Rádio Acesa FM VR: 2023-07-09

sábado, 15 de julho de 2023

Saae-BM vai realizar obra de infraestrutura no bairro Santa Rosa

Rua da Imprensa será interditada a partir deste sábado (15)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) informa que, a partir deste sábado, 15 de julho, vai interditar a Rua da Imprensa, no bairro Santa Rosa, por conta da realização de obras de drenagem. Os serviços visam à melhoria do escoamento de águas pluviais.

De acordo com o coordenador administrativo e financeiro do Saae-BM, José Geraldo Santos, o Zeca, a rede atual da Rua da Imprensa está desgastada e não comporta o volume de água que passa pelo local, principalmente nos períodos mais chuvosos.

O acesso ao local deverá ser feito por meio da Rua Melvin Jones, no bairro Vila Orlandélia. A Guarda Municipal estará na localidade orientando os condutores a respeito do deslocamento no entorno.

Briga em academia termina com simulacro de arma de fogo apreendido no Retiro, em Volta Redonda

Foto: divulgação da PM
Uma replica de pistola foi apreendida no final da tarde desta sexta-feira (14) em uma academia no bairro Retiro, em Volta Redonda.

Um homem, supostamente armado, estaria se envolvendo em uma briga com outros dois no interior da academia. A polícia militar foi acionada e quando a guarnição chegou ao local, dois dos envolvidos estariam em plena luta corporal, cessando o confronto com a presença dos policiais.

Os frequentadores da academia  entregaram aos policiais o simulacro de uma pistola que teriam tirado de um dos envolvidos.

O motivo da briga não foi divulgado pela policia.

Todos foram encaminhados para prestar esclarecimentos na 93ª DP.

Correios amplia o uso de bicicletas elétricas em todo o país

Os Correios acabam de adquirir 762 bicicletas elétricas, que irão substituir parte da frota de bicicletas convencionais em todo o Brasil a partir do mês de agosto. A iniciativa reforça o compromisso dos Correios de utilizar a tecnologia para favorecer o planeta, as pessoas e o negócio.

Em testes realizados em 2022, as bicicletas elétricas tiveram avaliação positiva dos carteiros, que destacaram menor desgaste físico e mais rapidez na entrega. Isso acontece porque o equipamento funciona com um motor acoplado, que multiplica a força da pedalada empregada pelo condutor, representando menor esforço e maior comodidade, especialmente em percursos longos e terrenos íngremes. Esse impulso significa mais eficiência na última milha, pois o tempo entre uma entrega e outra é reduzido, e o objeto chega antes às mãos do cliente.
A carteira Rosângela Lima utiliza a bicicleta elétrica dos Correios. Foto: Divulgação/Correios

Os Correios usam bicicletas na entrega desde os anos 1980. Hoje, a empresa conta com cerca de 4 mil carteiros ciclistas que, juntos, percorrem 67 mil quilômetros por dia – mais de 14 milhões de quilômetros por ano.  

As bicicletas elétricas, assim como as convencionais, são uma opção de transporte que utiliza energia limpa, isto é, sem emissão de gases poluentes. A redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) é uma preocupação de entidades públicas e privadas em todo o mundo, inclusive dos Correios, que monitoram desde 2013, suas emissões. Em 10 anos, foram evitadas as emissões cerca de mais de 950 mil toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e), decorrentes das operações postais.

Para reduzir o impacto ambiental das operações, os Correios investem em tecnologia e inovações que proporcionem mais resultados com menos danos ao planeta e às pessoas. Além das bicicletas elétricas, a empresa desenvolveu soluções de entrega ecoeficientes, como a E-carta, a Mala Direta Especial e os Lockers Correios (armários inteligentes para recebimento de encomendas fora do domicílio).  

Há previsão de compra de mais bicicletas elétricas caso a avaliação de sua utilização em larga escala continue apresentando benefícios para empregados e clientes. Para conhecer as ações de sustentabilidade dos Correios, visite a página da empresa na internet.

Saiu o resultado do programa Jovem Aprendiz dos Correios

Os Correios publicaram, nesta sexta-feira (14) o resultado do processo seletivo para 4.382 vagas do programa Jovem Aprendiz 2023. A relação das classificadas e dos classificados está disponível na página dos Correios. As candidatas e os candidatos aprovados devem aguardar a convocação que irá acontecer gradualmente, de acordo com a necessidade dos Correios e conforme as regras previstas no edital do processo seletivo.

“Os Correios têm orgulho de atuar diretamente na formação profissional de milhares de jovens, cumprindo seu papel de empresa pública e agente do governo federal em um momento de retomada dos grandes projetos de desenvolvimento do Brasil”, afirmou o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos. “No Jovem Aprendiz, temos a oportunidade de ensinar mas também de aprender com essa nova geração, para construirmos, juntos, iniciativas inovadoras e atender de forma cada vez mais eficiente a sociedade”, disse.

Cerca de 560 mil estudantes de todo o País participaram da seleção para as 4.382 vagas publicadas no edital. As jovens e os jovens selecionados receberão o salário-mínimo-hora, conforme piso salarial de cada estado, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme. A jornada de 20 horas semanais será distribuída em quatro horas diárias, divididas em atividades teóricas (em entidade qualificada na formação técnico-profissional) e práticas (nos Correios).

O programa Jovem Aprendiz dos Correios foi implantado na estatal em 2011. Desde então, dezenas de milhares de jovens tiveram a oportunidade de conseguir sua primeira experiência profissional em uma das maiores empresas públicas brasileiras.

Polícia Federal prende brasileiro suspeito de matar família no Japão

Um homem foi preso na tarde desta sexta-feira (14/7), em São Paulo/SP, suspeito de ter matado a filha e a esposa em agosto de 2022, no Japão.

O brasileiro teria fugido para o Brasil após o crime e, em ação de cooperação internacional entre a Polícia Federal e as autoridades policiais do Japão, foi localizado e preso nesta data.

A PF cumpre também mandado de busca e apreensão no endereço do preso. Os mandados judiciais foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

sexta-feira, 14 de julho de 2023

OMS divulga resultados da avaliação de perigo e risco do aspartame

Adoçante é considerado possivelmente cancerígeno, mas limite atual de ingestão é considerado seguro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, nesta quinta-feira (13/7), os resultados da avaliação de perigo e risco do aspartame. Avaliações realizadas pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (International Agency for Research on Cancer – IARC) e pelo Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares da Organização para Agricultura e Alimentação (Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives – JECFA) classificaram o adoçante como possivelmente carcinogênico (ou seja, capaz de causar câncer) para humanos (IARC Grupo 2B), mas consideraram aceitável o limite atual de ingestão diária (40 mg/kg de peso corporal).

Os dois órgãos conduziram revisões independentes, mas complementares, para avaliar o potencial risco carcinogênico e outros riscos à saúde associados ao consumo da substância. Esta foi a primeira vez que a IARC avaliou o aspartame e a terceira vez que o JECFA realizou essa avaliação. Depois de revisar a literatura científica disponível, ambas as avaliações observaram limitações nas evidências disponíveis em relação ao câncer e também a outros efeitos na saúde.

A IARC classificou o aspartame como possivelmente cancerígeno para humanos (Grupo 2B), com base em evidências limitadas de câncer em humanos (especificamente para carcinoma hepatocelular, que é um tipo de câncer de fígado). Também houve evidências limitadas de câncer em estudos experimentais com animais.

