Rádio Acesa FM VR: 2019-03-17

sábado, 23 de março de 2019

Mulher é presa furtando roupas em loja de Shopping, em Volta Redonda, RJ

Uma mulher, de 36 anos, foi presa no início da tarde desta sexta-feira (22) após ser denunciada por furto de peças de roupas da Loja C&A no Sider Shopping Center, no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda,RJ.

De acordo com a PM, a mulher foi detida já fora da loja. Ela ela confessou o crime.


O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Volta Redonda (93ª DP), onde foi determinado fiança de um salário mínimo. Até a publicação desta reportagem a mulher estava presa.

Homem é preso com drogas no centro de Pinheiral, RJ

Foto: PM
A polícia suspeitou de homem que estava na Praça Brasil, no centro de Pinheiral, e durante a abordagem foi encontrado material de uso pelo tráfico de drogas. O caso aconteceu nesta sexta-feira (22).

Ao todo foram apreendidos 5 trouxinhas de maconha, um dichavado com a droga seca e uma folha com figuras compostas a típica de sintética.

O material apreendido e o suspeito foram encaminhados à Delegacia da cidade (101ª DP).

Homem é preso por abuso sexual de adolescente no Belo Horizonte, em Volta Redonda, RJ

Um homem, de 37 anos, foi preso nesta sexta-feira (22) por suspeito de estupro de uma adolescente de 12 anos no bairro Belo Horizonte, em Volta Redonda, cidade no Sul Fluminense. De acordo com as informações da polícia, ao chegar no local a vitima confirmou o crime.

A menina passou pelo o exame de corpo de delito e constatou o crime. A mãe da adolescente foi presa junto do acusado por abandono de incapaz.

O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Volta Redonda (90ª DP).

BM: Máquinas de caça-níqueis são apreendidas em ponto de jogo clandestino

A polícia estourou na noite desta sexta-feira (22) um ponto de jogo clandestino de caça-níqueis no bairro Loteamento Sofia, em Barra Mansa, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro. O serviço de inteligência foi até o local após denuncias.

Duas pessoas foram presas, entre elas, o administrador da sala do jogo. As outras três pessoas faziam o jogo. Também foram encontradas oito chaves para abrir as máquinas e um caderno com anotações de apostas.

Todo o material e os envolvidos foram levados para a delegacia de Barra Mansa (90ª DP).

Lei obriga que municípios devem ser informados sobre obras de concessionárias

Os agentes públicos e concessionárias de serviços deverão notificar previamente os municípios onde forem realizadas obras. É o que define a Lei 8.316/19, do deputado André Ceciliano (PT), sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (22). A norma busca a redução dos transtornos causados em vias públicas.

Pelo texto, o município deverá ser notificado sobre o tipo de serviço, o prazo de conclusão e as providências para o bom andamento da obra em até três dias após a contratação do serviço. Ficam fora da regra as obras emergenciais, as que não causem transtornos ao trânsito ou ao patrimônio e as intervenções de curta duração.

Segundo Ceciliano, a norma vai ajudar a reduzir transtornos causados pela falta de comunicação entre diferentes esferas de governo. "Muitos transtornos podem ser evitados com o estudo, por parte dos municípios, das medidas a serem adotadas, como o desvio do trânsito em determinada localidade", explicou.

Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Belmonte e carro da PM é atacado

Adicionar legenda
Um homem, de 27 anos, foi preso no final da tarde desta sexta-feira (22) por tráfico de drogas na Avenida Belmonte, no bairro Belmonte, em Volta Redonda, RJ. De acordo com a PM, os agentes chegaram ao local após uma investigação de tráfico de drogas.

Ainda de acordo com as informações, no local foram vistos suspeitos fugindo pulando a janela de uma residência ao perceberem a presença da polícia. Eles fugiram sentido à um córrego e jogaram uma bolsa com material suspeito.

Na residência foram encontrados R$ 15,00 reais em espécie; 124 trouxinhas de maconha; 17 pinos de cocaína; uma pistola calibre 380 (com a numeração raspada); dois carregadores com 26 munições; um tablet de maconha; dois celulares; uma balança de precisão e uma porção de maconha em um pote.

Após a prisão do suspeito populares atacaram uma viatura da PM com uma pedrada no para-brisa vindo quebra-lo.

Um suspeito que fugiu foi identificado na Delegacia de Polícia de Volta Redonda (93ª DP), onde a ocorrência foi registrada.

Sudeste terá sábado (23) com temperatura baixa com mínima em 9ºC

Umidade relativa do ar fica entre 40% e 95%

A previsão do tempo para o sudeste neste sábado (23) indica céu nublado com possibilidade de chuvisco ao amanhecer. O dia começa com sol e muitas nuvens na costa sul do Rio de Janeiro. O oeste de São Paulo registra pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas têm sol entre nuvens e chuvas principalmente a partir da tarde. Muita chuva no Espírito Santo.

