Rádio Acesa FM VR: 2013-07-21

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Amigo é aquele que conhece e ama você como você é

Casal morre no interior de SP após improvisar aquecedor no quarto


Um casal foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (25) em Guararapes (a 545 km a noroeste de São Paulo) após improvisar um aquecedor no quarto em que dormiam.
Os corpos do motorista Sérgio José de Oliveira, 63, e da dona de casa Maria Izabel de Oliveira, 61, foram encontrados pela filha do casal, por volta das 9h30. Ela estranhou porque os pais não haviam se levantado e chamou um vizinho para arrombar a porta.


Para a polícia, a provável causa das mortes foi asfixia por inalação de monóxido de carbono. "Eles fizeram um aquecedor improvisado com uma lata de óleo diesel, carvão e álcool. Os dois dormiram e não viram a fumaça tomar conta do quarto", disse o delegado Abelardo Gomes.
Um vizinho da família, que pediu para não ser identificado, disse que a dona de casa chegou a tentar levantar e abrir a porta do quarto, mas já havia inalado muita fumaça e caiu no chão, morrendo em seguida.
"Eu me levanto às 6h30 e sempre via a luz do banheiro da casa aceso, hoje não estava. Achei que tivessem decidido dormir até mais tarde por causa do frio. Foi muito triste", disse o lavrador Cícero Romon, 83, também vizinho do casal.
Como em outras partes do país, a semana foi de baixas temperaturas em Guararapes, que fica na região de Araçatuba, conhecida pelo calor. O último dia 23, por exemplo, foi o mais frio na região desde 2011. A temperatura mínima em Guararapes na madrugada desta quinta-feira foi de 7ºC.
Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal de Araçatuba e um laudo sobre a causa das mortes deverá ser divulgado em 30 dias.
Volta Redonda tem a madrugada mais fria do ano
 


Volta Redonda registrou nesta sexta-feira a madrugada mais fria do ano. A temperatura caiu a 9 graus por volta das 4h30min. A máxima não deve passar dos 18 graus, mas a sensação térmica será de temperatura bem mais baixa porque um ciclone extratropical no litoral Sudeste do país aumenta a intensidade dos ventos.
De acordo com os meteorologistas a friagem de hoje pode se repetir neste sábado, quando enfim o sol predomina, não chove e a temperatura sobe um pouco, com máxima prevista de 22 graus. No domingo, previsão de mínima novamente de 9 graus e máxima de 23. Não há previsão de chuva para o domingo. 



Sabedoria é a beleza da santidade. Tiago diz que a sabedoria é razoável; flexível; misericordiosa; pacífica; tratável; dada a visitas amigáveis, pequenos atos de cortesia e palavras gentis. É totalmente humilde, transparente, simples, gentil e graciosa (Tiago 3:17).
            Onde a sabedoria pode ser encontrada? Ela vem do céu (Tiago 1:5). Charles Spurgeon escreveu, “Sabedoria é uma beleza de vida que só pode ser produzida pela obra de Deus em nós”.
26/07/2013 00:01

Avôhai para comemorar o Dia dos Avós


“Vovô é uma figura muita importante, pelo menos na minha vida, pois foi ali que começou tudo”, diz Juca Chaves. Ele tem razão. Numa visão elementar, sem o avô e a avó não estaríamos aqui. Os avós são nossa meta maior. Chegar até lá é o que sonhamos para olharmos do mais alto galho da árvore genealógica e ver uma boa obra realizada. Parabéns, vovôs e vovós. A canção de hoje é Avôhai, com Zé Ramalho.
Apresentação: Luiz Cláudio Canuto
Lucas 13:19 - É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.

Jesus, como sempre, ensina a Seus discípulos estratégias que nada se parecem com os critérios deste mundo. O Reino de Deus “é como uma semente de mostarda, que um homem pega e planta na sua horta. A planta cresce e fica uma árvore e os pássaros fazem ninhos nos seus ramos.” (Lucas 13:19).

Não faltaram líderes cristãos que, desde o primeiro século, resolveram modificar as estratégias estabelecidas por Jesus, para o Seu Reino. O cúmulo desse processo de desrespeito aconteceu quando os cristãos concordaram em ser a religião oficial do Império Romano. Quem acredita, hoje, no poder de uma semente de mostarda?

O ensino de Jesus é absurdamente claro: uma fé do tamanho insignificante de uma semente de mostarda, colocada sob o senhorio de Deus, significa “poder par fazer qualquer coisa” (Mateus 17:20). Como é meio esquisito crer nessas estratégias do Mestre, as “montanhas” continuam no mesmo lugar, atravancando igrejas e cristãos. A vergonha dos “demônios” que nos desafiam somente desaparecerá com as esquisitas sementes da “oração e do jejum”.

O que é Fé:

Fé é uma palavra com origem no Latim "fides" que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa. É uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.
No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica.
A fé cristã implica crer na Bíblia Sagrada, na palavra de Deus, e em todos os ensinamentos pregados por Jesus Cristo, o enviado de Deus. Na Bíblia há inúmeras referências ao comportamento do cristão que age com fé. Uma das frases sobre o tema afirma que "a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem". (Hebreus 11:1)
O termo "fé" surge em algumas expressões populares e também no contexto legislativo. Alguns exemplos:
"Fazer fé": acreditar em alguém ou em algum ato; ter esperança.
"Dar fé": afirmar como verdade
"Boa fé" : forma de agir honestamente, sem quebrar um compromisso.
"Má fé": agir de forma intencional para prejudicar terceiros.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Quando dizemos que alguém é um "CACHORRO", estamos querendo dizer o que?
a) Que aquela pessoa é forte como um Cão.
b) Que é dócil, já que o cão é o melhor amigo do homem.
c) Que é um canalha, uma pessoa sem caráter, mal educado, etc.
d) Que ele gosta de criar animais.
e) Que ele fisicamente se parece com um.
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 23/07/2013
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 17°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 8mm
--

Qua - 24/07/2013
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 9°C
temperatura máxima: 14°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 3mm
--

Qui - 25/07/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 9°C
temperatura máxima: 16°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 11mm
--
O sexto efeito prático da salvação é o dom da graça de Deus. Graça é favor imerecido. Assim como a misericórdia é Deus não nos dar aquele que merecemos, a graça é Deus nos dar aquilo que não merecemos. E por meio de Jesus, todos os presentes da salvação podem ser dados, de graça, para a humanidade.

A graça é um convite para que você, homem pecador, homem ferido, amargurado, sem fé, sem crença, sem esperança, encontre paz na presença de Jesus Cristo. A graça é o convite apaixonado de Deus para você acreditar que uma nova vida é possível. A graça é a voz de Deus que entra nas trevas da sua existência para lhe trazer luz. Um só pecado de Adão condenou toda a humanidade. Um único sacrifício oferecido por Jesus oferece abundante graça para todos nós.

E esta graça quer alcançar você hoje.
Taxista é assassinado em Volta Redonda
 Publicação: terça-feira, 23 de julho de 2013 (7:11)

Atualizada às 08h49min- O taxista Marcelino Cattapreta, que teria 42 anos de idade, foi assassinado com um tiro no rosto, na madrugada desta terça-feira, na estrada que liga os bairros Açude e Santa Rita de Cássia, em Volta Redonda. O corpo foi encontrado no local conhecido como Boca da Mata. O táxi dele, o Meriva placa HBW-4394, número de ordem 2062, foi encontrado a cerca de seis quilômetros de onde estava o corpo, no Morro da Caixa D’Água, no Açude.
A Polícia Militar foi informada do homicídio no final da madrugada. Logo que amanheceu, colegas de trabalho da vítima, que estava num táxi associado à Unitaxi, seguiram para o local, onde reconheceram o corpo.
Um taxista, que pediu para não ser identificado, informou que iria render o colega às 6 horas da manhã e estranhou porque ele não aparecia. “Imaginei que pudesse ter acontecido alguma coisa, mas não isso. É a profissão perigo, não temos segurança”, disse ele, que pediu para não ser identificado.
O taxista morava na Vila Mury e fazia ponto na Avenida Waldyr Sobreira Pires, próximo ao Cemitério Municipal do Retiro, na Vila Brasília. O carro, que foi encontrado sem a chave na ignição, não apresentava avarias. O taxímetro permanecia ligado e marcava R$ 108,20 quando as fotos foram feitas no local.
As primeiras suposições da polícia apontam para latrocínio (roubo seguido de morte). Embora aparentemente nada tenha sido levado do carro, Marcelino foi encontrado sem os documentos. O telefone celular dele também foi levado. “Ele nunca tinha sido assaltado”, garantiu o amigo.
Paralisação de funcionários da Viação São João Batista continua
   
Barra Mansa

Funcionários da viação São João Batista continuam a greve nesta terça-feira (23). A paralisação teve início ontem. Na manhã de hoje, os grevistas se concentram nas proximidades da Câmara Municipal.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Raimundo José Filho, os funcionários que aderiram à paralisação acompanharão uma nova fiscalização dos ônibus que será realizada pela prefeitura hoje. Ainda segundo ele, 50% do efetivo da empresa aderiu à greve.

