Rádio Acesa FM VR: 2021-10-10

sábado, 16 de outubro de 2021

Reforma do Palácio Barão de Guapy é inaugurada em homenagem aos 189 anos de Barra Mansa

Imóvel construído em 1861 é o mais rico exemplar neoclássico do município

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foi inaugurada na noite desta sexta-feira, 15, a reforma do Palácio Barão de Guapy e sua integração ao Parque Centenário e à Avenida Beira Rio - área denominada Corredor Cultural.  A entrega oficial deste importante monumento histórico-cultural faz parte das comemorações dos 189 anos de Barra Mansa, celebrado no último dia 03.

O Palácio Barão de Guapy não passava por uma reforma de grande dimensão desde a década de 1980. As obras atuais foram iniciadas no fim de 2017, por meio de convênio entre a Prefeitura e o Ministério das Cidades firmado em 2015, através de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.

Avenida Beira Rio

Paralelamente, a Prefeitura executou a urbanização da Avenida Beira Rio, atrás da Câmara Municipal. Após as intervenções, se transformou em um espaço de eventos, como o carnaval, roda de samba e encenação de espetáculos teatrais infantis, além de consolidar a gastronomia dos foods trucks. Tudo isso com a oportunidade de contemplação do Rio Paraíba e da Ponte dos Arcos.

Parque Centenário


Já o Parque Municipal Centenário, o Jardim das Preguiças, que também compõe o conjunto de obras, recebeu intervenções em seu interior e entorno. As calçadas foram alargadas, o terminal de coletivo transferido para a Avenida Beira Rio, os postes passaram por vistoria, assim como a rede de iluminação elétrica, os bancos reformados, o piso recuperado e as espécies arbóreas identificadas. O processo envolveu as Secretarias de Manutenção Urbana e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A inauguração contou com a presença da vice-prefeita Fátima Lima; do deputado federal Delegado Antônio Furtado; deputado estadual Marcelo Cabeleireiro; prefeito de Porto Real, Alexandre Serfiotis; prefeito de Resende, Diogo Balieiro; ex-deputados Ademir Melo e Deley de Oliveira; demais secretários municipais; vereadores; representantes do Tiro de Guerra e lideranças da cidade. Músicos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) se apresentaram no evento.

Arquitetura valorizada pelo requinte no tratamento das fachadas 


O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, lembrou que o Palácio Barão de Guapy completou no dia 03 de outubro, 160 anos de existência, sendo o mais rico exemplar neoclássico do município.

De acordo com Bravo, a arquitetura do imóvel é valorizada pelo requinte no tratamento das fachadas, com a presença de vãos em arco pleno e pilastra com capitel. A cobertura da fachada é arrematada em toda sua extensão por balaústres e um frontão triangular decorado com o Brasão Imperial.

“Ao longo dos anos, o prédio sofreu várias intervenções que afetaram sua forma original. Primeiro foram construídos dois anexos laterais no pavimento térreo, com suas coberturas servindo de terraço para o pavimento superior. Posteriormente, o pavimento superior foi ampliado ocupando os terraços laterais”, ressaltou Bravo.

O Palácio abrigou a Câmara Municipal desde sua inauguração até o ano de 2005 e a Prefeitura Municipal entre os anos de 1914 a 1984. Atualmente sedia a Biblioteca Municipal Adelaide Franco e a Fundação de Cultura no pavimento térreo. Já o antigo plenário da Câmara Legislativa, no pavimento superior, é dotado de uma pinacoteca composta por quadros a óleo que retratam personalidades da política local e nacional.

Origem

A denominação do prédio é uma homenagem a Joaquim José Ferraz de Oliveira, o Barão de Guapy, que exerceu em Barra Mansa os cargos de juiz de paz, vereador e presidente da Câmara na época em que o prédio foi inaugurado. O Palácio está incluído entre os bens do Setor Especial Histórico de Barra Mansa, protegidos pela Lei Complementar Nº10, de 03 de setembro de 1992. Também faz parte dos Bens Tombados pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).

Sobre as obras

O ponto de partida para projetar o entorno do Palácio Barão de Guapy foram os questionamentos em relação ao uso da praça. A Prefeitura, através da Fundação Cultura, buscou reflexões sobre o fluxo, a dinâmica e a permanência dos cidadãos no entorno do prédio histórico. “Entendemos que deveríamos possibilitar uma contemplação da arquitetura. Assim, criamos espaços livres para a fruição de atividades artísticas e culturais e buscamos como referência os desenhos originais que remetiam a um tapete de vegetação nobre, conduzindo os visitantes de forma solene a se aproximarem ao imóvel. Jardins e canteiros em formas geométricas ornavam a silhueta urbana daquele território no mais clássico formato de paisagismo existente à época. Apesar da suntuosidade daquela arquitetura, o prédio e a praça sofreram profundas modificações, sendo impossível retomar o desenho original tal qual era no século XIX”, explicou Bravo.

Equipes da Secretaria de Planejamento Urbano e da Fundação Cultura buscaram inspirações que aproximaram o projeto desenvolvido da elegância neoclássica que envolve o patrimônio. Uma das referências foi o formato dos canteiros do Parque Municipal Centenário, com paisagismo original do século XIX assinado por Auguste François Marie Glaziou. No novo projeto os canteiros com silhuetas orgânicas e arredondadas constituem-se arquibancadas naturais para a contemplação do prédio e de espetáculos de teatro, música e cultura popular que ali terão acolhidas certas. 

Corredor Cultural Luiz Paulo Pereira de Paiva


Durante a solenidade, o prefeito Rodrigo Drable sancionou uma lei que foi votada no dia 08 na Câmara, que leva o nome do artista local Luiz Paulo Pereira de Paiva, popularmente conhecido como ‘Gordo’. Ele foi um dos principais nomes da música de Barra Mansa e de toda a região Sul Fluminense, de meados dos anos 70 até 2015, ano de seu falecimento.

Gordo começou a tocar muito cedo, fazendo bailes como baterista. O interesse pelo violão e guitarra veio logo em seguida, assim como pelo contrabaixo. O artista é oriundo de uma geração talentosa e gigantesca de músicos que ajudaram a escrever a história cultural local ao lado de Neném Bacalhau, Bonfá, Os Batokens, The Brothers, Blue Angels e tantos outros grupos e artistas.

Foi ao montar a sua “Academia de Música Instrumental” que Luiz Paulo se tornou ainda mais relevante no cenário musical, pois ali começara a ensinar e a gravar os primeiros registros de artistas da região. “Vamos ao Gordo!” era como os adolescentes sedentos por se tornarem músicos diziam pelos corredores dos colégios, pelas lojas de disco, pelas ruas. Se você quisesse entrar nesse mundo tinha de passar por lá.

No andar de cima funcionava a escola de música e no debaixo um pioneiro estúdio de gravação, em sociedade com o primo e grande músico Aurélio (também professor na escola) e Serginho Swing (vulgo Etiópia) – vindouro de uma das famílias mais musicais da cidade, irmão dos já citados Neném, Bonfá e Missica.

Para além de “escola/estúdio”, estabeleceu-se naquele endereço da Rua Bernardino Silva, 430 (ao lado da escadaria do Floresta e de frente para o Morro do Cruzeiro), um verdadeiro ponto de encontro de todo músico que estivesse em atividade.

Fosse para aprender um instrumento, fosse para gravar sua música, fosse para conversar sobre instrumentos, colher informação, conhecer pessoas do ramo, interagir e viver a música. Se você precisasse de um músico pra sua banda, ali naquele celeiro você certamente encontraria.

