Rádio Acesa FM VR: 2022-02-20

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Homem acusado de matar policial durante assalto responde em liberdade

Foi preso neste sábado, dia 26, um homem acusado de roubo e homicídio em Barra Mansa. Ele foi encontrado na Rua José Moreira da Rocha, no bairro Retiro, Volta Redonda.

De acordo com a PM, o homem, de 43 anos (hoje), que foi preso na época por suspeita de roubo ao posto de combustíveis no bairro Ano Bom, onde o cabo Eleonardo da Silva Félix (foto), de 31 anos, foi assassinado, está respondendo pelo crime em liberdade.

— Ele foi conduzido a delegacia, onde foi averiguado que o mandado de prisão havia sido revogado. O homem foi liberado.

O cabo Eleonardo estava num posto de gasolina, próximo ao Detran, onde quatro bandidos tentaram assaltar. O policial reagiu, sendo alvejado por dois disparos de arma de fogo, um atingiu a cabeça e outro a perna.

A vitima foi levada em estado grave para a Santa Casa de Barra Mansa, onde policial chegou desacordado.

Leia mais:

URGENTE! Policial Militar é baleado na noite deste domingo em Barra Mansa

PM ferido à tiros na noite deste domingo em Barra Mansa não resiste aos ferimentos


Preso mais um suspeito de matar o cabo Eleonardo em assalto a posto de combustíveis em Barra Mansa

 

Preso o terceiro suspeito de matar policial em assalto a posto em Barra Mansa

 

Policia divulga fotos de suspeitos do assassinato de PM em Barra Mansa

 

Suspeito de matar policial em Barra Mansa é preso no Vila Brasília, em Volta Redonda, RJ

 

Preso dois suspeitos de participarem do assassinato do Cabo Eleonardo em Barra Mansa

Carro roubado é recuperado pela PRF na Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF

Um Corolla, com placas do Rio de Janeoiro, foi apreendido na noite desta sexta-feira, dia 25, em Barra Mansa.

A PRF informou que o veiculo que estava estacionado no acostamento, na altura do km 288 da Rodovia Presidente Dutra, sentido São Paulo, abandonado. 

Ao ser realizada inspeção, foi verificado que havia vários itens de identificação com indícios de adulteração, sendo constatado se um clone.

— O Corolla é licenciado no município de Belford Roxo, com registro de roubo no mesmo município em 04/02/2022.

A ocorrência foi encaminhada a 90ª DP de Barra Mansa, onde foi lavrado o registro da recuperação de veículo roubado.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Volta Redonda mantém plantão de vacinação e testagem Covid no Carnaval

Duas unidades básicas de saúde ficarão abertas para atendimento de 26 de fevereiro a 2 de março
www.radioacesafm.blogspot.com.br
A cidade de Volta Redonda manterá o plantão de vacinação e testagem para Covid-19 durante o feriado de Carnaval. De 26 de fevereiro (sábado) a 2 de março (quarta-feira), a vacinação contra a Covid-19 ficará concentrada na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Conforto, com aplicações de doses para crianças, adultos e idosos. O horário de atendimento é das 8h às 16h.

Para vacinação infantil, as crianças de 5 a 11 anos deverão estar acompanhadas dos pais ou responsável legal. É necessária a apresentação da caderneta de vacinas, cartão SUS ou CPF da criança. 

Para vacinação de adultos e idosos, os moradores deverão apresentar o cartão de vacinação Covid, CPF ou cartão SUS. A UBSF Conforto fica localizada na Avenida Nossa Senhora da Conceição, nº 35. 

Testagem para Covid-19 

A testagem para Covid-19, neste período de 26 de fevereiro a 2 de março, ficará disponível na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Paraíba – em funcionamento provisório na antiga Policlínica da Mulher (Rua Luiz Alves Pereira, ao lado do Colégio Professora Delce Horta Delgado, no bairro Aterrado). 

O horário de atendimento é das 7h às 19h, mediante o agendamento prévio pelo link: https://encurtador.com.br/pzHJO. Vale ressaltar que a prioridade no acolhimento é para pacientes (sintomáticos) que apresentem sintomas gripais. 

Demais unidades de saúde e rede de urgência e emergência 

As 46 unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) retornarão normalmente com os atendimentos na quinta-feira, dia 3 de março. A rede de urgência e emergência do município – os hospitais municipais São João Batista (HSJB), Dr. Munir Rafful (HMMR) e Nelson Gonçalves – funcionarão normalmente durante o feriado prolongado de Carnaval, assim como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho e o Serviço de Pronto Atendimento – CAIS Conforto. 

Confira abaixo o cronograma de vacinação Covid-19 no Carnaval: 

Infantil:

1ª DOSE

Crianças de 5 a 11 anos;

2ª DOSE

Crianças vacinadas com a primeira dose da CoronaVac há 28 dias ou mais. 

Adulto:

1ª DOSE

Para quem não se vacinou, acima de 12 anos; 

2ª DOSE

Para quem tomou a 1ª dose com mais de 21 dias, acima de 12 anos;

Segunda dose da Janssen após 2 meses da dose única; 

3ª DOSE

Para pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose até 30/11/2021 e adolescentes imunocomprometidos, de 12 a 17 anos, que tomaram a segunda dose há mais de 28 dias; 

4ª DOSE

Idosos de 70 anos ou mais e imunossuprimidos, a partir de 18 anos, que tenham recebido a 3ª dose há pelo menos quatro meses.

Barra Mansa terá ponto facultativo durante o carnaval

Veja o que funciona durante o período de carnaval em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O decreto, assinado pelo prefeito Rodrigo Drable, vale entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março. A medida vale para todas as repartições municipais. No entanto, os serviços considerados essenciais, como aqueles realizados pela Defesa Civil, Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Secretaria de Manutenção Urbana, seguirão em sistema de plantão.

Não será afetado pelo decreto o funcionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital da Mulher, Central de Ambulância, Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal e Delegacia.

Na quinta-feira, dia 03, às 8 horas, todos os serviços serão retomados, exceto as aulas da Rede Municipal, que retornam na segunda-feira, dia 07.

HEMONÚCLEO

Excepcionalmente, na segunda-feira (28), o Hemonúcleo estará aberto de 7h às 11h para receber doações de todos os tipos sanguíneos.

DEFESA CIVIL

O atendimento de emergência da Defesa Civil poderá ser acionado por meio do telefone 199. As ligações serão recebidas pela Guarda Municipal no CESP (Centro Estratégico de Segurança Pública) e direcionadas à equipe de plantão.

SAAE-BM

O cidadão que tiver problemas com o abastecimento e vazamentos de água, assim como outros serviços de urgência realizados pela autarquia, pode entrar em contato com o Saae-BM, através dos números 115 ou (24) 3512-4333. Esse atendimento também será mantido pelo WhatsApp (24) 99876-3526 e pelo serviço da ouvidoria, no telefone (24) 3028-9944.

