Rádio Acesa FM VR: 2013-09-29

sexta-feira, 4 de outubro de 2013



Acusado de matar menina da Rocinha já tinha estuprado e matado criança no Ceará

Elder Deywid Marinho, acusado de matar Rebeca Miranda de Carvalho, de 9 anos, já tinha cometido o mesmo tipo de crime em Juazeiro do Norte, no Ceará. O caso ocorreu há cinco anos, quando Elder estuprou e matou uma menina de apenas 4 anos. Na época, ele tinha 17 anos e confessou o crime. Com base na perícia e na confissão do suspeito, a Justiça inocentou um homem que vinha sendo acusado injustamente.
Rebeca Miranda tinha 9 anos e estaca no 4º ano do Ensino Fundamental Foto: Reprodução
Elder foi preso na noite desta quinta-feira pela Divisão de Homicídios (DH) na favela de Rio das Pedras, em Jacarepaguá. Ele acabou localizado porque estava com o celular da vítima, rastreado pela polícia. Na delegacia, confirmou ter estuprado e assassinado a menina, que desapareceu na noite de sábado e teve o corpo encontrado com marcas de mordida e sinais de violência sexual num terreno baldio, na manhã seguinte.
A mãe de Rebeca esteve no local do crime. Ela encontrou a filha morta Foto: Thiago Lontra
Acusado de estupro no Ceará
Elder se mudou para o Rio há apenas quatro meses. Ele morava na Rocinha e trabalhava como jardineiro numa casa de família em São Conrado, próximo à favela.

Conheça 5 softwares que evitam as distrações da internet




Quem nunca precisou escrever um texto, relatório, ou cumprir qualquer outra atividade no computador, mas, de repente, tudo parecia mais interessante? O Facebook nunca foi tão chamativo, o bate-papo com as pessoas vira algo indispensável e os artigos mais interessantes, por coincidência, acabam de ser publicados no seu site favorito. Acontece com todo mundo, mas é um problemão quando você tem um prazo apertado para encerrar sua tarefa.

Para isso, bolamos a lista de softwares e aplicativos abaixo, pensados para otimizar seu tempo em frente ao computador. Todos eles são configuráveis e a pessoa pode desinstalá-los quando preferir. Confira:

StayFocusd
Reprodução

Se a navegação parece mais interessante que o trabalho e você realmente se vê obrigado a impedir a qualquer custo seu próprio acesso à web, o StayFocusd é uma excelente alternativa. Esta extensão para o Chrome permite que você configure sites que devem ser restritos e o máximo de tempo que você pode passar por dia nestas páginas.

Você pode estabelecer horários e dias para o funcionamento da extensão. E se, por exemplo, for quarta-feira, você não pode desativar sua utilização na quarta. Você pode até mesmo ativar um recurso de desafio, que obriga o usuário a digitar um texto razoavelmente comprido, sem erros de digitação, para liberar o recurso em caso de real necessidade.

LeechBlock
Reprodução
Alternativa ao StayFocusd para o Firefox. Permite o cadastro de uma lista negra de sites que não devem ser acessados por um determinado período de tempo e oferece várias restrições para que o usuário não sinta facilidade na hora de liberar o acesso novamente. É possível escolher horas e também dias em que a extensão permanece ativa.

RescueTimeVocê quer saber como você gasta mal o seu tempo? O RescueTime é a solução perfeita. Sua função não é bloquear ou forçar ninguém a fazer nada (embora possua esta alternativa na versão paga), mas gerar relatórios de como você gerencia o seu tempo. Ele mostra os sites que você mais visita e programas mais usados, para não haver dúvida do que lhe impede de ser mais produtivo no trabalho.

DarkRoom
Reprodução
Para quem realmente precisa escrever um texto, relatório ou qualquer trabalho para faculdade ou escola e qualquer outro programa aberto chama mais atenção do que a janela do Word. O processador de texto Dark Room é quase um Bloco de Notas, com a diferença que opera em tela cheia, bloqueando qualquer tipo de distração externa. Sem firulas, sem negritos, itálicos, ou qualquer outra coisa. Apenas você e o texto.

