Rádio Acesa FM VR: 2020-09-20

sábado, 26 de setembro de 2020

Força-tarefa intensifica fiscalização na Colina neste sábado

Objetivo é evitar o “isoporzinho” que está causando aglomerações no local

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Arquivo
A força-tarefa, criada pela Prefeitura de Volta Redonda para coibir o descumprimento dos decretos de prevenção à Covid-19, vai intensificar as fiscalizações neste sábado, dia 26, na Colina. O objetivo é evitar o “isoporzinho” que está causando aglomerações no local. 

A partir das 18h a equipe já estará atuando e contará com o apoio de viaturas, guincho e micro-ônibus da Guarda Municipal; e viaturas da Polícia Militar. Serão fiscalizados som alto, estacionamento irregular e vandalismos. 

“Vamos remover veículos para o depósito, se necessário e, claro, fiscalizar menores com bebida alcoólica e coibir qualquer ato que perturbe a paz”, informou o comandante da Guarda Municipal, Anderson Cateringer. 

Os fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda irão verificar o cumprimento dos decretos e normas de segurança. “A SMF fará a notificação para o cumprimento dos decretos e das normas quanto às questões sanitárias. Caso haja descumprimento, fará a cassação da permissão das atividades”, complementou o secretário da pasta, Fabiano Vieira.

A equipe da força-tarefa é composta pela Guarda Municipal, secretarias de Fazenda e de Segurança Pública, Vigilância Sanitária, além das polícias Militar e Civil e Ministério Público. As fiscalizações são realizadas diariamente e intensificadas durante os finais de semana, durante o dia e à noite. As denúncias são realizadas pela população através da Central de Atendimento Único (CAU), pelo telefone 156, e também pelo aplicativo FiscalizaVR. 

Além de atender as denúncias, a força-tarefa faz rondas nos principais centros comerciais da cidade e percorre ainda os pontos que tradicionalmente apresentam aglomeração.

Santa Casa e igreja evangélica promovem evento de conscientização ao Setembro Amarelo em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O setor da Capelania da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, juntamente com a Igreja Metodista Wesleyna do Ano Bom, realizou na tarde deste sábado (26), um ato em prol da campanha Setembro Amarelo. A iniciativa teve como principal objetivo conscientizar os usuários da instituição, bem como as pessoas que passaram pelas ruas próximas ao hospital, sobre a prevenção do suicídio. Nas abordagens foram faladas as melhores formas de como evitar esse ato, através de conversas que abordem o problema, distribuição de mensagens e louvor, em som ambiente. 

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.

Casal é flagrado com mais de 6 mil papelotes de cocaína em Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um casal foi flagrado na manhã desta sexta-feira (25) com drogas em um Fita Uno, no bairro Santa Amália, em Piraí. O material estava sob o banco traseiro e entre o cilindro de GNV.

De acordo com a PM, condutor alegou que um passageiro não identificado "esqueceu" o material sob o banco do carro na data anterior, pois transporta passageiro quando em serviço de aplicativo no carro, além disso, informou que  estava se deslocando com sua esposa para um suposto velório de um familiar em Barra do Piraí não sabendo informar o local do velório assim como o nome do "Defunto".

A ocorrência foi encaminhada para a 94.ª DP de Piraí. Após perícia, foi constatado ser cloridrato de cocaína. Em virtude dos fatos mencionados, ambos foram enquadrados no Art 33 da lei 11.343/06.

Mulher alega ir a velório antes de ser flagrada com drogas na bolsa em Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM

Um carro com placa de Duque de Caxias foi abordado por policiais militares nesta sexta-feira (2) em Pirai, RJ. O veículo que presta serviço para aplicativo transportava uma mulher, que se apresentou muito tensa na hora da abordagem.

Os policiais informaram que a acusada alegou ir a um velório de um parente em Barra do Piraí, porém, não soube dizer o local e o nome do morto.

Durante revista na bolsa da mulher foram encontrados 209 tiras de erva seca prensada, 319 invólucros de erva seca prensada e 260 sacoles contendo pó branco, e também foi apreendido um aparelho celular. 

Diante dos fatos foi dado voz de prisão e conduzida a 94° DP de Piraí, onde os fatos foram apresentados para as medidas cabíveis. 

Após a apreciação do delegado, foi tipificada a conduta no artigo 33 da lei 11.343/06 ficando a mesma detida. 

O material foi encaminhado ao ICCE de três poços em Volta Redonda, onde constatou tratar-se de  cloridrato de cocaína e cannabis sativa.

Começa a construção da praça de lazer do Vale Verde

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Os moradores do Vale Verde vão receber uma nova benfeitoria: as obras de construção da primeira praça de lazer do local estão a todo vapor. Iniciadas em 1 de setembro, a área de lazer que está sendo realizada pela Prefeitura Municipal de Pinheiral contará com playground, mesa de jogos como pingue pongue, aparelhos de ginástica ao ar livre para práticas desportivas, cercado de alambrados, implantação de bancos, piso intertravado e meio fio. A expectativa é que o projeto seja concluído em até dois meses.

A construção atende a uma demanda antiga dos moradores que não possuíam nenhuma área de lazer adequada para jogar e praticar exercícios. Segundo Guilherme Odorisi Marques, engenheiro eletricista e fiscal da obra, a obra será muito boa para as crianças da localidade que não possuem nenhum local no bairro para atividades de lazer.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

“Essa era uma obra que a população do bairro esperava muito que ocorresse, porque as crianças brincam somente na rua, sem área de lazer segura e adequada. Além disso, a obra acaba dando uma vida a mais para o local”, afirmou.

Homem acusado de homicídio é preso em casa de recuperação em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
99ª DP de Itatiaia
Policiais civis da 99ª DP de Itatiaia prenderam, nesta sexta-feira (25), um foragido da Justiça acusado de homicídio. A prisão aconteceu em uma casa de recuperação para dependentes químicos.

Após levantamento de informações, os agentes foram ao lugar, encontraram o acusado e cumpriram o mandado.

Após nove anos, Polícia Civil prende foragido pelo crime de lesão corporal grave

www.radioacesafm.blogspot.com.br
109ª DP de Sapucaia
Agentes da 109ª DP de Sapucaia prenderam um foragido da Justiça condenado pelo crime de lesão corporal grave, nesta sexta-feira (25), na região de Além Paraíba, em Minas Gerais. A prisão foi realizada após levantamento de informações e investigações.

Segundo a equipe da 109ª DP, o crime cometido pelo acusado aconteceu na cidade de Cordeiro, Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011.

