Rádio Acesa FM VR: 2015-03-22

sexta-feira, 27 de março de 2015

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 27/03/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 27/03/2015
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 27 de Março de 2015. O DIA DE HOJE - Dia do circo!

<<>>

Que a renovação deste dia, nos faça uma pessoa realizada!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 27 de Março de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Dia Mundial do Serviço Social
Dia Mundial do Teatro
Dia do Artista Circense (Brasil)

Dia do Circo

O Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março. Circo é um entretenimento para divertir adultos e crianças, formado por palhaços, artistas que fazem malabarismos, animais e etc.
Origem do Dia do Circo

O Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março, em uma homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data. Piolin era considerado um grande palhaço, que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Morre o humorista Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, aos 89 anos

RIO — Morreu, por volta de 6h30m da manhã desta quinta-feira, o humorista Jorge Loredo, o Zé Bonitinho. O comediante, de 89 anos, estava internado no Hospital São Lucas, na Zona Sul do Rio desde o último 3 de fevereiro, onde permaneceu em estado grave. As causas ainda não foram informadas.

A MÚSICA DO DIA! Dia do Chocolate!

A MÚSICA DO DIA!

Dia do Chocolate

Não adianta vir com guaraná pra mim, é chocolate o que eu quero beber...
Há vários tipos de chocolate, como o amargo, ao leite e branco. Para uns, chocolate mesmo só o amargo. O ao leite é batizado e o branco, então, nem se pode chamar de chocolate, pois é feito de manteiga de cacau e não de massa de cacau. O fato é que, branco, preto, amargo ou doce, o chocolate hoje é bem diferente de sua origem asteca: xocolatl, “água amarga”. Hoje é Dia do Chocolate.

A Música do Dia é Chocolate, de Tim Maia.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Visando a vaga na Série D, Voltaço recebe o Tigres no Raulino de Oliveira


http://radioacesavr.blogspot.com.br/p/es.html

Contran adia para 1º de julho a exigência do novo extintor de carro

Contran adia para 1º de julho a exigência do novo extintor de carros

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) mudou novamente o prazo para passar a valer a obrigatoriedade do novo extintor veicular do tipo ABC. O prazo agora é o dia 1º de julho. A mudança da data foi um pedido do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em razão da dificuldade de motoristas de encontrarem esse novo modelo de extintor.

É a terceira vez que o prazo muda. A primeira data estabelecida foi 1º de janeiro, depois passou a ser 1º de abril e agora só em julho.

Os carros fabricados a partir de 2010 já são equipados com esse novo extintor, que é mais eficaz em caso de incêndio.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 26/03/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 26/03/2015
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 32°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 25 de Março de 2015 - O DIA HOJE - Dia do Cacau e Mercosul!

<<>>

Que a luz do dia ilumine o lado obscuro da vida!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 26 de Março de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Dia do Mercosul*
Dia do Cacau*

Quem gosta de chocolate certamente sabe que a sua produção vem do cacau. É uma fruta que possui origem na América do Sul, principalmente no Brasil. A árvore responsável para a produção desta fruta é o cacaueiro, que pode atingir até 6 metros de altura.
Para a fabricação do chocolate, é feita a moagem das amêndoas secas contidas no interior do cacau. Existem ainda outros produtos derivados desta fruta, como suco, geleia, sorvete e outros. O chocolate movimenta uma economia de cerca de 60 bilhões de dólares por ano em todo o mundo, porém, os produtores do cacau recebem apenas 3,3% de toda a renda gerada.

Antigamente, a civilização Maia considerava o cacau como sendo uma fruta apimentada, e por isso, devia ser consumida com calma e elegância. A Amazônia foi o primeiro lugar no Brasil responsável pelo cultivo da fruta, em seguida foram os estados do Pará e da Bahia.
A produção do país corresponde a cerca de 5% da mundial, e 95% do cacau do Brasil é produzido na Bahia.

O Dia do Cacau é comemorado em 26 de março no Brasil.