COMÉRCIO

A abertura do comércio será facultativa.

ÔNIBUS

No sábado e domingo (dias 26 e 27) os horários seguem sem alteração. Na segunda-feira (28) os ônibus seguirão os horários praticados no sábado; na terça-feira (1º de março) as empresas seguirão os horários determinados para os dias de feriados. Na quarta-feira (02), os ônibus voltam a circular em seus respectivos horários.

BANCOS

As instituições financeiras e agências bancárias não vão operar para atendimento ao público durante a segunda e terça-feira de Carnaval. Já na Quarta-feira de Cinzas o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento dos bancos, às 16h.

Levantamento aponta que de mortes violentas no RJ

Roubos de rua também registraram redução no primeiro mês do ano

O estado do Rio de Janeiro apresentou, no primeiro mês deste ano, redução de 34% nas mortes violentas intencionais (soma de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e morte por intervenção de agente do estado). Os homicídios dolosos (quando há intenção de matar) também caíram em janeiro de 2022, 32% em comparação com o mesmo período de 2021 - contabilizando 251 casos, contra 368 no mesmo período do ano passado. Esse número representa o menor mês de janeiro desde 1991, quando se iniciou a série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP). As mortes por intervenção de agente do estado recuaram 37% em janeiro, quando comparado com o mesmo mês de 2021.

Outro destaque é a queda no indicador de roubos de rua (soma de roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo). Neste ano houve um declínio de 25% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Foram 4.813 registros em 2022 contra 6.435 em janeiro do ano passado, o que representa o menor mês de janeiro desde 2006. Os roubos de veículo também alcançaram números expressivos: redução de 20% em 2022.

Produtividade policial

Na produtividade policial, foram presos em flagrante pelas polícias civil e militar 2.637 pessoas, ou seja, cerca de 85 pessoas foram capturadas por dia no estado. As polícias também retiraram de circulação 547 armas de fogo, sendo 54 fuzis. Essa foi a maior apreensão de fuzis para um mês desde agosto de 2019.

A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, explica que a queda dos indicadores pode ser um resultado da integração entre as forças de segurança do estado:

- Essa redução que tivemos no início do ano é muito significativa, ainda mais se levarmos em consideração que em janeiro do ano passado a vacinação só começou na segunda quinzena do mês e a circulação de pessoas nas ruas ainda estava reduzida. Neste ano o nível de isolamento social está bem menor e com a vacinação disponível para a população, a circulação de pessoas se normalizou, portanto, era previsto que os crimes de oportunidade voltassem a subir - o que não foi o caso em janeiro - ressaltou.

Principais indicadores: 

▪ Homicídio doloso: 251 vítimas em janeiro de 2022 - foi o menor valor para o mês desde 1991. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 32%.

▪ Crimes violentos letais intencionais (homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte): 259 vítimas em janeiro de 2022 - foi o menor valor para o mês desde 1999. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 32%.

▪ Morte por intervenção de agente do estado: 93 vítimas em janeiro de 2022 - foi o menor valor para o mês desde 2016. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 37%.

▪ Roubo de carga: 376 casos em janeiro de 2022. Na comparação com 2021, o indicador registrou aumento de 4%.

▪ Roubo de rua (roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo): 4.813 casos em janeiro de 2022 - foi o menor valor para o mês desde 2006. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 25%.

▪ Roubo de veículo: 1.859 casos em janeiro de 2022 - foi o menor valor para o mês desde 2012. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 20%.

▪ Prisão em flagrante: 2.637 prisões em flagrante em janeiro de 2022. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 10%.

▪ Armas apreendidas: 547 armas apreendidas em janeiro de 2022. Na comparação com 2021, o indicador registrou redução de 12%.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro no mês de janeiro. Para mais informações sobre os indicadores, acesse o site do ISP.

Reformas de cabines da PM é realizada com material de prefeitura

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Parceria firmada entre a prefeitura e policia para a realização de reformas de cabines da PM em Volta Redonda. O encontro entre o prefeito Antonio Francisco Neto e o comandante da 1ª Cia do 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM), capitão Andrade, aconteceu em meados do mês de fevereiro, no gabinete do Palácio 17 de Julho.

As obras tiveram início de imediato e seguem a padronização do novo layout da PM para os Postos de Policiamento Comunitário (PPC). Já foram concluídas as obras de reformas do PPC I, localizado na entrada do bairro Vila Rica/Tiradentes, e do PPC IV, que fica no acesso ao bairro Jardim Belmonte. Dos nove postos de policiamento comunitário, dois já foram revitalizados.

Construção irregular é desmontada no Paraíso de Cima

Ação coordenada pela Secretaria de Ordem Pública contou com apoio da Pasta de Meio Ambiente, Guarda Municipal, Saae e Polícia Militar

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma construção irregular no bairro Paraíso de Cima foi desmontada na manhã desta sexta-feira, 25. A ação retirou várias estruturas de madeira que estavam prontas para receber alvenaria e dar sequência à instalação de casas no local, situado onde havia um assentamento conhecido como ‘Sem Terra’. A operação contou com a participação da Guarda Municipal, Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Polícia Militar.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, a construção irregular foi descoberta após denúncias.

“Recebemos a informação de que esta área, que é pública, estava sendo loteada, provavelmente para ser vendida. Fizemos uma visita prévia e constatamos a divisão em lotes, retornamos para retirar as estruturas de madeira que já haviam sido instaladas”, explicou o secretário.

Capitão Daniel Abreu ressaltou que a Ordem Pública seguirá com ações para coibir práticas irregulares na cidade. “Esta área foi desocupada há anos e as pessoas que aqui habitavam foram direcionadas para casas devidamente construídas. Esta operação que fizemos hoje tem o intuito de evitar a favelização e desastres naturais”, destacou Abreu.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Denúncias sobre construções irregulares e invasões de áreas públicas podem ser feitas através da Ouvidoria da Prefeitura. O telefone é o (24) 2106-9018. Também é possível relatar os fatos de forma on-line, pelo site barramansa.rj.gov.br.

Pinheiral tem novo decreto para o período de carnaval

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Após suspender as comemorações do Carnaval de 2022 no município devido a pandemia da Covid-19, o Prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, assinou novo decreto na última quinta-feira (25/02) que determina novos protocolos de segurança visando que sejam cumpridas as normas estabelecidas para a semana de Carnaval. 

Por meio do decreto Nº 3.192, fica estabelecido que: as limitações de trânsito e aparelhos sonoros nas Praças Brasil e Teixeira Campos se estendem aos dias 25 e 28 de fevereiro e 01 e 02 de março. Ainda de 24 de fevereiro a 02 de março, fica proibido a realização de quaisquer eventos, festas, blocos carnavalescos ou eventos de pré-carnaval e carnaval, em ambientes abertos, promovidos por iniciativa pública ou particular. 

