Rádio Acesa FM VR: 2019-09-01

sábado, 7 de setembro de 2019

Comemoração pelo Dia 7 de Setembro em Volta Redonda lota Avenida Paulo de Frontin

Festa pela independência do Brasil reuniu pessoas de todas as idades em Desfile Cívico-Militar com mais de 100 entidades participantes

As comemorações pelos 197 anos de independência do Brasil em Volta  Redonda foram uma festa  ara a família. Pessoas de todas as idades  participaram do desfile cívico-militar na Avenida Paulo de Frontin, no  Aterrado, assim como compuseram o público que lotou as margens da  avenida. Mais de cem entidades, incluindo instituições militares,  representantes do poder público e da sociedade civil desfilaram, representando o município.

Por cerca de cinco horas, a população viu passar pela Avenida Paulo de  Frontin parte da história  recente de Volta Redonda e suas conquistas  por meio das secretarias municipais, que apresentaram seus principais  programas. E ainda por grupos militares e entidades civis que  contribuem para o desenvolvimento do município.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, fez questão de agradecer às  instituições que fizeram a festa acontecer e à população que  prestigiou o maior desfile de 7 de Setembro da região.

"Volta Redonda mostra sua força por meio deste desfile. É uma maneira  da população conhecer de perto um pouco dos programas desenvolvidos  pelo poder público municipal. Passaram pela avenida o Tarifa Comercial  Zero; os programas para idosos das secretarias de Ação Comunitária e  Esporte e Lazer; as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino,  acompanhadas pelos alunos/músicos do Projeto Volta Redonda Cidade da  Música; os cursos profissionalizantes da Fundação Beatriz Gama e muito  mais", enumerou Samuca.

O vice-prefeito Maycon Abrantes afirmou que o número de instituições  participantes do desfile  cívico-militar e o comparecimento em massa do  público, mostra o reconhecimento da preocupação do governo municipal  com o avanço de nossa cidade. "Apesar das dificuldades financeiras, os  investimentos na área da Saúde fazem de Volta Redonda referência na  região; na área ambiental também somos destaque no estado; além de  manter um olhar especial para a Educação, pois só existe mudança por  meio da Educação", falou.

A diferença de idade entre os participantes da festa se igualava  quando o quesito era alegria. A  mesma empolgação em desfilar se via no semblante de Irene Maria Baylão, de 75 anos, que faz parte de um grupo da terceira idade que faz aula de dança em núcleo da Secretaria de Ação Comunitária, no bairro Vila Americana, e no rosto das crianças João Pedro Serqueira e Sofia Silvério Vieira, ambos de 10 anos, músicos de Bandas Mini, do Projeto Volta Redonda Cidade da Música.

"É uma alegria participar, a dança me dá disposição, energia, e quero mostrar esse benefício para todos", contou Irene.

Para João Pedro, que toca bumbo e cursa o 5º ano na Escola Municipal Paraíba, o desfile é a concretização de muito trabalho. ?Ensaiamos muito para fazer bonito na avenida. Mas vale a pena o esforço?, disse, acrescentando que esta é já a terceira vez que participa do 7 de Setembro.

Sofia, que toca pífano e está no 4º ano da Escola Municipal Maestro Franklin de Carvalho Júnior, concorda com o colega. ?Temos que estar preparados para não errar durante o desfile. Isso dá um pouco de nervoso, mas é muito bom?, contou a menina em seu segundo desfile.

Na plateia, a animação ficava por conta das crianças. Munidas de bandeirinhas alusivas à data e bolas de soprar, balançavam os braços a cada grupo que passava. Deyse Ribeiro Costa, moradora do Conforto, estava com a filha Sofia, de apenas dois anos, atenta à passagem da outra filha, Daphiny de nove anos, que desfilou pela Escola Municipal Damião Medeiros.

"Venho sempre acompanhar a mais velha, mas hoje quem mais está se divertindo é a Sofia, contou.