O JECFA concluiu que os dados avaliados não indicavam razão suficiente para alterar a ingestão diária aceitável (IDA) previamente estabelecida de 0–40 mg/kg de peso corporal para o aspartame. O Comitê, portanto, reafirmou que é seguro para uma pessoa consumir a substância dentro desse limite por dia. Por exemplo: uma lata de refrigerante diet contém entre 200 ou 300 mg de aspartame. Um adulto pesando 70 kg precisaria consumir mais de 9 a 14 latas por dia para exceder a ingestão diária aceitável (considerando não haver ingestão da substância em outros alimentos).

O aspartame é um adoçante artificial (químico) amplamente utilizado em vários alimentos e bebidas desde a década de 1980, incluindo bebidas dietéticas, goma de mascar, cremes vegetais, alimentos para controle de peso etc.

É um aditivo alimentar com as funções de edulcorante (substância diferente dos açúcares que confere sabor doce ao alimento) e de realçador de sabor (substância que ressalta ou realça o sabor/aroma de um alimento). Esse edulcorante possui poder adoçante 200 vezes maior do que o açúcar e, por essa razão, é necessário um volume muito menor de aspartame para a obtenção do mesmo efeito da sacarose.

Aspartame no Brasil

No Brasil, o uso de edulcorantes deve ser autorizado pela Anvisa, que realiza as avaliações de segurança, inclusive com a definição de limites máximos. Essa avaliação é realizada com base nas diretrizes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da OMS, que se mantiveram as mesmas. As funções tecnológicas, os limites máximos e as condições de uso dos aditivos aprovados no país estão estabelecidos na Instrução Normativa 211/2023.

O aspartame vem sendo objeto de extensa investigação, incluindo estudos experimentais, pesquisas clínicas, estudos epidemiológicos e de exposição e vigilância pós-mercado. Existe um consenso entre diversos comitês internacionais no sentido de considerar o aspartame seguro, quando consumido dentro da ingestão diária aceitável.

Até o momento, não há alteração do perfil de segurança para o consumo do aspartame, de modo que a Anvisa seguirá acompanhando atentamente os avanços da ciência a respeito do tema. Além disso, é importante ter em conta que não há novas recomendações aprovadas pela OMS.

Nesse contexto, já estão em discussão na Agência alternativas para melhorar as regras para a declaração dos edulcorantes e de outros aditivos alimentares na lista de ingredientes, bem como os requisitos de legibilidade, que irão permitir que o consumidor identifique com mais facilidade a presença dessas substâncias nos alimentos.

Iluminação de LED é instalada em pontos de travessia de pedestres na BR-393 em Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí e Sapucaia

A Concessionária K-Infra, que administra a Rodovia Lucio Meira (BR-393), ou Rodovia do Aço, concluiu a instalação de oito novos refletores de LED em pontos de travessia ao longo do trecho da BR-393. Essa medida tem como objetivo aumentar a segurança de motoristas e pedestres, proporcionando uma cobertura de iluminação de 90% a 100% para a travessia completa da faixa, garantindo uma maior visibilidade durante a noite. 

Foram adotadas ações de iluminação nas faixas de pedestres existentes ao longo da Rodovia do Aço. Entre os locais beneficiados estão Anta (Distrito de Sapucaia), KM 280, no Bairro de Fátima (Barra do Piraí), além dos pontos próximos ao Trevo de Pinheiral, Trevo próximo à Radial Leste, Proximidades do Água Limpa e Jardim Amália, em Volta Redonda. Os critérios de implantação contemplaram todas as faixas de pedestres existentes, principalmente aquelas próximas a escolas, áreas residenciais com alta densidade populacional e semáforos de trânsito. 

A equipe de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da K-Infra, responsável pelo trabalho, realizou uma minuciosa vistoria em campo para identificar os pontos críticos e determinar os locais exatos para a instalação dos postes e refletores necessários. As lâmpadas LED instaladas contribuem para uma melhor visualização dos motoristas, garantindo uma maior fluidez e segurança no trânsito. 

A segurança no trânsito se beneficia não só de tecnologias, mas principalmente de comportamento. A K-Infra está comprometida em promover a segurança viária e continuará implementando medidas que beneficiem a comunidade local. 

Alinhada com a instalação da nova iluminação em pontos de risco, a concessionária também complementou sua ação com diversas atividades associadas com Maio Amarelo nas cidades da região. O objetivo é estimular pedestres e ciclistas a utilizarem os pontos adequados para a travessia e reforçar o alerta de atenção aos motoristas, além de manter a rodovia sempre bem sinalizada, com monitoramento e redutores de velocidade em seus pontos mais perigosos. 

A K-Infra Rodovia do Aço oferece uma infraestrutura moderna que oferece segurança e conforto aos usuários da BR-393, com monitoramento constante do trecho da concessão. A tecnologia garante maior segurança e agilidade no socorro às vítimas de acidentes. 

A Concessionária reforça junto aos motoristas que respeitem os limites de velocidade; a sinalização da rodovia; não consumam bebidas alcoólicas antes de dirigir; não utilizem o celular ao volante e sempre usem o cinto de segurança. Pedestres e ciclistas façam sua parte, observem as sinalizações e estejam atentos.

A concessionária também disponibiliza uma linha gratuita para receber informações: 0800-2853-393. Pessoas com deficiência auditiva podem usar o número 0800-0959-393.

Policiais flagram construção irregular em Paraty

Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre extração irregular de barro em Paraty, levou a polícia ambiental na quinta-feira (13) à Prainha de Mambucaba, onde foi possível encontrar a realização de uma construção irregular dentro de uma área de preservação permanente.

Os agentes chegaram ao quilômetro 537 da Rodovia Rio Santos, onde no local foi observada uma área com cerca de 1500 metros quadrados com indícios de extrações minerais, mas durante a fiscalização, não havia nenhuma placa indiciando possível licenciamento. 

De acordo com os policiais, próximo ao terreno, havia uma construção residencial em andamento no interior de uma área de preservação permanente, isso por estar a menos de 30 metros de um curso de água. 

Uma pessoa que se encontrava no local foi questionada acerca das licenças ambientais para a atividade, mas disse não possuir, informando que poderia estar com a proprietária, que morava na cidade do Rio de Janeiro. 

Diante dos fatos e, pelo local estar localizado na Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina, os policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga procederam à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Policiais ambientais flagram construção em área de preservação na cidade de Angra dos Reis

Policiais militares identificaram na quinta-feira (13) uma construção irregular na Vila do Abraão, Ilha Grande, em Angra dos Reis. A ação se deu após denuncia ao Disque Denuncia.

Os policiais foram à Alameda Dia Lindo, onde no local tiveram a atenção voltada para uma construção em alvenaria, com aproximadamente 50 metros quadrados. O terreno encontrava-se fechado, mas os agentes observaram uma obra no local.

Ainda de acordo com as informações, não foram encontrados os responsáveis e placas contendo licenciamento. 

O terreno está inserido no interior da Área de Proteção Ambiental de Tamoios conforme decreto estadual 9452/86. Diante dos fatos, os policiais procederam à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Suspeito de matar cães para se vingar de ex-companheira é preso em Barra do Piraí

Policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí) prenderam um homem em flagrante, de 65 anos, nesta quarta-feira (12/07), acusado de cometer os crimes de perseguição, violência psicológica e descumprimento de medida protetiva contra a ex-companheira, de 62 anos. Ele também é suspeito de matar dois cães da vítima para se vingar dela.

