Rádio Acesa FM VR: 2018-09-30

sábado, 6 de outubro de 2018

Presidente do TSE conclama eleitores a irem às urnas neste domingo (7) para exercer o voto consciente

Em pronunciamento veiculado em cadeia nacional de rádio e TV, ministra Rosa Weber destaca a importância da participação do eleitor para decidir os rumos da nação
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, em pronunciamento veiculado na noite deste sábado (6), véspera do primeiro turno das Eleições Gerais 2018, conclamou o eleitorado brasileiro a ir às urnas neste domingo (7) para decidir, por meio do voto consciente, os rumos e o destino da nação. O pronunciamento acaba de ser veiculado em cadeia nacional de rádio, e será transmitido na televisão às 20h30.

No primeiro turno destas Eleições, mais de 147 milhões de eleitores comparecerão às mais de 480 mil seções eleitorais para eleger presidente e vice-presidente, governadores e vice-governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais/distritais. Em seu pronunciamento, a ministra Rosa Weber frisou: “Não abramos mão desta chance! Não deixemos que os outros decidam por nós! (...) Compareça amanhã à seção eleitoral e vote com consciência.”

A presidente do TSE assegurou que a Justiça Eleitoral trabalhará neste pleito para garantir o exercício da liberdade de escolha do eleitor, assegurando o sigilo do voto. “Que o passo que será dado amanhã, com o voto consciente e livre de cada um, fortaleça a democracia brasileira, na construção da sociedade justa, solidária e fraterna que todos almejamos, e está estampada na Constituição Cidadã, que ontem completou trinta anos”, finalizou a ministra, desejando um bom voto a todos.


Íntegra do pronunciamento.



PRONUNCIAMENTO À NAÇÃO – Dia 06.10.2018


Boa noite!

É da tradição brasileira que a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral dirija-se diretamente ao eleitorado na véspera das eleições. Por isso estou aqui pedindo alguns minutos da sua atenção.

Amanhã, 7 de outubro, votaremos para a escolha daqueles que exercerão a Presidência da República e o Governo dos Estados e do Distrito Federal. Também escolheremos nossos legisladores: um Deputado Federal, um Deputado Estadual ou Distrital e dois Senadores.

Somos quase 148 milhões de brasileiros aptos a participar, pelo voto, desta que é chamada a festa da democracia! E esta festa tem a virtude de reafirmar o princípio maior da igualdade entre os cidadãos, pois oportuniza o exercício de um direito que é igual para todos. O voto de cada eleitor tem o mesmo peso, independentemente de qualquer condição pessoal.

E por que enfatizo este particular aspecto?

Eu o faço para lembrar que neste domingo teremos a oportunidade ímpar de decidir, com o nosso voto, sobre os rumos e o destino da nação.
Não abramos mão desta chance! Não deixemos que os outros decidam por nós.

O que define os eleitos é o conjunto de votos válidos, isto é, o total dos votos contabilizados nas urnas com exclusão dos votos nulos e dos votos em branco.

Compareça amanhã à seção eleitoral e vote com consciência.

E que retornem ao dicionário de nossa vida cívica palavras como diálogo e tolerância. Somos uma sociedade plural, o que nos enriquece como povo. É legítimo e saudável que todos exerçamos nossas escolhas, observadas as regras do jogo democrático, mas o façamos com olhos de ver quem pensa diferente de nós como alguém que merece respeito! Como nós merecemos respeito. Seguramente todos queremos um Brasil melhor!

A Democracia não é obra acabada. É conquista diária, está em permanente construção.

Nós, da Justiça Eleitoral, estaremos trabalhando para garantir o exercício da sua liberdade de escolha, com o sigilo do voto e sem embaraços.
Uma palavra, ainda, sobre a segurança e confiabilidade do nosso sistema eletrônico. As urnas eletrônicas têm sido usadas há vinte e dois anos nas eleições sem sequer um caso comprovado de fraude. Trata-se de instrumento concebido pela equipe técnica do TSE, aperfeiçoado ao longo do tempo, a partir inclusive de testes públicos, de modo a garantir um processo íntegro, ágil e auditável.

Que o passo que será dado amanhã, com o voto consciente e livre de cada um, fortaleça a democracia brasileira, na construção da sociedade justa, solidária e fraterna que todos almejamos, e está estampada na Constituição Cidadã, que ontem completou trinta anos!

Bom voto a todos!



Ministra Rosa Weber
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Corpo de idoso é encontrado após sumiço de mais de um mês, em Porto Real, RJ

O corpo de Jordino Alves, de 85 anos, foi encontrado em uma fazenda, às margens da estrada do Polo Industrial, no bairro Parque Mariano, em Porto Real, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com familiares, o idoso estava desaparecido há quase um mês.

Segundo a Polícia Civil, o homem tinha o costume de sair de casa e voltar dias depois. O corpo não tinha sinais de violência e ele morreu de causas naturais.

