Rádio Acesa FM VR: 2023-04-16

sábado, 22 de abril de 2023

Idoso é detido por suspeita de agressão a companheira em Barra Mansa

Um idoso foi preso em flagrante por agredir a esposa na tarde de sexta-feira (21) em Barra Mansa (RJ). O caso aconteceu na Avenida Leonízio Sócrates Batista, no bairro Boa Sorte.

Segundo a Polícia Militar, a agressão foi denunciada e os agentes foram ao endereço checar a situação. Quando chegaram lá, a mulher confirmou que foi agredida pelo marido.

Após ouvir os relatos, o casal foi encaminhado para a Santa Casa para fazer exame de corpo de delito.

Em seguida, eles foram para a delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência. O agressor ficou preso e vai responder por lesão corporal, com base na Lei Maria da Penha.

Corpo de homem é encontrado em rio que corta a cidade de Volta Redonda

Ainda não foi identificado o corpo do homem encontrado na manhã deste sábado (22) às margens do Rio Paraíba do Sul, em Volta Redonda (RJ). O cadáver estava na altura do bairro Aero Clube.

O cadáver foi removido do rio e levado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre a causa da morte.

Homem é encontrado morto as margens da BR-101 em Angra dos Reis

O corpo de um homem foi encontrado na manhã deste sábado (22) em Angra dos Reis (RJ). Ele foi deixado às margens da BR-101 (Rodovia Rio-Santos), na altura da região da Praia Brava.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a vítima tinha aproximadamente 40 anos e foi assassinada a facadas e golpes de machado.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a remoção do corpo, que foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

A Polícia Civil esteve no local e realizou uma perícia para iniciar as investigações. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso e a motivação do crime era desconhecida.

Interligação de rede interromperá abastecimento de água em Volta Redonda neste domingo (23)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) informa que realizará, no próximo domingo (23), mais uma etapa da construção da nova rede de abastecimento de água da Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes (Beira-Rio).

O trabalho terá início às 5h e o término está previsto para as 17h. Para realizar a operação, será necessário interromper o abastecimento durante os trabalhos. Assim que os trabalhos forem concluídos, o abastecimento será retomado gradualmente, dos bairros mais centrais até aqueles que ficam em regiões mais afastadas.

O Saae-VR orienta que a população economize água no domingo, priorizando o consumo humano e evitando desperdícios. Os moradores que estiverem sem água podem acionar a autarquia através do número 115.

Trânsito

Durante a operação do Saae, o trânsito será interrompido embaixo da Ponte Dr. Murilo César dos Santos, do dia 20/4 (quinta-feira) ao dia 23/4 (domingo); e na Rua Otávio, no Retiro, nos dias 22/4 e 23/4.

A obra

A obra vai beneficiar cerca de 130 mil moradores. A interligação da nova rede de água será à Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Belmonte.

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Homem é preso por descumprimento de medida protetiva da Lei Maria da Penha

Policiais civis da 99ª DP (Itatiaia) prenderam em flagrante, na quarta-feira (19/04), um homem por descumprimento de medida protetiva. Ele foi capturado na região do Jambeiro 2, em Penedo, na Região Serrana, após trabalho de monitoramento.

De acordo com as informações, o acusado teria voltado a residir com a companheira. Ele havia sido posto em liberdade em uma audiência de custódia, e teria descumprido a ordem judicial que determinava o afastamento, e também o impedimento de aproximação e contato com a vítima.

Após a formalização dos procedimentos de polícia judiciária, o autor ficará à disposição da Justiça.

Acusado de matar homem a pedradas em Paty do Alferes é preso

Policiais civis de Miguel Pereira prenderam, nesta quinta-feira (20/04), um homem acusado de homicídio.

De acordo com as investigações, o homem é acusado de matar a pedradas Luís Carlos Rodrigues. O crime ocorreu no dia 17 deste mês, em uma ciclovia em Paty do Alferes. Segundo as investigações, a agressão foi tão violenta que deixou o rosto da vitima desfigurado.

Após levantamento de informações e um trabalho de inteligência, os agentes localizaram o autor no bairro da Mantiqueira, em Paty do Alferes. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão.

Preso o suspeito de roubo de picanha em Paraty

Um homem de 28 anos foi preso na tarde desta sexta-feira, dia 21, suspeito de furtar um peça de picanha de um mercado em Paraty. Ele foi localizado na Avenida Roberto Silveira, na altura do Parque Ipê.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito furtou a peça de carne do Mercado Carlão e venderia a terceiros. A carne custaria R$ 190,00.

O caso foi encaminhado a delegacia de policia da cidade onde fiado o valor de R$ 1.400,00 para o detido responder o processo em liberdade.

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Hemonúcleo de Barra Mansa vai funcionar no feriado de Tiradentes

Unidade está com estoque crítico de sangue do tipo O-
O Hemonúcleo de Barra Mansa informa que vai funcionar no feriado de Tiradentes, na próxima sexta-feira (21), com horário de 7h às 13h, exclusivamente para coleta de sangue. Em períodos de feriado a procura por bolsas de sangue costuma ser grande por conta de acidentes, principalmente nas estradas.
A unidade está com o estoque de sangue do tipo O- em estado crítico, e em nível baixo os tipos O+, A-, B- e AB-, necessitando urgentemente de doações.
 
A captadora de doadores do Hemonúcleo, Claúdia Maria, reforçou a necessidade de doação principalmente do tipo O-, que é considerado doador universal. "É importante para o paciente, já que ele supre todos os outros negativos. Assim, esse tipo sanguíneo se torna fundamental, pois a sua doação consegue preencher todas as urgências pela falta dos outros tipos negativos. Com essa estratégia fica mais fácil executar as carências", esclareceu Cláudia.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 24 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, ela deve aguardar seis meses após a realização da mesma.

O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, nº 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro.

Parque Aquático de Volta Redonda vai funcionar em horário especial no feriado de Tiradentes

Piscinas serão opção de lazer no feriado prolongado

Nesta sexta-feira, 21, feriado do Dia de Tiradentes, o Parque Aquático Municipal de Volta Redonda, na Ilha São João, funcionará em horário especial, das 8h às 15h, devido à previsão de chuvas na cidade. Já no final de semana, dias 22 e 23 (sábado e domingo), as piscinas abrem das 8h às 17h.

Para frequentar o espaço, que conta com três piscinas (uma para lazer, uma infantil e uma olímpica), vestiários e cantina, é preciso apresentar carteirinha e estar com o exame médico em dia.

De acordo com o coordenador do Parque Aquático Municipal, Wagner Rogério de Oliveira, o local será uma opção de lazer no final de semana prolongado. “Estamos com tudo preparado para receber as pessoas neste fim de semana prolongado. Queremos que todos aproveitem o dia de lazer de forma segura e tranquila”.

