Rádio Acesa FM VR: 2021-11-28

sábado, 4 de dezembro de 2021

Barra Mansa terá patrulhamento de bike no centro da cidade

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Na tarde desta sexta-feira (03/12), aconteceu a cerimônia de doação das bicicletas juntamente com os equipamentos que irão compor o policiamento de bike - policiamento ostensivo - pela Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril de Barra Mansa (ACIAP - BM).

De acordo com a PM, a ação desta modalidade acontece desde o dia 30 de novembro deste ano. "Esse tipo de Policiamento garante agilidade nos centros comerciais, bem como uma maior interação com os cidadãos, cobrindo uma área específica com maior eficácia, visando coibir pequenos delitos, tais como furtos e Roubos."

Os policiais empenhados nessa função, são profissionais voluntários, que irão se dedicar com afinco na preservação da ordem pública no centro comercial da cidade de Barra Mansa. Eles estão distribuídos nesta nova modalidade de Policiamento, com equipamentos próprios de proteção individual e caso haja necessidade, contarão também com o apoio das viaturas que fazem o patrulhamento pela cidade.

Barra Mansa terá domingo de Natal com shows com Ya Malb e Milton Guedes

A Fundação Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa promove neste domingo, 05, a primeira edição do ‘Domingo de Natal’. O evento será realizado das 8h às 17h, na Avenida Joaquim Leite, entre a travessia da Rua Rio Branco e a Praça da Matriz, onde um palco será montado para apresentações musicais. Às 10h, o show é com Ya Malb e às 14h, com Milton Guedes.

O comércio ficará aberto durante o evento. O intuito é fomentar as vendas de fim de ano e estimular o desenvolvimento por meio de atividades culturais. Vale lembrar que, mesmo com os avanços da vacinação na cidade, medidas de prevenção à Covid-19 deverão ser cumpridas.

Síndrome gripal: moradores de Barra Mansa devem buscar atendimento na UPA da Região Leste

Coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento do Centro pede a colaboração da população para que o fluxo de atendimento seja dividido entre as unidades

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O boletim semanal InfoGripe, divulgado na quinta-feira, dia 02, pela Fiocruz, indica tendência de alta de casos de síndrome respiratória grave em 13 dos 27 estados do país, entre eles o Rio de Janeiro. Diante deste cenário, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Barra Mansa, localizadas no Centro e na Região Leste, estão preparadas para dar suporte à população.

De acordo com a coordenadora médica da UPA Centro, Gabriella Laviola Meirelles, a unidade registrou nos últimos dias, aumento significativo no número de atendimentos.

“A UPA aqui do Centro tem ficado muito sobrecarregada. Há um mês, o número de atendimentos, principalmente de crianças, praticamente dobrou. Nesta unidade nós recebemos pacientes com pico hipertensivo, pneumonia, infarto, arritmia e outros casos. Por isso, para atendermos com mais qualidade e dinamismo, pacientes com síndromes gripais devem buscar atendimento na UPA Região Leste, localizada no bairro Boa Vista, onde funciona o Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19”, explicou Gabriella.

A médica destacou a importância de não expor pacientes com outras enfermidades a um vírus, e que a estrutura da unidade do Centro não possibilita dividir os atendimentos em áreas.

“Como disse, aqui recebemos pacientes de diversos tipos de necessidades. Não podemos expor essas pessoas a um vírus; temos que minimizar a exposição deles a esses agentes. Na unidade do Centro não temos, de forma estrutural, como dividir os atendimentos em áreas - atender de um lado síndromes gripais e de outro os demais pacientes. Então, queremos orientar a população para que em casos de gripes e resfriados busque o Centro de Triagem, na Região Leste, pois lá essas pessoas terão um atendimento mais adequado e, em caso de necessidade, terão acesso também a testes de Covid-19”, ressaltou Gabriella.

Ainda segundo a coordenadora, seguindo essa recomendação o atendimento da população será mais dinâmico e evitará a formação de filas e a demora no atendimento. Ela também destacou que as medidas de proteção contra Covid-19 contribuem para a diminuição dos casos de síndromes gripais.

“Temos que manter medidas preventivas, como distanciamento social e uso de máscaras. Sabemos que o confinamento para a saúde mental não é nada legal, mas temos que conviver socialmente com segurança”, concluiu a médica. 

Prefeitura já vacinou mais de 70 mil moradores


De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Barra Mansa, o município superou a meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo da Campanha Nacional contra Influenza, dividida em três etapas entre os meses de abril e julho deste ano. De 73.295 pessoas esperadas (100%), pelo menos 65.966 (90%) teriam que procurar as UBSs da cidade para receber o imunizante.

 “Superamos a meta durante a campanha e, desde então, abrimos a vacinação contra influenza para toda a população. Até o fim de novembro já tínhamos vacinado mais de 70 mil pessoas (95%)”, explicou Marlene Fialho, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Covid-19: estado do Rio se mantém em bandeira verde, com risco muito baixo

Unidades de Pronto Atendimento recebem tendas para agilizar atendimento de síndrome gripal

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Levantamento da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro mostra que pela segunda semana consecutiva o estado está em bandeira verde, de risco muito baixo para transmissão da Covid-19. O levantamento - 59ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 - divulgada nesta sexta-feira (03.12) indica uma queda de 28% no número de óbitos provocados pela doença e 28% nas internações. A análise compara as semanas epidemiológicas 46 (de 14 de novembro a 20 de novembro) e 44 (de 31 de outubro a 06 de novembro). 

As regiões Metropolitana I e Serrana permanecem em bandeira verde, de risco muito baixo. Já a região Noroeste, que estava em bandeira amarela, passa para a bandeira verde. As regiões Norte, Baixada Litorânea, Baía da Ilha Grande, Centro-Sul e Metropolitana II estão classificadas como risco baixo, em bandeira amarela. A região Médio Paraíba é a única classificada em bandeira laranja, com risco moderado para Covid-19. A alteração nessa região ocorreu devido ao aumento de 3 óbitos (de 4 para 7) nas semanas analisadas. 

- O estado permanece avançando no combate à pandemia da Covid-19. Isso é reflexo das medidas de enfrentamento e da campanha de imunização. Por outro lado, estamos diante de uma nova variante circulando no mundo e de um surto de influenza. Por isso, é importante mantermos os cuidados individuais, como uso de máscara de proteção, lavagem das mãos e álcool em gel. Também precisamos que as pessoas retornem aos postos para tomar a segunda dose e a dose de reforço contra Covid, assim como a vacina contra influenza – reforça o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

No estudo da SES, cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade. 

Influenza - Na última semana, houve um aumento no número de atendimentos por síndrome gripal nas UPAS estaduais. Os atendimentos passaram de uma média de 260/dia, no período de 17 a 23 de novembro de 2021, para 1.283 atendimentos/dia no período de 24 a 30 de novembro de 2021. Esse aumento corresponde a aproximadamente 400%. Dessa forma, a SES reforça a importância da imunização contra influenza especialmente dos grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dia) e pessoas com comorbidades, comprometimento do sistema imunológico. 

Tendas – Visando dar mais celeridade ao atendimento dos casos de síndrome gripal, a SES deu início, nesta sexta-feira (03.12), a uma nova etapa do plano de contingência para enfrentamento ao surto de influenza. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais vão receber tendas de atendimento a pacientes com síndrome gripal. A primeira unidade a contar com a nova estrutura é a UPA Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio, que além da triagem conta dois consultórios médicos para atendimento exclusivo desses casos. Neste sábado, começa a funcionar a tenda de atendimento ligada à UPA Tijuca.