O cadáver foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Resende. O caso foi registrado na 100ª Delegacia de Polícia (Porto Real).

Dois homens ficam gravemente feridos após carro bater em árvore na RJ145, em Rio das Flores, RJ

Acidente foi registrado na RJ-145 — Foto: Divulgação/Polícia Militar
O condutor do veículo e um passageiro ficaram gravemente feridos após o carro em que eles estavam bater em uma árvore na tarde de sexta-feira (5) em Rio das Flores, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar (PM), o veículo bateu após o condutor perder o controle do veículo quando fazia uma curva na RJ-145, rodovia que liga o município a Rio Claro.

Carro bate em árvore na RJ-145, em Rio das Flores — Foto: Divulgação/Polícia Militar
As vitimas, identificadas como Sérgio Murilo da Silva, de 56 anos, e Carlos Alexandre Modesto, de 37, foram socorridas por uma equipe do Samu e conduzidas ao Hospital Escola de Valença, onde seguiam internadas até este sábado.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sábado (6) com céu nublado na região Sudeste

A Região Sudeste do país permanece com a temperatura mínima em nove graus e a máxima desce para 36 graus neste sábado (6). O céu fica nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Para Espírito Santo e Rio de Janeiro o céu fica nublado. A umidade mínima relativa do ar desce para 20% e a máxima permanece em 95% em toda a região.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

6 de Outubro - Aniversário de nascimento de Ulysses Guimarães

Ulysses morreu num acidente de helicóptero em 12 de outubro de 1992
Ulysses Constituição
Arquivo Agência Brasil
Ulysses Guimarães é daqueles brasileiros cujo nome está acima de qualquer descrição. Qualquer prenomeação limita, diminui a figura de Ulysses, que, ao longo da vida, recebeu várias alcunhas, como "Senhor Diretas", quando liderou a campanha da redemocratização do país, e "Senhor Constituinte", porque em fevereiro de 87 tomou posse como presidente da Assembleia Nacional Constituinte.

Hoje é o aniversário de nascimento de Ulysses Guimarães. Ele morreu num acidente de helicóptero em 12 de outubro de 1992.

Veiculo desgovernado invade calçada em Resende, RJ

Um Gm Corsa invadiu a calçada na avenida Saturnino Braga, no bairro Barbosa Lima, em Resende, cidade no Sul Fluminense. O acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira (5), próximo a um posto de combustíveis. Ninguém foi atingido e o condutor se feriu.

O veículo parou próximo a porta de uma sala comercial da avenida. Com o acidente o veículo chegou a quebrar a barra da direção e teve de ser rebocado.

Homem é morto no Sapinhatuba II na tade desta sexta-feira (5), em Angra dos Reis, RJ

Um homem foi morto à tiros na tarde desta sexta-feira (5), no Sapinhatuba II, em Angra dos Reis, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro, região Costa Verde. O corpo, identificado apenas como Fábio, foi encontrado às margens da BR-101 (Rodovia Rio-Santos).

Após perícia, o corpo foi removido ao IML (Instituto Medico Legal) de Angra dos Reis, onde até a publicação desta reportagem, não havia sido divulgado o que teria motivado o crime e nem os supostos autores.

Casal de menores são apreendidos por suspeita de tráfico de drogas no Surubi, em Resende, RJ

Dois adolescentes, de 17 anos, foram apreendidos, nesta quinta-feira (4) por suspeita de tráfico de drogas no bairro Surubi, em Resende, cidade no Sul Fluminense. De acordo com a PM, uma denuncia informando que havia um ponto de tráfico de drogas no local levou os agentes até o casal. Eles foram flagrados endolando entorpecentes.

Na casa em que os dois estavam, foram apreendidos dentro da geladeira, 85 pinos de cocaína, 69 trouxinhas de maconha e R$ 44,00 em espécie. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Resende (89ª DP), onde foram autuados tráfico e associação ao tráfico.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Suspeito de chefiar o tráfico de drogas em Rio Claro é preso no Vila Americana, em Volta Redonda, RJ

Um homem, suspeito de fazer parte de uma facção criminosa em Rio Claro, foi preso no final da tarde desta sexta-feira (5), no bairro Vila Americana, em Volta Redonda, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com a PM, o homem foi detido na Rua Porto Rico, após ser reconhecido pelo os agentes.

Com ele foi apreendido a quantia de R$ 196,00 reais, 270 sacolés e dois tabletes de maconha - com aproximadamente 400 gramas - 4 êxtase, 7 sacolés de cocaína, uma balança de precisão e um telefone celular.

O preso e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Volta Redonda (93ª DP).

Braço direito do "chefe" do tráfico de drogas no Jardim Cidade do Aço é preso no Retiro, em Volta Redonda, RJ

Foi preso pela a polícia nesta sexta-feira, dia 5, o homem braço direito do traficante que comanda o tráfico de drogas no bairro Jardim Cidade do Aço, em Volta Redonda, cidade no Sul Fluminense. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi flagrado na Avenida Valdir Sobreira Pires, no bairro Retiro.

