Rádio Acesa FM VR: 2024-03-03

sábado, 9 de março de 2024

Denúncia leva a polícia a apreender drogas em bairro de Barra Mansa


Na tarde de ontem, sexta-feira (08), no bairro Jardim Redentor, em Barra Mansa, os Policiais Militares do 28° BPM, tiveram sucesso em arrecadarem grande quantidade de entorpecentes.

Na ação, foram arrecadados:

▪️479 Pinos plásticos com Cocaína;
▪️05 Tiras de Maconha;
▪️02 Rádios Transmissores.

A ocorrência foi registrada na 90ª DP.

Suspeito de tráfico é preso no bairro Roma, em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Militar

Um homem, suspeito de tráfico de drogas, foi preso na madrugada deste sábado, dia 09, no bairro Roma, em Volta Redonda.

Segundo informações da Polícia Militar, durante patrulhamento pela localidade, os agentes suspeitaram do homem que, ao ser revistado, foi encontrado uma grande quantidade de droga.

Ao todo foram apreendidos: 

267 unidades de maconha;

59 unidades de skank;

70 Pinos plásticos com Cocaína;

R$80,00 em espécie;

01 rádio transmissor.

A ocorrência foi encaminhada e registrada na 93ª DP.

Mulheres que retornam de licença-maternidade têm direito a estabilidade, mas compete a elas conhecer os benefícios

Historicamente, a mulher enfrenta muitas desigualdades no mercado de trabalho. Além de se submeterem a salários menores que os dos homens, ainda sofrem resistência em cargos de chefia e falta de apoio das organizações durante o período da gestação e no pós-parto. Prova disso são os números do estudo realizado pelo portal http://empregos.com.br, que apontam que 56,4% das mulheres já foram demitas ou conhecem alguém que foi desligada do trabalho após a licença. O portal ouviu 273 mães com idades entre 18 e 45 anos.

Enquanto o mercado segue dando demonstrações de misoginia e gerando estatísticas que parecem distanciar a equiparação profissional entre homens e mulheres, o mesmo não se pode dizer das leis que hoje vigoram em favor das trabalhadoras. Em particular, das gestantes. “Nossas leis andam a passos mais largos do que os das empresas que insistem em contratar mulheres em condições distintas dos homens”, sugere Nayara Felix de Souza, do escritório Montalvão & Souza Lima Advocacia de Negócios.

A referência é aos artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que protegem as mães. A começar pelo benefício mais conhecido – a própria licença-maternidade. “A licença-maternidade corresponde a um período de 120 dias de afastamento, durante os quais a trabalhadora tem acesso ao salário integral sem a perda do emprego. Esse afastamento pode ocorrer dentro do prazo de 28 dias antes do parto até a sua data”, esclarece a advogada. “Mas é importante orientar que isso serve não apenas para as gestantes como também para aquelas que concluíram o processo de adoção de uma criança”, complementa.

Nayara Felix de Souza alerta que as mulheres grávidas devem comunicar à empresa a respeito da gravidez rapidamente. Isto porque elas garantem estabilidade desde a comunicação até cinco meses após o parto. Mas a estabilidade, segundo ela, diz respeito a dispensas arbitrárias ou sem justa causa, o que não as livra de eventuais consequências que possam provocar uma demissão com justa causa.

Amamentação‌

A mãe que retorna ao trabalho após o período de licença-maternidade ainda deve enfrentar uma readaptação ao trabalho, agora com o desafio de cuidar paralelamente da criança. Principalmente no que se refere à amamentação. Para estes casos, a lei permite que, até os seis meses de idade da criança, inclusive adotiva, a mãe tenha dois descansos extras de meia hora cada um para amamentar.

Além disso, a CLT determina que empresas que tenham pelo menos 30 trabalhadoras com idade a partir de 16 anos devem dispor de um ambiente apropriado para que as mães amamentem e cuidem dos filhos. A empresa pode oferecer esse espaço em ambiente próprio ou realizar um convênio com creches, por exemplo, ou ainda fazer um reembolso mensal à mãe referente ao custo com esses espaços.

“É necessário que as mulheres sejam assessoradas ou busquem informações a respeito dos seus direitos enquanto gestantes e mães. Não é papel da empresa fazer a comunicação prévia a respeito desses benefícios, mas da própria colaboradora de reivindicar as vantagens que são previstas em lei. A orientação é para que não se permitam ficar desamparadas ou à mão da contratante, mas que busquem imediatamente essas informações mediante a confirmação de uma gravidez. E, claro, agir com transparência sempre com o empregador, para que ele também possa se preparar adequadamente para o seu afastamento”, finaliza a advogada da MSL.

Justiça mantém substituto de Edimar na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense

Em decisão dada por meio de liminar, o juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de Volta Redonda, Thiago Rabelo da Costa, determinou a anulação das duas assembleias convocadas pelo ex-presidente Edimar Miguel, que ocorreriam no dia 11 de março, na Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília, com votação às 6 horas a primeira e a segunda prevista para às 12 horas.

De acordo com o documento, o juiz reconhece Odair Mariano como o atual presidente do Sindicato e decide pela nulidade das assembleias, já que Edimar Miguel não tem legitimidade para fazer tal convocação. Ao ser remanejado do cargo de presidente para diretor de Organização por Local de Trabalho, Edimar publicou dois editais no dia 5 de março convocando os associados para votarem a nulidade da decisão da diretoria executiva, que fizeram, dentro das normas estatutárias da entidade, as alterações dos cargos no dia 29 de fevereiro.

Outro ponto destacado no documento foi: “A convocação da Assembleia geral será feita pelo Presidente do Sindicato. Ocorre que, ao tempo que fez a convocação, Edimar, que foi eleito Presidente, foi “remanejado” da sua função por parte da Diretoria Administrativa, em 29/02/24. A diretoria entendeu que o Edimar vinha cometendo diversas irregularidades, como nepotismo e faltando reuniões da diretoria. De fato, o Estatuto, no seu artigo 30, XIV, dispõe que compete a Diretoria Administrativa tal atribuição e que tal mudança poderá ocorrer em maioria simples. Assim, em tese, o Edimar, em 05/03/2024, não era mais o presidente do Sindicato autor, mas apenas fazia parte da Diretoria Administrativa e, portanto, não poderia convocar a Assembleia e estariam nulas ambas as convocações. Por tudo isso, entendo plausível o pleito autoral para anular a convocação de ambas as Assembleias, o que se defere por cumprido os requisitos da tutela”.

Homem desaparece em Barra Mansa e tem corpo encontrado em Rio na cidade de Volta Redonda

Foi encontrado nesta sexta-feira, dia 08, o corpo do Davi Ribeiro Pires, de 44 anos, após ele desaparecer na manhã de quinta-feira (7), após sair uniformizado para trabalhar na Usina Presidente Vargas, na cidade vizinha, pela CBSI, empresa terceirizada da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).

Davi morava no bairro Parque Independência. O registro de seu desparecimento foi feito na manhã do dia em que foi encontrado o corpo boiando no Rio Paraíba do Sul, altura da Avenida Almirante Adalberto Barros Nunes (Beira-Rio), na altura da igreja Projeto Vida, no Jardim Cidade do Aço.

De acordo com a família, Davi não chegou no trabalho e deixou o telefone em casa.

O corpo foi resgatado das águas pelo Corpo de Bombeiros e levado ao IML da cidade, em Três Poços, onde passará pela perícia e depois liberado para a família fazer o sepultamento.

sexta-feira, 8 de março de 2024

Centro de hidratação contra a Dengue do bairro Vila Mury vai funcionar 24 horas a partir desta sexta, dia 8

A UBSF São Geraldo também está atendendo 24h todos os dias; o município conta com outros três centros de hidratação que funcionam de segunda a domingo: UBSFs 249 e Santa Cruz, das 7h às 22h, e a Academia da Saúde do Volta Grande, das 7h às 19h

A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Vila Mury, em Volta Redonda, passará a funcionar 24 horas, todos os dias, a partir desta sexta-feira, dia 8. A unidade foi referenciada na semana passada como centro de hidratação para pacientes com suspeita ou confirmação de dengue e Covid-19. Com isso, a cidade passa a contar com dois polos de atendimento para a doença funcionando 24 horas, já que a UBSF São Geraldo também estava trabalhando neste horário.