Além disso, a realização de eventos carnavalescos ou não em casas de festas, bares, clubes, casas noturnas, boates e assemelhados (locais fechados) podem ocorrer desde que de acordo com as seguintes restrições: No horário de 10h da manhã até 02h do dia seguinte, deve ser respeitada a lotação máxima de até 50% da capacidade dos estabelecimentos; Os Fiscais de Postura e Obras possuem livre acesso aos estabelecimentos no exercício de seu trabalho; O Departamento de Fiscalização da Ordem Pública deve ser avisado sobre a realização de evento programado com antecedência mínima de 24h da sua realização; Fica mantida a obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacinação para entrar e permanecer nos estabelecimentos. 

Vale ressaltar que o Departamento de Fiscalização de Obras e Postura pode reter ou apreender bens, equipamentos fixos e móveis, instrumentos musicais e veículos automotores e rebocáveis. Se forem apreendidos, a retirada dos bens só será permitida a partir de 03 de março, mediante pagamento dos respectivos custos. 

Fica autorizada, também, a aplicação de multas aos blocos, agremiações carnavalescas e aos estabelecimentos que descumprirem o Decreto. No caso de blocos e/ou agremiações, também ficarão submetidos ao impedimento de receber ou pleitear subvenções de órgãos públicos pelo prazo de 5 anos.

No período de 24 de fevereiro a 02 de março, ao Departamento de Fiscalização e Ordem Pública, fica determinada a criação de regime especial de fiscalização das regras de contenção de aglomeração do decreto, enquanto ao Departamento de Trânsito e Transporte fica determinada a criação de regime especial de fluxo de veículos aos arredores das Praças Brasil e Teixeira Campos.

Barra Mansa terá plantão de testagem e vacinação contra Covid-19 no feriadão de carnaval

PSF Ano Bom estará aberto na segunda (28/02) e quarta-feira (02/03), das 8h às 13h, para aplicações de doses em crianças, jovens e adultos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O combate à Covid-19 segue com testagem e vacinação contra a doença em Barra Mansa. O PSF Ano Bom estará aberto no feriado de carnaval das 8h às 13h, nos dias 28/02 (segunda-feira) e 02/03 (quarta-feira), para testagens e aplicações de doses em crianças, jovens e adultos.

Pode procurar a unidade de saúde crianças a partir de 5 anos de idade para receber a primeira dose ou a segunda agendada. Para serem imunizadas elas precisam estar acompanhadas por um responsável e apresentar o cartão de vacina infantil de rotina, documento pessoal e comprovante de residência.

Primeira, segunda, terceira e quarta doses também estarão disponíveis para jovens e adultos.  D1 será para pessoas a partir de 12 anos; D2 agendadas; D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 28/10; D4 apenas em imunossuprimidos maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 28/10.

Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do laudo médico e o comprovante das outras doses. 

RETORNO DO CARNAVAL

Já na quinta-feira, dia 03/03, a Secretaria de Saúde seguirá com a vacinação contra Covid-19 nas unidades habituais. Crianças com 5 anos de idade ou as que possuem imunossupressão, dentro da faixa etária de 5 a 11 anos, devem procurar as seguintes locais: Clínica da Família na Vista Alegre, Coringa 1, São Francisco, UBS Colônia, UBS Centro ou Paraíso de Cima. O Pró Saúde também disponibiliza o imunizante às segundas, quartas e quintas-feiras.

Já as crianças a partir de 6 anos podem receber a primeira dose nas seguintes unidades: Coringa I, Floriano, Rialto, São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia, Vila Maria, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia, Vila Independência, Clínica da Família na Vista Alegre, UBS Centro, São Francisco, UBS Colônia ou Paraíso de Cima.

Jovens e adultos

A Secretaria de Saúde também seguirá com a aplicação de D1, D2, D3 e D4 em jovens e adultos. O esquema será o seguinte no dia 03/03:

- D1 em pessoas a partir de 12 anos;

- D2 agendadas (CoronaVac centralizada no Pró Saúde às segunda, quartas e quintas-feiras e Janssen no PSF do Ano Bom); AstraZeneca e Pfizer em todos os postos;

- D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 03/11;

- D4 apenas em imunossuprimidos maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 03/11.

As ações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.

Mapa de Risco da Covid-19: estado do Rio de Janeiro permanece em classificação de baixo risco para a doença

Sete das nove regiões do estado se mantêm em bandeira amarela

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O estado do Rio de Janeiro permanece em classificação de baixo risco para a Covid-19, representado pela bandeira amarela. A comparação entre a sétima semana epidemiológica (SE 07) deste ano, de 13 a 19 de fevereiro, com a quinta semana (SE 05), de 30 de janeiro a 5 de fevereiro, aponta que sete regiões do estado permanecem em bandeira amarela: Médio Paraíba, Serrana, Norte, Metropolitana I, Metropolitana II, Baixada Litorânea e Baía da Ilha Grande. A Região Centro-Sul continua classificada em bandeira laranja (risco moderado). A Região Noroeste se mantém em bandeira vermelha (risco alto).

A análise do período mostra que o número de internações caiu de 788, na SE 05, para 120, na SE 07. Os óbitos reduziram de 487, na SE 05, para 159, na SE 07. Os indicadores apontaram que, no período de 15 a 22 de fevereiro, a taxa de positividade para SARS-CoV-2 em testes RT-PCR realizados em unidades do SUS no estado foi de 25%. Nesta quinta-feira (24.02), a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 estava em 45,6% para UTI e 27,5% para enfermaria.

Os dados são da 70ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, foi publicada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira, dia 25.

– A Secretaria de Saúde continua atenta aos indicadores da doença e ao cenário epidemiológico, especialmente nas regiões que ainda não acompanham o mapa do estado: a Noroeste e a Centro-Sul. Percebemos a consolidação da redução de casos causados pela variante Ômicron, além da queda sustentada de óbitos e internações por Covid-19 – diz o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Nesta edição do Mapa de Risco, 78 municípios estão classificados com bandeira amarela (risco baixo) e 14 municípios com bandeira vermelha (risco alto). Embora a Região Centro-Sul esteja com bandeira laranja (risco moderado), todos os municípios desta região foram classificados com bandeira amarela (risco baixo). Isso ocorreu  porque dois municípios tiveram um óbito a mais cada na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas, enquanto outros três municípios mantiveram o mesmo número de óbitos. No acumulado da região, houve um aumento de 30% de óbitos, refletindo a variação de 13 óbitos, na SE 07, comparada com 10 óbitos, na SE 05.

