Rádio Acesa FM VR: 2018-06-10

sábado, 16 de junho de 2018

Foragido da Justiça é preso no centro de Barra Mansa com usuários de drogas

Um homem foi preso na tarde deste sábado (16), debaixo da ponte Athalpho Pinto dos Reis - Ponte dos Arcos - em Barra Mansa, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a PM, em patrulhamento no local, houve uma suspeita de dois homens que atravessaram a rua e seguiam para debaixo do viaduto - ponte de tráfico de drogas - quando os policiais foram até eles e encontraram além deles mais dois suspeitos no local. Após serem revistados eles disseram que tinham acabado de consumir drogas.

Uma consulta foi feita no sistema de informações pessoais e descobriu que um deles  era de Angra dos Reis e estava foragido da Justiça. Lucas Teixeira Da Silva foi detido e conduzido até à 90ª Delegacia de Policia de Barra Mansa, onde ficou à disposição da Justiça.

Corpo de homem é econtrado na tarde deste sábado (16), no bairro Vista Alegre, em Barra Mansa, RJ

Um corpo do sexo masculino foi encontrado na Avenida Tancredo Neves, numa localidade conhecida como "Casarão" - o Tiãozinho - , no bairro Vista Alegre, em Barra Mansa, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com as primeiras informações, Sebastião das Graças Santos, conhecido como 'Beyoncé', era morador do Bairro Vista Alegre e teria sido espancado até a morte. Uma pessoa teria descartado um animal morto no local e encontrou o corpo com a calça arriada dentro de uma casa abandonada e com ferimentos no lado direito da cabeça.

A PM se encontra no local aguardando a chegada da perícia para a remoção do cadáver para o IML de Volta Redonda, em Três Poços.

Ainda não há pista quem teria cometido o crime, mas tudo leva crer que o crime pode ter motivação homofóbica.

O TEMPO E A TEMPERATURA: A umidade relativa do ar na região Sudeste fica entre 30% e 100% neste sábado

Em Minas Gerais, os termômetros variam entre 7ºC e 33ºC

Neste sábado (16), a região Sudeste tem céu encoberto a nublado com possibilidade de chuva. A temperatura da região pode variar de 7ºC a 33ºC. A umidade relativa do ar fica entre 30% e 100%.

No Rio de Janeiro, mínima de 9ºC e máxima de 24°C. Em Minas Gerais, os termômetros variam entre 7ºC e 33ºC. Em São Paulo, a temperatura pode variar de 9ºC a 28ºC. Já no Espírito Santo, a temperatura varia de 12ºC a 26ºC. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Trabalhador que esperar até agosto receberá valor maior do PIS/Pasep

Na quarta-feira (13), o governo anunciou a ampliação do saque da cota do fundo para trabalhadores não aposentados de todas as idades

Quem aguardar até agosto para sacar os recursos do PIS/Pasep receberá os valores corrigidos pelo rendimento anual do fundo. Por isso, a recomendação dos especialistas é que, quem puder, espere para retirar o dinheiro.

Na quarta-feira (13), o governo anunciou a ampliação do saque da cota do fundo para trabalhadores não aposentados de todas as idades -até então, era preciso ter 60 anos ou mais. Têm direito ao pagamento pessoas que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988 e que ainda não sacaram o saldo da conta individual.

Ao todo, 25 milhões deverão ser beneficiados com a medida -16,1 milhões têm até 59 anos. O valor médio a ser pago é de R$ 1.370 por cotista.

A partir da próxima segunda-feira (18) e até 29 de junho, serão feitos os pagamentos aos trabalhadores com 57 a 59 anos. Se sacarem neste prazo, no entanto, eles não receberão os valores considerando a remuneração do fundo no último ano.

No último exercício computado (entre julho de 2016 e junho de 2017), por exemplo, o rendimento foi de 8,9%. Ainda não há um índice de reajuste para este ano.

"Os pagamentos dos rendimentos do fundo PIS/Pasep são feitos uma única vez ao ano, sempre ao final de junho. Então, aqueles que puderem aguardar até agosto, a gente recomenda que façam isso, para que os cotistas não percam o reajuste do exercício 2017/2018", afirma Paulo Caffarelli, presidente do Banco do Brasil, responsável pelo pagamento do Pasep aos servidores públicos.

A segunda fase de pagamento será iniciada em agosto e contemplará todos os trabalhadores que possuem saldo de cotas, incluindo os que não realizarem o saque na primeira etapa. No dia 8, clientes do BB e da Caixa (responsável pelo PIS) receberão o valor em crédito na conta. De 14 de agosto a 28 de setembro o pagamento estará disponível para todo o público.

"Quem puder aguardar esses dois meses, é melhor, porque a conta passará a ter acréscimo. Não desprezar essas melhorias é um dos fundamentos das estratégias de finanças pessoais", diz Alfredo Meneghetti, professor de pós-graduação em finanças e investimentos da PUC-RS.

Segundo o professor, a prioridade ao entrar dinheiro novo é quitar ou renegociar dívidas. "Depois, com o que sobrar, ou então quem não está inadimplente, pode buscar um investimento, pensando na flexibilidade e na liquidez do ativo em função da grande instabilidade que vemos no mercado financeiro hoje", afirma. COMO SERÁ O PAGAMENTO DO PIS/PASEP

- Os trabalhadores com idades entre 57 e 59 anos inscritos no PIS/Pasep poderão sacar a cota na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil

    Tem direito a essa grana quem trabalhou com carteira assinada ou foi servidor público entre 1971 e 4 de outubro de 1988 e ainda não sacou os valores

CALENDÁRIO DE SAQUE

De segunda-feira (18) ao dia 29 de junho

- Cotistas com 57 a 59 anos

No dia 8 de agosto

- Clientes da Caixa e do Banco do Brasil de qualquer idade

De 14 de agosto a 29 de setembro

- Trabalhadores de qualquer idade que não são clientes dos bancos

ATENÇÃO!  Cotistas a partir de 60 anos têm direito ao saque a qualquer momento

INTERRUPÇÃO NOS PAGAMENTOS

- Entre os dias 30 de junho e 7 de agosto, os pagamentos serão interrompidos

- Isso ocorrerá para que seja calculada e paga a correção anual dos valores

- Ainda não há um índice de reajuste

- No ano passado, a correção foi de 8,9%

COMO CONFERIR O SEU SALDO

Na Caixa Econômica Federal

> Os trabalhadores da iniciativa privada devem acessar o site da Caixa

> A consulta também pode ser feita pelo telefone 0800-7260207, nos caixas eletrônicos, com Cartão do Cidadão, e na internet; é preciso informar CPF ou NIS (Número de Identificação Social) e data de nascimento

No Banco do Brasil

> Os servidores devem acessar o site do BB

> A consulta também pode ser feita nos caixas eletrônicos; será preciso informar o CPF e a data de nascimento

HERDEIROS

> Para saber se têm direito aos valores, os herdeiros podem consultar a Caixa ou o Banco do Brasil

> Para o saque, será preciso ir a uma agência bancária com um dos seguintes documentos:

-Documento de identificação do herdeiro

-Documento de identificação do cotista que já morreu

-Comprovante de inscrição no PIS ou no Pasep

>Comprovante do vínculo com o titular, que pode ser:

