Rádio Acesa FM VR: 2019-01-13

sábado, 19 de janeiro de 2019

Morre Marcelo Yuka aos 53 anos, fundador da banda “O Rappa”

Morreu na noite desta sexta-feira o músico Marcelo Yuka, fundador e compositor da banda “O Rappa”. Yuka, que tinha 53 anos, estava internado desde o dia 2 de janeiro, após sofrer um acidente vascular cerebral e sofria de um quadro de infecção generalizada. O ex-baterista já tinha sofrido um AVC no meio do ano passado.

Nascido em 1965, Yuka foi um dos fundadores e principais compositores da banda “O Rappa”. Ele era baterista e compôs hits de sucesso, como “Minha Alma” e “Me Deixa”.

A morte de Yuka foi lamentada por músicos de vários gêneros, como Maria Rita, Marisa Monte, Fernando Badauí, vocalista do CPM 22, além dos rappers Black Alien e Emicida e o funkeiro Buchecha.

Novo comando da BPRv determina intensificação na fiscalização das estradas do estado do RJ

O novo comando do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) determinou a intensificação na fiscalização das estradas que cortam o estado do Rio de Janeiro, sob a jurisdição do Der-RJ. A ação é para prevenir, fiscalizar e combater atos relacionados com a segurança de trânsito.


Ainda de acordo com as informações apuradas pela reportagem, os agentes estão atuando de forma a combater a criminalidade que se propagada em todo o estado através do acesso as rodovias.

Na última última terça-feira, dia 15, onde através de uma operação do BPRv - Posto 7 - Lídice - n km 3 da RJ-155 (Rodovia Engenheiro Francisco Saturnino Braga), altura do distrito de Rio Claro, os policiais prenderam um foragido da Justiça desde abril de 2018. O suspeito e acusado de crimes de roubo, tráfico de drogas e homicídio, inclusive um deles contra um polícia militar em Volta Redonda.

A operação visa combater a irregularidades no trânsito como veículos roubados que circulam conduzidos por criminosos, falta de documentação e itens de segurança que visam evitar acidentes e como provoca-los a terceiros.

Carro tomba no bairro Vila Rica em Volta Redonda, RJ

Um carro tombou na manhã deste sábado (19) na Avenida Um no bairro Vila Rica, em Volta Redonda, cidade no Sul Fluminense. De acordo com as informações recebida pela reportagem, o incidente aconteceu após o condutor chegar na residência e pegar o controle para abrir o portão.

Ainda de acordo com as informações, ele perdeu o controle do veículo que tombou e ficou no meio da rua. Ninguém ficou ferido.

Vasco e Corinthians se enfrentam em busca de uma vaga na final da Copinha

Principal torneio de base do país, a Copinha já conhece todos os semifinalistas da edição de 2019. Nesta sexta-feira (18), Vasco e Corinthians avançaram de fase e tentam agora uma vaga na final.

Em Barueri, o Timão, apoiado por mais de 23 mil torcedores, venceu o Grêmio por dois a um e segue em busca do décimo primeiro título da Copinha.Corinthians elimina o Grêmio e está na semi da CopinhaOutro que também que sonha em levantar a taça é o Vasco, que teve trabalho, mas eliminou o Volta Redonda. Depois do empate em um a um no tempo normal, as equipes cariocas decidiram a classificação nos pênaltis. Melhor para o Gigante da Colina, que eliminou o Voltaço.

Corinthians e Vasco se enfrentam na Arena Barueri por uma vaga na decisão. A partida será disputada na terça-feira (22), às nove e meia da noite, horário de Brasília. No mesmo dia, São Paulo e Guarani duelam na outra semifinal, às sete e quinze da noite.

Sábado quente leva banhistas ao Parque Aquático de Volta Redonda

Cerca de 700 pessoas aproveitam as atividades nas piscinas públicas

Centenas de famílias, fugindo do calor deste sábado, 16, com temperatura de até 34 graus, foram se refrescar nas piscinas do Novo Parque Aquático de Volta Redonda. Foi o primeiro dia de atividades e recreação do Projeto Verão da secretaria municipal de Esporte e Lazer.

Para este domingo, haverá outras ações e assim será até fevereiro. Tem jogo de polo aquático, hidroginástica ou Hidro Summer, que é um aulão musical com ritmos diversos para crianças, adolescentes, adultos e melhor idade, reunindo toda a família.

Há também brincadeiras no ambiente seco e molhado, jogos coletivos de dama, dominó e badminton.

A professora de educação física,  responsável pelas atividades do projeto Verão no  Parque Aquático, Lúcia Paiva, junto com a equipe da Smel, lembrou que o mesmo acontecerá até o mês de fevereiro, todos os finais de semana, sábado e domingo, nos horários de 10h às 12h e das 14h às 16h.

Tio e sobrinho morrem afogados em uma cachoeira de Itatiaia, RJ

Tio e sobrinho morreram afogados em uma cachoeira na tarde deste sábado (19) em Itatiaia, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro. O homem, identificado como Renildo Maximo Barbosa, tinha 54 anos. Ele era guarda municipal e atuava há 21 anos na profissão, segundo informou o Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com as informações, a vítima estava de folga e teria entrado na água para tentar salvar o sobrinho, Nicolas Alexandre Alves, de 16 anos, que estava se afogando em uma propriedade particular conhecida como Fazenda Aleluia, no bairro Vila Pinheiro. Durante o salvamento, ele também se afogou e não resistiu.

A prefeitura informou que o local do acidente possui placas alertando sobre o perigo de afogamento. Por volta das 16h52 uma equipe dos bombeiros estava no local.

MPF move ação por discriminação de gênero em concurso público da Marinha

Exigência de exames clínicos de mamas e genitais em editais de concurso para mulheres é discriminatória

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que a União se abstenha de exigir nos concursos da Marinha, de forma discriminatória, das candidatas do sexo feminino, a apresentação de laudo que mencione o estado das mamas e genitais ou a realização de verificação clínica dos mesmos na própria inspeção de saúde, mesmo quando já há exigência de laudo que aponte a existência ou não de alguma das enfermidades incapacitantes listadas.

