Rádio Acesa FM VR: 2022-02-06

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Encontrada a balsa flutuante levada por cheia em rio na cidade de Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação
Foi encontrada na tarde deste sábado, dia 12, a balsa flutuante de captação de água da Estação de Tratamento da Vila Helena, no município de Barra do Piraí. A ação conjunta de agentes da Secretaria de Água e Esgoto, Guarda Municipal, Serviços Públicos e do Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar o equipamento que se desprendeu na quinta, 10, e foi levado pelas águas do rio Paraíba, e estava na altura de Barão de Vassouras e Juparanã.

A captação de água estava interrompida desde o incidente. Servidores da Água e Esgoto iniciaram a busca pelo equipamento na manhã de sexta, 11. Devido à forte correnteza, a força tarefa precisou ser interrompida, uma vez que, a ação era comprometedora para a segurança dos bombeiros.

A nova ação teve início na manhã deste sábado. De acordo com o secretário de Água e Esgoto, Wanderson Barbosa, a Prefeitura de Barra do Piraí não ficou inerte enquanto procurava pela balsa. Uma nova está sendo feita para ser colocada no local da a antiga.

"A balsa antiga, resgatada na tarde deste sábado será recolocada no local para recomeçar o abastecimento. Depois, quando a nova estiver pronta, faremos uma parada programada para substituir, e que fique menos tempo parada. Com o retorno, na parte da manha deste domingo, 13, a parte baixa do bairro já começa a receber água. A parte alta deve ser abastecida em até 72 horas", explica o secretário.

Casal é flagrado com tabletes de drogas na Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Policiais militares alertaram policiais federais sobre um Honda Fit que trafegava pela rodovia Presidente Dutra com a suspeita de estar transportando drogas. 

O veiculo foi identificado e abordado na altura do município de Resende, por volta dás 14h, ele foi levado até ao km 287 - altura do distrito de Floriano, em Barra Mansa por motivos de segurança, segundo informaram os agentes da PRF.

Ainda de acordo com as informações, durante a abordagem, o casal que estava no veículo se apresentou nervoso, e durante as buscas foram encontrados num fundo falso, na caixa de som do veículo, três tabletes de drogas (um tablete de crack e Três tabletes de pasta base), totalizando 4 kg de drogas.

O homem de 40 anos e a mulher de 26 foram presos em flagrantes e, encaminhados junto o material apreendido até a 90ª DP de Barra Mansa, onde ele (condutor) informou que pegou a droga na Avenida Brasil no Rio de Janeiro e a entregaria a uma pessoa que ele faria contato quando chegasse a Resende. Ainda disse que receberia 2 mil reais pelo transporte e entrega.

Motociclista morre na BR-393, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um homem de 58 anos morreu na madrugada deste sábado (12) num acidente envolvendo a moto em que conduzia na Rodovia Lúcio Meira (BR-393), em Volta Redonda. O caso aconteceu no km 281, altura do bairro São Luiz.

De acordo com populares, um caminhão passou pelo local e provou o acidente fatal e depois seguiu viagem.

A PRF informou que a pista foi liberada por volta dás 8h, após o término da perícia técnica. O corpo removido para o IML de Três Poços. Ocorrência foi registrada na 93ª DP de Volta Redonda.

Até esta publicação a policia não tinha localizado o veículo envolvido.

Atualização

Foi identificado como Geraldo José de Castro, de 58 anos, a vitima fatal de acidente moto.

Jovem morre em confronto com a P2 no bairro Coqueiros

Um rapaz de 18 anos morreu após ser baleado durante confronto com o serviço reservado da PM (P2) no bairro Coqueiros, em Volta Redonda. A ação aconteceu na noite desta sexta-feira (11) na Alameda 4.

Ao chegarem no bairro, os policiais relataram que foram recebidos a tiros e revidaram, Breno da Silva Matos Costa foi socorrido ao hospital São João Batista, mas chegou morto.

Uma pistola foi apreendida na ação. A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP para registro.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Mapa de Risco da Covid-19: estado do Rio de Janeiro retorna para a bandeira amarela com risco baixo de transmissão

Das nove regiões de saúde do estado, quatro estão em baixo risco e quatro com risco moderado
 
WWW.RADIOACESAFM.BLOGSPOT.COM.BR
A 68ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (11.02) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o estado do Rio de Janeiro voltou para a bandeira amarela, de baixo risco para Covid-19. A análise faz a comparação da quinta semana epidemiológica (SE) deste ano, a SE 05 (30 de janeiro a 05 de fevereiro), com a terceira, a SE 03 (16 a 22 de janeiro). O mapa desta semana apresenta uma melhora nas regiões Metropolitana I, que saiu da bandeira laranja (risco moderado) para bandeira amarela (baixo risco) e Serrana, que estava em bandeira vermelha (risco alto) e agora aparece em bandeira laranja (risco moderado).

As regiões Metropolitana II, Baixada Litorânea e Baía da Ilha Grande permaneceram com bandeira amarela (risco baixo). As regiões Médio Paraíba, Centro Sul e Norte continuam em bandeira laranja (risco moderado). Apenas a região Noroeste se mantém em bandeira vermelha (risco alto).

No período analisado, as internações tiveram uma redução de 71,34%, saindo de 1.267, na SE 03, para 363, na SE 05. Já os óbitos caíram 30,21%, saindo de 321, na SE 03, para 224, na SE 05. Os indicadores apontaram que, no período de 1º a 8 de fevereiro, a taxa de positividade para SARS-CoV-2 em testes RT-PCR realizados em unidades de saúde de todo o estado foi de 50%. Nesta quinta-feira (11.02), a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 estava em 55% para UTI e 41% para enfermaria.

– Esta edição do mapa de risco consolida ainda mais a queda dos indicadores da Covid-19, mostrando que a Ômicron já atingiu o pico e agora está em queda sustentável na maior parte das regiões do estado. Nas regiões Norte e Noroeste, ainda estamos com o alerta ligado e, para isso, abrimos dois centros de testagem, um na UPA Campos e outro no Centro Poliesportivo de Itaperuna – ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

Centros de testagem - A taxa de positividade para os testes de Covid-19 realizados nos centros de testagem abertos pelo Governo do Estado teve uma redução de 66%. O levantamento da Secretaria de Estado de Saúde comparou a semana epidemiológica 02 (09 a 15 de janeiro), quando foram realizados 15.746 testes e a taxa de positividade estava em 35,79%, e a semana epidemiológica 05 (30 de janeiro a 05 de fevereiro), quando foram realizados 3.151 testes e a taxa de positividade foi de 12,1%.

Com a baixa procura pelos testes e a queda na positividade, foram desativados o polo do IASERJ, Célio de Barros e os que funcionavam ao lado das UPAs Tijuca e Campo Grande II. O megacentro do Maracanã funcionou até esta sexta-feira (11.01). Já os centros instalados ao lado das UPAs Bangu, Marechal Hermes e Jacarepaguá serão desativados no dia 15 de fevereiro, assim como os que funcionam no PAM Coelho Neto e no PAM Cavalcante. Os polos da UPA Colubandê e do Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz funcionarão até o dia 28 de fevereiro. Os centros de testagem abertos ao lado da UPA Campos, em Campos dos Goytacazes, e no Centro Poliesportivo de Itaperuna seguem em funcionamento.

Toffoli suspende decisão que condena jornalista a indenizar Luciano Hung

O jornalista Luis Nassif obteve a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), a não pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais ao empresário Luciano Hang, em decorrência de matéria jornalística publicada em 2018. A liminar foi deferida na Reclamação (RCL) 50905.

No processo, que correu no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o empresário questionava a matéria “O que está por trás do terrorismo eleitoral do dono da Havan”. No texto, entre outros fatos, o jornalista escreveu sobre um vídeo, publicado nas redes sociais de Hang, em que o empresário supostamente coage funcionários a votar no então candidato à presidência da República Jair Bolsonaro.

O juízo de primeira instância julgou improcedente a ação indenizatória. O tribunal estadual, contudo, deu provimento à apelação de Hang e acolheu a tese de que a matéria havia ultrapassado os limites da liberdade de expressão e imprensa, ferindo a honra do empresário.