O Dia do Mercosul

Dia do Mercosul foi instituído por meio de uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul. Assim, no ano 2000 foi aprovada a inclusão, no Calendário Escolar dos Estados Partes, do dia 26 de março (data da assinatura do Tratado de Assunção) como Dia do Mercosul.

Ao decidirem instituir essa data comemorativa, os Estados Partes tinham em mente a necessidade de fortalecer a identidade regional e estabelecer uma consciência favorável ao processo de integração.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Prefeitura de Volta Redonda emite nota sobre Cruz Vermelha

Em relação aos contratos com a Cruz Vermelha, a prefeitura de Volta Redonda informa que está cumprindo uma decisão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), que declarou nulos dois contratos com a entidade: um de 2005, que atendia ao Programa de Saúde da Família (PSF), e um de 2009, que atendia à Rede de Urgência, Média Complexidade, e Atenção Básica.

Em relação ao contrato de 2005, a PMVR recorreu a todas as instâncias, mas a situação não foi revertida. No caso do contrato de 2009, foi apresentado recurso, que aguarda julgamento.

Nos contratos julgados nulos, a determinação é que sejam garantidos aos funcionários demitidos o pagamento dos dias trabalhados e o depósito do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), o que foi cumprido.

Esclarecemos ainda que, para garantir o atendimento à população, foi assinado um contrato emergencial com a Cruz Vermelha, até o final de abril, e aberto um Processo Seletivo Público, em atendimento à determinação do TCE-RJ.

Volta Redonda, 25 de Março de 2015. O DIA HOJE - Data da Promulgação da Primeira Constituição do Brasil (1824)

<<>>

Para cada dia de luta, fica a certeza que o caminho é pedregoso e difícil acesso, mas convictos; estamos no rumo certo!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 25 de Março de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Data da Promulgação da Primeira Constituição do Brasil (1824)

 Proclamada a Independência do Brasil, tornou-se indispensável dar contextura política ao nosso País. Para isso, foi outorgada, no dia 25 de março de 1824, a Primeira Constituição do Brasil e, como não poderia deixar de ser, trouxe em seu bojo dispositivos de ordem político-eleitoral.

Apesar de ser antidemocrática, a primeira Constituição do Brasil foi a que mais tempo durou. Por ela, o voto era Censitário: só podia votar quem tivesse uma renda mínima de cem mil réis anuais. Para ser votado, a renda era maior ainda. E as eleições indiretas. O trabalhador estava excluído desse processo.

O Poder Legislativo era formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Vitalício (o senador era escolhido pelo Imperador e ficava no cargo até morrer). O Poder Judiciário, os juízes dos tribunais eram nomeados pelo Imperador. O Poder Executivo, você já sabe quem o exercia, o Imperador.

Tinha ainda o Poder Moderador, que dava ao Imperador o direito de fechar a Assembléia Geral, demitir juízes do Supremo Tribunal e convocar tropas, quando se sentisse prejudicado. Nesta Constituição, a Igreja Católica foi oficializada através do Padroado: os bispos passaram a ser pagos pelo Imperador, que também os nomeava.

O direito de votar era complicadíssimo e castrador. Havia um eleitor que escolhia um outro eleitor para votar nos deputados e senadores. Vejamos:

Tinha o eleitor chamado de Paróquia, que para essa modalidade precisava de uma renda mínima de 100.000$000 (cem mil réis) ao ano, para poder votar no outro eleitor chamado de Província;

Eleitor de Província tinha que ter uma renda anual de no mínimo 200.000$000 (duzentos mil réis), para votar nos deputados e senadores;

Para ser deputado era exigida uma renda mínima anual de 400.000$000 (quatrocentos mil réis) e receber os votos dos eleitores de Província;

Os senadores eram em número de três por Província (hoje Estado), que para serem eleitos precisavam ter uma renda anual de no mínimo 800.000$000 (oitocentos mil réis) e receberem os votos do eleitor de Província. Sendo que um dos três senadores seria indicado pelo Imperador.

