Rádio Acesa FM VR: 2021-02-07

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Covid-19: Pinheiral atualiza os dados nesta sexta-feira (12)

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados Pinheiral informa os dados de hoje (12/02). Na cidade são 1767 casos confirmados (1705 curas, 33 óbitos, 24 em isolamento domiciliar, 4 internados fora do município e 1 internado no município). Aguardam resultado 18 pessoas em isolamento domiciliar. Até o momento, 3206 casos foram descartados.

'Operação de Choque' é realizada na Ilha Grande, em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O feriado de carnaval tem sido sem festividade, mas com um choque de ordem em Angra dos Reis. Hoje (13), três ações foram realizadas na Ilha Grande, um dos principais destinos turísticos da cidade.

A primeira operação aconteceu no cais da Vila do Abraão e reuniu agentes do Grupo Especial de Polícia Marítima (Gepom) da Polícia Federal, com o auxílio de cães farejadores, e funcionários da Secretaria de Segurança Pública.

Foram abordadas cerca de 600 pessoas na chegada de flexboats e da barca vinda de Mangaratiba. Também foi feita uma fiscalização migratória de estrangeiros. O objetivo foi coibir a chegada de drogas e o tráfico de entorpecentes na Ilha Grande.

A outra operação teve como finalidade o ordenamento dos cais público de Japariz, Vila do Abrãao e de outras praias, assim como também fiscalizar a venda irregular de serviços turísticos em área pública, sem a devida licença do município.

Essa ação teve a participação da TurisAngra, da Secretaria Executiva de Segurança Pública, do Grupamento Ambiental Marítimo (Gram) e da Secretaria Executiva da Ilha Grande. Um vendedor de passeio foi multado na lei nº 3830/2018 de Ordenamento Turístico e outra pessoa também recebeu uma multa por colocar tenda em área pública sem licença, para atividade turística.

A terceira operação foi uma ação conjunta da Secretaria Executiva de Segurança Pública, Inea, Ibama, Upam PMERJ e o Gram nas praias de Lopes Mendes, Aventureiro e Parnaioca e envolveu irregularidades ambientais.

Foi feita a apreensão de uma barraca em Lopes Mendes e de outra na Parnaioca. Os ocupantes foram qualificados e liberados. O chamado camping selvagem é uma atividade proibida no município de acordo com a Lei 842 LO 96.

Motociclista fica ferido em acidente na noite deste sábado (13) em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um acidente entre um carro e uma moto deixou um homem ferido na noite deste sábado (13) em Barra Mansa, RJ. A colisão aconteceu na passagem em nível, na Rua José Major José Bento, no bairro Vila Coriga.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência socorreu a vítima e a encaminhou para a Santa Casa de Barra Mansa com fratura exposta em uma das pernas.

O trânsito no local, até a publicação desta reportagem, estava parcialmente interditado.

Covid-19: 34 pacientes de Manaus foram transferidos para o Rio sem qualquer comunicado prévio, diz SES

Nos dias 3 e 4 de fevereiro, 34 pacientes com diagnóstico de Covid-19 chegaram ao Rio de Janeiro vindos de Manaus. A transferência foi realizada pelo Ministério da Saúde, sem prévia comunicação à Secretaria de Estado de Saúde, como já foi informado à imprensa em coletiva realizada pelo Secretário Carlos Alberto Chaves e equipe técnica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, no último dia 5.

Ao tomar conhecimento da chegada dos pacientes, a SES em conjunto com a SMS RIO formou uma equipe composta por técnicos da Vigilância Sanitária, do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs) e da Vigilância Epidemiológica do município para a realização de duas vistorias nas unidades federais que receberam as transferências: Hospital Federal do Andaraí e Hospital Federal dos Servidores do Estado.

A vistoria realizada no Hospital Federal do Andaraí, no dia 03.02, verificou que naquela madrugada uma carreata de ambulâncias chegou levando 17 pacientes oriundos de Manaus, sendo quatro mulheres e 13 homens. Pelo menos um deles precisou ser levado diretamente para a emergência. Quatro foram transferidos para o Hospital Federal dos Servidores do Estado, outros 17 pacientes chegaram ao Andaraí na noite do dia 4. A comunicação da transferência dos primeiros pacientes foi feita à direção do HFA às 10h do dia 02.02, sem qualquer informe de horário preciso.

A vistoria identificou que uma ala do HFA foi reativada para receber os pacientes sem tempo hábil para finalizar as adequações, apresentando ainda equipamentos, materiais de obra espalhados pelo chão. O cenário encontrado deixa claro que a unidade não teve o tempo mínimo aceitável para organização dos ambientes e dos processos de trabalho, fundamentais para a segurança de pacientes e trabalhadores da unidade. O relatório da Subsecretaria de Vigilância em Saúde conclui que, no momento da visita, o hospital não apresentava condições satisfatórias, do ponto de vista sanitário de qualidade e segurança para atender os pacientes oriundos de Manaus. A equipe da SES foi informada pelo diretor técnico do HFA que todos os dados sobre a chegada dos pacientes foram comunicados verbalmente, não sendo assim possível a avaliação de documentos de encaminhamento, inclusive os prontuários. Além disso, também foi verificado que, no momento da inspeção, tanto a direção quanto a equipe técnica do hospital não possuíam orientações de modelo de comunicação com as famílias dos pacientes nem dos procedimentos para os casos de alta hospitalar ou óbito.

No dia 07.02, a equipe técnica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) realizou vistoria no Hospital Federal dos Servidores do Estado, para onde quatro pacientes de Manaus foram transferidos, nos dias 03 e 04.02, após terem o quadro agravado no HFA. Duas enfermeiras supervisoras do plantão e um representante do núcleo de internação da unidade acompanharam a vistoria e confirmaram que um dos pacientes foi atendido em ambiente não restrito à Covid-19. Este deveria ter ido diretamente para o 11º andar, onde funciona o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião (IEISS). Porém, durante a chegada à unidade, apresentou dessaturação importante e se observou que a bala de oxigênio do transporte estava quase vazia. O paciente acabou sendo encaminhado por engano e de modo emergencial a uma enfermaria de clínica médica, no 4º andar, que não é dedicada a casos de Covid-19, tendo sido colocado em um leito, com oferta de oxigênio, e posteriormente levado ao CTI do IEISS, onde acabou indo a óbito. A equipe da SES foi informada de que foi realizado exame RT-PCR em todos os pacientes que estavam internados na enfermaria da clínica médica do HFSE, e dois deles apresentaram resultado positivo para Covid-19, sendo transferidos para o IEISS. Até o momento, não há parecer final da investigação epidemiológica de monitoramento quanto à origem do contágio.

De acordo com o relatório da SVS, fica clara a falta de interlocução entre os três entes - federal, estadual e municipal. O documento constata a falta de uma comunicação formal para organização de rede e a regulação correta dos pacientes no estado do Rio de Janeiro. A consequência mais grave dessa desorganização recai, mais uma vez, sobre os pacientes. O relatório da SVS informa que, para preencher a Declaração de Óbito do paciente que morreu ao dar entrada no CTI do IEISS, o médico de plantão relatou que encontrou um documento de identidade na pequena mala que o paciente trazia. Mas, como não havia orientação oficial para direcionamento da documentação, a declaração foi preenchida com os dados possíveis.

A SES reforça que, nas vistorias realizadas, foi exaustivamente esclarecido e orientado aos gestores e aos profissionais da área técnica a necessidade de interlocução entre os três entes, em relação às informações epidemiológicas, para que o Estado possa buscar o monitoramento, o controle e contenção da pandemia.  

A Secretaria recomenda que toda transferência de pacientes oriundos de onde quer que seja deverá ser orientada pelo sistema de regulação unificada do estado do Rio de Janeiro.