Segundo as investigações, inconformado com o fim do relacionamento, o acusado teria envenenado um dos animais e enforcado o outro com uma corrente. De acordo com o depoimento da vítima, o ex-companheiro invadiu a casa dela, na última segunda-feira (10/07), e espancou um terceiro cachorro. Ainda conforme o relato da mulher, dois dias depois, o acusado retornou à residência e fugiu com o animal.

Após um trabalho de inteligência e monitoramento, os agentes localizaram e prenderam o autor, no bairro Coimbra, em Barra do Piraí, na Região Sul Fluminense.

Justiça mantém sentença de homem que atropelou 19 pessoas em Copacabana em 2018

A Justiça manteve a sentença de primeira instância que condenou Antonio de Almeida Anaquim a uma pena de seis anos, um mês e 15 dias de detenção em regime semiaberto pela morte de duas pessoas – entre elas um bebê - e ferimentos em outras 12 em um acidente de trânsito em 2018.

De acordo com o desembargador Peterson Barroso Simão, da 5ª Câmara Criminal do TJRJ, “A substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos deve ser interpretada como uma resposta inadequada à seriedade do delito cometido e ao bem jurídico protegido maior, a vida. 

Considerando a perda de vidas humanas e o número de pessoas feridas, bem como o comportamento do recorrente em relação à sua CNH, é necessário que haja uma punição efetiva e proporcional ao dano causado”, escreveu o desembargador no acórdão.

Antonio é portador de epilepsia e teve uma “ausência” enquanto dirigia seu carro na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio, perdendo a direção do veículo e jogando o carro na direção de 19 pessoas que estavam no calçadão.

No processo, foi constatado que ele agiu de forma negligente, pois não informou sua condição de epiléptico ao renovar a carteira de habilitação do Detran. Na sentença, ele também foi proibido de dirigir pelo prazo de cinco anos.

CSN sela pilhas de material particulado para evitar poluição em Volta Redonda

Polímero é aplicado com ajuda de mangueiras e cria uma crosta de proteção, reduzindo a dispersão de poeira no ar
A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) já começou a aplicar polímero sobre as pilhas de material particulado e em áreas mais sensíveis a dispersão de poeira pelo ar. O produto é biodegradável, não oferece risco ambiental, nem à saúde das pessoas e impede que partículas se espalhem. A medida é uma das ações imediatas anunciadas na terça-feira (11), pela direção da empresa, como forma de reduzir a dispersão de poluentes decorrentes da produção na Usina Presidente Vargas.

O polímero é utilizado por indústrias variadas, para que elas alcancem as metas de seus termos de compromisso ambiental. Após ser aplicado, o produto cria uma crosta de proteção, reduzindo a dispersão de partículas no ar em 90%. Chamado de “Greencarpet”, o polímero é desenvolvido pela Benetech para ser aplicado com a ajuda de mangueiras em pilhas de material, como carvão, coque e minério de ferro. Ele possui alta resistência, longa duração e não polui as águas subterrâneas, não é tóxico e nem corrosivo.

Junto com o “canhão de névoa”, que deve chegar em breve ao interior da usina, a aplicação do polímero sobre as pilhas é umas das ações mais importantes entre todas as anunciadas na terça-feira pelo diretor-executivo de Siderurgia da CSN, Alexandre Lyra, em encontro com o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto. Na reunião, Lyra entregou uma carta sobre o momento atual da usina e um cronograma de ações de curto e médio prazo para redução da poluição.

Confira abaixo outras ações anunciadas pela CSN:


- Contratação de uma equipe de rapel industrial para a limpeza nas partes mais altas da usina - como telhados e grandes tubulações – e que hoje estão cobertas com uma grande camada de pó

- Intensificação do uso de tratores de varrição, com limpeza da área de carregamento e lavagem da saída de caminhões de escória dos altos fornos durante os turnos

- Manutenção preventivas de equipamentos para otimização e distribuição de fluxo e sistema de limpeza de placa

- Capacitação de funcionários da Usina Presidente Vargas, conscientizando-os sobre a importância da limpeza e organização

Ex-alunos do projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’ ganham bolsas de estudos em universidade dos EUA

Quarteto foi selecionado para estudar na Southern University of Mississipi (USM), após intercâmbio educativo musical realizado em Volta Redonda  
Quatro jovens músicos de Volta Redonda foram contemplados com bolsas de estudos na Southern University of Mississipi (USM), dos Estados Unidos da América. Eles são ex-alunos e professores do projeto “Volta Redonda Cidade da Música” e foram selecionados após um intercâmbio educativo musical realizado na cidade com professores da USM.

Os selecionados foram três violinistas: Paulo Victor do Amaral Alves, de 24 anos; Allyson Bandeira Gomes, de 26 anos e Filipe Pereira Firmino da Silva, de 23 anos, e o violista Pedro Henrique Moraes Santos Caetano, de 20 anos. O anúncio dos ganhadores das bolsas aconteceu durante o concerto comemorativo ao aniversário de Volta Redonda, que foi realizado na noite do último sábado (8), no Cine 9 de Abril, na Vila Santa Cecília.

As bolsas são para cursar a graduação, para aqueles que ainda não são formados, e mestrados, para quem já possui formação acadêmica. Agora, o quarteto se prepara para poder viajar para os Estados Unidos, providenciando a documentação necessária. Não há uma data definida para o embarque, mas a expectativa para o início de uma nova vida já está nas alturas.

“Confesso que eu não imaginava e nem esperava. Eu fiquei surpreso, nem sabia que seria anunciado em um concerto. Fiquei bem feliz na hora. Meu conselho para quem está iniciando no projeto, que é sim, uma escolha que exige sacrifício, mas é muito satisfatória, é muito bom. Eu não me arrependo de nada e faria de tudo de novo”, disse Filipe, que já é graduado em Música pela Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e teve a chance de cursar a faculdade após ingressar no projeto na Escola Municipal Maria José Campos Costa, no bairro Volta Grande.

Quem também ficou surpreso com o anúncio foi o violista Pedro Henrique, que ingressou no “Volta Redonda Cidade da Música” em 2012, através do trabalho realizado na Escola Municipal Jaime de Souza Martins, no bairro Santo Agostinho.

“Quando falou o meu nome eu fiquei olhando assim ... aí depois eu levantei e percebi que era comigo mesmo. Ainda estou absorvendo esta novidade, pois é muita informação. Estou há 11 anos no projeto e comecei na percussão. Depois de um tempo eu tive a oportunidade de aprender violino e depois tive outra oportunidade de aprender viola, que pouca gente conhece. A viola é um instrumento que pretendo ficar por toda a minha vida. Uma diferença entre a viola e o violino é que a viola é um pouco maior e as cordas também têm um som um pouco mais aveludado”, comentou Pedro Henrique.

O intercâmbio educativo musical aconteceu no início deste mês, com a realização de masterclasses – aulas avançadas com especialistas – na sede do projeto no bairro Vila Mury. Entre os músicos estiveram presentes o maestro Colin McKenzie e diretor da USM; a violinista búlgaro-americana Borislava Iltccheva e os contrabaixistas Marcos Machado e Daniel Magalhães – ex-aluno do projeto e bolsista na USM.

