde identificaram a existência de uma área degradada de mil metros quadrados no bairro Vila Nova.

Segundo os agentes, em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar a denúncia, a equipe esteve na Estrada Cândido onde foi observada uma grande movimentação de terra, supressão de vegetação e reforma de uma ponte localizada em área de preservação permanente. Durante diligências no local, não foram encontradas placas indicativas de licenciamento, tampouco os suspeitos de cometerem os crimes ambientais. Com base no artigo 38 da lei 9605/98, os policiais procederam à 90ª DP, onde após perícia no local, a ocorrência foi registrada.

Barra Mansa emite nota sobre o caso de vacinas vencidas

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através da Coordenação de Imunização, informa que as validades das vacinas da AstraZeneca citadas em reportagens divulgadas pela imprensa, alegando que o município aplicou doses vencidas, não condizem com a verdade.

As doses citadas, com vencimento no dia 14 de abril, foram aplicadas no município no dia 03 de abril, dentro do prazo de validade. 

O Governo Federal enviou o lote com o vencimento próximo e tão logo chegou à cidade, já foi administrada imediatamente. 

A confirmação pode ser conferida nos cartões de vacinação com a comparação da data de imunização e com o número do lote que está registrado no documento.

Avenida Antônio Francisco Antônio, no bairro Açude ganha reforma de calçada


A secretaria municipal de Infraestrutura (SMI), entregou a obra de reconstrução da calçada pública que dá acesso ao bairro, na Avenida Antônio Francisco Antônio. Oito homens trabalharam na obra onde foram utilizados 300 sacos de poliéster, 100 de cimento, um caminhão de escória e um de areia.

De acordo com a subsecretária de Infraestrutura, Poliana Gama, há quatro anos uma parte da antiga calçada caiu, obstruindo a passagem de pedestre.

“Era uma obra urgente, pois estava colocando em risco a segurança dos pedestres que passavam pelo local. Arrumamos também algumas calçadas próximas essa”, disse Poliana.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos do bairro Açude (AMABA), Alan Cunha, ressalta que essa obra constava no Orçamento Participativo de 2018 e 2019.

No local foi feito um muro de saco de poliéster. Na próxima semana a equipe da SMI estará no local para realizar a pintura da escada.

Homens e mulheres de 47 anos serão vacinados neste sábado (3) em Barra Mansa

Município dá sequência ao Plano de Imunização contra a Covid-19

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O público alvo da vacinação nesta sábado (3) em Barra Mansa são homens e mulheres de 47 anos, gestantes, puérperas e lactantes em até 12 meses de idade. Não haverá repescagem neste dia.

O horário será divido em dois, sendo de 08h às 12h para os nascidos de janeiro a junho, e de 12h às 16h para os nascidos de julho a dezembro. Para ser vacinado, é necessário a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência nominal atualizado. Para a segunda dose, basta levar o cartão de vacinação.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, explicou sobre a vacinação em Barra Mansa. “Estamos trabalhando com muita organização, vacinando em sistema drive-thru e também no Teatro, tudo aqui no Parque da Cidade. Essa centralização no controle das vacinas é muito importante para que não haja desperdício e nem intercorrências”, revelou.

Já nesta sexta-feira (02), foram imunizadas pessoas com 48 anos, além de gestantes, puérperas e lactantes. Mario Antônio, 48 anos, tomou a primeira dose e demonstrou muita esperança. “É um alívio ser vacinado. A organização está exemplar e tudo fluindo bem. Parabéns ao prefeito e sua equipe”, comemorou.

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados nesta sexta-feira (2)

A Secretaria de Saúde de Pinheiral divulgou nesta sexta-feira (2) a atualização dos dados da Covid-19 no município. Agora são 3.008 casos confirmados (2.906 curas, 61 óbitos e 35 em isolamento domiciliar, 5 internados fora do município e 1 internado no município). Até agora, 5.558 casos foram descartados.

O município segue realizando testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Homem acusado de chefiar o tráfico de drogas no Santa Cruz é preso em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Polícia Civil
Policiais civis da 93ª DP (Volta Redonda) prenderam, nesta sexta-feira (02/07), no município de Resende, um homem, de 40 anos, acusado de chefiar o tráfico de drogas que atua no bairro Santa Cruz (Ingá I e II), em Volta Redonda. O criminoso estava foragido desde 2019, ocasião em que cumpria pena em regime semiaberto, deixando a prisão e não retornando ao sistema prisional.

Segundo o delegado titular da 93ª DP de Volta Redonda, Edézio Ramos, contra o acusado há duas condenações por homicídio, de duas mulheres, crimes praticados na cidade de Volta Redonda. Odair Julio da Silva também possui uma condenação por tráfico de drogas. Com ele foram apreendidos um documento de identidade e uma CNH falsa.

O autor foi encaminhado ao sistema prisional para cumprir a pena de cerca de 10 anos de prisão.

Roubo de carga de remédio é recuperada pela PM em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspto.com.br
Uma carga de remédio foi recuperada por policiais militares na tarde desta sexta-feira (2) em Barra Mansa. Quatro jovens foram detidos por suspeita de participação no roubo.

O assalto ocorreu num posto de combustíveis às margens da Via Dutra, na Vila Principal, em Barra Mansa. Os policiais obteve a informação que os criminosos estavam em dois Fiat Uno, um deles de cor prata, que foi localizado em uma borracharia, no distrito de Floriano, também em Barra Mansa.

O jovem que estava no carro, de 20 anos, alegou ser motorista de aplicativo e inicialmente alegou que estava indo para Resende pegar uma passageira, mas depois acabou confessando que havia participado do assalto.

A partir daí, os policiais militares conseguiram obter informações sobre a localização do Fiorino com a carga roubada e rumaram para Resende, onde prenderam em flagrante outros três jovens, um de 22, um de 21 anos e outro que não teve a idade informada. O caso foi apresentado na 90ª de Barra Mansa.

Mapa de Risco Covid-19: estado do Rio de Janeiro mantém bandeira amarela

Cenário epidemiológico apresenta melhora: seis regiões estão com baixo risco de contrair a doença e três com risco médio

O Rio de Janeiro permanece com risco baixo de contrair a Covid-19, com bandeira amarela. O estado manteve melhora do cenário epidemiológico em comparação à análise passada, com três regiões com bandeira laranja (risco médio) e as outras seis com amarela. 

Os dados foram divulgados na 37ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, nesta sexta-feira (02) pela  Secretaria de Estado de Saúde.

As regiões da Baía da Ilha Grande e Noroeste, que estavam com bandeira vermelha (risco alto), passaram para a laranja. E Metropolitana I permanece com bandeira laranja. A região Centro-Sul, que estava laranja, passou para a amarela. Médio Paraíba, Serrana, Baixada Litorânea, Norte e Metropolitana II seguem com bandeira amarela.

