Rádio Acesa FM VR: 2019-11-03

sábado, 9 de novembro de 2019

9 de Novembro: A luta por direitos que culminou em três mortos e vários feridos na CSN

Há exatamente 31 anos Volta Redonda tornaria referência na luta por garantias de direitos. Os mais de 10 mil funcionários de duas grandes empresas (CSN e FEM) entravam em greve, reivindicando reajuste  salarial, além de  melhorias nas condições de trabalho. Apesar de muito novo conseguia compreender que existia algo diferente.

A greve que começou no dia 7 de novembro teve a mobilização da ocupação de quase toda a classe de operáio para a ocupação da Companhia Siderurgica Nacional. O ato tinha como principais reivindicações a readmissão dos trabalhadores demitidos por perseguição política, a redução de oito para seis horas da jornada de trabalho para as atividades ininterruptas e ainda um reajuste salarial.

Devido a repercussão da paralisação, que colocou o governo na mira dos trabalhadores, durante o ato, na noite de 9 de novembro, o então presidente José Sarney autorizou o Exército a invadir a usina, sob o comando do General José Luiz Lopes. Os militares, então, invadiram a fábrica, atirando nos operários. Dezenas de trabalhadores ficaram feridos e três foram mortos.


As mortes de William Fernandes Leite (22 anos), Valmir Freitas Monteiro (27 anos) e Carlos Augusto Barroso (19 anos) virou símbolo da luta e das conquistas reivindicadas pela categoria naquela ocasião.

Em homenagem ao três trabalhadores foi construído o memorial que retratada o ato 'desastroso' do governo à época. A obra foi idealizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada no dia 1º de Maio de 1989.

O arquiteto pediu ainda que colocasse a seguinte frase em uma placa: "Um monumento àqueles que lutam pela Justiça e pela Igualdade".

No dia seguinte à inauguração, por volta das três horas da manhã, o local foi parcialmente destruído por um atentado à bomba. Com a explosão, o memorial, composto por um bloco de concreto com imagem de três corpos em baixo relevo, tombou para frente, ficando preso apenas pelos vergalhões.

Chocado com a violência, o arquiteto foi contra a restauração do monumento. Assim, a pedido do próprio Niemeyer, a obra foi reerguida, mantendo parte de sua destruição, como forma de demonstrar a todos que a arte e a democracia podem parecer frágeis, mas são resistentes e eternas.

Além disso, ele pediu que a seguinte frase fosse acrescentada no memorial: “Nada, nem a bomba que destruiu este monumento, poderá deter os que lutam pela justiça e liberdade”. Foi reinaugurado em 12 de agosto de 1989.

Corpo do morador de Arrozal, morto em Angra dos Reis, será sepultado em Pinheiral

Está sendo velado na capela mortuária de Pinheiral o corpo de Wallison Oliveira, de 28 anos, morto quando passava na hora do assalto a um banco em Angra dos Reis, na costa verde do Sul do estado do Rio de Janeiro. O crime aconteceu no final da madrugada desta sexta-feira, dia 8.

O corpo de Wallison, filho do técnico que faz manutenção em radiodifusão em Volta Redonda e região, será sepultado ao meio-dia no cemitério de Pinheiral.

Na ocasião um policial também ficou ferido levemente no pé. Os criminosos queimaram vários veículos e explodiram caixa quatro eletrônicos da agência do Banco do Brasil que fica na Rua do Comércio, no Centro.

Os policiais foram atender a ocorrência e foram recebidos à tiros. No confronto, o motorista do carro que passava em uma rua próxima, que não tinha envolvimento nenhum com o crime, foi atingido na cabeça por uma bala perdida. O veículo chegou a capotar e ele morreu na hora. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal da cidade. A vítima era morador do distrito de Arrozal, em Piraí.

Mulher detida por suspeita de jogo de azar no centro de Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Uma mulher foi detida por suspeita de fazer jogo do bicho no centro de barra mansa, RJ. Com ele foi apreendido uma máquina de apontamentos e a quantia de R$ 60,00 em espécie.

De acordo com as informações dos policiais a que detiveram, a mulher informou que o material seria de apostas já feitas por ela.

O caso foi encaminhado para a delegacia de polícia de Barra mansa (90ª DP).

