Rádio Acesa FM VR: 2020-06-28

sábado, 4 de julho de 2020

Eleições municipais 2020 é adiada para 15 de novembro

A Câmara dos Deputados aprovou, por 402 votos e a 90, a Proposta de Emenda à Constituição que prevê o adiamento das eleições para novembro (PEC 18/20). Pelo menos um destaque foi aprovado no texto, o que faz a PEC retornar ao Senado.

O texto, apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), estabelece os dias 15 e 29 de novembro como as novas datas do primeiro e do segundo turno das eleições municipais.

Senado vota a favor do adiamento das Eleições municipais 2020 para 15 de novembro

O Plenário do Senado Federal aprovou, em dois turnos, em sessão remota realizada terça-feira (23), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 18/2020, que adia para 15 de novembro a data de realização do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020. Pela proposta, o segundo turno do pleito ocorrerá no dia 29 de novembro. A PEC segue agora para análise pela Câmara dos Deputados, também em dois turnos de votação.

Na sessão desta terça, o Senado aprovou o texto substitutivo apresentado pelo relator da matéria, senador Weverton Rocha (PDT-MA), ao conteúdo original da PEC nº 18, proposto por um grupo de senadores.

O debate sobre a prorrogação das eleições surgiu a partir de alertas feitos por médicos e cientistas ouvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a necessidade de se adiar o pleito, inicialmente previsto para 4 de outubro, devido à pandemia da Covid-19.

Datas

Além de adiar as eleições, a PEC estabelece novas datas para algumas etapas do processo eleitoral de 2020. Pelo texto, as convenções partidárias para a escolha de candidatos e deliberação sobre coligações devem ocorrer entre 31 de agosto e 16 de setembro. O registro de candidaturas deve acontecer até 26 de setembro, e o início da propaganda eleitoral, inclusive na internet, após 26 de setembro, entre outras datas especificadas.

Já a prestação de contas dos candidatos (relativas ao primeiro e ao segundo turnos) deve ser apresentada até 15 de dezembro à Justiça Eleitoral, que, por sua vez, deverá publicar a decisão dos julgamentos até o dia 12 de fevereiro de 2021. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 18 de dezembro em todo o país. A data da posse dos eleitos (1º de janeiro de 2021) permanece inalterada.

A PEC aprovada nesta terça também estabelece que outros prazos eleitorais que não tenham transcorrido na data da promulgação da proposta devem contabilizar para seus efeitos o adiamento das eleições, como é o caso das datas-limite para desincompatibilização, que deverão ter como referência os novos dias de realização das votações.

Convenções e propaganda eleitoral

A proposta autoriza os partidos políticos a realizar, por meio virtual, independentemente de qualquer disposição estatutária, convenções ou reuniões para a escolha de candidatos e formalização de coligações, bem como para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).

Os atos de propaganda eleitoral não poderão ser limitados pela legislação municipal nem pela Justiça Eleitoral, salvo se a decisão estiver fundamentada em prévio parecer técnico emitido por autoridade sanitária estadual ou nacional.

No segundo semestre de 2020, poderá apenas ser realizada publicidade institucional de atos e campanhas de órgãos públicos municipais e suas respectivas entidades da administração indireta destinada ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 e à orientação à população quanto aos serviços públicos e outros temas afetados pela pandemia.

Mobilidade de datas

Se as condições sanitárias em determinado município não permitirem a realização das eleições nas datas previstas, o Plenário do TSE poderá, de ofício ou por provocação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) respectivo, e após oitiva da autoridade sanitária nacional, definir novas datas para o pleito, tendo como limite o dia 27 de dezembro de 2020. Nesse eventual contexto, o Colegiado da Corte Eleitoral poderá ainda dispor sobre as medidas necessárias para a conclusão do processo eleitoral, dando ciência do fato à comissão mista do Congresso Nacional que trata do impacto financeiro e na saúde pública da Covid-19.

Caso as condições sanitárias de um estado impeçam a realização das eleições nas datas previstas, o Congresso Nacional, por provocação do TSE, instruído com manifestação da autoridade sanitária nacional, e após parecer da comissão mista do Congresso, poderá editar decreto legislativo definindo novas datas para o pleito, tendo como limite o dia 27 de dezembro, cabendo ao TSE dispor sobre as medidas necessárias para a conclusão do processo eleitoral.

Adequação de normas

A proposta estabelece, ainda, que o TSE fará as adequações das resoluções que disciplinam o processo eleitoral de 2020, de acordo com o disposto na PEC. Diante disso, o texto autoriza o Tribunal a promover ajustes nas normas referentes aos prazos para fiscalização e acompanhamento dos programas de computador utilizados nas urnas eletrônicas para os processos de votação, apuração e totalização, bem como de todas as fases do processo de votação e apuração das eleições e processamento eletrônico da totalização dos resultados, para adequá-los ao novo calendário eleitoral.

Além disso, permite ao TSE fazer mudanças nas regras relativas à recepção dos votos, justificativas, auditoria e fiscalização no dia da eleição, inclusive no tocante ao horário de funcionamento das seções eleitorais e à distribuição dos eleitores no período, de maneira a propiciar segurança sanitária para todos os participantes do processo eleitoral.

Por fim, a PEC dispõe que não se aplica às Eleições Municipais deste ano a regra do artigo 16 da Constituição, segundo a qual a lei que alterar o processo eleitoral não vale para a eleição que venha a ocorrer até um ano da data de sua vigência.

Alertas da saúde

Nos últimos 30 dias, especialistas em saúde participaram de reuniões por videoconferência em que expuseram aos presidentes do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), bem como a senadores e deputados os efeitos que a não prorrogação das eleições poderia causar no avanço do novo coronavírus. Os encontros foram uma iniciativa do TSE, que também incluiu nos debates o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, no sentido de destacar a urgência desse debate em um momento de pandemia.

