Rádio Acesa FM VR: 2020-08-02

sábado, 8 de agosto de 2020

AquaRio se prepara para reabertura no dia 15 de Agosto

O atrativo reabre com novo horário de funcionamento e várias medidas para evitar o contágio do novo coronavírus
www.radioacesafm.blogspot.com.br
Fechado desde meados de março, o AquaRio está finalizando os últimos preparativos para voltar ao funcionamento com toda segurança a partir de 15 de agosto. Foram feitas as alterações necessárias para que a visitação transcorra em total segurança, respeitando as medidas de distanciamento social que o momento pede.

Os cuidados são desde a entrada, que acontecerá exclusivamente pelo Boulevard Olímpico.?Na entrada, haverá um ponto de triagem para aferição da temperatura corporal e higienização dos calçados em tapete sanitizante. O uso de máscara durante a permanência no local é obrigatório, mas isso não compromete em nada a experiência de apreciar a vida marinha e os mais de cinco mil animais que vivem em mais de 20 tanques que fazem parte do circuito de visitação.

Os elevadores só estarão disponíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O acesso ao terceiro andar, local onde o circuito tem início, será feito pela rampa e, ao longo de todo o trajeto, totens indicarão os cuidados necessários para uma visitação segura. Mais de 50 dispensers de álcool em gel e quatro estações de higienização acionadas por pedais estarão disponíveis no trajeto, que passou a ser demarcado para evitar aglomerações. A saída será exclusivamente pela Via Binário.

Para a reabertura, o "AquaRio" está com novo horário de funcionamento: das 10h às 17h, com última entrada no circuito às 16h. Às quartas, o atrativo permanece fechado para medidas de higienização.

Os ingressos podem ser comprados pelo site:www.aquariomarinhodorio.com.br, com hora marcada. No dia da visita, basta apresentar o QR Code na tela do celular para ter o acesso liberado. As bilheterias funcionam apenas para pagamentos em dinheiro e parcerias. Transações com cartões devem ser realizadas em totens de autoatendimento, localizados no lobby.

A reabertura do AquaRio faz parte da iniciativa dos principais pontos turísticos da cidade, que adotaram protocolos sanitários unificados para voltar ao funcionamento garantindo a tranquilidade e a segurança de todos os funcionários e visitantes. Também fazem parte da iniciativa as vans oficiais para o Cristo Redentor da Paineiras Corcovado, Centro de Visitantes Paineiras, Trem do Corcovado, Bondinho do Pão de Açúcar e a roda-gigante Rio Star.

Covid-19 mata mais de 100 mil pessoas no Brasil

Em Volta Redonda são 4.005 casos confirmados e 13.959 notificados como suspeitos. As mortes chegam a 146. Conseguiram se recuperar 2.301 pessoas e 5.727 exames deram negativo. Houve um aumento de 1,70% dos casos suspeitos, ocupação de 15% dos leitos do Hospital de Campanha e 35% dos leitos de UTI da rede municipal.
www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Brasil atingiu a triste marca de 100 mil mortes pela Covid-19 neste sábado (8). De acordo com boletim extra do consórcio de empresas de comunicação, foram confirmadas 100.240 mortes no Brasil. O monitoramento, feito com base em dados das secretarias estaduais de saúde, indicou 538 novos registros de mortes nas últimas 24 horas. O país tem 2.998.796 de infectados.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram confirmados no mundo 18.902.735 casos de COVID-19 e 709.511 mortes até 7 de agosto de 2020. O Brasil ocupa a segunda posição em número de mortos em todo o mundo. O primeiro lugar é dos Estados Unidos, que registraram quase 163 mil mortes pela doença.

As principais autoridades e personalidades políticas do país usaram as redes sociais para lamentar a marca de 100 mil mortos no país desde o início da pandemia.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou que o Congresso Nacional está decretando luto oficial de quatro dias.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que o país convive diariamente com a pandemia, mas não pode ficar anestesiado e tratar com naturalidade esses números.

Quem também usou a internet para prestar solidariedade às famílias das vítimas foi o ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

Primeira morte foi confirmada no dia 12 de março, desde então curva epidemiológica de mortes se acelerou no estado durante 100 dias e se estabilizou no patamar mais alto, o chamado platô.

São 100 mil pessoas, cada uma com uma história, uma trajetória. Para quem fica, a tristeza, as lágrimas, mas também as recordações.

Dois homens são presos por tráfico de drogas em Valença

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma ação conjunta com policiais militares do 10° BPM e policiais da 91ª DP (Valença), prenderam, nesta sexta-feira (7), dois um homens acusados de tráfico e associação para o tráfico. Contra eles havia mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça da cidade.

De acordo com informações do delegado titular da unidade, Carlos César, os criminosos foram localizados após trabalho de inteligência. Durante a operação, que contou com a ajuda de um cão farejador, as equipes policiais encontraram e apreenderam no local entorpecentes, dinheiro e telefones celulares.

Volta Redonda tem sucesso com tratamento precoce da Covid-19 em 125 pacientes

Administração da Nitazoxanida evitou agravamento da doença em pessoas do grupo de risco; não houve registro de internação ou óbito
A administração da Nitazoxanida como tratamento precoce da Covid-19 em pessoas do grupo de risco em Volta Redonda apresentou sucesso nos 125 pacientes que receberam o medicamento. O monitoramento apontou que o tratamento freou o agravamento da doença, evitando internações e óbitos. O uso do medicamento na Rede Municipal de Saúde, para evitar a evolução da doença, é possível graças a um novo protocolo de tratamento firmado pela prefeitura com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no final do último mês de junho, através do médico infectologista Edimilson Migowski.

A orientação da secretária municipal de Saúde, Flávia Lipke, é procurar a unidade da referência para a Covid-19 mais próxima de casa assim que notar os primeiros sintomas indicativos da Covid-19. “Têm direito ao tratamento com a Nitazoxanida as pessoas acima de 40 anos com comorbidades – doenças que podem agravar o quadro da Covid-19, e os pacientes que fazem parte do grupo de risco para a doença, principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas”, avisou, explicando que, caso haja indicação para o tratamento, o paciente será encaminhado para um dos cinco Centros de Triagem.

Os polos para atendimento de casos suspeitos da Covid-19 em Volta Redonda são as Unidades Básicas de Saúde dos bairros 249, São João, Vila Mury e Volta Grande, que ficam abertas das 8h às 22h, além do Centro de Doenças Respiratórias (CDR), que funciona no Estádio Raulino de Oliveira, das 8h às 19h.