1 - Certidão ou declaração de dependente habilitado à pensão por morte do INSS

2 - Atestado fornecido pelo órgão público, no caso de servidor

3 - Alvará judicial designando o sucessor ou representante legal

4 - Formal de partilha ou escritura pública de inventário e partilha

ENTENDA AS REGRAS

> O fundo PIS/Pasep contém o dinheiro que foi depositado por empresas e órgãos públicos em nome dos trabalhadores entre 1971 e 1988

> Até 2017, os saques só eram permitidos nos casos de aposentadoria, idade mínima de 70 anos, invalidez, morte e algumas doenças específicas

> Medida provisória do governo do ano passado permitiu o saque para mulheres a partir de 62 anos para homens com 65 anos ou mais

> Em seguida, outra MP garantiu os saques a partir de 60 anos tanto para mulheres como para homens. Essa é a idade que vale hoje

VEJA A DIFERENÇA

Cota

> Até 1988, os patrões faziam depósitos individuais no fundo PIS/Pasep; por isso, só trabalhadores de um período específico têm direito

> Depois, a Constituição Federal alterou as regras e o dinheiro passou a ser do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que paga o seguro-desemprego e o abono do PIS/PasepRendimento

> Enquanto o valor da cota não é sacado, ela tem remuneração anual

> Esse rendimento é incorporado à cota e liberado na hora do saque dos valoresAbono

> É pago anualmente para quem, no ano-base, trabalhou com carteira assinada ganhando até dois salários mínimos

> O valor é proporcional aos meses de trabalho, limitado ao salário mínimo do ano de saque

Fontes: Ministério do Planejamento, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Justiça Federal recebe denúncia contra médico que participou de tortura durante a ditadura

MPF já ingressou com 34 ações penais por crimes cometidos por agentes do regime militares enfileirados.
A 8ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro tornou réu, na última segunda-feira, o médico e general reformado do Exército Ricardo Agnese Fayad, pelo crime de lesão corporal grave, em razão das torturas praticadas contra o dissidente político Espedito de Freitas, nas dependências do Destacamento de Operações e Informações (DOI) do I Exército, em novembro de 1970.

Na decisão, a juíza federal Valéria Caldi Magalhães afirmou que os fatos não prescreveram porque configuram crime contra a humanidade. “A primeira vista a prescrição estaria consumada. Entretanto, esta conclusão não se apresenta correta. Segundo a Corte Interamericana de Direitos Humanos, a prescrição não ocorreu e nenhuma alegação neste sentido ou similar pode impedir a apuração do crime de que é acusado Ricardo Agnese Fayad, dado que ele configura, em tese, um crime de lesa-humanidade”, escreveu a magistrada. A juíza afirmou ainda que “a imprescritibilidade dos crimes de lesa-humanidade é adotada como costume pelo menos desde os tempos do pós Segunda Guerra Mundial”.

A decisão judicial foi dada na ação penal movida pelo Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro em face de Fayad. Segundo consta da denúncia, a vítima Espedito de Freitas foi sequestrada por agentes do DOI em 10 de novembro de 1970, em local próximo à sua casa, e conduzido, encapuzado, ao Batalhão de Polícia do Exército, na Rua Barão de Mesquita, bairro da Tijuca, onde também funcionava o DOI. Ainda de acordo com a denúncia, Espedito foi colocado em pau-de-arara, sofreu queimaduras com cigarro, além de ter sido submetido a choques elétricos. Após algumas horas de tortura, a vítima foi levada a uma cela no interior do Destacamento. Lá, apareceram um cabo-enfermeiro, conhecido por “Gil”, e um médico posteriormente identificado pela vítima como sendo o réu Ricardo Fayad. Na ocasião, Fayad determinou que o enfermeiro aplicasse uma injeção na vítima para que ela suportasse o prosseguimento das torturas. Nos dias que se sucederam, Fayad, mesmo inteiramente ciente da prática sistemática de torturas e lesões corporais como forma de repressão política e obtenção de informações, omitiu-se de seu dever ético-legal de médico, de prestar o devido atendimento aos ferimentos decorrentes da sessão de tortura contra a vítima.

A participação de Fayad em sessões de tortura é conhecida desde a década de 1990, quando chegou, inclusive, a ter seu registro profissional cassado pelo Conselho Federal de Medicina. Até o presente, o MPF já propôs 34 ações penais contra agentes do regime ditatorial envolvidos em sequestros, homicídios, ocultações de cadáveres e falsificações de laudos necroscópicos.

Desaparecido há três anos, jovem reencontra família após trabalho busca do Hospital São João Batista

Uma história que tinha tudo para ser trágica, transformou-se em um reencontro entre um jovem de 23 anos com a sua família na tarde desta quinta-feira, dia 14. Desaparecido há quase três anos, Caíque Estevão saiu da comunidade Itaim Paulista, distrito de São Paulo, sem destino e sem rumo, deixando para trás o desespero e a angustia de sua avó materna, Valdelice Estevão de 74 anos.

Com deficiência mental, a história do rapaz começou a mudar após um atropelamento na Via Dutra, na altura de Volta Redonda, em 27 de março de 2018. Em estado grave, Caíque foi levado para o Hospital São João Batista por onde passou por uma cirurgia de coluna. O empenho da equipe da unidade médica foi fundamental na recuperação progressiva de Caíque.

Fisicamente recuperado, o desafio da equipe do São João Batista passou a ser estabilizar a doença mental do rapaz para colher informações sobre a origem familiar dele.

“Após um tratamento com medicação, um trabalho psicológico, Caíque começou a lembrar do seu passado e dos familiares. Assim, a equipe de assistentes sociais do hospital iniciou a busca na localização de parente, que terminou nesta quinta-feira”, contou o diretor-médico do Hospital São João Batista, José Geraldo de Castro Bastos.

Com um carro da secretaria municipal de Saúde, a enfermeira Jéssica Pimentel foi à responsável pela entrega do jovem à família no distrito paulistano. “Ele foi recebido pela avó e por primos numa simples casa. Caíque ficou 80 dias internado no Hospital São João Batista, o que criou um vínculo dos profissionais com o rapaz”, finalizou Jéssica, durante a viagem.

A família foi orientada acompanhar o tratamento no Caps (Centro de Atendimento PsicoSocial) de São Paulo para que a doença de Caíque permaneça estabilizada.

Caminhão bate em árvore na Via Dutra em Engenheiro Passos, distrito de Resende, RJ

Um motorista perdeu o controle da direção de um caminhão na manhã desta quinta-feira (14) e bateu contra um árvore na BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), altura de Engenheiro Passos, distrito de Resende, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro.

O acidente aconteceu na pista sentido Rio de Janeiro, próximo ao Posto Fiscal. O motorista saiu ileso do acidente, segundo in formou a concessionária NovaDutra.

Mesmo com o acidente não houve interdição do trânsito e uma equipe da concessionária NovaDutra retirou o veículo do local.

MPF quer a destinação de R$ 2,9 bilhões para a saúde do Rio de Janeiro

Ação semelhante à proposta no ano anterior visa que o mínimo constitucional, referente ao ano de 2017, seja cumprido com a destinação direta de verbas federais à conta do Fundo Estadual de Saúde

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro (RJ) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que a União retenha os valores correspondentes ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) com o repasse direto da importância retida ao Fundo Estadual de Saúde, de forma a assegurar os recursos financeiros necessários para o investimento obrigatório em ações e serviços públicos de saúde.

