Rádio Acesa FM VR: 2019-03-10

sábado, 16 de março de 2019

Homem mata mulher após discussão e companheira por defende-la da briga, em Angra dos Reis, RJ

Um homem, de 44 anos, foi preso após assassinar um casal de namoradas a facadas na madrugada deste sábado (16), na Rua Matelândia, no bairro Japuíba, em Angra dos Reis, cidade Costa Verde e Sul do Estado do Rio de Janeiro. Ele era vizinho do casal e teria discutido com uma delas na sexta-feira, dia 15, após assediar uma das jovens.

A agressão aconteceu quando o suspeito viu as mulheres chegarem do trabalho. Ele pegou uma faca e foi até o encontro delas, quando esfaqueou uma delas. Em seguida, a namorada da vitima tentou defende-la, onde foi atingida e morreu no local.

Os corpos de Iasmin Silva, de 20 anos, com quem o acusado discutiu, e de Juliana Monteiro, de 24, que tentou der a companheira, foram levados para Instituto Médico Legal da cidade litorânea.

O autor do duplo assassinato foi encontrado por policiais militares em patrulhamento no fim da manhã deste sábado (16) na RJ-155 (Rodovia Saturnino Braga). Ele estava tentando fugir para Barra Mansa.

O homem foi encaminhado à delegacia de Angra dos Reis, onde foi autuado pelo duplo homicídio. Na delegacia, foi verificado que ele também tinha um mandado de prisão em aberto, por um homicídio contra uma mulher em Araxá, em Minas Gerais.

VR: Moradora reclama de entulho em rua no Padre Josimo

A moradora, Thamyres Alexandra, se manifestou com indignação sobre o descarte de entulhos na Rua L/A, no bairro Padre Josimo, em Volta Redonda, RJ.

De acordo com a moradora, o local vendo sendo ponto de descarte há anos, pois a via é sem saída e o descartes de restos de obras, madeiras e outros materiais, não vão incomodar os moradores do local.

"Infelizmente as pessoas de outras ruas vem jogar lixo aqui. Entulhos, cacos de vidro, até bicho morto já jogam aqui. Precisamos muito de uma rua digna de moradia", desabafou.

Além do problema apresentado, a morada destaca que no local a iluminação está precária o que faz a sensação de segurança diminuir. Ela também destacou que próximo ao local tem uma vala que está em deplorável estado de conservação.

Ela recorre às autoridades para que possa ter um olhar de carinho e apreço pelo o local, pois confessa que o bairro está abandonado.

Carro bate na traseira de ônibus no bairro Laranjal em Volta Redonda, RJ

Um acidente foi registrado na noite deste sábado (16) na BR-393 (Rodovia Lúcio Meira) - próximo a Rodoviária Francisco Torres -  no bairro Laranjal, em Volta Redonda, cidade no Sul Fluminense.

De acordo com as informações apurada pela reportagem, um VW Gol bateu na traseira de um ônibus da Viação Elite. O condutor do veículo se feriu e foi atendido por uma equipe do Corpo de Bombeiros, sem gravidade.

Devido ao acidente a via ficou interditada parcialmente para o atendimento à vitima que apresentava sinais de embriaguez. Ele foi levado para o Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo.

Homem é preso por embriaguez ao volante após capotar o carro na Dutra, em Barra Mansa, RJ

Foto: PRF
Um homem foi flagrado com sinais de alteração após capotar o veiculo em que conduzia, o GM Corsa Sedan, no km 241 da BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), em Barra Mansa, cidade no Sul Fluminense.

Foto: PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente aconteceu por volta das 11 horas da manhã deste sábado, dia 16, no trecho que corta o bairro Varjão, na pista sentido Rio de Janeiro.

Ao atender a ocorrência, a PRF constatou que o condutor não possuía CNH (Carteira nacional de Habilitação) e tentou fugir do local, supostamente para escapar do flagrante.

Foto: PRF
 No veiculo estavam cinco pessoas que ficaram levemente feridas. Dois foram conduzidos a Santa Casa de Barra Mansa, e três, foram atendidos e liberados no local. Eles tiveram apenas escoriações.

Foto: PRF
O jovem, de 19 anos, não apresentou o CRLV do Corsa, (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular) e, além de ficar constatado não possuir a CNH, após o teste, ficou constatado 0,44 Miligramas de álcool no sangue, configurando o crime de embriaguez.

Foto: PRF
A ocorrência foi encaminhada à delegacia de polícia de Barra Mansa (90ª DP). O veículo foi apreendido e removido ao pátio da PRF. O licenciamento estava vencido desde de 2010, além de mau estado de conservação do veículo.

sexta-feira, 15 de março de 2019

Mulher de 24 anos é presa suspeita de tráfico de drogas no bairro Boa Sorte, em Barra Mansa, RJ

Uma mulher, de 24 anos, foi detida após a polícia encontrar uma bolsa com 4 tabletes de maconha prensada enrolada em um sacola plástica na residência dela. O caso aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (15), na Rua Cabo Cesário,  no bairro Boa Sorte, em Barra Mansa cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

A polícia militar informou que uma denuncia anônima levou os agentes até o local, onde a mulher disse ter guardado a droga para uma pessoa de identidade não revelada.

A mulher foi presa e conduzida para a Delegacia de Polícia de Barra Mansa (90ª DP).

15 de Março - Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983

Você já tentou cancelar sua linha de telefone celular ou uma assinatura de TV a cabo? A legislação em defesa do consumidor avançou no Brasil, mas o desrespeito continua. É importante ter consciência dos direitos do consumidor e da necessidade de defender os direitos.

Há uma lei, o Código de Defesa do Consumidor, um marco na legislação brasileira sancionada em 11 de setembro de 1990. Entre uma das regras trazidas pelo código está a de que a Lei 8.078/90 precisa estar à disposição do cliente. Há muitos litígios na relação de consumo, e, para resolvê-los, há os Procons e as entidades de defesa do consumidor.

As maiores reclamações ainda são em relação aos serviços prestados pelas operadoras de telefone celular e TV por assinatura.

