Rádio Acesa FM VR: 2020-05-17

sábado, 23 de maio de 2020

Denúncia leva polícia a apreender drogas na Japuíba, em Angra dos Reis, RJ

Nesta sexta-feira (22), após receberem denúncia sobre tráfico de drogas na localidade conhecida como Praça da Porteira, na Japuíba, em Angra dos Reis, policiais militares conseguiram apreender 35 pinos de cocaína, um aparelho celular e R$ 50 em espécie.

A polícia chegou até os acusados através do Disque Denuncia, onde informava de atividade de tráfico de drogas.

Já na praça, os policiais tiveram a atenção voltada para uma mulher em atividade suspeita e, durante a abordagem, encontraram o material entorpecente que foi apreendido. Diante dos fatos, os agentes procederam à 166.ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Veiculo furtado em Seropédica é recuperado durante invasão de terra em Barra do Pirai, RJ

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
Uma caminhonete GM S10, de cor prata, com placa de Uberaba (MG), foi recuperada na manhã deste sábado (23) em Barra do Pirai, RJ. A ocorrência aconteceu por volta dás 10 horas, no km 280 da Rodovia Lúcio Meira (BR-393).

A PRF informou que foi acionada para averiguar uma invasão de terra, às margens da rodovia, quando deparou com um grupo de pessoas entrando no espaço de domínio da União e evitou apropriação indevida.

Foto: divulgação da PRF
O veículo encontrado no local, com materiais para serem usados na demarcação de terrenos e constrições de barracos, constava em registro policial como furtado. Ele era clonado, pois, usava dados de outro veículo do mesmo modelo e marca com emplacamento em Seropédica.

Os policiais descobriram o crime após procurar pelo suposto proprietário, um homem de 43 anos, e ele falar que não tinha os documentos da camionete. Uma inspeção veicular foi feita e, nessa altura foi verificado indícios de adulteração, sendo confirmado tratar-se de outro veículo de mesma marca modelo com as mesmas características.

Foto: divulgação da PRF
O homem informou aos policiais que havia efetuado uma troca por outro veículo de sua propriedade e que estava pagando ainda o restante em mensalidades para outro indivíduo, que deverá ser identificado e chamado para ser ouvido e prestar esclarecimentos durante a investigação da Polícia Civil.

O veículo e condutor foram encaminhados à 88.ª DP de Barra do Pirai para os devidos procedimentos. A princípio, ele foi enquadrado por receptação.

Após as investigações o homem pode responder por outros crimes.

Motoristas de ambulâncias homenageiam colega que perdeu a esposa para a Covid-19

Foi sepultado no início da tarde deste sábado (23) o corpo de Agda Hellen Dias Silva, de 33 anos. Ela era companheira do motorista da Central de Ambulância de Volta Redonda, Victor Júnior.

Agda morreu no início da madrugada deste sábado pela Covid-19. Ela estava internada no Hospital São João Batista, onde teve de passar por uma cesária de emergência, pois estava gravida.

O bebe de 32 semanas estava internado em estado grave, mas teve o quadro estabilizado, de acordo com as informações médica.

A primeira filha do casal de sete anos teve também a Covid-19 e ficou internada e conseguiu se recuperar.


Os colegas de profissão de Victor fizeram uma carreata de ambulância, que saiu da sede da regulamentação de Volta Redonda, no bairro Aterrado, e foi até o Portal da Saudade prestar homenagem.

Viação Cidade do Aço passa a operar uma linha no bairro Açude

Linhas dos bairros Açude, Dom Bosco e São Sebastião são operadas por nova empresa
A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, autorizou a partir deste sábado, 23, que uma nova empresa assumisse a operação em três linhas de ônibus da cidade. A operação era realizada pela viação Sul Fluminense, mas por conta de atrasos, má qualidade no serviço e grande número de reclamações, a empresa Cidade do Aço assumiu o serviço.

O prefeito Samuca Silva e o secretário Rogério Loureiro acompanharam o início das operações. O objetivo é melhorar o serviço de transporte coletivo na cidade.

As linhas são a 320-A (Dom Bosco-Conforto); 525 (Açude-Jardim Amália); e 530 (Açude-Jardim Amália - via Vila Mury e Park Sul).

O prefeito Samuca conferiu o início das operações, visando acompanhar o cumprimento dos horários e qualidade dos veículos.

"Essa autorização visa melhorar o dia a dia da população. Nosso objetivo é conceder um transporte público eficiente para a população. Essa é mais uma etapa na melhoria da mobilidade urbana da cidade. As pessoas não podiam mais ficar em pontos de ônibus esperando por horas, embarcar em veículos super lotados", disse o prefeito.

Em janeiro deste ano, a prefeitura já havia autorizado a intervenção em nove linhas, que estão sendo operadas por três empresas consorciadas do SindPass. Os bairros beneficiados foram: Coqueiros, Siderlândia, Vila Brasília, Santa Cruz e Santa Rita do Zarur.

"Percebemos durante essa pandemia que nestas localidades pioraram o transporte. Tomamos esta medida para dar retorno que a população merece", completou o prefeito.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Rogério Loureiro, destacou as melhorias.

"Os moradores do São Sebastião, Dom Bosco, Açude, e outros, serão beneficiados. Essa medida visa melhorar o transporte. Pedimos para a população nos ajudar a fiscalizar", comentou Loureiro.

Acusado de tráfico de drogas é capturado em Pinheiral, RJ

Um homem acusado de tráfico de drogas foi preso pelos policiais da 101ª DP (Pinheiral), na quinta-feira (21/05). Os agentes localizaram o criminoso no morro do Cascalho, no bairro Cruzeiro.

A Polícia Civil informou que contra o homem havia um mandado a ser cumprido por condenação, expedido pelo Juízo de Direito da Vara Única da Comarca de Pinheiral.

Homem morto em confronto com a polícia em Itatiaia era de comunidade do Rio de Janeiro

Policiais militares, com a informação de um traficante de nome Anderson, conhecido por “NH”, e membro da facção Comando Vermelho, na Comunidade de “Nova Holanda”, no Complexo da Maré, em Rio de Janeiro, estaria comandando o tráfico na área de Penedo.

Os agentes se dirigiram a uma pousada na subida do Vale do Hermitão, onde conseguiram os detalhes de onde estaria hospedado o principal suspeito e mais um elemento. Eles estariam morando em uma da casa no local, onde costumava chegar cedo em um veículo de cor preta.