Previsão do Tempo - Final de semana, 09 e 10 de novembro de 2019 - Volta Redonda – RJ


Sábado — Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 20ºC 28ºC 16mm 90%.

Domingo — Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 19ºC 29ºC 25mm 90%.

Sábado – Pancadas de chuvas e trovoadas em São Paulo e em toda a faixa centro-sul de Minas Gerais. Nublado a parcialmente nublado com chuva isolada no Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Demais áreas da região, parcialmente nublado, com névoa seca no norte de Minas Gerais.

Domingo – Pancadas de chuvas e trovoadas no Triângulo Mineiro e toda metade centro-sul de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Parcialmente nublado a nublado no Espírito Santo. Parcialmente nublado nas demais da região, com névoa seca no norte de Minas Gerais.

Homem é detido ao dirigir sob efeito de álcool na Dutra em Barra Mansa

Um homem foi flagrado no final da noite desta quinta-feira (7) dirigindo um veiculo com sinais de embriaguez, na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, no Sul Fluminense.

A PRF informou que o Citrõen, com placa de São Paulo, foi abordado no km 281 da BR-116, durante ronda policial.

O condutor parou o veiculo ao se aproximar da viatura e saiu do andando alegando que o veiculo tinha fervido. Em suspeita da atitude do condutor os policiais verificaram que o homem estava com odor de álcool.

Durante o teste de alcoolemia, foi constatado o resultado de 0,59 mg/L no organismo. O homem de 59 anos foi detido e conduzido à delegacia de polícia de Barra Mansa (90ª DP).

Idosa é agredida em tentativa de roubo no centro de Barra Mansa; suspeito foi preso

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem de 35 anos foi detido por suspeita de assalto a uma idosa de 69 anos no centro de Barra Mansa, RJ. O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira (8) na Avenida Joaquim Leite.

Na tentativa de tomar algo da mulher, ela caiu ao chão e foi amparada por populares que acionaram os policias e conseguiram deter o suspeito.

Não foi divulgado o que o homem teria tomado da idosa. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de polícia da cidade (90ª DP).

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Cantora Ivete Sangalo perde irmão

Morreu, na quinta-feira (7), Jesus Sangalo, o irmão da cantora Ivete. O parente da famosa estava internado há dois meses no hospital Santa Izabel, em Salvador, na Bahia.

Segundo a revista “Quem”, ele sofreu um quadro de sepse abdominal e teve complicações após uma cirurgia. Procurada, a assessoria da artista confirmou o caso e pediu privacidade.
No entanto, o empresário enfrentava alguns problemas de saúde desde o ano passado. Ele já havia sido submetido à uma operação médica em decorrência de uma bactéria sanguínea.

Vale lembrar que Ivete e Jesus brigaram em 2011. Ele cuidava de alguns dos contratos artísticos da irmã, mas foi afastado do comando dos negócios após o desentendimento.

Dois homens são presos por agressão a policial em Barra Mansa

A policia foi acionada para averiguar a atitude de dois suspeitos em um bar, na Rua Quinze de Novembro, no bairro Roberto Silveira, em Barra Mansa, RJ. Os dois teriam se envolvido em uma confusão com o filho do proprietário do estabelecimento.

De acordo com a PM, ao serem detidos e informados que seriam encaminhados para a delegacia, um dos suspeitos se alterou e mordeu a mão de um policial que foi socorrido e levado para a Sana Casa, onde recebeu atendimento e foi liberado.

Ainda no local, a PM abordou os envolvidos e durante a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado. No entanto, segundo os policiais, os suspeitos estavam visivelmente drogados e confessaram ser usuários de drogas.

A dupla vai responder por lesão corporal. Eles prestaram depoimento e foram liberados.

Homem é detido por suspeita de jogo do bicho na Vila

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Um homem foi detido por suspeita de jogo de azar na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, RJ. O caso aconteceu nesta quinta-feira (7) na Rua 25 pós denuncia anônima. Uma máquina apontando o jogo foi apreendida.

O homem foi encaminhado para a delegacia de polícia da cidade (93ª DP), onde a ocorrência foi registrada.

