Rádio Acesa FM VR: 2014-10-19

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A MÚSICA DO DIA - 84 anos da Revolução de 1930

24/10/2014

84 anos da Revolução de 1930

Washington Luís foi deposto da presidência da República

Revolução de 30
Wikimedia Commons
A Revolução pôs fim à Primeira República Brasileira, conhecida como "República Velha" ou "República do Café com Leite"
A Revolução de 1930 foi o movimento liderado por Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul e que culminou com a deposição de Washington Luís, o que pôs fim à República Velha. Getúlio Vargas assumiu a chefia do "governo provisório". 

A Música do Dia é Trepa no Coqueiro, com Carmélia Alves.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 24 de Outubro de 2014. O DIA HOJE - Dia das Nações Unidas - ONU (1945)*

<<>>

Nunca confie em algo que não tenha poder de SER, FAZER, COMANDAR E MUDAR o impossível!

(Adriano Martins - 2014)
===================================================================================
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014. Estação: Primavera. Dia quente

24 . Dia Mundial do Desenvolvimento*
24 . Dia das Nações Unidas - ONU (1945)*

Dia das Nações UnidasHoje comemoramos o Dia da ONU (Organização das Nações Unidas), sendo esta, a data em que a instituição foi criada.

A ONU foi formada com a união de cerca de 50 países que buscam o desenvolvimento, defender os direitos humanos e a liberdade, e manter a paz mundial.Os trabalhos da ONU estão voltados para promover o bem social a crianças, idosos, refugiados de guerra, povos indígenas, fomentar a sustentabilidade, entre outros.

É formada por dezesseis agências especializadas que integram seu sistema. A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é uma delas. É muito conhecida no Brasil, em razão das campanhas para a arrecadação de fundos a fim de desenvolver trabalhos em favor de crianças carentes que vivem no país.

Além da UNICEF, outros importantes órgãos são parte constituinte da ONU, como a OMS (Organização Mundial de Saúde), UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), dentre outros.

Hoje a ONU conta atualmente com a participação de cento e oitenta e nove nações, sendo assim, considerado um grande avanço.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 24/10/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 24/10/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
--

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 23/10/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 23/10/2014
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Bateria que recarrega em 2 minutos dura 20 anos

Energia

Bateria que recarrega em 2 minutos dura 20 anos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/10/2014
Bateria que recarrega em 2 minutos dura 20 anos
Os pesquisadores já licenciaram a tecnologia, e afirmam que as baterias ultrarrápidas poderão chegar ao mercado em dois anos. [Imagem: NTU]
 
Bateria ultrarrápida

Cientistas de Cingapura criaram uma bateria com capacidade de recarregamento ultrarrápido.
O protótipo recupera 70% de sua carga total em apenas dois minutos.
E, neste caso, viver na via rápida não significa viver menos: as simulações garantem que a bateria ultrarrápida poderá ter uma vida útil de até 20 anos, o que é 10 vezes mais do que as atuais.
A equipe afirma que a nova bateria pode mudar o jogo na indústria automotiva, resolvendo o problema da autonomia dos carros elétricos e do seu tempo de recarregamento.
"A autonomia dos carros elétricos poderá aumentar de forma dramática, recarregando a bateria em apenas cinco minutos, o que é comparável com o tempo necessário para uma bomba de gasolina encher o tanque de um carro atual," disse o professor Chen Xiaodong, coordenador da equipe.
"Igualmente importante, agora podemos reduzir drasticamente o lixo tóxico gerado pelas baterias descartadas, uma vez que nossas baterias duram 10 vezes mais do que a geração atual de baterias de íons de lítio," acrescentou ele.

Nanotubos de titânio

A inovação foi possível substituindo o eletrodo negativo das baterias de lítio, que é feito de grafite, por um gel à base de nanotubos de dióxido de titânio, um material barato e usado, por exemplo, em protetores solares e como aditivo em alimentos.
O dióxido de titânio ocorre naturalmente na forma de cristais esféricos, mas a equipe descobriu uma forma de transformá-los em nanotubos, aumentando sua área superficial e acelerando as reações químicas necessárias para a recarga da bateria.
Segundo o professor Xiaodong, a tecnologia é tão promissora e simples que o processo já está sendo licenciado para uma empresa interessada em criar uma nova geração de baterias ultrarrápidas, que ele estima chegarem ao mercado em dois anos.

A MÚSICA DO DIA! - Em 1969 o Congresso foi reaberto depois do AI-5

22/10/2014

Em 1969 o Congresso foi reaberto depois do AI-5

O Congresso permaneceu dez meses fechado. O regime militar começava o seu período mais turbulento.

Congresso Nacional Câmara dos Deputados Fachada
Rodolfo Stuckert/Câmara dos Deputados
Com o AI-5, o Congresso Nacional foi fechado. Menos de um ano depois, foi reaberto. Quando os atos institucionais começaram a virar rotina, Chico Barque começou a fazer sucesso.