A análise compara a semana epidemiológica 24 (13 a 19 de junho) com 22 (30 de maio a 05 de junho) de 2021.
 
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
 
O Estado do Rio de Janeiro apresentou uma redução de 42% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 41% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (02), são 62% para leitos de UTI e 40% para leitos de enfermaria.
 
Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

Jovem de Barra do Piraí fica gravemente ferido em acidente em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Matheus Pereira Martins Gonçalves, de 19 anos, ficou gravemente ferido em um acidente na tarde desta sexta-feira (2) em Volta Redonda. A moto em que ele conduzia se envolveu em uma colisão com dois carros no km 281 da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), na ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, entre os bairros Dom Bosco e Caieiras.

A vitima foi socorrida e levada ao Hospital São João Batista. Os veículos ficaram no local até a chegada da perícia para coleta de informações da cena do acidente. O transito permaneceu interditado até o início da noite.

A unidade médica informou que Matheus fraturou o fêmur esquerdo, mas segue lúcido e estável.

Já a moto, segundo a PRF, foi recolhida ao pátio pelo fato de estar com a documentação irregular. O condutor, morador de Barra do Piraí, não possui habilitação.

A ocorrência foi registrada na 93ª DP de Volta Redonda.

Vídeo: casa pega fogo em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um casa pegou fogo no início da manhã desta sexta-feira (2) em Volta Redonda. A ocorrência aconteceu na Rua C, no Conjunto Habitacional Vila Rica.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou uma mulher, de 22 anos, e duas crianças, de 4 e 6 anos, que inalaram fumaça e que estavam assustadas. Elas foram conduzidas para o Hospital São João Batista.

O imóvel ficou todo destruído. A causa do incêndio não foi divulgada.

Vídeo: carreta explode após pegar fogo na Dutra, em Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um carreta carregada com óleo lubrificante explodiu após pegar fogo no final da tarde desta sexta-feira (2) no Km 225 da Rodovia Presidente Dutra, sentido São Paulo, subida da Serra das Araras. 

A PRF informou que a pista está totalmente interditada desde às 16h50. Apesar da proporção do incidente ninguém ficou ferido.

O veículo que seguia de Duque de Caxias, Rio de Janeiro para Canoas, Rio Grande do Sul, ficou totalmente destruído.

A concessionária que administra a rodovia informou que o motorista do veículo foi resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros com ferimentos leves,atendido e liberado no local.

O fogo foi debelado por volta das 18h50. Às 20h15, a faixa da esquerda foi liberada para o tráfego. No momento, 13km de lentidão.

Equipes estão no local para a remoção do veículo.

Homem é menor são detidos e drogas apreendidas em Vila do Padre Ipiabas, em Barra do Piraí

Foto: 10º BPM - BP
No final da manhã desta quinta-feira (1), um homem de 23 anos e um menor de 17 foram flagrados com 62 pinos de cocaína na Travessa Treze de Julho, no bairro Vila do Padre Ipiabas, em Barra do Piraí.

A PM informou que foi até o local através de uma denuncia, onde pôde observar um suspeito em atitude típica a de tráfico de drogas, e que ao ser abordado foi encontrado o material aprendido.

"O homem subia no meio do mato com uma bolsa amarela e uma enxada, retornando somente com a enxada e entregava algo menor," disse um policial.

A dupla foi detida e conduzida à 88 DP de Barra do Piraí. Após perícia foi constatado a quantidade de trinta gramas de cocaína.

O homem foi enquadrado por tráfico de drogas e o menor foi ouvido e responderá em liberdade.

239 multas foram aplicadas em transporte coletivo no Estado do Rio de Janeiro

Duzentas e trinta e nove multas foram aplicadas em junho pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ). Desse total, 156 foram registradas em ônibus, 13 em vans intermunicipais e 70 em veículos particulares flagrados realizando transporte remunerado sem autorização do poder concedente.

Os agentes atuaram em todo o estado. As ações tiveram o objetivo de verificar a qualidade dos serviços prestados pelos ônibus e vans intermunicipais, além de coibir o transporte de passageiros sem autorização do poder concedente.

As principais irregularidades flagradas em ônibus foram: mau estado de conservação; descumprimento de normas sanitárias; não cumprimento do quadro de horário; descumprimento de normas de acessibilidade e ausência de documento de porte obrigatório.

A população pode denunciar irregularidades pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. Além das ações de inteligência, as informações ajudam a nortear as fiscalizações.

Bolsonaro será investigado por prevaricação no caso de compra da vacina Covaxin

Foi protocolada na manhã desta sexta-feira (2), a instauração de inquérito para apurar os fatos informados pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede/AP), Fabiano Contarato (Rede/ES) e Jorge Kajuru (Pode/GO), em queixa-crime apresentada à Procuradoria-Geral da República (PGR), na última segunda-feira (28). No documento, os autores atribuem ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) a prática, em tese, da infração penal descrita no artigo 319 do Código Penal de prevaricação. A possibilidade de abertura de inquérito já havia sido mencionada em petição encaminhada ao STF há três dias.

Na manifestação desta sexta-feira, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros indica diligências iniciais a serem cumpridas mediante autorização da relatora do caso, ministra Rosa Weber, a quem se destina o documento. As medidas incluem a solicitação de informações à Controladoria-Geral da União, ao Tribunal de Contas da União, à Procuradoria da República no Distrito Federal, e em especial à Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia sobre a pendência de procedimentos relativos aos mesmos fatos, e, em caso positivo, o compartilhamento de provas.

Também foi requerida a produção de provas sobre a prática do ato de ofício após o prazo estipulado ou o tempo normal para sua execução, com infração a expressa disposição legal ou sua omissão; a competência dos supostos autores do fato para praticá-lo; a inexistência de discricionariedade quanto à prática ou omissão do ato pelo agente; caracterização de dolo, direto ou eventual, acrescido do intuito de satisfazer interesse ou sentimento pessoal, além do depoimento dos supostos autores do fato.

No documento foi sugerido prazo de 90 dias para a efetivação das providências apontadas.

Pessoas com 45 anos são vacinadas nesta sexta-feira (2) em Volta Redonda


Com a chegada de novas doses, na manhã desta sexta-feira (2), Volta Redonda amplia vacinação para pessoas de 45 anos no sistema de drive-thru na Ilha São João. A aplicação acontece até 16 horas.