Corpo de Bombeiros RJ divulga balanço de atendimentos no Estado no mês de novembro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) divulgou o balanço de atendimentos no Estado no mês de novembro. Nesse período, os quartéis que atendem todo o território fluminense foram acionados para 17.593 ocorrências, entre elas, 6.130 socorros no trânsito; 577 combates a incêndios em edificações; 267 combates a fogo em vegetação; 673 salvamentos de pessoas; 411 cortes de árvores; 1.794 capturas/salvamento de animais e 791 combates a insetos. Também foram registradas 338  ligações indevidas.

- Trabalhamos arduamente para que nossa população possa contar com um Corpo de Bombeiros forte, capaz de encarar e superar os desafios do dia a dia, atuando em situações emergenciais com padronização de procedimentos, previsibilidade de condutas, coletivismo e unidade de comando. Em um só dia, realizamos uma média de 850 atendimentos, vindos de todo os 92 municípios fluminenses – declarou o comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados

A Secretaria de Saúde de Pinheiral divulgou nesta sexta-feira (3) os dados da pandemia no município. Na cidade são 3.445 casos confirmados (3.369 curas, 72 óbitos, 04 em isolamento domiciliar). Até agora, 7.476 foram descartados.

Os testes de antígenos são realizados no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Estabelecimentos de Barra Mansa não podem cobrar por sacolas biodegradáveis

Iniciativa tem como base a Lei 4.953, em vigor desde 23 de novembro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Os estabelecimentos comerciais de Barra Mansa estão proibidos de cobrar do consumidor as sacolas plásticas ou de papel biodegradáveis fornecidas para embalagem e transporte de produtos adquiridos nos estabelecimentos. A medida tem como fundamento a Lei 4.953, sancionada pelo prefeito Rodrigo Drable no último dia 23 de novembro. 

De acordo com o coordenador do Procon do município (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), Felipe Goulart, o órgão está notificando os estabelecimentos e entregando cópia da lei. Somente nesta sexta-feira, 03, agentes do órgão percorreram 20 estabelecimentos. “A iniciativa visa à adequação do estabelecimento à lei. Os comércios de grande porte terão 15 dias para se ajustarem e os comércios de médio e pequeno porte, de 30 dias. Caso, o descumprimento persista será aplicada multa no valor de 100 Unidades Fiscais de Referência do município para os comércios de grande porte, de 40 UFIRs para os comércios de médio porte e de 20 UFIRs para não cumprimento da medida no prazo pré-estabelecido, de 30 e 15 dias”, detalhou Felipe.

Em caso de reincidência a penalidade aos proprietários de estabelecimentos será ainda maior, sendo aplicado o valor da multa em dobro.

O Projeto de Lei que originou a Lei 4.953 é de autoria do presidente da Câmara, Luiz Furlani, em conjunto com outros vereadores.

Pista de descida da Serra das Araras recebe manutenção neste domingo, dia 05/12

Em caso de chuva o serviço pode ser suspenso ou cancelado.
 

www.radioacesafm.blogspot.com
Crédito da foto: Divulgação/Comunicação da CCR NovaDutra

No próximo domingo, dia 5, a pista de descida da Serra das Araras será interditada para a realização de serviços de manutenção de sinalização. O tráfego será desviado para a pista de subida, que vai operar em mão dupla.

A CCR NovaDutra informa que a manutenção de sinalização e instalação de tachas refletivas acontece a partir do km 227 até o km 219, entre os municípios de Piraí e Paracambi (RJ). Durante os trabalhos, com previsão de início às 6h e término às 14h.

A Concessionária alerta que, em função dos serviços, o tráfego pode ficar lento no trecho no período de desvio. É importante que o motorista tenha atenção e respeite a sinalização e o limite de velocidade de 40 km/h durante toda a passagem pela mão dupla, onde a ultrapassagem é proibida. Em caso de chuva os serviços podem ser adiados ou interrompidos.

Barra Mansa aplica doses contra Covid-19 nesta sexta-feira

A Secretaria de Saúde de Marra Mansa seguirá, nesta sexta-feira, 03, as aplicações de D1, D2 agendadas e doses de reforço contra Covid-19. A vacinação acontece das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros, e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.

O esquema vacinal será o seguinte: D1 para pessoas a partir de 12 anos (nos postos de saúde dos bairros), D2 agendadas (Coronavac e AstraZeneca centralizadas no PSF do Ano Bom) e D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 03/07.

Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF. Também é preciso comprovante de residência atualizado (nominal ou em nome dos pais) ou a declaração do posto de saúde. Menores precisam estar acompanhados de um responsável.

Profissionais de educação realizam ato em frente a Secretaria do Rio

Profissionais de educação da rede estadual RJ realizam nesta sexta-feira, dia 3/12, às 11h, em frente à sede da Secretaria de Educação RJ (Seeduc). A categoria reivindica uma audiência imediata para discutir o auxílio tecnológico e o uso do Fundeb. 

Para o Sepe, a verba do FUNDEB é uma verba específica da educação e não necessita de comprovação, como o auxílio tecnológico exige, e deveria ser totalmente revertida para os profissionais da educação. Com isso, o governo está segurando mais de R$ 650 milhões do FUNDEB. Os servidores estaduais estão desde 2014 sem reajuste. Além disso, o governo ainda descumpre a lei do 1/3 de planejamento extraclasse.

O Sepe também quer discutir o acordo firmado entre o governo do estado e a Fecomércio-RJ, visando a compra de equipamentos tecnológicos para os profissionais de educação.

CIEP Toninho Marques abre inscrições para cursos 2022

A Escola Estadual Toninho Marques - CIEP 484 - no bairro Belmonte, abre as inscrições para cursos em 2022. 

Estão sendo oferecidas vagas para 1ª Série do Ensino Médio Itinerário e Empreendedorismo, 1ª Série (Escola Eco) com Itinerário de Tecnologia, Sustentabilidade, Arte e Esporte.

Ainda quem vai cursar a 2ª e 3ª Série do Ensino Médio Regular pode se inscrever até o dia cinco de dezembro pelo matricula fácil do Governo do Estado pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br

STJ suspende intervenção na CBF

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, atendendo a pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), afastou a intervenção decretada pela Justiça do Rio de Janeiro na entidade, permitindo o retorno de seus dirigentes.

Com a decisão do STJ, dada nesta quinta-feira (2), os dirigentes da CBF poderão desempenhar suas funções normalmente até o trânsito em julgado da ação na qual o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) questiona as eleições para a diretoria da entidade e as alterações administrativas feitas em assembleia geral de 2017.​​​​​​​​​

Segundo Humberto Martins, a autonomia da entidade desportiva não pode ser desconsiderada se não houver uma “causa legal robusta e inequívoca”.​

Segundo o ministro, a sentença favorável à intervenção – cujos efeitos foram mantidos após decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) – poderia causar danos irreversíveis ao desrespeitar o processo administrativo-eleitoral já legitimamente desenhado.

"Não se pode permitir a desconsideração, sem causa legal robusta e inequívoca que a justifique, da autonomia da entidade desportiva dirigente quanto à definição de sua estrutura organizacional e de seu interno funcionamento", afirmou.

Assembleia geral anulada
Alegando uma série de irregularidades, o MPRJ ajuizou ação civil pública em que pediu a anulação da assembleia geral realizada pela CBF em 1017, a destituição dos dirigentes e a condenação da entidade ao pagamento de danos morais causados aos torcedores.

A sentença, parcialmente favorável ao MPRJ, anulou as deliberações da assembleia e determinou a intervenção na CBF. O relator da apelação da entidade desportiva no TJRJ suspendeu os efeitos da sentença, mas o tribunal, em colegiado, manteve a eficácia do julgamento de primeiro grau. Contra essa última decisão, a CBF ingressou no STJ com pedido de suspensão.