O desfile, realizado em quatro fases, foi aberto pela Banda e Coral Municipal, que foram seguidos pelos ex-combatentes. Logo após, desfilaram a Academia Militar das Agulhas Negras, grupos de escoteiros do município e as secretarias de Cultura ? com a participação da Fanfarra da Terceira Idade; Ação Comunitária; e Esporte e Lazer; além da Fundação Beatriz Gama.

A segunda fase do desfile abriu com o Lar Recanto das Crianças e Lar Pestalozzi, da Apae-VR. Mas o destaque ficou por conta da Secretaria de Educação, que trouxe o projeto Volta Redonda Cidade da Música. A Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) encerra o bloco com a Banda de Concerto apresentando os colégios, programas e projetos. Na terceira fase estavam a Ordem Demolay e Filhas de Jó, Rotaract Club Cidade do Aço e as escolas particulares e estaduais do município.

O último bloco era formado pela Equipe de Kart - Programa Piloto Cidadão, Falcões de Aço Moto Club, Jeep Clube, Equipe Thugs, Equipe Vivendo no Baixo 272º, Arena 22, Clube de Antiguidades Automotivas, Clube Chevetteiros, Clube dos Opaleiros, Clube do Fusca e Clube Hípico de Volta Redonda.

Antecedendo o desfile cívico-militar, houve o hasteamento das bandeiras, que tradicionalmente abre a programação de 7 de Setembro em Volta Redonda, na Praça Sávio Gama (em frente ao Palácio 17 de Julho, sede da prefeitura). A solenidade contou com a participação da Banda e do Coral Municipal, interpretando os hinos Nacional e da Independência, além das instituições militares e grupos de escoteiros.

Para hastear a Bandeira Nacional foi convidado o vice-prefeito, Maycon Abrantes; a do Mercosul foi erguida pelo presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, Edson Quinto; para hastear a bandeira do Estado do Rio de Janeiro participou o tenente-coronel Valério Januzzi, comandante do 22º Grupamento de Bombeiro Militar; e o hasteamento da bandeira de Volta Redonda ficou a cargo do veterano da 2ª Guerra Mundial, o tenente Francisco Leal, acompanhado da filha Maria Isalete.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

CSN descumpre medida judicial e mantém montanhas de resíduos com altura acima do limite

WWW.RADIOACESAFM.BLOGSPOT.COM.BR
As montanhas de resíduos produzidos pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) não tiveram sua altura reduzida a quatro metros, como determinava a liminar deferida parcialmente pela 3ª Vara Federal de Volta Redonda. É o que constatou a Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em vistoria realizada nesta sexta-feira (06/09) na sede da empresa e no terreno mantido pela empresa Hasco, onde se encontra o material.

No início do ano, por ocasião da decisão judicial, as montanhas de escória chegavam a 20 metros de altura. O deputado Gustavo Schmidt (PSL), que preside a comissão, comentou que a empresa não vê possibilidade em acatar o limite imposto pela Justiça. “Mesmo com as decisões judiciais que obrigam os réus a reduzirem a quantidade dos resíduos, vimos claramente que a empresa não conseguiu cumprir essas determinações. A própria CSN afirma que não será possível chegar ao volume determinado pela Justiça”, comentou o parlamentar.

As informações apuradas pelo grupo serão tema de audiência pública, ainda a ser agendada, com a participação da sociedade civil e dos representantes da empresa e dos órgãos fiscalizadores.

GM apreende material em calçada de praça no bairro Aterrado

Uma operação da Guarda Municipal com apoio da PM apreendeu um vasto material de moradores de rua no bairro Aterrado, em Volta Redonda, RJ. A ação aconteceu nesta sexta-feira (6) após denuncias informando que no local havia sujeira, urina, badernas, pratica de sexo, uso de drogas, e de defecação em praça publica, na porta da Arena Esportiva, na Rua Coroado.