Ainda de acordo como a PM, "Guinômo" seria comparsa do traficante "Mineiro", e se encontrava foragido da Justiça. No local foram apreendidos um revólver calibre 38. com numeração e marca raspada, e seis munições.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Volta Redonda (93ª DP), onde ficou a disposição da justiça para ser encaminhado a um sistema prisional.

Mulher fica ferida em acidente envolvendo carro e moto no bairro Conforto, em Volta Redonda, RJ

Um acidente foi registrado na noite desta sexta-feira (5), no bairro Conforto, em Volta Redonda, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o 22º GBM - VR, uma camionete e uma moto colidiram na Rua 4.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, uma pessoa ficou ferida e foi conduzida por uma equipe de emergência do Samu ao Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo.
A Polícia Militar foi acionada para fazer o Boletim de Acidente de Trânsito.

Filho do ex-governador Cabral tem função caçada pelo o MPF-RJ

Marco Antônio Cabral usou sua carteira de deputado federal por 23 vezes para entrar no Presídio Bangu 8 em dias e horários proibidos para visitação
Em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro, o juiz Federal Ricardo Levy Martins, da 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro, julgou procedente e condenou o deputado Federal Marco Antônio Cabral (MDB-RJ), filho do ex-governador Sérgio Cabral, à perda da função pública, à proibição de contratar com a Administração Pública por três anos e ao pagamento de multa de 337 mil reais.

A ação foi ajuizada em 2017 com provas de que Marco Antônio Cabral usou sua carteira de deputado federal por 23 vezes para entrar no Presídio Bangu 8 em dias e horários proibidos para visitação. Em 11 dessas visitas irregulares, o deputado sequer estava exercendo o mandato parlamentar, porque à época atuava como secretário Estadual de Esporte e Lazer.

O juiz acolheu a afirmação do MPF de que as visitas ao ex-governador não tinham qualquer relação com o exercício do mandato de deputado e que representaram grave violação às regras de visitação das unidades prisionais do Estado do Rio de Janeiro.

Consta da sentença os seguintes trechos:

"Reputo inequivocamente comprovada a efetiva prática de ato de improbidade administrativa pelo réu, violador dos princípios da moralidade, honestidade e legalidade, na forma do art. 11 da Lei 8429/92, consistente na indevida utilização de prerrogativa parlamentar para realizar visitas de interesse exclusivamente particular a seu genitor Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho (Sérgio Cabral), ex-Governador do Estado do Rio de Janeiro, à época preso preventivamente na Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8), em desacordo com a regulamentação prevista na Resolução SEAP 584/2015, norma que rege a matéria.
(...)
Não se deve perder de vista que o membro do Poder Legislativo, justamente por ser o principal formulador das leis, deveria ser um dos principais defensores da aplicação geral e despersonalizada das normas que produz.

Esta verdade inafastável revela o especial desvalor daquele que utiliza indevidamente suas prerrogativas para, violando os princípios mais básicos da moralidade, honestidade e legalidade, colocar-se à margem da incidência da norma que rege a vida dos demais cidadãos.

A partir dessas constatações, concluo que a sanção no presente caso merece ser tal que, em primeiro lugar, evidencie à sociedade o quão grave e intolerável é a desvirtuação das prerrogativas atribuídas aos mais altos cargos da República, e em segundo lugar, impacte na consciência do agente ímprobo, de forma que sirva como uma grave lembrança de que o mandato que lhe foi atribuído pelo voto não pode ser utilizado para atingir interesses exclusivamente privados."

De acordo com o procurador da República Gustavo Magno Albuquerque, autor da ação, "a sentença condenatória do deputado Marco Antônio Cabral é um belo presente de aniversário pelos 30 anos da Constituição de 1988 e reafirma a ideia fundamental de que a lei deve valer para todos. O deputado deu 23 'carteiradas' para burlar normas que devem ser respeitadas pelos visitantes de presídios e abusou das prerrogativas que recebeu do povo para o exercício do mandato parlamentar. A condenação é mais uma importante contribuição do MPF e da Justiça Federal para pôr fim à dinastia da improbidade iniciada por Sérgio Cabral, já condenado a quase 200 anos de prisão, e levada à frente por seu filho Marco Antônio."

Casal fica ferido após caminhão tombar na BR-393 em Barra do Piraí, RJ


Uma carreta tombou na tarde desta sexta-feira (5), no km 274 da BR-393 (Rodovia Lúcio Meira) - altura da "Curva do Aterrado -, em Barra do Piraí, cidade no Sul Fluminense. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), duas pessoas ficaram feridas.

A carreta carregada com telas vergalhão tombou após o condutor, de 43 anos, perder o controle da direção no trecho de grande índices de acidentes.

As duas vitimas ficaram feridas, foram socorridas e levadas pela a equipe de emergência da concessionária da rodovia, Acciona, para a Santa Casa de Barra do Piraí.