A entidade afirmou que a intervenção compromete a integridade do futebol e viola a sua autonomia desportiva com base em equivocada interpretação da Lei 9.615/1998, a Lei Pelé.

Substituição imprópria da gestão
Ao analisar o caso, o presidente do STJ disse que é imprópria, por decisão provisória, a substituição dos órgãos de direção da CBF apenas em razão da opinião do MPRJ, embasada em sua interpretação da Lei Pelé. Para ele, tal cenário coloca em risco toda a organização do futebol profissional no Brasil.

"Está caracterizada a grave lesão à ordem pública, na sua acepção administrativa, em decorrência dos entraves à execução normal e eficiente de atividade de interesse público, em virtude de óbice à prestação célere e eficaz de serviço de interesse público concernente ao desporto futebolístico", explicou Martins ao justificar a suspensão da decisão.

De acordo com o ministro, a retomada da intervenção pela decisão do TJRJ significaria revisar e anular, depois de muitos anos, as modificações administrativas e normativas feitas pela CBF com relação ao esporte.

Tal condução, na visão de Humberto Martins, acabaria por substituir, sem competência e especialização para tanto, uma decisão interna da entidade que foi construída de forma colegiada e de acordo com planejamento estratégico.

"Não se pode desconsiderar a autonomia administrativo-gerencial da CBF para analisar e tratar, com toda a sua expertise construída durante anos em assuntos técnicos de futebol, os problemas que inevitavelmente podem surgir na condução administrativa de temas com alto grau de controvérsia, como a definição de questões administrativas em matérias organizacionais, de funcionamento e de eleições", concluiu Martins.

Ministro mantém preso PM acusado da morte de criança de 5 anos durante patrulhamento

Ana Clara Gomes/vitima

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ribeiro Dantas, em decisão monocrática, manteve a prisão do policial militar acusado de matar uma criança de cinco anos de idade durante patrulhamento na comunidade de Monan Pequeno, em Pendotiba, Niterói (RJ). O caso aconteceu no dia 2 de fevereiro deste ano.

Os policiais que participaram da operação afirmaram, em depoimento, que foram surpreendidos por cerca de cinco homens, dois dos quais teriam atirado com pistolas, e que, em resposta, o denunciado teria disparado quatro vezes com fuzil. Logo depois, ao avançar no terreno onde se localiza a casa da vítima, o PM teria se deparado com a mãe da criança pedindo socorro.

Por outro lado, moradores da comunidade que testemunharam o fato disseram que a polícia atirou sem motivo aparente na direção de um local conhecido como Pocinho. Uma testemunha relatou ainda que, após levar a vítima ao hospital, os policiais teriam regressado para arrecadar estojos de munição e modificar a cena do crime.

Acusado responde a outro processo por homicídio

O PM foi preso em flagrante e, posteriormente, teve a prisão convertida em preventiva. Ao decretar a medida, o juiz destacou a importância de resguardar a instrução criminal, diante da necessidade de produção de novas provas. O magistrado afirmou que o policial responde a outro processo por homicídio, o que indica o risco de reiteração criminosa, e que a sua libertação poderia ter influência nos futuros depoimentos de testemunhas.

Ao analisar pedido de habeas corpus, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro manteve a prisão, considerando que algumas testemunhas relataram ter medo de represálias por parte do acusado.

No recurso ao STJ, a defesa alegou que não estariam presentes os requisitos da prisão preventiva, previstos no artigo 312 do Código de Processo Penal (CPP). Negou ter havido intimidação de testemunhas ou alteração da cena do crime. Com o fim da instrução da ação penal – acrescentou –, não subsistiriam as justificativas da prisão relacionadas à produção de provas.

Testemunhas disseram ter medo de represálias

 Em sua decisão, Ribeiro Dantas ressaltou que a prisão está adequadamente fundamentada em elementos extraídos dos autos, que indicam a necessidade de resguardar a ordem pública, visto que a periculosidade social do réu está evidenciada no temor noticiado pelas testemunhas.

"As versões apresentadas nos depoimentos em sede policial foram divergentes, e as testemunhas ouvidas em audiência relataram receio de possíveis represálias em razão da profissão exercida pelo recorrente. Além disso, há notícia de que os policiais envolvidos no fato teriam alterado a cena do crime", observou o relator do recurso.

Ele disse ainda que não é possível discutir, como pretendia a defesa, se houve ou não intimidação de testemunhas e alteração da cena do crime, pois isso exigiria "detido e profundo" exame das provas, o que é inviável no exame do recurso ordinário em habeas corpus.

"Acrescenta-se que, consoante consignado no decreto preventivo, o recorrente responde a outro processo criminal pelo delito de homicídio, situação que também justifica a prisão cautelar na necessidade de garantia da ordem pública, como forma de evitar a reiteração delitiva", concluiu Ribeiro Dantas.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Homem é preso por descumprimento de medidas protetivas e por perseguir ex-companheira

Um homem foi preso por descumprimento de medida protetiva e perseguição (stalking) praticados contra sua ex-companheira, na quarta-feira, dia 1º. O autor estava proibido de se aproximar da residência da vítima e de manter contato com ela.

Segundo os agentes, a mulher registrou uma ocorrência contra ele por perturbação da tranquilidade em janeiro deste ano, ocasião em que foi solicitada a medida protetiva para ela. O indivíduo voltou a importuná-la e mandou mensagens por e-mails. Ela retornou à delegacia e informou o descumprimento da ordem judicial.

Ainda segundo os policiais, as medidas protetivas foram decretadas no dia 14 de novembro deste ano. Além de descumprir a decisão, ele também passou a perseguir a mulher.

Preso motorista que tentou abusar de passageira durante carona

Policiais civis da 91ª DP (Valença) e da 92ª DP (Rio das Flores) prenderam, nesta quarta-feira (01/12), um homem acusado de tentativa de estupro de vulnerável e cárcere privado. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão preventiva.

Conforme depoimento da vítima, na localidade conhecida como Parapeúna, distrito de Valença, Região Sul Fluminense, o autor ofereceu uma carona até ao centro daquela cidade. Durante o trajeto, o homem passou a mão no corpo da mulher e disse que ela teria que manter relações sexuais com ele e, caso se negasse, seria morta.

Temendo ser abusada, a vítima aproveitou que o motorista reduziu a velocidade do carro, pulou do veículo, correu pela estrada e conseguiu parar outro automóvel e pedir ajuda.

Segundo os agentes, o acusado foi localizado e detido na cidade mineira de Rio Preto, após monitoramento do setor de inteligência da unidade.

Dívidas do Fluminense passarão a ser concentradas em um único juízo

Sede do Fluminense, nas Laranjeiras: clube requereu abertura do regime centralizador de execuções

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Fluminense Football Club conseguiu na justiça a suspensão de todas as execuções em curso e futuras, inclusive as medidas constritivas para o regime centralizador de execuções., conforme determinado na lei 14.193/2021.

A defesa embasou na Lei 14.193/2021 provada este ano, que inovou no tratamento dos passivos dos clubes de futebol em competição profissional. A finalidade é permitir o soerguimento financeiro dos clubes, que atravessam situação difícil por causa da má gestão e queda de renda na pandemia da Covid-19. No Regime Centralizado de Execuções, o Fluminense vai concentrar em um único juízo por meio do concurso de credores, todas as execuções cíveis e trabalhistas, as receitas e despesas, de modo a se tornarem viáveis financeiramente.

