Rádio Acesa FM VR: 2019-10-20

sábado, 26 de outubro de 2019

Escolas da rede municipal realizam Exposição Pedagógica

Secretária de Educação prestigiou os trabalhos dos alunos
www.radioacesafmblogspot.com.br
A tradicional Exposição Pedagógica das unidades escolares da rede pública de Volta Redonda começou neste sábado, dia 26. Ao todo, 20 escolas realizarão a atividade, que conta com apresentações de música, dança, poesia e de trabalhos dos alunos. A exposição tem como objetivo apresentar à comunidade escolar e às famílias, os trabalhos pedagógicos desenvolvidos durante todo o ano letivo. A secretária de Educação, Rita Andrade, visitou quatro escolas e prestigiou o trabalho dos alunos e dos profissionais da Secretaria de Educação (SME). A exposição será realizada ainda nos próximos sábados nas demais unidades escolares.

“Precisamos chamar a comunidade para participar ativamente dos trabalhos que a SME realiza. Estamos investido na educação da cidade e essas ações são de grande importância para o desenvolvimento dos alunos, além da participação familiar, que é muito relevante neste crescimento. Já inauguramos uma creche em tempo integral e, em breve, vamos entregar outra no mesmo formato para nossa população”, explicou o prefeito Samuca Silva.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Na Escola Municipal Miguel Couto, no bairro Jardim Amália, as 20 turmas de 1º ao 5º ano participaram da exposição. Segundo a diretora geral da unidade escolar, Gleice Pires, a interação entre os alunos é fundamental para esse trabalho.

“Nossos 554 alunos estão participando da exposição. Ela movimentou as famílias e toda a escola. É de grande importância a presença dos pais neste processo de aprendizado e, nesta exposição, eles podem ter a dimensão de todo o trabalho desenvolvido durante o ano com seus filhos”, disse.

Para Jussara Soares, supervisora escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Elza Costa Figueiredo, no bairro São Geraldo, o trabalho pedagógico feito na Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento.

“Todos os nossos alunos estão participando. Temos 10 salas de tempo integral na unidade, atendendo 250 crianças. Trabalhamos com o desenvolvimento cognitivo e no saber das crianças. Não é apenas cuidar, mas educar, incentivar e ampliar a linguagem dos alunos”, disse.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Escola Municipal Miguel Couto, o Centro Municipal de Educação Infantil Elza Costa Figueiredo, Centro Municipal de Educação Infantil Maria Hygino e a Escola Municipal Professor Wladir de Souza Telles receberam a visita da secretária de Educação, Rita Andrade. A secretária destacou que a Exposição Pedagógica já faz parte do calendário de atividades da SME.

“A exposição tem o objetivo de aproximar a comunidade escolar e apresentar todo o trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças. É uma atividade que envolve muita gente, escolas grandes chegam a ter quase mil pessoas ou mais nesses dias de ações. Visitei algumas unidades e sempre fico encantada com o capricho e dedicação dos alunos e com o profissionalismo dos nossos professores e de toda a equipe da SME”, declarou.

De acordo com Débora Santos, mãe da aluna Gabriela, da Escola Municipal Miguel Couto, a presença de todos é importante para o futuro da educação.

“A educação precisa de todos. Sou professora e sei como é importante esse momento. Minha filha dançou e cantou. Isso faz parte de uma construção relevante na vida dela e dos outros alunos. Os trabalhos são fantásticos fico feliz em ver que Volta Redonda tem uma educação de qualidade”, falou.

Trânsito no Retiro sofre alterações para oferecer mais segurança

Visando melhorar a fluidez do transito e prevenir acidentes, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) realizou uma alteração no trânsito, no bairro Retiro. A Avenida Retiro passou a ter mão única no trecho entre as Avenidas Antônio de Almeida e Euclides Figueiredo, assim como partes da Avenida Henrique Valadares e da Rua Tobias Barreto passam a ter sentido único, facilitando o acesso à Fundação Beatriz Gama.

Essas alterações fazem parte da preparação para instalação dos semáforos no cruzamento das Avenidas Retiro e a Antônio de Almeida.

