Rádio Acesa FM VR: 2023-06-18

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Homem suspeito de produção de cena de sexo explícito com adolescente é detido em Angra dos Reis

Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Angra dos Reis prenderam, nesta quinta-feira (22/06), um homem acusado por produção de cena de sexo explícito com adolescente. Ele foi capturado no momento em que fazia compras, no Centro de Angra dos Reis, na Costa Verde.

A ação ocorreu após levantamento de dados de inteligência. Contra o criminoso, foi cumprido mandado de prisão.

Operação policial é realizada em Barra Mansa

#Polícia,#Operação, #Paraísa, #Barramansa
Pelo menos um homem foi preso durante uma operação da Polícia Militar contra o tráfico de drogas que está sendo realizada na manhã desta sexta-feira (23) em Barra Mansa (RJ). A ação está concentrada no bairro Paraíso e conta com o apoio de um blindado.

Segundo a PM, o homem foi encontrado com maconha, cocaína e materiais utilizados no tráfico. Ele e todo o material apreendido foram levados para a delegacia da cidade.

Até a publicação desta reportagem, a PM já havia apreendido um carro e duas motos em situações irregulares. Quatro multas de trânsito também foram aplicadas.

Essa é mais uma da série de operações que serão realizadas por tempo indeterminado pelo 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), que abrange quatro batalhões e uma companhia independente.

Homem é preso por ameaça em Volta Redonda

A Polícia Militar prendeu um homem de 30 anos suspeito de ameaçar a ex-mulher , de 35 anos, em Volta Redonda. A captura ocorreu na manhã desta quinta-feira (22) na Rua Agmar Lopes Corrêa, no bairro Santa Cruz.

Os policiais militares foram chamados pela própria vítima que denunciou o homem. Disse que ele, pelo WhatsApp, enviava áudios e mensagens ameaçadoras. Os agentes escutaram o conteúdo das conversas e foram até a casa do suspeito, que é vizinho da ex-companheira. Dentro do imóvel, foi encontrado uma réplica de pistola.

Ele foi encaminhado para a Deam (Delegacia Especializada ao Atendimento à Mulher), onde prestou depoimento. Não foi divulgado se permaneceu preso.

Flanelinha é detido por vender droga a menor em Volta Redonda

Um flanelinha, de 38 anos, foi preso após vender drogas a dois adolescentes, de 14 e 16 anos, em Volta Redonda. O caso ocorreu na Rua 16, no bairro Vila Santa Cecília. Os policiais do programa “Segurança Presente” estavam em ronda pela localidade quando avistaram os dois adolescentes, um passando a um pedaço de maconha para o outro.

Os dois menores foram abordados e, com o mais velho, foram encontradas duas trouxinhas da droga. Questionados, eles apontaram o flanelinha como o vendedor da maconha para eles. Os três foram levados para a delegacia de Volta Redonda (93º DP) para o registro de ocorrência.

No final, os dois menores foram autuados por fato análogo a posse e uso de entorpecentes, sendo necessária a comunicação do Conselho Tutelar. O flanelinha foi autuado por tráfico de drogas, prestou depoimento e responderá pelo crime em liberdade.

Câmera registra furto em apartamento de Volta Redonda

#Polícia, #Furto, Apartaemento, #Voltaredonda
A Polícia Civil está investigando um furto a um apartamento em Volta Redonda (RJ). O crime aconteceu entre o fim da manhã e o início da tarde de segunda-feira (19).

O imóvel fica na Rua Cora Coralina, no bairro Jardim Primavera. Uma câmera de segurança registrou o momento em que dois homens entram no prédio por volta de 11h40, enquanto uma mulher os aguarda na rua.

Os suspeitos agiram em pouco mais de 20 minutos. Às 12h03, uma outra câmera flagrou o momento em que os dois rapazes saem tranquilamente do edifício pelo mesmo local que entraram. Um deles aparece carregando uma mochila com os itens furtados.

Segundo a Polícia Civil, não havia sinais de arrombamento na porta do apartamento. Os suspeitos teriam usado uma chave micha para invadir o imóvel.

Não havia ninguém no apartamento no momento do furto. Em depoimento, os moradores do informaram que encontraram o local revirado quando chegaram ao local. Eles deram falta de uma quantia em dinheiro, um notebook e um videogame.

A Polícia Civil trabalha para identificar os suspeitos. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.

Qualquer informação sobre o paradeiro dos acusados pode ser passada à Polícia Civil pelo telefone (24) 3339-2462.

Dupla é presa com mais de 630 cápsulas de drogas em Volta Redonda

#Polícia, #Tráficodedrogas, #SantaInês, #VoltaRedonda
Foto: Polícia Militar
Uma ação da Polícia Militar resultou com dois presos e mais de 600 cápsulas de drogas apreendidas em Volta Redonda. A ocorrência foi no início da noite desta quarta-feira (21) na Rua Carlos Gomes, no bairro Santo Inês, com divisa com Barra Mansa.

Os policiais receberam a informação de que havia uma movimentação de tráfico de drogas próxima um escadão. Os agentes fizeram um cerco e conseguiram capturar a dupla. Com eles, foram apreendidos 315 pinos de cocaína, duas bolas da mesma droga, 194 pedaços de maconha, 90 pedras de haxixes, 17 pedras de crack e 17 frascos de loló.

Ao todo, foram apreendidas 633 cápsulas de drogas que estavam divididos em duas mochilas. O prejuízo ao tráfico chega a R$ 20 mil. Foram encontradas também embalagens para as drogas e R$ 100. A dupla, os materiais e as drogas foram levados para a delegacia de Volta Redonda (93º DP), onde o caso foi registrado.

Moto roubada em Paraíba do Sul é localizada em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Civil
Foi entregue ao proprietário a moto roubada em Paraíba do Sul localizada em Volta Redonda. O veículo estava abandonada na Rodovia do Contorno.

A ação foi realizada pelos policiais civis da 93ª DP de Volta Redonda nesta quinta-feira, dia 22.

Idosa é atropelada em Barra Mansa

#Trânsito, #Acidente, #Atropelamento, #Moto, #Idosa, #BarraMansa
Uma idosa, de 65 anos, foi atropelada por uma moto no início da tarde desta quinta-feira (22) em Barra Mansa (RJ). O acidente aconteceu na Praça das Nações Unidas, no bairro Ano Bom.

