Rádio Acesa FM VR: 2014-08-10

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

HISTÓRIA HOJE - 15 DE AGOSTO - Há 45 anos, acontecia o grande Festival de Música Woodstock

Há 45 anos, acontecia o grande Festival de Música Woodstock

Apresentação Márcia Dias


A lendária manifestação de paz foi realizada entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969 na fazenda de Max Yasgur na cidade de Bethel, no estado de Nova York, Estados Unidos. O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um fim de semana, para mais de 500 mil espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular.

Anvisa proíbe venda de lote de água São Lourenço, da Nestlé

Anvisa proíbe venda de lote de água São Lourenço, da Nestlé

Testes identificaram presença de bactéria acima do limite permitido.
Lote atingido é o 32966047S1, com validade de 23/10/2014. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e comercialização, em todo o país, de um lote de água mineral natural da marca São Lourenço, produzido pela Nestlé.

De acordo com resolução publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (15), testes identificaram a presença da bactéria "Pseudomonas aeruginosa" acima do limite estabelecido na legislação sanitária.

O lote atingido é o 32966047S1, com validade de 23/10/2014.
A Nestlé foi procurada, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: G1

 

STJ reconhece perdas de clientes do Banco do Brasil com o Plano Verão

A 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou, nesta sexta-feira, que os clientes do Banco do Brasil (BB) têm direito à correção monetária de suas cadernetas de poupança, que sofreram perdas com o Plano Verão (1989). Na época, a rentabilidade aplicada foi menor do que deveria. A decisão, tomada por unanimidade na quarta-feira, foi resultado do julgamento de um recurso do banco, contra uma sentença anterior que o condenava a fazer as correções.
Assim, clientes do BB (ou sucessores) que tinham poupança em janeiro de 1989, com data de abertura na primeira quinzena, no lançamento do plano, podem executar individualmente a sentença da ação civil movida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Após greve, posto do Detran está ainda mais congestionado

Depois da greve de 24 horas realizada na última terça-feira, o posto de vistoria do Detran no bairro São Luiz, em Volta Redonda, enfrenta um verdadeiro caos para realizar as vistorias que já estavam agendadas e as que deixaram de ser realizadas em apenas um dia. Na tarde de ontem, motoristas reclamaram da demora para a realização do serviço, enquanto do lado de fora grandes filas de veículos aguardavam a vez para entrar no posto.

O trânsito nas imediações do posto estava caótico, principalmente a partir da chegada de veículos de grande porte, como dois ônibus, que aguardavam do lado de fora, bloqueando a faixa sentido Niterói da Avenida Francisco Torres. Como era também grande o número de veículos trafegando em sentido contrário, muitos com destino ao posto, o tráfego apresentava, por volta das 15 horas, retenções nos dois sentidos.
- A vistoria de ônibus e caminhões deveria ser realizada em outro lugar, pois não temos como entrar pelo mesmo portão dos veículos de pequeno porte. Então, temos que aguardar do lado de fora, pois lá dentro não tem espaço – disse o motorista de um dos ônibus, enquanto esperava.

Lá dentro, motoristas se queixavam de que já estavam no posto há cerca de duas horas e ainda não tinham saído com o licenciamento de 2014. “Está tudo muito lento”, reclamou uma mulher.

O FOCO REGIONAL tentou falar com a direção do posto, mas no momento em que a reportagem esteve no local o responsável não se encontrava. Antes da publicação da nota, o jornal ligou para o posto do São Luiz, mas ninguém atendeu os dois números discados.

Na última terça-feira, quando os cerca de 40 funcionários da empresa terceirizada do Detran para os serviços de vistoria cruzaram os braços por atraso no pagamento dos salários, um deles informou que são realizadas no postos, em média, 400 vistorias por dia.

Fonte: Foco Regional

A MÚSICA DO DIA! Morte do flautista Altamiro Carrilho

15/08/2014 00h01

Morte do flautista Altamiro Carrilho

Além da música, atou como farmacêutico e comprou uma flauta usada, com a qual começou a ganhar fama entre os apreciadores do choro.

Altamir Carrilho 2
No dia 15 de agosto de 2012, morreu o flautista Altamiro Carrilho, aos 87 anos no Rio de Janeiro, após complicações em decorrência de problemas pulmonares. O gigante Altamiro Carrilho viveu da flauta, mas, a exemplo de bons valores do país, passou por dificuldades financeiras, e, para sobreviver, chegou a vender algumas de suas flautas. A Música do Dia é "Bem-Te-Vi Atrevido", uma curta demonstração do talento desse músico brasileiro.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo - Mônica Montenegro
 

VOLTA REDONDA, 15 DE AGOSTO DE 2014. O DIA HOJE - DIA DA INFORMÁTICA!

<<>>

Sejas um experimentado em toda a sua vida, pois, quem aqui sabe o que vive, terá sempre, o que se aprende!

(Adriano Martins - 2014)
=========================================================================
Sexta-feira, 15 de Agosto de 2014. Estação: Inverno. Dia frio e chuvoso

15 . Dia da Informática
15 . Dia Mundial do Fotógrafo
15 . Dia mundial da Fotografia
15 . Assunção de Nossa Senhora
15 . Morte do escritor Euclides da Cunha (1909)
15 . Dia dos Solteiros
15 . Dia da Boa Semente

Dia da Informática

A informática trouxe muitos avanços, benefícios e facilidades para as pessoas, seja através de programas ou da própria Internet. A informática é uma ferramenta essencial para as tarefas de qualquer empresa.

Origem do dia da Informática

O Dia da Informática é comemorado em 15 de agosto porque foi neste dia, do ano 1946 que surgiu o Eniac que mereceu ser chamado de computador. O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala, criado pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Bactérias modificadas "comem" tumores em teste com animais e humanos

Bactérias modificadas "comem" tumores em teste com animais e humanos

Injetar bactérias geneticamente modificadas num tumor que já resistiu a vários tratamentos não parece a mais lógica das abordagens, mas foi o que fizeram cientistas nos EUA –e com um grau considerável de sucesso.

Ocorre que os micróbios são capazes de, ao mesmo tempo, "comer" pedaços do tumor e evitar danos aos tecidos saudáveis do paciente, mostra a pesquisa publicada na edição desta semana da revista especializada "Science Translational Medicine".

Os resultados, ainda muito preliminares, apesar de encorajadores, foram obtidos em testes com ratos, cães e com uma única paciente humana –outras pessoas devem participar dos ensaios clínicos em breve.

"Ainda estamos na fase 1 dos testes clínicos, cujo objetivo é verificar apenas se a terapia é segura. Ainda não temos como comparar essa abordagem com outros tratamentos contra o câncer, e é cedo para dizer quais tumores seriam mais vulneráveis a ela", disse à Folha o médico Saurabh Saha, da empresa de biotecnologia BioMed Valley Discoveries.

A firma pretende transformar as descobertas em produtos caso tudo corra bem.
Fernando Mola/Editoria de arte/Folhapress

SEM AR
Saha e seus colegas desenvolveram sua própria variedade, ou cepa, da bactéria Clostridium novyi, que pode causar infecções graves em pessoas e animais.
A questão, porém, é que se trata de um micróbio anaeróbico, ou seja, que precisa de um ambiente pobre em oxigênio para se multiplicar. Foi isso que levou os cientistas a pensarem nela como arma.
É que o crescimento desordenado dos tumores faz com que, no interior deles, surjam regiões cheias de células com baixo suprimento de oxigênio –células que, aliás, são resistentes à quimioterapia ou à radioterapia. Surgiu, portanto, a ideia de enviar a C. novyi a essas áreas.
Antes disso, porém, os cientistas "deletaram" parte do DNA da bactéria, um gene que normalmente permite que o micróbio produza uma toxina bastante agressiva.

