Rádio Acesa FM VR: 2024-01-28

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Inscrições Abertas: Projeto Música nas Escolas oferece aulas de instrumentos em Barra Mansa

O Projeto Música nas Escolas, em Barra Mansa, anuncia a abertura de inscrições para suas aulas de instrumentos musicais. As vagas são direcionadas aos alunos da Rede Municipal de Educação com idade a partir de 8 anos.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer à sede do projeto, acompanhados de um responsável, munidos com cópia da certidão de nascimento ou do RG, cópia do RG do responsável pelo aluno, cópia do comprovante de residência, foto 3x4 e declaração devidamente matriculado na Unidade Escolar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Parque da Cidade de Barra Mansa. 

O Projeto 

O Projeto Música nas Escolas tem como missão fazer da música uma ferramenta de educação e transformação social. Desde sua fundação em 2003, visa não apenas oferecer formação musical de alta qualidade, mas também possibilitar o crescimento pessoal e artístico das crianças e jovens atendidos. 

Ao longo dos anos, o projeto transformou as escolas municipais em centros de formação musical, descentralizando o processo de ensino e permitindo o acesso de comunidades de todas as regiões de Barra Mansa à educação musical. Hoje, atinge todas as unidades escolares do município, mantendo grupos estáveis que se apresentam em grandes concertos de música clássica e brasileira. 

Além das aulas, o Projeto Música nas Escolas promove a cultura musical por meio de concertos de alta performance, possibilitando a formação de milhares de crianças e jovens. Atualmente, conta com diversos grupos, como a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Infanto Juvenil, Camerata de Cordas, e muitos outros. 

Crescimento Artístico e Educativo 

O projeto estabelece um processo educativo contínuo, proporcionando conhecimentos e práticas musicais cada vez mais complexas. Isso culmina na formação de grupos que demonstram o resultado de seu aprendizado em apresentações, recitais e concertos, evidenciando o crescimento e a evolução dos participantes.

Tubulação rompe na captação do Beco da Carola, em Barra do Piraí

A Secretaria de Água e Esgoto de Barra do Piraí informa que, nesta sexta-feira, 02, um cano se rompeu na altura da Estação de Captação de Água do Beco da Carola, que abastece a ETA Paraíso. 

O abastecimento de água pode ficar comprometido em locais como Centro (todo), Caieira São Pedro, Caixa D'água, São João, Muqueca, Carlos de Queiroz, Oficina Velha, parte da Santana e parte do Morro do Gama.

A tubulação está debaixo de uma linha férrea, o que torna o serviço um pouco mais complexo, porém, a equipe da secretaria já está atuando no local para que a situação seja normalizada o mais brevemente possível.

Homem é preso por estupro de enteado em Angra dos Reis

Foto: 166ª DP de Angra dos Reis
Policiais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) prenderam, nesta sexta-feira (02/02), um homem acusado de estuprar o afilhado. A vítima, hoje com 16 anos, era abusada desde os 8 anos.

As investigações apontaram que o homem praticava diversos atos libidinosos contra a vítima, que era filmada durante os abusos. A captura ocorreu em Angra dos Reis, na Costa Verde. Além do cumprimento do mandado de prisão temporária, os agentes ainda realizaram busca e apreensão nos endereços relacionados ao acusado.

Homem é preso após 8 anos de estuprar enteada em Barra Mansa

Foto: 90ª DP de Barra Mansa
Policiais civis de Barra Mansa cumpriram, na quinta-feira (01/02), um mandado de prisão contra um homem acusado de estuprar a enteada. O crime ocorreu em 2016, no município de Barra Mansa, no Sul do Estado.

Segundo as investigações, o autor trabalhava em uma multinacional do ramo de petróleo e estava se escondendo entre Itaboraí e Volta Redonda. Após diligências, ele foi localizado em Siderlândia, em Volta Redonda, no Sul Fluminense.

O homem fugiu pulando o muro de uma residência, mas foi capturado pela equipe e encaminhado até a delegacia, onde foi cumprido o mandado de prisão.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Barra Mansa registra alto volume de chuva nesta sexta-feira (2)

Na tarde desta sexta-feira (02), Barra Mansa foi atingida por um volume considerável de chuva em pouco espaço de tempo. Segundo a Defesa Civil, o acumulado foi de 48 milímetros em cerca de 1h10, o que gerou diversos pontos de alagamentos no município como a área central da cidade, Avenida Albo Chiesse, Centro, Saudade e Ano Bom. Após cessar a chuva, foi possível escoar e o sistema de drenagem comportou todo o acumulado. Não há vias interditadas na cidade no momento.

O coordenador da Defesa Civil destacou o rápido atendimento feito pelo órgão, ressaltando também o apoio da Secretaria Municipal de Manutenção Urbana (SMMU). “Tivemos uma via interditada na marginal da Dutra, na altura do bairro Monte Cristo. Acionamos a concessionária da rodovia e a Secretaria de Manutenção Urbana já foi ao local para realizar a desobstrução da via. 

Também houve um desabamento parcial de uma via, na Rua Nestor de Carvalho, no bairro Vila Independência, e um imóvel interditado no bairro Vila Principal, sendo que as famílias foram encaminhadas para casas de parentes. 

Nossas equipes estão percorrendo todos os pontos e pedimos para a população ficar atenta aos alertas da Defesa Civil”, comunicou o coordenador, informando ainda que as sirenes do bairro Nova Esperança foram disparadas devido a uma elevação brusca do Rio Barra Mansa, que já se encontra estabilizado.

João Vitor frisou que, diante de qualquer emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo whatsapp do órgão (24) 98121-3427.

Transporte público terá renovação de 20% da frota em Volta Redonda

Os 21 ônibus irão rodar em linhas das empresas da Cidade do Aço e Elite a partir da próxima semana.
Novos ônibus foram comprados e estão em fase de regularização para circular na próxima semana em Volta Redonda, os veículos da Viação Cidade do Aço já passaram por vistoria na manhã desta sexta-feira, dia 2.
 
A nova frota, com suspensão a ar, vai atender a todas as linhas que a Viação Cidade do Aço opera, sendo elas: 180 (Roma – Conforto); 550 (Siderlândia); 520 (Belmonte) e 125 (Cajueiro – Siderópolis).

Os coletivos contam com plataforma elevatória nas portas dianteiras para acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Eles também contam com campainhas acessíveis.

Além de GPS, que permite o acompanhamento do trajeto pelo passageiro através do aplicativo municipal VR Bus, câmeras de segurança e biometria facial fazem parte do pacote.

Os veículos também possuem maior disponibilização dos retrovisores e portas maiores, que ajudam na segurança do motorista e do passageiro durante os embarques e desembargues.

O prefeito Antonio Francisco Neto comentou que continuará cobrando das empresas mais melhorias no transporte público.

 “Os ônibus da Cidade do Aço chegaram e nos próximos dias chegam os novos carros da Elite. Foi um investimento importante para dar mais qualidade ao serviço, mas sabemos que ainda é preciso mais”, disse Neto.