Diante do exposto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) esclarece que apoia toda e qualquer ação humanitária, desde que seja realizada de forma planejada e organizada, dentro das normas sanitárias em vigor, com conhecimento das autoridades de saúde estadual e municipal, não compactuando que as transferências ocorram fora do Sistema Estadual de Regulação (regulação unificada). Há implicações técnicas inaceitáveis não apenas para a segurança dos transferidos, inclusive com ocorrência de óbito, como também para todo o pessoal envolvido na operação e para o controle da disseminação de novas cepas virais entre a população fluminense, como a variante do SARS-CoV-2 identificada em Manaus.

Vídeo: Cinco pessoas ficam feridas em colisão frontal na RJ-155, em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Pelo menos cinco vitimas em um acidente envolvendo dois carros, na manhã deste sábado (13), em Angra dos Reis (RJ). A batida frontal aconteceu na Rodovia Engenheiro Francisco Saturnino Braga (RJ-155), na localidade conhecida como Serra d'Água.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas vitimas foram levadas para o Hospital Municipal da Japuíba. Um deles é um idoso, de 64 anos, e um homem, de 29 anos. Os dois foram atendidos, ficaram em observação e já receberam alta.

As outras três vítimas tiveram ferimentos leves e recusaram atendimento médico.


O trânsito ficou em meia pista até que os veículos fossem retirados da estrada.

Trump é absolvido neste sábado (13) no Senado Americano

O Senado absolveu no sábado o ex-presidente Donald Trump de um artigo de impeachment que acusava ele de incitar o motim no Capitólio em 6 de janeiro.

A votação de 57-43 ficou muito aquém do requisito de dois terços da Constituição.

O advogado de Trump, Michael van der Veen, sustentou nos argumentos finais que os democratas foram hipócritas por acusar Trump de um discurso pré-motim acalorado e disse que o processo era inconstitucional.

“Durante o verão, os líderes democratas, incluindo o atual presidente e vice-presidente, fizeram comentários repetidos que forneciam conforto moral às turbas que atacavam policiais”, disse van der Veen.

Van der Veen disse que a invasão do Capitol que interrompeu a certificação da vitória do presidente Biden e deixou cinco mortos, na verdade "foi pré-planejada e premeditada por grupos marginais de esquerda e direita".

“A reunião de 6 de janeiro deveria ser um evento totalmente pacífico”, disse van der Veen. Ele argumentou que as autoridades locais não forneceram segurança adequada para o Capitólio.

A agora segunda absolvição do impeachment de Trump seguiu-se a um pedido dramático dos gerentes da Câmara para chamar pelo menos uma testemunha - ameaçando prolongar o julgamento por mais semanas - apenas para um acordo ser alcançado adicionando uma declaração do Dep. Jaime Herrera Beutler (D-Wash.) Em o recorde.

O gerente do impeachment, Dep. Jamie Raskin (D-Md.), Argumentou que Trump deve ser condenado e proibido de ocupar o cargo novamente para preservar as tradições democráticas dos EUA.

“Mostramos como o presidente Trump criou um barril de pólvora, acendeu um fósforo e continuou seu incitamento, mesmo sem nos defender da violência que se seguiu”, disse Raskin no sábado.

“Este caso é sobre se nosso país exige uma transferência de poder pacífica e não violenta.”

Raskin disse que Trump sabia que haveria violência no Capitol depois que ele concluiu um discurso pré-motim e que ele não se juntou à marcha porque "ele não queria estar muito perto da ação quando todo o inferno estava prestes a acontecer solto."

“Estamos defendendo o Senado e a Câmara dos Estados Unidos contra um presidente que não agiu melhor do que um saqueador e um membro daquela turba ao incitar essas pessoas a vir aqui. E em muitos aspectos ele estava pior. Ele nomeou a data, ele disse a hora e os trouxe aqui. E agora, ele deve pagar o preço, ”Raskin encerrou.

O resultado do julgamento foi visto como uma conclusão precipitada devido aos 17 votos republicanos necessários para condenar. No mês passado, apenas 10 republicanos da Câmara votaram pelo impeachment de Trump e na terça-feira apenas seis senadores republicanos votaram que o julgamento era constitucional.

Muitos senadores republicanos disseram que não conseguiam ver além de sua crença de que o julgamento era inconstitucional porque Trump não detém mais o cargo. Outros disseram acreditar que os administradores do impeachment não conseguiram provar que Trump incitou a violência.

Entre os que votaram para absolver estava o líder da minoria republicana no Senado, Mitch McConnell, de Kentucky, que disse no mês passado que os manifestantes foram  "provocados pelo presidente"  e sua esposa, a ex-secretária de Transporte Elaine Chao, foi a  primeira membro do gabinete de Trump a renunciar  por causa da violência .

Foi o quarto julgamento de impeachment no Senado na história dos EUA e segue-se à absolvição de Trump no ano passado em um julgamento separado por supostamente obstruir o Congresso e abusar de seu poder ao pedir à Ucrânia para investigar o agora presidente Biden e seu filho Hunter.

Vídeo: 7 mil pinos de cocaína são apreendidos pela PRF no primeiro dia de carnaval

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
Uma abordagem da PRF na tarde deste sábado (13), primeiro dia de carnaval, dia 13, terminou com um preso e 7 quilos de cocaína apreendidos. O fato orreu na Rodovia Presidente Dutra, altura do município de Seropédica. A droga apreendida totaliza quase 100 mil reais.

A ação aconteceu durante uma fiscalização com abordagens a diversos veículos que saiam do Rio de Janeiro. Os policiais realizaram algumas perguntas ao motorista, que não soube responder e demonstrou bastante nervosismo.

Na busca realizada no interior do automóvel, foram encontrados quase 7 mil pinos de cocaína, que estavam rotulados com valores de 10 e 20 reais. O motorista confessou que o carro havia sido abastecido com o entorpecente na comunidade do Complexo do Alemão, e que a droga seria levada até a cidade de São Paulo.

Os policiais também encontraram algumas irregularidades nos elementos identificadores do veículo e acionaram a perícia. A ocorrência foi encaminhada a polícia civil.


A PRF reforçou o policiamento e a fiscalização nas rodovias federais fluminenses em virtude do feriado. Durante todo o período de carnaval, serão realizadas diversas blitz e patrulhamento móvel, inclusive com o uso de aeronave e motopoliciamento na BR-101, região de Niterói.

Dupla se passa por soldado do Exército e é presa com arma de fogo em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM - Resende
Dois homens foram presos no final da tarde deste sábado (13) após se passarem por soldados do Exército durante abordagem policial em Resende, RJ. A dupla estava em um carro na Rua Um, no bairro Fazenda da Barra III.

Os policiais militares informaram que durante abordagem os dois jovens, de 20 e 21 anos, falaram serem soldados do Exército e apesentaram dois documentos falsos. 

Durante a revista foi encontrado na cintura de um dos homens uma pistola calibre 9 milímetros.

A ocorrência foi encaminhada a 86ª DP de Resende.

Toffoli rejeita ação contra eleição virtual para presidente do Vasco da Gama

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou inviável (não conheceu) a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 780, em que o partido Solidariedade buscava anular decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que manteve a eleição presidencial no Club de Regatas Vasco da Gama, realizada de modo virtual.

Na avaliação do ministro, há uma disputa jurídica que parece ter dividido a mesa diretora do clube em dois grupos antagônicos, e a ação foi empregada indevidamente em lugar de um recurso, com a pretensão unicamente de reverter decisão judicial desfavorável aos interesses de um dos grupos.

Autonomia
O conflito se iniciou quando o juízo de primeiro grau autorizou a realização das eleições de forma online, em 14/11/2020. Posteriormente, desembargador do TJ-RJ restabeleceu a data anteriormente marcada (7/11/2020) em sistema presencial. A eleição foi feita nesse dia, e Luiz Roberto Leven Siano obteve a maioria dos votos. Entretanto, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no plantão judicial de 7/11/2020, suspendeu a decisão monocrática.