O casal seguia de Três Rios sentido Garulhos, em São Paulo. Devido ao acidente o fluxo seguiu em sistema de pare e siga, uma das faixas foi interditada.

Aniversário de 30 anos da Constituição

O Brasil tem uma Constituição extensa, com 250 artigos, além de 114 dedicados aos atos das disposições transitórias. O texto trouxe uma extensa lista de direitos fundamentais, como a cultura, a educação como dever de Estado. O texto incluiu também temas como o direito do consumidor e a biodiversidade. Os índios e o meio ambiente ganharam capítulos específicos. A Lei das Águas e de Crimes Ambientais surgiram graças a dispositivos da Constituição.

O grande nome daquele momento histórico foi o presidente da Assembléia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, que, curiosamente, faz aniversário de nascimento um dia depois, no dia 6 de outubro.

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Sexta-feira, 5 de Outubro de 2018 - Estação: Primavera

Climatempo
Sexta-Feira, 05 de Outubro


Volta Redonda - RJ

Sex Chuvoso durante o dia e à noite. 16ºC 20ºC 10mm 90%

Conheça a ordem de votação na urna eletrônica

Neste domingo (7), os eleitores vão ter que votar em seis candidatos: deputado federal, deputado estadual ou distrital – no caso do Distrito Federal –, dois senadores, governador e presidente da República.

Se você quiser, a Justiça Eleitoral permite levar a cola eleitoral, com os números dos candidatos da sua preferência. Mas, é preciso ter atenção ao digitar o número de cada candidato e sempre conferir a foto do político que você escolheu. Depois, é só apertar “Confirma”. Agora, se você errar é só apertar a tecla “Corrige” antes de finalizar o processo e digitar o número de novo.

Para votar no deputado federal, você vai ter que digitar quatro números e, em seguida, apertar a tecla “Confirma”. Para o cargo de deputado estadual ou distrital, é preciso digitar cinco números e, novamente, apertar a tecla “Confirma”.

O próximo passo vai ser escolher os senadores. Como o Senado vai ter a renovação de 2/3 dos integrantes, neste ano será preciso escolher dois candidatos. Para cada uma das vagas, será necessário digitar três números. O que vale lembrar é que se o mesmo número for digitado para os dois cargos de senador, o segundo voto vai ser anulado.

O penúltimo passo vai ser votar para governador, que corresponde a dois números. E por fim, o eleitor deverá escolher o novo presidente da República, também com dois dígitos.

Após concluir esta etapa, a urna vai fazer uma gravação, a criptografia e a assinatura digital do voto. Em seguida, vai aparecer a palavra “FIM” e você vai ouvir um sinal sonoro. Aí sim, a votação vai estar concluída com sucesso.

Equipar polícias e patrulhar fronteiras: soluções dos presidenciáveis para segurança

Às vésperas do primeiro turno das eleições, os candidatos à presidência da República possuem projetos para melhorar a segurança pública do país. Dentre as propostas, o reforço no policiamento de fronteiras é unanimidade e temas polêmicos como porte de armas e legalização das drogas diferenciam os presidenciáveis.

Líder nas pesquisas eleitorais, Jair Bolsonaro (PSL) tem propostas para garantir proteção jurídica aos policiais. Ou seja, determinação, em lei, de que os agentes não sejam punidos caso matem alguém em confronto.

“A violência só cresce no Brasil exatamente porque é uma equivocada política de direitos humanos. O policial civil, em especial o militar, nunca foi tão desvalorizado. Não tem uma retaguarda jurídica para poder bem cumprir o seu dever. O cidadão de bem foi desarmado por ocasião do referendo de 2005 e o bandido continuou muito bem armado”.

Se eleito presidente da República, o candidato do MDB, Henrique Meirelles, tem como objetivo investir em inteligência, compartilhamento de informações e cooperação entre órgãos de segurança pública. O ex-ministro é contrário à liberação do porte de armas e propõe reformas no sistema penitenciário.

“Segurança pública tem que ser administrada com capacidade e competência, violência se combate com inteligência. Temos que equipar as polícias dos estados, é importante que a economia cresça para que possam comprar equipamentos, viaturas e contratar mais policiais.”

Fernando Haddad, do PT, quer criar uma nova unidade da Polícia Federal para combate ao crime organizado. Junto a isso, pretende reforçar a fiscalização nas fronteiras do país e retomar investimentos nas Forças Armadas.

“Nós vamos federalizar o combate ao crime organizado de todo tipo. E vamos fazer uma classificação de risco dividindo competências, redividindo competências para ter uma política de tirar do sistema penitenciário e carcerário aquilo que pode receber um outro tipo de tratamento. E jogar peso no combate ao crime pesado, contra a vida, contra a questão das fronteiras”.

Ciro Gomes, candidato do PDT ao Planalto, defende direcionar as polícias federais para o combate às organizações criminosas. Com o objetivo de afetar a raiz dos problemas de segurança pública no Brasil, propõe criar uma Política de Fronteiras para trabalhar a repressão e prevenção dos crimes.