Nesta segunda-feira (22), o ministro Luís Roberto Barroso participou de sessão plenária virtual do Senado Federal, na qual debateu – ao lado de médicos, cientistas, senadores e especialistas em Direito Eleitoral – a PEC que permite o adiamento das Eleições Municipais de 2020, em virtude da pandemia da Covid-19. A sessão virtual foi presidida pelo senador Weverton Rocha, relator da PEC.

Na sessão remota do Senado desta terça, o senador Weverton apresentou relatório e voto sobre a PEC antes de o Plenário daquela Casa deliberar sobre a proposta. Ao final da sessão, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, parabenizou os senadores pela votação histórica que preserva vidas e fortalece a democracia.

Homem é preso após tentativa de homicídio em Barra Mansa, RJ

Um homem de 29 anos teve o carro alvejado por tiros na noite desta sexta-feira (3), em Barra Mansa, RJ. O caso aconteceu por volta das 19 horas, na Rodovia Engenheiro Alexandre Drable, no bairro Cotiara.

A vítima contou aos policiais que estava com a esposa gestante no carro quando um homem de 59 anos, munido com uma espingarda calibre 36, disparou varias vezes contra o VW Gol G4.

O suspeito, autor dos disparos, foi localizado com ajuda da vítima na casa da namorada, onde foi flagrado com a arma e munições do mesmo calibre nas mãos, e alguma munições calibre 22 no bolso. Ainda na residência foram encontrados uma garrucha calibre 22.

O acusado levou os policiais a sua residência, no mesmo bairro, para entregar uma espingarda calibre 22 municiada com dois carregadores com capacidade de oito munições, 84 de calibre 22 e 15 munições de calibre 36.

O homem foi preso em flagrante e conduzido a 90ª DP, onde ficou preso por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Corpo é encontrado no Rio Paraíba, em Barra do Piriaí

Um corpo foi encontrado no Rio Paraíba do Sul na tarde desta sexta-feira (3) em Barra do Piraí, no Sul do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar, ele estava boiando na altura do bairro Vargem Grande.

Ainda de acordo com a PM, o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar o cadáver.

O corpo — que ainda não foi identificado — foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Volta Redonda, cidade vizinha.

O caso foi registrado na delegacia de Barra do Piraí.

Corpo de idoso é encontrado no Rio Paraíba, na altura do bairro Caieiras

O corpo de um idoso foi encontrado dentro do Rio Paraíba, na altura do bairro Caieiras, em Volta Redonda, RJ. O cadáver estava sob a ponte que liga o bairro Caeiras com o bairro Dom Bosco, por volta dás 12 horas desta sexta-feira, dia 3, na altura do km 282 da BR-393.

O filho do idoso relatou aos policiais que, João Nelci de Oliveira, de 72 anos, esteve no último domingo no Hospital do Retiro fazendo exame, e com medo de ser Covid-19, pegou o carro e foi até a ponte sobre o rio, que liga os bairros Aterrado e Niterói, e se jogou.

O corpo foi removido ao IML de Volta Redonda.

sexta-feira, 3 de julho de 2020

PMs são atacados por bandidos durante atendimento de agressão doméstica no Morro do Abel, em Angra dos Reis

A Policiai Militar foi acionada para a atender o caso de violência domestica, na noite de quinta-feira (1), em Angra dos Reis, região Costa Verde Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Os policiais do 33º BPM informaram que quando chegaram até ao Morro do Abel, onde foram atacados fortemente por criminosos, houve troca de tiros, mas nenhum agente se feriu.

A PM ainda informou que não houve prisão e nem apreensões. A ocorrência foi encaminhada a 166.ª DP.

Corpo de Bombeiros RJ: começa o período de inscrição para a ‘Semana de Prevenção’


Versão 100% on-line é a novidade deste ano. A programação é gratuita e inclui atividades de prevenção, primeiros socorros e orientações de combate a incêndio

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inicia, nesta sexta-feira (03.07), o período de inscrição para a ‘Semana de Prevenção’ (SemPrev 2020). O objetivo do projeto é disseminar ao público externo conhecimentos básicos sobre incêndios (riscos, prevenção) e orientações para casos de emergência, incluindo primeiros socorros. Em tempos de pandemia e atendendo às normas de segurança, a novidade é a versão do curso 100% on-line. Os interessados devem acessar o site da corporação (http://cbmerj.rj.gov.br/prevencao/Formulario/unidade) e preencher o cadastro até o dia 8 deste mês. É preciso ser residente no território fluminense e ter 18 anos completos. As vagas são gratuitas e limitadas.

O ciclo de palestras e atividades acontecerá entre 10 e 16 de julho. Haverá avaliação e fóruns de discussão. Os participantes receberão certificado de conclusão. A ação faz parte das comemorações dos 164 anos da instituição, além de atender ao Decreto Federal 35.309/1954 e à Lei Estadual 5.883/2011.

- Novos tempos, novos desafios. Apesar da ‘Semana de Prevenção’ ter sido adequada ao momento atual com o método de Ensino a Distância (EAD), permanece visando à disseminação da cultura de prevenção. É fundamental a participação da sociedade, uma vez que os conhecimentos adquiridos são úteis para todo e qualquer cidadão e influenciam diretamente na redução de acidentes e danos – ressalta o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr.

O Corpo de Bombeiros reforça, ainda, a importância da adesão de funcionários dos mais diferentes setores, como profissionais de limpeza, porteiros, zeladores e síndicos. Mobilizar a população para a redução dos riscos de incêndios é uma das vertentes do projeto. O conteúdo do aprendizado pode, inclusive, ser o diferencial para salvar vidas. No entanto, a corporação alerta para a necessidade de ser acionada, via 193, o quanto antes para atuação nas ocorrências.

Cinco toneladas de maconha que abasteceriam o Complexo da Maré são apreendidas na Dutra

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil apreenderam cinco toneladas de maconha. O carregamento avaliado em cerca de R$ 5 milhões abasteceria o Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. O flagrante aconteceu na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Piraí, na Região Sul Fluminense, nesta quinta-feira (2).