O presidente da Assembleia Geral do clube, então, resolveu realizar a eleição virtual em 14/11, dessa vez vencida por Jorge Salgado. Em dezembro, a 1ª Câmara Cível do TJ-RJ manteve o ato do presidente do STJ, confirmando a validade da eleição virtual.

Na ADPF, o Solidariedade sustentava que a última decisão do tribunal estadual teria violado a autonomia das associações desportivas, (inciso I do artigo 217 da Constituição Federal), pois o Estatuto Social do Vasco da Gama prevê a votação presencial.

Interesses individuais
Ao assentar a inviabilidade da ação, o ministro Dias Toffoli observou que, de acordo com a jurisprudência do Supremo, as ações de controle concentrado de constitucionalidade, como a ADPF, não se prestam à defesa de interesses individuais e concretos.

Ele ressaltou, ainda, que a ação ajuizada pelo Solidariedade não satisfaz o requisito da subsidiariedade, que exige o esgotamento de todas as vias possíveis para sanar a lesão ou a ameaça de lesão a preceitos fundamentais, pois o ato questionado pode ser impugnado por outros instrumentos processuais. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Rodrigo Drable tem contas de campanha eleitoral aprovadas sem ressalvas

A Justiça Eleitoral aprovou as contas, sem ressalvas, da campanha eleitoral de 2020 do prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable. Foram submetidas à apreciação da 91ª Zona Eleitoral de Barra Mansa a arrecadação e a aplicação de recursos utilizados durante o pleito, conforme determina a Lei n.º 9.504, de 30 de setembro de 1997, e a Resolução TSE n.º 23.607/2019.  

Para Rodrigo, o resultado reflete os trabalhos que foram realizados. “Fizemos uma campanha limpa, do início ao fim. E a aprovação das contas, sem qualquer ressalva, é mais uma demonstração de como trabalhamos. O Tribunal de Contas aprovou as contas de gestão da prefeitura e agora a Justiça Eleitoral aprovou nossas contas de campanha. Tenho orgulho da nossa equipe”, disse.


Rodrigo Drable, do DEM (Democratas), foi reeleito com 51,41% dos votos, totalizando 43.323 votos nas urnas. Ele concorreu com sete candidatos.
 
PRESTAÇÃO DE CONTAS - Segundo a Justiça Eleitoral, a prestação de contas de campanha tem como finalidade a fiscalização e o controle das arrecadações e gastos realizados pelos candidatos e partidos políticos durante o período eleitoral. O procedimento visa garantir a transparência e a legitimidade da movimentação financeira de campanha.

Zoológico de Volta Redonda é opção no Carnaval

Espaço tem limite de mil visitantes por dia; visita deve ser agendada com antecedência através de site

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Para quem procura uma opção de lazer com segurança nesse Carnaval 2021, uma excelente opção é o Zoológico Municipal.  Com mais de 150 mil m2 de área de Mata Atlântica, localizado na Rua 93-C, número 1.171, no bairro Vila Santa Cecília, o espaço estará aberto ao público de sexta-feira a domingo (12 a 14 de janeiro) e na quarta-feira, 17. As visitas devem ser agendadas pelo site: agendaverde.voltaredonda.rj.gov.br, com o limite de 500 pessoas de manhã e 500 à tarde – por dia.

Mesmo se tratando de um local aberto, estão proibidas aglomerações e o uso de máscara é obrigatório aos visitantes.  Atualmente são cerca de 260 animais entre eles: onças pardas e pintadas, um casal de tigres, jacaré, macacos e aves - araras, tucano e inclusive as exóticas como pavão e faisão. O horário de funcionamento é das 8h às 16h30 e a entrada é franca.

A gerente administrativa do Zoológico, Bruna Dias Garcia, orienta sobre as restrições durante esse tempo de pandemia da Coronavírus e como conseguir garantir a visita ao Zoológico.  Na segunda-feira, 15, e terça-feira, 16 (feriado de carnaval), o espaço ficará fechado para os visitantes.

 “Todas as pessoas terão que fazer o agendamento através do site agendaverde.voltaredonda.rj.gov.br , com o limite total de 500 pessoas pela manhã e outras 500 pessoas pela tarde. Se possível, agendar com dois ou três dias de antecedência. O uso de máscara, manter o distanciamento no recinto, não fazer aglomeração, são medidas obrigatórias de segurança”, enfatizou Bruna.   

Aniversário de 40 anos
O Zoológico Municipal tem a área verde mais procurada pela população para o lazer e visitação de animais e para noções de educação ambiental para o público. Este ano, no dia 5 de setembro, o Zoológico completará 40 anos de fundação.  O local é o único zoológico do estado do Rio de Janeiro que é público e gratuito.
O zoológico recebe animais que foram resgatados de ambientes hostis, vítimas de maus-tratos e que não podem mais retornar à natureza para a sobrevivência devido à perda do instinto de caça, causada pelo longo período em cativeiro e falta de ambiente natural da espécie, segundo biólogos da instituição.

Caminhão tomba na RJ-155, em Angra dos Reis

Um tombamento foi registrado nesta sexta-feira (12), na Rodovia Engenheiro Francisco Saturnino Braga (RJ-155) - na altura da Serra D'Água, em Angra dos Reis, RJ.

O veículo, carregado com caixa de plástico para transporte de legumes e verdura, e que seguia sentido a cidade litoral, tombou próximo a uma curva.

O homem de 52 anos, que conduzia o veículo, foi socorrido e levado para ao Hospital de Japuíba, medicado e liberado.

Apenas uma faixa ficou interditada até a remoção do caminhão tombado.

Preso em Bangu homem suspeito de sequestrar família de gerente de banco em Angra dos Reis

Policiais Militares da Superintendência de Inteligência e Análise da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (SIA/CPP), em uma ação conjunta com agentes da Unidade de Polícia Pacificadora Pavão e da Segurança Presente de Bangu, que contou com informações do Disque Denúncia, prenderam nesta sexta-feira (12), o foragido da Justiça Renato de Freitas Ramos, conhecido como RE, enquanto ele lanchava no Calçadão de Bangu, Zona Oeste do Rio.

De acordo com a Polícia, ele é suspeito de integrar uma quadrilha responsável por sequestrar, em 2010, a família do gerente de um posto do extinto Banco Real na Usina Nuclear de Angra dos Reis. Na época, o crime foi amplamente divulgado pela imprensa.

Contra ele constava um mandado de prisão pelo crime de Extorsão mediante sequestro. Ele chegou a ser preso, mas encontrava-se foragido desde 2014.

Renato de Freitas foi encaminhado à 34ª DP (Bangu), para o cumprimento do mandado de prisão, ficando à disposição da Justiça.

Carro e moto se envolvem em acidente na BR-393, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um acidente envolvendo um GM-Ônix e uma moto Honda CG-160 foi registrado por volta das 19h10, no km 281 da Rodovia Lúcio Meira - no acesso ao Posto Borba Gato, no Dom Bosco, em Volta Redonda, RJ.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal informou que a colisão foi transversal e que o condutor do carro não se feriu, porém, o condutor da moto teve ferimentos leves e teve de ser conduzido para o Hospital São João Batista.

Homem é encontrado morto em residência na cidade de Itatiaia

Um homem foi encontrado morto, no final da noite desta quinta-feira (11), em Itatiaia, RJ. O corpo estava estendido ao chão na porta de uma casa na Estrada Mauá, em Maringá, no bairro Vila Benfica.

Um jovem de 19 anos, que acionou a polícia, informou ser filho adotivo da vítima, porém, não convivia mais com ela, e que o homem foi preso em 2015, por suspeita de tráfico de drogas.

Na cena do crime havia cheiro de gás cozinha e velas acesas. Os policiais encontraram uma ferramenta (inchada) ao lado do corpo de Valdecir Sampaio, de 44 anos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas e, após os trabalhos da perícia acionou o rabecão para a remoção do cadáver ao IML de Resende.

A ocorrência foi encaminhada a 99ª DP de Itatiaia.