Em meados dos anos 90 a Academia de Música passou por uma reforma para melhorar a qualidade das gravações. Surgia ali então o único estúdio de gravação da região a usar o computador como ferramenta de trabalho, tendo assim evoluído do gravador de rolo, passando pelas fitas digitais, até o computador.

Gordo tornou-se uma referência como o catalisador de movimentos musicais, incentivador de várias gerações de artistas, músicos, professores de música, bandas e o primeiro nome em gravação para artistas de toda a região.

Seu estúdio gravou os primeiros registros de praticamente todas as bandas de rock das cidades; artistas da música Gospel; instrumental; cantores de MPB; Jingles e diversos músicos de renome nacional.

Emprestou seu dom e qualidade musicais a projetos como “Pôr do Sol”, o quarteto instrumental “Sem Palavras” e as bandas de rock “Vemaguete 67” e “Guerrilheiros do Absurdo”, dentre outros.

MDR libera captação de recursos para obra de saneamento em Barra Mansa

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou a captação de R$ 251 milhões, por meio de empréstimos incentivados, para obras de adequação e ampliação das Centrais de Tratamento de Resíduos (CTR) em Barra Mansa, no Sul do Rio de Janeiro. A portaria que permite a captação foi assinada nesta quarta-feira (6) pelo ministro Rogério Marinho e será publicada em breve no Diário Oficial da União (DOU).

As debêntures são títulos privados de renda fixa que permitem às empresas captarem dinheiro de investidores para financiar seus projetos. No caso das incentivadas, os recursos captados são empregados necessariamente em obras de infraestrutura e há isenção ou redução de Imposto de Renda sobre os lucros obtidos pelos investidores.

“O financiamento de ações por meio das debêntures incentivadas é uma inovação da nossa gestão que vem permitindo a implementação de projetos de saneamento no País”, destaca o ministro Rogério Marinho. “Diversas obras se tornaram possíveis por meio dessa ferramenta, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população beneficiada”, completa.

Atualmente, o MDR tem uma carteira com 41 projetos prioritários de saneamento básico aprovados em 14 estados (Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins). Destes, 35 estão em andamento e 30 já captaram R$ 5,46 bilhões no mercado por meio de debêntures incentivadas.

Desde o início do ano, foram publicadas nove portarias de aprovação, com potencial de emissão de R$ 1,5 bilhão. Para estes, o valor captado até o momento gira em torno de R$ 515,9 milhões, o que demonstra o crescimento de instrumentos disponíveis para a viabilidade de obras de saneamento no País.

Operação contra o trafico de drogas é realizada em Porto Real

Foto: Polícia Civil
Policiais civis da 100ª DP (Porto Real) deflagraram, nesta sexta-feira (15/10), a operação Malsinar contra integrantes de uma facção do tráfico de drogas que atua no bairro Jardim das Acácias. Três pessoas foram presas em cumprimento a mandados de prisão e um adolescente foi apreendido em flagrante por fato análogo ao crime de tráfico de drogas. Cinco celulares foram apreendidos.

As medidas cautelares foram expedidas pela Justiça com base nas investigações da unidade policial. Após diligências e levantamento de dados de inteligência, os agentes identificaram criminosos que agem em associação para o tráfico mediante atividades de monitoramento das ações policiais, utilizando câmeras de segurança e comunicações telefônicas via aplicativo de conversa, com a finalidade de facilitar o comércio de entorpecentes na localidade.

Verbas do escritório de Adriana Ancelmo são penhoradas pela justiça para pagar dívida de condomínio

A juíza Caroline Fonseca, em exercício na 28ª Vara Cível do Rio, determinou a penhora de créditos, dividendos e honorários recebíveis pelo escritório de advocacia da ex-primeira-dama do estado Adriana Ancelmo até o limite de R$ R$31.188,70.  O valor diz respeito à quantia remanescente de uma dívida de mais de R$ 191 mil das cotas condominiais dos apartamentos 604 e 904 do Condomínio do Edifício Wave Ipanema, na Zona Sul da cidade.

As unidades foram arrematadas em leilão realizado em outubro de 2018 pela Justiça federal.  Com a venda, o condomínio conseguiu receber R$ 166 mil, mas parte da dívida ficou a descoberto.

Com isso, o escritório deverá depositar o valor penhorado em conta judicial, no prazo de 15 dias após a notificação, sob pena de penhora on-line.    

Na decisão, a juíza observa que o Código de Processo Civil estabelece como regra geral a impenhorabilidade de salários, que pode ser excepcionada quando for para o pagamento de prestação alimentícia, de qualquer origem, independentemente do valor da verba remuneratória, e para o pagamento de qualquer outra dívida não alimentar, quando os valores recebidos pelo executado forem superiores a 50 salários mínimos mensais.

“Mas em 2018, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no julgamento do EREsp 1.582.475, definiu que a regra legal comporta, para além da exceção explícita, a possibilidade de reconhecimento de outras exceções à impenhorabilidade da verba remuneratória, em que o devedor, mesmo com a penhora de percentual de seus rendimentos, é capaz de manter um ótimo padrão de vida para si e para sua família, como no caso dos presentes autos”, escreveu.

A juíza destaca ainda que o valor do capital social integralizado do escritório que Adriana Ancelmo é titular é de R$ 1.901,130,00, que supera em muito o valor do débito remanescente da dívida condominial.  

“Razão pela qual, nos termos da jurisprudência do STJ e TJRJ, o presente caso comporta o reconhecimento de outras exceções à impenhorabilidade da verba remuneratória, já que a devedora/executada, mesmo com a penhora de percentual de seus rendimentos, manterá seu bom padrão de vida, o que, frisa-se, é muito superior à média das famílias brasileiras”, assinalou.

GM de Paraty divulga balanço de operação conjunta com a PM e PC

Entre quarta-feira, 13 de outubro, e sexta-feira, 15 de outubro, a Guarda Municipal de Paraty, em ação integrada com a Polícia Militar e a Polícia Civil, realizou blitz de trânsito na entrada da cidade. Foram abordados 42 veículos e 2 foram rebocados para o Depósito.

Esta semana, a Guarda Municipal, sob a liderança do secretário de Segurança e Ordem Pública, Marcello Russo, efetuou também a prisão de um criminoso na Jabaquara, que vinha ameaçando familiares e outros cidadãos.

Além disso, a Guarda Municipal conduziu à 167 DP  “flanelinhas” que foram flagrados no Cais de Turismo extorquindo motoristas.

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Carreta pega fogo na Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Uma carreta pegou fogo quando seguia na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, sentido São Paulo. O incidente aconteceu por volta dás 16h, na altura do km 283, em frente à Pedreira Pombal.

De acordo com a PRF, parte do produto transportado, mercadorias de uma rede comercial na internet foi queimado, mas foi debelado pelo Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com a PRF, não houve vítimas e nem congestionamento, apenas lentidão do fluxo de veículos no local.As causas do incêndio são desconhecidas.

Homem é baleado no Eucaliptal

Um homem identificado como Ítalo, de 25 anos, foi baleado no início da tarde desta quarta-feira, dia 14, em Volta Redonda.

A tentativa de homicídio aconteceu por volta dás 12h50 na Avenida Almirante Tamandaré, no bairro Eucaliptal.

Ítalo foi encaminhado ao Hospital São João Batista pela equipe do Corpo de Bombeiros que passava por cirurgia. A vitima foi atingida na perna e de raspão no abdômen.

O homem contou aos policiais que os 4 elementos que estariam envolvidos são moradores do bairro Eucaliptal.

A pericia recolheu do local 4 estojos e 2 projeteis calibre 9mm.

A ocorrência foi registrada na 93ª DP.