Ao analisar o caso, o ministro observou que, tanto no vídeo divulgado por Hang quanto na matéria produzida por Nassif, tem-se a manifestação de pensamento crítico à atuação de figuras públicas. "A democracia somente se firma e progride em um ambiente em que diferentes convicções e visões de mundo possam ser expostas, defendidas e confrontadas umas com as outras, em um debate rico, plural e resolutivo", destacou.

Fatos verdadeiros

Quanto aos fatos narrados no texto jornalístico, Toffoli verificou que o jornalista citou, por exemplo, a existência de denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), em 2004, contra Hang, por crimes contra o sistema financeiro nacional e a ordem tributária, mas também deixou claro que a acusação fora rejeitada pelo Poder Judiciário em 2008, fornecendo link de acesso a mais informações. Também foi lembrada a condenação do empresário ao pagamento de multa de 2 mil reais por propaganda eleitoral irregular.

Nesse contexto, o relator destacou precedente recente (RE 1010606) em que a Corte, ao analisar o direito ao esquecimento na esfera cível, concluiu que o ordenamento jurídico brasileiro não garante o direito de as pessoas não serem confrontadas com informações do passado. Assim, eventuais notícias permanecem passíveis de circulação se os dados nelas contidos tiverem sido, a seu tempo, licitamente obtidos e tratados.

Toffoli lembrou, ainda, que, no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 130, embora o STF tenha assentado a prevalência dos direitos que dão conteúdo à liberdade de imprensa (livre manifestação do pensamento, liberdade da expressão artística e direito à informação), considerou resguardados os direitos à intimidade, à vida privada, à imagem e à honra, em razão da subsistência da possibilidade de controle posterior, pelo Poder Judiciário, do conteúdo expressado, quando demandado por aquele que se sentir ofendido.

Mas, com relação ao contexto específico de figuras públicas, citou precedente (RCL 15243) que destaca que a crítica direcionada a elas nos meios de comunicação social e nas redes digitais, “por mais dura e veemente que possa ser”, não sofre as limitações externas que ordinariamente resultam dos direitos de personalidade.

Policia ambiental constata irregularidades em cachoeira na Ilha Grande, em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação
Uma denuncia levou a policial ambiental a identificar construções irregulares em trilhas da Ilha Grande, em Angra dos Reis. Policiais militares da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental estiveram nesta quinta-feira (10) na Praia da Cachoeira, onde constataram o início de uma construção cuja fundação já estava pronta.

Em contato com funcionários de uma propriedade, os agentes relataram que foram informados que o dono já havia iniciado a construção de um muro nos limites do terreno, mas eles não saberiam informar se haviam licenças necessárias, já que não eram os responsáveis pela obra.

Ainda durante as diligências, os militares da UPAm Juatinga fizeram contato telefônico com o dono do local e ele teria repassado aos agentes que para a construção do muro não seria preciso licenciamento ambiental, já que há uma Lei Municipal que o exime de tal obrigação, porém, de acordo com os policiais, essa citada lei se trata com plano diretor da cidade de Angra dos Reis e que tal legislação diz respeito as questões referentes ao ordenamento público municipal e não tem interferência sob as questões ambientais.

O homem foi informado que o local se trata de Área de Proteção Permanente, sendo necessário Licenciamento Ambiental para a intervenção. Diante dos fatos, os agentes procederam à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Pouco menos de 120 minutos, Barra Mansa tem duas execuções em distintos bairros

As execuções aconteceram em São Judas Tadeu e no Boa Sorte, em curto espaço de tempo

Dois homicídios, em menos de duas horas, foram registrados em Barra Mansa no fim da tarde desta sexta-feira, dia 11. De acordo comas primeiras informações, as vitimas eram amigas e foram identificadas apenas como Maycon e Cleyton.
 
Um foi assassinado no bairro São Judas Tadeu. O crime foi na rua Rômulo Carlos Tomaz. Policiais militares estão no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para tentar resgatar a vítima, mas já estava sem vida.

O outro caso foi na Rua Lúcia Rodrigues de Oliveira, no bairro Boa Sorte, onde outro homem foi morto a tiros. O crime ocorreu por volta de 18 horas, segundo informações da PM.
 
Os casos serão encaminhados a 90ª DP para registro e investigação.

Morre 'vó Geni', aos 90 anos, moradora do Açude

Foto: arquivo pessoal

Morreu no final da manhã desta sexta-feira (11), Dejanira de Andrade dos Santos, aos 90 anos, conhecida como vó Geni, moradora no bairro Açude por mais de 40 anos.

'Vó Geni' veio de Minas Gerais, da cidade de Lavras, morar na cidade do aço ainda jovem, após perder os pais na infância e precisou trabalhar para se sustentar.

Evangélica da igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira, desde os 19 anos, dona Dejanira se casou com Nivaldo José dos Santos (in memoriam), que veio a ser presbítero no templo em que frequentava na antiga Avenida Barra Mansa, hoje Avenida Doutor Nelson dos Santos Gonçalves, no bairro Laranjal.

O casal teve 13 filhos (nove estão vivos). Morou em diversos bairros da cidade, mas foi no Açude em que teve uma ligação forte, pois ali mora e moraram filhos, netos, bisnetos e tataranetos, chegando a casa dos 90 integrantes à família. — 33 netos, 48 bisnetos e 05 tataranetos.

Dona Dejanira estava internada no Hospital Santa Cecília e veio a falecer por volta dás 11:15h.

O velório e sepultamento estão previstos para acontecer neste sábado, dia 12, na capela e cemitério Portal da Saudade.

Ponte Ruth Coutinho terá tráfego restrito a partir de quinta-feira

Apenas pedestres poderão transitar pelo local devido às obras de reconstrução da estrutura. Acesso de veículos ao Fórum e à Escola Sesi será feito pela passagem de nível em frente à Saint-Gobain

www.radioacesafm.blogspot.com.br
As obras de reconstrução da Ponte Vereadora Ruth Coutinho avançam e, por conta disso, apenas pedestres poderão passar pela estrutura a partir da próxima quinta-feira, dia 17. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública de Barra Mansa, o acesso ao Fórum e à Escola Sesi, localizados no Centro, deverá ser feito pela passagem de nível em frente à empresa Saint-Gobain. O trânsito em frente aos locais também será alterado. A Guarda Municipal atuará no entorno para ordenar o trânsito, principalmente nos horários de maior movimentação. As alterações devem durar cerca de seis meses.

A Secretaria de Planejamento Urbano já comunicou os responsáveis pelo Fórum sobre as mudanças. Na manhã desta sexta-feira, 11, o secretário Eros dos Santos recebeu representantes da escola Sesi para falar sobre o andamento das obras.

“A fim de garantir o fluxo de veículos, os motoristas não poderão estacionar em frente às unidades. Apenas paradas rápidas serão permitidas em frente ao Sesi no horário de entrada dos alunos. O acesso ao colégio será feito apenas pela entrada principal. Já a saída, também acontecerá pela Fazenda da Posse. As turmas serão divididas pela direção da escola, que comunicará os pais ou responsáveis”, explicou Abreu.

O secretário destacou ainda, que os motoristas farão o contorno dos veículos em frente ao Sesi ou na rotatória da Fazenda da Posse e retornarão à passagem de nível da linha férrea para deixarem o local. “Lembrando que não será permitida a manobra de automóveis em frente ao Fórum e que a Guarda Municipal atuará no local, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos”, ressaltou Capitão Abreu.

A Secretaria de Ordem Pública também irá melhorar a sinalização no local para facilitar os motoristas. “Pedimos que a população dê preferência para que o trânsito na passagem de nível seja feito apenas pelos responsáveis que precisam deixar as crianças na escola. Demais moradores, que precisarem acessar o Fórum, por exemplo, podem parar na Avenida Argemiro de Paula Coutinho, na Beira Rio, passar sobre a ponte e ir até lá”, solicitou Abreu.

O estacionamento de automóveis estará disponível na lateral da unidade de ensino, próximo à entrada da Fazenda da Posse.