Filho e mãe são presos em Pinheiral por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo

Policias civis da 101ª DP (Pinheiral) prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (12/02), filho e mãe por crime de posse ilegal de arma de fogo. Eles foram detidos na residencia deles, localizado no bairro Parque Maíra, em Pinheiral.

De acordo com os agentes, a equipe foi até o local para cumprir um mandado de prisão preventiva contra o filho que é acusado de atentar contra a vida de um homem, em agosto do ano passado, por motivos de ciúmes da namorada. Durante busca domiciliar, os investigadores perceberam que a mãe do acusado tentou esconder uma pistola, calibre .380, com numeração raspada. A arma é a mesma que foi utilizada no crime.

Contra o filho, também foi cumprido mandado de prisão por crime de tentativa de homicídio. Eles foram encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da justiça.

Homem é preso e menor apreendido com arma e munições em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM - Resende
Uma denúncia resultou na prisão de um homem e na apreensão de um adolescente na tarde desta sexta-feira (12), no bairro Vila Odete, em Itatiaia, RJ. O flagrante aconteceu na Estrada do Funil.

Os policiais fizeram contato com o proprietário de um imóvel, que após ser informado o motivo da presença da polícia, que permitiu a entrada dos agentes, onde havia quatro indivíduos no interior do imóvel.

Após buscas no imóvel, foram encontrados um revólver com cinco munições  calibre 38, um tablete de maconha, vários envólucros de maconha e aparelhos celulares. O material estava de posse de um homem 41 anos e um menor sem a identificação.

A ocorrência foi apresentada em 99.ª DP do município.

Faltará energia elétrica neste sábado (13) no bairro Piteiras, em Barra Mansa

A Prefeitura de Barra Mansa, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), informa que neste sábado (13), haverá falta de energia no bairro Piteiras das 10h às 17h e ocasionará a falta de água nos seguintes bairros: Piteiras, Vila Barbará, Vila Principal e São Judas.

A autarquia solicita à população que utilize a água de sistemas de reserva de maneira moderada e que tarefas não essenciais que exijam grande consumo sejam adiadas.

Em caso de emergência, fale com a Call Center do Saae pelo telefone (24) 3512-4333, das 6h às 18h.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Veja o que abre e o que fecha durante o Carnaval em Volta Redonda

Foram definidos horários especiais para o expediente da administração pública durante o feriado de Carnaval em Volta Redonda. Nos dias 15 e 16 não haverá expediente nas repartições públicas. O serviço volta ao normal na quarta-feira, dia 17.

Serviços essenciais como: Guarda Municipal, Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e coleta de lixo continuam funcionando normalmente. Já as secretarias ligadas aos trabalhos de limpeza e infraestrutura estarão atuando em regime de plantão. Quem tiver problemas com o abastecimento de água ou precisar de manutenção pode entrar em contato com o Saae pelos números 115 ou 3344-2900.

Saúde
Os hospitais São João Batista (HSJB), Munir Rafful (Hospital do Retiro), assim como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho e os Cais Aterrado e Conforto funcionarão normalmente durante o feriado. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSFs), apenas as tratadas como referência no atendimento a casos suspeitos de Covid-19 funcionarão em horário especial durante o Carnaval; todos os dias, das 8h às 19h. São elas: UBSFs da 249, Siderlândia, São João, Vila Mury e Volta Grande.

Educação
Não haverá aula na rede municipal de ensino durante o Carnaval. As atividades no regime remoto voltarão no dia 22.

Esporte e Lazer

O Zoológico Municipal de Volta Redonda funcionará, das 8h às 16h30, nos dias 13, 14 e 17 (Quarta-feira de Cinzas). Segunda e terça-feira de Carnaval o local ficará fechado. Já o Parque Aquático Municipal abrirá as portas nos dias 13 e 14, cumprindo todas as medidas de prevenção à Covid-19. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Apenas moradores de Volta Redonda que possuem carteirinha e passaram recentemente pela renovação do exame médico poderão acessar o parque. Quem não fez vai ter a oportunidade de atualizar o cadastro após o Carnaval.

Tarifa Zero
O Tarifa Zero vai funcionar somente no sábado de Carnaval – com veículos saindo de 30 em 30 minutos. Segunda e terça-feira não haverá ônibus rodando. Eles voltarão a operar normalmente na quarta-feira, dia 17.

19 pássaros silvestres são apreendidos em rancho de Volta Redonda

Agentes do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal apreenderam na manhã desta sexta-feira (12), em um rancho no bairro Retiro, próximo à Fundação Beatriz Gama (FBG), 19 pássaros silvestres presos em gaiolas. Os animais foram encaminhados para avaliação veterinária, e, se possível, serão devolvidos à natureza.

Os pássaros (oito coleiros, cinco trinca-ferros, um tico-tico, um bico pimenta, dois azulões, um pássaro preto e um coleiro baiano) foram encontrados após os agentes receberem uma denúncia. O proprietário foi autuado e recebeu uma multa no valor de R$ 3.933,20.

Parque Aquático de Volta Redonda reabre neste fim de semana

Espaço volta a funcionar com 50% da capacidade, de acordo com as normas de prevenção à Covid-19

O Parque Aquático Municipal de Volta Redonda, na Ilha Pequena, em frente à Ilha São João, é uma das opções de lazer no fim de semana de Carnaval. O local, que estava fechado há quase um ano, será reaberto neste sábado e domingo (13 e 14), das 8h às 17h, seguindo todas as normas de prevenção à Covid-19 estabelecidas por Decreto Municipal.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, explicou que o Parque Aquático se encaixa na categoria dos clubes sociais, que já estão funcionando. “Vamos receber 50% da nossa capacidade, atendendo as medidas de combate ao novo coronavírus”, disse, lembrando que haverá aferição da temperatura corporal na entrada; será disponibilizado álcool em gel 70% na entrada e saída, além de vestiários e cantina; o uso de máscara é obrigatório; e será mantida distância segura entre as pessoas no entorno das piscinas e na cantina.  

Para frequentar o Parque Aquático, o morador de Volta Redonda deve ser cadastrado, possuir a carteirinha e estar com o exame médico atualizado. “Abrimos agenda diária de exames na última sexta-feira (5) e cerca de 500 pessoas já compareceram, ficando aptas a usar as piscinas”, contou Rose, avisando que, após o feriado, novas agendas de exames serão abertas.

A partir deste fim de semana, o Parque Aquático volta a funcionar todos os sábados e domingos, sempre das 8h às 17h. Além dos funcionários do local, professores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), responsável pelo parque, farão plantão no local para orientar a população quanto as medidas de prevenção à Covid-19.

Para quem ainda não for usuário do local, a orientação é fazer o cadastro na secretaria do parque de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 17h. É necessária apresentação do Documento de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência em Volta Redonda.

Estrutura
O Parque Aquático Municipal tem 11,3 mil m² e conta com três piscinas, sendo uma para lazer, uma infantil e uma olímpica, vestiários e cantina, além da parte administrativa com secretaria, sala de professores e uma para exames médicos. O acesso é gratuito.

Servidores de Volta Redonda terão salário de janeiro quitado em fevereiro

Dinheiro entrará na conta dos servidores nos próximos dias

O prefeito Antônio Francisco Neto anunciou a quitação integral da folha de pagamento de janeiro dos servidores municipais um dia após reunião com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Henrique Carlos de Andrade Figueira. Devido ao tempo de processamento bancário, o dinheiro entrará na conta dos servidores nos próximos dias.

Uma proposta para repactuar dívidas não pagas pela gestão passada será apresentada ao TJ-RJ. Com isso, a expectativa é que os seguidos bloqueios judiciais nas contas municipais sejam suspensos.

A partir de agora, a Prefeitura vai seguir uma ordem de prioridade na relação com os servidores, de acordo com o fluxo de caixa disponível:

1 - Buscar manter o pagamento do mês em dia;

2 - Apresentar uma proposta de parcelamento para quitar o décimo terceiro não pago pelo governo passado;

3 - Pagar cargos comissionados e RPA's da gestão passada que ficaram sem receber.

