Rádio Acesa FM VR: 2014-12-07

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

EMPREGO!!

OPORTUNIDADE DE EMPREGO!

PRECISA-SE DE AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (COM EXPERIÊNCIA)

MOTOBOY (COM URGÊNCIA)

CURRICULUM PARA SE ENTREGUE NA AVENIDA SÁVIO GAMA, Nº735, SALA 207 ENTRE AS 8h e 12h - 13h às 17h. VOLTA REDONDA!


HISTÓRIA HOJE - Há 12 anos, morria o antropólogo e indigenista Orlando Villas Bôas

Há 12 anos, morria o antropólogo e indigenista Orlando Villas Bôas

Apresentação José Carlos Andrade


Com os irmãos Cláudio e Leonardo, Orlando fez o reconhecimento de numerosos acidentes geográficos do Brasil central. Em suas andanças, eles abriram mais de 1.500 quilômetros de picadas na mata virgem, onde surgiram vilas e cidades. Foi indicado duas vezes para o Prêmio Nobel da Paz, com Cláudio, em 1971 e, em 1976, pelo resgate das tribos xinguanas.

Os irmãos lideraram a Expedição Roncador-Xingu, iniciada em 1943 e que depois de 24 anos deixou em seu rastro mais de 40 novas cidades, 19 campos de pouso e o Parque Nacional do Xingu, criado por lei em 1961, com a ajuda do antropólogo Darcy Ribeiro.

TSE: Ministro pede vistas de recursos de Neto e Zoinho

TSE: Ministro pede vistas de recursos de Neto e Zoinho

 

Um pedido de vistas do ministro João Otávio de Noronha suspendeu, na noite desta quinta-feira, o julgamento dos recursos do prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) e do deputado federal Zoinho (PR) relativos à eleição municipal de 2012, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O pedido de vistas foi feito depois que a relatora de ambos os recursos, ministra Maria Thereza de Assis Moura, votou contra a aceitação do recurso do prefeito e a favor do provimento ao recurso do deputado. As duas ações envolvem também o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva e o empresário Rogério Loureiro, que concorreu como vice de Zoinho.
Ainda não se sabe quando o voto dos demais ministros será proferido. Os advogados de Zoinho solicitaram que isso ocorra antes do recesso forense.

Ao analisar o recurso de Neto, a relatora disse que o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral), que em agosto do ano passado cassou seu diploma de prefeito, “foi bastante criterioso na análise” (das provas). Segundo ela, não se discute a ocorrência de prática de propaganda institucional não autorizada pela Justiça Eleitoral, apesar da ressalva da impossibilidade de reexame das provas por não constarem no acórdão do TRE-RJ.

Ela citou as considerações do tribunal a respeito da colocação de placas de propaganda institucional do município no período eleitoral e destacou também faixas colocadas no Estádio Raulino de Oliveira em dias de jogos com a participação de grandes times do Rio em jogos transmitidos ao vivo pela televisão.

A defesa de Neto sustentou que a publicidade institucional não interferiu no resultado da eleição, ressaltando que Neto deixou de ganhar no primeiro turno por uma pequena quantidade de votos a eleição de 2012 e que venceu seu adversário no segundo turno quando toda a propaganda já havia sido removida. “Seria um absurdo cassar o mandato do prefeito de uma cidade do tamanho de Volta Redonda por esta razão”, disse o advogado Bruno Calfá.
Já o advogado da coligação pela qual Zoinho disputou a prefeitura insistiu “na constatação cabal” de crime eleitoral por parte do prefeito, por realizar propaganda institucional no período vedado pela legislação. André Paulino Matos considerou mais grave, perante os ministros, as placas e faixas no Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira.

RECURSO DE ZOINHO – A ministra Maria Thereza, por outro lado, entendeu que a acusação de uso indevido de meios de comunicação por Zoinho, acusação feita pela coligação de Neto e que também resultou na condenação do parlamentar pelo TRE-RJ, não ficou configurada. Enquanto o advogado de defesa de Zoinho classificou de “jornaleco” a publicação (foram citadas cinco edições do jornal “Correio de Notícias”, por reportagens elogiando Zoinho e atacando Neto), o presidente do TSE, Dias Toffoli – com o que concordou a relatora – lembrou que a imprensa escrita “pode tomar partido”, desde que não exagerado.