Além destas unidades, Volta Redonda tem outros três centros de hidratação que funcionam de segunda a domingo: UBSFs 249 e Santa Cruz, das 7h às 22h, e a Academia da Saúde do Volta Grande, das 7h às 19h.

Atendimento nas unidades de saúde

Todas as unidades básicas de saúde do município também estão preparadas para receber os pacientes com sintomas da doença de segunda a sexta-feira. As UBSFs Siderlândia, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Santo Agostinho e Volta Grande funcionam em horário estendido das 7h às 19h. As demais unidades atendem das 7h às 17h.

PM envia apenas 45% das imagens de câmeras corporais à ofícios da DP

De 27 de abril a 18 de dezembro do ano passado, o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) da Defensoria Pública do Rio encaminhou à Secretaria de Estado da Polícia Militar 215 ofícios com solicitações de acesso a imagens de câmeras corporais, para esclarecimento de relatos de tortura ou maus tratos ocorridos do ato da prisão até a apresentação da pessoa presa à audiência de custódia. Em apenas 56 casos a PM enviou o material solicitado; ainda assim, em 22 deles sem imagens do momento da abordagem policial. Em outros 57, a PM admitiu não dispor das imagens requeridas pela Defensoria.  
Quase metade de todos os ofícios enviados pela DPRJ (45% ou 96 casos) sequer havia sido respondida de maneira adequada, até janeiro último. A Ouvidoria da PM não acusou recebimento de 31 desses ofícios. Há ainda seis requisições da Defensoria sem retorno porque a PM alega que os policiais estavam a serviço do Programa Segurança Presente e, portanto, os registros das câmeras não estavam em poder da corporação.

Os dados fazem parte do “Relatório de Acesso ao Conteúdo Audiovisual das Câmeras Operacionais Corporais”, produzido pelo Nudedh.

— Há dois problemas centrais apontados no relatório: o elevado número de ofícios não respondidos, sendo que há um prazo de 15 dias úteis, previsto na Resolução 2421/2022, da Secretaria de Estado da PM, e o alto percentual de respostas informando que as imagens não foram gravadas, foram perdidas ou apagadas após 60 dias, contrariando determinação legal de que sejam arquivadas e conservadas por um período mínimo de doze meses em caso de letalidade ou registro de ocorrência na delegacia — explica o defensor público e coordenador do Nudedh, André Castro.

O defensor André Castro também ressalta a dificuldade em obter imagens de ocorrências em que policiais militares estavam a serviço do Programa Segurança Presente:

— O Programa Segurança Presente está vinculado à Secretaria de Estado de Governo, e é totalmente opaco nas informações. Sabemos que alguns dos agentes usam câmeras, mas nunca tivemos acesso a registro — afirma.

O Relatório de Acesso ao Conteúdo Audiovisual das Câmeras Operacionais Corporais contém a descrição do que foi encontrado em cada arquivo relativos aos 56 casos em que a PM atendeu à solicitação da Defensoria, e há indicações de mau uso e obstrução do equipamento, manipulação de imagens e violações de direitos das pessoas abordadas pelos policiais.

Torcedor vascaíno é detido por arremessar objeto em São Januário

Um torcedor foi detido no Estádio de São Januário durante partida realizada na quinta-feira (7/3) entre Vasco da Gama x Água Santa, válida pela 2ª rodada da Copa do Brasil – 2024.

Eduardo Amaro infringiu artigos previstos no Código Penal e na Lei Geral do Esporte por arremessar objeto no interior do estádio. Foi realizada composição civil com o autor do fato.

Ele vai responder em liberdade e pode pegar punições que vão de multa e afastamento de jogo em estádio.

Barra do Piraí decreta estado de emergência contra a dengue

Nesta sexta-feira, 08, durante uma coletiva de imprensa, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, comunicou à população de Barra do Piraí a oficialização do estado de emergência contra a Dengue. Agora, a cidade entra em um novo estágio na luta contra o mosquito: com novas ações para controlar um problema que assola todo o país. Além disso, o chefe do Executivo também anunciou o projeto “Operação limpeza: Dengue Zero”, iniciativa que tem como objetivo somar os serviços das secretarias e concentrá-los em um dia destinado integralmente ao combate à dengue e outras arboviroses. 

O município atualmente conta com a notificação de 906 casos, sendo 424 confirmados e duas mortes. Os órgãos oficiais da prefeitura já haviam confirmado as mortes, primeiramente, de uma mulher de 76 anos residente do distrito da Califórnia e, a segunda, de uma mulher de 81 anos, moradora do bairro Santo Antônio. Por isso, o projeto “Operação limpeza: Dengue Zero” começará no dia 16 de março nos bairros Santo Antônio, devido à morte, e Matadouro. Os locais são o ponto de partida de uma ação decisiva que acontecerá semanalmente aos sábados. 

De acordo com o secretário interino de Saúde, Dione Caruzo, o decreto irá reforçar as ações na cidade. “É muito importante decretar esse estado de emergência, porque já temos duas mortes e outra em investigação. É, realmente, uma guerra contra a dengue e precisamos fazê-la em conjunto. A prefeitura não está medindo esforços para controlar a proliferação do mosquito. É fundamental que todos olhem suas casas, procurando por possíveis focos de proliferação. Não podemos deixar água parada e, lembrem-se, em caso de sintomas procure a unidade de saúde mais próxima”, explica o secretário. 

O prefeito de Barra do Piraí falou sobre a “guerra” que se instaurou no país e como Barra do Piraí está no combate intensivo à doença. 

"Hoje, estamos decretando emergência no âmbito da saúde pública em relação à dengue. A doença vem fazendo um estrago no nosso país com um número alarmante de casos e embarcamos nessa luta para encará-la de modo ainda mais enfático. Sendo assim, criamos o projeto 'Operação limpeza: Dengue Zero' que começa dia 16 de março. Por meio dele, a prefeitura mobilizará um grande efetivo destinado ao combate à dengue. Todos temos que fazer a nossa parte. Então, peço que todos fiquem atentos aos perfis oficiais da prefeitura porque não podemos perder essa guerra. É algo que muitos podem achar inofensivo, um mero mosquito, mas nos fez perder duas vidas”, ressalta Mario.

Está na Câmara de Barra Mansa o Plano de Carreira, Cargos e Salários da Guarda Municipal

Projeto segue para apreciação e votação pelo Poder Legislativo
Na manhã desta sexta-feira, dia 08, o prefeito Rodrigo Drable recebeu em seu gabinete, agentes da Guarda Municipal e vereadores para entregar o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) da categoria para apreciação e votação do Poder Legislativo.

_Este documento, que entrego ao presidente da Câmara, Paulo Sandro. A partir daqui, segue para apreciação e votação dos vereadores. Assim que aprovado pelo Legislativo, nós colocaremos em prática essa conquista para a categoria – disse Rodrigo.
 
Tiro de Guerra
Ainda nesta sexta-feira (08), o prefeito Rodrigo Drable recebeu em seu gabinete o novo chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Barra Mansa (01-016), 1º Sargento Alex Costa Moraes. No encontro foram alinhados assuntos importantes visando melhorar cada vez mais o trabalho dos soldados que exercem o serviço militar feito no TG de Barra Mansa.

Barra Mansa irá aplicar piso salarial dos professores

Novo valor mínimo é de R$ 4.580,57, para jornada de no mínimo 40 horas semanais 
A prefeitura de Barra Mansa informou, nesta sexta-feira, dia 08, que irá aplicar o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica (PSPN) para o exercício de 2024. Com reajuste de 3,62%, o novo valor mínimo é de R$ 4.580,57 para os profissionais com jornada de ao menos 40 horas semanais.

O Ministério da Educação (MEC) havia publicado no dia 31 de janeiro, em edição extra do Diário Oficial da União, a Portaria n. 61/2024, que define o novo piso salarial dos professores da educação básica. Cabe ao MEC, anualmente, realizar os cálculos do índice de reajuste e publicar a portaria com os novos valores.  Cada estado e município precisa oficializar o novo valor por meio de uma norma própria, sendo que o reajuste não é automático.