A previsão do tempo na região Sudeste indica temperatura que varia entre 9ºC e 34ºC, com umidade relativa do ar entre 40% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

23 de Março - Dia do Meteorologista

A ciência e os fenômenos da natureza

Adicionar legendaEstação Meteorológica Fazenda Ataliba Leonel
A meteorologia estuda os fenômenos que ocorrem na atmosfera e as interações entre seus estados dinâmicos, físico e químico. A partir do século XVII a meteorologia progrediu bastante. Com a tecnologia a precisão ficou melhor e hoje a previsão pode antecipar, ainda com margem de erro, o tempo em uma semana. Agora, com a internet, dispomos do serviço de meteorologia até no telefone celular.

Casemiro será capitão do Brasil em amistoso contra o Panamá

A escalação será a seguinte: Ederson; Fagner, Éder Militão, Miranda e Alex Telles; Casemiro;

Casemiro será o capitão de Tite no amistoso deste sábado (23) contra o Panamá, no Estádio do Dragão, no Porto, em Portugal. O volante foi escolhido pelo treinador para vestir a braçadeira já que Neymar não está convocado por problemas de lesão.

Depois de ter feito o rodízio da faixa até a Copa do Mundo, o comandante havia anunciado que o atleta do PSG seria o capitão fixo a partir dos amistosos de setembro, nos Estados Unidos.

Veja também: CBF revela que 'ninguém quer enfrentar o Brasil' em partidas amistosas

Como não poderá contar com Neymar, Tite selecionou o volante, que já tinha recebido essa função nas Eliminatórias da Copa de 2018, em um jogo contra a Bolívia.

Casemiro dará entrevista hoje ao lado do treinador, no último treino antes de o jogo ser disputado.

A escalação será a seguinte: Ederson; Fagner, Éder Militão, Miranda e Alex Telles; Casemiro; Coutinho, Arthur, Paquetá e Richarlison; Roberto Firmino.

sexta-feira, 22 de março de 2019

Contêiner para bicicletas é colocado na Rua de Lazer em Volta Redonda

Local é usado pelo grupo Bike Anjos que ajuda as pessoas a aprender a andar de bicicleta

A Rua de Lazer que fica na Radial Leste recebeu, nesta semana, a instalação de um contêiner. O espaço vai receber as bicicletas adaptadas do grupo nacional Bike Anjos que utiliza o local de lazer para ensinar as pessoas a andar de bicicleta.

Segundo Vicente Melo, voluntário no grupo Bike Anjos, essa ideia surgiu de uma necessidade de transportar essas bicicletas.

"O grupo nacional já está em mais de 300 cidades do Brasil. E esse contêiner já existe em São Paulo e Recife, apenas adaptamos a ideia para Volta Redonda em um ponto central da cidade como a Radial Leste. Essa necessidade nasceu da questão de transportar as bicicletas e em cada evento atendemos cerca de 30 a 40 pessoas", disse.

O contêiner vai ficar na Rua de Lazer onde o grupo realiza ações em conjunto com a Secretaria de Esporte e Lazer.

Segundo a secretária da pasta, Maria Paula Tavares, é mais um espaço de para fomentar o lazer o exercício físico na cidade e o contêiner é uma conquista muito importante para o Coletivo Bike Anjos.

"Eles são parceiros desde o princípio da ideia do projeto da Rua de Lazer, fomentando o uso da bicicleta e realizando esse trabalho fantástico de ensinar as pessoas a pedalar. Eles promovem, mobilizam, e ajudam pessoas a começarem a utilizar esse veículo nas cidades. Além de adaptar para que a pessoa com deficiência possa utilizar também a bicicleta", disse.

De acordo voluntário Vicente Melo, o contêiner é emprestado e vai ficar no espaço durante um tempo. "Fizemos um contato grande com a Smel e com a Guarda Municipal que prontamente ajudaram nas autorizações para usar esse espaço público", disse.

O prefeito Samuca Silva, destacou que as ações do grupo só fortalecem a participação da sociedade civil na construção de políticas públicas para a cidade. "Colocar o contêiner no espaço onde acontecem ações de lazer e fomento à atividade física é muito importante. O Bike Anjos é um grupo ativo da sociedade civil que participa e dialoga muito com as necessidade de quem utiliza a bicicleta que tem um papel importante tanto na qualidade de vida e saúde, quanto na mobilidade urbana e tem seu espaço cada vez mais alçando", disse.

Morre Braz Prudente, seu 'Lico', morador do bairro Açude por mais de 50 anos

Morreu na manhã desta sexta-feira (22), no Hospital do Retiro, Braz Prudente, de 82 anos, morador do Açude por mais de 50 anos. Ele era conhecido como seu "Lico" por amigos e vizinhos da Rua Miguel de Oliveira - antiga Rua N - no bairro Açude I, em Volta Redonda, onde morava.