Angra acorda sob tiroteio em tentativa de roubo a banco no centro

Uma madrugada com muito tiros deixou a população assustada e, o caos tomou conta da cidade de Angra dos Reis, em tentativa de assalto à agência do banco do Brasil, na Avenida Júlio Maria.

Houve troca de tiros com a PM, por volta das 4 horas da madrugada desta sexta-feira (8), na altura do Morro Santo Antônio, deixou um policial levemente ferido no pé. Ele foi socorrido e levado para o Hospital de Japuíba, onde recebeu atendimento e foi liberado.

De acordo com a PM, os bandidos incendiaram carros que estavam próximo ao banco e conseguiram fugir em uma embarcação que estava atracada no Cais de Santa Luzia, cerca de 100 metros do local do crime.

Quatro caixas eletrônicos foram violados. Até o momento não há informação se algum valor foi retirado dos equipamentos.

Ainda segundo a PM, uma vitima morreu após capotar o carro na Avenida Júlio Maria, próximo ao local do roubo.

Os agentes informaram que possivelmente a vítima, ainda não identificada, se assustou com a ação dos marginais e capotou na pista.

O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal. A área foi isolada e o esquadrão antibombas acionado para recolher explosivos que ainda estavam no local.


Até a publicação desta reportagem não havia informações alguém preso.

Motociclista fica ferido em acidente na BR-393 em Volta Redonda (RJ)

Um motociclista ficou ferido em um acidente em que a moto que ele conduzia colidiu com um carro de passeio, na Rodovia Lúcio Meira, na altura do bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, no Sul Fluminense.

A colisão aconteceu na tarde desta quinta-feira (7), na altura da entrada da CSN. A vitima sentia fortes dores ao ser projetada ao chão.

Uma equipe de socorro foi acionada e conduziu a vitima para o Hospital São João Batista. O estado de saúde não foi divulgado.

Incêndio atinge subestação de energia elétrica em Barra Mansa (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Redes sociais
Um incêndio atingiu um transformador de energia da subestação da Light na madrugada desta quinta-feira (7), em Barra Mansa, no Sul do Rio de Janeiro. O acidente aconteceu na Avenida Francisco Vilella, no bairro Estamparia.

As chamas começaram por volta 4h20 da manhã, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o incêndio.

Em nota, a Light, concessionária que fornece energia elétrica informou que não houve interrupção no fornecimento de energia e que as causas do incêndio estão sendo apuradas pela empresa.

Aves silvestres são apreendidas com homem na Dutra, em Barra Mansa (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PRF - pássaros apreendidos
Um homem de 52 anos foi preso no final da manhã desta quinta-feira (7) por cometer crime ambiental, na Rodovia presidente Dutra, em Barra Mansa, no Sul do Rio. Ele transitava pela BR-101 com uma Toyota Corolla, com placa de Areias (SP) quando foi abordado na Operação Rota Seguro, na altura do Posto da PRF, em Floriano, no km 287.

No veiculo foi flagrado uma gaiola encoberta por um lençol no banco braseiro com dois pássaros silvestres da espécie "Sporophila caerulescens", nome vulgar "coleirinho".

Os policiais rodoviários federais disseram que o condutor alegou ser criador, porém uma das aves, a fêmea, não estava anilhada, enquanto o macho possuía anilha, tendo o condutor apresentado licenças para o transporte.

Ainda de acordo com os policiais, os números da anilha do pássaro macho não coincidiam com as espécies e, estavam com datas vencidas. Em revista no interior do veículo, no porta-luvas, foram encontradas outras licenças para transporte com datas expiradas, algumas inclusive em nome de terceiros.
O homem foi enquadrado por crime ambiental com a realização de um termo circunstanciado de ocorrência da PRF (TCO), onde irá responder em liberdade. Ele se comprometeu a comparecer as audiências quando intimado.

As aves apreendidas foram encaminhadas a agência do meio ambiente de Resende através do grupamento ambiental da guarda municipal de Resende. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem na Serrinha do Alambari, em Resende.

PM é preso com dois suspeitos de assalto a condomínio no Água Limpa, em Volta Redonda (RJ)

Foto: Divulgação da PM
Um policial militar lotado no 31º Batalhão do Recreio dos Bandeirantes no Rio de Janeiro e mais dois suspeitos foram presos durante um assalto a um condomínio no bairro Água Limpa, em Volta Redonda, no Sul Fluminense.