As bactérias foram então injetadas diretamente nos tumores –primeiro em ratos com uma forma artificial e agressiva de câncer cerebral, depois em cães que tinham desenvolvido naturalmente a doença e, finalmente, em uma mulher de 53 anos com um tipo de câncer muscular, já em fase de metástase (espalhamento pelo organismo).

A abordagem dobrou a expectativa de vida dos ratos e eliminou ou reduziu bastante o tumor em 40% dos cães. O tumor no ombro da paciente humana também ficou praticamente destruído, sem células viáveis sobreviventes.

"Até onde sabemos, o mais importante para esse sucesso foi a injeção direta da bactéria no tumor e a preferência dela por ambientes com pouco oxigênio", explica Saha. Com isso, o micróbio atacou apenas a massa de células no interior do tumor.

Houve efeitos colaterais em todos os casos, os quais lembram muito uma infecção tradicional: inchaço, dor e febre. "Quando a bactéria conclui seu trabalho, podemos controlá-la com antibióticos tradicionais", diz o médico.

Para o biólogo Tiago Góss dos Santos, pesquisador do A.C. Camargo Cancer Center, os resultados parecem promissores, em especial por se tratar de um trabalho inicial.

"É preciso levar em conta o fato de que os tumores são muito heterogêneos, então é normal que uma única estratégia não consiga destruí-los totalmente", explica. "A bactéria poderia ser uma arma para reduzir o tamanho deles, sendo combinada a outras terapias que atacariam as células tumorais que não estão sob essa condição de baixo nível de oxigênio."

Há 58 anos, morreu o poeta e dramaturgo Berthold Brecht

Há 58 anos, morreu o poeta e dramaturgo Berthold Brecht

Apresentação Dilson Santa Fé


Ele foi um destacado encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955. Ao final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico. Recebeu o Prêmio Stalin da Paz em 1954.

US$ 35 mil 'somem' de contas de passageiros de avião desaparecido

Avião da Malaysia Airlines desapareceu em 8 de março.
Bancos e polícia investigam sumiço de dinheiro.

A polícia da Malásia investiga os saques de 111 milringgit (US$ 35 mil) de contas de quatro passageiros que viajavam no avião da Malaysia Airlines, que desapareceu em 8 de março no Oceano Índico.

"Os bancos perceberam a retirada do dinheiro em 18 de julho. Realizaram uma investigação interna antes de denunciá-lo à polícia, em 2 de agosto", explicou o ajudante do diretor do Departamento de Investigação de Delitos Comerciais, Izany Abdul Ghany, publicou nesta quinta-feira (14) o jornal malaio "Star".

Izany assinalou, em entrevista coletiva na quarta (13), que as imagens gravadas pelo circuito de câmaras de vigilância estão sendo analisadas, e que nesta fase da investigação nenhuma possibilidade pode ser descartada.

O Boeing da Malaysia Airlines que realizava o voo MH-370 decolou de Kuala Lumpur na madrugada de 8 de março com 227 passageiros e 12 tripulantes a bordo. Ele deveria chegar em Pequim seis horas depois, mas desapareceu dos radares com 40 minutos de voo.

Segundo os dados identificados por satélite, o avião mudou de rumo em uma "ação deliberada" e atravessou a Península de Malaca no sentido contrário ao trajeto inicial e acredita-se que pode ter caído no sul do Oceano Índico.

As operações de busca em uma área remota do Índico devem ser retomadas em setembro, desta vez a cargo de uma companhia especializada em rastreamento submarino.

 

Conselho do Vasco não prorroga mandato de Roberto Dinamite

Conselho do Vasco não prorroga mandato de Roberto Dinamite 

O Conselho Deliberativo do Vasco reprovou, na noite de ontem, a extensão do mandato do presidente Roberto Dinamite até novembro. Em votação com 215 conselheiros, 119 deles natos, 113 foram contra e 99 a favor da prorrogação. Agora, uma comissão será formada para fazer a transição até o pleito de 11 de novembro. Dinamite deixa o clube no dia 19 de agosto, na próxima semana, e quem sai vitorioso politicamente é o candidato Eurico Miranda.
O clima foi de tensão. Antes da votação do Conselho começar, o presidente de honra, Antonio Soares Calçada, discursou pedindo a prorrogação dos mandatos. Os candidatos Eurico Miranda, Roberto Monteiro e Nelson Rocha também foram ao palanque. Eurico e Monteiro se mostraram contrários.
Dezenas de pessoas se avolumaram do lado de fora da sede protestando contra a permanência de Dinamite e ameaçando conselheiros a votar contra a extensão. Alguns membros de organizadas estavam presentes, com direito a bombas artesanais e apitos, avisando que haveria confusão no fim.
Havia faixas penduradas nas grades que cercam a parte interior da sede com as frases “Nosso voto é limpo. “O golpe é sujo", “Três mil sócios contra vocês golpistas"

Vexame! Virada histórica do América, no Maracanã, elimina o Fluminense

Fluminense x América (RN), no Maracanã Foto: Alexandre Cassiano
Fluminense x América (RN), no Maracanã

Em clima de festa, Fluminense entra em campo com vantagem elástica e sofre virada incrível aos 45 do segundo tempo. Dentro do Maracanã, Tricolor perdeu de 5 a 2 para o América-RN e está fora da Copa do Brasil.

Flu sai perdendo, mas consegue virada
Tudo indicava uma partida tranquila para o Fluminense. Depois de ganhar o jogo de ida, na casa do adversário, por 3 a 0, o Tricolor entrou em campo com a classificação praticamente encaminhada. A semana de treinos foi de muita descontração nas Laranjeiras e, para completar, Fred vestia pela 200ª vez a camisa do Flu, que entrou em campo em ritmo de coletivo, trocando bem os passes e dominando o confronto.

