Rádio Acesa FM VR: 2022-03-06

sábado, 12 de março de 2022

Sorteada urnas para as auditorias da eleição suplementar de Itatiaia

Procedimento demonstra segurança das máquinas de votar e acontece neste domingo (13)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sorteou, na manhã deste sábado (12), as duas urnas que serão auditadas nas eleições suplementares de Itatiaia, neste domingo (13). A urna da seção eleitoral 161 será submetida à auditoria de funcionamento em condições normais de uso, na sede do Tribunal. A urna da seção eleitoral 004 passará, no próprio local em que está instalada, pela auditoria de verificação de autenticidade e integridade.

“Apesar de não serem obrigatórias nos pleitos suplementares, essas auditorias devem se tornar uma rotina, pelo que representam em termos de transparência”, destacou o presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme. O presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave), juiz Marcel Laguna Duque Estrada, conduziu a cerimônia do sorteio, que aconteceu na sede do TRE-RJ e teve transmissão ao vivo pelo perfil do TRE-RJ no Facebook.

O local de votação da seção 161 é a Escola Municipal Joaquim Miguel dos Santos. A urna instalada na seção será substituída e levada à sede do Tribunal, na Capital, onde acontecerá o auditoria. A cerimônia é pública e ocorre no horário da votação, das 7h às 17h. Instalada no Colégio Municipal Dom Otorino Zanon, a urna da seção 004 será auditada a partir das 6h do domingo (12) no próprio local de votação.

Também participaram da solenidade de sorteio das urnas a procuradora regional eleitoral do Rio de Janeiro, Neide Cardoso de Oliveira, e a diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris. Veja mais informações sobre a realização das auditorias no site doTribunal.

Mapa de Risco da Covid-19: estado do Rio de Janeiro volta para bandeira verde

Seis das nove regiões de saúde do estado estão em baixo risco para a doença

www.radioacesafmn.blogspot.com.br
A 72ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (11.03) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o estado do Rio de Janeiro voltou para a bandeira verde (risco muito baixo) após um período de três meses. A análise compara a sétima semana epidemiológica (SE 07) deste ano, 13/02/2022 a 19/02/2022, com a nona semana (SE 09), 27/02/2022 a 05/03/2022.

- Depois de três meses, estamos voltando à bandeira verde, com risco muito baixo para a Covid-19. Isso consolida a queda na onda de transmissão da Ômicron, que foi responsável pelo maior pico de casos desde o início da pandemia. Com a evolução na campanha de vacinação, essa explosão do número de casos não se refletiu na demanda por internação nem no número de óbitos – disse o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.  

O mapa desta semana mostra que a Região Metropolitana I saiu da bandeira amarela (risco baixo) e está em bandeira verde (risco muito baixo). A Região Metropolitana II se manteve em bandeira verde (risco muito baixo). A Região Centro-Sul também apresentou melhora, saindo da bandeira laranja (risco moderado) para a bandeira amarela (risco baixo). As regiões do Médio Paraíba, Serrana, Norte, Baixada Litorânea e Baía da Ilha Grande permaneceram com bandeira amarela (risco baixo). A Região Noroeste se manteve em bandeira laranja (risco moderado).

No período analisado, o número de internações caiu 88,78%, saindo de 214, na SE 07, para 24, na SE 09. Os óbitos reduziram 79,54%, passando de 220, na SE 07, para 45, na SE 09. Os indicadores apontaram que, no período de 01 a 08 de março, a taxa de positividade para SARS-CoV-2 em testes RT-PCR realizados em unidades de saúde do estado foi de 5%. Nesta quinta-feira (10.03), a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 estava em 17,9% para UTI e 10,3% para enfermaria.

Ação contra baile funk termina com tiroteio, dois mortos e armas apreendidas em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma ação policial terminou com dois mortos, armas e munições apreendidas, na noite desta sexta-feira dia 11, em Barra Mansa. O caso aconteceu durante a averiguação de um baile funk na Rua São Marcos, no bairro Santa Isabel, após denuncia anônima.

Segundo a PM, chegando próximo ao local, policiais foram recebidos à tiros por criminosos não identificados. Houve troca de tiros e dois elementos foram baleados e morreram durante a
fuga numa parte de morro.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou que os baleados estavam sem os sinais vitais.

Ao lado do corpo de um dos mortos, tendo apenas como o nome de Marcos divulgado, foi encontrado uma espingarda calibre 12 com quatro cartuchos intactos e um rádio transmissor de comunicação.

Ao lado do corpo do segundo homem, ainda não identificado, foi arrecadado também um rádio comunicador, um celular e uma mochila contendo mais quatro cartuchos de calibre 12 e mais dois rádios comunicadores, 37 pinos de cocaína de tamanhos diversos, 45 tiras de maconha.

Os corpos foram levados para o IML em Três Poços, em Volta Redonda.

Após a chegada do rabecão, foi encontrado um pouco mais abaixo do local, onde se encontrava o segundo corpo, um revólver calibre 32 municiado com seis munições, sendo duas deflagradas e quatro intactas.

Houve informações de que uma criança de cinco anos deu entrada na Santa Casa de Barra Mansa com uma escoriação. Ela teve alta neste sábado.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
A ocorrência foi apresentada na 90ª DP de Barra Mansa, onde foi constatado a apreensão de 37 pinos de cocaína (18,5 gramas), 45 trouxinhas de maconha (45 gramas), uma espingarda marca Boito, modelo Pump calibre 12 e a numeração G092619-14, um revolver marca SW, calibre 32 e a numeração 688140, oito munições calibre 12 CBC, quatro munições calibre 32, dois estojos calibre 12 e rádios transmissores.

Casal é alvo de execução em Resende: homem morre e mulher escapa ferida

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um casal foi baleado na noite desta sexta-feira, dia 11, em Resende. O caso aconteceu na Rua Cláudio Emanuel da Costa, no bairro Liberdade.

O homem, identificado como Paulo Bruno Graciano Campos, de 34 anos, morreu no local, ao lado de um Gol verde, com placa de Volta Redonda.

A mulher, Sabrina de Souza Quintino, de 36 anos, ficou ferida por três tiros. Ela foi encaminhada ao Hospital de Emergência de Resende.

A PM foi acionada e compareceu ao local e encontrou o corpo do homem sem vida. Já a mulher estava sendo atendida pelo Corpo de Bombeiros.

A polícia informou que há registros de passagens por delitos em relação ao casal.

Após a perícia o cadáver foi removido ao IML no mesmo município.

Até a publicação desta nota não havia informações sobre a autoria da execução e tentativa de homicídio.

As investigações seguem na 89ª DP, onde o caso foi registrado.

sexta-feira, 11 de março de 2022

Quatro presos e um menor apreendido com armas e munições em Quatis

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PM
Ação policial nesta sexta-feira, dia 11, terminou com cinco detidos no município de Quatis, região Sul Fluminense. Eles foram localizados na Rua Genésio Paulo Leite, em Nossa Senhora do Rosário.

Policiais militares relataram que com os criminosos foram apreendidos um cinto tático militar, uma pistola calibre 380 com um carregador carregado com 125 munições e uma quantia de R$ 138,00 em espécie.

Os agentes chegaram até os três homens, de 19,20, 21 e 23 anos, e um menor de 16, através de denuncia anônima.

A ocorrência foi encaminhada à 100ªDP.

População de Angra dos Reis e Paraty recebem atendimento jurídico

www.radioacesafm.blogspot.com.br
De 14 a 18 de março a equipe da ‘Justiça Itinerante Marítima’ vai percorrer a Vila do Abraão, a Praia Grande de Araçatiba — na Ilha Grande —, Parque Mambucaba e Bracuí, em Angra dos Reis, e a Ilha das Cobras, em Paraty.

A ação tem o objetivo de oferecer Justiça justa e rápida, atendendo aquilo que o cidadão procura, relatou Joaquim Domingos de Almeida Neto, coordenador do programa do TJRJ.  