Apos alguns minutos, os policiais perceberam que o veículo indicado na denúncia chegava em direção ao potão da residência, momento que o condutor diminuiu a velocidade os policiais puderam reconhecer o suspeito no banco do carona. Ao se dirigirem para abordagem, os suspeitos eles fugiram com o carro e fizeram disparos em direção aos policiais.

Os agentes seguiram em direção aos suspeitos, quando perceberam que o veículo, um Honda Fit, com placa de Angra dos Reis, tinha capotado. A dupla abandou o veículo e saiu em fuga meio à mata. No carro foi encontrado uma mochila contendo quatro granadas e uma quantidade de material aparentando ser maconha.

Os policiais voltaram a fazer buscas aos suspeitos em meio a mata, quando ouviram vozes de pessoas dizendo que os acusados voltaram para a rua, a equipe retornou e avistou os dois criminosos, que voltaram fazer novos disparos, houve troca de tiros e os criminosos voltaram a mata adentro.

Os dois elementos foram encontrados logo depois, caídos ao solo, um baleado e o outro com o joelho ferido. Com eles foram apreendidos duas pistolas, uma, calibre.45 e a outra, 9 milímetros.

O socorro foi acionado para atender o baleado, mas quando a equipe do Samu chegou ao local encontrou Perteson, de 20 anos, morto. Já o comparsa, de 30 de anos, foi levado para o hospital.

Além das duas pistolas, foram apreendidos: uma carabina com um carregador com 29 munições e uma pistola com um carregador com 8 munições; 4 granadas,19 munições de 45, 3 munições de 9 milímetros, um telefone celular, uma mochila, um cinto, 4 rolos de fita adesiva e uma balança de precisão.

A ocorrência foi encaminhada a 99.ª DP de Itatiaia.

Veículo com placa de Barra Mansa é recuperado em Resende, RJ

Um GM Corsa foi recuperado pelos policiais do 37.º BPM - Resende, na amanhã desta sexta-feira (22), em Resende, RJ. O veículo estava na Estrada Resende X Quatis — na estrada Fazenda Santa Clara.

O veículo, GM/Corsa cinza, com placa de Barra Mansa, com registro furto no último dia 21, estava sem as quatro rodas, o estepe, a bateria, o rádio e o cilindro de GNV.

A proprietária foi acionada para rebocar o veículo até a 89.ª DP de Resende, onde foi realido o Boletim de Recuperação.

Homem é detido com drogas no bairro Jardim Alegria em Resende, RJ

Um suspeito de 24 anos foi preso com drogas na tarde desta sexta-feira (22) em Resende, RJ. O homem foi flagrado na praça do Lote/Associação, no bairro Jardim Alegria.

Segundo a PM, a droga foi deixada no canto do muro de uma residência na Rua J com a Rua Projetada, após ele perceber a presença da viatura da polícia.

Após apreender o material, os policiais foram até a praça, onde tentou abordar mais dois elementos,  que fugiram.

Ainda de acordo com as informações, o homem detido, quando viu a droga apreendida exposta no painel da viatura, tentou fugir e alegou que o flagrante estava sendo forjado. Ele negou que a droga fosse dele.

Os policiais ainda disseram que o suspeito tentou resistir a revista e desacatou os agentes. Ele foi algemado para conter os ânimos. Nesse meio tempo ele repassou a irmã uma quantidade em dinheiro.

O caso foi conduzido a 89ª DP de Resende, onde o homem foi enquadrado por tráfico de drogas.

Covid-19: Rio chega ao número de 3.657 mortos e 33.589 casos confirmados

A Frente de Combate ao novo coronavírus divulgou o número de casos confirmados até esta sexta-feira, dia 22, no estado do Rio de Janeiro. Até afora são 3.657 óbitos e 33.589 casos confirmados da Covid-19.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro ainda informou que há ainda 1.023 óbitos em investigação e 234 foram descartados. Até o momento, entre os casos confirmados, 28.120 pacientes se recuperaram da doença.

A SES esclarece que os casos e óbitos registrados no boletim não ocorreram nas últimas 24h. Nas últimas semanas, a capacidade de testagem do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e laboratórios parceiros dobrou, passando de 900 para até 1.800 amostras analisadas por dia. Casos e óbitos também podem ser confirmados por critérios clínico-laboratoriais, ou por exames em laboratórios privados habilitados.

Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira:

Rio de Janeiro – 20.161
Niterói – 1.982
Nova Iguaçu – 1.191
Duque de Caxias – 1.177
São Gonçalo – 860
São João de Meriti – 611
Volta Redonda – 546
Itaboraí – 531
Belford Roxo – 507
Mesquita – 412
Angra dos Reis – 404
Queimados – 384
Magé – 378
Campos dos Goytacazes – 374
Petrópolis – 276
Nilópolis – 245
Teresópolis – 235
Cabo Frio – 226
Maricá – 201
Macaé – 189
Itaguaí – 149
Rio das Ostras – 147
Barra Mansa – 123
Resende – 121
Paracambi – 119
Nova Friburgo – 117
São Fidélis – 94
São Pedro da Aldeia – 90
Saquarema – 84
Três Rios – 83
Araruama – 82
Japeri – 81
Barra do Piraí – 73
Paraty – 70
Cachoeiras de Macacu – 68
Seropédica – 68
Paraíba do Sul – 59
Guapimirim – 57
Casimiro de Abreu – 55
Rio Bonito – 53
Iguaba Grande – 52
Valença – 51
Piraí – 49
Tanguá – 46
Bom Jesus de Itabapoana – 44
Mangaratiba – 42
Itaperuna – 37
São João da Barra – 37
Armação de Búzios – 33
Arraial do Cabo – 33
Sapucaia – 32
São Francisco de Itabapoana – 31
Pinheiral – 30
Itaocara – 28
Santo Antônio de Pádua – 28
Silva Jardim – 24
São José do Vale do Rio Preto – 22
Quissamã – 20
Vassouras – 17
Cambuci – 15
Mendes – 15
Miracema – 14
Rio Claro – 14
Carmo – 12
Italva – 12
Miguel Pereira – 12
Porciúncula – 12
Bom Jardim – 11
São José de Ubá – 11
Areal – 10
Paty do Alferes – 10
Aperibé – 9
Conceição de Macabu – 9
Carapebus – 8
Cordeiro – 7
Itatiaia – 7
Natividade – 7
Cardoso Moreira – 6
Engenheiro Paulo de Frontin – 6
Porto Real – 5
Rio das Flores – 5
Cantagalo – 4
Quatis – 4
Santa Maria Madalena – 4
Laje do Muriaé – 3
Macuco – 3
Sumidouro – 3
Comendador Levy Gasparian – 2
São Sebastião do Alto – 2
Varre-Sai – 1
Município em investigação – 7