Fluminense x América (RN), no Maracanã
Fluminense x América (RN), no Maracanã Foto: Alexandre Cassiano
Apesar do domínio dos donos da casa, quem saiu na frente foi o América-RN. A bola sobrou para o lateral-direito, dentro da grande área. Mal marcado por Fabrício, ele ajeitou a bola para a perna esquerda e chutou forte para abrir o placar.
Depois disso, o que se viu foi um festival de chances para o Flu. Fred foi o encarregado de igualar o marcador. O centroavante, após belíssima troca de passes da equipe, recebeu a bola dentro da área, dominou e bateu cruzado, rasteiro, na saída do goleiro Fernando Henrique.
Quem deu o passe para o capitão tricolor foi Cícero. O meio-campista, que antes havia chegado perto de balançar as redes em duas oportunidades conseguiu fazê-lo, finalmente, na terceira chance que teve. E, desta vez, o garçom foi Fred. O atacante cruzou na área, Chiquinho desviou e Fernando Henrique fez grande defesa, espalmado para o lado. Cícero, porém, bem posicionado, completou para dentro da baliza do arqueiro ex-tricolor.
América-RN volta melhor e tem virada espetacular!
Para o segundo tempo, as duas equipes fizeram alterações. O treinador do América-RN, porém, levou a melhor. Oliveira Canindé sacou Jéferson e deu mais velocidade ao ataque com Rodrigo Pimpão. Val também entrou na vaga de Thiago Dutra. O que se viu na segunda etapa foi o oposto da primeira. Os visitantes tomaram a iniciativa e logo com 4 minutos empataram. Fabrício falhou novamente e permitiu que Max surgisse às suas costas para finalizar na saída de Cavalieri.
Se havia sido feliz no intervalo, o técnico Oliveira Canindé voltou a brilhar. Na vaga do autor do gol, Max, lançou Alfredo. Não tardou e o atacante, em disputa de bola com o goleiro tricolor, aproveitou-se da péssima saída do arqueiro adversário e virou o jogo ao favor dos visitantes. O mesmo Alfredo, momentos depois, tratou de dilatar o marcador. Após cobrança de escanteio, teve só o trabalho de chutar para dentro do gol, depois de a bola bater na trave.
O triunfo merecido veio com muita emoção. Aos 45 minutos, Rodrigo Pimpão aproveitou-se de nova trapalhada da zaga. Ele roubou a bola na frente do gol e chutou na saída de Cavalieri para virar e garantir a classificação: 5 a 2. Nos acréscimos, Fernando henrique ainda fez boa defesa depois de cobrança de falta de Conca.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 5 AMÉRICA-RN
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 13/8/2014 22h
Árbitro: Rodrigo Ferreira (SC)
Auxiliares: Nadine Bastos (SC) e Angelo Bechi (SC)
Renda/Público: R$ 80.400 / 4.355 pagantes
GOLS: Marcelinho, 16'/1ºT (0-1); Fred, 31'/1ºT (1-1); Cícero, 37'/1ºT (2-1); Max, 4'/2ºT (2-2); Alfredo, 30'/2ºT (2-3); Alfredo, 37'/2ºT (2-4); Rodrigo Pimpão, 45'/2ºT (2-5)
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Elivélton, Fabrício e Carlinhos; Valencia, Jean, Cícero e Chiquinho (Wágner, 30'/2ºT); Rafael Sobis (Conca, 16'/2ºT) e Fred (Walter, Intervalo). Técnico: Cristovão Borges.
AMÉRICA-RN: Fernando Henrique, Marcelinho, Cleber, Lazaro e Paulo Henrique; Márcio Passos, Tiago Dutra (Val, Intervalo), Andrezinho e Jeferson (Rodrigo Pimpão, Intervalo); Arthur Henrique e Max (Alfredo, 20'/2ºT). Técnico: Oliveira Canindé.

América-RN provoca o Fluminense com foto de fantasma no Maracanã

América-RN provoca o Fluminense com foto de fantasma no Maracanã

Clube eliminou o Tricolor na Copa do Brasil

  A torcida do Fluminense vai ter pesadelo com o América-RN. O clube potiguar entrou na onda e aproveitou para provocar o Tricolor após vencê-lo, no Maracanã, por 5 a 2, e decretar a eliminação carioca na Copa do Brasil. Pelo Twitter, o América postou a foto de um fantasma no estádio (no melhor estilo do Uruguai no Maracanazo), com o placar do jogo.

A MÚSICA DO DIA! DIA DO CARDIOLOGISTA

14/08/2014

Dia do Cardiologista

A especialidade mais em contato com a vida porque trata do órgão responsável pela circulação sanguínea, o coração.

Saúde - Geral - Medicina - Estetoscópio
sxc-hu
Hoje, 14 de agosto, é o Dia do Cardiologista. É difícil dizer qual a especialidade da Medicina mais importante. Talvez seja até injusto, mas a cardiologia é a especialidade mais em contato com a vida porque trata do órgão responsável pela circulação sanguínea, o coração, que é onde primeiro observamos a existência de vida, por meio de suas batidas ritmadas. Hoje é o dia do cardiologista, e a música do dia é "Aquilo que dá no coração", com Lenine.

Produção e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo: Mônica Montenegro

Postos de vistoria do Detran voltam a funcionar

Postos de vistoria do Detran voltam a funcionar

Os postos de vistoria do Detran que estavam parados na região Sul  Fluminense voltaram a funcionar na manhã de QUARTA-FEIRA 13-08-29014). De acordo com o assessoria de imprensa do Departamento de Trânsito do estado, a empresa terceirizada responsável pelos funcionários efetuou na terça (12-08-2014) à noite o pagamento dos salários.

O Detran informou que quem tinha vistoria marcada para os dias em que os postos estiveram fechados devem se dirigir à unidade sem necessidade de remarcar o atendimento.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 14/08/2014 -

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 14/08/2014
Nublado com chuva de manhã. À tarde e à noite pode garoar.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 17°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 6mm
--

Picada de carrapato transforma carnívoros em vegatarianos

Um carrapato pode ser a solução para alguns dos problemas da alimentação no mundo. Segundo alguns médicos norte-americanos, observaram o aumento de casos de pessoas com alergia à carne vermelha. O crescimento do número de casos está relacionado com a mordida do carrapato da espécie Amblyomma americanum, segundo as informações do canal de TV norte-americano NBC.

A maior parte dos 200 casos já registrados aconteceu no estado de Nova York. Em alguns casos, ingerir uma porção pequena de carne, como um hambúrguer, já é suficiente para levar pessoas ao hospital com graves complicações alérgicas causadas pelo carrapato, do tipo estrela. Há outros carrapatos capazes de causar alergias, pois há casos semelhantes na Austrália, França, Alemanha, Suécia, Espanha, Japão e Coreia.

O animal tem um substância chamada galactose-alfa, um tipo de açúcar que pode ser encontrado nas carnes vermelhas e em produtos com leite. Normalmente, a galactose é inofensiva. Mas quando a substância entra no organismo pela picada do carrapato, o corpo entende que a substância faz mal e produz anticorpos contra o invasor. O problema é que, depois disso, qualquer ingestão de carne ou leite provocará reação do sistema imunológico.

De acordo com os médicos, não se sabe se essa alergia é permanente ou passará depois de algum tempo. O tratamento é feito à base de anti-histamínicos e pacientes em estado mais grave recebem adrenalina. Quem já foi diagnosticado carrega doses de adrenalina caso ingira carne sem saber. O que você acha dessa forcinha da natureza para deixar de comer carne e leite?

Gabigol marca, mas Brasil decepciona e empata com Catar na estreia

Gabigol marca, mas Brasil decepciona e empata com Catar na estreia

Estreando no Torneio de Cotif, em Valência-ESP, a Seleção Brasileira sub-20 deixou a desejar e empatou por 1 a 1 com o Catar. O camisa 10 Akram Hassan inaugurou o placar em favor dos supreendentes asiáticos, na segunda etapa, mas viu Gabriel, em resposta imediata, decretar a igualdade. O duelo, disputado em gramado sintético e com dois tempos de 35 minutos, foi válido pelo Grupo B, que também conta com China, Equador e o clube homônimo à província, que disputa a elite espanhola.
Precisando de afirmação no curto campeonato, a representação verde e amarela volta a campo na quinta-feira, diante da seleção sul-americana, que triunfou sobre a equipe hispânica na estreia, por 2 a 0.