Raimundo informou que a decisão pela continuação da paralisação foi tomada ontem, após reunião com representantes da empresa, do Sindpass e com o prefeito Jonas Marins (PCdoB), não resultar em um acordo.
- A empresa propôs que o fundo de garantia fosse pago em, no mínimo, 12 parcelas. Os funcionários querem que ele seja pago em 60 dias. Além disso, foi estipulada uma multa de 20% pelo não pagamento do fundo. Queríamos que esse dinheiro fosse repassado para os trabalhadores, mas a empresa não aceitou e por isso decidimos continuar a greve - comentou.

Reivindicações

Os grevistas estão cobrando a regularização do INSS, FGTS, o pagamento de hora extra, o pagamento das férias no mês correto - eles alegam que só receberiam após retornar ao trabalho -, o fim das jornadas abusivas e o fim da repressão exercida pela empresa. Outra reivindicação dos trabalhadores é a melhor condição dos ônibus que, segundo eles, estão com pneus carecas, estrutura danificada e falta de segurança.
Homem é assassinado com tiro no rosto em Volta Redonda
   
Volta Redonda

Um homem - ainda não identificado - foi morto no fim da madrugada de hoje na ligação entre o Açude e Santa Rita de Cássia. De acordo com as primeiras informações fornecidas pela Polícia Militar, o homem não portava documentos.

Agentes da PM foram acionados e seguiram para o local. A perícia ainda é aguardada.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

História Hoje

22/07
O programa nacional mais antigo do rádio brasileiro, foi transmitido pela primeira vez, em 1935. Criado durante o governo do presidente Getúlio Vargas, o programa tinha o objetivo de divulgar para a população os feitos do presidente, numa época que não existia sequer televisão no Brasil.  Só em 1938, passou a ser transmitido obrigatoriamente em todo o país, no horário das 19h.
Apresentação José Carlos Andrade
BM: Rapaz é assassinado a facadas
 


Darlan Silva Marques, de 23 anos, foi assassinado na noite de sábado, em Barra Mansa. Ele foi esfaqueado por um homem num bar na Rua da Grota, no Vale do Paraíba, bairro que fica no limite da cidade com Volta Redonda.
A vítima chegou a ser socorrida na Santa Casa, mas não resistiu. A Polícia Militar chegou a procurar um suspeito do crime em sua residência, mas ele não foi encontrado. Segundo uma testemunha, Darlan e o autor do homicídio teriam discutido.
Morre 1º engenheiro contratado pela CSN

 Publicação: segunda-feira, 22 de julho de 2013 (7:28)

Faleceu neste domingo, em Volta Redonda, o engenheiro Renato Frota Rodrigues de Azevedo, aos 96 anos. Ele foi o primeiro engenheiro contratado pela CSN, em 1946.
Renatinho, como era conhecido, teve atuação destacada na história da cidade. Em 1956, ele participou da Fundação do Rotary Club Volta Redonda, do qual foi sócio até sua morte.
Foi presidente da instituição no ano rotário 1058/1959 e, entre vários projetos que desenvolveu, está a construção da Escola Rotary, localizada no bairro Água Limpa. O engenheiro recebeu diversas homenagens da CSN (como na foto abaixo, de 2009), CBS, Clube dos Funcionários e Rotary, instituições que ajudou a fundar e trabalhou para o seu desenvolvimento. Ele foi casado durante 70 anos com dona Emmy.
O corpo está sendo velado no Portal da Saudade. O enterro será às 11 horas.
Brasil é responsável por 2,7% da produção científica mundial
   
Recife

O Brasil é responsável por 2,7% da produção científica mundial, mas ainda ocupa a 58ª colocação entre os países mais inovadores do mundo, destacou a presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, durante abertura da 65ª reunião anual da entidade na capital de Pernambuco. As informações são da Agência Brasil.

O encontro deve reunir, até sexta-feira (26), mais de 23 mil pessoas entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, gestores do setor e estudantes, com o tema central Ciência para o Novo Brasil. "O novo Brasil, que já é a sétima economia do mundo, tem ainda que vencer grandes desafios para estar realmente inserido na economia basilar pelo conhecimento", destacou na noite de ontem (21).

De acordo com Helena Nader, aumentar o investimento em educação é um dos fatores necessários para superar os obstáculos referentes ao crescimento da ciência no país. "As manifestações de rua, que vêm ocorrendo nas principais cidades brasileiras, têm em suas pautas de reivindicações a melhoria da educação. O Brasil ainda está em débito com seus cidadãos, no que se refere ao ensino de qualidade, desde a pré-escola ao ensino superior."

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, defendeu a expansão dos sistemas de pesquisa de dentro das universidades para os setores industriais e de serviços. "Precisamos que as empresas invistam mais em atividades de pesquisa e desenvolvimento. Afinal, esse investimento vai aumentar a produtividade das próprias empresas."

Nesta edição da SBPC foram homenageados o linguista Luiz Antonio Marcuschi e a arqueóloga Niéde Guidón. A entidade homenageia anualmente profissionais que deram contribuições significativas para o desenvolvimento da ciência brasileira.

Com a reunião, também ocorrem a SBPC Jovem, a SBPC Cultural, a ExpoT&C, além da SBPC Mirim. Entre as atrações está o Circo da Ciência - projeto que faz parte da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC). O circo vai apresentar experimentos de física, projetos de ilusão de ótica e a maquete de uma hidrelétrica em funcionamento.

A reunião da SBPC, promovida desde 1948, conta a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. Esta é a quinta vez que a cidade do Recife sedia o encontro, voltado para difundir os avanços da ciência e debater políticas públicas para a área.
Ônibus: Funcionários da São João Batista fazem manifestação
   
Última atualização em 22/07/2013, às 06h55

Barra Mansa

Parte dos funcionários da Empresa de Ônibus São João Batista, em Barra Mansa, fazem uma manifestação nesta manhã. Eles estão parados, nas proximidades da empresa, no bairro Saudade. De acordo com o Sindpass, a minoria dos funcionários aderiu ao movimento e os veículos estariam circulando normalmente.

Uma mulher teria sido agredida por desconhecidos, nesta manhã, quando tentava chegar ao trabalho.

Ainda Hoje Existe a Maldição Hereditária?


Esse é um assunto muito polêmico, que tem ocupado espaço em revistas, livros e jornais, bem como tem sido tema de palestras em muitos seminários, principalmente nos que falam de "batalha espiritual". A fim de que haja um melhor entendimento sobre o tema, resolvemos estudá-lo na forma de perguntas e respostas.

Deus propõe a respeito da Bíblia uma revelação progressiva Dele mesmo. Ele começa se revelando no Éden e aos poucos vai completando sua revelação, até chegar a Cristo que é o ápice da revelação de Deus.

Além de Cristo não há revelação. Dentre as dificuldades de compreensão desta revelação progressiva, deparamo-nos com a controvertida “maldição hereditária”.

É comum nos dias atuais, a aplicação por diversas igrejas e crenças deste suposto método de libertação. O pensamento é que os pecados dos ancestrais estão sobre as futuras gerações e seria necessário, portanto, a quebra destas maldições hereditárias. O texto base para apologia deste pensamento encontra-se na Torá.

Analisemos os textos abaixo e à luz da hermenêutica diacrônica vamos entender este assunto.

(Êx 20.5-6) (5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos).

(Êx 34:6-7) (V. 6) Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; 7 que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração).

(Nm 14:18) (V.18 )O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniqüidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração).