Seis carros são retirados de rua no bairro Vila Americana

Uma operação foi realizada nessa quarta-feira (12), para retirar carros em situação de abandono em rua do bairro Vila Americana, em Volta Redonda. A Choque de Ordem, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e a Unidade de Guarda Comunitária (UGC), ocorreu em toda a extensão da Rua Estados Unidos, uma das principais do bairro, com a retirada de seis automóveis. A iniciativa foi planejada e executada após várias denúncias de moradores feitas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Os seis veículos estavam há muito tempo na Rua Estados Unidos, com os pneus vazios, acumulando sujeira, ocupando vaga pública de forma irregular, causando sensação de insegurança e trazendo transtornos aos moradores. Desses, três carros foram levados a locais seguros com a ajuda o guincho da Guarda Municipal (GMVR), oportunizando aos proprietários que não tinha condições para retirá-los.   

“Uma cidade limpa é uma cidade segura. Por isso é muito importante que a população faça as denúncias, apontando o que está de errado e trazendo perigo ao seu bairro. São as denúncias que nos norteiam a fazer o planejamento correto e que traz resultados positivos”, frisou o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Estação Móvel de Monitoramento da Qualidade do Ar chega a Volta Redonda

Unidade do INEA ficará estacionada na IFRJ, no Aterrado, por cerca de três meses

Volta Redonda recebeu nesta quinta-feira, dia 13, uma Estação Móvel de Monitoramento da Qualidade do Ar do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). O veículo ficará estacionado no IFRJ (Instituto Federal do Estado do Rio de Janeiro) de Volta Redonda, no bairro Aterrado, por cerca de três meses e ajudará a analisar a qualidade do ar na cidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Miguel Arcanjo, acompanhou a chegada da unidade móvel e falou sobre a importância dela para a cidade.

“A presença da unidade será perfeita para termos dados independentes, criando uma panorâmica do que é a poluição do ar em Volta Redonda. O monitoramento feito pelo INEA é de qualidade, confiável, e estamos esperançosos para ter estas informações”, afirmou o secretário.

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, destacou que a unidade vai ajudar a medir a efetividade das ações anunciadas nesta semana pela CSN para reduzir o pó preto que tem caído sobre a cidade.

“As medidas entraram em vigor efetivamente ontem, sabemos que ainda não deu o tempo de fazerem efeito, no entanto, a ventania de hoje deu mais uma dimensão do problema.Com esta estação móvel, vamos ter dados independentes da qualidade do ar antes e depois das medidas. O melhor termômetro é o nosso povo, a opinião da população é que nos importa. No entanto, ter esses dados vai nos ajudar muito a cobrar com mais embasamento. Vamos seguir trabalhando, cobrando e ajudando no que for possível ao poder público municipal”, ressaltou Neto, que agradeceu ao vice-governador Thiago Pampolha pela atenção neste caso.

Medidas anunciadas pela CSN

Nesta semana, a CSN anunciou medidas para reduzir a poluição na medida, inclusive com uma reunião com o prefeito Neto. Durante o encontro, o diretor-executivo de Siderurgia, Alexandre Lyra, entregou ao chefe do Executivo uma carta de prestação de contas e um documento contendo um cronograma de ações imediatas para reduzir a emissão de poluentes decorrentes da produção da Usina Presidente Vargas.

A primeira ação foi a aplicação de um polímero sobre as pilhas de material particulado e em áreas mais sensíveis a dispersão de poeira pelo ar. O produto é biodegradável, não oferece risco ambiental, nem à saúde das pessoas e impede que partículas se espalhem.

Confira abaixo outras ações anunciadas pela CSN:

- Contratação de uma equipe de rapel industrial para a limpeza nas partes mais altas da usina - como telhados e grandes tubulações – e que hoje estão cobertas com uma grande camada de pó

- Intensificação do uso de tratores de varrição, com limpeza da área de carregamento e lavagem da saída de caminhões de escória dos altos fornos durante os turnos

- Manutenção preventivas de equipamentos para otimização e distribuição de fluxo e sistema de limpeza de placa

- Capacitação de funcionários da Usina Presidente Vargas, conscientizando-os sobre a importância da limpeza e organização

Estádio da Cidadania recebe jogo do Voltaço no dia do aniversário de Volta Redonda

Esquadrão de Aço enfrenta o Amazonas nesta segunda-feira, às 16h, pela 13ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro
Uma antiga tradição está de volta no aniversário de 69 anos de Volta Redonda. O Estádio da Cidadania receberá um jogo do Volta Redonda F.C nesta segunda-feira, dia 17, às 16h. A realização de uma partida do clube era um costume nas comemorações pelo aniversário da cidade. O Voltaço irá enfrentar o Amazonas pela 13ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, que é presidente de honra do clube, convocou a torcida para ir ao estádio e apoiar o time.

“Todo aniversário de Volta Redonda tínhamos um jogo do Voltaço no Estádio da Cidadania, nem que fosse um amistoso. E este ano teremos a alegria de ter esta tradição de volta, ainda mais com uma partida de extrema importância na busca pelo acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Que a população vá ao estádio, comemore o aniversário de Volta Redonda apoiando o nosso time”, convocou Neto.

O presidente do Voltaço, Flávio Horta, também chamou os torcedores para apoiarem o time no estádio.

“Ficamos felizes de conseguir retornar com esta tradição do Voltaço; jogar no dia do aniversário da cidade. É uma data muito especial para todos, nos orgulhamos muito de levar o nome do município para todo o país e esperamos que a torcida possa comparecer ao estádio. Este apoio do nosso torcedor é muito importante”, ressaltou.

Promoção

A diretoria do Volta Redonda FC preparou uma promoção de ingressos para a partida entre Volta Redonda e Amazonas. Todos os torcedores que forem ao Estádio da Cidadania pagarão meia-entrada: R$ 20.
A venda antecipada de ingressos já iniciou e irá até segunda, dia 17, às 12h nos seguintes pontos:

Loterias Meia-Meia (Aterrado)
- Exceto domingo

- Drogarias Povão (Amaral Peixoto e Vila)

- Empório Brasil (Retiro)

- Bilheteria do Raulino (apenas na segunda-feira)
- Setor Azul: Volta Redonda
- Setor Laranja: Amazonas
- Das 13h até o intervalo

- Gratuidades (apenas na segunda-feira)
- Setor Azul
- Das 13h até o intervalo

Motociclista se fere em acidente no bairro Aterrado, em Volta Redonda

Um motociclista ficou levemente ferido ao cair de moto no bairro Aterrado em Volta Redonda. O acidente aconteceu esta semana, no cruzamento das ruas Luiz Alves Pereira e Coroados.

Nas imagens da câmera de monitoramento da cidade é possível ver que ele se desequilibrou e caiu, vindo a deslizar pelo via. 

A vitima foi levada ao hospital da cidade onde passou por exames.

PM apreende pistola e drogas após buscas por criminosos no bairro Água Limpa, em Volta Redonda

Foto: PM
Uma pistola israelense, calibre 9 mililitros, foi apreendida durante buscas por criminosos na noite desta quinta-feira, dia 13, no bairro Água Limpa, em Volta Redonda. 

A ação aconteceu após denuncia de que traficantes se reuniriam para confronto contra marginais de facção rival.

Segundo a PM, com a aproximação dos policiais vários elementos fugiram do local pela mata a dentro e não foram alcançados, mas durante as buscas os agentes encontraram, além da arma, 12 munições do mesmo calibre e 28 pinos de cocaína.

A ocorrência foi encaminhada a 93ªDP.