Para o duelo inaugural, Alexandre Gallo formatou a equipe no 4-3-3, com Marcos; Auro, Lucão, Eduardo e Pará; Danilo, Matheus Biteco e Boschilia; Thalles, Gabriel e Yuri Mamute. Entretanto, mesmo com o amplo favoritismo, os canarinhos não empolgaram.
Surpreendentemente, a primeira chance de gol foi do Catar. Logo aos sete minutos, após receber ligação direta do goleiro Yousof Hassan, Akram Hassan tentou encobrir Marcos, atleta do Fluminense, com um toque de cobertura, mas errou o alvo. Com 15 jogados, o centroavante botafoguense Yuri Mamute invadiu a área e chutou cruzado. Entretanto, viu a bola percorrer a área adversária e quase sair pela linha lateral.
Diante de uma equipe compacta, configurada no 4-5-1, o Brasil tentou avançar pelas pontas. Quando o relógio apontou a marca dos 21, Pará, que defende o Bahia, escapou pela ponta esquerda, foi à linha de fundo e cruzou na medida. Porém, o vascaíno Thalles acabou travado no momento da finalização.

Substituições e bolas na rede

Insatisfeito, o técnico Alexandre Gallo sacou o são-paulino Boschilia e o volante Danilo, que defende o Braga-POR, para as respectivas entradas de Nathan (Atlético-PR) e Lorran (Vasco). Entretanto, o Brasil acabou surpreendido aos nove minutos. O lateral Auro cometeu pênalti em Akram Hassan e viu o camisa 10 cobrar com maestria, sem dar chances para Marcos.
Contudo, a surpreendente vantagem asiática durou pouco. Thalles fez boa jogada pela direita e cruzou na medida para Gabriel, que fez jus ao apelido que recebeu na base do Santos, completando com oportunismo, tirando Yousof Hassan da jogada.
Com a igualdade em mãos, os torcedores esperavam que a representação verde e amarela tomasse uma postura mais incisiva, pressionando os adversários. Mas, não foi o que ocorreu. O Catar pressionou e quase conquistou o triunfo, não fosse intervenção providencial de Matheus Biteco, que evitou conclusão cara a cara de Ali após chute de Akram Hassan, o destaque do compromisso.

14 de agosto - Dia do Combate à Poluição

14 de agosto - Dia do Combate à Poluição



Atmosférica, hídrica, do solo, sonora, visual, térmica, luminosa... Há vários tipos de poluição.
A saúde e o bem-estar humanos estão diretamente relacionados com a qualidade do meio ambiente, isto é, com suas condições física, química e biológica. Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo.
A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.
O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial do aparelho respiratório, como a bronquite crônica, a asma e até o câncer pulmonar.

VOLTA REDONDA, 14 DE AGOSTO DE 2014. Dia do Cardiologista

<<>>

A vida é assim: um dia assistimos a cena, em outro; somos o próprio personagem da história!

(Adriano Martins - 2014)
==========================================================================
Quinta-feira, 14 Agosto de 2014. Estação: Inverno. Dia frio e chuvoso.

14 . Dia do Controle da Poluição Industrial
14 . Dia da Unidade Humana
14 . Dia do Protesto
14 . Morte do educador Alceu Amoroso Lima (1983)

Dia do Cardiologista

Cardiologista é o profissional da especialidade médica que cuida do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o coração e a circulação sanguínea, e até da cirurgia cardiovascular.

Origem do Dia do Cardiologista

O dia do Cardiolosta é celebrado em 14 de agosto, e a data é marcada desde 2007. A data foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, para a população lembrar sempre da importância desse tipo de profissional.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Em reunião, Globo pede ajuda a clubes para melhorar futebol como produto

Começou na última terça-feira (12) um ciclo de reuniões da TV Globo com os principais clubes do país. O primeiro encontro foi realizado no Rio de Janeiro, na sede da emissora, com representantes de Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo e Fluminense. Executivos do canal apresentaram motivos para estarem preocupados com o futebol brasileiro como produto, mas não fizeram isso em tom de cobrança ou crítica. Em vez disso, a principal parceira de mídia da modalidade pediu ajuda.
Na reunião, a Globo apresentou dados como a audiência do Campeonato Brasileiro em TV aberta. Segundo medição do Ibope, a competição tem perdido cerca de 10% de espectadores a cada ano.
Executivos da Globo também falaram sobre aspectos como média de público e nível do jogo. Depois, pediram sugestões aos clubes para uma evolução no futebol praticado nas principais competições do Brasil.
"A sugestão que eu dei foi para demitirem a pessoa que colocou o jogo Atlético-PR x Botafogo na TV aberta para Belo Horizonte no Dia dos Pais", disse Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, em alusão ao último domingo (10) – o time dele jogou às 18h30 contra o Palmeiras, e o Cruzeiro havia enfrentado o Criciúma no sábado.
Um domingo antes, a TV aberta havia registrado a pior audiência do Campeonato Brasileiro de 2014 em São Paulo. A Globo teve 13 pontos no Ibope com o 0 a 0 entre Coritiba e Corinthians, e a Bandeirantes conseguiu cinco pontos (cada ponto equivale a 61.952 domicílios na Grande São Paulo).
Na mesma data, Globo e Bandeirantes exibiram Chapecoense x Flamengo para o Rio de Janeiro. A vitória dos catarinenses por 1 a 0 teve 17 pontos de Ibope na emissora carioca e dois pontos no canal paulista (no Rio de Janeiro, cada ponto corresponde a 38.621 domicílios). Foi o pior resultado da equipe rubro-negra na televisão no Brasileirão de 2014.
A reação de Kalil reforça críticas recentes do dirigente à TV Globo. No dia 8 de agosto, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o dirigente havia afirmado que a emissora estava fragilizada pela queda de audiência do Campeonato Brasileiro. Além disso, cobrou do canal uma solução para a evolução do jogo.
"Eu disse e repito que quem tem poder para arrumar o futebol brasileiro é a Rede Globo de Televisão", afirmou Kalil na época. "Você acha que o Flamengo no meio da tabela dá mais resultado para a TV do que o Internacional tentando ser campeão, por exemplo? A Globo deve ter visto isso. Ela se f... quando deu 52% da renda para cinco times. Acabou com a praça da Bahia, vai acabar com a praça de Belo Horizonte e vai detonar todas as outras. A Globo está fragilizada porque a audiência está indo para o c...", completou o mandatário alvinegro.
A Globo vai continuar com reuniões em fóruns pequenos. A ideia da emissora é interpelar times em grupos de quatro ou cinco e tirar daí sugestões para melhorar o futebol.
"A reunião não teve nada. A Globo quer ouvir o que a gente acha que precisa ser feito para melhorar o futebol brasileiro", encerrou Kalil.

Criança ganha arma de presente dos pais em livro infantil americano

Criança ganha arma de presente dos pais em livro infantil americano

Em um livro infantil que tem gerado polêmica nos Estados Unidos, a protagonista Brenna Strong, 13, ganha dos pais uma arma de fogo por ter notas altas na escola.

Brenna não estranha a rotina dos pais, que, sempre antes de sair de casa, retiram suas armas de um cofre e checam se estão carregadas antes de colocá-las na cintura.

"O papai diz: 'Brenna, há muita maldade neste mundo, e queremos te proteger da melhor forma (...) Quando é uma questão de segundos, a polícia está a minutos de distância", diz um trecho de "My Parents Open Carry" (meus pais portam armas em público, em tradução livre).