O 28º Batalhão de Polícia Militar, de Volta Redonda, informou que foram acionados para averiguar uma informação de roubo a residência. Ao chegar ao local encontram policiais civis da 101ª Delegacia (Pinheiral), os primeiros a chegarem ao local.

O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 7, no Condomínio do Bosque II, bloco cinco. As vitimas relataram aos policiais terem sido abordadas pelo policial e mais dois suspeitos que ainda estavam dentro do apartamento.

O policial suspeito disse que estava de passagem pelo o local.

Com o trio foi apreendidos um colete balístico, um revolver calibre 38 com oito munições intactas e mais 12 munições do mesmo calibre. Eles ainda portavam uma pistola calibre nove milímetros com a numeração raspada e mais um carregador com 16 munições, uma pistola calibre 45 milímetros e mais um carregador com 24 munições do mesmo calibre.

Um veíuculo também foi aprendido na ocorrência.

O caso foi encaminhado para a delegacia de polícia de Volta Redonda (93ª DP), onde, até a publicação desta reportagem não tinha sido divulgado a forma do envolvimento do policial no crime e nem a circunstância do roubo.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

PM apreende plantação de maconha no Vale Verde, em Volta Redonda (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Um homem foi preso com plantação de maconha em sua residência no Bairro Vale Verde, em Volta Redonda, no Sul Fluminense. Os policiais chegaram ao local através de um denuncia anônima.

O homem foi flagrado com uma jovem de 18 anos próximo ao local. A suspeita portava duas trouxinhas de maconha.

Sabendo que o homem era suspeito de tráfico de drogas os policiais foram até a casa dele, onde encontraram os sete de pés de maconha.

Os dois foram presos em flagrantes e conduzidos para a delegacia de polícia de Volta Redonda (93ª DP).

Mulher é presa por associação para o tráfico e por confecção de drogas em Paraty

Policiais da 167ª DP (Paraty), com o apoio de policiais militares, prenderam em flagrante, nesta quinta-feira, 07, Elenice dos Santos, de 37 anos, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e maquinário para confecção de drogas.

A ação chefiada pelo o Delegado Titular Marcelo Russo, foi até a Rua Tenente Souza, em Paraty, e prenderam a mulher em flagrante com drogas e maquinário para confecção dos entorpecentes.

Ao todo foram apreendidos maconha e cocaína; balança de precisão; valores em espécie, produto do comércio ilegal; caderno de anotações e material de endolação. As investigações prosseguem para prender o comparsa da acusada.

Outro suspeito de fazer parte da associação criminosa não foi encontrado no local, e segundo informações da policia, ele teria viajado para São Paulo.

Elenice foi encaminhada ao sistema prisional, onde ficará à disposição da justiça.

Caminhoneiro tem o veiculo roubado na Dutra, em Resende (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PRF
Um caminhoneiro foi levado como refém ao ter o caminhão com produtos alimentícios roubado em um posto de combustível às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Resende, no Sul Fluminense. 
De acordo com a PRF, o roubo aconteceu por volta das 02h00 da madrugada desta quinta-feira (7) no km 303 da BR-116. A vitima foi deixada pelos assaltante no km 239 da rodovia, em Pirai.
A PRF foi acionada e foi até o local, onde o a vitima se encontrava  e o conduziu para a delegacia de polícia de Piraí (94ª) DP, onde o caso foi registrado.
www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PRF
Já o caminhão, Mercedes Benz Accelo 1016, foi localizado no km 235 da mesma rodovia, em Piraí com quase toda a totalidade do produto roubado.

Equipe de obras da Secretaria de Educação faz vistorias técnicas às escolas de Volta Redonda

Objetivo das visitas é identificar pontos de melhorias, fiscalizar obras concluídas e em andamento e proporcionar um ambiente escolar mais agradável para os alunos

A equipe de obras da Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda (SME) vem realizando regulamente vistorias técnicas às unidades escolares do município que estão recebendo algum tipo de melhoria. O objetivo das visitas é identificar anomalias, pontos de melhorias, fiscalizar obras concluídas e as que estão em andamento e, assim, melhorar as condições de infraestrutura das escolas e proporcionar um ambiente escolar mais agradável para os alunos.