Apartamento pega fogo em Resende

Um apartamento pegou fogo na manhã desta sexta-feira (14) em Resende. O caso ocorreu na avenida Francisco Fortes, no condomínio Itatiaia. As informações foram confirmadas pelo Corpo dos Bombeiros.

Até esta publicação havia sido contabilizado apenas prejuízos materiais. O local segue sendo monitorado e interditado para vistoria.

Adolescentes desaparecidas são filmadas entrando em carro de aplicativo em Volta Redonda

Câmeras de segurança flagraram o momento em que as duas meninas de 13 anos desaparecidas em Volta Redonda foram vistas pela última vez. Elas entraram num carro de aplicativo (Ford Fiesta) no bairro Siderlândia onde residem e não foram mais vistas. As imagens foram fornecidas por amigos da família.

As menores são Khetelym Esperança Alves de Paula e Izadora de Oliveira Rodrigues. Elas não são vistas desde a tarde de quarta-feira (12). As famílias fizeram um registro do desaparecimento na delegacia de Volta Redonda (93º DP). De acordo com os amigos, Khetelym é moradora da Rua Paracambi, enquanto Izadora reside na Rua Petropólis.

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Defesa Civil emite alerta para risco de fortes ventos em Barra Mansa

Órgão orienta moradores para possíveis rajadas que podem chegar a 80 km/h

A Defesa Civil  de Barra Mansa (Compdec-BM), reforça o alerta emitido pelo órgão estadual para a passagem de uma frente fria, associada ao Ciclone Extratropical. O aviso meteorológico é válido a partir das 22h desta quinta-feira, dia 13, com previsão de se estender até as 12h de domingo, dia 16.

De acordo com a Defesa Civil, a passagem do ciclone pelo oceano poderá ocasionar rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, gerando o risco de quedas de árvores e destelhamentos. Além disso, o excesso de partículas no ar, somado ao tempo seco, pode resultar em um aumento de problemas respiratórios.

A Defesa Civil está em alerta e pode ser acionada através dos telefones 199 e (24) 3028-9370, ou ainda pelo WhatsApp (24) 98121-3427.

Segundo o site MetSul Meteorologia, o Ciclone Extratropical provocou uma série de transtornos na região sul do país, que foi marcada por chuva volumosa e tempestades severas de granizo. Algumas cidades chegaram a registrar rajadas de ventos com velocidade de 140km/h. O Ciclone Extratropical é caracterizado por um sistema de baixa pressão atmosférica que ocorre em latitudes médias, ou seja, longe da região equatorial. O fenômeno é formado a partir da diferença de temperatura entre a região equatorial e as latitudes médias. Isso ocorre porque o ar quente da região equatorial sobe e o ar frio das latitudes médias desce, criando uma zona de conflito que pode gerar os ciclones.

Drogas são apreendidas no Morro Caviana, em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Militar

Vinte e seis pinos de cocaína e 17 pedras de crack foram apreendidas no final da tarde de terça-feira, dia 11, no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda.

De acordo com a PM, policiais estavam em patrulhamento pela Rua Bela Vista, no Morro da Caviana, quando se depararam com elementos em atitude suspeita, eles quando avistarem os policiais sairam em fuga.

Ainda de acordo comas informações, deixaram no local 26 gramas de cocaína e 8,5 de pedras de crack.

Na ação ninguém foi preso.

A ocorrência foi apresentada na 93ª DP cidade.

Drogas são apreendidas no Morro da Conquista, em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Militar

Uma denuncia levou a policia apreender 183 pinos de cocaína, quatro pedaços de maconha e 65 pedras de crack no Escadão Esperança, no Morro da Conquista, no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda.

Segundo a PM, policiais disseram que vários elementos na localidade quando perceberam que dois deles sairam em fuga não sendo alcançado.

Após as buscas na localidade, as drogas forame cnotradas.

A ocorrêncai foi apresentada na 93ª DP da cidade.

Ao todo foram apreendidos 183 gramas de cocaína, 6 gramas de maconha e 32,5 de crack.

Arma e munições são apreendidas no bairro Santa Clara, em Barra Mansa

Foto: divulgação da Polícia Militar

Um homem foi detido apos denuncia de que ele estava usando uma espingarda e atirando na noite de terça-feira, dia 11, no bairro Santa Clara, em Barra Mansa.

Após abordagem e questionado sobre a denuncia, os policiais informaram que apreenderam a arma de fabricação caseira e 13 munições calibre 36 intactas.

O caso foi encaminhado a 90ª DP da cidade, onde ele foi enquadrado por porte ilegal.

Homem de São Paulo é preso em Paraty por crimes de estelionato e associação criminosa

Foto: 167ª DP de Paraty

Um homem foi preso nesta quarta-feira, dia 12, em cumprimento de mandado de prisão por crimes de estelionato e associação ao trafico em Botucatu, no Estado de São Paulo, onde foi expedido a ordem de detenção.

Segundo o delegado titular da sede policial de Paraty, Marcello Russo, o homem, de 38 anos, tem várias passagens pelos crimes e estava escondido na cidade morando por quatro anos.

Ventania provoca nuvem de poeira em Volta Redonda

Uma nuvem de poeira preta foi movida devido a fortes ventos nesta quinta-feira, dia 13, em Volta Redonda. O fenômeno chamou atenção de moradores que fizeram registros por imagens por vários pontos da cidade.

Foram redemoinhos, rajadas e nuvens de pó por todos os lados, disse a moradora Maria Abertina.

A ventania está ligada aos efeitos do ciclone extratropical vinda do Sul do País com a chegada de uma frente fria.

Ônibus pega fogo no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda


Um ônibus da viação Elite pegou fogo na tarde desta quinta-feira, dia 13, em Volta Redonda. O incidente aconteceu na Rua Rubens Simão, no bairro Santo Agostinho.

Na em que o coletivo começou incendiar o trajeto era feito sentido ao bairro Jardim das Acácias e foi esvaziado rapidamente. 

Duas lojas, uma de cosmético e outra de roupa, foram parcialmente atingidas pelo calor e das chamas, produtos foram atingidos e houve prejuízos.

Ninguém ficou ferido. A via foi interditada até o resfriamento pelo Corpo de Bombeiros.

Parte da fiação elétrica e de telefonia como de internete também foram atingidos.

Carro atinge violentamente mureta de viaduto em Volta Redonda


Um carro colidiu violentamente contra uma mureta do viaduto que liga o bairro Aero aos Vila Americana e Água Limpa em Volta Redonda. O acidente foi registrado pela câmera de segurança da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

Na imagem é possível ver o veiculo batendo contra a mureta e voltando logo em seguida devido o forte impacto.

O acidente aconteceu nesta quinta-feira (13), às 5h41, na Radial Leste. Atravessado, o veículo ficou atravessado na via pública e chegou a interditar a alça do viaduto. A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) esteve no local logo depois, levou o veículo a um local seguro e liberou a pista. Ninguém se machucou com gravidade.

Pais relatam grande incidência de virose em alunos na cidade de Barra Mansa

Sintomas de virose, febre, dor de cabeça, vômito e diarreia são sintomas que muitas crianças estão tendo no últimos dias na região do bairro Vila Elmira em Barra Mansa.

Esses são relatos de pais que estão vendo os seus filhos perderam dias aulas nas escolas por conta dos sintomas.

— As creches da região estão relatando que crianças estão faltando por esse motivo e outras estão  avisando que muitas crianças estão com esse problema, relatou uma mãe que não quis se identificar.