A discriminação feita nos editais dos concursos da Marinha foi identificada em inquérito civil instaurado em 2016 (IC 1.30.001.002291/2016-41). Antes de ingressar com a ação, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão expediu recomendação para que a Diretoria de Ensino da Marinha deixasse de exigir, nos editais de concurso público daquela Força, laudo médico descritivo do estado das mamas e genitais das candidatas mulheres. Mesmo com o compromisso de excluir tal exigência, editais posteriores mantiveram a exigência para as candidatas.

Assim, registram os procuradores regionais dos Direitos do Cidadão Renato Machado e Sergio Suiama, na petição inicial, “a Marinha descumpriu a recomendação ministerial e sobretudo as normas constitucionais de incidência, no que tange à exigência discriminatória de apresentação de pareceres especializados apenas para candidatas do sexo feminino contendo informações sobre os exames complementares utilizados e os estados das mamas e genitais”.

Para os procuradores, “ainda que homens e mulheres possuam diferenças biológicas e anatômicas, o que obviamente não se nega na presente demanda, não apresentou a Marinha justificativa válida para exigir, exclusivamente das candidatas do sexo feminino, a apresentação de laudo especializado no qual sejam mencionados o estado das mamas e dos genitais, bem como os exames complementares realizados”.

RJ: Homicídio doloso apresenta menor número de vítimas em dezembro desde 1991

Foi o mês de dezembro com o menor número de homicídios em toda a série histórica.

Em dezembro de 2018, o indicador homicídio doloso registrou o menor número de mortes desde novembro de 2015, foram 341. Este foi o mês de dezembro com o menor número de vítimas nos últimos 27 anos. Quando comparamos com o mesmo mês de 2017, a queda foi de 23%, e em relação a novembro de 2018, a redução foi de 1%. Nos últimos três meses (outubro, novembro e dezembro), houve diminuição de 21% em relação ao mesmo período de 2017 e de 5% em relação aos três meses anteriores de 2018 (julho, agosto e setembro).

O indicador letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado) também apresentou resultados expressivos: foi o menor desde dezembro de 2015, com 447 vítimas, uma redução de 18% em relação a dezembro de 2017 e de 14% em relação a novembro de 2018. Nas mortes por intervenção de agente do Estado, o aumento em relação a dezembro do ano anterior foi de 3,5%, porém, na comparação do último trimestre do ano (outubro, novembro e dezembro) com o trimestre anterior (julho, agosto e setembro), houve queda de 16%.

Nos roubos de cargas, a redução em relação a dezembro de 2017 foi de 32%. Nos últimos três meses, a queda em relação ao mesmo período de 2017 foi de 28%. Os roubos de veículos apresentaram uma queda de 15% em relação a dezembro de 2017 e de 6% em relação a novembro de 2018.


Comparação entre o trimestre móvel de outubro a dezembro de 2018 e 2017 por AISP


No último trimestre móvel de 2018 (outubro, novembro e dezembro), duas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) da Zona Norte da Capital apresentaram quedas expressivas em diversos indicadores: AISP 09 (Madureira e adjacências) registrou a terceira maior diminuição em roubo de rua (roubo em coletivo, roubo a transeunte e roubo de aparelho celular) e em roubo de veículo; e a AISP 03 (Méier e adjacências) teve a segunda maior redução em roubo de veículo e em roubo de rua. Na Baixada Fluminense, a AISP 15 (Duque de Caxias) apresentou a terceira maior diminuição em homicídio doloso e roubo de carga. Já a AISP 07 (São Gonçalo) apresentou a maior queda em homicídio doloso e em roubo de veículo, e a segunda maior queda em roubo de carga.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (RO) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de dezembro.


Previsão do Tempo - Volta Redonda - Sábado, 19 de Janeiro de 2019 - Estação: Verão

Climatempo
Sábado, 19 de Janeiro


Volta Redonda - RJ

Sáb Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 20ºC 36ºC 29mm 80%

Quase metade dos brasileiros estão insatisfeito com o preço do plano de telefonia celular

Quase metade dos brasileiros quer mudar de operadora de telefonia celular

Cerca de 43% dos brasileiros avaliam trocar de operadora de telefonia celular para os próximos meses. E a OI está no topo da relação, listada por 61% daqueles que desejam mudar. Além disso, o alto valor dos planos atuais é o principal motivo para a substituição. Essas informações foram fornecidas a partir de um levantamento realizado pelo NZN Intelligence, plataforma de pesquisa e inteligência da NZN.

O estudo foi realizado de forma online e coletou respostas de 2 mil usuários dos serviços de telefonia móvel no Brasil. Entre os já mencionados 43% que avaliam trocar de operadora, 39% afirmam que estão satisfeitos com os serviços recebidos atualmente — apontando que este não é um indicador para permanência do cliente na operadora. Já para 61% dos entrevistados, a situação é bem diferente: estes se consideram pouco satisfeitos ou insatisfeitos no momento.

O simples fato de pensar sobre uma possível troca pode fazer com que a percepção do serviço prestado no momento seja reavaliado. É por essa razão que 47% dos respondentes — que a princípio não desejam mudar de operadora — dizem que o valor dos planos atuais poderia levá-los a mudar de ideia.

O ranking dos fatores que levariam à troca ainda relaciona os seguintes problemas: instabilidade do serviço (33,5%), cobertura (28,5%), atendimento (10,7%) e cobrança (10%). Os motivos também permanecem, na mesma sequência, para os 43% que consideram realizar uma troca.

Contratação inteligente?

Seja para abandonar a telefonia contratada ou buscar outra empresa, o investimento em pacotes e planos é um dos principais fatores que os brasileiros levam em consideração ao selecionar um serviço.