A regularização do registro civil será um dos principais atendimentos nos novos postos. Por isso, quem não tem certidão de nascimento ou não foi registrado; não consegue localizar sua certidão de nascimento; tem algum erro na certidão de nascimento ou casamento; quer colocar o seu nome na certidão de nascimento do filho; ou quer registrar seu filho e o prazo já se expirou, pode buscar a ‘Justiça Itinerante Marítima’.

O cidadão que também deseja pedir a guarda de criança ou adolescente; quer transformar uma união estável em casamento; que está separado e quer divorciar; ou que deseja pedir interdição de pessoa portadora de doença mental ou anomalia psíquica será acolhido nos postos; assim como quem comprou uma mercadoria com defeito ou contratou um serviço que não foi atendido.

 A ação ainda oferecerá atendimento às pessoas que precisam da primeira ou segunda via da carteira de identidade.

Outras três ações da ‘Justiça Itinerante Marítima’ já estão programadas para este ano. Os eventos serão realizados nos meses de junho, setembro e novembro.  

Confira a agenda da ‘Justiça Itinerante Marítima’ em março:

14/3 – Mercado de Peixe, Ilha das Cobras - Paraty
15/3 – Escola Municipal Nova Perequê, Parque Mambucaba – Angra dos Reis
16/3 – CEMEI – Júlia Moreira da Silva, Santa Rita do Bracuí – Angra dos Reis
17/3 – Casa de Cultura Constantino Cokotós, Vila do Abraão, Ilha Grande – Angra dos Reis  
18/3 – Escola Municipal Gen. Silvestre Travassos, Ilha Grande – Angra dos Reis

Solto empresário que ofereceu propina a vereador no Rio

Justiça concede liberdade provisória e impõe medidas cautelares a acusado de oferecer propina a vereador

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Justiça do Rio de Janeiro concedeu liberdade ao empresário que ofereceu propina ao vereador Gabriel Luiz Monteiro (PSD) para que não divulgasse vídeos realizados durante operação de fiscalização contra a empresa JS Salazar que era responsável pela administração de pátios e reboques de veículos do Rio.

O juiz Rafael de Almeida Rezende, em audiência de custódia realizada nesta quarta-feira (10/3), concedeu o pedido de liberdade provisória a Jailson dos Santos Salazar, determinando que ele compareça mensalmente ao juízo, além de informar eventual mudança de endereço. Ele também está proibido de ausentar-se do Rio de Janeiro por mais de 10 dias, sem prévia autorização judicial, sob pena de revogação do benefício.

“No caso concreto, apesar da presença do fummus comissi delicti, inexiste qualquer dado concreto e, portanto, apto a indicar que a soltura do custodiado poderá colocar em risco a ordem pública, conveniência da instrução criminal ou a aplicação da lei penal, se tratando de custodiado tecnicamente primário, sendo certo que o crime imputado não foi cometido com violência ou grave ameaça.”

O caso

Na última terça-feira (7), o vereador e sua equipe estiveram no pátio da prefeitura localizado em São Cristóvão, na Zona Norte. No local, Gabriel teria encontrado irregularidades como a falta de peças no interior dos veículos apreendidos.

Segundo Gabriel, ainda no local ele teria recebido uma ligação e mensagens dos responsáveis da empresa com ameaças e um pedido para parar a fiscalização.

Repercussão

Após a denuncia os policiais militares major Djalma dos Santos Araújo e soldado Jonatas Olímpio Norberto, ambos lotados na Operação Lei Seca, e o tenente Renan Bastos de Brito, da Operação Segurança Presente, que estavam cedidos à Secretaria de Estado de Governo, foram exonerados pela pasta após denúncia.

Os policiais foram devolvidos à Secretaria de Estado de Polícia Militar e a corregedoria interna da corporação instaurou Inquérito Policial Militar para investigar a conduta dos militares.

Gabriel gravou o encontro e, segundo ele, a proposta de Jailson seria de uma mensalidade de R$ 200 mil para que o vereador virasse "parceiro" deles.

O caso foi parar na Delegacia de Polícia da Barra da Tijuca (16ª DP).

Rescisão

A Prefeitura do Rio de Janeiro rescindiu na quarta-feira (9) o contrato com a JS Salazar.

O vereador contou que o prefeito Eduardo Paes (PSD) mandou uma mensagem para ele assim que ficou sabendo da denúncia de corrupção avisando que iria romper o contrato com a empresa.

Novas investigações

Segundo o deputado Dionísio Lins (Progressista), presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o colegiado vai propor ao Ministério Público (MP) que dê início a uma investigação sobre os serviços da empresa JS Salazar.

"É grande o número de reclamações que a comissão recebe sobre o assunto. Não bastasse a indústria das multas que assombra milhares de motoristas, agora chegou a vez da farra dos reboques. Temos relatos de motoristas que foram retirar seus veículos no pátio de São Cristóvão com toda a documentação expedida pelo Detran, e simplesmente foram informados que no local o Detran não tem ingerência alguma, ali só a prefeitura e a JS Salazar", disse Dionísio Lins.

Dionísio disse ainda que vai solicitar ao MP que amplie essa investigação, pois o parlamentar acredita que essa prática não ocorre só aqui na cidade do Rio de Janeiro, mas também nos demais municípios do estado.

O que dizem os envolvidos

Em nota, a Secretaria de Ordem Pública do Rio de Janeiro (Seop) informou que o motivo do rompimento unilateral foi o registro de ocorrência apresentado em sede policial.

A secretaria destacou também que "já está tomando todas as medidas cabíveis para restabelecer, o mais rápido possível, a operação normal de reboques na cidade. A retirada de veículos rebocados previamente permanece inalterada".

Já a Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro informou que os policiais citados na reportagem estavam de folga e o caso será apurado pela Polícia Civil em inquérito.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o 31º BPM foi acionado ao local do fato, conduziu as partes à delegacia e a 2ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) está acompanhando a apuração da Polícia Civil a fim de verificar os aspectos correcionais.

Publicado decreto que flexibiliza o uso de mascaras em Volta Redonda

Foi publicado nesta sexta-feira, dia 11, o decreto que flexibiliza o uso de máscaras faciais em Volta Redonda. A nova regra passa a valer neste sábado, dia 12 de março de 2022.

De acordo com o Artigo 2°, fica desobrigado o uso do acessório sanitário em áreas abertas ou fechadas do município, bem como para o acesso e/ou permanecia em estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços e órgãos públicos.

Aos estabelecimentos comerciais, industriais, bancários e prestadores de serviços, durante suas atividades ou jornadas de trabalho fica ao critério interno de uso; igrejas, condomínios, entidades sem fins lucrativos e associações, durante suas assembleias, reuniões, eventos ou atividades coletivas também poderão decidir o uso ou não.

A medida está respalda na decisão da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro que deu poder aos municípios decidirem pela flexibilização.

Casos

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda informou que registros de mortes pela Covid-19 demonstram  redução para 0,5%, ate o momento, com baixo índice de ocupação dos leitos públicos e particulares em hospitais do município e na região. Houve diminuição, também, de casos graves e de positividade dos exames.

A cobertura vacinal da população da cidade do aço está avançada, com disponibilidade de doses de vacinas para todas as faixas etárias maiores de 5 anos de idade.

As autoridades sanitárias permanecem monitorando o cenário epidemiológico e direcionando quanto aos protocolos e medidas não farmacológicas para o convívio social e transição do 'novo normal'.

Uso de máscaras 

Em ambientes fechados, as pessoas imunocomprometidas, com comorbidade de alto risco ou com sintomas gripais devem ainda fazer uso da proteção facial como em uso no transporte publico coletivo.

Permanece obrigatório o uso de mascara facial:

Aos profissionais da saúde e de instituições de longa permanência (IL Pls), quando em atendimento ou atividades nas unidades de saúde e assistência instaladas no município, bem como ao publico que necessitar desses serviços e/ou adentrarem nas respectivas unidades;

A medida também cobre locais onde profissionais de educação e alunos que frequentam creches e escolas publicas.