- A acusação não tem a gravidade suficiente e por isso vou divergir das conclusões do acórdão – afirmou Maria Thereza.
Neste momento, o ministro João Otávio Noronha também pediu vistas, justificando que, desta forma, poderá analisar os dois casos em conjunto. “São o primeiro e o segundo colocado nas eleições, é chumbo trocado”, brincou o presidente do TSE ao entender o pedido.

A MÚSICA DO DIA! 12 anos sem o indigenista Orlando Villas Boas

12/12/2014

12 anos sem o indigenista Orlando Villas Boas

O maior indigenista brasileiro resolveu trocar o emprego na cidade pela selva para defender os direitos dos povos indígenas

Wikimedia Commons

Orlando Villas Boas e um índio do povo Ikpeng (Txikão), em 1967
 
Orlando era o mais velho dos Villas Boas e aos 29 anos resolveu trocar o emprego na cidade pela selva para defender os direitos dos povos indígenas. Os três irmãos, Orlando, Cláudio e Álvaro, foram responsáveis pelo expedição Roncador-Xingu, uma epopeia. Os três abriram mais de 1.500 quilômetros de picadas na mata virgem. Pelo seu trabalho, foi indicado duas vezes para o Nobel da Paz. Em 1971 com seu irmão Cláudio e em 1976, pelo resgate das tribos xinguanas.

A Música do Dia é Dança da Chuva, do grupo Uakti.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 12/12/2014 -

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 12/12/2014
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 32°C
probabilidade de chuva: 66%
quantidade de chuva: 3mm
--

Volta Redonda, 12 de Dezembro de 2014. O DIA HOJE! Dia da Fundação de Belo Horizonte, MG

<<>>

Quando não se faz o bom uso da regra, "o jogo" muda, mas não produz o resultado em que você mais espera!

(Adriano Martins - 2014)
==========================================================
Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014. Estação: Primavera. Dia bom!

Dia da Fundação de Belo Horizonte, MG (1897)

12 de dezembro de 1897

Nessa data a capital de Minas Gerais deixou de ser Ouro Preto

Av. Afonso Pena, uma das principais artérias de Belo Horizonte
Quando nasceu, como capital do Estado de Minas Gerais, a cidade de Belo Horizonte chamava-se simplesmente Cidade de Minas.

Os mineradores não tinham bem como escoar a produção e os fazendeiros de café do sul do Estado precisavam de uma cidade moderna, para comercializar seus produtos. Foi uma briga escolher o local. O norte e o sul do Estado pensaram até em se separar!

O presidente da República, Afonso Pena, resolveu a questão escolhendo o Arraial do Curral Del Rei como sede da nova capital.

Belo Horizonte é uma cidade planejada. Rodeada pelas curvas das montanhas e conhecida por seu clima ameno, é uma cidade desenhada com traços retos. Foi projetada basicamente pelo engenheiro Aarão Reis, entre os anos de 1894 e 1897. Veja como ele descreveu a nova capital:

"Foi organizada a planta geral da futura cidade dispondo-se na parte central, no local do atual arraial, a área urbana, de 8.815.382 m2, dividida em quarteirões de 120 m x 120 m pelas ruas, largas e bem orientadas, que se cruzam em ângulos retos, e por algumas avenidas que as cortam em ângulos de 45º."

Ele acrescentou também muitos parques e praças no desenho da cidade. No dia 12 de dezembro de 1897, a capital de Minas Gerais foi transferida de Ouro Preto para a nova cidade, que a partir de 1901 passa a se chamar Belo Horizonte.

Desde que foi inaugurada, Belo Horizonte não parou de crescer. Logo a cidade passou a abrigar indústrias, desenvolver o comércio e atrair trabalhadores vindos de longe. Nos anos 1940, com a limitação de espaço na área central, foi instalada a Cidade Industrial, no município de Contagem, na área em torno da Capital.