Eleições 2020: voto em branco não vai para quem está ganhando

Os votos em branco, assim como os nulos, não são considerados válidos
www.radioacesafm.blogspot.com.br
Com a aproximação do primeiro turno das eleições, marcado para o dia 15 de novembro, voltam a circular entre muitos eleitores dúvidas acerca dos votos em branco e nulo. Uma das mais frequentes é: o voto em branco vai para quem está ganhando? A resposta é não.

O voto em branco equivale ao voto nulo: ambos são  considerados inválidos. A dúvida acerca do voto em branco persiste porque, antes da promulgação da Lei das Eleições (9.504/97), os votos brancos eram válidos para definição do quociente eleitoral nas eleições proporcionais, sendo, ao final da apuração, somados aos votos recebidos pelo partido ou coligação vencedor.

Aprovada em 1997, a Lei das Eleições pôs fim a essa distorção, ao determinar que "nas eleições proporcionais contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias". A partir das Eleições 1998, portanto, os votos em branco deixaram de ser contabilizados nas eleições proporcionais, passando a ser também descartados, como os votos nulos.

Descrição da imagem: urna eletrônica, onde vê-se o teclado numérico e as teclas "Branco", na cor branca; "Corrige", na cor vermelha, e "Confirma", na cor verde.

Dois homens são presos por tráfico de drogas em Monsuaba

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
Dois homens foram presos na tarde de quinta-feira (24) na Monsuaba, em Angra dos Reis, após policiais militares terem ido verificar informações sobre pessoas armadas na Rua Benedito Teixeira do Nascimento.

Os policiais do 33º BPM (Angra dos Reis) informaram que ao chegar no local denunciado, encontraram dois homens armados que, ao avistarem os agentes, não resistiram e acabaram se entregando. 

No local foram encontrados 38 pinos de cocaína, 20 cigarros de maconha, quatro tabletes de maconha, duas pistolas calibre 9mm e 27 munições. 

Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Ex-presidente de partido em Volta Redonda é preso por suspeita de tráfico de drogas em Barra Mansa

Polícia Civil estoura refinaria de drogas que funcionava em casa de Barra Mansa

Foto: divulgação da Polícia Civil
Policiais da 90ª DP (Barra Mansa) identificaram uma casa em que funcionava uma refinaria de drogas, para o município de Barra Mansa, nesta sexta-feira (25). A ação foi resultado de uma investigação que já durava dois meses com o intuito de coibir o tráfico de drogas na região. Três homens foram presos em flagrante, entre eles o ex-presidente do partido do PDT em Volta Redonda.

De acordo com Ronaldo Aparecido Ferreira Brito, delegado titular da 90ª DP, os agentes se preparavam para cumprir um mandado de busca e apreensão no imóvel quando perceberam que os suspeitos tentavam deixar o local, que era usado para armazenar e manufaturar cocaína.

"Nós vínhamos investigando esta organização criminosa e descobrimos que alguns de seus líderes estariam no imóvel nesta sexta-feira. A droga que era refinada ali, em uma residência no bairro Laranjal, seria usada para abastecer a região de Barra Mansa e Volta Redonda", explica o delegado.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da Polícia Civil

Os presos foram autuados pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Havia ainda um outro criminoso, fornecedor de drogas para o Sul Fluminense e para os bairros de Senador Camará e Bangu, na Capital, que conseguiu fugir pulando o muro dos fundos. Os agentes realizam buscas para cumprir um mandado de prisão expedido contra ele.

No local, foram apreendidos seis quilos de pasta base de cocaína e quatro veículos adquiridos com recursos do tráfico, que eram usados para transportar drogas entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As investigações continuam para identificar e prender outros membros desta organização criminosa.

Em nota a direção do PDT diz receber com surpresa a notícia da prisão do Gérson Crisóstomo Ferreira.

"Sua passagem pela direção do partido foi curta e sua pré-candidatura não chegou a ser consolidada. A direção municipal esclarece, ainda, que o partido não se responsabiliza por eventuais práticas delituosas de seus filiados e simpatizantes e repudia o uso malicioso de símbolo do partido, historicamente ligado a luta dos trabalhadores, em situação que nenhuma relação tem com a atividade partidária. As providências disciplinares cabíveis serão tomadas no tempo apropriado.

Preso homem acusado de matar a companheira e jogar o corpo em açude, em Resende

www.radioacesafm.bloogspot.com.br

Policiais da 89ª DP (Resende) prenderam, na quarta-feira (23), um homem acusado de homicídio em Resende. Ele foi capturado na zona rural de São José do Barreiro. Segundo os agentes, contra o acusado foi cumprido mandado de prisão, expedido pela Justiça.

De acordo com as informações, a motivação do crime foi devido ao fato do acusado ter se sentido traído pela companheira. Após ter esfaqueado a vítima até a morte, ele colocou o corpo no porta-malas do carro da própria vítima e arremessou o veículo em um açude.

O acusado está a disposição da Justiça.

Homem é flagrado com caminhonete roubada em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma caminhonete Nissan Frontier, com registro de roubo, foi flagrada na manhã desta sexta-feira (25) sendo conduzida por um homem no bairro Boa Sorte em Barra Mansa, RJ.

Os policiais militares abordaram o veículo na altura do km 269 da Rodovia Presidente Dutra, após uma denúncia anônima informando que o veículo saiu do bairro Santa Inês, em Volta Redonda, pela Rodovia Lúcio Meira, sentido ao bairro 9 de abril, com um elemento em atitude suspeita, "armado".

Após consulta, os policiais constataram que a referida placa corresponde a moto Honda/Biz 125 ES, de cor vermelha, do município de Catoledo Rocha-PB.

Ao ser abordado, nada de ilícito foi encontrado no interior da caminhonete. O condutor disse aos policiais que ficou surpreso com a irregularidade, dizendo ter sido vítima de "golpe".

O veículo e o homem foram condizidos para a 90ª DP de Barra Mansa, onde foi registrada a ocorrência.

Após verificação foi constatado que o veículo tem como cadastro a placa KVS 8239 Nissan Frontier LE 4x4 Prata, roubado em Belford Roxo - RJ, veículo com rastreador e seguro.

Homem é flagrado tentando furtar bicicleta em pátio da CSN

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um homem de 38 anos foi detido, nesta sexta-feira (25), por um guarda matrimonial da CSN tentando furtar uma bicicleta em um dos pátios da empresa. O flagrante aconteceu às margens da Rodovia Lúcio Meira, na altura do Vola Santa Cecília, em Volta Redonda, RJ.