As empresas que possuem a concessão ferroviária na cidade serão comunicadas pela Secretaria de Planejamento Urbano sobre o aumento do fluxo na passagem de nível.
“Vamos solicitar que a VLI e MRS evitem estacionar vagões dentro dos horários de maior movimento, a fim de não comprometer o fluxo de veículos”, acrescentou o secretário Eros dos Santos.

Investimento de R$ 4,8 milhões

A Ordem de Serviço para a reconstrução aconteceu na Fazenda da Posse, há dois meses. O prefeito Rodrigo Drable e a vice-prefeita Fátima Lima receberam na os secretários estaduais Max Lemos (Infraestrutura e Obras) e Rodrigo Bacellar (Governo) para assinarem o documento. Os investimentos somam cerca de R$4,8 milhões, custeados pela gestão estadual. Todos os trabalhos devem ser concluídos dentro de 18 meses.

A estrutura está parcialmente interditada para o tráfego de veículos desde 2016, em função de danos estruturais sofridos por conta das cheias do Rio Barra Mansa.

Volta Redonda terá plantão de vacinação contra Covid-19 para crianças e adultos

Neste fim de semana, dias 12 e 13, doses serão aplicadas novamente no Zoológico Municipal e nos shoppings Sider e Park Sul

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A vacinação contra a Covid-19 em Volta Redonda, que já vinha ocorrendo também aos fins de semana, será novamente ampliada para adultos. No último plantão, a imunização foi direcionada apenas para aplicação de doses pediátricas. Neste fim de semana, dias 12 e 13 de fevereiro, pessoas a partir de 12 anos e crianças de 5 a 11 anos poderão fazer a vacinação. Novamente as doses serão aplicadas no Zoológico Municipal (Zoo-VR) e nos shoppings Sider e Park Sul. No zoológico, a vacinação será iniciada às 9h, com encerramento às 16h, tanto no sábado quanto no domingo.

No Sider Shopping, na Vila Santa Cecília, o horário de atendimento no sábado será das 9h às 20h, e no domingo, das 14h às 20h. No shopping Park Sul, sábado e domingo, as doses serão aplicadas das 10h às 20h.

O coordenador de Vigilância em Saúde de Volta Redonda, o médico sanitarista Carlos Vasconcellos, destacou que a nova estratégia do plantão de vacinação é dar oportunidade para que crianças e pais façam a imunização juntos.

“Com esta ampliação, queremos reforçar a conscientização da vacina para que os pais, principalmente os que estiverem com alguma dose em atraso, façam a vacinação nestes dias. Além disso, muitos pais que trabalham durante a semana poderão levar as crianças nestes locais para aplicação da dose com o horário mais flexível”, disse.

Vacinação de adultos - reforço
Vasconcellos citou novamente a importância dos adultos acima de 18 anos fazerem o reforço. Todos vacinados até 21/11/2022 já podem receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Vale ressaltar que os idosos de 70 anos ou mais e imunossuprimidos (acima de 18 anos) estão recebendo a 4ª dose. A dose adicional está sendo aplicada com intervalo de até quatro meses após a 3ª dose.

Confira abaixo o cronograma de vacinação deste fim de semana:

Infantil: Crianças de 5 a 11 anos estão recebendo a 1ª dose da vacina pediátrica contra a Covid-19.

Adulto:
1ª DOSE
Para quem não se vacinou, acima de 12 anos;

2ª DOSE
Para quem tomou a 1ª dose com mais de 21 dias, acima de 12 anos;
Segunda dose da Janssen após 2 meses da dose única;

3ª DOSE
Para pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose até 21/11/2021;

4ª DOSE
Idosos de 70 anos ou mais e imunossuprimidos, a partir de 18 anos, que tenham recebido a 3ª dose há pelo menos quatro meses.

Dupla é flagrada com pistolas e drogas em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto:37º BPM - Resende
Dois homens foram presos em flagrantes na noite desta quinta-feira (10) em Resende. Eles foram abordados na Rua Clodomiro, no bairro Morro do Batista.

PMs disseram que durante patrulhamento teve a atenção voltada para um Corolla prata, onde estava a dupla, ao ser abordada, houve tentativa fuga, mas foi detida e revistada. 

Ainda de acordo com as informações, na cintura dos suspeitos estavam duas pistolas calibre 9 milímetros com dois carregadores e 20 cartuchos de calibre 9 milímetros. As armas estavam com a numeração raspada.

No chão, do lado do carona, foi visto uma bolsa plástica com 37 tabletes de maconha (60 gramas), 85 pedras de crack, quatro pinos de cocaína (2,8 gramas) e uma touca ninja.

O caso foi encaminhado a 89ª DP.

Na delegacia foi constatado que contra um dos presos havia um mandado de prisão por homicídios.

Covid-19: Barra Mansa dá sequência à imunização nesta sexta-feira

População deve procurar os postos de saúde da cidade para receber a vacina

www.radioacesafm.blogspot.com
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa segue com a vacinação contra Covid-19 nesta sexta-feira, 11. As crianças com cinco anos de idade ou as que possuem imunossupressão, dentro da faixa etária de 5 a 11 anos, devem procurar as seguintes unidades de saúde: Clínica da Família na Vista Alegre, Coringa 1, São Francisco, UBS Colônia, UBS Centro ou Paraíso de Cima. O Pró Saúde também disponibiliza o imunizante as segundas, quartas e quintas-feiras.

Já as crianças a partir de seis anos podem receber a primeira dose nas seguintes unidades, hoje: Coringa I, Floriano, Rialto, São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia, Vila Maria, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia, Vila Independência, Clínica da Família na Vista Alegre, UBS Centro, São Francisco, UBS Colônia ou Paraíso de Cima.

Para serem imunizadas as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável e apresentar o cartão de vacina infantil de rotina, documento pessoal e comprovante de residência.

Jovens e adultos

A Secretaria de Saúde também segue com a aplicação de D1, D2, D3 e D4 em jovens e adultos. O esquema desta sexta-feira, 11, é o seguinte:
- D1 em pessoas a partir de 12 anos;
- D2 agendadas (CoronaVac e Janssen centralizadas no PSF do Ano Bom); AstraZeneca e Pfizer em todos os postos.
- D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 11/10;
- D4 apenas em imunossuprimidos maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 11/10.

Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do laudo médico e o comprovante das outras doses.
As ações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.

Drogaria é arrombada em Barra Mansa

Uma drogaria amanheceu arrombada nesta quinta-feira (10) em Barra Mansa. O caso aconteceu na Rua Avenida Joaquim Leite, no Centro da cidade.

Policiais militares foram acionados para verificar arrombamento da Drogaria Povão. Foi feito contato com o gerente que relatou os fatos e mostrou imagens da câmera.

O caso foi encaminhado a 90ª DP para o registro da ocorrência.

Até esta publicação não havia informação do que foi levado e se o invasor (s) teria sido identificado e preso.

Casal é preso por tráfico de drogas no bairro Getúlio Vargas

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Um casal  foi preso por trafico de drogas nesta quinta-feira (10) no bairro Getúlio Vargas, em Barra Mansa. Os dois foram localizados numa residência na Rua Recife após denuncia anônima.

Policiais informaram que foram ao local sabendo que o homem teria em sua posse um material entorpecente.

Chegando até uma residência, os agentes foram recebidos pela mulher, que negou as informações, porém, durante as buscas os policiais encontraram 226 pinos de cocaína.

O caso foi encaminhado a 90ª DP de Barra Mansa.


Covid-19: Barra Mansa imuniza crianças, jovens e adultos nesta quinta-feira

Secretaria de Saúde recebeu 6.420 doses de vacinas para dar seguimento à ação

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Barra Mansa segue com a vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira, 10. As crianças com cinco anos de idade ou as que possuem imunossupressão, dentro da faixa etária de 5 a 11 anos, devem procurar as seguintes unidades de saúde: Clínica da Família na Vista Alegre, Coringa 1, São Francisco, UBS Colônia, UBS Centro ou Paraíso de Cima. O Pró Saúde também disponibiliza o imunizante as segundas, quartas e quintas-feiras.