Viúvo de Maria Sabará Prudente, morta em 11 de abril de 2011, com quem foi casado por 50 anos. Ele deixou três filhos, Carlos Antônio Prudente, Rosemery Prudente e Rosângela Maria Prudente, além de vários netos.

Braz era evangélico da igreja Assembleia de Deus da Rua Vereador Acácio da Rocha - antiga Rua J - Ministério de Madureira, onde congregou por várias décadas.

O corpo está sendo velado na capela mortuária do cemitério Portal da Saudade, onde o sepultamento está previsto para acontecer às 9 horas da manhã deste sábado, dia 23.

Agência bancária é arrombada em Angra dos Reis, RJ

Uma tentativa de assalto a agência do banco do Bradesco na madrugada desta sexta-feira (22) no Balneário, em Angra dos Reis, cidade no Sul Fluminense. Os bandidos arrombaram a parede fazendo um buraco para entrar pela lateral usando uma furadeira.

De acordo com a PM, três suspeitos foram detidos entre eles, dois foram flagrados dentro de um carro, e o terceiro durante fuga. Eles disseram aos policiais que estavam tentando entrar na agência para chegar até ao cofre e acessaram por uma lavanderia que fica atrás da agência bancária.
Com apenas ferramentas de uso na construção civil, os criminosos presos com a furadeira, uma lixadeira e o veículo usado durante o crime.

Os três suspeitos foram levados para a delegacia da Polícia Civil de Angra dos Reis (166ª DP), que assume a investigação do caso. Como o plano dos bandidos foi frustrado, nada foi levado da agência.

GM e PM são acionados para averiguar denuncia de ameaça à UBM em Barra Mansa, RJ

A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram mobilizados na manhã desta sexta-feira (22) para verificar uma suposta ação de ataque à uma instituição de ensino de Barra Mansa, RJ.

A sede do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) foi tomada por agentes que investigam a denúncia realizada ainda no final da noite desta quinta-feira, dia 21.

A segurança é mantida no local e as aulas acontecem normalmente.

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Sexta-feira, 22 de Março de 2019 - Estação: Outono

Climatempo
Sexta-Feira, 22 de Março


Volta Redonda - RJ

Sex Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 18ºC 27ºC 30mm 75%

Sudeste terá sexta-feira (22) chuvosa

Na região, temperatura varia entre 10ºC e 33ºC

Região Sudeste tem, nesta sexta-feira (22), dia de tempo instável. Há previsões de chuvas no centro-norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais, essas pancadas devem ser volumosas. Dia de chuva e temperatura baixa também na costa sul do Rio de Janeiro e no sul e leste de São Paulo. As demais áreas do Sudeste têm sol com muita nebulosidade e pancadas de chuva, principalmente, a partir da tarde.
A previsão do tempo na região Sudeste indica temperatura que varia entre 10ºC e 33ºC com umidade relativa do ar entre 30% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Movimento na Câmara de Volta Redonda pressiona vereadores e PL contra posseiros é arquivado

Na sessão da noite desta quinta-feira (21), na Câmara de vereadores de Volta Redonda, ficou 'quente' com uma manifestação de moradores do Morada do Sol, no bairro Siderlândia. O grupo reivindicava a retirada do projeto de Lei 026/2019, criado pelo o vereador e presidente da câmara, Edson Quinto.

De acordo com os moradores, em depoimento a reportagem do RÁDIO NOTICIAS ACESA, a PL é totalmente contra os interesses da população, uma vez que eles vivem em uma área de posse e fortaleceria o poder executivo a desapropriar o local.

No primeiro momento, ao ver os manifestantes dentro da câmara, o vereador, que presidia a sessão, ficou irritado com o barulho dos manifestantes, pedindo que ele respeitassem o encontro dos vereadores, pois ali tinha muitos projeto de leis importantes para serem tratados.

Ainda não conformados com a posição do parlamentar, o publico continuou a pressionar, foi até que então o vereador Edson Quinto propôs conversar com o grupo, mas que seria no salão da câmara. Por sua vez, os manifestantes rejeitaram a proposta insistiram que fosse ali mesmo, no plenário que eles fossem ouvidos.

Por fim, quase no fim da sessão, o vereador surpreende a todos e propõe arquivar o projeto naquele momento e que se alguém quisesse pegar a gravação da decisão em plenário que solicitasse ao expediente tanto o áudio quanto a ata e as imagens.

Numa reação desconfiada, os moradores aceitaram a proposta e se comprometeram em acompanhar qualquer reviravolta no caso dentro daquela casa.

Para as lideranças do movimento, são mais de trinta anos de luta de moradia. O processo para definir a situação tramita desde 1996. Para os moradores não seria justo a decisão 'arbitrária' do vereador, já que ele é um militante posseiro.