Mesmo diante de todas as dificuldades, a atual administração ressalta que com menos de um mês e meio de muito trabalho já conseguiu quitar os salários de novembro, dezembro e janeiro.

Preso homem condenado por ameaçar familiares em Três Rios

Policiais civis da 108ª DP (Três Rios) prenderam, nesta sexta-feira (12/02), um homem em cumprimento a mandado de prisão por condenação em crime de ameaça praticado no contexto da relação familiar.

O autor foi localizado em sua casa, na Rua Rio de Janeiro, bairro Santa Terezinha, naquele município. Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Preso em Itatiaia homem condenado por estupro de vulnerável

Policias civis da 99ª DP (Itatiaia) prenderam, nesta quinta-feira (11/02), um homem acusado de estupro de vulnerável contra enteada. Ele foi localizado e detido no bairro Vila Pinheiro, em Itatiaia, após informações de inteligencia e monitoramento.

De acordo com os agentes, foi cumprido um mandado de prisão condenatória expedido pelo Juizado especial adjunto criminal da comarca daquela cidade. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da justiça.

Após cadastro, Volta Redonda tem cronograma alterado por falta de novas doses da vacina da Covid-19

Pessoas que estavam agendadas para receber o imunizante nos dias 18 e 19, serão transferidas para nova data

A exemplo do que está acontecendo em todo o país, Volta Redonda também foi afetada pela escassez de vacinas contra a Covid-19. Os primeiros a sentirem o impacto são as pessoas que compõem o público de 60 a 89 anos, que realizaram o cadastro prévio pelo site da Prefeitura. Estas pessoas estavam inicialmente agendadas para serem vacinadas entre os dias 18 e 19 de fevereiro, mas terão uma nova data para receber a dose do imunizante – mediante a chegada de novas doses enviadas pelos governos Federal e Estadual. 

A Secretaria de Saúde informou que os cadastros existentes serão usados para, quando mais doses da vacina chegarem, avisar as pessoas sobre a nova data. O contato será feito através do número de telefone e endereço de e-mail informado no cadastramento. 

A Secretaria de Saúde informou ainda que não recebeu, pelo menos até o momento, nenhuma notificação sobre a chegada de uma nova remessa de vacinas até o Carnaval. 

As novas doses recebidas na quinta-feira, dia 11, no total de 2.160, estão sendo usadas para garantir a primeira dose da vacina nos idosos acima de 90 anos de idade. Através do cadastro, de imediato foram identificados 795 idosos nessa faixa etária. Pessoas acamadas acima de 90 anos são 140, também identificadas no cadastramento, além dos profissionais de saúde acima de 50 anos. 

A vacinação nas pessoas acamadas já começou, mas na próxima segunda-feira e terça, dias 15 e 16, não haverá aplicação nas Unidades Básicas de Saúde e da Família (UBSF) devido ao feriado. Ela será retomada na quarta-feira de Cinzas, dia 17, sendo que nesse dia os idosos acima de 90 anos com agendamento prévio receberão a dose na Unidade Básica de Saúde (UBS) escolhida no cadastro. As pessoas acamadas e já agendadas continuarão recebendo a vacinação em domicílio. 

Na quinta-feira, dia 18, os profissionais de saúde atendidos na primeira leva receberão a segunda dose da vacina. A Secretaria de Saúde explicou que está priorizando os idosos com idade mais elevada, conforme orienta o Ministério da Saúde, junto com os profissionais de saúde. 

Quais grupos já foram totalmente imunizados?

Atualmente os idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) receberam a segunda dose da CoronaVac nessa semana, entretanto a imunização se dá após 15 dias do recebimento da última dose. Além disso, profissionais de saúde, que atuam na linha de frente de combate à Covid-19, em hospitais já começaram a receber a segunda dose no Hospital São João Batista, Hospital do Retiro e no Serviço de Pronto Atendimento - Cais Conforto.

Mapa de risco da Covid-19: estado permanece em bandeira amarela com baixo risco

Apenas a Região Noroeste apresenta bandeira laranja, de risco moderado


A 17ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 mostra que a situação da pandemia se encontra em baixo risco (amarelo) em oito regiões do Estado do Rio de Janeiro: Baía da Ilha Grande, Médio Paraíba, Centro-Sul, Metropolitana I, Metropolitana II, Serrana, Baixada Litorânea e Norte. Apenas a Região Noroeste permanece na bandeira laranja (moderado), e destacam-se com melhora do cenário as regiões Centro-Sul e Metropolitana I, que estavam em risco moderado, e passam a risco baixo. 

No geral, o Estado do Rio se mantém em bandeira amarela. A análise compara a semana epidemiológica 04 (de 24 a 30 de janeiro) com a 02 (de 10 a 16 de janeiro) de 2021. 

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). 

O Rio de Janeiro apresentou uma redução do número de óbitos (-44%) e de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (-45%) na comparação do período analisado. As taxas de ocupação de leitos no estado se mantiveram baixas. Nesta sexta-feira (12.02), esse índice está em 60,7% para leitos de UTI e em 43,2% para leitos de enfermaria. Os resultados dos indicadores devem auxiliar na tomada de decisão dos gestores públicos, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região. 

Enfrentamento à Covid-19 – A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que até o momento recebeu do Ministério da Saúde (MS) 1.040.320 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 855.320 da CorovaVac e 185 mil da Oxford/AstraZeneca.  Até o momento, foram entregues 842.890 doses aos 92 municípios. Dessas, 242.060 doses foram destinadas à segunda dose da Coronavac, para atender à população que recebeu as doses enviadas no primeiro lote, do dia 20 de janeiro. 

Balanço vacinação - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até as 9h desta sexta-feira (12.02), 92 municípios registraram 351.045 pessoas imunizadas contra a Covid-19 no estado. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do estado. O balanço é atualizado diariamente e pode ser acompanhado pelo Portal Covid (https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/vacinometro). 

Resolução conjunta Saúde e Educação – Uma resolução conjunta das secretarias de Saúde e Educação foi publicada no último dia 26, com diretrizes para a retomada segura das aulas presenciais de alunos, professores e funcionários desses estabelecimentos no Estado do Rio de Janeiro. A normativa estabelece regras para as unidades escolares estaduais e orientação às redes municipais e privadas, vinculadas à Seeduc-RJ. Em casos de bandeiras roxa ou vermelha no município, não deve haver ensino presencial. Nos casos de bandeiras de risco laranja, amarela e verde, foram estabelecidos quantitativos máximos de atendimento presencial, levando em consideração a capacidade da unidade escolar. O mapa é atualizado todas as sextas-feiras e pode ser acompanhado no Painel Covid (http://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html).

STJD absolve Bruno Henrique da pesada no rosto de Breno do Goiás

A Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol julgou na quarta, dia 10, o atleta Bruno Henrique, do Flamengo, por atingir com o pé o rosto do atleta Breno, do Goiás. Após determinação do Pleno para intimação do Goiás, autor da Notícia de Infração, e julgamento do mérito, os auditores votaram pela absolvição de Bruno Henrique. A decisão foi proferida por unanimidade dos votos e cabe recurso.

No relatório do processo o auditor Rodrigo Raposo lembrou que, tratando-se de jogo com VAR, não haveria como a infração escapar da arbitragem. O processo foi levado a julgamento e os auditores entenderam pelo não conhecimento da denúncia. Em recurso no tribunal Pleno foi reconhecida a nulidade pelo Goiás não ter sido intimado para o julgamento sendo o autor da Notícia de Infração e por não ser caso de não conhecimento, já que pelo entendimento do tribunal essa prerrogativa é exclusiva da Procuradoria.

De volta à pauta da Terceira Comissão, o auditor Rodrigo Raposo proferiu seu voto.


