Rádio Acesa FM VR: 2022-01-02

sábado, 8 de janeiro de 2022

Homem leva 'canivetada' no pescoço em Pinheiral

Um homem de 55 anos foi ferido a canivete durante uma confusão neste sábado (8) em Pinheiral. O caso aconteceu Rua Francisco Ribeiro de Abreu, no Centro.

A vitima deu entrada no Hospital de Pinheiral e logo em seguida foi encaminhada ao Hospital São João Batista para realização de pontos no pescoço. Após o procedimento ele foi liberado.

Policiais militares foram acionados para acompanhar o caso. João Roberto de Oliveira informou sobre o apelido do agressor, mas não soube dizer a residência dele e nem o nome.

Os policiais foram até o local onde ocorreu o crime para levantar mais dados, mas ninguém soube informar aos agentes as circunstâncias do crime. 

O caso foi registrado na delegacia de polícia da cidade 101ª DP.

Bandidos são encurralados no Morro da Caixa D'Água durante buscas por atirador na Praia do Anil

Bandidos foram encurralados numa obra abandonada na parte alta do Morro da Caixa D' Água, neste sábado, dia 8, em Angra dos Reis.

A PM prendeu quatro traficantes e aprendeu 345 pinos de cocaína e rádios transmissores durante ação de combate a criminalidade na região.

Os agentes foram vasculhar a cidade em busca do homem que efetuou os disparos no show de aniversário da cidade na quinta-feira, dia 6.

Chuva causa danos em Barra Mansa

Defesa Civil e Saae também percorrem bairros atingidos por deslizamentos, desabamentos e alagamentos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Equipes da prefeitura de Barra Mansa fizeram a limpeza e reparos, devido aos danos causados pelas chuvas que atingiram a cidade entre o fim da tarde e início da noite de quinta-feira (6). Desde o início das ocorrências, equipes de Secretarias Municipais, Defesa Civil e Saae percorrem localidades como Nova Esperança, Jardim Primavera, Vila Principal e Vila Coringa, onde os casos mais graves foram registrados.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, a partir das 17h de quinta-feira, foram registrados acumulados de chuva de 45,6mm no bairro Nova Esperança; 37,8mm no Metalúrgico (Região Leste) e 20mm na Vila Nova. As localidades possuem sirenes com pluviômetros. Ele também enumerou as ocorrências registradas pelo órgão:

“No Nova Esperança houve um deslizamento de terra com queda de muro e barro sobre via pública; ocorrência de alagamento na Vila Principal; transbordo do Rio Barra Mansa no Nova Esperança e no Jardim Primavera; queda de uma passarela (construção particular) na Vila Coringa - que está interditada pela Defesa Civil há mais de um mês e que gerou alertas das nossas equipes sobre o risco de desabamento”, enumerou João.
 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
A passarela da Vila Coringa, situada na Rua Ernesto Duarte, dá acesso a nove casas. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos já ofertou aluguel social às famílias residentes no local e reforçaram a necessidade delas deixarem suas residências, pois há risco de desabamento.

DESLIZAMENTO

Como está chovendo há quase 20 dias seguidos em Barra Mansa, desde o dia 20 de dezembro, as áreas de encostas estão com alto acúmulo de água, o que vêm gerando ocorrências de deslizamento, como a ocorrida nesta quinta-feira, no Jardim Primavera.

“Enxurrada e terra entraram em algumas casas da Rua Bernardo Manoel da Silva. As famílias conseguiram salvar seus pertences e não chegaram a ficar desalojadas ou desabrigadas. Mas, prontamente, assim como no bairro Nova Esperança, onde houve alagamento da Rua Florianópolis devido a transbordamento do Rio Barra Mansa, equipes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos estiveram no local prestando auxílio aos moradores”, destacou a gerente de Proteção Básica da Secretaria, Cátia Batista.

LIMPEZA

Equipes do Saae também compareceram prontamente aos locais para providenciar a limpeza das vias e retirada de entulhos. Na manhã desta sexta-feira, os trabalhos continuam nos locais.

“Estamos com dificuldade de tirar o material devido a terra estar muito líquida ainda. Acreditamos que até às 16h de hoje, se não chover de novo, terminaremos os serviços. Já retiramos oito caminhões de lama da Rua Bernardo Manoel da Silva, somando 60 toneladas”, explicou o coordenador Administrativo Financeiro do Saae-BM, José Geraldo Mattea Salgado Santos, o Zeca.

Em seguida, equipes do Saae-BM vão iniciar a limpeza da Rua José Henrique Batista, no Roselândia II, onde houve deslizamentos de terra. Os trabalhos devem ser concluídos neste sábado (8). A estimativa é de que 150 toneladas de terra serão retiradas do local - o que corresponde a 20 caminhões.

NÍVEIS DOS RIOS

Apenas o Rio Barra Mansa transbordou na noite de quinta-feira, nos bairros Nova Esperança e Jardim Primavera. O Rio Bananal chegou ao limite, na altura dos bairros Colônia e Santa Maria II. Já no Paraíba do Sul equipes da Defesa Civil registraram a cota de 3,20m, sendo que o nível normal é de 2,50m.

De acordo com dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), há previsão de chuvas para Barra Mansa até o próximo dia 11, na classificação de leve a moderada, podendo chegar até 25mm para o dia todo.

ALERTA

O secretário de Ordem Pública, capitão Daniel Abreu, destaca que equipes da Guarda Municipal também atuam durante as ocorrências. Inclusive foram enviadas às vias alagadas na nesta quinta-feira para orientar os condutores e evitar possíveis acidentes e danos.

“Neste período de chuvas, acompanhamos e atuamos diuturnamente, visando dar toda assistência possível à população e mitigar possíveis prejuízos e riscos. Estamos com todo sistema de Sirenes de Alerta em funcionamento e com nossos guardas municipais e agentes da Defesa Civil prontos para apoiar a população, se necessário”, disse o secretário.

Capitão Daniel Abreu também destacou o trabalho de monitoramento das equipes. “Estamos diariamente nas áreas de risco da cidade para antecipar possíveis ocorrências, como o transbordamento de rios que cortam nosso município (Barra Mansa, Bananal e Paraíba do Sul)”.

As pessoas que precisarem de auxílio ou que puderem informar possíveis situações de risco podem acionar a Defesa Civil através do telefone 199 ou a Guarda Municipal, pelos números: (24) 3028-9339 ou 3028-9369.

Rio registra queda nos atendimentos de pacientes com síndrome gripal

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou uma queda acentuada nos atendimentos de síndrome gripal nas UPAs da rede estadual nos últimos dias do ano e no dia 1º de janeiro.

A semana epidemiológica 52 (26.12 a 01.01) registrou uma diminuição de 66,5% na média móvel de atendimentos de pacientes com síndrome gripal nas 28 UPAs da rede estadual. Na semana 51 (19.12 a 25.12), a diminuição foi de 29,7%.  O declínio no número de casos foi registrado a partir da semana 50 (12.12 a 18.12), uma redução de 18,8%.  

As UPAs chegaram a atender mais de duas mil pessoas em um único dia. A abertura de centros de acolhimento e atendimento  junto a sete unidades ajudou a agilizar o atendimento aos pacientes com síndrome gripal. De 3 de dezembro a 2 de janeiro, foram realizados mais de 12 mil  atendimentos nas estruturas montadas junto às UPAs.

