Rádio Acesa FM VR: 2013-06-16

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Todo Cristão passa por períodos em que fica cara a cara com
dificuldades na vida. Pedro testemunhou Cristo sendo traído e preso no
jardim do Getsêmani. Ele simplesmente não tinha estômago para
testemunhar tal evento
Saboreie Cada Pedaço
Minha esposa Martie frequentemente me diz: “Você come rápido demais! Vá com calma e aprecie sua refeição”. Geralmente termino de comer muito antes dela, porque ela saboreia cada pedaço lentamente.
Fico imaginando quantos de nós se apressam na leitura da Palavra de Deus sem realmente saboreá-la. O salmista disse, “Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca” (Salmo 119:103). Isso me parece bom!
Quais são os benefícios de nos deliciarmos com o rico alimento das Escrituras? Uma refeição diária composta da Palavra de Deus nos ajuda a impedir que a ansiedade, o orgulho, o medo e a tentação infestem nossos corações subnutridos, e nos fortalece para uma jornada vitoriosa. A Palavra nos dá sabedoria e entendimento (Salmo 119:98-100). Ela nos ajuda a refrear nossos pés do mal (Salmo 119:101). Assim como nosso sistema digestivo distribui nutrientes para os nossos corpos, a Palavra de Deus, quando digerida, nutre nossas mentes, emoções e vontades.
Ao invés de agarrar a Palavra com pressa logo antes de sair, é importante lê-la em um momento e em um lugar onde podemos realmente ter comunhão com Deus.
Invista tempo e delicie-se saboreando a riqueza da Palavra de Deus.
21/06/2013 00:01

Hoje é o Dia Internacional da Música


A música é atávica. Não há civilização sem manifestações musicais próprias. E isso ocorre, segundo teorias, graças aos batimentos cardíacos, que, com seu ritmo, inspiraram as criações musicais. Os sons da natureza também contribuíram. A história da música se confunde com a história da cultura humana. Música do dia: Música! Quem canta é Vanessa da Matta.
Apresentação: Luiz Cláudio Canuto
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 21/06/2013
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sáb - 22/06/2013
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 3mm
--

Dom - 23/06/2013
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 2mm
--
História Hoje
21/06
Há 43 anos, a seleção brasileira conquistava o tricampeonato mundial na Copa do México

A equipe brasileira de futebol, comandada pelo técnico Zagallo, entrou para a história como uma das melhores de todos os tempos. A equipe canarinho ganhou todas as partidas da primeira fase e goleou a Itália, na final. A Copa de 70, no México, foi a primeira a ser transmitida à cores e via satélite para o mundo todo.
Apresentação Dilson Santa Fé

Movimento inédito na história intriga estudiosos

Protesto apartidário, sem líder único, via internet e com pauta aberta tem futuro imprevisível

O Dia
Rio - Desenhar o cenário de qual será o rumo do movimento que arrasta multidões de norte a sul do Brasil é uma tarefa que sociólogos, por enquanto, preferem não arriscar. O modelo de mobilização — apartidário, conectado à internet e com pauta de demandas aberta — é novo e intriga, positivamente, quem vem estudando o comportamento da sociedade brasileira.
Teóricos ouvidos pelo DIA concordam em outro ponto: não há como encaixar o que acontece atualmente com eventos passados da história como 64, Diretas Já, os caras-pintadas e outras manifestações que surgiram no mundo.
Movimento mobilizou o país depois de décadas de silêncio. Desde o ‘Fora Collor’, não se viam manifestações nas ruas
Foto:  Paulo Araújo / Agência O Dia
“É o primeiro movimento em que a população está politizada, e não permite ser conduzida por por partidos e autoridades. Não adianta diminuir o valor da passagem. O povo quer ser ouvido. Quem disse que não tem liderança? Cada grupo que forma aquela multidão tem sua liderança: é o pessoal a favor do aborto, contra, que quer casamento gay, que não quer....É uma multiplicidade de lideranças. O recado é claro: queremos participar, ser respeitados e ouvidos. E o foco é o poder público”, explicou o sociólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), Paulo Baia.
Sem novo partido
Para o sociólogo Orlando Júnior, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional (Ippur), da Ufrj, não deve emergir desses atos um novo partido, mas pode surgir um novo paradigma de mobilização, que é fundado em redes e alguma forma de articulação que vem da multiplicidade de demandas.
Vídeo:  Polícia persegue manifestantes no Centro
“Criar um partido seria repetir um antigo modelo. O movimento tem uma agenda que não se fecha. Está aberta e em construção. O que está acontecendo é um alerta, um grito, para que se amplie o espaço de participação popular e se fortaleça a democracia”, afirmou o estudioso.
De acordo com o juiz e cientista político João Batista Damasceno, a tendência é que a mobilização se esvazie em breve. Ele também não acredita que vá surgir uma nova legenda política a partir dos atos. “Existe um clima de insatisfação geral, que vem se acumulando. Mas o movimento está muito desorganizado”, opina.
Democracia participativa na Internet
A democracia participativa, que parece ser reivindicação quase unânime no furacão plural de pedidos dos manifestantes, tem um novo formato na internet. Não só as convocações para as marchas ganham velocidade com a ferramenta virtual.
Jovens foram às ruas nesta quinta para manifestação
Foto:  Paulo Araújo / Agência O Dia
É lá que o cidadão se sente incluído no movimento. Nos fóruns virtuais sobre os protestos, os jovens participam de votações para escolher o trajeto das passeatas e as novas demandas comuns. “No mundo virtual, a hierarquização é mais horizontal. Por isso, parece realmente ser mais participativo e inclusivo”, afirmou o sociólogo e professor da UFRJ Paulo Baía.
Não é de hoje que as novas tecnologias de informação vêm motivando teses sobre os atuais movimentos na sociedade. O sociólogo espanhol Manuel Castells já defendeu que as relações humanas, cada vez mais, vão acontecer no ambiente de multimídia. É a Era da Informação, que permite reproduzir em vários países protestos que acontecem aqui.
Grupos partidários são hostilizados
Se nas passeatas ocorridas até quarta-feira era possível ouvir o coro dos ‘sem partidos’, na marcha de ontem grupos partidários e sindicâncias firmaram presença caracterizados. Alguns militantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), PCdoB e PSTU foram hostilizados.
Na altura da prefeitura, na Cidade Nova, rapaz que carregava bandeira do PSTU foi agredido. Na Candelária, 10 militantes que vestiam camisas da CUT tiveram suas bandeiras quebradas. Logo depois, manifestantes vaiaram representantes da União da Juventude Socialista e do PCdoB.
Manifestantes entram em confronto no Centro
Foto:  Alex Ribeiro / Agência O Dia
Para evitar polêmica e confrontos, o presidente regional do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio, Jorge Florêncio, preferiu não aderir ao ato ‘Onda Vermelha’, criado em São Paulo pelo presidente nacional Rui Falcão.
O manifesto pedia que filiados fossem às ruas de vermelho e com bandeiras do partido. “A orientação é não levar bandeiras e ir vestido normalmente”, disse Florêncio. O deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) disse que a participação partidária é legítima, mas não defende comando político nas manifestações.
“Os partidos não têm o direito de comandar a manifestação, mas de participar, sim”. Integrante do Movimento Passe Livre (MPL), o professor de História Gabriel Siqueira disse que ‘o movimento é apartidário, e não antipartidário. “Respeitamos todas as causas”.
Psicanalista define: é catarse coletiva
O conceito é usado pela Psicanálise, mas pode explicar em parte o que vem ocorrendo nas ruas do país. A catarse coletiva — termo usado por Sigmund Freud — está na pauta dos estudiosos que buscam entender o comportamento da multidão com cartazes e faixas que tem parado as cidades quase que diariamente.
E, neste sentido, o governante é visto como algoz, que, ao ser confrontando pela massa, provoca uma sensação coletiva de libertação psíquica.
“É como se eles (as pessoas que estão no protesto) expelissem um sentimento que estava oprimido. No inconsciente coletivo, esses governantes representam uma figura de autoridade que eles querem desafiar”, afirmou a psicanalista Roberta Bueno, que é da Escola Lacaniana de Psicanálise (RJ).
É resgatando Freud novamente e sua “psicologia das massas” que pode-se encontrar mais reflexões sobre o fenômeno brasileiro “vem para as ruas”. Trata-se de uma aglomeração formada por indivíduos com históricos e demandas diferentes, mas que alimentam uma espécie de alma coletiva de revolta.
“As pessoas estão indo para as ruas cada uma com uma questão pessoal, mas que têm o governo como foco central. As massas vão se formando como se alinhadas a um mesmo sentimento”, explicou a psicanalista.