É por conta disso que 40% dos pesquisados dizem ter definido suas operadoras atuais em virtude de planos acessíveis na época de contratação. Já 32% explicam a decisão com base na quantidade de familiares e amigos que já usam a mesma operadora — motivo relevante principalmente quando havia cobrança diferenciada para ligações entre empresas distintas. Essas duas justificativas deixam para trás os “serviços adicionais (redes sociais grátis, pacotes multimídia, etc.)”, com 14,5% das escolhas, e “pacotes de vantagens”, com 13% das afirmações.

No que se refere às empresas que os pesquisados estão mais propensos a abandonar, a OI (60,8%) aparece com maior percentual, seguida de Vivo (47,6%), Algar (44,8%), Sercomtel (42,8%), Nextel (42,4%), Claro (40,2%) e TIM (39,6%). Em contrapartida, a telefônica Porto Seguro Conecta apresenta apenas 12,5% das intenções de troca, seguida das empresas OTT, com 27,2%.

Já em relação à insatisfação com as operadoras, as OTT surgem como as mais mencionadas, com 72,6% de clientes insatisfeitos (do total de respondentes que as utilizam). O ranking ainda é composto por Oi (51,6%), Porto Seguro (43,7%), Sercomtel (42,7%), Vivo (40,4%), Claro (34%), Nextel (34%), TIM (33%) e Algar (27,5%).

Entre aqueles que não avaliam uma possível troca (57% do total), 81% afirmam estar satisfeitos com o atendimento recebido, ao passo que 19% se encontram pouco satisfeitos ou insatisfeitos.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sábado (19) de tempo firme, calor e sem chuva na região Sudeste

Na região Sudeste o tempo pode estar firme e sem chuva na maior parte da região neste sábado (19). No nordeste de Minas Gerais, norte fluminense do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, incluindo a capital não chove. Nas demais áreas da região, sol e possíveis pancadas isoladas de chuva na parte da tarde. Faz calor durante o dia.

Céu parcialmente nublado com temperatura mínima de 14ºC e a máxima de 39ºC. Já a umidade relativa do ar fica entre 25% e 100%. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Identificado homem morto no distrito de Lídice em Rio Claro, RJ

Foi identificado como sendo Luciano Santos da Silva, de 30 anos, o homem morto na tarde desta sexta-feira (18) no distrito de Lídice, cidade de Rio Claro, Sul do Estado do RJ. De acordo com a PM, o crime aconteceu na Rua Jorge Cruz Franco.

Ainda de acordo com as informações dos policiais, o homem tinha passagem pela polícia por receptação e violência doméstica. O corpo passou por perícia e em seguida, seria encaminhado ao IML.

Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre as causas da morte e possíveis envolvidos no crime.

Cidades que têm guarda municipal armada apresentaram queda de homicídios, aponta estudo

Um estudo feito com o apoio de professores da FGV mostra que as cidades que armaram suas guardas municipais após a permissão do Estatuto do Desarmamento, em 2003, apresentaram queda acentuada na taxa de homicídios e agressões, na comparação com municípios que não usam armas de fogo.

O Estatuto do Desarmamento permite o uso de armas por guardas municipais em cidades com mais de 50 mil habitantes. É o caso do município de São José, em Santa Catarina. No total, são 113 agentes, que fazem a fiscalização do trânsito, rondas escolares e auxiliam na vigilância dos bens públicos municipais. O comandante da Guarda Municipal, Marcelo Luiz de Souza, avalia que existe correlação entre o uso de armas e a redução de crimes.

“A instituição está armada desde o ano de 2015, quando foi assinado um convênio entre o município de São José e a Polícia Federal. Desde então, a Guarda Municipal tem desenvolvido uma série de atividades bastante voltadas à área da segurança pública dentro do município. O que a gente percebe e isso, na verdade, não é só uma percepção, e sim fatos comprovados através de dados estatísticos, é que o número da criminalidade dentro do município tem sofrido uma redução bastante grande.”

O uso de armas tem sido um tema bastante discutido na última semana, principalmente pelo fato do presidente Jair Bolsonaro ter assinado recentemente o decreto que regulamenta o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo em todo o país. O texto permite a aquisição de até quatro armas de fogo e dobra o prazo de validade do registro, que passa de cinco para 10 anos.

O tema divide opiniões. Alguns defensores públicos veem ilegalidade no novo decreto do governo federal sobre posse de armas de fogo. Isso porque o Estatuto do Desarmamento estabelece o requisito legal de comprovação de efetiva necessidade para se ter uma arma.

Na visão do coordenador do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo, Rafael Lessa Menezes, o novo decreto, na prática, afasta esse requisito legal ao presumir a efetiva necessidade para todos os brasileiros.

“Tem duas hipóteses ali que abrangem toda a população brasileira. Ele coloca os residentes em área rural, como uma hipótese, e depois ele coloca os residentes em áreas urbanas. Ele até menciona áreas urbanas com índices elevados de violência, com índice anual de homicídio maior do que 10 homicídios por 100 mil habitantes. Só que todos os Estados do Brasil tem o índice maior do que 10 homicídios por 100 mil habitantes. Então, ele afastou a exigência legal de declaração de efetiva necessidade.”

Segundo Rafael Lessa, a Defensoria Pública de São Paulo apresentou uma representação na Procuradoria-Geral da República solicitando que o decreto seja levado ao Supremo Tribunal Federal. O caso ainda não foi analisado e aguarda uma posição do Judiciário.

O PCdoB também protocolou uma ação contra a decisão do governo, mas o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, decidiu que não há urgência e o caso será analisado pelo relator, ministro Celso de Mello, a partir de 1º de fevereiro, quando a Corte retoma os trabalhos após o período de recesso.