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Sexta-feira, 15 de Março de 2019 - Estação: Verão

Climatempo
Sexta-Feira, 15 de Março


Sex Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 21ºC 31ºC 9mm 75%

Região terá tempo nublado durante o dia com temperatura máxima que poderá chegar a 36ºC

Nesta sexta-feira (15) o tempo estará nublado em todos os estados da região Centro-Oeste. No Sul de Mato Grosso do Sul algumas pancadas de chuva podem começar ainda pela manhã. Nas demais áreas, o sol predomina. A previsão é de calor, mas pode chover de forma isolada no período da tarde.

A temperatura no Centro-Oeste varia entre 17ºC e 36ºC. Já a umidade relativa do ar irá variar entre 40% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Identificado o corpo da mulher morta após briga com companheira em Barra Mansa, RJ

O corpo de Natiele Caitano dos Santos, de 33 anos, (foto de azul) foi localizado após a mãe da suspeita do crime ser avisada pela filha, via aplicativo, que entrou em luta corporal com a companheira após uma discussão, e que terminou na morta dela. O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (14) na Rua Boa Esperança, no bairro Vila Coringa, em Barra Mansa, cidade no Sul Fluminense.

De acordo com a polícia, a mãe da suspeita, identificada como Sabrina Amaro, também de 33 anos, (foto de óculos) foi a delegacia e avisou a polícia sobre o ocorrido. No local os agentes constataram a morte da mulher. A vitima teria levado um golpe.

A suposta autora do crime teria embarcado em um caminhão e fugiu sentido ignorado. Já a vitima é moradora da Baixada Fluminense e veio morar na cidade por causa do relacionado, há um mês. Natiele respondia por diversos crimes, entre eles: tráfico de drogas, extorsão, sequestro e estelionatário.

O corpo foi removido ao IML de Volta Redonda - cidade vizinha - e o caso foi registrado na 90ª DP de Barra Mansa.

Procons realizam mutirões para negociação de dívidas

Ações acontecem por meio da plataforma Consumidor.gov.br em diversos locais do Brasil em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor

Em 15 de março, nas comemorações do Dia Mundial do Consumidor, marcas e lojas reforçam ações com foco nos clientes. Aproveitando a data, para contribuir com o reequilíbrio financeiro dos consumidores, a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, em parceria com Procons de todo o País, irá realizar mutirões para negociação de dívidas, já a partir desta segunda-feira (11).

“Cerca de 80% das pessoas que participam dos mutirões chegam a um acordo com os bancos”, informa Amaury Oliva, diretor de Autorregulação da FEBRABAN, ao falar da eficácia dos mutirões de negociação de dívida para eliminar pendências financeiras com os bancos.

Os estados da Paraíba e Maranhão e as cidades mineiras de Uberlândia, Ubá, São Sebastião do Paraíso e Carmo do Rio Claro são algumas das localidades que já confirmaram a participação nos mutirões.

Sempre vale lembrar que o consumidor não precisa esperar pela realização de um mutirão caso necessite negociar suas dívidas. Os principais bancos mantêm canais disponíveis para prestar esse serviço e reservam, em seus sites, áreas específicas para este tipo de atendimento.

Além das ferramentas desenvolvidas pelas instituições financeiras, os clientes podem encaminhar suas propostas de negociação aos bancos por meio do site consumidor.gov.br. A plataforma, criada pelo governo federal, é um canal direto de comunicação entre os consumidores e mais de 80 instituições financeiras de todo o Brasil, para solução alternativa de conflitos de consumo. Ela está disponível na Internet e, também, por meio de aplicativos para celular.

Negociação online

A negociação online para quitar dívidas de clientes e empresas avança, ainda, em plataformas e aplicativos oferecidos pelos principais bancos do país. Os acordos feitos de forma virtual já representam até 40% do total, em algumas instituições financeiras. Pela estimativa do setor, as negociações online, entre este e o próximo ano, já deverão ultrapassar as presenciais, feitas nas agências – a exemplo do que ocorre com as transações bancárias, com o maior uso do mobile banking no dia a dia do cliente.

BM: Corpo de mulher é encontrado dentro de residência após ser morta a facada por companheira

O corpo de uma mulher foi localizado na noite desta quinta-feira (14) após vizinhos denunciarem a polícia um mau cheiro nas proximidades. O caso ocorreu na Rua Joaquim da Boa Morte, no bairro Vila Corinha, em Barra Mansa, cidade no Sul Fluminense.

A polícia se encontra no local e segue com as investigações, já que o corpo ainda não foi identificado oficialmente.

O caso da morte, segundo as primeiras informações, teria acontecido há alguns dias e a companheira da mulher teria escondido o corpo dentro casa.

Carro sai da pista em cai em ribanceira às margens da Dutra em Porto Real, RJ

Um acidente envolvendo um carro de passeio na tarde desta quinta-feira (14) terminou com um grande susto para o condutor e motoristas que passavam pelo o km 296 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Porto Real, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o condutor disse que perdeu o controle do veículo e caiu de uma ribanceira. Apesar da queda, ninguém ficou ferido e o trânsito não foi afetado.

Marielle Franco recebe homenagem na escadaria da ALERJ

Um ano após o assassinato de Marielle Franco, deputados da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) fizeram uma homenagem à vereadora do PSol assassinada a tiros na Região Central do Rio. No ato desta quarta-feira (14/03), foram colocados na escadaria do Palácio Tiradentes 365 girassóis, representando os dias do ano sem a vereadora, e cartazes com a pergunta “Quem Mandou Matar a Marielle?”. Ela tinha 38 anos e foi a quinta vereadora mais votada do Rio nas eleições de 2016, com 46.502 votos. Socióloga e mestra em Administração Pública, coordenou por anos a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj, onde teve uma atuação marcante.

Estiveram presentes no ato as deputadas Renata Souza, Mônica Francisco e Dani Monteiro, e o deputado Flávio Serafini, todos do PSol. Os deputados Renan Ferreirinha (PSB) e Waldeck Carneiro (PT) também prestaram homenagem à Marielle. Assim como os vereadores da cidade do Rio Renato Cinco e Tarcísio Motta, ambos do PSol.

Durante 12 anos a hoje deputada Renata Souza (PSol) trabalhou ao lado de Marielle. Ela conta que sente falta do cotidiano ao lado daquela que se tornou uma amiga. “Essa mulher era força, ela era gigante. Ela falava e pronto. Ela faz falta todos os dias, principalmente quando a gente pensa como será a nossa ação diante de uma violação. A democracia está fragilizada. Marielle foi morta por sua condição de mulher na política. O que aconteceu com ela foi um feminicídio político e o Estado Brasileiro precisa responder quem mandou matá-la. A democracia merece essa resposta”, desabafou a parlamentar.