Deuteronômio 5:9-10 (9 não te encurvarão diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam 10 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos).

Observe bem estes textos, em todos eles Deus declara que visita a iniqüidade dos pais nos filhos. Em Ex. 20:5-6 e Dt. 5:9-10, Deus declara que esta maldição é para aqueles que o “odeiam”. Em Ex. 34:6-7 e Nm. 14:18, Deus declara a sua misericórdia e que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado.

O nosso Deus não mudou, a misericórdia do Deus do NT é a mesma do AT. Havendo arrependimento no coração do homem, Deus libera o perdão, liberando o perdão, tudo está cancelado… Na verdade, sempre foi assim.

Antes de continuarmos na progressão da revelação sobre este assunto, o que chamo de hermenêutica diacrônica, vamos refletir sobre duas questões inseridas nestes textos. A primeira é o fato do decreto de Deus estar diretamente e especificamente ligado na iniqüidade da idolatria.

O segundo é a descrição precisa “daqueles que me odeiam”. Certamente o povo de Deus do tempo da Torá, não compreendeu estes adendos de Deus ao decreto e para resolver este problema de entendimento ele esclarece o assunto revelando a interpretação mais precisa como segue: Dt. 24.16 Não se farão morrer os pais pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada qual morrerá pelo seu próprio pecado.

O livro de Deuteronômio não é apenas a repetição da Lei como muitos afirmam, este livro cuida de interpretar os quatro primeiros livros da Torá com mais exatidão, é o próprio Deus lançando luz na revelação.

Por que Deus escreveria outro livro repetindo as mesmas coisas? Deuteronômio é o intérprete da Torá. O texto é claro, é direto, é esclarecedor, no entanto, o povo daquela época ainda não absorveu o entendimento da revelação que já progrediu. Tudo bem, Deus entende a estrutura frágil do homem e esclarece mais uma vez.

(Jr 31:29-34) (V.29 Naqueles dias não dirão mais: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram.

(V.30) Pelo contrário, cada um morrerá pela sua própria iniqüidade; de todo homem que comer uvas verdes, é que os dentes se embotarão.

(V.31) Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, 32 não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para tirá-los da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.

(V. 33) Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

(V.34) E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.

Como é possível observar Deus anuncia o renovo do seu decreto, Deus esclarece agora com detalhes completos a sua revelação da Lei, Ele termina dizendo: “não me lembrarei mais dos seus pecados”. Ora, sem pecado, não há maldição. Será que podemos agora descansar do nosso estudo? Parece que não, o povo ainda encontrou uma dificuldade para entender, mas, o nosso Deus é muito paciente e bondoso e cheio de misericórdia, depois de um tempo, Ele esclarece mais uma vez.

(Ez 18:1-4) (1 De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 2 Que quereis vós dizer, citando na terra de Israel este provérbio: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram? 3 Vivo eu, diz e Senhor Deus, não se vos permite mais usar deste provérbio em Israel. 4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá).

O povo de Deus já havia criado um provérbio popular para esta situação bíblica, comparando o pecado dos pais a uvas verdes. Deus ordena que cesse imediatamente e para sempre este provérbio, nada mais justo, afinal, este provérbio não nasceu de Deus.

Na revelação progressiva de Deus ao homem, Deus estabelece uma progressão na Lei, Ele esclarece sistematicamente que somente o pecador morrerá a maldição de pai para filho foi cancelada em toda e qualquer possibilidade. Bom, encerramos o assunto no AT e certamente o povo de Deus entendeu, concorda? Vamos conferir se fato assim ocorre num episódio do NT.

(Jo 9.1-2) (1 E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. 2 Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?).

Talvez, você esteja pensando: Não é possível que este povo depois de todos estes esclarecimentos bíblicos não tenham ainda entendido este assunto. Caro leitor, deixo-lhes uma pergunta: E hoje? Finalmente a criação entendeu a revelação do Criador? Tudo nos leva a crer que não. Infelizmente a falta de entendimento na revelação de Deus sobre este assunto ainda é grande, vamos esclarecer algumas situações.
O reflexo da conduta dos pais nos filhos é um dos equívocos compartilhado por muitos líderes religiosos.

Os pais oferecem uma base de educação aos seus filhos, que em muitos casos, não seguem um padrão moral aceitável, e, os filhos convivendo com tal ensinamento, crescem na prática de certos conceitos, não obstante ensinados por seus pais, o que para eles torna-se totalmente normal.

Em tais casos não há um problema de maldição hereditária, mas de sociabilização familiar, onde o proibido torna-se status. Basta que alguém conviva ao lado de pessoas que usem de torpeza, para que em pouco tempo esteja no mesmo mau hábito.

A sociedade influencia o indivíduo e de certa forma o molda. A Bíblia já alerta: “Não vos enganeis, as más conversações corrompem os bons costumes.” (1 Co 15:33).
A confusão sobre os problemas genéticos também são enormes, muitas vezes o pai tem um problema e o filho geneticamente também o herda.

Pronto, a conclusão do desfecho será: “Maldição hereditária”. Problemas genéticos não são maldições, a impropriedade teológica dos eisegéticos descolore a hermenêutica, fere a exegese e leva ao tropeço os pequeninos. Cristo levou sobre si as maldições, o homem com Cristo está liberto e não há mais condenação sobre ele, as coisas antes de Cristo ficaram para trás, o tempo da ignorância foi perdoado, nada poderá separar o homem do amor de Deus, quando Deus age ninguém pode impedir, certamente maior é aquele que esta em nós e nele podemos tudo.

Devemos estar preparados para dar razão da nossa fé, não baseados em fábulas de velhas caducas, mas na santa e bendita palavra de Deus.

1. Conceitos Heréticos Sobre Maldição Hereditária

Definição de Maldição Hereditária: "A maldição é a autorização dada ao diabo por alguém que exerce autoridade sobre outrem, para causar dano à vida do amaldiçoado... A maldição é a prova mais contundente do poder que têm as palavras. Prognósticos negativos são responsáveis por desvios sensíveis no curso da vida de muitas pessoas, levando-as a viver completamente fora dos propósitos de Deus... As pragas se cumprem."

Resumindo – Essa teoria antibíblica tem a maldição como uma entidade em si mesma que precisa apenas que alguém desencadeie o processo inicial, que é um pecado cometido por uma pessoa num passado remoto ou recente; depois disso, passa a agir com total independência. Não Lega em conta a responsabilidade pessoal

A maldição, segundo a doutrina em questão, opera cegamente atingindo qualquer um ao seu alcance; vai se transmitindo indefinidamente através do tempo, até que um especialista em quebra de maldições a quebre; usa como meio receptor e transmissor um local, um objeto, uma pessoa, uma família, uma cidade, um país ; como uma energia maligna invisível, vai se espalhando [conforme os milhares de "testemunhos" baseados em experiências subjetivas e desmentidas pela Bíblia].

A maldição em certas circunstâncias parece operar por si mesma, como um mal invisível que tem personalidade própria e poder de se autodeterminar; já em outras circunstâncias parece ser uma energia maligna operacionalizada por demônios, que são chamados de "espíritos familiares".

Essa maldição tem que ser quebrada pela intervenção humana num ritual que difere de especialista para especialista.

2. Os diferentes elementos do ritual herege da quebra de maldição:

• Busca de palavras de conhecimento e de revelações extra-bíblicas para se descobrir a causa específica das maldições hereditárias. Na busca das causas da maldição, vale até entrevista com demônios.

3. Heresias Específicas da Doutrina da Maldição Hereditária

a) Antropocentrismo e o Poder Onipotente das Palavras Humanas: Anulação da soberania divina e caos na terra.

• O poder divino das palavras humanas
- As palavras do Evangelho da Maldição têm poder em si mesmas: São comparadas às sementes, que tem dentro de si mesmas o poder para germinar. – "As palavras são como sementes que, caindo em solo próprio, achando as condições favoráveis, germinam, crescem, frutificam..." "Nossas palavras podem alimentar ou anular a ação de Satanás." "Convidei-a para orarmos juntos. Pedimos a Deus a solução dos conflitos emocionais e depois, de comum acordo, quebramos e anulamos a maldição das palavras de zombaria.

• Incoerência – Pedem a Deus a solução do problema e depois como se fossem oniscientes e onipotentes decretam a solução desse mesmo problema.