Guarda Municipal realiza fiscalização na Rodovia dos Metalúrgicos

Ação educativa tem como objetivo orientar sobre estacionamento irregular 


A Guarda Municipal de Volta Redonda realizou nesta sexta-feira, dia 18, uma fiscalização na Rodovia dos Metalúrgicos. Ao todo 15 carros e três motos foram advertidos sobre estacionamento irregular. De acordo com o comandante de Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni, essa foi uma ação educativa para que os condutores estacionem e deixem os respectivos veículos de forma que não venham ser enquadrados na lei de trânsito e punidos, e, colaborem na fluidez do tráfego na rodovia.

Homem protesta em ponte colocando fogo em carrinho em Resende, RJ

Um homem transtornado colocou fogo em um carrinho na tarde de sexta-feira (18), em Resende, cidade no interior do Rio de Janeiro. O incidente aconteceu na ponte Tácito Viana Rodrigues, que liga o Centro ao bairro Campos Elíseos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem, de aproximadamente 40 anos, se pendurou na grade da ponte e ameaçou se jogar no Rio Paraíba do Sul. Depois de muita negociação, os agentes conseguiram imobilizar e resgatar o morador.

O homem foi encaminhado para o Hospital de Emergência de Resende. A unidade médica não informou o estado de saúde dele.

O trânsito ficou parado por cerca de uma hora e, por volta das 16h30, o tráfego já fluía normalmente.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Homem é preso com mais de R$ 500 mil em espécie escondidos em fundo falso de carro

Foto: PRF
Um homem, de 52 anos, foi preso com mais de R$ 500 mil em espécie, em um abordagem na Rodovia Rio-Santos (BR-101), em Angra dos Reis, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. O caso aconteceu na madrugada de sexta-feira (18).

Em fiscalização de rotina na Rio-Santos, policiais rodoviários federais abordaram um GM/Captiva, de cor branca, que seguia sentido São Paulo. Durante a fiscalização, o motorista apresentou sinas de nervosismo, o que aumentou a suspeita dos policiais.

Em seguida, foi realizada uma revista mais minuciosa no interior do veículo e foram encontrados R$ 544 mil em espécie em um fundo falso do porta-malas. O dinheiro estava distribuído em vários pacotes e não foi apresentada a procedência.


Ao ser questionado do dinheiro, o motorista relatou que tinha vindo de São Paulo, na madrugada de quinta-feira, e havia deixado o carro em um posto no Arco Metropolitano, na baixada fluminense. E no final da tarde, ele pegou a Captiva e seguiu em direção a Pirituba, zona oeste do município de São Paulo, onde deixaria o veículo e ganharia R$ 5 mil pelo transporte. Ele não soube informar o valor total do dinheiro e já havia respondido na justiça pelos crimes de roubo e estelionato.

Foto: PRF
A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal (PF) de Angra dos Reis. A PF investigará se o caso tem envolvimento com o tráfico de drogas.

Copinha: Voltaço perde nos pênaltis para o Vasco e está fora da competição

O Volta Redonda enfrentou o Vasco da Gama na noite desta sexta-feira (18), no Canindé, pelas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019. A etapa complementar terminou empatada em 1 a 1 e a decisão da vaga foi para os pênaltis. Na disputa, o Cruzmaltino levou a melhor e venceu por 3 a 2.

O duelo entre cariocas na Copinha foi, sem dúvidas, cercado de expectativas com as respectivas campanhas realizadas pelas equipes até então. Dominante no primeiro tempo, o Vasco abriu o placar com o artilheiro Thiago Reis. Mas, na segunda etapa, o Voltaço voltou mais organizado e não desperdiçou as chances criadas. Romário, talismã do Esquadrão de Aço, balançou as redes e empatou a partida.

Nas penalidades, MT e Márcio converteram para o Volta Redonda. Quem viu o Vasco abrir vantagem com Lucas Santos, Miranda e Bruno Gomes. Caio Lopes chegou a desperdiçar uma cobrança para o Cruzmaltino, mas não fez falta, já que Marquinhos, Gabriel Pereira e Júlio Amorim não converteram para o Voltaço, classificando o Gigante da Colina.

Realizando a sua melhor campanha na Copinha na década, o Vasco aguarda o vencedor do duelo entre Corinthians (SP) e Grêmio (RS) para saber quem enfrenta na semifinal, que está marcada para terça-feira (22).

Criminosos explodem agência bancária em Angra dos Reis, RJ

Cinco homens fortemente armados com fuzis e roupas camufladas explodiram um caixa eletrônico dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal na madrugada desta sexta-feira (18) em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, cidade no litoral a 160 km da capital.

Segundo a Polícia Militar (PM), a explosão foi registrada por volta das 4h20, na agência do Centro, na Rua Coronel Carvalho. Os bandidos levaram um cofre de um dos caixas e fugiram em direção ao Morro do Carmo.


Na manhã desta sexta, a PM e a Polícia Federal estavam no local.

Em nota, A Caixa esclareceu que informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais, e ratificou que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes.

Quem souber da localização dos envolvidos ou nome dos responsáveis por explodir o caixa eletrônico, pode denunciar de maneira anônima ao Disque Denúncia, pelo telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou pelo APP "Disque Denúncia RJ".

Pedreira no Voldac pode virar unidade de conservação em Volta Redonda

Secretário de Meio Ambiente e representantes da sociedade visitaram espaço que poderá ser utilizado ainda para lazer, turismo, estudo e esportes radicais

A convite do Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR), o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, visitou na manhã desta sexta-feira, dia 18, a antiga pedreira do bairro Voldac, para conhecer de perto o local e ouvir as propostas para uso do espaço em benefício da população. De acordo com o coordenador do MEP-VR, José Maria da Silva, as possibilidades são muitas para utilização da área que atualmente é do município.

“Essa vinda do secretário aqui tem um significado fantástico na recuperação de um lugar que não é conhecido por muitos de nós. Temos que ver o que a gente pode fazer para dar acessibilidade ao local, para facilitar alguns estudos, lazer, turismo. Primeiro, estudar como fazer esse lugar ser respeitado, identificar para marcar o seu potencial”, explicou o coordenador, que estava acompanhado de sua equipe formada por profissionais das áreas de Geologia e de engenharias Florestal e Ambiental.