Elizabeth de Sousa Leite, moradora do Jardim Primavera, tem 72 anos e fez o tratamento com Nitazoxanida. “Segui todas as orientações e procurei atendimento assim que senti os primeiros sintomas. Comecei a tomar o medicamento e a melhora foi gradativa até me recuperar totalmente. Tem menos de um mês e já retomei as atividades do dia a dia”, disse, fazendo questão de parabenizar a Prefeitura de Volta Redonda pela maneira responsável com que está conduzindo a luta contra a Covid-19. “Acredito que o tratamento precoce foi um grande acerto”.

O técnico de Segurança no Trabalho, Renato dos Santos, também já retornou ao trabalho, menos de um mês após o tratamento contra Covid-19. No dia 15 de julho, o morador da Vila Mury, de 61 anos, começou a tomar o medicamento. “Para mim funcionou muito bem. Os sintomas não evoluíram e logo passaram. Tomei os cuidados para não passar para outras pessoas, mas passei bem pela doença”, contou.

José Carlos Moreira, morador do Belo Horizonte, tem 77 anos e também passou pelo tratamento com a Nitazoxanida. “Fiquei muito preocupado por conta da idade, mas tive apoio dos familiares para procurar logo o tratamento e a doença nem chegou a avançar. Logo fiquei bem”, comemorou.

O prefeito Samuca Silva afirma que Volta Redonda saiu na frente mais uma vez, adotando o tratamento com a Nitazoxanida para casos leves da Covid-19. “Talvez o município seja o único do país a ter esse protocolo regulamentado. Certamente fomos o primeiro”, falou, comemorando o sucesso da parceria com a UFRJ, por meio do infectologista Dr. Edimilson Migowski, que garantiu a segurança do medicamento.

“A eficácia da Nitazoxanida em mais de cem pacientes em Volta Redonda ajuda a atingir o objetivo de manter a capacidade de leitos para internação para casos graves da doença”, disse Samuca, lembrando que a possibilidade desse tratamento não deve substituir o isolamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos como forma de prevenção. “Apesar do novo tratamento estar dando resultados positivos, ainda pedimos para a população manter as medidas de proteção: evitando aglomeração, usando máscaras e higienizando as mãos”.

De acordo com o diretor do departamento de Assistência Farmacêutica, Alan Sombra, o paciente que apresenta sintomas suspeitos para a Covid-19 e se encaixa nos critérios para receber o tratamento inicia de imediato a administração da Nitazoxanida. “Eles fazem a coleta de swab para fazer o teste para a doença, mas antes mesmo da chegada do resultado iniciam o tratamento. A farmacêutica do Consultório Farmacêutico Municipal faz o primeiro contato de avaliação”, explicou.

Dupla é presa por suspeita de tráfico de drogas no bairro Barra Grande, em Paraty

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Com base em investigações, policiais da 167ª DP (Paraty) prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (7), dois homens envolvidos com o tráfico no bairro de Barra Grande. Eles estavam sendo investigados pela equipe da delegacia.

Com o preso, os agentes apreenderam uma farta quantidade de drogas ilícitas, como maconha e cocaína.

Polícia prende acusado de tentativa de homicídio em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais da 88ª DP (Barra do Piraí) prenderam um homem acusado de tentativa de homicídio. Contra ele havia um mandado de prisão condenatória. Ele foi localizado no bairro Oficinas Velhas em Barra do Piraí e não resistiu à prisão.

A ação aconteceu na última quinta-feira, dia 6, em cumprimento de mandado de busca e prisão. O acusado foi encaminhado para o sistema penitenciário onde está à disposição da justiça.

Policiais ambientais constatam movimentação de solo e corte de talude em condomínio de Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PMA

Policiais militares constataram nesta sexta-feira (7) uma movimentação de solo e corte de talude sem licenças no interior do Condomínio Porto Marisco, em Itanema. O caso foi denunciado ao Disque Denuncia do Programa Verde.

Segundo os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental da Juatinga, o fato ocorria no terreno de um determinado imóvel dentro do condomínio, em uma área degradada de 100 metros quadrados. Os agentes fizeram contato com um homem que realizava o serviço a fim de saber se o mesmo possuía as licenças ambientais necessárias, mas ele informou não saber, visto que apenas executava o trabalho a pedido do proprietário do imóvel, que não se encontrava na localidade.

Diante dos fatos, os policiais procederam à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 55 da lei de crimes ambientais.

Procon-RJ abre processo contra Correios por má prestação de serviço

Em maio, já havia sido instaurado um processo de investigação, mas os Correios afirmaram estar tomando medidas
www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Procon-RJ instaurou um processo contra os Correios por falha nas prestações de serviço. O motivo foi o aumento de 374% nas reclamações sobre os serviços da empresa entre os dias 27 de fevereiro e 4 de agosto deste ano, comparado ao mesmo período de 2019. Entre as principais reclamações, estão a não entrega do produto, atraso na entrega, inexistência de canal próprio para tratamento direto dessas reclamações e falta de informação do prazo de devolução do dinheiro no caso de produto extraviado, entre outras.

O procedimento administrativo prevê multa de até R$ 10 milhões e a empresa será intimada para apresentar relatório econômico para análise do porte da empresa. Em maio, o Procon-RJ já tinha instaurado um processo de investigação preliminar devido às reclamações e denúncias. Os Correios informaram estar tomando medidas para reverter as reclamações. Porém, como a quantidade de queixas continua crescendo, a autarquia decidiu pela instauração do Ato Sancionatório.

“A falha na prestação dos serviços indica que a ECT não vem oferecendo serviço adequado, eficiente, seguro e contínuo, conforme determina a lei. A violação continuada das normas consumeristas é fator preponderante para instauração de processo administrativo sancionatório“, explicou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Bares e restaurantes lideram denúncias de descumprimento às normas de prevenção à Covid-19 em Volta Redonda

Força-tarefa reforça fiscalização no setor, principalmente no fim de semana; aglomeração de pessoas é a principal preocupação
Os bares e restaurantes lideram as denúncias de descumprimento às normas de prevenção à Covid-19 verificadas pela força-tarefa multissetorial implantada pela Prefeitura de Volta Redonda. A informação é da Vigilância Sanitária, que compõe o grupo, e afirma que a aglomeração é a principal queixa da população. No fim de semana, a fiscalização nos estabelecimentos do setor é intensificada. A ação segue as denúncias repassadas pela Central de Atendimento Único (CAU), pelo telefone 156, e também pelo aplicativo Fiscaliza VR, além de fazer rondas pelos pontos de encontros tradicionais do município.