As cores das bandeiras representam os níveis de risco e os respectivos conjuntos de recomendações de isolamento social, variando entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

Polícia Federal tem novo diretor-geral

Foto: Tom Costa/MJSP
Foi publicada, no Diário Oficial da União, desta sexta-feira (25/2), a nomeação do Delegado de Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira, para ocupar o cargo de Diretor-Geral da PF.

O servidor assume o lugar de Paulo Gustavo Maiurino, que esteve à frente da gestão da Polícia Federal desde Abril de 2021.

Até então, Márcio Nunes de Oliveira ocupava o cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na PF, ele já ocupou o cargo de Superintendente Regional da Polícia Federal no Distrito Federal.

Corpo é encontrado no Rio Paraíba, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O corpo de um homem foi encontrado na tarde desta sexta-feira (25) no Rio Paraíba do Sul, em Volta Redonda. O cadáver foi visto no bairro Siderlândia e populares avisaram os bombeiros.

Os militares acompanharam o corpo até na altura da Ponte Pequetito Amorim, que liga os bairros Aterrado e Niterói.  Ainda não há informação se o corpo tinha marca de violência. Os bombeiros fizeram a retirada do rio.

No momento desta publicação, policiais militares preservavam o local até a chegada do rabecão, que levará o corpo para o IML de Três Poços. O caso será registrado na delegacia de polícia.

Por TSF

Motorista de guincho morre em acidente na Dutra, em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um acidente, no final da noite desta quinta-feira, dia 24, deixou uma pessoa morta no km 326,6 da Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia.

A PRF informou que por volta dás 23:40h houve uma colisão traseira entre um guincho e uma carreta. O motorista do guincho de 40 anos morreu no local. O veiculo que ele conduzia entrou na traseira da carreta, deixando a cabine destruída.

Ainda de acordo com a informações, o corpo ficou preso às ferragens. A perícia foi acionada e após os trabalhos de coleta de informações do acidente, o corpo foi removido para o IML de Resende.

Confira as linhas da VSF que estão suspensas

Em decisão adotada, após reunião realizada na manhã desta sexta-feira, dia 25, entre representantes da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana e das empresas Sul Fluminense, Elite, Pinheiral e Cidade do Aço, foi definido as sete linhas a serem substituídas.

Todos os trâmites legais para garantir a continuidade dos serviços serão adotados até 12 de março. Com esta decisão, os recursos utilizados nas linhas suspensas serão direcionados para as linhas que continuaram sob responsabilidade da Viação Sul Fluminense para que ela tenha condições de dar qualidade ao serviço prestado.

De acordo com a secretaria, os serviços de transporte público continuará sendo avaliado e, se necessário, outras medidas poderão ser adotadas.

Linhas suspensas por 90 dias para a exploração da Viação Sul Fluminense:

110- São Cristóvão X Colina

115- São Cristóvão X Jardim Amália

120- Eucaliptal X Jardim Amália

125- Roma I X Cajueiro

160- Circular 16

225- São Sebastião X Açude

420-Aero

550 - Siderlândia Circular

Homem que abandonou cães na Rodovia do Contorno é multado em R$ 27 mil

Um homem foi multado em 27 mil reais por abandonar cachorros em via publica publica de Volta Redonda. O caso aconteceu na Rodovia do Contorno, em Volta Redonda, no último dia 31 de janeiro. Ele parou a caminhonete, abriu a caçamba e abandonou cinco cães. Toda ação foi flagrada por câmeras de segurança.

A Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) disse que vem atuando no combate aos maus tratos de animais no município. Já a equipe da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal da secretaria informou que está investigando um segundo caso. 

No último dia 23, a coordenadoria recebeu imagens de câmera de segurança de um imóvel localizado na Rua 5, no bairro Monte Castelo, que flagrou um homem abandonando uma caixa que estaria com filhotes de cachorro. De acordo com a coordenadoria, o homem já foi identificado e o caso está sendo apurado pela SMMA. 

“Estamos buscando testemunhas que possam confirmar ou não a prática do crime. Um morador informou que os todos os filhotes que estariam na caixa já foram doados”, afirmou Ana Andrade, coordenadora de Proteção e Bem-Estar Animal da SMMA. 

A coordenadoria multou um homem em R$ 27 mil, por ter abandonado cinco cães na Rodovia do Contorno, no fim de janeiro. O homem está respondendo processo por crime de maus tratos, abandono e crueldade contras os animais. O caso está sob comando da polícia. 

RJ PET Castração vai atender até 2 mil animais


Além de monitorar e atuar com sanções em casos de maus tratos, a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal de Volta Redonda vem investindo nos cuidados com os animais. Em parceria com o Governo do Estado, o município é um dos beneficiados com o projeto ‘RJ PET Castração’, que tem como objetivo atender gratuitamente cães e gatos, que tenham dono (guarda responsável) e também animais que vivem nas ruas por intermédio de protetores. Até dois mil animais serão beneficiados pela iniciativa no município. O RJ PET criado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento acontece em todo o estado do Rio. 

“Ainda neste ano, vamos implantar o castramóvel, que vai ajudar bastante nesse processo, e no início de março, teremos uma novidade que vai beneficiar cães, gatos e proprietários de animais, colaborando também para acelerar o processo de castração no município”, explicou a coordenadora de Proteção e Bem-Estar Animal. 

O projeto é custeado pelo Governo do Estado com a execução dos procedimentos em clínicas privadas credenciadas. Em Volta Redonda, quatro clínicas veterinárias estão cadastradas para realizarem o procedimento, sendo elas: Clínica Pacheco – no bairro Retiro, Seme VET–  Conforto, Pet Show – Água Limpa e Provet – no Jardim Belvedere. 

As vagas para castração são disponibilizadas de acordo com a capacidade de atendimento de cada clínica veterinária. Além da castração, os remédios do pós-cirurgico estão incluídos e serão ofertadas sem custo ao usuário.

Como participar

Para ter acesso ao serviço, o dono (tutor) ou o protetor do animal têm que efetuar o cadastro para o procedimento através do site: https://rjpet.com.br/entrar. 

A medida atenderá um animal por CPF/mês. É necessário disponibilizar um e-mail para entrar no sistema e criar a conta. Durante o cadastro, o usuário poderá escolher o dia, horário e a clínica para a realização da castração.

No dia do procedimento, é necessário apresentar a xerox de identidade, CPF e comprovante de residência.