Em todo o ano de 2021, foram registrados 678 casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada pelo vírus Influenza, 564 deles em dezembro.  No ano, foram 129 óbitos por síndrome respiratória aguda grave - 24 mortes por H3N2 e 105 por Influenza A não subtipada. Em dezembro, foram notificados 117 óbitos, sendo  17 por H3N2 e 100 por Influenza A não subtipada.

Suspeito é detido ao ser flagrado com arma e munições num ferro-velho no bairro Vila Americana

Um suspeito foi detido ao ser flagrado com armas e munições no km 283 da Rodovia Lúcio Meira, altura do bairro Vila Americana, em Volta Redonda.

O caso aconteceu no fim da madrugada deste sábado (8), durante averiguação de homem armado que teria invadido um ferro-velho.

No local os policiais ouviram de um homem que o seu estabelecimento foi invadido por um suspeito para roubo de peças de carro. 

Durante as buscas no interior da loja, além de um suspeito, uma pistola calibre 380 com um carregador e 18 munições calibre 380, um coldre, uma mochila com ferramentas, dois capacetes e uma moto Honda/Twister com placa de Utanhadu, Minas Gerais foram apreendidos.

O caso foi encaminhado a 93ª DP.

Identificado corpo de homem encontrado dentro de córrego na Vila

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: José Roberto Mendonça  

Foi identificado como Fábio dos Anjos Cardoso, de 39 anos, o corpo do homem encontrado na manhã deste sábado (8) no córrego da Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. O cadáver estava boiando de bruços boiando no córrego que passa pelas ruas 18-B e 18-A. 

O rabecão do Corpo de Bombeiros foi acionado e removeu o corpo ao Instituto de Criminalística Carlos Éboli. 

As causas da morte eram desconhecidas no momento desta publicação. Pertences da vítima estava próximo ao corpo.

Vídeo: assalto a escritório de fazenda no bairro Roma

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um assalto a um escritório de uma fazenda foi registrado na tarde desta sexta-feira (7) no bairro Roma, em Volta Redonda. Uma mulher de 37 anos e um jovem de 21 foram rendidos e tiveram seus pertences levados.

O fato ocorreu na Fazenda São Luiz, que fica na Estrada Francisco Vilella Arantes. Um homem vestido de uniforme de uma empresa de equipamentos de refrigeração com capacete na cabeça entrou com a arma em punho exigindo que as vitimas passagem tudo de valor no local.

Da mulher foram levados um aparelho celular Xiaomi, R$ 150,00 em espécie e sua carteira com documentos. Já o jovem teve um celular Moto G e duas chaves, sendo uma da porteira e outra, aparentemente, de algum veículo, levados.

Câmeras de segurança chegaram a gravar a ação dos criminosos. Buscas foram feitas mas eles não foram encontrados. Confira o vídeo abaixo:

Pelo menos 15 pessoas são atingidas por queda de pedra em lago de Furnas em MG

Um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas, atingiu três embarcações com turistas neste sábado (8).

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Piumhi há mais de 15 vítimas e ainda não se sabe se houve mortes.

Um vídeo que circula pela internet e cuja veracidade foi confirmada pelos Bombeiros mostra o momento em que um dos cânions atinge as lanchas.

Atualização 

O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de cinco pessoas até o momento. Seis turistas foram atendidos com ferimentos leves e três pessoas em estado grave.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Mapa de risco da Covid-19: região Sul Fluminense apresenta bandeira verde

Taxa de positividade teve aumento na última semana de dezembro, mas dados ainda não refletem nesta edição do mapa

A 63ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (07.01) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que a região Sul Fluminense está classificada em bandeira verde. A análise compara as semanas epidemiológicas 51 (de 19 a 25 de dezembro) e 49 (de 05 a 11 de dezembro).

A partir de meados da 52ª semana epidemiológica (de 26 de dezembro a 01 de janeiro), foi identificado um aumento repentino na taxa de positividade dos testes de RT-PCR para detecção da Covid-19. A taxa passou de 1,4%, no fim de dezembro, para mais de 20% nos primeiros dias de janeiro. Esse aumento ainda não se reflete nesta edição do mapa de risco, que traz dados de semanas anteriores. Importante ressaltar que os indicadores utilizados para análise do mapa levam em consideração a capacidade instalada (leitos e taxa de ocupação)  e o aumento no número de óbitos e internações, além da taxa de positividade. Até o momento, esses dados não apontam para uma piora da situação de risco da Covid-19, sendo reflexo do avanço da vacinação em todo o estado.

- Estamos diante da circulação de uma nova variante com alta capacidade de transmissão. Porém, até o momento, não estamos vendo um agravamento dos casos, que em geral se apresentam de forma leve e até sem sintoma. Parte disso se deve ao grande percentual da população imunizada. Por isso, é extremamente importante que o calendário vacinal seja observado com atenção. Quem ainda não tomou a segunda dose deve procurar um posto de saúde o mais rápido possível, assim como as pessoas que já podem receber a dose de reforço - diz o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

No estudo da SES, cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

Testagem -  Com a alta procura por diagnóstico da Covid-19, a SES está ampliando a capacidade de realização de testes para detecção da doença no estado. Nesta sexta-feira (07.01), foram inaugurados seis centros de testagem para casos leves ou de pessoas que tiveram contato com alguém que testou positivo há quatro ou cinco dias. São estruturas montadas nas UPAS da Tijuca, Marechal Hermes e Penha, na Zona Norte, e Bangu, Campo Grande II e Jacarepaguá, na Zona Oeste. O atendimento ocorre de segunda a domingo, das 8h às 18h, e a capacidade de testagem é de 200 exames por dia. A partir de segunda-feira (10.01), os testes deverão ser agendados pelo site da Secretaria de Saúde (www.sauderj.gov.br).

Pacientes com sintomas moderados a graves, como febre acima de 37,5 e dificuldades respiratórias, deverão procurar diretamente uma UPA ou emergência hospitalar, onde realizarão o teste e passarão por atendimento médico para avaliação do quadro de saúde. As 28 UPAs do estado (veja aqui os endereços) também estarão realizando atendimento e testes para casos moderados e graves da doença.

Gerente do tráfico é preso no bairro Santa Lúcia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PM
Um um homem suspeito de ser o gerente do trafico de drogas no bairro Santa Lúcia foi preso na tarde de desta sexta-feira (7) em Barra Mansa.

A PM informou que com o acusado, de 22 anos, foi apreendido uma pistola calibre 380 com 10 munições intactas. O acusado já havia trocado tiros com policiais dias atrás.

Ele foi apresentado na 90ª DP (Delegacia de Polícia), onde foi autuado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, permanecendo preso.

Acidente provoca congestionamento de mais 5 quilômetros na Dutra, em Barra Mansa

Foto: PRF
Um acidente na tarde desta sexta-feira (7) provocou mais cinco quilômetros de congestionamento na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa. O engavetamento envolvendo três carros mais um carreta que deu L aconteceu no km 279, sentido São Paulo.

A PRF informou que não houve vitimas, o transito no local ficou parcialmente interditado até a remoção dos veiuclos e os condutores foram orientados a preencher DAT pela internet.

Ponte Pequetito Amorim é interditada

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O transito foi interrompido sob a Ponte Pequetito Amorim, que liga os bairros Aterrado e Niterói. A interdição ocorreu por causa do nível do Rio Paraíba do Sul, que transbordou devido às chuvas das últimas horas e invadiu a pista no trecho. Não há previsão de quando a via será liberada, uma vez que o tempo deve permanecer chuvoso durante todo o dia. O local foi sinalizado com cones.