Exames médicos

É importante que os frequentadores fiquem atentos à validade do exame médico, que tem duração de seis meses. Os exames dermatológicos são realizados às segundas-feiras, às 13h30; terças-feiras, às 14h; quartas-feiras, às 8h e às 13h30; e às quintas-feiras, às 14h. São distribuídas 150 senhas por horário.

Já o cadastro para frequentar o Parque Aquático deve ser feito na secretaria do parque de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45, e das 13h05 às 17h. É necessária apresentação de documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Volta Redonda.

Saae-VR conclui primeira etapa de obra em elevatória no bairro Voldac

Reservatório que armazena água tratada para abastecimento de toda a região da Vila Brasília recebeu cobertura

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) encerrou a primeira tapa da obra de cobertura de um reservatório de água tratada, localizado na Elevatória Artur Gonçalves (antiga Estação de Tratamento de Água Santa Rita), conhecida como “Cascata”, no bairro Voldac. O projeto foi iniciado em agosto de 2022, mas a empresa vencedora da licitação abandonou o serviço logo em seguida.

Este reservatório armazena água para abastecimento de toda a região da Vila Brasília (Belo Horizonte, Cantinho do Céu, Coqueiros, Fazendinha, Mariana Torres, Mirante do Vale, Morro do Cruzeiro, Morro do Quiabo, Núcleo Topázio, Terra Vermelha, Vale Verde, Verde Vale) Santa Cruz I e II e Santa Rita do Zarur.

“Esta obra foi realizada com recursos próprios e teve como objetivo a preservação da qualidade de água armazenada, e executada em seis dias e com o uso de uma nova tecnologia: a utilização de uma argamassa polímera. Ela é uma evolução da argamassa tradicional, permitindo assim executar o serviço neste tempo tão curto, por já estar pronta para uso e com melhor rendimento, resistência, produtividade e impermeabilidade”, destacou o diretor-presidente do Saae-VR, o engenheiro Paulo Cezar de Souza, o PC.

Na obra ainda foram utilizados tubos PVC envolvendo o concreto armado, como sustentação da estrutura do telhado e, assim, combatendo a corrosão causada por vapores de cloro. Uma segunda etapa do serviço será executada em outro reservatório em breve.

Crimes ambientais são identificados em fazenda localizada em Paraty

Policiais militares estiveram no município de Paraty foram averiguar denúncias sobre desmatamento, desvio de curso de água e construção irregular de uma estufa para plantação de baunilha, ocorrendo no interior de uma fazenda localizada no bairro Patrimônio.

Durante a fiscalização, na fazenda próxima ao trevo do Patrimônio, os policiais da UPAm Juatinga observaram uma estufa de 300 metros quadrados, com plantação de baunilha já cultivada e em outro ponto da fazenda, foi constatado um local com diversos mourões de concreto finalizados com objetivo de inserirem no interior da estufa. 

Ainda durante as diligências, os policiais militares identificaram a construção de outra estufa em área de preservação permanente, por estar a menos de 30 metros de um curso de água existente na propriedade e diversos outros mourões já posicionados em seu interior, com diversas pedras já beneficiadas fazendo a contenção da mesma. 

Segundo os agentes, ao lado da estufa havia uma pequena abertura de estrada com cerca de 30 metros de extensão, com a finalidade de dar acesso a parte superior da estufa que está sendo construída. 

Os agentes questionaram o caseiro acerca das licenças ambientais para as intervenções e, após contato com a proprietária da fazenda, o mesmo informou que a moradora disse que a propriedade estaria na zona rural da APA Cairuçu e não necessitaria de autorização visto que iniciava o cultivo de baunilha. Os agentes informaram que seria necessário um cadastro de área rural (CAR), obrigatório para propriedades rurais conforme lei 12.651/12, momento pela qual a responsável disse que a fazenda foi adquirida através de posse e que estaria providenciando a regularização da área. 

Diante do caso, por não ter obtido nenhum instrumento de controle ambiental dos órgãos pertinentes acerca das intervenções em sua prioridade ao equipe da UPAm procedeu à 167ª DP, onde na ocorrência foi registrada.

Carro roubado é recuperado minutos após o crime em Resende

Um Honda Civic, de cor preta, foi recuperado pela PM no final da madrugada desta quarta-feira, dia 19, após ser roubado na Rodovia Joaquim Mariano de Souza (RJ-161), altura de Bagagem e Visconde de Mauá, em Resende.

Após denuncia, os policiais fizeram buscas no local e se depararam com o veículo parado na altura Maromba, quando os criminosos avistaram a viatura e fugiram, houve perseguição e acabaram fugindo  mata a dentro, abandonando o carro.

O carro foi encaminhado a delegacia da cidade para o registro da ocorrência e logo após os procedimentos foi entregue ao proprietário.

Casal que aparece em imagens de segurança é detido por suspeita de furto em farmácia de Volta Redonda

Flagrado por câmera da farmácia, casal suspeito é detido hora depois

Um casal suspeito foi abordado logo após a suspeita de furto a uma farmácia em Volta Redonda. O caso aconteceu nesta quarta-feira (19), no bairro Aterrado.

Um funcionário do estabelecimento, na Avenida Paulo de Frontin, solicitou ajuda no grupo da rede social, denunciando um suposto furto flagrado por uma das câmeras da loja, descrevendo as vestimentas do casal.

Agentes da PM e GM levantaram informações do caminho percorrido pelos suspeitos, passando pela Avenida da Integração, atravessando a passarela e chegando à Avenida Amaral Peixoto, no Centro, onde o casal foi inclusive fotografado. Eles foram abordados pelos agentes.

Com o homem de 41 anos, e a mulher, de 30 anos, que disseram não ter endereços fixos, foram encontrados fracos de desodorante, creme para cabelo e embalagens de óleo corporal, dentro de uma sacola, supostamente furtados da farmácia. O caso está sendo investigado.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Identificada mulher morta a tiros em Volta Redonda

Foi identificada na tarda desta quarta-feira (19) a jovem morta a tiros no Túnel 20, na Água Limpa, em Volta Redonda. Trata-se de Keittilly Emilli Glória Chabudey, de 19 anos, que levou tiros no rosto na noite desta terça-feira.

O crime ocorreu por volta das 22 horas e polícia foi acionada após a denúncia de disparo de arma de fogo. O Samu também esteve no local do crime e atestou o óbito. A princípio, ela estava sem documentação. Porém o reconhecimento foi feito por familiares no IML de Três Poços.

Segundo a Polícia Militar, junto ao corpo da jovem, havia uma pequena porção de maconha e três pinos de cocaína. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar a autoria, a motivação e a circunstância do crime. O enterro dela ocorrerá nesta quinta-feira (20) no Cemitério Municipal do Retiro.

Homem fica ferido em acidente de moto em Resende

Foto:PRF
Um motociclista de 29 anos ficou ferido após sofrer uma queda na Via Dutra, em Resende. O acidente ocorreu na altura do 304 Km, na entrada do Polo Industrial.