Caso com esta primeira medida não se obtenha a totalidade dos recursos ainda devidos para atingir o piso constitucional do exercício de 2017, pede também que a União suspenda as transferências constitucionais previstas nos arts. 157 a 159 da CR/88 e, ainda, todas as transferências voluntárias, até que o Estado do Rio de Janeiro deposite na conta do Fundo Estadual de Saúde o valor total, correspondente ao montante do que deixou de ser aplicado em ações e serviços de saúde para alcançar o mínimo da saúde.

O Estado do Rio de Janeiro deixou de transferir ao Fundo Estadual de Saúde a totalidade dos recursos financeiros destinados a investimentos obrigatórios em saúde pública, nos termos previstos na Constituição Federal, colocando em risco a continuidade dos serviços de saúde no Estado, com evidente prejuízo aos usuários do SUS. Conforme constatado, embora empenhadas e liquidadas, não foram pagas, no ano de 2017, as verbas estaduais de destinação obrigatória para a saúde na ordem de R$ 2.902.514.531,65.

“A dramática situação do financiamento da saúde pública fluminense no exercício de 2017 se soma ao quadro igualmente drástico observado até o exercício de 2016, quando já se havia apurado restos a pagar de 2013, 2014, 2015 e 2016. O Estado não pode simplesmente dizer que não vai pagar o percentual mínimo constitucional. "A omissão na aplicação verbas obrigatórias constitucionais e pactuadas acarreta inegáveis prejuízos à adequada prestação dos serviços de saúde, culminando na interrupção parcial ou plena paralisação de serviços e gerando maiores agravos à saúde e à vida da população usuária do SUS”, argumenta o Ministério Público Federal.

O MPF ainda acrescenta que, diferentemente dos anos anteriores, o próprio TCE-RJ, por unanimidade, quando da análise das contas do Governador, reconheceu o cumprimento de apenas 6,52% do percentual mínimo constitucional de 12%, não obstante a execução do primeiro (empenho) e segundo (liquidação) estágios da despesa orçamentária, por não terem sido transferidas (terceiro estágio: pagamento) pelo Estado do Rio de Janeiro verbas de ações e serviços públicos de saúde destinadas aos 92 municípios do estado, que foram computadas pelo Poder Executivo Estadual para o cálculo do percentual de 12% a ser aplicado em saúde, o que corrobora o pedido feito na ação civil pública.

Estratégia contábil dos “restos a pagar” - A Constituição Federal definiu um percentual mínimo obrigatório para investimento em saúde pública. Nos Estados, 12% das receitas oriundas de impostos estaduais e de transferências constitucionais possuem destinação vinculada às ações e serviços públicos de saúde.

O Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2017, embora tenha empenhado no percentual de 12,22% da sua arrecadação, deixou de pagar expressivas despesas de saúde, já liquidadas, descumprindo, assim, o piso constitucional. Esses recursos deixaram de ser aplicados em ações de saúde pelo estado, acabando por reduzir drasticamente o valor efetivo do financiamento a cargo do Executivo estadual em descumprimento ao mínimo constitucional fixado.

“Neste contexto, podemos afirmar que os valores destinados à efetivação do direito à saúde, inserido dentre os direitos sociais nucleares ao mínimo existencial, são prioridades intangíveis dos orçamentos públicos e não comportam dotações omissas, insuficientes ou meramente simbólicas”, sustenta o MPF.

Diante disso, o MPF pede que a União condicione o repasse de recursos provenientes de receitas do Fundo de Participação dos Estados ao emprego das verbas em ações e serviços de saúde, no montante de R$ 2.902.514.531,65, correspondente ao valor que deixou de ser aplicado no exercício de 2017, mediante depósito direto em conta-corrente vinculada ao Fundo Estadual de Saúde e, não sendo suficiente, que suspenda as transferências constitucionais e ainda as voluntárias.

“A União, conforme veiculado nos meios de comunicação, já se valeu, por algumas vezes desde 2016, do mecanismo excepcional previsto no art. 160, § único, da CR/88, de condicionar a entrega dos recursos provenientes das receitas destinados ao Fundo de Participação dos Estados, em relação ao Estado do Rio de Janeiro, contudo, com fundamento no inciso I, do citado § único, ou seja, ´ao pagamento de seus créditos`. Deve, portanto, a União assim proceder também com relação ao inciso II, do mesmo § único, do art. 160, da CR/88, conforme pleiteado na presente ação, para que seja garantida a aplicação, por parte do mesmo Estado, dos recursos mínimos nas ações e serviços de saúde”, acrescenta o Ministério Público Federal.

Já o Estado do Rio de Janeiro deve aplicar as verbas depositadas pela União ou mesmo pela Fazenda Estadual no Fundo Estadual de Saúde nas ações e serviços de saúde para que seja efetivamente atendido o mínimo constitucional, conforme planejamento já definido.

Dois suspeitos são detidos no bairro Boa Vista II em Barra Mansa, nesta sexta-feira (15)

Foto: Divulgação da Polícia Militar
Um homem foi abordado no final da manhã desta sexta-feira (15), no bairro Boa Vista II, em Barra Mansa, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro. No bolso do suspeito foram encontrados um sacolé de maconha. Questionado se havia mais drogas em sua residência, o suspeito disse que teria uma quantidade de cocaína e estaria vendendo a mando de "Fredinho".

Ao chegar na casa do homem foi encontrado um material entorpecente, quatro pinos de cocaína, um celular e um rádio transmissor. Ele e mais um suspeito foram detidos e conduzidos à 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa.

Vasto material para o tráfico de drogas apreendidos e carros roubados recuperados pela polícia em Angra dos Reis, RJ

Foto: Divulgação da Polícia Militar
Policiais militares foram recebidos à tiros em uma operação no bairro Areal em Angra dos Reis, cidade na Costa Verde do Sul do Estado do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (15). De acordo com a PM, pelo o menos 20 agentes participaram da ação, quando adentraram pelo a Rua Sítio Andorinha, após as casinhas do Areal, os bandidos começaram atirar contra os agentes.

Uma reação aos suspeitos foi feita fazendo com que eles fugissem do local para o alto de uma mata, deixando para atrás um vasto material do tráfico de drogas e produtos de roubo. Foram apreendidos 20 tabletes de pasta base, 23 tijolos de maconha, três granadas de fragmentação, dois carregadores de fuzil AK 47 e mais 35 munições do mesmo calibre, uma carregador de fuzil AR 15 mais três munições do mesmo calibre e cinco mil cápsulas vazias.

Dentre os materiais apreendidos, foram recuperados dois veículos frutos de roubo, um GM Tracker, com placa do Rio de Janeiro e Fiat Gran Siena com placa de Angra dos Reis.

Os agentes seguiram nas buscas pelos os bandidos, já na área da 44ª Delegacia de Polícia de Inhaúma, bairro na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foram localizados novamente os integrantes da quadrilha que atiraram contra os policiais, havendo uma nova reação à injusta agressão.

Após conter a ação dos marginais, no local foi apreendido mais um produto de roubo, dentro da área da 166ª Delegacia de Polícia de Angra dos Reis, um Fiat Siena Tetrafuel de cor branca e com placa de Angra dos Reis. Um menor foi apreendido com um rádio transmissor, ele fazia o papel de informar o bando sobre a presença da polícia.

O material apreendido, produtos de furto recuperado e o menor apreendido, foram encaminhados à 166ª Delegacia de Polícia de Angra dos Reis.