De forma preventiva, a GMVR também interditou outras vias de acesso no entorno da ponte, a fim de evitar que ocorra algum acidente.

O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, alertou para a gravidade da situação, devido ao alto volume de chuvas nos últimos dias.

“É preciso andar com cautela e não abusar da velocidade nesses dias, devido aos bolsões de água que se formam por causa do grande volume de chuva. Todo cuidado é necessário e estamos sempre de prontidão para tomar as decisões que salvam vidas”, destacou Luiz Henrique.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Colisão caminhão e bicicleta deixa perna de homem dilacerada em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um homem teve a perna esmagada após ser atingido por um caminhão na Rua José Domingos Dantas, no bairro Boa Sorte, em Barra mansa. O acidente aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (7).

De acordo com as primeiras informações, a vitima estava se locomovendo de bicicleta quando o caminhão fazia uma manobra e o condutor não teria avistado o ciclista.

Equipes do Samu e Bombeiros estiveram no local e fizeram o primeiro atendimento a Jorge Ramos, de 72 anos, removendo a vitima para a Santa Casa de Barra Mansa, onde passa por cirurgia.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Acusada de atacar companheiro com óleo quente em Resende é presa em SP

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma mulher, acusada de tentativa de homicídio qualificado pela utilização de meio cruel, foi presa nesta quinta-feira (06/01) em São Paulo. Contra ela havia um mandado de prisão pendente.

De acordo com a delegacia de Resende (89ª DP), o crime foi cometido no dia 14 de outubro do ano passado. Após ter ficado insatisfeita com o término do relacionamento com o companheiro, ela esperou a vítima dormir, ferveu uma panela com óleo e derramou sobre o corpo dele. O homem ainda se encontra internado para a recuperação de várias sequelas deixadas pelas queimaduras em seu corpo.

Inicialmente, a mulher foi procurada na cidade de Borda da Mata, em Minas Gerais. Lá, contudo, foram informados de que a autora havia se mudado para a cidade de São Paulo. Com o apoio da Polícia Civil paulista, foi possível localizá-la no bairro de Santo Amaro.

Cinco pessoas ficam feridas durante disparos de arma de fogo na Praia do Anil

Disparos de arma de fogo provocou o ferimento de cinco pessoas na madrugada desta sexta-feira (7) em Angra dos Reis.

Policiais militares relataram que durante patrulhamento na Praia do Anil, durante um evento, foram acionados por populares que informaram que um homem estava fazendo disparos de arma de fogo.

Ao averiguar os fatos, os agentes encontraram uma jovem ferida caída ao chão, ele foi socorrido ao pronto socorro.

Os policiais ainda foram informados de que outras quatro pessoas também foram feridas e socorridas para o Pronto Socorro e para o Hospital de Japuíba.

A ocorrência foi encaminhada para a 166ª DP de Angra dos Reis. Até esta publicação não havia informação sobre a prisão do autor dos disparos.

RJ-155 é parcialmente liberada e Defesa Civil alerta para riscos de mais desmoronamentos


O trecho da Rodovia Engenheiro Francisco Saturnino Braga, a RJ-155, foi liberada parcialmente durante a madrugada desta sexta-feira (7), na altura do segundo túnel. O local ficou interditado após desmoronamento de terra no final da noite de ontem.

Segundo a Defesa Civil do município de Angra dos Reis, ao longo da rodovia, trechos foram parcialmente interditados devido aos riscos de desmoronamentos provocados pelas intensas chuvas dos últimos dias.

A orientação é para que motoristas evitem passar pela rodovia pois há risco de interdição a qualquer momento devido aos pontos críticos provocados pelo excesso de água das chuvas.

Equipes seguem trabalhando ao longo da rodovia e os condutores dever ter atenção redobrada.

Chuvas causam danos em estradas rurais de Barra Mansa

Condutores que precisarem passar pelos locais precisam manter atenção redobrada em razão da queda de barreiras, buracos, atoleiros e deslizamentos

www.radioacesafm.blogspot.com
O serviço de recuperação de todas as estradas rurais de Barra Mansa se iniciou, devido aos danos causados pelas chuvas que atingem a cidade há 18 dias. O secretário da Pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, destacou que há pontos críticos para o trânsito. Condutores que precisarem passar pelas vias precisam manter atenção redobrada em razão da queda de barreiras, buracos, atoleiros, deslocamento de tubulação e deslizamentos.

“O estado é crítico nas estradas: Santa Rita x Amparo; Amparo x São Joaquim; Floriano x Rialto e Rialto x Resende. A condição de tráfego é ruim na via que liga a Fazenda do Salto a Floriano e na estrada São Genaro x Cafarnaum, que está praticamente intransitável. Estamos com equipes nestas áreas, tentando resolver os problemas o mais breve possível, a fim de liberarmos as passagens, deixar livres os corredores das linhas de leite. As chuvas têm dificultado o nosso trabalho”, disse o secretário, pedindo para que as pessoas evitem trafegar pelos locais, mas caso seja necessário, redobrem a atenção.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, chove direto na cidade desde o dia 20 de dezembro.

“Entre chuvas fortes e mais amenas, registramos com nossos pluviômetros 250 mm de chuva em Barra Mansa no mês de dezembro. Este número é alto e causou um acúmulo de água na área de encosta muito grande. Isso ocasiona deslizamentos. Registramos ocorrências tanto dentro da área urbana, quanto da rural – como no distrito Santa Rita de Cássia, onde atendemos uma ocorrência no dia 14 de dezembro”, explicou João Vitor.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC / Inpe), vai chover até o próximo dia 11 na cidade.

Até o momento, os níveis dos rios que cortam a cidade (Barra Mansa, Bananal e Paraíba do Sul), estão dentro do que é considerado seguro pela Defesa Civil, sem risco de transbordamento.

Moradores que precisarem de assistência devido às chuvas podem acionar a Defesa Civil através do telefone 199.

Chuva afeta abastecimento de água em bairros de Volta Redonda

O Saae de Volta Redonda informa que as elevatórias da Vila Americana, Rua Recife e Nova São Luiz ficaram sem energia elétrica por quatro hora nesta quinta-feira, dia 6.

Já a ETA Belmonte teve que operar com 3 das 4 bombas normais. Com isso, pode haver desabastecimento em alguns bairros nesta sexta-feira, dia 7, principalmente nos bairros Santo Agostinho, Parque do Contorno, Nova Primavera, Dom Bosco e Nova São Luiz.
 
A recomendação é que para que a população economize água.

Comporta da barragem de Santana é aberta e ribeirinhos devem ficar alerta

Rio Piraí
Os ribeirinhos do Rio Piraí e do Paraíba devem ficar em alerta com o inicio da abertura da barragem de Santana, em Santanésia, no município de Piraí.

A Secretaria de Defesa Civil de Barra do Piraí informa que a Light iniciou a abertura por volta dás 5 horas, após a elevação gradual dos dois rios.

Uma equipe da Defesa Civil foi deslocada para orientar a população que moram as margens dos rios. Agentes da Secretaria de Assistência Social estão de prontidão para preparação de possíveis afetados.

Elevação dos rios

O alto volume de água no Piraí se deu por conta das chuvas que caíram à montante da barragem de Santana, principalmente nos municípios de Lídice e Rio Claro. 