• Humanismo Mal Disfarçado: O homem é que coloca maldições mediante suas palavras de praga e outro homem, mediante palavras de oração a Deus e repreensão do diabo, quebra essas maldições. Deus entra apenas como ator coadjuvante, com um papel secundário e quase dispensável.

b) Deus Depende das Palavras Humanas Para Agir?
• Um Deus dependente do homem – Este é o Evangelho da Confissão Positiva e do Evangelho da Maldição – "Palavras produzem bênção... [ou] maldição... Palavras negativas... dão lugar a opressão demoníaca...

Uma caricatura do Deus da Bíblia – Essa afirmativa deixa Deus dependente das palavras humanas para liberar seu poder. É quase como se Deus precisasse de autorização humana para agir.

Esse não é o Deus da Bíblia, é, sim, uma grotesca caricatura do Deus da Bíblia. De fato, um Deus destronado pelo homem, que proclama as suas pretensões à divindade quando imagina que suas palavras podem fazer tudo acontecer.

Arrependimento, e não quebra de maldição – Em vez de ficar procurando um bode expiatório no passado para lançar a culpa do pecador, deve-se seguir o processo bíblico de levar o pecador a assumir pessoalmente toda a culpa por seu comportamento pecaminoso, iniciando assim um processo genuíno de arrependimento e restauração.

c) O pacto com o diabo à revelia do consentimento da pessoa. Essa doutrina coloca o diabo como centro de todos os problemas humanos. Podemos fazer um pacto com o diabo entregando outra pessoa a ele? Isso sem que aquele que fez o pacto e o que é entregue saber ou fazer isso conscientemente?

d) A Palavra de Deus versus as Palavras do Homem. As palavras humanas têm poder em si mesmas para realizar aquilo que dizem? A resposta é não. As palavras que têm poder em si mesmas são as palavras de Deus, escritas na Bíblia.

Quanto poder têm as palavras humanas? Somente o poder que Deus queira lhes dar conforme o Seu propósito. A palavra humana que tem poder é aquela que é falada em nome de Deus, como no caso dos profetas bíblicos, ou dos pregadores da Palavra escrita na Bíblia.

"Assim veio a Palavra do Senhor por intermédio do profeta Jeú, filho de Hanani, contra Baasa e contra a sua descendência." 1 Re 16.7 - "disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade." 1 Re 17.24

A palavra que não volta vazia sem cumprir o seu propósito é a palavra de Deus e não a palavra dos homens: "assim será a palavra que sair da minha boca: Não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei." Is 55.11.

O poder e efeito das palavras do homem são como a flor que murcha, mas a palavra de Deus é diferente: "seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente." Is 40.8. Portanto, não é a palavra dos homens que devemos temer, mas a Palavra de Deus.

Quanto poder tem a "Palavra de Fé" ou pronunciado com fé, conforme Mc 11.21-24? – O que é de errado com a "confissão positiva"?

"Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou. Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz assim será com ele. Por isso, digo-vos que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco."

Os defensores da Confissão Positiva interpretam mal esse texto, como se Deus estivesse dando total soberania e poder irrestrito às palavras do homem (poder para conseguir qualquer coisa, bastando para isso pronunciar, declarar ou confessar o que se quer], e a chave dessa soberania seria a fé. Mas o que seria essa fé em Mc 11.21-24? É fé centralizada em Deus: "Tende fé em Deus." (v. 22); é fé que não carece de sinais visíveis (Jo 20.29; 2 Co 5.7).

O que essa fé não é: não é fé na fé – ou seja, como se a fé fosse algo em que se deva confiar. Não se deve confiar no poder da fé, mas na pessoa de Deus (Mc 11.22); não é fé no homem – "Maldito o homem que confia no homem." – isso é confiar em si mesmo. (Jr 17.5); não é fé que funciona independentemente da vontade de Deus – "E esta é a confiança que temos para com ele: que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade ele nos ouve." 1 Jo 5.14.

4. O CASO JUKES-EDWARDS.

A. Da família de JUKES, o ateu, foram pesquisados 560 dos seus descendentes: Desses, 310 morreram em extrema pobreza; 150 tornaram -se criminosos, inclusive 7 assassinos; 100 descendentes foram beberrões; mais da metade das mulheres se prostituiu. Segundo cálculos, os descendentes de Jukes custaram ao Estado, com suas vidas desregradas, Um milhão e duzentos e cinqüenta mil dólares.

B. Quanto à família de Jonathan Edwards, cristão praticante, com sua família, foram pesquisados 1394 dos seus descendentes, sendo constatado o seguinte: 295 receberam diplomas universitários, sendo que 23 chegaram a ser reitores de universidades; 65 foram professores universitários; 3 senadores dos Estados unidos; 3 governadores estaduais, e outros, ministros enviados a nações estrangeiras; 130 foram juízes, 100, advogados, sendo um reitor de uma faculdade de Direito, 56 médicos, sendo um reitor da faculdade de medicina; 75 oficiais na carreira militar; 100 missionários e pregadores famosos, bem como autores destacados; cerca de 80 desempenharam alguma função pública;3 foram prefeitos de grandes cidades; um foi superintendente do Tesouro norte-americano; um deles foi vice-presidente dos estados Unidos.

5 . REFLETINDO SOBRE O PROBLEMA

5.1. A VISITAÇÃO DA MALDADE dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração por parte de Deus, é destinada aos que aborrecem a Deus e não a seus filhos. Com efeito, no versículo 5 de Dt 20, está escrito: "...Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem. No versículo 6, de Dst 20, lemos "E faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos".

5.2. NUMA PRIMEIRA OBSERVAÇÃO
Com base nos textos citados, vemos que eles estão inseridos no contexto dos versículos 01 a 05, abrangendo o I e II. Mandamentos da Lei de Moisés, ditada por Deus. O primeiro mandamento, refere-se a não ter outros deuses além do Senhor; o segundo, diz que o seu povo não deve fazer imagem de escultura, não se encurvar a elas nem lhes servir, pois o Senhor visita a maldade dos descendentes dos que transgridem esse mandamento.

5.3. OS NASCIDOS DE NOVO

Os filhos de Deus, salvos pelo sangue de Jesus, já estão livres da maldição da Lei. Em Gl 3.13, lemos: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós: porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro". Esse texto deixa claro que com a morte de Cristo, os que o aceitam ficam livres da maldição que era prevista para aqueles que viviam no pecado, mas o aceitaram como salvador.

Outro texto interessante é o de 2 Co 5.17, que diz: "Eis que se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". As coisas velhas já passaram, graça a Deus. Que coisas velhas eram essas? Sem dúvida são as coisas herdadas do passado, do velho homem, da velha vida, coisas herdadas da família sem Deus: os maus hábitos, os maus costumes, a idolatria (que é a causa principal da maldição, conf. Ex 20.5), as feitiçarias.

Nada disso pode atingir mais o crente fiel, pois ele está guardado debaixo da proteção de Deus, cf. O Sl 9.1-7. "Não temerás espanto noturno nem seta que voe de dia, nem mortandade que assole ao meio dia; ..mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.."

Outro texto para análise é o de Ne 13.2, que diz que Balaão saiu para amaldiçoar o povo de Israel, mas "...o nosso Deus converteu a maldição em bênção". Jo 5.24, lemos que a salvação de Cristo é tão grande, que abrange toda a existência, no passado, no presente e no futuro, se perseverarmos até o fim. No presente: quem crê, TEM a vida eterna; No futuro: "não entrará mais em condenação" No passado: "Já passou da morte para a vida"

5.4. DEUS É O AGENTE DA MALDIÇÃO SOBRE OS QUE O ABORRECEM.

Outro aspecto a se anotar é o seguinte: Em Ex 20.5 e em textos semelhantes, vemos que Deus é o sujeito da visitação da maldade ou da maldição sobre os que lhe desobedecem. Neste caso, perguntamos: Como Deus vai amaldiçoar a descendência daqueles que já aceitaram a Cristo como salvador? Isso não condiz com o caráter de Deus, revelado nas Escrituras.