“O que eu pretendo é federalizar todo o itinerário da investigação a segregação prisional, do enfrentamento das facções criminosas, narcotráfico, crime contra administração pública e lavagem de dinheiro. Então, é preciso, rapidamente, por remanejamento de servidores burocratas ou por um concurso para devolver à investigação 11 mil policiais e não cinco mil, que são hoje os efetivos que estão quase todos agarrados com escândalos de política”.

Com uso de exemplos do que já fez quando foi governador de São Paulo, Geraldo Alckmin do PSDB aponta que, para reduzir o número de homicídios no país, é preciso engajar estados e municípios no combate à violência. Além disso, o tucano defende a criação de uma Guarda Nacional que teria o poder de atuar em todo o Brasil.

A candidata da Rede ao Planalto, Marina Silva, se posiciona contra a liberação do porte de armas. Já em relação às drogas, a presidenciável defende um plebiscito sobre descriminalização dessas substâncias. Se eleita, a ex-ministra quer ainda transferir responsabilidades às Forças Armadas.

Palmeiras e São Paulo duelam pela liderança do Brasileirão

O líder Palmeiras encara o São Paulo fora de casa
Acharam que as eleições iam cancelar a rodada do Brasileirão? Deixem de besteira, minha gente. Vai ter futebol sim, menos no domingo que é dia de cumprir nosso papel enquanto cidadão e irmos às urnas.

A bola começa a rolar já nesta sexta, abrindo a 28ª rodada, para você que não vai para a balada e quer ter uma diversão em casa. Amargando a penúltima posição, com quatro derrotas e um empate nos últimos cinco jogos, o Sport vai tentar se recuperar diante do Internacional, que está em segundo lugar, perseguindo o líder Palmeiras.

Reeditando a semifinal da Copa do Brasil, o Corinthians pega o Flamengo em casa. Dessa vez, três pontos em jogo. Fechando a sexta feira, o Vitória joga contra o Santos na luta para sair da zona da degola, enquanto o Peixe quer encostar na zona de classificação para a Libertadores.

Já no sábado, clássico valendo a liderança. O terceiro colocado, São Paulo, enfrenta o líder Palmeiras no Morumbi. Apenas um ponto separa as duas equipes na classificação.  Em Santa Catarina, a Chapecoense tenta escapar da 18ª posição, mas vai ter que bater de frente com o Atlético Mineiro.

Atlético Paranaense e Américas de Minas jogam na Arena da Baixada, enquanto Grêmio e Bahia se enfrentam em Porto Alegre fechando a série de jogos do fim de semana.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Céu nublado na Região Sudeste nesta sexta-feira (5)

A temperatura na Região Sudeste do país diminui e a mínima fica em nove graus e tem a máxima em 37 graus nesta sexta-feira (5). O céu fica nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. As demais áreas da região ficam parcialmente nublado. A umidade mínima relativa do ar sobe e vai para 30% e a máxima permanece em 95% por toda a região.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Homem resiste a prisão e atira contra policiais no Boa Sorte, em Barra Mansa, RJ

Uma operação resultou na prisão de um homem, de 25 anos, que resistiu a prisão e atirou contra os agentes na madrugada desta quinta-feira (4), no bairro Boa Sorte, em Barra Mansa, no Sul Fluminense. De acordo com a Polícia Militar (PM), em patrulhamento no local os agentes ouviram disparos de arma de fogo em uma casa na Rua Amadeu José Barroso e logo depois fizeram a abordagem.

Na troca de tiros com a PM, o suspeito foi baleado no braço. Um segundo envolvido também fez disparos contra os agentes e fugiu em seguida.

Na residência foram apreendidas 12 pedras de cocaína, 24 trouxinhas de maconha, uma balança de precisão, material para embalar as drogas e R$ 50,00 em espécie.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Barra Mansa (90ª DP), onde o suspeito ficou preso.

Candidatos se preparam para o último debate na TV

O debate vai ser mediado pelo jornalista William Bonner e começa às 22h
O último debate entre os candidatos a presidência do Brasil antes das eleições que ocorrem no próximo domingo(7), será realizado nesta quinta-feira, dia 4.


Já confirmaram presença Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (MDB), Álvaro Dias (Podemos) e Guilherme Boulos (PSOL). Jair Bolsonaro (PSL) também foi convidado, mas a equipe médica que o acompanha desde o atentado em Juiz de Fora, no mês passado, desaconselhou a participação.

De acordo com a lei eleitoral, é critério para participação em debates ter bancada de pelo menos cinco parlamentares do partido no Congresso Nacional. A Rede Globo também afirmou que convidaria quem tivesse pelo menos 6% das intenções de voto na pesquisa Datafolha do último dia 28, mas nenhum dos candidatos considerados nanicos alcançou o patamar.