Write or Die
Reprodução
Para os realmente desesperados. O aplicativo, que tem versões pagas para PC e iPad, também possui uma versão gratuita na web, e é uma alternativa para quem só consegue trabalhar sob intensa pressão. Você estabelece um limite de tempo e uma quantidade mínima de palavras para seu texto e, caso você escolha a configuração mais extrema, o sistema começa começa a apagar o seu trabalho caso você não cumpra suas metas. Além disso, há uma série de barulhos que ele emite para deixar o usuário incomodado.
Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!Tema da semana: Estrangeirismos.

Balé (02/10/2013)
 
O balé é uma técnica de dança que consiste no uso preciso, harmonioso e expressivo do corpo. O termo foi influenciado pelo francês ‘ballet’, que tem origem no italiano diminutivo de ‘ballo’ (dança). Esse estilo de dança teve início nas cortes renascentistas italianas durante o século XV e se desenvolveu posteriormente em outros países como uma forma de dança de concerto. A origem do balé remonta à ‘pantomima’, um estilo teatral no qual os atores se expressam através da fisionomia e de movimentos corporais, sem palavras.
>>Definição do iDicionário Aulete:   

(ba.)
sm.
1. Ação ou arte de representar um enredo ou tema por meio da dança e da pantomima, associadas à música; BAILADO: A história de Romeu e Julieta é perfeita para o balé
2. Arte e técnica da dança, do uso preciso, harmonioso e expressivo do corpo em movimentos e posições coreografados ou improvisados; BAILADO: aula de balé: talento para o balé
3. Obra ou apresentação de balé (1 e 2), em que ger. se combinam a dança e a música com elementos de outras artes e técnicas (cenários teatrais, técnicas ou aparelhos circenses, iluminação, figurinos, efeitos visuais etc.): Fomos ao teatro ver a estreia do novo balé
4. Companhia ou corpo de bailarinos que fazem apresentações de balé. [Ger. designa grupo de dança clássica e/ou vinculado a alguma instituição maior. Para dança moderna ou grupos independentes, us. em geral companhia de dança.]
5. Mús. Obra composta esp. para balé (1); BAILADO
6. Número de dança, em certas obras de teatro, ópera, cinema
7. Qualquer dança, obra ou companhia de bailarinos, caracterizadas por certa técnica ou tema: balé folclórico/tradicional
8. Fig. Série de movimentos que, por sua harmonia, beleza etc. lembram uma dança
[F.: Do fr. ballet]

Balé clássico
1 Aquele em que os bailarinos executam uma sequência de movimentos bem definidos, e em que todos os passos começam e terminam em posições precisas; dança clássica.

Balé moderno
1 Aquele que, a partir do fim do séc. XIX, abandona as regras clássicas e explora uma forma mais livre de expressão e de movimento; dança moderna.


A dança como forma de expressão artística surgiu na corte francesa no séc. XIV, mas só veio a se firmar como espetáculo no reinado de Luís XIV, no séc. XVII. Começou a ser sistematizado, com especificação de passos e movimentos, no séc. XVII. A primeira bailarina a dançar nas pontas dos pés foi a famosa Maria Taglione, em 1832, época áurea do balé francês (La Sylphide, Giselle, Coppelia), da sapatilha de ponta, do saiote (tutu). No fim do séc. XIX deu-se a ascensão e o domínio do balé russo, esp. as criações do coreógrafo Petipa sobre músicas de Tchaikovski (O Quebra-NozesO lago dos cisnesA bela adormecida). Grandes e revolucionários coreógrafos foram também Fokine, Diaghilev e Nijinski, este também um dos maiores bailarinos da história, ao lado de Ana Pavlova, Tamara Toumanova, Margot Fonteyn, Rudolf Nureiev e Mikhail Barishnikov. O balé moderno procurou libertar-se do rigor dos movimentos e passos clássicos, dando ênfase à expressão corporal, à composição visual e ao vigor acrobático, através dos trabalhos de Isadora Duncan, Alwin Nikolais, Martha Graham, Paul Taylor, Alwyn Ailey, Twyla Tharp, George Balanchine, Maurice Béjart e muitos outros. No Brasil,são conhecidos os nomes de Tatiana Leskova, Berta Rosanova, Marcia Haydée, Ana Botafogo, Débora Colker, o Grupo Corpo, entre outros.
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 03/10/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 20mm
--