A modernização de Belo Horizonte foi ainda mais acentuada durante a gestão do prefeito Juscelino Kubitscheck. Foram construídas diversas obras, entras as quais o Complexo Arquitetônico da Pampulha. O arquiteto Oscar Niemeyer projetou, à beira do lago artificial da Pampulha, a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Cassino e o Iate Golfe Clube.

A partir dos anos 1950 a cidade viveu um novo surto de desenvolvimento industrial, acompanhado de um grande crescimento da população. O desenvolvimento econômico foi transformando o perfil arquitetônico da cidade, levando à construção de modernos edifícios.

Hoje Belo Horizonte é uma grande metrópole, com dois milhões e meio de habitantes. Tem de tudo em Belo Horizonte: indústrias, serviços, comércio de todo tipo, universidades, arte e cultura. Mas tudo isso, é claro, rodeado de montanhas e cachoeiras de água fresca, porque ninguém é de ferro!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Vanucci tem nova chance em TV pequena e desabafa: “fui prejudicado demais”

Vanucci tem nova chance em TV pequena e desabafa: “fui prejudicado demais”

Fernando Vanucci ficou conhecido nas décadas de 80 e 90 por entrar na casa de todos os brasileiros com seu tradicional bordão “Alô, Você”.  Depois de viver o ostracismo e ver as portas de todas as grandes emissoras se fecharem, ele busca o recomeço e agarra uma nova chance na Rede Brasil de Televisão.
Desde o mês de agosto, ele é responsável pelas colunas de esporte do principal jornal da emissora sul-matogrossense, que tem estúdios em São Paulo. Vanucci vive uma realidade bem diferente dos tempos de TV Globo com uma estrutura pequena em que ele precisa arregaçar as mangas.
“É um desafio, a Rede Brasil não é uma grande rede nacional, não tem uma estrutura muito grande, ainda tem problemas e dificuldades. Não ganho um grande salário, mas é um salário que me ajuda a viver. Estou trabalhando com pessoas jovens que estão começando, que estão de alguma forma me ensinando e tenho orgulho por também poder ensiná-los. E eu estou muito feliz. Sou muito respeitado, tenho liberdade e tenho vontade”.
Vanucci não se incomoda com a nova realidade. Para ele, o mais importante é ter a oportunidade de voltar a fazer o que gosta depois de ficar desempregado desde que deixou a Rede TV! em 2011.
“É como se estivesse começando de novo, recomeçando a minha vida. Claro que em certos momentos sinto falta de uma maior estrutura. Trabalhei na TV Globo, lá você tinha tudo, você estralava o dedo e as coisas aconteciam. Mas o importante é fazer o que gosta.”

 

HISTÓRIA HOJE - Hittler batizava de Barbarossa a operação para destruir a Rússia

Há 74 anos, Hittler batizava de Barbarossa a operação para destruir a Rússia

Apresentação Dilson Santa Fé

A grande operação militar alemã visou invadir a União Soviética, durante a Segunda Guerra Mundial, rompendo assim com tratado de não-agressão acordado entre os dois Estados menos de dois anos antes.

Embora não tenha alcançado o objetivo desejado de uma conquista total do território inimigo e a vitória sobre este, as tropas alemãs haviam conseguido tomar as mais importantes áreas econômicas do território soviético, concentradas principalmente na Ucrânia.

BAIRRO AÇUDE VOLTA REDONDA! PM prende homem que fugiu de local de acidente

BAIRRO AÇUDE VOLTA REDONDA!

PM prende homem que fugiu de local de acidente

A Polícia Militar prendeu hoje de madrugada, em Volta Redonda, um homem de 33 anos que fugiu do local onde se envolveu num acidente de trânsito. O homem foi preso em casa, na Rua 6, no Açude II.

De acordo com a PM, ele dirigia um HB20 que colidiu com a moto Twister placa KQP-7208, na Avenida Beira Rio, no Belmonte. Acionados pelo Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), os agentes foram informados que duas pessoas que estavam na moto – Fabrício Dias Teixeira, de 28 anos, e Maria Aparecida Dias, de 49 – tinham ficado levemente feridos, sendo medicados no Hospital São João Batista.