Segundo o Corpo de Bombeiros, com o impacto da batida, a motociclista, de 28 anos, também ficou ferida.

As vítimas foram socorridas com ferimentos leves e encaminhadas para a Santa Casa.

A dinâmica do acidente era desconhecida até a publicação desta reportagem.

Segue em estado grave o ciclista de 14 anos ferido em acidente em Barra Mansa

Continua internado em estado grave o ciclista, de 14 anos, que foi atingido por um caminhão na terça-feira (20) em Barra Mansa (RJ). O acidente aconteceu na Rua José Gonçalves Rebolas, no bairro Siderlândia.

O adolescente sofreu traumatismo craniano, teve parada cardíaca por 15 minutos e seguia internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa na tarde desta quinta-feira (22), segundo informações divulgadas pelo hospital.

No acidente, a vítima estava andando de bicicleta em uma descida e, quando chegou na outra rua, acabou colidindo de frente com o caminhão. O motorista do veículo não ficou ferido.

O local da batida foi periciado pela Polícia Civil e, em seguida, o caso foi registrado na delegacia de Barra Mansa.

Operação termina com homem preso em Barra do Piraí

#Polícia, #Operação, #BarradoPiraí
Foto:Polícia Militar
Uma operação da Polícia Militar terminou com pelo menos um homem foi preso em Barra do Piraí (RJ) nesta quinta-feira (22). A ação está concentrada no bairro Química.

Segundo a PM, contra o homem havia um mandado de prisão em aberto por não pagamento de pensão alimentícia. Ele estava em um carro abordado pela polícia na Rua Newton Prado, no bairro Química. O foragido foi levado para a delegacia da cidade.

Duas pessoas foram detidas por contravenção penal e levadas para a delegacia. Elas foram flagradas com dinheiro, extratos e uma máquina de realizar apostas no jogo do bicho na Rua Governador Portela, no Centro.

Com apoio da Guarda Municipal, a PM também já apreendeu um carro e aplicou 12 multas de trânsito por irregularidades.

Caminhoneiro é feito refém em tentativa de assalto em Resende

Segundo a Polícia Militar, a vítima, de 49 anos, foi amarrada e colocada em um carro após ter sido abordada por dois assaltantes armados.

#Polícia, #Tentativadeassalto, #Refém, #Caminhoneiro, #Resende
Foto: divulgação da PM
Um caminhoneiro, de 49 anos, foi feito refém em uma tentativa de assalto na manhã desta quinta-feira (22) em Resende (RJ).

Segundo a Polícia Militar, a vítima tinha estacionado o caminhão em frente à residência em que mora quando foi abordada por dois criminosos armados no bairro Cidade Alegria.

Os homens amarraram o caminhoneiro e o colocaram em um carro enquanto tentavam roubar o caminhão.

Por conta de um bloqueio feito pela central de monitoramento da empresa do veículo, os assaltantes não conseguiram levar o caminhão e desistiram do roubo.

Em seguida, eles fugiram do local e levaram o caminhoneiro como refém. Os criminosos dirigiram até a saída da Via Dutra, próximo à região do Acesso Oeste, e abandonaram a vítima na estrada.

Ainda de acordo com a PM, o homem voltou para a casa andando e ligou para a polícia.

O crime foi registrado na delegacia de Resende, que vai investigar o caso. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.

Mulher e homem são baleados em Barra Mansa

Crime aconteceu no bairro Cotiara. Segundo o Corpo de Bombeiros, vítimas foram socorridas e encaminhadas para a Santa Casa.
#Polícia, #Tentativadehomicidio, #BarraMansa
Um homem, de 34 anos, e uma mulher, de 30, foram baleados na tarde desta quinta-feira (22) em Barra Mansa (RJ). O crime aconteceu na Rua Paulo Luiz Nogueira, no bairro Cotiara.

Segundo a Polícia Militar, dois suspeitos armados invadiram a casa em que as vítimas estavam e efetuaram os disparos. Os criminosos fugiram logo em seguida.

Uma outra mulher, de 40 anos, machucou o joelho depois de pular para uma varanda para tentar fugir dos tiros.

As três vítimas foram socorridas por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhadas para a Santa Casa.
 
Ainda de acordo com a PM, a mulher foi atingida por nove tiros na barriga, nádegas e cabeça, já o homem estava passando por uma cirurgia no fim da tarde desta quinta. O estado de saúde dos dois é grave.

A cena do crime foi periciada para ajudar a Polícia Civil nas investigações. Foram recolhidas 25 munições de calibre nove milímetros.

O caso foi registrado na delegacia de Barra Mansa. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso e a motivação da tentativa de homicídio também era desconhecida.

Confronto com a polícia deixa dois feridos em Angra dos Reis

#Polícia, #Tráficodedrogas,#Confronto, #Feridos, #AngradosReis
Foto: divulgação da PM

Dois criminosos ficaram feridos ao entrarem em confronto com a policia na Rua da Restauração, em Lambicada, Angra dos Reis. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 21 para quinta-feira, dia 22.

Segundo a policia, os agentes seguiam pela localidade quando foram atacados e houve revide e dois suspeitos foram atingidos, socorridos e encaminhados ao Hospital Municipal de Japuíba. 

Ainda de acordo com a PM, com a dupla foram apreendidos uma pistola, drogas e uma granada.

A ocorrência foi encaminhada a 166ª DP.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Corredor Cultural recebe ‘Arraiá da Preguiça’ neste fim de semana

#Cultura, #CorredorCultural, #BarraMansa
Vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 de junho (de sexta-feira a domingo), mais uma edição do ‘Arraiá da Preguiça’,em Barra Mansa. O evento será no Corredor Cultural, com a temática das festividades juninas, oferecendo diversas atrações, como chopp artesanal, comidas típicas, música ao vivo e área para as crianças. Haverá presença da Equipe Teimosia durante todos os dias da festa, além de barracas das instituições filantrópicas Associação Artemagia, Instituto Universo Acreditar e Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas de Barra Mansa.

O Corredor Cultural está localizado entre o Palácio Barão de Guapy e o Jardim das Preguiças, no Centro. O evento tem classificação livre.