Morre Beto do Mercado, morador e comerciante por mais de 4 decadas no Açude

Morreu no final da madrugada desta sexta-feira, dia 15, Gilberto Fonseca de Carvalho, o Beto, aos 65 anos, morador e comerciante por mais de quatro décadas no bairro Açude I, em Volta Redonda. 

Beto estava internado desde a última segunda-feira (11) quando sofreu um AVC. Ele foi intubado e estava sedado.

O comerciante deixa viúva, um filho, uma filha e neta adotiva.

As portas do Mercado do Beto ficará fechada em luto nesta sexta-feira.

O horário do velório e o local do sepultamento ainda não foram divulgados.

Em formato 100% virtual, IV Bienal do livro de Volta Redonda tem como tema 'Periferia Conectada'

O evento gratuito acontece entre os dias 04 e 07 de novembro

Quem disse que devido a pandemia do Covid 19 não acontecerá a Bienal do de Volta Redonda? Este ano, em sua quarta edição, o evento traz o tema Periferia Conectada e inova,com a realização 100% virtual por meio de uma plataforma digital.

A IV Bienal do Livro VR acontece entre os dias 04 e 07 de novembro. A realização é do Instituto Dagaz em parceria com o Ministério da Cidadania e com o Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio das Secretarias de Educação, de Cultura e de Economia Criativa.  As programações são gratuitas e atendem a pessoas de todas as idades.

De acordo com a presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, o objetivo da bienal é oportunizar o acesso gratuito do público à arte, promover o encontro entre os autores e leitores, além de proporcionar mais visibilidade para artistas regionais, palestrantes e expositores.

“Nesta quarta edição, o evento passa a ser virtual, por meio uma plataforma, atendendo a Legislação devido ao COVID 19. O novo formato, possibilita a participação do público de todo o mundo, o que significa mais visibilidade para os artistas e expositores”, disse Marinez, acrescentando que com o tema ‘Periferia Conect@da’ o foco será destacar o potencial da arte nascida na periferia e, sobretudo, colocar o jovem na posição de protagonista no âmbito cultural.

Durante os quatro dias de evento o público terá acesso a uma programação diversificada, voltada para todas as idades. Dentre atrações que estão sendo confirmadas estão: As matriarcas do Samba (música), Circo do Macaco Prego (Teatro Musical) e Bia Bedran (História Cantada).

Dos artistas da região Sul Fluminense, já estão confirmados, o Raper Thiago Elninõ, Grupo As Sublimes, a cantora Daiane Landim, entre outros grandes nomes. 

A IV bienal do Livro contará com a seguinte estrutura:

Stands -destinado aos editores, lojistas e coletivos de literatura e poesia exporem e comercializarem seus produtos. Contará com estande virtual, divididos em setores de afinidade: Literatura Infanto-Juvenil, Adulto, Livros Técnicos, Autoajuda e Religião, além dos livros didáticos e espaços para sebos, novos talentos e jornaleiros;

Sala Sarau – destinado às atividades afins, oferece acesso à área para apresentações de recitais de poesia.

Sala Cinema CINECLUBE DAGAZ -Espaço para projeções de vídeos e filmes que promovam o fomento de ideias, novas visões e leituras de mundo através de diálogos que unam o conhecimento científico com o saber popular.

Sala Contação de História- Espaço destinado à Contação de Histórias, onde diversos contadores de toda a região realizarão, levando para crianças, o universo fantástico dos livros e contos infantis

Novidade: Espaço Gastronomia Cultural - Área destinada a venda de pratos e aperitivos especiais, vídeos de chefes com receitas renomadas e bate papo gastronômico.

Palco Principal - Espaço destinado para palestras e apresentações diversas com convidados especiais com abertura de show virtual da Bia Bedran.

Sala de palestras – Espaço destinado a autores e convidados renomados palestrando sobre temas relevantes dentro do tema da Bienal. 

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PARTICIPAÇÃO DE AUTORES E EDITORAS

As inscrições para a participação de autores e editoras, para as salas virtuais estão abertas até o dia 15 de outubro. Assim como para lojistas, instituições de educação e cultura e novos talentos locais e regionais que queiram participar com a mostra e comercialização de produtos por meio dos estandes virtuais.

A participação é gratuita e além dos quatro dias de evento, os estandes funcionarão na plataforma pelo período de um ano.

Inscrições pelo e-mail - institutodagaz@hotmail.com 

SOBRE O INSTITUTO DAGAZ 

O Instituto Dagaz é uma ONG (Organização Não Governamental) de Volta Redonda fundada em 2009. Com o principal objetivo de atender crianças e jovens, oferece aulas gratuitas de ballet, capoeira, circo, dança afro, futsal, música, rugby e teatro. Essas atividades compõem o Condomínio Cultural, sede da ONG abrigada no CIEP 299 - Jiulio Caruso, no bairro Santo Agostinho. A localização, em uma área periférica da Cidade do Aço, é estratégica para que a população em situação de vulnerabilidade social tenha acesso ao esporte, cultura e cidadania - descentralizando as oportunidades. Os adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas também fazem parte do público atendido pelo Instituto Dagaz. Graças à parceria firmada com o Novo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), vinculado à Secretaria de Estado de Educação RJ, a ONG leva atividades e oficinas às unidades de Volta Redonda - para internos reclusos e em semiliberdade do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad). Com a ampliação da parceria, em março de 2019, as unidades de Barra Mansa e Resende também passam a receber projetos executados pelo Dagaz.

Pinheiral prever geração de mais de mil empregos até o início do ano que vem

Segundo dados do Caged foram abertos 700 novos postos de trabalho no município em 2021

www.radioacesafm.blogspot.com
Pinheiral registrou esse ano a geração de 700 novas vagas de emprego segundo levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados). Um dos responsáveis pelo avanço dos números é o setor industrial que vem crescendo ativamente no município, fruto de um trabalho realizado pela Prefeitura de Pinheiral na atração de novas empresas e na retomada da economia. Atualmente, o município possui cerca de 40 empresas instaladas e em atividade, das quais pelo menos 80% movimentam a área do metal mecânico dentro de dois polos industriais e outras áreas de concessão municipal. E mais: ao longo da gestão do prefeito Ednardo Barbosa, entre 2017 e 2021, foram abertos quase 800 novos CNPJ’s no município, sendo mais de 100 já em 2021. 

“Falar de retomada da economia é dar continuidade do processo que já vinha sendo feito pela busca da regularização das áreas públicas do município, para atração de novas empresas e consequentemente o aumento da captação de recursos e geração de novos empregos. Pinheiral tem recebido constantemente novas empresas interessadas em se instalar na cidade e fica o convite para que as empresas que ainda não conhecem, visitem nossa cidade, porque somos um município beneficiado pela lei 6979/2015 que oferece redução de ICMS onde a empresa pode comprar matéria prima e vender seus produtos de forma bem mais competitiva. Além dos benefícios oferecidos pelo próprio município com descontos no IPTU e quando é o caso no ISS (Imposto Sobre Serviços)”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa. 

Em contrapartida e com o objetivo que as vagas criadas sejam ocupadas por moradores do município, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico lançou em junho passado, o programa ‘Um Salto Para o Futuro’, que visa oferecer de forma gratuita cursos de qualificação profissional. 

“O programa ofertou inicialmente 150 vagas para os cursos de Ponte Rolante, Operador de Empilhadeira, Short Lean e operador de máquinas de corte de aço. Os cursos foram feitos em parceria com as empresas de Pinheiral sem custo para a prefeitura e oferecidos gratuitamente para a população. A segunda etapa do programa já abre inscrição ainda em outubro e acontece em novembro com a oferta de novos cursos totalmente gratuitos, além da parceria que está sendo firmada com a FIRJAN por meio do Sistema S para oferta de novos cursos de qualificação profissional”, disse Júlio Barbosa.

