Rádio Acesa FM VR: 2014-09-07

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

12/09/2014

Em 2002, o ator Anthony Perkins morreu, aos 60 anos, de aids

Perkins, interpretou Norman Bates no filme Psicose, era tão complexo quanto seu personagem.

Anthony Perkins
Allan Warren / Wikimedia Commons
Anthony Perkins
Em 12 de setembro de 2002, o ator Anthony Perkins, que interpretou Norman Bates no filme Psicose, morreu aos 60 anos, de aids. O ator era tão complexo quanto seu personagem. Filho do ator Osgood Perkins, da versão original de Scarface, foi criado pela mãe e a definia como muito problemática.

A Música do Dia é o tema de Psicose, composto por Bernard Herrmann. A trilha sonora do filme foi criada utilizando apenas uma orquestra de cordas.

Produção e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo: Mônica Montenegro

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

HISTÓRIA HOJE - Há 112 anos, nascia Juscelino Kubitschek de Oliveira

Há 112 anos, nascia Juscelino Kubitschek de Oliveira

Apresentação José Carlos Andrade

Ele nasceu em Diamantina, cidade de Minas Gerais.

Sua vida política começou em 1940 ao ser nomeado prefeito de Belo Horizonte. Ele se tornou conhecido como o "prefeito furacão" pelas grandes mudanças feitas na cidade. Uma das obras mais importantes foi a construção da Pampulha  projetada por  Oscar Niemeyer e que  se tornou um marco cultural nacional.
Foi deputado federal por duas vezes. Em 1951 foi eleito Governador de Minas Gerais. No ano seguinte criou a Companhia Energética de Minas Gerais, CEMIG,  e construiu cinco usinas hidrelétricas.

Por meio de uma aliança política formada por 6 partidos, Juscelino chega a presidência da República em 1955.
A construção de Brasília foi um dos fatos mais marcantes da história de JK  e do Brasil e é considerada, por sua arquitetura, uma das maiores obras do  século XX.

Juscelino foi eleito senador pelo estado de Goiás em 1962 e desejava concorrer novamente à Presidência da República, nas eleições de três de outubro de 1965. Entretanto, veio o golpe militar em 1964,  e Juscelino  foi acusado de corrupção, teve os direitos políticos cassados e perdeu o mandato de senador. A partir de então se exila nos Estados Unidos e na Europa.
Passados os 10 anos da cassação de seus direitos Juscelino tenta novamente voltar a vida política.
Para dissuadi-lo, os militares usaram os fantasmas das denúncias de corrupção, buscando desmoralizá-lo politicamente. Os militares  ameaçaram levar as investigações adiante caso JK tentasse voltar à cena política.

Juscelino Kubitschek de Oliveira faleceu em 22 de agosto de 1976 num acidente  envolvendo o carro em que viajava na rodovia Presidente Dutra. A morte de JK levantou muitas dúvidas, mas,  em vinte e dois de abril de 2014 a Comissão Nacional da Verdade concluiu que a morte foi acidental.

Coreógrafo de Juliana Paiva foi demitido porque deixou atriz cair


Coreógrafo de Juliana Paiva foi demitido porque deixou atriz cair

A coluna sabe que a verdade pode até demorar, mas sempre aparece. Pois bem. Saulo Rangel, antigo coreógrafo de Juliana Paiva no ‘Dança dos Famosos’, foi demitido do programa porque deixou a atriz cair durante um dos ensaios.
Foto: Divulgação / TV Globo
O tombo foi acidental, é claro, mas deixou muitas sequelas. Após a queda, Juliana chorava e teve que ser atendida às pressas por uma equipe médica no Projac. Além de muitas luxações pelo corpo, ela deu um mau jeito na coluna e teve que tomar remédios fortíssimos para diminuir a dor.

Por isso, os jurados foram instruídos a não mandar Juliana para a repescagem, mesmo com o desempenho dela tendo sido pior que o das demais. No domingo passado, a atriz se apresentou ao lado do coreógrafo Átila Amaral sentindo muitas dores. Apesar do desconforto, homenageou o antigo professor. Saulo usou seu Instagram para desejar sorte à atriz na apresentação:

“Deus abençoe vocês”, escreveu. Para justificar a ausência de Saulo, foi dito que o coreógrafo estava com um problema de saúde. Mais tarde, veio a informação de uma suposta infecção intestinal do rapaz. A coluna entrou em contato com a assessoria de imprensa da Globo para saber sobre a demissão de Saulo.

“Ele não está mais no programa em função de problemas de saúde”, se limitou a responder a Central Globo de Comunicação. A pergunta é: desde quando infecção intestinal causa demissão de alguém? Aliás, ontem, Saulo postou uma mensagem em seu Instagram convidando todo mundo para o baile ‘Dança de Salão’, que acontece hoje no Antiquário Pub, em Feira de Santana, na Bahia. Ele ainda usa a rede social para divulgar seu curso de bachata — uma dança originária das favelas da República Dominicana na década de 60. A coluna ficou confusa agora… Saulo não estava doente?

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - SEXTA-FEIRA 12 DE SETEMBRO

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 12/09/2014
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 12 de Stembro de 2014. O DIA HOJE!

<<>>

Vida que se presa não não sugere a felicidade, mas viva-a, intensamente!




(Adriano Martins - 2014)
=========================================================================
Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014. Estação: Inverno. Dia quente.

12 . Dia do operador de rastreamento

12 de setembro - Dia Nacional da Recreação

Dia Nacional da RecreaçãoA recreação acompanha o ser humano desde sua origem. Iniciou-se na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, aspectos religiosos e até mesmo a habitação de uma nova caverna.

Em 1774, na Alemanha Froebel criou os chamados “jardins da infância” onde as crianças brincavam na terra. Nos EUA este movimento iniciou em 1885 com a criação de jardins de areia pra as crianças se recrearem.

Aqui no Brasil, a criação de praças públicas com o intuito de propiciar lazer e diversão iniciou-se em 1927 e desde então, não parou de crescer o investimento em questões lúdicas.

Em pouco tempo, surgiram os Playgrounds que passaram a ser chamados de pátios de recreio e assim, o brincar tornou-se coisa séria!

A recreação pode ser classificada como um tipo de lazer, ela contribui de forma positiva na formação intelectual, emocional e cognitiva.

Para a criança a recreação é fundamental por permitir que ela brinque, socialize e se desenvolva de forma lúdica e prazerosa. Quanto aos adultos, a recreação tem o papel de compensação, onde o homem busca através dela suprir necessidades físicas e psicológicas.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

HISTÓRIA HOJE - 11 DE SETEMBRO - Há 147 anos, foi publicada a principal obra de Karl Max

Há 147 anos, foi publicada a principal obra de Karl Max

Apresentação Dilson Santa Fé


O Capital é um livro com mais de 2.500 páginas que levou 15 anos para ser concluído. O pensador alemão,Karl Marx, faz uma crítica ao capitalismo. Muitos consideram a obra um marco do pensamento socialista marxista. Nesta obra, há críticas sobre a prática de trabalho que beirava a escravidão e o uso da mão de obra infantil. Uma terrível  situação da classe operária da Inglaterra, no Século XIX.

VOLTA REDONDA, 11 DE SETEMBRO DE 2014 - O DIA HOJE!

<<>>

Não há nada que nos faça o tanto quanto se não somos o que precisamos servir ao próximo!





(Adriano Martins - 2014)
=========================================================================
Quinta-feira, 11 de Setembro de 2014. Estação: Inverno. Dia seco

11 . Dia de Adesão e Engajamento aos Programas de Prevenção e Reabilitação de Usuários de Drogas no Estado do Rio de Janeiro
comemoração da Assembléia Legislativa do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Resolução Legislativa Nº 87 de 9 de agosto de 1995, sendo que nos anos em que essa data comemorativa coincidir com dia feriado ou santificado ou ainda com sábado ou domingo, as celebrações deverão ocorrer no 1º dia útil subseqüente, quando deverão ser promovidos seminários, simpósios, conferências e debates que visem à divulgação dos resultados da ação de instituições públicas e privadas que se dedicam à prevenção e reabilitação de dependentes de drogas.

A MÚSICA DO DIA! Depois de 11 de setembro de 2001, o mundo nunca mais foi o mesmo

11/09/2014 00h01

Depois de 11 de setembro de 2001, o mundo nunca mais foi o mesmo

World Trade Center Tribute
Derek Jensen /Wikimedia Commons
Dois aviões atingiram as torres do World Trade Center e um atingiu o Pentágono
 
World Trade Center
 
Em 11 de setembro de 2001, houve um atentado terrorista contra os Estados Unidos. Dois aviões atingiram as torres do World Trade Center e um atingiu o Pentágono. Depois dos atentados, o mundo nunca mais foi o mesmo.
 
A Música do Dia é New York, New York, um clássico consagrado por Frank Sinatra.
 
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

AS 10 MÚSICAS MAIS TOCADAS!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Número de formados no ensino superior cai em 2013

Número de formados no ensino superior cai em 2013

Queda, de 1.050.413 para 991.010, é a primeira registrada no país em 10 anos

Rio - O Censo da Educação Superior, divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Educação, revela que caiu, de 1.050.413 em 2012 para 991.010 no ano passado, o número de estudantes que concluíram cursos universitários. A queda, de 5,65%, é a primeira registrada no país desde 2003.
Também caiu o número de alunos que se matricularam em cursos superiores na comparação entre 2013 e 2012, de 2.747.089 para 2.742.950. Mas na soma total dos matriculados, houve crescimento de 7.037.688 para 7.305.977 no período.

Ao anunciar os números, o ministro da Educação, Henrique Paim, debitou a queda das matrículas e do número de formados à menor oferta de vagas a distância na rede pública. Além disso, ele argumentou que a redução reflete uma acomodação após crescimento acelerados na década. Em 2003, foram matriculados 1.554.664 e concluíram os cursos 532.228 alunos.

Os números do Censo Escolar confirmam a predominância das faculdades particulares. Dos 7.305.977 estudantes fazendo cursos de graduação no ano, 73,5%, ou 5.637.000, estavam em unidades particulares, enquanto 1,1 milhão estudavam em universidades federais, 604 mil, em estaduais e 190 mil, em faculdades municipais.

Segundo o Censo, em 2013 havia no Brasil 2.391 faculdades que ofereciam 32.049 cursos de graduação. A maioria delas, 2.090, era da rede privada, enquanto 301 são faculdades e universidades públicas.

Inea multa Luciano Huck em Angra

Inea multa Luciano Huck em Angra

Casa de apresentador fica em área de licença ambiental

Rio - O apresentador Luciano Huck foi notificado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente a pagar uma multa ao Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) por não apresentar a documentação necessária para venda da sua mansão na Ilha das Palmeiras, no Saco do Petisco, Angra dos Reis. O auto de infração, em nome do artista, foi publicado nesta terça no Diário Oficial do Estado. O valor é de R$ 1.270,35.


A assessoria de imprensa do apresentador da TV Globo afirmou, em nota, que “caso essa multa seja relativa a ele, será quitada, uma vez que a casa foi vendida em 2012 e o processo data de 2014”. De acordo com a secretaria, a multa é devida porque a propriedade fica em área de licença ambiental.

Não é a primeira vez que a mansão de Huck é alvo de multas. Em 2011, a 1ª Vara Federal de Angra dos Reis condenou o apresentador a pagar R$ 40 mil por cercar de boias, sem autorização, a faixa costeira que ficava no entorno da sua casa na ilha, que também é de propriedade do artista. A mansão, que já recebeu visitas ilustres como Madonna, Mila Kunis e Demi Moore e era palco de festas da família Huck, foi vendida para um empresário.

Fonte: O Dia

A MÚSICA DO DIA! - Em 10 de setembro de 1930, nasceu Ferreira Gullar

10/09/2014

Em 10 de setembro de 1930, nasceu Ferreira Gullar

Além de poeta, ele é contista, cronista, ensaísta e colaborador em novelas e seriados de TV.
Ferreira Goulart

Em 10 de setembro de 1930, nasceu Ferreira Gullar. O maranhense José Ribamar Ferreira é o maior escritor maranhense vivo. Além de poeta, ele é contista, cronista, ensaísta e colaborador em novelas e seriados de TV.
Escreve regularmente colunas de jornal. Seu livro Poema Sujo é um marco da poesia brasileira.

A Música do Dia é "Me Leve", cantada por Fagner. Ela é a versão musical do poema "Cantiga para não morrer", escrito por Ferreira Gullar.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

HISTÓRIA HOJE - Há 42 anos, Brasil conquistava primeiro título da Fórmula 1

Há 42 anos, Brasil conquistava primeiro título da Fórmula 1

Apresentação Márcia Dias


O dia dez de setembro de 1972 foi histórico para o automobilismo brasileiro e especialmente para Emerson Fittipaldi. O piloto conquistava no autódromo de Monza, na Itália,  o primeiro título mundial da Fórmula Um para o país.

Fittipaldi, que corria pela Lotus, chegou ao circuito italiano em primeiro lugar no campeonato com 52 pontos conquistados, contra 27 de Jack Stewart, da Tyrell, e de Danny Hulme, da McLaren.

Apesar da festa no final, o fim de semana do GP da Itália não havia começado bem para o brasileiro. No treino classificatório Fittipaldi conseguiu apenas a sexta colocação. Mas logo no início da corrida, o piloto brasileiro contou com o abandono do britânico da Tyrell, seu maior rival.
Quando faltavam apenas nove voltas do fim, o belga Jacky Ickx, da Ferrari, teve uma pane elétrica e também saiu da corrida, fato que abriu caminho para a vitória de Emerson.
Os nove pontos conquistados com aquela vitória foram suficientes para que Fittipaldi se tornasse o campeão mais jovem da história da Fórmula  Um na época, com 25 anos.
Ele superou a marca de Jochen Rindt, que em 1970 conquistou o título com 28 anos. O recorde de Fittipaldi só foi batido 33 anos depois, em 2005, quando o piloto espanhol Fernando Alonso, então na Renault, foi campeão aos 24 anos de idade.
Lewis Hamilton em 2008 diminuiu ainda mais a marca levando a taça com 23 anos e 300 dias, e o atual campeão, Sebastian Vettel, comemorou o título com 23 anos e 134 dias é o piloto mais jovem a ser campeão mundial de Fórmula Um.


O título de Fittipaldi foi um fator decisivo para o desenvolvimento do automobilismo no Brasil. Foi a primeira conquista de um brasileiro na Fórmula um. O piloto ainda conquistaria novamente o título dois anos depois, em 1974. Estas conquistas abriram espaço para os tricampeões Nelson Piquet, que ganhou o título em 1981, 1983 e 1987 e Ayrton Senna vencedor em 1988, 1990 e 1991. A conquista de Emerson Fittipaldi também contribuiu para que uma etapa do campeonato viesse a ser disputada no Brasil a partir de 1973.

VOLTA REDONDA, 10 DE SETEMBRO DE 2014. O DIA HOJE! Fundação do 1º Jornal do Brasil

<<>>


Nada como aprender com quem já sabe, só porem, nem tudo é aproveitável!


(Adriano Martins - 2014)
========================================================================
Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014. Estação: Inverno. Dia seco


10 · Fundação do 1º Jornal do Brasil
10 . Dia de Valorização da Língua de Sinais comemoração de brasileiros que também é conhecida como "Dia Mundial de Valorização da Língua de Sinais", muito embora eu ainda não tenha encontrado qualquer referência de tal mobilização para outros países.
10 de Setembro, Fundação do Primeiro Jornal do Brasil
O primeiro jornal publicado no Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro. A publicação surgiu em 10 de setembro de 1808, e era um tipo de imprensa oficial da família real portuguesa.
Antes da chegada da família real ao Brasil, a imprensa era uma atividade proibida no país. Assim, as poucas informações que chegavam até o Brasil eram apenas aquelas publicadas nos periódicos europeus.
A Gazeta surgiu, então, como um órgão oficial do governo português. O jornal era editado sob censura prévia e só veiculava notícias de interesse da corte real portuguesa.
A Gazeta tinha um objetivo doutrinário e de formação da opinião pública. O jornal era amplamente persuasivo e as informações eram manipuladas a favor da corte.
A censura imposta ao periódico só foi extinta no dia 2 de março de 1821. Um ano depois, em 1822, com a proclamação da Independência do Brasil, A Gazeta deixou de circular no país.
Por conta da fundação do primeiro jornal brasileiro, o Dia Nacional da Imprensa foi comemorado em 10 de setembro até 1999. Depois, no ano 2000, a comemoração foi mudada para o dia primeiro de julho graças a um projeto de lei do deputado Nelson Marchezan.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 10/09/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 10/09/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Empresa ligada a investigação na Petrobras fez doações a Dilma e Aécio

Apontada como uma das empresas envolvidas pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto da Costa, no pagamento de propina, a UTC Engenharia doou pelo menos R$ 12,9 milhões para algumas das principais campanhas eleitorais do país, conforme dados da 2ª parcial da prestação de contas, divulgada no sábado (6) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

De acordo com a revista "Época" e com o jornal "O Estado de S. Paulo", o ex-diretor citou, em depoimento feito por meio de delação premiada, empreiteira como uma das que fechou contrato com a Petrobras pagando 3% de propina a políticos. A empresa nega irregularidades. Desde junho a UTC e outras empreiteiras são investigadas pela Polícia Federal.
 
O maior beneficiado da UTC foi o Diretório Nacional do PT, que recebeu seis transferências bancárias entre os dias 14 de julho e 29 de agosto. Os valores variaram entre R$ 200 mil e R$ 2,45 milhões, totalizando transferências no montante de R$ 6,4 milhões.

Saiba quem são políticos delatados por ex-diretor da Petrobras13 fotos 

PAULO ROBERTO COSTA, O DELATOR - Investigado pela Operação Lava Jato da Polícia Federal, que apura esquema bilionário de lavagem de dinheiro, Paulo Roberto Costa é ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, cargo que ocupou entre 2004 e 2012. Foi preso em março deste ano por tentar ocultar provas que o incriminavam. 
 
Solto em maio, foi preso novamente em junho, e fez acordo de delação premiada com a PF em agosto, o que possibilitaria uma redução de sua pena em caso de condenação. Em depoimentos gravados feitos à polícia, ele cita, segundo a revista "Veja", ao menos 25 deputados federias, 6 senadores, 3 governadores, um ministro de Estado e pelo menos três partidos políticos (PT, PMDB e PP), que teriam recebido propina de 3% do valor dos contratos da estatal Leia mais Renato Costa/Frame/Folhapress
Os valores doados a um diretório nacional não necessariamente são utilizados na campanha presidencial, podendo ser repassados a qualquer diretório estadual ou diretamente à campanha de algum candidato do partido.
 
Já a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, também recebeu duas doações de R$ 2,5 milhões cada uma, nos dias 5 e 27 de agosto. Entre os doadores à petista, a UTC aparece na terceira posição de maior doadora à campanha de Dilma, que recebeu, até o momento, R$ 123,6 milhões em doações.
O candidato Aécio Neves (PSDB) também foi agraciado pela empreiteira com duas transferências bancárias, porém em valores mais baixos: R$ 500 mil cada uma. As doações foram feitas nos dias 28 de julho e 15 de agosto e tiveram como destino o comitê financeiro nacional para a Presidência do PSDB. No ranking, a UTC aparece como a quinta maior doadora do tucano, com um total de R$ 44,5 milhões repassados.

Outro beneficiado foi o deputado federal Renan Calheiros Filho (PMDB), candidato ao governo de Alagoas, que recebeu um cheque de R$ 500 mil, em 25 de agosto, para sua campanha. Renan Calheiros (PMDB-AL), o pai, que é presidente do Senado, é um dos nomes citados por Costa como suposto beneficiário do esquema na Petrobras, mas negou qualquer relação com o caso e soltou nota com "repúdio às especulações".

Políticos e UTC dizem que doações são legais

Em resposta ao UOL, a UTC informou apenas que "as contribuições eleitorais da UTC são feitas dentro dos limites estabelecidos e na forma da lei".

Sobre as acusações feitas pelo ex-diretor da Petrobras, a UTC disse que atua há 40 anos na área de engenharia industrial e há mais de 50 anos no setor de infraestrutura e que "repudia qualquer insinuação que relacione seu nome a práticas ilegais", informou.

O comitê da campanha de Aécio Neves informou que todas as doações são "transparentes e seguem rigorosamente as regras previstas pelo TSE".

Já a assessoria do candidato Renan Filho assegurou que as doações "são absolutamente éticas, legais e devidamente contabilizadas". "Não existem acordos nem compromissos escusos nessas operações, e nada vincula o nome de Renan Filho a qualquer irregularidade em nenhum momento", afirmou.

O Diretório Nacional do PT, que também coordena a campanha de Dilma, não respondeu até o momento ao e-mail enviado pela reportagem na segunda-feira (8).

Campanha de Marina recebe R$ 19,5 milhões

Segundo os dados da prestação de contas, o comitê único da candidata Marina Silva (PSB) recebeu R$ 19,5 milhões --entre valores arrecadados ainda na campanha de Eduardo Campos, morto em 13 de agosto.

A JBS foi a maior doadora ao comitê financeiro do PSB, com R$ 5 milhões repassados. A candidata Marina não teve doações em seu nome porque o TSE não deferiu sua candidatura apenas na semana passada.

A MÚSICA DO DIA! Em 1994, o ônibus espacial Discovery levou seis homens ao espaço

09/09/2014 00h01

Em 1994, o ônibus espacial Discovery levou seis homens ao espaço

O ônibus-espacial OV-103, o Discovery, formou com o Atlantis e o Endeavour o último trio de ônibus espaciais dos Estados Unidos.
ônibus Discovery
Em 9 de setembro de 1994, o ônibus espacial Discovery levou 6 homens ao espaço para fazer estudos atmosféricos. O ônibus-espacial OV-103, o Discovery, formou com o Atlantis e o Endeavour o último trio de ônibus espaciais dos Estados Unidos. Estreou em 1984 para curar, de certa forma, as tragédias com a Challenger e o Columbia. Entre seus últimos feitos, está o acoplamento com a velha MIR, que tantos serviços prestou à velha União Soviética.

A Música do Dia faz parte da trilha sonora de um programa de televisão das décadas de 70 e 80 chamado Cosmos. A montagem se chama "O Espaço-tempo" e traz a sinfonia nº 11, de Dmitri Shostakovich, e Alpha, de Vangelis.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

HISTÓRIA HOJE - Há 38 anos morria o líder da Revolução Chinesa

Há 38 anos morria o líder da Revolução Chinesa

Apresentação Dilson Santa Fé


Mao Tsé-Tung comandou o povo chinês durante uma revolução e chefiou o governo do país mais populoso do mundo, desde a fundação do regime, em 1949. Ele queria livrar a China da fome, das doenças e da ignorância. Mao Tsé-Tung é considerado junto com Lenin e Stalin, um dos mais importantes dirigentes do comunismo do século XX.

Filho de camponeses, Mao foi estudar em Pequim e se envolveu no movimento democrático. De volta a cidade natal começou a organizar estudos da teoria marxista. Depois de participar do congresso de fundação do Partido Comunista, em 1921, em Xangai, foi considerado herético por sugerir que a revolução chinesa deveria se original no campo, e não ser liderada por operários da indústria. Mao passou a defender a construção de bases revolucionárias no campo, contra a opinião da maioria dos dirigentes.

Em 1935, Mao assumiu o controle do Partido Comunista Chinês. Com a fundação da República Popular da China, em 1949, Mao se tornou o presidente e secretário-geral do Partido Comunista Chinês, para livrar o país do atraso.

Para resolver o problema da industrialização da China, Mao implantou um ambicioso plano de desenvolvimento econômico chamado “ O Grande Salto para frente” - para transformar a China em um país industrializado em 10 anos. Mas o projeto fracassou. Mao, insatisfeito com os rumos do sistema que ele mesmo havia implementado e querendo que a China fugisse do modelo soviético de comunismo, lançou em agosto de 1966 a Revolução Cultural.

No dia 9 de Setembro de 1976, Mao Tsé-Tung morreu aos 83 anos. A morte do Grande Timoreiro, como também era chamado, abriu caminho para a ascensão do político Deng Xiaoping.

Volta Redonda, 09 de Setembro de 2014. O DIA HOJE - Dia do Administrador!

<<>>

Faça se cumprir tudo aquilo que se comprometa à fazer em sua vida!

(Adriano Martins - 2014)
=========================================================================
Terça-feira, 09 de Setembro de 2014. Estação: Inverno. Dia quente.

09 . Dia do Administrador
09 · Dia do Médico Veterinário
09 · Dia da Velocidade

 O Dia do Administrador é celebrado em 09 de setembro. Administrador é o profissional responsável por gerenciar uma organização, e possui diversas áreas de atuação.

O profissional de Administração pode trabalhar em empresas familiares, administração hospitalar, gestão de pessoas, marketing, tecnologia da informação, consultoria, administração financeira, comércio internacional, professor de graduação, gestão estratégica, e etc.

Origem do Dia do Administrador

Nove de setembro é o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador.
O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 09/09/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 09/09/2014
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

HISTÓRIA HOJE! Vitória faz hoje 463 anos de fundação

Vitória faz hoje 463 anos de fundação

Apresentação José Carlos Andrade


Há quatrocentos e sessenta e três anos era fundada na Ilha de Santo Antônio, a cidade de Vitória, capital do estado do Espírito Santo.Quando os colonizadores portugueses chegaram à região da atual Vitória, no século dezesseis, os índios goitacases, aimorés e tupiniquins disputavam a área.

O donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, fundou, em 1535, a atual cidade de Vila Velha, que passou a ser a capital. Devido aos constantes ataques de indígenas, franceses e holandeses os portugueses decidiram transferir a capital para a Ilha de Santo Antônio.

Lá, na Baía de Vitória, fundaram a Vila Nova do Espírito Santo no dia oito de setembro de 1551. Posteriormente, a cidade teve seu nome mudado para Vitória, em memória a uma grande batalha comandada pelo donatário Vasco Fernandes, contra os goitacases.

Até o século dezenove, os limites da capital capixaba eram o Forte de São João e o morro onde fica, atualmente a Santa Casa de Misericórdia, no bairro Vila Rubim. A cidade foi se expandindo nas partes altas, o que deu origem a diversas ruas estreitas. Na parte baixa, à beira mar, foram construídos vários fortes.

Em 24 de fevereiro de 1823 a vila de Vitória foi elevada a cidade, mas seu isolamento impedia o desenvolvimento. A partir de 1894, com o ciclo do café, foram realizados diversos aterros nas partes baixas da cidade, ampliando e modernizado a ilha.

Foram construídos diversos bairros e escadarias e o saneamento básico ampliado. Em 1841, surgiu o primeiro cais na capital e, em 1927 foi construída a ponte que liga a ilha ao continente e o porto se desenvolveu.

Em 1949 foram feitos mais aterros e construídas novas avenidas. Depois dessas mudanças, a cidade passou a ser o maior centro do Espírito Santo. Em 1970, o Porto de Vitória se tornou um dos mais importantes do país, e a capital se industrializou.

A modernização da ilha provocou o desaparecimento de quase todas as construções e vestígios que remetiam ao Brasil colônia e imperial.

Fundador do Google prega redução da jornada de trabalho

Fundador do Google prega redução da jornada de trabalho

Oito horas no expediente estão ultrapassadas, diz Larry Page

  Rio -  Você acha que trabalhar oito horas por dia é muito? O fundador do Google, Larry Page, tem certeza. Em uma palestra recente, Page declarou que funcionários que trabalham em cargas horárias menores, têm melhor desempenho. Será verdade? Acompanhe o novo vídeo de O DIA para descobrir a resposta.

A MÚSICA DO DIA! Hoje é o Dia Internacional da Alfabetização

08/09/2014

Hoje é o Dia Internacional da Alfabetização

O prazer de viver aumenta e ganha um novo sentido quando se é alfabetizado plenamente.

Criança Lendo
"Letramento" é uma palavra recente, do início dos anos 80. "Alfabetização" é mais antiga. Unindo as duas, o mesmo objetivo: decodificar o texto escrito, interpretar uma mensagem, ler o mundo.
O prazer de viver aumenta e ganha um novo sentido quando se é alfabetizado plenamente. Mas a realidade é triste: o Brasil exibe números vergonhosos de analfabetismo, até no ensino superior.
A Música do Dia é ABC do Sertão, de Luiz Gonzaga.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Desfile de 7 de Setembro leva 35 mil à avenida, segundo organização


Cerca de 35 mil pessoas, segundo a prefeitura de Volta Redonda, prestigiaram o desfile pelo Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, na Avenida Paulo de Frontim, no Aterrado. A festa cívica começou com hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado do Rio de Janeiro e de Volta Redonda, na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho.

Neste ano, o prefeito Antônio Francisco Neto prestou homenagem aos ex-combatentes de Volta Redonda, chamando os três representantes da entidade para hastearem as bandeiras – José Maurilo Roberto, que é presidente da Associação dos Ex-combatentes do Brasil/Seção de Volta Redonda e Barra Mansa, Francisco Vieira da Silva e Francisco Conceição Leal. “Estes são ‘brava gente brasileira’. Exemplo de coragem e dedicação”, citou.

Neto também falou que a independência de um país se conquista diariamente e que ele procura trabalhar para isso. Para endossar a afirmação ele divulgou um dado importante sobre a educação do município. “De acordo com o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Volta Redonda está em primeiro lugar na região, entre municípios com mais de 200 mil habitantes, nos anos iniciais do ensino fundamental – do 1º ao 5º ano”.

Ele lembrou ainda que o desfile cívico de Volta Redonda é, com certeza, o maior da região. “É muito difícil alguma cidade conseguir reunir 50 entidades e 12 mil participantes num Desfile da Independência”, afirmou.
 Já no palanque, Neto, secretários municipais e presidentes das autarquias do município, acompanharam o desfile das entidades iniciado com a Banda e o Coral Municipal. Em seguida, passaram pela avenida os ex-combatentes, que homenagearam os companheiros mortos com fotos mostradas por seus familiares; a sequência teve o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, Cruz Vermelha Brasileira, grupos de escoteiros da cidade e a Melhor Idade das secretarias de Esporte e Lazer e Ação Comunitária.

A segunda fase começou com um desfile emocionante da Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Volta Redonda (APAE-VR). A fanfarra da entidade fez uma apresentação especial, em frente ao palanque das autoridades, e cantaram parte do Hino da Independência. Logo após, veio o desfile da Fundação Beatriz Gama, que apresentou sua fanfarra pela primeira vez na avenida; da Ordem Demolay; das Filhas de Jó e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

A apresentação da Rede Municipal de Ensino trouxe para o desfile cerca de dois mil alunos, que apresentaram o Projeto Volta Redonda Cidade da Música, que tem a participação de mais de quatro mil alunos das escolas municipais; os atletas de Badminton; o Ballet Educação e outros projetos desenvolvidos  nas escolas públicas da cidade.

E fechando esta fase, se apresentaram os alunos dos cinco colégios da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), incluindo os idosos da Academia da Vida Oscar Cardoso e os alunos dos cursos profissionalizantes do Centro de Qualificação Aristides de Souza Moreira.

A terceira fase do desfile teve o Ciep Gloria Roussim Guedes Pinto como representante das escolas estaduais e as escolas particulares Centro Educacional Arco Íris e a Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC).
Encerrando a parada, estavam os motociclistas dos Falcões de Aço Moto Clube, Jeep Club e o Clube de Antiguidades Automotivas de Volta Redonda, que apresentaram os carros antigos, raros e bem conservados de seus associados.

O evento disponibilizou para atendimento ao público em caso de emergência, três ambulâncias.  Na Praça Sávio Gama, foram instalados banheiros públicos, uma tenda ponto de encontro para casos de crianças perdidas e a atuação de 30 agentes da Cruz Vermelha Brasileira de Volta Redonda, que fizeram atendimentos de primeiros socorros.

O evento contou com apoio de professores e estagiários da Smel e a Guarda Municipal para agilizar o andamento do desfile. A Guarda Municipal esteve também nos principais cruzamentos do bairro para coordenar o trânsito e o policiamento dentro do desfile e nas ruas próximas ao evento foi feito pela Policia Militar.  Todo o desfile também foi monitorado pelas câmeras de segurança do Ciosp (Centro Integrado de Segurança Pública) que estão instaladas nas vias do bairro Aterrado.

VOLTA REDONDA, 08 DE SETEMBRO DE 2014. O DIA HOJE!

<<>>

Se não podes oferecer um bom trabalho, fique em casa descansando, pois assim você não vai atrasar a

(Adriano Martins - 2014)
==========================================================================
Segunda-feira, 08 de Setembro de 2014. Estação: Inverno. Dia quente.

08 . Dia Mundial da Alfabetização

O Dia Mundial da Alfabetização é celebrado no dia 8 de Setembro. Este dia foi instituído em 1967 pela ONU e UNESCO, com o propósito de fomentar a alfabetização nos vários países.

O processo de aprendizagem de ler e escrever (alfabetização) está diretamente relacionado com o desenvolvimento de um país. Quanto mais pessoas analfabetas, menor é o índice de desenvolvimento. Por esse motivo, nas últimas décadas vários países têm assumido o compromisso de combater o analfabetismo. Atualmente, a alfabetização atinge cerca de 84% da população mundial.

vida das pessoas que querem desenvolver um bom trabalho!

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA! 08/09/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 08/09/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 13°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--