Os salários da educação básica no Brasil são pagos pelas prefeituras e pelos estados, a partir de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que são repassados pela União, além dos que são provenientes da arrecadação de impostos.

Vice-prefeita e também secretária de Educação, Fátima Lima, pontuou que o reajuste do piso dos professores e professoras foi a primeira ocupação na qual se empenhou junto ao prefeito Rodrigo Drable após assumir a pasta, no mês passado. “O reajuste virá e é uma honra poder fazer o anúncio nesta data, 08 de março, dia em que homenageamos as mulheres. Isso é um sinal de respeito e carinho pela Educação”, declarou Fátima.

O secretário municipal de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, informou que, apesar de todas as eventuais dificuldades financeiras, a Prefeitura de Barra Mansa nunca deixou de ter um comprometimento com os professores da rede pública.

- Nós reafirmamos nosso compromisso com a categoria e estamos sempre buscando formas de oferecer uma remuneração ainda mais digna. Independentemente de qualquer crise que o país enfrente, Barra Mansa está fazendo todo o esforço para aplicar o piso nacional e tornar o nosso ensino ainda melhor. Profissionais bem valorizados tornam qualquer trabalho mais produtivo e eficaz. E quem ganha com isso são nossos estudantes e a sociedade como um todo – enfatizou Leonardo.

Mais de 100 profissionais são contratados para capina e roçada em Volta Redonda

Novos contratados iniciam nesta sexta-feira (8). Secretaria de Infraestrutura também está avançando com o projeto ‘Meu Bairro + Limpo’
A Prefeitura de Volta Redonda está contratando mais 100 pessoas para reforçar, a partir desta sexta-feira (8), as equipes que atuam na limpeza e manutenção da cidade. Em paralelo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) está dando continuidade ao projeto “Meu Bairro + Limpo”, que atua com mutirão de capina, roçada e recolhimento de entulho, entre outros trabalhos como pintura de meio-fio. 

Nesta sexta-feira as equipes do “Meu Bairro + Limpo” estão concluindo os trabalhos no bairro Monte Castelo, envolvendo capina e roçada nas ruas, calçadas, praças, canteiros e pomar popular, entre outros espaços públicos. O serviço no bairro conta com cerca de 100 profissionais, com apoio de uma retroescavadeira e três caminhões. 

“Fizemos na semana passada no Santa Rita do Zarur, onde o projeto participou junto da força-tarefa contra a dengue. Agora estamos finalizando no Monte Castelo, e neste sábado (9) já iniciamos o ‘Meu Bairro + Limpo’ no bairro Casa de Pedra”, explicou a secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Moreira. 

Os próximos bairros a receberem o “Meu Bairro + Limpo”, após o Casa de Pedra, serão: Caieiras (11/3); Cailândia (12/3); Brasilândia (13/3 e 14/3); e Rústico (15/3). 

Limpeza e manutenção contarão com 300 pessoas

E com a previsão de mais 100 profissionais contratados por meio da SMI se integrando às frentes de trabalho nesta sexta-feira, a limpeza e manutenção contará com cerca de 300 pessoas atuando pelos espaços públicos, pois, somando as equipes da SMI e da empresa contratada para reforçar o trabalho, o número de profissionais nas ruas é de 200. 

“A chuva contribui para o crescimento mais rápido do mato e estamos reforçando as equipes para cortar o mato, limpar e pintar as ruas, calçadas, praças, espaços de convivência. Sabemos que precisamos intensificar essa limpeza e já estamos trabalhando para isso. Logo estaremos em mais bairros, beneficiando cada vez mais moradores”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Justiça considera ilegal a greve de policiais penais do Rio

A Justiça concedeu decisão favorável à ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público (MPRJ) para que o Estado do Rio adote medidas imediatas para encerrar a greve dos policiais penais do Estado, iniciada no último dia 28/02.

De acordo com a decisão da 2ª Vara de Fazenda Pública da Capital, foi determinado ao Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Rio de Janeiro a suspensão, imediata, de qualquer movimento grevista ou operação padrão que tenha por propósito a reivindicação de interesses classistas e como método a alteração das rotinas de funcionamento dos serviços policiais penais.

A ação ressaltou que já no primeiro dia de paralisação parcial houve grande prejuízo à prestação dos serviços dentro do Complexo de Gericinó, em especial o de saúde dos presos. Além disso, os profissionais de saúde responsáveis pela assistência básica nos ambulatórios ficaram por horas aguardando para serem submetidos à revista padrão imposta pelo movimento grevista, até que, sem conseguirem entrar, foram liberados do trabalho pela Secretaria Municipal de Saúde, fato que se repetiu no segundo dia de greve.

De acordo com a ação, as consequências dessa desassistência em saúde são incalculáveis, lembrando que também funcionam no Complexo de Gericinó três hospitais penitenciários, um com perfil para atendimento de casos de urgência e emergência. Ainda segundo o MPRJ, a responsabilidade por eventuais agravos decorrentes da desassistência só poderá ser atribuída, diretamente, ao Sindicato, e, indiretamente, ao Estado.

A promotoria afirma que a greve dos Policiais Penais é ilegal, ainda que parcial e travestida de "operação padrão", tendo o Supremo Tribunal Federal já pacificado o entendimento sobre o assunto. "O exercício do direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, é vedado aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública" afirma a decisão do STF de repercussão geral.

Foragido da Justiça é preso em Angra dos Reis

Um criminoso foi preso por policiais militares após denúncia anônima que informava sobre o paradeiro do foragido da justiça por crimes de roubo de veículo e receptação de peças automotivas em Angra dos Reis.

De acordo com as informações da Polícia Militar, os agentes foram até a Rua da Assembleia, Morro da Constância, Frade, onde localizaram Luiz Fernando Leoncio Castilho, de 21 anos, que foi visto numa escada, onde fora rendido e revistado e nada de ilícito fora encontrado, porém, contra ele havia um mandado de prisão.

O caso foi encaminhado a 166ª DP do município, onde ficou preso.

Duas pessoas morrem em acidente envolvendo moto na Dutra, em Resende

Um acidente matou dois jovens na manhã desta sexta-feira, dia 08, na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Resende.

Um acidente, queda de moto, deixou o condutor e o passageiro mortos por volta dás 09h05min, na pista auxiliar, sentido Rio - em frente a Aman.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e a ocorrência encaminhada a 89ª DP, onde foi acionada a perícia e o Corpo de Bombeiros para a remoção dos corpos ao IML de Três Poços, em Volta Redonda.

Bloco da Vida e Viradouro se apresentam em Volta Redonda

Bloco composto por componentes da Melhor Idade abre a avenida para a escola campeã do Grupo Especial do Rio, às 20h de sábado (9), na Vila Santa Cecília
Depois de não poder desfilar em Volta Redonda no dia 23 de fevereiro devido a problemas no deslocamento de seus integrantes à cidade, a escola de samba Unidos do Viradouro, campeão do Carnaval carioca em 2024, vai se apresentar em Volta Redonda neste sábado (9), às 21h, na Vila Santa Cecília. Antes, às 20h, será a vez do Bloco da Vida, que retorna à Rua 14 para seu terceiro desfile este ano. Os dois desfiles partem da Praça Brasil em direção ao antigo Escritório Central da CSN.

Fundada na cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a Unidos do Viradouro conquistou em 2024 o seu terceiro título do Grupo Especial do Carnaval do Rio. A agremiação traz para Volta Redonda parte do enredo campeão, “Arroboboi, Dangbé”. A Viradouro virá com 120 componentes, divididos entre ritmistas, diretor de bateria, passistas, harmonias, casal de mestre-sala e porta-bandeira, o apresentador de casal, velha guarda, baianas, além do cantor, cavaquinista e a torcida da escola com bandeirões e fumaça colorida.

O público de Volta Redonda verá parte do desfile apresentado na Marquês de Sapucaí, que conta a  história das guerreiras Mino, do reino Daomé, atual Benin, pedindo proteção à grande cobra mítica Dangbé, cultuada no Noroeste da África.