PROGRAMAÇÃO:

23/06 (sexta-feira)
19h – Quadrilha Universo Acreditar
20h – Show Xoxote

24/06 (sábado)
18h – Quadrilha Universo Acreditar
19h – Show Xote Xamo
21h – Show com ‘As Fulanas’

25/06 (domingo)
10h – Teatro Moana – Diversão em Cena (em parceria com a Fundação AcerloMittal)
15h – Soul do Xote
18h – Julinho Marassi e Gutemberg

Armas apreendidas pela polícia poderão ser usadas para capacitação e reciclagem de agentes de segurança

#Polícia,#Armasapreendidas, #Capacitação, #Agentes
Armas de fogo e munições apreendidas em operações realizadas pelas polícias Civil e Militar e que estejam em boas condições podem ser incorporadas aos arsenais das corporações após emissão de laudo pericial. É o que diz a Lei 10.041/23 de autoria dos deputados Rodrigo Amorim (PTB) e Filipe Soares (União), além do ex-deputado Marcos Muller, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição extra do Diário Oficial de terça-feira (20/06). O texto reitera no estado a Lei Federal 10.826/03 e determina que os equipamentos sejam utilizados exclusivamente para o treinamento, capacitação e reciclagem dos agentes de segurança.

Segundo o deputado Amorim, o Estado do Rio terá a possibilidade de economizar recursos públicos com o custeio desses armamentos se puder aproveitá-los. “Um grande número de apreensões de armas e munições têm ocorrido, porém, em razão da falta de legislação, esses equipamentos são incinerados”, justificou.

De acordo com a lei, após a apreensão pelas polícias e a elaboração do laudo pericial, o juiz competente deverá encaminhar as armas e munições ao Comando do Exército, como dispõe a lei federal, e as forças de segurança terão um prazo de 10 dias para solicitar a doação dos armamentos apreendidos. O repasse dos equipamentos sendo autorizado, a polícia deverá incorporá-los ao seu patrimônio e submetê-los a uma inspeção minuciosa.

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Casa pega fogo em Barra Mansa

#Incêndio, #Residencia, #BarraMansa
Uma casa pegou fogo na manhã desta quarta-feira (21) em Barra Mansa (RJ). O imóvel fica na Avenida Cristiano dos Reis Meireles Filho, no bairro Vista Alegre.

Segundo Corpo de Bombeiros, apesar do incêndio ter atingido todos os cômodos da residência, ninguém ficou ferido.

O combate às chamas durou cerca de 1h. Após controlar o fogo, a corporação iniciou a fase de rescaldo. A ocorrência foi finalizada por volta de 9h50.

Até a última atualização desta reportagem, as causas do incêndio ainda eram desconhecidas.

Acusado de violência contra mulher é preso em Porto Real

#Justiça, #Polícia, #Prisão, #Ameaça, #Mulher, #PortoReal
Um homem foi preso acusado de ameaçar a mulher de violência. Ele localizado no bairro São José, em Porto Real.

A ação correu após levantamento de dados de inteligência nesta terça-feira, dia 20. Contra o suspeito, foi cumprido mandado de prisão.

Foragido é preso por agressão e ameaça a mulher em Barra Mansa

#Polícia, #DEAM, #Foragido, #AngradosReis, #BarraMansa
Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Angra dos Reis prenderam, na sexta-feira (16/06), um homem por lesão corporal e ameaça contra a companheira.

O acusado foi capturado no Vale do Paraíba, em Barra Mansa, Região do Médio Paraíba. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão condenatória.

Segundo os agentes, o preso também possui duas anotações criminais por tráfico de drogas.

Preso em Barra do Piraí traficante responsável por distribuição de drogas na região

#Polícia, #Tráficodedrogas, SulFluminense, #BarradoPirai
Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) prenderam um homem em flagrante, nesta quarta-feira (21/06), pelo crime de tráfico de drogas. Com ele, foram apreendidos oito tabletes de maconha que seriam revendidos em várias cidades do Sul Fluminense.

Segundo apurado, os entorpecentes seriam distribuídos na modalidade "delivery". A partir de informações do Setor de Inteligência, a equipe localizou o acusado no município de Barra do Piraí.

Caminhão e carro se envolvem em acidente em Volta Redonda


Um cavalo de carreta e um carro se envolveram num acidente entre a Avenida Nossa Senhora da Conceição e a BR-393, no bairro Conforto, no último dia 16, porém só agora foi divulgado pelo CIOSP.

Apesar do impacto e arrasto de um dos veiuclos, ninguém se machucou.

#Trânsito, #Acidente, #Batida, #Caminhão, #Carro, #Conforto, #VoltaRedonda
Foto: divulgação CIOSP
Um dos veículos não respeitou o semáforo fechado (vermelho) e acabou sendo atingido pelo outro.

ECAD alega desconhecer informações do não repasse de direitos autorais

#CPI, ECAD, #Investigação, #RiodeJaneiro
Foto: Octacílio Barbosa

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que investiga a atuação do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) realizou, nesta quarta-feira (21/06), a primeira reunião de trabalho em que ouviu o advogado Marcelo Quintanilha Salomão, representante do Ecad - associação civil sem fins lucrativos. Também foram apresentados questionamentos quanto à administração de valores recolhidos em direitos autorais de artistas, que não conseguem receber os repasses a que têm direito.

A gravidade das denúncias foi evidenciada pelo advogado Anderson Pinto, que representa artistas fluminenses que buscam receber pelos direitos autorais de suas obras. Ele explicou que o grupo "Os Leleks", responsável pelo hit "Passinho do Volante", tenta receber, há mais 10 anos, cerca de R$ 2 milhões, que estão retidos no Ecad. O advogado ainda criticou a associação por não estabelecer o devido diálogo com a categoria.

"Essa comissão veio para dar espaço a quem não tem voz. São inúmeros artistas que têm dificuldade em dialogar com o Ecad, que não quer nos ouvir e nos despreza a todo momento. A primeira informação que o Ecad passa ao artista é que ele é obrigado a se filiar a uma associação. Há o caso de artistas de comunidade, como o do grupo Os Leleks, que não conseguem receber os direitos autorais. Esses valores deveriam estar consignados em juízo. É um desrespeito muito grande", denunciou.

A primeira oitiva realizada pela CPI pretendia ouvir o Ecad e as sete associações que realizam gestão coletiva do órgão sobre os serviços prestados na arrecadação e distribuição dos valores de direitos autorais aos criadores das obras. Mas isso não foi possível, diante da ausência dos representantes das associações e da superintendente do Ecad, que enviou o advogado Marcelo Quintanilha Salomão em seu lugar.