Na petição encaminhada ao TJ, o Fluminense relatou ações de credores na Justiça com cobranças milionárias. Ressalvou existirem outras execuções em curso.
 
Em sua decisão, o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, manifesta a plausibilidade do direito e o risco de dano, considerando o fato público e notório de que o Requerente acumula dívida milionária, fazendo jus ao benefício do Regime Centralizado de Execuções, na forma do artigo 14 da Lei”.

Família comemora a chegada de pedreiro em casa após 34 dias preso


O pedreiro Alison Corrêa da Silva, de 22 anos, morador do bairro Açude, em Volta Redonda, deixou a prisão no início da noite desta quarta-feira (1), um dia depois de a Justiça relaxar sua prisão, ocorrida no dia 27 de outubro, durante a operação Alcateia, da Polícia Civil, contra suspeitos de tráfico de drogas. 
 
A prisão do rapaz provocou uma mobilização de parentes e amigos, segundo os quais ele foi vítima de um engano, 34 dias depois.
 
De acordo com a esposa de Alison, ele foi preso por engano, pois o suposto caso de envolvimento com o crime seria o cunhado e não marido.
 
- Ele foi preso por engano, na verdade não era que aparece conversando em uma ligação via aplicativo com um suspeito de trafico, desabafou. 

Alison foi recebido com manifestação da família e amigos na na noite desta quarta-feira (1), no barro Açude.
 
www.radioacesafm.blogspot.com

Mulher é presa por aliciar menor para roubar telefone celular em Resende

Policiais civis da 89ª DP (Resende) prenderam em flagrante, nesta terça-feira (30/11), uma mulher pelo crime de corrupção de menores. Ela é acusada de aliciar um adolescente para a prática de roubo de celular. A captura aconteceu em frente ao estacionamento de um shopping na cidade de Resende, no Sul Fluminense, após monitoramento do Setor de Inteligência da unidade.

Segundo os agentes, a autora havia combinado pagar a quantia de R$ 500 para que o adolescente cometesse o crime. Ela foi detida no momento que entregava uma mochila a ele, contendo um simulacro de arma de fogo, faca, peruca, luvas, touca, calça, jaqueta, boné e blazer.

Ao ser abordada, a mulher tentou fugir e foi alcançada pelos policiais em posse da mochila com os pertences, uma quantia em dinheiro e dois aparelhos celulares, sendo um deles o que utilizou para manter contato com o adolescente e tratar de assuntos relacionados ao crime que seria cometido.

Suspeita de tentativa de homicídio é presa em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 93ª DP de Volta Redonda
Policiais civis prenderam nesta terça-feira (30) uma mulher suspeita de tentativa de homicídio, roubo e extorsão contra outra mulher em Volta Redonda. Alessandra Maria da Silva, de 33 anos, foi presa na  rua Servidão Felicidade, bairro Santo Agostinho.

O delegado titular da 93ª DP, Edézio Ramos, disse que contra a Alessandra havia uma mandado de prisão temporária. A mulher é apontada num inquérito, que envolve mais três homens, de praticar no último dia 23, contra Ana Angélica Caetano Caribé, crime de extorsão e tentativa de homicídio, onde foi colocada em um veículo, levada para o Morro da Conquista, ameaçada e obrigada a transferir dinheiro para conta deles. 

No mesmo crime, a vitima teve o celular e dinheiro furtado, depois ela foi levada para um outro local, onde fizeram diversos disparos de arma de fogo contra ela, dizendo os criminosos disseram que iriam matá-la por vingança do crime praticado dias antes, o homicídio de Tatiana Gonçalves de Noronha, que aconteceu no dia 4 de novembro, onde foi morta esfaqueada em frente ao Edifício Redondo por briga de programa.

Após ser agredida e ameaçada, Ana perdeu os sentidos e foi socorrida para o Hospital São João Batista, onde continua internada e seu estado de saúde é considerado estável.

Ainda na ação foram aprendidos 310 pedras de Crack.

Dupla é detida com arma, munições e drogas no bairro Santa Izabel em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
EM busca de criminosos que fizeram disparos de arma de fogo no dia 25 de novembro, no bairro Retorno, em Barra Mansa, os agentes foram acionados na ultima segunda-feira, dia 29, a fim de averiguar a presença dos mesmos criminosos na Travessa Maria Dolores no bairro Santa Izabel.

Na localidade, os agentes avistaram dois homens, de 21 e 22 anos, que foram abordados e revistados, com um deles foi encontrado um revólver calibre 38 municiado na cintura, um aparelho celular e a quantia de R$ 395,00, já com o outro haviam 32 trouxinhas de maconha, 56 pinos de cocaína, 07 munições calibre 38 e R$ 190,00.

A dupla recebeu voz de prisão e encaminhados a 90ª DP de Barra Mansa, onde ficaram presos.

Padaria é arrombada e tem caixa roubado no Retiro

Um arrombamento foi registrado na madrugada de terça-feira (30) a uma padaria na Avenida Jaraguá, no bairro Retiro, em Volta Redonda.

Policiais foram acionados por volta dás 4h para averiguar uma invasão a Padaria Pão-Pão, quando perceberam um vão na porta e, ao averiguar as imagens de segurança constataram que um criminoso tinha entrado e levado a caixa registradora.

Em ronda pelo o local os agentes encontraram apenas o caixa abandonado com algumas moedas.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda para registro.

Idoso é detido por suspeita de assédio a adolescente em Pinheiral

Um idoso, de 61 anos, foi detido após ter sido denunciado pelo pai de uma adolescente de 13 anos, na manhã de terça-feira (30), em Pinheiral. O caso aconteceu na Rua Helena Correa de Miranda - próximo a uma academia.

A PM informou que teve atenção voltada para um homem de 32 anos, que alegou que sua filha estava muito nervosa após ser assediada pelo idoso, que foi detido logo a frente.

Aos policiais o suspeito disse que só pediu o número do telefone celular da garota, mas como ela não tinha ele passou o dele pra ela.

A ocorrência foi registrada na 101ª DP após ambos serem conduzidos.

Um canivete foi apreendido.

Homem preso por agressão a mulher no bairro Água Limpa


Um homem foi preso após ser denunciado por agressão a ex-companheira no bairro Água Limpa, em Volta Redonda. O caso aconteceu na terça-feira (30), na Rua das Cravinas.

Segundo a PM, por volta dás 21h00min foi acionada quando uma mulher de 28 anos estava sendo agredida pelo ex-companheiro.

O caso foi encaminhado a 93ª DP, onde ficou preso o homem e mulher levada ao Instituto de Criminalística Éboli para exames de corpo delito.

Suspeito é detido e sacola com drogas apreendidas em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Policiais militares apreenderam nesta quarta-feira (1) 12 pinos de cocaína, 26 pedras crack, 26 trouxinhas maconha e R$ 60,00 em espécie após deter um suspeito no Morro da Conquista, em Volta Redonda.

O caso aconteceu quando os agentes faziam uma averiguação sobre trafico de drogas na localidade, um elemento foi visto abaixado próximo a um corrimão, sendo abordado, ele disse que havia de desfeito de uma sacola de drogas.

O material entorpecente foi encontrado e o caso encaminhado a 93ª DP.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Caso de desacato termina com carro com sinais de adulteração apreendido em Volta Redonda

Veículo estava estacionado irregularmente em vaga PCD próximo ao Hospital São João Batista

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Guarda de Volta Redonda (GMVR) apreendeu nesta semana um carro suspeito de ser clone de outro, durante atendimento a uma ocorrência referente a desacato a funcionários do Hospital São João Batista na terça-feira (30/11). O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. 

