Rádio Acesa FM VR: 2014-08-03

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Emagrecer melhora saúde, mas não afeta humor, indica estudo

Emagrecer melhora saúde, mas não afeta humor, indica estudo

Pesquisa observou 1,9 mil pessoas acima do peso e com mais de 50 anos na Grã-Bretanha.

Da BBC
Pessoas acima do peso que emagrecem têm mais probabilidade de se sentirem infelizes do que aqueles que se mantêm iguais, de acordo com um estudo.
A pesquisa observou 1,9 mil pacientes britânicos acima do peso com mais de 50 anos, aconselhados a perder peso por questões de saúde.

Especialistas aconselham dietas para emagrecer, mas com apoio de amigos ou profissionais (Foto: Thinkstock)
O estudo, publicado na revista científica PLOS One, afirma que pessoas que perderam mais de 5% de peso ficaram mais saudáveis, porém mais propensos a sentir mau humor.
A equipe da Universidade College London (UCL) afirmou que quem estiver tentando perder peso deve procurar o apoio de amigos e profissionais de saúde, caso sinta necessidade.
Os pacientes foram observados durante quatro anos, ao longo dos quais tiveram monitorados peso, pressão sanguínea e nível de lipídios no sangue.
As 278 pessoas que emagreceram também registraram queda na pressão e no nível de lipídios.
Obstáculos da dieta
Mas também tiveram uma probabilidade 50% maior de se sentir tristes, em comparação com aqueles que mantiveram o mesmo peso.
Para os cientistas, isso poderia ser explicado pelas dificuldades de se manter uma dieta, como por exemplo resistir a beliscar e evitar encontros com amigos que envolvam refeições.
"Não queremos desestimular as pessoas a tentar perder peso, porque isso traz enormes benefícios de saúde. Mas as pessoas não devem ter a expectativa de que emagrecer vai imediatamente melhorar todos os aspectos de suas vidas", afirmou a doutora Sarah Jackson, que coordenou a pesquisa.
A médica criticou a publicidade de marcas de dietas que criam "expectativas irreais" sobre emagrecimento.
Segundo Jackson, a publicidade também promete a melhora em outros aspectos da vida.
Especialistas dizem que é comum o humor melhorar depois que as pessoas atingem as suas metas de peso e passam a mantê-lo.
Por isso, eles recomendam que quem entre em dietas de emagrecimento se mantenha atento aos efeitos físicos e psicológicos disso.

HISTÓRIA HOJE - Há 150 anos, a Cruz Vermelha era fundada na Suíça

Há 150 anos, a Cruz Vermelha era fundada na Suíça

Apresentação Márcia Dias


A Itália passava por vários conflitos que determinaram a unificação daquele país. Destes conflitos, a Batalha de Solferino deixou um saldo de cinco mil soldados mortos. Além disso, mais de 40 mil feridos foram  abandonados à própria sorte. Em visita à região, o comerciante e diplomata suíço, Henry Dunan, ficou estarrecido com o resultado daquela sangrenta batalha. Ele então mobilizou um grupo de voluntários para ajudar as vítimas de ambos os lados do conflito.

A MÚSICA DO DIA! Renúncia de Nixon

08/08/2014

Renúncia de Nixon

Richard Nixon tomou a decisão após um escândalo de espionagem que ficou conhecido como Watergate.

Richard Nixon
Richard Nixon renunciou à Presidência dos Estados Unidos no dia 8 de agosto de 1972. Nixon, 37° presidente dos Estados Unidos, entre 1969 e 1974, foi o único presidente a renunciar na história dos Estados Unidos. Ele tomou a decisão após um escândalo de espionagem que ficou conhecido como Watergate. Entre de cabeça na Era de Aquário, pois estamos no início dos anos 70, e a música é "Fifth Dimension", do The Birds.

Produção e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo: Mônica Montenegro

"Gatonet" está presente em 4,2 milhões de casas brasileiras

Uma pesquisa realizada por entidades do setor de TV por assinatura constatou que 18,1% dos usuários brasileiros do serviço não pagam por ele, isto é, 4,2 milhões de domicílios. Só em 2012, as empresas deste mercado perderam mais de R$ 24 bilhões por causa da clandestinidade.
A maior parte dos consumidores piratas, 58%, está no interior do Brasil; eles possuem em média entre 40 e 50 anos, moram sozinhos e se situam nas classes D e E. Há dois tipos de clientes da TV clandestina: os enganados, que pagam pacotes sem saber que são ilegais, e os assumidos, que não declaram ter assinatura, mesmo que tenham acesso a canais assinados.
Em número de "clientes", a pirataria na TV paga fica atrás apenas das operadoras Net (6,1 milhões) e Sky (5,1 milhões) e supera, por exemplo, o número de clientes da Oi (886 mil).

O alto número de “assinantes” ilegais preocupa as operadoras. Segundo elas, a facilidade em piratear o sinal gera uma competição ilegal que pode acabar quebrando o setor. Agora, a ABTA  - Associação Brasileira das TVs por Assinatura - pressiona a aprovação do projeto de lei 186/2013 do senador Blairo Maggi (PR-MT), que prevê dois anos de prisão para quem receber ou interceptar de maneira ilegal o sinal de TV fechada.
Recentemente, a Receita Federal indicou que pretende criar uma parceria com a ABTA para apreender equipamentos ilegais na cidade de Foz do Iguaçu, vizinha de Argentina e Paraguai. O local é considerado o principal ponto de entrada de decodificadores não homologados pela Anatel.

Volta Redonda, 08 de Agosto de 2014. O DIA HOJE! Dia Nacional de Controle do Colesterol

<<>>

A cada dia em que acordamos, 'tentamos' viver algo diferente, ao qual,  vivemos um dia!

(Adriano Martins - 2014)
=========================================================================
Sexta-feira, 08 de Agosto de 2014. Estação: Inverno. Dia menos frio.

08 . Dia Nacional de Controle do Colesterol

O que é colesterol?

È uma substância importante que ajuda na formação de parte das células do corpo e também de alguns hormônios. Ajuda a proteger as células nervosas e contribui na produção de vitamina D e da bile.
Ele é produzido em nosso organismo, mas também o adquirimos pela aimentação (ingestão de alimentos gordurosos). Quando em excesso no sangue, fica depositado na parede das artérias, formando placas de gordura que podem “entupir” os vasos, dificultando a passagem do sangue. Esse processo é chamado de Aterosclerose e pode causar diversos problemas cardiovasculares.

Como saber se meu colesterol está alto?

O colesterol alto não apresenta sintomas, e a única forma de saber é realizando um exame de sangue.

Tipos de colesterol:
HDL (Bom): remove o excesso de colesterol do sangue, reduzindo a formação de placas de gordura.
LDL (Ruim): é o responsável pela formação de placas de gordura que prejudicam a passagem do sangue nos vasos sanguíneos.

O que fazer para controlar o colesterol?