Homem é flagrado com carro roubado em Itatiaia, após fazer a compra pela internet

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um homem de 38 anos foi flagrado com um carro roubado após fazer a compra dele em um site de vendas pela internet (OLX). Ele foi abordado no km 318 da Dutra, em Itatiaia, por volta dás 19h30 de terça-feira, dia 8.

A caminhonete Fiat/Toro, ostentando placas do município de Itaguaí, foi vendida no valor de 13 mil reais de entrada, segundo alegou o condutor aos policiais rodoviários federais.

Os agentes constataram que o carro usava informações de outro carro de mesma marca, cor e modelo, mas licenciado no Rio de Janeiro e com registro de roubo em 17/02/22 no mesmo município.

A ocorrência foi encaminhada a 99ª DP de Itatiaia.

CNH adulterada é apreendida com jovem em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PRF

Um homem de 27 anos foi flagrado conduzindo uma moto adulterada e sem a carteira de habilitação em Resende. Ele foi abordado na manhã de quarta-feira, dia 09, na altura do km 305 da Rodovia Presidente Dutra.

A PRF informou que quando os policiais rodoviários federais abordaram a moto Honda/CG 125 Fan perceberam a placa ilegível.

O condutor alegou não que possui CNH e que havia comprado a moto por R$ 1.500,00 por volta de um ano atrás para trabalhar como motoboy. 

Os agentes contataram que o veículo estava com o numero do chassi adulterado e a numeração do motor estava raspada.

O veiculo foi apreendido e o caso encaminhado a 89ª DP de Resende.

Casal é flagrado com carro roubado em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um casal foi detido no final da noite desta quarta-feira, dia 10, após ser flagrado com um MMC/ASX na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa. Eles foram abordados por policiais rodoviários federais no km 287, altura do distrito de Floriano.

O veiculo, segundo a PRF, usava informações de outro veiculo com registro em Ipatinga, estado de Minas Gerias.

Aos agentes o condutor de 37 anos alegou que o veículo estava emprestado e que ia à Penedo passear e que estava a comprar do carro.

Durante a inspeção veicular foi contatado que o carro é licenciado em Guapimirim/RJ e que tem registro de roubo em 22/02/2022 no mesmo município. 

O casal recebeu voz de prisão e o caso encaminhado a 90ª DP de Barra Mansa por receptação de veículo roubado.

Droga é apreendida no Nova Esperança em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM -VR

Setecentos e trinta e seis pinos de cocaína foram apreendidos no início da tarde de quarta-feira, dia 9, no bairro Nova Esperança, em Barra Mansa.

Através de uma denúncia anônima, policiais militares foram até a Rua I, para verificar informação de elementos em área de mata enterrando material entorpecente.

Na localidade ninguém foi encontrado, mas durante as buscas os agentes localizaram a droga numa área de mata.

A ocorrência foi encaminhada a 90ª DP de Barra Mansa.

quinta-feira, 10 de março de 2022

UBSF do bairro Monte Cristo é arrombada e furtada

Profissionais chegaram para trabalhar na manhã desta segunda-feira, 07, e constataram as ações. Vários equipamentos foram levados do local

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Monte Cristo, em Barra Mansa, foi alvo de arrombamento e furto. Profissionais que chegaram ao local para trabalhar na manhã do ultimo dia 7, segunda-feira, encontraram o local todo revirado e deram falta de diversos itens, entre eles dois computadores completos, uma televisão, aparelhos de aferição de pressão e medição de glicose, instrumentos de atendimento odontológico, anestésicos e seringas.

Quatro pontos de arrombamento foram verificados na UBSF: o portão dos fundos da unidade, duas janelas das salas de curativos e dos agentes de Saúde e uma janela frontal. Marcas de pé foram vistas nestes pontos, que possivelmente serviram de acesso para o (s) autor (es) do furto.

Provavelmente o crime ocorreu no final de semana, quando a unidade não funcionava. Um registro de ocorrência já foi feito na delegacia da cidade. Peritos da Polícia Civil fizeram uma análise do local e seguirão com as investigações do caso.

A UBSF Aux. de Enfermagem Maria Helena da Silva, do bairro Monte Cristo, foi reinaugurada no final do ano passado, após passar por uma grande reforma geral e ser reequipada.

A população local que precisa se vacinar deve procurar pela unidade de saúde do bairro Nova Esperança.

www.radioacesafm.blogspot.com.brCaso alguém tenha alguma informação sobre o ocorrido ou perceba movimentações estranhas próximo às unidades de saúde, pode entrar em contato com a Guarda Municipal, através dos telefones (24) 3028-9339 e 3028-9369; ou com a Polícia Militar, pelo 190.

Taxa de Incêndio 2022 vence entre os dias 14 e 18 de março

Boletos podem ser quitados entre os dias 14 e 18 de março

O vencimento dos boletos da Taxa de Incêndio 2022 do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, referentes ao exercício de 2021, estão agendados entre os dias 14 e 18 de março. Os valores do tributo variam entre R$34,82 (para imóveis com até 50 metros quadrados de área construída) e R$ 2.089,26 (para bens não-residenciais com mais de mil metros quadrados).

O contribuinte que não recebeu o boleto via Correios também pode imprimir o documento no site do Funesbom (http://funesbom.rj.gov.br), tendo em mãos o nº CBMERJ ou a inscrição predial - que consta do carnê do IPTU.

Os recursos são aplicados no reequipamento operacional, na capacitação e atualização de recursos humanos e na manutenção do Corpo de Bombeiros e dos órgãos da Secretaria de Estado da Defesa Civil, sempre visando à melhoria da prestação de serviços à população.

Isenção - Conforme prevê a legislação vigente ficam isentos do pagamento da Taxa de Incêndio os aposentados, pensionistas e portadores de deficiência física, proprietários ou locatários de apenas um imóvel residencial no Estado do Rio de Janeiro, medindo até 120 (cento e vinte) metros quadrados, e que recebam proventos ou pensão de até cinco (5) salários mínimos, além de igrejas e templos de qualquer culto. A isenção não é automática! Será concedida pelo CBMERJ mediante a apresentação, pelo beneficiário, da prova do atendimento dos requisitos acima estabelecidos.

Constitucionalidade - A Taxa de Incêndio é um tributo obrigatório, previsto no Código Tributário do Estado do Rio de Janeiro. A cobrança teve sua constitucionalidade reconhecida por decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em julho de 2021. É importante reforçar que as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que declararam a inconstitucionalidade da taxa nos estados de Sergipe e de Minas Gerais, por exemplo, não se aplicam ao Rio de Janeiro.

Prazos prorrogados em Petrópolis - Tendo em vista as chuvas que assolaram o município de Petrópolis em fevereiro, o CBMERJ vai prorrogar para setembro o prazo do pagamento da Taxa de Incêndio 2022 para os moradores da cidade.

Alerta para consumo de água na Região Leste de Barra Mansa

A localidade é abastecida pela ETA Belmonte, em Volta Redonda, que está operando com 50% de sua capacidade em função do rompimento da rede. Saae-BM está enviando caminhões-pipa para amenizar o desabastecimento de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) alertou nesta  quinta-feira, 10, os moradores dos bairros que compõem a Região Leste do município para que economizem água. A medida visa evitar transtornos decorrentes de problemas detectados na ETA (Estação de Tratamento de Água) do Belmonte, em Volta Redonda, responsável pelo abastecimento da localidade.
 
Segundo informações da autarquia, os equipamentos de bombeamento de água foram desligados em função de um pico de energia, resultando no rompimento de dois pontos da rede de abastecimento na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, a Beira-Rio. Com isso, a ETA está operando com 50% da sua capacidade. Ainda não há previsão para a finalização dos reparos necessários para o restabelecimento integral do abastecimento.
 
Para minimizar o problema, o Saae-BM está disponibilizando caminhões-pipa para dar suporte aos moradores que foram afetados diretamente pela situação. As solicitações de caminhões-pipa devem ser realizadas pelo telefone 115.