O livro, de 2011, ganhou visibilidade após ser citado na última semana em programas de TV como o humorístico "The Colbert Report".

"É uma bela história de ninar: 'O mundo está cheio de maníacos que querem te fazer mal, e a polícia não pode te ajudar. Boa noite, querida'", brincou Stephen Colbert.

A publicação entrou para a lista de 50 livros infantis sobre educação mais vendidos da Amazon.
Um dos autores, Brian Jeffs -que ensinou a filha, Brenna, a atirar aos cinco anos com uma arma de brinquedo em seu Estado, Michigan-, disse ter se surpreendido com o aumento nas vendas, três anos após a publicação pela White Feather Press, uma pequena editora conservadora.

Reprodução
Ilustração de livro infantil americano mostra pai portando arma ao fazer compras com a filha no mercado
Ilustração de livro infantil americano mostra pai portando arma ao fazer compras com a filha no mercado  
"É preciso que as crianças saibam que as armas são ferramentas, que devem ser usadas da maneira correta, com segurança."

Hoje, 44 dos 50 Estados americanos permitem o porte de arma em público (em 30 não é preciso nem sequer permissão). Ativistas contra as armas culpam essa facilidade pela ocorrência periódica de massacres, como o ocorrido em uma escola primária de Newtown, em 2012, que deixou 26 mortos.
O livro -que traz ilustrações da família Strong fazendo compras no mercado com as pistolas na cintura e dos pais atirando com a filha- é recomendado pelos dois autores a professores de escolas em todo o país.

"Este livro é um excelente texto para ser usado como ponto de partida para a discussão da Segunda Emenda [que garante o direito ao porte de armas]", asseguram os autores no texto de introdução da obra.

De novo: Alemanha goleia e elimina Brasil do Mundial Sub-20 feminino

Seleção brasileira largou na frente, mas não conseguiu segurar o resultado,
foi derrotada por 5 a 1 e deu adeus à competição, disputada em Montreal

A Alemanha virou um tormento para o futebol brasileiro. Depois da eliminação na Copa do Mundo, com a derrota por 7 a 1, desta vez as meninas do Brasil foram goleadas pelas alemãs no Mundial Sub-20, em Montreal: 5 a 1. O resultado desta terça-feira, no Estádio Olímpico de Montreal, eliminou as brasileiras da competição. Curiosamente, a equipe feminina da Alemanha também vestia um uniforme rubro-negro, a exemplo da seleção masculina que atropelou o time de Felipão, há pouco mais de um mês, e terminou a Copa com o título (assista ao vídeo).
No jogo do Mundial Sub-20, válido pela primeira fase, o Brasil saiu na frente aos 41 minutos do primeiro tempo, com gol de Carol, mas não conseguiu evitar a virada. A goleada foi consequência de uma atuação arrasadora da Alemanha depois do intervalo, após ter perdido um pênalti no finalzinho da primeira etapa.
Sara Daebritz marcou o gol de empate logo aos cinco minutos e comandou a vitória. Bremer, que havia perdido o pênalti (bateu na trave), marcou o gol da virada e então Daebritz apareceu novamente para transformar o placar em goleada, ao balançar a rede duas vezes. Bremer, já nos acréscimos, definiu o 5 a 1.

Alemãs saíram atrás no placar, mas viraram e ainda golearam as brasileiras(Foto: Getty Images)
 
A seleção se despede da competição sem ter vencido. Antes de ser goleada pela Alemanha, a equipe brasileira perdeu para o Estados Unidos e empatou com a China, o que tornou a missão desta terça-feira ainda mais difícil. Para seguir na disputa sem depender do outro resultado do grupo, o Brasil precisa vencer as alemãs, atuais vice-campeãs mundiais, por dois ou mais gols de diferença.
Brasil e Alemanha, Mundial Feminino sub-20 (Foto: Getty Images)Brasil não escondeu a decepção após ser goleada
pela Alemanha em Montreal (Foto: Getty Images)
Com a goleada, se despediu da competição como lanterna do Grupo B, com apenas um ponto. A Alemanha se classificou como primeira colocada do grupo e aguardam a definição do Grupo A para saberem quem será o adversário da próxima fase.
A equipe brasileira, treinada por Doriva Bueno, teve Letícia, Letícia Santos, Nágela (Thayanara), Julia, Camila; Djenifer e Gabi; Byanca, Andressa e Patrícia (Gabi Portilho); Carol.

 

'Perguntar se suicídio passa pela cabeça é importante', diz psiquiatra

Ator Robin Williams se enforcou com um cinto nesta segunda-feira (11).

Psiquiatra afirma que abordar o assunto dá espaço para tratamento.
Robin Williams
Ator morreu aos 63 anos
 


O histórico de depressão e de dependência de álcool, características apresentadas pelo ator Robin Williams, são dois importantes fatores de risco para o suicídio. O ator de 63 anos morreu nesta segunda-feira (11) depois de se enforcar com um cinto, de acordo com a polícia local. Segundo a agente do ator, Mara Buxbaum, ele estava lutando contra uma depressão severa e já tinha sido internado várias vezes em clínicas de reabilitação por problemas com drogas e álcool. A última internação tinha sido em julho.
O psiquiatra Geraldo Possendoro, professor convidado de Medicina Comportamental da Unifesp, diz que, em mais de 90% dos casos de suicídio, a pessoa já tinha alguma doença psiquiátrica. “Quando a pessoa não se trata e começa a usar os ‘remédios ruins’ para tratar a depressão, como drogas e álcool, ela está acumulando fatores de risco para suicídio”, explica.

Ele acrescenta que não é incomum que pessoas com depressão e que não são tratadas adequadamente recorram a drogas e álcool para aliviar o sofrimento da depressão. O contrário também pode acontecer, de acordo com a psiquiatra Maíra Della Monica Machado. “A pessoa que faz uso abusivo de álcool e drogas também pode cair em um quadro depressivo.”
A médica enfatiza os riscos da combinação desses fatores: “Uma pessoa que está deprimida e faz uso de substâncias acaba tendo um rebaixamento da crítica, do nível de consciência e fica com mais coragem para cometer suicídio. Por isso orientamos total abstinência para pacientes com pensamentos suicidas e ideias de morte.”
Para Possendoro, pensar em suicídio é mais comum do que se possa imaginar e é importante que amigos e familiares conversem sobre o assunto com a pessoa. “Existe o mito de que conversar sobre o assunto pode induzir alguém a tentar. Isso é falso, ninguém comete suicídio por ter conversado sobre isso. Muito pelo contrário, abordar o assunto, perguntar se a ideia de suicídio passa pela cabeça dela é importante porque pode dar espaço para que a pessoa seja tratada e que o suicídio não aconteça”, diz.

Período crítico

A psicóloga Karen Scavacini, cofundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, avalia que o ator estava em um período que pode ser considerado crítico: logo após ter alta de uma clínica de dependência e depois de um período de recaída no consumo de álcool e drogas. “Nesses momentos, a família precisa ficar mais atenta”, diz.
Ela observa que a idade do ator também é mais propensa a tentativas de suicídio. "Começa uma fase de muitas perdas, perda da saúde, com a aposentadoria tem a perda do trabalho. Como a sociedade não aceita o envelhecimento, isso deixa as pessoas muito mais isoladas, elas perdem o lugar a que pertenceram."