Pinheiral se prepara para volta às aulas nesta segunda-feira (5)

Início do ano letivo acontece nesta segunda-feira, 05 

A rede municipal de ensino de Pinheiral está se preparando para receber os 3900 alunos que iniciarão as atividades do ano letivo nesta segunda-feira, 05 de fevereiro.  As nove creches e dez escolas da cidade estão recebendo serviços de manutenções pontuais como a substituição de lâmpadas, varrição, capina, entre outros, que irão proporcionar um ambiente mais seguro para os estudantes e educadores. 

As ações preventivas e manutenção ocorrerão também ao longo do ano para garantir um local apropriado para o desenvolvimento escolar. 

Além da manutenção na estrutura física da rede escolar, a SME tem investido na qualidade do ensino ofertado aos alunos da rede municipal com palestras e workshops para os profissionais, a aquisição de novo mobiliário, entrega de kits escolares para os alunos e notebooks para os professores. 

O secretário de Educação do município, Fernando Cabral, destacou que os serviços de manutenção são importantes para manter as unidades escolares adequadas e seguras. 

- São ações extremamente necessárias para que possamos acolher os estudantes de maneira segura e acolhedora. Foram vários os trabalhos que realizamos durante o período de férias escolares para receber bem os nossos alunos, professores e funcionários no retorno às aulas no dia 05 de fevereiro. Espero que todos se sintam à vontade e que sejam muito bem-vindos, disse o secretário da pasta, Fernando Cabral.

Reformas e investimentos

O prefeito, Ednardo Barbosa, anunciou nesta quinta-feira, 01, ao dar boas-vindas aos profissionais da Educação, investimentos de ampliação e melhorias em várias escolas. Serão aplicados cerca de R$ 7,6 milhões em recursos.

Destaca-se a ampliação da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, cujo objetivo é atender a demanda dos estudantes dentro do bairro Palmeiras, não sendo necessário o deslocamento para unidades escolares de outras localidades. 

Serão realizados ainda, serviços de substituição dos telhados do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, creche municipal Dona Galeana Alves de Oliveira, reforma das escolas Alzira Vargas do Amaral Peixoto, quadra poliesportiva do bairro Cruzeiro, além da construção de uma nova creche no Parque Maíra. Há também a creche em construção no bairro Cruzeiro II que irá atender 150 crianças em período integral e está prevista para ser entregue em março.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

158 focos de dengue são encontrados no Santa Cruz, em Volta Redonda

Força-tarefa da prefeitura esteve no bairro entre os dias 24 e 26 de janeiro, vistoriando casas e realizando serviços de limpeza e manutenção nas ruas
A força-tarefa contra a dengue encontrou 158 focos do mosquito Aedes aegypti no bairro Santa Cruz, em Volta Redonda. O levantamento apontou ainda que 2.839 residências foram vistoriadas no período de 24 a 26 de janeiro pelos agentes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A maioria dos focos, segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaína Soledad, foi descoberto dentro das residências.

“Tivemos ainda 1.235 casas que estavam fechadas, ou seja, não tinha ninguém na residência para atender aos agentes; em outros dez imóveis, os moradores recusaram a entrada dos profissionais para fazer a vistoria. A recomendação da Secretaria de Saúde é que a população receba o agente e permita que ele faça o seu trabalho, sendo de extrema importância nesse momento em que temos um número elevado de casos de dengue em todo país”, disse a coordenadora, acrescentando que, atrelado às ações de bloqueio ao mosquito, o município conta com o apoio do fumacê UBV (Ultra Baixo Volume) do Governo do Estado.

A força-tarefa é uma junção entre as secretarias municipais de Saúde e de Infraestrutura (SMI) no combate ao Aedes, que é transmissor da dengue, chikungunya e zika. A ação acontece semanalmente em bairros do município. Além das vistorias nos imóveis e dos serviços de orientação, a Secretaria de Infraestrutura oferece limpeza urbana, com equipes direcionadas à manutenção, como capina, roçada, limpeza geral e recolhimento de entulho. Antes do Santa Cruz, os bairros Sessenta, Dom Bosco, Aterrado, Jardim Paraíba e Nossa Senhora das Graças já haviam recebido a iniciativa da prefeitura.

No momento, o bairro Aero Clube está recebendo as ações de combate à dengue, que foram iniciadas na quarta-feira (31 de janeiro) e seguirão até esta sexta-feira (2). As próximas localidades beneficiadas com a força-tarefa serão anunciadas nas redes sociais da Prefeitura de Volta Redonda (@prefeituravr).

Deputado Fábio Silva é condenado a ter mandato cassado e ficar inelegível por 6 anos

Foto: arquivo pessoal
O TRE-RJ cassou nesta quinta-feira, dia 1º, por unanimidade, o diploma do deputado estadual Fábio Francisco da Silva (União Brasil) por abuso do poder religioso com repercussão econômica, praticado nas eleições de 2022. Por unanimidade, a Corte declarou o político inelegível até 2030. Ainda cabe recurso ao TSE, em Brasília.

De acordo com a decisão, Fábio Silva beneficiou-se de sua condição de apresentador, diretor e sócio da Rádio Melodia (FM 97,5) para promover a candidatura. Por meio do veículo de comunicação, foi divulgada a realização de festivais gospel em templos religiosos, “assemelhados a showmícios", que contaram com a participação de renomados cantores, conforme destacou o relator do processo, desembargador Henrique Carlos Figueira.

De acordo com o magistrado, os eventos do "Culto da Melodia" tiveram a presença do então deputado estadual e candidato à reeleição no púlpito da igreja em pelo menos duas ocasiões, nos municípios de Campo Grande e Itaguaí, em setembro de 2022. A decisão destacou a realização de discurso político e distribuição de material de campanha, além de ampla divulgação nas redes sociais, que alcançaram 1,5 milhão de seguidores.

“Com o desvirtuamento de santuário e apropriação como espaço privado de autoridade e influência eleitoral (...) ficou tipificado o abuso de poder, tendo em vista a elevada repercussão dos fatos, a alta expressividade econômica dos eventos e o prejuízo da igualdade e oportunidade dos candidatos e da normalidade e legitimidade do certame eleitoral”, destacou o relator em seu voto.

O magistrado ressaltou ainda que o parlamentar divulgou fake news sobre suposta projeto de lei para proibir “a pregação do evangelho”, que estaria tramitando na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. “O direito ao credo é garantido pela Constituição Federal”, ressaltou o relator.

Para o relator, a atuação de Fábio da Silva como apresentador e radialista ficou caracterizada como abuso de poder econômico e abuso de poder midiático, causando desequilíbrio na disputa eleitoral.

“A jurisprudência do TSE está consolidada no sentido de que a prática do abuso de poder de autoridade religiosa, conquanto não disciplinada legalmente, pode ser sancionada quando as circunstâncias do caso concreto permitam o enquadramento da conduta em alguma das formas positivadas de abuso”, completou.