Suspeitos de tráfico de drogas em Barra Mansa são presos em ação da polícia no Padre Josimo, em Volta Redonda, RJ

Foi preso nesta quinta-feira (14), "Bito", suspeito de chefiar o tráfico de drogas nos bairros Paraíso de Cima, Boa Vista, São Sebastião e outras localidades da região Leste de Barra Mansa. Pabrício Fernandes Alves, foi capturado no bairro Padre Josimo, em Volta Redonda, em uma ação coordenada pelo o Delegado Titular da 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa.
   
Segundo a Polícia, ele foi baleado após resistir à prisão. Além de Bito foi preso o irmão dele, Pablo que seria o “braço direito” do irmão. A dupla também seria integrante do Comando Vermelho (CV). Os suspeitos estavam em uma BMW blindada, interceptada pelos policiais.

– A BMW, que foi apreendida, era utilizada para transportar armas e drogas da quadrilha, bem como os chefões da facção CV no Sul Fluminense. Bito portava uma pistola de rajadas e resistiu a prisão, sendo alvejado por um policial. Em seguida, ele foi preso – ressaltou o delegado. Bito esta internado em um hospital sob escolta da PM.

O delegado explicou ainda que Bito atua junto com Elmo Silva Lopes, conhecido como Juninho Nazaré, outro chefe do tráfico do CV na região.

O policial disse que os dois atuam também em Angra dos Reis. Os irmãos foram autuados por associação para o tráfico de drogas, porte de arma de fogo de uso restrito e permitido, resistência e lavagem de dinheiro. O veículo e a pistola também foram levados para a 90ª DP (Barra Mansa).

Bito já cumpriu condenação pelo assassinato de aposentado

Em junho de 2011, Pabrício e mais três integrantes da sua quadrilha foram presos pelo envolvimento em um tiroteio, que provocou a morte do aposentado João Batista dos Santos, de 60 anos, atingido por uma bala perdida no bairro Boa Vista. O crime teria sido motivado por uma rixa entre moradores dos bairros Paraíso de Cima e Boa Vista I.

Ainda segundo a polícia, Pabrício Fernandes Alves, Alfredo Junior da Silva, Felipe Alexandre da Silva e Isaías dos Santos Fernandes,  no dia 14 de novembro de 2010, por volta de 23 horas, na Rodovia Lúcio Meira, bairro Santa Inês,  em Barra Mansa, transportavam num táxi modelo Zafira, placa CZX-6680/Volta Redonda, um revólver Taurus, calibre 38, e seis munições do mesmo calibre.

Na ocasião, policiais militares receberam denúncia anônima de que quatro suspeitos estariam armados em um táxi e teriam o intuito de praticar roubos em Barra Mansa e Volta Redonda. A informação foi confirmada e arma foi localizada embaixo do banco traseiro do táxi.

Pelo Sistema de Cadastramento de Mandados de Prisão (Polinter), constam dois mandados de prisão, expedidos pelas seguintes Varas Criminais: 2ª Vara Criminal de Barra Mansa – Lei 10826/03 – 10/10/2013,  com validade até: 11/10/2025,  pelos crimes de Posse ou Porte Ilegal de Arma de Fogo de Uso Restrito, cuja pena de reclusão é de três a seis anos. Bito responde ainda a vários processos de natureza criminal e já também tem condenações.

Acidente é registrado no início da manhã desta sexta-feira (15) no bairro Açude, em Volta Redonda, RJ

Um acidente foi registrado no final da noite desta quinta-feira (14), na Avenida Glória Roussim Guedes, no bairro Açude I, em Volta Redonda, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com as primeiras informações, um homem identificado apenas como Matheus Aurélio da Silva, de 27 anos, bateu com o carro em uma escada da Igreja do Evangelho Quadrangular, próximo a Praça Gonçalves da Silva - Antiga Praça do Gordo.

Ele foi socorrido e levado para o Hospital do Retiro - Doutor Munir Hafful - , ainda não divulgado. Segundo a mãe da vitima, é estável o quadro de saúde dele. O médico ficou de divulgar um boletim ainda nesta manhã.


Matheus seguia no seu GM Astra sentido ao bairro Açude II quando ao fazer a curva próximo à igreja perdeu o controle da direção e bateu com a frente do veículo na escada da igreja. Ele sofreu um forte pancada na perna e no peito e ainda sente dores, mas já teve alta e está em casa.

Idosa fica gravemente ferida em queda no bairro Vale Verde, em Volta Redonda, RJ

Uma idosa ficou ferida após uma queda no início da noite desta quinta-feira (14), na Rua Nova Esperança, no bairro Vale Verde, em Volta Redonda, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro. De acordo com o 22º Grupo de Bombeiros Militar - Volta Redonda - a vitima foi socorrida com suspeita de traumatismo craniano e conduzida para o Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo, em Volta Redonda.

Vários acidentes foram registrados nesta quinta-feira (14) na Via Dutra, região Sul Fluminense

Foto: Divulgação da PRF
Uma carreta não conseguiu parar e bateu na traseira do Fiat Uno, no km 294 da BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), após o veículo rodar na pista. Com o acidente ninguém fcou ferido, mas o condutor, de 18 anos, do carro de passeio foi preso em flagrante por dirigir sem ser habilitado.

O acidente aconteceu pois a pista estava molhada e o veiculo deslizou e não deu tempo da carreta reduzir a velocidade e colidiu na traseira.

Foto: Divulgação da PRF
Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência(TCO) da PRF, tendo o condutor assinado termo de comparecimento, se comprometendo a comparecer no Juizado Especial Criminal  (JECRIM) quando for solicitado.

O TCO será remetido ao Ministério Público para as medidas cabíveis junto ao JECRIM, e como o condutor assinou o Termo de Comparecimento responderá em liberdade.


Outro acidente


Um motociclista caiu da moto após frear por causa de um acidente no km 314 da Via Dutra, o veículo deslizou no asfalto e vindo o condutor cair na pista, ele ficou ferido e foi socorrido por uma equipe SOS da NovaDutra e levado ao Hospital de Resende.

Foto: Divulgação da PRF
Após verificar a ocorrência, a PRF constatou que o pneu do veículo estava 'careca', fator crucial para que o acidente acontecesse. Foi aplicada multa por mau estado de conservação e segurança e a motocicleta removida para o pátio do Posto PRF de Floriano.

O TEMPO E A TEMPERATURA: A temperatura da região Sudeste pode variar de 4ºC a 33ºC nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, a previsão para a região Sudeste é de céu nublado a encoberto com possibilidade de chuva. A temperatura da região pode variar de 4ºC a 33ºC. A umidade relativa do ar fica entre 30% e 100%.

Em Minas Gerais, os termômetros variam entre 11ºC e 33ºC. No Espirito Santo, a temperatura varia de 13ºC a 26ºC. Em São Paulo, a temperatura pode variar de 10ºC a 25ºC. Já no Rio de Janeiro, mínima de 10ºC e máxima de 24°C.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Três pessoas são presas por tráfico de drogas em Floriano, distrito de Barra Mansa, RJ

Foto: Divulgação da PM
Dois homens e uma mulher foram presos após uma denúncia levar os policiais militares até eles em uma residência, na Rua Barros Viana, em Floriano, distrito de Barra Mansa, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro. O caso aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (14).

Chegando ao local, um contato foi feito com uma mulher que recebeu os agentes, ao ser questionada sobre a denúncia, a mulher mostrou o local onde estava uma bolsa com o todo o material entorpecente, e disse que ele pertencia à dois homens que estavam na casa.

