Rádio Acesa FM VR: 2015-08-09

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A Música do Dia - 14/08/2015 - Hoje é o Dia do Cardiologista

A Música do Dia - 14/08/2015 - Hoje é o Dia do Cardiologista

A data foi criada em 2007 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia


Hoje, 14 de agosto, é o Dia do Cardiologista. É difícil dizer qual a especialidade da Medicina mais importante. Talvez seja até injusto, mas a cardiologia é a especialidade mais em contato com a vida porque trata do órgão responsável pela circulação sanguínea, o coração, que é onde primeiro observamos a existência de vida, por meio de suas batidas ritmadas.

Hoje é o dia do cardiologista, e a música do dia é "Aquilo que dá no coração", com Lenine.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA, SEXTA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2015








Volta Redonda- A Polícia Civil de Volta Redonda iniciou na manhã de hoje (14), uma mega operação para cumprir 23 mandados de prisão na cidade.

Volta Redonda- A Polícia Civil de Volta Redonda iniciou na manhã de hoje (14), uma mega operação para cumprir 23 mandados de prisão na cidade.
https://www.facebook.com/RadioAcesafm/videos/vb.156300417827411/321977687926349/?type=2&theater

Volta Redonda, 14 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Dia do Cardiologista!

<<>>

 Péssimo exemplo - Com proposta de aumentar os próprios salários, ministros do Supremo igualam-se aos congressistas.

(Adriano Martins - 2015)
=================================================
Volta Redonda, 14 de Agosto de 2015. Estação: Inverno. Dia seco.

Sexta-feira.

Dia do Cardiologista
O Dia do Cardiologista é comemorado em 14 de agosto. Cardiologista é o profissional da especialidade médica que cuida do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o coração e a circulação sanguínea, e até da cirurgia cardiovascular.

Origem do Dia do Cardiologista

O dia do Cardiolosta é celebrado em 14 de agosto, e a data é marcada desde 2007. A data foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, para a população lembrar sempre da importância desse tipo de profissional.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

História Hoje: Muro de Berlim começava a ser construído há 54 anos

13 de agosto de 1961. Guardas da Alemanha oriental começaram a isolar com arame farpado e concreto os lados oriental e ocidental de Berlim. À 1 e 54 da madrugada, o tráfego de trens foi suspenso. A construção do muro entre as duas partes de Berlim cortou o acesso de 16 milhões de alemães do lado ocidental.

A derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial resultou na divisão do país entre os Aliados. Estados Unidos, França e Reino Unido ficaram com o lado ocidental; enquanto a então União Soviética ficou com o lado oriental.

Com o aparecimento de dois Estados, a Alemanha se tornou o marco que dividiu dois blocos e sistema político-econômicos bem distintos, liderados pelos americanos de um lado, e pelos soviéticos de outro. Foi o lugar onde a Guerra Fria se manifestou com maior intensidade.

No Leste Europeu, a República Democrática Alemã tinha fama de ser um país socialista, que conseguiu dar uma boa qualidade de vida à população. Mas se viu ameaçada em razão das milhares de fugas diárias registradas até aquele dia. E para frear esse exôdo foi erguido um muro de 155 quilômetros de extensão, que interrompeu estradas e linhas de trens e separou famílias.

Para os moradores de Berlim dos dois lados da fronteira, a brutalidade do muro passou a fazer parte do cotidiano. Apenas 11 dias depois da construção, a primeira vítimas: um alemão-oriental, abatido a tiros durante tentativa de fuga.

A queda do muro de Berlim representa um dos eventos mais significativos do século XX, assim como a reunificação pacífica das duas Alemanhas, na noite do dia 9 de novembro de 1989.