Por volta das 17h, equipes da PRF e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil abordaram a carreta, durante uma ação conjunta de repressão ao tráfico de entorpecentes. Cães farejadores da PRF deram sinal de que havia algo errado sendo transportado no veículo. Uma grande quantidade de maconha foi encontrada embaixo de pallets de madeira.

O motorista confessou que pegou a droga em Dourados, no Mato Grosso do Sul, e que trazia para a capital fluminense. Uma caminhonete que apoiava a ação criminosa também foi abordada, com três ocupantes, todos com antecedentes criminais. O tio de um dos suspeitos já havia sido flagrado pela PRF com R$ 700 mil escondidos no pneu estepe de um automóvel, em Barra Mansa (RJ), em 2019. Ele encontra-se preso pelo crime de tráfico de entorpecentes.

Outros dois homens também foram presos. A dupla aguardava a chegada do carregamento, próximo à Avenida Brasil. Eles levariam a carreta até a comunidade da Nova Holanda, em Bonsucesso, no Complexo da Maré.

Os seis presos foram indiciados por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico. A ocorrência foi encaminhada para a sede da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), na Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio.

Covid-19: Prefeitura de Barra Mansa realiza fiscalização nos supermercados

Secretaria de Ordem Pública vai às ruas para averiguar cumprimento de decreto que regulamenta funcionamento de estabelecimentos comerciais
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Ordem Pública, por meio das equipes de Fiscalização e Posturas, intensificou nesta sexta-feira, 03, a fiscalização nos supermercados da cidade. A medida inspeciona o cumprimento do decreto 9.834 que regulamenta as atividades comerciais.

As determinações buscam garantir a segurança dos funcionários e munícipes de Barra Mansa em relação ao novo coronavírus. Os funcionários da Ordem Pública monitoram o uso correto de máscara, disponibilização de álcool 70% para trabalhadores e clientes e organização de filas.

O secretário de Ordem Pública, William Pereira, pontuou o foco das fiscalizações. “Os funcionários da Secretaria de Ordem Pública vêm constantemente fiscalizando o respeito às medidas de prevenção ao Covid-19. Monitoramos a higienização dos caixas, a higienização dos carrinhos, a distância entre os clientes, tudo com o intuito de manter o sustento do trabalhador e a saúde de todos”, destacou William.

O secretário ainda ressaltou que o monitoramento não é feito em um supermercado específico e que o governo estará fiscalizando todos os estabelecimentos. Para denunciar estabelecimentos que estão descumprindo o decreto, basta ligar para os telefones (24) 3028-9369 e 3028-9339.

Covid-19: Volta Redonda confirma 1.845 casos e registra 75 mortes

A Prefeitura de Volta Redonda atualizou nesta sexta-feira, dia 3, os dados sobre o coronavírus na cidade. Agora são 1.845 casos confirmados e 7.493 notificados como suspeitos. Os curados são 1.397 e 2.591 exames deram negativos. São 75 óbitos em Volta Redonda. Houve um aumento de 3,45% dos casos suspeitos, ocupação de 14% dos leitos do Hospital de Campanha e 48% dos leitos de UTI da rede municipal (sem contar o Hospital Regional).

BM realiza 395 testes rápidos da Covid-19 em motoristas de aplicativo; dois atestam positivo

Dos 139 testados de hoje, um resultou positivo
A Prefeitura de Barra Mansa realizou nesta sexta-feira (03) o último dia de testes rápidos para detecção da Covid-19 em motoristas de aplicativos. Desta vez, os contemplados foram os proprietários de veículos com as placas que terminam entre os números cinco e nove. Os profissionais que atuam diretamente com o público puderam realizar o exame no Parque da Cidade das 08 às 16 horas.

Segundo o motorista de aplicativo Rogério Teixeira, o serviço ajuda a evitar a propagação do vírus. “A iniciativa é muito boa, pois dá a oportunidade das pessoas saberem se estão contaminadas ou não e assim tomarem as devidas precauções e evitar contaminar outras pessoas”, ressaltou.

O serviço foi dividido em dois dias. Nesta sexta-feira, foram realizados 139 exames, com um resultado positivo. Já contabilizando os dois dias, foram 256 exames, com dois resultados positivos.

A Secretaria de Saúde também realizou testes rápidos nos policiais militares que atuam no município.

A Prefeitura de Barra Mansa também realizou testes rápidos nos policiais militares que atuam no município. Atendendo a solicitação do 28° Batalhão Policial Militar (BPM), a Secretaria de Saúde testou 99 agentes, sendo dois com resultados positivos. A ação ocorreu durante três dias, se encerrando na manhã desta sexta-feira (3).

Fiscalização em Volta Redonda será intensificada neste final de semana

Objetivo é verificar o cumprimento integral dos decretos municipais que estabelecem o fechamento das atividades econômicas não
Neste sábado, dia 04, e domingo, dia 05, final de semana após a suspensão temporária de atividades econômicas não essenciais em Volta Redonda, a fiscalização será intensificada em toda a cidade. A força-tarefa irá percorrer os principais centros comerciais, além de atender as denúncias realizadas pela população através do telefone 156.

A equipe da força-tarefa é formada pela Guarda Municipal, secretarias de Fazenda e de Segurança Pública, Vigilância Sanitária, além das polícias Militar e Civil e Ministério Público. O objetivo da ação é verificar o cumprimento integral dos Decretos Municipais 16.082/20, 16.146/20 e 16.215/20, que estabelecem o fechamento das atividades por sete dias, e de promover orientação aos estabelecimentos.

Só podem funcionar casas lotéricas, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, borracharias, supermercados, hortifrutis, quitandas, peixarias, açougues, centros de distribuição de alimentos, padarias, farmácias e drogarias, clínicas, hospitais, lojas de produtos médico-hospitalares, clínicas veterinárias, lojas de produtos alimentícios para animais, distribuidores de gás e água mineral, indústrias, lojas de material de construção e similares.

