Rádio Acesa FM VR: 2015-02-01

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Cultura > A Música do Dia - Aniversário de Jair Rodrigues - Jair Rodrigues morreu em 8 de maio de 2014

Cultura > A Música do Dia - 06/02/2015

Aniversário de Jair Rodrigues

 
Em Igarapava, no interior de São Paulo, nasceu um dos maiores cantores da música brasileira no dia 6 de fevereiro de 1939

Jair Rodrigues morreu em 8 de maio de 2014

Jair Rodrigues de Oliveira foi crooner no meio dos anos 1950 e, no início da década de 1960, foi tentar o sucesso na capital do Estado. Jair Rodrigues ganhou maior visibilidade participando de programas de calouros na televisão e, em 1966, sua carreira disparou com a execução e interpretação da música Disparada no II Festival da Música Popular Brasileira na TV Record.

A Música do Dia é a versão ao vivo de Disparada, de Geraldo Vandré e Téo de Barros, na voz de Jair Rodrigues.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Anatel reduz tarifa de ligações de telefone fixo para celular

Anatel reduz tarifa de ligações de telefone fixo para celular

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira que as ligações locais e interurbanas feitas de telefones fixos para celulares ficarão até 22% mais baratas para os usuários a partir de 24 de fevereiro. A queda é consequência da revisão das tarifas dos planos de telefonia fixa.

Essas tarifas são pagas pelas operadoras de telefonia fixa às operadoras de telefonia móvel para uso de suas redes. São conhecidas no mercado como VC (1 para chamada local, 2 e 3 para chamadas a longa distância). As operadoras móveis, quando precisam direcionar chamadas para linhas fixas, também pagam uma tarifa de interconexão às operadoras, chamadas valor de remuneração de uso de rede do serviço móvel pessoal (VU-M). O valor das VCs não podem superar 50% do valor do VU-M.

Segundo a Anatel, a redução nas tarifas vai variar de 12% a 22%. A queda será de 22% no caso de ligações entre telefones com o mesmo DDD. No caso de telefones com o primeiro dígito do DDD igual (61 e 62, por exemplo), a redução será de 14%. No caso de DDDs que têm o primeiro dígito diferentes, como 31 e 61, a tarifa será reduzida em 12%.

O corte de preço abrange chamadas da telefonia fixa para celular, sejam ligações locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa (Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) destinadas às operadoras móveis.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 06/02/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 06/02/2015
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 94%
quantidade de chuva: 20mm
--

Volta Redonda, 06 de Fevereiro de 2015. O DIA HOJE - Dia do Agente de Defesa Ambiental


<<>>

Sacrifica-se o "honesto" em pagar pelo os atos inconsequentes dos "tolos"

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 06 de Fevereiro de 2015. Estação: Verão. Dia bom!

Dia do Agente de Defesa Ambiental

No dia 6 de fevereiro é comemorado o Dia do Agente de Defesa Ambiental, homenageando aqueles que trabalham pela proteção do nosso meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável.

A natureza é um grande patrimônio da humanidade, do qual depende a nossa sobrevivência. Nos moldes de produção e consumo atuais, o meio ambiente do planeta está sendo rapidamente degradado. Diversas espécies encontram-se extintas e alterações climáticas vêm destruindo cidades, aumentando o nível do mar e inutilizando áreas que uma vez foram agricultáveis. Para reverter o processo e evitar a extinção da própria raça humana precisamos tomar ações de prevenção e manutenção do meio ambiente enquanto ainda há tempo, permitindo que as futuras gerações possam viver em harmonia.

O dia dedicado ao Agente de Defesa Ambiental é um momento de refletirmos sobre a necessidade urgente de sermos protagonistas nas questões ambientais e, consequentemente, potencialmente agentes ambientais.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

HISTÓRIA HOJE - Há 79 anos, Tempos Modernos mudava a história do cinema

  1. Há 79 anos, Tempos Modernos mudava a história do cinema

    Apresentação Dilson Santa Fé


    Tempos Modernos, de Charles Chaplin, levou três anos para ser concluído. O último filme mudo de Chaplin imortalizou o personagem Carlitos, o vagabundo, e retrata a situação do proletariado americano da pós-depressão.