Os deputados indagaram ainda sobre os valores arrecadados de obras cujos autores não estão registrados em nenhuma associação; quanto à notificação para repasse dos valores e sobre onde, como e por quanto tempo essa quantia fica depositada até que o artista se manifeste para recebimento. Foi perguntado ainda qual o montante retido pelo órgão e não reclamado por artistas. Mas os deputados ficaram sem respostas pelo advogado do Ecad, que disse não ter as informações para esses questionamentos.

Segundo o deputado Arthur Monteiro (Pode), em 2022 o Ecad arrecadou R$ 1,39 bilhão. Destes, 85% foram repassados por meio de direitos autorais, 6% destinados às associações e 9% ficaram com o próprio Ecad para despesas administrativas "É preciso questionar o regulamento de distribuição e arrecadação do Ecad", pontuou o parlamentar.

A CPI vai averiguar, ainda, a questão do recolhimento pelo Ecad de Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Novas oitivas com o Ecad

Após a reunião, o presidente do colegiado, deputado Jorge Felippe Neto (Avante), demonstrou descontentamento com a falta de respostas satisfatórias por parte do advogado do Ecad. Dessa forma, o parlamentar determinou que a superintendente Escritório Central de Arrecadação e Distribuição e representantes das sete associações de gestão coletiva que administram o escritório, que haviam sido convocados para o encontro desta quarta-feira, sejam conduzidos coercitivamente para serem ouvidos na reunião marcada para próxima quarta-feira (28/06). "Foi insatisfatório ver que o representante do Ecad não sabia responder a nenhuma pergunta mais elaborada”, lamentou o parlamentar.

Também estiveram presentes os deputados Fred Pacheco (PMN), relator da CPI; Carlos Macedo (REP), vice-presidente do colegiado; Fábio Silva (União); Otoni de Paula Pai (MDB); e Rodrigo Amorim (PTB); o auditor chefe especializado da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Julio César Ferreira; e o assessor da Gerência de Fiscalização do ISS da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP) da cidade do Rio de Janeiro, Ulisses Bretas Miranda.

Foto: Octacílio Barbosa

Começa o julgamento de mais um acusado pela derrubada de helicóptero da PM e mortes de três policiais no Rio

Queda de helicóptero e três policiais mortos após ser atingido por tiros
Começou nesta terça-feira (dia 20/06) o julgamento de Fabiano Atanásio da Silva, o “FB”, apontado pela polícia como um dos líderes da facção criminosa responsável pelo ataque, em 2009, ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, que causou a morte de três policiais militares na queda de um helicóptero da Polícia Militar, abatido a tiros por traficantes.

Fabiano Atanásio, preso em Catanduvas, acompanha a sessão por videoconferência
Os mortos foram os policiais militares Izo Gomes Patricio, Marcos Standler Macedo e Edney Canazaro. Na queda, a aeronave pegou fogo e ficaram feridos o piloto Marcelo Vaz de Souza, com queimaduras na mão; o copiloto Marcelo Mendes, baleado no pé; e o cabo Anderson dos Santos, também com queimaduras.

Juíza Tula Corrêa de Mello, do III Tribunal do Júri, preside o julgamento de Fabiano Atanásio e ouve testemunhas
A juíza Tula Corrêa de Mello preside o julgamento. Fabiano Atanásio da Silva acompanha a sessão por videoconferência de uma sala no presídio federal de Catanduvas, no Paraná.  De acordo com a denúncia, os traficantes da facção da qual Fabiano estava ligado planejaram estender o seu poder ao Morro dos Macacos, na época dominado por outra quadrilha. Uma das frentes da invasão foi o Morro de São João, que faz limite com o Morro dos Macacos e estava sob o domínio do grupo de Fabiano.

A primeira testemunha a depor foi o delegado Carlos Henrique Pereira Machado, que presidiu o inquérito policial e conduziu as investigações na época em que estava lotado na 25ª Delegacia de Polícia.

Outros integrantes da quadrilha já foram julgados e condenados por homicídios e tentativas de homicídios, com participação na invasão e do seu planejamento. São eles, Magno Fernando Soeiro Tatagiba de Souza, o Magno da Mangueira, Leandro Domingos Berçot, conhecido como Lacoste, e Luiz Carlos Santino da Rocha, o Playboy, que foi condenado a 225 anos. Um quinto acusado, Michel Carmo de Carvalho, morreu antes do seu julgamento.

Grevistas da Educação do Rio farão assembleia geral nesta quarta-feira (21)

#Servidores, #Educação, #Greve, #RiodeJaneiro
Os profissionais da rede estadual, que completam 35 dias de greve amanhã, realizarão uma assembleia geral, na Quadra da São Clemente (Avenida Presidente Vargas, 1302 – Cidade Nova), a partir das 13h. Na plenária, a categoria irá discutir os rumos da paralisação por tempo indeterminado. Após a assembleia, está prevista a realização de ato público, no Centro do Rio.

O Sepe solicitou da secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, em reunião realizada no dia 16/6, para que ela agendasse uma audiência urgente com as presenças da própria SEEDUC, de representantes das Secretarias de Fazenda, da Casa Civil, Presidência da Alerj e das suas comissões de Educação e Servidores Públicos, além do governador Cláudio Castro. Nesta nova audiência, o sindicato pretende apresentar números e dados do Dieese para embasar as reivindicações da categoria em greve. 

Veja as principais reivindicações da Educação estadual em greve:

1 – Revogação do decreto 48.5212/2023, que descumpre o plano de carreiras do magistério estadual e implementa o piso nacional para uma minoria dos professores e deixa de fora os funcionários administrativos;

2 – Aplicação do piso nacional do magistério a partir do nível 1 do plano de carreira da educação;

3 – Que nenhum funcionário administrativo ganhe menos do que o salário mínimo de piso;

4 – Nenhuma das disciplinas do currículo básico na grade de todas as séries com menos de dois tempos;

ECAD é investigado pela CPI na Alerj

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a atuação do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição realiza nesta quarta-feira (21/06) oitiva com integrantes do próprio ECAD, instituição privada responsável por administrar o pagamento e repasse dos direitos autorais de artistas. Os deputados que integram o colegiado vão ouvir também membros de entidades de classe dos compositores, intérpretes e musicistas, além de representantes Governo do Estado e da Prefeitura do Rio. A reunião acontece a partir das 13h, na sala 1808, sede da Assembleia, e terá transmissão ao vivo pela TV Alerj.