NOVAS VAGAS DE EMPREGO 

A previsão é de que até janeiro de 2022 outras 350 novas vagas de trabalho sejam geradas na cidade. “Temos uma empresa de Panificação inaugurada em janeiro com oferta de mais de 100 empregos diretos e uma de nossas empresas de beneficiamento de aço acaba de fechar um novo contrato de expansão e propõe a geração de mais de 250 novos postos de trabalhos diretos. Isso sem contar os empregos indiretos que acabam beneficiando outras empresas como comércios, restaurantes e hotéis de Pinheiral”, adiantou Júlio Barbosa.

A partir de outubro, clientes poderão pagar suas contas de energia também via PIX

Nova modalidade poderá evitar eventuais suspensões no fornecimento de energia por inadimplência e acelerar processo de religação por quitação de débitos

A partir de outubro, os clientes da Light terão mais uma opção de pagamento para as suas contas de energia: o PIX. Esta opção, mais prática e rápida, pode ser utilizada por qualquer pessoa que tenha uma conta bancária - corrente ou poupança -, ou mesmo um aplicativo de meio de pagamento e um celular com acesso à internet. O novo meio de pagamento permite a compensação bancária em apenas alguns segundos e, com isso, pode ajudar a evitar a suspensão no fornecimento de energia por inadimplência ou ainda agilizar o religação do serviço – já que o prazo de 24 horas só passa a contar após a confirmação da fatura quitada. 

Além do benefício direto para o cliente, a adesão à nova modalidade faz parte da estratégia da companhia de investir em meios digitais e, com isso, garantir a segurança do cliente em meio ao cenário de pandemia da Covid-19. "Desde o início da pandemia, observamos um aumento na participação das modalidades eletrônicas como o débito automático e o internet banking, saindo de 55% em janeiro de 2020 para 69%, atualmente. Em contrapartida, os canais físicos como casas lotéricas e correspondentes bancários reduziram de 45% para 31%, no mesmo período. A modalidade de pagamento via PIX acompanha e reforça esta tendência", explica Gustavo Werneck, superintendente de Estratégia Financeira da Light. 

A companhia estima, com a implementação do PIX, também reduzir seus gastos com o pagamento de tarifas bancárias. "Atualmente, em média, a Light gasta cerca de 40 milhões com tarifas bancárias para arrecadar suas contas abrangendo todas as modalidades (débito automático, lotéricos, internet banking, caixas eletrônicos etc.). “Estimamos que, a cada ponto percentual de aumento na participação do PIX na arrecadação, teremos uma economia de, aproximadamente, R$ 360 mil em um ano”, detalha Werneck.​

Como vai funcionar? 

O QR Code do PIX estará disponível nas faturas impressas e digitais da Light que tenham vencimento da conta de energia a partir de outubro de 2021. A empresa irá aumentar gradualmente a base de clientes que poderão pagar a fatura com esse novo sistema a partir da data de início e de acordo com o faturamento de cada unidade consumidora. 

Atualmente, o cliente que costuma fazer o pagamento das contas por boleto precisa, normalmente, escanear o código de barras no aplicativo de seu banco ou copiar e colar esse código no Internet Banking. Com o PIX, não será muito diferente: no lugar de escanear a tarja com o código de barras, o consumidor deverá escanear o QR Code disponível na fatura. Não é necessário baixar qualquer outro aplicativo, todo o processo de pagamento pode ser realizado dentro do app de cada banco.

Covid-19: sexta-feira tem D1 para maiores de 12 anos e D3 para idosos e profissionais da Saúde em BM

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa mantém a repescagem de vacinação contra Covid-19 a pessoas maiores de 12 anos nesta sexta-feira, 15. Também será feita a D3 em idosos maiores de 60 anos e em profissionais da Saúde que tenham tomado a segunda dose até o dia 11 de abril. O mesmo público estava programado no calendário desta quinta, 14. Segundas doses agendadas serão feitas normalmente nos postos dos bairros, das 9h às 16h. A Unidade Sentinela do bairro Ano Bom funciona em horário ampliado – das 9h às 20h.

Vale lembrar que para ser vacinado, o adolescente precisa estar acompanhado de um responsável e apresentar RG, CPF, cartão de vacina, comprovante de residência em nome dos pais ou declaração do posto de saúde.
Para receber a D2 ou a D3 é indispensável a apresentação do cartão de vacina comprovando a aplicação anterior.

Covid-19: Novo decreto modifica horários dos estabelecimentos comerciais em Pinheiral

Novas medidas valem até o próximo dia 25

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O novo decreto publicado pela Prefeitura de Pinheiral com vigência até próximo dia 25 traz alterações nos horários dos estabelecimentos comerciais que passam a abrir às 8 horas, os bares passam a funcionar de 6h à 0h, podendo estender até 01h. O documento de número 3.111 estabelece ainda nova idade de permanência e frequência de crianças em estabelecimentos. Agora, igrejas, templos e afins, casas de festas e assemelhados, bares, lanchonetes, pizzarias e etc, podem receber crianças com idade a partir dos 06 meses. Já adultos com idade acima dos 70 anos e inclusos no grupo de risco ficam proibidos de frequentar os espaços, da mesma forma, fica vedada a participação dessa faixa etária em atividades esportivas coletivas. 

Fica autorizada a aplicação de multas aos descumpridores do presente decreto pela fiscalização de postura, nos termos da lei nº 387, de 05 de janeiro de 2007, que “Dispõe sobre o Código de Postura do Município de Pinheiral, e dá outras providências”, no valor correspondente a 1.000 URF, atualmente, R$ 4.230,00. Nas festas irregulares, atividades esportivas coletivas, casas de festas e assemelhados serão punidos os proprietários do imóvel, os estabelecimentos, os clubes ou agremiações e a pessoa responsável pelo evento, podendo ser aplicadas, ainda, penalidades de suspensão temporária e, inclusive, a cassação do alvará de funcionamento. Em caso de descumprimento das medidas previstas neste Decreto, a fiscalização também deve noticiar as eventuais práticas de infrações administrativas previstas no artigo 10 da Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, e o crime previsto no artigo 268 do Código Penal. Fica determinado ao Departamento de Fiscalização e Ordem Pública a criação de regime especial de fiscalização das regras de contenção de aglomerações e medidas preventivas no período de 26 de março a 03 de abril de 2021.

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Dia D de Multivacinação acontece neste sábado em Barra Mansa

Pais e responsáveis de crianças e adolescentes entre 0 e 16 anos poderão conduzi-los aos postos para atualizarem o esquema vacinal

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Acontece neste sábado, 16, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Em Barra Mansa, pais e responsáveis de crianças e adolescentes entre 0 e 16 anos, 11 meses e 29 dias, poderão conduzi-los aos postos para atualizarem o esquema de um total de 18 vacinas previstas no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A campanha começou no dia 1º e segue até o próximo dia 29.

Segundo a coordenadora de imunização de Barra Mansa, Marlene Fialho, o Ministério da Saúde promove a campanha para adolescentes com até 15 anos, mas o município ampliou a idade, pois muitos jovens estão com as cadernetas desatualizadas.

“O Dia D pode auxiliar o município a atingir 100% de cobertura vacinal; cujo índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%. Temos até o fim do ano para atingir essa meta, mas é importante destacarmos aos pais e responsáveis a importância de sempre manterem o cartão de vacina das crianças e adolescentes atualizados. Muitos deixaram de procurar os postos durante a pandemia, mas não podemos negligenciar as demais doenças. Muitas têm prevenção pela imunização, mas a poliomielite, por exemplo, está sob risco de retorno; o sarampo, que era uma doença erradicada, voltou a circular entre a população”, alerta Marlene.