Movimento inédito na história intriga estudiosos

Protesto apartidário, sem líder único, via internet e com pauta aberta tem futuro imprevisível

O Dia
Rio - Desenhar o cenário de qual será o rumo do movimento que arrasta multidões de norte a sul do Brasil é uma tarefa que sociólogos, por enquanto, preferem não arriscar. O modelo de mobilização — apartidário, conectado à internet e com pauta de demandas aberta — é novo e intriga, positivamente, quem vem estudando o comportamento da sociedade brasileira.
Teóricos ouvidos pelo DIA concordam em outro ponto: não há como encaixar o que acontece atualmente com eventos passados da história como 64, Diretas Já, os caras-pintadas e outras manifestações que surgiram no mundo.
Movimento mobilizou o país depois de décadas de silêncio. Desde o ‘Fora Collor’, não se viam manifestações nas ruas
Foto:  Paulo Araújo / Agência O Dia
“É o primeiro movimento em que a população está politizada, e não permite ser conduzida por por partidos e autoridades. Não adianta diminuir o valor da passagem. O povo quer ser ouvido. Quem disse que não tem liderança? Cada grupo que forma aquela multidão tem sua liderança: é o pessoal a favor do aborto, contra, que quer casamento gay, que não quer....É uma multiplicidade de lideranças. O recado é claro: queremos participar, ser respeitados e ouvidos. E o foco é o poder público”, explicou o sociólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), Paulo Baia.
Sem novo partido
Para o sociólogo Orlando Júnior, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional (Ippur), da Ufrj, não deve emergir desses atos um novo partido, mas pode surgir um novo paradigma de mobilização, que é fundado em redes e alguma forma de articulação que vem da multiplicidade de demandas.
Vídeo:  Polícia persegue manifestantes no Centro
“Criar um partido seria repetir um antigo modelo. O movimento tem uma agenda que não se fecha. Está aberta e em construção. O que está acontecendo é um alerta, um grito, para que se amplie o espaço de participação popular e se fortaleça a democracia”, afirmou o estudioso.
De acordo com o juiz e cientista político João Batista Damasceno, a tendência é que a mobilização se esvazie em breve. Ele também não acredita que vá surgir uma nova legenda política a partir dos atos. “Existe um clima de insatisfação geral, que vem se acumulando. Mas o movimento está muito desorganizado”, opina.
Democracia participativa na Internet
A democracia participativa, que parece ser reivindicação quase unânime no furacão plural de pedidos dos manifestantes, tem um novo formato na internet. Não só as convocações para as marchas ganham velocidade com a ferramenta virtual.
Jovens foram às ruas nesta quinta para manifestação
Foto:  Paulo Araújo / Agência O Dia
É lá que o cidadão se sente incluído no movimento. Nos fóruns virtuais sobre os protestos, os jovens participam de votações para escolher o trajeto das passeatas e as novas demandas comuns. “No mundo virtual, a hierarquização é mais horizontal. Por isso, parece realmente ser mais participativo e inclusivo”, afirmou o sociólogo e professor da UFRJ Paulo Baía.
Não é de hoje que as novas tecnologias de informação vêm motivando teses sobre os atuais movimentos na sociedade. O sociólogo espanhol Manuel Castells já defendeu que as relações humanas, cada vez mais, vão acontecer no ambiente de multimídia. É a Era da Informação, que permite reproduzir em vários países protestos que acontecem aqui.
Grupos partidários são hostilizados
Se nas passeatas ocorridas até quarta-feira era possível ouvir o coro dos ‘sem partidos’, na marcha de ontem grupos partidários e sindicâncias firmaram presença caracterizados. Alguns militantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), PCdoB e PSTU foram hostilizados.
Na altura da prefeitura, na Cidade Nova, rapaz que carregava bandeira do PSTU foi agredido. Na Candelária, 10 militantes que vestiam camisas da CUT tiveram suas bandeiras quebradas. Logo depois, manifestantes vaiaram representantes da União da Juventude Socialista e do PCdoB.
Manifestantes entram em confronto no Centro
Foto:  Alex Ribeiro / Agência O Dia
Para evitar polêmica e confrontos, o presidente regional do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio, Jorge Florêncio, preferiu não aderir ao ato ‘Onda Vermelha’, criado em São Paulo pelo presidente nacional Rui Falcão.
O manifesto pedia que filiados fossem às ruas de vermelho e com bandeiras do partido. “A orientação é não levar bandeiras e ir vestido normalmente”, disse Florêncio. O deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) disse que a participação partidária é legítima, mas não defende comando político nas manifestações.
“Os partidos não têm o direito de comandar a manifestação, mas de participar, sim”. Integrante do Movimento Passe Livre (MPL), o professor de História Gabriel Siqueira disse que ‘o movimento é apartidário, e não antipartidário. “Respeitamos todas as causas”.
Psicanalista define: é catarse coletiva
O conceito é usado pela Psicanálise, mas pode explicar em parte o que vem ocorrendo nas ruas do país. A catarse coletiva — termo usado por Sigmund Freud — está na pauta dos estudiosos que buscam entender o comportamento da multidão com cartazes e faixas que tem parado as cidades quase que diariamente.
E, neste sentido, o governante é visto como algoz, que, ao ser confrontando pela massa, provoca uma sensação coletiva de libertação psíquica.
“É como se eles (as pessoas que estão no protesto) expelissem um sentimento que estava oprimido. No inconsciente coletivo, esses governantes representam uma figura de autoridade que eles querem desafiar”, afirmou a psicanalista Roberta Bueno, que é da Escola Lacaniana de Psicanálise (RJ).
É resgatando Freud novamente e sua “psicologia das massas” que pode-se encontrar mais reflexões sobre o fenômeno brasileiro “vem para as ruas”. Trata-se de uma aglomeração formada por indivíduos com históricos e demandas diferentes, mas que alimentam uma espécie de alma coletiva de revolta.
“As pessoas estão indo para as ruas cada uma com uma questão pessoal, mas que têm o governo como foco central. As massas vão se formando como se alinhadas a um mesmo sentimento”, explicou a psicanalista.
Corpo de bebê é encontrado no Rio Paraíba do Sul
 Publicação: quinta-feira, 20 de junho de 2013 (14:59)


O corpo de um bebê aparentemente recém-nascido foi encontrado, na manhã desta quinta-feira, boiando no Rio Paraíba do Sul, em Barra do Piraí. Segundo a Polícia Civil, o feto foi retirado das águas pelo Corpo de Bombeiros, nas proximidades da Ponte Irmãos di Biase, no Centro.
Ainda de acordo com a polícia, o feto é do sexo masculino e aparenta ter nove meses de gestação. O corpo foi retirado do rio com o cordão umbilical e a placenta.
O delegado José Mario Salomão de Omena afirmou que ainda não é possível afirmar se houve homicídio ou se o bebê já nasceu morto e foi jogado no rio. “Ainda não temos muitas informações e somente a perícia vai nos fornecer os detalhes”, disse.
Seja verdadeiro consigo mesmo

quinta-feira, 20 de junho de 2013

o melhor e o bom
Estamos obcecados com “o melhor”. Não sei quando foi que começou essa mania, mas hoje só queremos saber do “melhor”. Tem que ter o melhor computador, o melhor carro, o melhor emprego, a melhor dieta, a melhor operadora de celular, o melhor tênis, o melhor vinho.