“Desde que assumimos a gestão, colocamos a Educação como uma das nossas prioridades. Estamos dando preferências às unidades que não tinham recebido nenhuma benfeitoria durante anos e pretendemos atender ao maior número de escolas possível. Foram anos sem nenhum tipo de intervenção e nossos alunos merecem o melhor sempre”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

Atualmente, 44 unidades escolares estão recebendo algum tipo de intervenção entre reforma, revitalização, acessibilidade, sejam essas reformas já concluídas, em andamento ou a iniciar. Segundo o subsecretário de Educação e responsável por acompanhar as visitas, Leandro Flores, a SME está trabalhando em ritmo acelerado.

"Em 2017 foram oito intervenções e em 2018 dobramos o número para 16 escolas com algum tipo de obra ou revitalização. Já em 2019 nossa expectativa é fechar com 44 escolas oferecendo trabalhos de melhorias", disse.

Rafael Galantini, pai de aluno do CMEI Iracema Leite Nader, do bairro Roma II, acompanhou a vistoria da equipe da SME na unidade escolar e classificou a ação como positiva. "A visita técnica é de extrema importância, pois proporciona uma visão mais ampla e mais precisa do problema e das necessidades das escolas. Como pai, vejo essas visitas muito positivas, pois temos a certeza que a secretaria tem ciência do problema e vai trabalhar para solucioná-lo o mais rápido possível e com a qualidade necessária”, garantiu Rafael, que também é membro do Conselho Comunitário Escolar.

A Secretária de Educação, Rita Andrade, explicou a importância de os pais e responsáveis acompanharem as visitas técnicas. “Nas visitas, os pais, diretores, professores e membros do Conselho Comunitário Escolar podem participar e, assim, trabalhamos em conjunto para atender as demandas de cada comunidade. Esse bate-papo é muito importante para definirmos prioridades e buscarmos a melhor forma de utilizar o dinheiro público. O dialogo sempre é o caminho mais adequado", declarou.

CSN e Harsco são multadas em mais de 10 milhões por descumprir liminar

Além disso, multa diária aplicada contra a CSN por descumprimento da decisão foi majorada de 20 mil para 100 mil reais
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a empresa Harsco foram multadas em mais de R$ 10 milhões de reais por descumprir a liminar proferida no ano passado para redução de escória acumulada ao lado do Rio Paraíba do Sul, ao acolher a manifestação conjunta do MPF e do MP-RJ. Além disso, multa diária aplicada contra a CSN por descumprimento da decisão foi majorada de 20 mil para 100 mil reais.

Outra medida foi determinar que os réus depositem, à disposição do juízo (R$ 900.000,00 – CSN e R$ 225.000,00 – Harsco), no prazo de 15 dias, devendo ser devidamente comprovado no processo. Se não for realizado o depósito, será determinada a efetivação de constrição online pelo sistema BACENJUD.

Em laudo de vistoria, foi constatado que a CSN e a Harsco não estavam cumprindo a decisão liminar. De acordo com a perícia realizada em maio deste ano, não houve redução das pilhas de escória existentes no pátio; houve um aumento considerável da quantidade de material estocado no pátio e aumento de algumas pilhas já existentes; a empresa vem acumulando material nas pilhas já formadas; a empresa estava limpando a área onde futuramente pretendem colocar mais uma planta de beneficiamento de escória. Em julho de 2019, outra vistoria concluiu que foram detectadas substâncias químicas em água subterrânea, em concentrações superiores aos valores de referência.

Entenda o caso – O MPF e o MPRJ ingressaram com ação civil pública para remoção da montanha de escória depositada próxima ao rio Paraíba do Sul. Além da poluição visual e atmosférica, há incerteza sobre o que teria sido ali armazenado (além de escória de aciaria e alto forno), principalmente nas pilhas mais antigas, que vêm sendo formadas desde a década de 70, quando a área começou a funcionar como bota-fora da CSN.

A localização do depósito também é alvo de questionamento, já que deveria estar a 200 metros do Rio Paraíba do Sul e a 500 metros da população, mas se encontra em solo de topografia desfavorável, junto ao leito do rio e ao tráfego intenso da BR-393, em meio a um conglomerado urbano e dentro da zona de amortecimento de uma unidade de conservação de proteção integral.