Ainda de acordo com os relatos, a qualidade da água que chega nas residências tem tem sido de péssima qualidade. O registro foi feito por moradores nos bairros Vila Elmira, Cajueiro, Mangueira e Paraíso.

Fotos: divulgação

Polícia Civil prende homem com cocaína e crack em Paraty

Foto: divulgação da Policia Civil
Um homem, suspeito de trafico de drogas, foi preso em flagrante com grande quantidade de drogas nesta quinta-feira, dia 13, em Paraty. Ele foi localizado no Beco do Bode, em Patitiba.

Segundo o delegado titular da 167ª DP (Paraty), Marcello Russo, o detido já havia cumprido um ano e sete meses de prisão por trafico de drogas e estava em liberdade condicional desde 2021.

Na ação foram encontrados 627 invólucros de cocaína e crack, após denuncia.

Ainda de acordo com as informações da Polícia Civil, o homem é da Bahia e estava há cinco anos na cidade de Paraty.

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Carros se envolvem em acidente no bairro Voldac, em Volta Redonda


Dois carros se envolveram num acidente na Avenida Nossa Senhora do Amparo, no bairro Voldac, em Volta Redonda. O acidente aconteceu na semana passada.

Segundo A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), ninguém se feriu após um carro atingir oi outro na traseira.

O trânsito no local ficou parcialmente interditado até a remoção.

Carreta carregada com cerveja tomba na Dutra, em Piraí

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal

Uma carreta carregada com engradados de cerveja tombou na tarde desta quarta-feira, dia 12, na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Piraí.

O acidente aconteceu no km 220 da pista de descida da Serra das Araras.

O trânsito no local ficou em meia pista e houve retenção.

De acordo com a Policia Rodoviária Federal (PRF), não houve feridos e nem a carga foi saqueada.

Suspeito de trafico é flagrado com drogas no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Militar
Um homem suspeito de trafico de drogas foi preso nesta quarta-feira, dia 12, em Volta Redonda. Ele foi localizado por volta dás 13h30min no Beco do Val, no bairro Santo Agostinho.

Segundo a Polícia Militar, durante averiguação de denuncia de trafico de drogas os policiais encontraram com o traficante com 41 trouxinhas de maconha, 75 pedras de crack e 58 pinos de cocaína.

Ainda de acordo com as informações, além das drogas, no local foram encontrados uma capa de colete balístico, um rádio transmissor e R$ 46,00 em espécie.

O material o detido foram conduzido a 93ª DP.

terça-feira, 11 de julho de 2023

Saae-BM vai realizar obra de infraestrutura no bairro Santa Rosa

Rua da Imprensa será interditada a partir deste sábado (15)
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) vai realizar a partir deste sábado, 15 de julho, na Rua da Imprensa, no bairro Santa Rosa, obras de drenagem. Os serviços visam à melhoria do escoamento de águas pluviais.

De acordo com o coordenador administrativo e financeiro do Saae-BM, José Geraldo Santos, o Zeca, a rede atual da Rua da Imprensa está desgastada e não comporta o volume de água que passa pelo local, principalmente nos períodos mais chuvosos.

O acesso ao local deverá ser feito por meio da Rua Melvin Jones, no bairro Vila Orlandélia. A Guarda Municipal estará na localidade orientando os condutores a respeito do deslocamento no entorno.

O secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, enfatizou a necessidade de interdição total da via e da colaboração da população. “Nós pedimos a todos que verifiquem a sinalização e respeitem as determinações do agente de trânsito que estiver no local. Em caso de dúvida, o morador pode consultar a Secretaria de Ordem Pública. Estamos à disposição para esclarecer”, informou Abreu.

O contato com a SMOP pode ser feito pelo número (24) 3028-9341. Já os telefones do Saae-BM são: (24) 3512-4333 e (24) 3322-6195.

Levy Gasparian é acionado na justiça para não utilizar recursos de royalties de petróleo para evento cultural

O Ministério Público ajuizou, nesta segunda-feira (10/07), uma ação na justiça para que o Município de Comendador Levy Gasparian não use, de forma imediata, qualquer parcela de verbas relacionadas aos repasses de royalties de exploração de petróleo para o evento Ecolevy 2023. A tutela de urgência cautelar antecedente é utilizada antes do pedido principal para conservação do direito.

O pedido do MPRJ teve origem na Notícia de Fato nº 093/2023, para apurar possíveis irregularidades nos pagamentos de shows artísticos contratados pelo Município de Comendador Levy Gasparian para o evento Ecolevy 2023. Conforme amplamente divulgado nas redes sociais e na imprensa, o festival, agendado para os dias 10 a 13 de agosto de 2023, contará com participações de artistas como Iza, Zé Felipe, Wesley Safadão e Dilsinho.

Em consulta ao Portal da Transparência do município, constatou-se que os quatro shows foram contratados sem licitação e, somados, chegam a R$ 1,6 milhão. Ao verificar os detalhamentos das despesas, constatou-se que se trata de “transferência da união – compensação financeira por exploração de recursos naturais”, ou seja, royalties de exploração do petróleo, do xisto betuminoso e do gás natural, cuja aplicação é legal e obrigatoriamente vinculada às áreas da educação e saúde públicas.

Nesse sentido, há indícios concretos que as verbas foram indevidamente desviadas de sua aplicação em áreas carentes das redes públicas de ensino e saúde de Comendador Levy Gasparian, conforme petição inicial.  

Ressalta o MPRJ que o Município de Comendador Levy Gasparian, no bojo do Procedimento Administrativo n.º 11/2023, já foi notificado expressamente por meio da Recomendação n.º 12/2023, dentre outros pontos correlatos, a “se abster imediatamente de novas aplicações estranhas e irregulares envolvendo os recursos legalmente vinculados dos royalties, incluindo eventos, visto que estes têm destinação específica que impossibilitam a livre discricionariedade dos investimentos”.

A mesma recomendação foi encaminhada aos demais municípios do Núcleo Três Rios: Areal, Carmo, Paraíba do Sul e Três Rios, visto que o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro já emitiu alertas.

Em caso de descumprimento pelo Município de Comendador Levy Gasparian , o MPRJ requer que seja aplicada multa pessoal em valor equivalente ao que for indevidamente utilizado e afastamento do atual prefeito do cargo, além da suspensão do evento.

iFood é acionado para retratar com entregadores a promoção dos direitos trabalhistas

Empresa tomará medidas para promover direitos dos entregadores e reforçar suas políticas de governança em direitos humanos

O iFood foi acionado para promover ações em favor do direito da sociedade à informação e dos direitos trabalhistas e associativos de seus entregadores.
 
Um acordo foi assinado no ultimo dia 7 após acionamento do Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) propor a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as duas instituições que investigaram se a empresa de entrega e as agências de comunicação Benjamim e Social QI teriam monitorado entregadores e produzido conteúdos na Internet contrários a reivindicações feitas por esses trabalhadores durante a pandemia de covid-19.

De acordo com reportagem da Agência Pública, publicada em abril do ano passado, e que originou as investigações, as empresas teriam adotado uma série de ações nas redes sociais, entre 2020 e 2021, para desmobilizar movimentos de entregadores por melhores rendimentos e condições de trabalho. A reportagem pode ser acessada aqui.