DP pede que municípios adotem medidas contra a dengue

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro enviou recomendações a 83 municípios do Estado cobrando medidas para o combate à dengue, como a adequação e a implementação dos Planos Municipais de Contingência para Enfrentamento às Arboviroses Transmitidas pelo Aedes Aegypti e suas consequentes ações locais.

No documento, feito pelas Coordenações de Saúde, do Núcleo de Fazenda Pública e de Tutela Coletiva, a Defensoria solicita que as Secretarias Municipais de Saúde (SES) intensifiquem as ações que ajudem a controlar a disseminação da doença com a elaboração de relatórios estatísticos dos locais visitados para retirada de entulhos, lixos em terrenos baldios, áreas de construção e vias públicas dos municípios.

Aumento de quase 1000% dos casos

De acordo com dados da Central de Inteligência em Saúde (CIS), o Estado do Rio registrou 17.544 casos prováveis de dengue em janeiro de 2024. O número representa um aumento de quase 1.000% em relação ao mesmo período de 2023. Só neste primeiro mês do ano, 676 pacientes foram internados na rede pública com a doença.

Barra Mansa tem 412 milímetros de chuvas acumulados em janeiro

Segundo o órgão, equipes mantêm constante monitoramento das áreas de risco e seguem comunicando a população pelos canais oficiais

A Defesa Civil de Barra Mansa informou o balanço das chuvas no município durante o mês de janeiro. De acordo com o órgão, o acumulado no período foi de 412 milímetros (mm).

O órgão destacou a importância do trabalho em conjunto, e ressaltou que o apoio da população é fundamental na prevenção de riscos. O coordenador do órgão, João Vitor Ramos, enfatizou a organização do trabalho das equipes.

_ Agimos com um monitoramento diário dos bairros, principalmente os que se localizam próximos aos rios e encostas. Nossas equipes dispõem de mecanismos que auxiliam no apoio às famílias que vivem em áreas de risco, como por exemplo, as sirenes que estão instaladas em áreas estratégicas. Alertamos as pessoas que, ao observarem qualquer elevação de rios ou possibilidade de deslizamentos, entrem em contato conosco pelo telefone 199 – comunicou.

João Vitor ainda ressaltou que o órgão mantém um contato frequente com a Defesa Civil Estadual e possui canais que estão prontos para informar os moradores dos alertas de chuvas; para recebê-los é necessário se cadastrar mandando o número do CEP por SMS para o 40199.

Para concluir, o coordenador também informou que existe previsão de chuvas intensas entre a tarde desta quinta-feira, dia 1º, e a noite de sexta, dia 02, podendo chegar a 50 milímetros. João frisou que as sirenes estão em total funcionamento e todo o efetivo da Defesa Civil está de prontidão para agir diante de eventuais ocorrências de deslizamentos, alagamentos e transbordos de rios.

Ferros-velhos passam ação preventiva contra a dengue, em Barra Mansa

Operação serve para orientar proprietários sobre os cuidados necessários para evitar criadouros do mosquito
Na manhã desta quinta-feira (1º), agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa iniciaram uma operação de vistoria em ferros-velhos no município, com intuito de orientar acerca de cuidados para evitar acúmulo de água em vasilhames e pneus que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Já no primeiro local visitado, no bairro Vista Alegre, a equipe constatou dezenas de pneus acondicionados incorretamente e com água parada. O responsável pelo estabelecimento foi notificado em razão disso e foi determinada a resolução da situação imediatamente.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, esses tipos de estabelecimentos precisam seguir todas as orientações. “A atividade é passível de licenciamento ambiental e os empreendimentos licenciados são obrigados a manter objetos que possam acumular água em área coberta, justamente para inibir a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, ressaltou.

Beleza ressalta que é de extrema importância todos os proprietários de depósitos de sucatas realizarem a inspeção diária do estabelecimento para evitar o acúmulo de água em objetos, bem como acondicionar pneus e demais peças de veículos em local adequado. “A operação continuará e serão visitados depósitos em todo o município para orientação e notificação dos estabelecimentos que estejam inadequados”, concluiu.

Homem é preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Pinheiral

Foto: divulgação da Polícia Civil
Policiais civis prenderam, nesta terça-feira (31/01), um homem em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. A ação aconteceu no bairro Cruzeiro, em Pinheiral, região do Médio Paraíba.

De acordo com as equipes, o criminoso confessou integrar o tráfico de drogas na região ao ser abordado pelos agentes. Com ele, foram apreendidos uma pistola, munições, 19 pinos de cocaína e dinheiro em espécie.

Identificado homem que depredou prédio da Secretaria de Educação de Volta Redonda

O caso aconteceu no último domingo (28) e foi flagrado por câmeras de monitoramento da Semop.
 

Um homem de 29 anos, morador do bairro Volta Grande II, foi intimado a depor na delegacia de polícia após ser flagrado por câmeras de monitoramento da cidade depredando o prédio da Secretaria de Educação no bairro Niterói. O caso aconteceu no último domingo, dia 28, em Volta Redonda.
 
Nas imagens é possível ver quando o homem visivelmente transtornado estaciona o carro em frente à sede da instituição, desce e quebra uma luminária do local.

Em seguida, ele arremessa uma peça de ferro contra a janela da cozinha da secretaria e vai embora. A porta de entrada da secretaria ficou amassada.
 
Os motivos que levaram a depredação não foram divulgados.

Homem é preso em flagrante após esfaquear e matar médico em Volta Redonda


Um homem foi preso em flagrante após esfaquear e matar um médico na manhã de segunda-feira, dia 29, em Volta Redonda. O crime ocorreu por volta de 7h10min, nas proximidades da Policlínica da Cidadania, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Wendel, de 32 anos, foi preso uma hora depois do crime por se passar de vítima ao registrar uma ocorrência de agressão na 93ª DP. Ele disse que o motivo da briga teve origem em uma situação envolvendo a entrega do seu enteado.

Agentes do núcleo de homicídio da 93ª DP perceberam que na versão apresentada havia contradições e, em diligência, os agentes localizaram a esposa da vítima que disse aos policiais que Wendel se dirigiu até a janela da porta do carro de Erick e tentou, insistentemente, golpeá-lo com a faca, enquanto Erick tentava se defender das facadas. Em um dos golpes, Wendel cravou a faca no tórax de Eerick.

O médico foi socorrido às pressas e levado ao Hospital São João Batista, onde passou por uma cirurgia urgente em estado grave. A vítima morreu dois dias depois.

A faca utilizada no ataque foi apreendida, contribuindo para a investigação em curso.

Preso homem que estava furtando comerciantes no bairro Aterrado, em Volta Redonda

Um homem de 28 anos foi preso por suspeita de furto no bairro Aterrado, em Volta Redonda. Ele foi detido após comerciantes avisarem agentes do Sistema Integrado de Segurança. O caso aconteceu nessa quarta-feira (31/1).

O suspeito, que era conhecido por comerciantes locais por já ter cometido furtos anteriormente, estava em uma loja do bairro Aterrado com uma sacola plástica tentando praticar novos furtos.