Bom não basta. O ideal é ter o top de linha, aquele que deixa os outros pra trás e que nos distingue, nos faz sentir importantes, porque, afinal, estamos com “o melhor”.
Isso até que outro “melhor” apareça – e é uma questão de dias ou de horas até isso acontecer. Novas marcas surgem a todo instante. Novas possibilidades também. E o que era melhor, de repente, nos parece superado, modesto, aquém do que podemos ter.
O que acontece, quando só queremos o melhor, é que passamos a viver inquietos, numa espécie de insatisfação permanente, num eterno desassossego. Não desfrutamos do que temos ou conquistamos, porque estamos de olho no que falta conquistar ou ter.
Cada comercial na TV nos convence de que merecemos ter mais do que temos. Cada artigo que lemos nos faz imaginar que os outros (ah, os outros…) estão vivendo melhor, comprando melhor, amando melhor, ganhando melhores salários. Aí a gente não relaxa, porque tem que correr atrás, de preferência com o melhor tênis.
Não que a gente deva se acomodar ou se contentar sempre com menos. Mas o menos, às vezes, é mais do que suficiente.
Se não dirijo a 140, preciso realmente de um carro com tanta potência? Se gosto do que faço no meu trabalho, tenho que subir na empresa e assumir o cargo de chefia que vai me matar de estresse porque é o melhor cargo da empresa? E aquela TV de não sei quantas polegadas que acabou com o espaço do meu quarto? O restaurante onde sinto saudades da comida de casa e vou porque tem o “melhor chef”? Aquele xampu que usei durante anos tem que ser aposentado porque agora existe um melhor e dez vezes mais caro? O cabeleireiro do meu bairro tem mesmo que ser trocado pelo “melhor cabeleireiro”?
Tenho pensado no quanto essa busca permanente do melhor tem nos deixado ansiosos e nos impedido de desfrutar o “bom” que já temos.
A casa que é pequena, mas nos acolhe. O emprego que não paga tão bem, mas nos enche de alegria. A TV que está velha, mas nunca deu defeito. O homem que tem defeitos (como nós), mas nos faz mais felizes do que os homens “perfeitos”. As férias que não vão ser na Europa, porque o dinheiro não deu, mas vai me dar a chance de estar perto de quem amo. O rosto que já não é jovem, mas carrega as marcas das histórias que me constituem. O corpo que já não é mais jovem, mas está vivo e sente prazer.
Será que a gente precisa mesmo de mais do que isso? Ou será que isso já é o melhor e na busca do “melhor” e a gente nem percebeu?

Protestos impulsionam indústria do gás lacrimogêneo

Apesar de crise econômica, manifestações em vários cantos do mundo garantem alta demanda por produto 'não letal' polêmico.

Protestos impulsionam indústria do gás lacrimogêneo (Foto: AFP)Protestos impulsionam indústria do gás lacrimogêneo (Foto: AFP)
Em meio à crise econômica e às várias medidas de austeridade adotadas por vários países, especialmente no Ocidente, um setor da indústria está se dando bem: os fabricantes de gás lacrimogêneo.
Desde a Primavera Árabe (iniciada no final de 2010), o mercado de segurança interna no Oriente Médio teve um aumento de 18% em seu valor, chegando próximo aos 6 bilhões de euros (R$ 17,4 bilhões) em 2012.

Usado por forças de segurança do mundo inteiro para dispersar manifestações, as bombas de gás lacrimogêneo também tiveram destaque recente nas imagens da evacuação do Parque Gezi em Istambul no último fim de semana e da repressão aos protestos em diversas cidades brasileiras contra o aumento das tarifas de transporte público e os gastos excessivos na organização da Copa do Mundo 2014.
Egito e Tunísia estão aumentando suas compras de equipamentos para controle de distúrbios no momento em que negociam empréstimos com o FMI para cobrir seus buracos orçamentários.
Na zona do euro, afetada pela crise financeira, as coisas não são muito diferentes. O orçamento de 2012 do governo espanhol de Mariano Rajoy enfrenta cortes em praticamente todas as áreas, mas em equipamentos antidistúrbios o gasto passa de cerca de 173 mil euros a mais de 3 milhões em 2013.
A pesquisadora Anna Feigenbaum, que investiga a história política do gás lacrimogêneo na Universidade de Bournemouth, na Grã-Bretanha, acredita que a austeridade e o aumento dos gastos com segurança interna andam de mãos dadas.
'Com a austeridade houve uma intensificação dos protestos e do uso do gás lacrimogêneo. Nesse sentido, a Grécia está na vanguarda', disse à BBC. Para a indústria do gás, nada como as crises econômico-sociais.
A Turquia é um dos casos com mais cobertura midiática, mas um mapa ( ) dos protestos no mundo onde o gás lacrimogêneo foi usado, elaborado por Feigenbaum, mostra a expansão do mercado desde janeiro de 2013.
Como se pode ver no mapa, os protestos contidos com o uso do gás vão desde manifestações contra o estupro de uma mulher na Índia a protestos dos estudantes no Chile e dos professores no México, ou de trabalhadores na França e na Espanha.
Fabricantes
A organização internacional War Resister League (Liga dos Resistentes à Guerra, em tradução livre), que tem uma campanha específica contra o gás lacrimogêneo, identificou a presença de empresas americanas como Combined Systems Inc., Federal Laboratories e NonLethal Technologies da Argentina até a Índia; de Bahrein, Egito e Israel a Alemanha, Holanda, Camarões, Hong Kong, Tailândia e Tunísia.
A brasileira Condor Non-Lethal Technologies, uma das principais provedoras da Turquia, vende seus produtos a 41 países.
Durante a Primavera Árabe, empresas americanas exportaram 21 toneladas de munição, o equivalente a cerca de 40 mil unidades de gás lacrimogêneo.
Em termos de manejo de protestos, nada mudou com a democratização egípcia. Esse ano, o ministério Interior encomendou cerca de 140 mil cartuchos de gás lacrimogêneo ao mesmo elenco de exportadoras americanas.
Em fevereiro, o porta-voz do Departamento do Estado americano, Patrick Ventrell, defendeu o outorgamento de licenças para a exportação a essas empresas, dizendo que o gás lacrimogêneo 'salva vidas e protege a propriedade'.
A empresa brasileira Condor Non-Lethal Technologies usa argumentos semelhantes.
'As tecnologias não letais são projetadas para incapacitar temporariamente as pessoas sem causar danos irreparáveis ou morte. Seus efeitos são totalmente reversíveis. De acordo com uma recomendação da ONU em 1990, a polícia tem de fazer um uso proporcional da força por meio de armas não letais em consonância com os direitos humanos e o respeito à vida', disse um porta-voz da companhia à BBC.
A expressão 'não letal' aparece no nome e marca de muitas companhias. Mas o uso dessa expressão é contestado por especialistas e grupos defensores de direitos humanos, que também questionam a relação próxima entre a indústria, as forças militares e de segurança e governos, que permitiu que o uso do produto fosse se consolidando como arma repressiva favorita ao longo das últimas décadas.
Normalização
Na Primeira Guerra Mundial, o gás lacrimogêneo era classificado como arma química. Mas a partir daí, entrou um cena a força do lobby industral-militar-governamental, como explicou Anna Feigenbaum.
'Por pressão dos governos e das corporações, mudou-se o nome de 'arma química' a 'irritante químico' ou 'instrumento de controle de distúrbios'. Isso produziu uma normalização. O gás que começou a ser usado no 'controle de multidões' na década de 30 se generalizou a partir dos anos 60', disse.
Uma pesquisa pedida pelo governo britânico sobre o uso de gás lacrimogêneo no fim dos anos 1960 na Irlanda do Norte contribuiu de forma particularmente significativa para essa normalização.
A investigação concluiu que não havia perigo nem para mulheres grávidas, nem para idosos, uma afirmação duramente criticada pela Anistia Internacional e pela ONG Médicos pelos Direitos Humanos.
Ambas as organizações sustentam que não é preciso ser mais velho ou estar grávida para sentir efeitos 'irreversíveis' dessas armas não letais. Entre as mortes mais recentes atribuídas ao uso de gás lacrimogêneo figuram a do adolescente Ali Al-Shiek Bahrain no ano passado e a do palestino Mustafa Tamini no final de 2011.
'Surpreende que, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos aprovam o fornecimento de armas a rebeldes sírios por causa da suposta evidência de ataques químicos ordenados pelo governo de Assad, (os Estados Unidos) tolerem a exportação de gás lacrimogêneo. Nenhum governo deveria aprovar ou pagar pelo uso de armas químicas', disse à BBC Mundo Kimber Heinz, da ONG Liga dos Resistentes à Guerra.
Manifestação de quinta está mantida em São Paulo e no Rio!
A revogação do aumento de R$ 0,20 nas tarifas de transporte público de São Paulo, anunciada na tarde desta quarta-feira, 19, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), não impedirá a realização do sétimo grande ato contra o aumento das passagens, marcado para acontecer nesta quinta, 20, às 17h, na praça do Ciclista, na avenida Paulista. Também no Rio e em outras cerca de 80 cidades pelo país - entre elas 17 capitais - mais de um milhão de pessoas se comprometeram, através das redes sociais, a comparecer aos protestos desta quinta.
Representantes dos movimentos que organizaram a série de protestos em São Paulo deliberaram pela manutenção do ato, em solidariedade aos manifestantes de outras cidades do país e como forma de ratificar "que essa conquista só foi possível porque fomos às ruas", disse Maurício Costa, presidente do PSOL de São Paulo.
Maurício e integrantes do movimento, entre eles o Passe Livre, que articulou os protestos, estavam reunidos no Sindicato dos Advogados, na região central da capital, quando souberam pela imprensa que Haddad e Alckmin fariam o anúncio relativo ao valor da tarifa. "Ficamos sabendo pela mídia. Estávamos reunidos para organizar a manifestação de amanhã", afirmou o presidente do PSOL de São Paulo.
Logo após o anúncio da redução de tarifa, os membros do Movimento Passe Livre se reuniram em um bar para comemorar. Eles afirmam que a luta agora é pela tarifa zero. "O MPL agora é, de fato, Passe Livre", disse Pedro Bernardo, 28.
Rio
Também no Rio de Janeiro, os organizadores do movimento que protesta contra o valor das passagens do transporte e contra os gastos nos eventos esportivos decidiram manter a manifestação desta quinta.
Inicialmente está previsto que eles vão caminhar da Igreja da Candelária até a Prefeitura, mas já há, na internet, quem defenda que a passeata termine no estádio do Maracanã, onde será realizada partida entre Espanha e Taiti pela Copa das Confederações.
“Mesmo com a diminuição da passagem, o ato está confirmado. É muito mais que 20 centavos que queremos. Eduardo Paes afirmou que a redução será paga com recursos públicos (saúde, educação...). Queremos que seja paga do lucro dos empresários”, diz texto na página do Facebook que convoca para o protesto no Rio.
Ônibus tem vidros quebrados em Barra Mansa
 Publicação: quarta-feira, 19 de junho de 2013 (18:7)