Música do dia - 13/08/2015 - Dia do Canhoto

Música do dia - 13/08/2015 - Dia do Canhoto
 
O dia de hoje é uma homenagem aos 7% da população que precisam se adaptar a um mundo feito e desenhado para os outros 93%
13 de agosto, às 04h50

 O dia de hoje é uma homenagem aos 7% da população que precisam se adaptar a um mundo feito e desenhado para os outros 93%. O dia 13 de agosto é o Dia Internacional dos Canhotos. Quando o hemisfério direito predomina no cérebro de uma pessoa, o controle motor mais fino fica com a mão e o pé esquerdos. Isso é genético e também é meio sinistro, pois portadores deste gene têm mais risco de desenvolver esquizofrenia e epilepsia.

A Música do Dia é Abismo de Rosas, de Canhoto, no violão de Dilermando Reis.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Netflix responde a operadoras brasileiras: 'Pagamos todos os impostos'

A Netflix se pronunciou sobre as declarações das operadoras brasileiras, cujos executivos acusam serviços de streaming de não pagar os impostos necessários. Em evento ocorrido na última semana, o representante da Vivo, Rafael Sgrott, chegou a dizer que o “concorrente não está preocupado com ICMS porque não paga ICMS”.
“Se há um desequilíbrio, seja por uma regra tributária, seja por regulações, precisa ser corrigido. Tenho que executar x relatórios para comprovar minha qualidade, mas tem uma pessoa na Califórnia que não pensa em nada disso, só em performance e em como melhor atender o cliente”, atacou Sgrott.

Em nota, a Netflix Brasil lembrou que, por estar baseada em solo brasileiro, precisa respeitar a legislação local, o que inclui pagar o que o governo cobra pela sua atuação no país. E foi enfática: “A Netflix Brasil (...) paga todos os impostos devidos.”
O mercado também reclama que a Netflix não paga o Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional), taxa de R$ 3 mil sobre cada título disponível. “Sobre o Condecine, aguardamos para trabalhar com a Ancine enquanto eles discutem sobre os serviços de VOD e OTT”, respondeu a empresa.

As operadoras estão incomodadas porque o modelo de streaming tem crescido rapidamente no Brasil e serviços como a Netflix podem começar - se já não começaram - a tirar clientes da TV paga tradicional. No meio dessa polêmica ainda surgiu uma estimativa, divulgada pelo Notícias na TV, indicando que a Netflix deve faturar mais de R$ 500 milhões no país até o final do ano, o que é mais que as receitas de RedeTV! e Band.

Taxista de BH reage à Uber com bombons, revistas e bom atendimento.

Se a concorrência for melhor, seja criativo, use-a em seu favor. Parabéns a esses criativos.

Taxista de BH reage à Uber com bombons, revistas e bom atendimento.

A disputa entre taxistas e a Uber pelos passageiros das ruas do país continua a ter novos episódios. Hoje mesmo, por exemplo, a presidente Dilma Rousseff vetou uma lei que prejudicaria o serviço do aplicativo no Brasil.

Um taxista de Belo Horizonte (MG), no entanto, adotou uma manobra diferente para conquistar clientes: tratá-los melhor. Desde o início das operações da Uber na cidade, Marco Antonio Pereira diz já ter incorporado ao seu táxi barrinhas de cereal, bombons e garrafas de água, que ele oferece aos clientes, além de revistas e jornais para ler durante a viagem.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 13/08/2015


Volta Redonda, 13 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Dia do canhoto!

<<>>

As conexões entre o lado esquerdo e o direito do cérebro são mais rápidas em canhotos, o que significa que eles são melhores ao lidar com alguns estímulos.



Não sou canhoto.



(Adriano Martins - 2015)
==================================================
Volta Redonda, 13 de Agosto de 2015. Estação: Inverno. Dia seco.

Quinta-feira.

Dia do Canhoto
O Dia Internacional do Canhoto é comemorado anualmente em 13 de Agosto.

A data surgiu no Reino Unido e foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os desafios que um canhoto enfrenta em uma sociedade onde 90% da população é destra.

Canhoto é a pessoa que escreve ou utiliza predominantemente a mão esquerda, enquanto que uma pessoa destra utiliza a mão direita.