O prefeito Samuca Silva ressalta que a ação preventiva é realizada para garantir a manutenção dos eixos de monitoramento condicionantes para flexibilização. “Nesse momento apenas os serviços considerados essenciais podem permanecer abertos e devem obedecer às medidas sanitárias e de controle de aglomeração. Precisamos manter a capacidade de atendimento no sistema público de saúde nesse momento de pandemia. Faça a sua parte, ficando em casa se possível. Se for sair, use máscara e respeite o distanciamento entre as pessoas”, pediu o prefeito.

Hospitais recebem higienização e sanitização em Volta Redonda

Equipes da prefeitura realizaram ação preventiva à pandemia de Covid-19 no Hospital do Idoso e no São João Batista

Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), a Prefeitura de Volta Redonda promoveu nesta sexta-feira, dia 3, o serviço de higienização e sanitização no Hospital do Idoso, localizado na Vila Santa Cecília, e no Hospital São João Batista, no bairro Colina. As equipes estão reforçando o trabalho nas unidades de saúde.

Para controlar a circulação do vírus na cidade, os profissionais, devidamente equipados com seus trajes apropriados, realizam a lavagem dos locais com água clorificada e aplicam o produto bactericida que, quando utilizado regularmente, é capaz de afastar o vírus.

“Temos que garantir o atendimento em nossa rede de saúde e os hospitais, inclusive o do Idoso, que abriga pessoas do grupo de risco, precisam dessa prevenção regularmente. Todos devem fazer sua parte nesse combate ao coronavírus, lavando as mãos, usando máscara e, se possível, ficando em casa”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

Nesta semana, já foram sanitizadas outras unidades de saúde, como os hospitais Dr. Munir Rafful, no Retiro, e de Campanha, no Estádio Municipal Raulino de Oliveira, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Santo Agostinho, do novo Centro Municipal de Saúde (antigo Hospital Santa Margarida) e unidades básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF).

A ação já foi realizada também nos principais centros comerciais da cidade, nos CRAS (Centros de Referência à Assistência Social), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Arena Esportiva, Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher – (DEAM), 93ª Delegacia de Polícia (DP), 28°Batalhão da Polícia Militar e sede do Conselho Tutelar.

Covid-19: Prefeitura Municipal de Pinheiral divulga novos dados

A Prefeitura Municipal de Pinheiral informa os dados desta sexta-feira (03/07) sobre a Covid-19. Na cidade 145 casos foram confirmados (com 128 curas, 11 em isolamento domiciliar, 4 óbitos, 1 internado no município e 1 internado fora do município), 17 pessoas estão aguardando resultado (15 em isolamento domiciliar e 2 internados no município) e 448 descartados.

Os novos casos confirmados são de 4 homens (de 21, 28, 31 e 55 anos) que já estão em processo de cura e 2 mulheres (de 44 e 47 anos), sendo 1 em isolamento domiciliar e 1 em processo de cura.

Homem é preso e drogas apreendida no bairro Santa Cruz, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (2) no bairro santa Cruz, em Volta Redonda, RJ. Ele é suspeito de tráfico de drogas no local.

Em uma área de mata, próximo ao acusado, foram apreendidos 604 pinos de cocaína, 28 frascos de loló, 25 trouxinhas de maconha e R$ 30,00 em espécie.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda.

Homem é preso em flagrante no bairro Moinho de Vento, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
Um homem foi preso no início da tarde desta quinta-feira (2) com 36 pinos de cocaína, nove tambores com cocaína, 22 sacolés de maconha e 300 pinos para embalar droga. A ocorrência aconteceu no bairro Moinho de Vento, em Barra Mansa, RJ.

O homem, de 44 anos, ainda portava uma quantidade em dinheiro, R$ 30,00 em espécie. Ele foi flagrado em atitude, tipo de tráfico de drogas, após denuncia anônima.

De acordo com os policiais que foram ao local, antes da abordem foi observado que o suspeito pegava algo em um carro abandonado e entregava à supostos usuários de drogas.

O caso foi encaminhado a 90ª DP.

Suspeito é detido após denuncia de tráfico de droga no Roma, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A PM apreendeu na manhã desta quinta-feira (2), em Volta Redonda, um material do tráfico de drogas, no bairro Roma. As buscas foi no condomínio do Minha Casa, Minha Vida, após uma denuncia anônima.


www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
Quando os policiais chegaram ao local, quatro suspeitos foram vistos fugindo para uma área de mata, um foi detido.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
Já em meio a mata, foram encontrados 176 trouxinhas e 10 tabletes de maconha (aproximadamente 10 kg), dois rádios transmissores, 3.596 pinos de cocaína, 30 mil pinos vazios, um quilo de pó branco para mistura , cinco potes de pó royal, uma balança de precisão , 97 frascos de adrenalina e quatro aparelhos de celular.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Pesquisadores da Fiocruz descobrem que medicamentos contra hepatite C inibem replicação da Covid-19

Pesquisa foi feitos em laboratórios e ainda carece de teste em humanos
Estudo feito por pesquisadores da Fiocruz identificou que medicamentos usados no tratamento da hepatite C inibem a replicação do novo coronavírus em experimentos com células. Os experimentos identificaram especialmente o potencial do antiviral daclastavir, que atuou contra três diferentes linhagens da Covid-19, e também reduziu a produção de substâncias inflamatórias associadas aos casos graves da doença.

O estudo contou com a participação de diversas outras instituições, entre elas a Universidade Iguaçu (Unig) e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor). Apesar da descoberta, os pesquisadores alertam para os perigos da automedicação e que os experimentos ainda precisam ser feitos em testes em pacientes.

Além do daclastavir, o estudo avaliou o potencial do medicamento sofosbuvir, ambos utilizados no tratamento de hepatite C. O sofosbuvir, no entanto, segundo os pesquisadores, se mostrou menos potente no combate ao novo coronavírus.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Segurança não está comprometida com o aumento da validade da CNH, diz Denatran

Segundo diretor-geral do órgão, brasileiros melhoraram saúde e expectativa de vida; Senado analisa texto que muda regras do Código de Trânsito
Aprovado no plenário da Câmara dos Deputados, a proposta (PL 3.267/2019) que simplifica processos em normas que envolvem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) está sob análise do Senado Federal. O que se pretende é desburocratizar procedimentos, reduzir custos e investir em medidas educativas, além de endurecer normativas sobre condutas graves no trânsito.