A secretaria avisa que é necessário levar documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Homens são multados e advertidos por descarte de entulhos e via publica em Barra Mansa

Foram multados, advertidos, instruídos a recolher e proceder com a destinação adequada dos resíduos

www.radioacesafm.blogspot.com
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, recebeu uma denúncia de descarte indevido de entulho em área pública. O descarte foi feito na Rua Vereador Dr. Ernesto da Silveira, no bairro Vila Coringa, onde depositaram irregularmente resíduos de construção civil, às margens da linha férrea, em via pública. Os indivíduos foram multados, advertidos, instruídos a recolher e proceder com a destinação adequada dos resíduos. 

A denúncia foi feita através de um vídeo na terça-feira, 29, onde flagraram os indivíduos descartando todo o resíduo no local. Um tempo depois, a guarda ambiental conseguiu achar e identificar os indivíduos do vídeo, levando-os na quarta-feira, 30, ao local e fazendo com que recolhessem o lixo depositado. 

O secretário de Meio Ambiente, Vinicius Azevedo, falou sobre o ocorrido. “O prefeito vem fazendo melhorias e reparos por toda a cidade e uma ação desta além de sujar, impacta diretamente o meio ambiente de uma forma agressiva”, concluiu.

Viação Cidade do Aço entra em recuperação judicial

Mais uma empresa de ônibus entrou em recuperação judicial no estado do Rio de Janeiro


A crise econômica e a falta de investimento do Ministério do Transporte Brasileiro, a Viação Cidade do Aço, com sede em Barra Mansa, deu entrada no pedido nesta quinta-feira, 1º de julho de 2021.

O motivo é a grave crise vivida pelo setor, resultado da pandemia de Covid-19.

Com linhas urbanas e rodoviárias ligando o Sul Fluminense à cidade do Rio de Janeiro, além de Minas Gerais e São Paulo, a Cidade do Aço tem garagens na cidade do Rio de Janeiro, em Barra Mansa (RJ), Resende (RJ), Cruzeiro (SP) e São Lourenço (MG).

Com 70 anos de vida, completados neste mês de julho, a empresa fundada por Geraldo Osório Rodrigues foi comprada em 1972 pelos irmãos Curvello (Ariel, Abelmar e Aldemir).

Suspeitos de tráfico de drogas são detidos no bairro Siderlândia, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
A PM foi acionada na noite de terça-feira (29) para averiguar ponto de tráfico de drogas na Rua Teresópolis - Beco das Cobras -, no bairro Siderlândia, em Volta Redonda, onde verificaram que um menor de 17 anos e um homem de 22 anos se encontravam com 169 pinos de cocaína – 95 gramas, 67 trouxinhas de maconha – 308,7 gramas em uma bolsa preta.

Ainda de acordo com a PM, foram apreendidos com a dupla três aparelhos celulares, R$ 119,00 em espécie e um cigarro de maconha.

Três pessoas que estavam no local foram conduzidos a 93ª DP de Volta Redonda como testemunhas. Elas foram ouvidas e liberadas.

Já a dupla foi enquadrada e ficou presa.

Dupla é presa em flagrante com armas de fogo em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Dois revolveres e sete munições calibre 38 foram apreendidos com dois homens na tarde de terça-feira (30) em Barra Mansa. O caso aconteceu na Rua São Pedro,no bairro Vista Alegre.

De acordo com a PM, os suspeitos estavam abordando populares ao passarem pelo bairro. Eles foram localizados, houve troca de tiros mas acabaram rendidos.

Os dois homens, de 27 e 20 anos foram conduzidos a 90ª DP de Barra Mansa e permaneceram presos.

PM volta a apreender drogas no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Policiais militares apreenderam nesta quinta-feira (1º) uma quantidade de drogas em um esconderijo do trafico no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda.

Uma denuncia anônima levou os agentes ao bairro, onde localizaram 360 trouxinhas de maconha, 92 pinos de skank, 216 pinos de cocaína e 160 pedras de crack.

Os entorpecentes foram conduzidos para a 93ª DP e a concorrencia foi registrada.

Corpo de Bombeiros RJ comemora 165 anos

Dia do Bombeiro marca a entrega de espadins aos novos cadetes da corporação

Foto: arquivo Adriano Martins
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) celebra, nesta sexta-feira (02.07), o Dia do Bombeiro e o aniversário de 165 anos da corporação. 

Às 17h30, no Corcovado, haverá uma bênção à corporação e a iluminação do Cristo Redentor em vermelho. 

As comemorações continuam, às 19 horas, no Quartel Central, com as boas-vindas aos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais e a entrega do Espadim Marechal Souza Aguiar. A tropa realiza, ainda, uma demonstração profissional com exercícios que fazem parte da rotina diária de salvamentos dos militares. 

O evento será transmitido em tempo real nas redes sociais oficiais da instituição. 

Serviço: 

Cerimônia Alusiva ao 165º Aniversário do CBMERJ e entrega do Espadim Marechal Souza Aguiar 

Data: 02 de julho de 2021 

Horário: 19 horas (celebração do aniversário e entrega de espadins no Quartel Central) 

Local: Quartel Central: Praça da República, 45, Centro

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Pessoas de 48 anos começam a ser vacinadas nesta sexta-feira (2) em Barra Mansa

Município dá sequência ao Plano de Imunização contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa, dará continuidade ao plano de imunização contra a Covid-19 nesta sexta-feira (02), no Parque da Cidade, no Centro. Dessa vez, o público alvo da vacinação são pessoas de 48 anos, gestantes, puérperas e lactantes em até 12 meses. Os grupos que não tomaram por algum motivo, haverá um novo agendamento pra repescagem.

O horário será divido em três, sendo de 08h às 12h para os nascidos de janeiro a abril, de 12h às 16h para os nascidos de maio a agosto, e de 15h às 18h para os nascidos de setembro a dezembro.

A coordenadora de Imunização do município, Marlene Fialho, explicou como será feita a vacinação. “Estaremos vacinando em sistema drive-thru e no Teatro, tudo com muita organização e respeitando os protocolos sanitários e o Plano Municipal de Imunização.”

Já nesta quinta-feira (1º), foram imunizadas pessoas com 49 anos, gestantes, puérperas, lactantes e pessoas que perderam o dia da vacinação. Luciana Silveira, 49 anos, foi imunizada e não escondeu sua alegria. “A sensação de ser vacinada é inexplicável. Fui muito bem recebida desde o momento que cheguei aqui no teatro. Todas as enfermeiras foram muito atenciosas comigo. O prefeito Rodrigo Drable está de parabéns pela organização e pela equipe.”

Para ser vacinado, é necessária a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência nominal atualizado. Para a segunda dose, basta levar o cartão de vacinação.