O homem suspeito de desacato foi encaminhado à Delegacia de Polícia e informou que seu veículo estaria no estacionamento próximo à unidade hospitalar. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram o veículo parado irregularmente em uma vaga para pessoas com deficiência (PCD). O carro foi removido para o depósito público municipal. 

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, João Batista dos Reis, foi identificado que o carro pode ser fruto de clonagem. O motor do veículo teria sido adulterado, não sendo compatível com a numeração do chassi. Nesta quarta-feira, dia 1º, outro homem compareceu ao depósito, informando ser proprietário de um veículo com as mesmas características (incluindo a placa), mas alegando que o automóvel estaria na garagem de sua casa. 

“Agora, os dois veículos serão periciados pela polícia, que assumiu o caso. A ajuda da população tem contribuído bastante para um trabalho cada vez mais eficiente da Guarda Municipal e das forças de segurança. Isso, associado às novas câmeras e ao trabalho planejado, tem dado resultados positivos em relação à segurança pública”, explicou João Batista.

Justiça determina nova eleição na CBF

CBF
A Justiça determinou na tarde desta terça-feira (30) a realização de novas eleições para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por dois votos a um, a 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça foi favorável ao recurso de agravo interno interposto pelo MPRJ. A ação civil pública ajuizada pelo MPRJ em 2017 demonstrou que a entidade desrespeitou a Lei 9.615 (Lei Pelé) ao realizar assembleia para reforma estatutária, no dia 23 de março de 2017, sem respeitar a convocação obrigatória dos representantes dos clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Efetivamente, tornam-se nulas as alterações que modificaram as regras eleitorais da entidade. Com isso, de acordo com a Justiça, uma nova assembleia deverá ser realizada, em um prazo de 30 dias, para a discussão de tais assuntos, na qual, além das 27 Federações, deverão ser convocados os clubes membros do Colégio Eleitoral: os da primeira divisão, na forma do artigo 22, § 4º, I e II, do Estatuto de 2015, que estava em vigor à época, eis que a inclusão dos de segunda divisão se deu justamente por conta da modificação eleitoral ocorrida em março de 2017.

Entidade teria realizado manobra

Para o MPRJ, a CBF realizou uma manobra para aprovar novo estatuto, prevendo critério diferenciado de valoração de votos que impede os clubes de constituírem maioria nas eleições.  De acordo com a ação, na assembleia deliberativa os clubes da segunda divisão ganharam poder de voto (peso 1). Porém, uma cláusula passou a definir que nas assembleias gerais de natureza eleitoral, cada voto das federações filiadas tem peso três. Já os votos dos clubes da primeira divisão passaram a ter peso dois. Antes, todos tinham peso um.

Com o peso de seus votos triplicado, as 27 Federações passaram a alcançar o valor total de 81 votos. Já os clubes, somando-se os 20 da Série A, com peso dois, e os 20 da Série B, com peso um, alcançariam o máximo de 60 votos.

Ainda de acordo com a ação, com a inclusão dos times da Série B, adequando-se, enfim, o Estatuto da CBF aos preceitos da Lei Pelé, pela primeira vez, os clubes de futebol, poderiam alcançar maioria de votos frente às federações e, assim, incrementar sua participação na gestão do esporte. Se as alterações no valor dos votos não tivessem sido adotadas, os 20 clubes da primeira divisão, somados aos 20 da segunda divisão, atingiriam o total de 40 votos. Enquanto isso, as federações permaneceriam com 27.

Volta Redonda desiste de festas de fim de ano

A Prefeitura de Volta Redonda informa que cancelou oficialmente a programação do Réveillon e o “Rua de Compras” na cidade.

Todo e qualquer tipo de festejos que forem feitos pela iniciativa privada deverão seguir as regras sanitárias vigentes no período. Regras que podem ser adequadas ao momento epidemiológico do município, levando em consideração também fatores externos.

Da mesma maneira, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, dia 29, ficou acertado que o evento denominado “Rua de Compras” não acontecerá este ano e o carnaval no ano quem vem. O encontro que decidiu pelo adiamento do evento aconteceu no gabinete do Prefeito Antonio Francisco Neto, contando com a concordância de representantes dos setores comerciais e empresariais da cidade.

A tendência é que o projeto retorne a partir de maio de 2022, caso isso seja possível, com sorteio de datas entre os principais centros comerciais de Volta Redonda.

Cabe reafirmar que todas estas decisões são motivadas pela pandemia da Covid-19, que ainda segue infectando e vitimando pessoas em todo o país.

Apesar da melhora no cenário municipal, a situação pandêmica ainda inspira cuidados e vigilância por parte de todos.

A Prefeitura de Volta Redonda ressalta que de nada adiantará cancelamentos e fiscalizações caso a população não faça sua parte. Reforçamos o pedido para que todos usem máscara, busquem a vacina e evitem situações de risco para propagação do vírus.

Segue as buscas pelos tripulantes do avião bimotor que caiu em Ubatuba

www.radioacesafm.blogspot.com
O Corpo de Bombeiros RJ continua pelo sétimo dia as buscas pelos tripulantes do bimotor que caiu em Ubatuba, próximo a Paraty, na quarta-feira passada. Na operação, militares seguem mobilizados com mergulhadores e contam com auxílio de aeronaves, embarcações e moto aquáticas que fazem varredura costeira na região, entre a divisa do Estado de São Paulo e o Rio de Janeiro.

De acordo com o coronel Leandro Monteiro, comandante-geral do CBMERJ e secretário Estadual de Defesa Civil, as buscas não param e incluem operações aéreas, marítimas e terrestres, estas inclusive durante a noite.

"Quero me solidarizar com os familiares das vítimas que estão aqui nos auxiliando com informações. Diariamente, estamos com militares de todo o Estado, dos grupamentos marítimos e das unidades especializadas. Todos os recursos necessários estão sendo empregados. O Corpo de Bombeiros não desiste nunca. Ficaremos aqui durante 15 dias em busca de vidas” afirmou o comandante que acompanha as buscas no local.

Estado do Rio divulga calendário do IPVA 2022

Imposto pode ser pago em cota única ou em três parcelas em qualquer banco

O Governo do Estado do Rio de Janeiro definiu as datas de pagamento do IPVA de 2022 para os veículos do estado. De acordo com o calendário, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (30/11), o primeiro vencimento da quitação integral e da primeira parcela acontece no dia 21 de janeiro do próximo ano, para os veículos com placa final 0 (zero). Para os proprietários que preferirem parcelar, será permitido o pagamento em três vezes mensais iguais, conforme o número final da placa do veículo – veja o calendário abaixo.

O pagamento do IPVA deverá ser feito por meio da GRD (Guia de Regularização de Débitos), que poderá ser retirada pelo contribuinte pela internet, no Portal da Sefaz-RJ (www.fazenda.rj.gov.br) ou do banco Bradesco (www.bradesco.com.br). É preciso ter em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). O pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária.

Sobre os valores venais (preços de mercado) dos veículos, calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), são aplicadas as alíquotas do imposto (4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para carros movidos a GNV).

A Sefaz-RJ dispõe de um portal exclusivo com informações e serviços relativos ao IPVA. Para acessar, basta ir ao endereço www.fazenda.rj.gov.br/ipva

 

CALENDÁRIO DE VENCIMENTOS DO IPVA/2022 PARA VEÍCULOS
AUTOMOTORES TERRESTRES USADOS

 

PAGAMENTO EM COTA ÚNICA OU EM 3 PARCELAS

 

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados nesta terça-feira (30)

A Secretaria de Saúde de Pinheiral informou nesta terça-feira (30/11) que na cidade são 3.442 casos confirmados (3.365 curas, 72 óbitos, 5 em isolamento domiciliar) da Covid-19. Até agora, 7.428 foram descartados.