As informações são da Policia Rodoviária Federal. Segundo os agentes, ele perdeu o controle do veículo quando fazia o contorno.

Ele sofreu escoriações e foi levado pela ambulância da concessionária da rodovia para o Hospital de Emergência. O atual estado de saúde dele não foi informado.

Uma pessoa fica ferida em acidente na BR-393 em Volta Redonda

Um acidente, envolvendo dois carros, deixou um ferido em Volta Redonda. O acidente ocorreu no perímetro urbano da BR-393, na altura do bairro Santo Agostinho.

As informações são da Policia Rodoviária Federal. Segundo os agentes federais, o ferido foi levado pelos bombeiros para o Hospital São João Batista. O estado de saúde não foi divulgado.

Mais duas pessoas que seguiam como passageiros recusaram atendimento médico.

Traficantes perdem drogas durante flagrante em Barra Mansa

Drogas foram apreendidas nesta terça-feira (18) após a fuga de traficantes em Barra Mansa. O caso ocorreu na Rua Jamaica, no bairro Paraíso. Os policiais militares foram até o endereço após uma informação do Disque Denúncia que dois elementos vestindo preto estariam traficando no local.

Após receberem a informação, policiais realizaram um patrulhamento no bairro, quando dois suspeitos, que vestiam roupas pretas, e ao perceberem a aproximação dos policiais, empreenderam fuga para área de mata.

Ele abandonaram os seguintes materiais: 50 tabletes de erva seca (maconha), 11 frascos de loló, 8 pedras de crack e 44 pinos de cocaína. Todo o material apresentado à 90ª DP (Barra Mansa), onde foram tomadas as medidas cabíveis sobre a apreensão.

Denuncie a localização de pontos de drogas, de forma anônima, ao Disque Denúncia: central de atendimento: (021) – 2253 1177; 0300-253-1177; WhatsApp: (021) – 99973 117 ou pelo aplicativo: Disque Denúncia RJ

Motoboy fica ferido em acidente no bairro Mangueira, em Barra Mansa

Um motociclista ficou ferido na noite desta terça-feira (18) após sofrer um acidente em Barra Mansa. O caso ocorreu avenida Waldomiro Peres Gonçalves, no bairro Mangueira, na região Leste da cidade. Ele se colidiu com um carro.

Segundo informações de testemunhas, ele foi levado para o Hospital São João Batista. Ele teve ferimentos leves e não corre risco de perder a vida. O motorista do veículo de passeio permaneceu no local até a chegada do socorro. Não houve retenção no trânsito.

Idoso é atingido por trem em Barra Mansa

Um idoso de 66 anos foi atingido por um trem na noite desta terça-feira (18) por um trem no Centro de Barra Mansa. O acidente ocorreu na passagem de nível da avenida Dário Aragão por volta das 19 horas.

Ele foi socorrido para a Santa Casa de Barra Mansa, onde recebeu atendimento médico. Ele estava consciente e não corria risco de perder a vida. Aos policiais militares, ele contou que havia ingerido bebidas alcoólicas antes de atravessar a linha férrea.

Em depoimento, o maquinista contou que a vítima estaria atravessando a linha férrea sem a devida a atenção e não deu tempo para parar a locomotiva, não evitando a colisão. O trânsito ficou complicado até o atendimento da vítima.

Operação termina com material apreendido em Barra do Piraí

Uma operação da Polícia Militar foi realizada nesta terça-feira (18) em Barra do Piraí (RJ). A ação foi concentrada no distrito da Califórnia para prender suspeitos de envolvimento com a criminalidade

Ao todo, 13 veículos foram notificados por infrações de trânsito. Duas motos também foram apreendidas. Os agentes também recolheram 12 cápsulas e duas trouxinhas de pó branco que aparenta ser cocaína. Sete locais suspeitos foram verificados durante a operação.

A ação contou com a participação de 31 policiais militares, seis policiais civis e quatro agentes da Guarda Municipal, além de ambulâncias da prefeitura.

Segundo a PM, a operação foi uma atuação "prevento-repressiva diante das ações de elementos armados próximos à comunidade, que promovem roubo de veículos, de cargas e a transeuntes, causando grave perturbação da ordem pública aos que se deslocam e aos moradores da localidade".

Foragido da Justiça por tráfico de drogas é preso em Barra Mansa

Um homem que estava foragido da Justiça por tráfico de drogas foi preso na tarde desta terça-feira (18) em Barra Mansa (RJ). A prisão aconteceu no Centro.

Segundo a Polícia Civil, o acusado, de 29 anos, faz parte de uma facção criminosa que vende entorpecentes no município.

A partir de denúncias, a delegacia iniciou as investigações e apresentou um inquérito à Justiça. Com base no material apresentado, foi expedido contra o homem um mandado de prisão condenatória de cinco anos em regime fechado.

O acusado foi encaminhado para a delegacia de Barra Mansa e vai responder por tráfico e associação ao tráfico de drogas.

A Polícia Civil informou ainda a prisão faz parte de uma força-tarefa criada para combater crimes violentos na cidade.

Operação é realizada em Volta Redonda, Barra Mansa e Resende

Uma operação está sendo realizada na manhã desta quarta-feira, dia 19, contra contra a criminalidade em Barra Mansa, Resende e Volta Redonda (RJ).

O objetivo é prender suspeitos de envolvimento com o crime, além de apreender armas, drogas e veículos roubados e furtados.

Em Resende, agentes estão nas ruas dos bairros Cidade Alegria e Fazenda da Barra I e III. A ação conta com um blindado, 11 viaturas e quatro motos da PM e uma viatura da Guarda Municipal.

Em Barra Mansa, a operação acontece nos bairros Getúlio Vargas e Vila Delgado. Já em Volta Redonda, a ação está sendo realizada no bairro Dom Bosco.

Até a publicação desta reportagem, a PM não havia divulgado um balanço da operação.

Essa é mais uma da série de operações que serão realizadas neste mês.

Na terça-feira (18), a PM, em conjunto com a Polícia Civil e a Guarda Municipal, esteve no distrito da Califórnia, em Barra do Piraí.

Ao todo, 13 veículos foram notificados por infrações de trânsito. Duas motos também foram apreendidas. Os agentes também recolheram 12 cápsulas e duas trouxinhas de pó branco que aparenta ser cocaína.

