Rádio Acesa FM VR: 2013-05-12

sexta-feira, 17 de maio de 2013

IBGE: acesso à internet de alunos da rede pública mais do que dobra
Dos 37,5 milhões de estudantes identificados pela Pnad em 2011, 72,6% acessaram a web naquele ano

Fonte: Terra


O acesso de estudantes da rede pública de ensino à internet disparou nos últimos anos no País, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2011, 65,8% dos alunos de instituições públicas, o equivalente a 19,2 milhões de estudantes, se conectaram à rede mundial de computadores por meio de microcomputadores ou notebooks.

Antes, em 2005, apenas 24,1%, - ou 7,5 milhões de alunos - desse sistema de ensino navegaram pela web, de acordo com informações do documento “Acesso à Internet e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal”, com base em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2011).

“Isso não significa que aumentou o acesso de alunos pelas escolas públicas. Mas não deixa de ser um indício. A pesquisa não mediu de onde as pessoas se conectaram à internet”, afirmou Cimar Azeredo, técnico do IBGE responsável pelo levantamento.

Já na rede privada, constata-se que quase a totalidade dos alunos teve acesso à internet em 2011. Dos 8,4 milhões de estudantes, 8,1 milhões, o equivalente a 96,2% do total dos que estudam em instituições particulares, navegaram a rede mundial de computadores. Em 2005, 82,4% dos estudantes da rede privada de ensino já tinham alguma conexão com a internet.

Do total de 37,5 milhões de estudantes identificados pela Pnad em 2011, 72,6% acessaram a web naquele ano. Antes, em 2005, 35,7% dos alunos da rede de ensino brasileira haviam se conectado à rede mundial de computadores. Isso significa que, de 2005 a 2011, o total de estudantes internautas praticamente dobrou, com mais 13,4 milhões de alunos conectados.

A amostra do IBGE foi feita a partir de entrevistas com cerca de 359 mil pessoas, em 1.100 municípios brasileiros. Nessa análise, o instituto levou em conta apenas o acesso à internet via microcomputadores ou notebooks. A navegação em celulares e tablets não foi levada em conta.

Maior parte dos empregados acessa a internet
O IBGE observou que, das 77,7 milhões de pessoas que utilizaram a internet, 60,1% trabalhavam. Em relação a 2005, houve pouca variação, já que 62,1% dos que acessavam a rede mundial de computadores em 2005 estavam ocupadas.

Em 2011, dos 93,5 milhões de trabalhadores identificados pelo levantamento, 49,9% navegaram na web. Seis anos antes, essa proporção não passava de 22,8%. Já do total de pessoas não ocupadas em 2011, 42,2% acessaram a rede mundial de computadores. Em 2005, esse contingente representava 18,4%.

Mais pobres navegam cada vez mais na web
A parcela mais pobre da população também vem tendo cada vez mais acesso à internet. Do total da população cuja renda mensal domiciliar per capita não passa de um quarto do salário mínimo, 21,4% navegaram pela web em 2011. Em 2005, essa proporção era de apenas 3,8%.

Já na parcela da população cuja renda mensal domiciliar per capita varia de três a cinco salários mínimos, 76,1% se conectaram à rede mundial de computadores em 2011. Em 2005, 62,6% do total dessa classe de rendimento navegaram pela web.

Triplica o número de pessoas que moram em casas com computador e acesso à internet
De 2005 a 2011, triplicou o número de pessoas que residiam em um domicílio com computador e acesso à internet. Em 2005, eram 22,3 milhões de pessoas nesta situação. Já em 2011, esse contingente subiu para 65,7 milhões de pessoas.

Ao mesmo tempo, do total de pessoas que moram em casas sem acesso à internet, 25,6% navegavam na rede mundial de computadores de outro local, em 2011. Seis anos antes, apenas 11,9% se enquadravam em situação semelhante.

Escolas públicas terão cartão para facilitar compras

Cartão será vinculado aos recursos recebidos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

As escolas públicas de educação básica poderão comprar diretamente o que precisam para a melhoria das instituições. Segundo o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos de Freitas, as escolas receberão um cartão do Banco do Brasil para comprar os itens que necessitam. O cartão será vinculado aos recursos recebidos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O projeto ainda é piloto e beneficiará apenas algumas escolas inicialmente.