Sex - 04/10/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 18°C
temperatura máxima: 25°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--

Sáb - 05/10/2013
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 23°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 5mm
--
04/10/2013 00:01

Hoje é Dia da Arquitetura

Desde que o homem é homem e precisou de um lugar para se abrigar passou a adquirir, na tentativa de acerto e erro, noções de arquitetura, ou seja: organizar os elementos do espaço para fins de habitação. Depois a coisa foi ganhando envergadura, estilo, virou arte. A música do dia é do disco Audio Architecture volume 2, do DJ Marky.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Polícia apura possível estupro de vulnerável
 Publicação: quarta-feira, 2 de outubro de 2013 (7:22)


A Polícia Civil de Volta Redonda está investigando, com base em relatos e exames médicos, a possibilidade de um menino de 3 anos ter sido violentado sexualmente. Depois de passar o domingo com o pai, um pedreiro de 32 anos, morador de Barra Mansa, a criança chegou à casa da mãe, no bairro Nova Primavera, em Volta Redonda, chorando muito.
Segundo a avó, o menino também dizia que não quer mais ver o pai. Depois de muita insistência, a criança contou por que sentia dores nas regiões íntimas, sendo então levada ao Hospital São João Batista, onde ficou constatado que ela pode mesmo ter sofrido violência.
A mãe e a avó do menino foram então à delegacia, onde fizeram a denúncia. A criança repetiu a versão e reafirmou que não quer mais ver o pai.  O menino deve passar por exame de corpo de delito.

História Hoje

02/10 - 07:30
O confronto foi entre estudantes da USP e do Mackenzie, em São Paulo. Na época, o Brasil passava pelo período de Governo Militar e os alunos da Universidade Mackenzie eram simpatizantes do regime e alguns eram integrados ao Comando de Caça aos Comuinistas, de direita, enquanto que os da USP eram notadamente de esquerda. A Batalha da Maria Antonia resultou na morte de um estudante secundarista.
Apresentação Dilson Santa Fé
02/10/2013 00:01

No dia 2 de outubro de 1947, foi inaugurado o MASP

O Museu de Arte de São Paulo, iniciativa de Chateaubriand e de Pietro Maria Bardi, foi fundado em 1947 e só passou a ocupar o espaço atual, uma impressionante obra arquitetônica com 70 metros de vão flutuante, em 1968. Música: De Conversa em Conversa, com Isaura Garcia e os Namorados da Lua.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
Mecânica