A PM foi acionada e conduziu os dois para a delegacia de polícia judiciária de Volta Redonda, 93ª DP, para o registro da ocorrência.

O acusado teve de ser algemado, pois, se encontrava muito nervoso, segundo informou o 28ºBPM-VR.

Calendário de pagamento do servidor publico é divulgado pela prefeitura de Pinheiral


A Prefeitura Municipal de Pinheiral iniciará o pagamento de servidores públicos a partir da próxima segunda-feira (28/09), de forma escalonada. A ação tem o objetivo de evitar aglomerações nas agências bancárias durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Na segunda-feira (28/09) receberão o pagamento os servidores aposentados e pensionistas pagos através do Fundo de Previdência Social do município, já na terça-feira (29/09) receberão os servidores das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social. Enquanto na quarta-feira (30/09), receberão pagamento os demais servidores da Prefeitura de Pinheiral.

Córrego no bairro Roma recebe reforma com novo manilhamento

Nesta semana, equipes da SMI iniciaram duplicação de passagem sobre o córrego do bairro Roma e construção de rede pluvial no Belmonte

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) de Volta Redonda, iniciou na manhã desta quinta-feira, dia 24, a recuperação do manilhamento e do piso da passagem de veículos sobre o córrego no bairro Roma. A obra vai duplicar a vazão d’água, para evitar inundações no local, e também vai dobrar a largura da pista, que garante acesso à Casa de Custódia de Volta Redonda. 

O secretário de Infraestrutura, Vinícius Ramos, explicou que a duplicação da ligação entre as margens do córrego será fundamental para a implantação do novo acesso à região do Roma e ainda para o novo trajeto da estrada Roma-Getulândia, que já está sendo negociado entre a Prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. 

“A previsão é terminar o novo manilhamento e o piso em quinze dias. A obra está sendo executada com recurso e mão de obra próprios do município”, afirmou o secretário.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Na quarta-feira, dia 23, a equipe da secretaria iniciou a construção de rede pluvial na Rua Bahia, no bairro Belmonte. “A obra de drenagem é invisível, mas muito importante. Evita muitos transtornos para os moradores”, comentou Vinícius Ramos, lembrando que esta intervenção visa solucionar um problema antigo de alagamentos no local. A previsão é que o serviço seja concluído em até 10 dias.

Acidente fecha pista na Serra das Araras, em Piraí

www.radioacesafm.blogspt.com.br

Um acidente no início da manhã desta sexta-feira (25) interrompeu o fluxo, sentido Rio de Janeiro, na Serra das Araras, em Piraí, RJ. De acordo com as informações da concessionária que administra a rodovia, um acidente aconteceu na altura do km 229.

Ainda de acordo com as informações, no momento há 4 quilômetros de congestionamento. Até o momento desta publicação não havia informação de vitimas.

A PRF foi acionada e já está no local orientado os motoristas. Há possibilidade que a pista de subida seja usada em mão dupla.

Motoboys de Volta Redonda farão manifestação em homenagem a Gabriel, morto em acidente no Retiro

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Motoboys da cidade de Volta Redonda irão fazer uma manifestação em homenagem a Gabriel Fabrício Lage Moreira, de 20 anos, morto em um acidente de moto na noite desta quinta-feira (24) no bairro Retiro. 

A moto que Gabriel conduzia bateu de frente com VW Gol, na Avenida Sávio Cota de Almeida Gama - na altura do acesso ao bairro Eldorado.

Morador do bairro Belmonte, Gabriel estava trabalhando no momento do acidente. Ele foi socorrido em estado gravíssimo e levado para o Hospital São Batista e não resistiu aos ferimentos.

Amigos e companheiros estarão no local do acidente por volta das 8 horas da manhã desta sexta-feira, dia 25, em um ato de protesto e homenagem contra o numero crescente de acidentes na cidade.

O horário do velório e o sepultamento ainda não foi divulgado.

Quatro acidentes envolvendo moto foram registrados nesta quinta-feira em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Moto fica debaixo caminhão no bairro Niterói
Pelo menos quatro acidentes envolvendo moto foram registrados nesta quinta-feira (24) em Volta Redonda, RJ. O índice de colisão com este tipo veiculo tem aumentado no município.

Moto fica debaixo caminhão no bairro Niterói

Pela manhã, dois acidentes foram registrados: um aconteceu no bairro Retiro - próximo ao bairro Niterói, onde outro acidente foi registrado. Esse primeiro aconteceu na Avenida Sávio Cota Almeida Gama. Uma moto colidiu com um carro de passeio. A vítima, um homem de 36 anos foi levada para o Hospital São Batista.

www.radioacesafm.blogpsot.com.br
Carro e moto colidem no bairro Retiro - próximo ao 28ºBPM

Já o segundo acidente aconteceu alguns metros dali, na Avenida Sete de Setembro - em frente ao antigo Hospital Santa Margarida. Uma moto entrou debaixo de um caminhão. O condutor foi socorrido e levado para o Hospital São João Batista.

Colisão envolvendo carro e moto na Ponte Alta

No início da noite mais dois acidentes foram registrados, entre eles, um fatal. Um homem ficou ferido em uma colisão entre a moto que ele conduzia e um carro de passeio na Via Sérgio Braga, na altura do bairro Ponte Alta - próximo a Rodac. A vítima foi um homem de 49 anos que foi levado a para unidade de emergência de Volta Redonda - HSJB.

Acidente fatal na Avenida Sávio Cota Almeida Gama - próximo ao bairro Eldorado

O último acidente registrado pela reportagem foi entre uma moto e um carro de passeio na Avenida Sávio Cota Almeida Gama, no bairro Retiro, onde a vítima fatal foi um jovem de 20 anos que ainda foi levado em estado grave para o Hospital São João Batista, onde não resistiu.

Os veículos colidiram próximo à entrada do bairro Eldorado. O carro ao pegar o acesso ao bairro vizinho acabou colidindo com a motocicleta.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Crivella está inelegível por decisão unânime do TRE

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella
Por unanimidade, o TRE-RJ tornou o prefeito do Rio, Marcello Crivella (Republicanos), o filho dele, Marcelo Hodhe Crivella, e Alessandro Costa, inelegíveis por oito anos. Segundo o TRE, o prefeito foi condenado por abuso de poder político e conduta vedada a agente público, por ter promovido evento eleitoreiro, com uso da máquina pública, para beneficiar as candidaturas a do filho e de Alessandro Costa a deputado estadual. O prazo da inelegibilidade começa a contar das eleições gerais de 2018 e os três também vão pagar multa no patamar máximo de R$ 106.410,00 cada. A decisão prevê a imediata comunicação ao Juízo Eleitoral responsável pelo registro das candidaturas à eleição deste ano, independentemente de recurso.