Não foram convidados, portanto, os candidatos João Amoêdo (Novo), Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL). O Patriota de Cabo Daciolo tem cinco parlamentares eleitos, mas a emissora considerou a formação da bancada antes da janela partidária e, por isso, ele também não participará.

O debate desta quinta começa às 22h e terá quatro blocos, sendo o primeiro e terceiro bloco de confronto direto por temas livres, o segundo de temas sorteados e o quarto de considerações finais. O portal G1 e a GloboNews também transmitem o evento.

Essa quinta também é o último dia em que os candidatos podem fazer campanha em rádio e televisão. O primeiro turno das eleições ocorre em todo o Brasil no próximo domingo, das 8h às 17h.

Droga é apreendida no Condomínio Minha Casa, Minha Vida no Candelária, em Volta Redonda, RJ

Uma quantidade de drogas foi apreendida no início da tarde desta quinta-feira (4), no condomínio Minha Casa, Minha Vida no Bairro Candelária, em Volta Redonda, cidade no Sul Fluminense.

De acordo com a PM, após informações do CIOSP, os agentes foram até Rua Sebastião Souza, onde se encontra o prédio, e dentro de um apartamento, no Bloco B, os agentes encontraram 17 sacolés de maconha e três tabletes de maconha.

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Volta Redonda (93ª DP), onde o material foi apresentado ao delegado de polícia. Ninguém foi preso.

Homem é preso e adolescente apreendida com arma e drogas no São Sebastião, em Volta Redonda, RJ

Foto: Divulgação da Polícia Militar
Um homem de 24 anos foi preso e uma menor de 17 anos foi apreendida com armas e drogas no condomínio Minha Casa, Minha Vida no bairro São Sebastião, em Volta Redonda, cidade no Sul Fluminense. De acordo com a PM, os agentes chegaram ao local na manhã desta quinta-feira (4), através de um denuncia de populares.

No local apartamento foram apreendidos uma pistola calibre 765, seis munições calibre 380, um carregador, 3 mil pinos vazios e material para endolação.

Todo o material foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Volta Redonda (93ª DP), onde foram apresentados ao delegado de polícia para medidas cabíveis sob a lei.

Homem troca tiros com a PM no bairro Boa Vista em Barra Mansa, RJ

Um homem armado resistiu a ordem policial e trocou tiros com os agentes e acabou ferido. O caso aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (4), na Rua K1, no bairro Boa Vista,e m Barra mansa, cidade no Sul Fluminense. Com ele foi apreendido um revolver calibre 38 e uma bolsa com munições de arma de fogo.

Identificado como Luciano, de 20 anos, conhecido como "Bruxo", foi socorrido pelo os próprios policiais e pela a equipe do Samu e conduzido à Santa Casa de Barra Mansa. Ele foi atingido de raspão na cabeça e não corre risco de morrer.

Drogas são apreendidas no conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida no São Sebastião, em Volta Redonda, RJ

Duas trouxinhas de maconha foram apreendidas em uma tubulação no conjunto residencial Minha Casa, Minha Vida, no bairro São Sebastião, em Volta Redonda, cidade no Sul Fluminense. Os agentes foram até o local através de uma denuncia anônima, informando que a drogas havia sido escondida naquele local.

O caso aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (4). O material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Volta Redonda (93ª DP), onde a ocorrência foi registrada.

Mulher é presa por porte ilegal de arma de fogo em Porto Real, RJ

Uma mulher foi presa portando ilegalmente uma arma de fogo, na manhã desta quinta-feira (4), no bairro Village, em Porto Real, cidade no Sul Fluminense. Com ela foi apreendido uma pistola calibre 9 milímetros, um carregador com 10 munições e duas armas de choque.

O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Itatiaia (100ª DP).

Casal é preso com drogas e material furtado em Arrozal

Um homem e uma foram presos nesta quarta-feira (3), suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, no Morro do Cruzeiro, em Arrozal, distrito de Piraí, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Os dois detidos, são suspeitos de praticarem furtos e roubos na região. Com eles foram apreendidos uma bicicleta, ferramentas como martelo, chaves, duas furadeiras, duas makitas, um porrete artesanal com pregos que servia para cobrança de devedores da boca, 36 papelotes de cocaína e R$ 90,00 reais em espécie, arrecadados com a venda de entorpecentes.

De acordo com a polícia, o material foi furtado do local onde Daniel trabalhava. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Piraí (94ª DP).

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Caminhão tomba na via Dutra e trânsito segue lento no trecho de Barra Mansa, RJ

Um caminhão, carregado com papelão para reciclagem, tombou na noite desta quarta-feira (3), no km 275 da BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), trecho que corta o município de Barra Mansa, cidade no Sul Fluminense.

De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o acidente aconteceu por volta das 20h44 na pista sentido a cidade de São Paulo.

Devido ao acidente, as faixas direita e esquerda ficaram interditadas, o trânsito segue fluindo pelo acostamento. O congestionamento já passa de 1 km. Ninguém ficou ferido.