Geração de emprego começa apresentar sinal positivo em Volta Redonda

Destaques no balanço com dados da cidade divulgado pelo Ministério da Economia estão no Comércio e Serviços

Volta Redonda fechou maio com saldo positivo na relação entre admissões e demissões no mercado de trabalho. De acordo com o balanço do governo federal, 2.015 pessoas foram contratadas contra 1.704 que foram demitidas, com saldo final de 311 novos empregos gerados. Com isso, o município alcançou ainda o quinto mês consecutivo de alta na geração de postos de trabalho.  Os dados completos estão no site do Ministério da Fazenda e são abertos para consulta pública em: http://pdet.mte.gov.br/novo-caged?view=default

Os destaques da cidade no balanço divulgado pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira, dia 01, são os setores de Comércio e Serviços. O Comércio admitiu 652 pessoas e demitiu outras 497, com saldo positivo de 155 vagas. A área de Serviços abriu 799 vagas e fechou 689, com 110 a mais nos postos de trabalho criados. A Indústria também se manteve em alta, com 46 novas vagas, enquanto a Construção Civil gerou apenas dois novos empregos entre admitidos e demitidos. Fechando os principais grupos analisados pelo ministério, a Agropecuária foi o único setor em resultado negativo, com duas demissões e nenhuma contratação. 

O resultado em maio fez aumentar o saldo acumulado ao longo de 2021 no município. Com 11.125 postos de empregos criados e 9.233 demissões, Volta Redonda tem agora 1.892 novos postos de trabalho abertos no ano. A Indústria segue sendo o carro-chefe da recuperação econômica, com 866 vagas positivas. O setor Serviços tem 569 e vem logo a seguir, com a Construção Civil e o Comércio tendo cada um 231 novas vagas.

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados nesta quinta-feira (1º)

Pinheiral informa os dados desta quinta-feira (01/07). Na cidade são 3005 casos confirmados (2895 curas, 61 óbitos, 44 em isolamento domiciliar, 5 internados fora do município). Até agora, 5546 casos foram descartados. 

O município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

Eleitores de Itatiaia voltam às urnas no dia 12 de setembro

Calendário das eleições suplementares para escolha do novo prefeito foi aprovado pelo TRE-RJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) aprovou, na sessão desta quinta-feira (1º), resolução com o calendário das eleições suplementares para prefeito e vice dos municípios de Itatiaia, no Sul Fluminense, Santa Maria Madalena, na Região Serrana, e Silva Jardim, na Região dos Lagos. A votação nos três municípios vai ocorrer em 12 de setembro. Assim como no pleito de 2020, não haverá identificação biométrica do eleitor. O uso de máscaras de proteção nas seções eleitorais será obrigatório. A propaganda eleitoral será permitida a partir de 7 de agosto.

Os eleitos em 12 de setembro exercerão mandato até 31 de dezembro de 2024. Somente estão aptos a votar nos pleitos os eleitores que já possuíam domicílio eleitoral no município em 14 de abril de 2021 (151 dias antes da votação). As convenções partidárias para escolha dos candidatos a prefeito e vice que concorrerão no pleito suplementar serão realizadas no período de 28 de julho a 1º de agosto. Os candidatos devem então apresentar o registro de candidatura até 6 de agosto.

Poderão participar das eleições suplementares de Itatiaia, Santa Maria Madalena e Silva Jardim os partidos políticos com estatuto registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 16 de março de 2021. Esses partidos devem ainda ter constituído órgão de direção nos municípios, devidamente anotados no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

As demais datas e regras do processo eleitoral suplementar nos municípios, como prazos para impugnações, julgamento de reclamações e direito de resposta, recursos e prestações de contas também estão previstos na resolução. Os eleitos que tiverem as contas de campanha aprovadas devem ser diplomados até o dia 4 de outubro. A posse dos eleitos é uma atribuição da Câmara Municipal.

Avanço da vacinação foi considerado para fixar nova data

Para fixar a nova data, o TRE-RJ levou em consideração o avanço da vacinação e estudos realizados por uma equipe de trabalho do próprio Tribunal que mostram o baixo risco de contaminação nas regiões em que se encontram os municípios. Em Santa Maria Madalena e Itatiaia, as eleições haviam sido marcadas em fevereiro, mas foram suspensas devido ao recrudescimento da pandemia. No caso de Silva Jardim, a decisão do TSE que determinou a realização de novas eleições ocorreu em maio deste ano.

Os pleitos suplementares acontecem por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julgou indeferidos os registros dos candidatos que haviam obtido maioria de votos na eleição de 2020 em Itatiaia e Santa Maria Madalena. Em Silva Jardim, houve irregularidades no Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do PROS, partido que integra a coligação da chapa vitoriosa no município. Como as candidaturas estavam sub judice, os prefeitos eleitos nos três municípios não chegaram a ser diplomados.

Rio de Janeiro tem mais 369 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Calendário de vacinação foi antecipado no estado, e SES ressalta a necessidade de que a população tome a segunda dose

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza, nesta sexta-feira (01.07), a entrega de 369 mil doses das vacinas contra a Covid-19 aos 92 municípios do estado. Serão 81 mil doses da Pfizer e 288 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca. Todos os imunizantes serão destinados para a aplicação da primeira dose do esquema vacinal. A operação de distribuição será realizada com helicópteros, caminhões e vans. 

A partir das 08h, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí fazem a retirada diretamente na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES. Na sequência,  comboios de vans e caminhões saem da CGA, para entrega dos imunizantes para 62 municípios, com escolta da Polícia Militar. Às 09h, três helicópteros decolam levando as vacinas para as regiões da Costa Verde, Norte e Noroeste, sendo uma aeronave da Saúde, uma da Polícia Civil e uma da Polícia Militar. 

- Esta semana foi divulgado pela SES a antecipação do Calendário Único de Vacinação.  Estamos avançando na imunização, mas não podemos esquecer a necessidade das duas doses, exceto para a Janssen que é dose única. Só alcançaremos a imunização coletiva se o esquema vacinal for completo - explica o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe. 

Assim como nas entregas anteriores, a SES enviará ofício para as Secretarias Municipais reforçando a importância de que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunizações (PNI), e respeitando as doses que são destinadas para a primeira ou segunda aplicação. A SES reitera que não há reserva técnica para reposição das vacinas, caso a administração das doses não siga o especificado, e destaca ainda que a gestão da aplicação das doses e o registro são de competência municipal.

CBF é acusada de usar spray sem autorização

Foto: CBF
A empresa Spuni Comércio de Produtos e Marketing moveu, nesta quinta-feira (1º/7), ação na Justiça do Rio de Janeiro pedindo que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclareça se está usando sem autorização um spray desenvolvido pela companhia para demarcar a posição da barreira em cobranças de falta nos jogos.