“Aperfeiçoada a participação do Goiás no processo trata-se de um caso simples. No mérito, se entendeu (Pleno) que não foi apreciado e isso não procede uma vez que consta do voto acolhido por unanimidade que as provas produzidas dão conta de um verdadeiro acidente de trabalho sem a intenção de atingir o adversário. A consequência neste caso não altera a inexistência de dolo. Superada a preliminar de não conhecimento é caso de absolvição do atleta. Voto para conhecer da denúncia e, no mérito, absolver o denunciado”, explicou o relator do processo.

Vice-presidente jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee sustentou na mesma linha.

“Nossa manifestação seria nesse exato sentido. Se tem árbitro e VAR numa jogada dessa logicamente que foi visto. O árbitro viu, o VAR entrou e não entenderam como infração”, disse.

O voto do relator foi acompanhado pelos auditores Éric Chiarello, Cláudio Diniz e pelo presidente da Terceira Comissão, Luís Felipe Procópio, que acrescentou.

“A imagem é absolutamente inconclusiva. Não há como ter certeza de que houve dolo, maldade por parte do atleta Bruno Henrique. Acidente de trabalho. Concordo inteiramente com o voto do relator pela absolvição”, finalizou o presidente da Terceira Comissão Disciplinar.

Homem morre e outro fica gravemente ferido na Dutra, em Nova Iguaçu

Um acidente envolvendo uma moto e um caminhão deixou um morto e outro gravemente ferido na manhã desta sexta-feira (12) na Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçú, RJ. O caso aconteceu no km 185 da BR-116, sentido Rio de Janeiro.

A Polícia Rodoviária Federal informou que por volta dás 07h20 houve uma colisão entre um moto e um caminhão, onde dois homens que estavam na moto caíram do veículo e ficaram estirados no asfalto. Um morreu no local e o outro foi socorrido em estado grave para o hospital da região.

A faixa central ficou interditada para os trabalhos da perícia e remoção dos veículos e o corpo do rapaz morto.

Preso homem suspeito de matar jovem a facada em Volta Redonda


Policiais da 93ª DP (Volta Redonda) prenderam, nesta sexta-feira (12/02) um homem acusado de participado do assassinato a facadas de um jovem de 18 anos, crime praticado no início deste ano, em frente ao Sider Shopping, naquele município.

Contra ele foi cumprido mandado de prisão temporária, expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Volta Redonda. O autor foi localizado pelos agentes na Rua José de Abreu, no bairro São Sebastião, em Barra Mansa.

Os agentes agora estão à procura do coautor do crime, que já foi identificado pelos agentes. Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Homem recebe apoio da PRF após passar mal na Dutra, em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um condutor foi socorrido, após uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, em policiamento na Rodovia Presidente Dutra, passar pelo km 332 e perceber que um homem estava deitado no gramado, ao lado do acostamento, em Resende, RJ, na tarde desta sexta-feira (12).

Por volta dás 15h00, na pista sentido Rio de Janeiro, uma caminhonete VW/Saveiro estava parada no acostamento, onde um jovem de 18 anos informou aos agentes que o pai, de 67 anos, parou o veículo no local porque estava passando mal.

Os policiais informaram que o idoso teve de se deitar no gramado, pois estava com muita dificuldade. A vítima disse que já sofreu princípio de derrame. 

A equipe de socorro da concessionária que administra a rodovia foi acionada. O médico constatou que o idoso estava tendo uma crise hipertensiva, ministrando medicamento necessário para controlar e estabilizar o quadro de saúde dele.

Após estabilizado, o idoso foi encaminhado pela equipe de resgate para o Hospital de Emergência de Resende para mais exames e cuidados médicos necessários.

Volta Redonda recebe 2.160 doses da vacina contra Covid-19

Nova remessa chegou ao município nesta quinta-feira, dia 11, e será destinada aos idosos acima de 90 anos e acamados, além de profissionais de saúde acima de 50 anos de idade

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu 2.160 novas doses da CoronaVac na manhã desta quinta-feira, dia 11. A distribuição foi feita pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O município ocupa o segundo lugar no ranking estadual de doses aplicadas contra o novo coronavírus. Até essa quarta-feira, dia 10, foram aplicadas 5.614 doses.

Volta Redonda continua vacinando os idosos acima de 90 anos e acamados de qualquer idade. Os acamados que solicitaram a vacinação serão contactados individualmente. A Secretaria iniciará aplicação de doses pelos mais idosos, a partir do dia 17 de fevereiro.

Nos idosos a vacinação seguirá a ordem decrescente, começando pelos acima de 90 anos de idade, seguindo para os de 80, 70 e 60 anos consequentemente, seguindo a determinação do Ministério da Saúde. Para se cadastrar, o idoso ou algum familiar deve fazer o cadastramento para vacinação no site da Prefeitura de Volta Redonda: www.voltaredonda.rj.gov.br no botão “coronavírus”. 

Sem acesso à internet, cadastro na UBS

No caso de quem não possui acesso à internet, a Secretaria recomenda que o idoso a ser vacinado ou algum familiar procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, ou que costuma frequentar, para poder realizar o cadastro da vacinação. É necessária a apresentação de um documento de identidade com foto. 

Agendados para o dia 18 de fevereiro serão remarcados 

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os agendamentos para aplicação da vacina do dia 18 de fevereiro serão remarcados porque não haverá entrega de novas doses a mais no Carnaval. 

Quem já recebeu a segunda dose?

Desde o início da campanha de vacinação, iniciada no dia 19 de janeiro, já receberam a segunda dose do imunizante os idosos que vivem nas (ILPI) Instituições de Longa Permanência para Idosos no município. 

Profissionais de saúde acima de 50 anos serão vacinados
 

Com a chegada da nova remessa, a Secretaria vai vacinar parte dos profissionais de saúde que estavam agendados entre os dias 10 e 12 de fevereiro, que ainda não foram atendidos. Entretanto, a partir desta sexta-feira, dia 12, a prioridade será vacinar os profissionais maiores de 50 anos de idade, que estavam agendados para essa semana.

É necessário apresentar no ato da vacinação a carteira do conselho ou comprovante de que trabalha na área de saúde, CPF e comprovante de que reside ou trabalha em Volta Redonda, na Unidade Básica de Saúde (UBS) escolhida no cadastro, das 9h às 16h. 

Profissionais de saúde abaixo de 50 anos agendados

A Secretaria de Saúde informou que os profissionais de saúde com menos de 50 anos de idade que já realizaram o cadastramento da vacinação pelo site devem continuar aguardando a confirmação para a aplicação da vacina pela Secretaria, que entrará em contato através do número de telefone e endereço de e-mail cadastrado no agendamento.

Barra Mansa começa a vacinação contra o novo Coronavírus para idosos entre 85 e 89 anos

Imunobiológico será aplicado até às 16 horas, em sistema drive thru, no Parque da Cidade

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa está realizando nesta sexta-feira, 12, até as 16 horas, no Parque da Cidade, a vacinação contra a Covid-19 em idosos com idade entre 85 e 89 anos. A imunização acontece em sistema drive thru. Para tanto, os condutores dos veículos devem acessar o Parque da Cidade obrigatoriamente pelo portão central, situado na Avenida Prefeito João Chiesse filho, 1.102, no Centro. 

É preciso apresentar documento com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência nominal do município ou declaração da Unidade Básica de Saúde do bairro.

Homem sofre tentativa de homicídio em Barra Mansa

Um homem foi baleado no final da noite desta quinta-feira (11) no bairro Vila Coringa em Barra Mansa, RJ. A tentativa de homicídio aconteceu na Rua Boa Esperança, por volta dás 23 horas.

Julio Cesar Silva de Oliveira Andrade, 22 anos, foi socorrido em estado grave para a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa. Após ser atingido, ele ainda pediu socorro.

A unidade médica informou que Julio passou por cirurgia de emergência e, é grave o estado de saúde dele.

A mulher da vitima contou aos policiais que Julio estava no portão quando passou um carro preto (Ônix) parou ao lado do marido e atirou quatro vezes.