De acordo com a investigação, a CSN é a proprietária do imóvel usado como depósito de resíduos siderúrgicos, enquanto a Harsco é a prestadora de serviço à CSN, operando o beneficiamento da escória, mantendo-a na maior parte em depósito, e também destinando atualmente cerca de 38% do volume recebido no mês a adquirentes interessados na fabricação de cimento, pavimentação de ruas e apoio de vias férreas. Ao destinar a escória para o Pátio da Harsco, onde se acumula progressivamente, a CSN deixa de arcar com os custos de conferir aos detritos fim ambientalmente adequado.

Em agosto de 2018, a Justiça Federal concedeu liminar para determinar a redução da escória depositada ao lado do Rio Paraíba do Sul, no pátio da CSN, pela empresa metalúrgica Harsco. O acúmulo desse subproduto da fundição de minério para purificar metais chegou a atingir mais de 20 metros de altura. Pela liminar, a CSN e a Harsco deveriam limitar a quantidade de escória recebida mensalmente a 100% do volume removido do pátio no mês anterior.

Além disso, as empresas deveriam limitar a altura das pilhas a quatro metros, bem como, deverão remover, em 120 dias, a escória excedente por via férrea, para a prevenção de poluição atmosférica pela movimentação desnecessária de caminhões pesados, podendo, para tanto, as empresas doarem e entregarem a escória acumulada, comprovada sua qualidade, para destinação de interesse público.

As empresas deveriam, ainda, apresentar laudo de lixiviação, solubilização, teste de toxicidade e da caracterização, classificação e composição de todo o material armazenado. Já o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deverá fiscalizar o cumprimento das determinações judiciais.

Em setembro de 2018, O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) negou efeito suspensivo ao recurso da metalúrgica Harsco contra essa decisão liminar.

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Quinta-feira, 7 de Novembro de 2019 - Estação: Primavera

Climatempo
Quinta-Feira, 07 de Novembro


Volta Redonda - RJ

Qui Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 19ºC 30ºC 10mm 80%


Sudeste — Pancadas de chuva e trovoadas no Triângulo Mineiro, noroeste e metade sul de Minas Gerais e em São Paulo. Possibilidade de chuva isolada no Rio de Janeiro. Parcialmente nublado a nublado no Espírito Santo. Claro a parcialmente nublado com névoa seca nas demais áreas de Minas Gerais.

Motorista é flagrado com 157 tabletes de haxixe em carro na Dutra, em Itatiaia (RJ)

Um motorista de 37 anos foi flagrado com maconha e haxixe escondidos dentro do porta-malas do carro que ele dirigia na terça-feira (5), em Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro.

De acordo com Agentes da Barreira Fiscal de Nhangapi, o condutor entrou no posto, demonstrou nervosismo e acabou sendo abordado.

Após revista no veículo, os agentes encontraram 157 tabletes de maconha e um de haxixe no veículo.

O homem confessou aos agentes que pegou o carro já com a droga escondida, em um posto de combustível na altura do km 324. Disse ainda que a droga seria entregue em Vitória (ES).

Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia de Itatiaia, onde foi autuado por tráfico de drogas. A droga apreendida foi periciada e levada para o Instituto de criminalista Carlos Éboli (ICCE).

Rio busca acordo com MPF-MG para receber indenização das malhas ferroviárias

Foto: Alexandre Santos
O governo do Estado do Rio de Janeiro irá buscar acordo com o Ministério Público Federal de Minas Gerais (MPF- MG) e a Secretaria de Transporte do Estado de Minas para receber também a indenização referente à multa aplicada a concessionárias de transporte ferroviário em razão do abandono de linhas férreas. Esse foi o tema central da audiência pública realizada pela Comissão de Turismo em conjunto com a Frente Parlamentar Rio nos Trilhos e o Fórum de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (06/11), no auditório do prédio anexo ao Palácio Tiradentes.

Segundo o presidente da Comissão de Turismo, deputado Welberth Rezende (PPS), a ida a Minas Gerais será importante para definir recursos que poderão ser aplicados no setor de turismo fluminense. "Iremos conversar com representantes públicos de Minas para definir e saber como está a concessão da multa da indenização, a fim de que possamos investir, aqui no Rio, nos trens turísticos", afirmou o parlamentar.

