Rádio Acesa FM VR: 2015-06-07

sexta-feira, 12 de junho de 2015

A Música do Dia - 12/06/2015 - Hoje é Dia dos Namorados

A Música do Dia - 12/06/2015 - Hoje é Dia dos Namorados

Dia de amar, tarde de amar, noite de amar... "E a gente vai se amar" título da música de Lobão

Namorados

 Hoje é Dia dos Namorados, dia que deveria ser como outro qualquer para quem ama, mas é muito mais do que isso, pelo simbolismo que evoca. 12 de junho não é feriado, apesar de que namorar é tirar férias remuneradas de si mesmo, como deixou a entender Arthur da Távola. Hoje também é dia de se sentir mais só, apesar de que, para quem está só e se sente assim, 12 de junho não precisaria ser uma data especial. Seja feliz neste 12 de junho.

A Música do Dia é E a gente vai se amar, de Lobão.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - SEXTA-FEIRA 12/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 12/06/2015
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 13°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Jovens namorados trocam olho no olho por mensagens de celulares



Jovens namorados trocam olho no olho por mensagens de celulares

O tilintar do aparelho celular é constante. São mensagens rápidas como "oi" ou "onde você está?". Pode ser também o aviso da chegada de uma imagem como o prato de macarrão instantâneo que será saboreado ou a foto do dedão do pé. O amor entre jovens namorados hoje é bem mais mãos no teclado do que mãos entrelaçadas.
As possibilidades e rotinas do amor conectado são tantas que até sentimentos típicos de romance, como sentir saudade a toda hora e ficar aguardando surpresas, estão em transformação.
"Sinto saudade, mas não posso dizer que fico com saudaaaade por não ver meu namorado durante a semana. A gente está conectado o tempo todo, consegue se ver por vídeo, receber fotos a qualquer momento. Até fazer surpresas é meio sem graça", diz Julia Dallana Aznar, 16.
As relações "on-line" também parecem dar mais liberdade aos casais, que se permitem curtir baladas cada um com sua turma ou até mesmo na mesma festa, mas cada um com seu grupo de amigos. A regra, porém, é estar sempre conectado.

Adriano Vizoni/Folhapress


As amigas Giulia, Julia e Aline (a partir da esq.), adeptas do namoro via celular
"É normal que cada um tenha tempo para se divertir com outras pessoas pelo menos uma vez na semana, sem que isso magoe ninguém. É tranquilo", afirma Aline Pereira Fernandes, 17.
Para Aurélio Melo, psicólogo e professor da Universidade Mackenzie, o "mundo subjetivo" das pessoas diante da tecnologia está mudando rapidamente e atingindo principalmente os jovens.
"Os pensamentos, os sentimentos, as relações estão se transformando nesta geração. Quando eles falam que não sentem saudade é porque o virtual, de certa maneira, está substituindo o contato. Eles se sentem próximos pela tecnologia", afirma. 

FOTO OU VÍDEO
Além das mensagens instantâneas, a troca de fotografias e as conversas por vídeo são uma constante dos namoros modernos. A imagem substitui, muitas vezes, uma resposta escrita. Por dia, são dez ou mais fotos trocadas.
"Quando ele me pergunta o que estou fazendo, tiro uma foto da TV ou da lição do colégio e mando. Conversar por vídeo é mais à noite, já fiquei quatro horas com a câmera ligada", conta Aline.
Mas o excesso de comunicação também pode gerar novas maneiras de conflito.
"A internet é boa e ruim ao mesmo tempo. É ótimo ter como falar a qualquer hora com meu namorado, mas isso também faz com que a gente brigue mais. Também perdemos muitas horas 'stalkeando', fuçando o que outro fez nas redes sociais, o que curtiu", declara Julia.
Giulia Schiavon Santana, 18, diz que a maioria de suas discussões com o namorado acontece por trocas de mensagens pelo celular. "Às vezes, a gente não entende o que o outro quis expressar e vira uma confusão."

Volta Redonda, 12 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil!

<<>> 

No amor, se soma, multiplica e divide tudo em dois. Subtraia, o máximo desta matemática. Equacione a sua felicidade, com quem escolhera viver, intensamente amando!

(Adriano Martins - 2015)
====================================================
Volta Redonda, 12 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Sexta-feira.

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é uma data comemorativa criada pela Organização Internacional do Trabalho em 2002. No dia 12 de junho diferentes entidades tentam alertar a sociedade em geral para a realidade do trabalho infantil que continua acontecendo não só no Brasil, mas em vários outros países do mundo.

Centenas de milhões de crianças estão nesse exato momento trabalhando, e não estão usufruindo de seus direitos à educação, saúde e lazer. No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil se relembra que esses direitos estão sendo negligenciados em muitos países.