Desde as primeiras horas da noite de quinta, 6, os agentes da Defesa Civil foram avisados pela Light de tal fenômeno natural e avisaram a população ribeirinha. Já no início da madrugada de sexta, a Light também avisou à secretaria que o Paraíba do Sul também teria sua vazão elevada, por conta das chuvas nos municípios à montante, como Volta Redonda e Resende, que auxiliaram no aumento do volume de água.

A dupla Maiara e Maraísa faz show em comemoração aos 520 anos de Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A dupla Maiara e Maraísa se apresentou nesta quinta-feira, dia 6, na festa de 520 anos de emancipação de Angra dos Reis. Mesmo com a chuva, o publico se empolgou ao comparecer à Praia do Anil. Além dos grandes sucessos, cantados em coro pelos fãs, a dupla ainda cantou parabéns a cidade.
 
A festa segue nesta quinta-feira com a apresentação de Zé Felipe. No dia 13 quem se apresenta é o pagodeiro Dilsinho e fechando a festa, no dia 14, haverá o show do Jota Quest.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

VR: Cerca de 60 mil atendimentos são oferecidos a pessoas em situação de vulnerabilidade social em 2021

Número representa um aumento de 149% em relação a 2020

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O número de atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social em Volta Redonda chegou a 59.164 em 2021, o que representa um aumento de 149% em relação ao que foi realizado em 2020, que registrou 23.722 atendimentos. A marca representa um recorde da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC). 

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Básica (DPB), Rosane Marques, a Branca, o levantamento desses dados é importante para avaliar o trabalho e para continuar avançando na assistência social no município. 

“É de extrema importância captar os dados dos atendimentos e serviços realizados em nossas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social, para avaliarmos como o trabalho vem sendo desenvolvido e para traçar estratégias para ampliação dos atendimentos. Nosso maior desejo é levar a população de Volta Redonda para participar de todas as ações da assistência social que acontecem nos 31 centros que já reabrimos”, destacou. 

O aumento do número de atendimentos faz parte do resultado das estratégias criadas pela Smac para avançar na questão social da cidade. Entre as ações, está a reorganização dos serviços socioassistenciais, de acordo com a tipificação, otimizando os serviços, descentralizando e expandindo os atendimentos para os bairros e, assim, identificando e alcançando o usuário de maneira mais rápida. 

Um exemplo disso está nos dados referentes ao Cadastro Único (CadÚnico). De janeiro a dezembro de 2020, foram atendidas apenas 2.087 novas famílias para inclusão e atualização do cadastro. No mesmo período, em 2021, 9237 famílias procuraram o atendimento para serem contempladas com os benefícios da assistência social. 

“No início da gestão, nosso secretário colocou os entrevistadores do CadÚnico para atuar diretamente nos CRAS, ficando mais próximo da população, evitando que o cidadão viesse até a sede para incluir ou atualizar o cadastro. Isso fez com que mais pessoas aderissem ao Cadúnico, que é a principal porta de entrada para ter acesso a benefícios da assistência social”, explicou a diretora. 

Todas essas informações estão disponíveis no Registro Mensal de Atendimento (RMA), disponível pelo Sistema de Autorização e Autenticação do Ministério da Cidadania, do Governo Federal, por meio do link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/atendimento/auth/index.php. 

Segundo o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, a reabertura das unidades que não estavam em funcionamento foi um dos fatores que contribuíram para a mudança expressiva no número de atendimentos. 

“Quando retornamos para a gestão da SMAC, em 2021, encontramos inúmeros CRAS fechados e alguns funcionando com pouco pessoal e de portas fechadas. Estávamos no auge da pandemia e a população mais vulnerável precisava ter acesso às unidades de assistência social. Por isso, achei que era essencial reabrir todos os equipamentos. O resultado está aí. Expandimos muito a oferta dos serviços, zeramos a fila de espera e hoje não existe mais o agendamento para o Cadastro Único”, disse Munir. 

O secretário atribui, ainda, essa melhoria ao prefeito Antônio Francisco Neto e a toda nova gestão, que tem essa preocupação de fazer uma política pública de assistência social, olhando com carinho e atenção para os menos favorecidos. 

“A pedido do prefeito, agilizamos a compra dos benefícios eventuais, como as cestas básicas. Reorganizamos, identificamos qual era a demanda e realizamos o atendimento. Estamos finalizando a implementação do cartão do vale-alimentação, pelo qual o cidadão vai poder comprar seu próprio mantimento nos estabelecimentos comerciais que estarão conveniados. Isso irá possibilitar que esses alimentos cheguem mais rápido nas casas dos beneficiados, uma vez que o processo de compra de cestas básicas é muito burocrático. Diferente do governo anterior, nós olhamos as pessoas em situação de vulnerabilidade social como sujeitos de direitos, e não como assistencialismo”, explica o secretário. 

Sistema Único de Assistência Social


A Smac entregou na Secretaria Municipal de Estratégia Governamental (Gegov) uma matéria que será enviada para a Câmara Municipal, instituindo a Lei do SUAS – Sistema Único de Assistência Social – que tem em seu principal objetivo, a regulamentação dos serviços da assistência e seus benefícios, fortalecendo cada vez mais a Política Nacional de Assistência Social no município. 

“Iremos implementar outros programas dentro do SUAS, expandindo a oferta de serviços para todos os cidadãos que são atendidos pela SMAC”, destacou Munir.

Deslizamento é registrado em Ipiabas

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Defesa Civil registrou um deslizamento de terra na altura da Fazenda da Prosperidade, na reta em direção a Barra do Piraí, altura do distrito de Ipiabas. Os motoristas devem ter cautela em ambos os sentidos.

Até o momento não registro de desabrigados e nem de vitimas.

O monitorando as vazões do rio Piraí seguem e, por conta das fortes chuvas que caíram sobre as cidades à montante da barragem de Santana, há evolução gradual. Por conta disso, a população deve permanecer em Estado de Alerta.

Neste momento, a chuva deu uma trégua em Barra do Piraí. Porém, choveu muito na microrregião do Centro Sul Fluminense.

Quanto ao rio Paraíba, apesar do aumento da vazão, está sendo monitorado.

Identificado homem morto com vários tiros no bairro Dom Bosco

Um homem foi assassinado a tiros na tarde desta quinta-feira (6) em Volta Redonda (RJ). O crime aconteceu na Rua Arthur Bernardes, no bairro Dom Bosco.

A vítima foi identificada como Marcos Paulo da Silva, de 33 anos, segundo informou o Corpo de Bombeiros que chegou ao local e encontrou a vitima já morta.

De acordo com testemunhas, a vítima foi atingida por vários disparos de arma de fogo. O assassino fugiu.

A policia ainda levanta as informações sobre o ocorrida. O caso está sendo registrado na 93ª DP.

Polícia apreende 1,5 milhão de reais na Dutra

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Cerca de R$ 1,5 milhão foram apreendidos na madrugada desta quinta-feira (6) na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí. A ação faz parte da Operação Missão Redentor contra o tráfico de drogas.

O dinheiro foi encontrado por policiais federais escondido na lataria de uma caminhonete. De acordo com as informações obtidas, o dinheiro teria saído de comunidades sob a influência de facção criminosa em atuação no Rio de Janeiro.

O dinheiro, o veículo e o seu condutor foram encaminhados à Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro/RJ, onde foi instaurado inquérito para continuidade da investigação.