O paredão de rocha que tem entre 30 e 40 metros aproximadamente fica localizado próximo a uma mina de água e é acessado por uma trilha a pé. A área que abrange a trilha, vegetação e o paredão, chega a aproximadamente 137 mil m², segundo a equipe do MEP-VR. O coordenador do movimento comentou ainda a possibilidade de uso do espaço por montanhistas e escaladores na prática de esportes radicais.

Quem também participou da visita foi a presidente da Associação de Moradores do Voldac, Virgínia Maria Rodrigues, que elogiou a iniciativa. “Vai ser a realização de um sonho. Acho que vai ser muito bom para o Voldac e os bairros adjacentes. Quem vem à mina, por exemplo, aproveita e vem um pouco aqui. Isso passará a ser um local frequentado. Sem falar na qualidade de vida que vamos ganhar com esse espaço. É um ganho enorme para a comunidade”, frisou Virgínia.

O secretário Maurício Ruiz agradeceu o convite e afirmou que a secretaria de Meio Ambiente (SMMA) está à disposição para dar prosseguimento a projetos no local que, segundo ele, primeiro deve ser criado uma unidade de conservação ambiental e depois viria a criação de espaços de lazer, turismo, estudo científico e educação ambiental.

“A primeira medida que temos que tomar, e não depende de muitos investimentos, é iniciar os estudos para decretar esse espaço como uma unidade de conservação. E uma unidade criada a partir de uma demanda da sociedade é legítima, tem muito mais consistência e valor. Fico orgulhoso e agradeço por movimentar a sociedade nesse sentido”, afirmou Maurício Ruiz.

O prefeito Samuca Silva destacou o valor histórico e ambiental do lugar que, segundo ele, pode integrar a estratégia da administração municipal de implementar uma série de áreas de lazer verdes espalhadas pela cidade.

“Estamos transformando a Ilha São João em um jardim botânico, reformamos todo o Parque do Ingá, vamos criar umas das dez maiores unidades municipais de conservação de proteção integral do Brasil, que vai ser aqui, em Volta Redonda. Essa opção de lazer na Voldac será ótima para que as pessoas possam vir e criar espaço de religação do homem com a natureza”, comentou Samuca Silva.

Ícone sertanejo, Marciano será enterrado em São Caetano do Sul na noite desta sexta (18)

O cantor Marciano, da tradicional dupla sertaneja João Mineiro e Marciano, faleceu nesta sexta-feira (18) aos 67 anos. O músico será enterrado no Cemitério das Lágrimas, em São Caetano do Sul, às sete da noite. A causa da morte não foi divulgada.

Marciano iniciou a carreira na década de 70 e junto de seu companheiro, João Mineiro, emplacou hits como “Ainda Ontem Chorei de Saudades” e “Se eu não puder te esquecer”. Depois do falecimento de seu companheiro, em 2012, gravou álbum solo intitulado “O Inimitável”.

Em 2015 gravou, ao lado de José Rico, outro ícone do sertanejo que também faleceu, o projeto “Lendas”.

Homem é preso com drogas dentro de casa em Barra Mansa, RJ

Foto: PM
Um homem, de 24 anos, foi detido na tarde desta quinta-feira (17) após ser flagrado com drogas em sua residência no bairro São Domingos, em Barra Mansa, cidade no Sul Fluminense. Policiais militares informaram que chegaram até o suspeito, na Rua São Vicente de Paula, através de uma denúncia.

Ainda de acordo com as informações, as drogas estavam dentro de uma bolsa em cima da mesa de cozinha.

Ao todo foram apreendidos 21 trouxinhas de maconha; 14 pedras de crack e R$ 38,00 em espécie. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Barra Mansa (90ª DP).

Homem é preso com pistola no bairro Minerlândia em Volta Redonda, RJ


Um homem foi preso com uma arma de fogo na manhã desta quinta-feira (17), na Rua Juiz de Fora, no bairro Minerlândia, em Volta Redonda, Cidade no Sul Fluminense. De acordo com a Polícia Militar (PM), os agentes chegaram até o suspeito através de uma denúncia.

Os policiais disseram que receberam a informação de uma confusão e verificaram  que homem portava uma pistola 7.65, carregada com quatro munições intactas.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Volta Redonda (93 DP).

Preso o 'chefe' do tráfico de drogas e suspeito da morte do mecânico no bairro Três Poços em Volta Redonda, RJ

Foi detido no final da noite desta quinta-feira (17) o chefe do tráfico de drogas no Condomínio do Minha Casa, Minha Vida, no bairro Três Poços, em Volta Redonda, Cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com Polícia Militar (PM), o suspeito, conhecido como "Feijão", seria o autor da morte do mecânico Weberton Lemos dos Santos, conhecido como "Betão da Oficina", morto com um tiro na nuca dentro da própria oficina, na Rua 7, no mesmo bairro, no último dia 14.

No apartamento em que "Feijão" estava foi apreendido um vasto material de uma facção criminosa que serviria para o tráfico de drogas. Uma operação de inteligência da policia foi montada para a captura dele, após uma denúncia. Houve resistência, pois o suspeito fugiu do apartamento 102 e foi para o 304, onde foi capturado.

Ao todo foram apreendidos dois coletes à prova de balas; 8 rádios transmissores com 5 bases carregadoras; duas capas de colete; material para endolação; uma balança de precisão; uma espingarda ar comprimido; 69 trouxinhas de maconha (150,1gramas) e 13 pinos de cocaína (14,3gramas).

A polícia informou que o suspeito negou ser o proprietário do material apreendido e de ter participado na morte do mecânico. Ele foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Polícia de Volta Redonda (93ª DP), foi enquadrado por tráfico e associação ao tráfico de drogas.