A Spuni afirma que inventou e registrou o spray. Em 2020, a CBF passou a usar o item nos jogos do Campeonato Brasileiro sem autorização e continuou na edição de 2021 do torneio, diz a empresa.

De acordo com a companhia, o uso do spray sem autorização viola seu direito de propriedade sobre o invento. Para aferir a extensão do uso indevido e eventual envolvimento de terceiros, como a Fifa e patrocinadores, a empresa pede a produção antecipada de provas, também com o objetivo de viabilizar possível solução negociada.

Dessa maneira, a Spuni pede que a CBF seja obrigada a apresentar seus documentos sobre orientação do uso de sprays no Campeonato Brasileiro e os comprovantes de aquisição dos itens.

Além disso, a companhia requer que a confederação exiba correspondência trocada com a Fifa sobre o assunto e informe o andamento da denúncia que enviou no começo de junho ao comitê de ética da instituição.

A Spuni é representada na ação pelos advogados Cristiano Zanin Martins, Maria de Lourdes Lopes e André Oliveira, do escritório Teixeira Zanin Martins Advogados.

Por ConJur

Marcos Feliciano é condenado a pagar indenização a Jean Wyllys por falsa acusação

O deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP) não provou sua acusação de que o ex-deputado Jean Wyllys (PT-RJ) teve participação na facada recebida pelo presidente Jair Bolsonaro durante as eleições de 2018 e teve a intenção de caluniar Wyllys ao publicar tal afirmativa.
Marco Feliciano teve a intenção de caluniar Jean Wyllys, disse juízo
Reprodução

Com esse entendimento, o 5º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro condenou o pastor a pagar indenização por danos morais de R$ 41,8 mil ao petista. A decisão é desta terça-feira (29/6),

Além disso, o deputado deverá fazer retratação pública em seu perfil no Twitter no prazo de dez dias. Se descumprir a medida, terá que pagar multa de R$ 20 mil.

Em abril de 2020, Feliciano publicou em suas redes sociais mensagem associando Wyllys a Adélio Bispo, autor da facada contra Bolsonaro.

Por ConJur

Polícia prende acusado de estupro de vulnerável em Rio das Flores

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais civis da 92ª DP (Rio das Flores), em conjunto a Polícia Militar, prenderam um homem acusado de estupro de vulnerável. Ele foi capturado naquela cidade, nesta quarta-feira (30/06).

De acordo com os agentes, após ação integrada de inteligência e monitoramento, foi cumprido mandado de prisão, expedido pela Justiça, contra o acusado. O homem foi encaminhado ao sistema prisional.

Homem acusado de roubo é preso em Valença

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Policiais civis da 91ª DP (Valença) prenderam, nesta quarta-feira (30/06), um homem acusado de roubo. Ele foi capturado no bairro de Biquinha, naquele município, após monitoramento do Setor de Inteligência da unidade policial.

Na ocasião, foi cumprido mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça, contra o acusado. Ele foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Corpo de homossexual é encontrado nu a beira de rio em Resende

Foto: redes sociais
Foi identificado como Romário Barroso Faria, de 27 anos, o corpo do homossexual encontrado nu às margens do Rio Paraíba do Sul, na Avenida Ayrton Senna, no Parque Zumbi, em Surubi Novo, no município de Resende.

A vitima estava desaparecida desde a madrugada de segunda-feira, dia 28, e era procurado pela família e foi localizado nesta quarta-feira, dia 30. 

A polícia não imformou se havia marcas de agressão pelo corpo. A perícia foi acionada e a ocorrência encaminhada a 89ª DP de Resende.

O corpo foi encaminhado ao IML do município.

Denúncia leva a polícia a prender traficante em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Nesta terça-feira, dia 29, policiais militares abordaram um GM Vectra preto na Rua José Fagundes Pinto, no bairro Getúlio Vargas, em Barra Mansa, onde pôde constatar ser um traficante que estaria cometendo homicídios na região.

Durante a abordagem ao veiculo, vários homens saíram em fuga a meio a mata, porém, um deles foi alcançado e preso. 

Além de ser acusado de estar cometendo homicídios na região, o homem comandava o trafico de drogas nos bairros Roma em Volta Redonda e Getúlio Vargas em Barra Mansa.

Com o acusado foi apreendido conjunto camuflado, um par de luvas de tática verde e um aparelho celular. O carro também foi apreendido.

A ocorrência foi encaminhada a 90ª DP, onde foi enquadrado tráfico de drogas.

Foragido da justiça é preso no bairro Paraíso, em Barra Mansa

Durante patrulhamento pela Rua Waldomiro Peres Gonçalves, no bairro Paraíso, em Barra Mansa, policiais militares tiveram atenção voltada para um homem suspeito, de 26 anos, que durante a revista nada de ilícito foi encontrado, porém, ao averiguar as informações sobre ele no sistema de dados, os agentes  constataram haver um mandado de prisão aberto, expedido em 14 de maio deste ano.

O homem foi preso e encaminhado a 90ª DP para registrar a ocorrência e dispor o homem a justiça. Ele responde por tráfico de drogas.

Gêmeo é preso por suspeita de tráfico de drogas no Roberto Silveira, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Um jovem foi preso em flagrante após o serviço de inteligência da PM apurar que havia envolvimento com o trafico de drogas no bairro Roberto Silveira, em Barra Mansa. O caso aconteceu nesta terça-feira  (29), na Rua Sete de Setembro.

A PM informou que um material estava escondido em um terraço de um residência que seria do pai do acusado. No local haviam 155 pedras de crack (213 gramas), dois tabletes de maconha (809 gramas) e uma balança digital.

A PM ainda informou que o acusado acabou dizendo que estava traficando com o irmão e o material era dos dois.

O caso foi encaminhado a 90ª DP de Barra Mansa.

Homem e jovem são detidos por suspeita de tráfico de drogas no Eucaliptal, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Um homem de 27 anos e um jovem de 18 foram presos na terça-feira (29) por suspeita de tráfico de drogas no bairro Eucaliptal, em Volta Redonda. O flagrante aconteceu na Rua Doutor Mário Ramos.

A PM informou que durante patrulhamento suspeitou da dupla, que se mostrou nervosa. Durante a abordagem e revista foram encontrados os dois 19 sacolés de maconha (349 gramas), um pino cocaína (0,3 gramas) e dois aparelhos celulares.

Os dois foram conduzidos a 93ª DP junto do material apreendido, onde foram autuados e o jovem ficou preso por tráfico.

Troca de tiros termina com apreensão de drogas no Santo Agostinho, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM
Policiais militares apreenderam 318 pinos de cocaína, 27 pedaços de maconha hidropônica, 35 pedras de crack, cinco cartuchos intactos e nove deflagrados calibre 9 milímetros, após buscas por criminosos no Morro da Conquista , no Santo Agostinho, em Volta Redonda.