O prefeito Samuca Silva lembrou que a instalação do semáforo no local é reivindicação de anos, e que todas as alterações são embasadas em estudos técnicos da STMU, em parceria com a Guarda Municipal. “Temos as ocorrências que a Guarda registra e os estudos da STMU, que servem para que as mudanças proporcionem resultados efetivos no trânsito. Estamos trabalhando para melhorar a mobilidade para todos”, explicou Samuca.

O secretário da pasta, Maurício Batista, explicou que essa alteração é para atender a solicitação da população que pediu no local a instalação de semáforo, visando à diminuição de acidentes. “A secretaria produziu estudos para mitigar o problema de conversões perigosas no entroncamento das Avenidas Santa Rita, Antônio de Almeida e Retiro. O objetivo é atender a população e proporcionar maior fluidez no trânsito”, contou o secretário.

Os condutores que se dirigem para a Fundação Beatriz Gama, podem acessar a Avenida Santa Rita pela Rua Tobias Barreto ou pela Avenida Jaraguá. As alterações visam proporcionar, aos pedestres e condutores, segurança e rapidez para cruzar a via, sem perder a fluidez que o trânsito local necessita.

Beneficiários do Bolsa Família de Volta Redonda precisam atualizar o CadÚnico

Medida garante o recebimento do valor no mês de dezembro e o 13º salário
A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), convoca famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família para atualizarem o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até o dia 08 de novembro.

As famílias beneficiarias do programa devem realizar a atualização cadastral na sede da SMAC, localizada na Avenida Antônio Barreiros, nº 194, no bairro Nossa Senhora das Graças, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17hrs.

Segundo Marcus Vinicius Convençal, secretário de Ação Comunitária, cerca de quatro mil famílias em processo de fiscalização, averiguação e revisão cadastral ainda não atualizaram o CadÚnico no município de Volta Redonda. “Quem não atualizar dentro do prazo não receberá o benefício do Bolsa Família e o 13º no mês de dezembro, conforme anunciado pelo Governo Federal”, contou o secretário.

As famílias com crianças e adolescentes não localizadas na escola também devem atualizar CadÚnico dentro do prazo. Nesta situação, há 1091 famílias identificadas pelo MEC/Governo Federal em Volta Redonda.

“Cabe ressaltar que o CadÚnico é porta de entrada dos principais programas sociais do Governo Federal e Municipal, tais como: Bolsa Família, beneficio de prestação continuada (BPC), tarifa social de energia elétrica, carteira do Idoso, ID jovem, telefonia popular, Minha Casa Minha Vida, facultativo baixa renda, isenção em concurso público, auxilio funeral e carteira do restaurante popular”, acrescentou o secretário.

Para mais informações as pessoas devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa ou a própria secretaria.

Cras do Siderlândia é inaugurado neste sábado (26)

Totalmente reconstruído para atender 2,5 mil famílias, o Centro de Referência à Assistência Social (Cras) do Siderlândia está sendo inaugurado neste sábado, dia 26, o enveto começou por volta dás 10h. A unidade, que fica na Rua 10, nº 20 e estava fechada desde 2017 por problemas estruturais, gerados por anos de abandono, também atenderá moradores dos bairros Belmonte e Jardim Belmonte.


As instalações contam agora com quatro banheiros, sendo dois adaptados para pessoas com deficiência; três salas multiuso; um Telecentro; cinco salas de atendimento, sendo uma para reuniões; e um auditório.

De acordo com o secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinícius Convençal, com a implantação da unidade, os moradores têm o acesso facilitado aos benefícios sócio-assistenciais. “Uma equipe de profissionais avalia e cadastra famílias que necessitam da política de assistência social. Além de trabalhar a prevenção das vulnerabilidades”, disse, lembrando que o Cras também tem o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Os serviços são garantidos por equipe formada por um coordenador técnico, psicólogo, assistente social, orientador social e auxiliar administrativo.