Termos de castração

O animal precisará residir no Estado do Rio de Janeiro;

O animal deverá ter no mínimo 6 meses de idade;

O animal deverá ter no máximo 7 anos de idade;

Animais braquicefálicos não poderão ser castrados;

O animal deverá ter o peso mínimo de 3 kg e máximo de 25kg;

O animal deve estar em jejum absoluto (água e comida) por um período de 12 horas antes da cirurgia;

Se possível, dê banho no animal um dia antes do procedimento;

O animal não pode ter sido vacinado com menos de 21 dias da data do procedimento; No dia da cirurgia, indicar ao veterinário caso o animal esteja fazendo uso de algum medicamento;

Fêmeas no cio, gestantes ou que estão amamentando não poderão ser castradas; Cães (machos e fêmeas) devem ser levados com guias e coleiras. Caso sejam agressivos, usar focinheira;

Cães e gatos devem ter os dois testículos no saco escrotal; O animal passará pela avaliação do veterinário antes da cirurgia, e caso ele julgue necessário, o animal não será castrado;

O responsável deverá levar uma cópia da identidade, CPF e comprovante de residência no dia da cirurgia;

O responsável deverá permanecer na clínica veterinária durante todo o procedimento.

Operação é realizada contra o tráfico de drogas em Angra dos Reis

Uma operação da Polícia Civil foi realizada nesta quinta-feira, dia 24, para cumprir mandados de prisão temporária e de busca e apreensão contra traficantes que atuam em diversos bairros do município. Seis pessoas foram presas, sendo duas em flagrante, incluindo líderes da organização criminosa da região.

O objetivo da "Operação Absinto" é desarticular as facções de tráfico de drogas que se instalaram em diversos bairros de Angra dos Reis, Região da Costa Verde do estado.

Segundo os agentes, as investigações apontaram que os traficantes alvos da ação possuem ligação com organizações criminosas que atuam nas comunidades do Jacarezinho e do Complexo do Alemão, na Zona Norte da capital do Rio.

Homens são presos por trafico de drogas em Paraty

Dois homens foram presos nesta quarta-feira, dia 23, por crime de trafico de drogas no bairro Matadouro, em Paraty. O caso aconteceu durante ação de combate ao tráfico de drogas.

De acordo com os policiais, ao avistarem a equipe da delegacia, os criminosos correram e se desfizeram de uma sacola contendo maconha e cerca de 70 pinos de cocaína. A dupla foi capturada e autuada por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Os acusados foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

Homem é preso por tentativa de homicídio em Itatiaia

Um homem foi preso por tentativa de homicídio em Itatiaia. Ele foi localizado na terça-feira, dia 22, no bairro Vila Niterói, após trabalho de inteligência e monitoramento.

Segundo os agentes, a ação foi em cumprimento de um mandado de prisão preventiva. Os policiais receberam a informação de que o foragido passaria de carro em determinada área e realizaram diligências no bairro Vila Niterói, onde o autor foi capturado.

Homem é preso acusado de pedofilia em Pinheiral

Policiais civis da 101ª DP (Pinheiral) prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (23/02), um homem, de 38 anos, acusado de armazenar imagens pornográficas envolvendo criança e adolescente. Ele foi capturado no bairro Varjão, no município de Pinheiral, Região Sul Fluminense.

Segundo os agentes, a prisão do acusado ocorreu durante uma diligência de cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa dele. Durante a vistoria na residência, os investigadores encontraram material com cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes em um dos telefones celulares do autor.

O homem foi conduzido à 101ª DP e autuado em flagrante. Após a ação, ele foi encaminhado para o sistema penitenciário e ficará à disposição da Justiça.

Confira o que abre e fecha no feriado prolongado de Carnaval em Volta Redonda

Um esquema especial foi montado para manter os serviços essenciais funcionando durante os dias de carnaval em Volta Redonda. Confira o que abre e o que fecha durante o feriado prolongado de 26 de fevereiro a 2 de março:

Espaços Culturais
A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, o Espaço das Artes Zélia Arbex e os memoriais Zumbi e dos Ex-Combatentes estarão fechados durante o feriado prolongado.

A galeria de arte urbana ‘Erastotenes Roberto Alves de Sousa’, na passarela do viaduto Nossa Senhora das Graças, permanece aberta 24 horas todos os dias.

Zoológico Municipal (ZOO–VR)

O Zoológico Municipal de Volta Redonda ficará aberto ao público nos dias 26 e 27/02 e 1º e 2/03. Como tradicionalmente acontece, o zoológico ficará fechado na segunda-feira, dia 28 de fevereiro, para manutenção.

O horário de funcionamento será normal, das 8h às 16h30. Não é necessário realizar agendamento. Entretanto, as normas sanitárias de prevenção à doença devem ser respeitadas: uso de máscara e higienização das mãos.

Secretaria Municipal de Fazenda
Os guichês de atendimento da SMF não funcionarão neste período, retornando o atendimento normalmente na quinta-feira, dia 03.

Saae-VR
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) vai operar em regime de plantão durante o feriado prolongado. Quem tiver problemas com esgoto ou abastecimento de água pode entrar em contato com a autarquia pelos números 115 ou (24) 3344-2900.

Cemitério e Funerária Municipal
O Cemitério Municipal Bom Jardim Isidório Ribeiro, no bairro Retiro, estará aberto para visitas durante o feriado prolongado, das 7h às 17h30. A funerária municipal funciona 24 horas por dia em sistema de plantão.

Coleta de lixo e Coleta Seletiva (SMI e SMMA)
A coleta de resíduos sólidos domiciliares e comerciais (lixo) funcionará normalmente durante os dias de Carnaval.

Já a coleta seletiva não vai funcionar na terça-feira, dia 1º. O serviço permanece sendo oferecido no sábado, domingo, segunda e quarta-feira.

Saúde (SMS)
Os hospitais municipais São João Batista (HSJB), Dr. Munir Rafful (HMMR) e Nelson Gonçalves funcionarão normalmente durante o feriado prolongado, assim como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho e o Serviço de Pronto Atendimento – CAIS Conforto.

Vacinação e testagem para Covid-19

A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Conforto ficará aberta de 26 de fevereiro a 02 de março para aplicações de doses da vacina contra a Covid-19, no atendimento de crianças e adultos. O horário de funcionamento é das 8h às 16h.

A testagem para Covid-19, neste período de 26 de fevereiro a 2 de março, ficará disponível na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Paraíba – em funcionamento provisório na antiga Policlínica da Mulher (Rua Luiz Alves Pereira, ao lado do Colégio Professora Delce Horta Delgado, no bairro Aterrado).

O horário de atendimento é das 7h às 19h, mediante o agendamento prévio pelo link: https://encurtador.com.br/pzHJO. Vale ressaltar que a prioridade no acolhimento é para pacientes (sintomáticos) que apresentem sintomas gripais.

Durante esse período, em qualquer eventualidade, os usuários devem procurar as unidades de urgência e emergência do município.

Educação (SME)
Não haverá aula na rede municipal de ensino durante o feriado. As atividades retornam normalmente em todas as unidades escolares na quinta-feira, dia 03/03.