Bloco da Vida desfila pela terceira vez

O grupo promete repetir o espetáculo dos dois primeiros desfiles, reapresentando o enredo “A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte”. Os 500 foliões entram na avenida divididos em dez alas, com quatro carros alegóricos, comissão de frente, porta-bandeira e mestre-sala, rainha da bateria e 50 destaques.

quinta-feira, 7 de março de 2024

Linha Paulo de Frontin e Japeri tem trajeto desviado devido à interdição na RJ-127

Foto: divulgação do Detro-RJ
O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) instituiu a ligação Engenheiro Paulo de Frontin/Japeri (Via Morro Azul e Arcadia), em caráter emergencial, nesta quinta-feira (07/03), por conta da interdição, por tempo indeterminado, da RJ-127. A rodovia está interditada devido às fortes chuvas ocorridas no mês de fevereiro.

Após a decretação de situação de emergência do município de Engenheiro Paulo de Frontin, foi verificado que a linha MP72 Morro Azul/Paracambi estava impossibilitada de circular, devido aos deslizamentos ocorridos na estrada. A prefeitura local solicitou um novo itinerário à diretoria técnica do Detro-RJ, que atendeu prontamente a solicitação para que a população do município conseguisse ter acesso a Japeri - onde circulam mais linhas de ônibus, além dos trens, que permitem ligação com a Região Metropolitana.

A linha emergencial será operada pela Viação Progresso e terá a tarifa única de R$ 23,00. De segunda a sexta as saídas de Paulo de Frontin serão às 3h e às 18h. Aos sábados, domingos e feriados às 5h30 e às 17h. Já as saídas de Japeri ocorrerão às 5h30 e às 20h de segunda a sexta.  E às 7h30 e às 19h aos sábados, domingos e feriados.

Itinerário de ida (sentido Japeri): Ponto inicial - Rua Arlindo Nunes (RJ-129) / Av. Roger Malhardes (RJ-121) / Rodovia Ary Schiavo (RJ-125) / Rua Chiquita dos Reis / Rua Rosária Loureiro / Estrada Miguel Pereira / Rua Coronel Emídio Lemos / Rua Cirene Moraes Costa / Rua Dona Maria do Carmo / Ponto final - Rua Cheik Rejame (Japeri), junto à estação ferroviária de Japeri.

Volta (sentido Paulo de Frontin): Ponto inicial - Rua Cheik Rejame / Estrada Miguel Pereira / Av. Leny Ferreira / Estrada Miguel Pereira / RJ-125 / RJ-121 / Av. Roger Malhardes / RJ-129 / Rua Arlindo Nunes / Ponto final - Rua João Batista Ferrini.

Homem furta mangueiras e vai em cana em Volta Redonda

Um homem foi preso nesta quarta-feira, dia 6, por suspeita de furtar uma loja na Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado, em Volta Redonda.

Câmeras do estabelecimento flagraram o furto. Veja!

A captura aconteceu minutos após o crime, depois dos agentes receberem denúncia de um grupo no WhatsApp criado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

Através das características e com apoio do sistema de monitoramento por câmeras do Ciosp, os agentes em patrulhamento conseguiram encontrar o suspeito.

Com ele foram encontradas as duas mangueiras furtadas da loja. O homem foi levado à delegacia da Polícia Civil, a 93ª DP, onde foi indiciado por furto a estabelecimento comercial.

Agilidade no atendimento às ocorrências

O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, destacou que esses grupos de WhatsApp da Ordem Pública auxiliam diretamente no tempo de resposta das ocorrências, porém eles não substituem os canais de urgência e emergência – 190 da Polícia Militar, 153 da Guarda Municipal e o 197 da Polícia Civil.

“A gente trabalha para que o crime não ocorra, mas se eles acontecerem, trabalhamos mais ainda para que não se tenha a certeza da impunidade. Mais uma vez tivemos êxito em responsabilizar o suspeito de um crime, graças à participação da população, ao monitoramento da Ordem Pública e ao rápido tempo de resposta do Sistema Integrado de Segurança. É como eu digo: ‘Não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade’”, concluiu o secretário.

Homem é preso após denúncia de tráfico de drogas em Barra do Piraí

Uma denúncia anônima levou a prisão de um homem por suspeita de tráfico de drogas em Barra do Piraí. 

Segundo policiais militares que participaram da ação, no final da manhã do último dia 06, durante patrulhamento pela Rua dos Ipês, no bairro Vale Ipiranga, um homem de cabelo amarelo, que ao notar a aproximação da viatura, saiu em fuga para o interior de sua residência.

Ainda de acordo com as informações, foi realizado cerco no entorno da residência, quando uma pessoa atendeu os policiais e possibilitou a entrada dos policiais. O homem foi encontrado e indicou, ao ser questionado, que na geladeira havia um frasco de "lança perfume".

Num buraco, na parede do banheiro, os agentes perceberam 3 sacolas plásticas contendo drogas e determinada quantia em dinheiro. 

O suspeito acabou assumindo a propriedade do material e, quando foi para entrar na viatura, ele tentou fugir, mas foi contido.

O caso foi encaminhado a 88ª DP de Barra do Piraí, onde foi constatado hacer 484 gramas de maconha, 14,3 cloridrato de cocaína e 1,5 de crack.

Agentes são autuados por transferência irregular de controle da BR-393

Tribunal considerou procedente a representação sobre ilegalidades no requerimento de anuência que transferiu o controle acionário da BR-393/RJ. Servidores e diretores da ANTT são multados

TCU considerou procedente a representação sobre possíveis irregularidades na transferência do controle acionário da concessionária da BR-393/RJ.

Empresas que assumiram o controle não tinham em seu campo de atuação a experiência necessária para gestão de infraestrutura rodoviária e companhia que passou a controlar 99,99% das ações da concessionária não tinha o patrimônio líquido mínimo necessário exigido no edital.

Multas individuais de R$ 50 mil e R$ 30 mil são aplicadas a diretores e servidores da ANTT que participaram do processo.

O Tribunal de Contas da União (TCU), na sessão plenária da última quarta-feira (28), considerou procedente a representação sobre possíveis irregularidades na transferência do controle acionário da concessionária da BR-393/RJ. O relator do processo (TC 017.812/2020-8), ministro Antonio Anastasia, ainda acolheu a proposta de aplicação de multas individuais a servidores e diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por permitirem, à época, a transferência de controle, mesmo com indícios de irregularidade.

O ministro relator, entre outras justificativas para seu voto, listou como falhas graves no processo de transferência o descumprimento da comprovação de um Patrimônio Líquido mínimo e a atuação principal das empresas interessadas no controle acionário em setores sem qualquer correlação com a gestão de ativos de infraestrutura rodoviária. Além disso, ainda salientou a dificuldade de identificação dos reais controladores da BR-393/RJ, tendo em vista que as empresas que assumiram o controle acionário têm como sócias majoritárias companhias sediadas no exterior com ocultação de seus administradores.

Com as justificativas apresentadas, o TCU decidiu aplicar multa individual de R$ 30 mil aos servidores da ANTT que assinaram a Nota Técnica que amparou a decisão de ceder o controle da rodovia a outras empresas. Também foram multados os diretores da agência à época em um valor de R$ 50 mil cada, e o responsável pelo voto que aprovou a transferência irregular ainda ficará inabilitado por cinco anos para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança na Administração Pública.

O ministro Antonio Anastasia assinalou seu voto: “Acompanho os pareceres precedentes no sentido de que a Nota Técnica 69/2018/GEREF/SUINF viola o disposto nos arts. 29 e 30 da Lei 10.233/2001, ao permitir que empresas que flagrantemente não atendiam aos requisitos de qualificação econômica assumissem o controle da concessão da BR-393/RJ. O referido documento foi elemento essencial para o julgamento pela diretoria da ANTT e a consumação da transferência irregular de controle acionário da concessionária”.