Além dos sinais diretos que a pessoa emite quando tem a intenção de se matar – falar explicitamente que quer morrer, por exemplo – alguns sinais indiretos também podem ser percebidos. “A pessoa começa a se despedir de parentes e amigos, pode apresentar muita irritabilidade, sentimento de culpa, choros frequentes. Também pode começar a colocar as coisas em ordem e ter uma aparente melhora de um quadro depressivo grave, de uma hora para outra. Muitas vezes, isso significa que já se decidiu pelo suicídio, por isso fica mais tranquila. É a falsa calmaria”, diz. Comportamentos de risco desnecessários também podem ser observados nesse período.

HISTÓRIA HOJE - Há 53 anos, começava a construção do Muro de Berlim

Há 53 anos, começava a construção do Muro de Berlim

Apresentação José Carlos Andrade

O Muro de Berlim foi erguido em 1961 pelo regime socialista da extinta República Democrática Alemã, também conhecida como Alemanha Oriental, que se destinava a separar as duas áreas da cidade de Berlim, à época dividida em um setor capitalista e outro socialista. A construção deste abominável símbolo da Guerra Fria se estendia por 37 quilômetros dentro da zona urbana de Berlim. Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro, 28 anos depois da separação. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro.

Manchas escuras na pele podem camuflar o câncer; saiba como tratar o melasma

Manchas escuras no rosto que pioram com o sol e com a gestação não devem ser deixadas de lado. O cuidado não deve ser apenas por estética. Conhecidas como melasma, estas lesões podem mascarar o desenvolvimento de manchas de pele conhecidas como melanoma, que são cancerígenas.
Para quem tem muitas manchas ou pintas no corpo ou para aqueles que têm histórico de câncer de pele na família, existem aparelhos que realizam um exame chamado mapeamento corporal. Este procedimento não oferece o diagnóstico, mas aumenta a capacidade de detectar uma lesão maligna, já que é possível acompanhar as manchas.
O tratamento de cada uma das lesões depende do diagnóstico. No caso do melasma, algumas opções de cuidado ajudam a amenizar ou recompor a região da pele afetada.
— Existem alguns aparelhos de laser novos no mercado que se propõem a tratar a doença com bons resultados, mas ainda prefiro o uso de peelings clareadores específicos para melasma — diz a dermatologista Alessandra Drummond, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A forma de proteger do câncer de pele é fazer auto exame sempre pra detectar qualquer lesão nova e procurar o dermatologista com o intuito de examiná-la. A especialista alerta que manchas novas ou antigas que estão crescendo merecem um exame dermatoscópio, que é um aparelho capaz de ampliar a lesão e permitir um olhar mais cuidadoso sobre a estrutura da pele.

Tratamento para manchas: a dermatologista Viviane Sampaio faz tratamento com ácido na pele de Kelly Sales de Britto.
Tratamento para manchas: a dermatologista Viviane Sampaio faz tratamento com ácido na pele de Kelly Sales de Britto. Foto: Thiago Lontra / O Globo
A incidência de melanoma vem aumentando. Este é um tipo de câncer que preocupa por sua capacidade de ocasionar metástase para outros órgãos. O problema acomete pessoas jovens e é um desafio para realização de diagnóstico, mesmo para os especialistas no assunto. A melhor maneira de evitá-lo é com o uso da proteção solar, já que o sol aumenta o risco de desenvolvimento deste tipo de lesão. A Dr. Alessandra recomenda o uso de filtro solar adequado, com fator alto, mesmo quando se está exposto apenas à luz de lâmpadas ou do computador. Sobre a quantidade do filtro, ela indica que é preciso conversar com um dermatologista, já que uma camada muito fina se reduz a proteção.
— Além de um protetor solar, existe suplementação antioxidante oral, roupas e chapéu com filtro solar — recomenda a dermatologista.
Além desses, outros tipos de câncer podem aparecer como manchas ou papulas vermelhas no rosto ou no corpo. Para evitar surpresas, a recomendação é que o dermatologista seja visitado pelo menos uma vez ao ano, com análise de todas as lesões conhecidas.

Ladrões roubam mais de R$ 200 mil em joias da casa de Naldo

O roubo na casa do cantor Naldo, no último sábado, em Jacarepaguá, causou um grande prejuízo a ele. As câmeras de segurança da casa foram levadas pelos bandidos, além de todas as joias de Naldo (cerca de oito cordões de ouro) e de sua mulher, Ellen Cardoso. O ladrão pegou também quatro caixas cheias de relógios — alguns da marca Rolex. Um dos modelos custa 50 mil dólares (R$ 100 mil). Em entrevista à coluna, Naldo comentou o incidente: “Agora está nas mãos da polícia. Vamos aguardar. Estou firme e na esperança de conseguirmos recuperar algo.”

A MÚSICA DO DIA! 13 de Agosto, Dia Internacional dos Canhotos

13/08/2014

13 de Agosto, Dia Internacional dos Canhotos

7% da população que precisam se adaptar a um mundo feito e desenhado para os outros 93%.

Canhoto
Stock.XCHNG
O dia de hoje é uma homenagem aos 7% da população que precisam se adaptar a um mundo feito e desenhado para os outros 93%. O dia 13 de agosto é o Dia Internacional dos Canhotos. Quando o hemisfério direito predomina no cérebro de uma pessoa, o controle motor mais fino fica com a mão e o pé esquerdos. Isso é genético e também é meio sinistro, pois portadores deste gene têm mais risco de desenvolver esquizofrenia e epilepsia. A música de hoje é "Abismo de Rosas", de Canhoto, no violão de Dilermando Reis.

Produção e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo: Mônica Montenegro

Google aposta em cabo submarino de 60 Tb/s para acelerar a internet

O Google firmou parceria com um grupo de empresas para construir um cabo subaquático que vai ligar cidades da costa oeste dos Estados Unidos (Los Angeles e San Francisco) ao Japão. A expectativa é oferecer sinal de banda de 60 terabits - velocidade 10 milhões de vezes mais rápida que as conexões residenciais, segundo o diretor do Google, Urs Hölzle.

O investimento no sistema, batizado de "Faster" (mais rápido, em inglês), será de US$ 300 milhões e evolverá as seguintes companhias: China Mobile International, China Telecom Global, Global Transit, KDDI e Sing Tel. O cabo deve entrar em funcionamento em 2016.

Reprodução

Em comunicado, o diretor da iniciativa, Woohyong Choi, afirmou que o projeto "beneficiará todos os usuários globais da internet". Segundo ele, o sistema tem a maior capacidade já construída na rota do Oceano Pacífico.