O parlamentar tem 18 anos de vida publica e foi militante dos 'sem terra' na cidade o que levou a sua ascendência na vida publica por lutar em prol da causa. Agora ele vim militar contra a população, fazendo um papel que não é dele, mas do poder executivo, nos estranha, afirmou o Movimento pela Moradia VR.

Edson Quinto está em seu quinto mandato e representou como posseiro em dois núcleos diferentes: Padre Josimo e Núcleo Barbacena - no bairro Santa Rita do Zarur.

22 de Março - Dia Mundial da Água

A data foi instituída para alertar sobre o problema da falta de água

A água é essencial para a vida. Sem água não há vida. Pelo menos não na forma como a conhecemos. A água cobre 71% da superfície da Terra. O Dia Mundial da Água foi criado para atentar para o problema da falta de água.

Prefeitura de Barra Mansa decreta luto oficial pela morte da ex-secretária de Educação, Flávia Sampaio

Flávia Sampaio morreu na madrugada desta quinta-feira (21), em São Paulo
Em sua página na rede social, o prefeito Rodrigo Drable lamentou o falecimento da educadora. “Hoje perdemos a professora Flavia Sampaio. Ser humano fantástico, com um coração imenso e uma infinita capacidade de se dedicar às nossas crianças. Flávia foi Secretária de Educação, afastando-se para tratamento de saúde. Recebo e compartilho a notícia de seu falecimento, com o sentimento de perda, mas principalmente de gratidão e amizade. Barra Mansa está de luto oficial”, disse o prefeito.

Flávia Sampaio tinha 47 anos de idade e estava internada na capital paulista por conta de um câncer. Ela deixa dois filhos.

Pedagoga, Flávia foi a primeira titula na pasta da Educação no governo do prefeito Rodrigo Drable. Ela deixou o cargo no final de maio de 2017, por problemas de saúde. Além de Barra Mansa, Flávia trabalhou no Sesi, em Volta Redonda.

O corpo de Flávia será velado a partir das 13 horas, na Loja Maçônica Independência e Luz, no Centro de Barra Mansa.

quinta-feira, 21 de março de 2019

Festival de cerveja promete agitar o fim de semana em Barra Mansa

De acordo com a organização, o evento é um dos maiores sucessos no segmento de turismo cervejeiro do país
Neste fim de semana, de 22 a 24, a Prefeitura de Barra Mansa está apoiando o ‘Saint Patricks Week’, promovido pelo grupo Urbana Comida de Rua. O evento acontecerá das 19 às 00h, no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, Centro. No momento do festival, a Guarda Municipal auxiliará o trânsito no local, que será desviado, na altura do Calçadão.

Durante os três dias de festividades, os participantes podem aproveitar as diversas de atrações que farão tributos a várias bandas, como Charlie Brown Jr e Coldplay, além dos chopps diferenciados e food trucks com o mais variado tipos de comidas. O evento é gratuito.

Segundo o organizador, Igor Rocha Campos, o evento está recheado de atrações que vai agradar pessoas de todas as idades. “Estamos organizando um fim de semana inteiro com diversas atrações de rock, variados tipos de chopp e gastronomia de rua. Esse evento é considerado a festa da cerveja que, depois da Oktoberfest, mais movimenta o turismo cervejeiro”, expressou Igor.

Programação:

Sexta-feira: Abertura às 19h com a banda de estudantes de música Nostal, logo após o melhor do rock com Figurótico e banda;

Sábado: Abertura às 19h, com Fabio Lemos fazendo o tributo especial Oasis e Coldplay;

Domingo: Abertura às 10h e, a partir das 19h, Tributo a banda Charlie Brown Jr, com a banda Conexão 015.

Claudia Rodrigues é internada no Rio, inconsciente

Atriz sofre de esclerose múltipla há cerca de 19 anos
Claudia Rodrigues, de 47 anos, se sentiu mal nesta quarta-feira (20) e foi socorrida para a clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde está internada. Segundo o "Fuxico", a atriz está inconsciente e o seu quadro clínico inspira cuidados.

A empresária e amiga de Claudia, Adriane Bonato, pediu orações. "Ela está inconsciente e realizando uma bateria de exames", disse ao site.

A artista sofre de esclerose múltipla há cerca de 19 anos.

Lava Jato carioca prende Michel Temer, Moreira Franco e outros investigados de desvio na Eletronuclear

Investigação é desmembramento das operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade e foi encaminhada pelo STF para a 7ª Vara Federal Criminal do RJ

A pedido da Força-Tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro, a Justiça Federal determinou a prisão preventiva do ex-presidente da República Michel Temer, de João Baptista Lima Filho (Coronel Lima), do ex-ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, Vanderlei de Natale e Carlos Alberto Montenegro Gallo, e a prisão temporária de Rodrigo Castro Alves Neves e Carlos Jorge Zimmermann. Foi determinada, ainda, a realização de busca e apreensão nos endereços desses investigados, assim como de Maristela Temer, Othon Luiz Pinheiro da Silva, Ana Cristina da Silva Toniolo e Nara de Deus Vieira. Também foram realizadas buscas nas empresas vinculadas aos investigados.