Motor híbrido modificado atinge 42 km/l

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/10/2013
Motor híbrido modificado atinge 42 km/l
O grupo redesenhou o motor diesel convencional de um VW Golf - na Europa, os carros de passeio são disponíveis em versões a diesel. [Imagem: Tobias Ott/ETH Zurich]
Motor de alta eficiência
Engenheiros do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, desenvolveram um motor de combustão interna que emite menos da metade do CO2 em comparação com um motor comum, sem comprometer o desempenho.
Isto se traduz em motor com um consumo de combustível de 42 km/l (quilômetros por litro).
O grupo redesenhou o motor diesel convencional de um VW Golf - na Europa, os carros de passeio são disponíveis em versões a diesel - para que ele rode com 90% de gás natural.
Para que isso fosse possível, eles desenvolveram um sistema inédito de controle eletrônico, que é o grande responsável pela eficiência do motor.
Em vez de uma vela de ignição, como é normal nos motores a gás natural, o motor híbrido tem sua combustão disparada por uma pequena quantidade de diesel injetado diretamente dentro do cilindro - um sistema conhecido como injeção direta, comum em motores diesel.
Com isto, obteve-se uma combustão com uma eficiência máxima de 39,6%, mais do que o dobro dos motores convencionais.
Motores híbridos diesel-gás natural
Já existem motores híbridos diesel-gás natural no mercado, mas eles são usados industrialmente, onde a energia é gerada e consumida no mesmo lugar - por exemplo, para operar máquinas de grande porte.
"Em um veículo, a velocidade do motor e a carga [a que ele está sujeito] mudam constantemente, o que significa que o sistema de controle do motor é muito mais complicado," explica Tobias Ott, principal responsável pela criação do motor.
O grande feito de Ott foi desenvolver um inovador controle eletrônico de combustão, baseado em sensores que medem a pressão nos cilindros de forma contínua.
Utilizando algoritmos de controle, o engenheiro conseguiu adaptar a quantidade e a temporização do diesel continuamente, criando um motor com uma eficiência muito maior.
Os pesquisadores também juntaram um pequeno motor elétrico ao motor diesel-gás natural para tentar reduzir ainda mais o consumo. No entanto, ele pode ser instalado em um veículo sem essa hibridização elétrica, o que será importante para sua produção industrial em larga escala.
Mecânica

Motor híbrido modificado atinge 42 km/l

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/10/2013
Motor híbrido modificado atinge 42 km/l
O grupo redesenhou o motor diesel convencional de um VW Golf - na Europa, os carros de passeio são disponíveis em versões a diesel. [Imagem: Tobias Ott/ETH Zurich]
Motor de alta eficiência
Engenheiros do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, desenvolveram um motor de combustão interna que emite menos da metade do CO2 em comparação com um motor comum, sem comprometer o desempenho.
Isto se traduz em motor com um consumo de combustível de 42 km/l (quilômetros por litro).
O grupo redesenhou o motor diesel convencional de um VW Golf - na Europa, os carros de passeio são disponíveis em versões a diesel - para que ele rode com 90% de gás natural.
Para que isso fosse possível, eles desenvolveram um sistema inédito de controle eletrônico, que é o grande responsável pela eficiência do motor.
Em vez de uma vela de ignição, como é normal nos motores a gás natural, o motor híbrido tem sua combustão disparada por uma pequena quantidade de diesel injetado diretamente dentro do cilindro - um sistema conhecido como injeção direta, comum em motores diesel.
Com isto, obteve-se uma combustão com uma eficiência máxima de 39,6%, mais do que o dobro dos motores convencionais.
Motores híbridos diesel-gás natural
Já existem motores híbridos diesel-gás natural no mercado, mas eles são usados industrialmente, onde a energia é gerada e consumida no mesmo lugar - por exemplo, para operar máquinas de grande porte.
"Em um veículo, a velocidade do motor e a carga [a que ele está sujeito] mudam constantemente, o que significa que o sistema de controle do motor é muito mais complicado," explica Tobias Ott, principal responsável pela criação do motor.
O grande feito de Ott foi desenvolver um inovador controle eletrônico de combustão, baseado em sensores que medem a pressão nos cilindros de forma contínua.
Utilizando algoritmos de controle, o engenheiro conseguiu adaptar a quantidade e a temporização do diesel continuamente, criando um motor com uma eficiência muito maior.
Os pesquisadores também juntaram um pequeno motor elétrico ao motor diesel-gás natural para tentar reduzir ainda mais o consumo. No entanto, ele pode ser instalado em um veículo sem essa hibridização elétrica, o que será importante para sua produção industrial em larga escala.
Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!Tema da semana: Estrangeirismos.

Habitat (01/10/2013)

Lugar, por suas condições físicas e geográficas favoráveis, em que vive um organismo. O termo tem origem no latim, sendo, portanto, um caso de latinismo, que ocorre quando uma palavra desse idioma é adotada por outra língua. Embora, como palavra do latim, não receba acento, já se usa uma forma aportuguesada que, por ser proparoxítona, recebe acento: ‘hábitat’.