Ficou decidido, ainda, que o TCU, por meio da Unidade de Auditoria Especializada em Infraestrutura Rodoviária e Aviação Civil, vai monitorar a tramitação do processo de caducidade da concessionária atual da rodovia. E caso sejam constatadas irregularidades, nova representação deverá ser levada ao Tribunal.

Entenda o caso

O contrato de concessão da BR-393/RJ, no trecho de 200 quilômetros que vai de Além Paraíba (MG) até Volta Redonda (RJ), foi celebrado em março de 2008 após um leilão, realizado em 2007. O contrato era de 25 anos e previa que a concessionária seria responsável pela exploração da infraestrutura rodoviária, prestação de serviços públicos e execução de obras.

Após 10 anos da celebração do contrato, foi constatado que os serviços prestados estavam muito abaixo do esperado, com índice alto de inexecução de melhorias. Dessa forma, a concessionária pediu a relicitação da concessão e apresentou um requerimento de anuência prévia, passando o controle do trecho da BR-393 para outras empresas sob a justificativa de ter sido afetada pela conjuntura econômica do país. A ANTT, por sua vez, concedeu a anuência amparada por nota técnica.

Entre as irregularidades encontradas, ficou comprovado que a empresa que assumiu o controle não tinha o Patrimônio Líquido mínimo exigido. Enquanto o edital previa a necessidade de comprovante de mais de R$ 80 milhões, a companhia comprovou apenas R$ 10 mil, menos de 0,01% do necessário. Também ficou explícito que nenhuma das empresas atuavam em setores correlacionados com gestão de infraestrutura rodoviária.

A tramitação do processo com muita rapidez também chamou a atenção do TCU. Apenas dois dias após o recebimento dos demonstrativos financeiros, a anuência foi levada à deliberação na reunião da Diretoria Colegiada da ANTT.

“Não foram apresentadas justificativas para a tramitação excepcionalmente ágil do processo sub examine na ANTT. Seria esperado que, caso tivesse sido observado o rito próprio de processamento da matéria, haveria maior atenção às fragilidades e maior probabilidade de correção das irregularidades em tempo oportuno, por parte dos servidores e dos diretores da ANTT”, escreveu o ministro relator em seu voto levado ao plenário do TCU.

A unidade técnica do TCU responsável pela fiscalização foi a Unidade de Auditoria Especializada em Infraestrutura Rodoviária e Aviação Civil (AudRodoviaAviação), que integra a Secretaria de Controle Externo de Infraestrutura. O relator é o ministro Antonio Anastasia.

Homem é flagrado com pistola e drogas no bairro Santa Rita de Zarur, em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Militar
Na noite desta quarta-feira, dia 06, policiais militares realizaram uma abordagem a um veículo em Santa Rita do Zarur, localizado no município de Volta Redonda.

Segundo a Polícia Militar, durante averiguação, flagraram o condutor com uma pistola calibre 9mm; 9 munições intactas calibre 9mm; dois pinos plásticos com cocaína e uma tira de maconha.

A ocorrência foi encaminhada à 93ª Delegacia de Polícia, onde o suspeito, permaneceu preso e foi formalmente autuado por posse ilegal de arma de fogo de calibre restrito.

Quarteto é preso e drogas são apreendidas no bairro Vila Brasília, em Volta Redonda

Quatro homens suspeitos de tráfico de drogas foram presos com vasto material entorpecente no bairro Vila Brasília, em Volta Redonda. A ação aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 07.

A Polícia Militar informou que uma denúncia anonima levou os agentes até o local que fizeram o cerco aos elementos.

Após buscas, foram encontrados 49 pedaços de maconha; 54 unidades plásticas com cocaína; 40 pedras de crack; um aparelho celular; um rádio transmissor e R$64,00 em espécie.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda.

PC estoura paiol e refinaria de drogas da facção criminosa CV em Volta Redonda

Policiais civis, em ação de combate ao tráfico de drogas, estouraram uma refinaria e paiol da facção do Comando Vermelho em Volta Redonda.

A ação aconteceu nesta quinta-feira, dia 07, no bairro Siderlândia, onde foi encontrado e apreendido um fuzil colt m.16 calibre 5,56 municiado e pronto para uso, duas granadas, 193 munições de metralhadora.30 antiaérea (usadas para derrubada de helicópteros e destruição de carros forte), além de 398 munições de fuzil calibre 5.56, 57 munições de calibre.38, 12 munições calibre 7.62, 33 munições calibre.22 e 262 munições de calibre.380.

Foram apreendidos ainda aproximadamente 05 quilos de pasta base de cocaína, 15 tabletes de maconha, além de vasta quantidade de drogas já endoladas e pronta para o comércio. Além disso, policiais encontraram balança profissional, rádios comunicadores, vasto material de endolação, liquidificadores e produtos químicos usados no preparo das drogas.

O prejuízo estimado foi de aproximadamente 500 mil reais.

Moradores de bairro em Barra Mansa deve economizar água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa alerta os moradores do bairro São Genaro sobre a necessidade de economizar água. A elevatória que abastece a localidade está sem energia elétrica desde terça-feira, dia 05.

A autarquia informa ainda que foram abertos diversos protocolos junto à concessionária Light (responsável pelo fornecimento de energia elétrica), para que o serviço seja restabelecido. Para atender a comunidade neste período, o Saae informa que caminhões-pipa estão sendo deslocados para realizar o abastecimento do bairro, mas, assim que for normalizado, a distribuição de água será retomada de forma gradual.

Em caso de dúvidas, o telefone para contato é (24) 3512-4333 e as solicitações de caminhões-pipa devem ser realizadas pelo número 115.

Panorama da Covid-19: indicadores apontam tendência de queda na transmissão da doença

Idosos seguem como os que mais são internados; Secretaria de Saúde reforça importância da vacinação para evitar casos graves e óbitos
A edição desta semana do Panorama da Covid-19 mostra uma tendência de queda nos indicadores precoces da doença. A análise elaborada pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) considera os dados registrados entre 11 e 24 de fevereiro, período que representa as semanas epidemiológicas sete e oito. A taxa de positividade de testes de antígeno na rede pública caiu de 29,7% (11 a 17 de fevereiro) para 25,9% (12 a 24 de fevereiro). Já na rede privada, a redução foi de 23,8% para 20,3%.

Em relação ao RT-PCR, houve aumento de 39% para 50,4% na positividade na rede pública. De acordo com técnicos da SES-RJ, esse aumento pode ter ocorrido devido uma variação eventual, já que os demais indicadores apresentaram queda. Na rede privada, houve redução na positividade do exame: de 35,7% para 31%.

Apesar da queda na positividade da Covid-19, os atendimentos por síndrome gripal em adultos nas UPAs da rede estadual tiveram um aumento significativo. O número de pessoas atendidas passou de 2.039 para 2.755 entre as semanas consideradas. Em crianças, esse aumento foi de 1.143 para 1.376. O boletim aponta ainda que, apesar da redução na taxa de positividade dos testes de Covid, as solicitações de leitos tiveram um aumento, principalmente nas faixas etárias de 70 a 79 anos e acima de 80.

"Nosso monitoramento indica que a demanda pelo atendimento por síndrome gripal neste momento é causada por outros agentes infecciosos, como a Influenza, por exemplo. Já o aumento nas solicitações por leito é reflexo de casos iniciados nas semanas anteriores", analisa a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

A SES-RJ reforça a importância de manter as doses de reforço em dia para evitar casos graves e óbitos pela doença. Pessoas com 18 anos ou mais devem tomar duas doses de reforço. Aquelas entre 12 anos e 17 anos, uma dose de reforço. Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19 no site da Secretaria de Estado de Saúde: https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html .

quarta-feira, 6 de março de 2024

Manutenção emergencial interrompe abastecimento de água em Pinheiral, nesta quarta-feira

A Rio+Saneamento informa que realiza, na manhã desta quarta-feira (06/03), uma manutenção emergencial na Estação de Tratamento de Água (ETA), em Pinheiral. Por este motivo, o abastecimento foi interrompido.

Até a regularização do serviço, a concessionária disponibilizará caminhões-pipa, priorizando escolas e hospitais.

Em caso de dúvidas, a população de Pinheiral conta com os canais de atendimento da concessionária: o telefone 0800 772 1027, que oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp, e o site www.riomaissaneamento.com.br.