Os suspeitos foram conduzidos para a 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta Redonda para averiguação, onde foi identificado um suspeito de tentativa de homicídio e uma mulher que teria sido testemunha ocular do crime.

Após os procedimentos todos foram liberados.

Homem baleado no Volta Grande morre durante cirurgia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Identificado como Sidimar Pereira da Silva, de 28 anos, o homem baleado no final da tarde desta sexta-feira (6) no bairro Volta Grande II, em Volta Redonda, RJ. O crime aconteceu na Rua 1.035. Ele foi alvejado nas costas por um suspeito ainda sem identificação.

A vitima foi socorrida em estado grave para o Hospital São João Batista, no bairro São João, onde entrou na mesa de cirurgia e não resistiu aos ferimentos.

O caso está sob investigação da Polícia Civil da 93ª DP. O corpo de Sidimar está sendo removido ao IML da região que fica na cidade de Volta Redonda, em Três Poços.

BM: Após descobrir gravidez, mulher revela que foi vitima de estupro

Foto: Ilustrativa
Uma mulher de 24 anos e moradora do bairro Vila Nova, em Barra Mansa, acionou a Patrulha da Mulher nesta quinta-feira (5) para relatar que está grávida de um homem que a estuprou no final da noite do dia 30 de maio em Volta Redonda.

De acordo com as informações apurada pela a reportagem, ela só teve a coragem de revelar o caso agora, pois descobriu que está grávida do suspeito.

A mulher disse que estava esperando o ônibus em um ponto no bairro Ponte Alta, em Volta Redonda, após sair do trabalho. Ela foi abordada por um homem forte, com cavanhaque, usando um boné e que estava em um Siena preto, de vidros escuros, armado com uma faca.

A mulher ainda relatou que foi forçada a entrar no carro e levada para um local em Volta Redonda, onde não soube informar. Após o ato do homem, ela foi obrigada a descer do veículo.

A vitima foi conduzida para a 90ª DP — Delegacia de Barra Mansa, onde a ocorrência foi registrada. O caso será acompanhado do CREAS. Logo após, ela foi conduzida para o Hospital da Mulher de Barra Mansa.

Homens são detidos por crime ambiental e tributário na Dutra

Foto: Divulgação da PRF
Dois homens foram presos no início da manhã desta sexta-feira (6) transportando produtos para venda de porta em porta e uma ave silvestre. Eles estavam em uma Van Citroen Jumper, com placa de Serra (ES), quando passava pela Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia, Sul Fluminense.

A Polícia Rodoviária Federal informou que os dois homens foram flagrados quando seguia sentido São Paulo, no km 319 da BR-116. Além dos dois, os policiais disseram que no veiculo seguia mais três pessoas que iriam vender os produtos de uma empresa em porta em porta. Os produtos estavam sem nota o que configurou em crime fiscal.

Foto: Divulgação da PRF
Ainda em revista no veiculo, os agentes encontraram uma gaiola com um pássaro silvestre, constatado da espécie "Sorophila Nigricollis", conhecida como "Baiano", e sem qualquer tipo de autorização ambiental.

Um passageiro de 31 anos se identificou como sendo o proprietário do animal. Já o motorista alegou que as outras 11 gaiolas e as duas arapucas vazias que estavam no veiculo era de outro passageiro que teria seguido viagem em outro veiculo.

Foto: Divulgação da PRF
Os dois foram enquadrados por crime ambiental, sendo realizado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, onde fica comprometida a presença deles quando forem intimados pelo Jecrin. Eles foram liberados e responderão em liberdade.

Se condenados poderão pegar de um ano a seis meses de detenção, e multa.

O condutor ainda foi conduzido junto do veículo com as mercadorias até o Posto Fiscal de Nhangapi para registra a ocorrência policial.