População em Barra Mansa já pode dispensar o uso de máscaras

Munícipes poderão optar por não utilizá-las em ambientes abertos e fechados, com restrições

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Os moradores de Barra Mansa estão isentos de utilizarem a máscara de proteção contra a Covid-19 em locais abertos e fechados. A decisão foi tomada pelo prefeito Rodrigo Drable, através do decreto municipal nº 10.693, e só foi possível graças aos dados do boletim epidemiológico que apresentou queda de casos graves da doença, internações e uso de respiradores. O fim da obrigatoriedade passa a valer nesta quinta-feira, 10.

De acordo com o decreto, os moradores ficam desobrigados do uso de máscaras em locais públicos, estabelecimentos comerciais, industriais, prestação de serviço, órgãos públicos e àqueles destinados à prática de esporte. No entanto, o uso ainda será obrigatório dentro de unidades de saúde e hospitais, a fim de garantir a segurança dos pacientes. Em locais de ensino público e particular haverá flexibilização apenas em salas de aulas que houver 100% dos alunos vacinados.

Segundo dados divulgados pela Gerência de Vigilância em Saúde de Barra Mansa nesta quarta-feira, 09, o município registrou uma ocupação de 10% dos leitos clínicos e 0% dos leitos de UTI. Os respiradores ofertados também estão em 0% de ocupação.

Decreto no Rio de Janeiro
A liberação do uso de máscaras foi inicialmente decretada no estado, na segunda-feira, 07, pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. A decisão veio após reunião do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC), que autorizou os municípios fluminenses a decidirem sobre a obrigatoriedade do uso em seus territórios, usando como base os boletins epidemiológicos de cada um.
Atualmente, o mapa de risco divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o estado do Rio de Janeiro permanece em bandeira amarela, de baixo risco para transmissão da Covid-19.

Gasolina e diesel sobem e consumidor antecipa compra em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Após a Petrobras anunciar, nesta quinta-feira, dia 10, que vai encarecer o preço da gasolina e do diesel, após 57 dias sem reajustes, motoristas procuraram postos em Volta Redonda para antecipar o aumento que será de 18% para a gasolina e de quase 25% para o diesel. Os novos valores começam a ser praticados nesta sexta-feira (11). após 57 dias sem reajustes.
 
Com isso, a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Fertilizantes (Fecombustíveis) calcula que a gasolina nos postos de abastecimento deve subir para média de R$ 7,02 o litro no país, contra a média atual de R$ 6,57 por litro.
 
O reajuste desencadeou uma onda de revisões para o IPCA de 2022. Para o economista André Braz, da FGV, o índice pode chegar a 7,5% em dezembro.
 
A Petrobras teria recebido pedidos de auxiliares do governo para que o valor integral de defasagem no preço da gasolina e do diesel não fosse repassada de maneira integral ao mercado consumidor.
 
Apesar disso, o levantamento feito pelo Observatório Social da Petrobrás (OSP) aponta que o reajuste nos preços da gasolina e do diesel é o maior desde janeiro de 2021, quando teve início a escalada dos preços dos combustíveis no país.Por causa do reajuste, o Congresso Nacional reagiu e incluiu nas propostas sobre o assunto – que deverão ser apreciadas nesta quinta-feira – duas emendas que criam auxílios destinados a subsidiar o pagamento de combustíveis.

Com a medida da Petrobras, a defasagem entre os preços cobrados pela estatal em suas refinarias e o mercado internacional vai ceder significativamente, informou a Associação Brasileira dos Importadores de Petróleo (Abicom).

Em Volta Redonda motoristas foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira (10) com o reajuste nos preços dos combustíveis. Muitos postos nem esperaram pelo aumento anunciado pela Petrobras e corrigiram os valores.

O novo relatório do projeto de lei que trata da criação de uma conta de estabilização para os combustíveis, apresentado pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN) na manhã desta quinta-feira, traz a possibilidade do pagamento de um auxílio gasolina para taxistas, motoristas de aplicativos e motociclistas.

Após ter a análise adiada por três vezes, o Senado Federal aprovou o PL 1472/20, que cria a Conta de Estabilização dos Combustíveis (CEP-Combustíveis).

Também foi aprovado o texto-base do projeto que altera a cobrança do ICMS dos combustíveis.

Operação prende traficante em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais civis prenderam, nesta quarta-feira (09/03), um homem pelo crime de tráfico de drogas. Ele foi localizado no Centro de Pinheiral, após trabalho de inteligência e monitoramento.

Segundo os agentes, o traficante era considerado foragido desde a realização da “Operação Argentium” em outubro de 2021. Naquela oportunidade, a ação teve o objetivo de desarticular a facção que atua na localidade do Cruzeiro, na cidade de Pinheiral, por meio da prisão de integrantes da quadrilha.

O preso foi encaminhado para o sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.

Empresa de Maíra Cardi é processada por dívida de R$ 200 mil

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Não é só nas redes sociais que a ex-BBB, influenciadora digital e life coach, Maíra Cardi, se envolve em polêmicas. A mulher de Arthur Aguiar, participante do Big Brother Brasil 22, responde um processo na 37ª Vara Cível do Rio por cobranças de aluguéis e reparos em um imóvel na Avenida Lúcio Costa, na Barra.

A autora da ação é a Araguaia Empreendimentos, que alega que Maíra abandonou o apartamento, deixando as chaves na portaria do condomínio, sem qualquer tipo de aviso à locadora. A empresa disse ainda, no processo, que só soube do abandono quando recebeu uma reclamação em outubro de 2020, por parte do síndico do condomínio. É que o imóvel vizinho havia apresentado uma infiltração oriunda do apartamento alugado pela Cardi Produções, Entretenimentos e Treinamentos - da qual a life coach é sócia-administradora.

Entre os pedidos da Araguaia, que totalizam R$ 198.515,02, estão os pagamentos dos aluguéis e encargos da locação vencidos e não pagos de junho, julho, agosto, setembro e proporcional ao mês de outubro de 2020; valores despendidos pela autora com reparos do imóvel após a saída da influenciadora; além da condenação no pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, no patamar de 20% sobre o valor da condenação.

Citada, a defesa de Cardi alega que os fatos relatados pelo autor da ação são inverídicos e que ela, quando passou a morar no apartamento, promoveu uma reforma de mais de um milhão no local, trazendo grande valorização ao imóvel. A ex-BBB pede a declaração de quitação dos aluguéis e extinção do contrato e demais encargos referentes à locação, bem como a devolução de R$ 17.906,93 referente a caução pela locatária.

Seguradora processa o ator Murilo Rosa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Ator Murilo Rosa
Murilo Rosa está sendo processado pela seguradora Tokio Marine que pede à justiça o ressarcimento de R$ 13.274,41, valores que a empresa desembolsou para pagar o conserto de um segurado que teve seu carro atingido pelo do ator, na Barra da Tijuca.     

Rosa, que é réu no processo, pagou R$ 2.959,34 referente à franquia do seguro ao dono do carro atingido e a Tokio Marine quer o valor integral das despesas que pagou para consertar os danos. O carro, um Honda Civic, estava parado num sinal na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, quando um Range Rover, dirigido pelo ator, bateu na traseira do veículo no dia 12 de março passado.   

A seguradora alega que as leis de trânsito determinam a culpa de quem bate na traseira de outro e “que o veículo era conduzido com desatenção e que o motorista que causou o acidente desrespeitou a distância segura para trafegar em via pública”.   

A autora do processo diz que não tem interesse em audiência de conciliação, uma vez que tentou de forma amigável resolver o problema e não obteve êxito.   

O processo tramita na 2ª Vara Cível do Foro Regional da Barra da Tijuca

Volta Redonda sedia 1ª feira de franquias do interior do Estado

A cidade está entre as 10 maiores cidades do Estado que mais cresceram no ano passado

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF-RJ) promoverá entre nos dias 01 e 02 de abril de 2022 a 1ª Expo Franchising ABF Rio Médio Paraíba na cidade de Volta Redonda, na região Sul Fluminense.  O evento será uma parceria da ABF Rio com a Associação Comercial de Volta Redonda (Aciap-VR) e cerca de 30 outras cidades ao entorno, incluindo municípios do interior dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, e será realizado no Shopping Park Sul. A área de abrangência do Park Sul cobre cidades vizinhas como Barra Mansa, Resende, Barra do Pirai e Vassouras, atingindo mais de 1 milhão de consumidores.