Uma das condições necessárias para receber o cartão é que a escola tenha uma unidade executora, que nesse caso é a associação de pais e mestres e uma conta-corrente. Atualmente, essas escolas já recebem os recursos diretamente, mas precisam sacar o dinheiro para usá-lo. As escolas que não têm associação continuarão recebendo o dinheiro por meio da prefeitura do município ou do governo do estado.

O PDDE é o repasse de recursos para a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos para cada escola são calculados com base no censo escolar do ano anterior ao do repasse. Cada escola recebe um valor equivalente ao número de alunos.

Outra novidade é que até este ano, os diretores podiam reprogramar os gastos e guardar o dinheiro para que fosse usado futuramente, agora , diz Freitas, “aqueles que reprogramarem mais de 30% do valor recebido terão esse valor descontado no próximo ano”. Ele prevê que sejam destinados ao PDDE mais do que os R$ 2 bilhões repassados em 2012.

Freitas destacou também a importância da prestação de contas. Sem ela, o estado, município e o Distrito Federal podem perder os repasses dos programas do FNDE. O prazo para a prestação de contas dos recursos recebidos pelo PDDE em 2011 e 2012 terminou no último dia 30. Segundo dados da autarquia, no início do mês, 600 entes federativos não haviam enviado a prestação de 2012 e 1.382 não haviam prestado contas de 2011.

Os números são altos não apenas para o PDDE, mas para os demais programas cujo prazo para a prestação de contas também terminou no dia 30 de abril: o transporte e a alimentação escolar. Até esta segunda-feira (13), mais de mil municípios não tinham prestado contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) referentes a 2012 e mais de 600 não tinham prestado conta desses recursos referentes a 2011.

Para estimular e facilitar prestação de contas anual, também a partir deste ano, haverá uma prestação de contas obrigatória do primeiro semestre. A prestação será referente à merenda escolar. “Em julho já teremos a prestação de contas. Isso vai facilitar na hora de organizar os documentos para o próximo ano”, diz Freitas.

O anúncio foi feito hoje (13) no 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que vai até sexta-feira (17), na Costa do Sauípe (BA). O encontro é o primeiro depois das eleições municipais de 2012. Ao todo foram feitas mais de mil inscrições de secretários de Educação, técnicos e educadores de todo o país.

Acredite em você
Não importa do que é o mundo O importante, são os seus sonhos…
Não importa o que você é O importante é o que você quer ser…
Não importa onde você está O importante é para onde você quer ir…
Acredite em você
Não importa do que é o mundo O importante, são os seus sonhos…
Não importa o que você é O importante é o que você quer ser…
Não importa onde você está O importante é para onde você quer ir…
Persistência
Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e
noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos
negócios, empenha as jóias da própria esposa.
Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande
empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade
exigido.
Fique Firme, não desista
Desistir é uma solução permanente para um problema temporário. James
MacArthur
Cultura > A Música do Dia

Em 1840, o belga Antonie Joseph Sax patenteou o saxofone

Um respeitado fabricante de instrumentos que viveu na França no século XIX patenteou o instrumento de sopro mais popular do mundo, usado principalmente no jazz. O saxofone, apesar de sua aparência imponente, não é um instrumento de orquestra.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Aposentadoria faz mal à saúde, diz estudo
Pesquisa sugere que inatividade eleva depressão e de doenças.

A aposentadoria pode gerar prejuízos para a saúde física e mental, revelou uma nova pesquisa.

O estudo, publicado pelo centro de estudos Institute of Economics Affairs (IEA) com sede em Londres, descobriu que a aposentadoria leva a um "drástico declínio da saúde" no médio e longo prazos.

Segundo a IEA, a pesquisa sugere que as pessoas devem trabalhar por mais tempo por razões de saúde e também financeiras.

O estudo, realizado em parceria com a entidade beneficente Age Endeavour Fellowship, comparou aposentados com pessoas que continuaram a trabalhar mesmo após terem alcançado a idade mínima para a aposentadoria e também levou em conta possíveis fatores

Philip Booth, diretor da IEA, disse que os governos deveriam desregular os mercados e permitir que as pessoas trabalhassem por mais tempo.

"Trabalhar mais não será apenas uma necessidade econômica, mas também ajudará as pessoas a viverem vidas mais saudáveis", disse ele.

Edward Datnow, president da Age Endeavour Fellowship, acrescentou: 'Não deveria haver uma idade 'normal' para a aposentadoria no futuro'.

Na Grã-Bretanha, o governo já planeja elevar a idade mínima para a aposentadoria.