Na operação Radioatividade foi identificada organização criminosa que atuou na construção da usina nuclear de Angra 3, praticando crimes de cartel, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e fraudes à licitação. Nos processos relacionados à mencionada operação houve a condenação de, dentre outros, Othon Luiz Pinheiro da Silva, Ana Cristina da Silva Toniolo e José Antunes Sobrinho, por diversos fatos, inclusive lavagem de dinheiro em razão de repasses embasados em contratos fictícios da Engevix Engenharia e Link Projetos.

Na presente investigação são apurados crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro, em razão de possíveis pagamentos ilícitos feitos por determinação de José Antunes Sobrinho para o grupo criminoso liderado por Michel Temer, bem como de possíveis desvios de recursos da Eletronuclear para empresas indicadas pelo referido grupo.

Após celebração de acordo de colaboração premiada com um dos envolvidos e o aprofundamento das investigações, foi identificado sofisticado esquema criminoso para pagamento de propina na contratação das empresas Argeplan, AF Consult Ltd e Engevix para a execução do contrato de projeto de engenharia eletromecânico 01, da usina nuclear de Angra 3.

Para a execução do mencionado serviço, a Eletronuclear contratou a empresa AF Consult Ltd, que se associou às empresas AF Consult do Brasil e Engevix. A empresa AF Consult do Brasil conta com a participação da empresa finlandesa AF Consult Ltd e Argeplan, que, conforme as investigações revelaram, está ligada a Michel Temer e ao Coronel Lima. Em razão de a AF Consult do Brasil e a Argeplan não terem pessoal e expertise suficientes para a realização dos serviços, houve a subcontratação da Engevix. No curso do contrato, conforme apurado, Coronel Lima solicitou ao sócio da empresa Engevix o pagamento de propina, em benefício de Michel Temer.

A propina foi paga no final de 2014 com transferências totalizando R$ 1 milhão e 91 mil empresa da Alumi Publicidades para a empresa PDA Projeto e Direção Arquitetônica, controlada por Coronel Lima. Para justificar as transferências de valores foram simulados contratos de prestação de serviços da empresa PDA para a empresa Alumi. O empresário que pagou a propina afirma ter prestado contas de tal pagamento para o Coronel Lima e Moreira Franco.

As investigações demonstraram que os pagamentos feitos à empresa AF Consult do Brasil ensejaram o desvio de R$ 10 milhões e 859 mil reais, tendo em vista que a referida empresa não possuía capacidade técnica, nem pessoal para a prestação dos serviços para os quais foi contratada.

As investigações apontam que a organização criminosa praticou diversos crimes envolvendo variados órgãos públicos e empresas estatais, tendo sido prometido, pago ou desviado para o grupo mais de R$ 1 bilhão e 800 milhões de reais. A investigação atual ainda mostra que diversas pessoas físicas e jurídicas usadas de maneira interposta na rede de lavagem de ativos de Michel Temer continuam recebendo e movimentando valores ilícitos, além de permanecerem ocultando valores, inclusive no exterior. Quase todos os atos comprados por meio de propina continuam em vigência e muitos dos valores prometidos como propina seguem pendentes de pagamento ao longo dos próximos anos.

As apurações também indicaram uma espécie de braço da organização, especializado em atos de contrainteligência, a fim de dificultar as investigações, tais como o monitoramento das investigações e dos investigadores, a combinação de versões entre os investigados e, inclusive, seus subordinados, e a produção de documentos forjados para despistar o estado atual das investigações.

O Ministério Público Federal requereu a prisão preventiva de alguns dos investigados, pois, todos esses fatos somados apontam para a existência de uma organização criminosa em plena operação, envolvida em atos concretos de clara gravidade.

Menor de 16 anos não poderá viajar para fora do seu estado sem o responsável

O adolescente de até os de 16 anos que quiser viajar para fora do seu estado de origem terá de está acompanhado dos pais ou dos responsáveis expressamente autorizado pela justiça. É o que determina a alteração do artigo 83 da Lei número 8.069 de 1990, e publicada no Diário Oficial no último dia 18 de março.

A alteração, trazida pela Lei nº 13.812/2019, já está em vigor e todas as empresas que realizam transporte interestadual de passageiros devem observá-la para o embarque de crianças e adolescentes.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que a nova determinação faz parte do conjunto de medidas que determinada em lei do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ela não não isenta o adolescente com idade a partir de 12 (doze) anos de apresentar documento oficial com foto para o embarque, mesmo após a alteração.

A ANTT informa, também, que está preparando a alteração da Resolução nº 4.308/2014 para adequá-la à lei em vigor.