A coordenadora destaca ainda, que é preciso levar a caderneta para que a atualização seja feita. “Só saberemos se tem alguma vacina em atraso, ou que está no momento de tomar, quem apresentar o cartão, pois ele revela a história vacinal da criança e do adolescente”, ressalta a coordenadora; destacando que não haverá aplicação indiscriminada de doses.

As crianças poderão colocar em dia as vacinas BCG, hepatites A e B, pentavalente, pneumocócica 10-valente, poliomielite (VIP e VOP), rotavírus, meningocócica C (conjugada), febre amarela, tríplice viral, tetra viral, tríplice bacteriana, varicela e HPV.

Já para os adolescentes, os imunizantes são contra: HPV, dupla adulto, febre amarela, tríplice viral, hepatite B e meningocócica ACWY.

Multivacinação e Covid-19

Os adolescentes que já receberam a primeira dose contra Covid-19, ou que estão próximos de receber, podem atualizar as cadernetas mesmo assim.

“No sábado, 16, não haverá aplicação de doses contra Covid-19 para os adolescentes de 12 a menores de 17 anos, pois estaremos focados na atualização das cadernetas. Porém, as segundas doses agendadas serão feitas normalmente. A rotina contra a Covid para esse público retorna na segunda-feira, 18, nos 30 postos de saúde da cidade”, explica Marlene.

O intervalo entre uma vacina e outra foi desconsiderado pelo Ministério da Saúde. Então, o adolescente que tiver alguma vacina em atraso pode ir até o posto de saúde no sábado. Se ele já tiver no momento de receber a D1 contra Covid, será encaminhado para receber a primeira dose já na segunda-feira, 18.

UBSs e Sirenes

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Sirenes estarão abertas das 8h às 17h no Dia D da Campanha. “Orientamos que somente um responsável acompanhe a criança ou adolescente, para evitar aglomeração. Manteremos os cuidados sanitários para minimizar o risco de contágio de Covid-19 em todas as unidades”, conclui Marlene Fialho.

Erradicação da Paralisia Infantil

Entre as vacinas disponíveis durante a Campanha Nacional de Multivacinação está a contra poliomielite. A erradicação desta doença, que causa a paralisia infantil, é uma iniciativa global do Rotary Club. Por isso, seus parceiros lideram trabalhos de combate à doença desde 1985, através da Campanha Pólio Plus.

O presidente do Rotary Club Barra Mansa Alvorada, Bruno Volpe Maciel, destaca a importância da vacinação. “A campanha contra pólio foi iniciada pelo Rotary em todo o mundo e já faz parte do calendário básico de imunização em nosso país. A doença já foi considerada erradicada, mas notamos que existe um afrouxamento dessa vacinação. Muitos pais não levam os filhos para receberem o imunizante, ou as doses de reforço, que acontecem até os 05 anos de idade. Isso é muito perigoso, pois a pólio é uma doença terrível. Precisamos promover essa conscientização aos responsáveis. As policlínicas de nossa cidade estarão vacinando as crianças neste sábado, 16. Em Barra Mansa, o Zé Gotinha estará pela manhã na unidade do Ano Bom e, à tarde, na Vista Alegre”, destaca Bruno; acrescentando que haverá ações de conscientização nos locais com distribuição de panfletos.

“Será uma importante data, mas que os pais e responsáveis sempre busquem pelas vacinas nos postos de saúde ao longo de todo o ano”, concluiu o presidente do Rotary Club (RC) Alvorada; destacando a participação do RC Barra Mansa e RC Sul nesta campanha de vacinação.

Corpo de jovem é econtrado enterredo em fazenda no município de Resende

O corpo de um homem foi encontrado na tarde de terça-feira, dia 12, na área de uma fazenda, no bairro Vila Pinheiro. O cadáver, que estava parcialmente enterrado, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Resende. O crime está sendo investigado por agentes da 99ª Delegacia de Polícia (DP). Até o fechamento desta reportagem, o corpo não havia sido identificado.

Policiais do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram acionados por agentes da Polícia Civil para comparecerem na área de uma fazenda, na Vila Pinheiro. Informações davam conta de que havia o corpo de um homem, parcialmente enterrado. No local, os policiais encontraram o cadáver que só tinha um dos braços desenterrado.

Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) compareceram ao loca. Após perícia, o cadáver foi desenterrado e levado para o IML de Resende.

Agentes do Grupo de Investigações Criminais (GIC) estão tentando identificar o corpo. “O corpo estava em estado de decomposição. E só exame de papiloscopia poderá ajudar na identificação. Temos que aguardar o exame de necropsia”, disse um policial civil.

Justiça decreta prisão de Roni Lessa e esposa por lavagem de dinheiro

O Ministério Público e Polícia Civil obteve nesta quinta-feira (14) decisão decretando a prisão de Ronnie Lessa, ex-PM acusado de matar Marielle Franco e Anderson Gomes, e sua esposa, Elaine Pereira Figueiredo Lessa, pelo crime de lavagem de dinheiro. Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela 1ª Vara Especializada da Capital.

O Inquérito Policial foi instaurado pela DH da Capital e enviado ao Departamento Geral de Combate a Corrupção, ao Crime Organizado e a Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD), a partir dos indícios colhidos na investigação que apurou o envolvimento de Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz como executores dos homicídios da vereadora do Rio e de seu motorista, em 14 de março de 2018. Por este crime, o ex-PM encontra-se atualmente recolhido à Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande/MS.

As investigações dos homicídios apontam indícios a incompatibilidade entre a renda declarada por Ronnie e o padrão de vida ostentado por ele e sua família, o que justificou a instauração do IP visando à apuração de eventuais atos de lavagem de dinheiro, suspeita confirmada nas investigações, que indicaram a ocultação de valores e bens por meio do uso de 'laranjas'. Colaboravam com o esquema, e por isso foram igualmente denunciados, Denis Lessa (irmão de Ronnie, declarado primeiro proprietário na compra de uma casa), Alexandre Motta de Souza (amigo, usado como 'laranja' na compra de uma lancha e na realização e movimentações bancárias) e Elaine ('laranja' na documentação de um veículo Jeep Renegade e que também encontra-se presa).  

A partir da autorizada quebra do sigilo bancário e fiscal, foi identificado que, apesar de apresentar renda mensal média de R$ 7.095,05, Ronnie Lessa movimentou, entre 2014 e 2019, quantia milionária em suas contas bancárias, a maior parcela advinda de depósitos em espécie, de origem não identificada. No citado período, o denunciado recebeu em suas contas créditos que somam R$ 2.837.566,83 e de R$ 2.891.446,57, resultando na movimentação total de R$ 5.729.013,40, apesar da renda declarada de Ronnie para o período, na condição de reformado da PMERJ, ser de R$ 416.226,17. A situação se agrava pelo fato de que o ex-PM não movimentava recursos apenas em suas contas, mas também em contas abertas em nome de 'laranjas', incluindo os demais denunciados.  

Especificamente quanto à incompatível evolução patrimonial apresentada por Ronnie Lessa, registre-se que inúmeros bens foram adquiridos pelo denunciado, incluindo imóvel de luxo na orla da Barra da Tijuca, imóvel em Angra dos Reis, imóvel em Mangaratiba, dentre outros, e uma lancha de 33 pés e veículos de elevado valor, sendo que parte destes bens foi ocultada em nome de 'laranjas'. Além disso, aponta a denúncia oferecida pelo GAECO/MPRJ que houve dissimulação em transações imobiliárias, com a declaração de valores menores na compra de um imóvel na Barra da Tijuca, de forma a ocultar a origem suspeita de seus recursos e não despertar a atenção dos órgãos de fiscalização.   