Já as crianças a partir de seis anos podem receber a primeira dose nas seguintes unidades, hoje: Coringa I, Floriano, Rialto, São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia, Vila Maria, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia, Vila Independência, Clínica da Família na Vista Alegre, UBS Centro, São Francisco, UBS Colônia ou Paraíso de Cima.

Para serem imunizadas as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável e apresentar o cartão de vacina infantil de rotina, documento pessoal e comprovante de residência.

Jovens e adultos
A Secretaria de Saúde também segue com a aplicação de D1, D2, D3 e D4 em jovens e adultos. O esquema desta quinta-feira, 10, é o seguinte:

- D1 em pessoas a partir de 12 anos;

- D2 agendadas (CoronaVac e Janssen centralizadas no PSF do Ano Bom); AstraZeneca e Pfizer em todos os postos, para quem recebeu a primeira dose até 10/10;

- D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 10/10;

- D4 apenas em imunossuprimidos maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 10/10.

Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do laudo médico e o comprovante das outras doses.
As ações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.

Secretaria de Saúde recebe carregamento de vacina

Na manhã desta quarta-feira, 09, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, recebeu, via terrestre, 6.420 doses de vacinas contra Covid-19, sendo 1.410 da Pfizer pediátrica, 3.330 da Janssen e 1.680 da Pfizer adulto. Os imunizantes serão utilizados para dar sequência à imunização no município.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Investimento com geração de 1,2 mil empregos é comemorado em Barra Mansa

Barra Mansa está entrando no maior ciclo virtuoso da sua história”, destaca Rodrigo Drable

 A A empresa ArcelorMittal anunciou nesta quinta-feira, dia 10, investimento de cerca de R$1,3 bilhão na usina instalada na cidade. Os recursos serão utilizados na construção de uma unidade de laminação de aços longos, com capacidade de produção anual de 400 mil toneladas, visando o crescimento da demanda de produtos siderúrgicos no país nos próximos anos. No auge da obra, 1,2 mil trabalhadores serão contratados. Para esta nova fase de investimentos, a expectativa é que sejam gerados cerca de 200 novos empregos diretos e 150 indiretos. A previsão é que o projeto seja concluído no primeiro trimestre de 2024.

“Barra Mansa está entrando no maior ciclo virtuoso da sua história. Nos próximos dias anunciaremos a criação do condomínio industrial, com a instalação de novas empresas, além de mais de R$250 milhões que o governador Cláudio Castro fará na infraestrutura da cidade. Primeiro eu prometi reconstruir, e fizemos. No segundo mandato eu me comprometi com o avanço. Agora, anota aí: vamos entregar uma nova cidade, como um futuro totalmente diferente. Meu muito obrigado à ArcelorMittal, em especial a Tatiana Nolasco, que é a diretora da empresa, fez sua história lá dentro, desde estagiária, e investe de verdade em Barra Mansa”, destacou Rodrigo Drable.

Os investimentos de R$1,3 bilhão da empresa, concentrados nos próximos três anos, serão direcionados para expansão na produção da aciaria e laminação. O aporte permitirá a modernização da planta industrial e a ampliação do portfólio de produtos e soluções voltados aos mercados da indústria (setor automotivo e energia) e construção civil. A produção será voltada prioritariamente para o mercado interno. Desta forma, com a nova linha, a capacidade de laminação irá crescer aproximadamente 500 mil toneladas/ano. Já a aciaria terá a capacidade dobrada.

“Este é um termômetro importante para classificar Barra Mansa como um bom ambiente de negócios. Também é um combustível a mais para todo o trabalho feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Estou muito feliz com essa notícia maravilhosa”, destacou o secretário da Pasta, Bruno Paciello.

Homem é flagrado saindo de mercado com picanha sem pagar em Resende

Um homem de 35 anos foi preso na tarde desta quinta-feira (10) após ser flagrado saindo de mercado com cinco peças de picanha em Resende.

Ele foi detido por um funcionário do Mercado Royale na Rua Fluminense, no bairro Vila Julieta, após perceber que o homem tinha escondido as peças e saiu sem pagar.

A PM foi chamada e o caso encaminhado a 89ª DP, onde ficou preso.

Estreia em Volta Redonda a exposição Pandemias e Epidemias

Biblioteca Municipal Raul de Leone
Após uma temporada de sucesso no Museu da Justiça do Rio, a exposição “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro” fará sua estreia na Biblioteca Municipal Raul de Leone, em Volta Redonda. Em parceria firmada com a Secretaria de Cultura de Volta Redonda, a exposição será inaugurada na próxima quinta-feira (17/2), e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A abertura será às 14h e contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira; do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto; do secretário de cultura, Anderson José de Faria Souza, entre outras autoridades.

“A pandemia ainda não acabou, por isso é muito importante que a exposição seja levada para outros municípios, como forma de conscientização e transmissão de informações corretas, nesses tempos em que precisamos conviver com as fake news. O Tribunal de Justiça, assim como a Secretaria de Cultura de Volta Redonda, está fazendo seu papel social de informar para que não repitamos erros do passado”, afirmou o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Figueira.

A exposição rememora as principais epidemias que atingiram a cidade do Rio de Janeiro ao longo de sua história até os dias atuais e propõe uma reflexão sobre o papel dos agentes públicos, da sociedade e do Poder Judiciário no enfrentamento destes males.

Imagens, notícias, canções e processos judiciais conduzem o visitante a épocas passadas e ajudam a compreender o atual momento em que a humanidade luta contra a pandemia da Covid-19 em uma narrativa elaborada a partir das pesquisas realizadas pela equipe do Museu da Justiça do Rio de Janeiro.

Jovem é atropelado no bairro Retiro

Um atropelamento na tarde desta quinta-feira (10) deixou um jovem de 24 anos ferido na Avenida Sávio Gama, no bairro Retiro, em Volta Redonda. O acidente ocorreu em frente a uma agropecuária.

Uma equipe do Samu socorreu a vitima e a levou para o Hospital São João Batista, onde foi constatado um corte no tornozelo. O paciente reclama de dores nas pernas.

A unidade médica não havia informado o estado de saúde do paciente até a publicação desta reportagem. O trânsito no local chegou a ficar lento para o atendimento da vítima, mas a situação foi resolvida em pouco tempo.

Pedido de vista interrompe julgamento sobre paródia de música em propaganda eleitoral

Um pedido de vista do ministro Raul Araújo interrompeu, nesta quarta-feira (9), o julgamento de embargos de divergência no qual a Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisa se a alteração de trecho de música, para utilização em propaganda político-eleitoral, caracteriza ou não paródia – para a qual é desnecessária a autorização do autor da obra original (artigo 47 da Lei 9.610/1998).

Os embargos foram opostos pela gravadora detentora dos direitos autorais da música "O Portão", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, na tentativa de reformar acórdão da Terceira Turma do STJ que negou o seu pedido de indenização contra o deputado federal Tiririca, pelo uso não autorizado da canção na campanha eleitoral de 2014.

A gravadora ajuizou ação reparatória de danos materiais alegando que o deputado alterou a letra original da música para criar o refrão "eu votei, de novo vou votar / Tiririca, Brasília é seu lugar", e cantá-la com trajes que imitavam a aparência de Roberto Carlos.

A detentora dos direitos autorais apontou como paradigma o REsp 1.131.498, no qual a Quarta Turma condenou um supermercado pelo uso não autorizado e com alterações da música "Roda, Roda, Roda", em propaganda de televisão. Nesse julgamento, os ministros entenderam que o uso da canção serviu para atender aos interesses comerciais da empresa e afastaram a configuração de paródia.

Lei enumera limitações ao direito patrimonial do autor

Segundo o relator dos embargos, ministro Luis Felipe Salomão, a Lei 9.610/1998 estabelece que os direitos morais do autor incluem o de modificar a obra literária, artística ou científica, assim como o de assegurar a sua integridade, "opondo-se a quaisquer modificações ou à prática de atos que, de qualquer forma, possam prejudicá-la ou atingi-lo, como autor, em sua reputação ou honra" (artigo 24, incisos IV e V).