Colégio Militar disponibiliza últimas vagas em Volta Redonda

Matrículas estarão abertas apenas na próxima segunda-feira, dia 25, das 10h às 16h, no Ciep 403, no Açude II

Os estudantes de Volta Redonda terão mais uma chance de ingressar no Colégio do Corpo de Bombeiros Militar. As últimas vagas estarão disponíveis para matrícula somente na próxima segunda-feira, dia 25, das 10h às 16h, no Ciep 403 – Maria de Lurdes Giovanetti, na Avenida Professora Glória Roussin Guedes, s/nº, no bairro Açude II (a escola fica ao lado da Igreja Católica do Bairro).

Podem se inscrever os alunos aprovados para cursar o primeiro ano do ensino médio, sem dependências do 9º ano do ensino fundamental. Os estudantes devem ter entre 13 e 16 anos, até 1º de janeiro de 2019. Os documentos necessários para se matricular são CPF e documento de Identidade do responsável (original e cópia), além de comprovante de residência, o aluno deve apresentar a Certidão de Nascimento ou CPF e documento de identidade, caso possuam.

O diretor do colégio, Carlos Antônio da Silva, sugeriu que os interessados entrem no site do Corpo de Bombeiros e Seeduc (Secretaria de Estado de Educação) para consultar o edital em caso de dúvidas. “Ainda temos um telefone público comunitário dentro da escola com número 3341-5723”, informou.

O subsecretário de Estratégia Governamental, Gustavo Tramontin de Mattos, explicou que o colégio vai funcionar por parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Corpo de Bombeiros, em horário integral. Pela manhã, os estudantes terão as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ministradas nas escolas de Ensino Médio Regular. No contraturno, vão aprender noções de Defesa Civil; Atendimento Pré-Hospitalar (Primeiros Socorros); Prevenção e Combate à Incêndio; entre outros conteúdos.

“Cursar o ensino médio no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros é uma oportunidade de dar o primeiro passo para ingressar numa profissão, além disso, vão ampliar a gama de conhecimentos em três anos de estudo”, acredita Gustavo.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, aprovou a iniciativa do governo do estado de implantar uma escola militar no município. Além de proporcionar aos jovens o ingresso numa profissão já no ensino médio, a unidade ocupou uma escola que estava fechada, abrindo mais um espaço para a educação. “Convido os estudantes de Volta Redonda, que vão começar o ensino médio este ano, para aproveitarem a oportunidade e ocuparem as últimas vagas disponíveis”, chamou o prefeito.

Mais de 30 kg de cabelo humano é apreendido na Dutra, em Resende, RJ

Foto: PRF
Um carro foi abordado no início da madrugada deste quinta-feira (21) com 33 quilos de cabelo humano durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no km 304 da BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), em Resende, cidade no Sul Fluminense.

A PRF informou que o condutor, um homem de 37 anos, seguia sentido Rio de Janeiro. Ele alegou que trabalha comercializando as crinas, porém não apresentou nota fiscal do produto.


O material apreendido estava dentro do veiculo em duas caixas de papelão; uma com 15 e a outra 17 kg de cabelo. Ainda durante a revista, mais um quilo de cabelo, grisalho, foi encontrado dentro de uma mochila, em cima do banco traseiro, totalizando 33 quilos.

Sobre o veiculo, o homem disse que tinha comprado em São Paulo e pagou com cabelo no valor de R$ 45 mil reais.

O material foi apreendido e encaminhado ao Posto da Receita Estadual de Nhangapi, onde o condutor foi enquadrado por crimes de sonegação e sem origem. Já o carro, um Citroen Aircross de São Paulo, foi conduzido ao posto da PRF por não haver condutor que pudesse conduzi-lo, já que o homem estava com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida há 30 dias.


Ainda de acordo com a PRF, os produtos apreendidos estão estimados em R$ 33 mil, valor de mil reais o quilo.

Dupla é presa com arma e droga no Jardim Belmonte, em Volta Redonda, RJ

Foto: PM
Dois jovens, de 18 e 21 anos, foram presos no final da manhã desta quarta-feira (20) por tráfico de drogas no bairro Jardim Belmonte, em Volta Redonda, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Eles foram flagrados com drogas, arma munição e uma quantidade de dinheiro.

De acordo com a polícia, o flagrante aconteceu na Rua São Gonçalo quando a dupla foi vista em uma moto sem placa. Ao perceberem aproximação dos policiais o suspeito pulou da garupa e fugiu.

O condutor do veiculo foi preso e conduzido à delegacia, em depoimento aos policiais, ele disse que teria entregado a droga e a arma de fogo ao traficante de drogas.

Os policiais voltaram ao bairro e montaram um cerco ao suspeito que foi localizado e preso.