Para controlar é preciso PREVENÇÃO! Basta seguir 3 regras básicas:
1. Consulte sempre um cardiologista;
2. Pratique exercícios físicos e tenha uma vida ativa;
3. Escolha alimentos saudáveis. Consuma frutas, legiumes e verduras e cuidado com alimentos gordurosos. Evite frituras!

Quais são os valores do colesterol:

Valores em mg/dl

      IDEAL     SUSPEITO     ELEVADO

Colesterol Total     < 200     200 - 240     > 240
HDL (colesterol bom)     ≥ 50     35 - 49     < 35
LDL (colesterol ruim)     < 100     100 - 160     > 160

08 de agosto é o Dia Nacional de Controle do Colesterol e a Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC realizará a Campanha “Brasil, Colesterol na Meta”. Participe de nossas ações e mantenha seu colesterol na meta!

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 08/08/2014 -

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 08/08/2014
Sol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade, mas não chove.
temperatura mínima: 10°C
temperatura máxima: 25°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A MÚSICA DO DIA! Aniversário de Caetano Veloso

07/08/2014

Aniversário de Caetano Veloso

Caetano Veloso nasceu no dia 7 de agosto de 1942. Nascido em Santo Amaro da Purificação (BA), tem uma carreira cheia de nuances, mudanças e renovações e é um dos músicos mais influentes da música brasileira, oriundo de uma família generosa musicalmente: Maria Bethânia é sua irmã.

Caetano Veloso
Caetano Veloso nasceu no dia 7 de agosto de 1942. Nascido em Santo Amaro da Purificação (BA), tem uma carreira cheia de nuances, mudanças e renovações e é um dos músicos mais influentes da música brasileira, oriundo de uma família generosa musicalmente: Maria Bethânia é sua irmã. A música do dia é uma antiga canção, com letra preciosa.
O título é perfeito para as imagens que ela sugere: Trem das Cores.
Produção e apresentação: Luiz Cláudio Canuto 

Direção de Núcleo: Mônica Montenegro

HISTÓRIA HOJE - 07/08/2014 - Há 73 anos, morria o escritor e poeta indiano Rabindranat Tagore

Há 73 anos, morria o escritor e poeta indiano Rabindranat Tagore

Apresentação Márcia Dias

Ele foi um defensor da cultura indiana e da língua bengali, contra a dominação inglesa. Parceiro de Gandhi na luta pela libertação da Índia, ele trabalhou pela educação no país. Tagore também foi filósofo, músico e dramaturgo. Recebeu o Nobel de Literatura em 1913, pelo livro Gitânjali: a oferenda lírica, uma coletânea de poemas religiosos.

Eliana é procurada por oficial de Justiça, e SBT ‘impede’ entrega de intimação

Eliana é procurada por oficial de Justiça, e SBT ‘impede’ entrega de intimação

Um oficial de Justiça bateu na porta do SBT para entregar um mandado contra Eliana. Foi impedido de fazê-lo por seguranças da emissora, que o encaminharam para o departamento jurídico. Papo vai, papo vem e o funcionário público acabou direcionado para outro endereço, um escritório da apresentadora no Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo.

Nos autos, o oficial não deixou a recusa barato: “Informo ainda que não me foi permitido encontrar a apresentadora pessoalmente, visto que estas ‘estrelas’ são protegidas pela empresa”, escreveu.

Eliana está sendo processada por uma pessoa que se sentiu lesada por um ex-anunciante do programa da loira, uma loja virtual que oferecia produtos eletrônicos com preços bem abaixo do mercado. O autor do processo pede R$ 67.500. A apresentadora ainda não foi encontrada para receber a notificação judicial.

No início da tarde desta quarta, o SBT mandou um comunicado explicando o episódio.

"A apresentadora somente não recebeu a intimação, vez que não se encontrava na emissora. Assim, no sentido de agilizar o trabalho do Sr. Oficial de Justiça foi-lhe indicado os contatos e endereço do advogado da apresentadora; profissional este preparado para atender às demandas da Justiça.

Em relação ao processo judicial, o Poder Judiciário já tem entendimento tranquilo de que a responsabilidade é do anunciante, vez que a apresentadora, tampouco a TVSBT venderam produtos eletrônicos para o autor da ação.”

Jô Soares segue internado e gravações estão canceladas, diz diretor

Jô Soares segue internado e gravações estão canceladas, diz diretor


O apresentador Jô Soares, 76 anos, ficará pelo menos mais uma semana afastado da televisão. De acordo com o site oficial do programa, apesar da melhora em seu quadro de saúde, as gravações da próxima semana estão canceladas.

"Está melhorando dia a dia, mas acho que o Jô não recebe alta antes do final de semana", disse o diretor Willem van Weerelt  ao site do programa.

Ao UOL, Alex, o assistente chileno de Jô Soares há mais de 20 anos, diz que o patrão passa bem. "O Jô está bem melhor e logo logo estará gravando novamente", avisa.

Jô Soares deu entrada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com um quadro de princípio de pneumonia. O apresentador responde bem ao tratamento com antibióticos.

Segundo o UOL apurou, o apresentador não quer receber visitas e mantém contato com amigos mais próximos por telefone.

Em razão do afastamento do apresentador, o programa segue reprisando alguns especiais feitos por Jô ao longo dos 14 anos de casa. O programa já exibiu um especial com o escritor Ariano Suassuna e entrevista com Ana Paula Arósio, afastada da TV desde 2010.

Sandra Annenberg aposta em educação para o futuro do país

Sandra Annenberg aposta em educação para o futuro do país

Apresentadora vai comandar o ‘Como Será?’, que estreia sábado, na Globo

Paulo Ricardo Moreira
Rio - “Educação é exemplo”, crava Sandra Annenberg, âncora do ‘Jornal Hoje’, da Globo. É com essa crença que a apresentadora, de 45 anos, passa a comandar também, a partir de sábado, das 6h às 8h, o ‘Como Será?’, programa que se propõe a compartilhar ideias transformadoras e discutir temas integrados como educação, trabalho, ecologia, cidadania e mobilização social.

“Queria muito fazer algo na área de educação. Adoro jornalismo diário, hard news, mas precisava de um respiro”, diz ela, que chegou a propor à direção da emissora, há dois anos, um reality sobre educação. “O Schroder (Carlos Henrique Schroder, diretor geral da Globo) adorou, mas não havia espaço na grade.”

O desejo de se envolver em projetos educacionais tem origem ainda na gravidez de Sandra, que é mãe de Elisa, de 11 anos, fruto de seu casamento de mais de 20 com o repórter Ernesto Paglia.
“Quando resolvi ser mãe, a primeira coisa que pensei foi: ‘E agora, como vou educar essa criança? Que exemplos eu vou dar? Como vou passar a base ética que eu quero?’ Acho que isso tudo não se explica. A gente age, vive e tem atitudes éticas”, acredita a apresentadora. “Lembro-me de ir a shopping com minha filha e ver crianças tendo ataques, se jogando no chão... E esperava que nunca acontecesse isso comigo. Eu via as mães gritando... Como assim?! Que tipo de exemplo alguém pode dar gritando?”

Para Sandra, é hora de agir e propor soluções para o futuro em todas as áreas. Exatamente o que o programa pretende mostrar. “A gente tem que parar de reclamar, sim, de jogar a responsabilidade no outro, deixar de ser mero espectador e passar a ser uma pessoa ativa”, diz.

Com quatro repórteres exclusivos — Helena Lara Resende, Rogério Coutinho, Julia Bandeira e Mariane Salerno —, o programa tem ainda os apresentadores Max Fercondini, que viaja pelo país em busca de práticas sustentáveis para o meio ambiente, e Alexandre Henderson, que dá dicas de passeios educativos para o fim de semana.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 07/08/2014.

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 07/08/2014
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
temperatura mínima: 10°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Grupo russo rouba 1,2 bilhão de senhas com ataque global

A Hold Security, especializada em segurança digital, revelou um suposto incidente, que, se confirmado, seria um dos mais graves da história. A empresa diz ter conseguido encontrar um grupo de cibercriminosos russos que teriam roubado 1,2 bilhão combinações de senhas e nomes de usuário de vários serviços na web, além de outros 500 milhões de endereços de e-mail.

O alerta no blog da empresa abrange basicamente todos. “Não importa se você é um especialista em computadores ou um 'tecnófobo', se seus dados estão em algum lugar da web, você pode ter sido afetado”. Os dados podem não ter sido roubados diretamente do usuário, mas pode ter sido roubado dos serviços utilizados.

Foram mais de 420 mil sites e FTPs roubados, segundo a Hold Security. Os responsáveis pelo estudo foram atrás das principais empresas e sites populares, mas não falam em nomes porque as brechas usadas pelos cibercriminosos podem continuar abertas.

A rede russa de cibercrime não opera sob um nome, mas recebeu um apelido da própria empresa: “CyberVor” (Vor significa “ladrão” em russo). O estudo indica que, inicialmente, foram 4,5 bilhões de resultados conseguidos pelo grupo, mas muitos deles eram duplicados. Depois de organizadas as informações, o número final foi de 1,2 bilhões de credenciais.

A Hold Security tem histórico em revelar este tipo de invasão. A empresa já informou uma vulnerabilidade na Adobe que resultou em vazamento de identidade, senhas e informações bancárias dos clientes da empresa, algo na casa de 38 milhões de pessoas. Também revelou a brecha usada por hackers para roubar informações da Target, uma gigante do varejo nos Estados Unidos.

Brasileiro de 20 anos ganha campeonato mundial de Excel

O estudante de engenharia Ian Leitão Ferreira, de 20 anos, é o primeiro brasileiro a vencer o campeonato mundial de Excel 2007, uma das versões do software de planilhas da Microsoft. Além do troféu, ele levou para casa uma bolsa de estudos de R$ 11,5 mil e um tablet Surface Pro 3.

“Passei um ano inteiro estudando, me preparando muito com meus professores. Estudei em casa e trabalhei duro para estar aqui”, conta Ferreira. “Fiquei muito orgulhoso e feliz com o resultado do esforço", comemorou.

A competição Certiport Microsoft Office Specialist World Champion aconteceu nos Estados Unidos, no fim de julho, e reuniu mais de 400 mil candidatos de 130 países. Os participantes competiram para demonstrar domínio sobre os recursos oferecidos pelos produtos Microsoft Office.

Na rodada final, 123 estudantes disputaram os primeiros lugares. Os candidatos foram submetidos a testes exclusivos baseados em projetos a fim demonstrar sua capacidade de criar planilhas para informações apresentadas em Excel.

Para Margo Day, vice-presidente de educação da Microsoft nos EUA, "o mercado de trabalho de hoje exige proficiência no uso do computador e todos os indivíduos que conquistam a certificação têm uma credencial valiosa que atesta suas habilidades".
A edição 2015 do evento também será realizada em território americano, em Dallas.

Volta Redonda, 07 de Agosto de 2014. O DIA HOJE! Dia Nacional do Documentário Brasileiro

<<>>

Cuidado com 'as aparências', elas, as vezes, nos enganam!

(Adriano Martins - 2014)
========================================================================
Quinta-feira, 07 de Agosto de 2014. Estação: Inverno. Dia frio.

07 . Aniversário do estado do Rio Grande do Norte
07 . Dia Nacional do Documentário Brasileiro

    Dia Nacional do Documentário Brasileiro, comemoração do Brasil, com o apoio da direção nacional da ABD [Associação Brasileira de Documentaristas], a partir de data escolhida numa votação que contou com a participação das 27 ABDs dos Estados e Distrito Federal do Brasil mais alguns cineastas das Terras Brasilis, para marcar a data do nascimento do cineasta e documentarista brasileiro, Olney Alberto São Paulo, que veio ao mundo em 7 de Agosto de 1936, e que dirigiu alguns filmes, influenciado pelo neo-realismo italiano e por filmes de guerra e western norte-americanos, dentre eles os filmes "O Grito da Terra" em 1964 e "Manhã Cinzenta" em 1968 e 1969.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Ônibus da mesma empresa colidem em VR - 06/08/2014


Ônibus da mesma empresa colidem em VR


Dois ônibus da mesma empresa  (Viação Sul Fluminense), colidiram agora de manhã na esquina das ruas Dom Pedro II e Francisco Vitorino, no bairro Eucaliptal, em Volta Redonda. Não há informações sobre feridos,  embora um dos veículos tenha ficado com a frente bastante danificada.

O choque foi entre os veículos placa KZT-3733 e LTZ-1026. Por causa do acidente, só veículos de pequeno porte estão conseguindo passar. 



Fonte: Foco Regional

A MÚSICA DO DIA! 30 anos do ouro de Joaquim Cruz

06/08/2014

30 anos do ouro de Joaquim Cruz

Medalha de ouro na prova de 800 metros rasos de Joaquim Cruz foi a sexta de ouro do Brasil na história das Olimpíadas

Há 30 anos anos, Joaquim Cruz conquistou o ouro nas Olimpíadas de Los Angeles A medalha de ouro na prova de 800 metros rasos de Joaquim Cruz foi a sexta de ouro do Brasil na história das Olimpíadas, a única daqueles jogos e a primeira conquistada pelo atletismo brasileiro desde a medalha de Adhemar Ferreira da Silva trinta anos antes. Em Seul, quatro anos depois, Joaquim Cruz conquistou duas medalhas de prata. Poderia até ter sido de ouro, mas ele estava muito abalado emocionalmente com a repercussão mundial de suas declarações sobre o físico masculinizado da atleta olímpica norte-americana Florence Griffith-Joyner.

A Música do dia é All night long - de Lionel Richie

Produção e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo: Mônica Montenegro

HISTÓRIA HOJE, 06 DE AGOSTO DE 2014. Há 112 anos, era iniciada a Revolução Acriana

Há 112 anos, era iniciada a Revolução Acriana

Apresentação Márcia Dias


Um acordo territorial de limites com a Bolívia existia desde 1750. Até então, a região do Acre pertencia ao país vizinho. Porém, com o ciclo da borracha, muitos brasileiros se fixaram naquelas matas. A ocupação gerou impasses entre o Brasil e a Bolívia a respeito do território. A Bolívia organizou, em 1899, uma missão militar para retomar a região. Ao chegar em Porto Acre, a missão foi impedida por seringueiros brasileiros de continuar o deslocamento.

Confira 10 termos de uso assustadores do Facebook Messenger

Confira 10 termos de uso assustadores do Facebook Messenger

 Os usuários do Facebook no celular já podem se preparar para instalar o Facebook Messenger se quiserem continuar usando o serviço de mensagens da rede social. O que poucos sabem, no entanto, é o quão profundas são as permissões dadas pelo usuário ao aplicativo pelo direito de utilizá-lo de forma “gratuita”.

A lista abaixo foi publicada no ano passado pelo Huffington Post e mostra até onde vão as possibilidades do app. Vale observar que nem tudo é usado sempre, e que o Messenger não é o único: inúmeros aplicativos solicitam muito mais informações e permissões do que o necessário para funcionar em nome da gratuidade.
Confira algumas solicitações invasivas do Facebook Messenger:
  • Permissão para alterar o estado de conectividade de rede;
  • Permissão para fazer ligações sem intervenção do usuário, possivelmente causando cobranças adicionais sem necessidade de confirmação;
  • Permissão para envio de mensagens SMS sem necessidade de intervenção ou confirmação;
  • Permissão para gravação de áudio com o microfone do celular sem confirmação do usuário;
  • Permissão de uso da câmera para fazer fotos e vídeos sem a confirmação do usuário;
  • Permissão para leitura do histórico de chamadas. Estes dados são apenas salvos, mas outros apps maliciosos podem compartilhar estas informações sem conhecimento do usuário;
  • Permissão para ler dados sobre contatos do usuário armazenados no telefone, para ver com que frequência você se comunica com um indivíduo em específico por telefone, e-mail ou outras formas de contato;
  • Permissão para identificar o usuário pelas informações guardadas no celular, com nome e informações de contato. Estes dados podem ser enviados para terceiros;
  • Permissão para acessar recursos de identificação do celular, possibilitando o reconhecimento até mesmo o número telefônico do usuário;
  • Permissão para receber uma lista de contas conhecidas no telefone, incluindo quaisquer apps instalados no aparelho.
Ou seja: a julgar pelos termos, o Facebook Messenger pode saber exatamente quem você é, conhecer todos os seus contatos do aparelho e seu grau de intimidade com eles, criar um perfil sobre você, saber que outros serviços você utiliza com frequência, gravar áudio e fazer vídeo e fotos do que acontece em volta de você sem permissão, conectar-se à internet sem seu conhecimento e enviar estas informações de volta para o banco de dados.
Novamente, isso não significa que o Messenger faça de fato tudo isso, mas que ele pode fazer. Isto também é um retrato do que os usuários estão abrindo mão quando aceitam os termos de uso de muitos aplicativos gratuitos disponíveis principalmente no Google Play.
O Facebook se defende dizendo que as permissões são padrão para qualquer aplicativo de mensagens, como Snapchat, Line e Skype. A "culpa" pelo susto recai sobre a linguagem utilizada pelo Android para descrever estas permissões, já que os desenvolvedores não têm como modificá-las. Assim, a "permissão para gravação de áudio com o microfone do celular sem confirmação do usuário", na verdade, seria apenas uma forma de possibilitar o envio de mensagens de voz ou ligação pela internet para algum contato, por exemplo.

Windows 9 pode ser oferecido como update gratuito

O Windows 8 falhou em atrair público, aumentando sua participação de mercado mais lentamente que o 7, mas a Microsoft pode ter uma carta na manga para a próxima versão do sistema. A empresa, segundo o site ZDNet, teria planos de lançar uma opção de upgrade gratuito para o Windows 9, que, ao que tudo indica, deve sair até a metade do ano que vem.

É possível, no entanto, que a alternativa seja dada apenas a quem ainda esteja preso às versões mais antigas do sistema (XP, Vista e Windows 7), que continuam populares, exceto pelo Vista. Assim, a se confirmar a estratégia, usuários do W8 precisariam pagar pela atualização.

As versões 8 e 8.1 do Windows representam, juntos, apenas cerca de 12,5% do mercado de sistemas operacionais. Caso a Microsoft decida seguir em frente com as ofertas especiais para versões do passado, estaria estimulando mais de 80% de usuários de PCs a migrarem para a plataforma nova. No entanto, poderia diminuir significativamente suas receitas com o pagamento pela atualização.

O movimento teria o lado positivo de atrair mais usuários para a plataforma, o que traria mais desenvolvedores, o que significaria movimentar mais a loja de aplicativos da empresa. Esta, possivelmente, poderia ser a aposta para cobrir o buraco de receita gerado pela migração gratuita.

A ideia não seria nem mesmo tão inédita no mercado. A Apple, que sempre cobrou pela atualização do Mac OS, decidiu passar a oferecer o update gratuitamente a todos os seus usuários com computadores compatíveis. Com isso, o ritmo de adoção das novas versões da do software decolou.

A expectativa é que o Windows 9 chegue em 2015, com alguns recursos que já são esperados, como o menu Iniciar remodelado, mesclando o estilo tradicional com os blocos dinâmicos do W8 e a possibilidade de rodar aplicativos “Metro” em modo janela, sobre o desktop comum.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA! 06/08/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 06/08/2014
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
temperatura mínima: 9°C
temperatura máxima: 23°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Produção do “Tá na Tela” se desespera com a baixa audiência da estreia

A estreia do "Tá na Tela" na Band nesta segunda-feira foi bem mais tensa do que se esperava. O programa conseguiu cerca de 3 pontos de média (2,8) e pico de 4 pontos (4,3) com muito custo. Por vários momentos, a atração chegou a empatar com a Gazeta e com a RedeTV! (ficando em quarto lugar na audiência) e foi aí que bateu o desespero internamente e algumas matérias foram caindo e sendo substituídas.

A matéria do médium João de Deus, que foi anunciada para esta terça-feira acabou entrando na segunda-feira. Outra coisa: o GC, gerador de caracteres, aquela frase que fica na tela enquanto uma matéria é exibida ou chamada, mudava a todo momento. Se o GC prendesse o telespectador, ficava no ar.

Correria em um programa ao vivo é normal, mas o clima na produção do "Tá na Tela" ultrapassou o limite da normalidade. Foi um quase um pânico geral porque ninguém admitia ficar abaixo dos 3 pontos na estreia. Na verdade, houve quem acreditasse que o programa alcançaria os 7 pontos e não chegou nem perto disso.

Vale lembrar que o "Sabe ou Não Sabe", um game divertido feito nas ruas e que não tem um pingo de sensacionalismo chegou aos 3 pontos (2,6) na terça-feira passada, o que é ainda mais desesperador para o programa de Luiz Bacci, que investiu bastante e ficou abaixo do esperado, mas foi só a estreia. A atração precisa crescer ao longo dos dias para mostrar que o menino de ouro foi mesmo um belo investimento. É inegável que Bacci tem talento e muito potencial para isso. Vamos aguardar.

Volta Redonda, 06 de Agosto de 2014. O DIA HOJE! Dia dos Bandeirantes

<<>>

Que as indiferenças entre as semelhanças, não seja igualmente o homem!
(Adriano Martins)
=========================================================================
Quarta-feira, 06 de Agosto de 2014. Estação: Inverno. Dia frio e seco.

06 - Explosão da primeira bomba atômica em Hiroshima, Japão (1945)
06 - Primeira experiência em balão pelo padre Bartolomeu de Gusmão (1709)
06 - Morte do escritor Jorge Amado, Salvador, BA (2001 )
06 - Dia do Ar

08 de agosto - Dia dos Bandeirantes

Dia dos BandeirantesVocê já estudou sobre o movimento dos Bandeirantes?

Então você sabe que eles foram os desbravadores do Brasil do século VXII. E muitos deles fizeram história, como Manuel Borba Gato, Fernão Dias Pais, Bartolomeu Bueno da Silva e Antônio Raposo Tavares.

Em suas expedições chamadas Entradas ou Bandeiras, muitas riquezas foram descobertas, o ouro e as pedras preciosas do Brasil tornaram-se as mais importantes do Novo Mundo Colonial.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Aneel prevê reajuste maior de energia

Aneel prevê reajuste maior de energia

Documento interno da Aneel indica que o aumento da conta de energia provocado pelos empréstimos às distribuidoras será maior do que a agência reguladora tem afirmado publicamente.

Segundo o documento, de 2013, assinado pelo então diretor Edvaldo Santana, a cada R$ 1 bilhão devido pelo setor, as tarifas de energia crescem 0,8 ponto percentual. Como os empréstimos totalizam R$ 17,7 bilhões, o impacto na tarifa será de exatos 14,16%.

A lógica foi confirmada pela área técnica da Aneel.

"Entretanto, vale lembrar que o repasse se dá durante dois ciclos tarifários, que ocorrem a partir de 2015", afirmou a agência, em nota.

Na terça-feira da semana passada (29), o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, afirmou que o impacto na tarifa seria de apenas 8%, divididos em dois anos. "O reajuste [das tarifas] nunca é exclusivamente ligado ao valor do empréstimo", disse.

Algumas estimativas do setor sugerem que os reajustes possam chegar a 25% no próximo ano. A TR Soluções, por outro lado, indica reajuste de 13,42% em 2015, em uma visão otimista.

Na quarta (30), o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, apresentou uma outra conta.

Segundo ele, o impacto seria escalonado em três anos, com aumentos de 2,6% nas tarifas em 2015, de 5% em 2016 e de 1,4% em 2017.

Editoria de Arte/Folhapress
EXPECTATIVA
 
O governo corre para fechar a segunda parcela do empréstimo, de R$ 6,5 bilhões, que será feito às distribuidoras. Segundo o Ministério da Fazenda, a operação deve ser apresentada até sexta-feira (15).

As distribuidoras precisam dos recursos para cobrir a chamada "exposição involuntária", situação criada pelo término de contratos entre distribuidoras e geradoras em 2013 e que não foram repostos nos leilões organizados pelo governo.

As distribuidoras estão sendo obrigadas a recorrer ao mercado de curto prazo, no qual o valor da energia, definido pelo Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), está mais alto por causa das poucas chuvas.

Os outros R$ 11,2 bilhões, já emprestados, foram consumidos pelas liquidações entre os meses de fevereiro e abril do mercado de curto prazo.

O governo, porém, enfrenta dificuldades para fechar a operação. Bancos privados ainda tentam obter uma remuneração mais alta do que a que foi oferecida pelo Ministério da Fazenda.

No primeiro acordo, o retorno foi fixado em 1,9% de juros mais a variação do CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro), que somam 12,1% em 12 meses.

O governo deverá elevar as taxas de juros oferecidas aos bancos privados para reduzir a participação das instituições públicas no negócio, principalmente da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Gengivas que sangram? Entenda o problema e evite o tártaro e a perda dos dentes

Gengivas que sangram? Entenda o problema e evite o tártaro e a perda dos dentes

— Regra número um: gengiva saudável não sangra! — afirma Mario Groisman, Mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, Suécia, e membro da Academia Brasileira de Odontologia ao comentar sobre a gengivite, uma das doenças periodontais que mais acometem brasileiros de todas as idades.

Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde afirma que 37% da população brasileira com até 12 anos é acometida por algum tipo de doença periodontal. Este número atinge a casa dos 49,1% para jovens entre 15 e 19 anos, vai para 82% entre adultos de 35 a 44 anos e chega à marca de 98,2% em idosos entre 65 e 74 anos.

— A doença se caracteriza por uma inflamação da gengiva que, ao progredir, atinge o osso que envolve e segura os dentes. Ela é causada pela placa bacteriana ou pelo que chamamos de biofilme dental, que é uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes — explica Mario Groisman.

A gengivite pode ser prevenida por meio da escovação eficaz e pelo uso de fio dental feito corretamente. Sem os cuidados necessários, a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente, podendo causar a retração da gengiva e, consequentemente, mobilidade e perda dos dentes.

Entenda a importância da preocupação com a higiene bucal

O especialista respondeu algumas dúvidas sobre a saúde das gengivas.
- Qual a importância de ter gengiva saudável?

Manter a gengiva saudável é um fator extremamente importante para a manutenção dos dentes na cavidade oral, uma vez que a progressão da gengivite para uma periodontite afeta diretamente os tecidos de suporte dos dentes, o osso alveolar e o ligamento periodontal, levando à possibilidade de perda dos dentes. Outro aspecto absolutamente importante é a correlação positiva entre a periodontite e alterações cardiovasculares, maior incidência de nascimentos prematuros e o desenvolvimento de crianças de baixo peso.

- Quais os sintomas da gengivite?

Os sintomas mais comuns são as gengivas que sangram com facilidade (especialmente ao escovar os dentes), e que se apresentam inchadas e avermelhadas, além do mau hálito e do gosto ruim na boca.
- Como tratar problemas na gengiva?

A gengivite pode ser geralmente revertida com a escovação regular e o uso do fio dental. Entretanto, se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma periodontite.
- As pastas de dentes especializadas são uma boa opção?

Novas tecnologias em cremes dentais auxiliam, por exemplo, na diminuição da sensibilidade dentinária, no melhor controle das lesões de cárie, e em outros aspectos.
- Quais as consequências de gengiva mal cuidada?

Além da evolução para a formação de tártaro e periodontite, no aspecto social, além do mau hálito, a coloração avermelhada e o edema são características que podem afetar a autoestima dos pacientes.

