Rádio Acesa FM VR: 2016-06-26

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Após perder processo, Microsoft facilita rejeição a Windows 10

Após perder processo, Microsoft facilita rejeição a Windows 10

Depois de sofrer e perder um processo de US$ 10 mil por uma instalação não autorizada do Windows 10, a Microsoft decidiu ser mais clara e menos agressiva no que tange às janelinhas pop-up com a oferta de atualização grátis. Agora a empresa vai exibir uma opção clara de rejeitar o update.
A nova janela exibirá três opções: “Atualizar agora”; “Escolher horário” e “Rejeitar oferta grátis”; a última opção irá eliminar a atualização de uma vez por todas, como observou a jornalista Mary Jo Foley.
Reprodução
Outra mudança importante: o botão “X” no canto superior direito da janelinha fará a função que deveria fazer desde o princípio. Ele irá fechar a janela sem dar início automático ao processo de atualização como vinha acontecendo anteriormente. O usuário ainda receberá notificações para atualizar depois de algum tempo, no entanto.

A alteração é importante, porque a empresa havia recorrido a uma técnica eticamente condenável. O update era baixado e pré-agendado, e o usuário apenas notificado. Ao clicar no “X”, a empresa entendia que a pessoa estava concordando e aceitando a atualização e dava início ao processo. Para cancelar, era preciso pressionar um botão que não tinha tanto destaque quanto os outros.

“Desde que introduzimos uma nova experiência para o Windows 10, recebemos comentários que alguns de nossos valiosos clientes a consideraram confusa. Trabalhamos baseado em suas reações e, nesta semana, lançaremos uma nova experiência de upgrade com opções claras para atualizar agora, agendar um horário ou rejeitar a oferta grátis. O “X vermelho” no canto superior da caixa de diálogo irá dispensar o lembrete e não iniciará a atualização”, diz a empresa que promete “continuar sendo guiada pelas opiniões do usuário para sempre merecer e manter sua confiança”.

A nova janela deve evitar novas ações judiciais contra a empresa, mas ela vem em um momento em que seu impacto deve ser pequeno. A oferta de atualização grátis para o Windows 10 vale apenas até 29 de julho, o que significa que falta apenas um mês para o fim.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Tim anuncia que não vai mais cortar internet após fim da franquia

Tim anuncia que não vai mais cortar internet após fim da franquia

A Tim anunciou que a partir desta segunda-feira (27) volta, temporariamente, a oferecer navegação na internet móvel após o fim da franquia nos planos pré-pago. Antes, a operadora cortava o acesso à internet ao término do consumo completo do pacote de dados.

A novidade vale para os pacotes de dados nas ofertas com tarifação diária: Infinity Web e WEB+ Torpedo 50MB, 100MB e 200MB. Porém, a navegação com velocidade reduzida será uma opção gratuita até o dia 31 de agosto. Durante esse período, a operadora irá avaliar o comportamento dos usuários e poderá prorrogar o prazo da gratuidade.

A empresa diz ter tomado a decisão após ouvir a opinião de 85% dos clientes que fazem parte do plano pré-pago.  Com isso, os usuários poderão decidir se querem continuar navegando gratuitamente com velocidade reduzida ou se preferem recontratar o pacote atual ou migrar para uma oferta com mais internet.

Quando a franquia de dados estiver para acabar, o cliente receberá um SMS informativo avisando que já atingiu 80% da franquia de dados contratada. Quando atingir 100%, um novo SMS oferece quatro opções para o usuário continuar a navegar. A primeira para aumentar a franquia diária contratando um novo plano; a segunda para recontratar a oferta atual e, assim, ter um novo pacote de dados para aquele dia; a terceira para contratar um pacote mensal de dados; e a quarta para continuar navegando grátis com velocidade reduzida.

Facebook ganha novo recurso para quem quiser postar fotos em sequência

Facebook ganha novo recurso para quem quiser postar fotos em sequência

O Facebook brasileiro recebe novidades nesta semana. Chegou à rede social, agora para (quase) todos os usuários, o recurso Slideshow, que, como o nome sugere, cria uma animação automática com uma sequência de fotos recentes no seu dispositivo.

Se você tem mais de 5 fotos registradas recentemente pelo smartphone, o app do Facebook poderá sugerir que você crie uma apresentação de slides com essas imagens ao começar a fazer um post.
É possível editar a animação adicionando e removendo novas imagens e vídeos, mudando o tema (visual e trilha sonora), adicionando um título e marcando os amigos.

O recurso nasceu no aplicativo Moments e, por enquanto, está disponível apenas para iOS. Outros sistemas operacionais devem receber a novidade nos próximos dias, segundo a rede social.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

5 sinais de que é hora de trocar o roteador da casa

5 sinais de que é hora de trocar o roteador da casa

Aparelho essencial nas casas atualmente, o roteador garante que diversos dispositivos consigam se conectar à rede sem a necessidade de fios. Apesar de necessário, esse tipo de equipamento frequentemente fica esquecido no canto e muitas vezes obsoleto, o que pode causar uma série de problemas aos usuários.