Na noite desta sexta-feira, dia 08, o grupo formado pela Guarda Municipal, as secretarias de Fazenda e de Segurança Pública, a Vigilância Sanitária, além das polícias Militar e Civil e Ministério Público, atendeu as denúncias, todas relativas a bares e restaurantes, mas não foram encontradas  irregularidades. Os fiscais verificaram um bar no Jardim Amália, uma choperia e uma boate no Aterrado e um trailer de lanches no Retiro; além de terem feito ronda pelos bairros Monte Castelo, Colina e São João, tradicionais pontos de encontros na noite em Volta Redonda.

De acordo com o coordenador de Vigilância Sanitária de Volta Redonda, Armando Alves Gusmão, além dos bares e restaurantes, os mercados e supermercados também têm rendido denúncias do tipo. "Estamos fazendo um trabalho de prevenção, além da fiscalização, fiscais da vigilância têm feito orientações nos estabelecimentos do setor. E vimos resultados positivos. Os proprietários e a gerência têm apresentado dúvidas quanto ao distanciamento das mesas, por exemplo", contou.

Ele citou que ainda há o caso específico dos restaurantes self-service, que hoje devem disponibilizar um funcionário, com EPI (Equipamento de Proteção Individual) para servir os clientes. "A equipe da Vigilância Sanitária está preparando uma reunião com representantes do ramo para diminuir as  dúvidas sobre as adequações impostas pela pandemia", avisou Armando.

As denúncias de aglomerações dos frequentadores, o que leva a um risco elevado de transmissão da doença, são sempre verificadas com rigidez pela força-tarefa. As ações preventivas adotadas pela Prefeitura de Volta Redonda como as medidas de restrição e decretos de prevenção e combate à Covid-19, devem ser obedecidas, já que visam a manutenção dos eixos de monitoramento com índices que permitam a continuidade da flexibilização das atividades econômicas.

Os eixos são o número de casos suspeitos não aumentar mais que 5% por três dias seguidos; a ocupação de leitos no CTI não ultrapassar 50%; a ocupação de leitos no Hospital de Campanha não ultrapassar 60%; o grupo de risco deve permanecer em isolamento social; o uso de máscara
ser obrigatório nas ruas; e manter a proibição de qualquer tipo de aglomeração.

Homem é baleado no bairro Água Limpa

www.radioacesafm.blogpost.com.br
Um homem foi baleado de raspão na barriga, na noite desta sexta-feira (7), em Volta Redonda, RJ. O crime aconteceu na Rua Angélica, no bairro Água Limpa.

A PM foi acionada para atender o caso e quando chegou ao local a vítima, um homem de 31 anos, já tinha sido socorrida pela equipe do Samu e encaminhada ao Hospital São João Batista, no São João.

Os pms informaram que o homem baleado relatou que ao chegar a casa de sua filha, na rua Pedro Alvares  Cabral, 144, no bairro Água Limpa, que ao deixá-la em sua residência, uma motocicleta preta apareceu com dois suspeitos e atirou contra ele.

O homem ainda disse que o condutor estava de capacete e o passeiro com a cabeça descoberta, sendo possível reconhecer como um suspeito de crimes na localidade.

O caso foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda.

Novo padrão de gasolina passa a valer partir desta 2ª feira

A gasolina comum, para carros e motos, já pode ser vendida a partir desta segunda-feira (3 de agosto de 2020) com o novo padrão estabelecido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para a destilação, a octanagem e a massa específica do produto.

As novas resoluções valem para a gasolina do tipo C (comum) e premium (indicada pelas fabricantes de carros esportivos).

A mudança determina 1 valor mínimo de massa específica (de 715,0 kg/m3), e temperatura mínima de 77 ºC para a destilação em 50% (T50) para a gasolina A. Também fixa limites para a octanagem RON (Research Octane Number), que já existe nas especificações de outros países.

A Petrobras, empresa que produz cerca de 90% da gasolina vendida no Brasil, diz que já segue os novos parâmetros.

Segundo o especialista em regulação da ANP, Ednéa Caliman, o produto brasileiro passará a ter mais qualidade e maior eficiência energética.

“Quanto maior a massa específica do combustível em termos de hidrocarbonetos, maior é a densidade energética do combustível, ou seja, para o mesmo volume de combustível injetado no motor haverá a geração de maior quantidade de energia no momento da queima. Com isso, esperamos que proporcione maior rendimento, gerando diminuição do consumo e aumento da autonomia dos veículos”, disse.
Prazos

As mudanças foram regulamentadas na resolução nº 807 de 2020, publicada em janeiro e tinha como prazo 3 de agosto para os produtores se adequarem às regras. “A partir de hoje, toda a gasolina produzida no país e importada deverá atender às novas especificações”, diz comunicado da ANP.

No entanto, os possíveis produtos já comercializados antes desse prazo podem ser escoados sem atender às características. Distribuídoras tem 60 dias e revendedores, 90, para consumir o estoque.

Covid-19: Pinheiral registra a 15ª morte e 336 casos de pessoas curadas

A Prefeitura Municipal de Pinheiral informou os dados desta sexta-feira (7) sobre a Covid-19 e confirmou o décimo quinto caso de óbito de morador da cidade. O décimo quinto caso de óbito é de 1 homem, de 78 anos, que era diabético e possuía comorbidade cardíaca crônica.

Na cidade 360 casos foram confirmados (com 336 curas, 8 em isolamento domiciliar, 15 óbitos, 1 paciente internado fora do município), 64 aguardando resultados (todos em isolamento domiciliar) e 706 descartados.

Os novos casos são 8 mulheres (de 9, 15, 42, 45, 48, 52, 64 e 73 anos), todas já curadas, e 4 homens (de 21, 44, 50 e 54 anos), sendo um em isolamento domiciliar e três curados.

Homem é preso ao tentar matar a companheira com um facão em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem foi preso nesta sexta-feira (7) por tentativa de feminicídio em Itatiaia. Ele foi capturado no bairro Formigueiro por policiais civis, onde foi cumprido mandado de prisão preventiva.