A Música do Dia - Dia do datiloscopista ou papiloscopista

Cultura > A Música do Dia - 05/02/2015 

Dia do datiloscopista ou papiloscopista

O profissional é especialista em identificar pessoas através do reconhecimento de impressões digitais

A datiloscopia entrou no Brasil no governo de Rodrigues Alves, em 1934

O datiloscopista ou papiloscopista é um importante perito de investigação policial. O nome da profissão é formado pela junção das palavras daktilos, que quer dizer dedos, e skopien, que significa examinar.

A Música do Dia é Defunto Caguete, que fala sobre a principal função exercida pela impressão digital nas investigações criminais: caguetar. A composição é de Adelzonilton, Ubirajara Lucio, Franco Teixeira, na voz de Bezerra da Silva.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

EMPRESA DE COLETA DE LIXO EM VOLTA REONDA DEIXA A DESEJAR

A empresa Multi Ambiental presta um mal serviço a cidade de Volta Redonda!

O acordo nas melhorias do serviço de coleta de lixo na cidade, não estão sendo praticados, por isso, a prefeitura irá abrir uma nova licitação para uma nova empresa atuar na coleta. A decisão foi tomada após mais uma reunião com representantes da Multi Ambiental, atual empresa responsável pela coleta, para cobrar soluções sobre os problemas apresentados pelo serviço nos últimos dias.

Apesar da licitação estar marcada para 27 de fevereiro, Neto, prefeito da cidade, afirma que caso o serviço não melhore nos próximos dias, irá fazer um contrato de emergência com uma nova empresa.

Problema antigo

Essa não foi a primeira vez que representantes da empresa Multi Ambiental foram cobrados por melhorias no serviço. No começo do ano, o prefeito realizou uma reunião para saber o que aconteceu durante as festas de fim de ano, quando aconteceram problemas na coleta de lixo. Na ocasião, Neto falou ainda que tinha a informação que apenas seis, dos 11 caminhões responsáveis pela coleta estariam nas ruas.

Em resposta, os representantes da Multi ambiental afirmaram que estavam trabalhando para agilizar a manutenção dos caminhões, já que, segundo eles, por causa do processo interno da empresa, a compra de peças depende de autorização da sede, em São Paulo, o que pode levar até dois dias, tempo em que o veículo permanece parado.


A empresa também se comprometeu a alocar mais caminhões ainda esta semana, para solucionar o problema na coleta de forma emergencial. Os representantes da Multi ambiental afirmaram ainda que a intenção é "melhorar o serviço em Volta Redonda e manter a confiança da prefeitura, renovando o contrato do serviço de coleta de lixo na cidade".

Procon-RJ lança aplicativo para celular

Procon-RJ lança aplicativo para celular
   
Rio de Janeiro

O consumidor fluminense já pode fazer reclamações e denúncias para o Procon-RJ por meio de um aplicativo para celular. O Meu Procon-RJ pode ser baixado gratuitamente no Google Play e na Apple Store e permite ao usuário, além de registrar a queixa, anexar textos e até três fotos que comprovem a irregularidade. O sistema possibilita também acompanhar o andamento da denúncia.

- O aplicativo permite ao consumidor fazer a reclamação de onde estiver e na hora em que está enfrentando o problema. É justamente no momento da dificuldade que ele está motivado a procurar os seus direitos. Agora, ele tem o canal ali em mãos, pelo celular - explicou o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Woltair Simei.

  No aplicativo, o consumidor terá também acesso ao ranking das 10 empresas que mais receberam reclamações no Procon estadual no mês anterior. Também saberá informações sobre as regras aplicadas ao comércio eletrônico e dados sobre os postos de atendimento presencial, como os horários de funcionamento. Os postos recebem uma média de 700 reclamações por dia.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 05/02/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 05/02/2015
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 18°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 98%
quantidade de chuva: 7mm
--

Volta Redonda, 05 de Fevereiro de 2015. O DIA HOJE - Dia da Papiloscopia!

<<>>

"O fundamentalismo em uma crença, precipita um atentado a vida, quando se alimenta da ignorância, os ditos: absolutos!"

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 05 de Fevereiro de 2015. Estação: Verão. Dia chuvoso!