A Constituição do Império do Brasil pode, assim, ser considerada o marco inicial da evolução do Direito Eleitoral do nosso País, muito embora não se desconheçam anteriores disposições eleitorais, quando o Brasil ainda pertencia ao Reino de Portugal, as quais não trataremos no presente trabalho, como anteriormente foi advertido.

A primeira instrução eleitoral foi baixada por decreto e, a rigor, deve ser considerada como a primeira lei eleitoral do Brasil. Entrou em vigor um dia após a outorga da Constituição e vigorou por mais de vinte anos.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 25/03/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 25/03/2015
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 18°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

terça-feira, 24 de março de 2015

Novo pote de ketchup promete fim àquele restinho no fundo



Novo pote de ketchup promete fim àquele restinho no fundo
Tomando como ponto de partida a raiva que as pessoas têm por aquele restinho de ketchup ou de xampu que sobra no fundo da embalagem, uma empresa americana criou uma tecnologia capaz de acabar com o desperdício.
A nova técnica consiste em adicionar uma nova camada à superfície interna do pote, que pode ser de uma embalagem de óleo até a parte de dentro de um tubo de pasta de dente, por exemplo.
Tal camada é feita de forma que a superfície do líquido interior do pote fique em contato com um material hidrofóbico –ou seja, que repele a água e diversos outros tipos de líquido.

Divulgação


Embalagem de Ketchup revestida com tecnologia que permite aproveitar todo o conteúdo do pote
Dessa forma, praticamente qualquer conteúdo simplesmente escorrega na superfície "ensaboada", não grudando e evitando desperdício. Nem mesmo a tradicional cola branca escolar gruda na superfície turbinada. 

DESLIZANDO
 
A empresa, batizada de LiquiGlide (algo como líquido que escorrega, em tradução livre), divulgou em seu site uma série de vídeos em que mostra líquidos de vários tipos escorrendo nas superfícies tratadas.
David Smith e seu orientador Kripa Varanasi, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), resolveram, em 2012, fundar a LiquiGlide depois de perceber a grande quantidade de possíveis aplicações que o projeto de Smith poderia render.
Inicialmente a ideia era produzir um revestimento de aplicações industriais, mas o uso em áreas como medicina, alimentos e higiene acabou sendo um chamariz para grandes investidores.
Recentemente a empresa recebeu US$ 7 milhões para ampliar suas instalações e contratar cientistas "top de linha" para seus quadros. Com o dinheiro, a empresa também pretende garantir contratos comerciais e já se consolidar no mercado.
O produto ainda não está disponível no mercado –a tecnologia ainda está em fase de demonstração. Os primeiros produtos, segundo a empresa, serão uma pasta de dente, uma maionese e um creme para o corpo.

HISTÓRIA HOJE - Júlio Verne, um dos autores mais traduzidos mundialmente!

Saiba quem foi Júlio Verne, um dos autores mais traduzidos mundialmente

Apresentação Dilson Santa Fé


Há 110 anos morreu Júlio Verne, conhecido como pai da ficção científica. Os livros do autor, um dos mais traduzidos do planeta, se popularizaram em tudo o mundo com histórias futuristas. “20 mil Léguas Submarinas” é considerada a obra-prima de Verne.

Nascido em Nantes, cidade portuária do Oeste da França, cultivou o dom de produzir uma literatura que consegue atrair tanto crianças, quanto adultos.

Desde criança, Júlio Verne gostava de observar navios, o mar e os viajantes. Isso provocou a imaginação do escritor para viagens e grandes aventuras.

Pedreiro volta a surtar e leva um tiro na perna no Retiro

Pedreiro volta a surtar e leva um tiro na perna no Retiro

Nova versão - O pedreiro de aproximadamente 30 anos, voltou a surtar e teria tentado entrar na casa de um morador com um facão. A primeira informação de um morador do local era de que ele teria jogado pedras em cima de um carro Fox. O dono da casa efetuou disparos para o chão, com um revólver calibre 38, sendo que um deles atingiu a perna esquerda do homem. O caso ocorreu na Avenida Carajás, via de acesso a Adalberto de Barros Nunes (Beira-Rio), no início da tarde desta segunda-feira, no bairro Retiro, em Volta Redonda.