As 3.657 vítimas de Covid-19 no estado foram registradas nos seguintes municípios:

Rio de Janeiro – 2.520
Duque de Caxias – 174
Nova Iguaçu – 119
Niterói – 88
São Gonçalo – 78
Magé – 69
Belford Roxo – 68
São João de Meriti – 62
Itaboraí – 46
Mesquita – 45
Petrópolis – 30
Nilópolis – 29
Itaguaí – 24
Volta Redonda – 20
Angra dos Reis – 19
Maricá – 19
Teresópolis – 19
Macaé – 17
Campos dos Goytacazes – 16
Barra do Piraí – 14
Nova Friburgo – 13
Tanguá – 12
Cabo Frio – 11
Paracambi – 11
Rio das Ostras – 11
Queimados – 10
Resende – 9
Barra Mansa – 8
Guapimirim – 7
Iguaba Grande – 7
Cachoeiras de Macacu – 6
Casimiro de Abreu – 6
Saquarema – 6
Rio Bonito – 5
Japeri – 4
Paraíba do Sul – 4
São Pedro da Aldeia – 4
Sapucaia – 4
Seropédica – 4
Araruama – 3
Itaocara – 3
Mangaratiba – 3
Paraty – 3
Silva Jardim – 3
Valença – 3
Arraial do Cabo – 2
Bom Jardim – 2
Bom Jesus de Itabapoana – 2
Piraí – 2
São Francisco de Itabapoana – 2
São João da Barra – 2
Vassouras – 2
Carapebus – 1
Engenheiro Paulo de Frontin – 1
Italva – 1
Mendes – 1
Miguel Pereira – 1
Santo Antônio de Pádua – 1
Três Rios – 1

Covid-19: dono de bar é encaminhado a delegacia por descumprimento de restrições

Medidas visam o combate ao coronavírus em Volta Redonda
Com o foco no combate a Covid-19, o Novo Coronavírus, a força tarefa de Volta Redonda que visa o cumprimento das medidas de restrição seguem intensificado os trabalhos. Na noite desta sexta-feira, dia 22, o dono de um bar foi levado a 93° Delegacia de Polícia por descumprir determinações de acordo com os decretos municipais que visam o combate a pandemia.

O bar, localizado no bairro São Luiz, entre as ruas Guimarães Rosa e Dom Antonio Cabral,foi autuado no dia 19 de maio. O motivo foi a aglomeração de pessoas dentro do estabelecimento, além de dificultar e impedir a ação fiscal, conforme os decretos 16.082 e 16.084, além da decisão judicial 0006109-26.2020.8.19.0066.

A força tarefa envolve diversos setores da prefeitura, SESP, SMF, PM,PC E MP. E o descumprimento dos decretos, das normas sanitárias ou de funcionamento, pode acarretar em aplicação de penalidades previstas em lei, como multa, interdição do estabelecimento, cassação de alvará, fechamento do estabelecimento, embargo, apreensão de bens, entre outras sanções.

O caso agora está a cargo da 93° Delegacia de Polícia.

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Quatro suspeitos são detidos com material do tráfico no Água Limpa

Apos informações de tráfico de drogas policiais militares se direcionaram até o bairro Água Limpa e encontraram quatro suspeitos com uma quantidade de material a ser usado pelo tráfico de drogas. Eles foram abordados no final da noite desta quinta-feira (21).

Um dos suspeitos, de 15 anos, estava na Rua Angélica, já adentro de uma viela, onde foi abordado e revistado, com ele encontrado um rádio comunicador. Mais adiante os policiais encontraram o segundo suspeito, de 17 anos, com uma trouxinha de erva seca picada e um pino contendo um pó amarelado.

O segundo menor disse aos agentes que havia adquirido a droga no beco próximo ao campo sintético, onde seguindo as buscas os policiais encontraram o terceiro suspeito, de 16 anos, ele portava rádio comunicador.

E por último, os policiais chegaram ao quarto suspeito, um jovem de 21 anos, com ele foi encontrado uma mochila contendo oito munições calibre 38, 41 pinos de cocaína (19 gramas), uma trouxa de maconha (1,7 gramas), etiquetas para endolação, R$ 62,50 em espécie e cinco bases para recarga de rádio transmissor.

O material e os envolvidos foram conduzidos à 93ª DP.

Agiota colombiano é detido em Volta Redonda, RJ

Um homem colombino, de 29 anos, foi detido com uma moto Yamaha no bairro Três Poços, em Volta Redonda, RJ. O homem é suspeito de está agindo como agiota na região.

Os policiais com uma OPOL, após buscas por uma pessoa com nacionalidade estrangeira e em atividade ilegal no país de estadia, foi informado que contra ele havia uma determinação para que se apresentasse aos órgãos competentes.

O homem levou os policiais até a residência, na Avenida Paulo Erley Alves Abrantes, onde entregou R$ 7.627,00 em espécie, notas promissórias e cartões de visita com a informação de empréstimo/Agiotagem.

Ele acabou confessando praticar a atividade de agiotagem e foi conduzido a 101.ª DP de Pinheiral, onde foi ouvido e liberado. Ele responderá pelos crimes em liberdade.

Igrejas evangélicas propõe que TSE proceda à cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

Os impactos e desdobramentos da crise de saúde pública com a pandemia da covid-19 têm se tornado ainda mais críticos com as sucessivas tensões políticas geradas pelo próprio governo brasileiro. Esta realidade tem movido grupos de evangélicos a posturas mais contundentes, uma vez que esta situação tem resultado em graves consequências, principalmente a perda de milhares de vidas, especialmente da população mais empobrecida.