Aos 94 anos, a aposentada Maria Soares ainda encontra forças para comparecer às manifestações e homenagens realizadas à Marielle. “Sempre encontrava com ela nas reuniões do movimento negro. No dia seguinte a sua morte fiquei muito comovida e decidi participar de todas as manifestações. O que me trouxe até aqui hoje é o que me motiva sempre, continuar a luta dela”, disse emocionada. Maria afirmou, ainda, que Marielle deixou um legado que os seus assassinos não esperavam. “Eles não queriam matar uma pessoa, mas uma ideia, mas não conseguiram.”

Para a adolescente Laura Cristine de Andrade, de 13 anos, Marielle deixa o legado da luta. “Sempre acompanhei notícias de pessoas que vieram de comunidades e tentaram revolucionar o mundo e ela foi um desses casos. Marielle infelizmente não conseguiu concluir seu projeto, foi interrompida, mas mostrou para meninas como eu que a gente pode continuar os planos dela e que uma mulher deve sempre apoiar a outra. Devemos trabalhar sempre a nossa empatia e continuar lutando.”

O vereador Tarcísio Motta (PSol) reforçou que o ato é uma cobrança de justiça. “Um ano depois a gente ainda precisa ter respostas. Esses poderosos que ainda estão escondidos, covardes assassinos, não esperavam que a reação fosse essa. Eles menosprezaram a força das ideias. Não aceitaremos que esse crime não seja esclarecido. É preciso saber quem mandou apertar o gatilho. O símbolo do girassol traz a ideia da semente quente que espalha na rua e segue sendo símbolo de como iremos responder a este crime. Queremos um mundo muito melhor para todos, um mundo em que mulheres não sejam assassinadas por pensar.”

Parlamentares

Na última terça-feira (12/03), policiais da Divisão de Homicídios da Polícia Civil e promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro prenderam o policial militar reformado Ronnie Lessa e o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, acusados de terem participado dos assassinatos da vereadora e do motorista Anderson Gomes. Apesar da notícia, o líder do PSol na Casa, deputado Flávio Serafini disse que ainda faltam respostas.“Transformamos o nosso luto em luta. É preciso descobrir agora quem mandou matar Marielle e Anderson. Esse é um assassinato político e ter essa resposta é conter a barbárie que hoje avança no Brasil”, afirmou o parlamentar.

O deputado Waldeck Carneiro (PT) afirmou que o dia 14 de março tem que ser lembrado todo dia. “Não podemos parar até que se descubra quem mandou matar Marielle e por qual razão política isso aconteceu. Hoje temos a resposta de quem apertou o gatilho, mas isso não é tudo. A democracia e o estado de direito não podem ficar sem essa resposta. A luta de Marielle tem que ser a nossa luta. Marielle e Anderson vão viver para sempre.”

Já a deputada Mônica Francisco (PSol) disse que mesmo quando o caso for solucionado eles continuarão lutando até ter uma sociedade mais justa. “Marielle foi o símbolo de que não descansaremos. E mesmo quando tivermos as respostas, não nos calaremos até que mulheres e jovens não sejam mais brutalmente assassinados. Marielle era gigante, não porque ela era alguém individualmente especial, mas porque era símbolo daqueles e daquelas que são colocados invisíveis por políticas públicas genocidas e de barbárie. Interromperam o corpo físico, mas a voz dela grita e resiste em nós.”

O mais novo deputado do parlamento, Renan Ferreirinha (PSB), conhecia Marielle e falou emocionado pela perda. “O sentimento de hoje é de saudade e de sede por justiça. A Marielle era intensa e ela faz muita falta pelo que fez e principalmente pelo que faria. O que acontece hoje aqui é o mínimo. Fica aqui a minha solidariedade e saudade da Mari.”, concluiu.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Guarda Municipal de Volta Redonda integra Força Tarefa de segurança

Corporação vai dar apoio logístico às forças policiais

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) iniciou nesta quinta-feira, dia 14, sua participação na Força Tarefa lançada na última terça-feira na sede da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), em parceria com as polícias Federal, Rodoviária, Militar e Civil. O objetivo é intensificar o combate à criminalidade no município.

De acordo com o comandante da GMVR, Paulo Henrique Dalboni, a Guarda Municipal vai oferecer apoio logístico às forças de segurança.

“Estamos prontos para colaborar e vamos trabalhar principalmente a questão do trânsito, com ações como verificação de documentos dos carros, condições dos veículos. Também poderemos fornecer algum veículo da Guarda para apoio às polícias, quando houver uma operação”, explicou.

A primeira localidade a receber a operação da Força Tarefa é o Morro da Conquista, no bairro Santo Agostinho. Segundo o comandante do 5º Comando de Policiamento de Área (5º CPA), Cleber Maia, essa é uma área com altos índices de violência.

“O objetivo da reunião foi chamar os demais atores da Segurança pública para tomarem conhecimento dos índices principalmente de homicídio na cidade de Volta Redonda. Esse índice apresenta uma curva ascendente. Uma das primeiras medidas é a troca de informações entre esses órgãos. O bairro de Santo Agostinho, principalmente no Morro da Conquista, é onde se concentram as maiores incidências”, disse.

A Polícia Militar está atuando ostensivamente nessa comunidade com mais intensidade, porém há a necessidade de ampliarmos as ações, que só é possível com o apoio de outras instituições. “Nossa intenção é iniciar uma tolerância zero com o fundamental apoio da Guarda Municipal de Volta Redonda. A PRF e a Polícia Federal atuarão com informações dos seus setores de inteligência e a Polícia Civil também atuará com sua inteligência e com o cumprimento de mandados de prisão. Além de reduzirmos esses índices, o principal objetivo é passar maior sensação de segurança para o cidadão voltaredondense”, completou Cleber.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância da parceria no combate à violência e comentou sobre os investimentos da administração municipal para colaborar com as forças de segurança pública.

“Compramos 10 novas viaturas para a Guarda Municipal, instalamos a Cerca Inteligente, que monitora 40 ângulos diferentes dos pontos de entrada e saída da cidade. Estamos também firmando parceria para estabelecer o convênio com o Proeis, integrando mais policiais aos eventos da prefeitura. Tudo isso em prol da população de Volta Redonda”, explicou o prefeito.