Atualizada às 22 horas - Embora pacífico a maior parte do tempo, o movimento contra o preço da tarifa de ônibus em Barra Mansa registrou também atos de vandalismo na noite desta quarta-feira. Um grupo de manifestantes soltou explosivos conhecidos como “cabeça de nego”, chutou portas de lojas e investiu contra um ônibus, que teve vidros quebrados a pedradas. No entanto, ninguém se feriu. O veículo foi cercado no viaduto próximo da sede da prefeitura, quando seguia em direção a Vila Maria.
A manifestação reuniu cerca de cinco mil pessoas, segundo avaliação de policiais militares que ficaram de prontidão. No Ano Bom, um grupo teria tentado depredar um ônibus, sendo impedido por outros participantes.
Os manifestantes começaram a se concentrar na Praça da Matriz São Sebastião, no Centro, por volta das 16 horas. Cerca de duas horas depois, com o movimento engrossado, eles ocuparam a Avenida Joaquim Leite, a principal da cidade, saindo em passeata pela cidade. Inicialmente, a proposta era seguir até o Jardim das Preguiças, também no Centro, perto de onde fica a sede do sindicato das empresas de ônibus.
No entanto, o percurso foi alterado e os manifestantes seguiram em direção à prefeitura, subindo pelo viaduto que fica em frente à sede da administração municipal, onde houve o ato de vandalismo contra o ônibus. Depois, eles retornaram para a Avenida Joaquim Leite.
O comércio na região central da cidade fechou mais cedo e, segundo informações do público, algumas linhas de ônibus teriam parado de circular. Carregando faixas e cartazes, os manifestantes também pedem melhorias na saúde e na educação e conclamam as pessoas que assistem à passagem da passeata a aderir ao movimento.
Mais cedo, o prefeito Jonas Marins declarou, segundo sua assessoria de imprensa, ser a favor das manifestações e, inclusive, incentivou a participação dos cidadãos da cidade.  O prefeito afirmou ainda que ficou “muito satisfeito pela população de Barra Mansa ter saído à frente de outros municípios da região com relação à organização de manifestações”.
- Jonas deseja que os protestos sejam sempre pacíficos e, que assim sendo, são mais um exemplo da maturidade da democracia e da população da cidade – informou a assessoria.
O prefeito declarou que, “como sempre, está aberto ao diálogo e pronto para receber uma comissão dos manifestantes”.
Manifestações em Valença e Vassouras
Na tarde desta quarta-feira houve manifestação em Valença. Moradores foram para as ruas centrais da cidade carregando bandeiras e cartazes. De acordo com a Polícia Militar, os ativistas saíram do Jardim de Cima, no Centro, seguindo em direção à prefeitura.
A PM acompanhou o ato e informou que foram cerca de 300 pessoas nas ruas.A manifestação foi pacífica.
Em Vassouras, a Câmara Municipal, no Centro, foi determinada como ponto de encontro da manifestação. No fim da tarde, os manifestantes reuniram em frente ao prédio, de onde saíram em caminhada pela cidade, acompanhada pela Polícia Militar.
Não houve tumultos. Segundo a PM, a marcha reuniu cerca de 1,5 mil moradores.
Protestos no Brasil ecoam nas comunidades brasileiras no exterior
   
Publicado em 19/06/2013, às 09h36
   
Última atualização em 19/06/2013, às 09h36

Brasília

Os protestos ocorridos no Brasil ecoaram nas comunidades brasileiras no exterior, registrando manifestações de apoio em várias cidades do mundo. Com humor e firmeza, os manifestantes avisaram que querem mudar o Brasil e faziam referência aos preços das passagens de ônibus. Brasileiros que vivem em Tóquio (Japão), Toronto e Montreal (Canadá), Washington e Miami (Estados Unidos), Londres (Reino Unido) e Lisboa (Portugal) saíram às ruas com cartazes em favor das reivindicações. As infomações são da Agência Brasil.

Em Tóquio, cidade que será visitada pela presidenta Dilma Rousseff na próxima semana, os brasileiros que vivem no Japão usam as redes sociais para convocar os protestos em apoio às manifestações no Brasil, mencionando a elevação dos preços das passagens de ônibus e a necessidade de investir mais em educação. O primeiro protesto no Japão está marcado para o dia 23 (domingo), no Parque Yoyogi, no centro de Tóquio.

No Canadá, duas cidades registraram protesto: Montreal e Toronto. Intitulado O Ato de Toronto, com a participação de cerca de 500 pessoas, a ação ocorreu em frente à Câmara Municipal da cidade. Os manifestantes usavam verde e amarelo e alguns pintaram o rosto das mesmas cores.

Em Montreal, um grupo de pouco mais de 100 brasileiros fez uma manifestação no último domingo (16), de forma pacífica. Em frente ao complexo Westmount Square, onde fica o Consulado-Geral do Brasil, eles cantaram o Hino Nacional. Também no Canadá os manifestantes usaram as redes sociais para organizar os protestos.

Nos Estados Unidos, as comunidades brasileiras saíram às ruas em Washington e Miami. Nos últimos dias, eles levaram cartazes em apoio aos protestos e concentraram-se na entrada principal do Consulado-Geral do Brasil, no centro de Washington. Nos cartazes, havia frases como: "Desculpe-nos o transtorno - estamos mudando o Brasil (de qualquer lugar do mundo)", "Nós estamos em todos os lugares" e "Estaremos na Casa Branca a partir das 13h". Flores de papel foram dispostas ao lado dos cartazes.

Em Miami, os brasileiros ocuparam a Praça Bayside, no centro da cidade. Eles também levavam cartazes com frases como "Miami apoia o Brasil", "O gigante acaba de despertar" e "Mamãe não se preocupe, estou mudando o Brasil!". Houve ainda protestos em Londres e em Lisboa em apoio às manifestações no Brasil.
Proposta da CSN tem 95,74% de rejeição
   
Trabalhadores da CSN aproveitam horário de almoço para votar
Mobilização: Trabalhadores da CSN aproveitam horário de almoço para votar

Pela segunda vez durante a atual campanha salarial, os metalúrgicos da CSN rejeitaram a proposta da CSN. Dos 6.598 trabalhadores que votaram, 6.317 escolheram o ‘não', o que representa um índice de rejeição de 95,74% - pouco mais do que os 95,29% da votação anterior, que também teve um número ligeiramente menor de participantes, já que em 3 de junho 6.301 pessoas votaram.  A apuração foi acompanhada por representantes da CSN, mas a empresa ainda será comunicada oficialmente do resultado, em correspondência em que o sindicato convocará a empresa para a retomada das negociações.

O resultado, mais uma vez, acompanhou a recomendação feita pelo  presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Renato Soares, que considerou "insignificante" o avanço feito pela empresa da proposta que foi a votação em 3 de junho para a votada ontem. De acordo com Renato Soares, a votação de ontem foi realizada apenas para que a empresa não acusasse o sindicato de intransigência, e configura o que ele chama de "estratégia conta-gotas":

- Eles fazem uma proposta absurda, os trabalhadores rejeitam. Aí, fazem outra um pouquinho melhor, só para ser rejeitada de novo. Me parece uma maneira de tentar vencer pelo cansaço, mas o sindicato não vai aceitar essa negociação a conta-gotas. Vamos exigir agora que a CSN apresente uma proposta robusta, que realmente interesse aos metalúrgicos. Minha intenção é que na próxima votação haja uma proposta melhor, que não precisemos recomendar que seja rejeitada. Aí, deixaremos o trabalhador decidir entre o acordo ou a greve - disse o sindicalista.