A previsão é a pista seja liberada totalmente por volta das 23 horas.

Garoto que relatou ter sido sequestrado disse que mentiu por medo de apanhar

Foi desmentido o caso de um garoto de 12 anos ter sido sequestrado por quatro homens na tarde da última segunda-feira (1º) no bairro Belo Horizonte, em Volta Redonda, cidade no Sul Fluminense.

O caso tomou proporção desesperadora em pais da cidade com o boato de que haviam homens sequestrando crianças na porta de escolas da cidade. De acordo com a polícia, após a repercussão, o menino voltou atrás e disse aos pais que tudo não passou de uma mentira para tentar justificar a demora na volta para a casa, depois do horário escolar, pois estava com medo de apanhar.

De acordo com a ocorrência registrada pelos pais do adolescente nesta terça-feira, dia 2, na Delegacia de Polícia de Volta Redonda (93ª DP), o suposto sequestro aconteceu nas proximidades do colégio Othon Reis. No depoimento, o menor disse que ele e mais um amigo teriam sido raptados por integrantes de um carro preto, e teriam sido levados para o Cemitério do Retiro, onde foram agredidos e ameaçados de morte.

Depois de chegar em casa urinado, quase desmaiando e sem a mochila, o menor teve crises convulsivas e precisou ser internado no Hospital do Retiro.

A polícia investiga a forma que o menino voltou para a casa; sem a mochila, urinado e passando mal.

Saiba como consultar seu local de votação

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 147 milhões eleitores estão aptos para votar neste domingo (7), mas tem muita gente que não sabe ou não lembra onde fica sua seção eleitoral.

Se você é um deles, fique atento. No site do TSE, há uma aba na parte superior, escrita “Eleitor e eleições”. Lá, você deverá selecionar “Serviços ao eleitor”. Logo em seguida, aperte em “Título de Eleitor” e, depois, faça a consulta pelo “nome do eleitor” ou “número do título eleitoral”.

No primeiro caso, é preciso informar o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe. No segundo, é necessário ter em mãos o número do título e a data de nascimento.

Ao fazer a consulta, o eleitor obterá o número de sua inscrição eleitoral, zona eleitoral e local de votação, com endereço completo.

Quem baixou o aplicativo e-Título, que é uma versão digital do título de eleitor, também vai poder saber o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, poderá ser guiado até a seção eleitoral. Essa ferramenta pode ser baixada de graça nos dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Se o eleitor já tiver feito o recadastramento biométrico, o aplicativo também vai servir como documento de identificação.

Também é possível consultar o local de votação por meio do serviço Disque-Eleitor dos TREs. No portal do Tribunal Superior Eleitoral, você encontra todos os contatos do tribunais regionais.
Além dessas opções, o eleitor também pode ir ao cartório eleitoral mais próximo ou ao TRE de seu estado e consultar as informações pessoalmente.

O importante é não deixar para votar na última hora. O pleito acontece das oito da manhã às cinco da tarde, então, o ideal é que você se programe para não correr o risco de não votar e exercer sua cidadania.

PM apreende drogas e armas no Boa Vista (Rua K1), em Barra Mansa, RJ

A Polícia Militar fez uma apreensão de material para o tráfico de drogas no bairro Boa Vista, em Barra Mansa, cidade no Sul fluminense. De acordo com as primeiras informações, uma operação foi montada com o Patamo l e ll para fazer o cerco a um ponto de tráfico de drogas na Rua K1.

No local, em uma residência, os agentes apreenderam 75 buchas de maconha, um pino de cocaína, 56 sacolés de cocaína, um revólver calibre 38 com nove munições intactas, três rádios transmissores, dois celulares e R$ 50,00 reais em moeda.

Três homens foram presos, um de 26, outro de 28 anos e o terceiro19 anos, suspeitos de tráfico de drogas no local.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Barra Mansa (90ª DP).

Motocilcista fica ferido por linha de cerol no bairro Niterói em Volta Redonda, RJ

Um jovem de 24 anos ficou ferido aos ser atingido por linha de cerol no pescoço quando passava de moto próximo ao Complexo Esportivo Osmar Cardoso, no bairro Niterói, em Volta Redonda, cidade no Sul Fluminense. O caso aconteceu no último domingo, 30.

Lucas Linhares, de 24 anos, sofreu um corte no pescoço, foi atendido e se recupera bem. Testemunhas disseram que no local soltadores de pipas desrespeitam tanto pedestres quanto motoristas.

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Quarta-feira, 3 de Outubro de 2018 - Estação: Primavera

Climatempo
Quarta-Feira, 03 de Outubro


Volta Redonda - RJ

Qua Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 18ºC 32ºC 5mm 80%

Brasil é o país que mais acredita em fake news, aponta pesquisa

Brasileiros são os que mais acreditam em fake news, segundo pesquisa
O Brasil é o país que mais acredita nas informações falsas publicadas e divulgadas na internet, as chamadas fake news. A constatação foi feita pela Ipsos, empresa que faz análise de dados. Em um ranking com 27 países, o Brasil ficou com o primeiro lugar. Segundo o levantamento, cerca de 62% da população acredita nos boatos propagados, por exemplo, em redes sociais.