Além de Volta Redonda, os outros municípios atendidos pelo 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM) também contarão com a atuação da Força Tarefa.

Prefeitura de Volta Redonda participa de audiência pública sobre Pátio de Escória

A prefeitura de Volta Redonda, através de órgãos municipais, participou da audiência pública para debater o Pátio de Escória no bairro Brasilândia. A Audiência foi na Câmara de Vereadores, a pedido do vereador Rodrigo Furtado. Estiveram presentes o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz; o diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), Márcio Lins; e o diretor-presidente do Furban, Ronie Oliveira.

Apesar do licenciamento ambiental do Pátio de Escória ser de competência do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) – do Governo do Estado –, a prefeitura assumiu papel ativo para a resolução do problema. A pedido do prefeito Samuca Silva, a prefeitura de Volta Redonda está no Pólo ativo, junto com o Ministério Público Federal, na ação pública que pede a diminuição da pilha de escória.

De acordo com o secretário Maurício Ruiz, todo o governo municipal está empenhado em solucionar o caso. “A prefeitura está envolvida diretamente numa solução definitiva para esta escória no Brasilândia”, disse Maurício.

Em fevereiro, o prefeito Samuca Silva e o secretário de Meio Ambiente estiveram no Rio de Janeiro, na sede da Secretaria Estadual do Ambiente e do Inea, para debater temas ligados ao meio ambiente. Na pauta, a diminuição da escória. “Mesmo sendo pólo ativo estamos ajudando a CSN a resolver este problema histórico”, explicou o prefeito.

O presidente da Câmara, vereador Edson Quinto, comentou a participação da secretaria de Meio Ambiente: “A solicitação da audiência é de responsabilidade da comissão que está trazendo o assunto para a população debater. Estou agradecido com a presença do secretário que está fazendo um brilhante trabalho à frente do Meio Ambiente”, frisou.

Cerca de 200 pessoas compareceram a audiência pública. O público presente teve oportunidade de fazer perguntas aos especialistas, para sanar dúvidas da população.

Carro pega fogo na manhã de hoje no Aterrado em Volta Redonda, RJ

Um principio de incêndio atingiu um carro na manhã desta quinta-feira (14) na Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado, em Volta Redonda, RJ. O incidente aconteceu próximo ao cruzamento com a Rua Luiz Alves Pereira.

O trânsito ficou parcialmente interditado para os trabalhos do Corpo de Bombeiros que combateu as chamas que se propagaram no motor. Ninguém ficou ferido.

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Quinta-feira, 14 de Março de 2019 - Estação: Verão

Climatempo
Quinta-Feira, 14 de Março


Volta Redonda - RJ

Qui Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 22ºC 35ºC 15mm 80%

Sudeste tem tempo instável com umidade chegando a 100% nesta quinta (14)

Região sudeste tem clima abafado com previsão de chuvas volumosas no RJ e SP

Dia de tempo firme no Sudeste com poucas previsões de chuva para esta quinta-feira (14). Não há previsão de chuvas fortes no extremo norte de Minas Gerais. Nas demais localidades o sol aparece forte, faz calor, mas chove entre a tarde e à noite com possibilidade de raios. Há risco de chuva forte e volumosa no leste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro.

A previsão é de céu nublado a encoberto com temperatura mínima de 12ºC e a máxima de 38ºC na região Sudeste. Já a umidade relativa do ar fica entre 35% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Um dos atiradores de Suzano morava com os avós; pais eram dependentes químicos

Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, morava com o avô. Ele teria ameaçado colegas três dias antes do ataque
Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, um dos atiradores responsáveis pela morte de seis alunos e duas funcionárias da Escola Estadual Raul Brasil, na manhã desta quarta-feira (13), em Suzano (SP), teria ameaçado colegas dias antes do ataque. Segundo informações obtidas pela "Veja", ele morava com o avô e não tinha contato com os pais, que são dependentes químicos.

Um aluno da escola, que pulou o muro e conseguiu fugir, contou à revista que Guilherme encontrou alguns colegas em um shopping, há três dias, e os avisou para “ficarem espertos”. Segundo a mesma fonte, o jovem não era vítima de bullying e costumava publicar fotos com armas nas redes sociais.

O avô de Guilherme disse à publicação que o adolescente sempre morou com ele e com a avó, que morreu recentemente, e não tinha contato com os pais, que eram dependentes químicos. "Era um menino bonzinho, não tinha problemas com drogas e nunca me deu trabalho", disse o avô, que não quis ter a identidade revelada.

Guilherme tem duas irmãs mais novas, que também moram com o avô.

Atiradores eram ex-alunos da escola onde cometeram o massacre


Antes de irem à escola, Luiz Henrique de Castro e Guilherme Taucci Monteiro foram a um lava-jato, às 9h30, e atiraram no proprietário, que era tio de Guilherme e teria descoberto o plano da dupla. Eles, então, entraram em um carro alugado, um Onix branco que aparece em imagens de câmeras de vigilância.


Na sequência, os dois foram até o colégio, na mesma rua, onde chegaram por volta das 9h40. Um vídeo de câmera de segurança mostra que o primeiro a entrar foi Guilherme. Vestido de preto, usando um lenço com estampa de caveira e com uma mochila, ele sacou um revólver e começou a disparar em direção a um grupo de alunos e da coordenadora pedagógica, Marilena Ferreira Umezu, uma das vítimas.

Na sequência, ele se dirigiu ao pátio, onde havia mais adolescentes pois era hora do intervalo. Menos de um minuto depois, Luiz Henrique entrou, colocou as armas no chão, pegou a machadinha e golpeou os alunos que haviam sido atingidos pelo comparsa.

Rapidamente, fugindo de Guilherme, um grupo de estudantes correu em direção da entrada da escola, onde encontraram Luiz Henrique.

As imagens mostram o ex-aluno tentando atingir o grupo. A machadinha só deixou de ser usada quando ele desferiu um golpe em um aluno que ficou com a arma presa no ombro mas conseguiu fugir e buscar ajuda em um hospital da cidade, a 300 metros.


Outra câmara de segurança, essa na rua da escola, mostra o pânico dos estudantes que pulavam o muro da unidade para fugir da dupla.