Após meses de investigação conjunta, o TAC abrange cláusulas que protegem e promovem tanto direitos fundamentais de toda a população quanto direitos trabalhistas e sindicais dos entregadores do iFood. O acordo contempla três eixos: compensação, satisfação e não repetição.

Deveres – No eixo de compensação, o iFood assumiu o compromisso de financiar pesquisas e projetos, no valor de R$ 6 milhões, que, de forma inovadora, analisem as relações de trabalho com entregadores, o mercado publicitário e de marketing digital, e a responsabilidade social dos controladores de plataformas. Essas iniciativas devem contemplar, por exemplo, propostas de aprimoramento da organização coletiva dos trabalhadores e a construção de boas práticas e de regras protetivas dos direitos humanos de grupos potencialmente afetados. Pelo acordo, a empresa destinará esses recursos a instituições e entidades – como órgãos públicos de fomento à ciência e ministérios integrantes do governo federal – que, usando de sua expertise, cuidarão da seleção e da gestão desses projetos e dessas pesquisas, além de sua posterior conversão em propostas práticas de interesse público.

Já no eixo de satisfação, o iFood promoverá, em conjunto com a Benjamim e a Social QI, campanha de marketing digital que trate da importância do respeito ao direito à informação da população na Internet. O MPF destaca que a formação de opiniões deve pressupor a circulação de informações qualificadas, sem tentativas de manipulação dos fatos, e que mensagens dissimuladas ou anônimas prejudicam o debate público e afetam a livre expressão do pensamento.

“Para que tenham seu direito à informação respeitado, os cidadãos precisam saber se é uma empresa que está postando determinado conteúdo na Internet, em qual contexto e para qual finalidade. Isso é especialmente importante para que eles possam formar livremente sua opinião sobre assuntos de relevância pública e, a partir disso, exercer outro direito fundamental: a liberdade de expressão, que deve ser isenta de interferências indevidas ou ocultas”, ressalta o procurador da República Yuri Corrêa da Luz.

A campanha de marketing terá veiculação semanal nos perfis do iFood em pelo menos três plataformas digitais. Paralelamente, as empresas farão ainda declaração pública conjunta sobre os fatos investigados e os termos do TAC celebrado. A manifestação deverá contemplar, além da importância do direito à informação e à livre expressão para toda a sociedade, a relevância da liberdade sindical e dos direitos de negociação coletiva e de greve dos trabalhadores. A publicação do conteúdo será feita por três semanas consecutivas em redes sociais, nos sites das empresas e na página eletrônica de um veículo de comunicação de alcance nacional.

O acordo prevê ainda obrigações do iFood para assegurar a liberdade sindical e os direitos de greve e de negociação coletiva dos entregadores. “Esses direitos são fundamentais, sendo parâmetros mínimos, previstos na Constituição Federal e em tratados internacionais de direitos humanos, para que os trabalhadores tenham meios de promover a sua organização, fomentar a solidariedade entre os membros do grupo e expressar adequadamente a voz coletiva de seus integrantes”, frisa o procurador do Trabalho Renan Kalil. “Coibir condutas antissindicais é essencial para que os trabalhadores tenham a adequada proteção contra atos de coação ou discriminação que, direta ou indiretamente, violem a liberdade sindical”, afirma o procurador do Trabalho Alberto Emiliano.

Novidades – Por fim, no eixo de não repetição, o TAC celebrado é inovador ao estabelecer duas obrigações inéditas de caráter preventivo. A primeira refere-se ao compromisso do iFood de implementar internamente programa de conformidade em direitos humanos. A ação, a ser elaborada por um assistente técnico externo e independente, aprovado pelo MPF, permitirá a identificação, dentro da empresa, de potenciais riscos de violação de direitos fundamentais e do dever de transparência em suas atividades, possibilitando a adoção de medidas que previnam essas ocorrências e garantam a reparação de eventuais danos que possam ser causados.

A outra providência inédita em acordos desse tipo consiste na proibição do iFood de divulgar, pelos próximos seis meses, anúncios, propagandas e campanhas publicitárias sobre supostas medidas adotadas pela empresa para promoção de direitos fundamentais e trabalhistas. O objetivo é impedir a publicação, no curto prazo, de informações que possam se mostrar inverídicas ou imprecisas sobre a postura da empresa em relação às demandas de interesse social como as que foram alvo de investigação. A prática, conhecida por socialwashing, poderia induzir os consumidores a uma percepção equivocada, nesse período específico, quanto ao desempenho do iFood nesses temas.

Os compromissos definidos no TAC baseiam-se em determinações previstas na Constituição, em leis e em tratados internacionais de diretos humanos assinados pelo Estado brasileiro. A fiscalização do cumprimento do acordo caberá ao MPF e ao MPT, conforme as atribuições de cada instituição. O iFood, a Benjamim e a Social QI ficam sujeitos a multas de até R$ 500 mil em caso de desrespeito às cláusulas.

CSN entrega a Neto carta e apresenta ações imediatas contra o pó preto

Diretor-executivo de siderurgia assume compromissos para atender reivindicações da população e pedidos do prefeito de Volta Redonda
O diretor-executivo de Siderurgia da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Alexandre Lyra, entregou ao prefeito Antonio Francisco Neto uma carta de prestação de contas, bem como um documento contendo um cronograma de ações imediatas para reduzir a emissão de poluentes decorrentes da produção da Usina Presidente Vargas. O documento foi entregue nesta terça-feira, dia 11, no gabinete do prefeito.

A entrega do documento acontece um mês depois de uma equipe da prefeitura ter visitado o interior da usina. Após a vistoria, Neto convocou uma reunião de emergência com a direção da empresa, realizada no início de julho, no Hotel Bela Vista. Na reunião, o prefeito cobrou ações imediatas para reduzir a poluição na cidade, que acabaram sendo anunciadas nesta terça-feira.

Lyra explicou que algumas ações começaram já começaram a ser efetivamente aplicadas. Na segunda-feira, por exemplo, a CSN começou a usar caminhões com aspersão de polímero em pilhas e vias ao redor da sinterização, consideradas áreas críticas. O polímero se solidifica e cria uma capa sobre as pilhas, impedindo ou minimizando a suspensão de partículas sólidas. Esta mesma tecnologia tem sido usada em processos industriais de todo o mundo e vai se juntar a outras ações.

“Valorizamos o diálogo e a colaboração entre a CSN Siderurgia e a prefeitura, e estamos abertos a quaisquer sugestões ou recomendações que possam contribuir para aprimorar ainda mais nossas ações de combate às emissões de particulados”, disse Lyra, na carta entregue ao prefeito Neto.

Além disso, a CSN confirmou a contratação de profissionais para aumentar o efetivo de manutenção e limpeza: são mais 100 pessoas. O maquinário também foi ampliado, com acréscimo de cinco tratores de varrição, dois caminhões-pipa.

Outras ações serão iniciadas em breve, segundo o diretor-executivo de Siderurgia. Os canhões para aspersão de névoa já foram encomendados e serão instalados nas próximas semanas na área das sinterizações. Uma equipe de rapel industrial também está sendo contratada, para realizar a limpeza nas partes mais altas – como nas estruturas da rede de gás.

O prefeito Antonio Francisco Neto acertou com Lyra e com o gerente de Meio Ambiente da CSN, Aldo José Alves Santana, que uma equipe da prefeitura estará novamente no interior da usina em breve, com objetivo de verificar o andamento das ações e sua efetividade.