Pode não parecer, mas os canhotos já sofreram muito preconceito no passado e, ainda hoje, muitas culturas ainda discriminam as pessoas que utilizam a mão esquerda.

Apenas 10% da população é canhota, ou seja, os utensílios e objetos construídos para facilitar o dia a dia das pessoas foram feitos predominantemente para pessoas que utilizam a mão direita, que são a maioria no mundo.

No últimos anos, os canhotos puderam comemorar muitas conquistas, com o surgimento de objetos, instrumentos e demais utensílios desenvolvidos exclusivamente para pessoas que utilizam a mão esquerda. O Dia do Canhoto também serve para comemorar essas conquistas em um mundo quase que totalmente "direito".
Famosos que são canhotos

    Albert Einstein: físico alemão que elaborou a teoria da relatividade.
    Ayrton Senna: tricampeão mundial brasileiro de Fórmula 1.
    Bill Gates: dono da maior empresa de informática do planeta, a Microsoft, e um dos homens mais ricos do mundo.
    Fidel Castro: líder revolucionário e estadista cubano.
    Kurt Cobain: ídolo de toda uma geração, comandou a banda americana Nirvana nos anos 90
    Leonardo DaVinci: o gênio italiano
    Ludwig Van Beethoven: compositor de obras famosas como a Nona Sinfonia
    Machado de Assis: escritor brasileiro de obras como Dom Casmurro, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras
    Mahatma Gandhi: líder nacionalista indiano
    Napoleão Bonaparte: imperador francês
    Paul McCartney: baixista dos Beatles
    Pelé: o atleta do século XX chutava com a direita, mas escreve com a esquerda.

Callendar

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

História Hoje: Entenda a importância do Dia da Juventude

História Hoje: Entenda a importância do Dia da Juventude

Apresentação Carmen Lúcia

Hoje é o Dia Internacional da Juventude. A data foi instituída pela ONU em 1999 em resposta à Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude.

No Brasil, a data entrou no calendário oficial em 2002. Ela serve para chamar a atenção para os problemas enfrentados pelos jovens, como educação de baixa qualidade, condições de vida ruins e desrespeito a direitos.

Cerca de 25% da população mundial tem entre 10 e 24 anos. A ONU encoraja os governos a entender as necessidades dos jovens para implementar políticas que promovam a inclusão e a participação deles na sociedade.

Volta Redonda, 12 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Dia Nacional das artes!

<<>>

As artes são expressões da capacidade humana de imitar a natureza e de atribuir sentido à sua existência.

(Brasil Escola)
================================================
Volta Redonda, 12 de Agosto de 2015. Estação: Inverno. Dia bom!

Quarta-feira.

Dia Nacional das Artes
Próximo Dia Nacional das Artes 2015 Quarta, 12 de Agosto de 2015

O Dia Nacional das Artes é comemorado anualmente em 12 de Agosto, no Brasil.

A data celebra as atividades artísticas, que podem abranger diversas áreas, como o teatro, cinema, literatura, circo, pintura e etc. A lista pode ser mesmo bastante grande!

De acordo com a Lei Brasileira, o artista é o profissional que "cria, interpreta ou executa obra de caráter cultural de qualquer natureza, para efeito de exibição ou divulgação pública, através de meios de comunicação de massa ou em locais onde se realizam espetáculos de diversão pública".

O artista usa de toda a sua imaginação, criatividade e talento para emocionar, chocar ou mesmo registrar momentos importantes da história da humanidade. A arte nasceu com o homem e permanecerá após a sua morte.
Origem do Dia Nacional das Artes

O Decreto nº 82.385, de 5 de Outubro de 1978, e a Lei nº 6.533, de 24 de Maio de 1978, regulamentaram a profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões, além de mais de 100 outras funções que também podem estar inseridas dentro do que seria considerado um trabalho artístico.
O que fazer no Dia das Artes?