"Mais empresários precisam pensar sobre como podem capitalizar em cima da população mais velha e aqueles que querem se aposentador devem refletir duas vezes sobre essa questão".

O estudo, focado na relação entre atividade econômica, saúde e política pública de saúde na Grã-Bretanha, sugere que há uma pequena melhora na saúde imediatamente depois da aposentadoria, mas constata um declínio significativo no organismo desses indivíduos no longo prazo.

Segundo a pesquisa, a aposentadoria pode elevar em 40% as chances de desenvolver depressão, enquanto aumenta em 60% a possibilidade do aparecimento de um problema físico.

O efeito é o mesmo em homens e mulheres. Já as chances de ficar doente parecem aumentar com a duração da aposentadoria.
Tem dias que nos parece ser o fim, outros mostram que a vida não é um "mar de rosa", mas que a nossa "embarcação" irá transpor esse "mar revolto" da vida!

PM é assaltado após tentar impedir ação de bandidos na Urca
'Ele deu sorte de não morrer', disse colega
Diego Valdevino

Rio - O segundo-sargento da PM do 2º BPM (Botafogo), conhecido como Ogmarcio, fazia uma ronda na Rua Ramon Franco, a bordo de um carrinho de mini-golfe, quando bandidos armados em um Renault Mégane prata tentaram assaltar uma produtora de vídeo na esquina da Avenida Pasteur, na Urca, Zona Sul do Rio.

O segurança da loja alertou o PM, que foi abordado em seguida pelo trio de criminosos, que apontaram a arma para sua cabeça e retiraram suas duas armas, uma pistola 40 da corporação e uma pistola 9mm. O crime aconteceu à 500 metros da cabine da polícia no local.
Policial do 2º BPM (Botafogo) estava a bordo de carrinho e fazia ronda

Os suspeitos fugiram com o carro e abandoram o veículo próximo à ladeira do Shopping Rio Sul, em Botafogo. Um colega que não quis se identificar contou que é comum que um PM esteja na cabine da polícia e dois no carrinho fazendo ronda, o que não ocorreu no caso. "Ele deu sorte de não morrer, foi uma ação rápida", disse o policial.

Uma testemunha disse que achou "a ação surreal, incomum ver um policial sendo roubado. Logo após o crime, o PM colocou a mão na cabeça, não acreditando na cena", relatou.

O caso é investigado pela 10ªDP (Botafogo).
Ouvir para ser ouvido. (John Wooden)

quinta-feira, 16 de maio de 2013

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 16/05/2013
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 2mm
--

Sex - 17/05/2013
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 23°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 7mm
--
História Hoje

Primeira entrega de prêmio Oscar foi realizada há 84 anos

Criada pela Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood, a cerimônia ocorreu pela primeira vez em 16 de maio de 1929. Na ocasião, foram entregues 11 prêmios. Hoje o número de categorias varia entre 23 e 25. No começo, as cerimônias eram almoços ou jantares em hotéis ou grandes restaurantes. Até 1940, os jornais recebiam a lista dos premiados, desde que prometessem manter segredo até o final da noite. Em 1939, o jornal Los Angeles Times quebrou o acordo. A partir de 1941, a academia resolveu lacrar os envelopes e manter sigilo absoluto até a noite de entrega. Saiba mais.
Apresentação Dilson Santa Fé


MP-RJ diz que Thor fez acordo de R$ 1 milhão em caso de ciclista morto
Filho de Eike Batista atropelou e matou um ciclista em março de 2012.
MP pediu a condenação do empresário nesta quarta-feira (15).

Do G1 Rio

O Ministério Público (MP-RJ) divulgou nesta quarta-feira (15) que Thor Batista, filho do empresário Eike Batista, fez um acordo no valor de R$ 1 milhão com parentes, o advogado e um bombeiro que ajudou nos primeiros socorros do ciclista Wanderson Pereira dos Santos. A vítima morreu após ter sido atropelada pelo jovem na Rodovia BR-040, em Xerém, na Baixada Fluminense. O acidente aconteceu em março de 2012.