O morador vizinho da escola, Juliano Simões de Santana, disse que ouviu os disparos próximo ao intervalo das aulas do período matutino. "Moro ao lado, ouvi um tumulto e fui para lá. Cheguei e vi várias crianças saindo correndo ensanguentadas. Um desespero, professor, funcionário, todos correndo", afirmou.

As vítimas são o empresário Jorge Antonio de Moraes, tio de Guilherme, e os alunos Kaio Lucas da Costa Limeira, Cleiton Antonio Ribeiro, Caio Oliveira, Samuel Melquiades Silva de Oliveira e Douglas Murilo Celestino.

Além da coordenadora Marilena, a inspetora de ensino Eliana Regina de Oliveira Xavier foi outra funcionária da escola morta no ataque. As informações foram confirmadas pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, João Camilo Pires de Campos.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, Marcelo Vieira Salles, os policiais chegaram à escola quando os dois atiradores ainda faziam os disparos na direção dos estudantes, que deixavam o prédio desesperados.

Segundo Salles, ao que tudo indica, um atirador atirou na na cabeça do outro. Depois, esse se suicidou.

Os policiais chegaram rapidamente ao local porque haviam sido acionados em razão do primeiro ataque da dupla, no lava-jato. Os PMs tentavam localizar o Onix Branco apontado por testemunhas como o veículo da fuga.

Ao avistarem o carro parado na frente da escola se depararam com o crime em andamento. "Quando [os policiais] desembarcaram, ouviram disparos. Se depararam com pessoas mortas pelo caminho, funcionárias, alunos, e ao chegar ao fundo da escola, eles tiveram contato visual com os dois atiradores, ainda vivos."

Ainda segundo o comandante, os dois estavam em frente a uma sala de aula que funciona o centro de línguas, onde estavam cerca de 25 alunos. "Ao que tudo indica, eles entrariam também nessa sala e disparariam contra essas crianças. Quando eles viram a Força Tática, eles entraram para dentro um corredor e um atirou na cabeça do outro e, depois, esse se suicidou logo após", afirmou ele.

Segundo a reportagem apurou, os ex-alunos planejavam o ataque há cerca de um ano e meio. A informação foi confirmada em por um policial que acompanha o caso.

Segundo ele, Luiz Henrique e Guilherme conversaram sobre o ataque por meio de mensagens de texto. O teor das conversas não foi informado.


Uma das linhas de investigação da Polícia Civil é a de que o tio de Guilherme tenha descoberto o plano da dupla e, por isso, os criminosos teriam feito uma "queima de arquivo".

A polícia acrescentou que as armas usadas no crime foram compradas por Monteiro, com o dinheiro que recebeu de um carrinho de cachorro-quente onde trabalhava. O valor das compras e onde foram feitas é verificado pela polícia.

Já o carro usado pela dupla, um Onyx branco, foi alugado por Castro, segundo nota da Localiza, em 21 de fevereiro, com devolução para o dia 15.

A polícia também divulgou dois cadernos escolares apreendidos no carro usado pela dupla, nos quais há desenhos. O material será analisado por investigadores.

À noite, uma missa foi realizada na frente da escola.

Após o ataque, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que os procedimentos de segurança em todas as 53.000 escolas serão revistas e que está em estudo um projeto para reforçar as unidades mais vulneráveis.

As aulas em todas escolas públicas estaduais e municipais de Suzano estão suspensas até sexta-feira (15).

O governador João Doria (PSDB) declarou luto oficial de três dias no Estado. Segundo ele, o ataque foi "a cena mais triste que eu já assisti em toda a minha vida".

Já o presidente Jair Bolsonaro (PSL), só se manifestou pelas redes sociais, e após mais de seis horas dos crimes. Segundo ele, o caso foi "uma monstruosidade e covardia sem tamanho."

COMO FOI O ATENTANDO

- Por volta de 9h30, dupla de homens jovens ataca dono de lava-jato próximo à escola a tiros –ferido, o homem depois é socorrido e levado para cirurgia ainda no fim da manhã

- Os homens seguem até a escola, onde entram e atiram na coordenadora pedagógica, que morre

- Eles atiram em uma segunda funcionária da escola, que também é morta

- Os atiradores se encaminham para o pátio da escola. É hora do lanche e há apenas alunos do ensino médio

- Os atiradores abrem fogo. Quatro adolescentes são mortos no local, e outras são feridos

- Atiradores se dirigem para o centro de línguas que funciona na escola, em outro andar. Lá, a professora e os alunos se trancam em uma sala

- Do lado de fora, os dois atiradores se suicidam

- Polícia chega ao local 8 minutos após ser chamada e examina o armamento encontrado com os criminosos. Há suspeita de que haja explosivos.

Jovens atiradores usaram revólver e arma medieval em ataque a escola de Suzano, SP

Comandante-geral da Polícia Militar disse ainda que os estudantes atacados estavam na hora do recreio
O comandante-geral da Polícia Militar, Marcelo Salles, informou que os dois adolescentes autores dos tiros na Escola Estadual Raul Brasil na manhã desta quarta-feira (13) usaram um revólver calibre 38 e uma arma medieval semelhante a um arco e flecha.

Segundo os policiais, os atiradores atacaram, inicialmente, um lava-jato que estava ao lado do colégio e depois entraram na escola atirando na coordenadora pedagógica, num funcionário e nos estudantes.

Salles disse ainda que os estudantes atacados estavam na hora do recreio. De acordo com ele, os atiradores se suicidaram em um dos corredores da escola. Segundo o policial, havia artefatos explosivos dentro do colégio, por isso a área foi isolada.

Na parte externa do colégio, o governador de São Paulo, João Doria, disse ter visto as cenas mais tristes da sua vida. Ele cancelou a agenda e seguiu para o local com autoridades de segurança pública e da área de educação do estado.

O crime ocorreu por volta das 9h30. Segundo informações da Polícia Militar, dois adolescentes armados e encapuzados invadiram o local e efetuaram disparos contra os alunos.

Dez pessoas morreram no ataque a tiros dentro da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, região metropolitana de São Paulo.

No vídeo, aparecem corpos caídos pelo chão e uma grande quantidade de sangue.