Câmera mais rápida do mundo filma reações químicas

Clique rápido

Pesquisadores japoneses criaram a câmera mais rápida do mundo.
O aparelho - bem mais complexo do que uma câmera digital tradicional - é capaz de capturar 4,4 trilhões de quadros por segundo.
Isto significa que é possível filmar eventos com duração na casa dos femtossegundos - 1 femtossegundo equivale 10-15 segundos.
Há poucos dias, uma equipe internacional conseguiu fazer as primeiras fotografias da fotossíntese em ação, também nessa escala temporal, mas usando raios X.
Além de capturar imagens totalmente ópticas, o novo aparelho é uma filmadora completa. Segundo os pesquisadores, ele faz "femtofotografias de imagens em movimento" - ou seja, é uma femtofilmadora.
A equipe batizou a técnica de captura de imagens de STAMP (Sequentially Timed All-optical Mapping Photography - fotografia por mapeamento totalmente óptico sequencialmente temporizada).
Mesmo em sua velocidade máxima, a câmera produz imagens de 450 x 450 pixels, consideradas gigantescas para uma câmera de tão alta velocidade.
Segundo Keiichi Nakagawa e seus colegas das universidades de Tóquio e Keio, a femtofilmadora permitirá a captura de imagens de reações químicas em andamento, ondas vibracionais se espalhando pela estrutura atômica dos materiais e até mesmo da condução de calor.
"Para demonstrar a ampla utilidade da câmera, nós a utilizamos para capturar a dinâmica do plasma e as ondas vibracionais de uma rede atômica, ambas difíceis de observar com os métodos convencionais em uma única tomada e em tempo real," afirma a equipe.
Segundo os pesquisadores, para que os benefícios da nova técnica possam ser usufruídos por toda a comunidade científica, eles vão trabalhar na miniaturização do aparelho - o protótipo mede cerca de um metro quadrado.

Raio trator aquático atrai tudo que boia

Raio trator aquático

Físicos australianos criaram um raio trator aquático.
Um padrão complexo de ondas geradas na superfície da água consegue manipular à vontade objetos que estejam flutuando, trazendo-os para mais próximo ao dando-lhes novas direções.
O feito vem se somar à surpresa causada pela produção de um raio trator sônico, demonstrada há pouco mais de três meses - o raio trator "tradicional", uma ideia disseminada pela ficção científica, é um raio trator fotônico, baseado em ondas eletromagnéticas.
Segundo Horst Punzmann e seus colegas da Universidade Nacional Australiana, o controle do fluxo superficial da água não servirá para arrastar naves espaciais, mas oferece uma maneira inovadora e muito eficiente para lidar com vazamentos de petróleo ou controlar objetos no mar.
"Nós descobrimos uma forma de criar ondas que podem forçar um objeto flutuante a se mover contra a direção da onda," explica Punzmann.
Raio trator ou raio empurrador
Usando uma bola de pingue-pongue em um tanque com água, a equipe conseguiu calcular o tamanho e a frequência das ondas necessárias para mover a bola em qualquer direção que eles quisessem.
"Nós descobrimos que, acima de uma certa altura, essas complexas ondas tridimensionais geram padrões de fluxo na superfície da água," explica o professor Michael Shats.
"O raio trator é apenas um dos padrões, eles podem ser fluxos para dentro, fluxos para fora ou vórtices," completou.
Assim, na prática a técnica permite manipular os objetos flutuantes à vontade, empurrando-os ou trazendo-os de volta diretamente, ou fazendo com que eles adotem rotas que os trarão ao ponto de origem das ondas.
Físicos criam raio trator aquático
O padrão de movimento depende do formato do atuador vibratório que gera o raio trator aquático. [Imagem: Horst Punzmann et al. - 10.1038/nphys3041]
Vórtices previsíveis
Tudo o que é necessário é um "gerador de vibrações", que induz as ondas no padrão necessário para a manipulação desejada.
A equipe fez experiências com diferentes formatos de "êmbolos vibratórios", mostrando que cada formato gera diferentes padrões de fluxo, permitindo manipular de forma diferente o objeto.
Por exemplo, um atuador circular empurra o objeto diretamente à frente, mas puxa objetos que estejam à sua esquerda - na verdade, o objeto pode ser forçado a dar uma volta no sentido anti-horário em seu quadrante (norte-noroeste-oeste ou leste-nordeste-norte, por exemplo) e, finalmente, ser trazido ao ponto central.
Já um atuador triangular produz um raio trator clássico, que puxa diretamente para si os objetos à frente.
Segundo os pesquisadores, não existe ainda uma teoria matemática que possa explicar seus experimentos.
"É um dos maiores problemas não resolvidos, embora qualquer um possa reproduzir isso em sua banheira. Nós estamos surpresos que ninguém tenha descrito esse fenômeno antes," disse Shats.

Célula solar em forma de fio para tecer roupas inteligentes


Célula solar em forma de fio para tecer roupas inteligentes
Os pesquisadores pretendem substituir o núcleo de aço para tentar viabilizar roupas mais leves. [Imagem: Longbin Qiu et al. - 10.1002/anie.201404973]

Célula solar em forma de fio para tecer roupas inteligentes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 

Fibra solar

Uma célula solar em forma de fio, que pode ser tecido para criar roupas ou qualquer outro acessório pode ser o caminho para os computadores de vestir.
Longbin Qiu e seus colegas da Universidade Fudan, na China, chamam sua fibra solar de "célula solar coaxial flexível" - ela segue o mesmo padrão de construção dos cabos coaxiais usados em telecomunicações.
A inovação foi possível com uma mistura de nanotubos de carbono e um composto da mais do que promissora perovskita, um material que, entre outras proezas, já mostrou poder funcionar como célula solar de dia e tela à noite.
O dispositivo apresentou uma eficiência de 3,3%, o que é muito bom para um material em forma de fio, totalmente flexível, e com um processo de fabricação relativamente simples.
Roupas carregadas
O pólo negativo da célula consiste de um finíssimo fio de aço recoberto com dióxido de titânio nanocristalino, que gera uma grande área superficial para a deposição do composto de perovskita (CH3NH3PbI3).
A seguir vem uma camada de material orgânico - o pólo positivo -, com nanotubos de carbono entrelaçando-se para formar uma camada externa protetora transparente.
A camada de perovskita captura a luz, excitando elétrons que entram pela camada de dióxido de titânio, enquanto as lacunas, ou cargas positivas, são capturadas pela camada orgânica.
Está pronta a fibra solar, uma célula solar pronta para ser usada na fabricação de um tecido, que poderá ser usado para recarregar celulares e outros equipamentos portáteis, ou mesmo alimentar diretamente aparelhos de baixo consumo de energia, como tocadores de MP3.
Para ajudar a fazer as roupas inteligentes poderão ser usados fios de algodão eletricamente condutores ou fios-baterias, capazes de armazenar a eletricidade capturada pelos fios solares.

Aulas de música melhoram aprendizado de leitura para crianças com dificuldades, diz estudo

Estamos para escolher quem nos governará. Entre as escolhas está a de quem presidirá a República.
A direção da República é a direção dos rumos do Brasil. O Brasil, com ou sem tropeços, é a pátria amada. Mas parece que não gostamos dele. Penso assim: detestamos nossos políticos, contudo, elegemos nossos detestados políticos para que administrem a nação. Se coloco alguém que odeio para dirigir algum lugar, não devo gostar deste lugar, pois não? Logo, se ponho um político que detesto para dirigir meu país, devo odiar meu país. Não concebo como poderia me justificar com ambas as coisas ao mesmo tempo.

Talvez me contra argumentem, dizendo que votamos porque somos obrigados a fazê-lo. É uma hipótese bem aceitável, pois, afinal, em algumas eleições, logo após a votação, cerca de três quartos dos sufragistas já não sabem em quem votaram. Creio que não gostamos de política, ou estamos enfastiados da incompetência dos nossos políticos. Ou talvez, desconfiemos de tudo isso. Eu desconfio, e já começo desconfiando do sentido mesmo da Justiça Eleitoral. Quer dizer, eu suspeito do modo e do lugar pelo qual a coisa política transita antes de se situar como poder.