Chamada Escolar 2020 segue até o fim do mês em Volta Redonda

Vagas são para Educação Infantil e EJA; Inscrição é gratuita
www.radioacesafm.blogspot.com.br
As inscrições para a Chamada Escolar 2020 de Volta Redonda estão abertas até o próximo dia 30, para a Educação Infantil (creches e pré-escola) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados devem comparecer à escola mais próxima da residência. De acordo com a secretária municipal de Educação, Rita Andrade, as inscrições são gratuitas e o conselho é para que o cadastro seja feito na unidade mais próxima de casa.

“A chamada é a maneira mais justa para garantir uma vaga no próximo ano letivo. Se não houver vagas para todos os inscritos, são utilizados os critérios de classificação e o candidato pode ser encaminhado para outra escola na mesma região, onde reside”, explicou Rita.

Para inscrições em creche ou pré-escola, os pais ou responsáveis devem efetuar o cadastro, levando a documentação exigida. Quem for realizar a inscrição para Educação Infantil deve levar a Certidão de Nascimento original do candidato, comprovantes de residência e de trabalho (este último só em caso de vagas para creche), número do NIS (Número de Identificação Social), e comprovante do último pagamento do benefício do Programa Bolsa Família ou declaração de beneficiário expedida pelo Gestor Municipal da Assistência Social (SMAC).

As vagas para creches podem ser preenchidas por crianças nascidas entre 1º de abril e 2016 e 30 de novembro de 2019; a pré-escola é voltada para os nascidos entre 1º de abril de 2014 e 31 de março de 2016. As vagas serão distribuídas seguindo a classificação dos seguintes critérios: ser morador de Volta Redonda; ser inscrito no CadÚnico (NIS); estar inserido no Bolsa Família; além de levar em consideração a idade, o mais velho tem preferência, e a renda familiar. Também tem prioridade na matrícula o candidato com deficiência comprovada por diagnóstico médico, conforme previsto por Lei.


Inscrições para EJA

A inscrição para jovens e adultos pode ser feita a partir dos 15 anos. São necessários: original da Certidão de Nascimento do candidato ou Carteira de Identidade; comprovante de residência; e declaração ou comprovante de trabalho. O aluno com idade superior a 18 anos pode fazer o próprio cadastro. Para menores de idade, o responsável legal deve efetuar a inscrição.

Feira Livre de Volta Redonda será na Vila neste sábado

Por conta do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, no Aterrado, haverá duas edições da feira na Vila, neste fim de semana
Por ocasião do Desfile-Cívico Militar de 7 de Setembro, em comemoração aos 197 anos de independência do Brasil, tradicionalmente realizado na Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado, a Feira Livre, que aos sábados é realizada no bairro, foi transferida para a Vila Santa Cecília. Por conta da mudança, a Vila vai receber duas edições da feira neste fim de semana, dias 7 e 8 de setembro. A medida já foi adotada anteriormente, a última vez em 2013.

De acordo com o diretor do Departamento de Atividades Econômicas e Sociais da Secretaria Municipal de Fazenda, Wagner Jardim Chaves, os feirantes foram comunicados por meio de ofício. “Fizemos uma panfletagem informativa nos dias 24 e 25 de agosto, explicando a necessidade da mudança. A maioria dos comerciantes da feira já vivenciou essa experiência anteriormente”, falou.

Tarcísio Lopes, que comercializa roupas femininas há quase 35 anos na Feira Livre de Volta Redonda, acredita que a mudança não vai interferir nas vendas. “Essa mudança já aconteceu em outros anos que o 7 de Setembro caiu no sábado. A feira da Vila também é muito tradicional, tem público garantido”, disse. Diferentemente de Tarcísio, o vendedor de frutas Ramon Bruno está apenas a três anos na feira. “Para mim é novidade. Mas tenho expectativas positivas”, afirmou.