Esporte e Lazer (Smel)
A Arena Esportiva de Volta Redonda ficará fechada de sábado (26) a quarta-feira (02), reabrindo na quinta-feira, dia 3. O Parque Aquático funcionará normalmente de sábado (26) a terça-feira (1º), das 8h às 17h. Na quarta-feira, dia 02, é dia de limpeza, por isso o espaço estará fechado.

Guarda Municipal (GMVR)
A Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública) estará em patrulhamento nas ruas, através da Guarda Municipal, durante 24h no período de Carnaval. As rondas serão intensificadas, principalmente nos locais de maior movimento à noite, além dos agentes estarem atentos para os possíveis eventos clandestinos, cumprindo o decreto 16.999, de 18 de fevereiro de 2022.

Ônibus Tarifa Zero (STMU)
O ônibus do Tarifa Zero funcionará apenas no sábado, dia 26, até às 14 horas. O transporte será retomado na quinta-feira, dia 03.

Drogas, armas e munições são apreendidos durante ação no bairro Jardim Belmonte

www.radioacesafm.blogspot.com
Um farto material de uso do trafico de drogas foi apreendido nesta quinta-feira (24) no bairro Jardim Belmonte, em Volta Redonda.

Uma denuncia anônima levou agentes da P2 e o GAT a Rua São João de Meriti — na Servidão Boa Esperança — onde haviam informações de elementos abordando veículos que passavam na região.

Um veículo suspeito com cinco homens foi abordado e nele foram encontrados 76 trouxinhas de maconha, 17 pinos de cocaína, um tambor da mesma droga, 77 pinos de cocaína, duas pistolas e dois carregadores 9 milímetros munido de 29 munições.

Além das drogas, munições e armas, foram apreendidos dois rádios comunicadores, um celular, um coldre. um cinto e R$ 264,00 em espécie.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Fim de fevereiro com predomínio de tempo seco e quente em grande parte do estado do RJ

A Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) está na área, a circulação anticiclônica provocada pela ASAS deve influenciar o tempo em grande parte do estado do RJ nos últimos dias de fevereiro e começo de março.

Nesse cenário o movimento de subsidência do ar provocado pela ASAS vai dificultar a formação de nuvens de chuva em praticamente todo o estado do RJ, o último final de semana de fevereiro será com predomínio de sol forte, temperaturas bem elevadas e poucas condições para chuva, principalmente em áreas do Grande Rio, região dos Lagos e norte Fluminense, para essas regiões a expectativa é de pouquíssima ou nenhuma chuva.

Onde ainda pode chover?
Apenas algumas áreas de serra na região sul Fluminense (Mantiqueira e serra do Mar) e região serrana ainda poderão ter alguns temporais isolados, são pancadas convectivas, típicas de verão, são temporais muito isoladas, que podem vir com chuva localmente volumosa, acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES!
Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias. Acompanhe a nossa página diariamente para ficar por dentro de tudo que vai acontecer daqui para frente. Nós estamos sempre trazendo atualizações e alertas meteorológicos para te deixar bem informado.
O Brasil vive um novo momento de aumento dos casos de Covid-19 e o estado do RJ passa por um surto de gripe. Faça a sua parte, use máscara, higienize as mãos com mais frequência e evite ao máximo aglomerações.

Pinheiral arrecada mais de uma tonelada de doações para as vitimas da chuva em Petrópolis

www.radioacesafm.blogspot.com
A cidade de Pinheiral arrecadou entre a última quinta-feira, 17 e esta quinta-feira 24, mais de uma tonelada de doações, entre alimentos, roupas, itens de limpeza e higiene pessoal para as vítimas da tragédia em Petrópolis ocorrida na última terça-feira, 15, por meio da campanha SOS Petrópolis, coordenada pela Defesa Civil. Os donativos foram recolhidos no auditório da prefeitura. 

A organização e seleção das doações contaram com o apoio dos agentes da Defesa Civil e servidoras da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). 

Devido ao grande número de doações, a campanha que estava programada para terminar amanhã (sexta-feira, dia 25) terminou nesta quinta-feira, dia 24. O prefeito da cidade, Ednardo Barbosa, agradeceu ao público pelo apoio. 

“Agradecemos a colaboração do povo de Pinheiral, que se mostrou solidário e não parou de doar desde o primeiro dia da campanha. Esperamos que, com os itens arrecadados, possamos dar algum conforto aos petropolitanos neste momento de tanta dor e sofrimento”, disse o prefeito. 

O diretor de Defesa Civil do município, Dickson Widmann, aproveitou para agradecer aos envolvidos na organização da campanha. 

"A campanha de doação foi um sucesso. As pessoas aderiram ao chamado e doaram vários itens. Aproveito para agradecer a todos que se esforçaram para ajudar a coletar as doações conosco, a empresa MHB Transportadora que nos disponibilizou um caminhão para levar as doações à cidade de Petrópolis, as servidoras da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos que, juntamente com os agentes da Defesa Civil, fizeram um excelente trabalho na triagem do material e na execução das atividades da melhor forma”, destacou. 

Petrópolis, localizada na região serrana do Estado do Rio, foi atingida por um forte temporal no dia 15 de fevereiro que provocou enchentes, deslizamentos de terra e deixou 208 mortos e 905 pessoas entre desabrigadas e desalojadas até o momento. É a maior tragédia da história da cidade. Segundo a prefeitura, a maior catástrofe anterior causada por temporais foi em 1988, com 171 mortes.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Mulher fica ferida em engavetamento na Vila

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um engavetamento envolvendo três carros deixou uma mulher ferida no final da manhã desta quinta-feira, dia 24, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.

O acidente aconteceu na Rodovia Lúcio Meira — BR-393 — altura do semáforo e entrada da CSN. O Nissan atingiu o Creta que foi projetado contra a traseira de um Corsa quebrando o vidro da tampa traseira.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A vitima, uma mulher de 46 anos, foi socorrida pela equipe do Samu e levada ao Hospital São João Batista. Andressa foi atendida e logo liberada.

Identificado o homem morto no bairro Eucaliptal

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foi identificas como Phabrício Gustavo Soares dos Santos, de 25 anos, o homem morto na noite desta quinta-feira, dia 24, em Volta Redonda. O corpo foi encontrado caído com sinais de ter sido atingido por arma de fogo na Rua Almirante Tamandaré, no bairro Eucaliptal.

De acordo com as primeiras informações apurada pela reportagem, a vitima seria moradora do bairro Santa Cruz.

Policiais militares militares se encontram no local isolando a cena do crime para os trabalhos da pericia.

O caso está sendo encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda.

No local ninguém soube informar sobre o homem morto.

Duas pessoas ficam feridas em atropelamento no bairro Vila Nova

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem e uma mulher ficaram feridos num acidente de transito na noite desta quinta-feira (24) envolvendo uma moto na Rua Artur Oscar, no bairro Vila Nova, em Barra Mansa.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender as vitimas. Elas foram levadas para a Santa Casa de Misericórdia da cidade.