De acordo com Renato, quando isso acontecer, será seguido o procedimento determinado na lei de greve: a assembleia será convocada pelo sindicato e o resultado - caso haja a rejeição - será comunicado à empresa com 48 horas de antecedência, para só depois ser iniciada a paralisação.

A proposta votada e rejeitada ontem pelos metalúrgicos da CSN foi a seguinte: reajuste salarial pelo INPC (7,16%), a ser aplicado em julho/2013, com teto máximo de reajuste de R$ 400,00; aumento no cartão alimentação de R$ 275,00 para R$ 290,00, retroativo a maio/2013, mantida a participação de 5% do trabalhador e crédito adicional de R$ 150,00 em dezembro/2013, sem participação. O item mais polêmico foi a incorporação da diferença da bonificação de férias (que a CLT determina 1/3 do salário e a empresa paga 70%, sendo uma diferença de 36,77%) no salário do trabalhador. Isso resultaria em um acréscimo de aproximadamente 2,75% no salário, trocando o abono de férias maior por aumento real.

Em entrevista publicada no boletim do sindicato, Renato Soares explicou os motivos pelos quais recomenda a rejeição da proposta: segundo ele, o sindicato, sob sua gestão, não "está aqui para entregar os direitos dos trabalhadores". Ele afirma que essa era a política praticada pela gestão anterior mais condenada por ele, quando na oposição, e que, nem na crise de 2008, quando a CSN fez de tudo para voltar com o turno de oito horas, o sindicato cedeu.

- A bonificação de férias vai continuar a ser paga a 70% - resume Renato.

O sindicalista também afirma que, como a data-base do acordo é maio, não recomendará a aceitação de nenhuma oferta que não seja retroativa àquele mês.

Sobre o Banco de Horas, Renato afirma que muitos dos trabalhadores do turno são buscados em casa para trabalharem em suas folgas e ficam depois do horário, gerando assim muitas horas-extras, que já viraram parte e seus salários e do seu padrão de vida.

"Por isso, o sindicato não concorda com o Banco de Horas. Se o pessoal da área administrativa se interessar pela criação do Banco de Horas - para poderem viajar ou aumentarem seu descanso - podemos pensar em realizar um plebiscito com o pessoal do administrativo, mas apenas para eles", conclui Renato.

Cinco mil saem às ruas de Barra Mansa

Cerca de cinco mil pessoas (segundo a Polícia Militar) participaram nesta quarta, no Centro de Barra Mansa, de uma manifestação do Movimento Passe Livre (MPL) que está acontecendo em todo o país. O clima entre os manifestantes foi pacífico em praticamente em todas as quatro horas de mobilização.

Os próprios manifestantes conseguiram impedir na maior parte do tempo a ação de vândalos, que chegaram a quebrar uma janela de um ônibus da Viação Auto Comercial, soltaram bombas de pequeno porte e destruíram algumas lixeiras.

A passeata seguiu pela Avenida Joaquim Leite, passando pela Ponte dos Arcos, Ano Bom e a sede da prefeitura até retornarem ao ponto inicial do protesto, que foi encerrado pouco depois das 21 horas.

Um dos líderes do movimento, Vitor Soares, tentou acabar com a manifestação na Praça das Nações Unidas, mas a proposta foi recusada.

- Nossa intenção era finalizar aqui no Ano Bom, mas não conseguimos conter as pessoas. O que posso dizer é que por parte da organização a manifestação termina por aqui - relatou.

O grupo que tentava provocar atos de vandalismo colocou fogo em papelões deixados pelo comércio e sacos de lixo. Algumas pessoas misturadas aos manifestantes tentaram assaltar participantes do movimento quando a passeata já havia praticamente terminado. Ninguém foi preso até o fechamento desta edição.

O comércio nas proximidades da Praça da Matriz foi fechado mais cedo, e algumas escolas - principalmente as particulares - liberaram os alunos antes do término das aulas.

Carolina Ferreira
Manifestantes fecharam a Avenida Joaquim Leite
Manifestação: Manifestantes fecharam a Avenida Joaquim Leite

Participação

De acordo com um dos organizadores da manifestação, Wescrey Portes Pereira, o ato segue em apoio a todos os movimentos que surgiram pelo país.

- Nosso ato não é contra os políticos, é a favor do povo que precisa reivindicar. É pensar que o jovem é um ser político - disse Wescrey.

Eles se reuniram no final da tarde na Praça da Matriz, onde fecharam o trânsito, entoaram frases de protesto, cantaram o hino nacional e aqueles que demonstraram vontade de se expressar tinham um microfone à sua disposição. "O Brasil é um país de absurdos, o brasileiro trabalha cerca de três dias para ganhar um. É um descaso com a Saúde e com a Educação", desabafou o músico Vander Domingos.

Pessoas de várias idades apoiaram a manifestação.

- O que está acontecendo aqui é muito importante, temos que apoiar os jovens e participar. É uma forma de lutar contra tudo o que está errado no país - expressou a psicóloga Rosangela Gonçalves, de 58 anos.

Outras pessoas comentaram o fato de a nova geração estar indo para as ruas: "É a primeira vez que vejo a juventude se manifestar, isso mostra que eles acordaram, quero um mundo melhor para meus filhos. Nossa Saúde e Educação estão péssimas, espero que este ato venha mudar alguma coisa para melhor", contou a cabelereira Vanessa de Oliveira Souza que, mesmo grávida de seis meses, fez questão de participar e levar os outros dois filhos, de sete e doze anos.

Não só moradores de Barra Mansa participaram do ato: entre os manifestantes havia pessoas de Volta Redonda, Itatiaia e Resende, entre outras cidades região.

- Esperava por isso há muitos anos. Sou de Volta Redonda e fiz questão de vir a Barra Mansa para participar. Estava na hora da população se manifestar de verdade - ressaltou o jornalista Davi Tedesco.

Jonas Marins divulga nota

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins (PC do B), declarou através de nota que é a favor das manifestações na cidade e em todo o país. Ele, inclusive, disse que incentiva a participação dos cidadãos barramansenses.

Marins afirmou ainda que ficou muito satisfeito pela população de Barra Mansa ter saído à frente de outros municípios da região com relação à organização de manifestações. Ele desejou ainda que os protestos sejam sempre pacíficos para que, dessa forma, sejam mais um exemplo da maturidade da democracia e da população da cidade.

Para encerrar, Jonas declarou que, como sempre, está aberto ao diálogo e pronto para receber uma comissão dos manifestantes.

Volta Redonda, Resende e Angra dos Reis terão manifestações nesta quinta-feira

Outras três cidades da região têm manifestações programadas para a tarde de hoje. Em Volta Redonda, a manifestação está marcada para começar às 16 horas na Praça Sávio Gama, no Aterrado. Em Resende, eles vão percorrer as ruas do Centro da cidade a partir das 18 horas. Outro município que terá mobilização hoje é Angra dos Reis, a partir das 16 horas, na Praça do Peixe, no Centro.

As reivindicações em cada cidade

Resende:

-Um projeto parar criar uma lei através de abaixo assinado com relação ao monopólio de uma só empresa de transporte

-Melhoria na qualidade do trabalho da empresa São Miguel

-Melhorias no trânsito de Resende e para a mobilidade pública da cidade

-Fim do monopólio na prestação de serviços de transporte coletivo

Angra dos Reis

-Melhoria não só na qualidade dos transportes públicos e diminuição das tarifas, mas também melhoria nas áreas da Saúde e Educação, entre outras

Volta Redonda:
-Pela aplicação do Bilhete Único

-Por uma política de Mobilidade Urbana

-Pela implementação do passe livre irrestrito para estudantes secundaristas, tecnicistas, universitários e afins

-Pensar um modelo de transporte realmente público, que não esteja a serviço do setor privado e do lucro destes empresários

-Pensar a estruturação de projeto de transporte público de tarifa zero

-Garantir a melhoria nas condições de trabalho, dos trabalhares e trabalhadoras do transporte público

Suser se antecipa e apresenta esquema do Bilhete Único

Antecipando-se ao principal pedido que será feito hoje pelos manifestantes de Volta Redonda, a Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários) anunciou em release enviado à imprensa que realizará na próxima quinta-feira uma apresentação para mostrar como o Bilhete Único vai funcionar.