Neste espírito, 35 organizações e movimentos evangélicos e centenas de pessoas vinculadas a igrejas deste segmento cristão assinam o manifesto “O governante sem discernimento aumenta as opressões – Um clamor de fé pelo Brasil”.

De solidariedade com famílias dos mais de 16 mil mortos por coronavírus e com os profissionais de saúde ao reconhecimento a universidades e a centros de pesquisa, os manifestantes evangélicos e evangélicas repudiam e se indignam com o comportamento antiético do presidente da República que “dá provas que não está à altura do cargo que ocupa”. A gestão é classificada no documento como inadequada que atenta contra a vida humana.

Os evangélicos e evangélicas que assinam o manifesto cobram respostas mais eficientes dos governos e reafirmam que igrejas devem ser responsáveis e não promoverem cultos públicos presenciais, abrindo seus espaços para ações de solidariedade. O texto conclama que as orientações e recomendações das instituições de saúde e científicas sejam seguidas e que o poder público atue de forma coordenada para promover uma economia justa, voltada para o benefício das pessoas, em especial, as mais empobrecidas.

Com base nestas afirmações o manifesto conclui com proposta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que assuma seu papel constitucional e proceda à cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, marcada pela disseminação de mentiras que embasaram a campanha eleitoral em 2018. A justificativa para o pedido é que “a preservação de vidas e da democracia exigem ação imediata”.

Segue a íntegra do documento:

O governante sem discernimento aumenta as opressões – Um clamor de fé pelo Brasil

Nós, de diversas Igrejas, organizações e movimentos de evangélicas e evangélicos pela democracia, manifestamos publicamente:

Nosso luto e profunda solidariedade para com as famílias dos mais de 16 mil mortos que o Brasil identificou até recentemente em meio a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). É momento de “chorar com os que choram” (Rm 12:14-15).
Nosso compromisso cotidiano em ações solidárias de apoio ao atendimento de necessidades específicas de pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade nesse contexto de grave crise. “A fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta” (Tg 2:17).
Nossa gratidão e solidariedade para com os profissionais de saúde que têm experimentado grande desgaste físico e emocional por estarem trabalhando no enfrentamento direto dessa situação. Nossa oração é para que Deus os guarde e que eles “mantenham a esperança”.
Nosso reconhecimento e apoio a Universidades e Centros de Pesquisa, bem como seus pesquisadores e cientistas que têm se dedicado na busca das melhores respostas e análises para juntos superarmos esta realidade. O momento exige que as tomadas de decisão sejam fundamentadas “no conhecimento que vem do bom senso” (Pv 1:4).
Nosso repúdio e indignação à forma antiética com que o presidente da República tem se comportado nesta grave situação do País, sem assumir a conduta exigida para uma pessoa que ocupa a liderança institucional executiva da nação. Ele tem dado provas de que não está à altura do cargo de Presidente da República. A gestão inadequada durante a pandemia atenta contra a vida humana ao invés de “praticar a justiça e compaixão pelos pobres” (Dn 4:27).

Diante disto, consideramos ser fundamental:

Que as respostas dos governos sejam mais eficientes em relação ao devido atendimento às necessidades das pessoas. É essencial que prefeituras e governos estaduais atuem para garantir o cumprimento do isolamento social recomendado, e que o governo federal opere de forma coordenada e adequada na execução de seus compromissos e responsabilidades.
Que igrejas e comunidades religiosas, compreendendo a gravidade e urgência do tempo presente, não promovam cultos públicos presenciais e considerem seriamente o uso de suas estruturas e pessoal para o desenvolvimento de ações que contribuam para o apoio a população e para o enfrentamento da pandemia. O momento exige responsabilidade e coragem a fim de preservar vidas.
Que sigamos as recomendações e orientações de instituições de saúde e científicas. Reconhecemos a ciência como dom de Deus para cuidar da vida humana e toda a sua criação. A fé e a ciência são aliadas, caminham juntas e exaltam o poder divino.
Que o poder público – executivo, legislativo e judiciário – atue de forma coordenada para promover uma economia justa e voltada para o benefício das pessoas, a partir dos mais empobrecidos. Não há nenhuma razoabilidade em se opor a crise na saúde à crise econômica. É falsa tal divisão. O momento é de grave crise na saúde pública e todos os esforços devem convergir para maior preservação possível de vidas. Não se pode minimizar uma situação de pandemia em favor de lucros. O foco precisa ser solidariedade e proteção social em prol da preservação da vida humana.

E propomos a seguinte ação:

Que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assuma seu papel constitucional e proceda o imediato julgamento das Ações de Investigação Judicial no (TSE) e que pedem a cassação da chapa de Jair Bolsonaro e de Antônio Mourão em razão da disseminação de mentiras durante a campanha eleitoral; prática que tem se mantido durante o governo, sendo agora alimentada por dinheiro público, como tem sido demonstrado e noticiado. A preservação de vidas e da democracia exigem ação imediata. Não há motivos que justifiquem ainda mais a prorrogação desse julgamento. Para que a justiça seja feita, sob a égide do Estado de Direito e para o bem-estar social e da democracia.

Convidamos irmãs e irmãos a se juntar nesse clamor de fé e ação pelo Brasil.
Junte-se a nós e assine carta que será enviada ao TSE. Acesse o link: https://bit.ly/ClamorBrasil

Aliança de Batistas do Brasil – Associação Projeto Videiras – AMSK Brasil – Coletivo Abrigo – Coletivo Cristãos Pela Justiça – Coletivo Memória e Utopia- Comunidade Cristã da Lapa – Comunidade Cristã na Zona Leste – Congrega – Comunidade Presbiteriana Videiras – Cristãos Contra o Fascismo – Direitos Humanos nos Passos de Jesus – Evangélicas pela Igualdade de Gênero – Evangélicos Trabalhistas – Evangélicos pela Justiça – Evangélicxs pela Diversidade – Fé e Afeto Cristão – Fórum Evangelho e Justiça – Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito – Grupo Fé & Política: Reflexões – Igreja Batista de Direitos Humanos – Igreja Batista Nazareth – Instituto Guarani de Responsabilidade Socioambiental – Igrejas Libertárias! – Miquéias Brasil – Missão Aliança – Movimento Evangélico Progressista – Movimento Negro Evangélico do Brasil – Nossa Igreja Brasileira – Núcleo de Evangélicas e Evangélicos do PT – Núcleo Evangélico 23 – Paz e Esperança Brasil – Primavera Ecumênica – PSOL/PR – Plataforma Intersecções – Rede Fale – Redenção Baixada – Vozes Maria

COVID-19: Saae de Barra Mansa mantém adiado o concurso público

Nova data será anunciada através do site do IBAM: www.ibamconcursos.org.br
Devido a pandemia provocado pelo novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Barra Mansa, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), teve que manter adiado as provas do concurso público. A primeira etapa, prevista para o fim de abril, teria o conteúdo objetivo e segunda nos dias 6 e 7 de junho, o prático. Por conta do atual cenário, ainda não há uma nova data para a realização do certame. A autarquia ainda orienta que os candidatos acompanhem novas atualizações sobre o concurso através do site do IBAM, no link: www.ibamconcursos.org.br.