Ex-delegado do DOPs vira réu em ação penal movida pelo MPF

Cláudio Antônio Guerra é acusado de incinerar 12 cadáveres durante a ditadura
A Justiça Federal recebeu a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), Cláudio Antônio Guerra, de 79 anos, pelo crime previsto no artigo 211 do Código Penal, por ocultação e destruição de 12 cadáveres, nos anos entre 1973 e 1975, por meio de incineração em fornos da Usina Cambahyba, em Campos, Norte-Fluminense.

Dessa forma, o militar se torna réu por crimes cometidos durante a ditadura. “Isso é importante, pois, de acordo com dados do Relatório de Crimes da Ditadura (2017), apenas seis de 26 pessoas acusadas por crimes cometidos durante a ditadura se tornaram réus em ação penal”, explica o procurador da República Guilherme Virgílio, autor da denúncia.

Uma Guerra Suja

Sob a forma de confissão espontânea, depoimentos reunidos no livro Uma Guerra Suja, Cláudio Antônio Guerra relata que de 1973 a 1975, recolheu no imóvel conhecido como “Casa da Morte”, em Petrópolis (RJ), e no Destacamento de Operação de Informação e Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), na Tijuca, os corpos de 12 pessoas, levando-os para o município de Campos dos Goytacazes (RJ), onde foram incinerados, por sua determinação livre e consciente, nos fornos da Usina Cambahyba.

Além da condenação pelos crimes praticados, pede-se o cancelamento de eventual aposentadoria ou qualquer provento de que disponha o denunciado em razão de sua atuação como agente público, dado que seu comportamento se desviou da legalidade, afastando princípios que devem nortear o exercício da função pública.

Em seu depoimento, Cláudio Antônio relatou que havia preocupação nos órgãos de informação, por parte dos coronéis Perdigão e Malhães, de que os corpos daqueles que eram eliminados pelo regime acabassem descobertos, movimentando a imprensa nacional e internacional. Ele narrou que uma das estratégias de sumir com os corpos consistia em arrancar parte do abdômen das vítimas, evitando, com isso, a formação de gases que poderia fazer com que o corpo emergisse. Ainda segundo ele, os rios constituíam a preferência para afundamento dos corpos, dado que no mar “a onda traz de volta”.

Nesse contexto, Cláudio informou que sugeriu o forno da Usina Cambahyba, como forma de eliminação sem deixar rastros, dado que já utilizava a usina e seus canaviais para desova de criminosos comuns, do Espírito Santo, em razão de sua amizade com o proprietário da usina.

Para retirar os corpos na Casa da Morte, Cláudio relatou que encostava o carro no portão e recebia, em seguida, de dois ou três militares, os corpos ensacados em sacos plásticos. Ao chegar na Usina, passavam os corpos para outro veículo, que ia até próximo dos fornos, sendo então colocados na boca do forno e empurrados com um instrumento que lembrava uma pá, e, ainda, que o cheiro dos corpos não chamava atenção por causa do forte cheiro do vinhoto.

Foi realizada em 19/08/2014, reconstituição no local, com a presença de Cláudio Antônio Guerra, com a confirmação de que a abertura dos fornos era suficientemente grande para entrada de corpos humanos.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Paciente faz campanha para adquirir equipamento de auxílio no tratamento da apneia

Maria Aparecida Aguiar precisa muito de usar o aparelho, pois sofre com a apneia obstrutiva do sono
Uma campanha de arrecadação está sendo realizada para angariar fundos à aquisição de um aparelho conhecido como CPAP (Continuous Positive Airway Pressure), que auxilia a pressão positiva contínua nas vias aéreas. O equipamento é usado para o tratamento da apneia obstrutiva do sono.

Maria Aparecida Aguiar é aposentada e tem 69 anos de idade. Ela precisa muito de usar o aparelho, pois tem sofrido bastante com o problema de saúde. Por está passando pelo momento financeiro difícil ela não tem conseguido adquirir o equipamento de recomendação médica.

Além de gastos com outras medicações, a idosa ainda sustenta a sua família. Por esse motivo ela pede ajuda para quem puder participar da campanha de arrecadação através de uma "vaquinha" on line (link: http://vaka.me/768815), criado pelo filho da paciente, Samuel Aguiar.

"É muito simples a forma para contribuir; o doador participa das doações imprimindo um boleto ou pagando com cartão de crédito pelo próprio site. Ainda existe a possibilidade em fazer o depósito diretamente na minha conta corrente", explicou Samuel.

Banco do Brasil - Agência: 0262-3 Conta Corrente: 107205-6 - Samuel Martins de Aguiar.

Diversos estudos mostraram que a apneia do sono, não tratada, está associada a aumento na incidência de infartos do miocárdio, derrames cerebrais, arritmias cardíacas e hipertensão arterial. Por isso o uso do equipamento é essencial.

Suspeito de tráfico de drogas é preso em Quatis (RJ)

Foto: Divulgação da PM
Um homem foi preso nesta sexta-feira (25) por suspeita de tráfico de drogas no bairro Alto Paraíso, em Quatis, no Sul Fluminense. A polícia chegou até ele através de uma denuncia anônima.

Os agentes do serviço de inteligência e ações táticas apreenderam com o suspeito 58 pinos de cocaína. Na residência dele foi encontrado uma pistola calibre 380 municiada e a quantia de R$ 700,00 em espécie.

O caso foi conduzido para a delegacia de polícia de Porto Real (100ª DP).

Homem é preso por suspeita de estupro em galpão da CSN

Um homem de 38 anos foi preso na noite desta quinta-feira (24) após a Delegacia da Mulher de Volta Redonda, Deam, receber uma denuncia de uma mulher de 21 anos informado ter sido estuprada. O caso aconteceu durante o expediente em um galpão abandonado da CSN.

De acordo com as informações da Polícia Civil, o homem comandava uma equipe na área em que a moça trabalhava como aprendiz. Ela já vinha sofrendo com assedio do homem, que é funcionário da empresa.

A vitima foi submetida ao exame de corpo delito para comprovar as lesões durante ato sexual não consensual da jovem. O resultado preliminar consta que a jovem sofreu agressões.

Um material foi recolhido no local do crime e foi conduzido para Instituto Médico Legal para análise técnica.

Em nota, a CSN informou que, "diante dos fatos narrados pela colaboradora, acionou as autoridades competentes, encaminhando os envolvidos para providências". Disse ainda que "a empresa está prestando toda assistência à colaboradora e auxiliando nas investigações". E afirmou que "não tolera situações como esta e continuará agindo de forma enérgica no combate e prevenção".

A ocorrência foi registrada na delegacia de Volta Redonda, onde o homem permanecia preso até a publicação desta reportagem. Ele será transferido para a Casa de Custódia de Volta Redonda.

Menino morre atropelado na BR-393 em Volta Redonda (RJ)

Morreu ao dá entrada no Hospital São João Batista um menino de 13 anos após ser atropelado na BR-393 — Rodovia Lúcio Meira, em Volta Redonda, RJ. A fatalidade aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (25), no Jardim Amália II.

A vitima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu ao ferimentos ao dá entrada na unidade médica com fraturas no braço, perna, tórax, abdome e traumatismo craniano.

Em constato com PRF, que cuida do trecho, não havia informação das circunstâncias do acidente.

Adolescente encontrada morta dentro de casa será sepultada em Barra Mansa (RJ)


O corpo de Maria Julio Fonseca de Oliveira será sepultado na tarde desta sexta-feira (2),às 16:00, no cemitério Parque São Francisco, em Barra Mansa, RJ. O velório acontece desde às 11h30min de hoje na capela do cemitério municipal

A adolescente de 16 anos foi encontrada morta no início da noite desta quinta-feira (24) pelos pais dentro da cozinha. A polícia informou que não havia ferimentos por arma de fogo e branca no corpo da garota. O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou a morte.

Um suspeito foi conduzido para a delegacia de polícia de Barra Mansa (90ª DP) para depor sobre o caso. Ele foi conduzido também ao Hospital Regional para exame de DNA e depois liberado. e foi liberado. O conteúdo do depoimento não foi divulgado.

Ainda não há informações do depoimento de testemunha e nem dos pais. O caso segue sendo investigado pela policia.

Trecho da Dutra na Serra das Araras será interditado neste sábado e domingo para manutenção

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma equipe da concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra fará um serviço de manutenção de sinalização durante a noite deste sábado, dia 26, e, durante a madrugada e até ao meio dia de domingo, dia 27. Com isso a pista de descida da Serra das Araras será interditada.

Durante os trabalhos, a pista de descida no sentido Rio de Janeiro será interditada e o tráfego será desviado para a pista de subida da Serra das Araras, que vai operar em mão dupla.

A CCR NovaDutra realizará serviços de manutenção de sinalização e instalação de tachas refletivas na pista de descida da Serra das Araras (sentido Rio de Janeiro), do km 227 ao km 219, entre os municípios de Piraí e Paracambi (RJ).

A Concessionária alerta que, em função dos serviços, o tráfego pode ficar lento no trecho no período de desvio. "É importante que o motorista tenha atenção e respeite a sinalização e o limite de velocidade de 40 km/h durante toda a passagem pela mão dupla, onde a ultrapassagem é proibida. Em caso de chuva os serviços podem ser adiados ou interrompidos", alertou.

Qualquer duvida os usuários poderão entrar em contato com a concessionária através do Disque CCR NovaDutra, que atende 24 horas por dia pelo telefone 0800-0173536.

Carro roubado é encontrado sem as rodas na Dutra em Barra Mansa (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um GM Chevette de cor azul e com placa de Volta Redonda foi encontrado sem algumas peças no início da tarde desta quinta-feira (24) no bairro São Silvestre, em Barra Mansa, no Sul Fluminense.

O veiculo foi abandonado no local conhecido com Pedreira-Pombal, às margens da Rodovia Presidente Dutra.

O proprietário do veiculo fez a localização e acionou os policiais militares para recuperar o veículo que estava sem as rodas, kit GNV, sistema de som e sem a bateria.

O veiculo foi conduzido para a delegacia de polícia de Barra Mansa (90ª DP), onde foi registrado a ocorrência e recuperação.

Audiência Publica debaterá jornada de 30 horas dos enfermeiros em Volta Redonda (RJ)


A audiência da noite desta quinta-feira, dia 24, realizada na Câmara Municipal de Volta Redonda, discutirá o planejamento e a regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, com garantia do piso salarial. O encontro acontece por iniciativa do vereador Rodrigo Furtado (PTC). O parlamentar vem militando e buscando apoio para a consolidação da proposta.

Em maio de 2018, o vereador chegou a protocolar um requerimento solicitando informações sobre a incorporação, por parte da administração municipal, da carga horária reduzida na rotina dos profissionais. Este ano, Rodrigo pediu ao prefeito Samuca Silva a realização de um estudo de viabilidade para criação de uma lei específica para dispor sobre o assunto, tendo em vista que em matéria de regime jurídico de servidores, a iniciativa é privativa do chefe do Executivo.

– Nosso objetivo é reunir essa importante classe e fortalecer a luta, mas temos que fazer isso de maneira legal, justamente para evitar futuras ações de inconstitucionalidade. Queremos uma lei que realmente funcione. É necessário valorizar estes profissionais e desfazer esse desajuste que se mantém há anos. Essa proposta precisa sair do papel e se tornar realidade. Precisamos reparar este sistema desigual, excessivamente cansativo e que influencia diretamente na rotina dos enfermeiros – explicou, Rodrigo.

O vereador também chamou atenção para as condições laborais da classe e sobre as melhorias que podem ser estabelecidas a partir da redução da carga horária, como ganho de qualidade no desempenho e redução de problemas de saúde.

– Estamos falando de pessoas que lidam com vidas e que precisam estar preparadas para desempenhar essa função da melhor forma possível. Os enfermeiros desejam uma jornada de trabalho digna e que não gere nenhum impacto negativo. Com esta iniciativa, além de diminuir o desgaste e a pressão sentidos por estes profissionais, vamos valorizar e demonstrar a importância da categoria – ressaltou.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Adolescente é encontrada morta no bairro Piteiras em Barra Mansa (RJ)

Uma adolescente de 16 anos foi encontrada morta dentro de casa no início da noite desta quinta-feira (24) no bairro Piteira, em Barra Mansa, no Sul Fluminense. A Polícia Militar se encontra no local preservando a cena para os trabalhos da perícia.