O objetivo desse dia é também sensibilizar e buscar o apoio de governos, empresas e sociedade em geral nessa importante campanha contra o trabalho infantil.
Origem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

A Organização Internacional do Trabalho, que é uma agência das Nações Unidas, criou a data em 2002.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Vitória brasileira na Batalha do Riachuelo completa 150 anos

Vitória brasileira na Batalha do Riachuelo completa 150 anos

Apresentação Carmen Lúcia

Há 150 anos, o Brasil saía vitorioso da Batalha Naval do Riachuelo.

A Batalha do Riachuelo aconteceu no dia 11 de junho de 1865, às margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, localizado do lado argentino.

Essa batalha naval foi disputada entre paraguaios e brasileiros. O Paraguai, sem conexão com o mar, queria controlar os rios da Bacia do Prata para ganhar uma saída para o Oceano Atlântico.

A batalha foi decisiva na Guerra da Tríplice Aliança (união entre Argentina, Brasil e Uruguai) contra o Paraguai, naquele que foi o maior conflito militar na América do Sul.

A importância da vitória nessa batalha é que o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e a marinha brasileira inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso dos rios na guerra.

A Força Naval Brasileira estava fundeada no Rio Paraná próximo à Cidade de Corrientes. O plano paraguaio era surpreender os navios brasileiros e abordá-los durante nevoeiro. Tropas de infantaria também estavam posicionadas para atirar sobre os navios brasileiros. Porém, um dos navios paraguaios apresentou defeito e fez com que todos os outros chegassem atrasados para o ataque.

E assim, no momento do ataque o nevoeiro já havia passado e com boas condições visuais as forças navais brasileiras, lideradas pelo Almirante Barroso, venceram o Paraguai. Depois de um dia de intensos combates, a Esquadra paraguaia foi praticamente aniquilada.

Foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada.

A guerra foi longa, difícil e causou muitas mortes e sacrifícios. Brasileiros foram mobilizados e trabalharam juntos para a defesa da Pátria. Consolidou-se, assim, a nacionalidade.

A Música do Dia - 11/06/2015 - Aniversário de Buenos Aires

A Música do Dia - 11/06/2015 - Aniversário de Buenos Aires

A belíssima cidade foi fundada em 1580, um dos maiores centros culturais da América Latina


Rua Florida Buenos Aires

Rua Florida em Buenos Aires
Buenos Aires é uma das mais belas e bem resolvidas cidades do mundo, que reúne contemporaneidade e preservação histórica. Por isso, é atração turística mundial. Localizada na boca do Rio da Prata, é a capital da Argentina, tem 13 milhões de habitantes e curiosamente não faz parte da província de Buenos Aires, é um distrito autônomo.

A Música do Dia é Mi Buenos Aires Querido, de Carlos Gardel.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - QUINTA-FEIRA 11/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 11/06/2015
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 11 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia da Marinha Brasileira!

<<>>

Que o dia seja produtivo, embora pareça ser curto de mais!

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 11 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Quinta-feira.

Dia do Educador Sanitário
Dia da Marinha Brasileira

A Marinha Brasileira é de extrema importância para o país, que possui uma fronteira marítima com mais de 8.500 km. O Brasil possui 16 portos principais e 4 grandes terminais, por onde circulam mais de 26 mil navios por ano, que possam por linhas de comunicação marítma.

Origem do Dia da Marinha

O Dia da Marinha Brasileira tem sua origem na primeira batalha naval representativa do Brasil, que foi a Batalha Naval do Riachuelo no dia 11 de junho de 1865. A esquadra brasileira combateu durante 8 horas a esquadra paraguaia que foi parcialmente destruída.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Conheça a trajetória de Ray Charles, expoente da música mundial

Conheça a trajetória de Ray Charles, expoente da música mundial

Apresentação Carmen Lúcia

Há 11 anos, morria em Los Angeles, nos Estados Unidos, Ray Charles Robson,  considerado um dos maiores gênios da música negra norte-americana.

Ray Charles nasceu em uma família humilde. A mãe, Aretha Williams, trabalhava numa serraria e o pai, Bailey Robinson, era reparador de ferrovia e fazia biscates para aumentar a renda doméstica.

Ray Charles ficou cego aos sete anos de idade. Ele nunca soube porque perdeu a visão. Há versões que dizem que a causa foi glaucoma, mas outras afirmam que foi uma infecção não tratada.

O artista estudou em uma escola para cegos e surdos da Flórida, onde aprendeu a compor e tocar vários instrumentos musicais, entre eles o piano. Neste período,  perdeu a mãe e o pai.

No final dos anos 40, Ray Charles começou a carreira tocando piano e cantando em grupos de música gospel.