A PM informou que foi averiguar a suspeita de tráfico de drogas na localidade, quando suspeitos forma vistos fugindo, durante as buscas houve disparos de tiros por parte de criminosos. Houve revide e nenhum policial se feriu, e quando pelo caminho encontraram uma mochila com o material apreendido.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda. Ninguém foi preso.

Dr. Jairinho tem mandato cassado nesta quarta-feira (30)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O vereador afastado Jairo Santos Souza Junior, conhecido como Dr. Jairinho teve o mandato cassado nesta quarta-feira (30) pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

O Conselho de Ética e Decoro de Parlamentar aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 29/2021, que que declara a perda do mandato do vereador, sem partido, por conduta incompatível com o decoro parlamentar. A decisão foi unânime, com 49 votos favoráveis e nenhum contrário. A representação que deu origem ao processo ético-disciplinar foi proposta após a prisão do agora ex-vereador, no dia 8 de abril deste ano, acusado da morte de Henry Borel Medeiros, ocorrida no dia 8 de março deste ano.

O relatório do Conselho de Ética lido pelo relator, vereador Luiz Ramos Filho (PMN), concluiu que, pela natureza da infração cometida, o caso deveria ser considerado de máxima gravidade. “No que concerne ao dia da morte de Henry, a partir da quebra dos sigilos telefônicos, depoimentos dos envolvidos, depoimento de testemunhas, perícia técnica, conclusão do inquerido policial, provas obtidas pela Justiça e compartilhada com este Relator, não resta dúvida que Henry foi vítima de homicídio duplamente qualificado, por emprego de tortura e meio que impossibilitou a defesa da vítima”,  apontou.

Segundo o documento, o cargo de vereador exige conduta estreita e ilibada por parte daquele que o exerce, sendo possível inferir também que “Dr. Jairinho se utilizou de seu prestígio e posição política para tentar obter vantagem indevida ao tentar interceder junto a Conselheiro no Instituto D’Or de Gestão de Saúde Pública, a fim de evitar que o corpo da criança passasse por exame pericial, de competência do Instituto Médico Legal, fato este que, inequivocamente, constitui quebra de decoro parlamentar”. 

Defesa

O advogado de Dr. Jairinho, Berilo Martins da Silva Netto, alegou que a representação feita contra o parlamentar apresentou fragilidades. Segundo o defensor, haveria uma carência de base legal do processo, que estaria “sendo utilizado como verdadeiro instrumento de resposta ao clamor social”.

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Justiça dá 48h para CBF justificar o não uso do número 24 no uniforme da Seleção na Copa América

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá 48 horas para responder à Justiça o porquê de não usar o número 24 nas camisas dos jogadores na Copa América. A decisão liminar o juiz Ricardo Cyfer, da 10ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), atende ação apresentada pelo Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT. O Brasil é a única seleção da competição que não usa o 24 nos uniformes, pulando do 23 para o 25.  

A CBF também terá de responder outras quatro perguntas formuladas pelo Grupo Arco-Íris: se a não inclusão do número 24 nos uniformes é uma política deliberada; qual departamento da instituição é responsável pela deliberação dos números; quais as pessoas e funcionários são responsáveis pela definição da numeração; e se existe alguma orientação da FIFA ou da Conmebol sobre o registro de atletas com a camisa 24.  

O grupo reclama que "o fato da numeração da seleção brasileira pular o número 24, considerando a conotação histórico cultural que envolta esse número de associação aos gays, deve ser entendido como uma clara ofensa a comunidade LGBTI+ e como uma atitude homofóbica.”

"Além disso, o contexto fático em que se inseriu a questão na fundamentação da presente ação, qual seja, o intercurso da Copa América - competição de âmbito internacional com ampla veiculação e audiência no Brasil -, aliado ao fato de que esta competição se encerra, segundo previsto, no próximo dia 10 de julho, demonstra a urgência da medida pleiteada.", avaliou o magistrado na decisão.  

O juiz Ricardo Cyfer afirmou que medidas afirmativas e de respeito à comunidade LGBTQIA+ têm sido cada vez mais importantes na luta contra a discriminação e a violência às minorias, especialmente num esporte tradicionalmente ligado ao universo masculino.

"A luta da comunidade LGBTQIA+ pelo fim da discriminação contra seus membros, com o reconhecimento do seu direito a uma convivência plena na sociedade, é amplamente conhecida, tendo suas causas e seu desenvolvimento sido sobejamente detalhados na narrativa dos fatos na inicial desta ação", ressaltou.

30 novos leitos são entregues ao anexo do Hospital do Retiro

Inauguração acontece nesta quinta-feira, dia 1º; 10 leitos de UTI e 20 de UI são para o tratamento da Covid-19

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, entregou nesta quinta-feira, dia 1º, 30 leitos de alta complexidade – sendo 10 de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 20 de UI (Unidade Intermediária) – no anexo ao Hospital Municipal Munir Rafful (HMMR), o hospital do Retiro. Os novos leitos são inicialmente para o tratamento da Covid-19, mantendo-se o cenário atual da pandemia.

"O mês de julho, de aniversário da cidade, vai começar de maneira muito especial, com a entrega de novos 30 leitos. Ao contrário do que foi feito no passado, não alugamos leitos. Construímos e equipamos para que se tornem patrimônio de Volta Redonda. Temos praticamente um novo hospital aqui", disse o prefeito Antonio Francisco Neto.

O anexo do hospital do Retiro, segundo a diretora-geral da unidade, Márcia Cury, será dedicado neste momento para o tratamento da doença na rede municipal de saúde, concentrando o atendimento dos casos de média e alta complexidade.

Márcia citou que todos os leitos estão equipados com respiradores e monitores, que darão suporte aos pacientes. A diretora mencionou que, mesmo com a redução dos índices de ocupação de leitos de UTI em decorrência do atual estágio da pandemia da Covid-19, a rede municipal continua se reestruturando para atender a demanda. Posteriormente, os novos leitos ficarão como um legado para o município.
“Com a inauguração do anexo do HMMR, que será referência no tratamento da Covid-19, o restante da rede de urgência e emergência será desafogado para atender a demanda de outras doenças. Além disso, o objetivo é o retorno das cirurgias eletivas nos dois hospitais municipais: Munir Rafful e São João Batista, que estão com uma grande demanda reprimida de cirurgias eletivas”, disse.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A diretora-geral explicou ainda que, além da entrega dos novos leitos no anexo, o Hospital do Retiro passou recentemente por reabertura de leitos, ampliação da capacidade de energia elétrica e substituição do sistema de abastecimento de oxigênio, sendo que a qualidade do oxigênio ofertada era inferior e fora das normas legais.