Defesa Civil de Barra do Piraí alerta moradores em região ribeirinha

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Barra do Piraí informa que acompanha os trabalhos da Light na Usina Elevatória de Santa Cecília, no Centro.

De acordo com a nota, houve o acompanhamento de técnicos da Light - concessionária de energia -, que informaram que os trabalhos que estão sendo executados visam a manutenção corretiva e preventiva são necessárias e normais.

Frisaram que não há qualquer risco à população em decorrência destas operações. Ainda segundo estes técnicos, as atividades devem perdurar por, aproximadamente, um mês.

A Defesa Civil solicita aos moradores que procurem informações oficiais e fiquem atentos a possíveis fakes news espalhadas.

Chuva

A mesma secretaria recebeu, há pouco, informações da Light - concessionária de energia elétrica - o "Alerta de Atenção" devido às fortes chuvas na região de Lídice e Rio Claro, na tarde desta quinta, 6.

A empresa informou que permanece monitorando os níveis do rio Piraí. Havendo necessidade, será emitido Alerta para aviso aos moradores. No momento, Barra do Piraí entra em estado de "Atenção".

Estado de Atenção

Com as chuvas na tarde desta quinta-feira, dia 6, a Secretaria de Defesa Civil da Prefeitura de Barra do Piraí informa que há risco de inundação no Rio Piraí. Equipes estão percorrendo os bairros ribeirinhos do rio Piraí, emitindo este alerta de risco.

DEFESA CIVIL INFORMA 

Chove em toda a microrregião do Centro Sul Fluminense. O rio Piraí encontra-se em elevação. No momento, Barra do Piraí entra em estado de "Atenção". Quanto ao rio Paraíba, apesar do aumento da vazão, está sendo monitorado.

Chuva alaga Avenida do Trabalhadores na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda; veja vídeos

A chuva que caiu na tarde desta quinta-feira (6) alagou diversos pontos em municípios da Região Sul Fluminense. O volume de chuva foi expressivo sobre a cabeceira do rio Barra Mansa que se encontra próximo da cota de emergência, segundo a última medição feita pela estação do Inea na Fazenda UBM, a população ribeirinha deve ficar atenta para o possível transbordo do rio nas próximas horas.
 
No distrito de Lídice, em Rio Claro, a quantidade de chuva voltou provocar problemas. A rodovia Engenheiro Francisco Saturnino Braga —  RJ-155 —, que liga Barra Mansa a Angra dos Reis registrou diversos pontos de alagamentos e deslizamentos de terra.

Em Volta Redonda, houve aumento do nível do Córrego Secades com o elevado de queda de água na região.

 Previsão 

Uma nova área de instabilidade avançou de Resende em direção a Porto Real, Quatis, Barra Mansa e Volta Redonda, foi a segunda pancada de chuva desta tarde de hoje na região do Médio Paraíba Fluminense.

Disque Denuncia busca informações que levem a identificação dos autores da morte de policial em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Portal dos Procurados divulgou no fim da tarde desta segunda-feira (03) um cartaz para ajudar a identificar e prender os envolvidos na morte do policial penal da Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria (Seap) Maximiliano de Souza Soares.

O agente foi assassinado a facadas na madrugada de segunda-feira, dia 3 de janeiro, em Volta Redonda, no Sul Fluminense. As investigações estão a cargo da 93ª DP (Volta Redonda).

O corpo foi encontrado embaixo do Viaduto Nossa Senhora das Graças, no bairro Aterrado. De acordo com o Disque Denúncia, os policiais encontraram um pedaço de faca fincada no corpo da vítima. A perícia encontrou duas marcas produzidas pelas facadas, uma embaixo do braço e uma no pescoço. Um celular e R$ 2 em dinheiro foram encontrados também pelos agentes no local onde o homem estava.

Policiais da distrital estiveram no local, fizeram pericia e buscam câmeras de segurança na região, que possam levar a autoria do crime. Maximiliano foi primeiro agente de segurança assassinado no ano de 2022. No ano de 2021, em um levantamento realizado pelo Portal dos Procurado apontou que 78 policiais foram assassinados em ações violentas de criminosos no Estado do Rio de Janeiro.

O Disque Denúncia recebe informações sobre a identificação e localização dos envolvidos neste crime, nos seguintes canais de atendimento: WhatsApp do Portal dos Procurados: (21) 98849-6099, (21) 2253 1177 ou 0300-253-1177, aplicativo “Disque Denúncia RJ”,Facebook/(inbox), Twitter e Site. Em todas as plataformas digitais, o anonimato é garantido.

Morre mais uma vitima do acidente na Rodovia do Contorno

Morreu mais uma vitima do acidente que envolveram dois carros na tarde do último dia 31 de dezembro na Rodovia do Contorno, no bairro Jardim Mariana, em Volta Redonda. No acidente morreu também a jovem Eduarda Gomes Reis, de 23 anos, ela conduzia o outro carro.

Gilson de Almeida de Alcântara, de 57 anos, estava internado há seis dias no Hospital São João Batista em estado grave e não resistiu aos ferimentos na madrugada de hoje.

A segunda vitima fatal do acidente estava trabalhando de motorista de aplicativo no momento do acidente.

Ainda segue internado a terceira vitima, Aurismarr Chaves de Oliveira, 24, era o namorado de Eduarda. Outras duas pessoas – uma criança de oito anos e uma jovem de 28 – também ficaram feridos. A criança teve alta no seguinte ao acidente.

O acidente está sendo alvo de uma 'encrenca' entre o prefeito Neto e o proprietário da construtora do condomínio que fica em frente ao trevo de acesso, Mauro Campos. Eles culpam um ao outro a responsabilidade da obra mal feita e que vem provocando percas de vidas.

Caminhonete capota após ser atingida por carro na Via Sérgio Braga

Um acidente na manhã desta quinta-feira (6) assustou quem passava pela Via Sérgio Braga, na altura do bairro Ponte Alta, em Volta Redonda. Uma caminhonete capotou após colidir contra um carro na altura de um concessionaria de automóveis, sentido Barra Mansa.

Ninguém ficou ferido. O transito no loca ficou lento e a Guarda Municipal segue orientando os motorista que trafegam pela via.

Os dois veículos seguiam sentido Barra Mansa, um pela via Sérgio Braga e ou pela Via Expressa Afrânio Bastos e colidiram no momento da junção das duas pistas.

Peso homem acusado de homicídio em Resende

Foi preso na noite desta quarta-feira (5) um homem acusado de homicídio qualificado em Resende. Ele foi flagrado na Avenida das Camélias, no bairro Cohab - distrito de Engenheiro Passos.

Isaque - Vulgo Dentinho, de 23 anos, foi visto em atitude suspeita e, quando abordado, nada de ilícito foi encontrado com ele, porém, ao ser consultado aos dados ao sistema de informação ao cidadão foi constatado haver um mandado aberto por homicídio.

O caso foi encaminhado à 89ª DP, onde ficou preso a disposição da justiça.

Homem e mulher são presos com 280 pinos de cocaína no bairro Vila Maria

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem de 25 anos foi preso em flagrante durante patrulhamento na noite desta quarta-feira (25)em Barra Mansa. O caso aconteceu no bairro Vila Maria, durante patrulhamento.

Segundo a PM, ao ser questionado sobre o material, o suspeito disse que havia recebido de uma mulher, indicando também o endereço da entrega. 

Após buscas, a suspeita foi localizada e foram apreendidos outros 255 pinos da mesma droga. 

A ocorrência foi registrada na 90ªDP.