Fotos: divulgação da Polícia Militar

Operação contra instalação irregular de GNV é realizada em Resende e Itatiaia

Uma operação para combater oficinas irregulares atuantes no mercado de Gás Natural Veicular (GNV) foi realizada nos municípios de Resende e Itatiaia na manhã de segunda-feira, dia 17. A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e do 5º Comando de Policiamento de Área Região Sul Fluminense e Costa Verde da Polícia Militar.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em seis estabelecimentos, sendo constatadas inúmeras irregularidades, culminando com a prisão em flagrante de uma pessoa por crimes contra as relações de consumo. Nos locais, os policiais encontraram diversos elementos que comprovam que as empresas realizavam a instalação e a manutenção de sistemas de GNV em desacordo com a legislação vigente e sem as autorizações legais necessárias, utilizando notas fiscais emitidas por terceiras empresas, ludibriando os consumidores e permitindo a clandestina regularização dos sistemas junto ao DETRAN.

Dentre os estabelecimentos alvos da operação, alguns ostentavam autorização apenas para realizar a instalação e a manutenção de sistemas GNV, mas não para realizar a requalificação (reteste) de cilindros destinados ao armazenamento do gás, ao passo que outros não dispunham de autorização para nenhum serviço relacionado ao GNV.  

A operação é objeto de ações civis públicas já ajuizadas junto às 1ª e 2ª Varas Cíveis de Resende, bem como a Vara Única de Itatiaia, que expediram decisões suspendendo o funcionamento de atividades ilegais por parte dos réus, sob pena de multa fixada para cada evento constatado, além do deferimento de ordens de busca e apreensão de documentos e equipamentos eletrônicos.

A Promotoria ressalta que ação teve como foco garantir a segurança dos consumidores e moradores da região Sul Fluminense, evitando acidentes causados por instalações e manutenções irregulares de sistemas de Gás Natural Veicular. "Recebemos diversos relatos de reiteradas explosões advindas de serviços mal executados neste segmento", alerta o promotor de Justiça Fabiano Cossermelli. O MPRJ adverte para a importância de o consumidor buscar serviços de instalação de GNV em locais regulamentados e realizados por profissionais capacitados, sempre se atentando para a lisura da documentação gerada, desconfiando de notas ficais e outros documentos técnicos emitidos por empresa diversa daquela contratada.a

Armas sem registro são apreendidas em residência na cidade de Mendes

Armas sem registro são apreendidas em residência após denúncia em Mendes

Três armas de fogo e diversas munições de calibre diferentes foram apreendidas por policiais militares do Comando de Polícia Ambiental, em Mendes, nesta segunda-feira (17) após os agentes terem ido verificar denúncia encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.

De acordo com os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia, foi realizada fiscalização em uma residência localizada na Rua Nossa Senhora da Glória, no bairro Martins Costa. Durante as diligências, os agentes identificaram duas gaiolas na varanda, porém, contendo canários belgas. Quando perguntado se havia armas no interior da residência, o responsável informou possuir duas espingardas e um revólver, todas sem registro. Além das armas, os policiais da 2ª UPAm encontraram 68 cartuchos de munição de calibres diferentes. Diante dos fatos, foi dada ciência de crime conforme estatuto do desarmamento, sendo feito registro fotográfico e vídeos. Os materiais foram recolhidos e encaminhados juntamente com o responsável à 97ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Polícia interdita fábrica clandestina de cosméticos no Rio de Janeiro

Uma fábrica de cosméticos foi fechada após denuncia na segunda-feira, dia 17, em Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Policiais da Delegacia Especial de Crimes contra o Consumidor (DECON) foram a Rua Sousa Franco, no bairro Jardim Rotsen para averiguar as informações.

No local, os agentes foram recebidos pelo proprietário da fábrica, e encontraram uma máquina industrial conhecida como “datador”, cuja finalidade é imprimir nas embalagens as datas de produção e validade dos produtos. Com o intuito de enganar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA, as impressões estavam sendo feitas com as datas de produção do ano de 2022, já que recentemente a ANVISA proibiu a fabricação de uma série de cosméticos, análogos aos encontrados, por causarem queimaduras nos consumidores. O gerente de produção e um homem que se identificou como responsável técnico, acompanharam a fiscalização policial.

Também foram encontrados pelos agentes da DECON, 200 quilos de insumos fora do prazo de validade, disponíveis para linha de produção, além de 1000 litros de acetona, sem registro, que é um material inflamável e de controle especial da Polícia Federal.

Em função do material encontrado e das irregularidades, o proprietário e o gerente foram presos em flagrante pela prática de Crime Contra as Relações de Consumo e Saúde Pública e o outro funcionário que se identificou como responsável técnico, foi preso pela prática de Exercício Irregular da Profissão.

A fábrica clandestina foi interditada e os três presos foram levados para a delegacia.

Homem é preso por tentativa de homicídio em Quatis

Policiais civis de Porto Real prenderam, na quarta-feira (12/04), um homem pelo crime de tentativa de homicídio. Ele foi capturado no bairro Jardim Independência, em Quatis, após trabalho de inteligência e monitoramento.

A ação foi em cumprimento de mandado de prisão preventiva. O homem foi encaminhado para o sistema penitenciário e está à disposição da Justiça.

Homem que espancava e estuprava a própria filha é preso em Piraí

Policiais civis de Piraí prenderam, na segunda-feira (17/04), um homem pelos crimes de estupro de maus tratos a própria filha. Ele foi pego no bairro Vale Verde.

As investigações começaram após os agentes tomarem conhecimento de que a filha do acusado, que na época tinha 8 anos de idade e hoje tem 9 anos, era espancada com frequência e estuprada de diversas formas pelo próprio pai.

Diante dos fatos apurados, a autoridade de polícia judiciária representou pela prisão preventiva do autor, cujo mandado foi cumprido nesta segunda-feira. O criminoso foi recolhido ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça.

PF prende mulher com notas falsas na Zona Norte do Rio de Janeiro

Foram apreendidos R$ 1 mil em cédulas falsas no momento em que a mulher recebia o pacote.

Rio de Janeiro/RJ – A Polícia Federal prendeu em flagrante nesta segunda-feira (17/4) uma mulher que havia comprado cédulas falsas pela internet e as receberia em sua residência, na Vila da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro.

A presa, de 32 anos, foi abordada pelos policiais federais recebendo um pacote contendo 10 cédulas de R$100, totalizando a apreensão de R$ 1 mil em notas falsas.

Em seguida, a mulher foi conduzida até a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, para a lavratura do auto de prisão em flagrante e outras formalidades cabíveis. Ela será indiciada pelo crime de moeda falsa, cuja pena pode chegar até 12 anos de reclusão.

Corpo de mulher é encontrado no bairro Água Limpa, em Volta Redonda

O corpo de uma mulher, ainda não identificado, foi encontrado no final da madrugada desta terça-feira, dia 18, em Volta Redonda. O caso aconteceu na entrada do Túnel 20, no bairro Água Limpa.

De acordo com as primeiras informações, o cadáver estava com marcas de tiros. 

A mulher não portava documentos.

A polícia foi acionada e o caso encaminhado a 93ª DP.