Presidente da CPI, o deputado Jorge Felippe Neto (Avante) disse que a atuação do ECAD precisa ser vista com mais critério e clareza. “O Ecad é uma caixa preta e que necessita ser aberta para dar transparência e satisfação aos artistas e à sociedade”, afirmou.

Participam também das oitivas a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio De Janeiro (Sefaz); a Secretaria de Fazenda e Planejamento do Município do Rio de Janeiro; o Procon-RJ; o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ); o Ministério Público Federal (MPF); a Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus); a Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais (Sicam); a Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais (socinpro); a União Brasileira de Compositores (UBC); a Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes (Amar); a Associação de Intérpretes e Músicos (Assim); e a Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música (Sbacem).

Edimar Miguel decide assinar acordo coletivo apresentado pela CSN

#Metalurgicos, #acordocoletivo, #EdimarMinguel
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Edimar Miguel
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Edimar Miguel, decidiu assinar na noite desta terça-feira, dia 20, o acordo coletivo 2023, que havia recusado, alegando que havia pontos que não foram discutidos com a empresa.

A aprovação da proposta apresentada pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) foi votada pelos metalúrgicos na última segunda-feira, dia 19, na Praça Juarez Antunes.

Na tarde desta terça-feira, em seu gabinete, o presidente declarou que alguns pontos que não estavam no acordo seriam discutidos com a empresa. À noite, segundo informações da direção, o presidente decidiu assinar o acordo coletivo com a empresa.

Ele teria recebido várias ligações e mensagem contra a decisão do sindicato. Caso não assinasse o acordo, os metalúrgicos deixariam de receber no final deste mês, dia 30, os benefícios conquistados no acordo da CSN.

terça-feira, 20 de junho de 2023

Adolescente tem traumatismo craniano ao sofrer acidente com a bicicleta e caminhão em Barra Mansa

#Trânsito, #Acidente, #Bicicleta, #Caminhão, #Adolescente, #Siderlândia, #BarraMansa
Um ciclista, de 14 anos, ficou gravemente ferido ao ser atingindo por um caminhão no fim da tarde desta terça-feira (20) em Barra Mansa (RJ). O acidente aconteceu na Rua José Gonçalves Rebolas, no bairro Siderlândia.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o adolescente estava andando de bicicleta em uma descida e, quando chegou na outra rua, acabou colidindo de frente com o veículo.

Também de acordo com a corporação, a vítima sofreu traumatismo craniano e teve parada cardíaca por 15 minutos, mas foi socorrida a tempo e levada para a Santa Casa. O motorista do caminhão não se feriu.

A unidade médica informou que o paciente foi internado na UTI e está em estado grave.

Caminhão é apreendido por descarte irregular em Barra Mansa

Flagrante ocorreu no bairro Nove de Abril, em área monitorada por recorrente crime contra o meio ambiente
#Apreensão, #Caminhão, #GuardaMunicipal, #BarraMansa
A Guarda Ambiental apreendeu na manhã desta terça-feira, dia 20, um caminhão por descarte irregular na Rua Alecrim, no bairro Nove de Abril. O flagrante ocorreu em área monitorada pela Secretaria de Meio Ambiente, pelo fato de ser utilizada ilegalmente para o despejo de materiais e entulhos.

De acordo com os agentes, além da apreensão, uma multa será aplicada à empresa responsável pelo caminhão. “Constantemente as equipes estão fiscalizando a área em questão, por ser utilizada erroneamente como ‘bota-fora’, principalmente de entulhos. De acordo com a Lei Municipal 3.049 de 1998, a empresa proprietária do veículo será multada em cerca de cinco mil reais”, disse Felipe Rodrigues, gerente de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A pasta ressalta ainda que o descarte inadequado de resíduos provoca diversos prejuízos à fauna e à flora, bem como à saúde pública, pois promove a proliferação de animais peçonhentos, como roedores e insetos, incluindo os mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue. Denúncias podem ser realizadas através do telefone (24)2106-3408.

Carreta tomba e carga de carne se esparrama pela via na Serra das Araras

#Trânsito, #Estarda, #BR116, #Dutra, #SerradasAraras, #Piraí
Foto: PRF
Na Serra das Araras, por volta dás 08h desta terça-feira, dia 20, no km 232 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), sentido Rio de Janeiro, houve o tombamento de uma carreta.

No local, a carga de carne caiu na via e parte do produto congelado foi saqueado, com a chegada dos policiais os saqueadores fugiram.

O condutor de 27 anos foi socorrido com ferimentos pela equipe de resgate da CCR RIO SP para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu. 

A pista encontra-se totalmente interditada na descida da Serra das Araras, sendo estabelecido o plano de contingência, com a pista de subida em mão dupla. 

Devido ao fluxo intenso de veículos q ocorre neste período da manhã, está gerando congestionamento nos dois sentidos, mas, não tenho informações sobre a extensão destes congestionamentos.

Quatro pessoas ficam feridas em acidente na Dutra, em Barra Mansa

#Estrada, #Acidente, #Vitimas, #Dutra, #BarraMansa
Foto: PRF

Quatro pessoas ficaram feridas na noite desta segunda-feira, dia 19, em Barra Mansa. O acidente aconteceu por volta dás 20h, no km 284 da Rodovia Presidente Dutra, sentido Rio de Janeiro.

Segundo a PRF, um carro bateu na traseira de um carreta e o condutor de uma Parati, 36 anos, sua esposa de 31, sua cunhada de 17 anos e seu filho de 7 anos,  foram socorridos com ferimentos leves pela equipe da CCR RIO SP para a Santa Casa de Barra Mansa.

Outro acidente

No km 281, houve o tombamento de carreta de areia, pista totalmente interditada no sentido São Paulo, condutor socorrido com ferimentos leves para Santa Casa de Misericórdia.