No entanto, o magistrado lembrou que a Lei 9.610/1998 enumerou várias limitações ao direito patrimonial do autor, afastando a exigência da autorização prévia para a utilização da criação intelectual em casos específicos, como as paráfrases e paródias, que não sejam verdadeiras reproduções da obra originária e que não impliquem o seu descrédito.
Conotação comercial não impede configuração da paródia

Mencionando doutrina sobre o assunto, o ministro afirmou que "a paródia é imitação cômica de uma composição literária, filme, música, uma obra qualquer conhecida do público. Quase sempre dotada de comicidade, a paródia utiliza-se do deboche e/ou da ironia para entreter ou para promover a crítica ou a reflexão sobre a obra original (paródia-alvo) ou qualquer outro tema (paródia-arma)".

Na sua avaliação, a proteção legal desse tipo de criação intelectual tem por escopo resguardar a liberdade de expressão, "condição essencial ao pluralismo de ideias, que, por sua vez, constitui um valor estruturante do regime democrático". O relator ponderou, no entanto, que a liberdade para a criação de paródia não pode servir de pretexto para a apropriação indevida de obras alheias.

Salomão verificou que, após o julgamento do acórdão paradigma pela Quarta Turma, no qual o supermercado foi condenado, houve dois outros julgados das turmas de direito privado do STJ em que se concluiu que a falta de conotação comercial não é condição obrigatória para o reconhecimento da licitude da manifestação do pensamento pela paródia, nos termos do artigo 47 da Lei 9.610/1998.
Requisitos para caracterizar a paródia em propaganda eleitoral

Para o ministro, é possível que um jingle político caracterize uma paródia de livre elaboração e exploração pelo titular do direito autoral da obra derivada, nos termos do artigo 47 da lei, mas devem ser observados alguns requisitos objetivos.

Ainda que o propósito eleitoral, comercial ou publicitário não impeça a configuração da paródia, o relator concluiu que a licitude de sua elaboração e utilização dependerá do preenchimento de alguns requisitos: (1) existência de certo grau de criatividade (ou seja, a obra derivada não poderá ser verdadeira reprodução da obra parodiada); (2) ausência de efeito desabonador da obra originária; (3) respeito à honra, à intimidade, à imagem e à privacidade de terceiros; (4) observância do direito moral de ineditismo do autor da criação original.

Além disso, Salomão afirmou que, à luz das normas internacionais, como a Convenção de Berna, a reprodução não autorizada de obras de terceiros deve respeitar a "regra do teste dos três passos" (three-step-test), ou seja, ela é possível em casos excepcionais, que não conflitem com a exploração normal da obra nem prejudiquem, injustificadamente, os interesses legítimos do titular do direito autoral.

Na hipótese dos autos, o magistrado observou que a utilização de trecho da música (com a letra alterada) na propaganda eleitoral do então candidato a deputado satisfez todos esses requisitos, não tendo sido apontado nenhum constrangimento – de índole moral, psicológica, política, cultural ou social.

"Percebe-se nitidamente que houve criatividade e ineditismo do autor da paródia, sem efeito desabonador, observada a regra dos três passos, de modo que a demanda indenizatória não procede", declarou.

Por enquanto, apenas o relator votou. Não há data prevista para a continuação do julgamento.

Auditoria do TCE-RJ aponta irregularidades no transporte público de Paraty

Empresa de ônibus opera no município sem contrato com a prefeitura desde 2014

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) decidiu emitir notificação a um ex-prefeito de Paraty, após ter identificado irregularidades na prestação do serviço de transporte público do município, durante o mandato do gestor. Auditoria Governamental apontou que os ônibus estão operando no município sem a devida cobertura contratual desde 2014, quando expirou o primeiro aditivo do contrato com a empresa prestadora do serviço e não houve prorrogação por parte da administração pública.

A auditoria também apurou que os veículos em operação têm idade superior a 10 anos, o que não seria permitido, de acordo com o edital de licitação. Segundo a apuração da equipe de auditoria, os coletivos se encontram em estado de precariedade, o que teria culminado em um grave acidente com vítimas fatais em 2015.

O acórdão, emitido com base no voto do relator, conselheiro-presidente Rodrigo Melo do Nascimento, determina que o atual prefeito de Paraty seja comunicado da decisão do Tribunal e do resultado da auditoria, bem como elabore um relatório sobre o não cumprimento das obrigações da empresa prestadora de serviço, abordando, entre outras informações pertinentes, os fatos que evidenciaram o descumprimento do objeto pactuado e as penalidades porventura aplicadas.

O Tribunal também emitiu recomendação para que a Prefeitura de Paraty elabore um Plano de Mobilidade Urbana (PMU), conforme previsto na Lei Federal nº 12.587/12.

Guarda Municipal de Volta Redonda completa 67 anos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) completou nesta quarta-feira, dia 9, 67 anos de criação. Atualmente, a corporação passa por mudanças em sua estrutura, fazendo parte agora da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) – criada em outubro de 2021 para impulsionar a área da segurança pública. A Semop conta com investimentos em gestão e em profissionais especializados para atender à população de forma mais eficaz, através das ações integradas entre os órgãos ligados à segurança existentes no município.

Para o comandante da GMVR, o inspetor João Batista dos Reis, “a instituição, desde a fundação, tem sido referência no desenvolvimento e ampliação dos serviços, assumindo com relevância o papel como força de segurança de Volta Redonda. Quero parabenizar todos que estão e que passaram pela corporação e vamos fortalecer sempre a nossa missão: amiga, protetora e aliada”, enalteceu.

A Semop vem realizando estudos para a aquisição de novos uniformes da GMVR, cujas especificidades ajudem na fácil identificação, bem como na saúde do guarda municipal, que fica muito exposto ao tempo.

Estrutura
A Guarda Municipal de Volta Redonda foi criada em 9 de fevereiro de 1955 e reconhecida pela lei nº 3.622 de 08 de dezembro de 2000. Tem como missão: a proteção dos bens, serviços e instalações do município e dos seus servidores e usuários. Realiza o serviço de fiscalização do trânsito e atua em parceria com as forças de segurança do município em diversos projetos, contribuindo significativamente para a segurança da cidade e melhoria da qualidade de vida.

Atualmente, a Guarda e Municipal é composta de 50 veículos, 188 guardas municipais e 15 vigias patrimoniais. Tem, hoje, a seguinte estrutura: Grupamento de Trânsito, Grupamento Patrimonial, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Escolar, Corregedoria, Postos Avançados e Unidade de Guarda Comunitária (UGC).

Grupamento de Trânsito - A Guarda Municipal de Volta Redonda começou a atuar no trânsito em janeiro de 1997, quando criou o Grupamento de Trânsito. Atualmente, 68 guardas compõem este grupamento, que tem por objetivo patrulhar as vias e contribuir para a fluidez do tráfego, cumprindo a missão que lhe foi atribuída com a reformulação do Código de Trânsito Brasileiro.

Grupamento Patrimonial - Os guardas municipais e os vigias patrimoniais ficam nos próprios espaços municipais, para garantir a segurança dos funcionários e do patrimônio.
Patrulha Escolar – A Patrulha Escolar foi criada em abril de 2008, para dar proteção à toda comunidade escolar do município, envolvendo pais, alunos, funcionários e entorno das unidades escolares. Contando com um homem e uma mulher da Guarda Municipal, e um policial militar, cuja integração visa tornar o policiamento mais completo e com estrutura necessária para atender às escolas.

Patrulha Maria da Penha - Criada em 2016, o serviço é imprescindível nos dias atuais. A Patrulha é formada pela inspetora Wilma e o guarda municipal Oscar, e fica baseada na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, que funciona no bairro Nossa Senhora das Graças.

Patrulha Ambiental – Faz o acompanhamento permanente na área rural e de preservação ambiental que são de responsabilidade do município.

Corregedoria – Criada pela lei 4.607 de 2009, o órgão hoje tem como corregedor o inspetor Valdo Rocha, que pertence aos quadros da corporação.

Postos Avançados – A Guarda Municipal de Volta redonda possui três postos avançados, sendo um na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, a Beira-Rio; um no interior da Rodoviária Francisco Torres, e outro sob o Elevado Castelo Branco, no bairro Ponte Alta.