A Música do Dia é "Ela desatinou", de Chico Buarque.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

É possível comprovar a aceleração do Universo?

É possível comprovar a aceleração do Universo?

Com informações da APS - 21/10/2014
É possível comprovar a aceleração do Universo?
A observação direta da aceleração do Universo pode ser obtida medindo variações de velocidade em nuvens de hidrogênio intergalácticas.[Imagem: APS/Alan Stonebraker/Wikimedia Commons/Diceman Stephen West]
 
Hipóteses não comprovadas

Depois dos questionamentos lançados sobre a inflação pós-Big Bang, agora é a vez de os astrofísicos tentarem se livrar dos incômodos ligados à aceleração cósmica.
O principal suporte observacional para a teoria da aceleração do Universo vem de dados coletados de supernovas.
Em 1998, astrônomos detectaram que algumas supernovas emitem uma luz fraca demais - portanto, estão mais distantes de nós do que seria esperado. Isso implica que o Universo está se acelerando, e não desacelerando, como as interações gravitacionais normais levavam a prever.
No entanto, esta conclusão pressupõe tanto a validade da relatividade geral de Einstein, quanto uma hipótese não comprovada - a de que o Universo seria homogêneo - a fim de derivar equações que relacionam a distância à velocidade e à luminosidade.
Três pesquisadores chineses afirmam agora que é possível escapar dessas indefinições usando radiotelescópios, que podem fornecer uma "observação mais direta" da aceleração do Universo medindo variações de velocidade em nuvens de hidrogênio intergalácticas.
Eles propõem algumas modificações na coleta de dados desses radiotelescópios, que seriam necessárias para alcançar uma medição da aceleração suficientemente precisa.

Medição direta da aceleração do Universo

Hao-Ran Yu e seus colegas da Universidade Normal de Pequim e da Universidade de Toronto (Canadá), afirmam que é possível fazer uma medição direta da aceleração - se ela estiver mesmo ocorrendo - observando nuvens de hidrogênio muito densas.
Essas nuvens, situadas entre as galáxias, são detectadas porque absorvem emissões de rádio vindas de quasares situados por detrás delas em relação à Terra. A velocidade dessas nuvens pode ser então medida pela observação do desvio para o vermelho do hidrogênio em um comprimento de onda muito preciso, de 21 centímetros.
Como a linha de absorção de 21 centímetros é muito estreita em comparação com as linhas de emissão das galáxias, torna-se possível observar mudanças de velocidade muito pequenas.
Os pesquisadores lembram que rastreios já programados pelos radiotelescópios vão medir a velocidade de centenas de milhares de nuvens de hidrogênio.
Se esses rastreios receberem as adaptações propostas pelo trio, bem como tiverem um aumento na frequência observacional de cada nuvem, dizem os físicos chineses, então eles poderão detectar acelerações cosmicamente relevantes - de cerca de um milímetro por segundo por ano - em observações realizadas ao longo de uma década.
Se tudo isto for feito, e se a esperada aceleração for realmente detectada, então mais um dos fundamentos da cosmologia moderna poderá passar da incômoda classe de hipótese para a categoria dos fenômenos diretamente observados.

Volta Redonda, 22 de Outubro de 2014. O Dia Hoje - Dia do Paraquedista!

<<>>

O sofrimento nos é dado como um recado, os mais sensatos sabem do que se trata, os tolos, perdem a capacidade de enxerga-los!


(Adriano Martins - 2014)
======================================================================================
Quarta-feira, 22 de agosto de 2014. Estação: Primavera. Dia frio

22 . Dia do Enólogo
22 . Dia da Praça
22 . Dia Internacional de Atenção à Gagueira
22 . Dia do Paraquedista
O Dia do Paraquedista é comemorado anualmente em 22 de Outubro.
A data homenageia uma das invenções mais interessantes do século XVIII, o pára-quedas. Os paraquedistas são as pessoas que usam os pára-quedas, seja por motivos relacionados à serviços militares ou simplesmente por diversão, fazendo dos "saltos" um verdadeiro hobby.
O ser humano sempre esteve fissurado em conquistar os céus, tentando, já há muitos anos, dominar um método que o fizesse voar. Com os pára-quebras, o homem viu a possibilidade de "controlar" e "desviar" parte dos bloqueios naturais e físicos que impediam a realização do seu "sonho".
Origem do Dia do Paraquedista
O Dia do Paraquedista é comemorado em 22 de Outubro em homenagem ao paraquedista Andrews Jacques Garverin. Em 1797, baseando-se em um modelo aerodinâmico de Da Vinci, Garverin saltou de um balão e imortalizou-se como o primeiro ser-humano a "pular de pára-quedas".
No entanto, o equipamento só foi aperfeiçoado no século XIX. O salto com pára-quedas feito a partir de um avião só aconteceu em 1912, uma iniciativa do capitão do exército norte-americano Alverty Berry. Nascia ali um elo entre as Forças Armadas e o paraquedismo, ligação essa que dura até os dias de hoje.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 22/10/214

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 22/10/2014
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 25°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--