Em 13 de setembro de 2018, o prefeito Marcello Crivella comandou uma reunião eleitoral com funcionários da Comlurb na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá, para promover as candidaturas a deputado estadual de Marcelo Hodge Crivella e  Alessandro Costa, que terminaram a eleição sem serem eleitos.  A Corte do TRE-RJ entendeu haver provas de que dezenas de funcionários da empresa haviam sido transportados para o evento eleitoreiro na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá em veículos oficiais e que, ao menos os motoristas, estavam em horário de expediente. O uso de carro oficial para levar trabalhadores da Comlurb ao encontro chegou a gerar punição interna de advertência a oito gerentes, por decisão da diretoria de Compliance da empresa.

De acordo com o relator do processo, desembargador Cláudio Luís dell'Orto, os profissionais "foram levados por engodo", a participarem do comício eleitoral, acreditando tratar-se de reunião de trabalho. A participação dos funcionários da Comlurb havia sido estimulada por gerentes e superintendentes da companhia, que enviaram convites aos subordinados, sugerindo que os assuntos abordados no evento seriam de interesse profissional da categoria. "Funcionários foram induzidos ao erro e atraídos para um ato de campanha. No convite, foi omitido propositadamente que se tratava de um evento eleitoral", afirmou o relator do processo, desembargador Cláudio Luís dell'Orto.

A  Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e pela coligação Psol/PCB. A decisão da Corte Eleitoral determina que a condenação seja comunicada aos Juízos eleitorais onde os políticos estão inscritos como eleitores, bem como ao Juízo responsável pelo registro das candidaturas neste ano. Haverá ainda a extração de cópia dos autos para remessa à Promotoria de Justiça com atribuição de apurar a prática de improbidade administrativa, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Café da Comunhão

Em duas ações julgadas em conjunto, o Psol e o Ministério público pediram ainda a condenação de Crivella pela realização do evento "Café da Comunhão", em 4 de julho, no Palácio da Cidade, sede do governo municipal. O Colegiado do TRE-RJ, porém, entendeu que não ficou comprovado o caráter eleitoreiro desse evento. "A ênfase do discurso do prefeito foi na divulgação de serviços públicos disponibilizados pela municipalidade, sem haver alusão ao pleito ou à pré-candidatura de Rubens Teixeira, nem pedido de votos", disse o relator do processo, desembargador Cláudio Luís dell'Orto. O magistrado destacou a presença do candidato Rubens Teixeira no encontro, que, entretanto, não teria realizado discurso nem distribuído material de campanha na ocasião.

Acidente grave é registrado na noite desta quinta no Retiro

Um motoboy morreu em um acidente grave na noite desta quinta-feira (24) no bairro Retiro, em Volta Redonda, RJ. A colisão frontal aconteceu na Avenida Sávio Cota de Almeida Gama - próximo ao acesso ao bairro Eldorado.

Segundo informações de populares, a vítima foi arremessada para longe do veículo e já caiu sem apresentar sinais de vida, porém, foi socorrida e levada ao Hospital São João Batista, onde foi constatado a morte.

O carro de passeio envolvido no acidente pegava o acesso ao bairro Eldorado, já a moto seguia sentido centro do Retiro.

O trânsito no local segue parcialmente interditado. A PM preserva o local.

Ainda não há informação do horário do velório e sepultamento de Gabriel Fabrício Lage Moreira.

Homem é preso em flagrante com arma de fogo em Califórnia

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um homem foi preso nesta quinta-feira (24) com uma arma de fogo em Califórnia, no município de Barra do Piraí, RJ.

Policiais militares em patrulhamento suspeitaram de um Fiat Uno, e durante a abordagem, ao revistar o veículo foi encontrado um revólver calibre 38 com cinco munições.

A ocorrência foi encaminhada a 88.ª DP de Barra do Piraí.

Idoso morre após trator capotar em Rio da Flores

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um idoso de 64 anos morreu após capotar um trator na manhã desta quinta-feira (24) em Rio das Flores, RJ. Carlos Roberto da Silva, conduzia o veículo em uma fazenda no distrito de Abarrancamento.

Segundo informações, o idoso seguia em uma estrada de chão guiando uma equipe que faria uma cerca na propriedade. Ao descer por um morro, estreito, os freios não funcionaram e o trator ganhou velocidade. A vítima tentou jogar o trator contra um barranco para evitar uma batida mais forte, mas o veículo acabou tombando sobre ele.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ir até o local do acidente, mas o idoso já estava morto. Segundo a equipe médica, Carlos teve fraturas no pescoço, nos braços e nas pernas. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal, (IML), de Volta Redonda, o caso foi registrado na 92ª Delegacia, (Rio das Flores).

Depósito de bebidas é interditado no Santa Cruz

Estabelecimento já havia sido fechado, no último sábado, dia 21, pela força-tarefa de combate à Covid-19 por promover aglomeração de pessoas

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: ilustrativa
A força-tarefa multissetorial de combate à Covid-19, implantada pela Prefeitura de Volta Redonda, multou e interditou por dez dias, a partir desta quinta-feira, dia 24, um depósito de bebidas no bairro Santa Cruz. O mesmo estabelecimento comercial já havia sido fechado em ação de fiscalização para garantir o cumprimento dos decretos municipais de controle da circulação do vírus no último sábado, dia 21. Os fiscais recolheram o alvará de funcionamento do local por promover aglomeração de pessoas, descumprindo o Decreto Municipal 16.146. 

O diretor do Departamento de Atividades Econômicas e Sociais da Secretaria Municipal de Fazenda, Wagner Jardim Chaves, informou ainda que o alvará de funcionamento do local não tem validade. O estabelecimento não possui inscrição imobiliária e não passou pelos órgãos municipais de fiscalização. 

“Além disso, novas denúncias da população pela Central de Atendimento Único (CAU) deram conta de que o depósito de bebidas não interrompeu as atividades, mesmo após a interdição no fim de semana. Por isso, a força-tarefa retornou ao local e fez a interdição temporária por dez dias e aplicou multa prevista em lei”, informou Wagner.  

O objetivo principal é monitorar a movimentação no local neste fim de semana e ver se a aglomeração foi coibida. O prazo também dará oportunidade para que o proprietário do estabelecimento regularize a documentação para funcionar.

A equipe da força-tarefa é composta pela Guarda Municipal; secretarias de Fazenda e de Segurança Pública; Vigilância Sanitária; além das polícias Militar e Civil e Ministério Público. As fiscalizações são realizadas diariamente e intensificadas durante os finais de semana, durante o dia e à noite. 