UGC – A Unidade de Guarda Comunitária foi criada em 12 de agosto de 2013 e é uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a comunidade e a Guarda Municipal, trabalhando a segurança pública em nível primário, com a premissa de que ambos devem se empenhar para identificar, priorizar e resolver problemas.

Menores são apreendidos no Açude

Dois jovens de 16 anos foram apreendidos com drogas na Rua José Nicolau Sobrinho, no bairro Açude II, em Volta Redonda.

Durante a abordagem um deles tentou fugir, mas foi detido. No total foram apreendidos 35 pinos de cocaína, 31 tiras de maconha, dois celulares, um rádio transmissor, uma base para rádio e R$ 104. 

A dupla foi conduzida à 93º DP.

Patrulha da Mulher tem novo número para atendimento

Canal de denúncia sobre casos de violência contra o público feminino fiscaliza e pune quem comete crimes desta natureza

 www.radioacesafm.blogspot.com.brA Patrulha da Mulher, com o objetivo ser um canal de denúncia sobre casos de violência contra o público feminino, além de fiscalizar e punir quem comete qualquer tipo de crime desta natureza, está com novo número para atendimento. O serviço pode ser acionado pelo WhatsApp (24) 99931-8829, ou pelo telefone de plantão da Guarda Municipal (24) 3028-9339.

O secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, destacou a atuação no combate à violência. “A Patrulha da Mulher exerce um papel importantíssimo no acolhimento, desde o acompanhamento da ocorrência, da solicitação até o registro na delegacia, bem como no apoio ao atendimento médico, caso necessário, e à condução de volta à residência, a fim de garantir a integridade da vítima”, destacou o secretário.

A patrulha funciona 24 horas e conta com o apoio das Polícias Civil e Militar. “Iniciamos também uma integração com a 90ª Delegacia de Polícia para acompanhamento de alguns casos que envolvam medidas protetivas", ressaltou Daniel Abreu.

A viatura rosa fica na sede da Guarda Municipal e através de registros feitos na delegacia ou denúncias, é acionada para dar apoio e atender a mulher agredida da melhor forma possível. “Em 2021 nós registramos 17 ocorrências, entre casos de estupro, violência psicológica, ameaça e agressão física”, pontuou Capitão Daniel Abreu, lembrando que o serviço foi iniciado na cidade em 2019.

Segundo a Guarda Municipal Alcilene Novais, os casos geralmente ocorrem após o agressor ingerir bebida alcoólica ou entorpecentes e eles são os namorados, maridos, avôs e outros parentes da vítima. “Na maioria dos casos, as vítimas relatam que são casos recorrentes e muitas não têm registros anteriores por receio dos agressores”, revelou Alcilene.

Ela ainda explicou como funciona o atendimento da Patrulha. “A corporação faz a triagem, para que não haja conflito com outros tipos de crime. A violência doméstica e familiar contra a mulher é configurada por qualquer ação ou omissão baseada no gênero, que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. De acordo com o tipo de agressão, acompanhamos a vítima ao hospital e dependendo da necessidade acompanhamos a vítima até o IML (Instituto Médico Legal) para fazer o exame de corpo de delito”, concluiu.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Segunda captação de órgãos de 2022 é realizada no Hospital São João Batista

Familiares do doador, de 39 anos, autorizaram procedimento, que ajudará pelo menos três pessoas

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Hospital São João Batista (HSJB) realizou nesta quarta-feira, dia 09, a segunda captação de órgãos e tecidos para transplantes deste ano. O doador foi um homem, de 39 anos, que teve morte encefálica confirmada após um período internado no HSJB. A autorização para a doação foi dada pela família. 

Segundo a enfermeira exclusiva da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HSJB, Daniela da Silva, foi possível fazer a captação dos dois rins e fígado por cirurgiões do Programa Estadual de Transplantes (PET). 

A cirurgia de captação durou cerca de quatro horas e vai beneficiar três pessoas que estão na fila única de espera em todo o estado do Rio de Janeiro. A inscrição na fila de espera é feita a partir de equipes de referencia credenciadas pelo Ministério da Saúde, via Sistema Nacional de Transplantes. 

“Três pessoas diferentes receberão os órgãos, fígados e os dois rins. Sabemos que é muito difícil perder um ente querido, mas a generosidade de muitas famílias logo após a perda faz total diferença na vida de muitas pessoas que aguardam pelo transplante”, comentou. 

O incentivo à doação de órgãos e tecidos no HSJB é de responsabilidade da CIHDOTT, que atua com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeira, psicólogos e assistentes social. São eles que fazem a abordagem à família para obter autorização para a doação. A captação só é possível com o aval dos familiares – com parentesco até segundo grau (mãe, pai, cônjuge, filhos). 

A enfermeira Daniela da Silva mencionou que diante de um caso de morte encefálica, documentada por dois médicos distintos após exames por imagem – eletro ou doppler. Os profissionais da CIHDOTT informam à família que pode ser realizada a doação de órgãos. Quando o consentimento familiar é obtido, os coordenadores comunicam a Central Estadual de Transplantes. 

“A pandemia da Covid-19 causou um impacto gerando uma redução no número de doadores e consequentemente de transplantes, mas gradualmente estamos retomando as captações”, comentou.

Neguinho da Beija-Flor processa empresa por calote

Foto: reprodução
O cantor Neguinho da Beija-Flor está processando a Associação Quality Rio de proteção veicular por ter levado calote da empresa, depois de assinar contrato que previa a utilização de sua imagem em cartazes, panfletos, vídeos e postagens em redes sociais no final de 2020 com duração de 12 meses.

Neguinho, que alega estar praticamente sem vencimentos por conta da pandemia e sem a possibilidade de fazer shows, pediu ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de janeiro que conceda a ele a gratuidade de justiça. Pede também que a empresa arque com as despesas processuais e honorários advocatícios.

Pelo contrato firmado, o cantor receberia R$ 24 mil em dez parcelas iguais, mas recebeu apenas metade do valor acordado. O seguro de dois carros que pertencem ao cantor, cláusula do contrato acertado entre as partes, foi honrado.  

Neguinho da Beija-Flor está pedindo na Justiça o valor das parcelas restantes corrigidas, que somam R$ 10.323,20, multa de R$ 12 mil por quebra de contrato e R$ 10 mil por danos morais.  O processo está correndo na 39ª Vara Cível.  

O juiz Luiz Antonio Valiera do Nascimento determinou que a Associação Quality Rio seja citada e a empresa apresente contestação em 15 dias.

Tráfego liberado na Estrada que liga os distritos Floriano e Rialto

Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou reparos na via, após chuvas causarem deslizamentos que interromperam a passagem

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O tráfego da estrada que liga os distritos Floriano e Rialto, em Barra Mansa, foi liberado na manhã desta quarta-feira, 09.
 
O secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto Carvalho, explicou que a via foi afetada em diversos pontos entre a tarde e a noite de terça-feira, 08, por conta das chuvas. Foram registrados alagamentos, atoleiros e o rompimento de manilhas d’água.

"Devido às chuvas dos últimos dias e o intenso tráfego de ônibus e caminhões pesados na região, ocorreram pequenos deslizamentos de terra, fazendo com que algumas manilhas fossem danificadas. Nossa equipe esteve durante a noite e conseguiu realizar o reparo”, disse o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, os trabalhos voltaram a ser realizados pela manhã. “Começamos a fazer a limpeza da via nos pontos onde houve a formação de atoleiros e acúmulo de entulho e materiais pesados. Sendo assim, a estrada já foi liberada para carros de passeio”.

O secretário ainda fez um alerta à população. “Os usuários dessas vias rurais devem ter atenção total, pois, devido às intensas chuvas, as estradas ficam escorregadias. Todo cuidado deve ser redobrado”, destacou.

Dr. Jaurinho se cala e Monique chora durante interrogatório

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação
Foram realizados nesta quarta-feira (9/2) os interrogatórios de Monique Medeiros e Jairo Souza dos Santos Júnior, o Dr. Jairinho, acusados da morte do menino Henry Borel. A audiência  começou por volta de 11h com o interrogatório de Jairinho, que optou por permanecer em silêncio, direito previsto constitucionalmente. Ele afirmou não se sentir preparado ainda para falar e disse que aguarda o acesso a documentos, como exames, imagens do hospital e do Instituto Médico Legal (IML) e folhas de prontuário, para que venha a se manifestar posteriormente. A defesa de Jairinho solicitou que não fossem feitas imagens do réu durante seu depoimento.