Não conheço outro país em que as eleições sejam administradas por uma Justiça Eleitoral, esse aparato enorme, caro, sem sentido, unicamente brasileiro. Isso é tão estranho que a Justiça Eleitoral faz propaganda de si mesma, justificando-se e a seus gastos, vendendo a utilidade de um sistema de vigilância sobre o votante equivalente ao de uma agência de espionagem. O site do TSE anuncia que “o Tribunal começou em 2010 a implantar a votação com urna biométrica, que elimina inteiramente a possibilidade de alguém, usando documentos falsos, votar em lugar de outra pessoa” .

É mesmo? E será que este é o problema? Todo este aparato deve se voltar, mesmo, a vigiar o eleitor? Ora, essa mesma Justiça leva anos para julgar um político que se elegeu indevidamente e, muitas vezes, quando acontece a decisão judicial ela já não tem mais nenhum sentido prático. Quantos políticos vão de eleição a eleição com o mandato debaixo de julgamento? Quantas multas insignificantes são aplicadas por práticas ilícitas, e cobradas quanto tempo após? Quantos sabidos caixas-dois são estourados?

Os custos de troca, a cada eleição, dos sofisticados sistemas de votação são injustificáveis. Todo esse sistema de urna eletrônica é uma parafernália caríssima e voltada a desconfiar do povo, num exagero sem precedente no mundo. Já as contas bilionárias das campanhas eleitorais são submetidas a processos tradicionais, como se fosse normal gastar-se numa eleição o que se lê nos jornais. Às vezes me pergunto: será que alguém está lucrando muito com toda essa negociação dessas maquininhas desnecessárias?

Se me for dito que exagero, respondo com a Wikipédia: “A partir de 2001, mais de 50 países enviaram representantes para conhecer a urna eletrônica brasileira e vários países da América Latina utilizaram, em eleições oficiais, prévias partidárias, ou simulações, os equipamentos brasileiros: Paraguai, Argentina, México, Equador e República Dominicana. Depois destas experiências, nenhum deles adotou o modelo do equipamento brasileiro, pois decidiram que o sistema não é seguro o suficiente”. Eu, particularmente, não confio na utilidade da máquina, na fabricação da máquina, na compra da máquina, no preço da máquina, na utilização da máquina. Não confio na própria máquina, afinal.

Não sei com que cuidado as cidadãs e os cidadãos acompanham a publicação dos gastos orçados pelos diversos candidatos em todos os níveis. Estão aí nos jornais. São números enormes. Esses valores vêm de doações feitas por empresas, e grande parte dessas empresas, depois, vai ser empreiteira lá nas obras governamentais, numa relação escandalosamente promíscua. Para a Justiça Eleitoral, contudo, nos seus prédios suntuosos, com juízes ganhando mais que deputados (nossos juízes tem os ganhos mais elevados do mundo), tudo isso é normal e legal. Sim, eu também desconfio de muitos políticos, contudo, antes e mais, desconfio do sistema legal que permite tudo isso. E tudo isso é coisa demais.

Segunda matéria da série "Educação em Pauta" aborda as consequências para o aprendizado da falta de contato dos alunos com os livros

Deficiência de leitura e escrita

Segunda matéria da série "Educação em Pauta" aborda as consequências para o aprendizado da falta de contato dos alunos com os livros
Sabe ler, mas não compreende. Escreve, mas comete erros básicos de ortografia. A dificuldade na leitura e escrita parece ser um problema universal na Educação do país e na Paraíba também. O fato de estar matriculado ou de frequentar rigorosamente as aulas não significa dizer que o estudante sabe ler e escrever como deveria; chegar ao Ensino superior também não. Essa deficiência é tema da segunda reportagem da série Educação em Pauta , produzida pelo JORNAL DA PARAÍBA e pelos demais veículos da Rede Paraíba de Comunicação.

No resultado da Prova Brasil 2011, a Paraíba obteve resultados preocupantes: apenas 23% dos Alunos tiveram aprendizado adequado na leitura e interpretação. Participaram da avaliação 35.646 estudantes, dos quais apenas 4% conseguiram um desempenho avançado, superando as expectativas. Outros 31% tiveram aprendizado insuficiente, segundo dados do Qedu, com base na Prova Brasil 2011.

O gerente de conteúdo do Todos Pela Educação, Ricardo Falzetta, disse que o problema começa com a Alfabetização inadequada que os estudantes recebem nos primeiros anos de estudo. “É preciso resolver o problema da Alfabetização das crianças, pois se não for assim, sempre vamos ter uma turma analfabeta saindo da Escola”, declarou. Até os 8 anos, todas as crianças devem ser alfabetizadas (matriculadas no 3° ano do Ensino fundamental e sabendo ler e escrever).

Segundo Falzetta, não existe solução mágica para melhorar esse cenário, sem passar pela formação de Professores. “A Alfabetização das crianças não pode ser considerada uma simples decodificação da língua, é preciso proporcionar a visão crítica, entender os usos sociais da língua. As crianças precisam entender o que elas estão lendo e escrevendo”, declarou.

Ele disse que discorda do pensamento que afirma que a internet e as redes sociais prejudicam o aprendizado, sobretudo à leitura e escrita. “Se for bem aproveitado por um Professor, a internet só tem a enriquecer”, explicou. Falzetta criticou o fato de que as crianças têm pouco acesso a livros de qualidade. “O processo começa na Educação infantil, as crianças precisam ser colocadas em contato com o mundo da escrita”, pontuou.

Para o especialista, o que falta mesmo é o acesso ao texto de qualidade, aos clássicos da literatura, de preferência. “Faltam bibliotecas nas Escolas, ou se tem livros, não são usados”, comentou Falzetta. “É preciso fazer uma formação que leve em conta a didática, e não priorizar metodologias ultrapassadas, com cartilhas que não servem para nada”, destacou.

Ter um espaço disponível para a leitura nas Escolas é essencial, segundo os especialistas em Educação. Mas na Paraíba, apenas 24% das Escolas de Educação básica (do total de 5.740) possuem bibliotecas. O percentual corresponde a 1.3281 instituições de Ensino. A sala para leitura, também defendida pelos Professores, só existe em 21% das Escolas. Em João Pessoa há bibliotecas em 60% das Escolas; em Campina Grande o ambiente existe em 46% das unidades de Ensino.

A diretora Abigail Niedja Sá, da Escola Municipal Aruanda, no bairro dos Bancários, na capital, disse que considera a biblioteca fundamental no processo da leitura. Segundo ela, a Escola tem um bom acervo de livros e é bastante visitada pelos Alunos que têm gosto pela leitura. “A biblioteca tem o objetivo de despertar o prazer da leitura nos estudantes. Muitos fazem empréstimos com frequência, outros, infelizmente, não demonstram tanto interesse”, afirmou Abigail. Segundo ela, os Professores incentivam a leitura, levando os Alunos para a biblioteca e pedindo resumos e fichamentos.

A diretora, que é pedagoga, afirmou que o ambiente familiar tem muita influência na leitura. “Se os pais gostam de ler e incentivam a leitura, é mais fácil para a criança gostar também.
Quando isso não acontece, fica complicado para a Escola fazer esse papel sozinha. Uma coisa é consequência da outra”, explicou Abigail.
 

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 13/08/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 13/08/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 8mm
--