Veja os 7 roteadores mais rápidos do Brasil
"Um roteador com vários anos de uso pode estar ultrapassado para atender às necessidades atuais, causando lentidão ou problemas de sinal", explica Rodrigo Paiva, gerente de produtos da D-Link América Latina.

Está em dúvida se é hora de trocar seu roteador? Confira 5 sinais de que pode ser uma boa ideia comprar um equipamento novo:

1. Rede Wi-Fi lenta
Se mesmo depois de contratar um serviço de mais de 5 Mbps com a operadora a conexão permanece lenta, é possível que o usuário esteja com problemas no roteador. Na hora de escolher um novo dispositivo, opte pelos que possuem conectividade 11 AC. Eles operam em duas frequências e têm velocidades altas.

2. Problemas no alcance de sinal
Quem mora em uma casa grande ou em um apartamento com paredes grossas também pode enfrentar problemas com o sinal de Wi-Fi. Nesses casos, antes de trocar o roteador, é possível tentar usar um repetidor de sinal.

3. Vários dispositivos conectados à rede
Quando há muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo na rede, a velocidade de conexão diminui. Se o roteador é antigo e tem velocidade abaixo de 300 Mbps, o problema pode se agravar. Outro fator que interfere na velocidade é o uso que cada uma das pessoas da casa faz na rede. Há um roteador ideal para cada tipo de necessidade, além da cobertura/ alcance desejados.

4. Segurança
Um roteador de vários anos também pode oferecer riscos à segurança do usuário. Além de invasões e roubo de sinal, um equipamento comprometido pode acabar revelando informações importantes.

5. Interferências
A conexão está lenta? Nem sempre a culpa é da operadora. Em alguns casos, o usuário pode estar experimentando interferências de equipamentos como o microondas e o telefone sem fio. Isso acontece porque, muitas vezes, além de não ter a velocidade e o desempenho necessários para atender a demanda, o roteador utiliza como padrão a banda de 2,4Ghz.

O ideal para evitar interferências é procurar roteadores que operem, além da banda de 2,4Ghz, com 5Ghz – são os equipamentos chamados dual band. Essa frequência é mais ampla e conta com 23 canais que não se sobrepõem.

domingo, 26 de junho de 2016

Falha no Chrome permite download de filmes da Netflix

Falha no Chrome permite download de filmes da Netflix

Um problema do Chrome está permitindo que usuários realizem o download de filmes de empresas de streaming como Netflix e Amazon. O bug permite que qualquer pessoa baixe as mídias armazenadas pelo site e facilita a pirataria.

A falha acontece no sistema Widevine EME/CDM, usado pelo navegador para permitir que conteúdo criptografado seja baixado e exibido na máquina – e que também está presente em outros navegadores, mas o mesmo bug –, e foi descoberta por dois pesquisadores de segurança, Alexandra Mikityuk e David Livshits. Eles descobriram que havia um método de utilizar o sistema para fazer o download do arquivo diretamente para a memória inteira da máquina.

Apesar de descobrir o problema, os pesquisadores decidiram não compartilhar a forma em que os vídeos podem ser baixados. O objetivo dos dois é evitar que o problema facilite a pirataria. Mesmo assim, ambos gravaram um vídeo mostrando um pouco de como a falha ocorre:
Apesar de ser um bug gravíssimo e que pode até mesmo fazer com que serviços como a Netflix percam assinantes uma vez que o conteúdo pode ser acessado sem nenhum custo financeiro, o Google ainda não se manifestou sobre o problema mesmo após serem alertados diretamente pelos pesquisadores no dia 24 de maio.

Para piorar ainda mais a situação, os pesquisadores afirmam que o problema também está presente no Chromium, navegador de código aberto distribuído gratuitamente pela Google para desenvolvedores. Dessa forma, qualquer pessoa pode criar um navegador específico para permitir que o software realize o download do conteúdo dos serviços.

YouTube anuncia sua primeira série exclusiva para competir com Netflix

YouTube anuncia sua primeira série exclusiva para competir com Netflix

O YouTube Red, serviço de streaming por assinatura criado pelo Google para competir com a Netflix e outras plataformas do gênero, acaba de adquirir os direitos sobre sua primeira série exclusiva. Trata-se de uma temporada de 10 episódios baseada no filme "Ela Dança, Eu Danço", de 2006.
A série será produzida pela Lionsgate e conta com Channing Tatum, protagonista do filme original, como um dos produtores executivos. Será a primeira série de nível cinematográfico exibida pelo YouTube Red, que até hoje só oferece vídeos exclusivos de alguns canais e navegação livre de anúncios para assinantes.

A Lionsgate é a mesma que produz "Orange is the New Black" para a Netflix e "Casual" para o concorrente Hulu - que funciona apenas nos EUA. As empresas, porém, não disseram quando a nova série será oficialmente lançada. O YouTube Red também não está disponível no Brasil, mas, lá fora, a assinatura custa US$ 10.