Rádio Acesa FM VR: 2015-01-11

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A MÚSICA DO DIA - Em 1822, José Bonifácio foi nomeado ministro dos Negócios do Interior

16/01/2015 04h50

Em 1822, José Bonifácio foi nomeado ministro dos Negócios do Interior

O "patriarca da independência" organizou a ação militar contra os focos de resistência à independência

O santista José Bonifácio, “patriarca da independência”, foi ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823. Organizou a ação militar contra os focos de resistência à independência. Em 1823, D. Pedro I demitiu o ministério e Bonifácio passou à oposição. Em 11 de novembro de 1823, Bonifácio foi banido e se exilou na França por seis anos. De volta ao Brasil, e reconciliado com o imperador, assumiu a tutoria de quem viria a ser D. Pedro II.

A Música do Dia é Independência, com Capital Inicial.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 16/01/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 16/01/2015
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 35°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
--


Volta Redonda, 16 de Janeiro de 2015. O DIA HOJE - Golpe militar de 64

<<>>

Nas dificuldades reconhecemos a vida de uma forma bem real!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 16 de Janeiro de 2015. Estação: Verão. Dia quente!

1969 - Golpe Militar de 1964: divulgada nova lista de 43 cassados, com 35 deputados, dentro eles Mário Covas, 2 senadores e do ministro do STF Peri Constant Bevilacqua (v. também Anos de chumbo) - Primavera de Praga: em protesto contra o fim das liberdades conquistadas, o jovem Jan Palach colocou fogo em seu próprio corpo numa praça de Praga.

1988 — A rainha do rock, Tina Turner, entra para o livro dos recordes pelo maior público pagante de uma cantora solo na história da música. O show aconteceu no Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã.

O sucesso ganha forma


Em 16 de janeiro de 1984, Michael Jackson recebe elogios ao vencer um dos maiores prêmios da música mundial. Começa a crescer Thriller, que mudaria o panorama da música dos anos 80. O álbum até hoje é um dos recordistas em vendagens, desbancando a até então campeã trilha de Embalos de Sábados à Noite.

1980 - O ex-Beatle Paul McCartney é preso em Tóquio, no Japão, acusado de porte de maconha. Dez dias depois, foi solto e extraditado do país.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

HISTÓRIA HOJE - Tancredos era eleito há 30 anos presidente por voto indireto

Tancredos era eleito há 30 anos presidente por voto indireto

Apresentação Dilson Santa Fé


Há 30 anos Tancredo Neves foi eleito de forma indireta o primeiro presidente na redemocratização do país. Antes dessa eleição, houve a votação da emenda Dante de Oliveira, que previa eleição direta para presidente da República, mas acabou rejeitada no Congresso, em abril de 1984. Tancredo se lançou candidato pelo PMDB, que era oposição na época. O colégio eleitoral era composto em maioria por deputados e senadores governistas. Ele participou da campanha das "Diretas Já", que resultou nos comícios de mais de 1 milhão de pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Tancredo Neves era um político experiente, considerado um mestre na articulação política. Mineiro de São João Del Rey, foi vereador, deputado estadual e federal, ministro da Justiça do governo de Getúlio Vargas, primeiro-ministro no governo parlamentarista de João Goulart, senador e governador, eleito pelo voto direto em 1982.


Duas chapas estavam na disputa à sucessão do então presidente João Figueiredo: de um lado a Aliança Democrática com Tancredo Neves, de outro, o PDS de Paulo Maluf. José Sarney, vice de Tancredo abandonou o PDS para liderar uma dissidência numerosa de parlamentares, suficiente para assegurar a vitória, com 480 votos a favor contra 180, com dezessete abstenções. A articulação que elegeu Tancredo e Sarney foi considerada como uma das mais complexas e bem-sucedidas na história política do país.

A vitória de Tancredo Neves nessa eleição marcou o fim do regime autoritário que estava no poder há 21 anos. Foi a última eleição indireta no Brasil, dando início a um novo ciclo na história do país.