Apesar do alto índice de pessoas que admitiram já terem acreditado em uma notícia falsa, a pesquisa aponta que 68% dos entrevistados sabem diferenciar os conteúdos verdadeiros. Ainda de acordo com a pesquisa, que ouviu mais de 19 mil entrevistados, 51% dos brasileiros não confiam no senso crítico do restante da população para diferenciar as informações verdadeiras e falsas.

Entre os motivos apresentados pela pesquisa para que o índice atingisse esse nível é que boa parte da população acredita que as fake news são criadas por políticos e pela mídia, principalmente quando o assunto é redução das taxas de criminalidade.

Apenas 14% dos entrevistados acreditam que os enganos são causados por dados errados, enquanto 18% acredita na dificuldade da população com as estimativas e números.

ELEIÇÕES: Entenda a diferença entre voto branco e nulo

No próximo domingo (7), os eleitores brasileiros vão às urnas para votar em seis candidatos, porém, não é todo mundo que quer exercer o seu voto, já que existe a opção de votar em branco ou nulo.

O fato é que o descontentamento da população com a política atual tem aumentado o número de votos brancos e nulos. Então, para ficar mais claro a diferença de um para outro: o cidadão vota nulo quando digita um número que não pertence a nenhum candidato e depois aperta o botão "confirma". Já o voto em branco é registrado quando o eleitor pressiona o botão "branco" e em seguida a tecla verde para confirmar.

É importante também que o eleitor saiba que, ao contrário do que têm sido dito nas redes sociais, votos brancos não são direcionados para o candidato que está à frente na votação. Esse mito surgiu com o antigo Código Eleitoral de 1965, que determinava que os brancos contassem para o quociente eleitoral, mas a regra caiu com o código aprovado em 1997.

No próximo domingo (7), os eleitores brasileiros votarão para deputado federal, seguido de deputado estadual ou distrital, senador 1, senador 2, governador e, por último, presidente da República.

Até esta quinta-feira (4), os candidatos vão poder usar o horário de propaganda gratuita para conquistar os votos do eleitorado, que soma mais de 147 milhões de brasileiros.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste deve ter quarta-feira chuvosa

A quarta-feira (3) da Região Sudeste do país tem a temperatura entre 13 e 38 graus. O céu fica nublado a parcialmente nublado com nevoeiro ou névoa úmida por todo o estado de  Minas Gerais. Nos  estados de Rio de Janeiro e São Paulo, o céu claro a parcialmente nublado passando a nublado com pancadas de chuva predomina. A umidade relativa do ar permanece estável, com a mínima em 20% e a máxima vai a 100% em toda a região.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Irmãos são presos com drogas e armas no Belmonte, em Volta Redonda, RJ

No início da noite desta terça-feira (2) a polícia prendeu dois irmãos por tráfico e porte ilegal de arma de fogo no bairro Belmonte, em Volta Redonda, Sul do Estado do Rio de Janeiro. A dupla foi presa após uma operação da Polícia Militar de combate ao tráfico de drogas.

Na casa em que os dois estavam fora apreendidos14 sacolés contendo cocaína, 34 trouxinhas e um pedaço grande de maconha, uma réplica de fuzil AK 47 (Airsoft) e uma réplica de espingarda calibre 12 (Airsoft).

Todo material apreendido foi conduzido juntos dos suspeitos à Delegacia de Polícia de Volta Redonda (93ª DP).

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Polícia apreende espingarda após briga de vizinhos, em Barra Mansa, RJ

Uma espingarda calibre 28, sem munição, foi apreendida após a polícia atender um chamado para verificar uma briga entre dois vizinhos no bairro Village Colônia, em Barra Mansa, cidade no Sul fluminense.

Diante do caso, a polícia disse que o suspeito que estava armado informou que teria sido cobrado por uma divida por um vizinho e que ao vê-lo armado tomou a arma e correu para a sua residência.

O homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Barra Mansa (90ª DP).

"Chefe" do tráfico de drogas é preso no bairro Candelária, em Volta Redonda, RJ

A polícia prendeu um homem e uma mulher no final da noite desta segunda-feira (1º), no Condomínio Minha Casa, Minha Vida, no bairro Candelária, em Volta Redonda, por tráfico de drogas.

De acordo com a polícia, um homem conhecido como "Batoré", suspeito de ser o chefe do tráfico no bairro, e liderar a "guerra" entre as facções do bairro Caieiras e Dom Bosco. Uma mulher que estava junto do suspeito também foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Volta Redonda, (93ª).

Na operação foram apreendidos  um tablete de maconha com aproximadamente 400 gramas e 10 sacolés, uma balança de precisão, um rádio transmissor e R$ 42,00 reais em espécie.