O corpo foi removido ao IML da cidade.

terça-feira, 18 de abril de 2023

19 ônibus são multados pelo Dentro no Rio

“Operação Todos são Passageiros e Passageiras” tem o objetivo de verificar a acessibilidade nos coletivos
A fiscalização do Detro-RJ iniciou na manhã desta segunda-feira (17/04), a “Operação Todos são
Passageiros e Passageiras”, que tem como objetivo verificar a acessibilidade nos ônibus intermunicipais. No total, 42 ônibus foram fiscalizados, 19 multas foram aplicadas, resultando no recolhimento de 18 coletivos.

As operações aconteceram na Rodoviária do Rio, Terminal Américo Fontenelle (Central do Brasil) e nas ruas Aracaju e Campo Grande, no bairro de Campo Grande. Das 19 autuações, oito foram referentes a descumprimento de normas de acessibilidade.

As outras irregularidades encontradas foram: Bancos em mau estado; iluminação deficiente ou inexistente; trafegar com defeito no feixe de molas; trafegar com ausência ou defeito do cinto de segurança do veículo; falta de documentação exigida por lei ou regulamento; portar selo ou certificado de autorização de tráfego vencidos ou rasurados.

De acordo com o diretor técnico-operacional do Detro-RJ, José Roberto de Lima, a “Operação Todos são Passageiros e Passageiras” irá percorrer 22 terminais e se estenderá até o dia 22 de outubro.

“Estamos realizando um trabalho em conjunto com a Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj, além de outros órgãos, para buscar um transporte cada vez mais inclusivo. Nossos fiscais sempre verificam questões de acessibilidade, mas faremos estas operações especiais ao longo do ano”, contou o diretor.
A população pode denunciar irregularidades entrando em contato com a Ouvidoria do Detro pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br ou pelo número (21) 3883-4141.

Mais 60 novos profissionais reforçam a Educação de Volta Redonda a partir desta terça-feira

Auxiliares de Educação Infantil e professores de Educação Infantil até o 9º Ano do Fundamental, além de orientadores educacionais, foram chamados para atuar na rede municipal

Sessenta profissionais de educação estiveram nesta segunda-feira (17) no auditório da Prefeitura de Volta Redonda, no Palácio 17 de Julho, bairro Aterrado, definindo os últimos detalhes para atuarem em escolas da rede municipal. Já submetidos a exames admissionais, todos assinaram contrato e começam a trabalhar nas unidades escolares nesta terça-feira (18). 

Todos os profissionais foram aprovados em processos seletivos realizados em 2021 e 2022. Ao todo são: 45 professores de Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental (Docentes II); 11 auxiliares de Educação Infantil; dois orientadores educacionais; um professor de Artes (Docente I) e um professor de Língua Inglesa (Docente I). 

O objetivo é que esses auxiliares e professores assumam vagas temporárias, deixadas por motivos de licença-prêmio para fins de aposentadoria, licença maternidade e por outras razões médicas.

Banco de Sangue de Volta Redonda faz campanha com a Pastoral da Saúde

Nesse fim de semana, a Paróquia Santa Cecília e a comunidade São Geraldo receberam a responsável pela captação de doadores do hemonúcleo
O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB), se juntou à Pastoral da Criança em campanha para ampliar o número de doações de sangue. Ao final da missa, o padre abre espaço para que a responsável pela captação de doadores do hemonúcleo, Cristina Teixeira, faça uma palestra sobre a importância da doação de sangue e sobre como se tornar um doador voluntário. Nesse fim de semana, ela esteve na Paróquia Santa Cecília e na Comunidade Eclesial São Geraldo.
 
“Durante minha explanação, procuro sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. Além das informações básicas para se tornar um doador voluntário, reforço que esta ação salva vidas. Convido as pessoas a se colocarem no lugar do outro. Pois, doar sangue é um ato de amor. O que doamos não nos faz falta e cada doação pode beneficiar até quatro pessoas”, falou Cristina.
 
E a conversa com os fiéis no fim de semana já começou a apresentar resultados. “Já na manhã desta segunda-feira, 17, mais de dez pessoas que me ouviram nas igrejas estiveram no hemonúcleo e outras prometeram comparecer durante a semana”, comemorou a responsável pela campanha.
 
Cristina também faz palestra nas escolas de ensino médio em Volta Redonda. Os alunos do colégio da rede particular de ensino – Interativo, na Vila Santa Cecília, por exemplo – aderiram à campanha. Nesta semana, a segunda turma da unidade fará a doação de sangue.
 
“E na tarde desta segunda, 17, estive no Instituto de Educação Professor Manuel Marinho, também na Vila, para marcar a palestra com a diretoria da unidade do Estado”, avisou, lembrando que a campanha com estudantes tem apoio das secretarias municipais de Ordem Pública (Semop) e de Ação Comunitária (Smac), que fazem o transporte dos doadores. Além da Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv), que mobiliza os universitários.
 
Hemonúcleo do HSJB atende seis unidades 

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda atende seis hospitais. O próprio Hospital São João Batista (HSJB), onde funciona; o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; o Hospital Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado); além de um hospital privado na cidade. E ainda fornece hemocomponentes para unidades em outros dois municípios.
 
A captação de doadores no Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda é feita das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. Pode doar qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis; é necessário estar em boas condições de saúde; e não precisa estar em jejum. As pessoas que se imunizaram contra a Covid-19 precisam esperar sete dias antes de fazer a doação. As mulheres precisam de um intervalo de três meses entre as doações, e os homens de dois meses.
 
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3339-4242 (ramais 325 e 326).

Drogas, munições e material de pesca são apreendidos no Rio Paraíba do Sul, em Barra do Piraí

Após informações em forma de denuncia, policiais militares apreenderam drogas, munições e material de pesca nesta segunda-feira, dia 17, no Rio Paraíba do Sul na cidade de Barra do Piraí.

Segundo os agentes, após patrulhamento às margens do Rio, foram localizados uma canoa com 10 redes de espera de aproximadamente 100 mts; 46 redes de espera de aproximadamente 05 mts; quatro tarrafas de aproximadamente cinco metros de diâmetro; sete cartuchos deflagrados de calibre 28; aproximadamente 100gm de erva seca aparentando ser maconha; e aproximadamente 10 kg de peixe nativo.

Todo o material foi encaminhado a 88ª DP.

Mulher fica ferida em acidente de moto na Dutra, em Resende

Foto: PRF

Uma mulher ficou ferida em um acidente no inicio da manhã desta segunda-feira, dia 17, em Resende. A queda de moto aconteceu por volta dás 06h15 na altura do km 304 da Dutra, sentido Rio de Janeiro, em Resende, próximo à entrada do Polo Industrial, bairro Fazenda da Barra.

A PRF informou que o pneu traseiro da motocicleta furou, causando descontrole do veículo.

A vitima de 32 anos sofreu escoriações generalizadas pelo corpo todo e um corte na boca, sendo socorrida com ferimentos leves pela equipe de resgate da CCR para o Hospital de Emergência de Resende.