Ao perceber que estava sendo observado pelo gerente do estabelecimento comercial, o homem deixou o local e entrou em um carro de aplicativo. Os agentes do Sistema Integrado de Segurança então fizeram a abordagem ao veículo e encontraram com ele: três caixas de bombom, quatro latas de energético, uma garrafa térmica e materiais de perfumaria (sabonetes, dois perfumes e um desodorante).

Ao ser questionado pelos agentes sobre a origem dos produtos, o homem contou que os havia furtado de um supermercado na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, e de uma farmácia no bairro Nove de Abril, em Barra Mansa.

Ele então recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia da Polícia Civil (93ª DP). Em seguida, os agentes foram até o supermercado citado pelo suspeito e confirmaram com o gerente de que ele havia praticado o furto naquele estabelecimento. Câmeras de monitoramento do supermercado flagraram o crime. O homem ficou preso em flagrante e indiciado por furto.

Poder publico monta esquema para a volta às aulas em Barra Mansa

Guarda Municipal atuará nas vias com objetivo de minimizar possíveis transtornos ocasionados pelo aumento do fluxo de veículos

A Prefeitura de Barra Mansa já se programa para atuar nos próximos dias, período em que ocorre a volta às aulas. A Secretaria de Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal (GMBM), estará presente em localidades de grande fluxo de veículos, como nas proximidades de escolas. O retorno das aulas na rede pública de ensino está previsto para o dia 06 de fevereiro, porém, algumas instituições privadas podem antecipar esta volta.

O secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, enfatizou a necessidade de um trabalho mais específico para esse período. “A secretaria está atenta na volta às aulas, pois sabemos que nesta época é comum aumentar o número de veículos transitando na cidade. Existem os horários de pico, como no início da manhã, no meio do dia e no fim da tarde, quando se eleva o fluxo para entrada e saída de alunos. Estaremos prontos para conduzir da melhor maneira este serviço e atuaremos com nossos efetivos da Guarda Municipal para orientar condutores e pedestres”, destacou.

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, falou mais sobre como ocorrerão as operações. “Aproveitaremos os agentes de trânsitos das escolas, em geral do Centro da cidade, onde é maior o fluxo, e prestaremos toda assistência para os motoristas e pedestres que estarão passando por essas localidades”, disse Valente.

Ronda Escolar
Paralelamente ao trabalho que será realizado pela Guarda, a Prefeitura conta ainda com a Ronda Escolar, uma iniciativa que foi implementada no governo do prefeito Rodrigo Drable e se tornou referência no atendimento às unidades escolares da rede municipal. A Ronda é coordenada pela Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Municipal e com o apoio da Polícia Militar.
As principais ocorrências estão relacionadas a questões familiares, apoio aos diretores para encaminhamento a 90ª Delegacia de Polícia e auxílio ao Conselho Tutelar (quando solicitado pela unidade escolar).

A direção das escolas pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelos telefones do plantão: (24) 3028-9339 e (24) 3028-9369.

21 bairros de Volta Redonda são afetados por rompimento de duto nesta quinta (1º)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) informa que iniciou nesta quinta-feira, dia 1º, manutenção em uma rede adutora na Avenida Integração, no bairro Aterrado, para consertar um rompimento na tubulação no local.

A rede, de 300mm, abastece os bairros Jardim Amália, Vale da Colina, Morada da Colina, Jardim Normandia, São Geraldo, Santa Helena, Vivendas do Lago, Jardim Belvedere, Village Sul, Cidade Nova, Mata Atlântica, Casa de Pedra, Jardim Tiradentes, Vista Verde, Vila Rica, Jardim Mariana, Alphaville, Rio das Flores, Roma I, Roma II e Parque das Garças. Com isso, é indicado que os moradores dessas localidades utilizem água de forma consciente, priorizando consumo humano.

O Saae-VR ressalta ainda que a manutenção é complexa, pois a rede passa sob a linha férrea administrada pela MRS Logística. Assim que concluída a intervenção, o reabastecimento irá acontecer de forma progressiva, observando-se que os pontos mais afastados e mais altos demandam mais tempo para normalização completa.

Veja a programação do Carnaval 2024 em Pinheiral

Este ano os shows acontecerão até às 2 horas da manhã
O Carnaval 2024 de Pinheiral terá quatro bandas durante os seis dias de folia, com shows até às 2 horas da manhã, três dias de matinês e recreação infantil com desfile de blocos, DJ's e apresentação ao vivo com as bandas Interlig, Mistura Carioca, Guerra e a estreante no Carnaval da cidade, banda Agenda. O evento será realizado de 08 a 13 de fevereiro, nas Praças Brasil e Teixeira Campos. 

Segundo a prefeitura da cidade, a festa oferecerá uma estrutura reforçada, visando a segurança dos foliões e contará com a atuação operacional de toda a equipe da SEMECULT e das Secretarias de Saúde, com profissionais e ambulâncias em posto médico que será montado no local para atendimento de emergência, Serviços Públicos, com as equipes de iluminação e limpeza, governo, com os departamentos de Trânsito e Transporte, no controle de trânsito, Fiscalização e Ordem Pública, comunicação e Defesa Civil, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e banheiros químicos.
 
O tradicional bloco das ‘piranhas’ Atoxanos, que arrasta milhares de foliões de Pinheiral e região todos os anos, abre na quinta-feira, 08, a programação oficial do Carnaval da Família 2024, com concentração a partir das 18 horas, na Avenida Brasília, no bairro Paraíso. 

Os demais blocos são: bloco das chitas (dia 09, concentração às 19h, bairro Paraíso), bloco do Oriente (dia 10, concentração às 15h - Campo do bairro Oriente), bloco do Fluminense (dia 10, concentração às 19h – Em frente ao PSF (Centro), bloco Embrazados (dia 11, concentração às 15h – Avenida Brasília, bairro Paraíso), bloco Nação Rubro Negra (dia 11, concentração às 20h30 – Rua Tancredo Neves, em frente a Secretaria de Obras), bloco Quem não aguenta bebe leite (dia 12, concentração às 15 horas – Avenida Brasília, bairro Paraíso) - bloco Vem Como Pode! (dia 12, às 17h - Rua Tancredo Neves em Frente ao PSF do bairro Centro), bloco Seu Larga Tu Mama (dia 13- concentração às 13 horas, Rua Tancredo Neves, em frente a Secretaria de Obras) bloco da Saudade (dia 13 - Concentração, às 18h30, na Praça Luiz Gonzaga, Centro e Bloco Amigos do Vasco da Gama, dia 13, concentração às 19h - Rua Tancredo Neves em Frente ao PSF do bairro Centro). 

As bandas Interlig, Mistura Carioca, Agenda e Guerra estarão no palco e prometem animar os foliões. A Interlig se apresenta no sábado (10) e segunda(11), às 00 horas. A Banda Mistura Carioca, na sexta-feira (09), domingo (11) e terça (13)  às  00 horas. A Banda Agenda se apresenta, no sábado (10), segunda (12), às 17 horas. Já a Banda Guerra sobe ao palco no domingo (11), terça(13), às 17 horas. 