A primeira versão de moradores era que o pedreiro teria jogado pedras no carro de um homem de 39 anos. Na delegacia o caso foi explicado de forma diferente pelo homem que teria efetuado os disparos.

O pedreiro foi socorrido por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e levado para o Cais do Aterrado. A Polícia Militar chegou rápido ao local. Desta vez, nenhum carro foi danificado.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 24/03/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 24/03/2015
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 24 de Março de 2015. O DIA HOJE - Dia Mundial de Combate à Tuberculose!

<<>>
Com o passar do tempo, nossos pensamentos não mudam, mas amadurecem!
(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 24 de Março de 2015. Estação: Outono. Dia chuvoso!


Dia Mundial de Combate à Tuberculose 

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.
A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. Contudo, a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença.

Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um grande problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da Aids, do aumento do processo migratório e da pobreza. Os índices da doença, que diminuíam gradativamente na década de 80, voltaram a crescer nos anos 90, associados ao também risco de aparecimento de bacilos resistentes.

SINTOMAS

Emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração são os sintomas da Tuberculose. Podem também existir gânglios no pescoço. A Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas

Fonte: Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde

segunda-feira, 23 de março de 2015

Na falta de moeda de 1 centavo, preço deve ser arredondado para baixo

Na falta de moeda de 1 centavo, preço deve ser arredondado para baixo
 
O preço estampado na vitrine é R$ 49,99. A sensação para o consumidor é que não custa nem "50 reais". Mas, pagando com uma nota de R$ 50, dificilmente a pessoa recebe (ou espera) o troco.
Apesar de o Banco Central ter parado de fabricar as moedas de R$ 0,01 em 2004, o que dificulta o troco de valores quebrados, muitas lojas ainda adotam preços que terminam em R$ 0,9.

"É uma estratégia de marketing. A loja não põe o preço cheio para criar o efeito psicológico no consumidor, que vê R$ 49,99 e tem a sensação de que não é R$ 50", afirma a advogada Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).

O Banco Central afirma que o real adota um padrão monetário centesimal e os empresários e comerciantes são livres para cotar seus preços. A informação oficial é que existem 3 bilhões de moedas de R$ 0,01 em circulação.
Mas é bem difícil receber uma de troco ou encontrar quem a tenha.

Segundo a advogada, se não tem o R$ 0,01 para dar de troco, a loja precisa arredondar o preço para baixo.
A Fecomercio-SP informa que recomenda aos associados que adotem preços que possibilitem restituir o troco.
Alguns preços acabam quebrados devido à forma como o produto é comercializado. É o caso das mercadorias vendidas por peso. Também há fabricantes que colocam nas embalagens um preço sugerido quebrado, o que pode causar atrito entre comerciante e consumidor final.
Ao fim, o importante é exigir o troco. Você pode ser surpreendido. Durante esta reportagem, a Folha pediu –e recebeu– R$ 0,01 de troco.

HISTÓRIA HOJE - Há 27 anos morria o psicanalista e escritor Hélio Pellegrino

Há 27 anos morria o psicanalista e escritor Hélio Pellegrino

Apresentação Carmen Lúcia

Há 27 anos morria no Rio de Janeiro o psicanalista, escritor e poeta Hélio Pellegrino, célebre por sua militância de esquerda. Natural de Belo Horizonte, começa a escrever poemas aos 15 anos de idade.

Em 1940, se aproxima de intelectuais, como Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende e Fernando Sabino, formando o grupo que veio a ficar conhecido como "os quatro mineiros". Ao completar 18 anos, viaja a São Paulo, onde conhece Mário de Andrade.

Sempre inquieto, em 1944, integra a equipe de editores do jornal combativo e clandestino Liberdade. Nos anos de chumbo, com o endurecimento da ditadura militar, reinicia participação ativa na política e passa a ser respeitado por estudantes e líderes da movimentação política libertária.