O encontro - que acontecerá às 19 horas no auditório do Colégio João XXIII, no bairro Retiro - tem o objetivo de esclarecer dúvidas dos usuários. A expectativa é que a finalização da implantação do projeto e o início das atividades sejam realizados até o fim do mês de dezembro.

O diretor-presidente da Suser, Paulo Barenco, explicou que o cronograma estabelecido para o desenvolvimento da implantação do projeto está sendo cumprido.

As etapas posteriores, segundo Barenco, envolvem as audiências públicas e os processos de licitação. Ele esclareceu que as mudanças durante os períodos citados aumentarão o tempo do início das atividades.

20/06/2013 00:01

Aracy de Almeida morreu em 1988


Aracy de Almeida é mais conhecida como jurada, mas a Dama do Encantado, ou a Dama da Central, ficou mais conhecida como jurada do programa Show de Calouros, do Sílvio Santos, mas Aracy foi a melhor intérprete de Noel Rosa, segundo ele próprio: "Aracy de Almeida é, na minha opinião, a pessoa que interpreta com exatidão o que eu produzo".
Apresentação: Luiz Cláudio Canuto
A Fé não discute
Enquanto cruzávamos um largo canal, a névoa era tão espessa que não podíamos ver a água que nos rodeava.

Mas o barco seguia firme o seu curso, um radar mostrava ao piloto tudo o que estava no caminho.
De fato, na tela se podia distinguir um rastro luminoso que revelava a presença de uma embarcação diante de nós, mas ainda distante.
O radar penetrava através da névoa e o fazia visível.
A fé também é um tipo de radar que revela o invisível através das nuvens das nossas dificuldades.
A fé não discute, simplesmente crê no que DEUS disse.
Por exemplo, quando se trata da criação do universo, a fé reconhece que os mundos não são resultado da casualidade, mas que foram criados pela Palavra de DEUS.
Nisso há uma profunda segurança para a fé.
Pelo contrário, as numerosas hipóteses que têm sido propostas para excluir o DEUS Criador, só oferecem insegurança, pois são contraditórias entre si.
Por trás disso está Satanás, que quer induzir o ser humano a desconfiar do Criador e destruir o relacionamento de Suas criaturas com Ele.
Desde o jardim do Éden, a maneira satânica de falar é a mesma: “É assim que Deus disse…?” (Gênesis 3:1).
A fé, portanto, não é uma espécie de auto-sugestionamento que se apoia em sentimentos passageiros e instáveis.
Primeiramente é a convicção inabalável que DEUS existe e, em segundo lugar, de que Ele é verdadeiro no que diz.
“Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no SENHOR.” Salmos 112.7
“Porque andamos por fé, e não por vista”. II Corintios 5.7
“Sem fé é impossível agradar-lhe [a Deus] “. Hebreus 11.6.
transforme irritação em pérolas
“Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.” Mateus 13.45,46

Meditando nesses versículos, Deus falou ao meu coração sobre como é formada uma pérola.
O que é uma pérola?
A pérola é uma joia rara, perfeita, que não precisa ser lapidada.
Ela já é pronta para ser utilizada, admirada, adornada.
É surpreendente a formação de uma pérola, pois ela é formada a partir de uma substância que os moluscos produzem, o nácar.
Eles produzem essa substância como reação a corpos estranhos que invadem seu organismo, um grão de areia por exemplo.
Esse corpo estranho causa uma irritação, um incômodo tão grande, que ele, para se defender, de evitar que esse corpo estranho o machuque, começa então a cobri-lo com o nácar, transformando assim aquilo que está causando a irritação numa linda e preciosa pérola.
Na vida também temos muitos “corpos estranhos” que invadem nosso mundo. As áreas de nossa vida. Seja emocional, profissional, financeira, familiar ou física. Esses corpos causam uma irritação, um incômodo, que não conseguimos ter paz.
Muitas vezes passamos por certas provações, irritações, que não entendemos o porquê de estarmos vivendo aquilo.
Mas a nossa irritação pode ser transformada numa pérola, em algo que agrade o nosso Deus e o honre, porque só Ele é digno de toda honra e toda glória.
Sei que é difícil aceitar certas dificuldades, mas na maioria das vezes, enfrentamos as situações da forma mais difícil, ou seja, tentando nos livrar delas.
Mas Deus nos fala que não devemos nos livrar dessas irritações, mas transformá-las em pérolas, pérolas boas e de grande valor. “O reino dos céus é semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.” (Mateus 13 45-46.)
Nós somos a Noiva do Senhor e devemos nos enfeitar para Ele com nossas pérolas.
Deus quer nos ajudar a transformar nossas irritações em pérolas.
Não devemos murmurar, mas crer e agir, pois é na tribulação que somos confrontados.
É a irritação que nos tira do lugar cômodo, que nos tira da zona de conforto, para podermos produzir a substância que transforma tudo que nos causa dor em pérola, em uma linda joia.
Você já percebeu que são nos momentos difíceis que descobrimos qualidades, talentos que não sabíamos que tínhamos?
É na dificuldade que somos usados como testemunho para ganhar vidas para o Reino.
É muitas vezes na tribulação que passamos a valorizar mais a vida e as pessoas.
Em tempos difíceis podemos sim viver os planos de Deus para nossas vidas, pois muitas vezes é esse o tempo de sacudir os alicerces para que possamos caminhar rumo a concretização desses planos.
O Senhor está abrindo um novo caminho pra mim e pra você nesse tempo de reforma, de reavaliação e de reconstrução.
Tomemos posse. Sigamos em frente!
Desculpe-me
Quando meu genro e eu participamos de um evento desportivo, gostamos de observar o jogo e as pessoas à nossa volta.
Uma dessas pessoas demonstrou o lado mau e o lado bom da humanidade. Aparentemente, aquele homem não conseguia encontrar seu lugar na arquibancada. Enquanto procurava, ficou em pé exatamente entre nós e o campo. O homem sentado à nossa frente também teve sua visibilidade bloqueada; e disse ao outro: “Você poderia mudar de lugar? Não conseguimos enxergar”.
O homem perdido respondeu, com sarcasmo: “Que pena”. Uma segunda solicitação recebeu uma resposta semelhante, embora mais inflamada. Finalmente, o homem mudou de lugar. Mais tarde, veio a surpresa, Ele voltou e disse ao homem cuja visão bloqueara: “Ei, desculpe-me. Eu estava chateado por não conseguir encontrar meu lugar”. Eles deram um aperto de mãos e o incidente terminou bem.
Aquela interação me fez pensar. Ao vivermos lutando para encontrar nosso caminho, as situações podem frustrar-nos e nos fazer reagir de maneira não-cristã. Assim, devemos pedir a Deus para nos dar a coragem de pedir perdão àqueles que ofendemos. Segundo Jesus, a nossa adoração depende disso (Mateus 5:23-24).
Quando a reconciliação se torna uma prioridade, honramos a Deus. Após nos reconciliarmos uns com os outros, podemos desfrutar da comunhão com o nosso Pai celestial.


Rochedo Que Abriga
Certa vez, durante minhas férias, andei por todo o contorno da margem de um grande lago. Conforme me aproximava de uma pilha de cascalhos, percebi um pequeno refúgio entre as rochas e observei que uma pequena planta havia criado raízes ali. A planta parecia estar absorvendo a quantidade certa de luz solar e água e estava recebendo também algo mais: proteção. Nenhum aguaceiro ou tempestade de vento prejudicaria suas delicadas folhas.
O habitat seguro da planta me fez lembrar estes versos de um hino: “Rocha eterna, fendida por mim, quero me esconder em Ti”. Estas palavras expressam o que muitos de nós queremos quando nos deparamos com pessoas mal-intencionadas – pessoas definidas por orgulho, crueldade e uma falta de consideração com Deus (Salmo 94:4-7). Quando somos alvo do mau procedimento de alguém, podemos nos lembrar do testemunho do salmista: “Mas o SENHOR é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo” (Salmo 94:22).
Como nossa rocha, Deus é fidedigno e forte. Como nosso baluarte, Ele pode prover segurança até que os problemas passem. O salmista lembra que: “… sob suas asas, estarás seguro…” (Salmo 91:4). Tendo Deus como nosso defensor, não precisamos temer o que os outros farão. Podemos confiar que Deus nos dará auxílio quando a provação surgir.
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 20/06/2013
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 25°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--

Sex - 21/06/2013
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 25°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sáb - 22/06/2013
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--
Guarde as ferramentas quando terminar.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Ronaldo se defende após ser massacrado na Internet por vídeo de 2011