Confira a programação completa:
 

DIA 08/02 (QUINTA)

19H – DJ XANDY

22H – ENTREGA DA CHAVE PARA O REI MOMO

00H – BANDA INTERLIG

02H – ENCERRAMENTO TODOS OS DIAS NESTE HORÁRIO


BLOCO PIRANHAS DOS ATOXANOS  

CONCENTRAÇÃO: Avenida Brasília, BAIRRO PARAÍSO – Quadra de esportes

Destino: Praça Brasil - Centro

Horário de início da concentração: 18h
 

DIA 09/02 (SEXTA)

19H – DJ RATUS

00H – BANDA MISTURA CARIOCA
 

BLOCO DAS CHITAS  

CONCENTRAÇÃO: Avenida Brasília, BAIRRO PARAÍSO – Quadra de esportes

Destino: Praça Brasil - Centro

Horário de início da concentração: 19h
 

DIA 10/02 (SÁBADO)

16H- BANDA AGENDA

19H – DJ XANDY

00h – BANDA INTERLIG
 

BLOCO DO ORIENTE:

CONCENTRAÇÃO: Campo do Oriente

Destino: Praça Brasil - Centro

Horário de início da concentração:  15H
 

BLOCO DO FLUMINENSE  

CONCENTRAÇÃO: Em frente ao PSF – Centro

Destino: Praça Brasil - Centro

Horário de início da concentração: 19h
 

DIA 11/02 (DOMINGO)

16H – BAILE INFANTIL COM EQUIPE DE RECREAÇÃO TIA ANA BANANA

17H- BANDA GUERRA

19H - DJ RATUS

00h – BANDA MISTURA CARIOCA
 

BLOCO EMBRAZADOS  

CONCENTRAÇÃO: Avenida Brasília, BAIRRO PARAÍSO-Quadra.

Destino: Praça Brasil - Centro

Horário de início da concentração: 15h
 

BLOCO NAÇÃO RUBRO NEGRA   

CONCENTRAÇÃO: Rua Tancredo Neves, em frente a Secretaria de Obras

Destino: Praça Brasil - Centro

Horário de início da concentração: 20h 30min
 

DIA 12/02 (SEGUNDA)

16H – BAILE INFANTIL COM EQUIPE DE RECREAÇÃO TIA ANA BANANA

17H- BANDA AGENDA

19H –  DJ XANDY

00h – BANDA INTERLIG

 

BLOCO VEM COMO PODE!  

CONCENTRAÇÃO: Rua Tancredo Neves em Frente ao Módulo de Saúde do Centro

Destino: Praça Brasil - Centro

Horário de início da concentração: 17h
 

BLOCO QUEM NÃO AGUENTA BEBE LEITE  

CONCENTRAÇÃO: Avenida Brasília, BAIRRO PARAÍSO-Quadra.

Destino: Praça Brasil - Centro

Horário de início da concentração: 15h
 

DIA 13/02 (TERÇA)

16H – BAILE INFANTIL COM EQUIPE DE RECREAÇÃO TIA ANA BANANA

17H- BANDA GUERRA

18H– DJ RATUS

00H – BANDA MISTURA CARIOCA
 

BLOCO SEU LARGA TU MAMA?  

CONCENTRAÇÃO: Rua Tancredo Neves, em frente a Secretaria de Obras

Destino: Praça Brasil - Centro

Horário de início da concentração: 13h

 

BLOCO DA SAUDADE   

CONCENTRAÇÃO: Praça Luiz Gonzaga, BAIRRO CENTRO

Destino: Praça Brasil - Centro

Horário de início da concentração: 18h30 min
 

BLOCO AMIGOS DO VASCO DA GAMA   

CONCENTRAÇÃO: Rua Tancredo Neves em Frente ao Módulo de Saúde do Centro

Destino: Praça Brasil - Centro

Horário de início da concentração: 19h 


Legenda Foto:

Público e banda no carnaval da Família 2023 de Pinheiral

Menor é apreendido com arma após roubo em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Militar

Um menor de 17 anos foi detido pela Polícia Militar no bairro Aterrado, em Volta Redonda, com um revólver calibre 38 com 04 munições intactas. O flagrante aconteceu na noite da última terça-feira, dia 30.

Na ação os policiais receberam denúncia de populares, dando conta de dois elementos em atitude suspeita na rua 1º de Maio. No local o menor foi abordado e com ele os policiais encontraram o revólver e um aparelho celular da marca iPhone bloqueado. 

A ocorrência foi encaminhado para 93ª DP onde o mesmo assumiu ter roubado o celular, em contato com a vítima, ela reconheceu o ladrão como autor. Ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e roubo, permanecendo apreendido.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Hemonúcleo de Barra Mansa incentiva população a doar sangue para regularizar estoque

Os tipos sanguíneos negativos são os que mais devem ser repostos atualmente na unidade
O Hemonúcleo de Barra Mansa está enfatizando a importância da população continuar doando sangue para manter o estoque regularizado. A unidade destaca que a coleta é rápida e que com apenas uma doação é possível salvar até quatro vidas. No momento, o tipo sanguíneo O Negativo se encontra em estado crítico; os demais tipos sanguíneos negativos estão baixos, enquanto os tipos sanguíneos positivos estão em situação estável.

De acordo com a captadora de doadores da unidade, Claúdia Maria de Oliveira, a doação de sangue é um ato solidário que desempenha um papel vital na saúde e na sobrevivência das pessoas. “É um procedimento simples e seguro e, por meio dele, os hospitais podem fornecer transfusões sanguíneas a pacientes que estão enfrentando condições médicas delicadas ou são submetidos a cirurgias complexas. Neste momento, precisamos especialmente do tipo sanguíneo O Negativo, que é doador universal, ou seja, doa para todos.”, explicou Cláudia.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Para menor de idade, somente mediante autorização de seus responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 24 horas antes da doação. Para casos de tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a sua realização.

A unidade está localizada na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, entre 7h e 11h, exceto feriados. O telefone para mais informações é o (24) 3512-0788.

Educação: Barra Mansa entregará reforma em escolas, novas creches e equipamentos pedagógicos e administrativos em 2024

Obras seguem em andamento e devem ser finalizadas até o mês de julho
Uma das principais ações de um governo é o investimento na educação. Garantir que as unidades estejam bem equipadas, seguras e com uma infraestrutura adequada são algumas dessas características. A Prefeitura de Barra Mansa atualmente está com obras em andamento em seis unidades escolares. As escolas receberam nova pintura, quadras poliesportivas, manutenção no geral e reparos nas partes elétrica, hidráulica e predial. Além disso, cinco novas creches têm a previsão de serem entregues ainda em 2024. O município, através do programa Investe Escola, decentralizou verbas que somam mais de R$ 1 milhão para auxiliar nessas melhorias.
 