Você pode preparar um roteiro totalmente dedicado às artes e comemorar visitando museus, assistindo espetáculos de ópera, dança ou de teatro. Fizemos uma seleção de sugestões para você se inspirar e homenagear a arte:

    Visitar uma exposição legal no museu de sua cidade
    Ir à um espetáculo de teatro
    Ir à um espetáculo de ópera ou assistir à um musical
    Ir ao cinema, assistir à um bom filme
    Ler um livro
    Ir ao circo


Callendar

terça-feira, 11 de agosto de 2015

PREVISÃO DO TEMPO - TERÇA-FEIRA 11/08/2015


Volta Redonda, 11 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Dia do Estaudante!

<<>>

Não seja refém do medo. Encoraja-te, e vença a insegurança!

(Adriano Martins - 2015)
=================================================
Volta Redonda, 11 de Agosto de 2015. Estação: inverno. Dia quente e seco.

Terça-feira

Dia da Televisão
Dia do Advogado
Dia Internacional da Logosofia
Dia do Estudante
Dia do Garçom

O Dia do Estudante é comemorado dia 11 de Agosto.

A data celebra a atividade da busca por conhecimento, através do estudo constante sobre todas as coisas que rodeiam e fazem parte da humanidade e do universo. Uma boa educação e ensino escolar ajuda a formar uma sociedade sólida e com senso crítico apurado para solucionar crises, além de formar profissionais qualificados.
Origem do Dia do Estudante

Tudo começou em 11 de Agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país, nas áreas de ciências jurídicas e ciências sociais, nas cidades de São Paulo e Olinda.

Antes, quem quisesse fazer um curso de nível superior tinha que ir para a Europa.

Na comemoração dos 100 anos do curso de Direito, em 1927, Celso Gand Ley, um dos participantes da celebração, propôs que o dia 11 de Agosto ficasse registrado como o Dia Nacional do Estudante.

Esta data também possui outro significado bastante importante para a classe, pois em 11 de Agosto de 1937 nascia a União Nacional de Estudantes - UNE, que protege os direitos e deveres de todos os alunos do país.

O Dia Internacional do Estudante é comemorado em 17 de Novembro.
Mensagens para o Dia do Estudante

"Estudar é como conhecer mundos diferentes. Tempo de novidade a cada dia. Tempo de alegria a cada hora. Tempo de se preparar para a vida. Feliz Dia do Estudante!"

"Querido estudante! Saiba que você é o motivo, a razão primeira e mais importante de nossa fazer educação. Conte sempre com a gente!"

"Estudar é aproximar-se de nós, dos outros... Estudar é projetar sonhos, desejos, lutas e utopias... Estudar é humanizar, celebrar os mistérios de incompletude de nossa existência."
Oração do Dia do Estudante

"Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.

Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você.

Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.

Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil.

A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV.

Eu sei que preparo hoje o meu amanhã. Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante.

Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia.

Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém".

calendarr

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Mídias sociais reduzem a capacidade de aprender, diz sociólogo americano

O sociólogo americano Richard Sennett, 72, afirma que a onda das mídias sociais tem reduzido a capacidade das pessoas de adquirir conhecimento externo. 

Em entrevista, ele diz que o modelo cada vez mais customizado da internet cria um cenário sem elemento "surpresa" no cotidiano. 


Um dos sociólogos mais prestigiados, Sennett publicou em 1977 o clássico "O Declínio do Homem Público", em que aborda, entre outras coisas, as mudanças de comportamento do homem desde o século 18, sobretudo em relação a intimidade, individualismo e exposição. 


O que escreveu há quase 40 anos, diz ele, ainda se aplica hoje, ago- ra num contexto do mundo eletrônico da web. 

Nascido em Chicago, Sennett recebeu a reportagem na London School of Economics, onde leciona. É professor também da New York University e entre seus livros está "Juntos", obra de 2012 em que defende o conceito de cooperação entre os indivíduos. 

O sociólogo, que integra a comissão de reorganização urbana de Atenas como parte da conferência da ONU de 2016 sobre o futuro das cidades (Habitat 3), diz que a criação de cooperativas informais é fundamental para países como Grécia e Brasil reagirem às turbulências econômicas. 