De acordo com o diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando, a decisão do adiamento se deu devido as orientações recomendadas pelos órgãos oficiais de saúde. “Esperamos que em breve possamos retornar as nossas atividades normalmente, mas enquanto isso temos que respeitar os protocolos da saúde que recomenda evitar aglomeração de pessoas. Infelizmente tivemos que adiar nosso concurso, mas isso dará mais chances para que os candidatos se preparem melhor para as provas”, disse.

No dia 11 de fevereiro deste ano, o Saae abriu as inscrições para o concurso público oferecendo 32 vagas para nível fundamental, nas funções de agente de saneamento e auxiliar de serviços gerais, oferecendo um salário de R$1.045 reais com a jornada de 40 horas semanais.

Homem baleado em Barra Mansa morre na Santa Casa

Um homicídio foi registrado na tarde desta sexta-feira em Barra Mansa, RJ. Um homem identificado apenas como Neivilon foi baleado no Condomínio Village, no bairro Colônia.

A vítima foi socorrida e conduzida à Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, onde não resistiu. A informação é da unidade médica.


A ocorrência foi encaminhada a 90ª DP de Barra Mansa. Até esta publicação não havia informação do autor do crime.

Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido no Santo Agostinho em Volta Redonda, RJ

Um acidente no início da tarde desta sexta-feira (22) deixou um jovem de 22 anos ferido no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda, RJ. A colisão entre uma moto e um carro de passeio aconteceu na Rua Alfredo Moreira — próximo ao ponto final do ônibus.

Natã Garbero foi atendido pela equipe do Corpo de Bombeiros e conduzido ao Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo.

A batida aconteceu na rotatória que dá acesso às Ruas Boa Vista e Macapá.

Dupla é flagrada com drogas no Açude I, em Volta Redonda, RJ

Dois suspeitos foram presos no início da tarde desta sexta-feira (22) em Volta Redonda, RJ. O flagrante aconteceu na Rua Miguel de Oliveira — antiga Rua N —, no bairro Açude I.

As informações, apurada pela reportagem, apontam suspeita de tráfico de drogas, onde com a dupla foram encontrados uma quantidade de drogas.

Os policiais observaram que o material ficava escondido dentro de um capô de um carro abandonado e em um bloco de concreto.

Ao todo foram apreendidos 67 sacolés de maconha, 138 pinos de cocaína e R$ 55,00 em espécie.

A ocorrência encaminhada para a 93.ª DP de Volta Redonda.

Perseguição termina com veículo capotado, suspeito morto e dois feridos em Itatiaia, RJ

Uma ação da PM na manhã desta sexta-feira (22) terminou com um suspeito morto e dois feridos no bairro África II e Emitão, em Itatiaia, no sul fluminense.

De acordo com as primeiras informações, apurada pela reportagem, durante patrulhamento por Penedo os policiais deram ordem de parada a um carro com os suspeitos, porém, o condutor acelerou e começou uma perseguição.

Os policiais atiraram nos pneus do veículo para conter a fuga. O condutor perdeu controle do veiculo bateu em um poste e caiu dentro de uma chácara, vindo um dos suspeitos falecer no local baleado após trocar tiros com a polícia. Já os outros dois ficaram feridos e foram socorridos e levados ao hospital.

No veículo foram encontrados duas pistolas, carregadores, quatro granadas e drogas.


A ocorrência foi encaminhada à 99ª DP de Itatiaia.

Cresce em 58% o número de mortes em operações policiais no Rio

Um levantamento da rede de observatórios da Segurança, no Rio de Janeiro, aponta um aumento de 57,9% no número de mortes em operações policiais, no mês de abril, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A organização, que reúne especialistas em políticas públicas, analisou a atuação da polícia do Rio desde o início da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o estudo, em março, quando foram confirmados os primeiros casos da doença no estado, as operações policiais foram reduzidas, já que boa parte dos agentes foi deslocada para ações relacionadas ao controle da epidemia.

Já no mês de abril, apesar do avanço da Covid-19 no estado, as incursões em favelas foram retomadas, e intensificadas, representando um aumento de 27,9% das operações, em relação ao mesmo período de 2019.

"O que a gente está verificando é uma escalada assustadora, inexplicável e inaceitável. Não é possível que a polícia não consiga encontrar uma nova forma de agir nesse momento da pandemia, em que todas as políticas de segurança estão mudando", argumenta a cientista social Sílvia Ramos.

No fim da tarde desta quarta-feira (20), uma operação da Polícia Militar interrompeu a ação de voluntários em uma comunidade da zona oeste do Rio. A Frente Cidade de Deus distribuía 200 cestas básicas à população quando foi surpreendida pela entrada de viaturas blindadas da PM e o início de um intenso tiroteio.

"A gente estava fazendo distribuição de cestas básicas para comunidade, quando a polícia entrou violentamente, não respeitando crianças, moradores, pessoas que estão passando necessidade, porque o Estado só entra para fazer isso, entendeu? Só para levar bala", conta uma voluntária, cuja identidade será preservada.

Com a troca de tiros, os ativistas da Frente CDD precisaram se abrigar na casa de moradores da região. "Tiro, muito tiro. Os policiais já chegaram atirando, acertaram o menino e acabou que o menino foi a óbito", lembra outra integrante do grupo.

A vítima era João Vítor Gomes da Rocha, de 18 anos, que segundo relatos dos voluntários, foi socorrido pelos policiais e levado para o Hospital Lourenço Jorge, mas não resistiu. A mãe do rapaz afirma que ele era inocente. "Eles dizem que é confronto, mas não tem confronto nenhum. São eles que entram dentro da comunidade atirando".