Influenciado por Nat King Cole, trocou a música evangélica por baladas populares. Em 1952, assinou contrato com a Atlantic Records e direcionou a carreira para rhythm and blues; nome dado a estilos musicais que se desenvolveram a partir do blues e do associado eletric blues, bem como o gospel e a soul music.

Embora sempre ligado ao soul, não se ateve a nenhum gênero musical negro específico e gravou baladas românticas chorosas. Entre seus sucessos históricos dessa fase, estão canções como Unchain My Heart, Ruby, Cry Me a River, Georgia On My Mind e baladas country como Sweet Memories, e seu maior sucesso comercial, I Can't Stop Loving You, de 1962.

Ray Charles foi eleito pela Revista Rolling Stone como décimo maior artista da música de todos os tempos dos Estados Unidos.

Casado duas vezes e notório conquistador, Ray Charles foi pai de 12 filhos com sete diferentes mulheres. Ray Charles morreu aos 73 anos de idade, em sua casa de Beverly Hills, vítima de uma doença no fígado. Pouco antes de morrer, em 2004, doou US$ 1 milhão a cada um dos filhos.

Volta Redonda, 10 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia da Artilharia!

<<>>

A tecnologia muda mais a sociedade do que a política!

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 10 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Quarta-feira.

Dia da Raça
Dia da Artilharia

A data é destinada à homenagear uma das mais importantes posições de um grupo militar: a artilharia. Este é o principal apoio de fogo das forças terrestres do Exército, que podem ser dotadas de canhões, foguetes ou mísseis.

A Artilharia é o principal meio de apoio de fogo das força terrestres do Exército, suas unidades podem ser dotadas de canhões, foguetes ou mísseis. A artilharia tem a missão de apoiar a arma-base pelo fogo, destruindo ou neutralizando os alvos que possam ameaçar o êxito da operação.
Origem do Dia da Artilharia

O Dia da Artilharia é uma homenagem a figura de Emílio Luís Mallet (Émile Louis Mallet, no original em francês), conhecido como Marechal Emilio Mallet ou Barão de Itapevi. O dia da Artilharia é celebrado na data de seu aniversário, 10 de junho.

Mallet era conhecido por ser um chefe idôneo, espírito reto e ordeiro, caráter impoluto e dinâmico, e tornou-se o Patrono da Arma dos tiros densos, longos e profundos.

O Emilio Mallet é considerado o Patrono da Artilharia no Brasil.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - QUARTA-FEIRA 10/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 10/06/2015
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

terça-feira, 9 de junho de 2015

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - TERÇA-FEIRA 09/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 09/06/2015
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
temperatura mínima: 13°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 09 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia do Porteiro!

<<>>

O Seguro de si não se abala com qualquer tipo de afronta.

(Adriano Martins - 2015)
==================================================
Volta Redonda, 09 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Terça-feira.

Dia do Porteiro
Dia do Tenista
Dia Nacional de Anchieta
Dia Internacional dos Arquivos
Dia da Imunização

Dia do Porteiro

A data celebra os profissionais responsáveis pela segurança e bom funcionamentos dos prédios comerciais e residenciais. Controla a entrada e saída das pessoas nos prédios e, em muitos casos, auxilia em outros serviços inerentes ao bom funcionamento do estabelecimento ou do bom convívio residencial.
Origem do Dia do Porteiro

A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores de Edifícios e Condomínios, que abrange os Porteiros, definiu a data comemorativa para a classe como sendo o dia 09 de Junho, no entanto, não se sabe ao certo as razões para a escolha específica deste dia.

No entanto, vale ressaltar que no estado do Rio de Janeiro, a Lei nº 8, de 12 de Dezembro de 1975, decreta e oficializa o dia 25 de Junho como Dia do Porteiro.
Mensagens para o Dia do Porteiro

"Parabéns aos guardiões do nosso lar, aquele que estão em prontidão para nos proteger e salvaguardar a quem adentra em nosso ambiente domiciliar, assegura os nossos pertences, nossos segredos e correspondências. Sendo assim, no dia 29 de junho lembre-se de parabenizar o Porteiro do seu lar, o seu guardião!"

segunda-feira, 8 de junho de 2015

A Música do Dia - 08/06/2015 - Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico, Glacial Antártico

A Música do Dia - 08/06/2015 - Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico, Glacial Antártico

Oceano

Os oceanos ocupam 71% da superfície da Terra, ou 361 milhões de quilômetros quadrados. Os oceanos são um só, mas, pela divisão geográfica, foram batizados em cinco: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico, Glacial Antártico. Hoje é o Dia Mundial dos Oceanos.