Ele não pode se contradisser, nem anular sua própria palavra. Se tomarmos com base Dt. 28, vemos, desde o v. 1 até o 14, as bênçãos previstas por Deus para que lhe obedecem. Ora, perguntamos, como podem tais bênçãos ocorrer, se, ao mesmo tempo, por causa de pecados dos antepassados, a maldição persistir sobre a família dos servos de Deus? Parece-nos que existe uma contradição e um equívoco sobre os que ensinam sobre a maldição hereditária no que concerne aos crentes em Jesus.

5 . COMO ENTENDER, ENTÃO, CASOS DE DOENÇAS QUE PASSAM DE GERAÇÃO A GERAÇÃO E DE PERTURBAÇÕES MALIGNAS SOBRE FAMÍLIAS DE CRENTES SINCEROS E FIEIS?

Na verdade, há casos em que famílias de crentes em Jesus, formadas por pessoas dedicadas e sinceras, que sofrem problemas os mais diversos, em termos de saúde, e adversidades financeiras e até de perturbações por parte do maligno. Segundo entendemos, as conseqüências do pecado de um pai podem passar para os seus descendentes.

A. Nos descrentes, sim, como maldição prevista por Deus, ou como conseqüência natural do pecado sobre a descendência. Um pai alcoólatra, com sífilis, certamente vai transmitir aos seus filhos as conseqüências do pecado, mas não o pecado em si. Um pai ou uma mãe aidética passa a enfermidade para o filho no ventre.

Esse é um ponto importante: o que se transmite, hereditariamente, são os efeitos do pecado e não o pecado, pois este, segundo a Bíblia, não é hereditário. É de responsabilidade pessoal (Ver Ez 18). A Bíblia diz em Dt 24.16: "Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais: cada qual morrerá pelo seu pecado".

Vemos aí a justiça de Deus, não permitindo que os filhos, sem culpa, herdem as maldades dos pais, em termos espirituais, a ponto de morrerem por causa de seus antepassados.

A responsabilidade moral e espiritual é individual perante Deus. Em Ezequiel , Cap 18, 20-22: "A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou, viverá".

Com isso, vemos que o pecado não passa de pai para filho. O que pode passar são os efeitos genéticos e também a influência moral dos pais sobre os filhos; estes tendem a seguir os exemplos bons ou maus de seus pais.

B. Nos crentes em Jesus, como conseqüência natural, genética e que pode ser curadas por Deus. Não tem sentido Deus, que é justo, continuar a amaldiçoar a família de alguém que aceitou a Jesus, sendo nova criatura, para quem "as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". De igual modo, mesmo sem ser maldição de Deus, os efeitos do pecado podem ser transmitidos de pais não-crentes para os filhos crentes em Jesus.

Nunca, porém, a maldição, pois quem está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram. Eis que tudo se fez novo. Em Rm 8.1, lemos: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito". Assim, não mais condenação ou maldição para os que estão em Cristo Jesus.

Em Rm 8.33-39, lemos que o crente pode passar por situações as mais adversas, tais como por tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada, mas, diz Paulo: "Em todas essas coisas somos mais do que vencedores , por aquele que nos amou" . Ora, em todas essas coisas, até passando por fome, nudez (que não é nenhuma prosperidade), até nisto, somos mais do que vencedores e não amaldiçoados.

Nem toda doença é fruto do pecado da pessoa nem é maldição. Vemos o caso do cego de nascença, em Jo 9. "E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus". Vemos aí um caso o interessante: Nem os ancestrais pecaram, nem o homem cego. A doença ocorrera para que se manifestassem a s obras de Deus. Jesus curou o cego e seu nome foi glorificado.

C. No caso de perturbações malignas, elas têm origem na ação do Inimigo contra o crente e sua família e não como maldição de Deus sobre os descendentes. tais perturbações podem ser desfeitas pelo poder maravilhoso e na autoridade do Nome de Jesus.

No exemplo do livro, em que a fazenda dos crentes era prejudicada pela ação dos espíritos maus, originários na feitiçaria dos índios, antigos proprietários das terras, vemos que se tratavam de ações do maligno e não da maldade visitada por Deus.

Quando oraram ao Senhor, ele desfez o efeito daquelas maldades. No caso dos JUKES, sua descendência foi prejudicada pela maldade dos pais, cujos efeitos passaram para os filhos. Sem dúvida alguma, todos eles aborreceram ao Senhor, conforme está em Ex 20.5. Por isso, Deus visitou a maldade deles nas suas gerações.

É um caso bem típico de maldição familiar herdada. Se um deles houvesse aceitado a Jesus como salvador, tudo se faria novo. As coisas velhas da família seriam anuladas em sua descendência, em termos espirituais. Em termos físicos, poderiam se beneficiar da cura divina ou dos recursos médicos, colocados à disposição do homem pelo próprio Deus.

No caso dos descendentes de Jonathan Edwards, vemos que eles aceitaram a Jesus como Salvador. Como conseqüência, a influência benéfica do exemplo dos pais se fez sentir sobre os filhos, bem como a bênção e a misericórdia de Deus de geração a geração.

Cremos que a visitação da maldade por Deus, sobre a terceira e quarta geração é para os que aborrecem a Deus, e não para os nascidos de novo; para estes, Deus tem prometido fazer misericórdia a milhares de seus descendentes. A maldição não é transmitida diretamente e sim os efeitos do pecado sobre os filhos.

Se alguém aceita a Jesus, é nascido de novo, sua vida está debaixo da proteção divina, não cabendo mais nenhuma condenação ou maldição.

Que Deus nos abençoe que possamos entender as verdades espirituais à luz da Bíblia e não de especulações doutrinárias sensacionalistas e equivocadas.
22/07

Em 1935 surgiu A Hora do Brasil


A Voz do Brasil é um programa de rádio criado por Armando Campos para dar popularidade a Getúlio Vargas, seu amigo. Já foi chamada como Programa Nacional, mas de 1938 até os anos 70 era chamada de A Hora do Brasil. Vai ao ar tradicionalmente das 7 às 8 da noite e traz informativos oficiais produzidos pelo Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
Apresentação: Luiz Cláudio Canuto
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 22/07/2013
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--

Ter - 23/07/2013
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 20°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 11mm
--

Qua - 24/07/2013
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 9°C
temperatura máxima: 15°C
probabilidade de chuva: 90%
qua
entando convencer quem não crê


Se você viver sua vida tentando provar para os que não creem que eles estão errados, cometerá dois erros. Primeiro, desperdiçará o seu tempo.
Entenda que não é seu trabalho convencer quem não crê. Crer ou não crer é uma escolha que revela o que está dentro de cada um. É por isso que maliciosos, medrosos, desonestos, pessimistas, perversos e outros com adjetivos negativos costumam não crer. E porque sinceros, otimistas, pessoas do bem, íntegras costumam crer. Perceba isso. Crer ou não é fruto do que está dentro de você.

Por isso é vão tentar mudar a opinião de quem está mais apegado à opinião própria do que à razão. Há pessoas que precisam criticar para se sentirem melhor sobre seus sentimentos negativos. É como se a crítica validasse sua maneira negativa de ser.

O segundo erro é porque enquanto você se preocupa com os que não creem, você deixa de fazer seu melhor trabalho para os que creem. São os que creem que merecem sua atenção. São eles que lhe apoiam, aplaudem, torcem por você e reconhecem o valor do seu trabalho. São eles que pedem mais. Honre-os.

Em vez de guardar uma lista no seu coração com os nomes de quem lhe atacou, criticou, desprezou, ridicularizou e riu de você, lembre-se dos seus fãs, de quem torce por você.

O pior sentimento não é o ódio, mas a indiferença. Quando você está criando algo que importa, que toca vidas, que ousa além do comum, você será odiado por alguns, atacado por outros. Não se preocupe com isso. Preocupe-se se ninguém reagir, de uma forma ou de outra - pois isso significa que você está criando nada com nada.
Os que lhe apreciam e amam seu trabalho são seus melhores defensores. Suas vidas transformadas, a melhor esperança para os que não creem.
O quinto efeito prático da salvação é o perdão dos pecados. O perdão é aquilo que nos liberta da condenação. Quando não perdoamos e não somos perdoados, nos tornamos pessoas apáticas, tristes, sem vida, sem alegria. O pecado de Adão afetou toda a humanidade. A morte física e a morte espiritual são resultado direto do pecado que ele cometou.