Laudeil Gonçalves do Nascimento, que preside a Associação dos Feirantes há mais de dez mandatos, a mudança é corriqueira e não vai prejudicar as vendas. “A Vila Santa Cecília é um bairro de fácil acesso, que recebe transporte público vindo de toda cidade, e já sedia a tradicional feira de domingo”, explicou, lembrando que a transferência também facilita a segurança, tanto para os feirantes como para o público e participantes do Desfile de 7 de Setembro.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou que seguiu a tradição para evitar mais transtornos aos feirantes. O comércio da Feira Livre sustenta famílias, dá emprego e movimenta a economia. Por isso, merece toda consideração do poder público. “A Vila é um dos principais centros comerciais de Volta Redonda e sempre tem muita circulação de pessoas”, lembrou.

ESTRUTURA – O evento pelo Dia 7 de Setembro mobiliza uma estrutura que conta com um posto para atendimento médico com ambulância UTI, na Praça Sávio Gama, e uma base de saúde na Escola Municipal Marlene Mendes, também com ambulância. Três pontos de distribuição de água – o principal na Praça Sávio Gama e dois na Avenida Integração, que vai atender as pessoas que vão desfilar; e banheiros químicos.

Além disso, a Prefeitura de Volta Redonda preparou um esquema especial de segurança para o desfile. A Guarda Municipal vai reforçar o efetivo e aumentar o número de viaturas atuando no Aterrado. Cerca de 60 agentes estarão no local do desfile e ruas adjacentes com carros, motos e um guincho.

Suspeito de tráfico de drogas é preso após tentar fugir da PM no Retiro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Um homem de 20 anos foi preso na noite desta quinta-feira (5) após tentar fugir com drogas em um escadão na Rua 31 de Março, no bairro Retiro, em Volta Redonda, RJ. Os policiais do GAT I e II foram até o local averiguar uma denúncia de tráfico de drogas.

O suspeito de tráfico de drogas ao avistar os policiais tentou correr para a parta alta do escadão quando percebeu que havia outro grupo de policia fechando o cerco. Ele tentou correr novamente para a parte baixa do escadão, onde tropeçou e caiu com as drogas.

Breno Afonso Silva de Oliveira foi detido e com ele foi encontrado 62 pinos de cocaína – 29 gramas, três trouxinhas de maconha – 06 gramas, e R$ 38,00 em espécie.

A ocorrência foi encaminhada para a 93ª DP — Delegacia de Volta Redonda, onde ficou preso.

Homem morre após ser ferido gravemente com canivete em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Morreu Rafael Garcia Cândido, de 21 anos, após dá entrada na Santa Casa de Misericórdia em Barra Mansa, RJ. Ele foi ferido gravemente por um suspeito com um canivete no centro de Barra Mansa, RJ.

O crime aconteceu no início da madrugada desta sexta-feira (6) durante um desentendimento entre a vitima e Renan da Silva Cândido, de 37 anos, que foi preso logo depois. Rafael estava com o celular de Renan em mãos quando deixou cair o aparelho quebrou. Renan cobrou o concerto e Rafael teria negado. No mesmo instante Renan puxou o canivete e feriu Rafael na barriga.

A vitima foi  socorrida pela equipe do corpo de bombeiros com hemorragia. O suspeito do crime foi preso logo depois após informações de testemunha dizerem que o suspeito estava com uma bicicleta.

O caso foi encaminhado para a 90ª DP — Delegacia de Polícia de Barra Mansa. Até a publicação desta matéria não havia informação se o suspeito teria ficado preso.

Homem é flagrado furtando material de obra em Volta Redonda (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foi flagrado, após denuncia, um homem furtando material da obra de construção do Projeto JD Provence, no bairro Santa Helena, em Volta Redonda. O homem usava um Ford Corcel II para carregar o material furtado.