Corpo do adolescente que sumiu nas águas do Rio Paraíba em Barra Mansa é localizado

Foi localizado no final da tarde e início da noite desta quinta-feira, dia 17, o corpo do adolescente que desapareceu nas águas dos Rio Paraíba do Sul, no local conhecido como "Volta das Pedras", entre os bairros Vista Alegre e Vila Nova, em Barra Mansa, cidade no Sul Fluminense.

Diego da Silva, de 15 anos, sumiu após estar juntos de amigos tomando banho às margens do rio, na última quarta-feira, dia 16. O corpo dele foi encontrado na altura do bairro Vila Coringa.

O corpo foi removo ao IML de Volta Redonda, em Três Poços, cidade vizinha.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Segurança: Prefeito de Volta Redonda se reune com novo delegado da Polícia Civil

No encontro, foram discutidas políticas de segurança e casos recentes de violência


O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira, dia 16, o novo delegado titular da 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda, Franquis Dias Nepomuceno. O objetivo do encontro foi debater políticas de segurança pública para a cidade.

Samuca quer unir as forças de segurança da cidade e, para isso, colocou a prefeitura de Volta Redonda a disposição dos órgãos para colaborar no que for preciso. No encontro, também foram debatidos casos recentes de violência que aconteceram na cidade.

O prefeito de Volta Redonda ressaltou que determinou que todos os guardas municipais, que fazem serviços administrativos, sejam destinados para realizar patrulhas ostensivas na cidade. A prefeitura
ainda irá pagar RAS (Regime Adicional de Serviço) para os guardas municipais, buscando ter mais agentes nas ruas. A prefeitura também está realizando a manutenção nas câmeras de segurança OSR.

O delegado Franquis Dias Nepomuceno afirmou que está analisando os acontecimentos recentes na cidade. As investigações estão em estágio avançado. Estamos identificando os criminosos e, em breve, poderemos dar um retorno positivo com a prisão desses criminosos, acrescentou o delegado.

Durante o encontro, o novo delegado também apresentou ao prefeito as necessidades da Polícia Civil no município. O delegado agradeceu os funcionários administrativos que a prefeitura disponibiliza para atuarem na delegacia e apontou a necessidade de apoio no serviço de limpeza e para organizar o pátio de veículos apreendidos.

O delegado também anunciou a implantação da Delegacia de Homicídios em Volta Redonda. O departamento funcionaria no prédio da 5ª Risp (Região Integrada de Segurança Pública), que fica no bairro Vila Mury. Essa conquista, se concretizada, deve desafogar o trabalho na delegacia e permitir mais dedicação a outras investigações, disse Franquis Nepomuceno.

O encontro, que também reuniu o secretário do Gabinete de Estratégia Governamental, Claro Mariano, e policiais civis que atuam no município, teve como objetivo debater políticas de segurança pública para a cidade.

Paciente diz ter sido operada do joelho errado em Juiz de Fora (MG)

Maria Aparecida Vale contou que erro teria acontecido mesmo com a sinalização por uma marca feita pela enfermeira

Uma manicure de 49 anos diz que teve o joelho errado operado nesta terça-feira, 15, no hospital da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Maria Aparecida Vale contou que foi internada para uma cirurgia no joelho esquerdo, mas o médico teria operado o direito.

Segundo ela, após notarem o erro, ele operou também o esquerdo. Assim, ao final da internação, os dois joelhos estavam enfaixados e tinham passado por procedimento cirúrgico. Foi assim, que ela obteve alta e deixou o hospital na manhã desta quarta-feira (16).

O erro teria acontecido mesmo com a sinalização por uma marca feita pela enfermeira. "Como estava sedada, só vi a cirurgia errada quando acabou o efeito da anestesia", explicou sobre o primeiro procedimento. Ela chamou o médico e o avisou e, em seguida, passou pela outra operação.

A cirurgia foi realizada após oito meses na fila de espera e a família pretende agora processar o hospital. Uma advogada já foi contratada e informou que a ação, para obter indenização por danos morais e materiais, relatará a demora na realização do procedimento e o erro.

Investigação

O Hospital Universitário, que tem como gestora a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), diz que o caso está sendo apurado. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informou ter cobrado da superintendência do hospital a "apuração rigorosa" da denúncia.

Mais de 50 ruas são desobstruídas após tempestade em Volta Redonda, RJ

380 funcionários públicos estão trabalhando ininterruptamente desde o fim do temporal

Após o vendaval na tarde desta quarta-feira (16), uma operação foi montada para limpar e restabelecer a fluidez do trânsito em Volta Redonda, cidade no Sul Fluminense. De acordo com a Secretaria de Municipal de Infraestrutura (SMI), na manha desta quinta-feira, dia 17, 53 ruas e várias avenidas já tinham sido desobstruídas na cidade, dando mais fluidez ao tráfego.

O coordenador da Defesa Civil, Leandro, informou que não houve vítimas, nem desalojados e nem desabrigados. Ainda segundo dados da Defesa Covil, em pouco mais de 20 minutos por volta das 17h de ontem, os ventos atingiram quase 90 km/h, e foi canalizado geograficamente através do ‘Vale do Paraíba’ que corta cidades como Resende, Barra Mansa e Volta Redonda.

“Já havia anos que a região não sofria com uma corrente tão forte de vento como essa que ocorreu na tarde desta quarta feira. Nem choveu tanto. Forma 9mm de chuva, muito baixo na questão de chuva, mas a concentração na velocidade e na força do vento, foi surpreendente, derrubado cerca de 50 árvores entre os bairros Ponte Alta e Jardim Amália, incluindo Conforto, Vila Santa Cecília e Centro, foram os mais atingidos”, explicou Leandro.

O secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste, informou que 350 funcionários, com ajuda de retroescavadeiras, caminhões e motosserras, estão atuando na limpeza das ruas desde a madrugada de a de quarta feira.