Foram apreendidos, além da drogas, papelotes de cocaína, uma espingarda de grosso calibre e um colete à prova de balas.

Diante da ocorrência, todos foram conduzidos à 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa, onde foram enquadrados por tráfico de drogas e associação ao crime.

Mulher é presa após ser flagrada com mala de drogas dentro de casa no Retiro, em Volta Redonda, RJ

Foto: Divulgação da PM
A PM recebeu uma denúncia que uma mulher, identificada como Nathália Ferreira Nascimento, de 22 anos, que teria recebido uma quantidade de drogas em sua residência, na Rua Angra dos Reis - Travessa Ferrera - no bairro Retiro, em Volta Redonda, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro.

O caso aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (14), quando os agentes da P2, PATAMOS I e II foram verificar a denúncia. Ao chegar ao local, a mulher foi localizada e quando questionada sobre a denúncia, a suspeita disse que guardava uma quantidade de drogas em sua residência e entregou um pedaço de maconha.

Ainda questionada se havia mais drogas guardada, a mulher informou que debaixo da cama havia uma mala com o restante dos entorpecentes. Após dados como ação criminosa, a suspeita foi conduzida à 93ª Delegacia de Policia de Volta Redonda para averiguação e enquadramento na lei do crime de tráfico de drogas.

Ao todo foram apreendidos 43 tabletes de maconha, uma balança de precisão, uma rola de saco Plástico, um rolo de papel filme e uma mala.

Homem após colisão entre carro e moto no fim da noite desta quinta (14) no Bairro Dom Bosco, em Volta Redonda, RJ

Foto: Google Street View
Um acidente envolvendo uma moto e um carro de passeio deixou uma vitima ferida no final da noite desta quinta-feira (14), na Rua Venceslau Brás, no bairro Dom Bosco, em Volta Redonda, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o 22º Grupo de Bombeiros Militar - Volta Redonda - a vitima foi socorrida e encaminhada ao Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo, em Volta Redonda , por uma equipe da corporação.

Até a publicação desta reportagem não tínhamos recebido informações sobre o estado de saúde da vitima.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Motociclista se envolve em acidente no Vila Rica e morre após sofrer parada cardiaca, em Volta Redonda, RJ

Foto: Google Street View
Uma colisão envolvendo uma moto e uma Van deixou uma vitima fatal, no início da tarde desta quinta-feira (14), na Rua 31, no bairro Vila Rica, em Volta Redonda, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o 22º Grupo de Bombeiros Militar - Volta Redonda - quando a equipe de socorro chegou ao local, a vitima, o condutor da moto, Cleber Portela Silvestre, de 47 anos, já tinha sofrido uma parada cardíaca, foi reanimado e conduzido ao Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo.

Após chegar ao hospital, Cleber teve uma piora no quadro de saúde e não resistiu aos ferimentos, tendo outra parada cardíaca e morreu.

O corpo dele foi removido pelo o rabecão dos bombeiros e levado para o IML de Volta Redonda, em Três Poços.

O corpo está sendo velado na capela mortuária do Aterrado e o sepultamento está marcado para as 13 horas desta sexta-feira (14), no cemitério Portal da Saudade, no Jardim Belvedere.

A ocorrência foi repassada à Polícia Militar.

Há dez anos morreu Jamelão

José Bispo Clementino dos Santos, que não gostava de ser chamado de puxador, foi o maior puxador da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, de 1949 a 2006

Divulgação
Jamelão
Jamelão

Em 2008 morreu o músico Jamelão. Cantor e compositor nascido em São Cristóvão, mas criado no Engenho Novo, Jamelão foi se achar no morro da Mangueira, quando um amigo dele o levou para conhecer a escola de samba. José Bispo Clementino dos Santos, que não gostava de ser chamado de puxador, foi o maior puxador da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, de 1949 a 2006. Tornou-se a voz principal da escola de samba a partir de 1952, quando substituiu Xangô da Mangueira. Em 2001, foi condecorado com a Ordem do Mérito Cultural pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. A discografia de Jamelão é extensa. Inclui 77 discos. O primeiro foi em 1949: A Jibóia Comeu. O último disco foi lançado em 2003: Cada Vez Melhor.

Homem de 22 anos é preso suspeito de participar de estupro coletivo em Volta Redonda, RJ

Foto: Divulgação
Foi preso por agentes da Deam-VR, Lucas Silva Pereira, de 22 anos, nesta quarta-feira, 13, na Rua 1.043, no bairro Volta Grande IV, suspeito de participar de um estupro coletivo. Nesta quinta-feira, dia 14, ele foi transferido para a Cadeia Pública de Volta Redonda (antiga Casa de Custódia), no bairro Roma.

A delegada Mônica Areal, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), de Volta Redonda, disse que o estupro coletivo foi filmado e divulgado pelas redes sociais. Os agentes da Deam cumpriram mandado de prisão contra o suspeito, expedido pela Justiça de Volta Redonda.

O crime foi no dia 1º de maio,  de 2014, quando a vítima, uma adolescente de 14 anos, foi violentada pelo suspeito e por um grupo de rapazes. O estupro coletivo ocorreu quando a menor saiu de sua casa, no mesmo bairro, para se encontrar com algumas amigas.

Lucas resistiu à voz de prisão, chegando a pular o muro da casa onde se encontrava e escondeu num outro imóvel. O rapaz só se entregou após horas de negociação.

Levado para a Deam, ele foi indiciado por estupro de vulnerável e passou também a responder por outros crimes que estão elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lucas foi o terceiro suspeito preso de participar do crime.

Em jogo quente, Palmeiras e Fla ficam no empate

Para dar um até logo ao Brasileirão, que só retorna após a Copa do Mundo, nove partidas pela 12ª rodada deram uma mudada na configuração da tabela e encerraram temporariamente as atividades pelo campeonato mais disputado do país.

E entre as partidas, uma delas pegou fogo e obviamente que o líder do campeonato estava envolvido. Em São Paulo, o Palmeiras recebeu o Flamengo para um dos jogos mais importantes do torneio, já que envolve duas das equipes mais fortes do país.Palmeiras e Flamengo empataram em um a um em jogo quenteE o jogo teve emoção a altura da expectativa. Seguindo o padrão de jogo desde que Roger Machado assumiu o comando da equipe, o Verdão foi para cima da equipe Rubro-Negra como em uma blitz. E não demorou para estratégia dar resultados. Logo aos cinco minutos de jogo, Dudu cruzou a bola, Bruno Henrique tocou de cabeça para o meia da área e o atacante William Bigode, que vive ótimo momento, só teve o trabalho de empurrar a bola para a rede.

No segundo tempo, a estratégia do Palmeiras não mudou. Com o início da etapa complementar, o Verdão foi para cima com tudo, no entanto, não esperava que contra golpe viesse na mesma moeda.

Após cobrança de escanteio, aos nove minutos, Thuler marcou para o Fla e deixou tudo igual. O Flamengo cresceu na partida, e os ânimos começaram a esquentar. As disputas passaram a ficar mais ríspidas e a irritação dos jogadores a aumentar.

A arbitragem começou a perder o controle do jogo e as faltas começaram a ficar mais duras. Aos 46, uma confusão generalizada após a entrada de Cuellar em Dudu acabou com seis expulsos, três de cada lado. Final, Palmeiras um, Flamengo um. O Verdão está em sexto colocado e o Mengão segue como líder com quatro pontos de vantagem para o Atlético Mineiro.