De acordo com a Secretaria de Segurança Publica Municipal, o homem foi visto pela vizinhança nos dias 26 e 27 de agosto cometendo o furto. Com as informações, o Ciosp começou o monitoramento através de câmeras de segurança. Hoje de manhã, sexta-feira (6), os agentes voltaram ver o homem com o carro no mesmo local praticando praticar o furto.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Equipes da Guarda Municipal foram direcionadas ao local e deteve o suspeito do furto com algum material em cima do teto do veículo. Ele foi conduzido para a 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta redonda, onde o caso está sendo registrado.

www.radioacesafm.com.br
Estava sendo furtado do local tábua e cerca de arame para cercar a área da obra que faz parte do projeto de Segurança Publica, onde a prefeitura do município fez parceria com a secretaria de segurança publica estadual.

Samuca encontra com Alan no Açude e garante que as obras contra a enchente vão sair

Foto: Divulgação
O prefeito Samuca Silva esteve na manhã do último domingo, dia 1º de setembro, com o presidente da AMABA- Associação de Moradores do Bairro Açude, Alan Cunha, para comunicar que será iniciado o projeto da construção de um reservatório para represar a água da enchente durante o período de chuva.

De acordo com o prefeito, esta obra está entre os projetos que serão arcados com o fundo do empréstimo de 80 milhões da Caixa Econômica Federal, recentemente foi aprovado pela câmara municipal.

— "Fui até Brasília negociar com a Caixa o empréstimo para realizar a obra aqui, pois além do Açude devemos pensar no bairro Retiro, essa água não pode ser jogada diretamente no Retiro senão vamos alagar aquele bairro. Vamos construir um reservatório em um ponto mais alto do Açude para diminuir a velocidade da água até chegar aqui", garantiu.

Veja:

O problema da enchente é recorrente por mais de três décadas no bairro e a população sofre sempre quando chove intensamente, perdendo o imóvel, móveis, carro e eletrodomésticos.

A água que concentra na Avenida Glória Roussim Guedes já foi alvo de alguns prefeitos que fizeram a obra, mas não conseguiram solucionar o problema.

Alan Cunha aproveitou o encontro para agradecer Samuca a recente reforma realizada na Unidade Básica da Saúde da Mulher Célia Moren Netto, e a substituição da rede de água, visando atender a falta do abastecimento regular nas partes mais alta do bairro, e a rede de esgoto na Rua Vereado Acácio da Rocha — antiga rua J.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Prefeitura de Volta Redonda monta esquema especial de trânsito para Desfile Cívico

Confira as ruas que serão interditadas e a rota dos ônibus municipais
Por conta do Desfile Cívico de 7 de Setembro, a Prefeitura de Volta Redonda montou um esquema especial de trânsito, no bairro Aterrado, onde será realizada toda a cerimônia. A Avenida Paulo de Frontin, entre a Rua Luiz Alves Pereira e a Avenida Integração, será totalmente interrompida, a partir das 22h do dia 06 de setembro (sexta-feira). Além deste trecho, todas as transversais que serão utilizadas como pontos de concentração e dispersão das entidades também estarão fechadas.

Os ônibus irão passar pela Avenida Paulo de Frontin, até a Rua Desembargador Cesar (transversal da loja Certa), seguirão ate a Rua 535 (rua atrás do Sesi e da delegacia) e irá até a rua lateral do estádio (rua 539).

A programação para o dia 7 de Setembro, em comemoração aos 197 anos de independência do Brasil, também está definida em Volta Redonda. Representantes das cerca de 100 entidades vão participar do desfile cívico-militar. O hasteamento das bandeiras abre a programação, às 8h, na Praça Sávio Gama (em frente ao Palácio 17 de Julho, sede da prefeitura). A solenidade conta com a participação da Banda e do Coral Municipal, interpretando os hinos Nacional e da Independência, além das instituições militares e grupos de escoteiros.