Chuva provoca danos a ponte em Barra Mansa

Passarela que liga os bairros Boa Sorte e Piteiras desabou na noite de terça-feira (05) e o local foi isolado
A Defesa Civil está monitorando e trabalhando em áreas atingidas pela forte chuva de terça-feira, dia 05, em Barra Mansa. Segundo o órgão, foi registrado um volume de 58 milímetros em cerca de quatro horas, uma precipitação mais intensa do que o esperado, que seria de 25 milímetros.

Devido à alta intensidade, bairros como Nova Esperança, Boa Sorte e Piteiras, foram afetados. O Rio Barra Mansa teve o nível elevado, mas não houve transbordo. Os trabalhos seguem nesta quarta-feira (06), contando com o apoio de demais secretarias, como a de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e de Manutenção Urbana (SMMU).

O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor Ramos, deu detalhes sobre as ocorrências e frisou que todos estão à disposição para atender os moradores das comunidades.

_ Devido ao acúmulo de chuva bem concentrado, houve o desabamento de um imóvel comercial, o que acabou afetando a estrutura da passarela que liga os bairros Boa Sorte e Piteiras, na Rua Henrique Crispim de Almeida. Essa estrutura não fazia parte diretamente da ponte, era um anexo feito posteriormente. Importante destacar que não havia pessoas passando no local e nem no imóvel que desabou. A Defesa Civil fechou a ponte para avaliar sua estrutura e, após essa avaliação, não identificamos qualquer ponto crítico que impedisse o tráfego de veículos. A área foi isolada e equipes retornarão nesta quarta para uma nova avaliação. Seguimos trabalhando e atendendo demandas - informou João.

O coordenador ainda destacou que um alerta será emitido para a população comunicando previsão de chuva forte no município entre esta quarta e sexta-feira, dia 08, principalmente no final da tarde e à noite. Esses alertas são informados através de cadastros que podem ser feitos enviando o número do CEP da residência para o 40199. A população também pode procurar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o WhatsApp (24) 98121-3427 .

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também está atuando com suas equipes para ajudar os moradores que tiveram seus imóveis destelhados. O secretário da Pasta, Fanuel Fernando, falou sobre o trabalho realizado. "As equipes da Assistência estão percorrendo as localidades e analisando as necessidades dos moradores. Estamos à disposição para auxiliar neste serviço junto com a Defesa Civil. A pedido do prefeito Rodrigo Drable, as secretarias estão de prontidão e intensificando os trabalhos de auxílio à população", frisou Fanuel. 

Limpeza

Para a retirada de resíduos provenientes das chuvas, as equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) estão realizando limpeza nas seguintes vias: Rua Florianópolis, no bairro Nova Esperança, Rua João Afonso Borges, que fica no Vila Independência e, na Rua B, em Rialto.

Contribuinte de Barra Mansa terá 30% de desconto em IPTU pago em cota única

Contribuintes também podem optar pelo parcelamento, além de contar com a facilidade do PIX
A partir desta quarta-feira, 06 de março, será disponibilizando virtualmente os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) referente ao ano de 2024 de Barra Mansa. Para ter acesso, basta entrar no site da prefeitura (www.barramansa.rj.gov.br) e clicar no ícone do IPTU, que se encontra em destaque na página. É possível fazer consulta através de número de CPF ou CNPJ, inscrição do imóvel ou código do imóvel. Após inserir os dados necessários, é só emitir o documento para pagamento.

A primeira parcela ou a cota única com desconto deverá ser paga até o dia 28 de março, sendo possível realizar o pagamento via PIX, que torna ainda mais ágil o processo. Barra Mansa continua oferecendo excelentes condições: 30% para quem optar pelo pagamento em cota única (maior desconto do Brasil) e 15% para quem dividir. As demais parcelas terão como vencimento o 15º dia de cada mês.

De acordo com o secretário de Finanças do município, Leonardo Ramos de Oliveira, a expectativa é de que a arrecadação com IPTU alcance em torno de R$ 33 milhões este ano, valor extremamente importante para a composição da receita tributária municipal.

— O pagamento desse imposto em dia garante que nosso município permaneça com as contas equilibradas e, com isso, a população esteja sempre recebendo serviços e obras de qualidade. Pensando nisso, a Prefeitura se preocupa sempre em oferecer ótimas condições para pagamento, de forma que isso não pese no bolso do contribuinte – frisou Leonardo. 

Parcelamento

As condições de parcelamento são as seguintes:

- IPTU com valor maior ou igual a R$100,01: pode ser dividido em até 10 vezes, com 15% de desconto.

- IPTU com valor maior que R$50,01 e menor que R$100: pode ser dividido em 5 vezes, com 15% de desconto.

- IPTU com valor maior ou igual a R$25,01 e menor que R$50: pode ser dividido em 2 vezes. 

Dúvidas

Quem tiver alguma dificuldade para a realização do procedimento online, pode buscar o atendimento no setor de arrecadação da Prefeitura, no saguão, e solicitar o serviço, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h.

Caso tenha outras dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato com a Secretaria de Finanças através do e-mail ger.arrecadacao@barramansa.rj.gov.br ou pelos telefones: (24) 2106-3422 e 2106-3447.

Castramóvel Volta Redonda começa atendimento no Padre Josimo

Veículo móvel adaptado permanece no bairro até o dia 22 deste mês; próximas localidades atendidas serão Belmonte e Siderlândia

O Castramóvel Volta Redonda começou na manhã desta quarta-feira (6) as cirurgias gratuitas em cães e gatos no bairro Padre Josimo. Os animais da localidade estão sendo castrados a fim de evitar a procriação descontrolada e realizar o controle de doenças, entre elas o câncer. O veículo móvel adaptado para as castrações está estacionado próximo à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro, onde vai permanecer atendendo até o dia 22 deste mês aos cães e gatos agendados.

No bairro são feitas 120 cirurgias, e a totalidade das vagas ainda não foi preenchida. Os moradores do Padre Josimo que quiserem castrar seu animal de estimação devem procurar o Cras (Centro de  eferência de Assistência Social) do bairro de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

Os próximos bairros atendidos pelo castramóvel já foram definidos, sendo eles o Belmonte e Siderlândia.

Vale lembrar que os moradores que agendaram a castração do seu animal devem comparecer no dia e horário marcado para não perder a vaga.

“Caso o bairro em que a pessoa mora ainda não tenha sido contemplado com o castramóvel, ela pode agendar o procedimento no Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) e obter mais informações pelo WhatsApp da Vigilância Ambiental de Volta Redonda (24) 99233-4480”, orientou a coordenadora da vigilância, Janaína Soledad.

Justiça mantém a prisão de suspeito pela morte de advogado no Rio

O juízo da Central de Audiência de Custódia de Benfica manteve a prisão temporária do policial militar Leandro Machado da Silva, um dos suspeitos de envolvimento na morte do advogado Rodrigo Crespo, executado a tiros, no último 26 de fevereiro, próximo à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), no Centro do Rio. Outros dois acusados de participação no crime,Cesar Daniel Mondego de Souza e Eduardo Sobreira Moraes, passarão por audiência de custódia nesta quinta-feira (7/3).

Na decisão, o juízo acolheu a manifestação do Ministério Público pela manutenção da prisão de Leandro, após avaliar ser válido o mandado de prisão, assim como a legalidade do seu cumprimento.

“Nesse sentido, tem-se que o mandado de prisão é válido e não há notícia nos autos acerca de alteração da decisão que determinou a expedição do referido mandado, sendo vedado ao juízo da CEAC reavaliar o mérito da decisão que decretou a prisão. Assim, conforme referido, cabe à CEAC avaliar tão somente a regularidade e legalidade do cumprimento do mandado de prisão, bem como determinar a apuração de eventual abuso estatal no ato prisional. Estando tudo regular, nada a prover. Comunique-se, com urgência, ao juízo natural acerca da presente decisão, bem como para eventual regularização do BNMP.”

O juízo também acolheu o requerimento da defesa de Leandro para que ele fosse submetido a atendimento médico, já que o custodiado afirmou não estar se sentindo bem.