Dos 780 km de linhas férreas devolvidas pelas concessionárias, 153 km são do Rio. O Secretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, reforçou a necessidade do acordo entre os órgãos públicos mineiros e o Estado do Rio. "Cerca de 19% do recurso de indenização se aplicam à malha ferroviária pertencente ao Estado do Rio de Janeiro e isso representa algo em torno de 250 milhões de reais , que devem ser aplicados em nossos projetos", defendeu o secretário.

Mais de 60% da área do estado é desprovida de malhas ferroviárias ativas. Durante a reunião, o representante da concessão Ferrovia Centro Atlântica (FCA), José Osvaldo Cruz, destacou a intenção da concessionária em investir nas malhas ferroviárias do interior do Rio, priorizando a geração de emprego e renda por meio de trens turísticos e transporte de cargas.

Renovação das concessões

As concessões ferroviárias no Brasil foram firmadas no final dos anos 1990, com validade de 30 anos. Porém, mesmo estando válidas, elas deverão ser renovadas pela União, por mais 30 anos, sob a justificativa da antecipação de investimentos. No caso da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), para revalidar a concessão é preciso resolver um passivo relacionado ao abandono, pela empresa, de trechos da malha arrendada, a maior parte em Minas Gerais - a FCA foi multada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

MPF requisita instauração de Inquérito Policial para apurar depoimento do porteiro do condomínio de Bolsonaro

Em nota de esclarecimento, PR/RJ esclarece que só irá se pronunciar ao fim das investigações
O Ministério Público Federal (MPF) requisitou, nesta quarta-feira (06), à Polícia Federal, a instauração de Inquérito Policial para apurar a prática, em tese, dos delitos de obstrução de Justiça, falso testemunho, denunciação caluniosa e do tipo penal previsto no art. 26 da Lei n° 7.170/1983, praticados em desfavor de autoridade pública federal (presidente da República) no caso do depoimento do porteiro do Condomínio de Bolsonaro.

A medida é consequência do encaminhamento pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, no último dia 30, do ofício 2134/2019/GM, assinado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, à Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR/RJ) em razão da ausência de possíveis investigados com foro por prerrogativa de função no Supremo Tribunal Federal (STF).

A PR/RJ informa que somente se manifestará de forma conclusiva sobre os fatos após a conclusão das investigações. O Inquérito tramitará sob sigilo.

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

População em extrema pobreza já chega à 13,5 milhões no Brasil

Número de pessoas na extrema pobreza equivale à população de Cuba e Portugal, um recorde em sete anos
Foto: Rita Martins/Agência IBGE Notícias
Em 2018, o país tinha 13,5 milhões pessoas com renda mensal per capita inferior a R$ 145, ou U$S 1,9 por dia, critério adotado pelo Banco Mundial para identificar a condição de extrema pobreza. Esse número é equivalente à população de Bolívia, Bélgica, Cuba, Grécia e Portugal. Embora o percentual tenha ficado estável em relação a 2017, subiu de 5,8%, em 2012, para 6,5% em 2018, um recorde em sete anos.

Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgada nesta quarta-feira (6/11) pelo IBGE. O gerente do estudo, André Simões, ressalta que são necessárias políticas públicas para combater a extrema pobreza, pois ela atinge um grupo mais vulnerável e com menos condições de ingressar no mercado de trabalho.

“Esse grupo necessita de cuidados maiores que seriam, por exemplo, políticas públicas de transferência de renda e de dinamização do mercado de trabalho. É fundamental que as pessoas tenham acesso aos programas sociais e que tenham condições de se inserir no mercado de trabalho para terem acesso a uma renda que as tirem da situação de extrema pobreza”, reforçou Simões.

O valor do indicador de pobreza do Bolsa Família, R$ 89, é, inclusive, inferior ao parâmetro global de R$ 145, o que mostra que o benefício não é suficiente para tirar as pessoas da extrema pobreza.

O pesquisador do IBGE Leonardo Athias explicou que, em 2011, o valor de R$ 70 para o Bolsa Família era compatível com o valor global da época, de US$ 1,25 por dia. “Por falta de correções monetárias, hoje o valor de R$ 89 é abaixo do valor global indicado pelo Banco Mundial”, destacou.