O município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

Números relativos à Covid-19 permanecem baixos em Barra Mansa

Resultado reflete, segundo o secretário Sérgio Gomes, o êxito da campanha de vacinação

Barra Mansa mantém estáveis os números de ocupação de leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por casos de Covid-19. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, no dia 29, dos 14 leitos de UTI disponíveis, apenas dois estavam ocupados. Com relação aos leitos clínicos, das 22 unidades ofertadas, 20 estão disponíveis. Outro dado animador é que dos 19 respiradores ofertados, nenhum está sendo utilizado. 

Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, estes números refletem o avanço da vacinação no município e a manutenção dos protocolos sanitários. “Esta melhora dos indicadores é resultado do êxito da campanha de vacinação, que reduz o agravamento e a mortalidade pela doença”, ressaltou Gomes, enfatizando que o município também garantiu junto ao Ministério da Saúde a ampliação no número de doses. “São 6,6 mil novas vacinas para a nossa população”, completou. 

A média de leitos se manteve neste período. No dia 25, 86% dos leitos de UTI e 91% dos leitos clínicos estavam disponíveis. Número que se repetiu no dia 26. Dia 27, apenas um leito dos 14 ofertados de UTI estava ocupado. Já dos 22 leitos de enfermaria disponíveis, três estavam ocupados. No dia 28, o número de leitos de UTI disponíveis foi de 79% e de leitos clínicos de 86%.

Os dados mostram ainda o declínio dos casos de óbitos provocados pela Covid-19. Em uma semana, foram registradas três mortes. 

A queda no número de atendimentos e internações também caiu expressivamente nas Unidades de Pronto Atendimento. Na UPA Centro, a redução foi de 85,10%, no período de janeiro a novembro. 

Já no Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, na Região Leste, o número de internações caiu 91,30% e de atendimento, 82,08%, comparando os números registrados de janeiro ao fim do mês de novembro.

Juíza suspende júri de acusado de matar estudante em shopping de Niterói

Vitorya Melissa Mota, vitima
A juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, suspendeu o júri, marcado para acontecer no próximo dia 6 de dezembro, de Matheus dos Santos da Silva, acusado de matar a facadas Vitorya Melissa Mota, de 22 anos, no dia 2 de junho, no Plaza Shopping, em Niterói. A suspensão decidida pela magistrada foi em razão de ter acolhido o pedido da defesa do réu, determinando a instauração do incidente de insanidade mental de Matheus

Embora o réu já tenha realizado avaliações psiquiátricas com resultado apontado para ausência de transtorno mental, foi identificado “eventual transtorno de personalidade esquizoide”, por Matheus apresentar “retraimento, tendência ao isolamento e dificuldade de relacionamento social”. Assim, a juíza, por precaução, suspendeu a tramitação do processo até a conclusão do incidente de insanidade mental do réu.

Justiça decreta prisão preventiva de jovem que matou colega em shopping de Niterói

 

Acusado de matar estudante a facadas em shopping vai a júri popular em dezembro

Imóveis da COHAB de Volta Redonda poderão ter isenção em taxas cartoriais

Os adquirentes de imóveis da Companhia de Habitação Popular (Cohab) de Volta Redonda, comprados pelo Sistema Financeiro de Habitação, terão isenção de emolumentos cartoriais e dos registros. A determinação é do Projeto de Lei 4.032/21, de autoria dos deputados Dr. Deodalto (DEM) e Noel de Carvalho (PSDB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em segunda discussão nesta terça-feira (30/11). A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

 A proposta altera a Lei 3.528/01, que já garantia a isenção de taxas cartoriais aos adquirentes de imóveis da Companhia Estadual de Habitação do Estado do Rio (Cehab). A nova proposta exclui todos os prazos para o direito ao benefício da lei anterior. Além disso, o novo texto ainda garante a isenção para os concessionários da cadeia sucessória de transmissão do imóvel adquirido junto à Cehab.

 “Para dar efetividade ao processo de regularização fundiária, é necessária esta iniciativa legislativa objetivando corrigir a Lei 3.528/01, sem que ela estabeleça prazo para lavratura de escritura e de registro dos imóveis”, explicou Dr. Deodalto.

Identificado homem morto à tiros no Monte Castelo

Foi identificado como Pedro Henrique Espírito Santo, de 33 anos, o homem morto na noite deste terça-feira (30) em Volta Redonda. O crime ocorreu na Rua Gandhi, no Monte Castelo.

A polícia informou que populares disseram ter visto um carro com homens passando e atirando contra  a vitima por várias vezes que morreu no local.

Além de Pedro Henrique, outro homem também era lavo dos criminosos, porém ele conseguiu fugir.

Após a perícia, o corpo foi levado ao IML de Três Poços. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar a autoria, a motivação e a circunstância do crime. Até agora ninguém foi preso.

Na delegacia foi constatado haver diversos registros por crimes contra Pedro.

Preso homem que mantinha mulher e filho de 4 anos em cárcere privado

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Policiais foram até uma residência no Areal, em Angra dos Reis, averiguar a informação de uma homem que ameaçava de morte a companheira. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (30) em uma área de mata. 

Os agentes foram recebidos por disparos de armas de fogo, não sendo feito o revide por medida de segurança aos moradores.

A vítima e seu filho de 4 anos foram resgatados, ela se encontrava bastante debilitada devido as agressões sofridas.

O caso foi encaminhado à DEAM para a apreciação da autoridade de polícia judiciária que autuou o agressor em flagrante.

Comarcas de Barra Mansa e Resende poderão ser elevadas à entrância especial

Com a medida, juízes serão promovidos e se tornarão fixos da região


As comarcas judiciárias de Barra Mansa e Resende serão elevadas à entrância especial, melhorando suas estruturas de pessoal e a qualidade do serviço prestado à população. É o que define o projeto de lei 5.177/21, do Poder Judiciário (mensagem 6/21), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única nesta terça-feira (30/11). A medida seguirá para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para sancioná-la ou vetá-la.

“A elevação de comarca é um pleito justo que foi amplamente reconhecido pelo Tribunal e que retrata a pujança e a força dos municípios do Sul Fluminense, que tão bem administrados, têm crescido tanto em nosso estado. O projeto é um reconhecimento ao bom trabalho realizado pelos juízes na região”, afirmou o desembargador Henrique Carlos Figueira, presidente do Tribunal de Justiça, em reunião para entrega do documento à Alerj.

Na justificativa do texto, Figueira destaca que as comarcas cumprem os critérios legais para elevação, em relação ao tamanho da população, às demandas judiciais e à receita tributária. Ele também destacou que o projeto otimiza o atendimento judiciário e respeita as limitações da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Regime de Recuperação Fiscal.

A medida prevê que a comarca não poderá ser oferecida à remoção ou à promoção enquanto estiver sendo ocupado pelo juiz titular no momento da elevação. Caso queiram, os juízes das comarcas têm o direito de retomar, nos cinco dias seguintes à publicação da mudança, a titularidade da vara que possuía no momento da elevação. O presidente do Tribunal de Justiça fica autorizado a conceder e fixar o valor da retribuição financeira aos Mediadores Judiciais pelos serviços prestados ao Poder Judiciário.

Atualmente, são da entrância especial as comarcas da capital, de Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Macaé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu-Mesquita, Petrópolis, São João de Meriti, São Gonçalo, Teresópolis e Volta Redonda.