Fenômeno disse que declaração de que "não se faz Copa com hospitais" está fora de contexto
Do R7
Ronaldo: "Duvido que nosso país estaria uma vírgula melhor se não tivesse escolhido fazer o Mundial de 14" Fabio Castro/Agif/Gazeta Press
Em meio à onda de protestos que tem tomado conta do Brasil, sobrou até para Ronaldo Fenômeno. Nas últimas horas, um vídeo de 2011 tem ganhado força nas redes sociais e manchado a imagem do ex-jogador e atual membro do Comitê Organizador da Copa de 2014. Na ocasião, ele responde a uma pergunta sobre o destino dos gastos com o Mundial dizendo que “sem estádio, não se faz Copa do Mundo, amigo. Não se faz Copa do Mundo com hospital”.
A repercussão tem sido tanta que Ronaldo resolveu se pronunciar no Twitter sobre o vídeo na manhã desta quarta (19). Para ele, não é certo usar a frase como se ela fosse dita essa semana:

Kaká é a bola da vez! Veja craques que o Timão não conseguiu contratar
Vida boa! Jogadores aproveitam miniférias para curtir e viajar

- Um pessoal postou um vídeo editado com declarações minhas sobre a Copa de dois anos atrás. Posso de fato não ter me expressado tão bem e a edição que eu vi na internet é bastante tendenciosa. Era outro contexto. Não é justo usar como se fosse dito essa semana.
A declaração de Ronaldo foi dada no dia 1º de dezembro de 2011, quando ele foi oficialmente anunciado como membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL). Agora, através do microblog, ele voltou a defender o Mundial:
- A Copa é uma incrível oportunidade para o Brasil. Chance de atrair atenção, investimento, turismo e mais mil coisas. Mas isso não obriga a deixar de investir em questões sociais prioritárias como saúde, educação, transporte, segurança e etc. Afinal, não temos Copa do Mundo desde 1950 e não foi por isso que atingimos excelência em nenhuma dessas causas. São 63 anos sem a Copa e não se viu bilhões destinados às questões sociais.
Ele continuou e aproveitou para defender os protestos:
- Duvido que nosso país estaria uma vírgula melhor se não tivesse escolhido fazer o Mundial de 14. Não sou responsável pela administração do dinheiro público e repudio a corrupção. Tenho sentido orgulho de ver os protestos pacíficos e democráticos pelo país e espero que se espalhem cobrando, todos os anos, a melhor gestão do gasto público.

Fundos estrangeiros deixam Brasil para investir em outros emergentes

Publicidade
 
CAROLINA MATOS ÉRICA FRAGA
DE SÃO PAULO

Folhainvest Sinais mais fortes de retomada da economia americana e dúvidas sobre a recuperação brasileira têm levado investidores estrangeiros a tirar parte dos recursos aplicados no Brasil e transferi-la para outros países emergentes.
Brasil perde fundos para outros países emergentes
O percentual de investimento que o Brasil recebe de fundos de renda fixa voltados a esses mercados chegou ao menor nível histórico no fim de abril, ficando abaixo de 10% pela primeira vez. Os dados, computados desde 2002, são da consultoria EPFR.
O mau humor de investidores com o Brasil teve mais reflexos ontem. O Banco Central colocou US$ 4,5 bilhões no mercado para frear a queda do real e a Votorantim Cimentos desistiu do plano de lançar ações na Bolsa.

Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress
O Brasil tem sofrido mais que outros emergentes com a fuga de recursos, embora a perspectiva de recuperação dos EUA esteja favorecendo a venda generalizada de ativos desses mercados.
A desvalorização de 19,5% da Bolsa brasileira em 2013 supera a queda registrada pelos mercados da China, do México e da Turquia.
Apesar de pequena recuperação recente, a fatia de fundos de ações de países emergentes investida no Brasil está em 12,5%, menos que a média de 14,9% registrada entre o início de 2006 e meados de 2012, segundo a EPFR.
Roberto Padovani, economista-chefe da Votorantim Corretora, diz que o baixo crescimento do Brasil em 2011 e 2012 afugentou estrangeiros de maneira mais intensa que em outros emergentes.
"Essa perda relativa de interesse foi reforçada recentemente pela perspectiva de que a política monetária dos EUA possa mudar de maneira rápida", afirma.
Juros mais altos elevariam a atratividade de aplicações em renda fixa americana.
POLÍTICA FISCAL
Michael Gomez, diretor da Pimco, uma das maiores gestoras de recursos do mundo, diz que a recente retirada do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre investimentos estrangeiros em renda fixa foi um sinal positivo.
Mas, segundo ele, o mercado espera que o governo reduza gastos, contribuindo para o combate à inflação.
O principal fundo da Pimco dedicado a investimentos de renda fixa em países emergentes reduziu a parcela de recursos aplicados no Brasil de 12,1% no fim de 2010 para 6,8% em março de 2013.
Gomez ressalta, no entanto, que o país permanece oferecendo retornos elevados aos investidores.
"O Brasil continua sendo uma parte importante dos nossos investimentos."
SÃO PAULO - Um grupo de manifestantes interditou, na manhã desta quarta-feira, um trecho da rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo, ABC paulista. A pista no sentido capital foi fechada com pneus e pedaços de madeira queimados.
A manifestação começou no km 23 da Anchieta, próximo a alça de acesso que liga a via às avenidas Brigadeiro Faria Lima e Maria Servidei Demarchi e o Terminal de ônibus Ferrazópolis. Cerca de 300 pessoas participam do ato. A interdição começou por volta das 7h20m. Por volta das 8h30m, os manifestantes saíram em passeata.
Eles se dirigem à sede da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
O motivo do protesto são o reajuste das tarifas do transporte e também melhores condições nas áreas da saúde, habitação, transportes e segurança na cidade. Viaturas do Corpo de Bombeiros, que acompanharam o movimento à distância, já apagaram o fogo para liberar a pista da Anchieta interditada.
Dois protestos na capital
Em São Paulo, mais dois protestos acontecem na manhã desta terça-feira. Na Zona Sul, na região do M’Boi Mirim, há 2 mil manifestantes em frente à subprefeitura do bairro. Eles ocuparam totalmente a Estrada do M’Boi Mirim, no sentido Uma comissão deve ser recebida por representantes da prefeitura.
Eles seguram cartazes pedindo a revogação da tarifa de R$ 3,20 e também melhores condições no sistema de saúde no município de São Paulo.
Já na Zona Oeste, a Avenida Francisco Morato, sentido capital, está interditada por 400 pessoas, que se dirigem ao centro da cidade. Eles são integrantes do Movimento Periferia Ativa e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). O ato é em apoio ao Movimento Passe Livre (MPL) na cidade de São Paulo.
Há 390 anos, nascia o filósofo e matemático Blaise Pascal
O francês Blaise Pascal contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a Geometria e a Teoria das Probabilidades. Em Física, estudou a mecânica dos fluidos, e esclareceu os conceitos de pressão e vácuo. É ainda o autor de uma das primeiras máquinas de calcular, e de estudos sobre o Método científico.
Apresentação Salete Sobreira
O uso de armas de fogo em manifestações, eventos públicos e na execução de mandados de manutenção e reintegração de posse está proibido por recomendação da  resolução aprovada nesta terça-feira (18) pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Câmara dos Deputados.

Após manifestos, Romário faz pedido para Seleção: 'Façam um gesto de apoio'

Ex-jogador publicou nota em seu perfil no Instagram sobre recentes protestos

O Dia
Romário pede apoio da Seleção ao povo
Foto:  Divulgação
Rio - Diante das diversas manifestações que seguem acontecedo pelo Brasil, o ex-jogador Romário não ficou calado e também demonstrou seu apoio à população. No entanto, o maior pedido do craque foi direcionado para a seleção brasileira. Em publicação em sua conta no Instagram, o Baixinho pediu que tanto os atletas como os membros da comissão técnica brasileira façam um gesto de apoio para as recentes ações do povo.
"A seleção poderia e deveria também se agigantar e se manisfestar positivamente da sua melhor forma, contra tudo de ruim e negativo que estamos vendo e passando neste momento. Jogadores e comissão técnica, façam um gesto de apoio ao nosso povo", postou Romário, que ainda concluiu com um último apelo.
"Vocês têm esse poder. Usem por favor", finalizou.