De acordo com o secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, essas ações irão proporcionar aos estudantes um ensino de maior qualidade e um local para desenvolver o aprendizado mais aconchegante. “Estamos sempre em busca de oferecer aos nossos alunos o melhor. Vemos neles o futuro e precisamos incentivar a vontade de estudar. É claro que um ambiente mais bonito vai despertar neles um interesse maior de estar na escola e por isso não pouparemos esforços para tornar nossas escolas mais acolhedoras”, disse o secretário.


Confira abaixo as unidades escolares que estão recebendo serviços e melhorias neste ano.


Infraestrutura predial


- Reforma e ampliação:

Colégio Municipal Carlos Haasis

Colégio Municipal Geraldo Ozório Rodrigues

Colégio Municipal Júlio Branco

Colégio Municipal Leonísio Sócrates Batista


- Construção e cobertura de quadra poliesportiva:


Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable

Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Júnior


- Construção de creches:

Creche do bairro Nova Esperança

Creche do bairro Vila Ursulino

Creche do bairro Boa Vista

Creche do bairro Vista Alegre

Creche do bairro Colônia Santo Antônio


- Pintura geral:

CIEP 054 Mª José M. de Carvalho

CIEP 483 Municipalizado Ada Bogato


Infraestrutura Pedagógica - 8 salas de Tecnomaker:
 

Colégio Municipal Vereador Paulo Basílio de Oliveira

CEI - Centro de Educação Integrada Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva

Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable

Ciep 054 Mª José M. de Carvalho

Colégio Municipal Padre Anchieta

Colégio Municipal Jahyra Fonseca Drable

Colégio Municipal Washington Luiz

Colégio Municipal Clécio Penedo


Infraestrutura Administrativa:


Implantação de Sistema de Gestão de Rede

Diretores da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda tomam posse

Cerimônia reuniu representantes das unidades da Secretaria de Educação e da Fevre, nesta quarta-feira (31), no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior
Aconteceu nesta quarta-feira, dia 31, a cerimônia de posse dos diretores Gerais e diretores Adjuntos de todas as unidades da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda. O evento aconteceu pela tarde no Teatro Franklin de Carvalho Junior, anexo ao Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal. Cento e um diretores Gerais e 95 diretores Adjuntos das 96 escolas da Secretaria Municipal de Educação (SME) e dos cinco colégios da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) foram nomeados para o quadriênio 2024 a 2027.

O prefeito Antonio Francisco Neto participou da cerimônia e desejou sucesso aos novos diretores da Rede Municipal de Ensino.

"Agradeço a todos os diretores por aceitar o desafio de cuidar das nossas escolas e, principalmente, dos nossos alunos. Além disso, agradeço a todos os profissionais, fundamentais para que nossa cidade seja referência na Educação. Com Sodré (secretário de Educação - Sérgio Sodré) e Caio (Teixeira - presidente da Fevre), vamos avançar ainda mais. Vocês merecem essa grande festa", afirmou o prefeito.

O presidente da Fevre, Caio Teixeira, ressaltou: "Vocês são a ligação entre a administração e a comunidade escolar. Sei como é necessário dedicação para dirigir uma escola. Obrigado".

O secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré, também falou aos representantes das unidades de ensino.

"Estamos quebrando um paradigma aqui hoje. Pela primeira vez, temos amigos e familiares compartilhando esse momento tão importante para toda cidade. Ver todos vocês aqui, prestigiando a Educação é motivo de muita alegria", falou Sodré.

Representando os diretores Gerais, falou Silvana Xavier Lima, da Escola Municipal Amazonas, que fica no bairro Retiro. "Estou como diretora Geral há 22 anos. Não é fácil, mas é gratificante. Recomendo agir com dedicação e afinco, sabedoria e discernimento", aconselhou Silvana.

Já Úrsula Souza da Silva, da Escola Municipal Especializada Profª Dayse Mansur da Costa Lima, que funciona no Aterrado, discursou em nome dos diretores Adjuntos. "Atuo desde 2012 na educação e há nove na direção adjunta. Destaco o conhecimento do nosso papel, aliado ao vínculo com a comunidade como caminho para acertar", disse.

Também prestigiaram a cerimônia o vice-prefeito Sebastião Faria de Souza; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Patrícia Carla Vieira Romão Botelho; as subsecretárias de Educação, Virgínia Helena da Silva Pires e Valéria Cristina Ramos Lamim Silva; a chefe de Gabinete da SME, Josiane da Silva Costa Gonçalves; a diretora do Departamento Pedagógico da SME, Valéria Augusta Franco de Carvalho Coelho; além de servidores da Secretaria Municipal de Educação e da Fevre.

Médico morto, após ser esfaqueado, será sepultado nesta quinta-feira (1º) em Volta Redonda

O médico Érick Alves Pinto de Albuquerque Dias, de 37 anos, morto na manhã desta quarta-feira (31), no Hospital São João Batista, em Volta Redonda, será sepultado nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, no Cemitério Portal da Saudade. Ele foi esfaqueado na manhã de segunda-feira (29), pelo atual companheiro da ex-mulher, quando foi pegar o filho com o homem, de 32 anos. O médico - conhecido como “Pingo” - foi atingido no peito pela facada, e teve o coração ferido pela arma. Ele foi socorrido em estado grave logo após o crime e estava internado no HSJB, onde passou por diversas cirurgias, mas não resistiu.

‘Pingo’ era filho da ex-secretária de Saúde de Volta Redonda, e atual coordenadora do programa de Saúde Mental da cidade, Suely Pinto.

Acusado foi preso

O acusado foi preso em flagrante, após procurar a 93⁠ª Delegacia de Polícia Civil (Volta Redonda) afirmando ter sido vítima de agressão por parte do médico. Durante o depoimento, por volta de 8h30 de segunda-feira (29), agentes do núcleo de homicídios da 93ª DP perceberam que havia contradições e, em diligência, localizaram a ex-esposa do médico, que disse aos policiais que o agressor se dirigiu até a janela do carro de Érick e tentou, insistentemente, golpeá-lo com a faca, enquanto o médico tentava se defender. Em um dos golpes, o homem cravou a faca no tórax de Érick.

Após a informação obtida pelos policiais, o acusado foi preso em flagrante, ainda durante o depoimento na delegacia.

O crime ocorreu por volta de 7h10 desta segunda, nas proximidades da Policlínica da Cidadania, no bairro Nossa Senhora das Graças, em Volta Redonda. A faca utilizada no ataque foi apreendida. O preso foi recolhido ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça.

Justiça determina que médicos peritos mantenham de 70% a 85% do serviço durante a greve desta quarta (31)

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes, no exercício da presidência, deferiu parcialmente o pedido da União para limitar a greve dos peritos médicos federais prevista para esta quarta-feira (31) em todo o país.