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Foragido da Justiça de Minas Gerais é preso em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais Militares prenderam na tarde da última sexta-feira (26) Geraldo Afonso da Cunha Lima, de 59 anos.

Foragido da Justiça, ele era  procurado pela Polícia Militar de Sericita/MG, acusado de tentar matar a companheira, em outubro de 2015, no bairro Chácara Velha, em São Gonçalo do Rio Abaixo - Minas Gerais.

Segundo a Polícia, no dia do crime, os policiais foram chamados pelos vizinhos que relataram que estaria ocorrendo uma grande confusão na casa do casal. Na chegada ao local, a equipe encontrou a vítima caída no chão da cozinha, em meio a muito sangue e com diversos ferimentos pelo corpo. Ela foi socorrida, consciente, ao hospital de Abre Campo pela ambulância da cidade de Sericita.

De acordo com a ocorrência da Polícia Militar, as agressões foram provocadas por golpes de machado e l vizinhos relataram que o acusado saiu do imóvel levando a arma do crime.  

Após receber voz de prisão, Geraldo foi conduzido até a 93ª DP (Volta Redonda), para o confirmação do mandado. Em seguida, foi  encaminhado para uma unidade prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Contra ele havia um mandado de prisão, expedido pela 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Abre Campo, município de Minas Gerais, pelo crime de Tentativa de Homicídio e com pedido de Prisão Preventiva, desde novembro de 2017.

Integrantes de quadrilha que aplicava golpe em venda de tinta são presos em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais civis da 93ª DP (Volta Redonda) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam dois integrantes de uma organização criminosa que enganava pessoas na Região Sul Fluminense. Eles foram capturados, neste domingo (28/11), na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Volta Redonda.

Um elemento que chamou a atenção dos policiais foi um cartão bancário encontrado com os golpistas, usado para receber o dinheiro obtido com a prática criminosa. No lugar do nome do correntista, havia a inscrição "O golpe tá aí".

De acordo com as investigações, a quadrilha é oriunda do município de Mogi das Cruzes, em São Paulo, e aplicava o chamado "golpe da tinta". Os criminosos selecionavam vítimas e as procuravam em casa, oferecendo latas de tinta com preços bem inferiores aos praticados no mercado. O material, contudo, era falsificado. Na hora da cobrança, os golpistas alteravam o valor na maquininha de cartão de crédito, tirando da vítima dez vezes mais do que havia sido acordado.

Os agentes apuraram que os integrantes da quadrilha alugavam veículos na cidade de São Paulo e se deslocavam para o Sul Fluminense. Com os ganhos com a prática criminosa, os golpistas ostentavam vidas luxuosas no Rio de Janeiro e na Região dos Lagos.

No desenrolar das investigações foi possível identificar seis integrantes desta quadrilha. A partir disso, foi estabelecido uma parceria junto à PRF, para que caso os agentes abordassem jovens com latas de tintas dentro do veículo, atentassem para a situação deste golpe. A troca de informações permitiu que os bandidos fossem presos em flagrante por associação criminosa, receptação e concurso material.

Prefeitura de Barra Mansa fará nova convocação de aprovados no concurso público de 2020

Preenchimento das vagas será feito mediante necessidade do quadro funcional da administração pública. Em menos de um ano, 2/3 dos aprovados foram convocados
 
www.radioacesafm.blogspot.com
A Secretaria Municipal de Administração e Modernização do Serviço Público realiza nos próximos dias, nova convocação de aprovados no Concurso Público de 2020 para diversos cargos, conforme a carência de preenchimento do quadro funcional do município. Dos 1.081 aprovados, 446 foram convocados em maio passado. Com a nova chamada, mais de dois terços dos concursados terão ocupado os respectivos cargos.

De acordo com o secretário da Pasta, Gabriel Ramos Resende, em menos de um ano, a Prefeitura convocou cerca de 2/3 dos aprovados no certame. “O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos. No entanto, já chamamos em menos de um ano, 2/3 dos aprovados".

Entre a listagem de convocados estão guardas municipais, auditores fiscais, contadores e profissionais para a Secretaria de Educação. A convocação será feita por telegrama, no Boletim Oficial do Município e no Portal da Transparência, pelo site: https://www.barramansa.rj.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/EDITAL-DE-CONVOCACAO-001.pdf.  

O não comparecimento do aprovado na data e horário determinado poderá acarretar na exclusão do Concurso Público, conforme previsto no Edital.

Filhotes de Emu australiano nascem no Zoológico de Volta Redonda

Aves nasceram em incubadora do setor de Veterinária do Zoo-VR

www.radioacesafm.blogspot.com
A equipe do Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) participou neste mês de novembro, do nascimento de três filhotes de Emu australiano (Dromaius Novaehollandie). Os ovos foram chocados durante sete semanas em uma incubadora artificial específica para ovos grandes, localizada no setor de Veterinária do zoológico. De acordo com o veterinário João Gabriel, que participou do procedimento, ainda será feito um exame para confirmar o sexo dos três filhotes. 

“Os filhotes ainda não estão disponíveis para exposição, pelo fato deles não terem tido contato com os pais para o fornecimento de anticorpos. Então eles estão isolados no setor de Biologia para crescerem e desenvolverem melhor o sistema imunológico, além de ficarem em um ambiente de temperatura controlada. Assim que estiverem em condições, vão ser colocados em um recinto para a exposição”, explicou João. 

A fêmea do Emu australiano bota o ovo de coloração azul esverdeado e quem choca os ovos é o macho. O coordenador do zoológico, Jadiel Teixeira, esclareceu que, como os emus não vinham sendo estimulados para reprodução no recinto, assim que a fêmea botou os ovos, a equipe de tratadores recolheu para incubar artificialmente. 

“O macho estava abandonando o ninho no meio do período de incubação, por isso a escolha da incubação artificial”, explicou. 

Segunda maior ave do mundo, ficando atrás apenas do avestruz, o Emu australiano adulto pesa 60 kg e pode atingir até 1,9m. São aves que não voam, porém podem correr até 50 km/h. Com distribuição por todo o país, o Emu australiano é um animal de fácil reprodução e a espécie não corre perigo de extinção.

Veiculos de transporte coletivo são autuados por irregularidades

Agentes percorreram 17 terminais rodoviários do estado

www.radioacesafm.blogspot.com
Fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) aplicaram 43 multas e vistoriaram mais de 300 coletivos durante a “Ação Acessibilidade”. Em quatro meses, os agentes percorreram 15 municípios e um total de 17 terminais rodoviários.

Os itens verificados foram a plataforma elevatória, sinal sonoro, cinto de segurança e cadeira de transbordo, além de condições gerais dos veículos. As fiscalizações ocorreram nos terminais: do Rio, Roberto Silveira (Campos), Macaé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaperuna, Alexis Novelino (Cabo Frio), Araruama, Roberto Silveira e João Goulart (Niterói), Alcântara (São Gonçalo), Nova Friburgo, Teresópolis, Leonel Brizola (Petrópolis), Volta Redonda e Barra Mansa.

O objetivo da ação foi promover a acessibilidade das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, atendendo às exigências do Ministério Público e do Conselho Estadual para Política de Integração da Pessoa com Deficiência (CEPDE).

A população pode denunciar irregularidades pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br ou pelo WhatsApp Fale Detro (21) 98596-8545. Além das ações de inteligência, as informações ajudam a nortear as fiscalizações.

Carlos Nuzman é condenado por corrupção na escolha do Rio como sede olímpica em 2016

O ex-presidente do COB recebeu pena de 30 anos, 11 meses e 8 dias de reclusão

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Justiça Federal condenou o ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman a 30 anos, 11 meses e 8 dias por corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Além dele, no mesmo processo, foram condenados o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (10 anos e 8 meses) e o ex-diretor de operações da Rio-2016 Leonardo Gryner (13 anos e 10 meses).