Os policiais foram até a 90ª DP de Barra Mansa para registrar a ocorrência.

Homem é encontrado morto em residência em Barra Mansa

Um homem foi encontrado morto em uma residência no bairro Santa Izabel em Barra Mansa, RJ O caso aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (11), na Rua São Lucas.

De acordo com a PM, o acionamento aconteceu por volta dás 18h30, minutos após o irmão da vitima tentar fazer contato com ela e não conseguir, e quando se aproximou do local percebeu que o homem estava sem vida.

Apesar do horário do acionamento, a vitima teria morrido uma hora antes.

O corpo de Evaldo Marques Maximiliano, de 49 anos, estava preso a um lençol.

O local foi preservado até a perícia comparecer ao local e fazer os trabalhos de coleta de dados para as investigações e registro da ocorrência na 90ª DP.

O cadáver foi removido ao IML de Volta Redonda, cidade vizinha.

FERJ aprova proposta da RecordTV para a transmissão do Carioca 2021

Foto: Ivan Paulo
Por unanimidade, em reunião no Conselho Arbitral, realizado na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira, os representantes dos 16 clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca aprovaram a proposta de cessão dos direitos de transmissão de TV aberta para a RecordTV.

Doze clubes já assinaram o contrato. Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo receberão os documentos para oficialização através da assinatura de seus presidentes.

Em decisão dos clubes e da FERJ, o início do Campeonato Carioca de 2021 acontecerá nos dias 6 e 7 de março.

Por Agência FERJ

Condenado por declaração homofóbica, Bolsonaro recorre ao STJ, e MPF se manifesta

O Ministério Público Federal (MPF) enviou manifestação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra recurso especial apresentado por Jair Bolsonaro em ação na qual foi condenado a pagar R$ 150 mil ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDDD) a título de danos morais por declaração homofóbica. A sentença foi proferida em 2017 – quando Bolsonaro era deputado federal – pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Para o MPF, a sentença deve ser mantida uma vez que o TJRJ analisou os fatos relacionados ao caso e concluiu que foram atendidos os requisitos processuais necessários para a condenação do ex-parlamentar e atual presidente da República.

No parecer, o subprocurador-geral da República Antônio Bigonha ressalta que o TJRJ condenou o ex-deputado “diante da comprovada humilhação e sentimento de menos valia provocados pelas declarações do então deputado”. A ação civil pública ajuizada em 2011 pelo Grupo Diversidade Niterói, Grupo Cabo Free de Conscientização Homossexual e Combate à Homofobia e Grupo Arco-Íris de Conscientização, e teve como base as declarações do parlamentar ao programa “Custe o que Custar”, da TV Bandeirantes. Bolsonaro disse que nunca passou pela sua cabeça ter um filho gay porque seus filhos tiveram uma “boa educação”, com um pai presente. Ele ainda afirmou que não corria “esse risco”.

Um dos pontos questionados por Bolsonaro no recurso refere-se à competência dos grupos para entrar com esse tipo de processo. O MPF argumenta que o próprio STJ reconhece a legitimidade das associações para a propositura da ação civil pública que visa tutelar direitos transindividuais relacionados a suas finalidades institucionais. O subprocurador-geral aponta que os estatutos sociais das associações autoras do processo visam justamente a defesa da liberdade de gênero, orientação e prática sexual e o combate a quaisquer formas de discriminação. “Não assiste razão ao recorrente, tendo em vista que as associações cumpriram todos os requisitos necessários para figurarem no polo ativo da ação coletiva, cuja matéria faz parte de suas finalidades institucionais”, argumenta Bigonha.

Sobre os danos morais coletivos, contestados por Bolsonaro, o MPF frisa que, para rebater esse aspecto da condenação é necessária a revisão de fatos e provas, o que cabe à primeira instância e não ao STJ. Além disso, cita a Súmula 7 do STJ que considera desnecessária a demonstração dos prejuízos concretos ou de efetivo abalo moral. O subprocurador-geral também se manifestou sobre a questão da imunidade parlamentar e do direito fundamental à liberdade de expressão, que embasaram o recurso de Bolsonaro. Nesse ponto, o entendimento é de que se trata de matérias constitucionais e, por isso, não podem ser revisados pelo STJ, sob pena de usurpação da competência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Prefeitura de Barra Mansa publica decreto proibindo festas durante Carnaval

O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable publicou nesta quinta-feira (11) o Decreto nº 10.162, que proíbe festas, eventos, blocos e bailes de Carnaval, assim como restringe o funcionamento de bares e restaurantes durante os próximos 10 dias. A medida temporária visa o enfrentamento da Covid-19. 

Ficam proibidas as realizações de blocos de Carnaval e quaisquer manifestações com aglomeração de mais de 20 pessoas em logradouro público durante o período regulamentado pelo decreto. 

Também não serão permitidas festividades de Carnaval em casas de festas, sítios e similares. O mesmo serve para eventos em residências ou churrascos que aglomerem mais de 12 pessoas. Em ambos os casos, a pena é multa de 1.000 UFM’s. 

Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares poderão funcionar até às 23h59 e deverão suspender a comercialização de bebidas alcoólicas a partir das 23h, mantendo as demais restrições estabelecidas pelo Decreto 10.050. 

Ficam autorizadas as operações com o uso de bafômetro em locais onde se identificar concentração de pessoas, com estabelecimento de venda e consumo de bebida alcoólica.

Barra Mansa recebe mais um lote da vacina Coronavac

O Governo do Estado enviou nesta quinta-feira (11), o quarto lote de vacinas contra a Covid-19 à Barra Mansa, o terceiro do imunizante Coronavac, produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac. As 1.490 doses foram recebidas por profissionais da Secretaria de Saúde do município, no Parque da Cidade, no Centro. O local tem sido utilizado como ponto de distribuição de doses para outras cidades da região, como Volta Redonda, Resende e Rio Claro.

As doses, escoltadas pela Guarda Municipal e a Policia Militar, foram conduzidas para a Rede de Frio do município. Barra Mansa recebeu até o momento um total de 7.860 doses da vacina contra a Covid-19.

Witzel seguirá afastado do cargo de governador por mais um ano

Foto: Agência Brasil
Por unanimidade, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça recebeu a denúncia contra o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e manteve o afastamento do cargo pelo prazo de um ano. A deliberação foi feita em sessão na tarde desta quinta-feira (11/2).

Witzel, que foi afastado do cargo pelo relator, ministro Benedito Gonçalves, em 28 de agosto, vai responder pelos crimes de corrupção passiva majorada e lavagem de capitais majorada, além de formação de quadrilha.

Segundo o Ministério Público Federal, Witzel se aproveitou do cargo de governador do Rio para solicitar e aceitar promessa e receber vantagens indevidas no valor de R$ 53,3 milhões. Para isso, teria agido em conluio com pastor Everaldo, Edmar Santos e o empresário Edson da Silva Torres. O grupo supostamente teve o auxílio dos advogados Wagner Bragança e Juliana Nunes Vieira Leite e do operador financeiro Victor Hugo Amaral Cavalcante Barroso.

A propina teria sido lavada pela simulação de contrato de advocacia entre o escritório Nogueira & Bragança Advogados Associados, de Wagner Bragança, e o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, de José Mariano Soares de Moraes.

Por conta dos mesmos fatos, Witzel é também alvo de processo de impeachment em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O procedimento está paralisado por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O governador só poderá ser interrogado depois que a defesa tiver acesso a todos os documentos remetidos pelo Superior Tribunal de Justiça.

Na Corte Especial, a defesa do governador apontou que não teve acesso a trechos dos documentos que embasam a denúncia dele e de outros implicados na suposta quadrilha formada, que seria chefiada por Witzel.

O ministro Benedito Gonçalves apontou no voto que há indícios suficientes de materialidade e de autoria das condutas imputadas ao governador e afastou as alegações da defesa. Disse que a demonstração de incoerência nos depoimentos que levaram à denúncia demandaria contraprova, o que não seria possível nesse momento.