  • O Dia
  • » Esporte
  • » Ronaldo: 'Copa não se faz com hospital, mas com estádios'

Ronaldo: 'Copa não se faz com hospital, mas com estádios'

Atacante deu opinião sobre situação do Brasil

O Dia
Rio - Na sua apresentação oficial como membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, Ronaldo falou sobre os gastos públicos que estão sendo feitos para a competição, que são um dos principais motivos dos protesto ocorridos no Brasil nos últimos dias. Para o ex-jogador, a organização do evento não tem pecado.
Ronaldo ao lado de Valcke
Foto:  Carlos Moraes / Agência O Dia
''Está se gastando dinheiro com segurança, saúde, mas sem estádio não se faz Copa. Não se faz Copa com hospital. Tenho certeza que o governo está dividindo os investimentos'', afirmou o Fenômeno.
Segundo o ex-jogador, a Copa do Mundo deixará um real legado para o povo brasileiro, após o seu término.
''O Povo tem de se sentir orgulhoso de pagar imposto e ver que vão ser feitas coisas importantes. Coisas que ficarão para a gente. Teremos estádios, ferrovias, estradas... Tudo ficará para o povo'', disse.
Sobre o custo dos ingressos, Ronaldo garantiu que haverá cerca de 300 mil ingressos com preços populares para o Mundial que será disputado em 2014.
Trabalhadores votam nova proposta de acordo salarial da CSN
   
Trabalhadores votam nova oferta da CSN, novamente com recomendação de rejeição
Retorno: Trabalhadores votam nova oferta da CSN, novamente com recomendação de rejeição
Volta Redonda

Os empregados da CSN votam nesta quarta-feira, em escrutínio secreto, mais uma proposta da empresa, visando o acordo salarial 2013/2014. A proposta foi apresentada em uma rodada de negociação realizada anteontem e o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense vai levá-la a votação para, segundo o boletim emitido ontem, não ser acusado de intransigência. "Depois de uma negociação de mais de duas horas, o avanço na proposta apresentada pela empresa foi insignificante", afirma o boletim. Em função disso, o Sindicato está recomendando aos trabalhadores que rejeitem a oferta da empresa.

No entanto, o boletim não indica que será desta vez que a alternativa à aceitação da proposta da empresa será a greve. No dia sete de junho, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Renato Soares, havia afirmado que na votação seguinte a alternativa ao acordo seria a greve, mas, como a proposta apresentada pela CSN não foi qualificada como "proposta final", como a empresa costuma fazer ao atingir o que considera o limite para suas concessões, é possível que os representantes dos trabalhadores tentem conseguir uma melhora no acordo coletivo antes de colocarem a greve, oficialmente, como uma opção.

A proposta que será votada hoje pelos metalúrgicos da CSN será a seguinte: reajuste salarial pelo INPC (7,16%), a ser aplicado em julho/2013, com teto máximo de reajuste de R$ 400,00; aumento no cartão alimentação de R$ 275,00 para R$ 290,00, retroativo a maio/2013, mantida a participação de 5% do trabalhador e crédito adicional de R$ 150,00 em dezembro/2013, sem participação. O item mais polêmico é a incorporação da diferença da bonificação de férias (que a CLT determina 1/3 do salário e a empresa paga 70%, sendo uma diferença de 36,77%) no salário do trabalhador. Isso resultaria em um acréscimo de aproximadamente 2,75% no salário, trocando o abono de férias maior por aumento real.

Em entrevista publicada no boletim do sindicato, Renato Soares explicou os motivos pelos quais recomenda a rejeição da proposta: segundo ele, o sindicato, sob sua gestão, não "está aqui para entregar os direitos dos trabalhadores". Ele afirma que essa era a política praticada pela gestão anterior mais condenada por ele, quando na oposição, e que, nem na crise de 2008, quando a CSN fez de tudo para voltar com o turno de oito horas, o sindicato cedeu.

-  A bonificação de férias vai continuar a ser paga a 70% - resume Renato.

O sindicalista também afirma que, como a data-base do acordo é maio, não recomendará a aceitação de nenhuma oferta que não seja retroativa àquele mês.

Sobre o Banco de Horas, Renato afirma que muitos dos trabalhadores do turno são buscados em casa para trabalharem em suas folgas e ficam depois do horário, gerando assim muitas horas-extras, que já viraram parte e seus salários e do seu padrão de vida.

"Por isso, o sindicato não concorda com o Banco de Horas. Se o pessoal da área administrativa se interessar pela criação do Banco de Horas - para poderem viajar ou aumentarem seu descanso - podemos pensar em realizar um plebiscito com o pessoal do administrativo, mas apenas para eles", conclui Renato.
Alimentar é preciso!
   
Última atualização em 18/06/2013, às 09h53

Marcia Teixeira Ferreira
Colunista: Marcia Teixeira Ferreira
A alimentação é uma preocupação sempre presente na rotina das pessoas.
Seja para uma vida saudável, seja para manter peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade vital, comer é sempre bom! A importância da nutrição não é nova. Quatrocentos anos antes de Cristo, Hipócrates disse: "Deixe o alimento ser sua medicina e a medicina ser seu alimento".

Hoje, a boa nutrição é mais importante do que nunca. Pelo menos quatro das 10 causas de morte mais comuns no mundo - doença cardíaca, câncer, diabetes e acidentes vasculares cerebrais - estão diretamente relacionados ao que comemos. Enquanto a dieta errada pode ser mortal, alimentar-se corretamente pode ser uma salvação. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos.

É claro que a alimentação por si só, não é a única chave para se viver mais e melhor. Um estilo de vida saudável também inclui exercícios regulares, não fumar, evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas, administrar o stress, limitar a exposição a ambientes nocivos à saúde, entre outros fatores.

Entretanto, o grande avanço na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. Todos os dias são descobertos novos nutrientes que atuam diretamente nos processos de formação de doenças. O desenvolvimento de alergias alimentares, manifestação de doenças articulares, existência de quadros recorrentes de doenças respiratórias e manifestações autoimunes, podem ser um alerta de que sua alimentação não está adequada.

E, não há dúvida de que seus genes têm uma grande participação no seu risco a desenvolver alguns problemas de saúde, mas não subestime o poder do que, e de como você come. Por exemplo, a aterosclerose, "endurecimento" das artérias, pode ter início precocemente na infância, mas o processo pode ser interrompido e mesmo revertido se forem feitas, também precocemente, mudanças saudáveis na dieta e no estilo de vida. A perda gradual de tecido ósseo que resulta na osteoporose pode ser prevenida se for suficiente o consumo de cálcio e vitamina D durante a vida e com exercícios leves. Podemos ser geneticamente predispostos ao diabetes, mas se mantivermos um peso adequado, uma dieta saudável e exercícios físicos regulares, pode ser que a doença nunca nos incomode. Os pilares da boa nutrição são equilíbrio, variedade e moderação. O inverso também é verdadeiro, devemos evitar os alimentos danosos à saúde, como excesso de gorduras, de sal, açúcar... A ingestão de calorias deve ser sempre equilibrada com relação à manutenção de um peso saudável.

Moderação significa não comer de menos e nem de mais qualquer que seja o nutriente. E moderação é a chave do segredo de se viver mais e melhor, e afinal não é isso o que desejamos?
Manifestações chegam aos municípios da região

Manifestos na região

As manifestações, que ocorrem em todo o país, chegam ao Sul Fluminense.
*
Em Barra Mansa, está marcada para amanhã (19), às 17 horas, na Praça da Matriz, o início da manifestação, que pretende seguir até o Jardim das Preguiças.
Nos municípios de Volta Redonda e Resende os atos estão marcados para quinta-feira.
*
O ponto de encontro em Volta Redonda será a Praça Sávio Gama, no Aterrado. A concentração está marcada para as 16 horas e, por volta das 18 horas, eles pretendem caminhar até a Vila Santa Cecília.
*
Já em Resende o ato está previsto para acontecer a partir das 18 horas nas ruas do Centro.
*
Aliás

O secretário municipal de Relações Comunitárias, Ubiratan de Oliveira, se reuniu hoje (18) com líderes do Ato Nacional Contra o Aumento das Passagens, João Pedro Oliveira, Gustavo Marques e Vinícius Wenderock.

Durante o encontro, ficou acordado que os manifestantes não irão fechar as ruas da cidade, impedindo o tráfego de veículos, e que também não serão aceitas ações de vandalismos.

Detalhe: Ubiratan elogiou a postura dos líderes durante o encontro.

- Foi uma reunião amistosa e pacífica, como já esperávamos.

Alternativas

O secretário disse também que, diante da possibilidade de haver congestionamento em alguns pontos da cidade, como Centro e Campos Elíseos, em razão da manifestação, uma sugestão a motoristas será a utilização do Acesso Oeste, para se evitar maiores transtornos.

Durante o encontro, os líderes do Ato em Resende aceitaram o pedido da prefeitura, para que pelo menos uma faixa de ruas e avenidas tomadas por manifestantes estejam livres para o trânsito.