Assim, concluiu a denúncia que a movimentação financeira de Ronnie Lessa e sua evolução patrimonial não encontram mínimo lastro nos rendimentos licitamente percebidos, advindo de outros valores não declarados ao Estado brasileiro, e cuja origem está ligada à prática de ações delituosas, tais como homicídios encomendados por terceiros, comércio ilegal de armas de fogo de uso restrito e participação em organizações criminosas voltadas à exploração de jogos de azar.  

“A imputação dos delitos de ‘lavagem’ de dinheiro tem como crimes antecedentes aqueles supostamente praticados pelo denunciado Ronnie Lessa e outros, onde destaca-se a possível prática de crimes dolosos contra a vida, sob encomenda de terceiros e mediante pagamento. No que diz respeito à denunciada Elaine Lessa, há indicativos de sua periculosidade e do alto grau de envolvimento nas ações criminosas lideradas por seu marido, tendo sido condenada nos autos do processo nº 0133709-65.2019.8.19.0001 pela prática do crime de obstrução de investigações que envolve organização criminosa, uma vez que, ao lado de outros comparsas, providenciou a retirada de fuzis de Ronnie Lessa, que estavam escondidos em um imóvel, jogando-os em seguida ao mar”, diz um dos trechos da decisão.

Além do recebimento da denúncia e da manutenção da prisão preventiva de Ronnie Lessa e de Elaine Pereira Figueiredo Lessa, o Juízo determinou a adoção das seguintes medidas cautelares diversas da prisão, em face de Denis Lessa e Alexandre Motta de Souza: comparecimento bimestral em Juízo para informar e justificar atividades, bem como o comparecimento a todos os atos do processo, sempre que regularmente intimados, devendo informar ao Juízo eventual mudança de endereço, além da proibição de ausentar-se da Comarca sem prévia autorização judicial e de manter contato com os demais acusados, bem como de acesso a endereços vinculados aos demais acusados.

Fuede e Nós do Povo afirmam que aumento salarial de vereadores é 'boato'

Vereadores afirmam que informação publicada em uma página nas redes sociais é falsa

Câmara Municipal de Volta Redonda
Os vereadores Jorginho Fuede e Rodrigo Nós do Povo afirmaram a nossa reportagem nesta quinta-feira, dia 14, que não está em pauta qualquer assunto relacionado a aumento salarial de vereadores. Esse assunto foi ventilado após uma página no Facebook publicar que havia um plano de vereadores para aumentar o salário.

Vereador Jorginho Fuede
Rodrigo Nós do Povo quando perguntado sobre o assunto disse: “Esse assunto não está em pauta e se tivesse eu votaria contra”. Já Jorginho Fuede se surpreendeu após ser comunicado que havia uma notícia de aumento salarial e respondeu: “Nunca ouvi falar nesse assunto e desconheço qualquer pauta da câmara que tenha esse conteúdo”.

Vereador Nós do Povo

Estudantes da rede estadual de ensino do Rio receberão absorventes

A medida vai atender aproximadamente 326 mil jovens

Para atender de forma emergencial à demanda das estudantes da rede estadual de ensino, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seeduc), descentralizou recursos financeiros para que as direções das unidades escolares possam comprar absorventes higiênicos femininos. O objetivo é que os materiais sejam disponibilizados, de forma gratuita, às 326.650 alunas de 10 a 55 anos nas escolas públicas do estado. A transferência desses recursos emergenciais está prevista para as unidades escolares até o próximo dia 20 de outubro, o que viabilizará a aquisição imediata dos absorventes.

- É papel do Estado entender as demandas e tentar solucioná-las no menor tempo possível, principalmente dentro de um assunto tão sensível quanto a saúde feminina. Determinei que houvesse a descentralização dos recursos para que as mulheres possam ter o mínimo de conforto e não deixem de frequentar a escola durante o período menstrual – disse o governador Cláudio Castro.

Todo o processo de entrega dos absorventes será de responsabilidade da direção das unidades, com acompanhamento das Regionais Administrativas e coordenações de operações da Seeduc.

- Solucionar esse problema, que pode trazer graves impactos na saúde e na educação das estudantes carentes da nossa rede de ensino, nos motivou a agilizar todo o processo – afirmou o secretário de estado de Educação, Alexandre Valle.

Cada aluna receberá 32 absorventes mensais

O estudo da Secretaria de Estado de Educação, realizado a partir do número total de matrículas do ano letivo de 2021, apontou que cada uma das 326.650 estudantes da rede, com idade entre 10 e 55 anos, vai receber, por mês, quatro pacotes com oito absorventes cada ou um pacote com 32 unidades.

A medida está descrita na Lei 9.404/21, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Estado de 19 de setembro, sobre a disponibilização gratuita de absorventes higiênicos femininos nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro.

Quatorze de outubro: nascimento de José Viegas, Marco Breda, Kiko Zambiancchi e Alexandre Frota

José Viegas Filho, nascido em Campo Grande, no dia  14 de outubro de 1942, é um diplomata brasileiro.

Viegas foi embaixador do Brasil na Dinamarca (1995-1998), no Peru (1998-2001) e na Rússia (2001-2002). Foi Ministro da Defesa no Governo Lula em 2003 e 2004. Teve vários atritos com representantes das Forças Armadas. Apresentou seu pedido de renúncia ao Presidente da República devido a uma crise gerada por uma nota divulgada pelo Serviço de Comunicação Social do Exército, que fazia apologia do Regime Militar.

Em 2005, José Viegas Filho retomou a carreira diplomática como embaixador do Brasil na Espanha e em 2009 tornou-se embaixador do Brasil na Itália, cargo que ocupou até meados de 2012, quando se aposentou.

Viegas Filho foi chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), além de representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Guiné-Bissau entre 4 de maio de 2018 e 16 de maio de 2019.

Marco Antônio Dornelles Breda, nascido em Porto Alegre, Rio Grade do Sul em 14 de outubro de 1960, é um ator brasileiro.

Em 1986, foi chamado para protagonizar, ao lado de Malu Mader, o filme Feliz Ano Velho, e pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado, mudou-se para São Paulo e, em seguida, para o Rio de Janeiro. Tornou-se conhecido em todo o país com a telenovela Mandala, da TV Globo.

Em Maio de 2013, Marcos Breda, na TV Globo, fazia o seriado semanal Pé na Cova, de Miguel Falabella. Em 2017 integrou o elenco da novela O Rico e Lázaro da Rede Record, interpretando o personagem Ravina.

Kiko Zambianchi, nome artístico de Francisco José Zambianchi, cantor, guitarrista e compositor nascido em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, em 14 de outubro de 1960).

Kiko começou a tocar guitarra na adolescência, tendo participado de festivais estudantis e peças de teatro, fez shows pelo Interior de São Paulo, formou a banda Vida de Rua e, aos 23 anos, mudou-se para São Paulo, onde foi contratado em um mês pela gravadora EMI.

Alexandre Frota de Andrade, nascido no Rio de Janeiro em 14 de outubro de 1963, ele é mais conhecido popularmente por Alexandre Frota, ator, diretor, comediante, apresentador, empresário, modelo e político filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Desde 2019 exerce o cargo de deputado federal por São Paulo.

Acidente envolvendo moto, caminhão e biclicleta deixa homem morto, idoso e adolescente feridos em Penedo

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem de 44 anos, identificado como José Reinaldo de Brás, morreu, um idoso de 71 anos, pai da vitima fatal, e um adolescente de 16 anos ficaram feridos num acidente na tarde desta quarta-feira em Itatiaia. 