>>Definição do iDicionário Aulete:   

(Lat. /ábitat/)
sm2n.
1. Ecol. Lugar em que vive um organismo, e que oferece condições físicas e geográficas favoráveis à sua sobrevivência
2. Ecol. O conjunto das características ecológicas de um lugar habitado por um organismo ou por uma população
3. Antr. O conjunto das condições de um meio em que vivem seres humanos (habitat rural)
4. P.ext. Lugar ideal para se habitar ou onde alguém ou algo costuma ser encontrado: O teatro era o seu habitat.
[F.: Ideia de 'habitat', usar antepos . ec (o)-]
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 02/10/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 24°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 16mm
--

Qui - 03/10/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 7mm
--

Sex - 04/10/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--
Fugindo do exército do faraó, o povo hebreu se depara com um obstáculo humanamente impossível de ser vencido: o Mar Vermelho Diante da queixa do povo, apresentada pelo líder Moisés, a solução proposta por Jeová foi a seguintes: “O Senhor disse a Moisés – Por que você está me pedindo ajuda? Diga o povo que marche.” (Êxodo 14:15).

A sinceridade e a simplicidade de alguns textos bíblicos chegam a ser desconcertantes. A Bíblia quer nos ensinar a onipotência e a soberania do nosso Criador. Muitas vezes, ao invés de elaborar textos lógicos ou teológicos, a Bíblia nos apresenta ocorrências históricas. São situações que têm início, meio e fim: início complicado, meio inusitado, fim espetacular.

Ainda hoje, a realidade do nosso mundo nos ensina que o mar é para ser navegado. Quando, entretanto, temos a coragem de dar atenção às realidades espirituais propostas pela Bíblia, vivenciamos as “absurdas” soluções concretizadas pela fé em Deus. As soluções do Senhor não são propriedade de Moisés ou da antiguidade. Elas estão disponíveis para nós cristãos hoje, diante dos “mares” individuais que, à nossa frente, estiverem nos desafiando!
O tempo é o bem mais precioso que um homem pode desperdiçar

terça-feira, 1 de outubro de 2013

História Hoje

01/10 - 07:11
O modelo Ford T revolucionou a indústria automobilística. Ele tinha um preço acessível e oferta de peças para reposição. Vinha equipado com motor de quatro cilindros que gerava 20 cavalos de potência máxima. No início da produção, as rodas eram de madeira e depois, passaram a ser de ferro. O sucesso foi tão grande que, em um ano, vendeu 10 mil unidades.
Apresentação Dilson Santa Fé
01/10/2013 00:01

Hoje é o Dia Internacional da Terceira Idade

Há a infância, a adolescência, a idade adulta e a terceira idade que, se pensarmos, é a quarta. Mas a adolescência é uma fase de transição, e a terceira idade, a do idoso, é a fase da finitude. Dali ninguém passa. A luta passa a ser viver com dignidade e qualidade, evitando doenças, torcendo para não adquirir outras. A esperança diminui, mas o que o idoso tem é experiência. E vivemos para adquiri-la. A música do dia é Oração ao Tempo.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
Otimismo sempre, a todo instante, Quem tem o coração fortalecido pelo otimismo afasta os sentimentos negativos e atrai saúde, prosperidade e amor.
Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!Tema da semana: Estrangeirismos.

Suéter (30/10/2013)
O suéter, também conhecido como ‘pulôver’, é um casaco fechado, geralmente de lã. O termo tem origem no inglês ‘sweater’, que vem de ‘sweat’, suar, e foi adaptado para o português na forma ‘suéter’ devido a semelhança entre as pronúncias. Esse processo de adaptação das palavras para a língua portuguesa é chamado de ‘aportuguesamento’. A adaptação de palavras estrangeiras para o idioma pode ser fonética, morfológica ou ortográfica.