Durante o atendimento, os policiais rodoviários federais, constataram que a condutora não possui CNH, além do licenciamento da motocicleta estar vencido, sem espelhos retrovisores, lacre da placa rompido e o capacete sem viseira; sendo aplicadas as devidas multas pelas infrações de trânsito constatadas, no valor total de R$ 2.509,84; e a motocicleta foi removida para o pátio.

segunda-feira, 17 de abril de 2023

GM flagra e recolhe moto barulhenta no bairro Laranjal

Uma motocicleta Honda CB 250 com irregularidades – entre elas, o escapamento adulterado – foi recolhida por agentes da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) ao Depósito Público Municipal.

O flagrante ocorreu nesse domingo (16), durante um patrulhamento de rotina pela Avenida Nelson dos Santos Gonçalves, no bairro Laranjal.

Os agentes tiveram a atenção voltada para o barulho alto de uma motocicleta, que também estava com a placa cortada pela metade (apresentando apenas as letras).

“O barulho era tão alto, proveniente do seu escapamento adulterado, perturbando o sossego de todos”, contou o inspetor De Oliveira.


O condutor ainda tentou fugir, mas a GMVR conseguiu fazer a abordagem de forma segura. Ele não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e não apresentou o documento de porte obrigatório (CRLV), além de ter a placa de identificação cortada.

Preso em Angra dos Reis o acusado da morte de bebê e pai dele na cidade de Itatiaia

Um homem foi peso na manhã deste domingo,dia 16, em Angra dos Reis. Ele estava no bairro Parque Mambucaba.

De acordo com a PM, contra o acusado havia um mandado de prisão.

Segundo informações preliminarmente obtidas pelo 33ºBPM, o preso estaria envolvido na morte de uma bebê de oito meses e o seu pais de 18. O crime aconteceu na cidade de Itatiaia em 23/11/2022.

UBSF Santa Cruz entra na reta final em reforma e ampliação

Unidade passa por pintura e melhorias que vão permitir aumentar atendimento da Saúde da Família
A obra de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Guanahyro Ferreira Netto, no bairro Santa Cruz, em Volta Redonda, entrou na reta final. As equipes estão finalizando a pintura das áreas interna e externa da unidade, além de concluir a recuperação da calçada que dá acesso à UBSF. 

“A obra está quase concluída, restando pequenos ajustes, além de trâmites com a concessionária Light para a liberação da subestação de energia elétrica”, explicou a arquiteta da Secretaria Municipal de Saúde, Luisa Dias. 

A obra contempla reforma geral do prédio, inclusive com informatização e climatização do ambiente, priorizando a circulação do ar e de pessoas.  O projeto conta ainda com a ampliação da central de esterilização e um abrigo para resíduos sólidos. 

Reforma vai permitir ampliação de atendimento de Saúde da Família 

A UBSF do Santa Cruz atende cerca de 13,6 mil pessoas, recebendo também a população dos bairros Santa Rita do Zarur, residenciais Ingá I e II, além de outras localidades próximas. Após a reforma, moradores poderão contar com a cobertura de quatro equipes de estratégia de Saúde da Família, com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de Saúde. 

“É uma obra de grande importância, já que a unidade atende moradores do Santa Cruz e regiões próximas, atendendo cerca de 30 mil pessoas, e vamos conseguir ampliar o atendimento de estratégia de Saúde da Família para essa população”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também está buscando junto ao Governo do Estado a instalação de uma base fixa e uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que atenderá aos chamados da localidade 24 horas por dia. A unidade funcionará em horário estendido até as 22h, e aos sábados.

Justiça determina monitoramento de Canais do Youtube acusados de propagar intolerância religiosa

Decisão foi em ação do MPF que apontou a propagação de discurso de ódio em vídeos publicados por quatro canais vinculados a uma instituição religiosa
A Google Brasil Internet terá que adotar medidas para identificar e excluir postagens com conteúdo ilícito de quatro canais do Youtube acusados de propagar intolerância religiosa. A sentença da 29ª Vara Federal do Rio de Janeiro foi proferida em ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que apontou a propagação de discurso discriminatório no conteúdo veiculado pelos canais Geração Jesus Cristo, Geração ao Vivo, Geração de Mártires e Geração de Mártires ao Vivo. A decisão determina que a Google Brasil monitore permanentemente os referidos canais com os sistemas de controle utilizados pela empresa, além do envio periódico de relatórios ao MPF com as análises dos conteúdos e as providências implantadas contra eventuais conteúdos ilícitos.

Em setembro do ano passado, a 29ª Vara Federal do Rio de Janeiro determinou que a Google Brasil Internet excluísse os quatro canais do Youtube e todos os vídeos postados pelos perfis. No entanto, empresa cumpriu parcialmente a decisão liminar removendo apenas os indicados na petição inicial da ação do MPF.

O MPF requereu a manutenção da decisão liminar, diante do “enorme volume de conteúdo discriminatório postado” e da ineficácia da “suposta fiscalização da ré” para impedir a propagação de discurso de ódio no Youtube. Por sua vez, a Google Brasil argumentou que a remoção de canais inteiros contraria o Marco Civil da Internet e a Constituição por configurar censura prévia à publicação de novos conteúdos, além da remoção de centenas de vídeos nos quais não se aponta ilicitude. O pedido foi acolhido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que suspendeu os efeitos da decisão relativa à determinação de exclusão dos canais.

Diante de falhas no monitoramento determinado pelo TRF2, a 29ª Vara Federal do Rio de Janeiro determinou novamente que a empresa aplique seus sistemas de controle nos 30 vídeos que ainda estão disponíveis em um dos canais, além de futuras postagens nos quatro canais citados na ação.

Ação – Ao apurar o caso, o MPF identificou que os envolvidos reincidiram na difusão de conteúdos ilícitos. “Mesmo após a intervenção do Poder Judiciário – tanto na esfera cível quanto criminal - a Igreja Geração Jesus Cristo, liderada por Tupirani da Hora Lores, criou novos perfis na plataforma YouTube para continuar a propagar discurso de ódio, em manifesto abuso do direito à liberdade de expressão”, detalha a ação.

A propagação de discurso discriminatório e intolerância religiosa foi identificada nos quatro canais relacionados à instituição religiosa que está envolvida em processos por intolerância, inclusive com a condenação criminal de seu líder.

Hospital do Câncer de Resende receberá repasse do estado, diz secretário

O secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, anunciou na quinta-feira (13.04) o repasse de R$ 27 milhões ao município de Resende para a construção e aquisição de equipamentos de um hospital oncológico na cidade.

O anuncio aconteceu durante a cerimônia de entrega de duas ambulâncias para Resende e uma para Itatiaia, realizada no Parque das Águas.