“No início deste ano abrimos 10 leitos de UTI, 46 de Clínica Médica e outros quatro de unidades intermediárias. Quando assumimos o governo encontramos uma usina de oxigênio que não comportava a capacidade total da unidade e tivemos que substituir o sistema de abastecimento de oxigênio. Também investimos em mais dois transformadores e, com isso, dobramos a capacidade de gerar energia no hospital atendendo aos novos equipamentos”, disse Márcia.

O prefeito afirmou ainda que a entrega dos leitos só foi possível graças a uma grande junção de forças. “Comerciantes, empresários, pessoas físicas. Todos se juntaram e confiaram que o melhor está sendo feito pela população”, disse.

Servidores do Estado do Rio recebem metade do 13º salário nesta quarta-feira (30)

Segundo a Secretaria de Fazenda, valor da folha, que inclui ativos, inativos pensionistas, é de R$1,6 bilhão 

Com o objetivo de incrementar a economia fluminense, o Governo do Estado paga, nesta quarta-feira (30/06), a metade do 13º salário aos servidores públicos nesta quarta-feira (30/06). O valor da folha de pagamento, que inclui cerca de 460 mil ativos, inativos e pensionistas, será de R$1,6 bilhão. 

- Vamos aos poucos recuperando as finanças e também as economias do nosso Estado. Além de colaborar no bolso desses trabalhadores, esse recurso será fundamental para melhorarmos a economia fluminense - disse o governador Cláudio Castro. 

Neste dia, os servidores receberão a primeira parcela do 13º salário de 2021. O salário de junho, previsto para o mês que vem, será depositado conforme calendário oficial.

- Essa antecipação está sendo feita com extrema responsabilidade fiscal e dentro do planejamento previsto para este ano - destacou o secretário de Estado de Fazenda, Nelson Rocha. 

A segunda parte do 13º salário, prevista para o fim do ano, sofre os descontos previstos em lei, se for o caso, como o de Imposto de Renda (IR). 

Incremento na economia

A expectativa do governo estadual é que a antecipação do depósito dos salários ajude a movimentar a economia fluminense. Um efeito positivo é esperado, tanto na possibilidade do aumento do poder compras dos cidadãos do estado, quanto na redução da inadimplência por meio da quitação de dívidas.

Homem é preso em flagrante por comprar notas falsas na internet em Paraty

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PF
Um homem, de 24 anos, foi preso por comprar e tentar distribuir notas falsas na cidade de Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro. O flagrante aconteceu na segunda-feira (28).

O preso adquiriu pela internet R$ 1.000 em moedas falsas, que foram entregues por meio dos Correios. Conforme apurado, as notas falsas vieram de São Paulo e seriam introduzidas no município de Paraty/RJ.

O crime de moeda falsa está previsto no art. 289 do Código Penal e sua pena pode chegar até 12 anos de prisão.

Preso falso gerente dos Correios no Rio de Janeiro

Suspeito recebia dinheiro para obter contratação de pessoas para trabalhar como terceirizados em unidades postais

A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (28/6), um homem que se passava por gerente de área operacional dos Correios, para, via contatos de aplicativo de mensagens e e-mails falsos, conseguir a contratação de pessoas para trabalhar de forma terceirizada em determinadas unidades postais.

Os candidatos ao cargo de carteiros terceirizados pagavam quantias em dinheiro ao fraudador para obter a contratação. O suspeito foi preso no momento em que se apresentou para conseguir contratação para ele mesmo por meio de suposta indicação do falso gerente da ECT.

A investigação prossegue para identificar os demais envolvidos, incluindo os terceirizados já contratados por meio do esquema fraudulento.

O preso responderá pelo crime de estelionato, na modalidade tentada, previsto no art. 171 do Código Penal, que prevê pena de um a cinco anos de reclusão, além de multa.

Juíza nega pedido de suspeição e de seu afastamento no processo da deputada Flordelis

Fernando Frazão/Agência Brasil
A juíza Nearis dos Santos Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, julgou improcedente o pedido de suspeição apresentado pela defesa da deputada federal Flordelis contra a atuação da magistrada no processo em que a parlamentar é ré, acusada de envolvimento na morte do marido, o pastor Anderson do Carmo. Ele foi morto a tiros em junho de 2019. O requerimento  de exceção de suspeição da defesa de Flordelis pedia a suspensão do processo e o afastamento da magistrada do julgamento.  

Na decisão, a juíza considerou que o processo transcorreu regularmente, sem a ocorrência de qualquer fato gerador de nulidade processual, ou prática de qualquer ato de imparcialidade alegada. O processo será encaminhado, agora, para apreciação na segunda instância do TJRJ.  

“A instrução no presente feito transcorreu normalmente, tendo esta Magistrada adotado todas as medidas cabíveis para assegurar a ordem durante as seis extensas audiências de instrução e julgamento iniciadas no período da manhã, em razão da sua extensão, e nas quais foram ouvidas aproximadamente 28 testemunhas”, destacou a juíza na decisão.   

A magistrada também negou ter assumido comportamento distinto em relação à ré durante as audiências. Em um de seus argumentos a defesa alega que a juíza teria chamado a atenção da deputada de forma desproporcional em razão do atraso de Flordelis em uma das audiências.   

  “Nos referidos atos judiciais, primou-se pela pontualidade e organização dos atos presenciais, bem como pela observância dos prazos processuais, como de costume. Ademais, no decorrer da instrução processual, o Juízo decretou as medidas cautelares que entendeu necessárias à garantia da instrução criminal, diante da notícia de possíveis tentativas de interferências e adulteração de provas.”  

A defesa também alegou que houve quebra de isonomia  em relação à Flordelis. No caso, o argumento foi relacionado com a perda do prazo para a deputada apresentar suas alegações finais. Os advogados da parlamentar queriam que ela concedesse novo prazo. Em resposta, a juíza ressaltou que já havia tomado decisão no mesmo sentido em relação ao assistente de acusação, assim como, em relação a outros réus no processo.  

“Porém, omite que a decisão desta magistrada no sentido de não devolver o prazo para tanto, na verdade, se deu primeiramente em relação ao Assistente de Acusação, que igualmente deixou escoar o prazo legal in albis, assim como, posteriormente, a ré Flordelis e alguns corréus. Ora, daí se denota, mais uma vez, é justamente o tratamento igualitário das partes no decorrer do processo.”   

A juíza também negou o pedido de suspensão do processo, considerando que não há previsão para isso no Código de Processo Penal.  