Na entrevista, Sennet critica os shoppings no Brasil e as "cidades inteligentes". 


O sociólogo estará em Porto Alegre no dia 24 de agosto e em São Paulo no dia 26 para palestras no evento Fronteiras do Pensamento.

Volta Redonda, 10 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Lançamento do Satélite Brasieliro B!

<<>>

Sejamos qualificados por atitudes virtuosas. O mundo carece do nosso melhor!

(Adriano Martins - 2015)
================================================

Volta Redonda, 10 de Agosto de 2015. Estação: Inverno. Dia de sol e seco.

Segunda-feira.

1994 - É lançado o satélite brasileiro BrasilSat B1.

O Brasilsat B1 foi um Satélite de comunicação geoestacionário brasileiro pertencente a família Brasilsat, o mesmo foi construído pela Hughes, na maior parte de sua vida útil ele esteve localizado na posição orbital de 70 graus de longitude oeste e era operado pela Star One, uma empresa subsidiária da Embratel. Possuindo polarização linear e a capacidade de 29 transponders 28 em banda C e um em banda X.1 O satélite foi baseado na plataforma HS-376W e sua expectativa de vida útil era de 12 anos.2 O mesmo ficou fora de serviço em dezembro de 2010 e foi transferido para a órbita cemitério.3

domingo, 9 de agosto de 2015

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 09/08/2015


Operadoras querem regulação para Netflix no Brasil

Operadoras querem regulação para Netflix no Brasil

As empresas que oferecem serviços de TV por assinatura estão incomodadas com o sucesso crescente de serviços de streaming no país e querem que produtos como Netflix encarem algum tipo de regulação.
O assunto surgiu durante o congresso da ABTA, o mesmo que serviu de palco para a Vivo chamar o WhatsApp de serviço de pirata. A operadora, inclusive, também criticou o streaming - Rafael Sgrott, que representava a Vivo, lembrou que o "concorrente não está preocupado com o ICMS porque não paga ICMS".
"Se há um desequilíbrio, seja por uma regra tributária, seja por regulações, precisa ser corrigido. Tenho que executar x relatórios para comprovar minha qualidade, mas tem uma pessoa na Califórnia que não pensa em nada disso, só em performance e em como melhor atender o cliente", completou, segundo reporta o UOL.
Mas a Vivo não está sozinha nessa briga. Bernardo Winik, da Oi TV, disse que o sistema atual está prejudicando as operadoras, que precisam investir uma infraestrutura que aguente o serviço da concorrência. "A gente tem todas as obrigações, toda a regulação em cima, e o OTT [quem usa a rede do outro para oferecer seus produtos] está livre leve e solto. Cabe às operadoras todo o investimento para suportar a demanda de vídeos. E do outro lado você tem alguém que está colhendo alguns frutos dessa cadeia de valor."

Extensões do Chrome

Extensões do Chrome são uma bênção e uma maldição. Apesar de serem extremamente úteis, elas abrem uma brecha de segurança quando são instaladas sem precisar passar pela Chrome Web Store, o que o Google chama de “instalação inline”. Agora, a empresa tomou uma decisão para tentar evitar que seus usuários sejam afetados pela instalação indesejada de extensões maliciosas.

A medida afeta golpes como o da imagem abaixo, que abusam do privilégio da instalação inline. São anúncios que tentam enganar os usuários a instalar extensões que possam atrapalhar de alguma forma a sua vida.

No caso desta imagem, ela diz que o FlashPlayer está desatualizado, e pede que a pessoa clique num anúncio para atualizá-lo. Na verdade, se trata de alguma extensão maliciosa que usa práticas obscuras para penetrar no navegador da vítima. Há muitas outras formas de golpes similares se apresentarem na web.

Graças a isso, o Google está desabilitando a instalação inline para extensões que estejam ligadas a sites e anúncios enganosos.