A condenação é resultado da Operação Unfair Play, em que as investigações revelaram que em agosto de 2009 - pouco mais de um ano após o Comitê Olímpico Internacional anunciar as quatro cidades que concorreriam para sediar os jogos de 2016 e há cerca de dois meses para o anúncio final -, Nuzman, Gryner e Cabral se encontraram com Lamine Diack durante o Mundial de Atletismo de Berlim, oportunidade em que o senegalês indicou seu filho para tratar de pagamentos por “patrocinadores”.

No final de agosto, Gryner foi apresentado por Cabral a Arthur Soares, conhecido como “Rei Arthur”, aproximando-os para acertar o pagamento aos Diack. Em setembro de 2009, aconteceu em Paris o episódio que ficou conhecido como “Farra dos Guardanapos”, que contou com a participação de vários integrantes da organização criminosa chefiada por Cabral, inclusive Nuzman. Dez dias depois, foi feita a primeira tentativa de depósito dos valores acordados entre Cabral, Soares, Nuzman, Gryner e Diack, por meio de transferência bancária feita a partir da conta Matlock, de Arthur Soares. A transferência foi rejeitada pelo banco por não haver razão econômica para o pagamento.

No final de setembro, foi feita nova tentativa de transferência do pagamento a partir da conta Matlock, desta vez bem sucedida. Em 2 de outubro, o Rio foi anunciado como cidade-sede da Olimpíada de 2016. Em dezembro de 2009 e fevereiro de 2010, Diack encaminha uma série de mensagens para Nuzman e Gryner cobrando o restante dos pagamentos devidos aos seus amigos, o que indica que houve distribuição de vantagens indevidas a outros africanos. Foram registradas transferências bancárias de outros patrocinadores para Pamodzi Consulting no fim de 2009 e início de 2010. Já em dezembro de 2016, Nuzman e Gryner concedem ao LSH Barra Hotel, da qual Arthur Soares é sócio, o perdão da multa contratual e desconto de 30% sobre o valor que o hotel deveria devolver por ter descumprido acordo firmado como o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016.

Durante o trâmite processual, em seu interrogatório, o ex-governador Sérgio Cabral confirmou a prática do ato de corrupção para compra de votos que garantissem a eleição do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. De acordo com o ex-governador, a iniciativa de procurá-lo para tratar da realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro partiu de Nuzman, que juntamente com Gryner, o informou que Lamine Diack, membro do COI, estaria disposto a receber vantagens indevidas em troca de conseguir 5 ou 6 votos na primeira fase. Na ocasião, Nuzman manifestou que não comprar os votos seria correr o risco de não ter o Rio de Janeiro escolhido como cidade-sede.

Patrimônio não-declarado - No período de 2007 a 2017, Carlos Nuzman ampliou seu patrimônio em 457%, não havendo indicação clara de seus rendimentos. Para o juiz Marcelo Bretas, ao proferir a sentença, Nuzman, “de modo consciente e voluntário, ocultou e dissimulou a propriedade e a origem de 16 quilos de ouro, no valor de R$ 1.495.437,63, provenientes de crimes de corrupção, organizaçãocriminosa e peculato, bem como promoveu sua conversão em ativos lícitos, razão pela qual incorreu em atos de lavagem de dinheiro descritos no art. 1o, caput, c/c §1o, I, ambos da Lei no 9.613/98, na forma do art. 71 do CP. Além disso, por manter depositadas em cofre na Suíça, entre os anos de 2014 e 2016, divisas não declaradas à repartição federal competente, consistentes em 16 quilos de ouro em barras, no valor de USD 678.080,00”, incorreu no tipo previsto no art. 22, parágrafo único, segunda parte, da Lei no 7.492/86.

Cronologia dos fatos – em outubro de 2017, a Operação Unfair Play revelou a compra de votos para a escolha da sede olímpica de 2016, envolvendo o então presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, e do seu braço-direito Leonardo Gryner. Eles foram responsáveis por unir pontas interessadas, fazer os contatos e azeitar as relações para organizar o mecanismo do repasse de propinas de Sérgio Cabral diretamente a membros africanos do COI, o que foi efetivamente feito por meio do “Rei Arthur”.

Na época, como patrimônio não-declarado, Nuzman ampliou o patrimônio em 457% em 10 anos, não havendo indicação clara de seus rendimentos, além de manter parte de seu patrimônio oculto na Suíça.

A Operação Unfair Play foi resultado do trabalho conjunto de cooperação internacional entre os órgãos de persecução do Brasil, da França, da Antígua e Barbuda, dos Estados Unidos e do Reino Unido, que permitiu que viessem a público os bastidores da escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Vasta documentação e provas robustas revelaram que a organização criminosa de Cabral comprou o voto do presidente da Federação Internacional de Atletismo, Lamine Diack, por 2 milhões de dólares.

Campanha de negociação de débitos com descontos de até 95% vai até dezembro

Com participação de mais de 37 mil clientes, negociação permite parcelar a dívida em até 24 vezes no crédito.

Com a adesão de mais de 37 mil clientes, a Light decidiu manter a sua campanha de negociação de débitos. Agora, os interessados podem negociar suas dívidas, com condições especiais, até o final de dezembro. Cada cliente tem o seu caso analisado individualmente e os descontos são concedidos de acordo com o perfil da dívida, podendo chegar até 95 por cento. As negociações somente serão feitas por meio digital, na agência virtual da empresa (https://agenciavirtual.light.com.br/portal/). 

O gerente de cobrança da Light, Rodney Argolo, explica que esta é uma oportunidade do cliente quitar seus débitos e, se for o caso, retirar o seu nome do cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA: 

“Esta campanha permite que os clientes possam regularizar a sua situação junto à companhia. É uma chance única e a nossa ideia é oferecer condições muito vantajosas aos consumidores que têm, em média, 52% de desconto na negociação de débitos. Além disso, há uma outra facilidade: o cliente pode parcelar o pagamento no cartão de crédito, de qualquer bandeira, em até 24 vezes.", explica. 

A campanha é destinada aos clientes com pelo menos uma fatura vencida há seis meses ou mais (critérios completos no site da Light). Clientes que já fizeram negociação com a empresa e que estão com parcelamento de dívidas ativo não poderão participar da campanha. 

Os interessados devem acessar a agência virtual da Light para verificar os critérios da campanha e se têm direito ao desconto. Quem estiver apto deve clicar no botão “avançar” para verificar as condições oferecidas pela empresa. O desconto é calculado e oferecido automaticamente e, para prosseguir com o pagamento, basta o cliente inserir o número de seu cartão de débito ou crédito.

Computadores sem nota são apreendidos em Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PRF
Durante fiscalização de rotina, policiais rodoviários federais apreenderam quatro Macbooks - iMac - na Rodovia Presidente Dutra, em Pirai.

Uma caminhonete Mitsubishi/L200, com placas de Presidente Venceslau/SP, foi abordada no km 227, durante revista foram encontrados quatro computadores portáteis novos, na caixa.

O homem, de 38 anos, que conduzia o veiculo disse que não possuía as notas fiscais das mercadorias.

Diante do fato, os computadores foram apreendidos e a ocorrência de mercadoria sem nota fiscal foi encaminhada para o Posto Fiscal da Receita Estadual de Nhangapi onde foi apresentada para o auditor fiscal de plantão para q fossem tomadas as medidas cabíveis de ordem tributária.