Dia da Papiloscopia
Dia do Datiloscopista*
Dia do Ano Novo - Ano do Dragão (Calendário Budista)

 05 Fevereiro - Dia da Papiloscopia

Papiloscopia é uma ciência cujo objetivo é a identificação de pessoas através de suas saliências da pele, as papilas dérmicas, que existem na palma das mãos e sola dos pés, sendo mais conhecida pelo estudo das impressões digitais.

A papiloscopia no Brasil

Em 1901, durante o 3° Congresso Científico Latino Americano, realizado na cidade de Montevidéu, Uruguai, foi apresentado o método datiloscópio. Esse método foi adotado oficialmente no Brasil em 5 de fevereiro de 1903, conforme o decreto n° 4764. Surgia no país a papiloscopia, e passou-se a considerar a impressão digital de uma pessoa como uma prova conclusiva sobre a identidade do indivíduo.

 São funções do papiloscopista:

    Elaborar peças de caráter técnico referentes a documentos ou fragmentos de impressões digitais colhidos em locais de crimes;
    Realizar diligências policiais e participar de operações, quando requisitado pela autoridade competente.
    Identificação neonatal (impressões podoscópicas em recém-nascidos);
    Colher impressões digitais para os requerimentos de documentação da população;
    Realizar os exames de Representação Facial Humana (Retratos Falados, Projeções de Envelhecimento, de forma manual ou com auxílio de ferramentas computacionais;
    Realizar exames de projeção de envelhecimento em casos de desaparecidos;
    Realizar a identificação papiloscópica de indivíduos nos casos previstos em lei;
    Coordenar e organizar os arquivos de impressões digitais conforme as técnicas de classificação das estruturas das cristas papilares;
    Consultar, incluir e emitir a folha de antecedentes criminais sobre uma pessoa (para instrução de inquéritos policiais, processos judiciais e certidões);
    Proceder consultas criminais diversas;
    Gerenciar a inclusão dos dados civis e criminais de indivíduos nos sistemas informatizados públicos.

Entre outras funções.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Há 98 anos, nascia a ativista negra Rosa Parks

Há 98 anos, nascia a ativista negra Rosa Parks

Apresentação Dilson Santa Fé

Rosa Parks



Há noventa e oito anos nascia em Tuskegge, no estado do Alabama, Rosa Parks, considerada a mãe dos direitos civis dos norte-americanos.

Rosa Louise McCauley, popularmente conhecida por Rosa Parks, era uma simples costureira que se tornou famosa por ter se recusado com veemência a ceder o seu lugar no ônibus a um branco.

O incidente foi no dia primeiro de dezembro de 1955. Rosa Parks foi presa, julgada e condenada. Seu ato e sua prisão deflagraram uma onda de manifestações de apoio e revolta que se transformou no estopim do movimento denominado Boicote aos Autocarros de Montgomery.

Era o início da luta dos negros norte-americanos contra o preconceito nos Estados Unidos. O boicote aos transportes públicos durou 386 dias e quase levou à falência o sistema urbano de transportes.

Rosa cresceu em uma Fazenda no estado do Alabama, no Sul dos Estados Unidos. Devido a problemas de saúde na família foi obrigada a interromper os estudos e trabalhar como costureira.

Seu envolvimento com o movimento negro norte-americano ocorreu após o casamento, em 1932 com Raymond Parks, membro da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor; uma organização que luta pelos direitos civis dos negros.

Foi inspirado na atitude de Rosa que o então jovem pastor negro Martin Luther King Jr. passou a incentivar, em seus sermões, que os negros fiéis fizessem o mesmo.

Este movimento teve grande repercussão nos Estados Unidos na década de 1950, pois o já famoso pastor pregava pelos direitos civis por meio do slogan "ao menos diga... Eu sou negro, com muito orgulho".

A pregação de Luther King mudou completamente a história dos Direitos Civis para os negros norte-americanos e influenciou gerações de negros no mundo inteiro.

A atitude solitária de Rosa Parks, ao ser acolhida por Martin Luther King, nunca mais foi uma atitude solitária e ela acabou reconhecida como a mãe dos Direitos Civis norte-americanos.

Em 1966 o governo dos Estados Unidos a premiou com a Medalha Presidencial Pela Liberdade.

Em 1999, o Congresso outorgou a ela a Medalha de Ouro, a mais alta honraria civil, prêmio que recebeu das mãos do então presidente Bill Clinton.
 
