Rádio Acesa FM VR: 2018-12-09

sábado, 15 de dezembro de 2018

Três pessoas ficam feridas em capotamento na Dutra em Barra Mansa, RJ

Um capotamento de um carro de passeio deixou três pessoas feridas no início da noite desta sexta-feira (14) na Via Dutra, em Barra Mansa, cidade no Sul Fluminense. Segundo a NovaDutra, concessionária que administra a rodovia, o acidente aconteceu no km 275,2 e o trânsito no sentido São Paulo precisou ser interditado para o trabalho das equipes.

As vítimas — que não tiveram a identidade divulgada — foram atendidas no local e levadas para a Santa Casa. O estado de saúde delas não foi divulgado.

O congestionamento chegava a 4 km por volta das 19h. Às 19h47 as faixas foram liberadas com 6,5 km de lentidão.

Acidente entre um táxi e um veículo de passeio na Vila Santa Cecília em Volta Redonda, RJ

Dois carros bateram na Avenida dos Trabalhadores em Volta Redonda, RJ. De acordo com as primeiras informações, o acidente, envolvendo um táxi e um carro de passeio, aconteceu próximo à um hipermercado na pista sentido Conforto.

Ainda de acordo com as informações, um dos veículos ficou atravessado na pista. Até o momento não há informação de feridos.

O acidente aconteceu por volta das 17 horas.

Carro de serviço pega fogo no Santo Agostinho em Volta Redonda, RJ

Um carro pegou fogo nesta sexta-feira (15) no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda, RJ. De acordo com as informações apuradas pela a reportagem, o GM Montana Conquest, com placas de Manhuaçu (MG), pegou fogo após vazamento de gás (GNV).

O 22º GBM-VR foi acionado e conteve as chamas. O incidente aconteceu na Rua Jaime Pantaleão de Moraes. O veiculo presta serviço para um oficina mecânica.


Ainda e acordo com as informações, ninguém se feriu.

Condutor morre na hora após entrar de baixo de carreta na Dutra em Resende, RJ

Um acidente gravíssimo matou o condutor de um carro - Honda Fiat - que entrou de baixo da carroceria de uma carreta parada no acostamento. O caso aconteceu na noite deste sábado (14), no km 303 da BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), em Resende, RJ - altura do bairro Paraíso -.

A PRF disse que o homem, identificado como Mozart Netto, era morador de Resende e morreu na hora. O motorista da carreta não se feriu. Os veículos foram deslocados para o acostamento e trânsito no trecho não foi afetado.

O corpo passou por perícia e foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Resende.

Diversão: "Menos Wi-fi + Diversão" acontece neste sábado (15) no Padre Josimo em Volta Redonda

O projeto 'Menos WiFi e mais Diversão' acontece na tarde desta sábado (15), no Condomínio do Minha Casa, Minha Vida, no Padre Josimo, em Volta Redonda, RJ. Em parceria da Rádio Acesa com amigos e moradores do comunidade, tem por objetivo levar diversão de forma convencional às crianças.

De acordo com Douglas Pereira, um dos incentivadores, o evento tem como objetivo resgatar as brincadeiras antigas que fizeram parte da nossa infância. Buscaremos demonstrar que o ato de brincar é de grande importância para construção do desenvolvimento da criança - por possibilitar a ela um mundo interior e a sua capacidade fisica de forma muito divertida, explicou.

A atividade, que acontece a partir das 15h, terá Corrida de Saco, Dança da Cadeira, Corrida do ovo na colher, gincanas, cama elástica, piscina de bolinhas, distribuição de pipoca,algodão doce, cachorro quente, refrigerante e muito mais.

Mulher morre atropelada na Dutra em Barra Mansa, RJ

Uma mulher foi atropelada por um carro de passeio (Hilux) no km 268 da BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), no trecho que corta o município de Barra Mansa, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com as primeiras informações, o acidente aconteceu no início da tarde deste sábado (15) no bairro Boa Sorte.

Ainda de acordo com as informações, a vitima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A faixa da direita está interditada e o trânsito segue lento e sob atenção do km 266 ao 269.