O texto elaborado pelo Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), prevê o aumento da validade para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com isso, os condutores de até 50 anos de idade passam a renovar suas CNHs a cada 10 anos. Já os motoristas que têm entre 50 e 70 anos passam a renovar a cada cinco anos e aqueles com mais de 70, passam a renovar a cada três anos.

Na avaliação do diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro, essa alteração se justifica porque os brasileiros têm apresentado melhoras significativas em relação à saúde, aumentando inclusive a expectativa de vida e, consequentemente, o período em que passam à frente do volante.

“Como a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros vêm aumentando a cada ano, é razoável que as características físicas e as condições de saúde dos condutores sejam mais estáveis do que eram há 22 anos, sobretudo dos condutores com até 50 anos de idade. É importante frisar que esse aumento da periodicidade não compromete a segurança, uma vez o que o médico examinador pode estabelecer limites nos prazos de renovação menores do que os estabelecidos no novo texto”, esclarece.

A contagem dos pontos para perda da habilitação pelo condutor também pode sofrer alterações. Neste caso, o PL considera três limites: 20 pontos, caso tenha duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos para o caso de apenas uma infração gravíssima e 40 pontos se não houver nenhuma infração gravíssima. Os motoristas profissionais serão abrangidos apenas pela regra de 40 pontos, independentemente da natureza das infrações.

“A finalidade é reduzir o grande número de processos administrativos que se encontram nos órgãos de trânsito, na sua grande maioria provocados por infrações de menor gravidade, consumindo recursos humanos e financeiros desses órgãos com questões burocráticas. Pela proposta, parte desses recursos poderão ser empregados na fiscalização de trânsito”, argumenta Carneiro.

O uso das cadeirinhas para crianças de até dez anos de idade ou que ainda não tenham atingido 1,45 metro de altura segue sendo obrigatório. Em relação aos faróis na estrada em períodos diurnos, a proposta prevê obrigatoriedade de mantê-los acesos durante o dia também sob neblina, chuva ou cerração. “A obrigatoriedade para o uso do farol baixo restringe-se às rodovias de pista simples, onde o risco de colisão frontal é maior”, ressalta o diretor-geral do Denatran.

Caso seja aprovada pelos senadores, a nova norma passa a liberar o tráfego de motocicletas, motonetas e ciclomotores pelo corredor, ou seja, entre outros veículos apenas quando o trânsito estiver parado ou lento. A legislação em vigor não trata dessa questão. Frederico Carneiro lembra que esses motoristas deverão estar em velocidade compatível com a segurança dos pedestres e demais veículos. “A medida pretende, assim, evitar o grande número de acidentes envolvendo motocicletas nas cidades brasileiras”, completa.

Boa conduta

O texto aprovado pela Câmara dos Deputados cria o chamado Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que será administrado pelo Denatran. O intuito é estimular a condução responsável. No documento deverá constar dados dos condutores que não cometeram infração de trânsito sujeita à pontuação, nos últimos 12 meses.

Quem for pontuado por infração, tiver a carteira de habilitação suspensa ou cassada ou estiver cumprindo pena privativa de liberdade deixará de fazer parte do cadastro, que poderá ser usado ainda por outros entes federados para a concessão de benefícios fiscais ou tarifários.

A ideia é que também sejam criadas escolinhas de trânsito para fins educativos. Elas serão administradas por órgãos executivos de trânsito estaduais e municipais, como o Detran, e destinadas a promover a informações de trânsito para crianças e adolescentes.

Há falta de sedativos para intubação de pacientes em 25 estados e no DF

Levantamento do Conass aponta que alguns medicamentos já acabaram em sete estados no último dia 24; Ministério da Saúde abriu licitação emergencial
Além do número insuficiente de respiradores e leitos, hospitais pelo país também enfrentam outra dificuldade: a falta de pré-anestésicos, anestésicos, sedativos e relaxantes musculares usados em pacientes com sintomas graves da covid-19 que precisam ser entubados. Um levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) mostra que em 26 das 27 unidades da federação há falta ou estoque limitado desses medicamentos. Nos estados do Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Tocantins, mais da metade dos sedativos recomendados para entubação já haviam acabado em 24 de junho, quando o estudo foi publicado. Somente em Alagoas a Secretaria Estadual de Saúde relatou haver bom estoque de todos os 22 medicamentos pesquisados.

Segundo o consultor de Assistência Farmacêutica do Conass, Heber Dobis Bernarde, o problema começou a se intensificar em maio e o aumento da demanda pelas drogas resultou na escassez dos remédios no mercado. “Não é falta de recursos financeiros. As secretarias estão preparadas para comprar, tem intenção de comprar, porém há alguns problemas apontados pelas secretarias. Dentre eles, o fracasso e licitações desertas, a falta dos produtos no mercados e a alta dos valores”, explicou o técnico em audiência pública na Câmara dos Deputados.

De acordo com o órgão, das 27 Secretarias Estaduais de Saúde, 20 estão habilitadas para fazer a compra direta dos medicamentos e todas tentaram comprar nos últimos meses, algumas mais de uma vez. No total, 18 processos de compra abertos estão com atraso na entrega. Sete ainda estão em andamento. Outros 13 processos de compra fracassaram por nenhuma empresa ter se apresentado como fornecedora.
Arte: Sabrine Cruz

Para tentar sanar esse problema, empresas farmacêuticas se comprometeram a fazer um levantamento do que existe em estoque e realizar a venda a estados e municípios. “Os anestésicos eram usados para cirurgias. Então, eles ficaram três a quatro horas sendo utilizados por um paciente. Hoje, o paciente usa 24 horas o anestésico quando está entubado. Nas reuniões entre as empresas e Anvisa ficou determinado que há como fazer uma adequação de fornecimento”, explicou Nelson Mussolini, presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos. Esse levantamento já permitiu a distribuição de 185 mil unidades de medicamentos para dez estados, segundo o Ministério da Saúde.
Riscos

O medicamento que mais está em falta é o Bensilato de Cisatracúrio, um bloqueador neuromuscular que evita que o paciente se mexa durante o processo de intubação. Sem esse e outros remédios, esse processo se torna, muitas vezes, inviável. Em casos mais graves, não ligar o paciente ao suporte respiratório pode até levar à morte, como explica o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, Gutemberg Fialho.