>>Definição do iDicionário Aulete:   

(su:é.ter)
s2g.
1. Bras. Casaco fechado, ger. de lã, que se veste pela cabeça; PULÔVER; CAMISOLA
[F.: Do ing. sweater.]
O autor da Carta aos Hebreus, milênios atrás, descreve fá de um modo que, hoje, faz sentido no mundo virtual: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem as coisas que não podemos ver.” (Hebreus 11:1).

Houve uma inversão, no conceito de realidade. Ninguém, no primeiro século da Era Cristã, levaria a sério o projeto de construir um computador. Menos ainda, a ciência da informática ou a proposta de uma rede global de comunicação virtual. Naquele século, porém, ninguém levaria a sério alguém que “não levasse a sério” a fé ou a estrutura de informação baseada nela...

A Carta aos Hebreus define fé de uma forma que, hoje, pode fazer todo sentido: o virtual é uma das expressões da realidade. Viver “pela fé” não quer dizer viver alienado da realidade. Viver pela fé é abraçar dimensões da realidade que transcendem o mundo sensorial. A fé, como enunciada pelo texto bíblico, nos afirma que “nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). Por isso, podemos olhar a fé como a abordagem espiritual da dimensão real do mundo virtual.
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 01/10/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 14mm
--

Qua - 02/10/2013
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 14mm
--

Qui - 03/10/2013
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 18°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 6mm
--

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Casa é arrombada na Vila Mury
 Publicação: segunda-feira, 30 de setembro de 2013 (7:34)


A casa da professora Maria Miuma Moreira, de 53 anos, na rua César D’Arcoso Filho, na Vila Mury, em Volta Redonda, foi invadida por ladrões no fim de semana. Vizinhos ouviram a movimentação e chamaram a Polícia Militar, mas os bandidos fugiram.
Eles levaram um notebook e R$ 250 em dinheiro. A proprietária disse que estava viajando e que, ao retornar, encontrou a janela da sala arrombada, sendo informada pelos vizinhos sobre o que havia acontecido.
Volta Redonda promove campanha de vacinação contra catapora
 Publicação: segunda-feira, 30 de setembro de 2013 (8:47)


A partir desta segunda-feira, crianças entre 15 a 23 meses e 29 dias podem ser imunizadas pela vacina Tetra Viral - contra Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (Catapora). A ampliação da idade - inicialmente determinada apenas para crianças com 15 meses de idade - foi determinada pela Coordenadoria Geral do Programa Nacional de Imunizações. A vacina está disponivel em todos os postos de saúde de Volta Redonda. 
A vacina tetra viral que passa a integrar o calendário básico de imunização do SUS (Sistema Único de Saúde) é segura – com pelo menos 95% de eficácia, contra as formas graves da doença e raramente causa reações alérgicas.  Pela nova regra do Ministério da Saúde, os nascidos a partir do dia 01 de junho de 2012, que já receberam a primeira dose da tríplice viral - contra sarampo, caxumba e rubéola – precisam ser vacinados pela treta viral. Embora seja uma doença benigna, a varicela pode apresentar complicações, internações e até óbito.
A doença é altamente contagiosa o que leva a um grande número de ausências de alunos em idade escolar, além da falta de pais e cuidadores de crianças ao local de trabalho. Com esta vacina o Ministério da Saúde espera reduzir em 80% as internações provocadas por catapora. Cerca de 11 mil pessoas foram hospitalizadas, em 2008, por conta desta doença.  “Basta apenas uma picada e a criança estará protegida contra a catapora que é uma doença que pode levar a complicações e até internações”, ressaltou a coordenadora do Setor de Epidemiologia da SMS, Ana Valéria Maia, lembrando que pais ou responsáveis devem levar as crianças às unidades de saúde, munidos da Caderneta de Vacinação.
Comerciante de MG é assaltado em VR
 Publicação: segunda-feira, 30 de setembro de 2013 (7:32)