A ideia da feira é seguir o mesmo modelo da Expo Franchising ABF Rio, com um salão de negócios e palestras gratuitas para capacitar os interessados em franquias, gerando a democratização nas cidades do interior da Região Sudeste. De acordo com o diretor de relações institucionais da ABF Rio, Rogério Gama, será estruturado um ciclo de palestras para ajudar o potencial empreendedor na correta tomada de decisão.

Entre os temas que serão apresentados estão: “Como avaliar uma franquia”, “Como escolher a franquia certa para o seu perfil, “Como minimizar os riscos na hora de escolher uma franquia” e “Como transformar seu negócio em franquia”.

A Expo Franchising ABF Rio Médio Paraíba contará com 40 estandes numa área de 1.200m² do Shopping Park Sul e promete atrair cerca de 10 mil participantes, além de fomentar o crescimento de franquias no interior do Rio e o desenvolvimento econômico da região.

Os ingressos já podem ser adquiridos antecipadamente pela internet, pelo site do Sympla, a partir de R$ 24 (valor individual) ou na hora, online por R$34. Caso queira adquirir o pacote por dois dias, o valor será de R$ 40.

Mercado Fluminense
Segundo uma pesquisa da ABF o estado do Rio de Janeiro, apresentou um crescimento de 9,5 % no faturamento geral das redes de franquias, com mais de R$ 17,4 bilhões de receita em 2021. Já em número de unidades, o mercado fluminense expandiu 16,5%, totalizando 17.154 operações.   

Conhecida como a “Cidade do Aço” por sediar a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Volta Redonda está entre as 10 maiores cidades do Estado que mais cresceram no ano passado. Com 273 unidades ativas, Volta Redonda registrou uma alta de 13% em número de unidades em 2021, comparado ao ano anterior. Isso representa um crescimento semelhante ao de toda capital do Estado, Rio de Janeiro, que conta 7.941 unidades.

Estes dados confirmam o crescente movimento de expansão do franchising para fora das capitais, a intensa movimentação das marcas e a presença de polos de franchising em várias regiões do País. Pode-se notar também que algumas economias locais estão com um ritmo de recuperação superior à média nacional.

Para o presidente da ABF Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), Beto Filho, essa feira será uma excelente oportunidade para difundir o franchising em cidades até então desconhecidas para algumas redes. “Muitas marcas não conhecem o potencial do interior do Rio nem planejam abrir unidades lá. Temos uma gama de oportunidades em nossos 92 municípios. Nosso objetivo é fazer esta conexão das marcas com potenciais empreendedores. Volta Redonda é muito bem localizada, fica estrategicamente à margem da Rodovia Presidente Dutra, principal ligação entre o Rio e São Paulo. Além de ser a maior cidade de toda a região Sul Fluminense em termos econômicos e populacionais, possui uma infraestrutura diversificada de comércio e serviços”, destaca Beto Filho.

Sobre a ABF Rio
A Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) é uma entidade juridicamente independente e com diretoria própria ligada à ABF Nacional por filosofia e por seus estatutos, participando ativamente de suas atividades de planejamento e discussão em âmbito nacional. Além dos serviços prestados aos seus associados, a ABF Rio tem a missão de representar, defender, promover e fomentar o sistema de franchising no estado do Rio de Janeiro para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A associação reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. A Seccional Rio dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas e divulgação dos resultados do setor.

ABF-RJ e ACIAP-VR realizaram palestra sobre franquias em Volta Redonda

O intuito da palestra foi mostrar a possibilidade e as projeções de mercado para franqueadores e franquias

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Matheus Sisnande
A Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (ACIAP-VR) em parceria com a ABF-RJ (Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro) realizou hoje (09), às 10h30 no cinema do Shopping Park Sul, uma coletiva de imprensa para a divulgação da 1ª Feira de Franquias do município de Volta Redonda e do interior do Estado do Rio que será realizada nos dias 02 e 03 de abril de 2022, no Shopping Park Sul em Volta Redonda.

O Presidente da ABF-RJ Beto Filho ele falou a nossa reportagem da importância do Franchising para a economia brasileira e da expansão desse sistema para o interior do estado: “O sistema de franquias brasileiro está comemorando 30 anos e nós já temos 2.7% do PIB nacional e o Franchising do Rio de Janeiro representa muito pois nós somos o segundo maior do país e uma das metas nossas é fazer a interiorização do sistema de franquia brasileiro. O que representa essa feira é o início desse processo e certamente cobriremos diversas cidades e isso é importante porque é um gerador de emprego e renda após a pandemia. Hoje ela representa a democratização do sistema de franquias no Brasil e a interiorização do sistema de franquia”.

O objetivo da Feira de Franquias é abrir espaço para que as empresas possam desenvolver e apresentar seus modelos de negócio a possíveis investidores que tenham interesse em ter o seu próprio negócio e na ocasião, tornando-se franqueados de determinada marca.  O evento contou com as presenças do ex-deputado Deley representando a figura do prefeito Neto e do ex-vice prefeito de Volta Redonda Maycon Abrantes.

Volta Redonda volta a sofrer com abastecimento de água

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Os equipamentos de bombeamento de água que atendem os bairros Vila Americana e Santa Luzia desligaram devido um pique de energia na noite desta quinta-feira, dia 11, em Volta Redonda. Isso provocou o rompimento em dois pontos da rede de abastecimento da Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, a Beira-Rio.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE-VR), a Estação de Tratamento de Água do Belmonte está operando com 50% do sistema de bombeamento – apenas duas bombas. Ainda não há previsão para a finalização dos reparos necessários. Assim que o conserto for finalizado, o abastecimento será normalizado gradativamente.

O Saae-VR ressalta que, com as altas temperaturas registradas nos últimos dias, o consumo de água aumentou em 40%. A orientação é para que a população faça uso consciente da água, priorizando o consumo humano e evitando o desperdício. Os carros-pipas estarão disponíveis e a prioridade será o atendimento de hospitais, postos de saúde e escolas.

quarta-feira, 9 de março de 2022

Bairros ficam sem abastecimento de água em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Elevatória Artur Gonçalves (Cascata)
No final da noite desta terça-feira, dia 8, por volta das 23h, um disjuntor da concessionária de energia elétrica, localizado na elevatória Artur Gonçalves (Cascata), prejudicou o abastecimento de água do sistema Vila Brasília que precisou ser interrompido.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae) informou que a elevatória é responsável pelo bombeamento de água para bairros como Vila Brasília, Mariana Torres, Santa Cruz, Santa Rita do Zarur, Belo Horizonte, Coqueiros, Vale Verde. 

O Saae-VR orienta que a população faça uso consciente da água, priorizando o consumo humano.

Mais de 700 mil eleitores estão com o título cancelado no estado do Rio

Regularização pode ser feita até 4 de maio pela internet, no sistema Título Net

www.radioacesafm.blogspot.com
O estado do Rio de Janeiro tem 726.073 eleitoras e eleitores com o título cancelado. A Capital é a que tem o maior número, com 284.965 documentos cancelados, seguida de São Gonçalo, 45.215, Niterói, 40.464, Nova Iguaçu, 37.820, e Duque de Caxias, 30.808. O principal motivo de cancelamento da inscrição eleitoral é quando as eleitoras e os eleitores, com idade entre 18 e 70 anos, deixam de votar ou justificar a ausência às urnas por três turnos consecutivos. Nessa faixa etária, o voto é obrigatório.

Quem tem o título cancelado fica impedido de votar nas eleições, ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública, entre outros atos. A regularização deve ser feita até o dia 4 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral. Consulte aqui a situação do seu título.