“Quanto ao pleito defensivo de suspensão da marcha processual, aduzindo para tanto a aplicabilidade subsidiária do artigo 313, inciso III, do CPC, vale consignar que este dispositivo não encontra aplicação, diante da existência de disposição específica da legislação processual penal. Ora, o Código de Processo Penal não prevê a suspensão do processo para a hipótese de afastamento da exceção de suspeição pelo Juiz da causa, conforme se depreende do disposto nos artigos 100 e 111 do referido Diploma Legal.”   

 O requerimento da defesa de Flordelis, agora, será encaminhado para julgamento na 2ª instância.  

“Pelo exposto, indefiro o pedido de juntada da mídia referente a processo diverso, assim como REJEITO a alegação de suspeição, RECEBENDO, outrossim, a exceção respectiva, nos termos do artigo 100 do CP. (...) Em seguida, remetam-se os autos da exceção, no prazo de 24 horas, ao Egrégio Tribunal de Justiça, para julgamento.”

Vereador é denunciado mais uma vez por crime de tortura contra filho de ex-namorada

Nesta segunda-feira (28), mais uma vez o vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho foi denunciado. A 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Zona Sul e Barra da Tijuca também pediu a prisão preventiva do denunciado.  

Dessa vez, a denúncia e o pedido de prisão foram por tortura contra o filho de uma de suas ex-namoradas, a estudante Débora de Mello Saraiva. De acordo com o documento, no dia 9 de março de 2015, Jairinho submeteu a criança, então com dois anos de idade, a intenso e desnecessário sofrimento físico e mental, como forma de aplicar-lhe castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.  

Segundo a denúncia, no dia do crime, a criança estava no Barra Shopping com sua mãe e sua avó, Jane Mello Saraiva, quando Debora recebeu uma ligação de Jairinho, dizendo que iria a uma reunião num salão de festas na Barra da Tijuca e pedindo para levar a criança, pois no local havia brinquedos.

Alegou, ainda, que sua ex-esposa Ana Carolina não tinha deixado que ele levasse o filho que têm em comum, e que por isso gostaria de levar o filho de Débora, que autorizou que Jairinho buscasse a criança no estacionamento do shopping, e a levasse sem sua presença, ocasião em que o autor embarcou a vítima no banco traseiro do veículo Chevrolet, Captiva, um SUV, de cor preta, sem cadeirinha especial para criança.  

Após o embarque da criança e sem a presença da mãe, Jairinho deu início a uma sessão de tortura contra a vítima, causando-lhe intenso e desnecessário sofrimento físico e mental, resultando em hematomas nas bochechas e fazendo com que esta vomitasse no interior do veículo, solicitando assim sua saída do local.

Neste contexto, o denunciado estacionou o veículo em um terreno não plano, com uma grama de cor amarelada e ordenou que a vítima, com menos de 3 anos de idade, descesse sozinha do carro. A criança, então, abriu a porta traseira do veículo sozinha e tentou descer com o auxílio das mãos de uma altura entre 50 e 70 centímetros aproximadamente, vindo a cair e fraturar o fêmur.  

Em seguida, o Jairinho entrou em contato com a mãe da vítima informando que o menino havia “torcido o joelho” e seguiu com ele ao Centro Médico Barra Shopping, onde foi constatada fratura do fêmur e dada a orientação de que a criança deveria ser levada a um hospital.  

Apesar da vítima ter a cobertura de um plano de saúde, o denunciado a levou ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, onde foi confirmada a fratura do fêmur e a vítima foi imobilizada com gesso que começava no abdômen, descia por toda a perna fraturada e até a metade da outra perna, estando os gessos das duas pernas unidos por uma haste de gesso, com abertura apenas para que a criança pudesse urinar e defecar, tendo permanecido imobilizada com o gesso por cerca de dois meses.
Dr. Jairinho também foi denunciado por falsidade ideológica por ter prestado declaração falsa no Hospital Lourenço Jorge, com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante, ao afirmar que a criança havia se machucado em decorrência de um acidente automobilístico. Assim, omitiu as agressões e o fato de ter ordenado que o menino descesse sozinho do veículo, sem auxiliá-lo, a fim de evitar que fosse responsabilizado penalmente por tais atitudes.   

Outras torturas em Jacarepaguá

Dr. Jairinho conheceu a mãe do menino na Câmara dos Vereadores do Município do Rio de Janeiro, no ano de 2014, quando iniciaram um relacionamento amoroso enquanto ainda permanecia casado com Ana Carolina. Na época, adquiriu um apartamento em Jacarepaguá para encontrar Debora duas ou três vezes por semana.
 
A denúncia narra outras torturas que Dr. Jairinho cometeu contra o filho de Débora, entre novembro de 2014 e junho de 2016, no apartamento de Jacarepaguá. Consta nos autos que, em uma ocasião, a vítima e sua irmã, que contava com aproximadamente seis anos de idade, estavam dormindo num quarto na residência, enquanto Debora dormia num outro quarto do local.  

Nesse dia, as crianças acordaram durante a noite para beber água e encontraram o denunciado acordado. Após beberem água, as crianças se dirigiam ao quarto quando Jairinho pediu que o menino permanecesse com ele. Diante disso, a irmã pediu que o irmão retornasse ao quarto com ela, contudo o menino permaneceu na sala por insistência do denunciado. Após permanecer sozinho no cômodo com o menino, Jairinho ordenou que ele deitasse no sofá, subiu no móvel e pisou intencionalmente na barriga da vítima.

Contudo, a criança se desvencilhou, tendo o denunciado conseguido alcançá-la e inserido um pedaço de papel na boca do menino, dizendo que “se engolisse o papel iria ver”, vindodepois, a retirar o pedaço de papel da boca da vítima e a pisar novamente em sua barriga.  

Nos momentos seguintes, Dr. Jairinho deixou o apartamento com a vítima, ordenou que esta ingressasse no veículo pelo banco do carona, e colocou uma sacola plástica na cabeça do menino, assumindo a condução do veículo. Na sequência, ficou dando voltas com a criança com o saco plástico na cabeça, dentro do condomínio.  

Por esses crimes, O MPRJ requer que Jairo Souza Santos Junior, vulgo “JAIRINHO”, seja condeando às penas do artigo 1º, II, c/c §4º, I e II, da Lei 9.455/97 (TRÊS VEZES); artigo 299, caput, na forma do artigo 61, “f” e “h” e artigo 69, estes do Código Penal, nos termos da Lei 8072/90.  

Denúncias contra Dr. Jairinho

Jairinho foi denunciado anteriormente pelo MPRJ por crimes cometidos contra outras crianças. Em maio de 2021, foi denunciado junto com Monique Medeiros por homicídio triplamente qualificado contra Henry Borel, de 4 anos, morto no dia 8 de março.  Em abril, já havia sido denunciado por torturar menina de quatro anos entre 2011 e 2012.