“Por fim, considerando a situação de saúde do custodiado, determino o seu encaminhamento para atendimento médico, em até 24 horas de seu ingresso na unidade prisional, em que permanecerá acautelado, sem prejuízo da disponibilização da medicação necessária, a critério do médico responsável. Oficie-se ao coordenador da SEAP para cumprimento, servindo a presente assentada como ofício.”

Condenado por estupro é preso em Piraí

Agentes da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter) prenderam, nesta segunda-feira (04/03), um homem condenado pela Justiça pelo crime de estupro. Ele foi capturado no município de Piraí, Região Sul Fluminense do Rio.

Segundo as investigações, em novembro de 2020, o autor abusou sexualmente de uma adolescente, que era tratada como filha por ele. O fato aconteceu dentro de uma residência, em Barra do Piraí.

Contra ele foi cumprido um mandado de prisão condenatória. Pelo crime, o homem condenado a pena de 9 anos e 6 meses de reclusão em regime fechado.

Passam 100 mil casos de Dengue no RJ e Serviço de Saúde alerta para o risco da automedicação

Anti-inflamatórios usados para sintomas gripais estão na lista de medicamentos contraindicados
O uso de remédios por conta própria em meio à epidemia de dengue preocupa as autoridades de saúde do Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) alerta para os riscos causados pela automedicação. Em casos de dengue, podem até agravar a doença.

“Os anti-inflamatórios, por exemplo, que são muito utilizados por pessoas que estão com dor de garganta e outros sintomas gripais, têm muitos riscos, principalmente pela possibilidade de sangramento. Com a dengue, a contagem de plaquetas tende a reduzir, aumentando o risco de hemorragia. Por isso, em caso de febre, dores no corpo e de cabeça, por exemplo, o paciente deve procurar atendimento médico, não a farmácia”, destaca Daniela Vidal, médica e assessora técnica da subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária em Saúde.

O alerta se torna ainda mais relevante com o aumento de casos no estado. Dados do Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da SES-RJ divulgados nesta quarta-feira (06/04), mostram que o Rio de Janeiro chegou a 100.651 casos prováveis de dengue em 2024, quase o dobro dos 51.494 registrados no ano passado.

“Na lista dos anti-inflamatórios que devem ser evitados estão cetoprofeno, ibuprofeno, nimesulida, diclofenaco e aspirina. Além deles, outros medicamentos contraindicados são os corticosteroides, como prednisona, dexametasona e betametasona”, explica a médica Débora Fontenelle, assessora técnica da Superintendência de Vigilância Ambiental e Epidemiológica.

Salas de hidratação

Para garantir o atendimento de quem procuram as unidades estaduais com sintomas de dengue, a SES-RJ estabeleceu um fluxo de atendimento exclusivo para esses pacientes e ampliou a estrutura de salas de hidratação em 11 das 27 UPAs da rede estadual.

Com esse conjunto, é possível atender - em média - 50 pessoas por dia a mais do que já vinham sendo atendidas. As 27 UPAS da rede estadual de saúde possuem salas de hidratação – também conhecidas como salas de hipodermia – mas essas 11 receberam ampliação por terem registrado aumento nos atendimentos a pacientes com dengue.

Jovem é morto no bairro Vale do Paraíba, em Barra Mansa

Um jovem de 25 anos, identificado como Matheus Victor Santana de Carvalho, foi morto a tiros no início da noite desta quarta-feira (6) em Barra Mansa. O crime ocorreu na Rua Amélia Furtado do Vale, no bairro Vale do Paraíba. O socorro chegou a ser chamado, mas a vítima já estava morta.

Os policiais militares foram acionados por conta de disparos de arma de fogo. Os agentes encontraram, próximo ao corpo, cápsula de pistola 9 mm. Após a perícia, o corpo será encaminhado para o IML de Volta Redonda. A Polícia Civil vai investigar a autoria, a circunstância e a motivação do homicídio.

Erro operacional compromete abastecimento de água em Pinheiral

Agentes da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), estiveram no município de Pinheiral para fiscalizar a interrupção do abastecimento e as condições da qualidade da água na cidade nesta quarta-feira, 06.

Os agentes foram até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde foi constatado que o motivo para a interrupção e coloração escura da água que chegou aos lares, foi devido a um erro operacional, desencadeado pelo defeito da válvula do decantador, equipamento que é projetado para diminuir a turbidez da água presente na forma de sólidos em suspensão. 

A equipe destacou que o problema foi observado ainda na noite de ontem e por volta da zero hora o abastecimento foi imediatamente interrompido. O grupo mapeou a localidade atendida pela rede e já contratou uma empresa que será a responsável pela limpeza das caixas d 'água, além de visitarem as residências afetadas. Os moradores terão descontos nas cobranças do mês de abril e não serão lesados. 

Também será montado e encaminhado um relatório para a Câmara de Saneamento da Agenersa que logo após, seguirá para a presidência da instituição, onde normalmente será instaurado um processo. 

 Até a madrugada será finalizada a limpeza e o abastecimento totalmente retomado.

Homem é flagrado transportando motor roubado na Dutra, em Itatiaia

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Um motor de carro foi recuperado quando era transportado em uma Frontier, com placas de São Paulo, na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Itatiaia.

O veículo foi abordado por volta dás 23h30min desta terça-feira, dia 05, na altura do km 324, sentido Rio de Janeiro - próximo a praça de Pedágio.

Durante a abordagem, o condutor, de 57 anos, informou ser proprietário de uma revenda de veículos, que havia comprado o motor para um veículo de sua loja. Ao ser solicitada a nota fiscal do motor transportado, o indivíduo alegou que iriam lhe enviar no outro dia, disse que havia adquirido com um conhecido que é dono de um ferro-velho em São Paulo.

Aos policiais, o homem ainda alegou que havia pago R$ 4 mil pelo produto que, ao ser inspecionado, foi constatado pertencer a um veículo I/Hyndai, com placas de Guarulhos–SP, com registro de furto em 14/08/2023, no município de São Paulo. 

Diante dos fatos, o indivíduo foi detido por receptação de produto furtado, com base no Art. 180. Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Desta forma, o indivíduo detido com o motor furtado foi encaminhado à 99ª DP de Itatiaia para as providências legais cabíveis e recuperação do referido motor, sendo acompanhado pela passageira, que é sua esposa.

Em uma consulta rápida pela Internet foi verificado que o preço do motor recuperado gira em torno de R$ 7.500,00.

Justiça penhora receita da venda de livros de Olavo de Carvalho

A pedido da defesa de Caetano Veloso, a justiça determinou a penhora dos valores arrecadados pela Editora Record com a venda dos livros de Olavo de Carvalho. Antes de sua morte, em janeiro de 2022, o escritor havia sido condenado a pagar multa diária de R$ 10 mil por não ter retirado de suas redes sociais ofensas publicadas em 2017 nas quais acusava Caetano de pedofilia. O valor acumulou e, conforme a última atualização feita em 2022, já estava em R$ 3.372.608,33.
 
Segundo a decisão do juiz Guilherme Pedrosa Lopes, enquanto não for finalizado o inventário, a universalidade de bens do espólio de Olavo de Carvalho responde pelas dívidas contraídas por ele. Assim sendo, a execução da sentença da ação vencida por Caetano deve permanecer direcionada ao espólio.  

A Editora Record informou à Justiça que os valores referentes aos livros de Olavo de Carvalho, atualmente, totalizam o montante de R$ 8.016,40.

Solicitação de vagas escolares para 2024 vai até dia 30 em Volta Redonda

Oportunidades são para crianças que não participaram das inscrições em 2023 e não estão estudando na rede
O período para solicitação de vagas escolares na Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de Volta Redonda vai até o dia 30 deste mês. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), podem se inscrever as crianças que não participaram da Chamada Escolar realizada em setembro de 2023. 

As inscrições podem ser feitas apenas pela internet, acessando o site da Prefeitura de Volta Redonda (voltaredonda.rj.gov.br), e clicando no link “Solicitação de Vagas Escolares”. 