A reportagem procurou a unidade médica para saber o estado de saúde dois acidentados, mas até esta publicação não havia respondido o contato.

O local ficou parcialmente interditado. A moto envolvida ficou caída no asfalto.

A saga do transporte coletivo: Prefeitura aplica mais uma medida contra a VSF

A Viação Sul Fluminense é alvo de mais uma medida de advertência para que o serviço de transporte de passageiros seja regularizado.

A empresa, que opera vinte quatro linhas no município de Volta Redonda, segundo as autoridades, não está sendo executado em conformidade com a programação estabelecida.

Em nota, a Prefeitura informou que a população vem sentido fortemente os prejuízos causados pelo não cumprimento das medidas como a planilha de horário, qualidade dos veiuclos, regularidade das linhas entre tantos outros problemas.

— Após diversas tentativas de regularização do serviço de transporte público junto à operadora, não restou alternativa, senão suspender por 90 dias a permissão para operação de linhas nos bairros onde estão registradas as maiores irregularidades. Neste período, estas linhas serão operadas pelas demais empresas do Sistema de Transporte Público de Passageiros. Neste período, será decidido como ficarão as linhas após os 90 dias inicias da intervenção.

A prefeitura ficou de informar quais serão as primeiras sete linhas sob intervenção nos próximos dias, após conduta que garanta a lei junto ao contrato em vigência.

Leia mais sobre casos ocorridas com ônibus da empresa:

Ônibus da VSF colide com poste na Fazenda União, em Volta Redonda (RJ)

 

Ônibus da VSF pega fogo em Volta Redonda (RJ) | Rádio Acesa FM

 

Ônibus da VSF são apreendidos por ordem judicial

 

Ônibus da VSF é apreendido em situação irregular após acidente na Amaral Peixoto

 

Justiça concede a prefeitura a licitação das 31 linhas da VSF em Volta Redonda

 

Porta de ônibus da VSF cai em cima de carro no Retiro e causa prejuízo ao proprietário

 

Usuários da VSF reclamam da falta de ônibus nos primeiros horários de hoje

Barra Mansa decreta ponto facultativo durante o carnaval

Serviços essenciais, como a Defesa Civil, Saae e Secretaria de Manutenção Urbana, funcionarão em sistema de plantão

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, decretou ponto facultativo nos dias 28 de fevereiro e 02 de março, em função do carnaval. A medida vale para todas as repartições municipais. No entanto, os serviços considerados essenciais, como aqueles realizados pela Defesa Civil, Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Secretaria de Manutenção Urbana, seguirão em sistema de plantão.

Não será afetado pelo decreto o funcionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital da Mulher, Central de Ambulância, Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal e Delegacia.

Na quinta-feira, dia 03, às 8 horas, todos os serviços serão retomados, exceto as aulas da Rede Municipal, que retornam na segunda-feira, dia 07.

HEMONÚCLEO

Excepcionalmente, na segunda-feira (28), o Hemonúcleo estará aberto de 7h às 11h para receber doações de todos os tipos sanguíneos.

DEFESA CIVIL

O atendimento de emergência da Defesa Civil poderá ser acionado por meio do telefone 199. As ligações serão recebidas pela Guarda Municipal no CESP (Centro Estratégico de Segurança Pública) e direcionadas à equipe de plantão.

SAAE-BM

O cidadão que tiver problemas com o abastecimento e vazamentos de água, assim como outros serviços de urgência realizados pela autarquia, pode entrar em contato com o Saae-BM, através dos números 115 ou (24) 3512-4333. Esse atendimento também será mantido pelo WhatsApp (24) 99876-3526 e pelo serviço da ouvidoria, no telefone (24) 3028-9944.

COMÉRCIO

A abertura do comércio será facultativa.

ÔNIBUS

No sábado e domingo (dias 26 e 27) os horários seguem sem alteração. Na segunda-feira (28) os ônibus seguirão os horários praticados no sábado; na terça-feira (1º de março) as empresas seguirão os horários determinados para os dias de feriados. Na quarta-feira (02), os ônibus voltam a circular em seus respectivos horários.

BANCOS

As instituições financeiras e agências bancárias não vão operar para atendimento ao público durante a segunda e terça-feira de Carnaval. Já na Quarta-feira de Cinzas o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento dos bancos, às 16h.

Ação de criminosos interrompe sinal de telefonia em bairro de Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A PM intensificou o policiamento no bairro Roselândia, em Barra Mansa, após criminosos interromperem o sinal de telefonia.

Segundo as informações da própria polícia, há vinte dias que moradores estariam sem o serviço devido a intervenção de criminosos como furtos de equipamentos.

Além da presença de agentes, revista e buscas foram feitas a fim de oferecer a sensação de segurança como reprimir a ação criminosa.

Não foi divulgado se houve suspeitos presos.

Covid-19: Barra Mansa segue com vacinação nesta quinta-feira

Aplicações em crianças, jovens e adultos acontecem nas unidades de saúde da cidade

A Secretaria de Saúde segue com a vacinação pediátrica contra Covid-19 nas unidades de saúde da cidade nesta quinta-feira, 24. Crianças com 5 anos de idade ou as que possuem imunossupressão, dentro da faixa etária de 5 a 11 anos, devem procurar as seguintes unidades: Clínica da Família na Vista Alegre, Coringa 1, São Francisco, UBS Colônia, UBS Centro ou Paraíso de Cima. O Pró Saúde também disponibiliza o imunizante às segundas, quartas e quintas-feiras.

Já as crianças a partir de 6 anos podem receber a primeira dose nas seguintes unidades: Coringa I, Floriano, Rialto, São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia, Vila Maria, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia, Vila Independência, Clínica da Família na Vista Alegre, UBS Centro, São Francisco, UBS Colônia ou Paraíso de Cima.

Para serem imunizadas as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável e apresentar o cartão de vacina infantil de rotina, documento pessoal e comprovante de residência.

Jovens e adultos

A Secretaria de Saúde também segue com a aplicação de D1, D2, D3 e D4 em jovens e adultos. O esquema desta quinta-feira, 24, é o seguinte:
 
- D1 em pessoas a partir de 12 anos;

- D2 agendadas (CoronaVac centralizada no Pró Saúde às segundas, quartas e quintas-feiras e Janssen no PSF do Ano Bom); AstraZeneca e Pfizer em todos os postos;

- D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 28/10;

- D4 apenas em imunossuprimidos maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 28/10.

Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do laudo médico e o comprovante das outras doses.

As ações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.

Trecho desmoronado é recuperado por concessionária na BR-393, em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com
O trecho onde houve o rompimento de um bueiro metálico, no km 257 da BR-393 (Rodovia Lúcio Meira), em Barra do Pirai, que ocasionou a ruptura de parte do pavimento no local, foi recuperado pela concessionária que administra a rodovia — K-Infra.