“A falta dessa medicação faz com que a intubação seja um procedimento doloroso e que estimule reflexos no paciente, como vômito, aspirações que podem levar a pneumonia. Isso deixa o paciente agitado e ele pode fazer a extubação, que é retirar o tubo, ficando sem respiração e tendo um grave risco de óbito”, alerta.

Depois que o Conass levou a demanda ao Ministério da Saúde, a pasta anunciou a abertura de uma licitação para adquirir os medicamentos. “Isso vai possibilitar que estados e municípios sejam coparticipantes, para comprarem por um valor reduzido pela compra em escala. Os medicamentos serão entregues no depósito do Ministério da Saúde em Guarulhos e depois nós assumimos a logística para transportar para estados e municípios que aderirem”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, em coletiva na última segunda-feira (29). O processo de compra está sendo feito com prioridade, mas a pasta não divulgou um prazo para que os remédios cheguem aos hospitais.

Além disso, o governo mantém contato com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que analisa quais países possuem capacidade de produção dos medicamentos, para que sejam importados pelo Brasil.

Covid-19: sobe para 73 mortes e 1.801 confirmados em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda atualizou nesta quinta-feira, dia 2, os dados sobre o coronavírus na cidade. Agora são 1.801 casos confirmados e 7.243 notificados como suspeitos. Os curados são 1.349 e 2.447 exames deram negativos. São 73 óbitos em Volta Redonda. Houve um aumento de 3,17% dos casos suspeitos, ocupação de 11,4% dos leitos do Hospital de Campanha e 48% dos leitos de UTI da rede municipal (sem contar o Hospital Regional).

As mortes foram duas registradas nesta quinta-feira: um homem de 63 anos e uma mulher de 59 anos

Colisão entre três veiculos deixa 10 vitimas na Rio-Santos, em Angra dos Reis

Um acidente no final da tarde desta quinta-feira (2) envolvendo três veículos na BR-101 — Rio-Santos, em Angra dos Reis, região Costa Verde Sul do Estado do Rio de Janeiro.

A PRF foi acionada e informou que o acidente aconteceu no Km 463 da BR-101, na altura de Monsuaba.

O Corpo de Bombeiros socorreu 10 vitimas, oito foram conduzidas ao Hospital de Japuíba, sendo duas menores. Duas foram liberadas no local.

Foragido da Justiça é preso no bairro Eucaliptal, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem foi preso nesta quinta-feira (2), no bairro Eucaliptal, em Volta Redonda, RJ. Contra ele havia um mandado expedido pela Justiça da cidade, após investigação da Polícia Civil, por tráfico de drogas.

Ao se aproximar da residência do acusado, os policiais informaram que ele tentou pular o muro para fugir da prisão, porém, foi detido e conduzido a 93ª DP, onde se encontra a disposição da Justiça.

Corpo de Bombeiros do Rio celebra os 164 anos no Dia do Bombeiro

Dia do Bombeiro contou com entrega de espadins aos novos cadetes da corporação
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) celebra, nesta quinta-feira (02.07), o aniversário da corporação e o Dia do Bombeiro. Houve cerimônia no Quartel Central com as boas-vindas aos novos cadetes e a tradicional entrega do Espadim Marechal Souza Aguiar à 63ª turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO), denominada tenente-coronel Janiro Godoy de Abreu.

Para atender às normas de segurança e prevenção ao coronavírus, a solenidade não foi aberta a familiares e convidados este ano. O evento foi transmitido em tempo real nas redes sociais oficiais da instituição. Os cadetes do 1º ano da Academia de Bombeiro Militar ficaram em forma, de frente para o busto de D. Pedro II, patrono da corporação, com distanciamento físico e proteção facial.

A cerimônia contou com as presenças do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr., do secretário estadual de Saúde Alex Bousquet, que é bombeiro militar, e do governador Wilson Witzel, que participou da entrega do espadim para o primeiro colocado do concurso de admissão ao CFO, Gabriel Cristian.

- Dou as boas-vindas aos novos cadetes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, essa instituição tão importante e querida pela população e de tão alto nível. É a melhor do Brasil e uma das melhores do mundo. E isso só é possível porque as tradições são preservadas e passadas de geração em geração e porque as modernizações necessárias são feitas. Agradecemos a estes homens e mulheres que estão aqui para dar a vida pelo bem do próximo - afirmou o governador.

Após a entrega e a bênção dos espadins, os cadetes entoaram o hino Soldado do Fogo e prestaram o juramento de bombeiro militar.

- Hoje a corporação completa 164 anos. Cumprimento a todos os bombeiros nesta data. Esta cerimônia certamente será lembrada para sempre por esta nova turma. É o início de um compromisso que vai acompanhá-los por toda a carreira. Vocês têm a missão de fazer o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro ainda maior e melhor do que ele já é hoje. Aproveitem a formação excelente que receberão. Daqui a alguns anos, vocês estarão comandando nossos heróis nos quartéis, trabalhando para manter a credibilidade da nossa instituição centenária - disse o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr.

Em meio à pandemia da Covid-19, o oficial aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho de excelência realizado pelos profissionais de Saúde da corporação na prevenção e no atendimento aos militares ativos, inativos e de seus dependentes e pensionistas.