'Achei que fosse bombinha', diz aluna que estava em escola atacada


"Estava saindo do banheiro quando ouvi um barulho de explosão, mas achei que fossem os meninos brincando de atirar bombinha. Eles sempre fazem isso. Mas ouvi outras dez, quinze explosões e então percebi que eram tiros", conta Maria Paula Guimarães de Lima, de 16 anos, que estuda e estava na escola estadual Raul Brasil, em Suzano (SP).

Segundo a estudante, antes de ir ao banheiro, ela tinha ido à secretaria da escola, onde os atiradores começaram a atirar. "Quando percebi que eram tiros de verdade e ouvi os professores gritando, voltei para o banheiro para me proteger. Havia umas dez pessoas se escondendo comigo, nós ficamos rezamos, pedindo para viver", conta a estudante.

Ela diz acreditar que ficou entre 30 e 40 minutos dentro do banheiro e só saiu do esconderijo minutos após os tiros cessarem. "A gente não sabia o que estava acontecendo. Eu peguei meu celular e liguei pra polícia e só saí de lá quando senti que não havia mais perigo", conta.

Maria Paula diz que a escola tinha algumas brigas entre alunos, mas "nada sério" e que tenha chegado à direção. "Eu estudo aqui há dois anos, nunca imaginei que isso pudesse acontecer. Eu gosto da minha escola, dos meus amigos, nunca pensei que alguém pudesse querer nos machucar", contou a jovem, que estava do lado de fora da unidade de ensino, acompanhada da mãe.

quarta-feira, 13 de março de 2019

MPF/RJ entra com ação para anular nomeação de militar que fraudou sistema de cotas


Falha no processo de autodeclaração possibilitou que candidato branco fosse aprovado como cotista em concurso na Marinha
O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para anular a nomeação e posse de Luiz Guilherme Assad Lemos no cargo de segundo-tenente da Marinha. O militar, que é branco, foi aprovado em vaga destinada a pessoas negras ou pardas, segundo o sistema de cotas previsto no Concurso Público para Ingresso no Quadro Complementar de Oficiais Intendentes da Marinha (CP-QC-IM), concluído em 2018.

Os fatos da ação foram apurados no inquérito civil no1.30.001.000471/2018-51, instaurado a partir de representação que questionava a aprovação, no referido concurso, de “pessoa notadamente caucasiana, não sendo dotada de traços nem ao menos próximos de uma pessoa considerada parda, muito menos de pessoa negra”. Segundo a representação, a Diretoria de Ensino da Marinha negligentemente teria acatado a falsa declaração do candidato.

Segundo apurou o MPF, Luiz Guilherme, no ato de inscrição, declarou-se “branco”. Posteriormente, contudo, requereu a mudança da declaração, para constar que era “preto” ou “pardo”. Foram anexados ao inquérito e à ação civil fotografias e documentos que não deixam dúvidas de que o fenótipo do militar é o de uma pessoa branca. “Em todo o país, vêm sendo noticiados diversos casos de falsidade na autodeclaração, o que vem dando causa à propositura de ações visando a nulidade do respectivo ingresso eivado de vício”, explicam os procuradores Regionais dos Direitos do Cidadão, Renato Machado, Ana Padilha e Sergio Suiama, autores da ação.

A Diretoria de Ensino da Marinha reconheceu ao MPF que, no concurso de 2017, não verificou se as declarações feitas pelos candidatos cotistas correspondiam à realidade. Afirmou, contudo, que nos concursos futuros será adotado procedimento de heteroidentificação, complementar à autodeclaração feita pelo candidato no momento da inscrição.

Nos termos do art. 2oda Lei 12.990/14, “poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.” O parágrafo único do mesmo artigo, todavia, determina que “na hipótese de constatação de declaração falsa, o candidato será eliminado do concurso e, se houver sido nomeado, ficará sujeito à anulação da sua admissão ao serviço ou emprego público, após procedimento administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.”

Para o MPF, a interpretação da Lei das Cotas deve ser no sentido de promover a redução das desigualdades raciais e a implementação da igualdade material. “Independentemente da ideia que se tenha acerca do valor da mestiçagem no quadro da “democracia racial” brasileira, a miscigenação da população brasileira não deve servir para sabotar as políticas públicas voltadas à redução das evidentes e sociologicamente comprovadas desigualdades entre brancos e negros no Brasil”, afirmam os procuradores. “Ainda que possa haver falhas nos métodos de identificação racial e na avaliação do critério da cor da pele, esses desacertos não podem ser utilizados como argumento definitivo para impedir que as minorias sejam incluídas e que as ações afirmativas sejam implementadas no Brasil”, completam.

Três Poços ganha consultório odontológico

Diariamente cerca de 20 atendimentos serão realizados no local
Cerca de 2,5 mil famílias serão beneficiadas com o novo consultório odontológico que foi inaugurado no final da tarde da terça-feira, dia 12, no bairro Três Poços. O serviço será oferecido na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), que funciona dentro do campus do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), na Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, nº 1.325. O atendimento começou nesta quarta-feira, dia 13. No Centro Odontológico, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, serão realizados procedimentos da atenção básica como prevenção, atendimento clínico e emergências como, por exemplo, restaurações, extração, limpeza, entre outros.

De acordo com a responsável pelo Centro, a dentista Luzia Loureiro, os cerca de 20 atendimentos que acontecerão diariamente serão realizados também por três duplas de alunos do 8º período da faculdade de Odontologia do UniFOA. “O novo Centro vai dar mais comodidade aos pacientes que eram atendidos no COC Aterrado e agora poderão consultar mais próximo das suas residências. Isso é um grande avanço da saúde para eles”, disse a coordenadora.

Eduardo Prado, vice-presidente do Unifoa, agradeceu a parceria com a administração municipal e destacou os avanços que essa parceria vem trazendo para Volta Redonda. “Um tempo atrás, quando o Samuca ainda nem era prefeito, algumas professoras me procuraram com a intenção de fazer uma inserção do curso de Odontologia na área de saúde pública, e era muito difícil fazer isso naquela época. Tão logo o prefeito Samuca assumiu a administração municipal, ele abriu as portas para a universidade, não só para a Fundação Oswaldo Aranha, mas para todas outras. E hoje estamos aqui inaugurando essa grande conquista para os moradores”, lembrou Eduardo.