92 alunos se formam em curso de qualificação profissional em Volta Redonda

Cerimônia ocorre no próximo dia 23 de junho, no anfiteatro do Colégio João XXIII, no bairro Retiro

#Educação, #Formação, #QualificaçãoProfissional, #Fevre
A Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) promove no próximo dia 23 (sexta-feira), às 19h, no anfiteatro do Colégio João XXIII, no bairro Retiro, a formatura de 92 alunos que concluíram o Curso de Distribuição e Logística, oferecido pelo programa “Qualifica Fevre”. A solenidade terá entrega dos certificados para estudantes do João XXIII e do Colégio José Botelho de Athayde, do Vila Americana, que participaram da capacitação para o mercado de trabalho duas vezes por semana, no contraturno das aulas. 

“O curso tem por objetivo oportunizar aos jovens que estão por concluir o Ensino Fundamental, a primeira qualificação na área Distribuição e Logística, ficando assim aptos a ingressar no mercado de trabalho”, explicou o coordenador do curso, o professor João Bosco. 

O curso teve carga horária de 120 horas e participaram alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, com idade acima dos 14 anos. O objetivo do programa é proporcionar aos alunos da rede pública municipal, com esta faixa etária, o primeiro contato com o mundo do trabalho. 

“Com esses cursos, a Fevre tem conseguido abrir o horizonte profissional desses alunos. Nesse semestre, oferecemos a capacitação em Distribuição e Logística. Isso pode ter um impacto muito positivo no futuro de cada um desses jovens”, afirmou o presidente da Fevre, Caio Teixeira, lembrando que o primeiro curso oferecido por meio do “Qualifica Fevre” foi de Assistente Administrativo, formando cerca de 200 estudantes em dois semestres.

Estado do Rio confirma dois casos de H5N1 em aves silvestres migratórias

Estado tem dez focos registrados. Os mais recentes na Ilha do Governador, Zona Norte da capital; e em Angra dos Reis, na Costa Verde
#InfluezaAviária, #H5N1, #RiodeJaneiro
O Estado do Rio de Janeiro recebeu a confirmação de mais dois casos de Influenza Aviária (H5N1) em aves silvestres migratórias da espécie trinta-réis-de-bando: na Ilha do Governador, Zona Norte da capital; e outro em Angra dos Reis, na Costa Verde. Com esses registros, o total de focos subiu para dez. Não há registro de pessoas contaminadas.  

As secretarias de Estado de Saúde (SES-RJ) e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) do Rio de Janeiro orientam a população a não tocar em aves silvestres com sinais de doença. O cidadão deve ligar 193 ou comunicar imediatamente à unidade da Defesa Agropecuária da região ou à Coordenação de Vigilância Ambiental de seu município. As secretarias emitiram nota técnica (https://bit.ly/3Mr7ARx) aos 92 municípios fluminenses orientando sobre o manejo adequado de aves silvestres. Ele só pode ser feito por profissionais habilitados e com uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

É importante lembrar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) disponibilizou um painel BI (Business Intelligence) para consulta de casos confirmados, que podem ser consultados pelo público.

Dos dez focos registrados, quatro foram em São João da Barra; dois em Niterói; um em Cabo Frio; dois na cidade do Rio de Janeiro; e um em Angra dos Reis. Técnicos da Vigilância em Saúde da SES-RJ ressaltam que não há motivos de preocupação para a população sobre epidemia de H5N1, pois no momento não há transmissão direta, de pessoa para pessoa.

Barra Mansa está com matrículas abertas para Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Inclusão digital será oferecida aos alunos como disciplina optativa; inscrições para o segundo semestre seguem até 12 de julho

#Educação, #EJA,#BarraMansa, #2023
A Secretaria de Educação de Barra Mansa (SME) está com matrículas abertas para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do segundo semestre de 2023. As inscrições podem ser feitas nas seguintes unidades: Colégio Municipal Padre Anchieta, na Vista Alegre; Colégio Municipal Clécio Penedo, no Nova Esperança; no Centro Educacional Integrado Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva (CEI), no Centro; e no Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Júnior, no Boa Vista . As matrículas, que seguem até o dia 12 de julho, são para alunos a partir dos 15 anos completos, sendo que as vagas são destinadas para a alfabetização até o 9º ano.

De acordo com o secretário de Educação, Marcus Barros, a inclusão digital será a novidade deste semestre. “Nossa equipe identificou uma dificuldade de algumas pessoas em realizarem a matrícula on-line. Diante disso, nós vamos ofertar, como disciplina optativa, a inclusão digital. Os alunos interessados terão, nos laboratórios de informática, professores que vão oferecer orientações que vão desde a elaboração de currículos até o preenchimento de formulários como o da própria matrícula on-line ou de serviços do cotidiano, como por exemplo, do Detran. Além disso, os alunos terão alimentação (jantar) e cartão de passe escolar”, disse Barros.

Outro ponto diferencial da EJA é a flexibilidade que o estudante tem em escolher a unidade de ensino. “Os alunos não precisam fazer a matrícula exclusivamente no colégio próximo de sua residência. Por ser um público especial, os interessados podem escolher, por exemplo, realizar a matrícula na unidade mais próxima do trabalho”, detalhou.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do telefone (24) 2106-3501.

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Metalúrgicos decidem aceitar a proposta da CSN

Os empregados da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda aceitaram, nesta segunda-feira, dia19, a proposta da empresa para o acordo coletivo de trabalho 2023-2024. Eles votaram na Praça Juarez Antunes. A apuração foi realizada logo após o encerramento da votação, às 18h.

No total, votaram 6.697 funcionários. Disseram “sim” à proposta da companhia 3.736 empregados (55,89%). O “não” teve 2.949 votos (44,11). Foram registrados ainda oito votos nulos e quatro em branco.

Mulher morre em grave acidente na Dutra, em Itatiaia

#Trânsito, #Acidente, #Fatal, #Dutra, #Itatiaia
Foto: PRF
Um acidente na tarde desta segunda-feira, dia 19, por volta dás 14 horas, terminou com uma mulher morta na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Itatiaia.

As informações da Polícia Rodoviária Federal dão conta que o capotamento de uma Parati se deu após um dos pneus traseiro estourar. A condutora perdeu o controle da direção e bateu na lateral de um Etios. Os dois veículos saíram da pista atingindo um barranco.

No Etios, além da condutora de 60 anos havia o filho de 30 anos, eles foram socorridos com ferimentos para o Hospital de Emergência de Resende.

Na Parati, além da condutora de 45 anos, haviam uma adolescente de 16 anos, um garotinho de 3 anos, uma bebê de 9 meses, todos também foram socorridos com ferimentos para o Hospital de Emergência de Resende.