A Rodovia do Aço informou que as fortes chuvas nas regiões Sul e Serrana do Estado do Rio provocaram, no último dia 17, o colapso do sistema de coleta de água pluviais.

A obra teve um prazo de conclusão de 12 dias. O local segue sendo monitorado com uso das informações via satélite disponibilizadas pela Climatempo. Um desvio alternativo poderá ser utilizado, caso os índices pluviométricos superem os 40 milímetros durante o período de recuperação do local.

Jovem líder religioso radical é preso em operação realizada pela PF no Rio

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Na manhã desta quinta-feira, dia 24, a Polícia Federal deflagrou a Operação Rófesh para prender líder de grupo religioso radical, conhecido por promover discursos de ódio contra o povo judeu.

Na ação, os policiais federais cumprem mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão no bairro de Santo Cristo, região central do Rio de Janeiro, expedidos pela 8ª Vara Federal Criminal/RJ.

De acordo com as investigações, o suspeito produziu e publicou diversos vídeos com ataques diretos aos judeus e membros de outras religiões.

Além dos crimes de racismo e ameaça, o investigado responderá por incitação e apologia de crime. Caso seja condenado, poderá cumprir pena de até 26 anos de reclusão.

O nome da operação Rófesh, em hebraico, significa liberdade, fazendo alusão às recentes discussões sobre os limites da liberdade de expressão.

Parte da galeria danificada na Rua Mário Ramos já foi reconstruída

Expectativa é de que a via seja liberada para trânsito na primeira quinzena do próximo mês

www.radioacesafm.blogspot.com
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) avança com as obras de reconstrução da galeria de água pluvial que se rompeu na Rua Doutor Mário Ramos, no Centro de Barra Mansa. De acordo com a autarquia, já foi realizada a concretagem de duas tampas de galerias.

“Esse é um trabalho que tem de ser feito em partes, uma fase já foi concretada e aterrada. Estamos realizando novas escavações, para deixar outra parte da galeria livre e construir novas tampas para substituir as que foram quebradas”, explicou o José Geraldo Mattea Salgado Santos, coordenador administrativo e financeiro do Saae-BM.

A expectativa é que o serviço seja concluído até a segunda semana de março. “A chuva recorrente no final da tarde tem atrapalhado a nossa programação, pois temos que ficar fazendo novas escavações para que o serviço seja realizado. Nossa equipe está empenhada no trabalho para que até a metade do mês de março a via seja liberada para a população, com segurança”, ressaltou o coordenador, destacando que o abastecimento de água e gás da localidade não está comprometido.
“Nós realizamos uma intervenção para garantir que a água potável chegue à casa dos moradores, assim como a companhia de gás, que realizou o serviço pertinente a eles”, concluiu.

O prefeito Rodrigo Drable visitou a obra e lembrou que esta não é a primeira vez que a situação acontece. “Em 2014, houve um problema parecido. Naquela ocasião gastaram quase R$5 milhões e agora nossa equipe está fazendo essa obra com a expectativa de serem investidos cerca de 20% deste valor. Nossos engenheiros e operadores estão fazendo de tudo para resolver o problema da forma mais rápida e com a qualidade que priorizamos. Cabe ressaltar que esta situação se estende por, pelo menos, mais 15 metros. Então, o trabalho não será tão rápido como gostaríamos, mas tem que ser bem feito e com segurança para quem está lá dentro do buraco resolvendo o problema para todos nós”, destacou o prefeito.

Trânsito no entorno

Devido às obras para reparar o rompimento de uma rede pluvial, o fluxo de veículos segue alterado na Rua Doutor Mário Ramos e ganhou na semana passada um reforço na sinalização a fim de melhor orientar motoristas e pedestres. Segundo a Secretaria de Ordem Pública o tráfego está completamente interrompido entre o trevo de acesso à via e o posto de combustíveis, onde os trabalhos da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Saae acontecem.

No trecho entre a Avenida Joaquim Leite e a Rua José Maria da Cruz, o fluxo segue em mão dupla. Já em parte da Rua Monsenhor Costa até a Rua Doutor José Alves, o sentido foi invertido; agora os motoristas apenas descem pelo trecho, seguindo para a Avenida Joaquim Leite.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Homem descumpre medidas protetivas de urgência e é preso em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 89ª DP - Resende
Policiais civis da 89ª DP (Resende) prenderam em flagrante, nesta terça-feira (22/02), um homem por descumprimento de medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha. Ele foi capturado em Resende, Região Sul Fluminense, após trabalho de inteligência e monitoramento.

A vítima foi até a delegacia comunicar que o ex-companheiro havia descumprido medida protetiva. Segundo ela, o autor teria desligado o fornecimento de água e energia de sua residência. A mulher apresentou fotografias e filmagens onde é possível ver o homem tentando monitorar a rotina dela através da janela e frestas do muro da casa.

Diante do descumprimento da medida protetiva, uma equipe foi ao local de trabalho do autor e o prendeu. Ele será encaminhado para o sistema penitenciário e ficará à disposição da Justiça.

RJ é o terceiro estado com crianças sem nome do pai no registro de nascimento

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), com dados da Central de Informações do Registro Civil, aponta que, entre 2016 e 2021, foram registradas 59.316 crianças no Rio de Janeiro sem o nome do pai. O estado do Rio de Janeiro é o terceiro do país com maior número de nascidos e de registrados apenas no nome da mãe durante o período.
 
Visando à melhora de panorama nos registros de crianças sem o nome do pai, o Colégio Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) lançou, com a participação de todas as Defensorias do país, a campanha “Meu Pai Tem Nome”, que oferecerá serviços de atendimento jurídico, educação em direitos e exames de DNA gratuitamente no dia 12 de março.
 
No Rio de Janeiro, a ação ocorrerá na Rua João Fernandes Neto, 409, em Belford Roxo. Interessados em participar têm até o dia 7 de março para se inscrever. Ao todo, são oferecidas 100 vagas.
 
Segundo os dados da Arpen, de 2016 a 2021, o Rio de Janeiro registrou 1,2 milhões de nascimentos e 4,6% dos bebês não tiveram o reconhecimento da paternidade no registro de nascimento. No ano passado foi registrada a menor taxa de nascimentos durante o período analisado, com cerca de 192,5 mil, e também a maior porcentagem de crianças registradas sem o nome do pai (6,9%). Em 2022, já são 27.140 nascimentos e 2008 registros sem filiação paterna.  
 
O projeto Meu Pai Tem Nome tem o objetivo de atuar na solução extrajudicial de conflitos que envolvem o reconhecimento de paternidade/maternidade e promover educação em direitos para o exercício da parentalidade responsável com uma programação voltada à efetivação do direito fundamental ao reconhecimento de filiação.