O pecado de Adão trouxe morte, mas a cruz de Cristo trouxe vida. Pelo pecado de Adão muitos morreram e ainda morrerão. Pela morte de Jesus, muitos foram trazidos a vida e ainda serão. Mesmo que você não leve a sério esse assunto, o seu pecado lhe afasta de Deus e você um dia precisará responder a Deus de que maneira você tratou o problema do pecado. Graças a Deus por termos uma solução tão maravilhosa, que é a morte de Jesus e o seu sangue redentor.

Quem recebe a Cristo recebe o perdão dos seus pecados.
Com cada vez mais dispositivos móveis dentro de casa, a maioria das pessoas que tem internet banda larga também tem acesso sem fio. Mas diversos fatores podem influenciar para que o seu roteador funcione melhor e ofereça um sinal wi-fi de qualidade e condizente com a velocidade da sua internet contratada.

Ideias mirabolantes não faltam, na hora do desespero vale tudo: embrulhar as antenas com papel alumínio, imitar nossos avós e colocar palha de aço na ponta da antena para melhorar o sinal...

O Renato, que trabalha aqui na redação online do Olhar Digital, já experimentou algumas dessas soluções caseiras. "É só dobrar o alumínio num formato arredondado, como se fosse uma antena parabólica, mesmo."

Há até quem diga que usar uma fôrma de bolo de metal ao lado do roteador amplifica o sinal wireless fazendo com que ele chegue com mais consistência ao receptor. Mas como sabemos, essas soluções “caseiras” não são nenhuma ciência, mas será que alguma delas realmente funciona?

"Em termos gerais, nada disso funciona e quando alguma dessas soluções tem efeito, é uma coisa muito pequena. É tão mínimo que a gente acaba não sentindo o efeito", afirma Michel Chiavegatti, consultor em TI da Impacta. Segundo ele, existem outros ajustes que podem ser feitos para melhorar o desempenho do Wi-Fi.

A gente separou algumas dicas; dá só uma olhada:

O primeiro passo é posicionar seu roteador estrategicamente. Qualquer parede ou objeto pode causar interferência no sinal sem fio. Ou seja, mesmo que seu roteador não seja muito bonito, não é legal deixá-lo escondido atrás de algum móvel, por exemplo. O ideal é deixar o aparelho no local mais central da casa e posicionado em um local alto e livre de obstáculos. Esta é a primeira forma de garantir a melhor cobertura até nos cantos mais distantes da casa.

domingo, 21 de julho de 2013

INSS garante que extrato serve de comprovante na hora de conseguir gratuidade

Reclamações de idosos de todo o país levaram o INSS a adotar medida para facilitar o acesso deles à gratuidade e ao desconto de 50% em passagens de ônibus intermunicipais e interestaduais. Em acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o instituto publicou a Resolução 320, em 12 de julho, no Diário Oficial da União, que garante o Demonstrativo de Crédito de Benefício (DCB) como documento comprobatório da relação de segurado com o INSS e quanto o aposentado recebe. O DCB é emitido mensalmente em terminais de autoatendimento dos bancos que pagam aposentadorias e pensões e terá validade de um ano.

O embarque gratuito de idosos foi instituído em outubro de 2006. É garantido pelo Decreto 5.934 que beneficia pessoas com mais de 60 anos de idade e renda de até dois salários mínimos (R$ 1.356) com isenção de tarifas em ônibus intermunicipais e interestaduais. Empresas contestaram o benefício recorrendo à Justiça contra a medida. Muitas conseguiram liminares que impediam os mais velhos de pagar menos ou viajar de graça.

Quando não obtinham liminares, as companhias dificultavam a retirada do Bilhete de Viagem do Idoso que, segundo o Artigo 5º do decreto, deve ser emitido pelas próprias empresas. O Artigo 6º diz que “no ato da solicitação do Bilhete de Viagem do Idoso ou do desconto do valor da passagem, o interessado deverá apresentar documento pessoal que faça prova de sua idade e da renda igual ou inferior a dois salários-mínimos”.

Muitas empresas não aceitam documentos apresentados por idosos. Para que comprovem a renda, as companhias fazem eles irem ao INSS e retirar comprovante que garanta a condição de segurados.
A medida do INSS, que pactuou a decisão com a ANTT, de reforçar que o DCB emitido pelos bancos pagadores de benefício tem validade, é para evitar que o aposentado vá às agências da Previdência Social para fazer um serviço que poderia ser revolvido de maneira mais ágil.

O instituto informou à coluna que vinha recebendo centenas de reclamações de vários pontos do país, por meio da Ouvidoria e da Central 135, de idosos que encontravam dificuldades de conseguir comprar as passagens com desconto de 50% ou retirar o bilhete gratuitamente. As queixas foram repassadas à ANTT para que fossem apuradas com as empresas de transportes rodoviários.

Procurada pela coluna, a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) se limitou a informar que “as empresas seguem a resolução da ANTT”. “As formas de comprovação para que o idoso tenha direito à gratuidade estão reguladas em Resolução da Agência e que é isso que as empresas observam”, explicou.

Idosos fazem críticas. Mas há quem também elogie
O aposentado Dilson Pereira da Rocha, 72 anos, que mora em Sumidouro, critica a necessidade de agendamento para viajar de graça. “Se não marcar a viagem com antecedência você não tem direito à gratuidade”, reclama.

Nercina Batista Fernandes Vieira, 70, e o marido Luís Fernandes Vieira, 73, também reclamaram dos critérios para conseguir o benefício.

“Eu fui ao INSS e peguei o documento que a empresa pediu e tive que agendar com três meses de antecedência. Meu marido só conseguiu comprar com desconto de 50%”, relatou.

Para o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, da Força Sindical, João Batista Inocentinni, a resolução do INSS pode ser considerada um avanço. O sindicalista avaliou, no entanto, que o problema seria solucionado definitivamente, com a regulamentação da legislação.

Mas há quem diga que não encontra dificuldades para ter a passagem de graça. Atilson Policane, 74, já viajou várias vezes sem pagar. “Tenho casa em Cabo Frio. De mês em mês vou no guichê da empresa de ônibus e retiro o bilhete”, diz.

Veja como fazer para se beneficiar
O Decreto 5.934 prevê a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo. Quando os assentos já estiverem preenchidos, a empresas são obrigadas a conceder o desconto mínimo de 50% no valor da passagem.

O Bilhete de Viagem do Idoso deve ser solicitado nos pontos de venda próprios das empresas com antecedência de, pelo menos, três horas em relação ao horário de partida.

Para ter o desconto de 50%,o idoso deve obedecer aos seguintes prazos: para viagens com distância de até 500 km, no máximo, seis horas de antecedência, em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha. Para viagens acima de 500 km, no máximo, 12 horas de antecedência, em relação ao horário de partida.

No dia da viagem, o idoso deve comparecer para embarque até 30 minutos antes da hora da partida.
A prova de idade do idoso se fará mediante apresentação do original de qualquer documento pessoal, com fé pública, que contenha foto.

Lista dos 'barrados' em recepção seria sinal político

Confraternização com o Papa no Palácio Guanabara tem rol de vetos que funciona como um termômetro das alianças em momento de desgate político na cidade

Christina Nascimento
Rio - ‘Não me convidaram pra essa festa pobre...”, que de ‘pobre’ do verso da música de Cazuza não tem absolutamente nada. Mas é um termômetro de como estão as alianças partidárias no momento de desgate político no Rio. A recepção, amanhã, no Palácio Guanabara, para 650 ilustres convidados que darão boas-vindas ao Papa Francisco, tem um rol oficioso de vetos. Ninguém o admite. Mas também não explica qual foi o critério de escolha das autoridades.
Deputado estadual Romário (PSB) foi um dos excluídos da festa
Foto:  Maíra Coelho / Agência O Dia
“Achei que todos os parlamentares tinham sido convidados. Mas me falaram, quando eu fui chamado, que eram apenas os da Mesa Diretora. Como eu sou, estava na lista. De qualquer forma, não irei comparecer porque tenho compromissos já agendados. Vou aos eventos abertos ao público, como a missa em Guaratiba”, afirmou o deputado Gilberto Palmares (PT).
Sem ser da Mesa Diretora, mas do mesmo partido do governador Sérgio Cabral (PMDB), o deputado estadual Pedro Fernandes está no grupo dos seletos escolhidos para a festa. Segundo sua assessoria de imprensa, o convite partiu de Cabral. Ele, no entanto, não irá. Mas não explicou o motivo. Já o Palácio informou que não foi responsável pelos nomes e que houve uma divisão entres os poderes Executivo, Municipal e Federal para fazer a lista dos ‘vips’.
Fato é que a confraternização papal pode ter clima de evento entre amigos. Entre os ‘barrados’ na festa estão os deputados estaduais Marcelo Freixo (Psol), Clarissa Garotinho (PR), Comte Bittencourt (PPS) e os federais Alessandro Molon (PT), Romário (PSB) e Rodrigo Maia (DEM).
“Sou líder partidária e não me chamaram para os eventos institucionais. Ontem, à tarde (quinta-feira), o padre Lincoln, da Arquidiocese, me encaminhou um convite para a missa de Dom Orani. Tenho uma excelente relação com a igreja católica, embora seja evangélica”, disse Clarissa.