Isso começará a valer a partir do dia 3 de setembro, quando serão desabilitadas a instalação de extensões que usam essas táticas de enganação. Para estas extensões maliciosas, os usuários serão redirecionados para uma página Chrome Web Store, com algumas informações que podem permitir que o usuário faça uma decisão educada sobre a instalação.

A instalação inline foi liberada em 2011, com o objetivo de permitir que usuários instalassem as extensões diretamente dos sites dos desenvolvedores, eliminando o intermediário da Web Store e tornando o processo mais rápido. Como alguns estão abusando desta liberdade, o Google precisou criar mecanismos para garantir a segurança dos usuários.

Volta Redonda, 09 de Afgosto de 2015. O DIA HOJE - Dia dos pais!

<<>>

Um ser chamado de pai, um ser responsável por um outro ser, (você filho). Seja grato ao teu pai pela a sua existência.

(Adriano Martins - 2015)
================================================
Volta Redonda, 09 de Agosto de 2015. Estação: Inverno. Dia instável.

Domingo.

Hoje é o dia dos pais.

O Dia dos Pais é uma data para comemorar e agradecer aos pais e é celebrada todos os anos no segundo domingo de agosto.

Com presentes, mensagens, beijos, abraços filhos e filhas presenteiam seus pais, demonstrando todo o seu carinho.
Mensagens para o Dia dos Pais

Todos os pais gostam de receber uma mensagem carinhosa ou frase no Dia dos Pais. E aí? Não vai fazer feio na hora de homenagear o paizão! Aqui vão algumas dicas para te "inspirar":

    "Parabéns, papai, nesse dia tão especial! Obrigado por ser meu exemplo, meu protetor e meu ídolo. Mas acima de tudo, obrigado por ser meu melhor amigo! Te amo, papai"

    "Oi velho! Parece que hoje é dia dos pais! E parece que hoje é dia de te dar os parabéns! Claro que um filho/a que é o máximo tinha que ter um paizão como você, né? Deve ser genético! Beijão, pai!"
    "Paizão, você é o melhor pai do mundo, sabia? Você me enche de orgulho, você é a minha inspiração! O seu dia não é só hoje. Todo dia deveria ser seu dia!"

Quer mais? O Mundo das Mensagens também tem várias mensagens para emocionar qualquer pai.
Dicas de Presentes para o Dia dos Pais

    Camisa
    Gravata
    Cinto
    Relógio
    Camiseta "Autografada" por você
    CD
    Filme
    Perfume
    Bilhete para ver um jogo do time dele
    Camiseta do time dele
    Marca-livros
    Peso de Papel
    Um desenho
    Uma pintura
    Uma caixa com a cerveja preferida dele
    Um bom vinho
    Um almoço ou jantar na churrascaria

Origem do Dia dos Pais

Há relatos de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos atrás, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para seu pai, desejando-lhe sorte, saúde e longa vida. Em registros mais novos, no ano de 1909, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd resolveu criar o Dia dos Pais por causa da admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. Foi escolhido o dia de seu aniversário, 19 de junho.

Os americanos se interessaram muito pela data e não demorou muito para a celebração se difundir por todo o estado de Washington e logo se espalhando pelo país inteiro. Em 1972, o Presidente Richard Nixon, oficializou então o Dia dos Pais.
Dia dos Pais no Brasil

Existem relatos que contam a possível história da origem do Dia dos Pais no Brasil. Segundo alguns registros históricos foi o publicitário Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no Brasil. Na tentativa de tentar atrair comerciantes a publicitarem no jornal "O Globo", o meio de comunicação difundiu a data, que rapidamente se tornou popular.

A data da comemoração do Dia dos Pais varia de acordo com os países, como por exemplo, nos Estados Unidos é no terceiro domingo de junho.

Já em Portugal o Dia dos Pais é no dia 19 de março.

O Dia dos Pais é considerado por muitos apenas uma data comercial, mas é marcado sempre por presentes, frases, poesias, que são dadas aos pais. Especialmente as crianças fazem homenagens a seus pais, geralmente com pequenos presentes preparados na escola.