A ordem completa do desfile de 7 de Setembro pode ser conferida no site www. voltaredonda.rj.gov.br

SEGURANÇA

Devido a realização desse grande evento para comemorar os 197 anos de independência do Brasil, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Guarda Municipal, contará com várias atividades para garantir a segurança da população presente, com reforço do efetivo, aumentando o número de agentes e viaturas no local.

O esquema de segurança vai contar com 18 viaturas entre carros, motos e um guincho e 60 agentes distribuídos entre o desfile e toda a redondeza. O objetivo é atuar no policiamento e segurança dos participantes além do controle e fiscalização do trânsito. De acordo com o comandante da GMVR, Dalessandro de Assis, o serviço prestado diariamente pela Guarda Municipal não será afetado.

Audiência pública reúne autoridades e familiares para tratarem sobre autismo

Evento aconteceu nesta quarta-feira, no plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda
Foto: Divulgação
Volta Redonda — Emoção e boas notícias deram o tom da noite na audiência pública realizada pelo vereador pastor Washington Uchôa (Republicanos) nesta quarta-feira, dia 4. Com o tema “Os direitos da pessoa com transtorno do espectro autista”, o evento contou com a presença de autoridades, familiares e grupos ligados ao autismo para abordarem o assunto. Compondo a mesa estavam, além do vereador pastor Washington Uchôa; Elizabeth Melo, integrante da diretoria executiva da Apadem (Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais de Volta Redonda) e presidente do Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede); Renata Quintas Sinigalha Lopes, subsecretária da Smidh (Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos); Alfredo Peixoto, Secretário Municipal de Saúde; a juíza do 16º Juizado Especial Cível de Jacarepaguá, Dra Keyla Blank; a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Oliveira de Andrade; Cláudia Coelho de Moraes, pedagoga, especialista em ensino estruturado para autistas, mestranda em Educação e coordenadora do Instituto Ninho; Renata Lopes, diretora da Escola Municipal Professora Dayse Mansur da Costa Lima e Lúcia Cruz, diretora do Semeia (Sítio Escola Municipal Espaço de Integração do Autista).

O vereador abriu a audiência agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância de ter em um único lugar tantas pessoas envolvidas em um único assunto buscando encontrar soluções e novos projetos para melhorar a qualidade de vida dos autistas e familiares de Volta Redonda.

- Fiz questão de colocar no telão a frase ‘Amar ao Próximo’, pois é disso que o ser humano anda precisando, amor e empatia. Olhar o outro com carinho e tentar se colocar no lugar das outras pessoas. Espero que desta audiência saiam boas ideias – disse o vereador que programou um modelo diferente de audiência pública, onde o público usou o microfone para fazer as perguntas antes mesmo de os componentes da mesa usarem a palavra. “Essa noite é para que a população esclareça suas dúvidas, e não há momento melhor para isso”, salientou o vereador.

Foto: Divulgação
O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, aproveitou a noite para dar uma ótima notícia. Citando a lei federal 12.764 de 27/12/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, onde diz que a pessoa com TEA é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais, ele disse que irá incluir o símbolo autista nas placas de atendimento prioritário nas secretarias e autarquias da prefeitura.

- Vamos servir de exemplo para a sociedade e fazer valer a lei. Vamos fazer uma campanha para que toda a cidade inclua o símbolo autista nas placas de atendimento prioritário – disse.

Segundo Alfredo, sua vontade é que ainda neste governo consiga criar um centro especializado de referência para atendimento aos autistas.

- Não é uma promessa e sim uma vontade muito grande – disse, emocionado.

Entre os principais questionamentos da população estavam os assuntos referentes à saúde e educação. Uma das mães presentes aproveitou para sugerir que as secretarias se unam, criando um canal direto entre ambas para facilitar o diagnóstico do TEA.

Propostas

Cláudia Coelho de Moraes, do grupo Autismo Sul Fluminense, criado em 2018 para realizar debates abertos sobre questões referentes ao autismo e com o objetivo de oferecer apoio aos familiares e autistas, citou a importância de se implantar um Centro de Atendimento Integral para pessoas com TEA para atender crianças, adolescentes e adultos, oferecendo atendimento multidisciplinar.