O deputado estadual Luiz Paulo (PSB), que também não é da Mesa, disse que participa de um grupo na Alerj chamado ‘Católicos na Política’, o que provavelmente o credenciou para o evento no Guanabara. “Fui convidado e meu desejo é ir. Os parlamentares que participam desse movimento também foram. Estamos há algum tempo debatendo questões fundamentais nos campos religioso e político. É um trabalho importante”, afirmou Luiz Paulo.
Deputado não vai ao Palácio
A recepção vai custar R$ 1,3 mil por “cabeça” e vai ocorrer no Jardim de Inverno do Palácio Guanabara. Se há aqueles que não foram convidados, há os que foram, mas não vão. É o caso do deputado federal Jean Wyllys (Psol), que tem uma reunião com o parlamentar português Rui Tavares. No entanto, mesmo se tivesse agenda livre, não iria apenas à recepção, porque, segundo ele, seria ‘oportunismo”.
“Respeito muito a comunidade católica, minha mãe, inclusive, é da Congregação Mariana. Mas não iria para a festa. Meu interesse com o Papa é discutir questões importantes como a contracepção, o uso da camisinha no enfrentamento de DST e Aids. Se o encontro for para esse diálogo, tenho todo interesse”.
Saias justas evitadas por ausências
No cenário político, pelo menos duas saias justas vão ser evitadas na festa. O senador Lindbergh Farias (PT), que foi convidado, alegou compromissos familiares para não ir à recepção. O petista, assim como o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), é pré-candidato à disputa de sucessão de Sérgio Cabral.
Outro também que está na lista, mas não vai comparecer, é o deputado federal Anthony Garotinho (PR). Segundo o parlamentar, o motivo não é o possível constrangimento com Cabral e Pezão, mas porque ele vai passar por exames clínicos. “O Papa está trazendo grande esperança pela maneira como trata os assuntos na igreja. Teria motivos de sobra para ir lá”, disse.

Alex, do Coritiba: ‘Devia ter ficado mais tempo no Flamengo’

Alex é a sensação do Coritiba, único time invicto no Campeonato Brasileiro
Alex é a sensação do Coritiba, único time invicto no Campeonato Brasileiro Foto: Reprodução da internet
Marluci Martins
Tamanho do texto A A A
Alex tinha 17 anos quando um chute nas costas tirou do lugar o disco L5 da sua coluna lombar. O zagueiro carniceiro do rival Atlético-PR já foi esquecido, mas, até hoje, Alex se lembra dos exercícios contra a dor prescritos no Coritiba. Curado, ainda recorre a eles como prevenção. Talvez por isso, Alex faça, aos 35 anos, tanto sucesso no Coxa, único time invicto no Brasileiro. Com 976 jogos, 402 gols e 344 assistências na carreira, o apoiador tem lugar na galeria de veteranos que reluzem na competição — Ronaldinho (33), Forlan (34), Seedorf (37), Zé Roberto (39), Dida (39) e Rogério Ceni (40) são alguns deles. O Coritiba enfrenta o Santos, neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro.
Qual é o segredo dos trintões?
Não tem segredo. Treino, boa alimentação e descanso. Ainda conto com a sorte porque só tive duas lesões graves na carreira: uma na coluna, aos 17 anos, e uma de púbis, entre 2007 e 2008. Nessas duas lesões, os fisioterapeutas me passaram vários exercícios para me proteger. Isso me ajuda.
E as lesões musculares?
Eu já estava com 32 anos quando tive minha primeira lesão muscular. O que mais me favorece é que meu jogo é parecido com o do início da carreira. Aos 32 anos, o jogador começa a perder força e velocidade. Não perdi nada disso. Na verdade, nunca tive força nem velocidade.
Onde encontra motivação para continuar jogando?
Tenho uma alegria juvenil por poder jogar no clube pelo qual torci na arquibancada. Jogar no meu time de infância me dá satisfação. Aquela magia infantil está inserida em mim. Pena que dei azar, porque, como torcedor, peguei meu time sem ganhar praticamente nada. Hoje, tenho um filho (Felipe) de três anos que adora futebol. Antes dele, eu tinha duas meninas. É diferente. O menino vai comigo para os treinos e jogos. O encanto dele pelo futebol é absurdo. Isso me motiva muito também.
Nos tempos de torcedor, quem era seu ídolo?
Meu ídolo no futebol era, no contexto geral, o Zico. Mas eu ia ao estádio para ver o Tostão (Luís Antônio Fernandes, o Tostão II), camisa 10 que jogou no Coritiba de 86 a 92. O time de 89 é minha referência como torcedor. E ele era o comandante.
Considera-se injustiçado na seleção brasileira?
Se eu tivesse ido à Copa de 2002, teria mais chance também em 2006 e 2010. O treinador me conhecia, mas não me levou. De 98, com Vanderlei Luxemburgo, até 2002, estive em mais ou menos 80% dos jogos da seleção. Fui ao Pré-Olímpico, à Olimpíada, à Copa América... Estava sempre no bolo.
Por que Felipão não te levou em 2002?
Não sei. Só ele é que sabe.
Ficou magoado?
Na época, fiquei bastante chateado. Hoje, sinceramente, não. Já se passaram 11 anos. Nem penso nisso. Não tenho sentimento nenhum em relação a isso.
Torceu contra o Brasil na Copa do Japão e Coreia?
A Copa me favoreceu. Não vi, porque era de madrugada. E minha esposa, grávida, acabou perdendo o bebê. Pude consolar minha mulher e me consolar. O problema dela era maior do que o meu.
Por que, após oito anos na Turquia, no Fenerbahçe, você voltou?
Discuti com o treinador por uma série de fatores. Ele dizia que eu tinha uma história bonita no clube, e não poderia haver duas cabeças pensantes ali. Não aceitava ter seu trabalho questionado. Quando o treinador disse que eu não fazia mais parte do grupo, o presidente me passou que eu poderia ficar, mas treinando à parte. Rescindimos.
Está satisfeito com o futebol brasileiro?
O futebol brasileiro perdeu muito ao longo dos anos. Mas nada me causa decepção. Alguns técnicos tentam copiar o esquema europeu, com homens jogando como pontas. Não temos jogadores brasileiros para essa função, e muitas vezes o treinador forja, insiste...
Poderia dar um exemplo?
O que o Hulk fez na Copa das Confederações a gente conta nos dedos. Ajudou muito o Daniel Alves pelo lado direita... Ele foi questionado por ter feito o que o Felipão pediu. Acho que deu certo, mas a formação dele é europeia, né? Não podemos considerá-lo brasileiro.
Gostou do Brasil na Copa das Confederações?
Gostei. Não tínhamos um time até então e saímos com um embrião.
Faltou alguém no time? Como, por exemplo, você... Ronaldinho Gaúcho..
Não gosto muito de falar isso... Minha última convocação foi em 2006. Já faz sete anos. Não crio essa expectativa. Em relação ao Ronaldinho, acho normal o questionamento, pelo que vivia no Atlético e, também, por sua história na seleção. Mas também acho normal a escolha do treinador, que tem suas convicções.
O Coritiba é cavalo paraguaio ou realmente é o melhor?
Meu time não tem a condição financeira dos outros. Ao longo de sua história, conquistou muito pouco. Cresci aqui e sei como funciona. A gente tem feito bons jogos, mas não consigo dizer como vai estar o Coritiba daqui a dois ou três meses. As semanas passando é que vão dizer... Estamos liderando, mas temos mil coisas para melhorar.
O que, por exemplo?
O Coitiba não ganhou fora de casa ainda. Em nenhuma vitória, foi muito superior ao adversário. Em todos os jogos, a gente vem tendo dificuldade. Times equilibrados costumam ganhar seus jogos de forma mais tranquila. Para mim, essa liderança não significa nada. O Coritiba não é o melhor time do Campeonato. Foram sete boas rodadas. Isso não nos leva a lugar nenhum.
Qual é o melhor time?
É o Atlético-MG.
Vai se aposentar quando?
Não há nada decidido. Não estou programando. Mas minha ideia é parar no Coritiba... Vai ser no Coritiba.
Quem foi o seu melhor treinador?
Vanderlei Luxemburgo. No Cruzeiro, no Palmeiras e na seleção brasileira.
Que avaliação faz da passagem pelo Flamengo, em 2000?
Nenhuma. Foram só 11 jogos. O Flamengo atravessava um momento administrativo complicado. E meu momento individual era péssimo. Vim dos Jogos Olímpicos muito mal, psicologicamente. Juntou esse meu lado ruim com o do clube. Mas a marca Flamengo me impressionou. Mesmo com as coisas não acontecendo, o Flamengo representou muito para mim. Meu momento era péssimo...
Arrepende-se de ter jogado no Flamengo?
Eu me arrependo de não ter ficado mais tempo para fazer uma avaliação melhor. Eu tinha mais seis meses de contrato e poderia ter ficado para jogar o Carioca. Mas o momento era tão conturbado que decidimos rescindir. Agradeço por ter jogado no Flamengo, por ter visto de perto o que esse clube representa.
O Flamengo te deve algo?
Não me deve nada.
O fracasso na Olimpíada de Sydney foi sua maior decepção na carreira?
Foi, inegavelmente. Nós nos preparamos dois, três anos para os Jogos Olímpicos e as coisas não aconteceram. Fiquei muito abalado. Foi difícil absorver.