A Música do Dia - 23/03/2015 - Dia do Meteorologista

A Música do Dia - 23/03/2015 - Dia do Meteorologista

O profissional tão ignorado quando acerta e tão injustiçado quando erra
Arte/SECOM
Brasil debaixo dagua - Chuva
A meteorologia estuda os fenômenos que ocorrem na atmosfera e as interações entre seus estados dinâmicos, físico e químico. A partir do século XVII a meteorologia progrediu bastante. Com a tecnologia a precisão aumentou bastante e hoje a previsão pode antecipar, ainda com margem de erro, o tempo em uma semana. Agora, com a internet, dispomos da meteorologia até no telefone celular.

A Música do Dia é Chove Chuva, de Jorge Benjor.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 23 de Março de 2015. O DIA HOJE - Dia Mundial da Meteorologia!

<<>>

Tomando o café da manhã, penso como vai ser no dia de hoje, no mínimo, chuvoso!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 23 de Março de 2015. Estação: Outono. Dia chuvoso!

Dia Mundial da Meteorologia

A data celebra a técnica responsável por analisar e prever as variações climáticas da Terra. A partir do recolhimento de informações sobre a umidade do ar, pressão atmosférica, temperatura do ar, volume de chuva, entre outras, os meteorologistas, profissionais formados no curso de ensino superior em meteorologia, conseguem traçar uma previsão da condição do clima para determinada região, ajudando a prevenir acidentes e prejuízos para os setores de serviços e produção, além de evitar que você passe frio ou pegue uma chuva desprevenido na rua.
Origem do Dia Mundial da Meteorologia

O Dia Mundial da Meteorologia ou Dia Mundial do Meteorologista é comemorada em 23 de Março. A data surgiu em 1961, por causa da celebração da criação da Organização Meteorológica Mundial - OMM, instituição que é ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) e que existe desde 1950.

Atualmente, esta organização está presente em 189 países ao redor do planeta.

Dia da Meteorologia no Brasil

No Brasil, o Dia do Meteorologista ou Dia da Meteorologia é comemorado em 14 de Outubro. A data costumava ser celebrada no país em 3 de Março.

A mudança foi feitar a partir de uma decisão da Sociedade Brasileira de Meteorologia - SBMET, que em 2004, durante uma Assembléia Geral, definiu que o Dia do Meteorologista deveria ser comemorado em homenagem à data da regulamentação da profissão no país - 14 de Outubro de 1980, através do Decreto de Lei nº 6.835.

PREVISÃO DE TEMPO - VOLTA REDONDA - 23/03/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 23/03/2015
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 98%
quantidade de chuva: 28mm
--

domingo, 22 de março de 2015

Ator Cláudio Marzo morre aos 74 anos

Ator Cláudio Marzo morre aos 74 anos

Artista estava internado no Hospital São Vicente desde o dia 4 de março e morreu em decorrência de um enfisema pulmonar


A MÚSICA DO DIA - Dia Mundial da Água - 22/03/2015

A água é essencial para a vida. Sem água não há vida. Pelo menos não na forma como a conhecemos. A água cobre 71% da superfície da Terra. O Dia Mundial da Água foi criado para atentar para o problema da falta de água.

A Música do Dia é Planeta Água, de Guilherme Arantes.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 22 de Março de 2015. O DIA HOJE - Dia internacional da água!

<<>>

Uma gratidão enorme pelo o dia de hoje!

 

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 22 de Março de 2015. Estação: Outono. Dia chuvoso!

Dia Mundial da Água

A data tem o objetivo de ajudar a conscientizar a população mundial sobre a importância da água e a sua relação com o ser humano. Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.

Origem do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

    A água faz parte do patrimônio do planeta;
    A água é a seiva do nosso planeta;
    Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
    O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
    A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
    A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
    A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
    A utilização da água implica respeito à lei;
    A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
    O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas.