Rádio Acesa FM VR: 2024-02-25

sábado, 2 de março de 2024

Índice de mortalidade Infantil cai em Volta Redonda

Redução de indicador comparando dados de 2022 e 2023 mostra resultados positivos de ações da gestão municipal para melhorar assistência à população
Volta Redonda apresentou resultados positivos atestados por dois importantes estudos de desenvolvimento do país – o Ranking Connected Smart Cities e o Ranking de Competitividade dos Municípios – o município registrou recentemente a queda na taxa de mortalidade infantil em 2023, em comparação aos dados de 2022. O levantamento foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com base em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). 

De acordo com os registros apurados agora em fevereiro, o índice de mortalidade infantil, que é um dos principais indicadores de qualidade de vida, foi de 12,9% em 2022, enquanto no ano passado o indicador caiu para 10,5 – ficando próximo à meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que são de 10 óbitos por 1.000 nascidos vivos. 

A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, explica que a taxa de mortalidade infantil é um indicador que expressa a combinação de fatores individuais da mãe da criança, contextuais, hereditários e relacionados à atenção à saúde para crianças menores de um ano. 

“É um indicador da condição de vida e saúde da população. E esse resultado positivo é graças ao esforço do prefeito Neto e da gestão da saúde municipal nos últimos anos, visando à redução da mortalidade infantil. Foram realizadas ações importantes, como a ampliação do acesso ao pré-natal, parto e acompanhamento de puericultura nos serviços de saúde e à atenção hospitalar de qualidade, quando necessário, das crianças menores de um ano”, lembrou Conceição, ressaltando que todos os óbitos infantis e maternos são analisados por um comitê composto por especialistas, que propõem medidas corretivas e investimentos tecnológicos necessários. 

Resultados refletem ações 

Essas ações citadas estão dentro da série que vem sendo implementada pela prefeitura para que a qualidade da oferta de serviços de saúde evoluísse na cidade, desde o retorno do prefeito Antonio Francisco Neto à administração municipal em 2021. 

Para que o indicador de Mortalidade Infantil caísse, por exemplo, foram destaques ações como: cobertura de 83,7% de gestantes com mais de 7 consultas de pré-natal na Atenção Primária; acompanhamento das gestantes de alto risco na Policlínica da Mulher, onde são realizados exames de alta tecnologia como a ultrassonografia 4D; o projeto “Alta Feliz”, que foi implantado recentemente na Maternidade do Hospital São João Batista (HSJB). Além dos cuidados neonatais de terapia intensiva no Hospital. 

Também são fatores importantes para os resultados positivos o incentivo ao aleitamento materno em toda a rede de atenção; e o Banco de Leite Humano, que funciona no HSJB – a unidade é um centro especializado responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno. 

“Temos ainda o Centro de Desenvolvimento Infantil Gabriel Arsênio de Menezes, onde funciona o Programa ‘Follow-Up’, um espaço onde a saúde das crianças também recebe atenção especial. Essa unidade acompanha o recém-nascido de alto risco, visando o diagnóstico precoce dos distúrbios de desenvolvimento, a orientação aos responsáveis e a intervenção quando necessário”, explicou a secretária de Saúde. 

O prefeito Neto parabenizou toda a equipe da Saúde por mais essa conquista, lembrando que a Saúde é uma prioridade do governo municipal e muitos investimentos foram realizados nos três últimos anos para melhorar o atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). 

“Além das mamães e seus filhos, que merecem todo o carinho do mundo, já investimos muito e continuaremos trabalhando para melhorar o acolhimento a todos que precisam da saúde pública. O Hospital do Retiro já se tornou de grande porte com mais leitos e vai ser ampliado; o São João Batista, que já é referência, está sendo reformado e ampliado, se tornando uma unidade cirúrgica, reformamos unidades básicas, a Policlínica da Mulher; estamos construindo o novo centro de reabilitação na Arena do Voldac. Foram muitas conquistas que ficarão como legado para a população, graças ao trabalho das nossas equipes e ao apoio do Governo do Estado, que vem nos ajudando a recuperar a saúde pública em Volta Redonda”, destacou o prefeito. 

Foto de Cris Oliveira.

Dia D contra a dengue é realizado em Barra Mansa

Agentes da Vigilância em Saúde Ambiental fizeram a distribuição de material informativo, com abordagem direta aos moradores
Agentes da Secretaria de Saúde de Barra Mansa participaram na manhã deste sábado, dia 02, da campanha nacional ‘Dia D’ de combate à dengue. O mutirão realizado em todo o país tem como objetivo chamar a atenção da população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti.

Com o tema ‘Todos contra a dengue’, a panfletagem e orientação aconteceu simultaneamente no Parque Centenário, no Centro; na Praça das Nações Unidas, no Ano Bom; na Praça Juscelino Kubitschek, na Vista Alegre; e na Policlínica, na Região Leste.

A médica veterinária e supervisora técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, Millena Borges, reforçou que a população é o principal aliado no combate ao mosquito.

- Nossos agentes estão fornecendo todas as informações e orientações necessárias para que os moradores possam nos ajudar nesta batalha contra o Aedes aegypti, que além da dengue é transmissor de outras arboviroses, como Zika e Chikungunya. Nós temos a campanha '10 minutos contra a dengue’, que incentiva a população a dedicar esse pequeno tempo para inspecionar sua casa e quintal com o objetivo de eliminar possíveis criadouros – informou Millena, ressaltando também que as pessoas que souberem de imóveis e terrenos que apresentem condições favoráveis ao desenvolvimento do mosquito podem fazer denúncias à Vigilância em Saúde Ambiental pelo telefone: (24) 3512-0722.

Brasileiro começa 2024 otimista, mas preocupado com a inflação

Para 67% dos entrevistados, os preços aumentaram ou aumentaram muito, 13 pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior. Expectativa positiva quanto à vida pessoal atinge maior patamar da série histórica, com 75%
O brasileiro começa o ano de 2024 otimista com relação ao país, mas preocupado com a inflação e a alta dos preços. A primeira edição da pesquisa Radar Febraban de 2024 mostra que quase 7 em cada 10 entrevistados (67%) avaliam que os preços dos produtos aumentaram ou aumentaram muito, 13 pontos percentuais a mais que em dezembro de 2023 (54%). O número dos que observam diminuição dos preços recuou de 24% em dezembro para 11% em fevereiro, enquanto a parcela que enxerga estabilidade quase não sofreu alteração, oscilando de 20% para 21% no mesmo período.

Os dados refletem a pressão da alta dos alimentos sobre o IPCA, que mesmo com a desaceleração da inflação ficou acima da mediana das projeções do mercado financeiro em janeiro, segundo o IBGE. Soma-se a isso o impacto das contas de começo de ano, como material escolar, IPTU e IPVA, sobre o orçamento doméstico, além de eventuais resquícios dos gastos de final de ano.

A pesquisa também mostra que mais da metade dos brasileiros (57%) acredita que o Brasil vai melhorar em 2024 – um recuo de dois pontos em relação a dezembro (59%). Entretanto, com relação à vida pessoal, para 75% dos brasileiros, a sua vida estará melhor num horizonte de 12 meses – maior percentual da série histórica e oscilação de um ponto percentual em relação a dezembro (74%).

Realizada entre os dias 14 e 20 de fevereiro, com 2 mil pessoas nas 5 regiões do País, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), esta edição do RADAR FEBRABAN mapeia a percepção e expectativa da sociedade sobre a vida, aspectos da economia, gestão do governo e prioridades para o país e mensura como a população percebe o endividamento, o uso do Pix, o Programa Desenrola, o Celular Seguro e os Golpes e Tentativas de Golpes bancários. A pesquisa também apura as opiniões de cada uma das cinco regiões brasileiras.

Para 48% dos entrevistados, o Brasil está melhor na comparação com o ano anterior, número que vem se mantendo desde setembro de 2023, com discreta variação positiva em dezembro (49%). O otimismo em relação ao país é acompanhado da aprovação ao governo Lula, que oscilou de 51% em dezembro de 2023 para 50% agora, ao passo que a desaprovação se manteve estável, com 42%.

Muito embora a expectativa da população sobre o país em 2024 seja um pouco menos favorável do que era ao final de 2023, o otimismo ainda dá o tom, com mais da metade dos brasileiros (57%) acreditando que o Brasil vai melhorar e já está melhor na comparação com o ano anterior (48%), e também com a perspectiva de diminuição do endividamento pessoal (43%).

“Passado o período de festas de fim de ano quando, via de regra, o humor e as expectativas da opinião pública melhoram, os resultados desta edição de fevereiro refletem, em certa medida, as preocupações dos brasileiros com a inflação, sob impacto das contas de começo de ano, como material escolar, IPTU e IPVA, no orçamento doméstico”, aponta o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE. 

Seguem mais resultados do levantamento:

ECONOMIA 

INFLAÇÃO

“Alimentos e outros produtos domésticos”, que haviam recuado em dezembro de 2023 (66%), voltaram a crescer em fevereiro de 2024 (72%) como os itens que, na opinião dos brasileiros, mais pesaram na alta dos preços.

As menções a “combustíveis” e “serviços de saúde e remédios” como os mais afetados pela inflação mostraram-se estáveis entre dezembro e fevereiro (30%), enquanto “pagamento da escola, faculdade ou outros serviços de educação” aumentou – de 7% para 10% no período –, um possível efeito das despesas relacionadas a matrículas e material escolar no mês de janeiro.

Sofreram oscilações para baixo os itens “planos de compra de veículos e imóveis” (de 6% para 5%) e “planos de viagem” (de 4% para 3%). Os demais mantiveram-se estáveis. 

PROJEÇÕES

As projeções da população sobre os indicadores acompanhados pelo RADAR FEBRABAN evidenciam receio em relação à economia nos próximos seis meses, sobretudo no que se refere ao custo de vida, poder de compra e acesso ao crédito.

• Impostos: 57% acreditam que haverá aumento, 2 pontos percentuais a mais que em dezembro (55%).

• Taxa de juros: 48% acreditam que vai aumentar, 2 pontos percentuais a mais que em dezembro (46%).

• Inflação e custo de vida: 55% apostam em aumento, 9 pontos percentuais a mais que em dezembro (46%).

• Acesso ao crédito: caiu de 43% para 39% a parcela que acha que o acesso ao crédito vai aumentar, e de 29% para 34% o contingente que acha que ficará igual. Outros 21% acham que vai diminuir, 2 pontos percentuais a menos que em dezembro (23%).

• Poder de compra: recuo de 39% para 35% no contingente que acredita que haverá aumento; e incremento de 34% para 38% dos que apostam em queda.

•Desemprego: mantêm-se em 34% o percentual que acredita que o desemprego vai aumentar; passou de 23% para 31% o contingente dos que opinam que ficará estável; e recuou de 39% para 32% o montante que acha que o desemprego vai diminuir.

• Salários: pela primeira vez no RADAR, 51% creem que esse item não sofrerá alterações. Os que acreditam em aumento somam 34%, ao passo que 13% apostam que haverá diminuição.

 • Bolsa Família: também pela primeira vez no Radar, 55% acreditam que o Bolsa Família não sofrerá alterações. Esse número sobe para 60% entre os que têm nível superior. 

PRIORIDADES DA POPULAÇÃO

Disputam o primeiro lugar como áreas prioritárias para receber mais atenção do Governo:

    Emprego e Renda: menções recuaram de 32% para 29% no período da pesquisa;
    Saúde: menções saltaram de 26% para 29% entre dezembro e fevereiro, alcançando “Emprego e Renda”;
    Educação: manteve 12% das menções;
    Fome e Pobreza: citações sofreram recuo de 2 pontos percentuais, saindo de 6% para 4% em fevereiro;
    Segurança: citações subiram de 6% para 8%, um provável efeito das notícias sobre fuga de presos, especialmente no público de maior renda;
    Inflação e Custo de Vida: subiu de 6% em dezembro para 9% em fevereiro;
    Meio ambiente: caiu de 4% para 3% em fevereiro;
    Corrupção: manteve o mesmo percentual de dezembro (3%);
    Reforma Tributária, Infraestrutura e Políticas de Incentivo ao crédito: seguem nos últimos lugares do ranking de prioridades, com 2% ou menos das menções. 

DESEJOS DA POPULAÇÃO

Quase metade dos brasileiros (48%) investiria em moradia (comprar: 30%; reformar:18%) caso tivesse recursos para isso. Em seguida, se houvesse sobras no orçamento, 47% aplicariam o dinheiro no banco (poupança: 20%; outros: 27%). Investimentos em educação pessoal ou da família vêm na sequência, com 18%.

    A vontade de viajar manteve-se em 15%, marcando a 5ª posição no ranking;
    O desejo de comprar carro teve oscilação de 11% em dezembro para 9% em fevereiro, sem grandes variações por estratos sociodemográficos;
    Fazer ou melhorar o plano de saúde: oscilou de 8% para 10%, com diferenças pouco expressivas por segmentos sociodemográficos;
    Comprar eletrodomésticos e/ou eletrônicos: oscilação negativa de um ponto, indo de 8% para 7% das menções;
    Comprar moto e fazer seguro de carro, casa, vida e/ou outros: esses dois itens mantiveram-se empatados com 2%, sem diferenças significativas por segmentos. 

ENDIVIDAMENTO E O DESENROLA

A perspectiva de diminuição do endividamento pessoal cresce de forma discreta, mas regular, desde outubro de 2023, quando registrava 41%, oscilando para 42% em dezembro e 43% nesta rodada do RADAR.

Cerca de um ano após o lançamento do Desenrola, quase 8 em cada dez brasileiros (79%) conhecem o Programa, o que representa um avanço de 4 pontos percentuais em relação a dezembro (75%) e de 26 pontos percentuais comparativamente a fevereiro de 2023. O conhecimento do Desenrola fica abaixo de 70% apenas entre os jovens de 18 a 24 anos (64%).

A pesquisa também levantou que 66% dos brasileiros expressam interesse em participar do Programa ou já aderiram, recuo de 7 pontos percentuais em relação a dezembro (73%). 

CELULAR SEGURO

O programa tem elevada avaliação positiva, sendo conhecido por mais da metade da população (57%) e avaliado como ótimo ou bom por 72%. Quarenta por centro ainda desconhece quais são as instituições parceiras do Celular Seguro. 

PIX E FIM DO DOC

Cerca de 9 em cada 10 entrevistados (92%) utilizaram o PIX como meio de pagamento, o que representa um avanço de 15 pontos percentuais comparativamente a abril de 2023. A opinião favorável sobre o serviço ultrapassa 90% em todos os públicos e regiões. Já o fim do DOC é desconhecido de 56% dos entrevistados. Dentre os que conhecem o fim do serviço, 75% afirmam que já não o utilizava, razão pela qual a aprovação pelo fim do DOC tem ampla aprovação (55%). 

GOLPES E TENTATIVAS DE GOLPES

O percentual de brasileiros que diz ter sido vítimas de golpes ou tentativas de golpes (36%) recuou 2 pontos percentuais em relação a dezembro (38%).

Lideram o ranking de golpes mais recorrentes:

    Clonagem ou troca de cartão (44%);
    Golpe da central falsa (32%);
    Pedido de dinheiro por suposto conhecido por meio de WhatsApp (31%).

O reconhecimento pela população da importância da ação dos bancos na divulgação e orientação sobre golpes cresceu, segundo a mais recente PESQUISA RADAR:  92% consideram as ações de conscientização importante + muito importantes, oscilação de um ponto percentual em relação a dezembro (91%).

Também subiu de 67% para 69% (maior percentual da série histórica) o contingente que lembra ter recebido materiais de instituições bancárias e outras entidades sobre o tema.

Estado do Rio de Janeiro registra primeiro caso de Febre Oropouche

Homem de 42 anos, morador do bairro do Humaitá, no Rio de Janeiro, com histórico de viagem ao Amazonas, teve suspeita confirmada em laboratório
O primeiro caso de infecção por Febre Oropouche no estado do Rio de Janeiro foi confirmado, nesta quinta-feira (29/02), para a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Trata-se de um homem de 42 anos, morador do bairro do Humaitá, na Zona Sul da capital, que tem histórico de viagem para o Amazonas e que segue sob investigação epidemiológica pela equipe de Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro. O paciente não foi internado durante o período da doença e apresenta boa evolução do quadro clínico.

A confirmação foi feita por meio de exame laboratorial (IgM reagente) na própria Fiocruz. O caso está sendo considerado como “importado” e não de circulação doméstica do vírus (cenário em que há transmissão entre pacientes dentro do território). A classificação foi feita após análise do histórico de viagem do paciente ao estado do Amazonas, que vive um expressivo aumento do número de casos nos primeiros meses de 2024.

“O Centro de Inteligência em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde segue acompanhando a investigação sobre o caso; como o sintomas são muito parecidos com os da dengue, é importante que os médicos perguntem, logo no primeiro atendimento, se o paciente viajou para região Norte do país recentemente e, da mesma forma, quem viajou para a região Norte deve relatar esta informação, contribuindo assim para um diagnóstico mais preciso e o tratamento adequado”, orienta Claudia Mello, secretária de estado de Saúde.

A febre Oropouche é uma doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae. A transmissão acontece por mosquitos, sobretudo pelo Culicoides paraensis, conhecido popularmente como maruim e pelo Culex quinquefasciatus, conhecido como pernilongo.

Os sintomas, muito parecidos com os da dengue, duram entre dois e sete dias e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular. Também pode haver tosse, tontura, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos. Não existe tratamento específico.
 
Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.

PM registra queda no número de violência em três cidades do Sul Fluminense


✅ REDUÇÃO NOS ÍNDICES CRIMINAIS 📊

▶️ O 28º Batalhão de Polícia Militar, em Volta Redonda, apresentou queda em seus índices criminais no mês de fevereiro de 2024 em comparação ao mesmo mês em 2023.

📈 Esta análise, se refere aos crimes que incidem no Sistema Integrado de Metas o (SIM) do Instituto de Segurança Pública (ISP).

🟩 AS REDUÇÕES:

- 100% Roubo de Carga;

- 45,5% Roubo de rua;

- 45% Letalidade Violenta “Homicídios”;

- Meta alcançada para roubo de veículo.

O Batalhão, atua de forma constante em suas estratégias de inteligência, emprego e distribuição das diversas formas de policiamento.

E atuação constante na repressão aos ilícitos penais nos municípios que compreendem nossa área de policiamento; Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro.

sexta-feira, 1 de março de 2024

Dois acidentes são registrados na tarde desta sexta na Dutra, no Sul Fluminense

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Dois acidentes foram registrados na tarde desta sexta-feira, dia 01, na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), no Sul Fluminense. Por volta dás 16h30, policiais rodoviários federais foram chamados para um deles, no km 242, quando uma carreta que seguia pela faixa da esquerda foi fechado por outra carreta que trocou de faixa repentinamente, foi quando o veículo fechado ferrou bruscamente, sento atingindo pela terceira carreta que seguia logo atrás.

A carreta da freada deu um "L" bateu contra mureta central, ficando imobilizada sobre a via. O condutor foi socorrido com ferimentos leves por equipe de resgate da CCR. Devido ao acidente houve congestionamento de mais de 5 quilômetros.

No segundo, no fim da fila de veículos causada pelo congestionamento, devido ao 1° acidente, o condutor de uma carreta não conseguiu frear a tempo, causando um engavetamento, colidindo na traseira de uma carreta bi-trem, com o impacto esta última colidiu na traseira de outra carreta à frente. Foram envolvidos 3 veículos de carga. Apenas o condutor da última carreta, que causou o engavetamento, ficou ferido, sendo socorrido por equipe de resgate da CCR, a princípio, com fratura em uma das pernas.

Antigo Hospital e Maternidade Menino Jesus é inspecionado após denuncia de foco de dengue

Todos os andares foram vistoriados, sendo encontradas e coletadas larvas do mosquito Aedes aegypti
Na manhã desta sexta-feira, dia 1º, foi realizado uma inspeção no antigo Hospital e Maternidade Menino Jesus de Praga, situado na Avenida Tenente José Eduardo, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa. O principal objetivo do trabalho foi identificar e eliminar os criadouros do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor de dengue, chikungunya, zika e febre
bre amarela urbana.

O trabalho contou com 10 agentes de combate às endemias (ACE), que percorreram e vistoriaram todos os andares do prédio, que se encontra inutilizado há vários anos.

De acordo com a médica veterinária e supervisora técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, Millena Borges, foram encontradas larvas dentro de vasos sanitários que estavam próximos às janelas. Elas foram coletadas pelos agentes, que também aplicaram larvicida nos pontos de proliferação para eliminação das demais.

- Essa ação se torna de suma importância em relação à saúde pública devido aos casos de dengue que estamos tendo neste ano, evitando também futuros problemas que poderiam acarretar. Além disso, o ambiente está insalubre com muitas fezes de pombos que podem trazer doenças à saúde humana, como, por exemplo, a criptococose – informou.

Millena também destacou que uma caixa d'água do antigo hospital foi lacrada após receber aplicação do larvicida, enquanto outra teve que ser destruída pela equipe do Saae. 

Como agir

As denúncias sobre imóveis e terrenos que apresentem condições favoráveis ao desenvolvimento do Aedes aegypti podem ser feitas à Vigilância em Saúde Ambiental pelo telefone: (24) 3512-0722.

Três integrantes de quadrilha envolvida em homicídio e no tráfico de drogas em Valença são presos

Policiais civis prenderam, nesta sexta-feira (01/03), três pessoas por envolvimento no tráfico de drogas e em um homicídio em Conservatória, naquele município do Sul Fluminense. As equipes também apreenderam um adolescente que integrava a quadrilha.

De acordo com as investigações, o grupo está envolvido no homicídio de um homem que havia trocado de facção criminosa. Após informações de inteligência, os criminosos foram surpreendidos pelos policiais em um depósito. No local, foram encontradas uma pistola, carregador, munições, sacolés e pinos de cocaína, material de endolação, rádios-comunicadores e dinheiro em espécie.

Segundo os agentes, a pistola apreendida foi uma das armas de fogo utilizadas para matar a vítima. Os criminosos foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

Carreta carregada com linguiça dá o "L" e carga é saqueada na Dutra, em Itatiaia


Ministério da Justiça/Segurança Pública.

Polícia Rodoviária Federal/Superintendência no Rio de Janeiro

29 de fevereiro de 2024

INTERDIÇÃO TOTAL DE VIA

▶️ STATUS: STATUS: OCORRÊNCIA ENCERRADA ✅
▶️ Delegacia PRF: Resende
▶️ Resumo: Em Piraí/RJ, no km 247 da BR 116, sentido decrescente, por volta das 19:30h, ocorreu a interdição total da via em razão de acidente com combinação de veículo de carga (carreta em L). Chove no trecho. Equipe PRF em deslocamento. Concessionária CCR no local.
Às 21:49 pista totalmente liberada.

Mais dois torturadores e homicidas do tribunal do tráfico são presos em Volta Redonda

Uma operação da Polícia Civil de Volta Redonda (93ª DP), realizada na manhã desta sexta-feira, dia 01, prendeu dois torturadores e homicidas de um homem em condição de rua no Morro da Conquista, complexo do bairro Santo Agostinho.

Contra os dois criminosos haviam mandados de prisão expedido pela Justiça de Volta Redonda por crimes de tortura e corrupção de menores, já que o chefe do tráfico na localidade ordenou que dois adolescentes participassem da morte do morador por atrapalhar o consumo de drogas por usuários na localidade.

No dia 15 de outubro de 2023, cinco (cinco) integrantes da facção Comando Vermelho, sendo 3 (três) maiores e 2 (dois) menores, a mando do chefe do tráfico do Morro da Conquista, torturam um homem de 32 anos. A. P. foi capturado por marginais e levado para ser julgado pelo “tribunal do tráfico”.

A vítima levou diversas pauladas por todo o corpo e principalmente na cabeça, desmaiando. Com isso, os traficantes pararam com as agressões, achando que A.P. estava morto. Mas, muito debilitada, a vítima acordou e seguiu para a sua residência, porém, no meio do caminho, se deparou novamente com os marginais que iniciariam novas agressões.

A tortura só cessou quando uma ambulância do SAMU chegou no local para socorrer a vítima, após solicitação de moradores da localidade, que foi levada em estado gravíssimo para o hospital São João Batista, onde permaneceu internada por 28 dias.

Dos cinco torturadores, há um menor e um maior que agora são considerados foragidos, sendo que dois maiores foram presos na data de hoje e um menor de idade que já estava apreendido.

Os presos serão recolhidos ao sistema penitenciário, onde permaneceram acautelados para prosseguimento da investigação e à disposição da Justiça.

Força-tarefa contra a dengue ganha reforço de voluntários em Volta Redonda

Em sua 15ª ação, funcionários da prefeitura estão contando com apoio de moradores do bairro Santa Rita do Zarur para combate ao mosquito Aedes aegypti
A mobilização no combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – ganhou reforço nesta sexta-feira, dia 1º, com o apoio de moradores do Santa Rita do Zarur. Eles acompanharam os profissionais das secretarias de Saúde (SMS) e de Infraestrutura (SMI) que estão atuando no bairro com a força-tarefa contra a dengue montada pela prefeitura.

“São agentes da comunidade, voluntários que estão ajudando nossos agentes a identificar os pontos críticos dentro do bairro, auxiliando para que as pessoas recebam os agentes dentro de suas residências, e também passando orientações aos moradores”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaína Soledad, lembrando que a ação acontece no bairro também neste sábado (2).

O Santa Rita do Zarur é o 15º bairro a receber a força-tarefa. Os voluntários e os agentes de endemia percorreram diversas vias da localidade, verificando possíveis focos do mosquito e orientando os moradores sobre os cuidados necessários para que o mosquito não se reproduza. Em algumas residências foram encontrados recipientes com água parada e objetos que podem se tornar criadouro do mosquito. A dona de casa Natália Ruffo recebeu os agentes em sua casa para as devidas orientações e falou sobre a importância da prevenção.

Além dos agentes de endemias e os voluntários, a força-tarefa conta ainda com equipes da Secretaria de Infraestrutura que estão recolhendo, com apoio de caminhões, entulhos e diversos outros materiais não servíveis que podem armazenar água parada e virar criadouros do Aedes aegypti.

“Moradores, lideranças, representantes das igrejas católica e evangélica e governo municipal estão, juntos, atuando no bairro, fazendo limpeza, removendo focos e ações de conscientização. Estamos juntos contra a dengue. Peço aos moradores que abram suas casas para o mutirão contra à dengue até este sábado, dia 2. A ação realizada pela prefeitura conta com a ajuda de voluntários e lideranças do bairro e novamente eu peço: abram suas casas para os agentes e voluntários, olhem o quintal, caixa d’água e plantas. Vamos eliminar todos os focos”, frisou o presidente da Câmara Municipal, o vereador Edson Quinto, que ajudou a organizar esta etapa da campanha.

Até o momento, a força-tarefa contra a dengue já percorreu os bairros São Lucas, São Cristóvão, Minerlândia, São Carlos, Eucaliptal, Sessenta, Siderópolis, Dom Bosco, Aterrado, Jardim Paraíba, Nossa Senhora das Graças, Santa Cruz, Aero Clube e Água Limpa.

‘Dia D’

Janaína Soledad lembrou ainda que neste sábado (2), no Santa Rita do Zarur, o trabalho da força-tarefa será integrado ao “Dia D” de combate à dengue. “Um dia de todo o Brasil se juntar para fazer suas campanhas, seus mutirões, para eliminar os focos do mosquito”, reforçou a coordenadora da Vigilância Ambiental.

Anunciado nesta semana pelo Ministério da Saúde, o “Dia D” de combate à dengue será uma mobilização nacional, programada para este sábado (2), para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema “10 minutos contra a dengue”. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou a mobilização em todo o país.

“Faço aqui um chamamento à sociedade para que estejam conosco no ‘Dia D - Brasil unido contra a dengue’. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, alertou.

Fotos de Geraldo Gonçalves.

Volta Redonda apresenta baixos índices de roubos de rua e furto de veículos dos últimos 20 anos

Números do Instituto de Segurança Pública (ISP) refletem as melhorias e convênios com o governo do estado feitos pela prefeitura
Volta Redonda alcançou em 2023 um recorde, registrando os menores índices de roubos de rua e furto de veículos dos últimos 20 anos. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).

De acordo com o ISP, os roubos de rua vêm apresentando queda desde 2021, ano de criação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Naquele ano foram 239 crimes do tipo, enquanto nos anos seguintes foram feitos 140 e 76 registros, respectivamente – uma queda de 45,71% entre 2022 e 2023 e de mais de 68% em todo o período de atividade da secretaria. Os roubos a estabelecimentos comerciais também caíram no mesmo período. Passaram de 43 em 2022 para 16 no ano passado, o que corresponde a uma queda percentual de 62,79%. As taxas são as menores de toda a série histórica do ISP, que corresponde de 2003 a 2023.

Outro índice que alcançou recorde histórico foi o de furto de veículos. O crime, que chegou a ter 436 registros em 2007, baixou para 103 no ano passado, apontando uma redução de 76,37%. Os dados apontam recorde também na apreensão de drogas nos últimos 20 anos. Foram 791 em 2023, um aumento de 53,29% em comparação com o ano anterior.

A criação da Semop e o convênio com o governo do estado do Rio de Janeiro permitiram o reforço no policiamento (na delegacia e nas ruas pelo Proeis – Programa Estadual de Integração na Segurança); ações estratégicas integradas com uso da inteligência e tecnologia (câmeras e novos equipamentos), que auxiliam os profissionais de segurança a agirem de forma mais eficaz, rápida e efetiva; e a maior participação da população com denúncias.

“A Secretaria de Ordem Pública foi criada em outubro de 2021 para integrar os órgãos de segurança pública do município e promover investimentos que modernizem e auxiliem nas ações de prevenção e repressão às práticas delituosas. Esses investimentos começam a apresentar resultados. É importante ressaltar que esses números recordes correspondem desde a criação do ISP, em 2003. Houve um aumento nos registros de ocorrências, mas os índices de criminalidade continuam caindo. Isso demonstra que nós estamos conseguindo atender melhor a população, estimulando as pessoas a fazerem o registro de ocorrência, o que é importante para o planejamento das forças de segurança”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Semop: estrutura moderna e de integração

A Semop coordena o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), a Central de Atendimento Único (CAU) e o serviço de poda de árvores, com foco na segurança primária (prevenção). O secretário lembrou que a segurança pública de Volta Redonda está cada vez mais integrada, tecnológica e à disposição da população.

“Agradeço a parceria com o delegado da 93ª DP, doutor Vinícius Coutinho; o comandante do 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar), Ronaldo Martins; o coordenador da Operação Segurança Presente, major Eduardo Silvério; o comandante da GMVR, Silvano de Paula; e de todas as equipes envolvidas. Temos muito a avançar, tornando as nossas ações cada vez mais planejadas e integradas. Em breve teremos a suplementação do policiamento em todos os bairros de Volta Redonda, que é um serviço que vai além dos chamados de urgência e emergência (153, 190 e 197), promovendo maior sensação de segurança. A população pode contar conosco; afinal, não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade”, finalizou Luiz Henrique.

Foto: Jean Alves/Semop.

Estelionatário é preso em residência de luxo em Volta Redonda

Um conjunto de cama Box avaliada em R$ 6 mil Reais é recuperada

Um estelionatário foi preso na tarde desta quinta-feira, dia 29, em Volta Redonda. Ele foi localizado numa residência no bairro Jardim Belvedere.
 
Segundo a Polícia Civil, o homem é acusado de aplicar o golpe do comprovante falso de Pix numa loja de colchão, um hipermercado e num shopping da cidade em mais de R$ 200 mil (reais).
 
Ainda, conforme as informações, ele revendia os produtos em sua loja no bairro São Geraldo a preços abaixo do mercado.
 
Aos policiais, o criminoso confessou os crimes e disse onde estaria apenas uma cama box no valor de R$ 6 mil, pois as outras já tinham sido vendidas. Os agentes fizeram a recuperação da cama box, que será devolvida ao proprietário da loja lesada.

Em sede policial, sendo assistido por 3 advogados, o suspeito permaneceu em silêncio.

A investigação prosseguirá para identificação de outros supostos envolvidos e no prazo de até 30 dias será enviado a justiça o relatório do inquérito policial.

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Traficante do CV é pego pela PM no bairro Jardim Belmonte, em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Militar

Dois criminosos foram presos na tarde desta quinta-feira, dia 29, em Volta Redonda. Eles foram localizados na Rua Barão do Rio Branco, no bairro Jardim Belmonte.

Com eles foram apreendidos 60 pinos de cocaína, R$ 935,00 em espécie e um rádio-transmissor.

De acordo com a Polícia Militar, após receber informação de denúncia anonima, os agentes foram à localidade, num bar, e encontraram a dupla. Entre eles um gerente do tráfico no bairro.


A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda.

Dono de ferro-velho é preso por suspeita de ajudar destruir carro usado no assassinato de Marriele

A Polícia Federal e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) prenderam na noite desta quarta-feira (28) o dono do ferro-velho que recebeu, realizou o desmanche e descartou o veículo usado pelos assassinos para cometer o duplo homicídio que vitimou a vereadora Marielle Franco e seu motorista e da tentativa de homicídio contra a assessora da parlamentar, ocorrido no ano de 2018.

Edilson Barbosa dos Santos, conhecido como Orelha, foi preso em casa, em Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.  

O mandado de prisão foi expedido pela 3ª Câmara Criminal da Capital.

Foragido da Justiça é preso em Pinheiral

Uma denúncia levou a prisão de um procurado da Justiça nesta quinta-feira, dia 29, em Pinheiral. O criminoso foi localizado na Rodovia Benjamin Constant, km 7. 

“Delon”, de 29 anos, foi flagrado com um simulacro de pistola, sacolés de cocaína e uma balança de precisão.

Contra ele constava um Mandado de Prisão, expedido pela Vara de Execuções Penais (VEP), n.º do Mandado de Prisão: 0260890-49.2019.8.19.0001.01.0002-13, com pedida de prisão definitiva pelo crime de Tráfico de Drogas, onde fora condenado a uma pena de 09 anos de reclusão. Ele ainda possui duas anotações criminais por tráfico de entorpecentes. 

Diante dos fatos, o preso foi levado à 101ª DP (Pinheiral), onde foram tomadas as medidas cabíveis sobre o caso.

Denúncia leva a prisão de caminhoneiro com cocaína em Porto Real

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Um homem foi preso após ser flagrado com cocaína na Rodovia Presidente Dutra (NR-116), em Porto Real. O caso aconteceu por volta dás 09h30 desta quinta-feira, dai 29, após denúncia anônima.

Segundo policiais rodoviários federais, a carreta estava estacionada no posto de combustíveis, no km 302, sentido São Paulo, quando o condutor havia consumido droga e estaria sem condições de dirigir.

Durante a revista no interior da cabine da carreta, foi encontrado um papelote de cocaína intacto e apetrechos para consumo do narcótico, ainda com vestígios da droga, confirmando que o indivíduo havia feito uso da substância ilícita recentemente.

Como o indivíduo não foi flagrado conduzindo o veículo, nenhuma infração de trânsito foi constatada, mas, sim, o ilícito previsto no artigo 28 da Lei 11.343/2006, comprar, guardar ou portar drogas sem autorização para consumo próprio, foi enquadrado sob penas: I - advertência sobre os efeitos das drogas; II - prestação de serviços à comunidade; III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. 

Diante dos fatos, foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) da PRF, sendo o material apreendido para posterior destruição, ficando o veículo retido até a apresentação de outro condutor em condições para seguir a viagem.

Odair Mariano é o novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense

A diretoria executiva do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense realizou uma reunião extraordinária na manhã desta quinta-feira, 29 de fevereiro, e decidiu fazer o remanejamento de cargos e atribuições administrativas da entidade. Com a mudança, Edimar Miguel deixa de ser o presidente do Sindicato e passa a ocupar o cardo de diretor de organização por local de trabalho. Já Alex Clemente deixa a diretoria de finanças e passa a comandar a comunicação.

A reunião iniciou com o ex-diretor de Finanças Alex Clemente, que expressou sua decepção com Edimar, após ser acusado de movimentações e saques bancários sem seu conhecimento. “Não há nada de irregularidade nos saques, todos estão dentro do permitido, mas farei a apresentação das contas para o conselho fiscal no dia 6 de março e, subsequente, a toda a categoria”, destacou Alex.

De acordo com a diretoria, e relato em ata, foram várias as conditas de Edimar Miguel, que levou a troca de função dentro do Sindicato. (Leia na íntegra a Ata da Reunião). As cadeiras agora serão ocupadas da seguinte forma até o final do mandato em 13 de dezembro de 2026: Odair Mariano – Presidente, Maurício Faustino – Vice-presidente, Leandro Vaz – Diretor Jurídico, Alex Clemente – diretor de Comunicação, José Marcos – diretor Financeiro, Edson Barbosa – diretor de Saúde, Segurança e Previdência e Edimar Miguel – diretor de Organização por local de trabalho.

Volta Redonda conta com quatro centros de hidratação para pacientes com dengue

Polos de atendimento abrem todos os dias – de segunda-feira a domingo – para diagnóstico e tratamento de casos suspeitos ou confirmados da doença
A cidade de Volta Redonda passou a contar com quatro centros de hidratação para pacientes com suspeita ou confirmação de dengue. Um dos centros de hidratação é a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro São Geraldo, que permanece em funcionamento 24 horas, todos os dias – ou seja, de segunda a domingo.

Os demais polos de hidratação são: UBSF 249 e Santa Cruz, com horário de atendimento das 7h às 22h; e a Academia da Saúde do bairro Volta Grande, funcionando das 7h às 19h, todas de segunda a domingo.

Vale lembrar que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) de Volta Redonda estão preparadas para atender à população em casos de dengue. De segunda a sexta-feira, as unidades dos bairros Siderlândia, Vila Rica/Tiradentes, Vila Mury, Açude 1, Santo Agostinho e Volta Grande funcionam das 7h às 19h,e as demais unidades de saúde das 7h às 17h.

“Recomendamos que os moradores com sintomas da dengue procurem a unidade de saúde mais próxima de casa para o primeiro atendimento. Todas as unidades básicas fazem o acolhimento em caso de suspeita ou confirmação de dengue. Essa indicação é exatamente para não sobrecarregar os hospitais municipais, que são unidades emergenciais para casos graves”, esclareceu a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Vanessa Huguenin.

Alunos de Pinheiral são aprovados em processo seletivo do IFRJ

Trinta e quatro estudantes de três unidades escolares foram selecionados
Trinta e quatro alunos do 9º ano da rede municipal de ensino de Pinheiral renderam frutos, de três escolas, foram aprovados no concorrido processo seletivo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Pinheiral, conquistando vagas nos cursos técnicos de Agroindústria, Agropecuária, Meio Ambiente e Informática. A Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, no bairro Palmeiras, se destacou com 17 alunos aprovados, seguida pela Escola Municipal Rosa Conceição Guedes, no Parque Maíra, com dez, e pelo Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira (CMERS), no Centro, com sete aprovados. 

Pinheiral vem se destacando no número de estudantes aprovados para a instituição. No ano passado, cinco alunos do CMERS ingressaram na unidade para os cursos de Informática, Meio Ambiente, Agroindústria e Agropecuária. 

Para a atual diretora da Escola Maria do Carmo Fadul Ferreira, Isabella Odorizzi, o resultado obtido pelos estudantes é de muita satisfação para todo o corpo docente da unidade de ensino e traz a sensação de dever cumprido. 

- A aprovação de 17 alunos no IFRJ Campus Pinheiral é motivo de muito orgulho para a Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira. As aprovações em todos os cursos oferecidos, incluindo a de primeiro lugar no curso de informática, o mais concorrido, são frutos de diversos fatores. O trabalho dos professores que não só incentivaram e auxiliaram os alunos em relação à inscrição, como também realizaram simulados preparatórios e aulas de revisão de conteúdos, assim como a dedicação e esforços dos próprios educandos. Essa enorme conquista é uma prova de que juntos somos capazes de conquistar muito mais- destacou a diretora. 

A diretora da Escola Municipal Rosa Conceição Guedes, Maria Amélia, descreve a emoção e o orgulho que é ver os alunos aproveitando as oportunidades. 

 - É emocionante ver os jovens traçando caminhos por meio da educação. O nosso principal objetivo é transformar a vida das pessoas e ensinar o que é certo. Com certeza, eles brilharão muito nessa trajetória- afirma a diretora. 

De acordo com a diretora do CMERS, Ana Marisy, é gratificante para a Escola Roberto Silveira ter a certeza de que os estudantes corresponderam às expectativas neles depositados. 

- Nós, da Família Roberto Silveira, gostaríamos de parabenizar os alunos que foram aprovados no processo seletivo do IFRJ. A aprovação dos alunos é a soma dos esforços dos professores,  equipe  pedagógica,  funcionários,  família e dedicação dos discentes- falou.

Barra Mansa realiza campanha de arrecadação de livros na Biblioteca Municipal

Obras podem ser entregues durante o mês de março, estimulando a prática da leitura e enriquecendo o acervo da unidade

A Fundação Cultura de Barra Mansa vai realizar a partir desta sexta-feira, dia 1º, uma campanha de arrecadação de livros no município, que vai durar todo o mês de março. A ideia é uma iniciativa que visa enriquecer a biblioteca, promovendo o acesso à informação e o desenvolvimento educacional. A campanha surgiu devido ao Dia Internacional da Doação de Livros, comemorado em 14 de fevereiro. Dentre as iniciativas, está o formato ‘Pegue e Leve’, onde o leitor pode escolher qualquer livro disponível e levar para casa.

De acordo com o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, é possível compartilhar cultura e arte através da doação de um livro.
 
- Em fevereiro comemoramos o Dia Internacional da Doação de Livros. Essa data tem o intuito de incentivar a leitura de qualquer gênero literário em qualquer idade. Além da promoção do hábito da leitura, ainda temos questões como sustentabilidade e consumismo exagerado, promovendo entre as pessoas o interesse pela troca e compartilhamento de livros – ressaltou.

Serão aceitos livros em bom estado, exceto enciclopédias e livros didáticos. Para doar, basta levar os exemplares na Biblioteca Municipal Professora Adelaide da Cunha Franco, localizada no Palácio Barão de Guapy, no Centro, das 8h às 17h.

Inscrições para curso de formação de brigadista voluntário seguem abertas em Barra Mansa

Interessados devem se inscrever até o dia 09 de março; podem participar homens e mulheres maiores de 18 anos
Segue até o dia 09 de março as inscrições abertas para o curso de formação de brigadista voluntário em Barra Mansa. Instituída em setembro de 2021, a brigada voluntária consiste em um grupo de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas, com o objetivo de combater princípios de incêndio em vegetação e reduzir danos ao meio ambiente, informar e orientar moradores sobre queimadas irregulares, além de realizar atendimento em situações de emergência.
 
Durante o curso, serão desenvolvidas atividades envolvendo: resgate e primeiros socorros em áreas de queimada; manuseio e captura de animais peçonhentos; manuseio e manutenção de roçadeira e motosserra; trabalho em grupo e voz de comando; manutenção de equipamentos; além de treinamento de nós e amarrações (rapel).

O coordenador da unidade, Denilson Sicupira, destacou que a brigada foi criada especialmente para combate a incêndios em Unidades de Conservação, sendo que a Barra Mansa possui dezenas de áreas especialmente protegidas, fator que torna essencial o cuidado com a fauna e a flora nesses locais. “No entanto, a população pode contribuir ainda mais para a proteção dessas unidades de conservação ambiental, evitando a queima de resíduos e pastagens”, informou Sicupira, acrescentando também que atualmente já há 14 inscritos para o curso. 

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, salientou que as queimadas trazem diversos prejuízos ao meio ambiente, como perda de biodiversidade, emissão de dióxido de carbono (CO2) para atmosfera, empobrecimento do solo, surgimento de erosões, entre outros. 

_ Além da destruição das áreas produtivas como lavouras e pastagens, há também prejuízos a nossa população, sobretudo com o aumento da incidência de problemas respiratórios. Não podemos deixar de chamar a atenção sobre os danos e até mortes de animais, o que causa grandes perdas na nossa biodiversidade. Precisamos trabalhar juntos, de maneira consciente e com a ajuda da população – ressaltou Beleza. 

As inscrições podem ser feitas através do telefone da Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa: (24) 2106-3406, ou pelo contato da brigada de incêndio florestal: (24) 98813-6722.

Saae de Barra Mansa realiza manutenção em rede pluvial no bairro Boa Sorte

Obra acontece em toda a extensão da Rua Prefeito Feres Nader

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), iniciou nesta semana uma manutenção na rede pluvial da Rua Prefeito Feres Nader, no bairro Boa Sorte. O serviço, que consiste na limpeza das manilhas, tem previsão de conclusão em 30 dias.

De acordo com o diretor da autarquia, José Geraldo Santos, a obra vai sanar alguns problemas de escoamento da localidade. “Estamos trabalhando em toda a extensão da via, em torno de 70 metros, fazendo a retirada das manilhas para a desobstrução e remoção do material acumulado ao longo do tempo”, disse.

O Saae-BM está localizado na Avenida Homero Leite, 572, no bairro Saudade. O telefone para mais informações é: (24) 3512-4333.

Carreteiro fica preso às ferragens em acidente na Dutra, em Piraí

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Um homem ficou ferido num acidente envolvendo duas carretas na manhã desta quinta-feira, dia 29, no km 234 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Piraí.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) devido o derramamento de carga, após a colisão traseira, o trânsito no local foi totalmente interditado.

Por volta dás 09h30, a faixa da esquerda foi liberada.

Por ser um produto inflamável, uma equipe especializada foi acionada para fazer o trabalho de contenção e avaliação dos danos ambientais.

O Corpo de Bombeiros socorreu a vítima e levou para uma unidade hospitalar não informada.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Presos em Volta Redonda acusados de assassinato em Valença

Foto: Polícia Civil
Policiais civis de Valença, coordenados pelo delegado Ronaldo Aparecido, prenderam na terça-feira (27), em Volta Redonda, dois homens, de 26 e 23 anos, suspeitos de um homicídio no distrito de Conservatória, praticado no dia 21 de janeiro deste ano. As prisões foram feitas na Vila Brasília e contaram com o apoio de policiais de Volta Redonda.

Os agentes foram ao endereço para cumprir um mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Criminal de Valença nas investigações relacionadas ao homicídio. A prisão em flagrante ocorreu porque no imóvel onde estavam os suspeitos foram encontradas munições.40 e pasta base de cocaína. O calibre da munição encontrada é o mesmo das balas que mataram a vítima no distrito de Valença, segundo Ronaldo Aparecido.

Também de acordo com ele, a motivação do crime foi pelo fato de a vítima ter trocado de facção criminosa. O crime foi praticado em plena luz do dia e na frente da família da vítima – incluindo crianças – filhos do homem assassinado.

Os presos foram encaminhados para a delegacia de Volta Redonda para a formalização da prisão e transferência para a Cadeia Pública de Volta Redonda. Ambos vão responder ainda por tráfico de drogas, associação para tráfico de drogas e posse ilegal de munição restrita.

Trio mata e queima corpo de mulher em Resende

Dois jovens, de 18 e 19 anos, foram presos, e um adolescente de 17 foi apreendido pela polícia civil suspeitos de matar uma mulher e queimar o corpo dela em Resende–RJ na madrugada desta quarta-feira (28).

Segundo a Polícia Civil, a vítima, de 32 anos, estaria atuando como “X-9 do tráfico”, ou seja, passando informações da localização de integrantes de uma facção criminosa para que membros de uma organização rival pudessem matá-los.