As denúncias são realizadas pela população através da Central de Atendimento Único (CAU), pelo telefone 156, e também pelo aplicativo FiscalizaVR. Além de atender as denúncias, a força-tarefa faz rondas nos principais centros comerciais da cidade e percorrem os pontos que tradicionalmente apresentam aglomeração.

Jovem e menor são detidos com drogas em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
Dois suspeitos foram enquadrados por suspeita de tráfico de drogas, após serem detidos, no início da tarde desta quarta-feira (23), entre os bairros Retiro e Vila Brasília, em Volta Redonda, RJ.

Policiais militares foram até à Rua 31 de Março para averiguar uma denúncia de tráfico de drogas, onde observaram uma dupla em atitude suspeita. Ao serem abordados foi encontrado com os dois jovens drogas entre outros materiais ilícitos.

Foram apreendidos 265 pinos de cocaína - 173 gramas -, 142 trouxinhas de maconha - 230 gramas -, dois pés de maconha, um caderno de contabilidade, três frascos de Loló - 27ml, um rádio transmissor, um aparelho celular, um prato, pinos vazios e R$ 58,00.

A dupla e o material foram conduzidos a 93ª DP de Volta Redonda, local em que foi registrado a ocorrência.

Barra Mansa inicia monitoramento de focos de incêndio por satélite

Programa avalia toda a extensão territorial do município com atualização de dados a cada três dias

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciou esta semana o serviço de monitoramento dos focos de incêndio por satélite. O sistema analisa em horário integral o 547.133 km² de extensão do município, com atualização dos dados a cada três dias.

Segundo o secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, o satélite detecta focos de calor que podem representar possíveis queimadas “Nossa meta é identificar os locais com maior incidência de queimadas e promover um programa de conscientização ambiental sobre os impactos negativos provocados no ecossistema. Provocadas na maior parte das vezes pela ação do homem, as queimadas causam a desertificação ambiental, o comprometimento da circulação de águas superficiais e subterrâneas, a mudança da temperatura e umidade do solo, o descontrole sobre a fauna e a flora, e a diminuição da biodiversidade”, destacou Vinícius, lembrando que o período de estiagem favorece a propagação das chamas.

Dados da Secretaria de Meio Ambiente apontam um crescimento exponencial nas queimadas. Os números saltaram de 45 em 2019 para 213 até setembro. Somente nos últimos três meses, foram registradas 90 denúncias sobre queimadas.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

As queimadas são consideradas crimes ambientais. A Lei Municipal 3049/98 e o Decreto Federal 6514/08 vedam a queima ao ar livre, de qualquer resíduo sólido ou líquido, inclusive lixo doméstico, restos de capinas, varrição ou animais, sujeitando os infratores às penalidades legais.

As multas e demais penalidades são aplicadas após a observância da dimensão do dano decorrente da infração e em conformidade com a gradação do impacto. Os valores variam entre R$ 250 e R$ 50 milhões.

Saae Barra Mansa implanta coleta seletiva no bairro Vista Alegre

Ação atenderá mais de 950 residências

WWW.RADIOACESAFM.BLOGSPOT.COM.BR

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) realizou a implantação da coleta seletiva no bairro Vista Alegre. Com a realização dos serviços, a autarquia atenderá 950 residências, beneficiando mais de 3.800 cidadãos. A ação faz parte do programa de Coleta Seletiva que atende mais de 65 localidades no município.

Os moradores estão sendo orientados desde o dia 17 para separar o lixo reciclável e disponibilizá-los para coleta em sacola transparente ou colorida, evitando a de cor preta. O serviço será realizado no bairro nas quintas-feiras, a partir das 13h. Todo material coletado será encaminhado à Cooperativa de Catadores de Barra Mansa (Coopcat), que auxilia 50 famílias que sobrevivem da coleta e processamento desses materiais.

De acordo com o diretor geral do Saae-Bm, Fanuel Fernando, a meta é oferecer a coleta seletiva em todos os bairros do município. “Estamos trabalhando forte para oferecer os serviços de coleta seletiva para toda a população. Nos desdobraremos para atingir o maior número de bairros em Barra Mansa. Nós somos o primeiro lugar do estado do Rio de Janeiro, mas queremos melhorar nosso índice ainda mais”, disse Fanuel, que também anunciou as próximas localidades que serão contempladas. ”Em breve, estaremos ampliando também nos loteamentos Sofia, Belo Horizonte, Aiuruoca e Chinês”, finalizou. 

Sanitização no município

Com o objetivo de reduzir as chances de proliferação da Covid-19 na cidade, o Saae-BM realizou nesta sexta-feira (18), a sanitização no Posto Saúde e Familia (PSF) dos bairros Bocaininha, Vila Ursulino e Santa Maria II. Além disso, a lavação também ocorreu nos pontos de ônibus, na praça e no centro comercial do bairro Vila Ursulino.

Vacinação contra o sarampo vai até 31 de outubro em Volta Redonda

Público-alvo é a população de 20 a 49 anos de idade

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Prefeitura de Volta Redonda segue vacinando até o dia 31 de outubro contra o sarampo. As doses da vacina estão sendo disponibilizadas nas unidades de saúde, que estão funcionando das 8h às 17h, excetos nos polos de Covid-19, que ficam nos bairros 249, São João, Volta Grande e Vila Mury. A vacinação contra o sarampo será realizada independentemente da situação vacinal das pessoas na faixa etária preconizada.

A campanha de vacinação dessa faixa etária — que originalmente terminaria no dia 31 de agosto — foi ampliada pelo Ministério da Saúde por causa da baixa adesão. Em Volta Redonda, as unidades de saúde que estão disponibilizando as doses da vacina mantêm protocolos de segurança para profissionais de saúde e pacientes, como o uso de máscara, que é obrigatório. Os funcionários também orientam a população sobre todas as formas de proteção como distanciamento e higienização das mãos, visando à prevenção da Covid-19.

A secretária municipal de Saúde, Flávia Lipke, ressaltou que é muito importante a imunização contra a doença. “A vacinação é fundamental para a prevenção de doenças e o sarampo é altamente contagioso. As pessoas que estão dentro do público alvo devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para tomar a vacina ou para tirar dúvida sobre a imunização”, afirmou a secretária.