O comerciante José Darci Raimundo, de 72 anos, de Bom Jardim de Minas (MG), foi assaltado na noite do domingo por dois homens, em Volta Redonda. Ele foi surpreendido pela dupla na rua Luiz Alves Pereira, no Aterrado.
Os bandidos roubaram do comerciante R$ 3.850. José Darci disse na delegacia que vem à cidade duas vezes por semana para vender os queijos que produz na cidade mineira. Eles fugiram num carro de cor escuro, que o comerciante acredita ser um Fiat Uno. O dunheiro roubado era do pagamento pelos produtos que ele recebeu dos clientes. 
Identificado corpo encontrado em lago
 Publicação: segunda-feira, 30 de setembro de 2013 (7:28)


Foi identificado como sendo de Eduardo Alves Gregório, de 30 anos, o corpo encontrado na manhã do domingo num lago conhecido como “Piscina do Beto”, na Estrada União, que leva à Fundação Beatriz Gama, no Retiro, em Volta Redonda. Ele era morador da localidade.
O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

História Hoje

30/09 - 07:06
James Byron Dean foi considerado um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950. O ator tinha paixão por carros velozes e morreu, aos 24 anos, vítima de um acidente de carro.
Apresentação Márcia Dias
30/09/2013 00:01

Em 1917, nasceu Abelardo Barbosa, o Chacrinha

Chacrinha é um marco na TV brasileira, pois ele criou uma estética, ou destruiu a que já havia, quem sabe?, de modo a impôr um estilo que suplantava qualquer noção do que é brega, com as chacretes, os jurados e o público vibrante. O abacaxi, a mandioca e o bacalhau nunca mais foram os mesmos depois dele. Música do dia: Tema de abertura do Cassino do Chacrinha.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
Muitas vezes, quando procuramos buscar a Deus, somo tomados de angústias, preocupações e aflições. É a fatura que não foi paga, é a enfermidade do familiar, os anseios de um amanhã melhor que nunca chega. Somente com oração você receberá ajuda para se libertar da inquietação do seu coração. Quanto mais buscamos ao Senhor, mais percebemos Sua grandeza e mais confiantes ficamos de que a leve e momentânea tribulação não pode se comparar com a glória que será revelada em nós.

Leia comigo esses dois salmos: "Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair"(Salmos 55:22 NVI) e "Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus"(Salmos 42:11 NVI).

Pessoas de oração trocam a inquietação pela esperança de vitória por Cristo Jesus! Ore, ore e ore!
Muitas vezes, quando procuramos buscar a Deus, somo tomados de angústias, preocupações e aflições. É a fatura que não foi paga, é a enfermidade do familiar, os anseios de um amanhã melhor que nunca chega. Somente com oração você receberá ajuda para se libertar da inquietação do seu coração. Quanto mais buscamos ao Senhor, mais percebemos Sua grandeza e mais confiantes ficamos de que a leve e momentânea tribulação não pode se comparar com a glória que será revelada em nós.

Leia comigo esses dois salmos: "Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair"(Salmos 55:22 NVI) e "Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus"(Salmos 42:11 NVI).

Pessoas de oração trocam a inquietação pela esperança de vitória por Cristo Jesus! Ore, ore e ore!
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 30/09/2013
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 18°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 33mm
--

Ter - 01/10/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 12mm
--

Qua - 02/10/2013
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 5mm
--

domingo, 29 de setembro de 2013

IBGE e 16 órgãos abrem prazo para 3,7 mil vagas no começo da semana

Só no governo de Minas Gerais são 1.117 vagas.
Os salários chegam a R$ 9.275,78 na Prefeitura de Maringá (PR).

Pelo menos 17 órgãos públicos abrem as inscrições na segunda-feira (30) e terça-feira (1º) para o total de 3.680 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Só no governo de Minas Gerais são 1.117 vagas. Os salários chegam a R$ 9.275,78 na Prefeitura de Maringá (PR).