O corpo, identificado como Joana Assunção Martins, de 57 anos, moradora do bairro Loteamento Chinês - Piteiras, segue no local a espera da perícia e logo após a remoção ao IML de Volta Redonda, em Três Poços.

Ônibus pega fogo na tarde desta sexta-feira (14) em Resende

Um incêndio consumiu um ônibus da Viação São Miguel ficou destruído após pegar fogo na tarde desta sexta-feira (14) em Resende, RJ. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu no bairro Jardim do Sol, na região da Chácara do Januário. O ônibus fazia a linha Jardim do Sol x Casa da Lua.

O motorista disse que duas pessoas estavam no veículo e uma delas sentiu cheiro de queimado vindo do motor e comunicou o condutor. Os moradores da localidade tentaram conter o fogo, mas não conseguiram e acionaram os bombeiros. Ninguém ficou ferido.

A empresa Viação São Miguel informou que o motivo do incêndio foi a constante vibração do chassi, ocasionando um curto circuito elétrico.

O fogo atingiu a rede elétrica e afetou o fornecimento de energia para oito residências. A Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, informou que técnicos trabalharam para normalizar o serviço.

Menores são denunciados por invasão e ameça a alunos e professor em escola de Barra Mansa, RJ

Agentes da Guarda Municipal e policiais militares - Ronda Escolar - foram acionados por um professor da Escola Municipal Bartolomeu Anacleto para atender um caso de dois menores que invadiu a escola, perturbou e ameaçou dois alunos e o profissional de educação. O caso aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (14).

Após localizar os dois menores, os agentes acionaram o conselho tutelar e conduziu os acusados, as vítimas e os respectivos responsáveis do referido colégio, até a delegacia de polícia civil de Barra Mansa (90ª DP ) para registrar a ocorrência.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Menina é estuprada após ter casa invadida por um homem que a ameçou com uma faca

A PM foi acionada para atender um caso de uma menina, de 14 anos, que foi estuprada após ter a casa invadida por um homem negro aparentando ter 30 anos. De acordo com a vitima, o criminoso tinha uma tatuagem no braço com a escrita "S". O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), no bairro Jardim Central, em Barra Mansa, RJ

A polícia ainda informou que na hora do crime, a menina estava sozinha. O pai, de 50 anos, foi acionado para comparecer ao local e ser informado do caso. Os dois vivem só.

A menina ainda disse aos policiais que não conhece o estuprador, e que em todo momento escondia o rosto e a ameaçava com uma faca. Ela foi trancada no quarto, e nesse momento ela ouviu ele falar com alguém perguntando para ver se tinha câmeras de segurança na residência.

O suspeito trajava bermuda vermelha e branca, e a camisa vermelha com listras azuis, informou a vitima.

Na residência, ele permaneceu por cerca de uma hora e meia, e dizia ser do bairro Vila Coringa. A menina informou que o criminoso perguntava aonde estava o dinheiro e os objetos de valores.

O caso seguiu para delegacia de polícia civil de Barra Mansa (90ª DP), onde a vitima foi encaminhada para a Santa Casa e depois para o Hospital da Mulher, de onde seguiu para o ICCE em Volta Redonda, no bairro Três Poços, para exames. Lá foi ficou constatado que houve violência sexual.

A polícia segue nas investigação para a identificação e localização do criminoso e logo em seguida prende-lo.

Acidente no Abelhas deixa uma pessoa ferida em Barra Mansa, RJ

Um acidente envolvendo dois veículos deixou um mulher ferida na tarde desta sexta-feira (14) na Rua Doutor José Alves, no bairro Abelhas, em Barra Mansa, RJ. Informações apuradas pela a produção da reportagem, a colisão frontal foi em frente ao acesso à Rua Michel Wardini.

Ainda de acordo com as informações, o VW Gol entrou na contra mão e bateu de frente com um VW Logus na pista sentido à Dutra.

Uma equipe do Samu foi acionada e socorreu a vitima, uma mulher de identidade não divulgada, e conduzida à Santa Casa de Barra Mansa. O estado de saúde dela não foi divulgado.

Homem é morto à tiros na Fazenda da Barra 2 em Resende, RJ

Foi morto à tiros na noite desta sexta-feira (14), Digo da Silva Tomé, de 33 anos, no bairro Fazenda da Barra 2, em Resende, RJ. Ele é a segunda vitima de assassinato em menos de 24 horas no bairro. O crime aconteceu na Rua 3.

A polícia foi acionada e segue no local, até a publicação desta reportagem, para fazer levantamento do crime. Ninguém tido sido preso.

Parede de ginásio cai durante chuva e fere 6 pessoas que participam da festa de natal em Três Poços

Uma parte da parede do Ginásio Heth Lustoza Bastos, em Três Poços, caiu com a chuva no fim da tarde desta sexta-feira (14), em Volta Redonda, RJ. De acordo com o 22º GBM-VR, 6 pessoas ficaram feridas, entre elas, uma grávida.

A produção do RÁDIO ACESA NOTICIAS apurou que no momento do incidente acontecia o evento de Natal da prefeitura, com a presença do Papai Noel.

A parede que é de tijolos vazados, onde serve para a ventilação no interior do ginásio, caiu e atingiu 4 crianças com idades de 5 e 7 anos, uma adolescente de 19 anos e uma grávida de idade não revelada.

Além da vitima grave, que está sedada e foi entubada, as outras duas foram internadas também no HSJB com ferimentos leves - escoriações e suspeita de fratura na perna, onde seguem internadas.

A Prefeitura ainda não se manifestou sobre o assunto. Uma moradora disse que as paredes estão com rachaduras.

Menores são detidos com moto furtada no Paque Muncipal de Barra Mansa, RJ

Dois menores, de 14 e 13 anos, foram detidos na manhã desta sexta-feira (14) com uma moto sem placa e com a numeração adulterada. De acordo com a PM, a dupla foi abordada na Estrada da Bocaina, no Siderlândia, em Barra Mansa, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com as informações da polícia, a dupla disse que tinha furtado o veículo no pátio da Guarda Municipal da cidade - Parque Municipal.

A Guarda informou que furto foi na noite de quarta-feira, dia 12 de dezembro, e que os suspeitos cortaram a tela que cerca o local para levar o veículo.

O caso foi encaminhado para a delegacia de polícia civil (90ª DP), onde foi registrado a ocorrência e a moto devolvida ao parque.

Atlético-MG tem interesse em Réver e busca negociar com Flamengo

O Atlético-MG iniciou conversas com o empresário Fábio Mello para tentar o retorno de Réver, campeão de Libertadores 2013 e Copa do Brasil 2014 pelo clube. Os mineiros precisam se acertar também com o Flamengo, atual time do defensor, e Inter, detentor de parte dos direitos. Os gaúchos não se opõem ao acordo.

As conversas são conduzidas por Sérgio Sette Câmara, presidente do clube mineiro. O mandatário se aproveita da amizade com o agente do atleta, Fábio Mello, para tentar o retorno à Cidade do Galo. O diretor de futebol Marques tem outras atribuições neste momento.

O atleta tem contrato com o clube da Gávea até dezembro de 2019 e também avaliza a volta a Belo Horizonte, onde é considerado ídolo. Parte dos direitos econômicos pertence ao Internacional, que por contrato necessita ser consultado. O clube gaúcho também necessita dar sinal verde para a realização do negócio, seja por empréstimo ou em definitivo.

O Colorado já sinaliza com o sinal verde para a saída do jogador. A reportagem apurou que os gaúchos não fazem objeção por uma volta de Réver à Cidade do Galo.

Gerente de casa de prostituição é preso em Barra do Pirai, RJ

Um gerente de uma casa de prostituição foi preso na noite desta quinta-feira (13) em Barra do Piraí, Sul do estado do Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Militar (PM), a ação aconteceu no distrito de Ipiabas.

Ainda segundo a PM, os agentes foram ao estabelecimento para cumprir um mandado de prisão. Ao chegarem no local, quatro mulheres confessaram que se prostituíam. Depois de uma revista, foram encontradas uma espingarda, uma cartucheira, além de cadernos com anotações sobre os programas.

O caso foi registrado 88ª Delegacia de Polícia (Barra do Piraí). O suspeito foi autuado por manter o estabelecimento e por porte ilegal de armas. As mulheres foram ouvidas e liberadas em seguida.

Acidente na Serra das Araras deixa uma pessoa ferida

Uma colisão traseira foi registrado na manhã desta sexta-feira (14), no km 223 da BR-116 ( Rodovia Presidente Dutra), na pista descida, em Piraí, RJ. A concessionaria que administra a rodovia, NovaDutra, dois caminhões se envolveram no acidente

Ainda de acordo com as informações, a vítima foi encaminhada para o Hospital Flávio Leal, no mesmo município.

A retenção no local chega a 5 quilômetros e a pista da esquerda seguia interditada até a publicação desta reportagem.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Máxima no Sudeste do país pode chegar a 37 graus nesta sexta-feira (14)

Nesta sexta-feira (14), o céu no Sudeste do país vai ficar de parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo.

A temperatura mínima na região vai ser de 12º C e a máxima de 37ºC. Já a umidade relativa do ar fica entre 30% e 100%. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sábado (15) na região Sudeste será de sol e calor durante todo o dia

Sábado (15) de sol e calor ao longo do dia por todo Sudeste. Podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e, à noite, somente no sul de Minas Gerais, no estado de São Paulo e no oeste do Rio de Janeiro.

O tempo fica firme nas demais áreas com o céu parcialmente nublado.

A temperatura mínima na região vai ser de 14ºC e a máxima de 37ºC. Já a umidade relativa do ar fica entre 35% e 100%. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018 - Estação: Primavera

Climatempo
Sexta-Feira, 14 de Dezembro


Volta Redonda - RJ

SexSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.20ºC35ºC10mm80%

Força Nacional prende em Natal suspeito de participar de assassinato de prefeito de Rio Claro, RJ


Agentes da Força Nacional prenderam em Natal, nesta quinta-feira (13), um homem suspeito de ter participado do assalto que resultou na morte do prefeito de Rio Claro, no Rio de Janeiro, em 2015. O suspeito tem 30 anos, estava escondido na capital potiguar e trabalhava como vendedor na Praia de Ponta Negra, na Zona Sul, ponto turístico mais frequentado da cidade.

Raul Fonseca Machado era prefeito de Rio Claro quando foi vítima de um latrocínio em 20 de dezembro de 2015, no sítio onde morava com a esposa. De acordo com a Polícia Militar, homens armados e encapuzados entraram na propriedade e renderam o casal. Dr. Raul, como era conhecido, foi baleado em uma troca de tiros com os criminosos. O corpo dele foi encontrado em um dos quartos. A esposa do prefeito não se feriu.

Os bandidos fugiram levando dois carros que pertenciam a Raul Machado. Os automóveis foram encontrados incendiados às margens da Via Dutra, próximo ao bairro Jaqueira, em Piraí, na madrugada do dia seguinte.

Três homens suspeitos de envolvimento no crime já estão presos no Rio de Janeiro. A Força Nacional investigava o paradeiro deste outro suspeito, foragido em Natal, havia alguns meses e montou uma operação nesta quinta (13) para prendê-lo.

Os agentes disseram que, quando o encontraram na barraca da praia, ele tentou fugir correndo. Na fuga, ainda entrou em luta corporal com um dos homens da FN e acertou um soco no nariz do policial, porém foi rendido e encaminhado à Delegacia Especializada de Capturas (Decap), na capital potiguar.

Fonte: G1

PL que acaba com vistoria no Detran é votada na Alerj

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira, o projeto de lei que prevê o fim da vistoria obrigatória feita pelo Detran e a implementação de uma autodeclaração de que o veículo está em perfeitas condições de trafegar. O texto seguirá para sanção do governador em exercício, Francisco Dornelles, que terá 15 dias úteis para avaliar, o que deve acontecer, já que o governador eleito Wilson Witzel já anunciou ser favorável à medida.

De autoria dos deputados Luiz Paulo (PSDB), Gilberto Palmares (PT) e Zaqueu Teixeira (PSD), a lei prevê que o licenciamento anual será obtido após a entrega de uma declaração que será preenchida por meio do site do órgão. O texto diz ainda que o licenciamento não dispensa os proprietários de veículos que possuem sistema de Gás Natural Veicular (GNV) da vistoria realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Imetro).

- O condutor terá que ter responsabilidade sobre a sua declaração. Cada um irá afirmar que o seu carro está em perfeitas condições. O condutor vai pagar o Duda e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), e vai receber o documento anual de verificação. Não será necessário ir ao Detran. Se o carro estiver ruim ou se você for pego em uma blitz, além de ter o carro recolhido, o motorista responderá na Justiça por falsidade ideológica e por ter colocado a vida de outras pessoas em risco – disse o deputado Luiz Paulo.

A legislação aprovada pela Alerj não inclui os veículos de transporte escolar, os veículos de cargas, os veículos de transporte coletivo de passageiros e o veículo rodoviário de passageiros, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Justiça ordena revisão nas tarifas das linhas intermunicipais no RJ

O estado do Rio tem 60 dias para revisar as tarifas de ônibus das linhas intermunicipais de forma a devolver os 0,27 centavos cobrados dos passageiros desde 2017


O juiz Wladimir Hungria, da 5ª Vara da Fazenda Pública do Rio, decidiu que a nova tarifa que entrará em vigor deve prever o ressarcimento dos valores que a Justiça entende que foram cobrados de forma irregular no prazo de um ano.

O juiz afirmou que o reajuste foi uma forma de regularizar o pagamento de propina ao ex governador do Rio, Sérgio Cabral, com a participação de agentes do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio, o Detro, responsável por estipular o valor da tarifa, e de conselheiros da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio, a Fetranspor.

Segundo as investigações do Ministério Público, o valor total dos danos aos cofres públicos está estimado em mais de R$ 505 milhões.

Na decisão em caráter liminar, o juiz destacou também que a população foi sacrificada para bancar o esquema desde 2008.

Dessa forma, as empresas aumentaram os lucros e pagaram propinas aos agentes públicos e privados.

Entre os acusados estão o ex-governador Sérgio Cabral, os conselheiros da Fetranspor José Carlos Reis Lavouras, Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira, além dos ex-presidentes do Detro-RJ Rogério Onofre e Alcino Carvalho.

A Justiça determinou ainda o bloqueio de R$ 179 milhões que seriam repassados à Fetranspor pelo governo do Estado na rubrica de restos à pagar e a suspensão de todos os repasses financeiros para o custeio das gratuidades sem que haja uma auditoria das contas.

Em nota, a Fetranspor informou que vai recorrer da decisão por entender que a liminar representa uma visão parcial do processo tarifário.

A nota diz também que os reajustes feitos entre 2010 e 2017 foram com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, por determinação do próprio Ministério Publico.

No texto, a Fetranspor defende ainda o uso de uma planilha tarifária diferente, que refletiria melhor os custos da operação.

Também contatado, o Detro informou apenas que foi notificado na tarde desta quarta-feira e que vai avaliar a decisão.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Tarifas de chamadas fixo-móvel é reduzida em 0,4% pela Anatel

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta quarta-feira (12), durante reunião realizada em Brasília, redução dos valores das chamadas fixo-móvel. A medida vale para ligações locais e de longa distância realizadas por assinantes dos planos básicos das concessionárias de telefonia fixa. A redução média no valor das ligações é de 0,4%.

Isso, segundo o conselheiro relator, Aníbal Diniz, ocorre em um momento em que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), indicador que mede a inflação para famílias com rendimento entre um e cinco salários-mínimos, acumula inflação de cerca de 4% nos últimos 12 meses. “Os gastos com serviços de telecomunicações estão pesando menos no bolso do consumidor brasileiro”, afirmou.


O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, analisou que a decisão da Agência de revisar os valores das chamadas da telefonia fixa com base no Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) e aplicar o fator de produtividade, que faz com que ganhos da concessionária sejam compartilhados com os consumidores por diminuição na tarifa, contribui para que o setor de telecomunicações reduza o impacto inflacionário e contribua com maior estabilidade do Real e manutenção do poder de compra do brasileiro.

A redução das tarifas das chamadas fixo-móvel deve ser aplicada nos próximos dias, após a publicação no Diário Oficial da União.

13 de dezembro - Dia do Cego

  Stevie Wonder/Wikimedia Commons
A cegueira é a falta de percepção visual, que não identifica luz e formas. Mas há várias escalas para definir a cegueira, há vários tipos de cego. A maioria dos cegos ficou nessa condição em consequência de catarata e glaucoma, o que torna os países pobres os campeões nesse tipo de ocorrência.

PC cumpre mandados contra suspeitos de envolvimento na morte de Marielle Franco

Agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpriram nesta quinta-feira (13) os primeiros mandados de prisão e apreensão contra suspeitos de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que a operação ocorreu na capital carioca, em Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Petrópolis e na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

A investigação corre em sigilo para que os autores e mandantes do crime sejam efetivamente presos. Além disso, a Delegacia de Homicídios tem realizado operações policiais para a checagem de denúncias e informações anônimas.

Em março deste ano, a vereadora Marielle Franco foi morta a tiros dentro de um carro na Rua Joaquim Palhares, no bairro do Estácio, na Região Central do Rio, por volta das nove e meia da noite. Além da vereadora, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. Uma outra passageira, assessora de Marielle, foi atingida por estilhaços.

'Guerra do tráfico' deixa um morto na Colônia em Barra Mansa, RJ

Foi morto à tiros na noite desta quinta-feira (13) um jovem identificado apenas como Caíque de Almeida Nogueira, de 31 anos. O crime aconteceu no bairro Colônia Santo Antônio, em Barra Mansa, RJ. De acordo com testemunhas, foram ouvidos mais de 20 tiros e houve correria na Rua 18, no Novo Horizonte.

Ainda de acordo com as informações, os tiros foram atingidos no abdômen e na perna. Caíque era gerente do tráfico no residencial novo Horizonte, e. ainda teria envolvimento na morte de um suspeito em Angra dos Reis, cidade na Costa Verde do Rio de Janeiro.

A polícia foi acionada e esteve no local preservando o cena do crime. Após a perícia, o corpo foi removido ao IML de Volta Redonda, em Três Poços.

Cavalo morre após cair do morro no Santa Clara em Barra Mansa, RJ

Um cavalo foi recolhido pelo o SAAE-BM nesta quinta-feira (13) em uma residência na Rua Olívia Bruno, no Santa Clara, em Barra Mansa, RJ. A equipe do Saae o animal informou que e o animal estava pastando no morro atrás da residência. Ele escorregou, caiu e quebrou o pescoço.

O local é de difícil acesso e teve o auxílio de uma retroescavadeira e um caminhão na remoção do animal.

Novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação só será implantado em 2022

O Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, alterou o prazo para implantação do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Anteriormente, a data para que a CNH digital passasse a valer estava prevista para 1º de janeiro de 2019. Com a mudança, a emissão ficou para 31 de dezembro de 2022.

A nova CNH vai ter um único formato em todo o Brasil: será um cartão de plástico juntamente com um chip. Desta forma, vai ser possível dar mais segurança ao documento, além de reduzir o risco de fraudes e permitir a integração com sistemas de outros países.

Até o dia 31 de dezembro de 2022, que é o fim do novo prazo, a carteira de habilitação vai continuar sendo emitida em papel.

Ambulantes são fiscalizados em Volta Redonda, RJ

Nesta quinta-feira, dia 13, a prefeitura de Volta Redonda, através das secretarias municipais de Fazenda e de Desenvolvimento Econômico, realizou uma fiscalização orientando os ambulantes que trabalham na Vila Santa Cecília. A ação teve caráter educativo e foi realizada com o apoio da Guarda Municipal. Atendendo as demandas da população sobre a ocupação irregular das calçadas.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães, a cidade conta hoje com 130 ambulantes regularizados. “Nosso município recebe muitos ambulantes nesta época do ano, pessoas vindas de outras cidades. Nosso objetivo com essa fiscalização é orientar sobre a lei dos ambulantes. Queremos manter a ordem pública. Pedimos também para que os ambulantes que ainda não são regularizados procurem a prefeitura para realizar o cadastro. A partir de amanhã a fiscalização será intensificada”, contou.

Para a vendedora de água de coco, Lucimara Teixeira, estar com a documentação em ordem é muito importante. “Trabalho há quase cinco anos no mesmo local. Sempre que a fiscalização aparece mostro meu alvará, estou com toda a documentação em dia. Sei como isso é importante para manter a ordem e para gente também significa mais segurança”, disse.

O prefeito Samuca Silva, destacou que as ações de fiscalizações atende a demanda da população da cidade. “Muitas pessoas pedem que as secretarias possam fiscalizar e orientar, por causa do uso do espaço público. Muitos ambulantes acabam usando a calçada de forma indevida e prejudicam quem passa pelo local. Além de orientar que esses ambulantes procurem a prefeitura para se regularizar, alertamos também sobre esse uso do espaço comum a todos”, contou o prefeito.

O secretário de Fazenda de Volta Redonda, Fabiano Vieira, enfatizou que outras fiscalizações serão realizadas em vários pontos da cidade. “Nos últimos meses fizemos várias ações de orientação nos principais centros comerciais de Volta Redonda. Isso para inibir o comércio ilegal, onde identificamos várias irregularidades, e até mesmo presença de ambulantes de outras cidades. A ilegalidade prejudica a competitividade saudável e o que estamos fazendo é manter a ordem. Até o final do ano vamos intensificar as fiscalizações no período da manhã e a tarde nestes pontos”, contou.

13º de servidores serão pagos com doação da Alerj

Foram doados ao governo do estado R$ 120 milhões para o pagamento do décimo terceiro salário ao servidor público programado para esta sexta-feira (14/12). O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), esteve nesta quinta-feira (13/12), no Palácio Guanabara, sede do Governo Estadual, para entregar o cheque ao governador em exercício, Francisco Dornelles.

Além dos R$ 120 milhões doados, a Alerj economizou este ano R$ 258 milhões dos cofres públicos, ao abrir mão de parte dos repasses constitucionais referentes aos duodécimos e ao adotar medidas de austeridade na sua gestão. "A partir dessa economia e em nome dos demais parlamentares, é uma grande honra contribuir para que o governo possa levar adiante seus compromissos com o servidor. A Alerj cumpriu seu papel para que o Executivo pudesse sair da crise. E vamos continuar trabalhando para fazer o Rio avançar", declarou Ceciliano.

"A doação trouxe um grande alívio para o Estado. Sem contar que a iniciativa do deputado Ceciliano prova a sua competência e o seu espírito público. Estamos diante de um grande aliado do governo e de um grande gestor", afirmou Francisco Dornelles durante o encontro com o presidente em exercício da Alerj.

O secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Pimentel, o diretor de Finanças da Alerj, Lauro Fernandes, e o deputado Rosenverg Reis (MDB) também estiveram presentes na entrega do cheque.

Três carros se envolvem em um engavetamento no Aterrado

Pelo menos três carros se envolveram em um engavetamento, no final da tarde desta quinta-feira (13), na Avenida Lucas Evangelista, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, RJ. O 22º GBM-VR informou que foi acionado e socorreu as vitimas.

No acidente, três pessoas receberam atendimento pela a equipe medica dos bombeiros e logo após a avaliação medica foram liberadas, no local.

O trânsito teve um pequeno congestionamento e sendo totalmente liberado minutos depois com a remoção dos veículos envolvidos.

Canetas de aplicação de insulina chegam ao SUS

Um novo marco para os brasileiros com diabetes
Pela primeira vez no país, pessoas com diabetes tipo 1 terão acesso, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), à insulina análoga de ação ultrarrápida com aplicação via caneta pré-preenchida. Produzido pela empresa dinamarquesa Novo Nordisk na cidade mineira de Montes Claros, o produto auxiliará os pacientes no tratamento da doença.

Até então, as únicas insulinas distribuídas pelo Ministério da Saúde eram insulinas humanas de aplicação via seringa, sendo o próprio paciente o responsável por retirar da ampola a dose correspondente ao seu tratamento. Agora, os pacientes também terão a opção da caneta.

Segundo o gerente de grupo médico da Novo Nordisk, Rodrigo Mendes, o uso das canetas pré-preenchidas com insulina contribui para maior qualidade de vida. Isso porque o próprio paciente é responsável por regular a dosagem e a aplicação. Segundo Rodrigo, a precisão da dosagem de insulina com as canetas é maior do que no sistema que utiliza ampolas e seringas.

“Os pacientes relatam menor dor no local da aplicação. E há estudos que mostram um menor risco de ferimentos causados com a agulha da caneta. Isso acaba gerando um impacto de maior adesão ao tratamento do diabetes. Além disso, há um maior controle da glicemia, da glicose no sangue. E, consequentemente, uma menor chance de complicações relacionados ao diabetes como a hipoglicemia.”

Rodrigo destaca que, nos casos em que os pacientes já têm complicações com o diabetes, pode haver uma limitação na hora de manipular as seringas, o que não ocorre com as canetas. A insulina disponibilizada é a ultrarrápida que, segundo o gerente médico, é mais similar à insulina que o corpo humano produz. O que também permite um maior controle da glicemia.

Allan Finkel é vice-presidente e gerente geral da Novo Nordisk, empresa que produziu as canetas. Ele destaca que o desenvolvimento dessas tecnologias faz parte dos compromissos da empresa quando o assunto é o tratamento do diabetes.

“Nós entendemos que nosso compromisso vai além de fornecer medicamentos. Por isso, além de disponibilizar as canetas, que trazem maior facilidade na aplicação, o que consequentemente pode aumentar à adesão ao tratamento, continuaremos investindo na educação dos profissionais de saúde para a melhor utilização dos nossos produtos e no tratamento e diagnóstico do diabetes.”

As canetas estarão disponíveis em todos os estados do país, incluindo o Distrito Federal e devem atender cerca de 400 mil pacientes, de acordo com o Ministério da Saúde.

Operação no Frade termina com criminosos atirando contra os policiais, em Angra dos Reis, RJ

Uma operação da Divisão de Homicídios do Rio de Janeiro terminou com tiroteio de criminosos contra uma equipe composta por quatro policiais na manhã desta quinta-feira (13), na Comunidade do Frade, em Angra dos Reis, RJ.

Segundo informações do delegado Bruno Gilaberte, titular da 166ª Delegacia de Polícia, aproximadamente cinco agentes foram ao local em uma viatura para realizar uma investigação, no Morro da Constância, quando os bandidos começaram com os disparos.

O delegado disse que o local é de vulnerabilidade e intensa situação de risco. O grupo foi resgatado após ação das polícias civil e militar. Um dos agentes foi atingido por estilhaços e teve ferimentos leves.


Na ação dois carros com registro de roubo foram recuperados e ninguém preso. A ocorrência foi registrada na delegacia de polícia civil de Angra dos Reis (166ª DP). Dois carros roubados foram recuperados e ninguém foi preso.

Motociclista fica ferido em acidente na Via Sérgio Braga em Barra Mansa, RJ

Um motociclista ficou ferido em um acidente na Via Sérgio Braga - altura da Purina - no bairro Vila Elmira, em Barra Mansa, RJ. De acordo com as primeiras informações, a moto se envolveu em uma batida com uma camionete.


A vitima, com a identificação não divulgada, foi socorrida e encaminhada à Santa Casa de Barra Mansa. O estado de saúde dela não foi divulgado.

Arsenal do tráfico é apreedido com traficante no Monte Cristo em Barra Mansa, RJ

Policiais prenderam na manhã desta quinta-feira (13), Roni Monteiro da Silva, com ele foi encontrado um arsenal para o tráfico de drogas no bairro Monte Cristo em Barra Mansa, RJ.

De acordo com a polícia, Roni é suspeito de participar de um homicídio no último dia 4, ocorrido no bairro Bom Pastor. Ele seria o autor dos disparos que matou João Douglas Congo Bernardes, de 39 anos, com um tiro de pistola na perna.

Durante a operação, o suspeito foi abordado GM Corsa Wind de cor preta e com placas de Barra Mansa. Na abordagem os agentes encontraram uma trouxinha de maconha e um cigarro artesanal de maconha. Na casa dele, na Rua Joaquim de Moraes, foram apreendidos uma granada de mão, um kit rajada; 37 munições cal .40; duas balanças de precisão.

Além da trouxa de maconha, foram encontrados na residência farto material para a endolação, 627 papelotes e 137 pinos de cocaína; 5 pedras grande de Crack e um caderno de anotações do tráfico.

Todo material foi conduzido à delegacia de polícia civil de Barra Mansa (90ª DP), onde o suspeito foi entre às autoridades para as medidas cabíveis.