Em seguida, emocionada, Monique Medeiros, mãe de Henry, fez uma retrospectiva detalhada da sua vida, contando fatos, de modo cronológico, da sua criação em Bangu, suas atividades profissionais até seu relacionamento com Jairinho, passando pelo seu casamento com Leniel Borel, pai de seu filho, e pela crise vivida pelo ex-casal após o nascimento de Henry, acirrada na pandemia, quando vieram a se divorciar.

Em seu interrogatório, Monique afirmou que o seu filho era “dócil, amoroso, sorridente, feliz e especial, um anjo”. Ela também relatou agressões cometidas contra ela por Jairinho, citando episódios de violência física, verbal e psicológica.

Monique relembrou o episódio ocorrido em fevereiro de 2021, quando a babá relatou, por whatsapp, uma suposta agressão de Jairinho à criança. Ela disse que Thainá, a babá, inicialmente mandou mensagens avisando que Jairinho havia chegado mais cedo em casa e que estava no quarto com Henry. Às 17h42, Thainá conta para Monique que o menino estava se queixando de dores no joelho.

“Muitas pessoas me julgaram como se eu tivesse ficado quatro horas no salão após saber da possível agressão. Assim que eu soube da queixa do Henry, fui para casa, onde cheguei por volta de 18h”.

No dia seguinte, 13/2, Monique Medeiros disse que levou o filho ao hospital, onde após atendimento e Raio X, não foi constatada lesão. Ela disse ter acreditado que o menino havia escorregado e caído da cama.

No dia da morte de Henry, Monique disse que deixou o menino dormindo em seu quarto e seguiu para a sala, onde jantou e bebeu vinho com Jairinho. Após tomar remédios oferecidos pelo ex-vereador, deitou e dormiu no quarto de hóspedes. Por volta de 3h40 da manhã, ela afirmou ter sido acordada por Jairinho, que relatou que, após ouvir um barulho vindo do quarto, encontrou Henry caído no chão.

“Quando cheguei no quarto, o Henry estava deitado, descoberto, a boquinha aberta. Vi que tinha algo errado, as mãos e os pés dele estavam gelados. Carreguei meu filho nos braços para o hospital. Mas eu achava que ele estava vivo o tempo todo. Somente Deus, Henry e Jairinho sabem o que aconteceu naquela noite. Infelizmente meu filho não está mais aqui para contar”.

Monique também afirmou ter recebido diversas ameaças de morte de detentas e de uma advogada, ligada à família de Jairinho.

Após requerimento da defesa do réu Jairo Souza dos Santos Júnior, a juíza marcou o reinterrogatório dele para o dia 16 de março de 2022.

Defesa Civil interdita rua do Santa Rita da Dutra após rompimento de uma rede de drenagem

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Moradores do bairro Santa Rita da Dutra, em Barra Mansa, precisam estar atentos ao trafegarem pela Rua Jarbas Cansado. Parte da via, próximo à ponte da localidade, desabou na tarde desta quarta-feira, dia 09, devido ao rompimento de uma rede de drenagem de água pluvial. Equipes da Defesa Civil foram ao local e, após avaliação técnica, interditaram a passagem para veículos pesados. A Secretaria de Manutenção Urbana já sinalizou o local.

A Coortran (Coordenadoria de Trânsito e Transporte), da Secretaria de Ordem Pública, já entrou em contato com a empresa de ônibus responsável pela linha na localidade, solicitando o remanejamento da rota. Veículos pesados vão acessar o local pelo bairro Jardim Guanabara.

Caminhão é flagrado com 15 mil litros de gasolina em Rio Claro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: BPRv/Rio Claro
Policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) apreenderam na madrugada desta quarta-feira (09/02) um caminhão tanque que transportava irregularmente 15 mil litros de gasolina. Um veículo de passeio, que fazia parte do transporte de carga irregular, também foi apreendido.

A interceptação dos dois veículos ocorreu durante patrulhamento da equipe do BPRv na RJ-139, na altura da localidade de Pouso Seco, município de Rio Claro, no Sul Fluminense.
www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: BPRv/Rio Claro
Os policiais militares abordaram os dois veículos e constataram que os motoristas haviam alterado a rota para evitar a passagem pela barreira fiscal. O motorista do caminhão tanque, que transportava o combustível, estava sem a respectiva nota fiscal e sem a licença operacional do Instituto Estadual de Ambiente (Inea). O veículo de passeio também não estava devidamente licenciado. Os envolvidos, assim como os dois veículos e a carga, foram levados para a 168ª DP (Rio Claro).

Em anexo, vídeo gravado pela equipe que participou da ocorrência e fotos dos veículos apreendidos.

Policia Civil prende trio por tráfico de drogas no Ilha Parque

Três homens foram presos em flagrante pelo crime tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles foram capturados na comunidade do Ilha Parque, em Volta Redonda. A ação aconteceu na última segunda-feira (7).

Segundo os policiais da 93ª DP, com os acusados foi apreendida farta quantidade de maconha e cocaína. Um dos traficantes presos já responde a um inquérito policial na 93ª DP como autor de crime de homicídio ocorrido, em junho d e2021, naquela cidade.

O trio foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Acidente envolvendo carreta e carro na BR-393, em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PRF

Um Ford Fusion e um carreta se envolveram numa colisão lateral na Rodovia Lúcio Meira — BR-393 — em Barra do Piraí. O acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (9), no km 273.

A PRF informou que os condutores saíram ilesos, porém, um passageiro do Fusion, de 18 anos, ficou ferido, foi socorrido e levado ao Hospital São João Batista, em Volta Redonda — cidade vizinha.

A carreta saiu da pista e só parou na área de vegetação, já o Fusion ficou todo destruído na lateral e teve de ser rebocado.

O trânsito no local ficou lento.

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PRF

Detran.RJ realiza 52º mutirão para atender à população do Estado do Rio

www.radioacesafm.blogspot.com.br
No próximo sábado (12/2), o Detran.RJ vai promover o 52º mutirão de serviços, oferecendo cerca de 8 mil vagas para os serviços de identificação civil, habilitação e veículos. O atendimento será realizado em diversas unidades do departamento, em todo o Estado do Rio.

Para evitar aglomerações, há necessidade de agendamento prévio, que deverá ser feito pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042, das 6h às 21h. As vagas serão disponibilizadas a partir do meio-dia desta quarta-feira (9/2).

Para realizar os serviços veiculares, como primeira licença, troca de placa, transferência de propriedade, 2ª via de CRV, alteração de características, entre outros, os postos disponíveis para agendamento são: Infraero, Ceasa, Campo Grande, Nova Iguaçu, Niterói, Reduc, Itaboraí, Vila Isabel, Haddock Lobo, Magé, Nilópolis, Mesquita, Valença, Campos I, Cordeiro, Volta Redonda, Barra Mansa, Itaperuna, Vassouras, Bom Jesus do Itabapoana, Búzios, Macuco, Barra do Piraí, Resende e Miguel Pereira. O atendimento será das 8h às 13h.

Os serviços de habilitação, como primeira habilitação, renovação de CNH, mudança ou adição de categoria, alteração de dados ou troca da permissão para dirigir (PPD) para a carteira definitiva serão disponibilizados nos seguintes postos: Sede (Centro do Rio), Américas Shopping, Araruama, Búzios, Cabo Frio, Campo Grande (West Shopping), Campos III, Carmo, Center Shopping, Cordeiro, Ilha do Governador, Itaboraí, Itaboraí Plaza Shopping, Itaipava, Jacarezinho, Largo do Machado, Macaé, Magé, Maré, Maricá, Méier, Mendes, Mesquita, Miracema, Nilópolis, Niterói (Fonseca), Niterói Shopping, Paraíba do Sul, Paraty, Paty do Alferes, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Queimados, Rio Bonito, São Francisco do Itabapoana, São Gonçalo (Neves), São Gonçalo (Rocha), São João de Meriti, São José do Vale do Rio Preto, Sulacap, Teresópolis, Valença, Vassouras, Vaz Lobo e Volta Redonda. O atendimento será das 8h às 12h, com exceção das unidades de Campo Grande (West Shopping), Campos III, Itaboraí Plazada Shopping, Itaipava, Sulacap e Teresópolis, que serão das 10h às 14h.  