Pela decisão do STJ, a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), organizadora do movimento grevista, deve garantir o funcionamento das atividades de perícia médica de análise inicial de benefícios e direitos previdenciários e assistenciais, mantendo um percentual de 85% de peritos atuantes nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Além disso, deve garantir o funcionamento do mesmo serviço com 70% dos peritos nos estados do Acre, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O ministro fixou em R$ 500 mil o valor da multa diária para o caso de descumprimento da decisão. A adoção de percentuais diferentes para os dois grupos de estados levou em conta informações do governo sobre o tempo médio de espera para agendamento das perícias médicas – que tem sido superior a 45 dias, sobretudo nas Regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
Perícia é considerada atividade essencial

Segundo Og Fernandes, os médicos peritos exercem uma atividade de "natureza especialíssima", reconhecida como essencial pela Lei 13.846/2019, pois se relaciona a uma etapa indispensável para a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais, a exemplo do auxílio-doença e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

"De fato, as atividades médico-periciais estão afetas a benefícios de subsistência da população, cuja paralisação pode colocar em perigo iminente a sobrevivência e a saúde da comunidade envolvida", justificou.

Sem entrar no mérito da legalidade ou não do movimento dos médicos, o ministro assinalou que o exercício do direito de greve deve observar a manutenção dos serviços essenciais, como determina o artigo 11, caput, da Lei 7.783/1989.
Governo alega que greve impediu realização de mais de 10 mil perícias

No pedido de tutela cautelar, a União afirmou que as paralisações organizadas pela ANMP nos dias 17 e 24 de janeiro impediram a realização de mais de 10 mil perícias presenciais agendadas para aquelas datas, causando inúmeros prejuízos à população, principalmente aos mais necessitados.

Por sua vez, a ANMP alegou que o governo descumpriu o acordo firmado com a categoria e não abriu um novo canal de negociação, mesmo após sucessivas tentativas da entidade classista.

Ao analisar o pedido da União, o vice-presidente do STJ comentou que o direito de greve dos servidores públicos, previsto na Constituição Federal e reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deve ser exercido com respeito a determinados requisitos, em especial o princípio da continuidade do serviço público.

"A manutenção da regularidade na prestação de serviços deve ser assegurada, levando-se em consideração, sobretudo, as particularidades das atividades envolvidas e as necessidades do setor público relacionado, bem como da população afetada. O descumprimento desse princípio pode caracterizar abuso de direito", afirmou.

A decisão tomada pelo ministro Og Fernandes nesta terça-feira (30), em regime de plantão judiciário, é limitada aos percentuais de médicos que devem manter o serviço de perícia funcionando. Outros pedidos formulados pela União serão analisados posteriormente pelo relator do caso, ministro Mauro Campbell Marques, no âmbito da Primeira Seção.

Carreta carregada com leite tomba em saída da Dutra, em Barra Mansa

 Uma carreta tombou numa saída da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) em Barra Mansa. O veículo foi fazer uma curva para pega o acesso inferior ao Centro da Cidade, na altura de Cotiara e acabou com o reboque tanque carregado com leite tombando.

O acidente aconteceu nesta quarta-feira, dia 31, no km 286 da BR-116, sentido Rio de Janeiro. 

O trânsito no local está lento e o produto está escorrendo a margem da via.


Não há informação de ferido.

CSN prevê cinco mil novos empregos com plano de modernização em Volta Redonda

Direção da empresa fez apresentação do planejamento para os próximos anos na cidade, com novidades também no ramo imobiliário e sobre o meio ambiente
Alguns dos principais diretores da CSN estiveram nessa segunda-feira à noite no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda, para apresentar ao prefeito Antonio Francisco Neto os planos da empresa para os próximos anos, envolvendo a Usina Presidente Vargas e o município de forma geral. A diretora de Sustentabilidade, Helena Guerra, mostrou o andamento do processo de modernização da planta local da empresa, bem como traçou algumas metas para serem atingidas até 2026. Com início das reformas e trocas de equipamentos nas principais estruturas da linha de produção de aço, a CSN pretende gerar cinco mil novos postos de trabalho na cidade até 2026. 

A apresentação foi feita pela diretora, com participação do diretor-executivo de Siderurgia, Alexandre Lyra, e pelo diretor institucional e jurídico, Luiz Paulo Barreto. Depois de ações emergenciais adotadas pela CSN no ano passado para mitigar os efeitos do chamado “pó preto”, Helena Guerra confirmou que os trabalhos para modernização da cadeia produtiva da siderúrgica terão sequência neste ano. As sinterizações e as coquerias estão no centro do trabalho. Até julho, a expectativa é que parte dos novos equipamentos já estarão instalados e funcionando. 

“A planta da empresa que vai fazer a instalação dos novos equipamentos, mais modernos e menos poluentes, já está instalada na usina. Até julho pretendemos começar a funcionar com essa nova realidade”, destacou Lyra. 

Serão investidos mais de R$ 2 bilhões (parte dos recursos já está sendo aplicado) neste processo de modernização, que vai gerar cerca de cinco mil novos empregos na usina até o ano de 2026. O prefeito de Volta Redonda destacou a importância das ações para atender o anseio da população. 

“Todos querem a CSN produzindo mais e poluindo menos. Estamos vendo que isso é possível e temos este compromisso firmado pela direção da empresa com nossa cidade. Estamos vendo as coisas acontecerem, vamos seguir atentos e cobrando melhorias, mas felizes por ver a empresa investindo na usina. Vai melhorar a qualidade de vida da nossa população e dos trabalhadores”, disse Neto. 

Planejamento Imobiliário 

Em outra parte da apresentação, a diretora Helena Guerra apontou alguns dos investimentos que a CSN pretende alavancar a partir de terrenos e imóveis da empresa em Volta Redonda. Apesar de em outras épocas o assunto já ter sido levantado, mas sem seguir adiante, Helena ressaltou que a presidência do grupo criou uma gerência específica para assuntos imobiliários, visando principalmente a cidade de Volta Redonda. A diretoria confirmou que há um planejamento para o Escritório Central e para o terreno do Aero Clube, nos moldes já anunciados em outras reuniões com o prefeito. O prédio localizado na Vila Santa Cecília passará por um “retrofit”, para abrigar salas comerciais e outros empreendimentos, enquanto o terreno abrigará um misto de conjunto habitacional com espaços comerciais. 

Uma novidade foi a revelação de que a CSN pretende entrar pesado no mercado de venda de imóveis residenciais. Helena Guerra destacou que dois terrenos da empresa (localizados na área do Belvedere e Vila Rica) serão ocupados por prédios de apartamentos, visando principalmente a nova classe média. A ideia, segundo a diretora, é aproveitar os subsídios ofertados pelo Governo Federal dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida” dentro das faixas 2 e 3 (com famílias que ganham entre R$ 2,6 mil a R$ 8 mil). 

“Percebemos que há uma carência neste ramo imobiliário em Volta Redonda e vamos atuar. A presidência do grupo quer estes estudos prontos o mais rápido possível”, disse Helena. 