Em nota, a Polícia Militar informou que a operação foi realizada para apurar denúncias sobre o tráfico de drogas na Cidade de Deus. Pelas redes sociais, a corporação afirmou que o jovem morto era criminoso e estava armado.

O conselheiro tutelar Jota Marques, porém, contesta a versão. Pela internet, o ativista escreveu: "Apontaram armas para nós enquanto tentávamos entrar no carro. Somos todos da Cidade de Deus, educadores, trabalhadores locais, artistas. A gente não tem direito de entregar comida, a gente não tem direito a cuidar dos nossos. A gente não tem direito a nada".

Motociclista fica ferido em acidente na Beira Rio, em Volta Redonda, RJ

Um acidente na noite quinta-feira (21) deixou um jovem de 21 anos ferido em Volta Redonda, RJ. A moto em que a vitima conduzia colidiu com um carro na Avenida Adalberto de Barros — Beira-Rio — na altura do acesso ao bairro Belmonte.

O carro pegava o acesso a Avenida Pernambuco e a moto seguia na avenida quando houve a colisão, por volta dás 21 horas.

Ranihel Martins foi atendido pela equipe do Corpo de Bombeiros e conduzido ao Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo. Já o condutor do carro nada sofreu. A vitima teve um corte no dedo da mão e escoriações em um dos joelhos.

A ocorrência foi repassada a PMERJ.

Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda instala usina de energia solar

Sistema terá a compensação de energia em cinco unidades da AAP-VR
Foi inaugurado a usina de energia solar em unidade da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), no município de Volta Redonda, no interior do estado do Rio de Janeiro. A usina, instalada pela Light, tem potência de 215,07 kWp e uma geração anual de energia de 278,34 MWh.

Este é o primeiro sistema de minigeração fotovoltaica instalado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Light no solo e que terá a compensação de energia em cinco unidades, por meio de autoconsumo remoto. Os recursos são provenientes do PEE da Light, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Light também realizou outras ações de eficiência em seis instalações da AAP-VR, como a substituição de 1.086 lâmpadas antigas por modelos mais eficientes (LED), e a troca de 104 aparelhos de ar-condicionado por equipamentos mais modernos.

As ações na AAP-VR deverão ser concluídas em setembro deste ano e preveem uma economia de energia total de 432,34 MWh/ano e uma Redução de Demanda na Ponta (RDP) de 27,26 kW, com RCB PEE global de 0,64.

Governo troca comandos da PRF e do Departamento Penitenciário Nacional

Para a PRF, foi nomeado como diretor-geral Eduardo Aggio de Sá. No Depen, foi nomeada Tania Maria Matos Ferreira Fogaça como diretora-geral
O governo federal trocou os titulares da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgãos da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública As mudanças estão publicadas em portarias no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 22, assinadas pela Casa Civil.

Para a PRF, foi nomeado como diretor-geral Eduardo Aggio de Sá, no lugar de Adriano Marcos Furtado, exonerado hoje. No Depen, foi nomeada Tania Maria Matos Ferreira Fogaça como diretora-geral.

Ela entra em substituição a Fabiano Bordignon, também exonerado nesta sexta.

O Diário Oficial publica ainda a exoneração de Jorge Barbosa Pontes do cargo de diretor de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública da pasta.

Adolescente é morto em Resende, RJ

Um adolescente de 17 anos foi morto na tarde desta quinta-feira (21) em Resende, RJ. O crime aconteceu na Rua Projetada — em frente ao bairro Surubi Velho, em Resende, RJ.

'Roninho', como era conhecido, morreu no local ao ser alvejado por arma de fogo. A polícia não conseguiu levantar informações sobre a autoria do crime.

O corpo foi removido para o IML de Resende, após o trabalho da perícia e a ocorrência encaminhada a 89ª DP.

Homem é morto à tiros em Porto Real, RJ

Foi morto À tiros na manhã desta quinta-feira (21) Izael de Oliveira, de 38 anos, morador do bairro Freitas Soares, em Resende, RJ. O corpo foi encontrado no local do homicídio, na Rua Projetada, no bairro Jardim das Acácias, em Porto Real, RJ.

Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) compareceram no local do crime e constataram nove perfurações no corpo. Oito cápsulas de calibre 380 foram recolhidas próximo ao corpo da vítima.

A ocorrência foi encaminhada à 100ª DP de Porto Real.

Carretas são flagradas com 125 mil litros de etanol irregular na Dutra, emPiraí, RJ

Três carretas foram detidas na madrugada desta sexta-feira (22), transportando 125 mil litros de etanol de forma irregular, no km 246 da Rodovia Presidente Dutra,

A PRF informou que por volta de 01h30 uma equipe que fazia policiamento em Piraí, RJ, observaram os três veículos estacionados em um posto da região e fizeram a abordagem .

Ainda de acordo com as informações, duas bi-trens e uma carreta normal faziam o transporte do combustível com  notas irregulares — suspeita fiscal.

O caso foi encaminhado para o Posto Fiscal da Receita Estadual de Nhangapi, em Itatiaia, para os procedimentos de ordem tributária.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Drogas são apreendidas no bairro Caixa D'Água, em Barra do Piraí, RJ

A Polícia Militar fez uma apreensão de drogas no bairro Caixa D’Água, em Barra do Piraí, RJ. Foram apreendidos 16 pinos de cocaína e 132 invólucros de maconha hidropônica, na Rua Rafael Antunes. Ninguém foi preso na operação. A ocorrência aconteceu na última terça-feira, dia 19.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma equipe do 10º Batalhão foi apurar denúncia anônima de tráfico na localidade, realizado por supostos elementos de uma facção criminosa. As drogas foram localizadas em diversos pontos da rua, porém, os suspeitos de tráfico não foram encontrados. Todo o material foi encaminhado para a 88ª Delegacia de Polícia Civil de Barra do Piraí, para perícia. Ao todo, foram apreendidos 187,8 gramas de maconha e 22,1 gramas de cocaína.