O vice-presidente lembrou que os avanços começaram logo que o prefeito Samuca assumiu a administração municipal. “No dia que o Samuca tomou posse, ele me disse que iria criar o Conselho de Educação em Volta Redonda, e criou. Conseguiu unir todas as universidades em torno de um objetivo comum: o desenvolvimento da cidade. Pela primeira vez na história de Volta Redonda um prefeito pensa sério na educação de nível superior. Ele olha para os universitários, gera emprego e renda para a cidade. Isso é muito difícil de a gente ver”, comemorou.

Ele destacou que somente através de parcerias como essa, entre o poder público e a iniciativa privada, foi possível inserir o serviço odontológico na rede publica de atendimento. “Onde podíamos fazer isso? Aqui, onde funciona o Programa de Saúde da Família, uma estratégia de Saúde da Família, que foi construído pelo UniFOA, mas é administrado pelo poder publico. Assim podemos contribuir com a melhoria da saúde das pessoas, portanto é uma alegria estar aqui”, finalizou.

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, agradeceu a parceria com a instituição de ensino e destacou os seus avanços. “É uma grande felicidade estar aqui com minha equipe fazendo essa inauguração. O UniFOA é um parceiro da cidade, principalmente da Secretaria de Saúde. Através dessa parceria, conseguimos inserir os alunos de vários cursos nas nossas unidades para que possam ter essa vivência. O curso de Odontologia estava faltando nesse processo. O aluno traz o conhecimento acadêmico e revigora o profissional que está dentro da unidade, e isso é muito importante”, disse o secretário.

O prefeito Samuca Silva lembrou que a implantação do consultório odontológico mostra, mais uma vez, que o ano de 2019 será da saúde. “As pessoas não têm dimensão do quanto é importante ter uma unidade dessa integrada com o Sistema Único de Saúde, através do Programa de Saúde da Família. Se quisermos mudar a realidade do nosso país, temos que fortalecer o SUS. Não existe outro caminho”, disse o prefeito.

Samuca lembrou que Volta Redonda foi à terceira cidade da Região Sudeste que mais investiu em saúde em 2017. “Os dados do ano passado ainda estão sendo fechados, mas posso afirmar que aplicamos ainda mais recursos que 2017. Isso demonstra nosso compromisso com a saúde pública”, explicou o prefeito.

Segundo Samuca Silva, até 2016 o convênio firmado entre a administração municipal e o UniFOA era apenas na área de medicina. “Ampliamos esse convênio para todos os cursos e ainda o estendemos para vinte anos. Independente de quem estiver, tanto a frente da administração municipal quanto no UniFOA, o convênio será mantido. Para crescermos não há outro caminho, senão o de gerar emprego. Volta Redonda foi à primeira cidade que mais gerou emprego no Estado do Rio de Janeiro, em época de crise", finalizou o prefeito.

Furban anuncia obras no loteamento Vista Bela, no bairro Água Limpa, em Volta Redonda

Reforma será na quadra e no playground beneficiando mais de 500 moradores
O presidente do Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban), Ronie Oliveira, esteve na manhã desta quarta-feira, dia 13, junto com o vereador Maurício Pessoa, no loteamento Vista Bela, no bairro Água Limpa. O objetivo da visita foi verificar a situação do local e anunciar para os moradores o inicio de uma obra de reforma do muro, em torno da quadra, e também da revitalização da praça e do playground.

Ronie explicou que essa foi uma solicitação dos moradores que não podem usar o local, pois está abandonado. “Nos próximos dias daremos início às obras. Faremos a reforma do muro em torno de toda a quadra, pois ele está bem comprometido. E faremos as manutenções necessárias da praça e do playground melhorando ainda mais os brinquedos”, frisou Ronie, completando que os muros serão contemplados com o projeto VR colorida, para enriquecer ainda mais as melhorias do local.

“Aproveito a oportunidade para agradecer ao prefeito Samuca e a toda equipe do governo pela atenção nessa região que é muito importante para mim. Essa é a única opção de lazer para os moradores do loteamento e conseguimos inserir no orçamento do município essa obra. Felizmente o prefeito deu o sinal verde e vamos realizar essa obra que é desejada pelos moradores há muito tempo”, destacou o vereador Maurício Pessoa.

A presidente da Associação de Moradores do loteamento Vista bela, Elisa Lopes, disse que realmente essa área de lazer atende diversos jovens e crianças e as melhorias só trarão benefícios para eles. “Estamos muito felizes com essa iniciativa da prefeitura. Essa área é importante para o bairro e a reforma vai beneficiar todos nós”, completou Elisa.

O prefeito Samuca Silva disse que essa é uma demanda antiga da população e pensando nas melhorias do município pediu ao Furban que desse atenção para essa demanda. “A falta de manutenção prejudica a praça que é o único lazer das crianças da região. O Furban tem esse papel de melhorar a qualidade de vida das comunidades, com projetos de infraestrutura em diversos bairros”, finalizou Samuca.

Incêndio destrói residência na noite desta quarta em Pinheiral, RJ

Foto: Ilustrativa
Uma residência foi destruída após um incêndio na noite desta quarta-feira (13) no município de Pinheiral, cidade no Sul Fluminense. O Corpo de Bombeiros foi acionado e combateu as chamas.

O incidente aconteceu na Rua Treze de Maio, na entrada do bairro das Palmeiras. De acordo com as informações apuradas pela reportagem, um senhora, proprietária da residência, não estava em casa no momento do fogo, por volta das 21h30. Ninguém se feriu. O fogo foi controlado.

Empresa é multada por atraso em obra no Campo do Siderlândia em Volta Redonda, RJ

O atraso na obra de reestruturação no Campo de futebol do Siderlândia tem trazido prejuízos e desgastes na relação da prefeitura de Volta Redonda com a empresa prestadora do serviço. De acordo com a PMVR o atraso ocorreu por culpa da própria empresa que teve problemas, principalmente por causa do período de chuva.

Ainda de acordo com a prefeitura, a empresa recebeu uma multa, e garantiu que a obra será terminada até o final desse semestre.

O Prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, esteve reunido na tarde desta quarta-feira, dia 14, com o vereador Luciano Mineirinho e com os secretários municipais, Toninho Orestes, de Infraestrutura e Maria Paula Tavares, de Esporte e Lazer para tratar do andamento da obra do Campo.