Em novembro de 2000 foi inaugurado, em Montgomery, o Museu Rosa Parks, onde os visitantes podem assistir a filmes que contam como era a vida dos negros na época da segregação racial.

Recentemente o presidente norte-americano Barack Obama citou a costureira como uma mulher que ajudou a mudar os Estados Unidos.

Rosa morreu em Detroit, em 2005, aos 92 anos, de causas naturais.

A Música do Dia - Acidente com Herbert Vianna completa 14 anos


Cultura > A Música do Dia - 04/02/2015

Acidente com Herbert Vianna completa 14 anos

Em 2001, uma queda de ultraleve em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, deixou o músico paraplégico

Herbert Vianna, que é um grande amante de aviões e conquistou o sonho de ter um brevê, teve a carreira interrompida em um acidente de avião, que também matou sua esposa e mãe de seus três filhos, Lucy Needham. Herbert Vianna ficou 44 dias internado, chegou a perder a memória e recuperou-se após um longo tratamento. Hoje, o vocalista do grupo Os Paralamas do Sucesso canta sem dificuldades e tem apenas sequelas físicas do acidente.


A Música do Dia é Vamos Viver, do disco O Som do Sim, lançado no ano anterior ao acidente.


Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto


Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 04/02/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 04/02/2015
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 99%
quantidade de chuva: 10mm
--

Volta Redonda, 04 de Fevereiro de 2015. O DIA HOJE - Dia do Datiloscopista Brasileiro!


<<>>

O sentimento interfere no seu agir. As emoções, por vezes, nos "enganam"!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 04 de Fevereiro de 2015. Estação: Verão. Dia Bom!

<<>>

O sentimento interfere no seu agir. As emoções, por vezes, nos "enganam"!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 04 de Fevereiro de 2015. Estação: Verão. Dia Bom!

Dia Mundial da Luta contra o Câncer
Dia do Nascimento de Luiz Vaz de Camões (1524)
2004 – O Facebook é criado e lançado apenas para a Universidade Harvard.

Dia Mundial da Luta contra o Câncer

Como ocorre todos os anos no dia 4 de fevereiro, o mundo e, especialmente as instituições de saúde oncologicas, mobilizam-se para realizar uma campanha e disseminar informações sobre câncer nas regiões em que são afetadas. Sempre com um foco na Declaração Mundial do Câncer.

Por ser uma doença complexa, existe uma disseminação enorme de conceitos equivocados sobre a doença. Entre os grandes mitos criados em torno do câncer, existem quatro deles que foram selecionados como os principais por atrapalhar o tratamento, a prevenção e o diagnóstico precoce da doença:

Mito 1: Não é necessário falar sobre câncer

Realidade: Apesar do câncer se um tópico difícil de abordar, em particular em algumas culturas e condições, afrontar a doença abertamente pode melhorar os resultados a nível individual, comunitário, e de políticas públicas.

Mito 2: Não há sinais ou sintomas de câncer

Realidade: Para muitos tipos de canceres, há sinais de alerta e sintomas e os benefícios de um diagnóstico precoce são indiscutíveis.

Mito 3: Não há nada que eu possa fazer sobre câncer

Realidade: Há muito o que fazer a nível individual, comunitário e político e, com a estratégia correta, um terço dos canceres mais comuns podem ser prevenidos.

Mito 4: Eu não tenho direito a tratamento de câncer

Realidade: Todos tem o direito a acesso a tratamentos efetivos contra o câncer em igualdade de condições, sem sofrer dificuldades.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A Música do Dia - Os 17 anos da morte de Sílvio Caldas


Cultura > A Música do Dia - 03/02/2015 


     Os 17 anos da morte de Sílvio Caldas


Cantor e compositor carioca conhecido como o maior seresteiro do Brasil

Sílvio Caldas foi consagrado com a música Chão de Estrelas, considerada a maior das serestas brasileiras. Ele morreu em 1998, com 89 anos, e tinha mais de 500 discos gravados e cerca de 100 composições. O primeiro sucesso de Sílvio Caldas foi Faceira, autoria de Ari Barroso.


A Música do Dia é Deusa da Minha Rua. Composição de 1939, de Newton Teixeira e Jorge Faraj.


Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto


Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 03/02/2015

-------------------------------------------------------------- Previsão para Volta Redonda - RJ -------------------------------------------------------------- Ter - 03/02/2015 Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. temperatura mínima: 21°C temperatura máxima: 30°C probabilidade de chuva: 99% quantidade de chuva: 24mm --

Volta Redonda, 03 de Fevereiro de 2015. O DIA HOJE - 1a Nave terrestre na Lua (1966)

<<>>

No caminhar
vou seguindo por onde a vida me levar
que me leve onde
os meus sonhos possam se realizar!


(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 03 de Fevereiro de 2015. Estação: Verão. Dia Bom!

1a Nave terrestre na Lua (1966)

2011 - Ocorreu um blecaute no Nordeste do Brasil em 8 dos 9 estados da região.

2013 – Reabertura do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, com o clássico e vitória de 2x1 do Cruzeiro Esporte Clube, em cima do Clube Atlético Mineiro.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

HISTÓRIA HOJE - Dia da Marmota é tradição centenária dos EUA

Dia da Marmota é tradição centenária dos EUA

Apresentação Márcia Dias


Pode um roedor fazer previsões do tempo? Uma tradição de mais de cem anos nos Estados Unidos acredita que sim.

Afirma que uma marmota, que é o maior roedor da família dos esquilos, pode prever se a primavera já está chegando ou se o inverno ainda deve demorar.

A festa pra saber o que a marmota vai prever acontece sempre no dia 2 de fevereiro e atrai milhares de pessoas para a pequena cidade Punxsutawney, no estado da Pensilvania.

Volta Redonda, 02 de Fevereiro de 2015. O DIA HOJE - Dia do agente fiscal!

<<>>

Amor Divino, não se prega sem ao menos vive-lo, mesmo que você não seja correspondido!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 02 de Fevereiro de 2015. Estação: Verão. Dia bom!

Dia do Agente Fiscal

O Dia do Agente Fiscal é comemorado anualmente em 02 de fevereiro.

A data tem o objetivo de homenagear a importância do papel do agente fiscal para garantir uma ordem na sociedade. O agente fiscal é o profissional que representa e aplica a lei de fiscalização da cobrança de impostos, dando suporte às ações do governo.

O Agente Fiscal está presente em todas as áreas da economia e sociedade, como indústria, saúde, comércio, entretenimento, habitação e etc.

Para se tornar um profissional de fiscalização (um Agente Fiscal), o interessado deverá ser aprovado em um concurso público municipal, estadual ou federal, dependendo da jurisprudência que pretende atuar. Os agentes ficais não são indicados ou nomeados, mas sim concursados.

No Brasil, os profissionais da área ainda comemoram o Dia do Agente Fiscal da Receita Federal, em 27 de fevereiro. Este agente fiscal trabalha especificadamente sob os cuidados da Receita Federal, fiscalizando prováveis tentativas de fraudes ou sonegações fiscais.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Volta Redonda, 01 de Fevereiro de 2015. O DIA HOJE - Dia do publicitário!

<<>>

Na certeza do conhecimento, você não tem dúvidas na forma de agir!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 01 de Fevereiro de 2015. Estação: Verão. Dia bom!

Dia do Publicitário

O Dia do Publicitário é comemorado anualmente em 1º de fevereiro.

A data homenageia os profissionais de comunicação social responsáveis em pensar, criar e desenvolver campanhas publicitárias destinadas à promover ideias, lugares, empresas, organizações, produtos, pessoas e etc.

Os publicitários trabalham tendo como principal característica a criatividade, por causa disso são considerados profissionais "despojados", "jovens" e sem horários fixos. A construção de um bom ambiente de trabalho é essencial para o desenvolvimento da inspiração necessário para o publicitário criar suas peças e projetos.
Origem do Dia do Publicitário

O Dia do Publicitário no Brasil é comemorado no dia 01 de fevereiro em referência ao Decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966, que por sua vez regulamenta o Decreto de Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, lei que regulamenta o exercício da profissão de publicitário e de agenciador de propaganda no país.

Para fiscalizar e controlar os direitos e deveres dos profissionais que trabalham com a publicidade, foi criado o CONAR - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.

A principal função do CONAR é garantir a ausência de publicidades enganosas e que sejam de caráter abusivo ou constrangedor para a população, além de garantir a liberdade de expressão comercial.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 01/02/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Dom - 01/02/2015
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 92%
quantidade de chuva: 3mm
--