Na operação foram apreendidos 110 pinos de cocaína (105 gramas), uma pistola com 8 munições e um carregador com mais 9 munições calibre 9 milímetros. Ainda com a dupla foram apreendidos R$ 192,00 reais em espécie a motocicleta.

Foto: PM
A ocorrência foi registrada na Delegacia de Volta Redonda (93ª DP).

21 de Março - Dia do nascimento de Ayrton Senna

Hoje é aniversário do nascimento de Ayrton Senna da Silva

Ayrton Senna foi melhor que Schumacher? Sem querer jogar água no chopp, cada vez mais há quem diga que não. Mas essa é uma pergunta parecida como querer comparar Pelé a Maradona, ou Garrincha a Pelé. Ayrton Senna e Schumacher disputaram poucas provas juntas. A má temporada do três vezes campeão (1988, 1990, 1991) Ayrton Senna em 1994 foi interrompida por sua morte, na curva Tamborello, que se tornou a curva mais famosa do mundo.

Previsão do Tempo - Volta Redonda - quinta-feira, 21 de Março de 2019 - Estação: Outono

Climatempo
Quinta-Feira, 21 de Março


Volta Redonda - RJ

Qui Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 19ºC 26ºC 30mm 80%

Metalúrgicos rejeitam proposta de abono de 152 % da CSN

Em votação desde cedo nesta quarta-feira (20), na Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília, os metalúrgicos da CSN rejeitaram a proposta de 152,50% do salário de cada trabalhador, a ser pago em cota única, no dia 9 de Abril, aniversário da empresa.

A apuração dos votos, secreto, aconteceu após as 18 horas ainda de quarta quando o resultado foi que 3.550 metalúrgicos escolheram o “não”, 3.014 votaram “sim”, 14 votaram em branco e sete anularam o voto. 
O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense vai informar oficialmente o resultado à Companhia nesta quinta (21) e espera que a empresa reabra nas negociações, já que a proposta recusada tinha sido qualificada como final pela siderúrgica.

Pouco depois da votação, empregados da CSN que acompanharam a apuração comentavam o resultado, atribuindo ao valor do lucro obtido pela Companhia este ano (mais de R$ 5,2 bilhões) a recusa da proposta. Eles faziam cálculos e diziam que, caso a empresa decidisse destinar três por cento desse valor para os trabalhadores, o abono seria bem maior do que o proposto pela empresa.

Após várias cobranças à CSN e de recusar em mesa os dois primeiros valores apresentados, o sindicato voltou a se reunir com a empresa,nesta 2ª feira, dia 18, recusando mais duas propostas que foram apresentadas durante a reunião. A primeira proposta foi de 1.2 salário a ser paga em duas parcelas. E a segunda foi de 1.35 salário para pagar em única parcela no dia 31/5. O sindicato recusou as duas.

E, apesar de achar que ainda não corresponde às expectativas dos trabalhadores, o sindicato decidiu levar à apreciação por questões jurídicas e para que possa garantir a participação ampla e direta dos funcionários nas negociações.

Sudeste tem mínima de 9ºC nesta quinta-feira (21)

Umidade relativa do ar fica entre 45% e 100%

A previsão do tempo nesta quinta-feira (21) para a região Sudeste, além do tempo instável, mostra que há indicações de chuva e uma diminuição de temperatura no sul e leste de São Paulo.

O Triângulo Mineiro e o oeste de Minas Gerais têm pancadas de chuva à tarde. Quase todo o Sudeste tem sol entre nuvens e pancadas principalmente a partir da tarde, quando a chuva é mais intensa.

A previsão do tempo na região Sudeste indica temperatura que varia entre 9ºC e 34ºC com umidade relativa do ar entre 45% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

quarta-feira, 20 de março de 2019

Polícia estoura ponto do jogo do bicho em Mendes e apreende mais de 117 mil

Foto: PM
A polícia estourou um ponto do jogo do bicho no final da manhã desta quarta-feira (20) e apreendeu mais de R$ 117 mil reais em um estabelecimento em Mendes, município do estado do Rio de Janeiro.

Foto: PM
De acordo com a polícia, dois homens, que são pai e filho, foram abordados em um bar, no bairro Parque Independência.

Foto: PM
A PM informou que a ação aconteceu durante uma ordem de operações de combate a contravenção penal realizada pelo 10º Batalhão de Polícia Militar (Barra do Piraí).

Foto: PM
Além de todo o dinheiro, em espécie, foi apreendido também um revólver calibre 38, 13 munições do mesmo calibre no estabelecimento e diversos materiais usados nos jogos de azar. De acordo com a PM, o valor pode ser o maior já apreendido em jogos de azar no estado do Rio de Janeiro.

Foto: PM
Os suspeitos foram encaminhados à delegacia de Mendes, onde serão ouvidos e poderão ser autuados por contravenção penal por exploração de jogos de azar e porte ilegal de arma.