A orientação do prefeito é que a empresa finalize essa obra o quanto antes e pediu para que os secretários da SMI e da SMEL acompanhem juntos esses andamentos e apresente os resultados, garantiu Samuca Silva.

A retomada da obra aconteceu no último domingo, dia 10, contou com a retirar da terra do local, para fazer o dreno do campo e colocar brita nos pontos.

Campo do bairro Siderlândia vai ser contemplado com um serviço de drenagem em espinha de peixe, serviço de grama e serviço de irrigação eletrônica.

Dois caminhões se envolvem em um acidente na Dutra, em Arrozal, Piraí, RJ

Um acidente no final da manhã desta quarta-feira envolvendo dois caminhões interditou parcialmente a faixa da direita da BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), no trecho que corta o distrito de Arrozal, em Piraí, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão traseira não deixou vitimas e nem houve derramamento de carga na pista.

Os condutores foram orientado a fazer o preenchimento de DAT (Declaração de Acidente de Trânsito) pela internet e liberados.

Engavetamento entre dois carros de passeio e um caminhão interdita trânsito na Dutra em Barra Mansa, RJ

Um engavetamento envolvendo dois carros de passeio e um caminhão interditou o trânsito por algumas horas na BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), no distrito de Floriano, em Barra Mansa, cidade no Sul Fluminense. O acidente aconteceu no início da noite desta terça-feira (12) no km 289.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma pessoa ficou levemente ferida e foi atendida por uma equipe de emergência da concessionária que administra a rodovia e conduzida à Santa Casa da cidade.

Os condutores envolvidos no acidente fizeram o preenchimento do DAT (Declaração de Acidente de Trânsito) e liberados.

Arena Esportiva será usada por militares em Volta Redonda

Mais de 30 policiais participaram da atividade ministrada pela comandante do Batalhão
A Arena Esportiva de Volta Redonda vai receber duas vezes na semana os policiais militares do 28º Batalha da Polícia Militar para a prática de exercícios físicos. O objetivo é fomentar a prática esportiva entre os policiais, melhorando a qualidade de vida dos militares. As aulas serão ministradas pela comandante Luciana Rodrigues, que também é profissional de Educação Física.

Segundo a comandante, muitos militares não conseguem tempo para realizar alguma atividade, por isso a importância da abertura do espaço pela SMEL. “Viemos conversar com a SMEL sobre a possibilidade de usar a Arena que é um espaço ideal para praticar atividades físicas. Ficamos muito satisfeitos com a parceria, pois muitos por só trabalhar não conseguem tempo para praticar algum esporte e acabam caindo no sedentarismo. Alguns dos militares têm restrições e vamos adaptando os treinos. Além de ser um momento de descontração e de interação com os colegas”, disse.

Cerca de 30 militares participaram da atividade que foi realizada nesta terça-feira, dia 12, na Arena. Para o sargento Cunha, a iniciativa da comandante é muito boa para melhoria da saúde dos militares.

“Essa iniciativa é de grande importância e vai nos beneficiar muito em relação à saúde. A comandante teve uma ótima atitude que é fundamental para o bem-estar dos militares”, disse.

O prefeito Samuca Silva, destacou que a Arena Esportiva é um espaço para uso da população e a SMEL tem o papel de fomentar as práticas esportivas na cidade.

“Nossa cidade investe em esporte e lazer, além de fomentar o exercício físico que é de grande importância na prevenção e na melhoria na qualidade de vida. A SMEL tem esse papel que é muito relevante para a comunidade, e a Arena é um ótimo espaço para essas práticas”, contou.

A secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, enfatizou a parceria entre a Polícia Militar e a SMEL.

“O batalhão fica ao lado da Arena e para os policiais será uma ótima oportunidade para melhoria da aptidão física e qualidade de vida. Essa é uma importante parceria e a SMEL vai realizar uma avaliação funcional junto aos militares”, falou.

A Arena Esportiva ainda tem vagas para atletismo e a população pode usar o espaço para corrida e caminhada livre. Mais informações pelo telefone: 3339-2105.

Será liberado nesta quinta o último lote do abono salarial 2017

Pagamento será feito para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em maio e junho, assim como a servidores públicos com número do Pasep terminado em 8 e 9
O nono e último lote do abono salarial ano-base 2017 será liberado na próxima quinta-feira (14). O pagamento do benefício será feito para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em maio e junho, assim como a servidores públicos com número do Pasep terminado em 8 e 9.

Os beneficiários que são correntistas da Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do PIS (iniciativa privada), já tiveram os valores depositados em suas contas nesta terça-feira (12).

A consulta pode ser feita pessoalmente, pela internet ou pelo telefone 0800-726 02 07. Para servidores públicos, a instituição pagadora é o Banco do Brasil, que também fornece informações pessoalmente, pela internet ou pelo telefone 0800-729 00 01.

Com o novo lote, o Ministério da Economia estima que R$ 3,1 bilhões serão pagos a 3,9 milhões de pessoas. O prazo final para o saque do abono é 28 de junho, inclusive dos lotes já liberados anteriormente. Depois dessa data, o recurso volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Quem tem direito

Tem direito aos recursos o cidadão inscrito nos programas há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2017, com remuneração mensal média de até dois salários-mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2017.

O valor a que cada trabalhador tem direito é proporcional ao tempo trabalhado formalmente no ano-base. Quem esteve empregado por todo o ano recebe o equivalente a um salário-mínimo (R$ 998). Aquele que esteve empregado por apenas 30 dias pode sacar o valor –, que é de R$ 84 – o equivalente a 1/12 do salário-mínimo – e assim sucessivamente.

Os pagamentos ocorrem conforme o mês de nascimento do trabalhador e começaram em julho de 2018. Ao fim de todo o ano-calendário 2018/2019 terão sido disponibilizados R$ 16,3 bilhões para 22,3 milhões de beneficiários.

Como fazer o saque

Quem tem o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir a uma casa lotérica, a um ponto de atendimento Caixa Aqui ou aos terminais de autoatendimento do banco.

Os beneficiários que não possuam o Cartão do Cidadão e não receberam o valor em conta podem fazer o saque em qualquer agência da Caixa, com um documento de identificação. O trabalhador com vínculo em empresa pública está inscrito no Pasep e recebe o pagamento pelo Banco do Brasil.