Sabia quais são os defeitos mais comuns nos celulares. E veja quanto custa o conserto

Luísa Lucciola
Tamanho do texto A A A
Júnior deixou o celular cair Foto: Extra / Fabio Teixeira
Quando viu o celular caído no chão, depois que o aparelho despencou de suas mãos, o militar Júnior Cavassi já imaginava o que tinha acontecido: a tela de seu Motorola XT919 havia trincado. Segundo especialistas, a queda é o problema mais comum nas assistências técnicas de telefones móveis.
— As pessoas acham que o celular está entrando no bolso da calça ou na bolsa e o deixam cair. Quase sempre a tela racha — diz Mariana Fontenele, do setor de Marketing da Pitzi, clube de proteção contra acidentes com celulares (espécie de seguradora que só cobre acidentes).
Se, por um lado, hoje os aparelhos são mais delicados, por outro, os usuários não são tão cuidadosos.
— Há bastante desatenção para o celular cair tanto. Depois, para consertá-lo, o valor pode chegar a 80% do preço de um novo — explica a consultora em tecnologia móvel Bia Kunze.
Agora, Júnior busca uma loja, fora das autorizadas, que faça a troca da tela.
— Esse modelo é novo, então é mais difícil de achar. Já terei que gastar dinheiro mais uma vez — queixa-se.
O segundo defeito mais comum é o mergulho de telefones na água.
— Já soube de histórias hilárias de gente que leva celular no bolso e, ao se inclinar no banheiro, deixa o aparelho cair no vaso — conta Bia.
COMO PROCEDER
Queda
Quando o problema é a quebra da tela ou do display (parte interna), o conserto não sai por menos de R$ 250, em smartphones como o LG Optimus L5. O preço pode passar de R$ 700, dependendo do estrago e do modelo. Capinhas e películas ajudam a proteger, mas não impedem o estrago.
Mergulho
Quando o celular vai passear dentro da piscina, do balde ou da privada, o dano pode ser até permanente, mas o ideal é levá-lo à assistência técnica para uma avaliação. Uma solução caseira é deixar o aparelho por 24 horas dentro do arroz, que suga a água.
Oxidação
Deixar o celular no banheiro durante o banho quente é furada: a umidade do ar oxida os mecanismos do aparelho. O suor do rosto e os respingos de líquidos em geral têm o mesmo efeito. Em alguns casos, o conserto pode chegar a R$ 350.
Ih, travou
Um dos problemas mais comuns nas autorizadas é a tela congelada. O termo técnico é travamento de software. As lojas costumam destravar o celular de graça.
Vício
Outro defeito comum é a bateria fraca. As baterias atuais, de lítio, não se “viciam”, mas têm um ciclo de vida limitado, de alguns anos, e a única solução é a troca. Deixar a bateria se esgotar antes de recarregá-la pode encurtar essa vida útil.

Atriz Elizangela perde a carteira de motorista por beber e dirigir

A atriz Elizângela
A atriz Elizângela Foto: Marcos Serra/EGO
A atriz Elizangela do Amaral Vergueiro teve a Carteira Nacional de Habilitação apreendida e recebeu multa de R$ 1.915,40 por beber e dirigir, na madrugada desta sexta-feira (19). A moça foi parada numa blitz da Operação Lei Seca, na Avenida das Américas, sentido Zona Sul, na Barra. Ela fez o teste do bafômetro, que deu positivo.

BM distribui telhas para moradores atingidos por granizo

A Defesa Civil de Barra Mansa distribuiu no começo da tarde deste sábado 800 telhas aos moradores das casas danificadas pela chuva que assolou o distrito de Floriano na noite da sexta-feira. Do total, foram entregues 700 telhas grossas e 100 finas.

“Nós ainda não medimos a quantidade de chuva que atingiu o distrito, então, não dá pra saber quantos milímetros choveu, mas foram quinze minutos de chuva intensa, com granizos de tamanho médio, que danificaram as telhas de diversos imóveis”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Natanael Geremias.
As casas atingidas, segundo o primeiro levantamento do órgão, feito por técnicos ainda na noite de sexta-feira, ficam nas ruas 1, 2, 3, L e na Estrada São Lourenço, todas na localidade da Vila dos Remédios, na entrada do distrito.

De acordo com o primeiro levantamento, 22 imóveis tiveram suas telhas total ou parcialmente destruídas. Segundo a Defesa Civil, foram 77 pessoas atingidas, mas ninguém ficou desabrigado ou desalojado e a brevidade na entrega das telhas facilitou a solução do problema. “Se houvesse demora, poderia chover novamente e prejudicar as pessoas que moram nas casas cujos telhados sofreram os danos”, acrescentou Natanael.

A chuva registrada nesta sexta-feira é atípica, devido ao atual período de seca, que só termina com a chegada da primavera, em setembro. A Defesa Civil está com equipes de plantão no distrito para levantar se há outras casas, que não foram identificadas no dia do temporal, que também tenham sofrido as consequências da chuva.

Idosa é atropelada por ônibus no Minerlândia, em Volta Redonda








Última atualização em 20/07/2013, às 17h23
Volta Redonda
Uma idosa, 86 anos, que não teve o nome divulgado foi atropelada na tarde de hoje (20), por um ônibus da Viação Elite. O acidente aconteceu na Rua 249, no bairro Minerlândia.
A mulher foi socorrida pelos Bombeiros e encaminhada ao Hospital São João Batista. Os Bombeiros não divulgaram o nome da idosa.
No início da tarde, outro idoso ficou ferido e ficou com o pé preso em um bueiro no Centro de Barra Mansa. Ele foi encaminhado pelo resgate do Samu para a Santa Casa. A unidade de saúde também não divulgou o estado de saúde dele.
21/07/2013

Em 1972, começam a ser oferecidos voos charter


O voo charter é o voo fora da operação regular, aquele usado geralmente por agências de turismo que reúnem grupos específicos de turistas interessados em ir a um determinado local. No Brasil, em 1972 as companhias foram autorizadas a fazer isso. Música: Simples Viagem
Apresentação: Luiz Cláudio Canuto
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Dom - 21/07/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Seg - 22/07/2013
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--

Ter - 23/07/2013
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 13°C
temperatura máxima: 19°C
probabilidade de chuva: 90%
quan