- O Rio de Janeiro vai ser o primeiro estado do Brasil em que todos os municípios terão o atendimento do Samu. Porque uma pessoa quando liga no 192, ela precisa ter a confiança neste sistema único e universal, confiar que será atendido. Nós não tínhamos Samu em cidades muito importantes do Rio de Janeiro. Essas ambulâncias que estão aqui hoje são UTIs e serão instrumentos para salvar vidas – afirmou o secretário.

As entregas das UTIs estão no escopo do projeto ‘SAMU 100% RJ’, que disponibilizará 249 veículos aos 92 municípios do estado, além de repassar integralmente o valor de custeio do serviço por um ano aos municípios que estão implantando o atendimento. Até esta quinta, 228 ambulâncias foram entregues a 74 municípios.

O custeio do SAMU é tripartite (repasse do governo municipal, estadual e federal), mas desde o ano passado a SES-RJ dobrou o valor pago, cobrindo a parcela do estado e também a dos municípios. Este ano, para possibilitar a implantação do SAMU onde ainda não há o serviço, a SES-RJ vai pagar 100% do custeio por um ano, até que o município consiga a habilitação do Ministério da Saúde.

Após a cerimônia de entrega de ambulâncias, o secretário visitou as instalações da unidade oncológica e o Hospital Veterinário Municipal de Resende.

O secretário destacou a importância do Hospital do Câncer para a região. E ressaltou a necessidade de ampliação de uma rede de assistência ao câncer, principalmente pelo aumento da expectativa de vida da população.
 
- A gente vê as pessoas vivendo mais, cada dia que a gente vive mais, a expectativa de vida aumenta, mais aumenta nossa vulnerabilidade ao câncer e às doenças cardíacas, por isso é muito importante também esta entrega hoje para vocês do Hospital do Câncer que nós vamos custear -disse Dr. Luizinho.

Mais de 3 mil computadores são entregues a estudantes da rede municipal de Volta Redonda

Chromebooks podem ser utilizados para diversas tarefas no uso escolar, desde pesquisas na internet até assistir filmes, por exemplo; proposta busca modernizar o ensino público
3.083 Chromebooks foram entregues para estudantes de escolas de Ensino Fundamental – do 1º ao 9º Ano de Volta Redonda. Ao todo, 58 das 59 unidades da rede já receberam os computadores – a última será a Escola Municipal Waldyr Bedê, no bairro Santa Rita do Zarur; a previsão é que a entrega de mais 32 ocorra nos próximos dias. Os equipamentos podem ser utilizados para diversas tarefas no uso escolar, desde pesquisas na internet até assistir filmes, por exemplo. 

“Os Chromebooks são destinados exclusivamente aos alunos. Aos professores serão entregues notebooks, que têm uma estrutura mais robusta, até porque eles vão ser mais utilizados. Os Chromebooks possuem um sistema operacional mais leve, chamado de Chrome OS, em comparação com os demais disponíveis no mercado. Isso é um fator importante, principalmente para ser escolhido para o uso escolar, com as atividades sendo realizadas em nuvem”, disse o coordenador de Tecnologia Educacional da SME, Bruno Moreira, explicando que gabinetes de recarga também foram adquiridos junto aos Chromebooks. 

A SME também licitou um link de internet para complementar a rede já existente nas mais de 100 unidades – os locais contam com o serviço fornecido pela EPD (Empresa de Processamento de Dados) e o programa Educação Conectada, do Governo Federal. Segundo o coordenador de Tecnologia Educacional da SME, 80% das escolas já receberam essas melhorias e o restante deve receber em breve. 

Entrega de Smart TVs e compra de computadores


Junto à entrega dos Chromebooks, a SME está promovendo a entrega de Smart TVs, de 60 e 65 polegadas, em todas as escolas de Ensino Fundamental de Volta Redonda – uma para cada sala de aula. As creches e centros de Educação Infantil também receberão TVs. Ao todo, são 730 equipamentos. Computadores desktops para equipar os laboratórios de informática estão em processo de compra. O objetivo é modernizar essas áreas educacionais. 

“Todos esses equipamentos fazem parte de um pacote de investimentos que foi pensado em 2021, no começo do governo Neto, ainda na gestão da professora Therezinha (Gonçalves). Foi constituído o Centro de Mídias da SME, que é uma equipe destinada a trabalhar com tecnologia educacional”, disse Moreira, ressaltando que, além das compras de equipamentos, uma série de formações foram feitas e outras ainda estão sendo realizadas. 

“Hoje, estamos promovendo a capacitação tecnológica de profissionais para o uso dos Chromebooks. Então foi definido como prioridade este avanço e atualização em termos de tecnologia na educação”, finalizou Moreira. 

O secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré, disse que o uso da tecnologia nas escolas, especialmente por meio do Chromebook, aumenta o engajamento dos alunos. 

“Queremos despertar um maior interesse dos nossos alunos no aprendizado. Precisamos inovar e levar esta oportunidade às nossas crianças e jovens. Alguns fazem uso da tecnologia diariamente em casa, seja em seus smartphones, computadores, videogames, mas isso não acontece nas escolas. Por isso, queremos transformar o ambiente escolar”, destacou Sodré.

Polícia ambiental encontra palmeiras cortadas ilegalmente em Paraty

Foto: PMAm
Um denuncia levou a polícia a averiguar corte de duas palmeiras em Mambucaba, na cidade de Paraty. O caso aconteceu neste domingo, dia 16.

Segundo os agentes, a denúncia mencionava que no local, homens com motosserra vinham cortando árvores de maneira ilegal. Assim que chegaram à Rua Carajás, na Vila Operária de Paraty, os policiais constataram a existência das árvores cortadas, mas durante a fiscalização, não encontraram nenhum suspeito ou placas indicativas de licenciamento para a atividade. Diante dos fatos, os agentes da UPAm se deslocaram à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Segunda edição do 'Rap Day' movimenta o domingo em Barra Mansa

Evento musical ocorreu no bairro Roberto Silveira

A segunda edição do 'Rap Day' foi realizada neste domingo (16) no bairro Roberto Silveira, em Barra Mansa. O evento, que contou com o apoio da Prefeitura, através da Fundação Cultura (FCBM), reuniu dezenas de pessoas durante todo o dia.

O Rap Day é um evento que busca valorizar a cultura do hip hop no sul do estado do Rio de Janeiro, principalmente na cidade de Barra Mansa, visando dar mais oportunidade aos artistas da região.
Entre os participantes estavam DJs e MCs de cidades como Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Valença, Volta Redonda e participação especial de artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo. 

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, falou sobre o apoio dado pela instituição ao evento. "O hip hop se fortaleceu muito no município. O Rap Day é um encontro forte que mobiliza toda a região. Vamos continuar apoiando para ampliar o alcance dessa linguagem que tem grande impacto, principalmente entre o público jovem crítico".