Acordo com bancos desonera conta de energia elétrica do consumidor

MME, ANEEL e CCEE anunciam acordo com bancos que retira R$ 8,4 bi da tarifa de energia até 2020
O Ministério de Minas e Energia, a ANEEL e a CCEE concluíram as negociações com grupo de oito bancos que resultaram em acordo que retira R$ 8,4 bilhões das contas de luz dos brasileiros até 2020. Seguindo as orientações do governo federal para desonerar as tarifas de energia, o acordo consiste na quitação antecipada da chamada Conta-ACR em setembro deste ano, e não em abril de 2020, como era previsto inicialmente.

A Conta-ACR foi um mecanismo de repasse de recursos às distribuidoras para cobertura dos custos com exposição involuntária no mercado de curto prazo e o despacho de termelétricas entre fevereiro e dezembro de 2014.

Para lastrear a conta, a CCEE foi autorizada a contratar operações de crédito com os bancos, ressarcidas pelos consumidores a partir de novembro de 2015, mediante recolhimento de encargo na tarifa de energia elétrica até abril de 2020. Os consumidores pagam atualmente R$ 8,4 bilhões/ano (R$ 703 milhões/mês) para amortizar o empréstimo. Esse montante representa 4,9%, em média, nas tarifas dos consumidores do país.

Dos pagamentos mensais realizados pelos consumidores, parte é utilizada para o pagamento dos credores e parte alocada em uma conta de reserva, conforme definido no contrato da operação.

Em setembro de 2019, o saldo acumulado da conta de reserva será de R$ 7,2 bilhões e o saldo devedor dos empréstimos, de R$ 6,45 bilhões. Portanto, o saldo da reserva será suficiente para pagar antecipadamente a operação.

Para antecipar o pagamento do empréstimo, a proposta elaborada consiste em usar o saldo da reserva constituído em setembro de 2019 para abater o montante que resta a ser pago. Assim, os consumidores deixarão de realizar os desembolsos mensais para a conta entre outubro de 2019 e abril de 2020.

Isso representa a redução de custos de R$ 6,4 bilhões neste ano, com o impacto médio de redução de 3,7% nos reajustes das tarifas em 2019, e de R$ 2 bilhões em 2020, com o desconto de 1,2% nos reajustes tarifários de 2020.

Nesta quarta-feira, 20 de março, em reunião extraordinária programada para as 16h, a Diretoria da ANEEL vai julgar processo que trata da autorização para que a CCEE celebre o aditivo contratual com os bancos, a fim de antecipar a quitação da conta.


EXPLICANDO O EFEITO NAS TARIFAS

Como foi explicado, a antecipação do pagamento da conta ACR implicará o desconto médio de 3,7% nas tarifas de 2019 e de 1,2% em 2020. Mas é importante destacar que isso não significa que os consumidores terão redução líquida no valor de sua conta. Ou seja, não haverá reajustes negativos. O efeito a ser sentido será de atenuação no impacto dos reajustes anuais de cada empresa.

Por exemplo, se uma distribuidora tivesse o reajuste calculado em 10% para 2019, com o efeito da medida, esse reajuste passaria para 6,3%. Em 2020, um aumento de tarifas de 10%, cairia para 8,8%.

Cada distribuidora terá esse abatimento nas datas de seus reajustes, e o impacto pode variar de empresa para empresa.

No caso das empresas que tiveram os reajustes definidos entre dezembro de 2018 até hoje (Cepisa, Ceron, Eletroacre, Energisa Borborema, Light e Enel Rio) a ANEEL vai republicar os reajustes contemplando os efeitos dessa decisão.

A CPFL Santa Cruz terá o reajuste fixado na tarde desta quarta, incorporando os efeitos do acordo.

Polícia estoura ponto do jogo do bicho em Mendes e apreende mais de 117 mil reais

Foto: PM
A polícia estourou um ponto do jogo do bicho no final da manhã desta quarta-feira (20) e apreendeu mais de R$ 117 mil reais em um estabelecimento em Mendes, município do estado do Rio de Janeiro.

Foto: PM
De acordo com a polícia, dois homens, que são pai e filho, foram abordados em um bar, no bairro Parque Independência.

Foto: PM
A PM informou que a ação aconteceu durante uma ordem de operações de combate a contravenção penal realizada pelo 10º Batalhão de Polícia Militar (Barra do Piraí).

Foto: PM
Além de todo o dinheiro, em espécie, foi apreendido também um revólver calibre 38, 13 munições do mesmo calibre no estabelecimento e diversos materiais usados nos jogos de azar. De acordo com a PM, o valor pode ser o maior já apreendido em jogos de azar no estado do Rio de Janeiro.

Foto: PM
Os suspeitos foram encaminhados à delegacia de Mendes, onde serão ouvidos e poderão ser autuados por contravenção penal por exploração de jogos de azar e porte ilegal de arma.