Volta Redonda registra a segunda morte por Influenza A

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou nesta quarta-feira, dia 5, o segundo óbito por Influenza A (H3N2) em Volta Redonda. A vitima é idoso de 71 anos que estava internado no Hospital Regional Zilda Arns. A vítima sofria de problemas crônicos de saúde (comorbidades). A confirmação da causa da morte veio através de exame. O paciente testou negativo para Covid-19.

A SMS destaca que houve, desde o início de dezembro, um aumento expressivo no número de síndromes gripais em todo o estado do Rio de Janeiro e outras regiões do país. A secretaria de Saúde segue monitorando as notificações de casos na rede pública e privada. 

Cuidados adotados na prevenção ao coronavírus também ajudam a evitar a contaminação pelo vírus H3N2, são eles: uso de máscara facial em todos os ambientes, distanciamento social e higienização das mãos com álcool 70%.

A secretaria, ressalta, que pessoas com sintomas gripais devem buscar o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs). Os moradores são classificados, atendidos e realizam o teste para Covid-19 após avaliação da equipe de saúde. 

Pacientes com complicações e sinais de gravidade são encaminhados à rede de urgência do município. Tanto a Atenção Básica quanto a rede de emergência possuem testes para o diagnóstico da doença.

Justiça nega habeas corpus à PMs acusados pela morte de estudante no Rio

Os dois policiais militares denunciados pela morte da estudante Maria Eduarda Alves da Conceição tiveram negado seu pedido para suspender o andamento do processo até que seja avaliada a alegação de ilicitude do laudo de exame de confronto balístico. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, negou a liminar em recurso apresentado pela defesa dos PMs.

A estudante de 13 anos foi atingida em março de 2017 por quatro disparos, quando os dois PMs trocavam tiros com traficantes perto da Escola Municipal Jornalista Escritor Daniel Piza, em Acari, Zona Norte do Rio de Janeiro. No momento do confronto, a escola se encontrava em pleno funcionamento e a menina fazia aula de educação física na quadra.​​​​​​​​​

A defesa dos policiais impetrou habeas corpus no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) contra a decisão do juízo de primeiro grau que indeferiu o pedido de declaração de ilicitude do laudo de exame de confronto balístico anexado aos autos.

Defesa alega quebra na cadeia de custódia da prova

O TJRJ entendeu que o habeas corpus não era a via adequada para a discussão da controvérsia apresentada – quebra na cadeia de custódia. No STJ, a defesa dos policiais reiterou seus questionamentos contra a decisão de primeiro grau, afirmando que o exame de confronto balístico – utilizado como principal fundamento da denúncia – seria "absolutamente imprestável".

Segundo a defesa, a conclusão do laudo pericial se deu com base em prova (fragmento de revestimento de latão) distinta daquela encontrada no corpo da vítima – logo, em flagrante quebra da cadeia de custódia, o que ensejaria nulidade absoluta.

O presidente do STJ, ao analisar o pedido de liminar para sobrestar a ação penal até o julgamento do mérito do recurso em habeas corpus, não verificou flagrante ilegalidade que justificasse o deferimento da medida de urgência no plantão judiciário.

Além disso, como o pedido se confunde com o mérito do recurso, o ministro entendeu que se deve reservar à Sexta Turma do STJ a análise mais aprofundada da matéria, por ocasião do julgamento definitivo.

Barra Mansa segue com aplicação de D1, D2 e D3 contra Covid-19

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Nesta quinta-feira, dia 6, o município de Barra Mansa continuará com aplicações de D1, D2 agendadas e de doses de reforço contra Covid-19. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação de imunização acontece no horário das 9h às 16h nas unidades de saúde dos bairros, e das 9h às 20h no PSF do Ano Bom.

O esquema seguirá com a seguinte ordem: D1 em pessoas com idade igual ou superior a 12 anos (nos postos de saúde dos bairros), D2 agendadas (Coronavac e AstraZeneca centralizadas no PSF do Ano Bom), D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 05 de setembro e a aplicação da D2 da Janssen para quem recebeu a primeira dose até o dia 05 de agosto.
 
Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF. Também é preciso comprovante de residência atualizado (nominal ou em nome dos pais) ou a declaração do posto de saúde. Menores precisam estar acompanhados de um responsável.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Divórcios sobre 113% em 2021 no Rio de Janeiro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Em 2021, mais gente quis se divorciar no Rio. Pelo menos é o que mostram os números do Sistema Verde, base de dados que reúne informações de atendimentos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. O total de casos com os assuntos "divórcio consensual, litigioso e extrajudicial" registrado no sistema foi de 44.928 no ano que terminou, 113% a mais do que em 2020.

Desse total, 31,7% viraram processos na Justiça. A maior parte foi registrada nos núcleos de primeiro atendimento de Campo Grande, Santa Cruz e Bangu. E o pico foi em novembro: 5.500 casos em apenas um mês.

Em 2020, o número total de casos de divórcios no Verde foi de 21.046, sendo que 43,1% foram processuais. As regiões que mais tiveram casos em 2020 foram os mesmos bairros da Zona Oeste do Rio.

Deputados matém veto parcial ao Sistema de Proteção dos Militares

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A maioria dos deputados do Rio de Janeiro (Alerj) votou pela manutenção do veto parcial do governador Cláudio Castro ao projeto de lei 5.181/21, que trata sobre o Sistema de Proteção Social dos Militares. A votação aconteceu nesta terça-feira (05/01), de forma extraordinária, já que os parlamentares estão oficialmente em recesso, foram 43 votos contrários e 24 favoráveis. 

O governador sancionou parcialmente a Lei 9.537/21 no dia 30 de dezembro. Com a votação na Alerj, estes trechos continuam de fora da legislação estadual, entre eles o que aumentaria gratificações para praças e o que garantiria reajuste anual pelo IPCA.

A lei foi uma exigência da legislação federal e alterou diversas regras previdenciárias para os bombeiros e policiais militares. O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), foi favorável à derrubada do veto. “No Parlamento a gente vota e se ganha ou se perde. Mas fiz um compromisso hoje no plenário que em 2022 a Alerj não vai colocar para votar nada que trate sobre esses temas referentes aos vetos mantidos, como parcelas ou percentual de gratificação de servidores”, afirmou o presidente.

Ceciliano também ressaltou que o momento do Estado do Rio é de melhora na arrecadação, motivo pelo qual seria possível valorizar o servidor da segurança pública. “Temos muito desemprego e muita fome, além de sabermos que atualmente o principal problema do Rio é o coronavírus. No entanto, o problema estrutural do estado é a segurança pública. Um estado que arrecadou no ano passado R$ 90,9 bilhões poderia fazer um gesto para a área de segurança. Até porque, em 2016 e 2017 o Rio parou e os servidores foram os mais atingidos. Agora, a situação é outra. Nós perdemos um momento histórico para valorizar o servidor da segurança pública”, ponderou.

Para o líder do governo na Casa, deputado Márcio Pacheco (PSC), era necessário resguardar a legalidade da medida. “Não havia uma questão de disputa. As emendas que aprovamos com relação à Gret são inconstitucionais, já que aumentos de remunerações devem ser de autoria do Executivo, e elas podem ser contestadas por qualquer órgão de controle. O governador quer dar os 150% de reajuste e pretende enviar um projeto sobre o tema à Alerj a fim de dar mais segurança jurídica ao decreto baixado. É importante ressaltar que já no salário de fevereiro os agentes de segurança terão um aumento real de 40%, contando reajustes e gratificações”, afirmou.