Ainda na Parati havia uma mulher, de 35 anos, mãe da bebê que estava com ela no colo, foi arremessada para fora do carro, tendo caído 12 metros distante, e morreu no local.

Ainda de acordo com as informações da PRF, os ocupantes da Parati não usavam cinto de segurança, nem dispositivo de retenção para crianças, tendo sido arremessados para fora do veículo; a Parati estava em mau estado de conservação, com pneus "carecas"; a condutora da Parati não possui CNH.

Além do Laudo Pericial de Acidente de Trânsito (LPAT) da PRF, foi acionada perícia da Polícia Civil para o local, e foi feito R. O. de homicídio e lesão corporal na direção de veículo automotor com agravante de não possuir CNH.

#Trânsito, #Acidente, #Fatal, #Dutra, #Itatiaia
Foto: PRF

A pista ficou totalmente interditada por 2 h, no sentido Rio de Janeiro, causando congestionamento de uns 10 quilômetros.

Começa a remoção de barreira no Morro do Sabão, em Barra Mansa

Serviço começou nesta segunda-feira (19) e deve terminar nos próximos 15 dias
#Serviço, #Cidade, #Remoção, #Barreira, #BarraMansa
Começou nesta segunda-feira, dia 19, a remoção da barreira que bloqueava a Estrada Vereador Carlos Campbell Vieira, no trecho conhecido como Morro do Sabão, no bairro Vila Nova (região da Água Comprida), em Barra Mansa. A barreira é decorrente das chuvas que atingiram o município no início deste ano.

De acordo com o secretário da pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, o trabalho no local só poderia ser feito em período de estiagem.  “Este ano, nós já retiramos no trecho mais de 200 caminhões de terra e só havia restado essa enorme barreira no Morro do Sabão”, informou, destacando também que o serviço deve ser concluído em 15 dias.

Os motoristas devem redobrar a atenção ao passar pelo local, já que o tráfego está seguindo no sistema ‘pare e siga’, por conta da movimentação dos maquinários.

Irmão do prefeito Neto sofre AVC e segue internado

Marco Antônio Francisco, de 68 anos, mais conhecido como Marco Ovo, encontra-se hospitalizado no HSJB após sofrer um Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico. Ele é irmão do prefeito Neto e ocupa o cargo de presidente do Clube Comercial.

No domingo, dia 18, Marco Ovo sentiu-se mal durante a tarde nas instalações do clube e foi entusiasmado encaminhado para o HSJB. Ele passou por uma cirurgia para drenagem de um hematoma intracerebral e está atualmente internado em estado grave, porém estável, na unidade de terapia intensiva (CTI).

Cocaína é apreenida no Morro do Cruzeiro, em Pinheiral

#Polícia, #Tráficodedrogas, #Pinheiral
Foto: divulgação da PM

Dezoito pinos de cocaína foram apreendidos nesta segunda-feira, dia 19, no Morro do Cruzeiro, em Pinheiral.

A ocorrência aconteceu na Rua Nossa Senhora da Conceição, onde os policiais chegaram a um local e fizeram buscas e logo em seguida encontraram dez sacolés e oito pinos da droga.

O material foi encaminhado a 101ª DP.

Drogas são apreendidas no bairro Belmonte, Em Volta Redonda

#Polícia, #Traficodedrogas, #Belomonte, #VoltaRedonda
Foto:divulgação da PM
Cinquenta e cinco pedras de crack e oitenta e oito pinos de cocaína foram apreendidos durante ação da PM na tarde de deste domingo,dia 18, na Rua Bahia, no bairro Belmonte, em Volta Redonda.

Os agentes chegaram ao local através de denuncia onde firmava sobre ação de trafico de drogas.

O caso foi encaminhada a 93ª DP.

Dupla é detida e arma e munições são apreendidas no bairro Jardim Cidade do Aço, em Volta Redonda

#Polícia, #PorteIlegal, #Armadefogo, #JardimCidadedoAço, #VoltaRedonda
Foto: divulgação da PM
Dois suspetios de trafico de drogas foram detidos na noite deste domijngo,,dia 18, com um pistola, 11 munições e um coldre no bairro Jaridm Cidade do Aço, em Volta Redonda.

A PM informou que policiais foram acionados para comparecem ao Condomínio Girassol para averiguarem suspetioa de trafico de drogas, quando vários suspeiutos fugiram, sendo dois alcançados e detodos, com eles foram apreendido a arma e as munições.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Carro e moto batem de frente no bairro Siderópolis, em Volta Redonda

Mais um acidente foi registrado pelas maceras de segurança de monitoramento em Volta Redonda, na semana passada, por volta das 20h, entre as ruas 60 e 650A, no bairro Siderópolis, um carro e uma moto bateram de frente. O motociclista ficou levemente ferido.

#Trânsito, #acidente, #Carro, #Moto, #Siderópolis, #VoltaRedonda

Nas imagens é possível ver a moto fazendo a conversão sobre a faixa de mão contrária e atingido o carro em cheio de frente log em seguida.

Imagens: divulgação CIOSP

Ciclista fica ferido em acidente na BR-393, em Volta Redonda

#Trânsito, #Acidente, #Bicicleta, #Carro, #BR393, #VoltaRedonda
Foto: PRF
Um homem de 29 anos ficou ferido na noite deste domingo, dia 18, após se envolver num acidente na Rodovia Lúcio Meira, BR-393, em Barra do Piraí.

A vitima estava conduzindo uma bicicleta na batida com um carro, no km 281 da rodovia - altura de deposito de distribuição de bebidas.

A vitima foi socorrida e levada para o Hospital São João Batista, em Volta Redonda.

Trem descarrila em Barra Mansa

Uma composição ferroviária descarrilou no sábado (17) em Barra Mansa (RJ). O acidente aconteceu na altura do bairro Vista Alegre.

Segundo a VLI, empresa que administra a linha férrea, o descarrilamento não deixou feridos e não causou problemas no trânsito.

Ainda de acordo com a empresa, uma equipe especializada foi ao local para analisar e trabalhar para liberar a ferrovia.

#Trânsito, #Ferrovia, #Descarrilamento, #Trem, #BarraMansa

Em nota, a VLI lamentou o ocorrido e disse estar apurando as circunstâncias do acidente.