Como todos os serviços da Justiça Eleitoral estão 100% on-line, a regularização deve ser realizada pela internet, no site do TRE-RJ. Se tiver multa eleitoral a pagar, deverá emitir e pagar a guia de recolhimento da multa correspondente aos débitos. A quitação do débito é reconhecida automaticamente pela Justiça Eleitoral, mas não é suficiente para regularizar o título cancelado. É necessário ainda que a eleitora ou o eleitor que está com o título cancelado solicite a regularização do documento, preenchendo o formulário de atendimento no sistema Título Net, anexando os documentos necessários.

Após o processamento da solicitação, não é mais necessário obter a via impressa do título eleitoral. A impressão do documento em papel moeda foi descontinuada. Dessa forma, eleitoras e eleitores podem baixar o aplicativo e-Título no celular, e obter a versão digital do documento que é válida em todo território nacional, assim como a versão impressa. Para ter os dados do cadastro eleitoral em mãos, é possível ainda emitir a certidão de quitação eleitoral no site do TRE-RJ, que também pode ser apresentada em qualquer instituição, em substituição ao título eleitoral impresso.

Mutirão de cadastramento para castração de cães e gatos é realizado em Barra Mansa

Ação acontecerá na Praça da Matriz, Centro, e na Feira do bairro Vila Nova

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Barra Mansa realizará um mutirão de cadastramento para castração de cães e gatos a partir desta quinta-feira, 10. A ação acontecerá na Praça da Matriz e na Feira da Vila Nova, visa realizar até 1.000 agendamentos, através do programa RJPET – desenvolvido pelo governo estadual.

O mutirão faz parte do programa RJPET que visa, além da realização de ações de incentivo à adoção, promover medidas de conscientização, dar suporte no controle, prevenção e erradicação de doenças; apoiar programas e projetos de defesa e bem-estar de animais, incentivando, ainda, sua posse responsável.

De acordo com as regras do programa, os protetores poderão castrar até oito animais por mês e pessoas físicas podem solicitar o serviço para apenas um animal nesse mesmo período.

Os interessados também podem fazer o cadastro através do canal disponibilizado pelo Estado: rjpet.com.br/entrar. Já os protetores de animais que não tiverem o comprovante do trabalho devem comparecer à sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, na Rua 17, bairro São Luiz, para emissão do documento.

Calendário

A ação acontecerá em locais e horários diferentes para realizar a maior quantidade de cadastros possível. Na Praça da Matriz será montada uma tenda de atendimento quinta e sexta-feira das 9h às 16h e no sábado de 9h ao meio-dia. No domingo, o agendamento poderá ser feito na Feira da Vila Nova das 9h ao meio-dia.

Para cadastrar o animal, é necessário levar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, número de telefone e endereço de e-mail.

Cirurgias de vasectomia são retomadas em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Hospital de Pinheiral
Pinheiral retomou nesta terça-feira, 08, as cirurgias de vasectomia, uma das ações de ampliação dos serviços prestados pela saúde do município e que ficaram suspensas durante a pandemia da Covid-19. Ao menos 10 homens inscritos e que passaram por todas as etapas do programa foram avaliados na segunda-feira, dia 7, pelo cirurgião. Os primeiros procedimentos foram agendados para a próxima terça-feira, 15. 

Para solicitar vasectomia, processo rápido e eficaz permanente ou definitivo de contracepção masculina, o paciente deve ter mais de 25 anos e entrar no Programa de Planejamento Familiar realizado nas Unidades de Saúde da Família. 

“Os interessados no procedimento devem participar da reunião do Programa de  Planejamento familiar. Na reunião o paciente receberá informações sobre a cirurgia e os documentos que deverão ser preenchidos. Para mais informações procurar os enfermeiros responsáveis das unidades”, disse o secretário de Saúde, Everton Alvim ao acrescentar que outras novidades serão anunciadas em breve.

Rua Doutor Mário Ramos passará por novas avaliações

Galerias já foram reconstruídas e análises de outros pontos serão feitas para evitar que problema volte a ocorrer

www.radioacesafm.blogspot.com.br

As obras de reconstrução da galeria de água pluvial que se rompeu na Rua Doutor Mário Ramos, no Centro de Barra Mansa, durante intensa chuva em fevereiro, seguem acontecendo. De acordo com o SAAE-BM, novas avaliações serão realizadas, em toda a extensão da rede, para localizar possíveis pontos críticos e assim serem realizadas obras para evitar que o problema volte a ocorrer.

“Essa é uma obra de grande complexidade, que demanda cuidado e segurança. Seguimos avançando gradativamente para que o serviço seja realizado de forma que não volte a dar problemas. Por isso mesmo estamos fazendo novas sondagens, por toda a extensão da rede local e assim avaliar a situação, sanar possíveis danos e assim evitar novos transtornos”, explicou o José Geraldo Mattea Salgado Santos, coordenador administrativo e financeiro do Saae-BM.

Ainda segundo a autarquia, já foram concluídos diversas etapas da obra. “Como já destaquei essa obra muito ampla, nossa equipe finalizou a reconstrução de 20 metros de extensão das galerias. Foram feitas novas tampas e as etapas seguem com escavações, montagem de ferragens, concretagem, cura e reaterro. A partir das novas avaliações, os serviços vão prosseguir para o estágio final”, concluiu.

Criminosos causam prejuízo de R$ 13 mil em furto de cabos de energia em Volta Redonda

Dois viadutos e um prédio sofreram vandalismo, prejudicando a iluminação pública

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Nos últimos 30 dias, três pontos da cidade de Volta Redonda foram alvos de furtos de cabos de iluminação pública: os viadutos Nossa Senhora das Graças e da Avenida Radial Leste, além de um prédio da Ilha São João foram alvos de ação de criminosos com furtos de cabos de energia, somando quase R$ 13 mil em prejuízo. Os dados são do Departamento de Iluminação Pública (Deip).

No viaduto da Avenida Radial Leste, foram furtados 1.000 metros de cabos de 16 mm no início deste mês, deixando o viaduto sem iluminação pública. O mesmo aconteceu no Viaduto Nossa Senhora das Graças, no lado direito da via, para quem segue em direção ao bairro Aterrado. Foram furtados 100 metros de cabo (16 mm) do trecho. E na Ilha São João, furtaram 100 metros do mesmo modelo de cabo do prédio onde fica abrigado o Bloco da Vida.

Em outubro do ano passado, um levantamento da prefeitura apontou prejuízo de mais de R$ 55 mil gastos com pequenos reparos, fora outros transtornos.

“Para fazer o reparo, é necessária uma equipe de três funcionários durante aproximadamente cinco dias, deixando de atender cerca de 180 trocas de lâmpadas em locais que estão precisando”, afirmou o diretor do Deip, Edmar Borges.

De acordo com o Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp), existe um projeto que prevê instalações de novas câmeras nos três locais. No Viaduto Nossa Senhora das Graças, existem câmeras voltadas para a passarela, que hoje abriga uma galeria de arte.

“Tomamos conhecimento do fato e dotamos medidas no sentido de cessarem esses furtos. A informação já foi passada aos órgãos de segurança da cidade (28º Batalhão de Polícia Militar e Guarda Municipal de Volta Redonda), para evitar que transtornos como esse voltem a acontecer”, explicou o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

A população pode contribuir para que crimes como esse não sejam concretizados. Denúncias podem ser feitas à GMVR, através do número 153, e o 190 da Polícia Militar.

Foragido da Justiça é preso após 'saidinha de Natal' em Volta Redonda

Homem condenado por tráfico de drogas estava em liberdade após descumprir indulto de Natal

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um foragido da Justiça foi preso na manhã desta quarta-feira (9), no bairro Voldac, em Volta Redonda. O homem, condenado por tráfico de drogas a sete anos de prisão, estava em liberdade após descumprir o indulto de Natal. A prisão dele foi feita pelo secretário de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, após uma denúncia.

Luiz Henrique explicou que recebeu a denúncia e foi verificar a informação. Chegando ao local acabou dando voz de prisão ao foragido.