Votaram com o relator os ministros: Raul Araújo, Paulo de Tarso Sanseverino, Isabel Gallotti, Sérgio Kukina, Marco Aurélio Bellizze, Joel Ilan Paciornik, Francisco Falcão, Nancy Andrighi, Maria Thereza de Assis Moura, Og Fernandes, Luís Felipe Salomão e Mauro Campbell.

Não votaram, por se declararem impedidos, os ministros Jorge Mussi, Felix Fischer, Herman Benjamin e João Otávio de Noronha.

Processo desmembrado
A Corte Especial ainda decidiu que Wilson Witzel será o único réu da ação no Superior Tribunal de Justiça. Por 8 votos a 6, o colegiado acolheu Questão de Ordem proposta pelo relator para desmembrar o processo em relação aos outros oito denunciados.

Assim, o recebimento da denúncia deverá ser analisado pelo juízo de primeiro grau, no momento oportuno. A ideia foi levada ao colegiado pelo ministro Benedito Gonçalves tendo em vista que, com 9 réus, a ação no STJ poderia se alongar muito, causando dano à administração pública devido ao afastamento do governador.

Votaram com ele os ministros: Maria Thereza de Assis Moura, Og Fernandes, Luís Felipe Salomão, Raul Araújo, Paulo de Tarso Sanseverino, Sérgio Kukina e Humberto Martins.

Ficaram vencidos os ministros Francisco Falcão, Nancu Andrighi, Isabel Gallotti, Mauro Campbell, Marco Aurélio Bellizze e Joel Ilan Paciornik. Para eles, o desmembramento poderia causar prejuízos à instrução da ação penal, além de abrir risco de decisões contraditórias.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Barra Mansa: Contas de 2019 recebem parecer prévio favorável em decisão unânime do TCE

Executivo aplicou 16,7% das receitas na saúde e 31,7% na educação 

A Prefeitura de Barra Mansa recebeu parecer prévio favorável à aprovação das contas do exercício de 2019. Em sessão plenária nesta quarta-feira (10) no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), o município teve o seu balanço aprovado por unanimidade. A próxima etapa é a apreciação final da Câmara de Vereadores. 

As contas de governo do prefeito reeleito Rodrigo Drable foram relatadas pelo conselheiro Christiano Lacerda e revisadas pela conselheira Marianna Willemann. A prefeitura aplicou 16,7% das receitas de impostos e transferências em ações e serviços públicos de saúde, atendendo o valor mínimo de 15%, e 31,7% no desenvolvimento do ensino, superando os 25% exigidos pela Constituição Federal. A análise das contas registrou 21 recomendações. Os valores são aplicados de acordo com a Receita Corrente Líquida (RCL) do município. 

Anualmente, o município é obrigado a prestar contas sobre a gestão do seu governo ao Tribunal de Contas e aos demais órgãos de controle externo, como a Câmara Municipal. O resultado é composto pelo trabalho de várias unidades da prefeitura. A Secretaria de Finanças consolida o movimento financeiro e a Controladoria Geral realiza a supervisão deste trabalho, emitindo o certificado de auditoria, auxiliando o TCE no julgamento e na emissão do parecer. 

O controlador-geral de Barra Mansa, Rodrigo Amorim Camargo, destacou o trabalho contínuo para a boa administração dos recursos públicos. “A transparência e a prestação de contas são alguns dos pilares da democracia e do atual governo. Desde a prestação de 2016, temos conseguido a aprovação das contas, diminuindo e corrigindo inconsistências, aumentando a qualidade e a fidedignidade das informações. Esse trabalho é feito de forma conjunta entre vários servidores de diversas secretarias, em especial, a Secretaria de Finanças. Ano após ano, estamos trazendo mais qualidade para as contas. A Controladoria vem auxiliando, orientando e capacitando os servidores, incluindo, a partir de 2021, a gestão e monitoramento de riscos, de modo que ela seja eficaz e efetiva, alcançando os objetivos com a devida entrega das políticas públicas à população”. 

Segundo o secretário de Finanças Leonardo Ramos, o parecer do TCE é a comprovação do trabalho sério que a prefeitura vem realizando. “Isso é o resultado do empenho e compromisso de uma equipe que tem conhecimento técnico e que quer oferecer sempre o melhor para Barra Mansa. São pessoas que trabalham com a integridade das informações. A nossa meta é mostrar que a forma como a administração pública era feita no passado não existe mais, porque nunca deveria ter sido feita. A resposta do TCE é resultado do valor que cada servidor coloca no seu trabalho. Mesmo com os problemas causados pela pandemia, vamos continuar avançando, de maneira que o serviço se torne mais eficiente”.

Pinheiral recebe novas doses da Coronavac

Os profissionais de saúde continuarão indo até às casas para atender o público-alvo

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A equipe da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, da Prefeitura Municipal de Pinheiral, recebeu na manhã desta quinta-feira (11), 220 doses da remessa da vacina Coronavac que serão utilizadas para completar o esquema de vacinação do público-alvo, como definido no informe técnico do Ministério da Saúde. Com essa nova remessa a prioridade é concluir a vacinação dos idosos de 90 a 94 anos e iniciar a vacinação de idosos de 85 a 89 anos. 

Como realizado da última vez, as doses serão aplicadas na residência dos pacientes em uma ação desempenhada em conjunto pela equipe das Unidades de Saúde da Família e da Vigilância em Saúde. A previsão é que a vacinação se inicie amanhã, sexta-feira, 12. 

“A recomendação dada é para que seja seguida a prioridade definida na norma técnica do Ministério da Saúde e a medida com que novas doses forem chegando, outras faixas etárias sejam vacinadas”, disse o secretário de Saúde, Everton Alvim.

Já os idosos que não estiverem cadastrados na Unidade de Saúde e estiverem na faixa de 90 a 94 anos e 85 a 89 anos, devem procurar a unidade do seu bairro para realização do cadastro para recebimento da vacina. 

Na última semana foram entregues ao município 270 doses da Coronavac, destinadas pelo Ministério da Saúde para a aplicação da 2ª dosagem dos idosos residentes em asilo e dos profissionais da saúde, além de 60 doses extras que foram destinadas a vacinação de idosos acima de 95 anos de idade, como estipulado pelo Ministério da Saúde.

Aprovado na câmara projeto que pune fura-filas da vacina

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11), em votação simbólica, o Projeto de Lei (PL) 25/2021 que prevê punição para quem furar a fila da imunização contra a covid-19. O texto une outros 17 projetos sobre o tema.

A proposta ainda será analisada pelo Senado e estipula pena de um a três anos de reclusão, além de multa para quem burlar o plano de imunização. A pena pode ser agravada em um terço, caso o agente público falsifique atestado, declaração, certidão ou qualquer documento.

Para casos de peculato e corrupção as punições podem variar de 3 a 33 anos de reclusão, além de multa. O mesmo vale para aquele funcionário público que não tomar providências para apurar crimes de corrupção no plano de imunização.

Na mesma sessão foi aprovado o PL 27/21, que prevê pena de até cinco anos para quem destruir ou inutilizar vacinas e insumos. A proposta agora segue para análise dos senadores.

Ainda sobre a covid-19, estava na pauta o PL 5638/2020, que trata de ações emergenciais destinadas ao setor de eventos decorrentes dos efeitos da pandemia. Porém, como o texto não chegou a ser analisado.

Mais cedo, os parlamentares aprovaram o Projeto de Resolução 6/21, na forma do substitutivo do relator Marcelo Ramos (PL-AM), que autoriza o funcionamento das comissões de forma híbrida durante a pandemia.

O relator acatou duas emendas, entre elas, a que pedia a inclusão do Conselho de Ética da Câmara e a instalação de deliberação remota também nas comissões. As próprias comissões deverão estabelecer regras internas de funcionamento e não apenas o presidente, como constava do texto original.