Segundo os agentes, ele teria tentado matar sua companheira com um facão. A equipe da delegacia realizou diversas diligências no distrito de Penedo até conseguirem localizar o criminoso.

O caso foi encaminhado a 99ª DP de Itatiaia.

Decreto flexibiliza atividade de bares, restaurantes e lanchonetes em Pinheiral

www.radioacesafm.blogpost.com.br
Nesta sexta-feira (07), foi aprovado o Decreto Municipal nº 2.883 que autoriza de forma condicionada o funcionamento de restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, pastelarias e afins mediante novas regras de prevenção e combate a pandemia causada pela Covid-19. Os restaurantes entendidos como estabelecimentos comerciais destinados ao preparo e comércio de refeições ficam autorizados a funcionar no horário de 11 às 14h, para almoço, e das 18h às 21h, para jantar, de segunda-feira a domingo, pelo prazo inicial de 15 dias.

A lotação máxima não pode ser superior a 50% (cinquenta por cento) da capacidade dos estabelecimentos, com controle de acesso e saída para evitar aglomerações durante o ingresso e retirada do local. Deve ser reservado um metro e meio quadrado sobre área livre para cada consumidor, deixando especificado em cartaz fixo nas entradas o limite máximo de pessoas permitidas no local. É obrigatório que seja respeitado o espaçamento mínimo de dois metros em quaisquer mesas, filas e balcões, deixando louças, talheres e copos reservados para disponibilização somente no momento de uso.

Além disso, como orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser respeitado o espaçamento mínimo de um metro entre uma pessoa e outra na realização das refeições, salvo grupos de trabalhos, amigos e familiares com limite de até oito pessoas. Para os estabelecimentos que trabalham com a modalidade “self service”, os expositores de alimentos devem ser fechados quando não estiverem em uso, e o cliente deve manter distância dos expositores, sendo obrigatória a utilização de máscara protetora enquanto escolhe os itens para consumo. Funcionários e afins devem realizar a higiene das mãos com água e sabão/detergente neutro ou álcool gel a 70%, frequentemente, e utilizar Equipamento de Proteção Individual (EPI), sendo eles máscara cirúrgica (comum), luvas de procedimentos não estéreis e as demais práticas previstas na Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA nº 05/2020.

Áreas de espaço comum precisam ser ventiladas e limpas com perfeita desinfecção antes e após a realização do expediente, bem como máquinas de pagamento em cartão que precisam ser desinfetadas entre um uso e outro. Fica proibida a presença de qualquer pessoa com sintomas de gripe, febre ou problemas respiratórios no local, sendo concedida tolerância de 20 minutos para os clientes que entrarem aos estabelecimentos minutos antes do seu fechamento.

Quanto aos bares, lanchonetes, pizzarias, pastelarias e afins, entendidos como estabelecimentos comerciais destinados ao preparo e comércio de alimentos e bebidas, ficam autorizados a funcionar no horário de 06h às 00h, de segunda-feira a domingo, pelo prazo inicial de 15 dias mediante as mesmas regras dos restaurantes com a adição de mais alguns itens.

Fica proibida a frequência e presença nos bares, lanchonetes, pizzarias, pastelarias e afins de qualquer pessoa a partir de 60 anos, crianças menores de seis anos e gestantes, sendo concedida a tolerância de 30 minutos para que os estabelecimentos encerrem suas atividades após o horário determinado para fechamento.

Para aqueles que trabalham com entrega a domicílio, “delivery”, ou entrega direta aos consumidores de produtos embalados para consumo em outros locais, com pedido via aplicativo ou telefones, os horários seguem sem restrições.

Ainda de acordo com o decreto, aqueles que não cumprirem com as regras estipuladas serão multados com base no artigo 142 e artigo 143-B, ambos do Código de Postura (Lei Municipal nº 387, de 05 de janeiro de 2007), no valor de 100 URF, que corresponde a R$ 388,00 por cada descumprimento específico, podendo ser cumulado com infrações idênticas e/ou reiteradas no mesmo ato fiscalizatório, além da possibilidade de ter o alvará de funcionamento cassado. Ficam revogadas as disposições em contrário, em especial, as menções feitas no Decreto nº 2.830, de 30 de abril de 2020, que regula a organização do funcionamento do comércio no Município no período da pandemia pelo novo coronavírus.

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Covid-19: mais duas mortes são registradas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda atualizou nesta sexta-feira, dia 7, os dados sobre o coronavírus na cidade. São 3.955 casos confirmados e 13.724 notificados como suspeitos. Agora, os óbitos chegam a 146 em Volta Redonda (um homem de 75 anos e uma mulher de 58 anos). Os curados são 2.294 e 5.662 exames deram negativo. Houve um aumento de 1,51% dos casos suspeitos, ocupação de 17% dos leitos do Hospital de Campanha e 35% dos leitos de UTI da rede municipal.

BM: academias, autoescolas e cursos profissionalizantes de segurança retomam as atividades

Serviços estavam paralisados desde o início da pandemia. Decisão também encerra as barreiras sanitárias nas principais entradas do município
Barra Mansa flexibiliza as medidas de prevenção contra a Covid-19 e libera o funcionamento de academias, centros de ginástica e estabelecimentos de formação de profissionais de segurança e motoristas. A decisão acontece após estudos de viabilidade e um acordo com o Ministério Público.O decreto Nº 9.923 foi assinado pelo prefeito Rpdrogo Drable na tarde desta sexta-feira (7).

O funcionamento de academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares deve ser feito com agendamento e respeitando a capacidade máxima simultânea de 4m² por pessoa. Ficam proibidas as atividades que necessitem de equipamento de difícil higienização, como pneu e corda naval, usualmente utilizados em atividades de Crossfit. Permanecem suspensas as saunas, piscinas (exceto para aulas de natação), kidsroom e spa.

Os alunos deverão utilizar máscaras e lavar as mãos ao ingressar nos estabelecimentos, que deverão disponibilizar antissépticos à base de álcool 70° para livre utilização em diversos pontos onde acontecem as práticas de atividades físicas, como também na recepção e nos vestiários.

As autoescolas, assim como as atividades escolares na unidade SEST/SENAT destinadas à capacitação e treinamento de motoristas e caminhoneiros, também estão autorizadas, respeitando obrigatoriamente os termos do estudo epidemiológico realizado pelo município.

As atividades da unidade do SEST/SENAT ainda deverão observar os termos do plano de retomada apresentado pela instituição e aceito pelo município.