Carro capota após bater em outro em Volta Redonda

#Trânsito, #Acidente, #Batida, #VilaMury, #VoltaRedonda
Um carro capotou após bater contra um outro na começo da tarde deste domingo (18) no bairro Vila Mury, em Volta Redonda (RJ). O acidente aconteceu às 12h06.

O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida das Indústrias.

Após capotar, o carro preto ainda colidiu com o poste. Ninguém se feriu.

Segundo o Ciosp, um dos motoristas estava com a habilitação vencida, enquanto o outro não possuía o documento. Ambos foram notificados.

O carro capotado foi retirado do local com o apoio de um guincho. Já o outro foi entregue a um motorista habilitado.

Motos barulhentas são apreendidas em Volta Redonda

#Polícia, #Trânsito, #MotoBarulhenta, #VoltaRedonda
Policiais do programa “Segurança Presente” flagraram na manhã deste domingo (18), um jovem de 23 anos conduzindo uma motocicleta de forma irregular. Ele estava em uma Honda CG fan preta, com escapamento barulhento e a placa dobrada para cima.

Segundo os agentes, o condutor teria estacionado em frente a uma barraca na feira livre, na Vila Santa Cecília, e se encontrou com conhecidos dele quando começou a “cortar giro” - prática de acelerar a motocicleta com a embreagem engatada até cortar o giro do motor, ocasionando um barulho alto.

O jovem foi abordado e nada de ilícito foi encontrado com ele. Mas diante da situação da motocicleta, que também era guiada sem os espelhos retrovisores, ele foi autuado pela Guarda Municipal por trânsito em passeio, falta de equipamento obrigatório e por conduzir veículo com a placa sem legibilidade ou visibilidade.

A motocicleta foi recolhida e levada ao depósito público municipal.

domingo, 18 de junho de 2023

Carro é atingido por trem no início da manhã deste domingo em Barra Mansa

Um veículo Hyundai (preto) foi atingido por um trem na manhã deste domingo, na passagem de nível de acesso ao Parque da Cidade, no Centro de Barra Mansa.

 Uma composição da MRS Logística colheu o veículo que foi arrastado por vários metros. Parte do muro foi danificada e o veículo ficou avariado. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa ficou ferida. 

Foto: Luiz Antônio Cunha

Homem é encontrado morto em Quatis

O corpo de um homem, de 46 anos, foi encontrado no final da noite desta sexta-feira, dia 16, numa residência no bairro Mirandópolis, em Quatis, Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Quando a polícia chegou ao local encontrou a vitima com uma corda no pescoço já sem vida.

O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Porto Real, onde o perito foi acionado e a remoção mobilizada através do Corpo de Bombeiros.

O corpo foi removido ao IML de Volta Redonda, em Três Poços.

Polícia ambiental fiscaliza obra em Angra dos Reis

#MeioAmbiente, #Fiscalização, #Mambucaba, #AngradosReis
Uma construção passou por fiscalização nesta sexta-feira, dia 16, em Angra dos Reis. Policiais ambientais foram a Estrada Sertão de Mambucaba, no Parque Mambucaba, onde observaram a construção de dois pavimentos e o desmanche manual de rocha.

Segundo os agentes, a área com 300 metros quadrados faz parte da zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

O responsável pela obra, de acordo com os policiais, se apresentou e informou estar construindo uma casa para seu irmão, porém, não apresentou as licenças ambientais necessárias. 

Por suspeita de crime ambiental, o caso foi encaminhado à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Técnicos inspecionam caso de pó preto na CSN em Volta Redonda

Equipe técnica do governo municipal esteve no interior da usina e apontou falhas que podem ser corrigidas
#Meioambiente, #Fiscalização, #PóPreto, #CSN
Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vistoriou o interior da Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda, nessa quinta-feira, dia 15. A vistoria se concentrou nos setores produtivos da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), durou toda a manhã e atende pedido da população local. Como resultado da visita, a prefeitura fez uma cobrança formal à direção da CSN para que tome medidas práticas e imediatas para reduzir a poluição percebida pelos moradores da cidade. Além disso, o prefeito Antonio Francisco Neto pediu que a aplicação dos itens previstos no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado pela CSN em 2018 com a Justiça, seja antecipada. Neto disse ainda que as vistorias serão mais frequentes a partir de agora. 

“Por força deste TAC, sabemos que a CSN ainda tem até o fim de 2024 para tomar algumas ações. No entanto, sabemos que já estão sendo comprados R$ 240 milhões em equipamentos para modernizar e melhorar a produção, principalmente na questão ambiental. Seria bom para todos que esse processo já tivesse início o quanto antes. Até lá, vamos cobrar para que ao menos a manutenção seja intensificada”, disse Neto. 

A equipe da prefeitura que fez a vistoria na CSN contou com o secretário municipal de Meio Ambiente, Miguel Arcanjo, e com os subsecretários Anderson Silva de Azevedo e Giselly Miriam Gomes, além do secretário municipal de Comunicação, Rafael de Paiva. O grupo foi recepcionado pelo gerente de Meio Ambiente da empresa, Aldo José Alves de Santana, e passou por áreas como sinterização e aciaria. Segundo Miguel Arcanjo, a situação nos pátios internos da usina pode e precisa ser melhorada. 

“Novamente constatamos que há necessidade de se fazer uma manutenção melhor nestas áreas abertas, pois o acúmulo de particulados no chão e nas estruturas está muito alto. Quando venta ou temos uma situação climática adversa, como a chamada inversão térmica, a situação fica muito ruim”, disse Miguel Arcanjo. 

O secretário Miguel ressaltou que o controle da emissão de poluentes decorrentes da produção na CSN cabe a outros órgãos fiscalizadores, mas que, diante da situação atual, a prefeitura se viu obrigada a novamente encampar um diálogo com a direção da CSN. 

“A empresa já se comprometeu a tomar medidas urgentes. A pedido do prefeito, vamos também intensificar as vistorias na empresa, para que ao menos a manutenção tenha uma melhora. Sabendo, claro, que as soluções definitivas estão sendo encaminhadas a partir do TAC”, disse Miguel. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, o ponto positivo é que a CSN começou a intensificar a limpeza e umidificação dos pátios. Ele destacou ainda que a prefeitura também tem a confirmação de que os filtros da sinterização, que serão montados para reduzir o pó preto, estão em fase de construção.