- É importante ainda termos uma educação inclusiva de qualidade, com a pessoa com autismo sendo incluída nas classes comuns de ensino regular, com direito a acompanhante especializado, nos casos de comprovada necessidade. Temos leis municipais importantes também (4.833/ 4.922/4.770) que precisam ser olhadas com carinho e cumpridas – falou.

De acordo com Elizabeth Melo, integrante da diretoria executiva da Apadem, Volta Redonda é grandiosa no atendimento ao autista.

- Os pais se preparam no dia a dia, assim como os professores. É muito importante a participação das famílias nas escolas – disse Beth, parabenizando a Saúde pelo CER III (Centro Especializado em Reabilitação), que atende cerca de seis mil pacientes por mês com deficiência física, visual ou intelectual como crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista até os 14 anos.
Usando a palavra Dra Keyla Blank disse não falar como juíza, mas sim como mãe do Artur, de 15 anos, autista.

- É preciso reconstruir, quebrar paradigmas. Mudei para Volta Redonda exatamente pela estrutura que a cidade oferece. A Escola Municipal Professora Dayse Mansur da Costa Lima e o Semeia (Sitio Escola Municipal Espaço de Integração do Autista) são excepcionais no trabalho que realizam. Já passei por muitas situações constrangedoras e já tive muitos “nãos” de escolas, inclusive, particulares. Mas, aqui em Volta Redonda encontrei o que o meu filho precisava – contou.

Antes de encerrar a audiência, Alfredo Peixoto disse que irá se reunir com a secretária de Educação e a Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) para tratar sobre atividades específicas para os autistas.

- Vamos lutar para fazer de tudo para ver os direitos dos autistas sendo colocados em prática. Contem comigo e com meu apoio – finalizou o vereador, que é relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais e do Idoso na Câmara Municipal.

Mulher é agredida pelo ex-companheiro em Barra Mansa (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Arquivo
A patrulha da mulher de Barra Mansa foi acionada na manhã desta quinta-feira (5) por uma mulher que foi agredida pelo ex-companheiro, dentro de sua residência, no bairro Vila Coringa, em Barra Mansa, no Sul Fluminense. Ela está sob medida protetiva.

De acordo com as informações apuradas pela a reportagem, a vítima acionou a patrulha após o agressor ir embora. Ela foi encaminhada a UPA para atendimento e após encaminhada a 90ª DP — Deçlegacia de Polícia de Barra Mansa, onde foi feito novo registro.

O agressor poderá ser preso com um mandado de prisão pedido pela Deam e que caberá a Justiça determinar a prisão devido o descumprimento da medida protetiva imposta a ele.

URGENTE: Suspeito é preso com drogas no Morro da Conquista

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Um suspeito foi detido no final da manhã desta quinta-feira (5) com drogas no Morro da Conquista, no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda, RJ. O material entorpecente estava dentro de uma bolsa preta.

A quantidade da cocaína e maconha está sendo conferido na 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta Redonda, onde o suspeito foi conduzido.

Homem é preso com revolver calibre 22 no bairro Boa Sorte

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Willian da Silva, de 39 anos, foi preso no final da tarde desta quarta-feira (4) com um revolver calibre 38 na Rua Getúlio Borges Rodrigues, no bairro Boa Sorte, em Barra Mansa, no Sul Fluminense.

Uma denuncia levou os policiais até o suspeito que havia informações que ele vestia camisa amarela e calça jeans e portava um revolver calibre 22. As informações foram confirmadas após a localização do suspeito.

Além da arma foram apreendidas sete munições intactas. O homem foi conduzido para a 90ª DP — Delegacia de Polícia de Barra Mansa, onde foi autuado por posse ilegal de arma de fogo.