Policiais apreendem três suspeitos e drogas no Açude II

Policiais da Patamo I, tendo como componentes o subtenente Bona, o sargento Domingos e Pinheiro,
e o soldado Queiroz do 28º Batalhão da Polícia Militar, apreenderam três suspeitos, sendo um homem de 37, e dois jovens de 20 anos, próximo a uma grande quantidade de drogas, na Rua 1, no bairro Açude II, em Volta Redonda.

Policiais receberam uma denúncia através do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), sobre um grupo que estaria com uma grande quantidade de drogas e com uma arma, no local. A ação contou também com o Serviço Reservado (P2), da Polícia Militar.

Houve o cerco e vários suspeitos correram, mas apenas três foram detidos. Próximo a eles, os policiais encontraram 93 sacolés de cocaína, um revolver calibre 38, com a numeração intacta e cinco munições do mesmo calibre.

Os três suspeitos, as drogas e a arma foram levados para a delegacia, onde o delegado ficou de estudar o caso.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 15/01/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 15/01/2015
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 22°C
temperatura máxima: 37°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 15 de Janeiro de 2015. O DIA HOJE - Dia Mundial do compositor!

<<>>

Não faça o seu trabalho à contra agosto, se não está satisfeito, proteste democraticamente, mas não prejudique os que o usufruem!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 15 de Janeiro de 2015. Estação: Verão. Dia quente!

Dia do Adulto
Dia do Compositor

O Dia Mundial do Compositor é comemorado anualmente em 15 de janeiro.

A data homenageia todos os compositores do mundo, especialmente ao seu trabalho e esforço para compor, escrever e criar músicas.

Os compositores são verdadeiros artistas, que utilizam o domínio da técnica das notas musicais para criar melodias, e toda a criatividade e sensibilidade para escrever canções que emocionam e animam multidões de pessoas.

Origem do Dia Mundial do Compositor

O Dia Mundial do Compositor surgiu pela primeira vez no México, como uma comemoração da fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 15 de janeiro de 1945.

No entanto, esta data só é oficialmente celebrada no mundo desde 1983.
Dia do Compositor Brasileiro

O Brasil é um país muito rico de bons compositores e música de qualidade, como se presencia em movimentos como a Bossa Nova e a MPB - Música Popular Brasileira.

Para homenagear os gênios da música nacional, no Brasil se comemora o Dia do Compositor Brasileiro, em 7 de outubro.

Entre os principais compositores brasileiros está Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso, Noel Rosa, Chico Buarque, Cartola, João Gilberto e muitos outros nomes que ficaram para a história da cultura musical nacional.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A MÚSICA DO DIA - Há 20 anos, houve o último show do grupo Legião Urbana

14/01/2015

Há 20 anos, houve o último show do grupo Legião Urbana

Que aconteceu na casa de shows Reggae Night, em Santos

O Legião Urbana pode não ter sido a maior banda de rock do
Brasil, nem a mais talentosa musicalmente. Renato Russo, em show ao vivo, chegou a ensinar ao público quais eram os três acordes a partir dos quais qualquer um podia tocar qualquer música do grupo. Mas Legião Urbana se tornou grandioso pelo talento do letrista Renato Russo, que, morto de aids, só fez engrandecer a dimensão do grupo. Foram dezesseis discos e mais de 20 milhões de discos vendidos.

A Música do Dia é Será, do Legião Urbana.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 14/01/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 14/01/2015
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 35°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 11mm
--

Volta Redonda, 14 de Janeiro de 2015. O DIA HOJE - Dia do enfermo!

<<>>

No muito se realiza quando aos poucos se conquista!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 14 de Janeiro de 2015. Estação: Verão. Dia bom!

Dia do Enfermo
Dia do Treinador de Futebol

1974 – O general Ernesto Geisel é escolhido presidente da República por eleição indireta. Ele assumiria no dia 15 de março, enfrentando dificuldades econômicas e políticas que anunciavam o fim do milagre econômico e ameaçavam o regime militar. Em 1974, a inflação chegaria a 34,5%.

1876 - O telefone é patenteado pelo seu inventor, Graham Bell

 A data escolhida para celebrar o Dia do Enfermo foi 14 de janeiro e serve para sensibilizar toda a sociedade para que tenha uma atenção maior com seus doentes e ofereça uma assistência adequada para cada tipo de doença.

Enfermo significa um indivíduo debilitado e que necessita de cuidados humanizados. O dia faz um alerta a todos os profissionais de saúde, familiares e amigos que devem oferecer carinho e afeto, já que o ambiente de um hospital e de uma clínica de tratamento podem ser considerados “frios” e capazes de gerar sentimentos ruins como angústia e melancolia.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A MÚSICA DO DIA - 22 anos sem o maestro Camargo Guarnieri

13/01/2015

22 anos sem o maestro Camargo Guarnieri

O Mozart brasileiro foi o segundo compositor erudito do Brasil mais tocado no mundo, depois de Villa-Lobos


Mozart Camargo Guarnieri
 
O pai dele era imigrande italiano e a mãe vinha de família paulista tradicional. O nome identificava ou sinalizava o futuro que ele teria: Mozart. Mozart Camargo Guarnieri. Sua primeira música, a valsa Sonho de Artista, foi rejeitada pelo professor, mas o pai dele, que também era músico, além de barbeiro, viu ali um talento. E estava certo.

A Música do Dia é Ponteio 40, de Camargo Guarnieri.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

HISTÓRIA HOJE - Há 74 anos, morria o escritor James Joyce!

Há 74 anos, morria o escritor James Joyce

Apresentação Dilson Santa Fé

O escritor irlandês foi um dos autores mais reverenciado do século XX por causa de Ulisses, um romance moderno e um dos mais importantes da literatura ocidental.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 13/01/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 13/01/2015
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 37°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 5mm
--

Volta Redonda, 13 de Janeiro de 2015. O DIA HOJE - Informática sob suspeita

<<>>

Quem é capaz de se arriscar que o dia não vai ser bom? Calor é o que não falta, pois traz bastante energia para se refrescar!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 13 de Janeiro de 2015. Estação: Verão. Dia quente!

Informática sob suspeita

Em 13 de janeiro de 1989, inicia o ataque do primeiro vírus mundial de computador, um dos maiores problemas até hoje para os programadores em informática. O Sexta-feira 13 é o mais conhecido, mas atualmente são contabilizados pelo menos outros 14 mil vírus em todo o mundo.

1910 - Uma ópera de rádio é transmitida pela primeira vez. A música estava sendo executada no Metropolitan Opera House, em Nova York.

1970 - A Câmara dos Deputados começa a fazer censura prévia em livros, revistas e jornais, dando início ao controle interno nas redações.

1979 - A YMCA amerciana, nome da Associação Cristã de Moços no Exterior, entra na justiça contra o grupo Village People por causa da música YMCA. A entidade sentiu-se ofendida pelas insinuações de que o comportamento gay era liberado nas suas unidades.

1985 - Médicos franceses conseguem, pela primeira vez, trocar o sangue de um feto por meio de uma transfusão intrauterina.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A MÚSICA DO DIA - Hoje é aniversário da Caixa Econômica Federal

12/01/2015

Hoje é aniversário da Caixa Econômica Federal

Fundada em 1861, ela foi criada por Dom Pedro II para incentivar a poupança e conceder empréstimo de penhor
Sede da Caixa Econômica Federal, em Brasília 

A Caixa Econômica Federal ajuda a política de crédito do governo e se submete às normas do Ministério da Fazenda e à fiscalização do Banco Central. O banco integra o Sistema Financeiro Nacional e também, (também!) tem serviços bancários. Talvez você não saiba, mas originalmente esta não é a principal função do banco. Além disso, a Caixa é responsável pelos jogos oficiais. Ela foi criada por Dom Pedro II para incentivar a poupança e conceder empréstimo de penhor, duas marcas registradas do banco.

A Música do Dia é Lintendi com Dio, da ópera Fosca, de Carlos Gomes.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

HISTÓRIA HOJE - Há 39 anos, morria a escritora Agatha Christie

Há 39 anos, morria a escritora Agatha Christie

Apresentação Márcia Dias


Agatha Christie, chamada de "Rainha do crime", nasceu em 1890 na Inglaterra. Ela escreveu 93 livros, entre eles "O Inimigo Secreto" e "Assassinato no campo de golfe".

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 12/01/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
--
Seg - 12/01/2015
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 22°C
temperatura máxima: 33°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
--

Volta Redonda, 12 de Janeiro de 2015. O DIA HOJE - Aniversário da Caixa Econômica Federal

<<>>

Sem objetivo, a vida torna-se "refém", em consequências de atos "não pensados"!
(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 12 de Janeiro de 2015. Estação: Verão. Dia bom! (quente)

1861 — Criação da Caixa Econômica Federal
.
1862 — Fundação da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.

1915 — O Congresso norte-americano rejeita a proposta de ceder o direito do voto às mulheres do país, posteriormente uma emenda constitucional deu esse direito às mulheres.

1946 — A ONU cria o Conselho de Segurança.

1991 — O presidente americano George Bush é autorizado pelo Congresso dos Estados Unidos a atacar o Iraque na Guerra do Golfo. A invasão do Kuwait fez com que o Conselho de Segurança da ONU impusesse um boicote econômico ao Iraque. Em resposta, Saddam Hussein ordenou a prisão dos estrangeiros.

 Há 154 anos, no dia 12 de janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou o Decreto nº 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. Desde então, a CAIXA caminha lado a lado com a trajetória do país, acompanhando seu crescimento e o de sua população. Nas principais transformações da história do país, como mudanças de regimes políticos, processos de urbanização e industrialização, a CAIXA estava lá, apoiando e ajudando o Brasil.

Com sua experiência acumulada, inaugurou, em 1931, operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas; três anos depois, por determinação do governo federal, assumiu a exclusividade dos empréstimos sob penhor, o que extinguiu as casas de prego operadas por particulares.

No dia 1º de junho do mesmo ano, foi assinada a primeira hipoteca para a aquisição de imóveis da CAIXA do Rio de Janeiro.

Em 1986, a CAIXA incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) e assumiu definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico. No mesmo ano, com a extinção do BNH, tornou-se o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), administradora do FGTS e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Quatro anos depois, em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias.

domingo, 11 de janeiro de 2015

Volta Redonda, 11 de Janeiro de 2015 - O DIA HOJE!

<<>>

Na condição de "aprendiz", o que se aprende, nem sempre é o que se "deve saber"!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Domingo, 11 de Janeiro de 2015. Estação: Verão. Dia bom!

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

1918 – A Assembleia de Deus (Brasil) é oficialmente registrada em Belém do Pará, no Brasil.
1922 – Pela primeira vez a insulina é utilizada em humanos para o tratamento de diabetes. O paciente é um canadense de quatorze anos.
1954 – Primeira reunião entre soviéticos e americanos sobre a proibição de armas atômicas.
1963 – A primeira discoteca do mundo foi inaugurada nos Estados Unidos. Seu nome era Whisky a Go Go.
1966 – Começa no Rio de Janeiro uma chuva que dura 72 horas ininterruptas. A cidade fica em estado de calamidade pública e 200 pessoas morreram.
2001 – Um incêndio no estúdio de gravação do programa Xuxa Park deixa 26 feridos com queimaduras.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 11/01/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Dom - 11/01/2015
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 23°C
temperatura máxima: 32°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 10mm
--