A moto em que José Reinaldo conduzia bateu frontalmente contra um caminhão na Avenida das Mangueiras (conhecida como Estrada do Emitão), em Penedo, no acidente, o adolescente também foi atingido, ele conduzia uma bicicleta. Já o idoso estava de passageiro na moto.

As vitimas foram conduzidas pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital das Clinicas. O estado de saúde de José de Brás e do adolescente não foi divulgado.

José Reinaldo de Brás

Homem é detido por ameaça a companheira em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM-Resende
Um homem de 40 anos foi conduzido a delegacia de polícia, nesta quarta-feira, dia 13, por ameaça a companheira com uma arma artesanal. O caso aconteceu na Estrada Fazenda da Gloria, em São Vicente, Resende.

A polícia informou que a vitima, uma mulher de 29 anos, disse que ter sido agredida e ameaçada de morte pelo companheiro e que a arma estaria escondida dentro de sua residência.

Os agentes localizaram a arma de calibre indefinido, tipo 'Soca Soca'. O caso foi entregue ao delegado de plantão que enquadrou o homem por porte ilegal de arama de fogo e ameaça e tentativa de feminicídio.

Covid-19: Pinheiral regsitra mais um óbito

Pinheiral registrou nesta quarta-feira, dia 13, o septuagésimo primeiro óbito pela Covid-19. O novo óbito confirmado em decorrência de complicações da Covid-19 é de uma mulher de 71 anos que era portadora de diabetes, doença cardíaca crônica e estava internada fora do município.

Na cidade são 3.400 casos confirmados (3.300 curas, 71 óbitos, 28 em isolamento domiciliar e 1 internado fora do município). Até agora 6.923 foram descartados.

O município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

PRF divulga balanço da Operação Feriadão de Nossa Senhora Aparecida

Foto: PRF
A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta quarta-feira, dia 13, o balanço da Operação Nossa Senhora Aparecida realizada entre os dias 8 e 12 de outubro de 2021, no trecho da 7ª Delegacia, do km 219, início da Serra das Araras, em Paracambi, até o km 333 da Rodovia Presidente Dutra, em Engenheiro Passos, distrito de Resende, na divisa do Rio de Janeiro a São Paulo.

Também, do 4 km da BR-393, do km 296, limite dos municípios de Volta Redonda x Barra Mansa, até o km 300, acesso à Rodovia Presidente Dutra.

Mais 8 km da Estrada do Parque Nacional, do km 0, acesso à Dutra, até o km 8, fim da Estrada do Parque Nacional de Itatiaia.

Mais 26kms da BR-354, Rodovia Sebastião Alves do Nascimento, do km 0, na Garganta do Registro, divisa Rio de Janeiro e Minas Gerais, ao km 26, em Engenheiro Passos, acesso à Dutra.

Ao todo foram registrados:

- Acidentes: 07;

- Feridos: 06;

- Mortos: 01;

- Multas: 191 (sendo 57 por falta do uso do cinto de segurança)

- CRLV recolhidos: 14;

- Veículos recolhidos: 13;

- Ocorrências Policiais (criminais): 09;

- Pessoas detidas: 08;

- Veículos recuperados: 02;

- DROGAS APREENDIDAS:

418 Kg de cocaína;

3 g de maconha.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Homem é preso por ameaçar companheira e cunhada em Paraty

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais civis da 167ª DP (Paraty) e militares prenderam, nesta terça-feira (12/10), um homem pelos crimes de ameaça, injúria, dano qualificado e porte de arma. Ele foi capturado no bairro Jabaquara, em Paraty, Região da Costa Verde, após informação encaminhada à delegacia.

De acordo com os agentes, o homem foi preso por ameaçar sua companheira e sua cunhada, além de quebrar objetos dentro de casa. Diversas armas brancas foram apreendidas na residência dele.

O homem será encaminhado para o sistema penitenciário onde ficará à disposição da Justiça.

Réplica de pistola é apreendida com homem em bar no bairro Voldac

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Uma replica de pistola foi aprendida no final da noite desta terça-feira, dia 12, com um homem de 24 anos num bar no bairro Voldac, em Volta Redonda. 

O caso aconteceu na Avenida Nossa Senhora do Amparo após denuncia de homem armado no estabelecimento comercial.

Após abordagem foi encontrado o material apreendido e o caso foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda para registro. O homem foi liberado para responder em liberdade.

Criminoso de Angra é preso em bairro de Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Um homem, que completará 25 anos nesta quinta-feira, foi preso na última terça-feira, dia 12, feriado, com drogas e arma de fogo no no bairro Boa Vista II, em Barra Mansa. Ele foi localizado na Rua Josué Fernandes.

Segundo a polícia, o acusado de tráfico de drogas é do município de Angra dos Reis e estaria gerenciando a venda de drogas na localidade onde foi preso.

Com ele foram encontrados 44 pinos de cocaína (107 gramas), 293 trouxinhas de maconha (529,9 gramas), uma espingarda calibre 36, sem numeração, e seis munições do mesmo calibre.

O preso foi conduzido à 90ª DP para registro de ocorrência, onde foi autuado e preso em flagrante por crime de trafico e porte ilegal de arma de fogo.

Droga é encontrada dentro de casa em construção no Padre Josimo, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: 28º BPM-VR
Policiais militares apreenderam,nesta quarta-feira, dia 13, 390 pinos de cocaína e 31 paginas de adesivos dentro de uma casa em construção na Rua 14 - próximo a fazenda - no bairro Padre Josimo, em Volta Redonda.

Uma denuncia levou a policia a averiguar a presença de dois suspeitos em ato de trafico de drogas no local, eles fugiram e deixaram para trás o material entorpecente.

A ocorrência foi registrada na 93ª DP de Volta Redonda.

Associação de moradores do Água Limpa lança campanha para montagem de árvore de natal gigante

O desafio foi lançado pela SMAC a todas as associações de Volta Redonda e o bairro Água Limpa aceitou o desafio. O Presidente Neandro Chaves disse que a participação popular é de suma importância para a realização deste desafio e por este motivo já lançou a campanha de doações de garrafas pet, tendo em vista que serão necessárias em média 1.500 unidades da embalagem. 

Ele ainda destacou a necessidade de que as garrafas sejam de 2 litros,  verde ou incolor, preferencialmente com tampa. Se vierem sem rótulos e lavadas, a população já estará ajudando na agilização da montagem.

Neandro ainda destacou que outras doações tais como, tinta sintética vermelha, verde, arame recozido, pisca pisca led branco, estão sendo recebidos na Sede da AMAL na Rua Rio Negro, 182 Água Limpa.  A Associação já contatou o Carnavalesco Vitor Florêncio que foi campeão do Carnaval de VR, para coordenar os trabalhos da montagem dessa grande árvore irá se tornar um ponto turístico no período natalino.

A Associação tambem adiantou que está programando com o Comércio do bairro, um grande sorteio para os clientes que fizerem suas compras no bairro.

"QUEREMOS FAZER UM NATAL PRA MARCAR A MEMORIA DOS MORADORES", finalizou o presidente.

Drogas são apreendidas no bairro Bom Pastor, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Três pessoas foram detidas nesta quarta-feira, dia 13, após denúncia de tráfico de drogas à policia. O caso aconteceu numa residência na Rua Manoel Teles, no bairro Bom Pastor, em Barra Mansa.

A PM chegou até a residência onde estava uma homem de 34 anos, no local foram encontrados 40 pinos de cocaína, 326 trouxas de maconha, duas balanças de precisão, seis bases carregadoras de rádio comunicador, um coldre, 400 pinos vazios e cem embalagens de plástico.

De acordo com os policiais, o homem alegou que na localidade são escondidos drogas por traficantes e que isso acontece quando ele saí de casa.