“As equipes de poda, capina e roçada estão trabalhando juntas para que a cidade retome a normalidade e não vamos parar de trabalhar, principalmente essa época do ano, quando esses temporais são mais frequentes”, disse, informando ainda que até os profissionais de varrição da empresa Pioneira, foram deslocados para os bairros mais atingidos pelo vendaval como Vila Santa Cecília, Conforto, Centro, Eucaliptal e Jardim Amália.

Ainda no temporal, vários proprietários de veículos, lojas e residências contabilizaram prejuízos com queda de janelas, quebra de vidraça, queda de árvores em cima dos carros que tiveram vidros quebrados, lataria amassada e motos tombadas dentro da enchente na Vila Santa Cecília.

A presidência da Associação de Moradores da Vila Santa Cecília (AMAVILA), informou que no final do ano passado (novembro), solicitou através de ofício protocolado ao órgão responsável da prefeitura, mencionando sobre o estado em que as árvores estavam, que ofereciam risco de queda, caso houvesse algum temporal.

Na ocasião o pedido não foi atendido e muito menos um relatório foi entregue aos moradores do bairro, informou a presidente Quênia. Na chuva desta quarta uma árvores caíram em cima de carros, outra em cima de poste e rede elétrica que deixou o bairro sem luz por mais de 9 horas.


Zoológico e Parque Aquático


O Zoológico Municipal também foi afetado pela forte chuva e pelo vendaval, tendo que fechar ao público para manutenção. Árvores e galhos caíram, inclusive em fios de alta tensão. O local ainda se encontra sem fornecimento de energia elétrica, prejudicando o comércio que opera dentro do zoológico. Muita lama ficou acumulada no deck que dá acesso ao pedalinho, impossibilitando o uso do brinquedo.

“Não temos nenhuma excursão agendada para esta quinta-feira e decidimos fechar o zoológico para conseguirmos limpar e arrumar tudo. Na sexta já reabrimos normalmente”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz.

O Parque Aquático Municipal também ficará fechado nesta quinta-feira, dia 17, para limpeza das piscinas, que normalmente acontece no período da noite e foi interrompida por conta da falta de energia. Também será feito o recolhimento de galhos e árvores caídos. O parque será reaberto nesta sexta-feira, dia 18.

Carreta tomba na manhã desta quinta-feira Feira (17) e interrompre trânsito na Dutra, em Piraí, RJ

Uma carreta carregada com ração tombou na manhã desta quinta-feira (17) no km 241 da Via Dutra, em Piraí, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que houve derramamento da carga na pista e o trânsito segue totalmente interditado.

Ainda de acordo com as informações, o congestionamento chega a 7 quilômetros. O veículo perdeu o controle, bateu na mureta central, tombou e ficou atravessado na pista sentido Rio de Janeiro. Apesar do acidente, o motorista não se feriu.

Carro roubado em Volta Redonda é encontrado em Barra do Piraí, RJ

A PM localizou no final da tarde desta quarta-feira (16) um veiculo roubado em Volta Redonda e com registro na delegacia de Volta Redonda no último dia 3 de janeiro.

De acordo com a polícia, o Hyunday Tucson, da cor prata, estava abandonado na Estrada da Fazenda Aterrado, no distrito de Dorândia, em Barra do Piraí, cidade no Sul Fluminense.

Ainda de acordo com a polícia, o veiculo foi usado por bandidos em roubos na região.

Como o veículo estava sem as placas, as inflamações foram confirmadas através do numero do chassi, onde o proprietário foi localizado e retirou o veículo do local.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Barra do Piraí (88ª DP).

Copinha: Vasco vence e encara o Volta Redonda nas quartas de final

A equipe Sub-20 do Vasco da Gama venceu o Coritiba por 3x0 e enfrentará o Volta Redonda pelas quartas de final da Copinha
O Vasco venceu o Coritiba nesta quarta-feira (16) por 3 a 0 e garantiu a classificação para às quartas de final da competição. Os gols do Cruzmaltino foram marcados por Lucas Santos (2) e Bruno Gomes.

Nas quartas de final da competição, o Vasco vai encarar o Volta Redonda na próxima sexta-feira (18/1).

O JOGO

A partida começou com equilíbrio, com as duas equipes se estudando. A primeira oportunidade do Vasco veio aos 8 minutos, quando Tiago Reis recebeu na ponta da área e arriscou o chute, mandando para fora. O Cruzmaltino controlava mais o jogo, mas as chances não surgiam com frequência. Aos 22, Caio Lopes roubou bola na entrada da área e tocou em Tiago Reis. O camisa 9 deu de primeira para Lucas Santos, que bateu de canhota, passando perto do gol.

Aos 31, o Coritiba chegou em contra-ataque e o goleiro Alex fez uma defesa excepcional para evitar o gol. O ritmo da partida caiu na reta final da primeira etapa. O Vasco voltou a criar uma oportunidade boa aos 45, Cayo Tenório recebeu na linha de fundo e tentou o cruzamento. A bola passou por toda a área sem ninguém completar.

O Cruzmaltino voltou para o segundo tempo com tudo. Logo aos 2 minutos, o time apertou a saída de bola, Tiago Reis recuperou e tocou em Bruno Gomes, que bateu de primeira. A zaga desviou e mandou para escanteio. O Vasco manteve a pressão, mas o Coritiba conseguia suportar. Aos 17, Tiago Reis abriu em Cayo Tenório, que dominou e cruzou para a área, achando o camisa 9. O artilheiro cabeceou para o chão, mas o goleiro do Coritiba fez ótima defesa.

Jogadores comemorando a Vitória

Dois minutos depois, Lucas Santos pressionou a saída de bola do Coxa e foi empurrado. O árbitro marcou pênalti que próprio camisa 10 cobrou, com muita categoria para abrir o placar no Canindé: VASCO 1 a 0. Após o gol, o Gigante passou a apostar mais nos contra-ataques. Aos 31, o Gigante ampliou. Bruno Gomes subiu no primeiro pau e desviou cobrança de escanteio de João Pedro: VASCO 2 a 0. Aos 39, Lucas Santos recebeu na área e teve tranquilidade para ampliar: VASCO 3 a 0. Com a classificação encaminhada, os Meninos da Colina administraram o resultado e deixaram o tempo passar, fazendo a festa dos vascaínos presentes no Canindé.