De acordo com as primeiras informações apurada pela reportagem, o corpo de Maria Júlia Fonseca de Oliveira estava caído na cozinha sem sinais de ferimentos de arma de fogo e branca. Ainda não há suspeitas de que tenha havido suicídio no caso.

Há uma comoção nas redes sociais pelo caso, já que a menina poderia ter sido vitima de um crime bárbaro.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou a morte da menina. A ocorrência segue para a delegacia de polícia de Barra mansa (90ª DP).

Ainda não há informações do que teria ocorrido a morte.

Ônibus e carro se envolvem em acidente no bairro Conforto em Volta Redonda (RJ)

Foto: Moisés Eduardo
Um acidente, no início da tarde desta quinta-feira (24), entre um Fiat Uno e um ônibus da Viação Agulhas Negras interditou o entroncamento entre a Avenida Nossa Senhora da Conceição (antiga Rua 4), e a Rua Duzentos e Vinte e Três, no bairro Conforto, em Volta Redonda, RJ>

Apesar do impacto da batida ninguém ficou ferido no acidente. O veiculo teve de ser rebocado. A parte do motor ficou quase toda danificada.

Foto: Moisés Eduardo
Até a publicação desta reportagem não se sabia o que teria provocado o acidente.

Carreta tomba na Dutra em Pirai e interdita trânsito sentido Rio

www.radioacesafm.blogspot.com,br
Foto: Divulgação da PRF
O tombamento de uma carreta interditou o transita sentido Rio Janeiro a partir do km 239 da Rodovia presidente Dutra, em Piraí, no Sul Fluminense. O acidente aconteceu por volta das 15 horas desta quinta-feira, dia 24.

De acordo com a Policia Rodoviária Federal, não houve vitimas. A carreta transportando calçados ficou atravessada na rodovia. Houve vazamento de combustível (óleo diesel) do veículo para o sistema de escoamento de águas pluviais da rodovia, com risco de contaminação ambiental.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PRF
Agentes do Corpo de Bombeiros e INEA foram acionados para a contenção do vazamento e avaliação dos riscos de contaminação ao meio ambiente.

Cão acompanha dono ao lado de viatura e sensibiliza agentes da GM

Foto: Divulgação
Um cão acompanhou a viatura da guarda municipal ao ser conduzido a delegacia de policia de Volta Redonda (93ª DP). O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (24) durante operação da SMAC com a Força tarefa.

O animal com o nome de "Chei de Pulga" foi colocado na viatura junto ao dono após perseguir o veiculo da passarela da CSN — na Praça Juarez Antunes, até a biblioteca municipal de Volta Redonda, no bairro Vila Santa Cecília.

A ação faz parte do trabalho de diferenciar quem é "moradores de rua" de quem comete crimes em diversos pontos públicos da cidade.

Das 24 pessoas detidas, um foi preso ao ser flagrado com sete pinos de cocaína. Já o cuidador do cachorro foi liberado após não haver nada de ilícito com ele.

A SMAC vem fazendo um trabalho de monitoramento e assistência com todos durante um mês oferecendo os serviços. De acordo com a secretaria muitos resistiram a ajuda.

De acordo com a SMAC nos últimos meses o crime com essa população de rua vem crescendo. Um caso que aconteceu foi a briga entre dois homens que usaram paus e pedras na Praça Sávio Gama, em frente a prefeitura da cidade, onde colocaram em risco as pessoas que passavam pelo local e o patrimônio publico.

Os não documentados estiveram à disposição os policiais civis para providenciar o documento e depois liberados. Os que têm passagem pela polícia e estiver em dívida vão ficar detidos.

Os agentes visitaram a Praça Sávio Gama ,  em frente ao Palácio 17 Julho; Avenida Integração,  próximo ao restaurante Popular; Cais Aterrado; Avenida Neme Felipe, próximo ao Chaminé; Vila Santa Cecilia — embaixo da Biblioteca Municipal; e a Avenida dos Trabalhadores, na Vila Santa Cecília,  sob a passarela de acesso a Entrada Principal da CSN.