Uma câmera de segurança registrou o momento em que o corpo é queimado às margens da Estrada da Limeira, no bairro Morada da Colina (arraste para o lado e veja). Um clarão foi formado após um dos suspeitos atear fogo no cadáver.

“Olheiro” tráfico de drogas finge está passando mal e acaba preso sem passar por hospital em Volta Redonda

Uma ação da Polícia Civil de Volta Redonda terminou com a prisão de um homem que fazia o papel de olheiro do tráfico de drogas no bairro Jardim Belmonte, em Volta Redonda.

Por volta dás 15h30min desta quarta-feira, dia 28, os agentes foram até a quadra Poliesportiva, Situada na Avenida Santa Rosa, onde avistaram o suspeito do lado da quadra.

Segundo a polícia, o criminoso estava com um aparelho celular e um rádio comunicador nas mãos, o equipamento estava ligado, onde a presença dos policiais era monitorada.

Ao se deparar com a abordagem, o detido simulou está sofrendo convulsão, porém ao perceber que não conseguira escapar do cerco, voltou a normalidade confessando que estava trabalhando de "visão" e que receberia pelo plantão de 12 horas a quantia de R$ 100,00 (Cem Reais), ressaltou ainda que pertence a uma facção criminosa liderada pelo traficante "Cabeça/Cachaça" foragido da justiça.foragido da justiça.

O preso será recolhido ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Caso Robinho: julgamento sobre pedido de cumprimento da pena no Brasil é marcado para 20 de março

Foi marcado para o dia 20 de março o julgamento do pedido de homologação da sentença da Itália que condenou o ex-jogador Robinho a nove anos de prisão por estupro naquele país. Com a homologação, a Itália pretende que a pena seja cumprida no Brasil.

A sessão será transmitida ao vivo pelo canal do STJ no YouTube, a partir das 14h. A corte vai analisar a possibilidade de homologação de sentença penal para o fim de transferência da execução da pena para o Brasil, em caso que envolve um brasileiro nato – cuja extradição é vedada pela Constituição Federal.

Em março do ano passado, o relator do caso, ministro Francisco Falcão, determinou cautelarmente que Robinho entregasse o seu passaporte ao STJ.

Antes de apresentar defesa contra o pedido de homologação, os advogados de Robinho solicitaram ao tribunal que o governo italiano fosse intimado a apresentar cópia integral do processo, com a respectiva tradução, mas o requerimento foi rejeitado em agosto do ano passado pela Corte Especial.

À época, o ministro Francisco Falcão lembrou que a análise da homologação das decisões estrangeiras é limitada ao exame de requisitos meramente formais – como a eficácia da sentença no país em que foi proferida, o respeito à soberania do Brasil e à dignidade da pessoa humana –, não sendo possível a rediscussão do mérito da ação penal pelo STJ.

Defesa alega desrespeito à lei brasileira; MPF apresentou parecer favorável à homologação

Na contestação ao pedido, a defesa alega, entre outros pontos, que a homologação da sentença que condenou Robinho seria inconstitucional, pois violaria a proibição de extradição de brasileiro nato. Segundo os advogados, haveria também violação à soberania nacional, à dignidade da pessoa humana e à ordem pública brasileira, uma vez que o processo penal italiano teria utilizado procedimentos de investigação considerados ilegais no Brasil.

No parecer sobre o caso, o Ministério Público Federal (MPF) se manifestou pela possibilidade de homologação da condenação, por entender que o pedido cumpriu todos os requisitos legais.

Furto de cabos atinge mais de 25 mil clientes no estado do Rio

Neste ano, somente em janeiro, mais de 25 mil clientes tiveram a energia interrompida devido ao furto de cabos. Além disso, desde o início do ano, já repusemos 1.652 metros de cabos e reparamos 107 danificados por ação de criminosos.

Os registros impactaram consumidores de dez bairros da cidade do Rio de Janeiro, que ficaram, ao todo, mais de 180 horas sem energia elétrica.

O Disque Denúncia também recebeu informações sobre furto de fios de cobre. De 1º de janeiro a 19 de fevereiro deste ano, foram 72 denúncias. O município com maior número de ocorrências é o Rio de Janeiro.

Os números são alarmantes e mostram a gravidade da prática, que além de causar problemas ao fornecimento de energia, é crime. Viu furto de cabos? Denuncie com a garantia do anonimato pelo (21) 2253-1177.

Operação Foco apreende meia tonelada de bonés falsificados

Meia tonelada de bonés com indícios de falsificação foi apreendida na noite desta terça-feira (27) por agentes do Programa Operação Foco Divisas, da Secretaria da Casa Civil do Rio de Janeiro, e pela Secretaria de Estado de Fazenda. A ocorrência foi registrada no posto de controle de fiscalização de Nhangapi-Itatiaia, localizado na Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia.

A mercadoria foi localizada em um caminhão baú que vinha de São Paulo e tinha como destino final a cidade do Rio de Janeiro. Todo material estava sem nota fiscal.

De acordo com os agentes, o motorista passou pela primeira área de fiscalização e, após vistoria mais detalhada, foram encontradas sete caixas onde estavam os bonés. Todos estampando marcas conhecidas no mercado.

Após apreciação do auditor fiscais, o material foi levado para a delegacia de Itatiaia (99ª DP), onde a ocorrência foi registrada e toda a mercadoria apreendida. O motorista foi liberado.

Aprovados em concurso da Guarda Municipal de Volta Redoonda são chamados

Quarenta e seis candidatos estão aptos. Ação da Semop visa reforçar a segurança pública da cidade
46 guardas municipais remanescentes do cadastro de reserva aprovados no último concurso público realizado em 2018 estão sendo chamados para integrar os quadros da Guarda Municipal da cidade de Volta Redonda.
 
Serviço

Os convocados deverão comparecer ao auditório da prefeitura no dia 6 de março (quarta-feira), às 10h, com os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, cartão do PIS/Pasep ou documento comprobatório. O auditório fica na sede do Poder Executivo, no Palácio 17 de Julho (Praça Sávio Gama, 53, bairro Aterrado). Os candidatos aprovados serão encaminhados para exame admissional e, posteriormente, admitidos.

A lista de convocados pode ser conferida no site: voltaredonda.rj.gov.br/concursopublico.

Fotos: Divulgação - Secom/PMVR.

Mulher é presa por agredir filha de 8 anos em Volta Redonda

Uma mulher de 34 anos foi presa em flagrante na madrugada desta quarta-feira (28), no Retiro, em Volta Redonda, acusada de agredir a filha de apenas 8 anos de idade. A Polícia Militar foi chamada por um vizinho da mulher. Ele contou aos agentes que socorreu a criança. A menor, disse, estava machucada, suja e com fome.

Os policiais detiveram a mãe. Ela admitiu para os agentes que bateu na filha e alegou ter bebido duas garrafas de cerveja. O conselho Tutelar foi acionado pela PM e o caso conduzido para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, no Aterrado, onde a prisão em flagrante da mãe foi determinada.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Justiça considera que ex-diretor da PRF não cometeu crimes ao apoiar Bolsonaro em evento oficial, MP recorre da decisão

Ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal é acusado de usar o cargo para promover a candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição
O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão da 8ª Vara Federal do Rio de Janeiro que considerou improcedente ação de improbidade administrativa ajuizada contra Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na apelação enviada nessa segunda-feira (26) ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), o MPF reitera que as condutas apontadas – participação em eventos públicos oficiais, entrevistas e postagens em redes sociais em que Silvinei elogiava o ex-presidente Jair Bolsonaro, então candidato à reeleição – indicam que o ex-diretor-geral usou o cargo mais importante da PRF para favorecer uma pessoa, contrariando o princípio da impessoalidade previsto no art. 37, §1°, da Constituição. O órgão reafirma que as condutas ferem o art. 11, caput e inciso XII da Lei n° 8429/92 (Lei de Improbidade), alterada pela Lei n° 14.230/2021.

A ação de improbidade foi ajuizada em novembro de 2022. Um dos episódios questionados pelo MPF ocorreu quando Silvinei participou da formatura do Curso de Formação Policial daquele ano. Na qualidade de chefe da PRF, ele proferiu discurso elogiando Bolsonaro, àquela altura em campanha pela reeleição. Ele também concedeu entrevista à Jovem Pan enaltecendo o ex-presidente e fez postagens em redes sociais com o mesmo teor. Por fim, em evento oficial realizado na sede da PRF em Brasília, Silvinei presenteou o então ministro da Justiça com uma camisa de time de futebol com o número 22, em clara alusão a Bolsonaro.