Morada Verde recebe asfaltamento de onze ruas

Obra tem previsão de conclusão para o início de outubro

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Dando continuidade aos trabalhos de asfaltamento e revitalização de diversos pontos da cidade, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Manutenção Urbana, iniciou a pavimentação de onze ruas do bairro Morada Verde, assim como a manutenção das áreas de convívio. A previsão é de que os serviços, uma solicitação antiga dos moradores, sejam concluídos até o dia cinco de outubro.

Os primeiros locais a receberem as melhorias foram a Rua B e a praça na entrada do bairro. Ainda serão asfaltadas a Rua Sargento Jomir Nascimento dos Santos e as transversais C, D, E, F, G, H, I, J e L.

O secretário de Manutenção Urbana, explica o processo. “Primeiro preparamos o solo, através de fresagem, para então aplicar o asfalto. O material resultante desse processo será utilizado na pavimentação de outras vias”.

A presidente da associação de moradores do bairro, Marilene Pedro Silva Abrão, contou sobre a boa expectativa da obra. “Esse asfalto é tão sonhado há 20 anos. Já vínhamos nessa luta e agora chegou o grande momento. O Rodrigo Drable proporcionou um lazer maravilhoso para todos. As crianças hoje saem para brincar. Adultos fazem caminhadas e andam de bicicleta. É um lazer que nos proporciona uma saúde melhor. É uma melhora para os carros, fora a poeira que ninguém aguentava mais. A maioria das casas ficava fechada. É uma felicidade imensa. O bairro inteiro está feliz”.

Segundo Cleilson Santana, morador e membro da associação do bairro, essa era uma luta antiga de quem vive no Morada Verde. “Começamos com um abaixo-assinado solicitando a pavimentação. Faz quase 20 anos que estamos sem esse asfalto, que é essencial. Ele vai dar uma qualidade de vida melhor para os moradores em todos os aspectos”.

Com aulas ao vivo, Conect Edu possibilita maior interação entre aluno e professor em Volta Redonda

Mais de 30 mil estudantes estão cadastrados na plataforma de ensino online da rede municipal de educação

Diante da pandemia, o Ministério da Educação (MEC) liberou as escolas do cumprimento dos 200 dias letivos, desde que os alunos concluam as 800 horas de aula. E, para conseguir manter o ano letivo na rede pública municipal, a Prefeitura de Volta Redonda implantou a plataforma online Conect Edu. O ambiente virtual conta com mais de 30 mil estudantes inscritos e possibilita a transmissão de aulas ao vivo, para maior interação entre aluno e professor. 

As funcionalidades do sistema são variadas e permitem desde aulas ao vivo, até conversação por chat e vídeoaulas gravadas previamente. O sistema promove a integração de todos os envolvidos no processo educacional, conectando professores, alunos e instituições. 

A plataforma também conta com um recurso que realiza a leitura dos trabalhos para as crianças com deficiência visual. Pelo site, os alunos podem fazer questionamentos aos professores e os responsáveis têm informações sobre planos de aula. 

A professora Danielle Thomaz da Silva explicou como tem sido a experiência no ambiente virtual. “A plataforma é uma ótima ferramenta para o ensino remoto para que o ano letivo não seja perdido. Conseguimos anexar atividades em PDF, enviamos links do Youtube, de sites de jogos, fontes de pesquisas e até das aulas gravadas, atividades para alunos, comunicados aos pais e cronograma das aulas semanais”, disse. 


Danielle contou ainda que as atividades são compartilhadas na tela através das ferramentas. “No início das aulas temos os esclarecimentos de dúvidas sobre as atividades ou explicação para realização delas. Podemos compartilhar a tela toda ou apenas a atividade em si e, com isso, é possível criar uma aula bem atrativa”, frisou a professora. 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rita Andrade, essa tem sido uma experiência que está trazendo aprendizado para todos, sejam professores, alunos e familiares. “A participação da família nesse momento é muito importante para que os alunos acompanhem as aulas. Sei que está sendo desafiador, mas tenho certeza que será uma experiência em que todos aprenderão alguma coisa”, comentou a secretária.

Prazo para Chamada Escolar de Volta Redonda termina no próximo dia 30

Cadastro deve ser realizado através do link chamadaescolar.voltaredonda.rj.gov.br

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Prefeitura de Volta redonda já está com a Chamada Escolar 2021 aberta e o prazo termina no próximo dia 30. As inscrições para vagas da Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão sendo realizadas exclusivamente pela internet, através do link chamadaescolar.voltaredonda.rj.gov.br. O procedimento online foi adotado para evitar aglomerações, uma das medidas de prevenção à Covid-19. 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rita Andrade, as escolas estão trabalhando em esquema de plantão para ajudar a esclarecer dúvidas ou atender famílias sem acesso à internet. “O processo é rápido e o site é muito simples. E para quem tiver dúvidas ou não possuir acesso à internet, basta ir até uma unidade para se informar e pedir auxílio”, disse. 

Na página de abertura do site chamadaescolar.voltaredonda.rj.gov.br vai aparecer as opções Educação Infantil ou EJA. Basta clicar em uma delas para gerar o formulário de acordo com o escolhido. A partir daí, o responsável (no caso das crianças) ou o candidato (no caso do EJA) deve preencher as informações solicitadas. 

Para a Educação Infantil devem ser informados: nome do responsável, Número de Identificação Social (NIS) e Bolsa Família, se tiver; renda familiar, número de dependentes; nome do aluno; data de nascimento – inserindo esse dado, o site já identifica o ano que vai cursar; se é portador de deficiência; e o endereço, que pode ser residencial ou do trabalho. Ao final do formulário, um ícone em formato de máquina fotográfica indica o local para anexar foto dos documentos exigidos. No caso do EJA, o candidato também deve informar o ano que pretende cursar, de acordo com seu currículo escolar, e a opção de turno (manhã, tarde ou noite). 

Após terminar de preencher o formulário, o site emitirá um protocolo de comprovação da inscrição. Esse número vai garantir acesso à lista de classificação que também estará disponível, de forma online, no site oficial da Prefeitura de Volta Redonda, a partir do dia 24 de novembro de 2020. 

Devem fazer a Chamada Escolar para educação infantil as crianças nascidas entre 01/04/2017 até 30/11/2020 para vagas em creche; crianças nascidas entre 01/04/2015 até 31/03/2017 para vagas na pré-escola. Para Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem se inscrever candidatos com idade a partir dos 15 anos.