Falando no Galo, foi por pouco que a vice-liderança não escapou. O Atlético Mineiro recebeu o lanterna Ceará no Independência e saiu atrás no placar. Naldo marcou para os visitantes já no segundo tempo. Porém, Roger Guedes, artilheiro do campeonato, e Luan reverteram o placar para o Galo. Final, Atlético Mineiro dois, Ceará um.

Quem entrou no G4 foi o Internacional, que bateu o Vasco no Beira-Rio por três a um. Alívio paulista no confronto dos pressionados. No Maracanã, o Santos derrotou o Fluminense por um a zero, gol de Bruno Henrique.

O Botafogo bateu o Atlético Paranaense por dois a zero. O Furacão chegou a quarta derrota consecutiva e é o penúltimo na tabela.

Na Arena Fonte Nova, o Bahia aprontou para cima do Corinthians, que perdeu mais uma sob o comando de Osmar Loss: um a zero para o Tricolor de Aço.

No Durival Britto, o Paraná foi cirúrgico e ficou no empate em um a um com o Cruzeiro. Sport e Grêmio decepcionaram e não saíram do zero a zero, assim como América de Minas e Chapecoense.

Agora, o campeonato Brasileiro dá uma pausa e só volta após a Copa da Rússia.

Em Volta Redonda vacinação contra influenza é prorrogada até 22 de junho

Cerca de 65% do público-alvo já foram vacinados

A campanha de vacinação contra a influenza foi prorrogada e vai até o dia 22 de junho. Apesar de já ter vacinado cerca de 65% do público-alvo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que ainda há baixa adesão entre crianças, gestantes, puérperas e idosos. Volta Redonda não tem nenhum caso oficial registrado, mas faz um alerta para as pessoas que se encaixam dentro do público-alvo, que se previnam. Todas as UBS e UBSF (Unidade Básica de Saúde e Unidade Básica de Saúde da Família) disponibilizam a vacina, no horário das 8h às 17h.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, ressaltou a importância da prevenção. “Apesar de não termos casos oficiais no município, é  fundamental que todos saibam da importância da vacina. Com prevenção e informação podemos evitar maiores complicações”, disse Samuca Silva.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Milene Paula de Souza, falou sobre algumas ações, realizadas pela SMS, a fim de motivar o público-alvo que falta. “Nós temos feito a busca-ativa, que é quando as equipes das UBS (Unidades Básica de Saúde) abordam as famílias, nas residências, e levam informação sobre a importância da vacina e também tiram dúvidas”, explicou Milene.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, faz um alerta para que as pessoas que ainda não se vacinaram. “É importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da vacina contra a influência, que procurem uma unidade básica mais próxima de sua residência e se previnam”, destacou Alfredo Peixoto.

Alunos da rede municipal de Volta Redonda visitam horta em Santa Rita de Cássia

Cerca de 20 crianças participaram da visita

Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Vera Lúcia Silveira Braga, do bairro Volta Grande III, realizaram na tarde desta quinta-feira, dia 14, uma visita a horta de Santa Rita de Cássia, em Volta Redonda. Cerca de 20 crianças, de 4 e 5 anos, acompanhadas dos seus responsáveis participaram da visitação que foi guiada por funcionários da Associação de Produtores de Santa Rita de Cássia.

Segundo a professora do 2º período, Juliana Oliveira, a iniciativa de visitar a horta surgiu após um trabalho realizado dentro de sala de aula.  "Realizamos um trabalho e surgiu a ideia de mostrar para os alunos como é feito o plantio de hortaliças. Muitos desses produtos fazem parte da merenda escolar que eles consomem. Além disso, a atividade incentiva a prática da boa alimentação dentro e fora da escola", disse.

A visita teve como objetivo incentivar o plantio de hortaliças, promover o aprendizado sobre o cultivo das sementes e da alimentação saudável. Segundo a secretária de Educação, Rita Andrade, além do contato com a natureza a visita desperta nas crianças o desejo de ter uma boa alimentação.

“A iniciativa de visitar a horta e como é feito o plantio dessas hortaliças colabora para que os professores trabalhem outros assuntos também em sala de aula. O conhecimento é a melhor forma de educar as próximas gerações sobre uma alimentação mais saudável e sobre o meio ambiente.  Esse conhecimento ajuda diretamente na mudança de hábitos”, enfatizou.

 De acordo com a mãe do pequeno Marlon, Rosilane Inácio, as crianças refletem dentro de casa o que aprendem em sala de aula.  "Acho muito importante esse trabalho da escola, nós como pais temos que acompanhar esse processo também. Muitas pessoas não se alimentam adequadamente. Essa ação influencia negativamente as crianças. Tudo o que meu filho aprendeu dentro de sala de aula ele leva pra casa. Agora ele come alface, pepino, tomate e outras verduras e legumes graças ao trabalho que foi realizado na escola estimulando a alimentação saudável", contou.

Cerimônia de abertura discreta e goleada da Rússia marcam abertura da Copa

Rússia goleou Arábia Saudita na estreia da Copa

Aguardado ansiosamente por muitos, o dia 14 de junho chegou. Teve início hoje a Copa do Mundo da Rússia de 2018. Com capacidade para 80 mil espectadores, o estádio Luzhniki, em Moscou, recebeu a cerimônia de abertura da competição. Após o evento, a partida de abertura do torneio. Contando com o apoio da torcida, a Rússia goleou a Arábia Saudita por 5 a 0 e começou o Mundial com o pé direito.

Durante a cerimônia de abertura, o estádio lotado. Os torcedores vibraram com as apresentações do cantor britânico Robbie Williams, e da soprano russa Aida Garifullina. A cerimônia contou com a participação do ex-jogador Ronaldo, campeão mundial nos anos de 1994 e 2002.

Ronaldo é o maior artilheiro brasileiro na história das Copas e participou por duas vezes da cerimônia de abertura. Ele cumprimentou os jogadores russos nos vestiários e levou a campo o menino protagonista do vídeo de abertura da cerimônia. O ex-camisa 9 da seleção brasileira ainda ensaiou uma jogada com o garoto, que tocou a bola para o mascote Zabivaka.

A cerimônia de abertura durou aproximadamente 30 minutos e começou com um vídeo de apresentação com imagens de pontos turísticos russos e os estádios que serão utilizados durante a competição. Após os shows musicais, o presidente russo Vladimir Putin e o mandatário da Fifa, Gianni Infantino, discursaram para o público.

A partida que abriu a Copa do Mundo terminou com uma goleada da Rússia sobre a Arábia Saudita por 5 a 0. Gazinskiy, Dzyuba, Golovin e Cheryshev, duas vezes, marcaram para os russos.

Nesta sexta-feira (15), na outra partida do grupo A, o Uruguai enfrenta o Egito, às nove horas da manhã, horário de Brasília. A segunda partida do dia será entre Marrocos e Irã, ao meio-dia. Portugal e Espanha fazem o primeiro grande duelo da competição às três da tarde, com Cristiano Ronaldo em campo.