Eles conseguiram o endereço do condutor do carro e, ao chegar à casa dele, foram atendidos pela mulher do motorista, de 32 anos, que mentiu para os PMs, dizendo que ela é quem estava conduzindo o veículo. A mulher afirmou ainda que não tinha ficado no local porque tinha sido “um simples esbarrão”.

Porém, logo em seguida os policiais confirmaram com as vítimas que um homem é quem estava dirigindo o HB20. Eles deram então voz de prisão ao motorista, que foi conduzido para a delegacia de Volta Redonda, onde permanecia recolhido até a publicação desta nota.

A MÚSICA DO DIA! - Em 1809 o Banco do Brasil entrou em operação

Rodolfo Stuckert

Edifício sede do Banco do Brasil em Brasília
A música de hoje cita o Banco do Brasil numa curiosa cadeia de fatos

O Banco do Brasil é um dos cinco bancos estatais do Brasil (os outros são BNDES, CEF, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste). O BB tem 110 mil funcionários, cerca de 5 mil agências e 40 mil terminais. O banco nasceu com a República.

A Música do Dia é O Malandro, de Chico Buarque.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 11 de Dezembro de 2014. O DIA HOJE - Dia do Engenheiro!

<<>>

A vida que se renova é aquela que pratica a rotina de uma forma bem diferente!

(Adriano Martins - 2014)
===================================================
Volta Redonda, 11 de Dezembro de 2014. Estação: Primavera. Dia 26ºc.

Dia do Quilo
Dia do Arquiteto*
Dia do Evangelho
Dia do Engenheiro*
Dia do Agrimensor
Dia Mundial Contra a Asma*

O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente em 11 de Dezembro, no Brasil.

A data homenageia os profissionais responsáveis em desenhar, projetar e concretizar construções. Sejam residências ou prédios comerciais, o engenheiro é um dos principais responsáveis pela segurança da construção. Um pequeno erro nos cálculos poderia colocar a vida de muitas pessoas em perigo.
Origem do Dia do Engenheiro

O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de Dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil.

O Dia da Engenharia é celebrado em 10 de Abril, no Brasil.
Tipos de Engenharia

Mesmo sendo este dia dedicado à comemorar os profissionais de Engenharia Civil, existem muitos outros tipos de engenheiros que talvez você não soubesse que existiam:

    Engenharia Química
    Engenharia Biomédica
    Engenharia de Petróleo e Gás
    Engenharia Elétrica
    Engenharia Aeronáutica
    Engenharia de Aquicultura
    Bioengenharia
    Engenharia Ambiental
    Engenharia de Alimentos
    Engenharia Cartográfica
    Engenharia Metalúrgica
    Engenharia de Energia
    Engenharia de Materiais
    Engenharia de Pesca
    Engenharia de Computação
    Engenharia de Controle e Automação
    Engenharia em Agrimensura
    Engenharia Agrônoma
    Engenharia Agrícola
    Engenharia Acústica
    Engenharia de Segurança no Trabalho
    Engenharia de Horticultura
    Engenharia Física
    Engenharia Florestal
    Engenharia de Minas
    Engenharia Naval
    Engenharia Mecânica
    Engenharia Hídrica
    Engenharia Mecatrônica
    Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária
    Engenharia Sanitária
    Engenharia de Telecomunicações
    Engenharia de Produção
    Engenharia Têxtil

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA (11/12/2014)

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 11/12/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 32°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 5mm
--

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Carteira de habilitação vai mudar a partir de julho de 2015




O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anuncia, nesta quarta-feira, 10 de dezembro, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e dos documentos do veículo – Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). As novas versões serão obrigatórias apenas para documentos emitidos a partir de 1º de julho de 2015.

As resoluções, publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira, informam que a nova versão dos documentos traz 28 dispositivos de segurança na carteira do motorista e 17 no CRV e CRLV. O objetivo da medida é impedir a falsificação e adulteração dos documentos, além das fraudes no pagamento de licenciamento e IPVA.

A carteira de motorista passará a ter dois números de identificação nacional e um de identificação estadual, além de novo layout e ser impressa em papel com marca d’água.