Sobre os estabelecimentos destinados à formação de vigilantes e profissionais de segurança, eles devem funcionar respeitando a distância mínima de 1,5 metro entre alunos, uso de máscara, higienização das mãos com álcool 70° e ventilação natural dos ambientes.

O decreto também determina a retirada das barreiras sanitárias instituídas nas principais entradas do município.

Fátima Lima recebe tenente-coronel do 28° BPM em seu gabinete

Durante o encontro, foram apresentadas propostas para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população negra
Na manhã desta sexta-feira (07), a vice-prefeita de Barra Mansa Fátima Lima recebeu em seu gabinete a tenente-coronel do 28° Batalhão da Polícia Militar, Andréia Ferreira da Silva Campos, para um bate-papo. Durante o encontro, foram apresentadas propostas para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas às crianças, mulheres, adolescentes e idosos negros. Após a reunião, ficou definido pela tenente que o município terá maior reforço da polícia nas questões sugeridas por Fátima.

A vice-prefeita Fátima Lima lembrou que antes da pandemia, representantes das instituições que defendem os direitos humanos no município trabalhavam no planejamento de atividades que teriam maior participação da sociedade civil entidades representativas. “Esses encontros sempre terminavam com a concordância de que havia a necessidade de uma participação mais efetiva da Polícia Militar no desenvolvimento de algumas ações. Porém, esse trabalho foi totalmente interrompido. Hoje, junto com a tenente-coronel Andréia, estamos retomando essa linha de conversa”, esclareceu.

Fátima ainda fez questão de agradecer a todo comando do 28° BPM. "Eu parabenizo a comandante Andreia, assim como toda a corporação pelo trabalho de prevenção e combate da violência na região", completou a vice-prefeita.

A tenente-coronel do 28° Batalhão da Polícia Militar, Andréia Ferreira da Silva Campos, disse. “Alinhamos as propostas apresentadas e afirmo que uma parceria entre o Poder Executivo e a Polícia Militar está firmada. Com certeza, a população de Barra Mansa colherá bons frutos no que se refere à atuação dos agentes militares em favor dessas pessoas”, completou.

Atos de vandalismo causa prejuízo de 200 mil a cidade de Volta Redonda

Fontes e praças do município tiveram material furtado e danificado
Vandalismos e furtos praticados em fontes nas praças de Volta Redonda já somam prejuízo de aproximadamente R$ 200 mil aos cofres públicos, segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestutura (SMI). Bicos de pressão de água feitos de metal foram retirados, bombas e casas de máquinas queimadas, além das grades dos pisos.

Mesmo com a crise financeira causada pela pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Volta Redonda já conseguiu recuperar as fontes da Praça da Bíblia, que fica no Centro, e a Fonte do Obelisco, na Vila Santa Cecília, com recursos próprios. Isso graças ao trabalho artesanal da equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que está criando peças de reposição feitas de canos PVC para as biqueiras de metal, reduzindo assim o custo da recuperação desses espaços.

Nesses locais foram refeitas as partes hidráulicas submersas que foram quebradas, realizada a troca dos bicos e do contator que havia queimado, a troca do tubo que alimentava a água da fonte que também foi quebrado, além da reforma da bomba que havia queimada.

O secretário municipal de Infraestrutura, Vinicius Ramos, faz um apelo para que a população ajude o poder publico a manter esses locais em funcionamento. “Além do vandalismo, muitos desses espaços são danificados pela má utilização. Essas fontes e praças, que tornam a cidade mais bonita e agradável, são patrimônios de todos os moradores. Repor essas peças que são roubadas custa muito para os cofres públicos. É um investimento que poderia ser utilizado em outros locais e que também pudesse beneficiar a população”, disse o secretário.

Outros furtos - As ações dos vândalos também foram registradas nas fontes da Rodoviária Municipal, além dos bairros Santa Cruz, Três Poços, Vila Rica, Beira Rio, Aeroclube e Niterói.

Homem é flagrado com rádio transmissor e material do tráfico é apreendido no Açude I, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
Durante patrulhamento, uma equipe da PM flagrou na noite desta quinta-feira (6) um homem de 26 anos com um rádio comunicador e um vasto material no bairro Açude I, em Volta Redonda, RJ. O suspeito foi abordado na Rua N.

Próximo ao homem foram encontrados três trouxinhas maconha, 62 pinos de cocaína, mais um rádio transmissor com duas bases carregadoras e um vasto material para endolação.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda.

Homem é preso por porte de arma ilegal em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na manhã desta sexta-feira (7), um homem por porte ilegal de arma de fogo. O flagrante aconteceu em Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense.

Policiais faziam ronda na altura do km 503, da rodovia Rio-Santos (BR-101), quando desconfiaram de um veículo que seguia sentido Rio de Janeiro.

Durante a abordagem, o condutor demonstrou nervosismo. As equipes da PRF, então, realizaram uma revista minuciosa e encontraram um revólver calibre .38 da Taurus, no interior do veículo.

A ocorrência foi encaminhada para 166ªDP (Angra dos Reis)

Homem é preso por estupro de menor de 13 anos em Paraty

www.radioacesafm.blogpot.com.br
167ªDP-Paraty
Um homem de 32 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (7) em Paraty, RJ. Ele foi localizado na Rua Assembleia de Deus, na Barra Grande.

De acordo com o delegado titular da 167ª DP de Paraty, Marcello Russo, as investigações levaram até homem que é acusado de tráfico de drogas, além de aliciar uma menor, de 13 anos, e com ela ser relacionar sexualmente há um mês.

Ainda de acordo com as informações, a menor foi envolvida com o tráfico pelo suspeito.

O caso foi registrado em DP.

Quatro pessoas ficam feridas em engavetamento na Dutra, em Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
Um engavetamento envolvendo duas carretas e um carro deixou quatro pessoas feridas na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí, RJ. O acidente aconteceu na altura do km 245 da BR-116, sentido Rio. 

www.radioacesam.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
As vitimas, sendo um condutor de uma das carretas e os outros três do carros receberam atendimento e conduzidos para dois dois hospitais da região: o Hospital São João Batista, em Volta Redonda, e o Hospital Flávio Leal, em Piraí.

A PRF informou que o trânsito foi totalmente interrompido.