Meio Ambiente

A mudança na legislação ambiental do estado do Rio, provocada a partir das reuniões travadas no Rio de Janeiro desde julho de 2023, também vai mudar a dinâmica das estações que medem a qualidade do ar em Volta Redonda. A CSN comprou e vai doar ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente) quatro coletores para medir a emissão do “pó preto”, que a partir de agora está oficialmente incluído na lista de materiais a serem analisados pelos órgãos ambientais. Os coletores, segundo Helena Guerra, devem entrar em funcionamento já em fevereiro. 

Sobre a pilha de escória que fica às margens do Rio Paraíba do Sul, a diretora da CSN apresentou um balanço sobre a entrada e retirada de material do local. O mesmo estudo foi apresentado aos órgãos ambientais e ao Ministério Público Federal, segundo informado na apresentação. A direção da CSN apontou que não há risco de desastres ambientais relacionados à pilha, mas reafirmaram que todos os acordos feitos para desmobilização da área estão e serão cumpridos. 

“Esse diálogo é importante, essa apresentação torna a relação da CSN com a cidade mais transparente. A partir disso, temos mais instrumentos para fiscalizar, cobrar e informar nossa população do que está sendo feito”, disse o prefeito.

Menor é flagrado com drogas em Resende e causa prejuízo ao tráfico de drogas

Um menor acabou apreendido e vasta quantidade de droga apreendida durante ação da polícia no final da noite de segunda-feira, dia 29, em Resende. As buscas por suspeitos de tráfico de drogas aconteceram no bairro Baixada da Olaria.

A Polícia Militar informou que quando dois suspeitos avistaram os policiais, fugiram, houve perseguição e um deles foi detido logo em seguida.

Ainda na localidade foram apreendidos R$ 170,00 Reais em espécie, um celular, um molho de chave residencial, 19 trouxinhas de erva seca, 17 tiras de erva seca de 15 reais, 20 tiras de erva seca de 50 reais, oito pequenos tabletes de erva seca de 100 reais, cinco skank de 15 reais e 31 frascos de Loló.

O material apreendido e o menor foram conduzidos para a 89ª DP. 

O menor foi autuado no fato análogo ao artigo 33 da lei 11.343/06 permanecendo apreendido. Após perícia do material ficou constatado se tratar de 86g de maconha e 5gramas de skank.

Carro alugado vai parar na mão de terceiro e acaba recuperado quando trafegava na Dutra, em Piraí

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal

Um homem foi preso, por volta dás 17h30 de segunda-feira, dia 29, após ser flagrado trafegando com um carro de uma locadora no km 233 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), durante operação da Polícia Rodovia Federal no posto de Caiçara.

Segundo os policiais evolvidos na ação, um Jeep/Compass, com placas de Belo Horizonte–MG, pertencente a locadora de veículos (Localiza) estava com um registro de apropriação indébita do dia 15 de maio de 2023, na 4ª Delegacia de Polícia Civil de Belo Horizonte.

Ainda de acordo com as informações, quando questionado, o condutor alegou que havia pegado o carro emprestado com um amigo, em Duque de Caxias–RJ, para ir a São Paulo. 

A locadora informou que o contrato de locação estava no nome de outra pessoa e não do condutor abordado. 

Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada para a 94ª DP de Piraí para registro da recuperação do veículo e providências legais cabíveis, tendo o delegado enquadrado o indivíduo em receptação, artigo 180 do CP, ficando preso até que pague fiança para responder em liberdade.

O veículo recuperado (JEEP/COMPASS LONG TF) está avaliado em quase 144 mil reais.

Pés de maconha são apreendidos em distrito de Arrozal e trio é detido

Foto: divulgação da Polícia Militar
Dois tabletes de maconha seca prensada como cinco pés de maconha foram apreendidos durante averiguação de consumo de drogas num ponto do distrito de Arrozal, em Piraí. 

A ação aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 30, após denúncia anônima.

De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Militar, três suspeito foram vistos consumindo drogas na Estrada Velha e, que durante buscas os agentes encontraram a plantação de cultivo a droga.

A ocorrência foi encaminhada a 94ª DP.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Morre idoso atingido por trem no Centro de Barra Mansa

Um idoso de 66 anos morreu após ser atingido por um trem no Centro de Barra Mansa. O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 29, na passagem de nível da Rua Alberto Mutel.

O Corpo de Bombeiros socorreu a vítima, que foi encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu aos ferimentos.

Não há informação se Expedito Vicente Rodrigues estava atravessando a passagem ou estava parado sobre a linha. Ele era morador do bairro Vila Nova. As circunstâncias serão apuradas pela Polícia Civil da cidade (90º DP).

domingo, 28 de janeiro de 2024

Homem é preso por descumprimento de medida protetiva em Barra Mansa

Ele estava descumprido medidas protetivas imposta pela Justiça
Policiais militares prenderam na noite desta sexta-feira (26), na Rua José Melchiades, no bairro Vila Nova, em Barra Mansa, um homem de 43 anos, pelo crime de Descumprimento de Medidas Protetivas. 

Policiais de posse de informações sobre o ocorrido, foram até o endereço mencionado, e no local a vítima apresentou um documento relacionado a uma Medida Protetiva, e mostrou quem era o acusado. Guarnição se aproximou de homem e informou que este descumpria uma ordem judicial, imposta pela Justiça. 

Diante dos fatos, ele foi conduzido à 90º DP (Barra Mansa), para as medidas cabíveis sobre o caso, o qual não colaborou com a equipe, sendo necessário o uso progressivo da força. Em sede policial foi apresentado os fatos, ficando o autor preso em flagrante no Artigo 24-A da Lei 1134/06 (Descumprir decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha).

Casal é preso com granada em Paty do Alferes

Agentes da 96ª DP (Miguel Pereira), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), em ação conjunta com a Polícia Militar e Guarda Municipal, prenderam um casal em flagrante, nesta sexta-feira (26/01), pelo crime de posse de munição de arma de fogo de uso restrito.

A dupla foi presa durante diligência para cumprimento de ordem judicial de busca e apreensão.

Após troca de informações, as equipes foram até uma residência, localizada no bairro Poaia, em Paty do Alferes, e encontraram uma sacola contendo certa quantidade de munição de vários calibres e granadas.

Os agentes também apreenderam materiais que podem ter sido usados pelo autor na tentativa de homicídio contra um policial militar, ocorrida no último dia 19.

Manutenção deixa distrito de Vargem Alegre sem água, em Barra do Piraí

A Cedae vai realizar, na terça-feira (30/1), das 8h às 17h, manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vargem Alegre, em Barra do Piraí. Durante o serviço, o abastecimento ficará interrompido para o distrito.

O fornecimento de água será restabelecido após a conclusão da manutenção, mas em alguns locais pode levar até 36 horas para normalizar.

Imóveis com caixas d’água e/ou cisternas não devem ser afetados pela suspensão temporária do fornecimento de água. Como nem todos têm reservatórios, a Companhia recomenda aos consumidores que guardem água para o período, adiando tarefas não essenciais. Clientes da Cedae podem pedir caminhão-pipa pelo telefone 0800-282-1195.