Unidades de Saúde de Volta Redonda recebem atualização do Bolsa Família até 22 de junho

11.601 famílias têm o benefício do governo federal, que pode ser bloqueado a quem não fizer o recadastramento no prazo

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), da prefeitura de Volta Redonda, alerta aos 11.601 moradores que tem o benefício do programa social do governo federal, o Bolsa Família, que deverão comparecer até 22 de junho, a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do seu bairro para atualização dos dados com vacinação das crianças de 0 a 7 anos, pesagem e consultas pré-natal das gestantes.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Marcus Convençal, também gestor municipal do Programa Bolsa Família, destaca a importância do comparecimento no prazo solicitado: “A ação configura a parceria entre os três níveis de governo, assistência social, saúde e educação. Estamos trabalhando especificamente com as condicionalidades na área da saúde, que consiste na coleta de informações sobre as crianças de 0 a 6 anos, que deverão ter o calendário vacinal, o peso e altura acompanhados. Além dos dados das mulheres em idade fértil para identificação das gestantes e acompanhamento do pré-natal”,informou.

O acompanhamento do SUS, Sistema Único de Saúde, é uma das exigências do programa federal para o recebimento do benefício. Para isso as pessoas devem levar documento de identidade, cartão de vacinação, Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão. No caso das gestantes, deve apresentar o Cartão Pré-Natal.  Todos devem ficar atentos para o prazo, porque o não cumprimento da exigência pode levar a perda do benefício.

O prefeito Samuca Silva orienta as famílias a não perderem o prazo, 22 de junho, porque pode colocar em risco o recebimento do benefício social que repassa recurso financeiro às famílias cadastradas: “O programa Bolsa Família é um benefício do governo federal em parceria com os municípios, que atende socialmente a quem mais precisa, portanto, é fundamental atender no prazo determinado e procurar as unidades de Saúde para o recadastramento”, ressaltou.

Encontro Nacional de Motociclistas terá novidades em Volta Redonda

Com apoio da prefeitura, evento será realizado na Ilha São João e contará com exposição de carros antigos, competição de jipeiros, entre outras atrações



A Ilha São João será palco neste mês para a 23ª edição do Encontro Nacional de Motociclistas, que será realizado de 29 de junho a 1º de julho pelo Falcões de Aço Motoclube e conta com o apoio da Prefeitura de Volta Redonda. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, explicou que a administração municipal vai oferecer infraestrutura para a realização do evento.

“O encontro já se tornou uma tradição na cidade e também é um atrativo turístico para atrair visitantes para Volta Redonda. E isso ajuda a economia local e da região”, explicou Joselito.

Para este ano, as novidades ficam por conta da exposição de carros antigos e de rebaixados, além de uma competição de jipeiros. O público poderá conferir ainda atrações musicais com bandas e DJs, área de camping, Boi no Rolete, praça de alimentação, exposição de roupas de couros e produtos com temas de motociclistas.

Para aproveitar o evento basta levar 2 kg de alimento não perecível. De acordo com o presidente do Falcões de Aço Motoclube, Manoel Esmeraldo Filho, todo o alimento arrecadado será destinado a instituições filantrópicas.

“Atualmente, o Falcões de Aço atende cerca de 20 entidades espalhadas por Volta Redonda e outros municípios da região. Temos um compromisso perante a sociedade de uma forma geral. A solidariedade, a irmandade, o respeito, são pilares que fortalecem o movimento dos motociclistas, e isso é trabalhado todo dia”, conta Manoel Esmeraldo.

O prefeito Samuca Silva afirmou que eventos como esse são de grande importância para a cidade e para a região.

“É um evento que atrai gente de vários lugares do Brasil e até de outros países. Além de promover um intercâmbio cultural, gera movimentação para a nossa economia”, comentou Samuca Silva.

Jovem de 22 anos é preso após enconder drogas em terreno no Jardim Belmonte, em Volta Redonda, RJ

Foto: Divulgação da PM
Um homem foi preso no final da tarde desta quarta-feira (13), na Rua Maria Cecília, no bairro Jardim Belmonte, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro, por tráfico de drogas. De acordo com a PM, André Felipe Lamão Neto, de 22 anos, foi detido após uma denúncia informando que um suspeito estaria entrando em terreno fechado e baldio para esconder drogas.

Quando os agentes chegaram ao local, das frestas do portão, observou o homem dentro do terreno com as características indicada na denúncia e fez a abordagem, logo de pronto, o suspeito se rendeu e entregou as drogas que estava ainda em mãos.

Ao ser questionado se havia escondido algo no terreno, André levou os agentes até um cova no terreno e lá foram encontrados 154 pinos de cocaína.

O suspeito foi conduzido à 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda, onde foi autuado por tráfico de drogas.

PM prende suspeito de tráfico de drogas no Dom Bosco, em Volta Redonda, RJ

Foto: Divulgação da PM
Após denúncia, agentes de investigação da PM prenderam Haylan Rodrigues Silva de Abreu, de 26 anos, por porte de arma de fogo e uso restrito. O suspeito foi flagrado no final da tarde desta quarta-feira, dia 13, no bairro Dom Bosco, em Volta Redonda, cidade no Sul d estado do Rio de Janeiro.

De acordo com as informações da PM, o suspeito estaria comandando o tráfico de drogas nos bairros São Sebastião e Dom Bosco e, estaria amedrontando moradores do local.

Antes de ser preso, Haylan, quando viu a presença da polícia, tentou fugir, mas foi detido dentro de uma residência, e com ele foram apreendidos 20 pinos de  cocaína, uma pistola calibre 40 - com numeração raspada - e R$ 200,00 espécie.

A ocorrência foi apresentada em sede da 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda, onde o acusado foi autuado por tráfico de drogas.

Trânsito pára na via Dutra após acidente com carreta que provoca mais dois acidentes, em Pinheiral, RJ

Um acidente foi registrado no final da madrugada desta quinta-feira (14) na BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), no trecho que corta o município de Pinheiral, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro.

Segundo a concessionária NovaDutra, um carreta ficou em L e consequentemente provocou engavetamento de outras carretas, no km 251 da rodovia.

Uma pessoa ficou presa nas ferragens e foi socorrida por uma equipe da NovaDutra e dos Bombeiros e logo após foi conduzida ao Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo,em Volta Redonda.

Devido ao acidente a pista sentido São Paulo ficou interditada até às às 7h15 com 15km de tráfego parado.

Devido a curiosidade da pista contrária houve uma colisão traseira de moto em carreta. Duas vítimas moderadas foram encaminhadas para o Hospital São João Batista.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Carreta pega fogo na via Dutra em Resende e interdita trânsito

Um incêndio atingiu uma carreta, carregada com bobinas de aço, no início da noite desta quarta-feira (13), no km 296 da BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), em Resende, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

O incidente aconteceu quando a carreta seguia sentido São Paulo na altura do trecho conhecido como Retão de Resende e ninguém se feriu, mas o trânsito ficou interditado ao acesso ao posto de combustíveis.

O motorista do veículo disse que ouviu um barulho e saiu da carreta, que pegou fogo logo em seguida. O Corpo de Bombeiros de Resende foi acionado contiveram as chamas.

Smac realiza ação no bairro Santa Cruz II em Volta Redonda

Combate ao trabalho infantil foi abordado com crianças e jovens

A Secretaria de Ação Comunitária (SMAC) realizou na tarde desta terça-feira, dia 12, uma ação no bairro Santa Cruz II em Volta Redonda. A atividade aconteceu na Praça Evandro Silva Campos, e contou com a participação de toda rede sócio assistencial, programas e projetos que são realizados em conjunto com os usuários, atendidos e acompanhados pelo município. A ação foi em alusão também ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

De acordo com o secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, a atividade foi muito importante para informar a população sobre o trabalho infantil. “Essa atividade marca também o lançamento de uma série de eventos pela data pelo combate à exploração do trabalho infantil que é comemorado neste dia 12 de junho. Ao contrário que muitos pensam existe programas específicos para a inserção dos jovens no mercado de trabalho como o Jovem Aprendiz e o programa federal Programa de Educação Tutorial (PET) que tem em nossa cidade”, contou.

