Rádio Acesa FM VR: 2020-12-27

sábado, 2 de janeiro de 2021

Mercadinho do Povo entrega os prêmios da promoção de fim de ano

Foi entregue neste sábado (2) os dois prêmios sorteados no último dia primeiro, na loja do Mercadinho do Povo, no bairro Açude I, em Volta Redonda, RJ.

A promoção aconteceu durante o final de ano de 2020 e para participar o cliente fazia uma compra no setor de açougue e ganhava um cupom para cada R$ 100,00 em compras. Essa era regra para concorrer a churrasqueira.

Já para participar da promoção valendo o fogão o cliente comprava no mínimo dez pacotes de suco Trink e ganhava uma oportunidade de concorrer com o destaque de um cupom. O concorrente tinha a oportunidade de participar com mais cupons em cada kit em compras.

Para Rômulo, proprietário do estabelecimento, a oportunidade é poder incentivar o cliente. "A nossa meta é fazer com o cliente sinta satisfeito em consumir e poder também ser contemplado de uma forma mais abrangente", afirmou.

Em 2021, o Mercadinho do Povo já tem preparado vários eventos que vai surpreender ainda mais a grande clientela que escolheu fazer as suas compras o ano todo na loja.

Homem fica ferido ao escorregar em pedra de cachoeira em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um turista ficou ferido ao escorregar em uma pedra numa cachoeira de Penedo, distrito de Itatiaia, RJ. O acidente aconteceu na tarde deste sábado (2) quando a vítima caminhava entre as pedras.

De acordo com testemunhas, o homem teve uma abertura na perna e foi socorrido por equipes do Samu e levado para o hospital de emergência da cidade.

A unidade informou que a vítima precisou levar alguns pontos na perna e teve alta após o tratamento do ferimento.

Volta Redonda registra o primeiro homicídio do ano

Um homem foi morto na noite deste sábado (2) no bairro Santo Agostinho em Volta Redonda, RJ. O crime aconteceu na Rua Caviana por volta dás 20h20.

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas ao chegar ao local constatou que a vítima estava sem os sinais vitais. Matheus Lima de Araújo, de 28 anos, tinha acabado de descer o escadão.

Matheus Lima de Araújo
A PM foi acionada e se encontra no local preservando a cena do crime para os trabalhos da perícia.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda.

Deslizamento é registrado na Rio x Santos em Angra dos Reis

Um deslizamento foi registrado na tarde deste sábado (2) em Angra dos Reis, RJ. O incidente aconteceu na altura da praia grande. Uma quantidade considerável de barro desceu e interditou parte da pista sentido Paraty.

O local já foi avaliado pela Defesa Civil e a pista foi estreitada para afastar o máximo possível os carros de onde o barro está represado.

Ainda de acordo com as informações não houve registro de novos deslizamentos. O local segue em observação. 

Já na altura da Usina Nuclear uma árvore caiu sobre a rodovia e dificultou a passagem de veículos nos dois sentidos.

A frente que chegou neste final de semana provocou diversos pontos de alagamentos na cidade de Angra dos Reis.

De acordo com o serviço de meteorologia foram 100 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.

Mulher é morta em Angra dos Reis

Um homicídio foi registrado na tarde deste sábado (2) em Angra dos Reis, região Costa Verde Sul do Estado do Rio de Janeiro. O crime aconteceu dentro de um bar na Rua Nova Iguaçu, em Japuíba.

A mulher foi alvejado por tiros quando estava dentro de um bar. Ela morreu no local. Não há informações sobre os suspeitos autores do crime.

A PM foi acionada e preservou o local para os trabalhos da perícia.

Manutenção em reservatório pode deixar 58 bairros sem água em Barra Mansa

O Serviço Autônomo de Água  Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) informa que neste domingo (3) serão realizados serviços de limpeza, higienização e manutenção nos tanques de tratamento da ETA Nova, podendo ocasionar a interrupção momentânea no abastecimento de água nos seguintes bairros: Abelhas II, Ano Bom, Bocaininha, Boa Sorte, Bom Pastor, Cantagalo, Cotiara, Getúlio Vargas, Goiabal, Jardim Alice, Jardim Boa Vista, Jardim Central, Jardim Monique, Jardim Primavera, Jardim Roselândia, Km 04, Loteamento Entanha, Loteamento Harmonia, Loteamento Jardim Marilu, Loteamento Santa Lúcia, Loteamento Santa Maria I, II e III, Loteamento São Paulo, Loteamento São Vicente, Loteamento Sofia, Morada da Colônia I e II, Morada do Vale, Morada Verde, Nossa Senhora de Fátima, Nova Esperança, Parque Independência, Piteiras, Roselândia, Santa Clara, Santa Izabel, São Domingos, São Francisco de Assis, São Genaro, São Judas Tadeu, São Luiz, São Pedro, São Silvestre, Saudade, Siderlândia, Vila Independência, Vale do Paraíba, Vila Brígida, Vila Coringa, Vila Delgado, Vila Maria, Vila Nova, Vila Orlandélia, Vila Principal, Vila Ursulino, Village do Sol e Vista Alegre.

Em caso de dúvida, os moradores podem ligar para o número (24) 3512-4333 ou 115.

Carro bate contra poste em Barra Mansa e deixa dois feridos

Um carro atingiu um poste na manhã desta sexta-feira (1) em Barra Mansa, RJ. O acidente aconteceu por volta dás 06h30 na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Ano Bom.

Com a batida o poste caiu sobre a via e interrompeu o trânsito no local. Um homem de 29 anos e uma mulher de 26 anos que estavam no veículo se feriram. Eles foram conduzidos a Santa Casa de Misericórdia do município.

A Guarda Municipal foi acionada e desviou o trânsito para a calçada, apenas havia passagem para veículo pequeno.

Equipes de telefonia e internet foram acionadas para a remoção dos cabos. Não havia cabos de energia passando pelo poste.

Covid-19: Volta Redonda registra 299 mortes

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registra, até este sábado (02/01), 435.604 casos confirmados e 25.608 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 497 óbitos em investigação e 2.492 foram descartados. Entre os casos confirmados, 405.299 pacientes se recuperaram da doença.

A SES informa que os 08 óbitos registrados neste sábado não aconteceram todos hoje; eles estão distribuídos entre 06/12/2020 e 02/01/2021, datas que representam as semanas epidemiológicas 50 a 53 da pandemia.

A secretaria esclarece que existe essa defasagem, em alguns casos, devido à necessidade de se aguardar a confirmação da causa da morte, como resultados de exames, por exemplo, para a inclusão do óbito no sistema como confirmado para Covid-19. 'Ressaltamos ainda que as notificações de casos e óbitos podem estar represadas devido aos feriados de Natal e Ano Novo.'

Desde o dia 04/12, foram realizados 17.379 testes de RT-PCR nas quatro unidades abertas pelo estado. O programa é complementar à testagem de RT-PCR, que já vem sendo realizada em unidades municipais de saúde, coordenada pela SES. Do início da pandemia até hoje, já foram realizados mais de 313 mil testes em parceria entre a SES, COSEMS e a Fiocruz.

Em Volta Redonda a secretaria informou que os casos confirmados chegam a 12.715 e as mortes chegam a 299.

Em Barra Mansa são 5.667 casos registrados e 209 mortes confirmadas.

Já em Pinheiral os casos registrados chegam 1.171 e as mortes chegam a 23. 

Para mais informações, acesse o painel de monitoramento de casos no estado do Rio de Janeiro em painel.saude.rj.gov.br.

Avião cai de ribanceira em Minas Gerais

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um avião de pequeno porte, com 4 pessoas a bordo, caiu de uma ribanceira na manhã deste sábado (2/1), no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Diamantina, na região central de Minas. Três vítimas tiveram ferimentos leves e uma saiu sem nenhum ferimento, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com a corporação, os envolvidos são uma médica, um enfermeiro, o piloto e um copiloto, que faziam um transporte aéreo médico. O incidente ocorreu durante o pouso, na cabeceira da pista no aeroporto.

Carro atinge poste no Padre Josimo e concessionária alega falta de segurança para a manutenção


Um GM Corsa atingiu um poste, nesta sexta-feira (1º), no bairro Padre Josimo, em Volta Redonda, RJ. A colisão aconteceu na Rua 26.

De acordo com populares da localidade, além de derrubar o poste, o veículo atingiu um muro e outro veículo estacionado. 

O Corsa voltou de ré, após ficar descontrolado. O condutor não se feriu.

Já o poste ficou atravessado na via. A concessionária foi ao local e desligou a energia, porém, ainda não realizou a substituição.

O veículo atingido teve o para-brisa quebrado.

A concessionária Light, que é responsável pela manutenção no local, informou que não foi possível a realização dos trabalhos de troca do poste devido a falta de segurança. As informações são de que havia uma intervenção policial no local e, assim só poderá concluir os trabalhos após o aval da polícia.

A reportagem entrou em contato com a PMERJ e aguarda uma resposta.

Atualização

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro informa que não houve qualquer solicitação ao 28º BPM (Volta Redonda) para dar apoio a técnicos da  concessionária de energia elétrica do município na recolocação de um poste que caiu na Rua 26, no bairro Padre Josimo.

O 28º BPM de Volta Redonda ressalta que vem mantendo patrulhamento na comunidade desde o dia 30 de dezembro, como medida preventiva para coibir a realização de festas com aglomeração no local.

Rodrigo Drable toma posse como prefeito de Barra Mansa

Por conta da Covid-19, solenidade foi restrita, sendo transmitida via Internet 

O prefeito reeleito de Barra Mansa Rodrigo Drable e a vice-prefeita Fátima Lima foram empossados nesta sexta-feira (1º) em uma cerimônia realizada na Câmara Municipal. Na ocasião, os 19 vereadores eleitos também assumiram os cargos. Por conta da pandemia causada pela Covid-19, a solenidade foi restrita e transmitida ao vivo via Internet. 

Durante a cerimônia, Rodrigo Drable expressou a alegria de continuar trabalhando por Barra Mansa. “Nesse primeiro de janeiro inicia um período de quatro anos, onde todos nós tivemos a oportunidade que pedimos de administrarmos, fiscalizarmos e cuidarmos da cidade que nós declaramos amor”. 

Drable agradeceu o apoio da família, amigos, parceiros de trabalho e profissionais da Prefeitura de Barra Mansa. “Agradeço a nossa equipe que fez a gestão dos últimos quatro anos e permitiu que muitos avanços acontecessem. Enfrentou momentos difíceis como enchentes, deslizamentos, perdas de patrimônio de muita gente, uma pandemia de febre amarela e agora essa tão difícil da Covid-19. Agradeço a essa equipe que se dedicou, que talvez não tenha feito tudo aquilo que nós sonhamos no dia a dia, mas que eu tenho convicção que fez o seu melhor todos os dias. Disso nós não podemos abrir mão, de fazer o nosso melhor, no limite da nossa capacidade, por mais que não façamos tudo e não consigamos agradar a todos, mas ter a consciência de ter feito o nosso melhor o tempo todo”. 

O prefeito também agradeceu o apoio dos cidadãos. “Eu agradeço a população, que apesar de tanta dificuldade, principalmente as que eu enfrentei em 2020, fruto inclusive de covardia, mentira e agressões diversas, fez o seu juízo. Apesar dos vários concorrentes e a eleição com mais candidatos dos últimos anos, mais da metade da população disse que nós deveríamos continuar. Essa população escolheu. Isso é democracia. Quem decide é o povo”. 
Fátima Lima relembrou o ano difícil causado pela Covid-19 e reiterou o compromisso de trabalhar pelo bem da população. “Reeleição é responsabilidade. Por isso assumi e prometi diante desta casa e de Deus cumprir com justiça e compromisso esse mandato. Barra Mansa precisa dessa casa e precisa do Executivo. E nós estamos aqui dispostos a trabalhar. Não será fácil, como não foi na gestão passada. Encerramos o ano mais difícil das nossas vidas com relação à saúde, mas com muita força, união, trabalho e dedicação, nós conseguimos vencer e a cada dia venceremos mais”.

Após a cerimônia, Rodrigo Drable e Fátima Lima foram até a prefeitura, onde assinaram o livro do Executivo, marcando a transição de cargo. As atividades na Prefeitura de Barra Mansa terão início na próxima segunda-feira, dia 4.

Homens são presos após serem flagrados com material roubado em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Dois homens foram presos após serem flagrados com materiais roubados em Pinheiral, RJ. A ação aconteceu na quinta-feira (31) após a Polícia Militar receber informações da localização de um dos envolvidos no roubo.

O homem foi localizado na Rua Nani Cambraia, no Centro, durante um cerco a residência do suspeito. Ao perceber a movimentação policial, ele conseguiu fugir pela janela dos fundos.

Uma mulher que estava na casa recebeu os agentes e indicou onde estavam os materiais oriundos de roubos.

Foram encontrados uma televisão de 55 polegadas, eletrodomésticos, uma aliança e um cordão de ouro, uma maleta com bijuterias, um videogame, um faqueiro, sapatos, bolsas e roupas, acessórios e duas malas de viagem.

Durante a revista, o homem retornou para a casa e confessou a participação em quatro roubos diferentes.

Logo depois, os policiais receberam a informação de que um veículo roubado estava seguindo por uma estrada entre Pinheiral e Arrozal.

Após um patrulhamento, um homem foi abordado conduzindo o veículo roubado. O carro foi apreendido e o homem foi levado para a delegacia.

Os dois suspeitos, de 36 e 34 anos, vão responder por crime de roubo e receptação. Eles foram encaminhados a 101ª DP de Pinheiral.

Carro cai em córrego em Volta Redonda

Um carro foi parar num córrego que passa pela Rua 650, no bairro Siderópolis, no início da manhã desta quinta-feira (31), em Volta Redonda. 

Testemunhas disseram que o motorista não ficou ferido. O veículo foi içado por dois guinchos e retirado do local.

Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Barra Mansa

Policiais militares prederam um homem por suspeita de tráfico de drogas no Roberto Silveira, em Barra Mansa. A ação aconteceu na última quarta-feira (3). Com ele, havia 11 cápsulas de cocaína e 54 trouxinhas de maconha.

De acordo com a ocorrência policial, os policiais militares estavam em patrulhamento de rotina quando abordaram o suspeito. Na revista, foi encontrada apenas uma trouxinha de maconha e dinheiro.

Ele, porém, contou aos policiais que havia mais 53 trouxas da droga em casa, além de cocaína. O material e o suspeito foi levado para a delegacia de Barra Mansa (90º DP), onde o caso foi registrado.

Prefeito Neto garante ações no dia da posse em Volta Redonda

O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, tomou as suas primeiras medidas como chefe de executivo. Ele foi empossado na manhã desta sexta-feira (1º) na Câmara Municipal. Em seguida, foi à prefeitura de Volta Redonda e assinou os primeiros decretos.

O primeiro documento assinado foi a exoneração de todos os cargos comissionados da prefeitura e anunciou que vai enxugar a máquina pública.

“Em cinco mandatos, nunca vi uma situação tão delicada”, disse o prefeito. “Vamos voltar com os cargos comissionados, mas não do jeito que estava”, disse, no seu primeiro de volta ao gabinete. Não haverá cortes na saúde e na educação.

Segundo ele, com base em 2020, a receita é de R$ 54 milhões mensais com despesas de R$ 68 milhões. “Agora, em 2021, com a Covid, será muito pior. Não temos fábrica de fazer dinheiro”, afirmou, acrescentando que a responsabilidade do Executivo e do Legislativo é grande para devolver a normalidade à população.

Salários dos servidores


Em relação aos salários de servidores, ele disse que deve quitar o mês de novembro e o décimo terceiro ainda nas primeiras semanas do ano. “O que entrar, vai ser para os servidores” disse ele, contando que a prefeitura deve ter um novo bloqueio de verbas – na última semana, a justiça bloqueou R$ 16 milhões.

Volta às aulas

Questionado, o prefeito disse que vai se reunir com a nova secretária de Educação, Tetê Gonçalves, para discutir o possível retorno das aulas presenciais. Isso, claro, depende da evolução do Covid na cidade.

“Tudo indica que vamos ter o retorno das aulas presenciais”, disse Neto.

Covid

Em relação ao Covid, Neto disse que, assim que a vacina estiver autorizada, a prefeitura vai adquirir as doses, seja lá qual for o laboratório. “Vamos adquirir o mais rápido possível assim que estiver disponíveis”.

Ele falou que, ainda em janeiro, 30 novos leitos para o Covid começarão a funcionar. A iniciativa é uma parceria público e privado.

Governar aos mais necessitados

Neto também falou que vai governar para a população mais pobre da cidade. Ele tem afirmado que pretende cuidar “dos mais humildes e necessitados”. Ressaltou também a importância do vice, Sebastião Faria, que foi fundamental na escolha do secretariado.

Vice-prefeito

Faria, que será o diretor geral do Hospital São João Batista, fez a analogia da cidade como um paciente: “Volta Redonda está na UTI. Mas vamos recuperar”, disse Faria, que, nesse dia 1º de janeiro de 2021, ele completa 57 anos de Volta Redonda. “Não nasci aqui, mas amo a cidade”.

Por Tribuna Sul Fluminense

2 de janeiro: Dia do Sanitarista

Especialistas atuam propondo soluções para saúde coletiva e individual

Neste sábado, 2 de janeiro, celebra-se o Dia do Sanitarista, ocasião para reiterar a importância desses profissionais fundamentais para a consolidação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles são responsáveis por analisar a saúde pública local e propor soluções para serviços da saúde coletiva e individual. Carlos Chagas e Oswaldo Cruz foram sanitaristas que se tornaram famosos por suas pesquisas científicas de grande impacto social.

Sanitaristas fazem levantamentos de dados de saúde, diagnósticos e vistorias, planejamento de políticas públicas, informes e boletins, entre outras atividades, como ouvidoria, educação popular e comunicação, promoção e informação em saúde. A especialidade passou por muitas transformações e atualmente é caracterizada por ser multiprofissional e interdisciplinar.

A nutricionista Crislene Alambert atua como sanitarista desde 2018, quando ingressou na Superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS) da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES), como apoiadora técnica institucional. Seu trabalho é centrado no fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS), apoiando a prática e o pensamento crítico na gestão e no território, especificamente junto aos coordenadores de APS das Regiões Centro-Sul e Médio Paraíba do estado. Na equipe da SAPS, há outros sanitaristas, com formação em Saúde Pública ou Saúde da Família.

“Escolhi essa carreira, primeiro, pois acredito num SUS potente e resolutivo. Segundo, porque ela considera o ser humano como um ser social. Trabalhamos com os determinantes sociais sem esquecermos da determinação social que indivíduos e os coletivos vivem e estão organizados. Neste sentido, o nosso olhar é na doença, na relação social, na organização territorial, na prevenção, na promoção, na cura e reabilitação”, afirma.

O diferencial e a potência

O sanitarista trabalha com uma perspectiva crítica e humanizadora, buscando se aproximar das realidades do território de atuação, suas peculiaridades e condições de vida, diversidades étnicas, culturais, de gênero, sexual, religiosa e geracional. Para tanto, o diálogo respeitoso e acolhedor é um dos seus instrumentos de trabalho, considerando experiências e saberes e possibilitando a construção de projetos adequados à realidade social e ambiental da população.

Crislene acredita que o diferencial da profissão de sanitarista está na formação: “Somos estimulados a pensar e agir para o coletivo. Realizamos o diagnóstico em saúde, planejamos estratégias e atuações que qualifiquem a rede de atenção e que fortaleçam o SUS. Você pode estar se perguntando, não são feitas ações de cuidado individual? Sim, fazemos e estimulamos que façam, considerando as necessidades e particularidades territoriais, mas as intervenções no coletivo soam como a potência da atuação do sanitarista”.

A formação do sanitarista era apenas através de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), mas em 2009 universidades brasileiras passaram a oferecer cursos de graduação. Em 2017, a profissão foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho (MT) oficialmente, na nova tabela de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), documento que define como atribuições do profissional planejar, coordenar e avaliar ações de saúde; definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde; coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais. O MT atribui ainda ao sanitarista atividades das áreas de epidemiologia, ciências sociais e políticas públicas de vigilância sanitária.
 
Participação coletiva

A especialista destaca também aspectos como a valorização de todos que fazem parte do processo de produção de saúde – usuários, trabalhadores e gestores. “É importante para o nosso trabalho a criação de vínculos, da responsabilidade compartilhada num trabalho em equipe e da participação coletiva nos processos. Principalmente exercitar a escuta qualificada com quem trabalhamos e assistimos”, esclarece.

Neste momento específico em que o país e o mundo enfrentam a pandemia do coronavírus, o papel do sanitarista se torna ainda mais importante, como a profissional explica: “O modelo hospitalocêntrico tem suas limitações e não observa determinantes e condicionantes de saúde na população, como a formação em saúde pública e coletiva estimulam. Na pandemia, o olhar para a integralidade e fatores que aumentam os riscos para a pandemia fazem parte do diferencial do trabalho do sanitarista”.

O dia 2 de janeiro, portanto, é um dia especial, em que reconhecemos e parabenizamos os nossos sanitaristas, que no passado e hoje fazem a diferença para a Saúde no Brasil.

Coronavírus: 25.600 óbitos e 435.390 casos confirmados no RJ

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que registra, até esta sexta-feira (01/01), 435.390 casos confirmados e 25.600 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 497 óbitos em investigação e 2.492 foram descartados. Entre os casos confirmados, 404.121 pacientes se recuperaram da doença. 

A SES informa que os 70 óbitos registrados nesta sexta não aconteceram todos hoje; eles estão distribuídos entre 17/05/2020 e 01/01/2021, datas que representam as semanas epidemiológicas 21 a 53 da pandemia. A secretaria esclarece que existe essa defasagem em alguns casos devido à necessidade de se aguardar a confirmação da causa da morte, como resultados de exames, por exemplo, para a inclusão do óbito no sistema como confirmado para Covid-19. A pasta explica ainda que os 742 novos casos divulgados neste boletim representam dados represados devido ao feriado de Natal. Esses números também são reflexo do programa de ampliação de testagem da população. 

Desde o dia 04/12, foram realizados 17.379 testes de RT-PCR nas quatro unidades abertas pelo estado. O programa é complementar à testagem de RT-PCR, que já vem sendo realizada em unidades municipais de saúde, coordenada pela SES. Do início da pandemia até hoje, já foram realizados mais de 313 mil testes em parceria entre a SES, COSEMS e a Fiocruz.

Ação de combate ao tráfico de drogas termina com dois detidos e drogas apreendidas no Vila Brasília

Dois suspeitos de tráfico de drogas foram detidos nesta sexta-feira (1º) em Volta Redonda, RJ. Eles foram flagrados na Travessa Veneza, no bairro Vila Brasília.

Os policiais estavam em patrulhamento pelo local e suspeitaram da dupla que durante a tentativa de abordagem houve disparo de arma de fogo por parte dois, houve revide, mas ninguém se feriu.

A dupla foi localizada logo após buscas pelas proximidades. No local também foram encontradas drogas, rádios transmissores, além de caderno de contabilidade do tráfico.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda.

Queda de bicicleta leva homem a morte em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem morreu após sofrer uma queda de bicicleta na manhã desta sexta-feira (1º) em Volta Redonda, RJ. Cláudio Luís Ivo Severiano, de 48 anos, se acidentou quando pedalava pela ciclovia às margens da Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, a Beira-Rio, altura do bairro Vila Mury.

Segundo testemunhas, durante a queda o homem teria batido a cabeça no chão.

O Corpo de Bombeiros chegaram ao local, mas encontraram a vítima sem os sinais vitais. O corpo foi removido ao IML da cidade, em Três Poços. O sepultamento está previsto para acontecer neste sábado (2) no cemitério Municipal do Retiro (Bom Jardim).

4 pessoas ficam feridas em acidente em Quatis

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Uma colisão frontal deixou quatro pessoas ficaram feridas, na tarde desta sexta-feira (1º), em Quatis, RJ. O acidente aconteceu na RJ-159, estrada que liga a cidade com o distrito de Floriano, em Barra Mansa.

As vítimas foram socorridas pela equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levadas para o Hospital de Emergência de Resende, cidade vizinha.

O trânsito no local ficou interditado devido a ocupação dos veículos nas faixas em ambos sentidos.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Jornalista morre de Covid-19 em Volta Redonda

Arquivo pessoal
Morreu na manhã desta sexta-feira (1º) a jornalista Ananda de Amoral Valente, de 31 anos, assessora do Unifoa, da Covid-19. Ela estava internada desde o dia 17 de dezembro no Hospital Médio Paraíba Doutora Zilda Arns Neuman de Volta Redonda.

Segundo amigos, Ananda vinha se recuperando bem. Nos últimos dias estava sendo acordada do coma induzido, fazendo desmame de ventilação, mas nesta madrugada teve duas paradas cardíacas.

O corpo de Ananda foi sepultado na tarde de hoje no cemitério de Vassouras.

Idoso é atingido por ônibus em pista de rolagem na Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
Um atropelamento foi registrado na madrugada desta sexta-fera (1º) na Rodovia presidente Dutra (BR-116), em Barra Mansa, RJ. Por volta dás 02h40 policiais rodoviários foram acionados para atender o acidente na altura do km 281, sentido Rio de Janeiro.

No local os agentes constataram ser um idoso de 62 anos que foi atingido por um ônibus quando caminhava pela pista de rolagem. A vítima morreu na hora.

O condutor do ônibus esperou no local, após acionamento das equipes da PRF e da concessionária que administra a rodovia. Ele disse que tentou frear para desvirar do idoso que caminhava pela faixa da direita de rolagem, mas não foi possível. O idoso foi atingido pela quina direita do coletivo.

O trânsito no local não chegou a ser interditado. Ninguém do ônibus se feriu. Os passageiros seguiram viagem num outro ônibus da empresa.

A ocorrência foi apresentada na 90ª DP de Barra Mansa.

Carro e caminhão colidem na BR-393 e deixa idoso ferido, em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um acidente foi registrado na tarde desta sexta-feira (1º) em Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Uma colisão entre um caminhão e um carro de passeio deixou uma pessoa ferida.

A PRF informou que o acidente aconteceu por volta dás 15h no km 252 da BR-393 - Rodovia Lúcio Meira -, em Belvedere.

O Corpo de Bombeiros informou que um homem de 67 anos ficou ferido na colisão e, após os primeiros socorros, foi encaminhado a Santa Casa de Misericórdia de Barra do Pirai.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O trânsito no local, sentido Volta Redonda, ficou parcialmente interrompido para o atendimento, sendo orientado por agentes da PRF.

Caminhonete campota na BR-354, em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
Um acidente foi registrado por volta dás 08h30 desta quinta-feira (31) em Resende, RJ. Uma caminhonete capotou no km 19 da BR-354, Rodovia Sebastião Alves do Nascimento (Rio x Caxambu).

A PRF informou que o condutor de uma Pickup Nissan/Frontier perdeu o controle do veículo ao fazer uma curva, colidiu contra o barranco e capotou em seguida. 

Os 3 ocupantes do veículo foram socorridos por equipe do CBMERJ p/ o Hospital de Emergência de Resende por estarem sentido dores no corpo.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF

O hospital informou que as vítimas não sofreram lesões, apenas eles sentiam dores pelo corpo, estando de alta.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Colisão envolvendo 9 veículos deixa quatro feridos na Dutra, em Barra Mansa

Foto: divulgação da PRF
Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas durante um acidente envolvendo nove veículos, na tarde desta quinta-feira (31), em Barra Mansa, RJ. O acidente aconteceu no km 275 da BR-116.


De acordo com a PRF, no momento do acidente, por volta dás 15h30, chovia no local e o que provocou as colisões foi a aquaplanagem devido a enxurrada sobre na pista, na altura do distrito de Floriano.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF

As vítimas foram socorridas pela equipe da concessionária que administra a rodovia e a do Samu. Não foi divulgado o local para qual hospital as vítimas foram levadas.

Duas pessoas ficam gravemente feridas em capotamento na Dutra

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
Um capotamento na tarde desta quinta-feira (31) deixou duas pessoas gravemente feridas na Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia, RJ. 

A PRF informou que o condutor de 37 anos e um passageiro de 35 anos foram arremessados de uma VW Paraty para fora durante o acidente.

Ainda de acordo com as informações, o veículo ficou desgovernado na altura do km 314, bateu na barra de proteção metálica da rodovia e foi parar na faixa esquerda. 

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF

Os dois homens foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados ao Hospital de Emergência de Resende - cidade vizinha.

Estado do Rio encerra ano com mais de 25 mil mortes por Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que registrou, até esta quinta-feira (31/12), 434.648 casos confirmados e 25.530 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado. Há ainda 487 óbitos em investigação e 2.487 foram descartados. Entre os casos confirmados, 397.324 pacientes se recuperaram da doença.

A SES informa que os 227 óbitos registrados nesta quinta não aconteceram todos hoje; eles estão distribuídos entre 10/05/2020 e 31/12/2020, datas que representam as semanas epidemiológicas 20 a 53 da pandemia. A secretaria esclarece que existe essa defasagem em alguns casos devido à necessidade de se aguardar a confirmação da causa da morte, como resultados de exames, por exemplo, para a inclusão do óbito no sistema como confirmado para Covid-19. A pasta explica ainda que os 6.275 novos casos divulgados neste boletim representam dados represados devido ao feriado de Natal. Esses números também são reflexo do programa de ampliação de testagem da população.

Desde o dia 04/12 foram realizados 17.379 testes de RT-PCR nas quatro unidades abertas pelo estado. O programa é complementar à testagem de RT-PCR, que já vem sendo realizada em unidades municipais de saúde, coordenada pela SES. Do início da pandemia até hoje, já foram realizados mais de 313 mil testes em parceria entre a SES, COSEMS e a Fiocruz.

Trio é detido com drogas em Angra dos Reis

Policiais militares, durante patrulhamento, abordaram três suspeitos em um carro na manhã desta quinta-feira (31) no bairro da Banqueta, em Angra dos Reis, região Costa Verde Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Os agentes informaram que após fazer a revista no veículo encontraram 48 pinos de cocaína. Além das drogas o carro e um celular foram apreendidos.

A ocorrência foi encaminhada para a 166ª DP de Angra dos Reis.

Após receber descarga elétrica homem morre em Volta Redonda

Um homem, de 30 anos, morreu durante manutenção de ar-condicionado na Câmara Municipal, no bairro Aterrado, em Volta Redonda. O incidente aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 31.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima foi identificada como Ramon Silva, prestava o serviço junto com o pai na área externa da Câmara, quando foi eletrocutado.

Os bombeiros não confirmaram o que teria causado a descarga elétrica. Ramon chegou a ser socorrido pelos bombeiros e sofreu diversas paradas cardíacas no caminho até o Hospital São João Batista. Ele não resistiu e morreu ao dar entrada na unidade médica.

USF-Santa Cruz funciona apenas com um recepcionista na noite desta quinta-feira (31)

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Unidade de Saúde da Família do bairro Santa Cruz — Guanahyro Ferreira Neto —, que funciona na Rua Orlando Jeronimo Teles, está operando apenas com um recepcionista durante a noite desta quinta-feira (31), e madrugada de sexta-feira, dia 1º de janeiro de 2020.

A unidade médica, que oferece atendimento 24h, não tem médicos e nem profissionais que auxiliam no atendimento de emergência. O usuário que precisar de atendimento deve procurar a UPA-Santo Agostinho ou CAIS-Aterrado.

A cada plantão de 12 horas deveria ter uma equipe de seis profissionais: um profissional do serviço de auxiliar geral, uma recepcionista, duas técnicas de enfermagem, uma enfermeira e um médico.

A reportagem apurou que falta de profissionais na rede de saúde do município.

Em maio de 2020 já havíamos noticiado a falta de atendimento a população da região pela mesma razão.

MS repassa R$ 64 bilhões a estados e municípios para auxiliar no enfrentamento à Covid-19

Feito, por meio do Ministério da Saúde, o repasse garante aquisições de equipamentos e insumos para o fortalecimento da estrutura do SUS

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Governo Federal, desde o começo da pandemia, por meio do Ministério da Saúde, destinou aos 26 estados e o Distrito Federal R$ 198,1 bilhões para reforço da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, R$ 133,9 bilhões foram para serviços de rotina do SUS e os outros R$ 64,2 bilhões para o enfrentamento ao coronavírus. Foram adquiridos e estregues ventiladores pulmonares, equipamentos de proteção individual (EPI), medicamentos, além da habilitação e prorrogação de leitos de UTI.

Até o momento, foram habilitados 19.517 leitos de UTI para o tratamento exclusivo de paciente com Covid-19. Além disso, prorrogou-se a habilitação de 19.334 leitos de UTI. Além disso, a rede pública de saúde teve sua estrutura de assistência intensiva ampliada com a entrega, até o momento, de 12.949 novos ventiladores pulmonares.

A distribuição para os municípios e unidades de saúde é de responsabilidade de cada estado, conforme planejamento local. As entregas levam em conta a capacidade instalada da rede de assistência em saúde pública - principalmente nos locais onde a transmissão está se dando em maior velocidade.

Testes
Em dezembro, houve um número recorde de testagem, chegando, 1,59 milhão de testes realizados, cerca de 300 mil a mais do que no mês anterior. Ao todo, foram realizados 27,3 milhões de testes desde o início da pandemia.

Para garantir a testagem, foram distribuídos mais de 11 milhões de testes do tipo RT-qPCR para Laboratórios Centrais de Saúde Pública. Além desses, outros 8,7 milhões de testes rápidos foram entregues.

EPIs
O Ministério da Saúde já distribuiu 306,8 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para garantir a proteção dos profissionais de saúde que atuam na linha frente do enfretamento à Covid-19 no Brasil. São máscaras, aventais, óculos e protetores faciais, toucas, sapatilhas, luvas e álcool.

Os EPI são usados por profissionais de saúde que prestam assistência aos pacientes com Covid-19 - como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem -, além da equipe de suporte que, eventualmente, precisa entrar no quarto, enfermaria ou área de isolamento. São de uso individual e se destinam a proteger os profissionais de possíveis riscos de contágio.

Homem é encontrado morto na varanda de residência em Volta Redonda

Um homem foi encontrado morto na varanda de casa na noite desta quarta-feira (30) em Volta Redonda, RJ. O caso aconteceu na Rua A, na Vila Cidadania, no bairro Belmonte.

A polícia foi informada no local, por um parente, que o homem foi encontrado com um lençol no pescoço. Uma tentativa de reanimar a vitima foi realizado, porém, sem sucesso.

A 93ª DP foi acionada e, após um perito ser acionado, o corpo foi removido ao IML de Volta Redonda.

A ocorrência foi registrada em sede policial.

Fiocruz recebe R$ 20 milhões para pesquisas e ações contra a Covid-19

Na manhã desta quarta-feira (30) foi entregue o cheque simbólico no valor de 20 milhões de reais, referente à doação da Assembleia Legislativa do Rio à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para auxiliar a instituição nas pesquisas e ações de combate ao coronavírus. O termo de doação foi assinado pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), e pela presidente da Fiocruz, Nísia Lima.

“Esta é uma contribuição da Assembleia, nós estaremos abertos a fazer outras para que possamos abreviar o sofrimento da população com essa doença horrível, que já vitimou mais de 192 mil pessoas no Brasil. É um orgulho para nós, mais uma vez, realizar esta parceria”, disse o presidente, acompanhado das deputadas Renata Souza (PSol), Martha Rocha (PDT), Célia Jordão (PRP) e do deputado Giovanni Ratinho (PTC).

A assinatura do termo aconteceu exatamente no dia seguinte ao anúncio de que o Reino Unido aprovou o uso da vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, que será produzida no Brasil pela Fiocruz. Ceciliano ressaltou a importância do repasse da Alerj, que também irá auxiliar na produção da vacina: "A gente precisa ter uma saída, muito se discute da economia de mercado e do próprio combate ao vírus, mas é preciso ter a vacina".

Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima agradeceu à Alerj e afirmou que avalia solicitar um pedido de uso emergencial da vacina da AstraZeneca. Segundo Nísia, a ação da Alerj foi importante não somente pela iniciativa da doação dos recursos, mas também pelas ações em favor do desenvolvimento do setor de pesquisas no estado.

"A Alerj está de parabéns por essa sensibilidade e por estar em ações concretas, apoiando as instituições de ciência e tecnologia do estado do Rio de Janeiro, em múltiplas finalidades com as respostas em termos de políticas públicas e num projeto mais amplo de ter um complexo econômico e industrial da saúde. A Alerj vê este segmento como um ator importantíssimo para o desenvolvimento do estado", ressaltou.

A doação foi feita com base na Lei 8.803/20, de autoria original de André Ceciliano e do presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa, Waldeck Carneiro (PT), com coautoria de 42 parlamentares. A norma autoriza o uso de recursos do Fundo Especial da Alerj para projetos de Centros de Pesquisas Tecnológicas vinculados a universidades estaduais e federais, além de programas nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública. Já a lei 8.972/20, da deputada Renata Souza com coautoria de 35 parlamentares, destinou o montante para a Fiocruz. A deputada mencionou a sensação de dever cumprido. "Essa é a nossa missão, enquanto legisladores do estado do Rio de Janeiro: garantir que a população tenha a possibilidade de ter acesso à ciência, à tecnologia e mais do que tudo isso, à saúde. Sem dúvida nenhuma, esse programa de enfrentamento à covid-19, em especial nas favelas e periferias, traz a possibilidade de vida a uma população que já é tão vulnerável", considerou.

Economia e doações

A doação da Alerj à Fiocruz faz parte do montante de R$ 500 milhões do orçamento da Casa economizados este ano. Parte deste valor retornou para o Tesouro estadual, como o montante de R$ 300 milhões destinados ao pagamento do 13º salário do funcionalismo público. Outras doações também foram feitas, como os R$ 26 milhões doados este mês para a desapropriação do imóvel que será destinado à nova sede do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), e RS 100 milhões direcionados às cidades do Rio de Janeiro para a luta contra a pandemia do coronavírus.

A presidente da Comissão de Saúde da Casa, deputada Martha Rocha, mencionou a importância da atuação da Casa neste momento. "A Alerj escolheu para onde deseja caminhar, que é ao lado da ciência, dos institutos de pesquisa, que é o lado que verdadeiramente vai poder superar a pandemia do coronavírus", afirmou. Em agosto, a Casa doou também R$ 20 milhões para obras de reconstrução do Museu Nacional/UFRJ, por meio dos recursos do Fundo Especial do Parlamento Fluminense para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

10 mil policiais militares auxiliarão as prefeituras do estado do Rio a evitar aglomerações durante a virada de ano

Sem queima de fogos e shows musicais em praias e outros espaços turísticos do Estado, o planejamento de segurança pública elaborado pela Secretaria de Estado de Polícia Militar para a passagem de 2020 para 2021 sofreu modificações. Para a chegada do Ano Novo, que ocorrerá durante a maior crise sanitária mundial dos últimos 100 anos, a prioridade, além da segurança pública, será evitar a aglomeração de público e, assim, evitar ao máximo a propagação do Covid-19.

Entre os dias 31 de dezembro de 2020 e 01 de janeiro de 2021, foram mobilizados 10 mil policiais militares para reforçar o efetivo padrão já empregado em todo o Estado, apoiando as prefeituras das cidades para conter o fluxo de veículos e a aglomeração de pessoas. Na capital e no interior, todas as prefeituras suspenderam a realização de eventos públicos, como queima de fogos e shows artísticos.

Na capital do Estado, haverá 54 bloqueios em vias que dão acesso à orla da cidade, do Leme, na Zona Sul, ao Pontal, na Zona Oeste. Planejamentos semelhantes foram montados para atender demandas de prefeituras de outras cidades praianas, que, em tempos normais, realizam grandes eventos.

Na Região dos Lagos, para onde houve um grande deslocamento de turistas, apesar dos apelos das autoridades sanitárias, o Comando da Corporação reforçou o policiamento com um efetivo 40% maior do que o empregado no ano passado, mobilizando inclusive policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) para atuar na cidade de Cabo Frio. Demais cidades praianas, como Niterói e as da Região da Costa Verde também mereceram atenção especial.

- O fim de ano como conhecíamos, por mais que fosse gigantesco, já dominávamos. Agora, teremos um fim de ano diferente e pulverizado, distribuído por diferentes áreas da capital e do interior do Estado - explicou o secretário da SEPM, Comandante-Geral Rogério Figueredo de Lacerda.

O secretário Figueredo acrescenta:

- A Polícia Militar vai cumprir sua missão constitucional de exercer o policiamento preventivo e ostensivo. Mas com a pandemia de Covid-19, nossa Corporação estará ao lado das prefeituras para ajudar a controlar a propagação da doença. Como temos feito, vamos priorizar o diálogo e convencimento para que as pessoas não se aglomerem.

Responsável pelo planejamento, a Subsecretaria de Gestão Operacional da SEPM vai manter o modelo já colocado em prática com o início da Operação Verão 2019/2020, que prevê reforço de policiamento em orlas, parques, vias expressas corredores viários importantes, rodovias estaduais e também federais, por meio de parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Nesse período de fim de ano, entre os dias 30 de dezembro de 2020 e 04 de janeiro de 2021, será implantando o programa Viagem Segura, que prevê reforço na malha rodoviária estadual e apoio à PRF no patrulhamento das rodovias federais. Além do patrulhamento convencional com foco na segurança pública, na passagem de ano 2020/2021, os policiais militares atuarão também para coibir o deslocamento de grupos de turistas da modalidade chamada de “day use” - estadia por apenas um dia.

O planejamento da Operação Verão 2020/2021 prevê reforço de efetivo de todos os batalhões da área do Estado, com apoio em regiões mais críticas de unidades de operações especiais e de policiamento especializado. Além das praias e de outras áreas de lazer, o policiamento será reforçado nas vias expressas e nas principais rodovias que ligam a Região Metropolitana com o interior do Estado, especialmente nos feriados prolongados.

Estarão mobilizados policiais militares do BPVE (Batalhão de Policiamento em Vias Expressas, RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões), BPTur (Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas), Grupamento Especial Tático em Motopatrulhamento (GETEM) e Regimento de Polícia Montada (RPMont). Os policiais da CPP (Coordenadoria de Polícia Pacificadora) serão empregados nas comunidades e no entorno onde atuam.

Assim como aconteceu durante as últimas eleições deste ano, o GAM (Grupamento Aeromóvel) estará atuando com aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas como drones, para monitorar a movimentação na orla.

As unidades de operações especiais - BAC (Batalhão de Ações com Cães), BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e BPChq – ficarão de prontidão, também com efetivo reforçado para atuar em qualquer área do Estado.

Esposa do ex-governador Pezão será coordenadora do Fundo de Saúde do governo Neto

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Durante entrevista a um programa de rádio matinal, em Volta Redonda, o prefeito eleito Antônio Francisco Neto confirmou o nome de Maria Lúcia Cautieiro Horta Jardim, esposa do ex-governador Pezão, para comandar o Fundo Municipal de Saúde. Paulo Barenco volta para a Mobilidade Urbana.

Ainda sobre a entrevista ao programa Dário de Paula, Neto confirmou o nome de Maria da Conceição de Souza Rocha para a Secretaria de Saúde.

“A Maria Lúcia é quem vai tomar conta do dinheiro da saúde. Já foi Secretária de Fazenda em Piraí e é esposa do Pezão, não aceitou ser secretária de Fazenda, mas é parceira da Conceição, pessoa muito competente”, afirmou o prefeito eleito Antônio Francisco Neto que anunciou o nome de Paulo Barenco de volta a Secretaria de transporte e Mobilidade Urbana.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Um morto e outro ferido a tiros em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um homem morreu e outro ficou ferido a tiros na noite desta quarta-feira (30) em Barra Mansa, RJ. De acordo com as primeiras informações, o caso aconteceu na Rua Major José Bento, no bairro Vila Brígida.

De acordo com informações de populares, foram diversos tiros disparados. A autoria é desconhecida.

As equipes de socorro do Samu e Corpo de Bombeiros foram ao local e constataram a morte de um dos baleados, um homem identificado como Luiz Paulo Corrêa da Silva, de 23 anos. 

Já o outro homem, Cláudio Juarez da Silva Júnior, de 26 anos, foi levado para a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa.

www.radioacesafm.blogspot.com.brA ocorrência foi encaminhada para a 90ª DP da cidade.

Lewandowski estende vigência de medidas sanitárias contra Covid-19

A manutenção de dispositivos legais atende ao propósito de assegurar a continuidade de medidas profiláticas e terapêuticas necessárias ao enfrentamento da pandemia

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), estendeu a vigência de dispositivos da Lei 13.979/2020 que estabelecem medidas sanitárias para combater à pandemia da Covid-19. A decisão do ministro, proferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6625, ajuizada pela Rede Sustentabilidade, leva em conta o término do prazo de vigência da lei, que ocorrerá nesta quinta-feira (31). A medida cautelar será submetida a referendo do Plenário da Corte.
 
No dia 18/12, o relator determinou que a ação fosse julgada diretamente pelo Plenário, conforme o rito abreviado previsto no artigo 12 da Lei das ADIs (Lei 9.868/1999). Mas, diante da aproximação do término da vigência da lei, o partido apresentou nova petição nos autos solicitando a manutenção de artigos até a apreciação conclusiva da Medida Provisória (MP) 1.003/2020, cujo prazo expira em 3/3/2021.
 
Prudência
 
Ao analisar a cautelar, o ministro Ricardo Lewandowski observou que, por prudência, as medidas excepcionais previstas na Lei 13.979/2020 devem continuar, por enquanto, “a integrar o arsenal das autoridades sanitárias para combater a pandemia”. De acordo com ele, os princípios da prevenção e da precaução devem reger as decisões em matéria de saúde pública.  
 
Manutenção das medidas

 
Segundo Lewandowski, embora a vigência da lei esteja vinculada ao Decreto Legislativo 6/2020, que vence em 31/12/2020 e decretou a calamidade pública para fins exclusivamente fiscais, não se pode excluir que a verdadeira intenção dos legisladores tenha sido a de manter as medidas profiláticas e terapêuticas extraordinárias, previstas na norma, pelo tempo necessário à superação da fase mais crítica da pandemia, “mesmo porque à época de sua edição não lhes era dado antever a surpreendente persistência e letalidade da doença”.
 
Ele lembrou que foram apresentados no Congresso Nacional três projetos de prorrogação do prazo de validade da lei, mas todos ainda pendentes de apreciação.
 
Compatibilidade com a Constituição
 
Com o propósito de enfrentar de maneira racional e tecnicamente adequada o surto pandêmico, lembrou Lewandowski, a lei permitiu que as autoridades adotassem, diversas medidas profiláticas e terapêuticas, tais como isolamento, quarentena, restrição à locomoção, uso de máscaras, exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação, investigação epidemiológica, tratamentos médicos específicos e requisição de bens e serviços.

Além disso, a lei previu que essas medidas somente podem ser implementadas pelas autoridades “com base em evidências científicas e em análises estratégicas”, assegurados, sempre, o direito à informação e ao tratamento gratuito, bem assim “o pleno respeito à dignidade, aos direitos humanos e às liberdades fundamentais das pessoas"
 
O ministro também ressaltou que em diversas decisões tomadas ao longo de 2020, o STF entendeu que tais medidas são compatíveis com a Constituição Federal, podendo ser adotadas pelas autoridades dos três níveis político-administrativos da Federação, respeitadas as esferas de competência que lhes são próprias. Segundo o relator, tais medidas corresponderam plenamente às expectativas, revelando-se essenciais ao enfrentamento da Covid-19.

Um suspeito foi preso e drogas apreendidas na Japuíba

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação do 33º BPM - Angra dos Reis

Uma denúncia sobre tráfico de drogas no Morro das Velhas, em Angra dos Reis, levou policiais militares a prenderem na noite de terça-feira (29) um suspeito com drogas naquela localidade.

Segundo os policiais do 33º BPM, a equipe realizava patrulhamento de modo a localizar um ponto de venda de drogas informado no Disque Denúncia, quando observaram um homem em atitude suspeita. Durante revista pessoal, foram encontrados 312 pinos de cocaína, três bases para rádio e um rádio transmissor.  

A ocorrência foi registrada na 166ª DP de Angra dos Reis.

8 milhões de agulhas e seringas já estão em estoque para serem usadas na imunização do Estado do Rio

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou nesta quarta-feira (30/12) o Plano de Contingência do Governo do Estado do Rio para a vacinação contra a Covid-19. O plano estabelece toda a estratégia de imunização no estado, em combinação com o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal. O objetivo do Plano de Contingência é preparar a infraestrutura estadual para que não ocorram atrasos na vacinação dos cidadãos fluminenses.

A SES já recebeu esta semana um primeiro lote com oito milhões de agulhas e seringas que serão usadas para a vacinação da população do Estado do Rio contra a Covid-19, assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar a compra das vacinas pelo Ministério da Saúde. Um segundo lote com outras 8 milhões de agulhas e seringas tem previsão de entrega à SES em janeiro. As agulhas e seringas foram compradas a R$ 0,17 a unidade, abaixo do valor estabelecido nas atas de preço vigentes.

No PNI, o Ministério da Saúde (MS) prevê a distribuição das vacinas para todos os estados do país. O MS anunciou que a vacinação contra a Covid acontecerá inicialmente em quatro fases, obedecendo a critérios logísticos de recebimento e distribuição das doses. A primeira fase prioriza os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena. A segunda fase inclui pessoas de 60 a 74 anos. A terceira fase prevê a vacinação de pessoas com comorbidades que apresentem maior chance de agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares). A quarta fase abrangerá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Com relação ao estado do Rio de Janeiro, essas quatro fases juntas contabilizam 5.454.912 habitantes. Na primeira fase, serão cerca de 811.235 idosos acima de 75 anos; 545.197 trabalhadores da saúde; 339 indígenas; e 10.892 mil idosos em instituições de longa permanência (1.367.663 pessoas, ao todo). Na segunda fase, teremos cerca de 2.181.861 idosos na faixa de 60 a 74 anos. Na terceira, cerca de 1.666.259 pessoas com comorbidades. Na quarta fase, 97.225 professores; 92.205 profissionais das forças de segurança pública e salvamento; 991 funcionários do sistema prisional e 48.708 privados de liberdade.

O Ministério da Saúde abriu processo para compra centralizada de agulhas e seringas. O Plano de Contingência prevê que os 16 milhões de agulhas e seringas já comprados pelo Governo do Estado serão suficientes, caso necessário, para as quatro primeiras fases da campanha de imunização contra a Covid-19, quando a previsão é de que sejam vacinadas 5,5 milhões de pessoas no estado (cada pessoa deverá receber duas doses do imunizante).

Outro processo de aquisição, de mais 50 milhões de agulhas e seringas, já foi iniciado pela Secretaria de Estado de Saúde e estará concluído para as fases seguintes da campanha de vacinação contra a Covid-19. Além disso, o Governo do Rio já iniciou a readequação de toda a sua estrutura de logística, inclusive as de armazenamento e distribuição das doses de vacinas, para estar totalmente preparado para o início da vacinação.  

De acordo com o Plano de Contingência, foi iniciado o processo de compra de 163 câmaras refrigeradas que serão enviadas aos municípios fluminenses, para ajudar na montagem da infraestrutura local. Também estão sendo comprados 50 freezers com capacidade de armazenamento a menos de 70 graus Celsius, necessários para armazenar as vacinas da Pfizer, além de 3 mil caixas térmicas com termômetro, 3 mil caixas técnicas sem termômetro e 3 mil termômetros avulsos.

O Governo do Estado já tem infraestrutura para armazenamento e distribuição de doses de vacina, pois faz seguidamente grandes campanhas de imunização contra a gripe e muitas outras doenças. A frota da SES será priorizada para essa distribuição. Além disso, o Plano de Contingência prevê parcerias com Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Forças Armadas e de Segurança (Exército, Aeronáutica, Marinha, Polícias Federal, Civil e Militar); universidades e escolas públicas e privadas, associações de moradores, instituições religiosas, órgãos públicos como Detran, shoppings, aeroportos, entre outras estruturas.

O Plano estabelece todas as ações necessárias em três fases: pré-campanha de imunização, campanha e pós-campanha.

Idades de recebimento de pensão por morte é alterada pelo Ministério da Economia

Uma portaria do Ministério da Economia desta terça-feira (29/12) alterou as idades para o tempo de recebimento da pensão por morte a partir de 2021. Cada faixa etária foi acrescida de um ano.

Atendimento da Previdência SocialDivulgação

Emerson Lemes, diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), explica que a medida segue as previsões da Lei nº 13.135/2015. A norma fixou as idades e estabeleceu que elas poderiam ser modificadas por ato ministerial caso a expectativa de vida no país aumentasse pelo menos um ano.

Em 2015, a expectativa era de 75,5 anos, enquanto em 2019 o número subiu para 76,6. O governo pode repetir o feito a cada vez que a esperança de vida crescer mais um ano.

Confira as regras que valerão a partir desta sexta-feira (1/1):

Para óbitos ocorridos até esta quinta-feira (31/12), ainda valem as idades estabelecidas em 2015, com um ano a menos em cada faixa etária. Ou seja, três anos de pensão para a faixa etária de menos de 21 anos, seis anos para a faixa etária entre 21 e 26 e assim por diante.

Caso a pessoa falecida tenha menos de 18 contribuições ou a união estável tenha durado menos de dois anos, permanece a regra de recebimento da pensão por apenas quatro meses.