Vetos

Os principais trechos vetados pelo governador e mantidos pela Alerj dizem respeito a uma melhor Gratificação de Regime Especial de Trabalho, conhecida como Gret, às praças. Esta gratificação é para recompensar o permanente desgaste físico e psíquico provocado pela elevada tensão emocional inerente à profissão. O tema foi amplamente debatido pela Alerj, e o texto final aprovado em plenário garantia uma Gret às praças de 150% do soldo, ainda inferior aos 192,50% dos oficiais superiores. O valor da gratificação das praças atualmente é de 122,50%.

Segundo os artigos vetados, o aumento seria escalonado, sendo de 135% a partir de 2022 e de 150% a partir de 2023. O Governo justificou o veto destacando o impacto econômico-financeiro da medida e o risco da saída do Estado do Rio do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). No entanto, o Executivo também editou o Decreto 47.902/21, que garante o aumento de 150% das praças, mas muda o escalonamento. De acordo com o decreto, ao invés dos dois anos, o escalonamento passa a ser de cinco anos. Em 2022, a gratificação seria de 128%; em 2023 seria de 133,5%; em 2024 seria de 139%; em 2025 de 144,5% e somente em 2026 atingiria os 150%.

Presidente da Comissão de Tributação da Alerj, o deputado Luiz Paulo (Cidadania) declarou que entrará com uma ação direta de inconstitucionalidade contra o decreto do Executivo. “Esta norma baixada pelo Executivo altera um decreto já revogado, o que o torna inconstitucional. E outro problema é que a Constituição Federal não permite que se dê aumento por decreto, só por lei. Portanto, esse decreto é ilegal e inconstitucional. Vamos representar uma ação direta de inconstitucionalidade no TJRJ. Se o governador, amparado neste decreto, vier a pagar alguém, ele estará cometendo crime de responsabilidade, podendo sofrer processo de impeachment”, explicou o parlamentar.

O governo também vetou o trecho que garantia que o soldo dos militares fosse corrigido anualmente, com base no IPCA acumulado do ano. Ainda foi vetada a contagem para o tempo de aposentadoria do serviço público homologado. Por fim, ainda foram vetados artigos que garantiam direitos às regras antigas aos militares com data de efeito de inativação até 31 de dezembro deste ano, bem como aos que reunissem as condições para aposentadoria até essa data, garantindo paridade entre os servidores.

Debate em plenário

Diversos parlamentares discursaram em plenário, tanto contra quanto a favor da manutenção do veto parcial. Os deputados favoráveis à derrubada do veto argumentaram, sobretudo, que o texto aprovado pela Alerj havia sido amplamente debatido e acordado entre todas as partes.

“É inadmissível ouvir agora que esse substitutivo é inconstitucional. Tivemos vários debates e o governo quebrou todos os acordos feitos nesta casa. No apagar das luzes, fomos surpreendidos com vetos de tudo que foi acordado”, disse a deputada Alana Passos (PSL).

Já os deputados que defenderam a manutenção do veto se prenderam, principalmente, à questão da segurança jurídica. “Devemos ter um compromisso com o Regime de Recuperação Fiscal, sem deixar de olhar atentamente para os servidores. Para gerar aumento de despesas, a matéria tem que ser de iniciativa do governo. As emendas parlamentares que garantiram o aumento da Gret poderiam vir a sujeitar uma insegurança jurídica enorme”, argumentou o deputado Dr. Serginho (REP).

Entenda a lei em vigor

As alterações previdenciárias foram exigidas pela Lei Federal 13.954/19, que também disciplina mudanças para as Forças Armadas, e precisavam ser aprovadas até o final de 2021. A norma estadual determina o aumento de cinco anos do tempo mínimo de serviço para os novos policiais e bombeiros se aposentarem, passando de 30 para 35 anos, com pelo menos 30 anos em exercício de atividade militar. Para os atuais servidores, o texto também prevê um pedágio de contribuição adicional de 17% sobre o tempo restante para aposentadoria. O texto original enviado pelo Executivo recebeu 261 emendas parlamentares e foi amplamente discutido em duas grandes audiências públicas na Casa e em reuniões com líderes partidários.

Segue internada mulher queimada pelo marido em Barra Mansa

Segue internada na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa uma mulher de 49 anos que teve o corpo queimado pelo companheiro em Barra Mansa.

O caso aconteceu no final da noite desta terça-feira (4), na casa do casal, na Rua José Coutinho Carvalho, no bairro São Francisco de Assis.

A PM foi acionada por volta dás 23:30h para comparecer a unidade medica a fim de verificar o caso de vitima de tentativa de feminicídio, no local foi feito contato com a mulher que informou que companheiro jogou produto inflamável e após ateou fogo em seu corpo e logo em seguida fugiu.

A Santa Casa informou que a vitima foi atendida e permanece internada com queimaduras de segundo grau no rosto, peito e barriga e segue estável.

O caso foi encaminhado a 90ª DP para registro da ocorrência e indiciamento do acusado. Até esta publicação não havia informação do paradeiro do procurado pela polícia.

Homem é baleado em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem foi baleado no final da noite desta terça-feira (4) em Barra Mansa. A tentativa de homicídio aconteceu no bairro Vila Maria.

Agnaldo Gomes do Nascimento, de 36 anos, foi levado à Santa Casa de Barra Mansa ferido na perna e não corre risco de morte.

A policia foi informada que dois elementos de bicicleta passaram pelo local e atiraram contra Agnaldo.

A ocorrência foi registrada na 90ª DP.

Atualização

Após ter perca de muito sangue, Agnaldo morreu durante cirurgia na Santa Casa de Misericórdia  de Barra Mansa.

Após troca de tiros, PMs prendem jovem com drogas em Três Poços

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM -VR

Uma ação na tarde de segunda-feira, dia 3, levou a polícia a apreender R$ 44,00 Reais em espécie, 110 pinos de cocaína (138,5 gramas), 10 tiras de maconha (54,8 gramas) e 56 pedras de crack (11,2 gramas) na Rua Dois Irmãos, no bairro Vila Rica Três Poços, em Volta Redonda.

Segundo a PM, equipe do GAT em patrulhamento e buscando verificar informação no endereço, deparou com cinco elementos em atitude suspeita que ao perceberem a chegada dos policias começaram fazer disparos de arma de fogo, houve troca de tiros, porém, ninguém se feriu.

Nas buscas por elementos armados um deles foi alcançado ferido no pé durante a tentativa de fuga. Com ele, foram encontrados 110 pinos de cocaína, 10 tiras de maconha, 56 pedras de crack, uma quantia de R$ 44,00 em espécie e uma folha com etiquetas com a descrição 'MTR Vila Rica pó de 10'.

O elemento de 20 anos foi preso em flagrante e conduzido ao hospital para tratar o ferimento e depois foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda.

Após perícia, foi constatado ser 138,5 gramas de cocaína e 54,8 gramas de maconha e 11,2 gramas de crack.

Menor é detido com drogas no bairro Cruzeiro, em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM -VR

Policiais militares flagraram uma ação do tipo a de trafico de drogas na manhã de segunda-feira (3) na Rua Adelina Martins Barbosa - esquina com a Rua 7 -, no centro de Pinheiral.