"Recebi uma denúncia, e como estava passando perto do endereço informado, resolvi parar e averiguar a acusação. Tive sucesso em encontrar o foragido da Justiça e conduzir o mesmo de volta ao sistema prisional”, comentou o secretário, que conduziu o foragido até a delegacia da Polícia Civil de Volta Redonda (93ª DP).

Ainda de acordo com o secretário, é importante que a sociedade confie nos setores de segurança e faça as denúncias, uma vez que isso ajuda muito os agentes de segurança pública, além de ter o sigilo garantido e a identidade resguardada.

Os números para denúncias são: 153 (Guarda Municipal); 197 (Polícia Civil); 190 e 0800-026-0667 (Polícia Militar).

Mutirão do Detran.RJ oferece mais de 6,5 mil vagas neste sábado, 12


Cerca de 7 mil vagas serão oferecidas no mutirão do Detran que acontece no próximo sábado, dia 12/3 em todo o estado do Rio de Janeiro. Os serviços oferecidos serão a identificação civil, habilitação e veículos, distribuídas em  diversas unidades de atendimento do departamento.

Para evitar aglomerações, há necessidade de agendamento prévio, que deverá ser feito pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042, das 6h às 21h. As vagas serão disponibilizadas a partir do meio-dia desta quarta-feira (9/3).

Para realizar os serviços veiculares, como primeira licença, troca de placa, transferência de propriedade, 2ª via de CRV, alteração de características, entre outros, os postos disponíveis para agendamento são: Infraero, Ceasa, Campo Grande, Nova Iguaçu, Niterói, Reduc, Itaboraí Vila Isabel, Haddock Lobo, Magé, Nilópolis, Mesquita, Valença, Campos I, Cordeiro, Volta Redonda, Barra Mansa, Itaperuna, Vassouras, Bom Jesus do Itabapoana, Búzios, Macuco, Barra do Piraí, Resende e Miguel Pereira.

Os serviços de habilitação, como primeira habilitação, renovação de CNH, mudança ou adição de categoria, alteração de dados ou troca da permissão para dirigir (PPD) para a carteira definitiva serão disponibilizados nos seguintes postos: Américas Shopping, Araruama, Búzios, Cabo Frio, Campo Grande (West Shopping), Campos II, Carmo, Center Shopping, Cordeiro, Ilha do Governador, Itaboraí , Itaboraí Plaza Shopping, Itaipava,  Itaocara, Jacarezinho, Largo do Machado, Macaé, Maré, Magé, Maricá, Mendes, Mesquita, Natividade, Nilópolis, Niterói ( Fonseca), Niterói  Shopping, Paraíba do Sul, Parati, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Sede, Queimados, Rio  Bonito, São Gonçalo (Neves),  São Gonçalo (Rocha), São João de Meriti, São José do Vale do Rio Preto, Sulacap, Teresópolis, Valença, Vaz Lobo, Vila Isabel e Volta Redonda.

Para a emissão da carteira de identidade, o departamento irá disponibilizar os postos relacionados a seguir: Américas Shopping, Araruama, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campo Grande, Campos (Shopping Estrada) Campos (Guarus), Carmo, Center Shopping, Copacabana, Gávea, Ilha do Governador, Itaboraí Plaza, Largo do Machado, Macaé, Maricá, Mesquita, Miguel Pereira, São Gonçalo (Neves), Nilópolis, Niterói, Niterói Shopping, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Parque Shopping Sulacap, Paraty, Queimados, Rio Claro, São Gonçalo (Neves), São Pedro da Aldeia, Sede (Centro do Rio), Shopping Unapark, Downtown Shopping, Shopping Jardim Guadalupe, Teresópolis, USD Ceasa, USD, Três Rios e Valença.

Quem precisa realizar a solicitação das carteiras SEAP, deverá agendar nas seguintes unidades: Cabo Frio, Campo Grande, Campos do Goytacazes (Shopping Estrada), Center Shopping, Ilha do Governador, Valença, Shopping Jardim Guadalupe, Shopping Unapark, Sede (Centro do Rio), Parque Shopping Sulacap, Nova Iguaçu, Niterói, Niterói Shopping, Nilópolis, Itaboraí Plaza e Largo do Machado.

Peso homem suspeito de assalto em escadão no bairro Marinas, em Angra dos Reis

Policiais militares prenderam nesta terça-feira, dia 8, um homem suspeito de assaltar uma pessoa no escadão do bairro Marinas, em Angra dos Reis.

Durante buscas na localidade, o elemento com as características do suspeito, que ao avistar a viatura fugiu à pé, acabou sendo alcançado e levado à delegacia de polícia da cidade (166ª DP), onde foi reconhecido pela vítima, permanecendo preso em flagrante.

Itatiaia: mais de 25 mil eleitores vão às urnas no próximo domingo (13)

Propaganda eleitoral sofre restrições a partir desta sexta-feira (11)

No próximo domingo (13), 25.164 mil eleitoras e eleitores de Itatiaia, no Sul Fluminense, voltam às urnas para escolha do novo prefeito e vice. Estão aptos a votar no pleito suplementar aqueles que já possuíam domicílio eleitoral no município em 13 de outubro de 2021 e estejam em situação regular. Cinco chapas disputam a Prefeitura e os eleitos neste domingo exercerão mandato até 31 de dezembro de 2024.

Concorrem Adalberto Luiz Bisol, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT); Bruno Diniz (SD), pela coligação O Futuro é Agora; Fabíola Soares, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol); Irineu Nogueira (PTB), pela coligação Pelo Futuro de Itatiaia, e Silvano Rodrigues da Silva (PSC), o Vaninho, pela coligação Seus Filhos Resgatando Itatiaia. Para mais informações sobre candidatos(as), acesse DivulgaCandContas.

Medidas sanitárias

Por medida de prevenção sanitária, o início da votação foi antecipado em uma hora, com as seções eleitorais funcionando das 7h às 17h. Não haverá identificação biométrica, para evitar a superfície de contato em comum. A apresentação do documento de identificação oficial com foto ao mesário ou à mesária será feita a distância. Haverá álcool em gel disponível e orientação para que eleitoras e eleitores higienizem as mãos antes e depois de votarem. Nos locais de votação, será obrigatório o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Restrições à propaganda


A Resolução TRE-RJ 1.201/21 estabelece que a próxima quinta-feira (10) é o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou de comícios e utilização de aparelhos de sonorização entre 8h e meia-noite. Também é o último dia para realização de debates no rádio ou na televisão. Já a sexta-feira (11) é o prazo-limite para a divulgação paga ,na imprensa escrita, e a reprodução de propaganda eleitoral no portal do jornal impresso na internet.

Material do tráfico é apreendido e homem preso no Santo Agostinho

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: 28º BPM - VR
Durante buscas por supostos suspeitos da morte de homem no ultimo dia 1º, policiais militares flagraram um vasto material do trafico no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda. 

A ação aconteceu na segunda-feira,dia 7, terminou com um homem preso.

Foram apreendidos: um revólver calibre 38, 56 pedras de Crack, 80 trouxinhas de maconha, 20 pinos de cocaína, 6 Munições de 38, dois rádios comunicadores, quarto celulares e R$ 33 Reais em espécie.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

terça-feira, 8 de março de 2022

Via Sérgio Braga recebe operação tapa buraco

Começou na segunda-feira, dia 7, os trabalhos de recapeamento asfáltico na Rodovia Sérgio Braga, uma das vias mais prejudicadas na cidade. A obra faz parte do contrato firmado entre a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da secretaria de Infraestrutura (SMI), e o Governo do Estado para fazer o recapeamento do asfalto em sete bairros do município. De acordo com o contrato, o governo estadual irá fornecer o maquinário, e as equipes ganharão reforço de funcionários. 

A obra, que deveria ter começado no dia 23, foi adiada por conta das chuvas. De acordo com a secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Gama, uma máquina fresadora vai preparar o solo para receber o asfalto quente. 

“Nosso trabalho irá começar pela Via Sérgio Braga, mas o contrato com o Governo do Estado vai beneficiar também os bairros Vila Santa Cecília, Aterrado, São Luis, São Geraldo, Santa Rita do Zarur, Santa Cruz e Roma”, explicou a secretária, acrescentando que serão recapeados cerca de 232.000 m² de vias. 