Além do homem de 34, uma mulher de 37 e outro homem de 52 anos foram conduzidos a 90ª DP de Barra Mansa, onde a ocorrência foi registrada.

Treze de outubro: nascimento de Paul Simon, Fagner, Kiko, Marcelo Santos e Nico Rezende

Paul Frederic Simon, mais conhecido como Paul Simon, nascido em Newark, cidade de Nova Jersy, nos EUA, em 13 de outubro de 1941 é um cantor e compositor norte-americano de música folk rock, ficou conhecido por ter feito parte da dupla Simon & Garfunkel. Compôs temas de grande sucesso como "The Sound of Silence", "Mrs. Robinson" e "Bridge Over Troubled Water". Foi considerado o 93º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

Hoje é dia do nascimento de Raimundo Fagner Cândido Lopes, mais conhecido apenas como Fagner de Orós, município do Estado do Ceará, em 13 de outubro de 1949, é um cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor brasileiro, e um dos integrantes do chamado Pessoal do Ceará

O nome de Fagner vem sendo incluído na lista dos maiores cantores de música latina, principalmente pela sua filiação com outros músicos latinos não-brasileiros, como Mercedes Sosa.

Nascido em Fortaleza, capital do estado do Ceará, foi registrado e se considera nascido no município de Orós, onde cresceu, passou a infância e ainda visita regularmente.

Aos seis anos ganhou um concurso infantil na rádio local, cantando uma canção em homenagem ao dia das mães.

A carreira nacional de Fagner começou de forma bastante imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com "Mucuripe" (parceria com Belchior), e classificou-se em primeiro lugar.

Eurico Pereira da Silva Filho, nascido no Rio de Janeiro em 13 de outubro de 1952, ou Kiko, é um guitarrista brasileiro, vocalista e membro do grupo Roupa Nova.

A música entrou na sua vida aos 13 anos, com uma guitarra emprestada de um amigo, Kiko aprendeu a tocar. Aos poucos se aprofundou tocando em bailes. Fez parte, então, da banda Los Panchos Villa. Depois de um certo tempo, entrou (juntamente com alguns outros integrantes da sua banda) para Os Famks, que completando a sua formação, se transformaria no Roupa Nova.

Marcelo Costa Santos, nascido no Rio de Janeiro em 13 de outubro de 1954, é um cantor, compositor, violonista e ator brasileiro. Iniciou a carreira artística na década de 1970. Como ator, atuou no filme Minha Namorada, sob direção de Zelito Viana e Armando Costa, e no filme A Viúva Virgem, de 1972, dirigido por Pedro Carlos Rovai. Seu primeiro disco foi gravado em 1976.

Entre seus sucessos, destacam-se "Abre coração" (composta por ele e Jim Capaldi), "Nós dois" e "Estrela do meu clip". 

Aniversário de Antonio Martins Correia Filho, mais conhecido como Nico Rezende, nascido em São Paulo no dia 13 de outubro de 1960, é um cantor e compositor brasileiro.

Nico Rezende estudou violão, piano e técnica de sintetizadores. Iniciou sua carreira tocando em orquestras, com as quais trabalhou em bailes pelo interior do Brasil. Em 1983, Nico se muda para o Rio de Janeiro, onde passa a atuar como tecladista na banda do cantor Ritchie. Mais tarde, assina arranjos para discos de Marina Lima, Gal Costa, Roberto Carlos, Lulu Santos, Beto Guedes, Simone, Zizi Possi, Cazuza, Barão Vermelho, Erasmo Carlos, Kiko Zambianchi e Dalto, entre outros.

Em 1987, grava seu primeiro LP, Nico Rezende, com destaque para sua música "Esquece e vem" (com Paulinho Lima), tema da novela O Outro (da Rede Globo).

Homem é flagrado conduzindo veículo sem CNH na Dutra, em Itatiaia

Um canhoneiro foi flagrado na ultima sexta-feira, dia 8, por volta dás 17h45, conduzindo um caminhão VW/23.220, com placas de Iguaba Grande, RJ, sem a CNH. Ele seguia sentindo São Paulo à Cabo Frio/RJ.

De acordo com a PRF, ao ser realizada consulta dos documentos apresentados foi constatada suspensão da CNH do caminhoneiro de 19/07/2021 a 14/02/2022. Desta forma, o indivíduo foi detido e enquadrado pela infração.

Por ser crime de menor potencial ofensivo, foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência da PRF, tendo o indivíduo assinado se comprometendo a comparecer ao JECRIM quando for intimado, sendo liberado para responder o processo em liberdade. 

O veículo foi liberado para ser conduzido por outro condutor devidamente habilitado.  Além do TCO pelo crime flagrado, foi aplicada multa de R$ 880,41 pela infração de dirigir c/ a CNH suspensa.

Aulas na rede municipal de Volta Redonda voltam no próximo dia 18

Foto: Escola Municipal Paulo VI/Açude I
As escolas municipais de Volta Redonda seguem em recesso até o dia 18. De acordo com o memorando n°263/2021- SME, de 07 de outubro de 2021, as aulas foram suspensas na última sexta-feira, dia 9, devido aos feriados de Nossa Senhora Aparecida (12), e dia dos professores, comemorado na próxima sexta-feira (15).

De acordo com a Secretaria de Educação do Município, os dias 11,13 e 14 de outubro serão compensados de acordo com a necessidade de cumprimento de carga horária anual ou realização de outras atividades educacionais.

A diretora da Escola Municipal Paulo VI, no Açude I, Marília, informou que na próxima segunda-feira, dia 18, retornarão no turno matutino os alunos do grupo A- amarelo, e a tarde os alunos do grupo A amarelo.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

PMs apreendem drogas com dupla durante patrulhamento no bairro Siderlândia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Dois suspeitos foram detidos com drogas nesta terça-feira, dia 12, no bairro Siderlândia, em Volta Redonda, O flagrante aconteceu na Rua Araruama (servidão João Paulo).

Os policiais disseram que um dos suspeitos estava com uma mochila preta em sua mão, nela foram encontrados oito invólucros e onze dolas de maconha, 130 pinos de cocaína e dois aparelhos celulares.

A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de polícia do município.

Restaurante é furtado no Jardim Amália

Policiais militares foram a Rua Camilo Assis Pereira, no bairro Jardim Amália I, em Volta Redonda averiguarem um arrombamento ao restaurante Yume Arte Oriental.

O caso aconteceu nesta terça-feira, dia 12, após a polícia receber a informação de estabelecimento aberto sem funcionários.

O caso ficou de ser registrado na 93ª DP de Volta Redonda.

Até a publicação desta reportagem não havia informações o que teria sido levado do estabelecimento.

Suspeitos são detidos com drogas em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Dois suspeitos foram detidos com drogas em Pinheiral nesta terça-feira, dia 12. Eles foram abordados no bairro Rolamão.

Com a dupla portava dois pinos de cocaína, três trouxinhas de maconha e R$ 35,00 em espécie.

O caso foi encaminhado para a 101ª DP onde foi feito o registro da ocorrência.

PM recupera moto roubada em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: ilustrativa

Uma moto Honda XRE-300, com placas de Nova Iguaçu, foi recuperada pela PM nesta terça-feira, dia 12, em Barra Mansa. O veículo estava na na Rua José Lourenço da Fonseca, no bairro Vale do Paraíba.

Após denuncia, policiais do 28º BPM foram ao local e encontraram a moto abandonada. O proprietário foi localizado e informado via telefone sobre a localização do veículo.

A PM informou que o veículo que foi roubado no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.

A Guarda Municipal de Barra Mansa fez a remoção do veículo à 90ª DP, após acionamento, onde foi feito o registro de recuperação.