A Educação Infantil atenderá crianças nascidas até dia 30/11/2023, até 5 anos; e para o Ensino Fundamental, a partir de 6 anos. Para realizar a inscrição, é necessário estar munido da certidão de nascimento da criança. 

O cadastro foi reaberto em virtude da desistência das vagas oferecidas e mediante a abertura de novas turmas. Para quem já é aluno da rede municipal de ensino e os pais ou responsáveis desejam trocar de escola, é preciso comparecer à unidade pretendida.

terça-feira, 5 de março de 2024

Suspeito é detido com drogas durante fuga no bairro Dom Bosco, em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Militar

Um suspeito de tráfico de drogas foi preso durante biscas por traficantes na tarde desta terça-feira, dia 05, no bairro Dom Bosco, em Volta Redonda.

O caso aconteceu por volta dás 17h, na Avenida Paraíba, numa área de mata.

Durante patrulhamento, polícia avistaram vários elementos que, ao avistarem a viatura, saíram correndo, um deles foi abordado e encontrado com uma sacola nas mãos contendo 79 pinos de cocaína e 26 pedras de crack.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Dengue: moradores do Volta Grande aprendem a fazer repelente natural

Programa Farmácia Viva, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou oficina de Citronela, que pode ser utilizado como recurso complementar na prevenção à doença
O programa Farmácia Viva, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, realizou nesta terça-feira (5) uma oficina de Citronela, para moradores do bairro Volta Grande. Promovida em um espaço da igreja católica localizada ao lado da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do bairro, a capacitação visa oferecer à população um recurso complementar para os cuidados contra a dengue. 

“A citronela é um ótimo repelente para mosquitos e ensinamos a fazer um spray com propriedades de repelente de insetos, rápido e prático. Essa oficina faz parte das atividades de Práticas Integrativas e Complementares da secretaria de Saúde, no eixo da Fitoterapia, e já realizamos uma edição no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Vila Rica”, explicou a coordenadora da Área Técnica de Práticas Integrativas da SMS, Fabíola Angelita Martins, que ministrou a oficina junto das profissionais Iara Mediato e Marlete Fraga. 

A profissional de saúde Jussara Valentim da Silva Santos, moradora do Retiro, participou da oficina, ajudando na confecção do repelente natural, e elogiou a iniciativa. “Eu achei muito importante, porque o custo é bem baixo e aquelas pessoas que não têm recursos para comprar um repelente podem estar fazendo o seu repelente em casa”, disse. 

A coordenadora Fabíola citou que mais uma oficina está prevista para ser realizada em aproximadamente 15 dias, na Farmácia Viva, na Fundação Beatriz Gama, bairro Retiro. 

“Estamos com várias frentes de atuação no combate e prevenção à dengue, realizando visitas às residências, disponibilizando centros de hidratação, orientações, entre outras ações, e a produção de um repelente natural é mais uma opção para que o morador possa se proteger contra o mosquito. E a Farmácia Viva tem esse papel, de promover práticas integrativas e complementares, beneficiando a população”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha. 

Farmácia Viva 

Localizado na Fundação Beatriz Gama (FBG), no bairro Retiro, o Farmácia Viva é um modelo de farmácia que inclui desde o cultivo da planta medicinal, envolvendo a cadeia produtiva com a agricultura local, até o produto final que é o fitoterápico, medicamento com plantas medicinais. O público-alvo é formado por usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), por meio da Atenção Primária. O laboratório de beneficiamento será na Fundação Beatriz Gama, e a dispensação nas farmácias das unidades de saúde.

Quinto centro de hidratação para pacientes com dengue é aberto em Volta Redonda

UBSF Vila Mury vai atender exclusivamente casos suspeitos e confirmados da doença todos os dias – de segunda a domingo, das 7h às 22h
Passa a funcionar nesta quarta-feira, dia 6, o quinto centro de hidratação para pacientes com suspeita ou confirmação de dengue em Vota Redonda. A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Vila Mury, localizada na Avenida Amazonas, n.º 267, vai atender exclusivamente pacientes com sintomas da doença e também de Covid-19, todos os dias, das 7h às 22h. Os demais atendimentos dessa unidade vão continuar sendo feitos na Avenida Mariana do Carmo Nogueira Reis, n.º 283, no Vila Mury.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que a medida visa ampliar o acesso ao serviço de hidratação, beneficiando todas as regiões do município. Com a abertura desse novo polo, os moradores dos bairros Retiro, Siderlândia, Belmonte e Padre Josimo, por exemplo, poderão se direcionar à unidade ao apresentar algum sintoma de dengue.

Além da abertura dos polos de hidratação, recentemente a secretaria de Saúde reforçou as equipes médicas que atuam nas unidades básicas de saúde, contratando sete novos médicos, oito enfermeiros, 17 técnicos de enfermagem, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Vanessa Huguenin, reforçou que o primeiro atendimento em caso de dengue deve ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) mais próxima de casa. Não é indicado procurar os hospitais para o primeiro atendimento.

Estas unidades precisam estar livres para atender emergências, como acidentes, infartos e até os casos mais graves de dengue, por exemplo.

“Todas as unidades básicas de saúde estão prontas para receber o paciente em caso de suspeita ou confirmação de dengue. Além disso, temos agora cinco centros de hidratação que funcionam com horários ampliados. 
 
O paciente vai receber nessas unidades básicas todo o atendimento necessário, inclusive com a medicação, e, se for preciso, será encaminhado para um dos hospitais de emergência”, explicou a coordenadora.

Centros de hidratação para pacientes com dengue

Todos os dias: UBSF São Geraldo tem atendimento 24 horas; UBSFs Vila Mury, 249 e Santa Cruz atendem das 7h às 22h; e a Academia da Saúde do bairro Volta Grande das 7h às 19h.

Atendimento nas unidades de saúde

De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h: UBSFs Siderlândia, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Santo Agostinho e Volta Grande; as demais unidades de saúde funcionam das 7h às 17h.

Patrulha da mulher atende mais de 120 casos em Barra Mansa

Em balanço das ações feitas no ano de 2023, lesão corporal foi a ocorrência mais registrada

A Patrulha da Mulher realiza durante todo o ano ações de proteção e suporte para mulheres que sofrem algum tipo de violência no município. A corporação está aproveitando esta semana, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de março) para divulgar um balanço do trabalho realizado pela equipe ao longo de 2023, além de levar mais conscientização à população sobre o serviço prestado.

No ano passado, a Patrulha da Mulher prestou 120 atendimentos, dos quais 79 foram para verificação de medidas protetivas e 41 resultaram em ocorrências, sendo que dessas, os crimes com mais casos foram lesão corporal e ameaça. Outras situações apresentadas envolveram injúria, cárcere privado, violação de domicílio e coação no curso de processo.

Segundo a coordenadora da Patrulha da Mulher, Alcilene Novais, é importante que a população tenha conhecimento da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que tipifica e define a violência doméstica e familiar contra a mulher e estabelece as suas formas: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
- Em casos de denúncias, tanto as vítimas como os familiares e amigos precisam saber os casos previstos em lei para que possam identificar as agressões e procurar ajuda, rompendo com o ciclo de violência – explicou Alcilene.

Na Semana da Mulher, a Patrulha vai participar de palestras em duas escolas do município, além de marcar presença na inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), na sexta-feira (08), nas dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, no Centro.

O atendimento da Patrulha da Mulher acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Já aos fins de semana e feriados, as denúncias devem ser feitas na 90ª Delegacia de Polícia. O disque patrulha funciona por meio do telefone (24) 99931-8829.

REDE DE AJUDA
Além da Patrulha da Mulher, as mulheres vítimas de violência em Barra Mansa podem contar com suporte nos seguintes locais:

- Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) – Rua Oscar da Silva Marins, 252 – Centro.

- Hospital da Mulher – Avenida Tenente José Eduardo, 200, Ano Bom.
- UPA (Unidade de Pronto Atendimento) – Rua Luís Ponce, 263, Centro.
- 90ª Delegacia de Polícia Civil – Avenida Domingos Mariano, s/n, Centro.
- Gerj Polícia Militar – Rua Major José Bento, 2000, Vila Nova.