TJ reconhece ações do município e mantém acordo para flexibilização de atividades em Volta Redonda

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, através de decisão da desembargadora Maria Aglaé Tedesco Vilardo, negou recurso do Ministério Público do Estado visando a não reabertura das atividades econômicas na cidade. Com isso, segue valendo no município o acordo judicial feito pela Prefeitura de Volta Redonda, através de proposta feita pelo prefeito Samuca Silva, que prevê a reabertura gradual, com regras rígidas e baseadas em monitoramento do avanço do vírus e da capacidade de atendimento da população.

O prefeito Samuca Silva destacou que a vitória da prefeitura no Tribunal de Justiça demonstra que o planejamento técnico feito pelo governo municipal estava correto.

- Não trabalhamos com achismo e, sim, com técnica. Nossa proposta de acordo, aceita agora pelo TJ, garante o monitoramento diário do vírus e da capacidade de atendimento a população. Caso uma das metas seja extrapolada, voltamos a fechar as atividades econômicas até os números se adequarem. É melhor um comércio aberto na semana que vem, salvando vidas, do que o comércio fechado por tempo indeterminado como vemos em outros locais – comentou Samuca.

Em sua decisão, a desembargadora destacou a medida da prefeitura de, a partir desta quinta-feira, dia 21, fechar as atividades econômicas por sete dias após o número de casos suspeitos terem aumentado mais de 5% por dois dias.

- A desembargadora destacou em sua decisão vários pontos de nossos argumentos, como proposta técnica, aumento de leitos, entre outros. Mas nossa medida de cumprir o acordo e fechar as atividades por conta do aumento de casos, mostrou nossa credibilidade e coragem. Estamos mais felizes com a decisão, mas mantemos as orientações de que as pessoas que possam ficar em casa, fiquem, e se forem as ruas, utilizar máscaras e evitar aglomerações – destacou Samuca.

Os seis eixos de monitoramento condicionantes para a reabertura do comércio: o número de casos suspeitos não poderá aumentar em 5% por dois dias seguidos; A ocupação de leitos no CTI não ultrapassar 50%. A ocupação de leitos no Hospital de Campanha não ultrapassar 60%. O grupo de risco permanecer em isolamento social; Uso de máscara obrigatório nas ruas; Além de manter a proibição de qualquer tipo de aglomeração.

Com a manutenção do acordo, as atividades econômicas retornam na próxima quinta-feira, dia 28, após sete dias para que os possam voltar para as metas estabelecidas em acordo.

Permanecem fechados na cidade até a próxima quinta: serviços de escritório, apoio administrativo e outros serviços prestados; atividades profissionais, cientificas e técnicas; atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados; informação e comunicação; comércio e reparação de veículos automotores; alojamento; bares e restaurantes (exceto serviço de delivery); comércio varejista; outras atividades e serviços; seleção e agenciamento e locação de mão de obra; atividades imobiliárias; além de agências de viagem, operadores turísticos e serviços de reserva; e shoppings.

Poderão continuar funcionando as seguintes atividades, com restrição de atendimento e de número de clientes, espaçamento, entre outras medidas: supermercados; horti-fruti; farmácia; óticas; material de construção; clínicas médicas; laboratórios; agropecuária (venda de ração e comida de animais); e padarias.

Covid-19 RJ: veja a lista de municípios que tiveram casos registrados

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registrou, até esta quinta-feira (21), 32.089 casos confirmados e 3.412 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 1.095 óbitos em investigação e 227 foram descartados. Até o momento, entre os casos confirmados, 26.843 pacientes se recuperaram da doença.

A SES esclarece que os casos e óbitos registrados no boletim não ocorreram nas últimas 24h. Nas últimas semanas, a capacidade de testagem do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e laboratórios parceiros dobrou, passando de 900 para até 1.800 amostras analisadas por dia. Casos e óbitos também podem ser confirmados por critérios clínico-laboratoriais, ou por exames em laboratórios privados habilitados.

Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira:

Rio de Janeiro – 18.743
Niterói – 1.968
Nova Iguaçu – 1.185
Duque de Caxias – 1.171
São Gonçalo – 859
São João de Meriti – 608
Volta Redonda – 546
Itaboraí – 530
Belford Roxo – 501
Mesquita – 411
Angra dos Reis – 404
Queimados – 384
Campos dos Goytacazes – 372
Magé – 351
Petrópolis – 273
Nilópolis – 244
Teresópolis – 235
Cabo Frio – 224
Maricá – 200
Macaé – 189
Itaguaí – 149
Rio das Ostras – 147
Barra Mansa – 123
Resende – 120
Nova Friburgo – 117
Paracambi – 115
São Fidélis – 94
São Pedro da Aldeia – 90
Saquarema – 84
Três Rios – 83
Araruama – 82
Japeri – 81
Barra do Piraí – 71
Paraty – 70
Cachoeiras de Macacu – 68
Seropédica – 68
Paraíba do Sul – 59
Guapimirim – 57
Casimiro de Abreu – 55
Iguaba Grande – 52
Rio Bonito – 52
Valença – 51
Piraí – 49
Tanguá – 46
Bom Jesus de Itabapoana – 44
Mangaratiba – 42
Itaperuna – 37
São João da Barra – 37
Armação de Búzios – 33
Arraial do Cabo – 33
Sapucaia – 32
São Francisco de Itabapoana – 31
Pinheiral – 30
Itaocara – 28
Santo Antônio de Pádua – 28
Silva Jardim – 24
São José do Vale do Rio Preto – 22
Quissamã – 20
Vassouras – 17
Cambuci – 15
Mendes – 15
Miracema – 14
Rio Claro – 14
Carmo – 12
Italva – 12
Miguel Pereira – 12
Porciúncula – 12
Bom Jardim – 11
São José de Ubá – 11
Areal – 10
Paty do Alferes – 10
Aperibé – 9
Conceição de Macabu – 9
Carapebus – 8
Cordeiro – 7
Itatiaia – 7
Natividade – 7
Cardoso Moreira – 6
Engenheiro Paulo de Frontin – 6
Porto Real – 5
Rio das Flores – 5
Cantagalo – 4
Quatis – 4
Santa Maria Madalena – 4
Laje do Muriaé – 3
Macuco – 3
Sumidouro – 3
Comendador Levy Gasparian – 2
São Sebastião do Alto – 2
Varre-Sai – 1
Município em investigação – 7

As 3.412 vítimas de Covid-19 no estado foram registradas nos seguintes municípios:

Rio de Janeiro – 2.376
Duque de Caxias – 167
Nova Iguaçu – 112
São Gonçalo – 76
Niterói – 65
Belford Roxo – 60
São João de Meriti – 59
Itaboraí – 45
Mesquita – 44
Magé – 37
Nilópolis – 28
Petrópolis – 27
Itaguaí – 24
Volta Redonda – 20
Angra dos Reis – 19
Teresópolis – 19
Maricá – 18
Macaé – 17
Campos dos Goytacazes – 14
Nova Friburgo – 13
Barra do Piraí – 12
Tanguá – 12
Rio das Ostras – 11
Queimados – 10
Cabo Frio – 9
Barra Mansa – 8
Resende – 8
Guapimirim – 7
Iguaba Grande – 7
Paracambi – 7
Cachoeiras de Macacu – 6
Casimiro de Abreu – 6
Saquarema – 6
Japeri – 4
Paraíba do Sul – 4
Rio Bonito – 4
São Pedro da Aldeia – 4
Sapucaia – 4
Seropédica – 4
Araruama – 3
Itaocara – 3
Mangaratiba – 3
Paraty – 3
Silva Jardim – 3
Valença – 3
Arraial do Cabo – 2
Bom Jardim – 2
Bom Jesus de Itabapoana – 2
Piraí – 2
São Francisco de Itabapoana – 2
São João da Barra – 2
Vassouras – 2
Carapebus – 1
Engenheiro Paulo de Frontin – 1
Italva – 1
Mendes – 1
Miguel Pereira – 1
Santo Antônio de Pádua – 1
Três Rios – 1

Avenida Paulo Erlei, no bairro Três Poços, será interditada nesta sexta-feira, dia 22

A Prefeitura de Volta Redonda divulgou uma nota nesta quinta-feira (21) informando que vai realizar a aplicação de massa asfáltica na Avenida Paulo Erlei Abrantes, no bairro Três Poços nesta sexta-feira, dia 22.

A via será interditada a partir das 7h, no trecho que vai da Rua Jerusalém (ao lado do Ginásio Poliesportivo) até a Rua da Figueira.

A avenida ficará interditada apenas durante a execução do serviço e deve ser liberada no final do dia. A previsão é que o serviço seja concluído na segunda-feira, dia 25.

Vacinação de crianças em Volta Redonda segue em dias alternados para evitar aglomerações

Nesta quinta-feira, dia 21, foram imunizadas contra H1N1 as crianças de 1 a 2 anos
Volta Redonda segue imunizando a população contra a Influenza (H1n1) e, nesta quinta-feira, dia 21, o público-alvo foram as crianças de 1 a 2 anos. Durante todo o dia, 42 Unidades Básicas de Saúde do município disponibilizaram as doses da vacina contra a gripe. Para evitar aglomeração, os atendimentos foram divididos durante a semana, de acordo com a idade das crianças.

E, nesta sexta-feira, dia 22, a vacinação será destinada as crianças de 2 a 3 anos. Já na próxima semana a vacinação será aplicada nas crianças de 3 a 4 anos, na segunda-feira, dia 25; de 4 a 5 anos, na terça-feira, dia 26; e de 5 a 5 anos e 11 meses na quarta-feira, dia 27.

O prefeito Samuca Silva destaca a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. ”Estamos passando por uma pandemia que ainda não tem vacina. Isso mostra a importância que tem a vacinação. Além disso, está aproximando um período onde a temperatura cai e o clima fica mais frio e, consequentemente, as crianças têm mais problemas respiratórios. Portanto, esse é o período ideal para vacinar as nossas crianças”, disse o prefeito.

As doses serão disponibilizadas nas unidades de saúde da Atenção Primária, exceto nas que são pólo de atendimento à Covid-19, que ficam nos bairros, 249, São João, Vila Mury e Volta Grande. Portanto, os moradores desses bairros deverão ser vacinados em unidades mais próximas desses pólos. A referência para o bairro 249 será a unidade do Conforto. Já os moradores do bairro da Vila Mury serão vacinados no Retiro. Os usuários da São João podem ir na unidade do bairro Belvedere e do Volta Grande será no Centro Odontológico Concentrado (COC) do Santo Agostinho. A vacinação acontece das 8 até as 17 horas.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, destaca que as doses estão sendo ampliadas gradativamente para evitar aglomeração de pessoas. ”Nosso objetivo é de imunizar todo o público-alvo, mas em segurança. Por isso, estamos aumentando de forma organizada a abrangência das pessoas que precisam vacinar. Nosso objetivo é que as pessoas fiquem em casa e só saiam em caso de extrema necessidade”, explicou Alfredo.

Prefeitura registra aumento nos atendimentos a denúncias ambientais em Barra Mansa

Somente neste primeiro quadrimestre de 2020 houve um crescimento de 750% nos atendimentos, se comparado ao mesmo período do ano passado

A Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa, por meio da Guarda Ambiental, deu um salto de qualidade nas ações de fiscalização no município. Graças à implementação de um programa desenvolvido pela corporação foi possível elevar em 750% os atendimentos as ocorrências recebidas pelo órgão somente neste primeiro quadrimestre de 2020, se comparado ao mesmo período de 2019.

Segundo o secretário da pasta, Vinícius de Azevedo, o programa tem permitido melhorias no atendimento às denúncias, o que impacta consequentemente, na preservação da fauna e da flora. “Os cidadãos estão mais preocupados com a preservação ambiental. Com isso, as denúncias têm crescido significativamente. Neste contexto, otimizamos os serviços da Guarda Ambiental, permitindo melhorias no atendimento à população e nos serviços do próprio agente fiscal”, analisou o secretário, revelando que as denúncias formalizadas junto ao órgão chega em média a 70 ocorrências por mês.

Entre as denúncias mais recorrentes estão os maus tratos a animais, construção irregular em áreas de proteção ambiental e, especificamente neste período do ano, as queimadas.

Para formalizar qualquer tipo de denúncia ao meio ambiente ocorrida no município basta ligar para o telefone (24) 2106-3406 ou 2106-3408. A ligação deve ser efetuada de 8 às 17 horas. O serviço funciona todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Outra opção é se encaminhar diretamente à Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Rua Luiz Ponce, 263, 4º andar do prédio do Centro Administrativo. A denúncia garante sigilo sobre o informante.