Semana Nacional do Trânsito: CCR NovaDutra realiza campanha de conscientização com motociclistas na via Dutra, em Barra Mansa (RJ)

Ação acontece no posto da PRF em Floriano; motociclista vai receber um folheto com dicas de segurança
www.radioacesafm.blogspot.com.br

Em continuidade das ações programadas pela CCR NovaDutra para a Semana Nacional do Trânsito, será realizada nesta sexta-feira, dia 25/09, uma ação de educação e conscientização voltada para os motociclistas que utilizam a via Dutra. Todo motociclista que passar pelo local será orientado pelas equipes da Concessionária e Polícia Rodoviária Federal, parceira no evento além de receber um folheto da campanha; ‘Motociclista: prevenção é a melhor proteção’, com dicas de segurança e de manutenção do veículo. Além do folheto, também será entregue uma flanela pela Concessionária.

As dicas são repassadas através de mensagens lúdicas com a presença de três personagens da campanha, entre eles, o ‘Carecaldo’; aquela má ideia que faz com que muita gente não preste atenção nos problemas da falta de manutenção nos pneus. E o ‘Responsa’, o arqui-inimigo das más ideias, que orienta o usuário da rodovia com dicas para uma viagem segura e tranquila. Além do folheto, serão oferecidos aos motociclistas antena corta-linha, a fim de evitar os perigos trazidos por linhas com cerol comuns nessa época do ano.

Motociclista: prevenção é a melhor proteção’

O evento acontecerá no km 287, dás 8h às 11h, sentido São Paulo.

Prefeitura de Volta Redonda pede celeridade em votação de mensagens sobre verbas da saúde

Mensagens visam garantir recursos para custeio da saúde

A Prefeitura de Volta Redonda, através do Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov), irá solicitar a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, uma maior celeridade na apreciação de Mensagens sobre verbas da saúde. As mensagens visam a abertura de crédito suplementar para custeios de ações da saúde.

Diante da pandemia da Covid-19, segundo explicou a secretária de Saúde, Flávia Lipke, diversos investimentos na pasta não estavam previstos no orçamento do município. "Esses valores foram repassados pelo Ministério da Saúde para o custeio do município em ações e serviços públicos de média e alta complexidade. Estamos solicitando a abertura de crédito suplementar, uma formalidade dentro orçamento, para garantir o pagamento de fornecedores como Clínica de Diálise, empresa de ressonância, transporte de pacientes, ultrassom para gestação de alto risco (Ecofetal), laboratórios, contratos, UTI móvel, entre outros", enumerou a secretária de Saúde.

As Mensagens são 024/2020 e 028/2020, que foram enviadas para a Câmara Municipal em abril, e a 031/2020, enviada em junho ao Legislativo.

O secretário do Gabinete de Estratégia Governamental, Joselito Magalhães, explica que irá solicitar uma reunião com a Mesa Diretora para debater o tema. "A Prefeitura de Volta Redonda tem uma relação institucional com a Câmara de Vereadores. Vamos solicitar a celeridade na apreciação dessas importantes matérias para o município, garantindo, assim, que a população continue tendo o acesso a saúde pública", comentou Joselito.

Acidente deixa uma vitima na Avenida Sávio Gama, em Retiro

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um homem de 36 anos ficou ferido em um acidente na manhã desta quinta-feira (24) em Volta Redonda, RJ. A colisão entre uma moto e um carro aconteceu na Avenida Cota Sávio Almeida Gama, no bairro Retiro - próximo ao trevo do bairro Niterói e Batalhão de Polícia Militar (28.º BPM).

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu a vítima ao Hospital São João Batista.

O trânsito no local ficou parcialmente interditado até a remoção dos veículos. A Polícia Militar assumiu a ocorrência.



Policiais civis prendem homem por ameaça a ex-compaheira em Paraty

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um homem de 26 anos foi preso nesta quarta-feira (23) por ameaçar a ex-companheira de morte em Paraty, região Costa Verde Sul do Estado do Rio de Janeiro. 

O delegado titular da 167ª DP de Paraty, Marcello Russo, disse que o acusado falou que 'entupiria' a mulher de tiros por não aceitar o termino do relacionamento.

O acusado foi localizado na Rua A - próximo a delegacia. A suposta arma usada durante a ameaça não foi localizada.

A ocorrência foi encaminhada a sede policial, onde o caso foi registrado. Uma fiança de cinco mil reais foi impetrada ao acusado que ficou preso sem fazer o pagamento.

Caso Porta dos Fundos: Justiça recebe denúncia e decreta prisão preventiva de Eduardo Fauzi

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Justiça do Rio recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado contra Eduardo Fauzi, acusado de, juntamente com outras pessoas ainda não identificadas, arremessar coquetéis molotov para dentro do prédio onde funciona a produtora do Porta dos Fundos, no Humaitá, Zona Sul do Rio. De acordo com a acusação, ele teria assumido, com a ação, o risco de matar o vigilante do local, que se encontrava na portaria do edifício no momento do ocorrido, no dia 24 de dezembro de 2019. Na decisão, foi decretada ainda a prisão preventiva de Eduardo.  

Segundo a denúncia, pelo fato de a porta de acesso ao edifício ser de vidro, o vigilante poderia ser visto pelo lado externo. Para o Ministério Público, a vítima só não morreu porque teve pronta reação, conseguindo controlar o incêndio causado e fugir do imóvel, mesmo a portaria sendo pequena, com apenas uma saída.  

De acordo com a decisão, o delito foi praticado por motivo fútil, por ter ocorrido discordância em relação ao material artístico “Episódio de Natal” produzido pela produtora. Para o juiz Alexandre Abrahão, da 3ª Vara Criminal do Rio, há indícios mínimos de autoria com base no relato da vítima e de testemunhas, assim como há risco à garantia da ordem pública caso o acusado seja mantido em liberdade.

Justiça pode afastar Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente

Pedido de afastamento foi feito há três meses e permanece sem resposta. Permanência dele traz consequências trágicas à proteção ambiental, diz petição

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O Ministério Público Federal (MPF) enviou petição à Justiça Federal no Distrito Federal insistindo na necessidade de decisão sobre o pedido de afastamento de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente. Ele responde a ação de improbidade administrativa pelo desmonte deliberado de políticas públicas voltadas à proteção ambiental e, desde julho aguarda-se decisão sobre o pedido para que fosse afastado do cargo.

No pedido enviado nesta quarta-feira (23) à Justiça, o MPF sustenta que o requisito jurídico para a determinação do afastamento, o perigo da demora, está demonstrado no caso. “A permanência do requerido Ricardo Aquino Salles no cargo de ministro do Meio Ambiente tem trazido, a cada dia, consequências trágicas à proteção ambiental, especialmente pelo alarmante aumento do desmatamento, sobretudo na Floresta Amazônica”, diz o MPF na petição.