Além do contrato que envolve recapeamento ser retomado, as equipes da prefeitura vêm realizando uma força-tarefa para minimizar os impactos nas vias da cidade. Já foram utilizadas cerca de 50 toneladas de asfalto para a operação tapa-buraco. 

Na semana passada, a operação que utiliza asfalto quente aconteceu na Rodovia dos Metalúrgicos e embaixo do Viaduto Dom Waldir Calheiros, no Eucaliptal. A operação também já atendeu a pista que passa por baixo da Ponte Pequetito Amorim, no bairro Niterói.

PRF divulga balanço da operação de carnaval 2022 na BR-393

A Operação de Carnaval 2022 registrou um acidente com uma vítima e recolheu 66 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo — CLRV —, além de 20 veículos recolhidos para regularização na Rodovia Lúcio Meira, em Barra do Piraí.

A Polícia Rodoviária Federal informou que a ação aconteceu entre os dias 25 de fevereiro à 02 demarço de 2022.
 
Ainda foram registrados 298 autos de infração. Vinte e nove motoristas foram flagrados por embriagues, 55 pessoas não usavam o cinto de segurança. trista e oito por ultrapassagem em local proibido, nove condutores autuados por descumprirem a lei do descanso e uma pessoa detida.

PM condenado pela morte do filho de Carlinhos de Jesus é expulso da corporação

www.radioacesafm.blogspto.com.br

A justiça determinou a expulsão da corporação da PM do Rio o policial militar condenado por matar o filho do coreografo Carlinhos de Jesus. A juíza Tula Mello ainda determinou o encerramento imediato dos pagamentos de salário.

Miguel Ângelo da Silva Medeiros foi condenado a 16 anos e quatro meses de prisão em 2017, porém, de acordo com o Código Penal brasileiro, a perda do cargo de servidor público só pode acontecer após o trânsito em julgado do processo, quando não cabem mais recursos.

O músico Carlos Eduardo Menezes de Jesus, o Dudu, foi morto em novembro de 2011, quando saía de um bar em Realengo, na Zona Oeste do Rio. Ele foi atingindo por disparos feitos por dois homens que estavam em uma motocicleta.

Negado pedido de liberdade à policial acusado de atirar e matar menina de 8 anos

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O policial militar Rodrigo José de Matos Soares, acusado de ser o autor de disparo que matou a menina Ágatha Vitória Sales Félix, tem habeas corpus negado pela Justiça do Rio. O crime ocorreu na noite do dia 20 de setembro de 2019, no Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade. A menina, de 8 anos, estava dentro de uma Kombi com a mãe quando foi baleada nas costas durante um suposto confronto da PM com traficantes da região.

Quatro testemunhas indicadas pelo Ministério Público estavam previstas para serem ouvidas na quinta-feira, dia 3, quando foi julgado a petição de defesa, mas uma delas, não foi localizada. Como o MP insistiu na necessidade do depoimento dessa testemunha, a juíza Tula Corrêa de Mello, que presidiu a sessão, marcou a continuação da audiência para dia 28 de março, às 13h.  Na ocasião, além da última testemunha de acusação, deverão ser ouvidas as duas de defesa, e realizado o interrogatório do réu.  

Primeiro a depor, Tiago Gomes dos Santos afirmou que, no dia dos fatos, estava dentro de uma academia quando viu da janela uma motocicleta passar e um PM apontar a arma para os ocupantes do veículo. Assustada, a testemunha disse ter se abaixado e ouvido os disparos. Tiago afirmou ainda que não havia informação de confronto no local naquele momento.

As outras duas testemunhas de acusação ouvidas foram os PMs Bruno Luiz de Souza Mayrink e Alanderson Ribeiro Sampaio. O primeiro disse que estava a uns 100 metros de distância do local onde Ágatha foi baleada, num ponto mais abaixo da comunidade. Contou que viu um atirador se aproximar a pé em um beco e fazer disparos em sua direção. Bruno, que estava de fuzil, disse que revidou, disparando três vezes e procurou se abrigar, tendo então ouvido vários estampidos em toda a região.

Já Alanderson contou que estava posicionado do lado oposto ao do PM Rodrigo e não viu o colega de farda atirar. Disse que avistou dois homens numa moto, sendo que o carona estava armado.  E quando ouviu os disparos, procurou se abrigar atrás de uma parede de uma loja de material de construção.

Mantida a prisão de Eduardo Fauzi, acusado de atentado contra a produtora Porta dos Fundos

A juíza Ariadne Villela Lopes manteve a prisão preventiva de Eduardo Fauzi Richard Cerquise, acusado de jogar coquetéis molotov na fachada da produtora Porta dos Fundos, na véspera do Natal de 2019. Após o atentado, Fauzi fugiu para Rússia, um dia antes de sua prisão preventiva ser decretada.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo juízo da 2ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, na última sexta-feira, dia 4/3, com validade até 10/01/2041. Fauzi foi preso pela Interpol em Moscou, em setembro de 2020, onde permaneceu detido até ser autorizada sua extradição. Ele chegou ao Brasil nesta quinta-feira (3/3).

Na decisão, a juíza não acolheu o pedido de relaxamento da prisão preventiva apresentado pela defesa de Fauzi, sob a alegação de excesso de prazo. O Ministério Público também já havia se manifestado pela manutenção da prisão preventiva.

“Em que pesem as alegações defensivas no sentido de excesso de prazo na prisão preventiva, com base no regramento processual russo, o que ensejaria a invalidade da prisão, nada a prover, considerando falecer competência a este juízo para tal análise.”

A defesa de Fauzi também alegou que, em razão da tramitação do processo ter sido transferida da Justiça federal para a estadual, o mandado de prisão teria perdido a validade. A juíza ressaltou que esta análise caberá ao juízo responsável pelo processo.

“Com relação à alegação defensiva de invalidade da prisão em razão do declínio de competência do processo em epígrafe para a Justiça Estadual, igualmente, nada a prover, visto que a análise dos autos caberá ao juízo competente, qual seja, a 3ª Vara Criminal deste egrégio TJRJ, assim como com relação à alegação de violação do princípio de homogeneidade. Melhor sorte não assiste à alegação defensiva consistente na irregularidade da extradição do custodiado, pelos mesmos fundamentos.”

Retorno de processo

O processo tramitava na Justiça federal, contudo, o desembargador Marcello Ferreira de Souza Granado, decidiu que Fauzi não seria mais acusado do crime de terrorismo, conforme havia sido pedido pelo Ministério Público Federal (MPF). Assim, o caso saiu da competência da Justiça federal e os autos retornam para o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Aplicativo Maria da Penha Virtual chega a todo o estado no Dia Internacional da Mulher

www.radioacesafm.blogspot.com
O web aplicativo Maria da Penha Virtual chegou nesta terça-feira (8/3) – data em que foi celebrado o Dia Internacional da Mulher – a todo o estado do Rio de Janeiro. 

O Maria da Penha Virtual foi desenvolvido por um grupo de estudantes e pesquisadores do Centro de Estudos de Direito e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O app foi implantado pelo Tribunal de Justiça do Rio em dezembro de 2020, passando a funcionar, inicialmente, somente na capital. Em fevereiro deste ano, a ferramenta foi ampliada para as comarcas de São João de Meriti, Itaboraí e Três Rios e, agora, chega para todo território fluminense. 

O web aplicativo permite que a mulher solicite à Justiça uma medida protetiva de urgência sem que precise sair de casa. Para isso, basta clicar no link https://maria-penha-virtual.tjrj.jus.br, usando um celular, tablet computador. O dispositivo não precisa ser baixado e não ocupe espaço na memória do aparelho.   

Ao acessar o link, a vítima preenche um formulário com seus dados e relata a agressão ou ameaça sofrida, podendo anexar fotos, vídeos e/ou áudio. Ao final, é gerado um pedido de medida protetiva, que é encaminhado para um dos juizados de violência doméstica.