- Agradeço a todos do nosso corpo de Saúde pelo planejamento feito, desde o início, para atender nossos heróis e os seus familiares. Desde as medidas de segurança implantadas até a estruturação de novos leitos, levando em conta, com precisão, as necessidades da nossa tropa. Infelizmente, perdemos militares. Foram quatro da ativa. Lamentamos também as mortes de bombeiros da reserva e parentes. Mas quero que saibam que a sensibilidade de vocês fez e faz diferença na vida da família CBMERJ.



Exposição Virtual de Fotografias

O dia 2 de julho marca também a divulgação dos vencedores do 1º Festival de Fotografias do CBMERJ. O concurso selecionou 30 imagens que retratam a história e as atividades da instituição centenária, ressaltando seus valores e tradições. A exposição virtual está aberta à visitação até dia 31 de agosto, no site da corporação: http://cbmerj.rj.gov.br/festival-de-fotografias

Ensino a Distância (EAD)

Ainda como parte das comemorações, durante o mês de julho, o CBMERJ realizará a primeira versão 100% on-line da tradicional Semana de Prevenção. A programação inclui palestras com noções básicas sobre riscos, prevenção de incêndios e orientações para casos de emergência. As atividades, voltadas para residentes do Estado do Rio, acontecerão entre os dias 10 e 16. Os interessados podem se inscrever no site da corporação, de 03 a 08 de julho: http://www.cbmerj.rj.gov.br/.

BM: Vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 10 de julho

Município atingiu 100% da cobertura vacinal, reforço da ação terá foco em crianças de seis meses a cinco anos de idade e pessoas entre 55 e 59 anos


Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, prorrogou a vacinação contra a gripe até o dia 10 de julho. Embora o município já tenha atingido 100% da cobertura vacinal, a campanha será reforçada principalmente entre as crianças de seis meses a cinco anos de idade e pessoas com idade de 55 a 59 anos.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, reforçou a importância da vacina. “As pessoas que se enquadram nos grupos vulneráveis precisam buscar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para que seja vacinada. A dose do imunizante protege contra as complicações causadas pela gripe e evitar doenças respiratórias. Além disso, a vacina é segura, eficaz, não tem efeitos colaterais e ajuda a minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio à pandemia de Covid-19, já que os sintomas dessas doenças são semelhantes”, detalhou o secretário.

Dados da Secretaria de Saúde apontam que até o momento em Barra Mansa foram vacinadas 78,3% das crianças entre seis meses e cinco anos de idade; 92,53% das gestantes; 143% dos trabalhadores de saúde; 126,83% das puérperas; 66,66% dos adultos e 125,12% dos idosos.

A vacina não tem contra indicação. As doses estão sendo disponibilizadas nas Unidades de Saúde dos bairros. É necessária a apresentação do cartão de vacina para atualização dos dados.

Light lança canal de Whatsapp para deficientes auditivos


Clientes podem realizar vídeochamadas e se comunicar por Libras

A Light acaba de lançar um canal pelo aplicativo Whatsapp dedicado exclusivamente a clientes surdos e deficientes auditivos. Por meio do número (21) 97686-7358, na plataforma Whatsapp, os clientes podem solicitar diversos serviços por mensagem de texto, ou por um contato humanizado em videochamadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A gerente de Serviços ao Cliente da Light, Tatiana Celani, explica que o novo canal tem o objetivo de deixar o atendimento mais prático e inclusivo:

"Estamos ampliando as possibilidades de canais para que o atendimento seja acessível a todos. Disponibilizamos profissionais especialmente treinados para esse atendimento, de segunda a sexta das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h. Além disso, estamos trabalhando para tornar esse canal 24h, pois queremos que o nosso cliente tenha a melhor experiência, principalmente nesse momento", detalha Celani.

O desenvolvimento do novo canal é fruto do comprometimento da Light com ações de melhorias nos processos e canais de relacionamento com os clientes.

Identificado caminhoneiro morto em acidente na Dutra, em Engenheiro Passos

Foi identificado como Bartolomeu Sandehus, de 45 anos, o caminhoneiro morto em um acidente na Rodovia Presidente Dutra, em Engenheiro Passos, distrito de Resende, RJ. A vitima ficou presa na cabine do veiculo que conduzia ao atingir a traseira de outra carreta, no km 331 da BR-116, na noite de terça-feira, dia 30 de junho.

Desde o acidente, a família que mora no Estado do Espírito Santo procurava por noticias do Bartolomeu, já que perderam contato com ele no mesmo dia. O caminhoneiro saiu de Sooretama, cidade onde morava, e seguia para o Estado de São Paulo.

O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Resende, onde foi reconhecido pelos familiares nesta quinta-feira, dia 2. O corpo será transladado ao município onde residia.

Presos dois suspeitos de atirar contra sete pessoas durante festa em Três Rios

WWW.RADIOACESAFM.BLOGSPOT.COM.BR
Dois suspeitos foram presos na tarde desta quarta-feira (1º), por  disparos de arma de fogo em uma festa na localidade Ladeira das Palmeiras, no município de Três Rios, RJ. O crime ocorreu na noite de terça-feira, dia 30, quando seis pessoas que estavam no local foram atingidas pelos disparos. Um homem morreu e uma criança de 4 anos está em estado grave.

A investigação apontou que o crime foi motivado por uma disputa pelo tráfico de drogas na região. Os suspeitos teriam chegado ao local em uma motocicleta e efetuado os disparos em direção às pessoas que participavam da festa.

Com base em investigação e ações de inteligência, os agentes da unidade conseguiram identificar os envolvidos. Quatro mandados de busca domiciliar foram cumpridos, sendo três no município de Três Rios e um em Paraíba do Sul. As investigações prosseguem para esclarecer todas as circunstâncias do crime.

Homem é preso por tráfico de drogas no Parque Belém

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Nesta quarta-feira (1º), quando em patrulhamento na Rua São Lucas, no Parque Belém, em Angra dos Reis, policiais militares da Unidade de Polícia de Proximidade (UPP) do Parque Belém suspeitaram de um homem que ao avistar a viatura, tentou fugir.