O processo iniciado no Distrito Federal foi declinado para a Justiça Federal em Santa Catarina pelo juiz do caso, mas o Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu manter o caso em Brasília. Com isso, diz o MPF, não há obstáculos para que o pedido de afastamento seja decidido pela Justiça.

“Caso não haja o cautelar afastamento do requerido do cargo de ministro do Meio Ambiente, o aumento exponencial e alarmante do desmatamento da Amazônia, consequência direta do desmonte deliberado de políticas públicas voltadas à proteção do meio ambiente, pode levar a Floresta Amazônica a um “ponto de não retorno’, situação na qual a floresta não consegue mais se regenerar”, lembra o MPF no pedido.

Durante os três meses em que o processo aguarda decisão, os dados do desmatamento seguiram em patamares elevados, em especial na Amazônia e no Pantanal, o que demonstra, para o MPF, que a proteção ambiental no Brasil segue sendo prejudicada pela política de desmonte promovida pelo titular do Ministério do Meio Ambiente.

Segundo dados públicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em julho de 2020 foram derrubados 1.658 km² de Floresta Amazônica. Em agosto, foram 1.359 km². Em ambos os casos, tratou-se do segundo pior resultado para cada mês nos últimos cinco anos, perdendo apenas para julho e agosto de 2019. No que diz respeito às queimadas na Amazônia, também de acordo com os dados públicos do Inpe, a alta em julho de 2020, em relação ao mesmo período de 2019, foi de 28%.

Em agosto, a queda de 5% no número de focos de queimada na Amazônia em relação ao mesmo mês de 2019 não é motivo para comemoração, já que se tratou do segundo pior resultado em dez anos – revelando uma série de dois agostos devastadores. Finalmente, em setembro de 2020, os primeiros 14 dias do mês já revelavam maior número de focos de queimadas do que todo o mês de setembro de 2019.

“Quanto ao Pantanal, a crise vivenciada é notória: o ano de 2020 já bateu o recorde histórico de queimadas no bioma, com comprometimento de mais de 21% desse bioma único, a maior planície alagada do planeta, com perda inestimável de biodiversidade e morte de milhares de animais”, diz o MPF na petição enviada hoje à Justiça.

A ação de improbidade administrativa contra Ricardo Salles foi ajuizada em 6 de julho de 2020 e acusa o ministro de improbidade administrativa “pela prática reiterada de atos de desmonte das estruturas de Estado de proteção ao meio ambiente, consistentes em desestruturação normativa, dos órgãos de transparência e participação, orçamentária e fiscalizatória”.

Volkswagen assina acordo com o MPF sobre repressão na ditadura

Em ajuste com MPF, MP/SP e MPT, empresa destinará R$ 36,3 milhões a iniciativas de reparação e promoção dos direitos humanos

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Volkswagen do Brasil assumiu o compromisso de destinar R$ 36,3 milhões a ex-trabalhadores da empresa presos, perseguidos ou torturados durante o governo militar (1964-1985) e a iniciativas de promoção de direitos humanos e difusos. A disponibilização dos recursos foi anunciada nesta quarta-feira (23), em uma nota pública (em português e em inglês) dos Ministérios Públicos Federal (MPF), do Estado de São Paulo (MP/SP) e do Trabalho (MPT). As três instituições firmaram com a Volkswagen um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), um acordo extrajudicial que estabelece obrigações à empresa para que não sejam propostas ações judiciais sobre a cumplicidade da companhia com os órgãos de repressão da ditadura.

O acordo encerrará três inquéritos civis que tramitam desde 2015 para investigar o assunto. Ao longo das apurações, os Ministérios Públicos identificaram a colaboração da Volkswagen com o aparato repressivo do governo militar a partir de milhares de documentos reunidos, informações de testemunhas e relatórios de pesquisadores, um contratado pelo MPF e outro pela própria empresa. Do montante total fixado no TAC, R$ 16,8 milhões serão doados à Associação Henrich Plagge, que congrega os trabalhadores da Volkswagen. O dinheiro será repartido entre os ex-funcionários que foram alvo de perseguições por suas orientações políticas, seguindo critérios definidos por um árbitro independente e sob a supervisão do MPT.

Outros R$ 10,5 milhões reforçarão políticas de Justiça de Transição, conjunto de medidas adotadas para o enfrentamento do passado ditatorial, como projetos que resgatam a memória sobre as violações aos direitos humanos e a resistência dos trabalhadores na época. Uma dessas iniciativas é o Memorial da Luta por Justiça, desenvolvido pela seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política (NPMP). O projeto receberá R$ 6 milhões, valor suficiente para a conclusão de sua implantação na sede da antiga auditoria militar em São Paulo. Os R$ 4,5 milhões restantes serão destinados à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para o financiamento de novas pesquisas sobre a colaboração de empresas com a ditadura e para a identificação das ossadas de presos políticos encontradas em vala clandestina no cemitério de Perus, em 1990.

Além disso, a Volkswagen obrigou-se a pagar R$ 9 milhões aos Fundos Federal e Estadual de Defesa e Reparação de Direitos Difusos. A empresa também publicará em jornais de grande circulação uma declaração pública a respeito do assunto. O TAC prevê ainda que um relatório sobre os fatos investigados será publicado pelos Ministérios Públicos e que a companhia apresentará sua manifestação jurídica sobre o caso. Todas as medidas devem ser cumpridas assim que os órgãos de controle do MPF e do MP/SP confirmarem os arquivamentos dos inquéritos, o que deve ocorrer até o fim deste ano. Estima-se que os desembolsos financeiros definidos no acordo sejam efetuados em janeiro de 2021.

“O ajuste de condutas estabelecido nesta data é inédito na história brasileira e tem enorme importância na promoção da Justiça de Transição, no Brasil e no mundo. O enfrentamento do legado de violações aos direitos humanos praticadas por regimes ditatoriais é um imperativo moral e jurídico. Não se logra virar páginas ignóbeis da história sem plena revelação da verdade, reparação das vítimas, promoção da responsabilidade dos autores de graves violações aos direitos humanos, preservação e divulgação da memória e efetivação de reformas institucionais, sob pena de debilidade democrática e riscos de recorrência”, afirmaram os representantes do MPF, do MP/SP e do MPT na nota pública divulgada.

“O Brasil, infelizmente, segue como um caso notável de resistência à promoção ampla dessa agenda e, não por acaso, ecoam manifestações de desapreço às suas instituições democráticas. No mundo, por outro lado, são ainda raros os episódios de empresas que aceitam participar de um processo dessa natureza e rever suas responsabilidades pela colaboração com regimes autoritários”, concluíram.