Para a emissão da carteira de identidade, o departamento irá disponibilizar os postos da: Sede (Centro do Rio), Angra dos Reis, Araruama, Areal, Búzios, Barra Mansa, Belford Roxo, Campo Grande, Campos dos Goytacazes, Campos dos Goytacazes (Shopping Estrada), Campos dos Goytacazes (Guarus), Engenheiro Paulo de Frontin, Ilha do Governador, Itaboraí, Itaboraí Plaza,Itaperuna, Japeri, Laje do Muriaé, Largo do Machado, Macaé, Magé, Maricá, Miguel Pereira, Niterói Shopping, Niterói, Nilópolis, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paraty, Parque Shopping Sulacap, Petrópolis, Resende Shopping Mix, Rio das Ostras, Rio Shopping, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, São João de Meriti, Shopping Jardim Guadalupe, Shopping Downtown, Shopping Unapark,Teresópolis, USD Três Rios e Volta Redonda. O atendimento será das 8h às 14h, com exceção dos postos localizados em shoppings, que funcionarão das 10h às 16h.

Quem precisa realizar a solicitação das carteiras SEAP, deverá agendar nas seguintes unidades: Sede (Centro do Rio), Angra dos Reis, Araruama, Belford Roxo, Campo Grande, Campos dos Goytacazes, Campos dos Goytacazes (Shopping Estrada), Campos dos Goytacazes (Guarus), Ilha do Governador, Itaboraí, Itaboraí Plaza, Largo do Machado, Magé, Niterói Shopping, Niterói, Nilópolis, Nova Iguaçu, Parque Shopping Sulacap, Petrópolis, Rio das Ostras, Rio Shopping, São Gonçalo, São João de Meriti, Shopping Jardim Guadalupe, Shopping Downtown, USD Três Rios e Volta Redonda.

O Detran.RJ reforça que é preciso respeitar o horário agendado, sem antecipação ou atrasos, para que não ocorram filas e aglomerações e o enfrentamento à pandemia se dê da forma mais adequada possível.

Dr. Jairinho e Monique Medeiros serão ouvidos nesta quarta

Jairo Souza dos Santos Júnior, o Dr. Jairinho, e de Monique Medeiros, respectivamente, padrasto e mãe do menino Henry Borel, serão ouvidos nesta quarta-feira (9) pela juíza Elizabeth Machado Louro, titular da 2ª Vara Criminal da Capital, às 9h30. Os interrogatórios estão previstos para acontecer a partir das 09:30h. 

Os dois respondem pela por morte da criança, que aconteceu em 8 de março do ano passado após ter sido vítima de torturas realizadas no apartamento do casal, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, de acordo com informações da denúncia. 

Presos desde abril de 2021, Monique e Jairinho foram denunciados pelo Ministério Público pela prática de homicídio qualificado (por motivo torpe, com recurso que dificultou a defesa da vítima e impingiu intenso sofrimento, além de ter sido praticado contra menor de 14 anos), tortura, coação de testemunha, fraude processual e falsidade ideológica.

Homem é morto no bairro Santo Agostinho

Um homem foi morto no final da madrugada desta quarta-feira (9) em Volta Redonda. O caso aconteceu no escadão de acesso a localidade conhecida como Morro do Macaco - próximo a um bar.

Identificado apenas como Fábio do Carmo Rodrigues, de 41 anos, ele foi chamado no portão, teve os pés e as mãos amarrados antes de ser morto com disparos de arma de fogo por homens não identificados.

A PM se encontra no local preservando a cena do crime para os trabalhos da perícia.

A ocorrência será encaminhada a 93ª DP.

STF invalida lei do RJ que obriga seguradoras a divulgar lista de veículos excluídos da cobertura

O entendimento foi de que a norma estadual tratou de matérias de competência privativa da União

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional uma lei do Estado do Rio de Janeiro que obriga as seguradoras de veículos a divulgar periodicamente, na internet, a lista de veículos excluídos da cobertura contratual. A decisão segue o entendimento pacífico da Corte sobre a inconstitucionalidade de normas locais que tratem de matérias de competência privativa da União.

Na sessão virtual concluída em 7/2, o colegiado julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6153, ajuizada pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (Canse). A entidade argumentou que a Lei estadual 8.182/2018 invadiu a esfera federal ao legislar sobre direito civil e seguros, além de ofender os princípios da isonomia e da livre iniciativa. A lei fluminense estabelecia, ainda, a atribuição do Procon para fiscalizar sua aplicação e impunha penalidades em caso de descumprimento.

Equilíbrio federativo


​Por unanimidade, o colegiado seguiu o voto do relator, ministro Ricardo Lewandowski, que destacou que a lei estadual, ao interferir na relação obrigacional entre seguradoras de veículos automotivos e usuários, invadiu a competência privativa da União para legislar sobre direito civil e seguros (incisos I e VII do artigo 22 da Constituição Federal).

Lewandowski ressaltou, ainda, que, em um sistema federativo equilibrado, não podem coexistir, a princípio, normas editadas em distintos níveis político-administrativos que disciplinem matérias semelhantes, sob pena de se propagar a assimetria e o desequilíbrio normativo. Ele citou decisões semelhantes do STF referentes a leis dos Estados de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina.

O ministro Edson Fachin acompanhou o relator com ressalvas na fundamentação, e o ministro Luís Roberto Barroso declarou sua suspeição para o caso e não participou do julgamento.

Residências seguem interditadas em Volta Redonda

Prefeitura de Volta Redonda continua trabalho de limpeza nas ruas após fortes chuvas

A cidade de Volta Redonda segue com os trabalhos de limpeza das ruas e avenidas mais atingidas pelas fortes chuvas que ocorreram nesta segunda-feira (6). De acordo com a Defesa Civil do município, choveu um acumulado de aproximadamente 70 mm durante as últimas 24h (com pico de 45 mm), e o tempo chuvoso permanece nesta terça-feira (7), o que dificulta a limpeza. 

Os trabalhos como remoção de detritos e galhos de árvores, além de raspagem do barro, acontecem nos locais mais afetados em diversos pontos dos bairros, como a entrada do bairro Vila Brasília. As equipes também estão atuando: Avenida Waldir Sobreira Pires, bairro Bom Jesus; Rua Maria Cecília, e o trecho entre as avenidas Santa Rita e Santa Vitória, no Retiro; Avenida Nossa Senhora do Amparo, bairro Voldac; Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, Três Poços; e as ruas Deolindo Miguel, C-1 e Nova Friburgo, no Vila Brasília. 

A Defesa Civil informou que o Rio Paraíba do Sul está 2,46m acima do nível normal, uma das principais causas dos alagamentos. A Represa do Funil está com 69% de vazão. Desde o início das chuvas no dia de ontem, foram registrados nove pontos de alagamento nos bairros: Retiro, Voldac, Vila Santa Cecília, Aterrado, Santo Agostinho, Avenida Amaral Peixoto (Centro), Vila Mury e Vale Verde. A Defesa Civil registrou 28 ocorrências, sendo a maioria por deslizamentos. A localidade mais afetada foi o Complexo do Vila Brasília. 

O órgão informou ainda que quatro residências precisaram ser interditadas preventivamente: duas no bairro Eldorado, e outras duas no Belo Horizonte. O motivo da interdição é o risco de deslizamentos em trechos próximos dos imóveis. No total, 9 pessoas foram abrigadas temporariamente em casas de parentes. 

O alerta à população é que sempre que possível evite transitar ou trafegar em pontos alagados, mesmo que não haja interdição do acesso e não abrigar-se sob árvores. Durante a chuva só deixe local seguro, se necessário.
 

 Limpeza córrego na Vila Santa Cecília