Os agentes conseguiram captura-lo após denuncia anônia do Disque Denuncia e, durante revista, encontraram alguns pinos de cocaína. Quando questionado, confessou que estava vendendo as drogas e iria entregar o material para alguns menores. Ele ainda informou que o restante das drogas estaria escondido numa mata próximo ao local. Diante dos fatos, foi encaminhado à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Policia flagra desmatamento em área de proteção ambiental no município de Angra dos Reis

Policiais militares estiveram nesta quarta-feira (01) em Angra dos Reis, onde denúncias encaminhadas pelo programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente, davam conta do crime de desmatamento no interior de uma área de preservação permanente, no Parque Mambucaba.

Nas proximidades da Rua Irmãos Andrade, local informado na denúncia, os agentes constataram o ilícito em uma área de mil metros quadrados, inclusive com diversas árvores de médio e grande porte cortadas. No momento da fiscalização não foi possível encontrar o autor do crime ou placas indicativas com autorização para a atividade. Por se tratar da Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina (área de preservação permanente) e com base no artigo 38 da lei de crimes ambientais a equipe procedeu à 166ª DP a fim de registrar a ocorrência.

Polícia encontra construção irregular em Paraty

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Em cumprimento a ordem de policiamento com objetivo de averiguar denúncia encaminhada pelo Linha Verde sobre a construção de um muro dentro do curso de água de um rio e corte de árvores em área de preservação permanente, policiais ambientais procederam nesta quarta-feira (01) à Estrada Velha do Corisco, no Corisquinho, em Paraty, onde constataram a construção de um muro dentro de um córrego e também a extração de aproximadamente três metros cúbicos de substância mineral (pedra), no interior de uma área de preservação permanente.

Ainda segundo os policiais, nas proximidades do local, uma pessoa informou que o proprietário do imóvel seria da nacionalidade francesa, mas não soube dizer quando e onde encontra-lo. Diante dos fatos, a equipe procedeu à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais em acordo com o artigo 4º do Código Florestal.

Seis quilos de maconha são apreendidos em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Com auxílio de dois informes sobre tráfico de drogas oriundos do Disque Denúncia, policiais militares do serviço reservado do 33º BPM conseguiram apreender na noite desta quarta-feira (01) seis quilos de maconha na Estrada da Banqueta.

Com as informações de que traficantes da comunidade do Areal teriam escondido material entorpecente numa área de mata na Estrada da Banqueta, os policiais realizaram patrulhamento no local onde apreenderam seis tabletes de maconha, pesando um quilo por tablete. Todo o material apreendido foi encaminhado à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Pastores e padres realizam testes rápidos para Covid-19 em Barra Mansa, RJ

Executivo também promoveu exames para agentes da Polícia Militar
Visando garantir a segurança dos fiéis durante cultos e missas, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (1º) exames rápidos para detecção da Covid-19 em padres e pastores do município. A ação aconteceu no Parque Natural Municipal de Saudade e testou 86 pessoas. Todos os resultados deram negativo.

A gerente de Vigilância em Saúde, Juliana Machado Ferreira, explicou como funciona a testagem. “Os testes rápidos que estamos realizando são imunocromatográficos. Eles são dispositivos de uso profissional, de fácil execução e que não necessitam de outros equipamentos de apoio, como os que são usados em laboratórios. Os resultados saem entre 10 e 20 minutos”.

Juliana Machado lembra que estes testes devem ser feitos sempre por um profissional de saúde. “É sempre importante ressaltar que os testes rápidos são de uso profissional e que os seus resultados devem ser interpretados por um profissional de saúde, considerando informações clínicas, sinais e sintomas do paciente, além de outros exames. Somente com esse conjunto de dados é possível fazer a avaliação e o diagnóstico ou descarte da doença. Ou seja, o teste rápido fornece parte das informações que vão determinar o resultado. É importante ressaltar que, mesmo após o teste negativo, se a pessoa tiver algum sintoma de síndrome gripal mais significativo, deve procurar atendimento”.

O Padre Deivi Santana de Oliveira, líder da Paróquia Santo Antônio, no bairro Saudade, apontou a necessidade de os líderes religiosos redobrarem os cuidados com a saúde neste momento de pandemia. “Para nós, padres, é sempre importante estarmos cuidando da nossa saúde. Muitas pessoas têm entrado em contato, angustiados, nervosos e com casos de depressão aparecendo. Essa é uma ação de prudência e preocupação, para não expor ninguém ao risco. Como a gente pode ter a doença sem ter os sintomas, então fazer o exame é mais do que necessário, é importante, é sinal de amor para todos nós”.

O pastor Gerson Januário da Igreja Batista Central em Barra Mansa, localizada no Centro, explica que o líder é uma referência aos demais, sendo um ótimo exemplo a ser seguido no combate a pandemia. “Esse teste é importante para que todos fiquem seguros, no momento em que o seu líder também está, sem riscos de propagação da doença. Se ele não estiver, precisa se tratar, afim de que não contamine ninguém, assim como também servir de exemplo para todos”.


Testagem nos agentes da Polícia Militar


Na manhã desta quarta-feira, os agentes do 28° Batalhão da Polícia Militar (BPM), passaram por testagem rápida para detecção da Covid-19. A ação, realizada pela Secretaria de Saúde, seguirá até sexta-feira (3), das 07h30 às 10h, e tem como objetivo não interromper o serviço da PM por conta da doença.

O capitão do 28°BPM, Alcimar Videira, apontou a necessidade dos testes. “É espetacular essa ação, porque há uns 10 dias atrás, tivemos uma baixa de 20 policiais acometidos pela Covid-19. Então o prefeito Rodrigo Drable me ligou, porque eu também peguei esse vírus, e falei que tinha vários policiais com o vírus. Ele acionou o Saae para higienizar e programou a testagem para deixar os policiais e suas famílias seguras, inclusive as pessoas que são abordadas por eles, nas ruas. Quanto menos risco tiver para eles e para a população, melhor”.