Os órgãos que abrem as inscrições são os seguintes: Câmara Municipal de Alto Araguaia (MT), Câmara Municipal de Santa Rita de Minas (MG), governo de Minas Gerais, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, Polícia Civil do Distrito Federal, Prefeitura de Araraquara (SP), Prefeitura de Bragança Paulista (SP), Prefeitura de Entre Rios do Oeste (PR), Prefeitura de Goiabeira (MG), Prefeitura de Itabirito (MG), Prefeitura de Maringá (PR), Prefeitura de Nova União (MG), Prefeitura de Pontes e Lacerda (MT), Prefeitura de Santa Rita de Cataguases (MG) e Universidade do Estado do Amazonas.

Carro na contramão provoca batida na Via Dutra, em Resende, RJ

Um carro na contramão provocou um grave acidente na manhã deste domingo (29) na Via Dutra, em Resende, RJ. Segundo as primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo menos seis pessoas ficaram feridas. Ainda de acordo com a PRF, o motorista entrou na rodovia pelo acesso na saída de Penedo, em Itatiaia, RJ, e bateu de frente com outro veículo na pista sentido São Paulo.

Segundo a NovaDutra, concessionária que administra a rodovia, todas as vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Emergência de Resende. Até a publicação desta reportagem, a unidade médica não havia informado o estado de saúde dos feridos porque o registro deles no hospital ainda não havia sido feito, mas confirmou que pelo menos três deles chegaram imobilizados.

O acidente provocou um congestionamento que chegou a 1 km, mas, segundo a NovaDutra, os veículos foram retirados da rodovia e, por volta das 9h, o trânsito fluia sem lentidão.

CSN recua e não fechará portaria do Retiro


A CSN recuou na decisão de fechar a Portaria Norte de acesso à Usina Presidente Vargas, no Retiro, que estava programada para a partir da próxima segunda-feira. A decisão de não fechar foi comunicada pela empresa o Sindicato dos Metalúrgicos  na tarde desta sexta-feira. De manhã, o presidente do sindicato, Renato Soares, e o vice-presidente, Silvio Campos, se reuniram com o diretor executivo de Produção da companhia Enéas Diniz e com o setor de Recursos Humanos da empresa.
- Tivemos o compromisso de que não haverá o fechamento, que causaria uma série de transtornos aos empregados e à própria cidade. Prevaleceu o bom senso – disse Renato, que, tão logo a medida foi anunciada, na última terça-feira, acusou a empresa de tentar, com a medida, pressionar seus trabalhadores para aceitar a mudança de turno na fábrica, de seis para oito horas.
Segundo Renato, na reunião, o diretor da CSN negou que a atitude tivesse algo a ver com a questão do turno. A empresa alegava que a medida visava a aumentar a produtividade da Usina Presidente Vargas. “Disse a ele que não fazia sentido, pois até aumentaria a despesa, pois muitos funcionários passariam a requerer o vale-transporte”, informou Renato.
Se a portaria fosse fechada, os trabalhadores teriam que optar pelas entradas do Jardim Paraíba, Vila Santa Cecília e Conforto. Pelo Retiro, chegam à usina os funcionários que moram, principalmente, nos bairros localizados na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul. A entrada é feita sobretudo por metalúrgicos que chegam de bicicleta, de motocicleta e, principalmente, à pé.

Tráfico disputa pontos de vendas em Volta Redonda

Os bairros Açude, Coqueiros e Dom Bosco vivem dias de insegurança. Recentes acontecimentos levaram o delegado da 93° DP (Volta Redonda), Antônio Furtado, a intensificar o sistema de investigações nesses locais. A motivação é frenquência de seguidos confrontos e tentativas de homicídios entre traficantes nas localidades. Supostamente os pontos de drogas pertencentes ao traficante Fabrício de Jesus, o "Bicinho", estariam sendo disputados pelos traficantes.
28/09/2013 00:01

Hoje é o Dia Nacional da Liberdade de Expressão. É proibido proibir!

O conceito de liberdade é variado, a ponto de muitos, apesar de livres, não se acharem livres de fato. A liberdade de dizer o que pensa talvez seja a mais básica. O pleno direito de se expressar é também o que mais incomoda. Ouvir opiniões contrárias pode ser um fardo para quem não sabe ou defende a verdadeira liberdade.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto