Rádio Acesa FM VR: 2014-10-05

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

HISTÓRIA HOJE - Há 101 anos, era inaugurado o Canal do Panamá

Há 101 anos, era inaugurado o Canal do Panamá

Apresentação José Carlos Andrade


Localizado na América Central, o canal foi construído com 77 quilômetros de extensão,  ligando o Oceano Atlântico ao Pacífico. É considerada uma travessia chave para o comércio marítimo internacional.

O canal começou a ser construído em 1881 pela França. Entretanto a obra foi paralisada por de problemas de engenharia e pela alta taxa de mortalidade de trabalhadores devido à doenças tropicais .
Os Estados Unidos assumiram o projeto em 1904 e levaram uma década para concluir o canal, que foi inaugurado oficialmente em 15 de agosto de 1914.

O tráfego aumentou de cerca de 1.000 navios por ano , quando o canal foi inaugurado, para uma média de 15 mil embarcações nos últimos anos. A última medição registrou também 309 milhões de toneladas movimentadas.

Desde sua construção até hoje mais de 815 mil embarcações passaram pelo canal. O Canal do Panamá é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 10/10/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 10/10/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 33°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 10 de Outubro de 2014. O DIA HOJE - DIA DO EMPRESÁRIO BRASILEIRO!

<<>>

Saber como agir nas piores situações da vida é a maior virtude que 'os fracos' tem!

(Adriano Martins - 2014)
=========================================================================================
Sexta-feira, 10 de Outubro de 2014. Estação: Primavera. Dia quente.

10 . Dia da Maçonaria
10 . Dia do Lions Internacional
10 . Dia do Empresário Brasileiro
10 . Semana da Ciência e Tecnologia
10 · Dia Mundial do Lions Clube

Dia do Empresário Brasileiro

O Projeto de Lei número 581/1979 criou o dia do Empresário Brasileiro, a ser comemorado anualmente a 10 de Outubro.

O empresário brasileiro tem a fibra de todos os cidadãos do país: luta em condições adversas, tenta crescer em meio aos “gigantes internacionais”, e contribui enormemente para a economia do Brasil. A cada dia a situação política do país está cada vez mais difícil para o empresário nacional, e isso acaba por se refletir na classe trabalhadora.

É difícil pagar as contas, obter algum lucro e pagar um salário digno ao trabalhador, quando se vive num país em que a carga tributária é assustadora. Muitos empresários vivem de favores do governo, e conseguem privilégios em troca de conivência com falcatruas, é verdade, mas essas “exceções” não devem servir para macular a imagem da maioria da classe empresarial.

O empresário brasileiro já percebeu que não está atrás dos concorrentes internacionais nem em preço, nem em tecnologia. Em importantes feiras e eventos de alcance mundial, o Brasil se destaca em escala cada vez maior, fechando contratos importantes com empresas respeitadas lá de fora. O dia de hoje rende uma homenagem ao homem de negócios do país, que mostra a que veio no competitivo mercado atual.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

HISTÓRIA HOJE - Há 15 anos, morreu o poeta e diplomata João Cabral de Melo Neto

Há 15 anos, morreu o poeta e diplomata João Cabral de Melo Neto

Apresentação Dilson Santa Fé


Reconhecido na literatura brasileira pelas poesias modernistas, ele divide com Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira o título de maior poeta brasileiro depois dos anos 40. Uma das obras mais importantes de João Cabral de Melo Neto é Morte e Vida Severina, poema que ganhou expressão  no teatro, no cinema, na TV e na música popular. Em sua obra demonstra a preocupação com a realidade nordestina e denuncia a miséria.

Em 1968, João Cabral de Melo Neto foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Ele morreu em casa, em 9 de outubro de 1999, enquanto rezava de mãos dadas com a esposa, a poetisa Marly de Oliveira.

Volta Redonda, 09 de Outubro de 2014. O DIA HOJE - Dia do Atletismo!

<<>>

O escândalo toma conta da notícia e a vida se torna 'inapelável' quando tudo chega ao ponto da indecisão, 'sem saída'!

(Adriano Martins - 2014)
===============================================================================
Quinta-feira, 09 de Outubro de 2014. Estação: Primavera.

09 . Dia do Açougueiro e profissionais do setor
09 . Dia Mundial dos Correios
09 . Dia do Atletismo

O Dia do Atletismo é comemorado anualmente em 9 de Outubro, no Brasil.

A data homenageia uma das práticas esportivas mais antigas do mundo, conhecida por "esporte-base" por usar os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar.

O atletismo surgiu nos primeiros Jogos Olímpicos, por volta do ano 776 a.C, na Grécia. O esporte consiste em uma série de provas que testam a resistência física e habilidades do ser humano.

No Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo é quem regula as normas do esporte, além das provas oficiais e competições.

Origem do Dia do Atletismo

O Dia do Atletismo é celebrado em 9 de Outubro, no Brasil. No entanto, não existe um registro que oficialize a data no país.

Como forma de comemoração, são realizadas várias atividades esportivas que incentivam a prática do atletismo. Nas escolas, as crianças aprendem sobre a origem do atletismo e as suas modalidades.

O atletismo pode ser um dos esportes mais antigos da humanidade, mas no Brasil a sua história é bastante recente. Apenas em 1910 surgiram as primeiras competições de atletismo no país.

A Confederação Brasileira de Atletismo só foi criada em 1977.

A Corrida de São Silvestre é a competição de atletismo mais famosa no Brasil. Acontece todos os anos no dia 31 de Dezembro, na capital de São Paulo, desde 1925.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 08/10/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 08/10/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
--

Volta Redonda, 08 de Outubro de 2014. O DIA HOJE - Dia do nordestino

<<>>

Você não tem de aceitar o que acha errado, mas não sejas um preconceituoso ao analisar e julgar de forma inconveniente!

(Adriano Martins - 2014)
====================================================================================
Quarta-feira, 08 de Outubro de 2014. Estação: Primavera.

08 . Dia do Nordestino
08 . Dia do Direito à Vida*

08 de outubro - Dia do Nordestino

Dia do NordestinoHoje, 8 de outubro, é o dia do Nordestino. A data foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além disso, trata-se também de uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”.

 O “Dia do Nordestino” foi criado em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil (com exceção do próprio Nordeste, claro). 

 A cultura popular do Nordeste é muito rica. Seu artesanato, musicalidade, religiosidade, culinária, festividades, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas deste povo é sensacional.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

HISTÓRIA HOJE - Há 165 anos, morreu o poeta norte-americano Edgar Allan Poe

Há 165 anos, morreu o poeta norte-americano Edgar Allan Poe

Apresentação Dilson Santa Fé


Ele que marcou a história da literatura com narrativas de terror e mistério, tendo influenciado grandes autores. Poe foi pioneiro entre os escritores americanos de contos, sendo considerado o inventor do gênero ficção policial. As obras dele foram um marco para a literatura norte-americana contemporânea, com destaque para o seu mais famoso poema, “O Corvo”, de 1845.

Mas apesar da popularidade, os vícios e os escândalos tornaram o escritor incompreendido no próprio país. Depois de vários dias de consumo excessivo de bebidas, Edgar Allan Poe morreu aos 40 anos de idade.

Bancários decidem encerrar greve

Bancários decidem encerrar greve
   
Sul Fluminense

Os bancários do Sul Fluminense aprovaram,ontem, as propostas apresentadas pela caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Fenaban, que representa os bancos privados. Com isso, as agências bancárias da região já voltam a funcionar hoje, no horário normal. A greve em 2014 foi curta, em comparação com anos anteriores - em 2013, por exemplo, durou cerca de três semanas.

As propostas que deram fim à greve foram apresentadas na nesta sexta-feira passada, quando a Fenaban retomou as negociações com o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, e apresentou uma nova proposta para a categoria. Foi a nona rodada de negociação da Campanha 2014. A Fenaban aumentou o índice de reajuste de 7,35% para 8,5% (aumento real de 2,02%) nos salários e demais verbas salariais, de 8% para 9% (2,49% acima da inflação) nos pisos e 12,2% no vale-refeição.

Combate às metas abusivas

Os bancos incluirão também na Convenção Coletiva o compromisso de que "o monitoramento de resultados ocorra com equilíbrio, respeito e de forma positiva para prevenir conflitos nas relações de trabalho". Trata-se de mais um passo no combate às metas abusivas, que tem provocado adoecimento e afastamento de bancários.

Além disso, a cobrança de metas passará a ser proibida não somente por SMS, mas também por qualquer outro tipo de aparelho ou plataforma digital.

Fonte: Diário do Vale

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 07/10/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 07/10/2014
Dia de sol, com muitas nuvens à tarde. À noite a nebulosidade diminui.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 07 de Outubro de 2014. O DIA HOJE - Dia do compositor!

<<>>

As pessoas temem pela a mudança! Por isso, se mantém na mesma posição até que tudo comece a dar errado!


(Adriano Martins - 2014
=================================================================================
Terça-feira, 07 de Outubro de 2014. Estação: Primavera.

07 . Dia do Compositor Brasileiro
07 . Dia do Município
07 . Dia das Congadas (em Minas Gerais)
07 . Dia Internacional pela Prevenção das Catástrofes Naturais

07 de outubro - Dia do Compositor Brasileiro

Hoje é dia do compositor, mas será que você sabe direitinho o que faz ou é um compositor? O dicionário diz que compositor é aquele que compõe, o que é autor de uma realização artística, o que compõe ou escreve uma música, aquele que se dedica à arte da composição musical.

E você sabe dizer rapidinho o nome de um compositor brasileiro? Temos fortes representantes no nosso país como Vinícius de Moraes, Gilberto Gil, Chico Buarque, Cartola, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Pixinguinha, Martinho da Vila e muitos, muitos outros talentos. Graças a eles nossa vida tem musicalidade e sons incríveis. Sem música a vida seria tão chata você não acha? Viva o compositor!

Mas me diz, e você? Será que você também vai ser um compositor para receber parabéns todo dia 7 de outubro?


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A MÚSICA DO DIA - Especial Dia das Crianças - A Foca, uma das mais conhecidas músicas do disco Arca de Noé.

06/10/2014 00h01

Especial Dia das Crianças

A Foca, uma das mais conhecidas músicas do disco Arca de Noé.

Direitos Humanos e Minorias - Crianças brincando no Parque da Cidade, em Brasília
Divulgação/Agência Brasil

A Foca, brilhantemente interpretada, cantada e, principalmente, atuada por Alceu Valença, é das mais conhecidas músicas do disco Arca de Noé e do programa que o antecedeu, Vinícius Para Crianças, um especial que foi ao ar na programação “Sexta Super” da Rede Globo em 1980.
A Música do Dia é A Foca, de Vinícius de Moraes, voz: Alceu Valença.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

HISTÓRIA HOJE - Há 87 anos, era exibido o primeiro filme falado da história do cinema

Há 87 anos, era exibido o primeiro filme falado da história do cinema

Apresentação Márcia Dias


No dia seis de outubro de 1927, era realizada em Nova York a estréia do filme O Cantor de Jazz. A película encerrou a era dos filmes mudos.
O filme também se tornou importante pelo tema, por contar o drama de um jovem judeu que quer ser cantor de jazz. O musical norte-americano foi dirigido por Alan Crosland e tem cerca de 90 minutos. A história teve duas refilmagens: uma em 1953, outra em 1980.
O enredo foi inspirado no conto O Dia da Expiação, de 1921, e também foi transformado em peça de teatro.

O Cantor de Jazz foi indicado ao Oscar por melhor roteiro adaptado, mas recebeu uma premiação especial, o Oscar Honorário, como primeiro filme com som, que revolucionou a indústria cinematográfica.

Volta Redonda, 06 de Outubro de 2014. O dia hoje - Dia do tecnólogo!

<<< BOM DIA SHOW>>>

Antes de convencer alguém à alguma outra opinião procure saber qual os interesses dela primeiro.

(Adriano Martins - 2014)
==============================================================================
Segunda-feira, 06 de Outubro de 2014. Estação: Primavera.

06 . Dia do Prefeito*
06 . Dia do Tecnólogo

6 de outubro é o Dia do Tecnólogo

A designação atual da profissão de Tecnólogo foi estabelecida pelo Decreto 2.208 de 17 de abril de 1997. Após se formarem, os  tecnólogos podem continuar seus estudos cursando a pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização).

O Tecnólogo  tem se destacado no novo cenário mundial que exige profissionais capazes de desenvolver a competitividade, o aumento da produtividade e da qualidade e que saibam se adequar às transformações da economia, da política e da tecnologia.

domingo, 5 de outubro de 2014

https://www.facebook.com/groups/radioacesa/

https://www.facebook.com/groups/radioacesa/

AO VIVO - COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2014 NA RÁDIO ACESA FM DE VOLTA REDONDA - RJ - CLIQUE E OUÇA: http://www.radioacesavr.blogspot.com.br/

AO VIVO - COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2014 NA RÁDIO ACESA FM DE VOLTA REDONDA - RJ - CLIQUE E OUÇA: http://www.radioacesavr.blogspot.com.br/

A MÚSICA DO DIA! Hoje é o Dia da Ave

05/10/2014

Hoje é o Dia da Ave

As Aves estão por todo planeta e fazem um belo trabalho ambiental.

Meio ambiente - Animais e natureza - Tucano 150x92
TV Câmara
Ave é uma classe de animais vertebrados, bípedes e ovíparos. As aves têm penas, bicos e ossos pneumáticos, apesar que algumas não voam, como algumas galinhas e o pinguim. Existem cerca de 10.000 espécies de aves no mundo.
A Música do Dia é Passaredo, de Chico Buarque.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 05/10/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Dom - 05/10/2014
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 23°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--