A Música do Dia é Oceano, de Djavan.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - SEGUNDA-FEIRA 08/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 08/06/2015
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 08 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia Mundial dos Oceanos!

<<>>

Lamentável, que grupos se organizam para provocar a desmoralização da sociedade. Não se dá o direito, à quem acha que a forma de pensar diferente, serve para fazer arruaça, provocando um caos si mesmo. A busca do direito do indivíduo, não consiste em "atropelos, alheios"!

(Adriano Martins - 2015)
==================================================
Volta Redonda, 08 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Segunda-feira.

Dia do Oceanógrafo
Dia do Citricultor

Dia Mundial dos Oceanos

A comemoração do Dia Mundial dos Oceanos acontece anualmente no dia 8 de junho. No Dia dos Oceanos é relembrada a importância dos oceanos no equilíbrio do planeta Terra e são feitas várias atividades de conscientização das pessoas para os perigos que os oceanos estão correndo.
Dia Mundial dos Oceanos 2013

Todos os anos o Dia Mundial dos Oceanos tem um tema diferente. Em 2013, as Nações Unidas escolheram o tema "Juntos temos o Poder de Proteger os Oceanos".
Origem do Dia dos Oceanos

O Dia dos Oceanos foi decidido na Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, e alguns países começaram logo a comemorar a data. No entanto, apenas em 2008 a Assembléia Geral das Nações Unidas decidiu oficializou a comemoração a partir do ano seguinte (2009), no dia 8 de junho.
Importância do Dia

Os Oceanos constituem dois terços da superfície terrestre e são o principal regulador térmico do planeta. O grande desafio para nós hoje é minimizar o impacto que as atividades humanas estão tendo nos oceanos.

É importante conscientizar governos, populações e demais entidades para a urgência de criar medidas que protejam os nossos oceanos.

domingo, 7 de junho de 2015

Volta Redonda, 07 de Junho de 2015 - O DIA HOJE - Dia da Liberdade de Imprensa!

<<>>

Direitos conquistados não podem ser pedidos a preço de nada, valorize o seu!

(Adriano Martins - 2015)
==================================================
Volta Redonda, 07 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Domingo.
Dia da Liberdade de Imprensa
Visto que a liberdade de expressão e informação são fundamentais para a existência de sociedades democráticas e essenciais para o progresso de um país, as empresas de comunicação devem investir em novas iniciativas para reduzir os riscos que seus profissionais enfrentam, oferecendo-lhes melhor formação, melhor equipamento e garantias de segurança.
No dia 7 de junho comemora-se a liberdade de imprensa no Brasil (embora mundialmente essa data seja comemorada no dia 3 de maio, conforme deliberação da ONU), em virtude da censura à imprensa escrita e falada, ocorrida durante o Estado Novo, depois acrescida à televisão, durante o período em que as Forças Armadas assumiram o poder, cujo início deu-se em 31 de março de 1964. A informação dos brasileiros era uma questão de "segurança" do Estado, ou seja, tudo o que era escrito ou falado passava pela censura do governo. Muitos brasileiros, no entanto lutaram pela liberdade de imprensa e, em conseqüência disso, foram presos, torturados e até mortos na luta por uma nação livre e soberana.
Durante o regime militar, apareceram no Brasil cerca de 150 periódicos regionais e nacionais de oposição ao governo. Cada um deles denunciava as torturas, as violações dos direitos humanos, a falta de liberdade, o arrocho salarial e a degradação das condições de vida dos trabalhadores.
A imprensa alternativa surgiu em 1969, com O Pasquim, depois com O Bondinho (1970), Polítika (1971), Opinião (1972), Ex (1973), entre outros. A partir de 1974, a imprensa alternativa adquiriu o caráter de porta-voz de movimentos ou grupos da esquerda. Destacaram-se os jornais Movimento (1974), Versus (1975), Brasil Mulher (1975), Em Tempo (1977) e Resistência (1978).
É sabido que muitos jornalistas são vítimas de violência no cumprimento do seu dever, como, por exemplo, os correspondentes de guerra. A arriscada vida de um jornalista que denuncia, protesta e adverte são temas de inúmeros congressos em todo o mundo. Há incontáveis casos de agressões contra jornalistas no exercício de sua profissão, desde um simples empurrão a atos de barbáries, como torturas e mortes. Visando proteger esses profissionais, diversas organizações mundiais se organizam com o objetivo de solucionar esse problema.
Visto que a liberdade de expressão e informação são fundamentais para a existência de sociedades democráticas e essenciais para o progresso de um país, as empresas de comunicação devem investir em novas iniciativas para reduzir os riscos que seus profissionais enfrentam, oferecendo-lhes melhor formação, melhor equipamento e garantias de segurança.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - DOMINGO 07/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Dom - 07/06/2015
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--