Mulher alega que recebeu 54 mil de auxílio de reclusão ao ser detida com quase 10 mil reais

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
Uma mulher de 27 anos foi detida com quase 10 mil reais nesta quinta-feira (6) em Volta Redonda, RJ. Os policiais chegaram até ela depois de averiguar uma denuncia de tráfico de drogas no Morro da Conquista - no bairro Santo Agostinho.

Os agentes relataram que avistaram vários suspeitos na Rua Mutirão e que ao avistarem as viaturas fugiram. Logo em seguida, uma mulher foi abordada em atitude suspeita e durante a revista na bolsa dela foram encontrados R$ 9.810,00. Suspeita de ser mulher de um traficante na região, a mulher alegou que havia recebido 54 mil reais de auxílio reclusão.

O caso foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda, onde foi ouvida e liberada. Já o dinheiro ficou apreendido.

Tentativa de assalto termina com suspeito detido por populares e preso pela PM na Vila

Foto: divulgação da PM
Um homem, de 25 anos, foi preso nesta quinta-feira (6) suspeito de tentar roubar um aparelho de celular de uma jovem, de 21 anos, em Volta Redonda, RJ. A tentativa de roubo aconteceu na Vila Santa Cecília, no início da tarde, na Rua 40.

De acordo com a polícia, populares cercaram o homem e o detiveram até a chegada dos policiais ao local. Com o acusado foi encontrado um simulacro de pistola e um aparelho de celular.

Ainda de acordo com a polícia, o homem estava com marca de ralado no joelho direito devido a intervenção das pessoas que o detiveram.

A vitima disse que conseguiu puxar das mãos do acusado durante a tentativa de roubo.

Os envolvidos foram conduzidos para a 93ª DP de Volta Redonda para o registro da ocorrência.

Homens são presos por porte ilegal de arma de fogo e por crime de tortura

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais da delegacia de Engenheiro de Paulo de Frontin (98ªDP) prenderam dois homens em dois bairros do município. A ação aconteceu na quarta-feira, dia 5.

Um dos acusados foi preso em uma área rural. Contra ele havia um mandado de busca e prisão por posse irregular de arma de fogo.

De acordo com o delegado Luiz Fernando Nader Damasceno, titular da unidade, o acusado foi capturado e não ofereceu resistência durante a sua prisão. Ele foi encaminhado para o sistema prisional onde ficará à disposição da Justiça.

Segundo caso

Já no Morro Azul do Tinguá, um homem, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pela justiça, pelo crime de tortura.
De acordo com informações dos agentes, o autor não ofereceu resistência durante a sua captura. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da justiça.

Academias de ginástica voltam a funcionar com normas de prevenção ao novo coronavírus em Volta Redonda

Decreto Municipal N° 16.266 segue decisão estadual que inclui a região do Médio Paraíba em bandeira amarela de acordo com monitoramento de indicadores da Covid-19
www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Decreto Municipal N° 16.266 permite a reabertura das academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares em Volta Redonda. A publicação aconteceu nesta quarta-feira, dia 05. O documento segue decisão do governo do Estado do Rio de Janeiro, que, após análise do monitoramento dos indicadores relativos à Covid-19, incluiu a região do Médio Paraíba na bandeira amarela. A redução no número de mortes pela doença e a redução nas taxas de ocupação de leitos permitiu a flexibilização. O decreto também prevê medidas rígidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

O funcionamento está liberado desde esta quinta-feira, dia 06, de 6h às 22h, com obediência às normas de saúde pública e regras sanitárias, por isso, fica proibido o uso de equipamentos de difícil higienização. Os estabelecimentos devem usar o agendamento prévio para garantir a frequência de apenas uma pessoa a cada quatro metros quadrados; os alunos devem lavar as mãos ao chegarem e o álcool 70% deve estar disponível em pontos estratégicos; a toalha deve ser individual; e os leitores biométricos e os bebedouros coletivos não devem ser utilizados.

As academias, ou similares, também são responsáveis por disponibilizar máscara para uso dos funcionários, inclusive dos profissionais de educação física; realizar limpeza e higienização intermitente das máquinas e dos ambientes após o uso; aferir a temperatura dos alunos ao chegarem, utilizando medidores de temperatura infravermelho, proibindo o acesso de pessoas com temperatura acima de 37.5 graus; além de manter desligado aparelhos de climatização, privilegiando a ventilação natural. O decreto também proíbe a frequência de pessoas pertencentes aos grupos de risco, maiores de 60 anos e menores de 10 anos, bem como pessoas com sintomas gripais.

O proprietário de uma academia no bairro Morada da Colina, Marcos Vinícius Santana, ficou sabendo do decreto na noite desta quarta-feira, dia 05, e já voltou a funcionar. “Corri para me adaptar às normas. Já tinha o medidor e temperatura e instalei um lavatório para higienização das mãos bem na entrada da academia, além de seguir as outras orientações. Estamos fechados desde meados de março e é gratificante voltar a trabalhar”, contou.

Regiane Reis tem uma academia de ginástica no Santa Cruz e também comemorou a assinatura do decreto. “Tirei o restante da semana para me adequar às novas regras de funcionamento e entrar em contato com os alunos para que também fiquem informados. Na próxima segunda-feira, dia 10, volto a abrir as portas”, disse, ressaltando que os alunos serão os principais beneficiados, já que alguns têm a prática de exercícios físicos como recomendação médica.

Vale lembrar que, assim como acontece em diversos setores do comércio em Volta Redonda, a fiscalização nas academias de ginástica e estabelecimentos similares será intensificada pela força-tarefa multissetorial implantada pela prefeitura. O não cumprimento das normas do decreto implicará na interdição do estabelecimento.

Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
Um homem de 21 anos foi preso nesta quinta-feira (6) por suspeita de tráfico de drogas em Pinheiral, RJ. A polícia chegou até ele, na Rua Verônica de Medeiros, no bairro Cruzeiro, através de uma denuncia anônima.

Ao ser abordado e revistado os policiais encontraram uma quantia de R$50,00 em espécie, em buscas pelo local foi encontrado próximo ao suspeito oito pinos de cocaína. De acordo com os agentes, o rapaz acabou confessando traficar no local.

A ocorrência foi encaminhada a 101ª DP para a realização do registro.