Um adolescente 15 de anos foi detido após avistar a viatura e fugir, ele jogou uma sacola ao chão com uma quantia de R$ 180,00 e 11 pinos de cocaína (23 gramas). Após revista mais R$ 20,50 foram encontados no bolso da bermuda.

O caso foi encaminhado a 101ª DP para registro da ocorrência.

Doações de sangue aumentaram 14% no último ano em Barra Mansa

Secretaria de Saúde promoveu sete campanhas, conseguindo também a marca de 2.106 novos voluntários, 5.608 atendimentos e 4.676 bolsas coletadas

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio do Hemonúcleo, divulgou nesta terça-feira, dia 04, o balanço de doações de sangue do ano de 2021. Durante o período, foram realizadas sete campanhas com o objetivo de manter o estoque de sangue em dia. Em comparação ao ano de 2020, quando foram realizados 5.608 atendimentos e 4.037 bolsas coletadas, 2021 obteve aumento de 14%, com 5.608 atendimentos e 4.676 bolsas de sangue. A Pasta também registrou a marca expressiva de 2.106 novos voluntários no último ano.

A coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, comentou os bons números atingidos. “Graças ao bom trabalho da nossa equipe e ao apoio do nosso secretário Sérgio Gomes (Saúde), e do prefeito Rodrigo Drable, conseguimos chegar com nosso estoque de sangue em alta no final do ano, que é a época onde ocorre uma grande procura de bolsas de sangue para emergências”, disse Thaís.

Ela também agradeceu a todos que se empenharam em doar. “Nossos moradores que fazem parte dessa corrente do bem são capazes de salvar vidas. Que neste ano de 2022 possamos trabalhar duro para obtermos resultados melhores ainda”, concluiu a coordenadora do Hemonúcleo.

O secretário de Saúde agradeceu o apoio da população e reforçou a importância de ser um doador. “É um enorme prazer ver que a população da nossa cidade está unida e tem o discernimento sobre a importância de ajudar o próximo que necessita. É importante darmos visibilidade às campanhas de doação e ficarmos atentos aos chamamentos feitos por nossos profissionais”, destacou Sérgio Gomes.  

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. A primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar um ano para doar.

Clínica veterinária amplia em 58% o número de castrações realizadas

www.radioacesafm.blogspot.com
Desenvolvida pela prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, a Clínica Veterinária Municipal, inaugurada em agosto de 2020, realizou 2.437 castrações no ano de 2021. A unidade possui a capacidade de realizar até 15 cirurgias de castração por dia e conta com seis funcionários, entre veterinários e auxiliares. Dentre os procedimentos realizados no último ano, 770 foram em cães e 1.693 em gatos. Em comparação ao segundo semestre de 2020, o aumento foi de 58% de cirurgias realizadas.
 
A administradora da Clinica Clínica Municipal, Jaqueline Pereira da Cunha, informou que além de contar com uma equipe especializada, os funcionários não medem esforços para oferecer um atendimento de qualidade. “Nesse primeiro ano completo de atividades da clínica, obtivemos um excelente número de cirurgias de castração que foram realizadas. Nós da clínica, desde o responsável da limpeza a responsável técnica Dra. Rafaela Fortes, acreditamos que cuidar de cada animal atendido aqui deve ser prioridade”, destacou Jaqueline, acrescentando que no local não são realizadas consultas e nem emergência, somente castração mediante o agendamento via telefone.

“E é de extrema importância que os agendamentos sejam cumpridos. Ano passado tivemos 725 faltas sem avisos, onde prejudica a ação dos veterinários”, ressaltou a administradora.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, comentou com entusiasmo os números atingidos. “Estamos trabalhando com todo o cuidado em todas as áreas da Saúde, a fim de promovermos o melhor aos moradores e tudo que envolve seu convívio. O que temos visto e construído aqui, em relação aos animais de estimação, é assegurar de tudo isso. Agradeço aos profissionais da clínica que muito se empenham em fazer um belo trabalho”, destacou o secretário.

A Clínica Veterinária funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Adolpho Klotz, anexa ao Centro de Lazer do bairro Santa Rosa. As castrações devem ser agendadas previamente, através do telefone (24) 3324-7917 ou (24) 3326-4288.

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Carro pega fogo em rodovia federal no município de Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF

Uma Mitsubishi/Pajero pegou fogo no fim da manhã desta terça-feira (4) em Volta Redonda. O incêndio aconteceu quando o carro circulava pelo km 258 da Rodovia Presidente Dutra, na pista de retorno.

O condutor, único ocupante do veículo, saiu antes que as chamas tomassem todo o veículo. Não houve vítimas, nem congestionamento, apenas lentidão no trânsito do local.

O Corpo de Bombeiros esteve no local debelando o incêndio. O fogo partiu a partir de uma pane elétrica.

O Boletim de Acidente de Trânsito (BAT) foi confeccionado.

Idosa é atropelada na Dutra

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Uma idosa de 90 anos foi atropelada no inicio da tarde desta terça-feira (4) no km 242 da Rodovia Presidente Dutra em Piraí.

A PRF informou que por volta dás 13h30 foi acionada para averiguar o acidente. No local foi apurado que uma caminhonete Fiat/Toro seguia pela faixa da esquerda, quando a vitima tentava atravessar a pista.

A idosa foi socorrida para o Hospital Flávio Leal, após ser atingida pela porta lateral direita da caminhonete.

A unidade médica informou que a vitima sofreu apenas escoriações e sentia dores na perna, mas, já recebeu os cuidados médicos e passa bem.

Foi relatado pelos funcionários do hospital que a idosa já é conhecida na localidade.

Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar é instalada em Barra Mansa

Secretaria de Meio Ambiente instalou nesta terça-feira, 04, um equipamento do Programa MonitorAR no Parque da Cidade

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma Estação de Monitoramento compacta, para a análise de partículas sólidas e gases, foi instalada no Parque da Cidade pela Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa. O objetivo do ‘Programa MonitorAR’ é analisar a influência de empresas da região na atmosfera e cobrar ações para mitigar impactos causados, caso sejam constatados.
 
O secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, destacou que o intuito é iniciar o que será uma série histórica de qualidade do ar em Barra Mansa. “A Estação de Monitoramento é de extrema importância para sabermos se existe alguma influência de empresas em eventos ambientais registrados no município. Assim, poderemos nos munir de informações para cobrar dessas empresas, programas e ações para mitigar os impactos causados, caso sejam comprovados”, destacou o secretário.

Vinícius acrescentou que o Programa MonitorAR poderá ser estendido a outros pontos da cidade. “No futuro, pretendemos ampliar a rede de monitoramento, colocando estações em mais locais. Além disso, vamos disponibilizar os dados da qualidade do ar aos munícipes através de aplicativo ou site”.

De acordo com a gerente de unidade de conservação e recursos hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Carolina Lacerda, inicialmente o aparelho vai emitir relatórios a cada hora, durante dois meses.

“Através das análises conseguiremos monitorar as empresas da região e analisar a influência que elas têm na qualidade do ar na cidade. A Estação de Monitoramento Compacta de Qualidade do Ar (ECMQAr-1G), da GRI Instrument, faz medições de partículas respiráveis (PM2.5) e inaláveis (PM10), além de monóxido de carbono (CO), dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), ozônio (O3), compostos orgânicos voláteis Totais (TVOC), temperatura do ar (T) e umidade relativa do ar (UR)”, explicou Carolina.

As análises serão feitas por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e por alunos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), através de convênio firmado entre o governo municipal e a unidade de Ensino Superior.