O organizador e idealizador do festival, Ocsob, falou sobre a importância do evento para a cultura hip hop na cidade:

- Esse festival é de extrema importância para a cultura hip hop da cidade, visto que temos um grande número de artistas na região e não temos nenhum festival desse porte, trazendo a cultura hip hop pra perto da população, além de transformar a cidade em referência na cultura - ressaltou Ocsob.
Estiveram presentes no evento os DJs Dirty Death, ProBeat, Bea e Cleonte. Já entre os MCs, estiveram presentes Erretê, Zero24, Mallory, Mente Insãna, Medni, Dorian, Hael EC, Dragão Crioulo, Madu024, Graveto Old Sytle, TioPhill, Spectror, Young Bot, LC Monteiro, T-Records.

domingo, 16 de abril de 2023

Barra Mansa amplia público-alvo de imunização contra influenza

Novo grupo contempla idosos maiores de 60 anos e trabalhadores da área de saúde

A cidade de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue realizando a campanha de imunização contra a influenza, popularmente conhecida como gripe. A nova fase  da vacinação, que será iniciada na segunda-feira (17), vai contemplar idosos com idade acima de 60 anos, além de trabalhadores da área de saúde.

Já foram aplicadas 942 doses do imunizante desde o início da campanha, sendo que, desse total, 158 foram em profissionais da saúde e 784 em idosos.

A gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão.  
A enfermeira do Setor de Imunização de Barra Mansa, Rita Fernandes de Queiroz, destaca que a estratégia de vacinação contra a influenza tem o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. “Isso permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde”.

A vacinação pode ser feita de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, em todas as unidades de saúde do município. É necessário levar documento de identidade, cartão de vacina e Cartão Nacional de Saúde (CNS). Os trabalhadores da área da saúde também devem apresentar documento que comprove a vinculação ativa ou declaração emitida pelo serviço de saúde de atuação do profissional.

Troca de tiros entre criminosos termina com menina morta em Itatiaia

Uma menina de 12 anos foi morta por bala perdida na tarde deste sábado (15) em Itatiaia (RJ). O caso aconteceu durante um tiroteio no bairro Nova Conquista.

Segundo a Polícia Militar, traficantes de drogas planejavam atacar membros de facções rivais. A adolescente estava na rua e acabou atingida nas costas.

A vítima foi socorrida e levada por um carro ao Hospital Municipal Doutor Martins de Barros. De acordo com a unidade médica, ela já estava em óbito quando chegou ao hospital.

O caso foi registrado na delegacia de Itatiaia. A Polícia Civil informou que vai utilizar o auxílio de câmeras de segurança para identificar o autor dos disparos. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito havia sido preso.

Hospital Regional completa cinco anos de fundação com mais de 30 mil atendimentos

Antes de receber alta hospitalar, a pequena Eloah Vitória, de sete anos, fez questão de participar da festa de aniversário do Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda. A menina ficou internada na unidade quase um mês, entre CTI e enfermaria, fez uma bateria de exames e deixou a unidade com diagnóstico fechado, para alegria da família.

-- Estou muito grata. Minha filha passou por dois hospitais e deram alta sem diagnóstico. Busquei ajuda e a Central Estadual de Regulação fez encaminhamento para o Zilda Arns. Tivemos todo o suporte necessário e os médicos conseguiram descobrir um problema renal. Hoje estou indo para casa com os laudos e encaminhamento para uma unidade de referência. Só tenho elogios a toda equipe do hospital – declarou Samantha Gentil de Oliveira, de 32 anos, mãe da menina.  

Referência no atendimento de média e alta complexidade no Médio Paraíba, o Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neuman completou cinco anos de funcionamento e comemorou cerca de 30 mil atendimentos à população. Nos últimos meses, a unidade ganhou quatro salas de centro cirúrgico, destinadas à cirurgia geral e ortopédica, e também um equipamento de ressonância magnética de última geração.

O aniversário de cinco anos de fundação do Zilda Arns foram comemorados com almoço especial. E não faltou o tradicional bolo de aniversário nem o “Parabéns Pra Você”, cantado por dezenas de funcionários e pela pequena Eloah Vitória, na área de convivência do hospital.

Os personagens Minnie e Mickey prestigiaram o evento, assim como vários coelhinhos da Páscoa, já que o aniversário do hospital, este ano, coincidiu com a Semana Santa. O diretor-geral do Zilda Arns, Caio Larcher, também aproveitou para agradecer o empenho de toda a equipe de funcionários, que ganharam copo personalizado como lembrança

- Desde a inauguração, a população dessa região já não precisa mais se deslocar para a capital em busca de atendimento. E, agora, com mais investimentos e serviços, estamos atendendo também centenas de pacientes de outras regiões do estado que chegam à unidade por meio da Central de Regulação. E vamos avançar ainda mais este ano e sempre com a ajuda, o esforço e a dedicação de todos vocês – destacou o diretor.

Preso homem que matou e roubou o próprio primo usando martelo em Barra Mansa

Policiais civis de Barra Mansa prenderam, nesta sexta-feira (14/04), um homem pelo crime de latrocínio. Ele foi localizado no bairro Nova Esperança após trabalho de monitoramento e inteligência.

O acusado teria entrado na casa do primo, roubado pertences e o assassinado com diversos golpes de martelo na cabeça. O crime ocorreu há cerca de 15 dias.

Para tentar confundir o trabalho dos agentes, ele teria escrito na parede do local “tarado tem que morrer”. O autor chegou a prestar depoimento na delegacia, informando que não sabia de nada e estava muito abalado com a morte do parente.

Os policiais, desconfiados, começaram a investigar o criminoso e confirmaram que ele havia sido o autor do latrocínio.

Após o cumprimento das formalidades de praxe, o detido foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Identificado corpo de jovem morto a tiros no Retiro, em Volta Redonda

Foi identificado como Israel Alberto de Assis Ramos, de 25 anos, o jovem morto com vários tiros no final da noite de sexta-feira, dia 14, no bairro Retiro, em Volta Redonda. O crime aconteceu próximo a escola Amazonas.

Israel, que era, morador da Rua B, no Bairro Açude, morreu no local, na avenida Santa Izabel.

A motivação e os suspeitos autores do crime está sendo investigado pela delegacia da cidade.

Homem é morto a tiros no Retiro, em Volta Redonda

Identificado cadáver desovado às margens da Rodovia do Contorno em Volta Redonda

Foi identificado como Adriano de Souza Batista, de 34 anos, o corpo do homem desovado às margens da Rodovia do Contorno em Volta Redonda. 

O cadáver foi localizado na manhã deste sábado, dia 15, na altura do bairro Água Limpa.

Segundo a polícia, o corpo estava com as mãos amarradas e marcas de tiros.

Até esta publicação não era sabido a origem do crime como a sua motivação.

Após perícia no local, o corpo foi removido ao IML da cidade, em Três Poços.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.