Volta Redonda terá primeiro aparelho público de ressonância magnética da região

Aparelho está sendo licitado e compra será feita com recursos de emenda parlamentar de quatro deputados federais do Sul Fluminense
Volta Redonda recebeu nesta quinta-feira, dia 6, o investimento de R$ 6.473,918,00 referentes à verba de emenda federal destinada para a compra de um aparelho de ressonância magnética que será instalado no novo Centro Municipal de Saúde, no bairro Niterói, e dedicado aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

O valor do investimento foi depositado e a prefeitura já abriu processo de licitação para contratar empresa especializada que fará a instalação do aparelho de ressonância magnética. O equipamento será instalado no primeiro andar da unidade de saúde, onde também funcionará um Centro de Imagem.

O Centro Municipal de Saúde foi entregue em junho deste ano. Além do Centro de Imagem que será instalado no local, o primeiro andar da unidade já abriga o antigo Dipa, que atualmente é o Departamento de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria. No primeiro pavimento funciona ainda o atendimento de pacientes da Policlínica da Cidadania, de nove especialidades: cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, pneumologia, reumatologia, ortopedia, urologia e dermatologia.

Os atendimentos estão acontecendo com intervalo de 30 minutos, para evitar a aglomeração e cada especialista é responsável pela regulação de seus pacientes em relação ao retorno ao consultório.

No segundo andar do prédio já está funcionando a Policlínica da Mulher. O terceiro andar abriga a Secretaria Municipal de Saúde, e no quarto andar estão os 43 novos leitos de retaguarda do sistema de saúde do município.

Termina nesta sexta-feira, 07, prazo para regularização das atividades de vendedores ambulantes de Barra Mansa

Meta é disciplinar o comércio ambulante com atuação apenas de vendedores moradores da cidade e evitar a circulação do novo coronavírus
A Secretaria de Ordem Pública encerra nesta sexta-feira (07), o prazo para que vendedores ambulantes moradores de Barra Mansa regularizem sua situação cadastral junto à Prefeitura. Após esse período, quem se mantiver irregular poderá ter a mercadoria apreendida e sofrer outras sanções.

Para efetuar o cadastramento no Programa Ambulante Legal é necessário se encaminhar até a Fiscalização de Postura, localizada no Parque da Cidade Natanael Geremias, no Centro. É necessária a apresentação dos seguintes documentos: identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, duas fotos 3x4, carteira de trabalho e certidão de nascimento ou casamento. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 hs.

O cadastramento, segundo o secretário de Ordem Pública, William Pereira, só pode ser feito por ambulantes moradores da cidade. “Estamos percebendo pessoas moradoras de outros estados ocupando as ruas de Barra Mansa para vendas e isto é tirar a oportunidade dos barra-mansenses. Nós não aceitaremos essa situação, pois dessa forma, estão tirando oportunidade daqueles que podem se legalizar em nosso município. Além disso, existe a possibilidade da circulação do novo coronavírus aumentando assim, as chances da doença no município”.

Ele ainda destacou que agentes da Fiscalização de Posturas, com apoio da Guarda Municipal, realizarão sistematicamente a operação para disciplinar o comércio ambulante. “Na última quarta-feira conversamos individualmente com cada vendedor, orientando-os para o cadastro no Programa Ambulante Legal. De maneira alguma temos o intuito de prejudicar os trabalhadores, mas não podemos colocar em risco a saúde dos cidadãos da nossa cidade, tampouco tirar as chances de renda dos ambulantes do nosso município”, concluiu.

Moto e carro se envolvem em acidente na Via Sérgio Braga, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um acidente envolvendo um carro e uma moto foi registrado na manhã desta quinta-feira (6) em Barra Mansa, RJ. A colisão traseira aconteceu na Via Sérgio Braga, na altura do bairro Barbará - em frente a um posto de combustíveis.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A jovem foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, onde foi atendida e, após os procedimentos médico ficou constatado ter sofrido apenas escoriações. A jovem foi liberada.

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Covid-19: Volta Redonda registra mais sete mortes

Cidade confirma mais sete óbitos, chegando a 144 casos registrados nesta quinta
www.radioacesafm.blogspot.com.br
Volta Redonda registrou mais sete mortes pela Covid-19, é o que divulgou o prefeito Samuca Silva divulgou nesta quinta-feira (6), em áudio divulgado nas redes sociais. Os dados do novo coronavírus foram atualizados na cidade. Agora são 3.887 casos confirmados e 13.519 notificados como suspeitos. Os curados são 2.294 e 5.584 exames deram negativo. Os óbitos também cresceram na cidade, chegando agora a 144 casos.

Entre os sete óbitos confirmados, estão quatro homens 79, 53, 59 e 37 anos; e três mulheres, de 72, 73 e 75 anos. Desses, apenas um óbito aconteceu na quarta, dia 5. Os outros seis casos estavam aguardando resultado dos exames para confirmação da Covid-19.

Segundo o prefeito Samuca Silva, é importante que todos sigam adotando medidas de proteção a Covid-19. “Continuamos na trincheira da guerra contra o coronavírus. Não podemos relaxar e as medidas de segurança devem ser mantidas. Estamos vendo ainda ruas cheias, aglomerações e até pessoas sem máscaras. Lembro que seguimos com a força-tarefa fiscalizando as atividades econômicas, coibindo excessos e também fiscalizando pessoas sobre o uso de máscaras”, disse o prefeito.

Os eixos de monitoramento condicionantes para a reabertura das atividades econômicas seguem dentro da meta. São eles: o número de casos suspeitos não aumentar mais que 5% por três dias seguidos (1,6% nesta quinta); a ocupação de leitos no CTI não ultrapassar 50% (32%); a ocupação de leitos no Hospital de Campanha não ultrapassar 60% (18%); o grupo de risco permanecer em isolamento social; uso de máscara obrigatório nas ruas; além de manter a proibição de qualquer tipo de aglomeração.

“Estamos em uma estratégia para transferência de pacientes da rede para o Hospital de Campanha. Isso visa permitir o retorno das cirurgias eletivas nas unidades de urgência e emergência, como São João Batista e Retiro. Também já estão em funcionamento no Hospital de Campanha os dez novos leitos de UTI para casos de coronavírus. Mas reafirmo que precisamos da ajuda de todos”, disse Samuca.

Casal fica ferido ao ter a moto atingida por carro em fuga na Dutra

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
Um casal ficou ferido na tarde desta qiinta-feira (6) após ter a moto atingida por carro em fuga na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí, RJ. A colisão traseira aconteceu por volta dás 16h no km 240 da BR-116, sentido SP.