Escalação do Vasco: Alex, Cayo Tenório, Ulisses, Miranda (Norões) e Coutinho; Bruno Gomes, Caio Lopes (Vinícius) e Linnick (Laranjeira); João Pedro (Riquelme), Lucas Santos (Nathan) e Tiago Reis (Talles) - Técnico: Marcos Valadares.

Notas do Enem serão divulgadas nesta sexta-feira (18)

Mais de 4 milhões e 100 mil estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, em 2018 vão ter acesso às notas das provas nesta sexta-feira (18).

Éverson de Andrade Lemos, de 17 anos, morador de Pernambuco, é um deles. O jovem terminou o Ensino Médio no ano passado, fez o Enem, e se passar, pretende cursar Medicina. Ele é um dos alunos que está na expectativa do resultado das provas.

“Essa é a primeira vez que eu faço o Enem valendo, mas eu já fiz sim outras edições como treineiro. Eu terminei o Ensino Médio no ano passado, no terceiro ano, então eu fiz durante o primeiro e no segundo ano também. Assim, tem aquela ansiosidade, aquela curiosidade de saber como você foi e tal. Se vier bom, tudo bem, ótimo, maravilha, comemorações e tal. Se vier ruim, a gente só se levanta de novo, se prepara para a próxima, e fé que sai.”

As notas do Enem, entretanto, não servem apenas para quem está tentando ingressar em uma universidade pela primeira vez. Vanessa da Costa Oliveira, de 30 anos, moradora de Feira de Santana, na Bahia, quer fazer sua segunda graduação.

“Eu já sou formada em Administração, consegui a bolsa pelo Prouni através também da nota do Enem, e agora irei tentar (Ciências) Contábeis para poder aliar ao curso de Administração. Estou contando os dias para que a nota saia.”

Quem fez as provas nos dias 4 e 11 de novembro de 2018, vai poder conferir o resultado na página do participante, que é o enem.inep.gov.br ou no aplicativo oficial do Enem.

Com esses resultados, os estudantes vão poder concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos, o ProUni, e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019 - Estação: Verão

Climatempo
Quinta-Feira, 17 de Janeiro


Volta Redonda - RJ

Qui Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 20ºC 33ºC 25mm 80%

Copinha: Volta Redonda elimina o Atlético (MG) e está nas quartas de final

Volta Redonda e Atlético (MG) se enfrentaram nesta tarde no Estádio da Rua Javari, na Mooca (SP), e o Tricolor de Aço venceu por 2 a 0, gols de Caio e Markinhos, garantindo a vaga nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Junior.

O Volta Redonda, que vem fazendo história na Copinha, não mudou sua fama contra o Galo. No primeiro tempo, quase abriu o placar com Caio, mas parou na trave. Na segunda etapa não teve jeito. O mesmo Caio dividiu bola no alto com o goleiro atleticano, ganhou e marcou, de cabeça, o primeiro gol tricolor na partida.

Antes do apito final, o Atlético (MG) pressionou, mas não levou muito perigo ao gol defendido por Adne. Em contra-ataque, aos 47, o Voltaço fechou o placar. Markinhos saiu na cara do gol e tocou na saída de arqueiro do Galo, fazendo 2 a 0, confirmando a vaga nas oitavas. O Tricolor de Aço espera o vencedor do duelo entre Vasco e Coritiba (PR).

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Drogas são apreendidas no Minha Casa, Minha Vida no Roma em Volta Redonda, RJ

A Polícia Militar (PM) apreendeu mais de 4.800 cápsulas de cocaína em um apartamento na noite de terça-feira (15) no condomínio do Minha Casa, Minha Vida, no bairro Roma, em Volta Redonda, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Os agentes informaram que o local funcionava como uma refinaria do tráfico. Além do entorpecente, na residência foram encontradas 195 trouxinhas de maconha.

O material foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Volta Redonda (93ª DP). Ninguém foi preso.

Menino some após pular no Rio Paraíba do Sul em Barra Mansa, RJ

Um garoto identificado apenas como Diego desapareceu no Rio Paraíba do Sul, na tarde desta quarta-feira (16), após pular no rio para tomar banho. O caso aconteceu no bairro Vista Alegre, em Barra Mansa, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou as buscas pelo o garoto. Até a publicação desta matéria não havia informações sobre a localização.

De acordo com as informações, haviam mais garotos tomando banho no rio durante o desaparecimento do menino, o local conhecido como "Volta da Pedra".

Jovem é preso com veículo clonado e bloqueador de rastreador de veículos, na Dutra

Um jovem foi preso, por suspeita de receptação, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma abordagem na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em frente ao posto PRF em Floriano, em Barra Mansa, no sul fluminense. A prisão aconteceu na manhã de quarta-feira (16). Ele estava de posse de um bloqueador de rastreador de veículos, muito usado por quadrilhas de roubo de carga.

Policiais rodoviários federais abordaram um Fiat/Fiorino, com placa de Duque de Caxias/RJ, sendo conduzida por um jovem, de 20 anos. Ao ser solicitado a sua documentação, ele informou que não estava de posse do documento do veículo e nem o pessoal.

Foi realizada uma inspeção veicular minuciosa na caminhonete e constataram que tratava-se de um clone, sendo que o veículo original de mesma marca e modelo possuía registro de furto em 3 de fevereiro de 2017, no Rio de Janeiro.

Ainda, após revista no interior do veículo, foi encontrado um bloqueador de sinal de rastreador de veículos, conhecido vulgarmente como 'chupa-cabra', que é comumente utilizado por quadrilhas especializadas em roubo de carga.

A ocorrência foi encaminhada para a 90ªDP de Barra Mansa.