A Síntese de Indicadores Sociais também apontou que, embora um milhão de pessoas tenham deixado a linha de pobreza – rendimento diário inferior a US$ 5,5, medida adotada pelo Banco Mundial para identificar a pobreza em países em desenvolvimento como Brasil – um quarto da população brasileira, ou 52,5 milhões de pessoas, ainda vivia com menos de R$ 420 per capita por mês. O índice caiu de 26,5%, em 2017, para 25,3% em 2018, porém, o percentual está longe do alcançado em 2014, o melhor ano da série, que registrou 22,8%.

“Em 2012, foi registrado o maior nível da série para a pobreza, 26,5%, seguido de queda de 4 p.p. em 2014. A partir de 2015, com a crise econômica e política e a redução do mercado de trabalho, os percentuais de pobreza passaram a subir com pequena queda em 2018, que não chega a ser uma mudança de tendência”, avalia o analista do IBGE Pedro Rocha de Moraes.


A pobreza atinge sobretudo a população preta ou parda, que representa 72,7% dos pobres, em números absolutos 38,1 milhões de pessoas. E as mulheres pretas ou pardas compõem o maior contingente, 27,2 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza.

Em 2018, a redução da pobreza se deu principalmente no Sudeste, que registrou menos 714 mil pessoas nessa condição, sobretudo no estado de São Paulo (menos 623 mil). Quase metade (47%) dos brasileiros abaixo da linha de pobreza em 2018 estava na região Nordeste. O Maranhão foi o estado com maior percentual de pessoas com rendimento abaixo da linha de pobreza, (53,0%). Já Santa Catarina, que também se mostrou o estado menos desigual, apresentou o menor percentual de pobres. Todos os estados das regiões Norte e Nordeste apresentaram indicadores de pobreza acima da média nacional.


Desigualdade aumenta

Entre 2012 e 2014, o grupo dos 40% com menores rendimentos apresentou aumento mais expressivo do rendimento médio domiciliar per capita, passando de R$ 329 para R$ 370. A partir de 2015, o rendimento médio deste grupo caiu para R$ 339. Já o grupo dos 10% com maiores rendimentos sofreu uma modesta redução do rendimento médio entre 2012 e 2015 (de R$ 5.408 para R$ 5.373), mas passou a subir nos anos seguintes, resultando, ao final de 2018, em um rendimento médio de R$ 5.764, o maior valor da série.

“Em 2018, houve uma melhora nos indicadores do trabalho, embora tenha sido mais relevante no trabalho informal. O valor dos rendimentos cresceu para toda a população, só que foi maior para os 10% com maiores rendimentos que se apropriaram de uma parcela maior do que os 40% com menores rendimentos, ampliando a desigualdade”, diz Moraes.

Rendimento domiciliar per capita médio de pretos ou pardos é metade do recebido pelos brancos

Em 2018, pessoas de cor ou raça preta ou parda tiveram rendimento médio domiciliar per capita de R$ 934, quase metade do rendimento de R$ 1.846 das pessoas de cor ou raça branca. Entre 2012 e 2018, houve ligeira redução dessa diferença, explicada por um aumento de 9,5% no rendimento médio de pretos ou pardos, ante um aumento de 8,2% do rendimento médio dos brancos. Mas tal redução não foi capaz de superar a histórica desigualdade de rendimentos, em que brancos ganham o dobro de pretos e pardos.

Em relação às condições de moradia, 56,2% (29,5 milhões) da população abaixo da linha da pobreza não têm acesso a esgotamento sanitário; 25,8% (13,5 milhões) não são atendidos com abastecimento de água por rede; e 21,1% (11,1 milhões) não têm coleta de lixo.

Tanto em relação às inadequações habitacionais como em relação à ausência de saneamento, as proporções registradas são maiores entre pretos e pardos do que entre brancos. Entre pretos e pardos, 42,8% (49,7 milhões) não são atendidos com coleta de esgoto; 17,9% (20,7 milhões), não têm abastecimento de água por rede; e 12,5% (14,5 milhões) não têm acesso a coleta de lixo.