A PRF informou que após o carro, sem identificação, bater na traseira da moto Honda CG 125 Fan, Caraguatatuba/SP, o condutor acelerou e fugiu. O casal, o condutor de 34 anos e a garupa de 30 anos, marido e mulher, foram socorridos pela equipe de resgate da CCR - Nova Dutra para o Hospital São João Batista em Volta Redonda.

Durante o atendimento do acidente os policiais constataram que o condutor da motocicleta não possui CNH, sendo multado em R$ 880,41 por esta infração de trânsito. Como a motocicleta foi atingida por outro veículo, não sendo responsabilidade do motociclista, não houve crime cometido por ele, apenas infração de trânsito por não possuir CNH. O carro não foi localizado.

Ação prende traficante e apreende drogas e munições em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogpsot.com.br
Um homem foi preso pelos crimes de tráfico e posse de munição de uso permitido nesta quinta-feira (6), em Barra Mansa, RJ. De acordo com policiais da 90ª DP de Barra Mansa, o homem é apontado como membro de facção criminosa que atua nos bairros de Volta Redonda e Barra Mansa.

A prisão faz parte da 'Operação Paradise', desencadeada no ano passado, responsável pela identificação de 113 traficantes integrantes de facção criminosa em municípios do Sul Fluminense. O preso foi encontrado no bairro Padre Josimo, em Volta Redonda.

O traficante foi surpreendido em sua residência com um rádio comunicador, certa quantidade de maconha, 31 pinos de cocaína, munições de calibre 38, etiquetas utilizadas para endolação de entorpecentes e cerca de 130 reais provenientes do tráfico.

Dias dos pais: precisamos falar sobre paternidade responsável


De acordo com o último Censo Escolar, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ e divulgado em 2013, há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento, o problema está muito além de um registro e traz a tona um debate sobre a responsabilidade paterna no século XXI.

Vale lembrar que esse dado é apenas de pessoas que não têm o registro do pai em suas certidões, se analisarmos pais divorciados que após se separarem simplesmente “esquecem” que colocaram pessoas no mundo, o número é bem maior.

Atualmente, um novo termo tem ganhado destaque nas relações sociais: o de paternidade responsável, isso porque engana-se quem pensa que apenas a criança ou o adolescente sem um pai presente sofrerá o dano da ausência.

Na verdade todo o Estado é afetado pelas consequências do abandono, tendo em vista que a irresponsabilidade paterna, somada às questões econômicas, têm gerado milhares de crianças em condições de rua.

Rodrigo da Cunha Pereira, presidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM enfatiza: “A paternidade responsável tornou-se norma jurídica, traduzida em regras e princípios constitucionais. É um desdobramento dos princípios da dignidade humana, da responsabilidade e da afetividade. Na verdade, ela está contida nestes outros princípios norteadores e a eles se mistura e entrelaça. Merece ser considerada como um princípio destacado e autônomo em razão da importância que a paternidade/ maternidade tem na vida das pessoas”.

Em um mundo ideal, as pessoas seriam geradas, amadas e cuidadas por seus genitores, mas vale lembrar, que as crianças sentem falta do afeto e da segurança de ter com quem contar, por vezes essa função pode ser muito bem desempenhada por pais adotivos ou parentes próximos que exerçam o papel de responsabilidade financeira e afetiva.

Os impactos do abandono paterno na sociedade e no psicológico das crianças é levado para o resto das suas vidas, antes de recorrer à justiça, muitos filhos procuram se aproximar de seus pais, mas por serem renegados e por vezes humilhados, não encontram outra solução e acabam nos tribunais para buscarem de alguma forma o reparo que a falta da presença do pai pode lhes causar.

O mais triste é que nenhuma indenização tem o poder de recompor o afeto negado aos filhos.

A única forma de diminuirmos esse número de abandono que traz tanto sofrimento as pessoas é através da responsabilidade, tendo em vista que nenhuma criança jamais pediu para nascer é de consciência de cada sujeito se prevenir em suas relações sexuais e se mesmo com a prevenção houver uma gravidez, é dever do homem estar presente como responsável na educação, criação e sustento da criança e não abandonar todas essas funções para a mulher (o que infelizmente ocorre em muitas das vezes).

Para termos uma sociedade mais consciente também é preciso parar de apontar o dedo para os outros e enxergar melhor o nosso próprio umbigo, será que nós, “exemplos de pais”, que registramos os nossos filhos, demos educação e os vimos crescer de perto estamos presentes o necessário para criarmos seres humanos responsáveis por seus próprios atos e que serão pais exemplares no futuro?

Deixo essa reflexão e desejo que os próximos dias dos pais sejam melhores em uma sociedade mais consciente e responsável, de qualquer forma:
Feliz dia dos pais!

Referenciais bibliográfico: Assessoria de Comunicação do IBDFAM. Paternidade responsável: mais de 5,5 milhões de crianças brasileiras não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Disponível em: https://www.ibdfam.org.br/noticias/7024/Paternidade+respons%C3%A1vel:+mais+de+5,5+milh%C3%B5es+de+crian%C3%A7as+brasileiras+n%C3%A3o+t%C3%AAm+o+nome+do+pai+na+certid%C3%A3o+de+nascimento. Acesso em: 20 de jun. de 2020.
Documentário: Todos nós cinco milhões. Direção: Alexandre Mortágua. Produção: Guilherme Fiorin. Local: Brasil, 2019.

Douglas Pereira é formado em Serviço Social.

Caminhão atinge ônibus e segue viagem na Dutra, em Resende

Um caminhão, ainda não identificado, atingiu um ônibus da Viação Resendense em ponto de ônibus na Rodovia Presidente Dutra, em Resende, RJ. O acidente aconteceu por volta dás 08h30 desta quinta-feira (6), no km 308 da BR-116.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o veículo estava parado em um ponto para pegar passageiros às margens da rodovia, na altura do bairro São Caetano, quando foi atingido na lateral por um caminhão. O caminhoneiro seguiu viagem. 

O veículo fazia a linha Resende x Itatiaia foi atingido na carcaça e vidros de janelas quebrados. Poltronas e estruturas internas que ajudam no equilíbrio dos passageiros também foram danificadas.

Ainda de acordo com a PRF, uma passageira teve ferimentos leves e foi levada para o Hospital. O estado de saúde dela não foi divulgado.

Os passageiros tiveram que ficar na pista para embarcar em outro coletivo.