Cumprimento do TAC

A CSN também confirmou que a empresa Monto Ambiental foi contratada para produzir e montar as peças que vão reformar o setor de sinterização. A montagem das peças está sendo feita no interior de São Paulo, mas a empresa já tem um canteiro de obras dentro da usina e iniciou os preparativos para montagem dos equipamentos.

“Esperamos que estas ações imediatas melhorem as conduções para nossa população, mas todos sabemos que a solução vai ser a aplicação dos termos do TAC. Só que a CSN tem até 2024 para aplicar estas ações definitivas, por isso buscamos antecipar estes prazos e cobramos estas medidas de curto e médio prazo. Elas já começaram e vamos agora fiscalizar para ver o efeito delas. De toda forma, receber o diretor-executivo de Siderurgia em nosso gabinete representa um importante passo para que a CSN possa realizar nosso sonho: produzir muito mais e poluir muito menos”, disse Neto.
A apresentação contou ainda com a presença do presidente da Câmara, Paulo Conrado, e com o vereador Edson Quinto.

Veja abaixo as principais ações anunciadas pela CSN no encontro com o prefeito:

- Uso de caminhões com aspersão com aplicação de polímero em pilhas e vias ao redor da sinterização. Isso impede que as partículas se espalhem

- Contratação de uma equipe de rapel industrial para a limpeza nas partes mais altas da usina - como telhados e grandes tubulações – e que hoje estão cobertas com uma grande camada de pó

- Molhação com canhões de névoa de água nas pilhas de matérias-primas, para evitar que a poeira ultrapasse as fronteiras da usina

- Intensificação do uso de tratores de varrição, com limpeza da área de carregamento e lavagem da saída de caminhões de escória dos altos fornos durante os turnos

- Manutenção preventivas de equipamentos para otimização e distribuição de fluxo e sistema de limpeza de placa

- Capacitação de funcionários da Usina Presidente Vargas, conscientizando-os sobre a importância da limpeza e organização

Guarda de Volta Redonda recupera veículo furtado em 2019

Carro estava em situação de abandono em rua do bairro São Lucas e foi devolvido ao dono.

Foto: divulgação
Um Chevette dourado, placa KSR4964, que havia sido furtado em 2019, em Volta Redonda, foi recuperado pela Guarda Comunitária neste domingo (9). Após a pesquisa ter revelado a situação de furto do carro, o mesmo foi conduzido à 93ª DP (Delegacia de Polícia Civil), no bairro Aterrado, onde foi feito o registro de recuperação e o proprietário teve o seu bem de volta.

O inspetor S. Arruda e o GM L.Carlos estavam em patrulhamento de rotina pelo bairro São Lucas, quando avistaram o Chevette dourado em situação de abandono na via. A pesquisa feita no sistema Infoseg, do Ministério da Justiça, apontou que o veículo estava com restrição de roubo/furto, com o Registro de Ocorrência (RO) da 93ª DP, elaborado em 2019. Como ninguém da vizinhança conhecia o veículo, a UGC encaminhou o mesmo à Delegacia para que fosse feito o registro de recuperação.

Volta Redonda promove Exposição de Caricaturas em homenagem a Semana da Mulher Preta


Dia 25 de julho será inaugurado a Exposição de Caricaturas em homenagem à "Semana da Mulher Preta" em Volta Redonda.

Cerca se 30 mulheres negras de destaque do Brasil e da nossa região serão homenageadas no evento, que acontece no Memorial Zumbi em em referencia a Tereza de Benguela.

Foragido por tráfico de drogas é preso em posto fiscal de Itatiaia

Agentes do programa Operação Foco Divisas, da Secretária de Estado da Casa Civil, prenderam, na manhã deste domingo (9), um homem foragido da justiça acusado de tráfico de drogas.
A prisão ocorreu por volta das 11h no Posto de Controle de Fiscalização de Nhangapi, em Itatiaia.

O foragido dirigia uma caminhonete baú e foi abordado pela equipe de fiscalização. Foi identificado o mandado de prisão expedido pela Terceira Vara Criminal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em fevereiro do ano passado.

"Nosso objetivo principal é o crime fiscal. Nossa operação atua nas divisas do Estado do Rio de Janeiro com o intuito de combater crimes de sonegação fiscal. O decreto de agosto de 2021 ampliou as ações da Operação Foco para combater ilícitos penais. Essa prisão mostra a importância da nossa atuação", frisou o Subsecretário Especial de Controle de Divisas, Coronel PM Eduardo Vaz Castelano.  

A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de Polícia Civil de Itatiaia, a 99ª DP.

Carretas e carro se envolvem acidente na BR-393, em Califórnia

Foto: PRF
Duas carretas e um carro bateram nesta terça-feira, dia 11, no km 279 da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), em distrito de Califórnia, município de Barra do Pirai.

No acidente não houve vitimas, mas os veiuclos ficaram danificados.

Trânsito ficou congestionado até a remoção dos veículos.

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Casal do Rio é preso em Minas por estelionato e agiotagem

Foto: divulgação
Um casal foi preso neste domingo (09/07) em Bocaína de Minas, divisa com o Estado do Rio de Janeiro.  Os dois foram alvo da Operação Opulência 2, durante ação conjunta do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), com o MPRS e o MPMG.

Segundo os agentes investigadores, o homem é o principal alvo da operação por ações a frente de uma organização criminosa responsável por extorsão e agiotagem, o preso é CEO de um escritório que agencia grandes artistas.

O alvo estava sendo monitorado desde o dia 28 de junho, quando o MPRS deflagrou a Operação Opulência 2. Após troca de informações com a CSI/MPRJ, agentes de Minas e do Rio foram deslocados e fizeram a prisão dos dois em um hotel fazenda na cidade de Bocaina de Minas, perto da divisa entre RJ e MG.  Ao todo, oito pessoas foram presas desde 28 de junho, entre elas, dois policiais militares que faziam a segurança da organização criminosa.

As investigações do GAECO/MPRS apontam que o homem preso neste domingo é o gerente operacional da organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas e que dominava o comércio de botijões de gás em Rio Grande, inclusive, intimidando pequenos comerciantes e os obrigando a comprarem gás da facção e a praticarem preços tabelados sob pena de terem seus veículos depredados e suas vidas ameaçadas. Alguns empresários do ramo tiveram de abandonar seus comércios por medo.

Homem é preso ao comprar aparelho celular roubado em Piraí

Um homem foi preso por policiais civis em flagrante por crime de receptação. Ele foi localizado no Centro de Piraí, após trabalho de inteligência e monitoramento. 

A prisão aconteceu no dia 04/07, porém só agora o caso foi divulgado.

Segundo os agentes, um taxista foi assaltado por quatro pessoas, no dia 10 de junho deste ano. As investigações identificaram que o homem preso comprou o celular roubado da vítima. Ele confessou que o aparelho, avaliado em R$ 2 mil, foi adquirido por R$ 400.

O telefone da vítima foi recuperado e entregue ao proprietário.

Presa mulher condenada por tráfico de drogas e incêndio

Uma mulher foi presa neste domingo, dia 09, pelos crimes de tráfico de drogas e incêndio em Porto Real. Ela foi localizada no bairro Ettore.

De acordo com as informações da polícia, a acusada já tinha ateado fogo em uma viatura e ter provocado um início de incêndio na prisão. Além disso, ela tem envolvimento com uma facção criminosa que atua no município.

Após a realização das medidas de praxe, a autora foi encaminhada ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.