HISTÓRIA HOJE! Atentado da Rua Toneleros muda a história do Brasil

Atentado da Rua Toneleros muda a história do Brasil

Apresentação Dilson Santa Fé


Há 60 anos um crime numa rua do bairro de Copacabana mudou a história do Brasil: o atentado da Rua Toneleros. Era madrugada, o farol de um carro ilumina uma rua escura, o automóvel trazia o jornalista e político Carlos Lacerda que voltava para casa depois de um comício junto com o filho, na companhia dele também estava o major Rubens Vaz, um dos oficiais da Aeronáutica destacado para garantir proteção ao jornalista que vinha sofrendo ameaça durante os comícios noturnos.

A MÚSICA DO DIA! Hoje é o aniversário da Paraíba e da emancipação da sua capital, João Pessoa

05/08/2014 00h01 - 

Hoje é o aniversário da Paraíba e da emancipação da sua capital, João Pessoa

Em 1585, foi fundada a terceira cidade do Brasil: Nossa Senhora das Neves, que, em 1930, passou a se chamar João Pessoa.

Zé Ramalho
Divulgação
Zé Ramalho 
A música de hoje é de um paraibano de Brejo da Cruz: Zé Ramalho. A faixa que você vai ouvir é um registro histórico do clássico "Chão de Giz", só no violão e na voz de Zé Ramalho. No início, uma curiosidade: a voz do operador de estúdio instruindo o cantor a começar a tocar.

A Música do Dia é "Chão de Giz", Zé Ramalho.

Produção e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo: Mônica Montenegro

Saiba onde e o que estudaram os maiores bilionários da tecnologia

A época de faculdade geralmente é determinante para traçar o futuro das mentes mais jovens. Muitas vezes, nem tanto pelos estudos, mas pelos contatos adquiridos e ideias que surgem nestes espaços. Abaixo está a lista que mostra como os maiores bilionários da indústria de tecnologia (segundo o ranking da Bloomberg) aproveitaram este período. Confira:

Bill Gates (Microsoft) - Universidade de Harvard (desistiu)

O maior bilionário da indústria de tecnologia não é formado em nenhum curso. Ele frequentou por dois anos a universidade, sem muitos planos de estudo, mas acabou se unindo a Paul Allen na fundação da Microsoft, e largou a universidade para se dedicar à empresa com o apoio de seus pais.

Larry Ellison (Oracle) - Universidade de Illinois (desistiu) e Universidade de Chicago (desistiu)

Na falta de um curso superior, Larry Ellison, fundador e CEO da Oracle, se inscreveu em dois. Não concluiu nenhum. Na primeira vez, largou no segundo ano após não fazer os exames devido à morte de sua mãe adotiva; na segunda oportunidade, conheceu o design de computadores após passar apenas um trimestre em Chicago, estudando matemática e física.

Mark Zuckerberg (Facebook) - Universidade de Harvard (desistiu)

O criador do Facebook, que já tinha conhecimentos de programação após alguns cursos antes de chegar à universidade, utilizou seu tempo em Harvard para conhecer as pessoas com quem fundaria a rede social. Originalmente, estudava psicologia e ciência da computação, mas acabou largando o curso para se dedicar à empresa.

Larry Page (Google) - Universidade de Michigan

Um dos fundadores do Google, Page é o primeiro bilionário de tecnologia no ranking da Bloomberg que concluiu seu curso. Ele conseguiu um diploma de bacharel em ciência da computação na Universidade de Michigan. De quebra, ele também ostenta um mestrado na mesma área em Stanford, onde conheceu seu colega Sergey Brin, com quem criou a empresa.

Sergey Brin (Google) - Universidade de Maryland

Assim como seu colega Larry Page, conseguiu um bacharelado em ciência da computação e foi para Stanford atrás de seu mestrado. Diferente de seu parceiro, no entanto, também se inscreveu de um doutorado na mesma área, mas acabou desistindo para perseguir o sucesso do Google.

Jeff Bezos (Amazon) - Universidade de Princeton

O criador da Amazon entrou na respeitada Universidade de Princeton com o objetivo de estudar física, mas acabou mudando de ideia e concluiu o curso de bacharel em engenharia elétrica e ciência da computação.

Steve Ballmer (Microsoft) - Universidade de Harvard

Conheceu seu colega Bill Gates em Harvard, mas optou por um caminho diferente e permaneceu na universidade até o fim do curso. Lá, conseguiu o título de bacharel em economia e matemática. Em 1980, largou o MBA em Stanford para se unir a Gates na Microsoft.

Ma Huateng (Tencent) - Universidade de Shenzhen

O único chinês a entrar no top 10 de bilionários de tecnologia também optou por um caminho mais tradicional e concluiu seu bacharelado em ciência da computação na Universidade de Shenzhen. Em seguida, criou a Tencent, gigante chinesa de internet, que tem como braços mais famosos para ocidentais o app de bate-papo WeChat, concorrente do WhatsApp.

Paul Allen (Microsoft) - Universidade do Estado de Washington (desistiu)

Outro dos fundadores da Microsoft, também não concluiu seu curso antes de começar a correr atrás de seus próprios negócios. Ele frequentou a universidade por dois anos antes de se tornar um programador na empresa que criaria o Windows.

Michael Dell (Dell) - Universidade do Texas (desistiu)

Dell começou o negócio de montagens de computador ainda na universidade, onde seguia o caminho da medicina. No entanto, pouco tempo depois, largou seu curso para tocar o que se tornaria a empresa gigante que hoje carrega seu sobrenome.

Pen drive vendido por R$ 4.230 vira piada na internet

Memória flash, como a encontrada em SSDs, cartões de memória e pen drives costumam ter preços mais caros que a memória baseada em discos magnéticos, como as HDs comuns. Em alguns casos, como no anúncio de um pendrive no site das Lojas Americanas (o anúncio foi retirado do ar), por R$ 4.230 (em promoção), a diferença é tão alta que virou motivo para piadas.

O modelo em questão é o Kingston DataTraveler HyperX Predator de 512 GB, de interface USB 3.0, que, segundo a fabricante, permite velocidades de leitura de até 240 MB/s e de gravação de até 160 MB/s, além de ter garantia de 60 meses. Para efeitos de comparação, na mesma loja pode ser comprado um HD externo de 500 GB por R$ 230.

Abaixo estão alguns dos comentários (disfarçados de reviews do produto), que fazem graça com o preço astronômico do acessório:

"O que me chamou a atenção foi o frete gratis..Muito bom..Excelente design e cabe perfeitamente em qualquer entrada USB" - Oscar

"Esse pen drive foi a melhor aquisição que fiz nos últimos anos.
Comprei 5 pen drives e distribui para meus familiares. Eles merecem esse presentão.
Hoje, sua principal utilidade pra mim é como adorno em meu pescoço, pois sou adepto do movimento "Geek Ostentação" - Alex

"Estava no meio de uma transação financeira com minha noiva, mas ao ver a oferta peguei parte do dinheiro que usariamos para dar a entrada em nosso apartamento e comprei 2 desse pen drive!!!
Tivemos que cancelar a compra do Apê, mas pense no lado bom tenho 2 desse pen drive!!!" - Genildo

Volta Redonda, 05 de Agosto de 2014. O DIA HOJE! Dia Nacional da Saúde

<<>>

Na certeza, viva a vida, sem medo de ser feliz!

(Adriano Martins - 2014)
=========================================================================
Terça-feira, 05 de Agosto de 2014. Estação: Inverno. Dia menos frio.

05 . Nascimento do cientista Oswaldo Cruz (1872)
05 . Dia Nacional da Farmácia

Dia 5 de Agosto é o Dia Nacional da Saúde, mas não é somente neste dia que se deve cuidar dela. A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia-a-dia. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação à base de frutas.

O homenageado do Projeto Memória em 2003, Oswaldo Cruz, é um dos brasileiros a quem o país mais deve. Quase 90 anos depois de sua morte, é lembrado em cada canto do território nacional. Repetidas pesquisas entre a população o apontam como o símbolo do médico e do cientista brasileiro.

Oswaldo Cruz ganhou fama ao vencer a febre amarela - flagelo que, no final do século XIX, transformara o Rio de Janeiro num porto maldito. Combateu também a varíola e a peste bubônica.   

No entanto, foi ferozmente atacado por causa de suas campanhas sanitárias. Teve que enfrentar não só as doenças como a incompreensão de seus contemporâneos. A vacinação obrigatória contra a varíola, por ele proposta, provocou violenta revolta no Rio, em 1904.

Os fatos deram razão a Oswaldo Cruz. Graças à sua obstinação, a vacinação se tornou prática corriqueira no Brasil e a preocupação com a saúde pública se implantou em definitivo.

O grande sanitarista promoveu expedições científicas que mapearam as principais questões da saúde em todo o Brasil. Seu legado maior ficaria sendo a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, pioneiro e reputado centro de medicina experimental, que neste ano se associa ao Projeto Memória.

Dia Nacional da Saúde

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

HISTÓRIA HOJE - Rachel de Queiroz foi primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras

Rachel de Queiroz foi primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras

Apresentação Márcia Dias

No dia quatro de agosto de 1977, a escritora Rachel de Queiroz foi a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras, aos 66 anos, passando a ocupar a cadeira número cinco. Preocupada desde cedo com as questões sociais do Brasil, tinha vinte anos quando publicou o primeiro romance: O Quinze.

A MÚSICA DO DIA! Em 1987, distante dos palcos, Dick Farney morreu

04/08/2014 00h01

Em 1987, distante dos palcos, Dick Farney morreu

Farnésio Dutra e Silva começou a tocar piano na infância, e, em 1937, estreou como cantor no rádio. Depois ganhou um programa "Dick Farney, a voz e o piano".

Dick_Farney
Wikimedia Commons
Sua carreira é lembrada no período entre 1941 a 1944, quando tocou no Cassino da Urca. No exterior, fez várias apresentações na rádio NBC, principalmente como cantor fixo no programa do comediante Milton Berle, e ainda seguiu carreira na TV.

A Música do Dia é "Copacabana", precursora da bossa nova.

Produção e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo: Mônica Montenegro

Alunos brasileiros perdem 10% das aulas com professor que atrasa e sai mais cedo

Do total de 200 dias letivos do ano, 20 são desperdiçados (10%); em países desenvolvidos porcentual é perto de zero
Fonte: iG

Do total de 200 dias letivos do ano escolar aos quais os alunos brasileiros têm direito, 20 dias são desperdiçados por conta de atrasos dos professores, saídas dos docentes antes do término da aula e com outras atividades que nada tem a ver com o ensino e a aprendizagem. Nesse cálculo sequer foi considerado o tempo perdido com a contenção da bagunça e com a realização de outras atividades pelo professor, como a realização de chamada e a entrega de trabalhos escolares.

O desperdício de 10% dos dias letivos é uma das constatações presentes na mais recente pesquisa publicada pelo Banco Mundial, a Great Teachers: How to Raise Student Learning in Latin America and the Caribbean (Grandes professores: como melhorar o aprendizado dos estudantes na América Latina e no Caribe, em português).

O estudo da instituição - reconhecida por elaborar uma série de pesquisas para subsidiar políticas públicas na área da educação - foi feito em mais de 15 mil salas de aula de três mil escolas primárias e secundárias em sete países latinos, incluindo o Brasil. Na América Latina, como um todo, o porcentual do "desperdício" é de 9%.

Segundo o Banco Mundial, esse desperdício constatado em outros países da região e também no Brasil é causado pelo fato de os professores "estarem fisicamente ausentes da sala de aula, chegarem atrasados, saírem mais cedo ou realizarem outras atividades da escola no horário da aula", afirma estudo.

O tempo perdido também é consequência de os docentes estarem "ocupados com interações sociais com alguém na porta da sala de aula ou simplesmente por não estarem interagindo com a turma".
A situação, segundo a publicação, se reflete nos "parcos resultados educacionais" apresentados pelos países da região, explica, por meio de comunicado, Barbara Bruns, economista-chefe do Banco Mundial na área de educação para a América Latina e o Caribe e autora do relatório.

Nos países desenvolvidos, diz o estudo, o índice de desperdício de tempo se aproxima de zero. O relatório ainda afirma que, nas melhores escolas, os docentes "nunca saem da sala de aula".
Tragédia

Para o especialista em educação Claudio de Moura Castro, ex-diretor da Fundação Capes - responsável por programas de formação de professores da educação básica no País -, os dados apresentados pela pesquisa representam um "tragédia" da educação brasileira, especialmente das escolas públicas do País.

"Se o professor faz isso porque ele acha que ganha pouco, por que não pede demissão?", critica Castro. Segundo ele, a solução para resolução do problema passa, necessariamente, por uma maior participação dos pais nas escolas. "Os pais têm que cobrar. O sistema escolar não pode correr solto, é preciso um acompanhamento e cobrança constante dos familiares junto aos professores e à direção das escolas", fala o especialista.

Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, também reconhece o impacto que esse "atraso estrutural" tem na aprendizagem. Cara, no entanto, diz que é preciso olhar de forma mais ampla para a questão.

"Esse tipo de pesquisa reforça a responsabilização do professor. Isso porque boa parte do atraso ocorre por conta dos deslocamentos que parte dos professores têm que fazer para dar conta de uma dupla jornada, em escolas diferentes. Dessa forma, é preciso enxergar que as redes públicas de ensino do País também são responsáveis por isso, especialmente pela maneira que são distribuídas as aulas. Precisamos ter uma gestão mais eficiente de distribuição de aulas", diz Cara.

MEC

Consultado, o Ministério da Educação (MEC) disse que "considera preocupante o desperdício". A pasta ainda informa que "mantém programas de apoio às redes, que conforme determina a LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação] são de responsabilidade das secretárias estaduais e municipais"
Por fim, o MEC afirma que "as atuais diretrizes curriculares nacionais já apontam para um melhor aproveitamento do tempo nas atividades escolares com objetivo de construir propostas curriculares mais integradas, envolvendo componentes de uma mesma área de conhecimento ou de diferentes áreas. Isso implicaria aulas com maior tempo de duração e menos trocas de professor".

Reflexos

A situação retratada pela pesquisa do Banco Mundial tem reflexos diretos no aprendizado oferecido aos milhões de estudantes brasileiros. Além do comprometimento da própria qualidade do ensino ofertada pelo professor, a aprendizagem fica mais comprometida pelos problemas de infraestrutura ainda existentes nas escolas brasileiras. Por meio do infográfico, confira, em detalhes, a dimensão do sistema escolar brasileiro: do número total de matrículas às condições estruturais das unidades de ensino.

Embrapa avança rumo à seda de aranha sintética

Seda de aranha sintética
No início deste ano, pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, anunciaram o desenvolvimento de uma biofábrica capaz de produzir seda de aranha de forma artificial.
Agora a equipe anunciou avanços na produtividade do processo.
"Da última vez, de 100 microlitros, que é a décima parte de um mililitro, conseguimos fazer um fio muito grande, foram mais de 10 metros, rendeu bastante", contou Valquíria Lacerda, pesquisadora do grupo.
As fibras da seda natural de aranha têm diâmetros variando de 2 a 4 nanômetros, enquanto a seda sintética produzida na Embrapa tem em torno de 40 nanômetros, o que os pesquisadores acreditam ser uma vantagem.
A fibra sintética é "de 10 a 20 vezes mais espessa do que encontramos na natureza, o que pode ajudar a ser mais forte", disse Valquíria, destacando que os próximos passos envolvem testes de extensão e resistência.
Além, é claro, da otimização da biofábrica, com vistas à produção em grandes quantidades - a biofábrica utiliza bactérias Escherichia coli geneticamente modificadas para sintetizar a seda, mas o grupo também está pesquisando o uso da soja como biorreator.
"Ainda não existe um organismo ideal para produzir em grande quantidade. Tem pesquisadores que já colocaram em células de mamíferos, de insetos, em bactérias, o mundo inteiro ainda procura uma biofábrica ideal para fazer extração reduzindo o custo desse material", disse Valquíria.
De nanopartículas a material estrutural
Segundo o professor Elíbio Rech, coordenador da equipe, a tecnologia da produção artificial dos fios de teias de aranha já está dominada.
O próximo passo é definir um meio econômico, rápido e seguro para a sua produção em larga escala.
Segundo ele, não faltarão usos para a seda de aranha sintética.
Seda de aranha sintética aproxima-se do uso prático
Os pesquisadores da Embrapa também estão tentando usar a soja como biofábrica para produzir a seda de aranha. [Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil]
"É um material novo que tem duas características, flexibilidade e resistência, e também é biodegradável. Ele tem uma característica física que permite um melhor desempenho para tudo," avalia Rech.
A seda sintética pode ser usada na produção de tecidos, em fios para sutura de cirurgias e também na forma de nanopartículas para o endereçamento preciso de medicamentos no corpo humano.
Quando o processo alcançar escala industrial e o material estiver disponível em quantidades maiores, os benefícios também poderão ser auferidos no campo dos materiais estruturais, incluindo compósitos plásticos para peças de aviões, carros e navios.
"Qualquer material que dure mais vai reduzir o custo de manutenção. Ao conseguir fazer com que um material trabalhe mais e seja mais leve, você também reduz o gasto de combustível, reduz emissão de gás carbônico na atmosfera, então tem todo um ganho direto e indireto do uso de um material como este," disse Rech.

Falta de iniciativa privada

Nesta etapa, os pesquisadores esperam envolver a iniciativa privada, para que a pesquisa possa passar do nível do laboratório para o nível fabril.
"Esse é um produto em potencial muito importante, agora o setor privado tem que fazer a outra parte, escalonar e transformar isso em um produto comercial. Ainda precisamos reduzir um pouco o custo de produção, nós saberíamos como fazer, com outro laboratório e equipamentos, mas faltam pessoas para colaborar com a gente," resumiu Rech.

Facebook passa cerca de meia hora fora do ar

O Facebook enfrentou problemas de instabilidade na tarde desta sexta-feira, 1, e saiu do ar para pessoas em várias partes do mundo. Até os plugins de curtidas e recomendações, além dos aplicativos, tiveram problemas.
A empresa ainda não se pronunciou a respeito e usuários recorreram ao Twitter para relatar o problema, que durou cerca de meia hora - mais ou menos entre 13h e 13h30.
Não se sabe o que aconteceu, mas dois sites de monitoramento confirmavam a situação, o "Down For Everyone Or Just For Me?" e o "Is it down right now?".

Reprodução

Dinamarqueses batem recorde de velocidade de transferência de dados

Pesquisadores dinamarqueses conseguiram um feito para deixar qualquer usuário da internet com inveja. Os cientistas do grupo de comunicações ópticas de alta velocidade da área de fotônica da Universidade Técnica da Dinamarca conseguiram um recorde de transferência de dados com um único transmissor: 43 terabits por segundo.
Durante os testes, foi utilizado um novo tipo de fibra óptica que permitiu chegar a essa velocidade. Para quem não consegue visualizar o que significam 43 terabits em um segundo, seria o equivalente a cinco HDs de 1 TB sendo transferidos em apenas um segundo.
Para isso foi utilizado apenas um emissor de raios laser capaz de alcançar essa velocidade espantosa. Os pesquisadores admitem que já foram registrados números maiores para transferência de informação, mas normalmente usando centenas de lasers, o que torna o feito dos dinamarqueses mais incrível.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 04/08/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 04/08/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

VOLTA REDONDA, 04 DE AGOSTO DE 2014. O DIA HOJE! Dia do Início da Semana Adoniran Barbosa

<<>>

Que as nossas atitudes não dê o seu lugar para as nossas palavras!





(Adriano Martins)
===========================================================================
Segunda-feira, 04 de Agosto de 2014. Estação: Inverno. Dia frio e seco

04 . Morte da catarinense Anita Garibaldi, heroína de dois mundos, Itália (1849)
04 . Raquel de Queiroz, a primeira mulher a ser eleita para a Academia Brasileira de Letras (1977)
04 . Nascimento do arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx, São Paulo (1909)
04 . Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer

Dia do Início da Semana Adoniran Barbosa

    comemoração móvel do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 15.348 de 14 de março de 2014, que está relacionada com a possível data do nascimento do músico, cantor, compositor, humorista e ator brasileiro, João Rubinato (nome de batismo de Adoniran Barbosa), que veio ao mundo em 6 de julho ou 6 de agosto de 1910 ou 1912, e que representou diversos personagens em programas de rádio, tendo sido reverenciado por cariocas como o dono do único e verdadeiro samba de São Paulo, ao compor músicas versadas em vários idiomas do mundo: japonês, italiano, iídiche, francês, espanhol e muitos outros, além de deixar sua marca num estilo de samba chamado de "samba macarrônico" [allegro ma non troppo], que mistura sentimentalismo Itálico à irreverência brasileira, com base na opressão social sofrida pela massa humana dos trens, das fábricas, das avenidas e malocas, servida ao molho da picardia italiana: 1ª semana de agosto.