Na sentença, o juiz considerou que não teria havido dolo (intenção de praticar o ato ilícito) nem ilegalidade qualificada pela corrupção nas condutas, afastando a incidência da Lei de Improbidade segundo a redação atual da norma. No caso das redes, como as postagens ocorreram na conta pessoal do ex-diretor, e não em contas oficiais, o magistrado entendeu que não houve uso de recursos públicos e que as publicações não se enquadram como publicidade institucional.

O procurador da República Eduardo Benones (autor da ação inicial e da apelação) rebate esses entendimentos. Ele argumenta que a Constituição garante proteção especial à probidade administrativa, enquanto a Convenção de Mérida, da qual o Brasil é signatário, veda qualquer retrocesso no combate à corrupção. Diante disso e conforme entendimento já consolidado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF, a nova redação do art. 11 da Lei 8.429/92 deve ser interpretada conforme a Constituição, de modo que o rol de condutas ali descritas seja exemplificativo, e não taxativo. “Existem outras condutas, não capituladas nos incisos da nova redação do referido diploma legal, as quais também atentam ‘contra os princípios da administração pública’ e que violam ‘os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade’”, afirma.

Fatos e provas – O recurso do MPF ressalta que Silvinei Vasques participou de eventos oficiais e conduziu entrevistas não como uma pessoa comum, mas na qualidade de diretor da PRF. Tanto é assim que, em todas as ocasiões, ele usou a farda e os emblemas da corporação, enfatizando sua posição oficial. Como agente público no exercício de uma função pública, ele deveria ter observado os deveres “de honestidade, de imparcialidade e de legalidade em suas manifestações”.

“Não poderia o réu ter se aproveitado da ocasião para realizar promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, comportamento expressamente vedado pelo art. 37, §1°, da Constituição”, explica Benones. O procurador defende também que todas as manifestações – veladas ou ostensivas – foram feitas de livre vontade, com o fim de obter vantagem indevida de natureza político-partidária para Jair Bolsonaro, que havia nomeado Silvinei para a chefia da PRF.

No evento em que ele presenteou o ministro da Justiça com a camisa com o número 22, todos os servidores policiais e administrativos lotados na sede nacional da PRF foram convocados para o ato, sendo o comparecimento obrigatório. Silvinei presidiu a solenidade na qualidade de chefe máximo da PRF e, por isso, sua conduta deveria ter sido pautada pelos princípios básicos da Administração Pública.      

Redes sociais – No caso das postagens em contas pessoais em redes sociais, o MPF lembra que o ex-diretor-geral não utilizava suas redes para postar conteúdo de cunho pessoal. Na fotografia de perfil, ele aparecia fardado; nas postagens, eram frequentes imagens, marcas e logotipos da PRF, gerando uma “confusão intencional entre vida pública e vida privada”. Para Benones, diante dessas circunstâncias, não é possível dissociar a manifestação da autoridade da manifestação do cidadão, ainda que ela tenha ocorrido em contas pessoais. “Ao incutir emblemas, logotipos e uniformes oficiais da instituição em suas redes sociais particulares, o réu trouxe para o âmbito privado as normas de direito público que regem sua relação especial de sujeição com o Estado”, afirma.  

“O réu desvirtuou a utilização de suas contas privadas em redes sociais, a fim de promover enaltecimento de agente público candidato à reeleição, inclusive, com pedido explícito de voto na véspera do segundo turno de votação”, aponta o recurso. Segundo o MPF, isso configura propaganda eleitoral ilícita e violação aos deveres de honestidade, imparcialidade e legalidade, ensejando responsabilização por ato de improbidade.

Benones defende também que a expressão “recursos do erário”, prevista no art. no art. 11, XII, da Lei nº 8.429/92, não é restritiva e não significa que a improbidade ocorre apenas quando há desvio de dinheiro público. Há uma dimensão imaterial do patrimônio público, o que possibilita vislumbrar lesão ao interesse público mesmo sem prejuízo financeiro ao erário. “Como as condutas foram praticadas mediante utilização da imagem, de emblemas e de logotipos da PRF, é inegável o emprego de recursos imateriais integrantes do patrimônio público”, afirma, ao defender que estão previstos os requisitos legais estabelecidos pela Lei de Improbidade.

O MPF pede que o TRF-2 anule a decisão de primeira instância para condenar Silvinei ao pagamento de multa, em dobro, de até 24 vezes o valor da remuneração recebida por ele em outubro de 2022, além da proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios, ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo não superior a quatro anos.

Acidente interdita Rodovia Rio-Santos em Angra dos Reis

Um acidente, envolvendo dois carros, interditou o trânsito no início da noite desta terça-feira, dia 27, a Rodovia Rio-Santos, em Angra dos Reis.

A batida frontal aconteceu ma altura do km 481,5, por volta das 18h30min.

Segundo as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro pessoas ficaram levemente feridas.

A concessionaria que administra a rodovia enviou ao local um guincho para a remoção dos veículos.


Por vola dás 19h30min as faixas foram liberadas.

Justiça determina que Volta Redonda adote medidas de combate a dengue na garagem da prefeitura

O MP expediu, nesta segunda-feira (26/02), recomendação para que a Prefeitura de Volta Redonda adote medidas para prevenir e controlar os casos de dengue na cidade. De acordo com o documento, a garagem da prefeitura, localizada no bairro Aero Clube, estaria servindo como foco de proliferação do vetor transmissor da dengue e de outras doenças, em razão do depósito de veículos sucateados e outros entulhos, permitindo o acúmulo de água parada, cenário que permite a multiplicação do mosquito aedes aegypti.

A Promotoria estabelece um prazo de dez dias para que o Município de Volta Redonda, representado pelo prefeito e pela secretária municipal de Saúde, adotem medidas de prevenção e controle da dengue na garagem, com a realização de visita ao imóvel pelos agentes para ações efetivas, bem como com a realização de providências destinadas à eliminação de possíveis focos de proliferação de vetores no local. O MPRJ pede ainda que, no prazo de dez dias, seja apresentado um cronograma da retirada dos veículos considerados como inservíveis e que estejam proporcionando local propício à proliferação do mosquito.

A Recomendação destaca que o Plano Nacional de Ações Contingenciais para o Enfrentamento de Epidemias de Dengue é composto de seis componentes: assistência, vigilância epidemiológica, controle vetorial, comunicação e mobilização, gestão do plano e financiamento. E que é imprescindível o monitoramento deste planejamento, a fim de acompanhar as providências determinadas para intensificar as ações sanitárias de prevenção e controle da dengue, incentivar as ações programadas e/ou desenvolvidas que envolvem a participação da população e garantir assistência aos infectados.

ETA do Matadouro passará por manutenção nesta quarta-feira (28) em Barra do Piraí

A Secretaria de Água e Esgoto de Barra do Piraí informa que a Estação de Tratamento do Matadouro passará por manutenção a partir das 7 horas da quarta-feira, 28.

A estação será paralisada para que serviços de manutenção sejam realizados. 

A estimativa é que o trabalho seja concluído durante a tarde do mesmo dia.

Os bairros afetados com a falta de água são:

Matadouro, Santo Antônio, Belvedere, Dr Mesquita, Metalúrgica, Santana e Santa Bárbara.

Moto é furtada quando proprietário dormia em Volta Redonda

Uma motocicleta – Honda vermelha, placa RJX-4E78 – foi furtada na madrugada desta terça-feira (27) em Volta Redonda. O caso ocorreu na Rua Seis, no bairro Siderlândia. Segundo o dono, ele estacionou o moto em frente de sua casa na noite anterior (dia 26).

Porém, quando voltou na manhã desta terça-feira, o veículo não estava mais no local. Ele, que registrou o caso na delegacia de Volta Redonda, disse que a moto não tem seguro. O dono esteve também no Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), mas não foi possível identificar o autor do crime.