A ação comunitária contou com a participação de todos os serviços prestados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro, além do caminhão do Zôo, o caminhão da Brinquedolândia e o caminhão do cabelo.

O prefeito Samuca Silva enfatizou a importância de se combater o trabalho infantil.“A SMAC exerce uma função social muito importante na assistência social do município, pois é ela que desenvolve políticas públicas consolidadas. O combate ao trabalho infantil é feito rotineiramente pelo município de Volta Redonda, essa data merece ser sempre lembrada como um momento para que a população possa refletir sobre o assunto”, disse.

Para a moradora do bairro, Maria Santos, a atividade foi muito bem organizada.

“Achei muito boa a ação. Todos os serviços estavam participando e para as crianças foi muito divertido pelas brincadeiras. Eu vim acompanhando minha neta e uma vizinha que aproveitou para cortar o cabelo”, contou.

A Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda (COOJUV) realizou uma palestra de conscientização com os jovens e as crianças sobre a lei da aprendizagem e o contexto histórico do trabalho infantil.

Segundo Luciano Campos, coordenador da pasta é muito importante trabalhar essa informação nas crianças e adolescentes.

“Para nós tendo em vista os últimos dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) mostra que em 2015, havia 2,7 milhões de crianças e adolescentes e jovens trabalhando irregularmente. Esse dado nos faz pautar em ações de conscientização e prevenção em todo esse mês de junho, onde as ações serão abordadas pelo coletivo da Liga Acadêmica de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF)”, explicou.

Inscrições no Sisu podem ser feitas até esta sexta-feira (15)

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, no ano passado poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, até esta sexta-feira (15). No total, serão ofertadas mais de 57 mil vagas em 68 instituições públicas de ensino superior.

No sistema, o participante deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. Quem quiser conferir as oportunidades que estão disponíveis, basta acessar o site sisu.mec.gov.br/cursos. Lá, os participantes podem fazer a pesquisa por instituição, município ou curso.

De acordo com o coordenador-geral de Políticas de Educação Superior do MEC, Fernando Bueno, o mesmo curso pode ter pesos diferentes para cada universidade.

“Cada uma pode adotar o peso que quiser para o curso que quiser. O que pode acontecer, às vezes, é o estudante, no momento em que ele está fazendo a inscrição dele, ele acha... 'ah, para este curso aqui minha nota é tanto, para o outro curso aqui, na minha segunda opção, a nota está diferente'. É realmente por conta dos pesos.”

As vagas serão ofertadas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 30 universidades.

O resultado da primeira chamada deve ser divulgado no dia 18 de junho e o selecionado deve se matricular entre 22 e 28 de junho.

Restaurante Popular de Volta Redonda voltará a funcionar em setembro

O Restaurante Popular de Volta Redonda voltará a funcionar a partir de setembro de 2018. O anúncio foi feito pelo prefeito Samuca Silva durante a visita ao local na tarde desta terça-feira, dia 12. O presidente da Câmara Municipal, Washington Granato, e o secretário municipal de Ação Comunitária, Marcus Vinícius Convençal, também participaram da visita.

Segundo informações dos técnicos responsáveis da obra, estão sendo realizadas as reformas das paredes, do teto, da cozinha e do salão. Faltam apenas 20% da obra e, agora, está sendo realizada uma licitação para a escolha da empresa que administrará o local.

A previsão é que o novo restaurante sirva diariamente 1,5 mil almoços e 600 cafés da manhã. Orçado em cerca de R$ 100 mil por mês, através da secretaria municipal Ação Comunitária, o Restaurante Popular foi criado pelo Governo Estado e municipalizado posteriormente através de projeto de lei, de autoria de Granato, aprovado pela Câmara de Vereadores.

“Agora o restaurante é da prefeitura de Volta Redonda e não mais do Governo do Estado. Mesmo com a crise econômica do Rio de Janeiro e do país, vamos reabrir, pois trata-se de uma ação social de muita importância para Volta Redonda”, afirmou Samuca Silva.

No encontro, o presidente da Câmara agradeceu ao Samuca Silva pelo empenho de retomar o projeto do restaurante: “Quero agradecer publicamente ao prefeito por esse compromisso social com a cidade e os ex-funcionários”, disse Granato, autor da lei de municipalização.

A unidade foi fechada em dezembro de 2016 pela gestão anterior. Em relação aos antigos funcionários do restaurante, que foram demitidos, Samuca e Granato solicitarão à nova empresa sejam reaproveitados nessa nova fase.

“Quero agradecer ao prefeito em nome da Câmara Municipal e de toda a população por essa conquista. Visitando as obras, vi que este sonho de reabrir o restaurante popular de Volta Redonda está muito próximo de se tornar realidade. As pessoas poderão fazer suas refeições, novamente, pagando um preço justo”, comemorou o vereador.

Homem é preso após ser flagrado com drogas e arma no bairro Água Limpa, em Volta Redonda, RJ

Foto: Divulgação da PM
Um suspeito de 17 anos foi flagrado com drogas e arma de fogo no final da tarde desta terça-feira (12), na Rua Eloy Pereira Pimentel - travessa paralela a BR 393 - no bairro Água Limpa, em Volta Redonda, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a PM, uma denúncia anônima levou a polícia até ao local para verificar a informação de um homem traficando em uma viela. Após os agentes chegarem ao ponto informado, avistaram o suspeito que disparou em fuga e acabou caindo, fazendo com que fosse capturado, preso.

Ao fazer a revista no menor, que completa 18 anos no próximo dia 26, foram encontrados uma sacola com material entorpecente - 85 pinos cocaína e 3 tabletes maconha. Além das drogas foram apreendidos, dois revólveres e 12 munições calibre 32, e R$207,00 em espécie.

Pelo o fato do suspeito ter se ferido, ele foi conduzido ao Hospital São João batista e logo após conduzindo à 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda, onde foram tomado as medidas cabíveis de acordo com a ocorrência.

terça-feira, 12 de junho de 2018

Homem apresenta CNH falsa em operação de fiscalização da PRF e é preso

Foto: Divulgação da PRF
Um condutor foi preso em flagrante por apresentar documento falso em uma operação de combate ao crime da PRF, no final da manhã desta terça-feira (12), no km 318 da BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), em Itatiaia, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro.

O homem de 35 anos foi abordado em uma Mercedes Benz 311 CDI, com placa de São Paulo, saindo da capital paulista e seguia sentido a São Conrado, no Rio de Janeiro, quando foi abordado e apresentou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com indícios de adulteração - falsa.

Foto: Divulgação da PRF
Ao verificar as informações dos documentos do suspeito no sistema de cadastro nacional, foi identificado que o condutor estava com a CNH vencida há mais 30 dias e, no primeiro momento em que apresentou a suposta CNH, ela constava a data de vencimento até 2023, porém as informações em relação aos dados como identidade e CPF não procedia.

Após receber a voz de prisão, o homem confessou que pagou R$ 600,00 pela CNH e R$ 300,00 pela a RG falsa, no centro de São Paulo.

Ocorrência encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal de Volta Redonda.