Procurado pelo G1, o advogado de Thor, Raphael Mattos, não citou valores do acordo e disse que "a vida de uma pessoa não tem preço", mas Thor resolveu indenizar a família para "amenizar a dor das pessoas envolvidas". "Foi um ato espontâneo dele para reparar os danos de natureza moral e material", disse Mattos.
saiba mais

    Thor Batista não vai a interrogatório sobre homicídio de ciclista no Rio
    Justiça afasta perito criminal do caso Thor e marca nova audiência no Rio
    Thor Batista estava a até 115 km/h em atropelamento no RJ, diz novo laudo
    Laudo que indicava alta velocidade de Thor Batista é abolido pela Justiça

MP pede condenação
Também nesta quarta, o MP pediu a condenação de Thor, a suspensão de sua habilitação para dirigir, e requereu que o jovem pague a multa de R$ 1 milhão para um hospital ou uma instituição de reabilitação de pessoas que sofreram acidentes de trânsito. Os promotores justificam que o valor pedido é o mesmo do acordo feito entre o filho de Eike e os parentes da vítima.

Além da multa de R$ 1 milhão, a Promotoria ainda requereu à Justiça que aplique também uma multa reparatória, prevista no código de trânsito, no valor de R$ 630 mil, que, se concedida, será repassada à família da vítima; e a intimação judicial dos parentes do ciclista para informarem se receberam ou não o dinheiro do acordo.

A Promotoria argumenta que Thor tem responsabilidade penal por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Se condenado, a pena de R$ 1 milhão pode ser convertida em prestação de serviços. A Justiça vai analisar o pedido e a defesa do empresário também vai apresentar as alegações no fórum.

Cláusula de confidencialidade
A Promotoria informou que o termo do acordo de R$ 1 milhão foi incluído no processo posteriormente e contém uma cláusula de confidencialidade, que estipula multa de R$ 500 mil para quem divulgasse o teor do documento. O acordo previa o pagamento de R$ 270 mil ao advogado da família do ciclista, R$ 100 mil ao bombeiro e R$ 630 mil que seriam divididos entre uma tia e a companheira da vítima.

Na noite de 17 de março de 2012, Thor Batista atropelou e matou um ciclista que cruzava a Rodovia Washington Luís (BR-040), na altura de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

O ajudante de caminhão Wanderson Pereira dos Santos passava de bicicleta pela pista sentido Rio, na descida da serra, e foi atingido pelo carro do filho do bilionário, uma Mercedes-Benz SLR McLaren prata, placa EIK-0063, ano 2006.
Boca empata e elimina Corinthians no Pacaembu
   
São Paulo (SP)

O Corinthians deu seu grito de liberdade na América do Sul no ano passado, mas o Boca Juniors ainda é o Boca Juniors. Literalmente mordida pela derrota na última decisão, a equipe argentina foi ao Pacaembu e cravou uma lança no peito do campeão mundial, eliminando-o da Copa Libertadores com uma enorme ajuda do juiz Carlos Amarilla.

Auxiliado também pelos assistentes Rodney Aquino e Carlos Cáceres, o time azul e amarelo mostrou seu poder e conseguiu deixar para trás o 04/07/12 exibido em mosaico pela Fiel, lembrança da final do ano passado. Desta vez vitorioso na Bombonera, o Boca empatou por 1 a 1 no Pacaembu e riu por último apesar das provocações.

Desde o início, ficou clara a má vontade de Amarilla com o Timão. O paraguaio ignorou pênalti de Marín - dando amarelo para Emerson por reclamação - e, "auxiliado" por Rodney Aquino, anulou um gol legalíssimo de Romarinho. No lance seguinte, Riquelme cruzou e Cássio aceitou.

Na etapa final, precisando de três gols por causa da derrota por 1 a 0 no primeiro jogo, os donos da casa partiram para cima com Edenílson e Alexandre Pato. Paulinho marcou de cabeça logo no início, e o Alvinegro seguiu no ataque, mas teve mais um gol anulado - alguma espécie de falta foi apontada quando Edenílson balançou a rede.

Assim, o Boca Juniors avançou às quartas de final da Libertadores, contra o também argentino Newell's Old Boys. O Corinthians terá de deixar a raiva com o juiz e a tristeza pelo fim do sonho do bi, pois tem final de Campeonato Paulista no domingo, contra o Santos.

O jogo

Os primeiros sinais não foram bons para o Corinthians. A equipe começou atacando para o gol do tobogã, oposto do que ocorreu no ano passado. O enorme bandeirão levado pela Gaviões da Fiel ao estádio não foi totalmente desenrolado por uma dificuldade logística.

O que se viu na sequência não foi muito mais animador. O Boca fez exatamente o que dele se esperava, amarrando o jogo ao máximo e usando a habilidade incomum de Riquelme para segurar a bola na frente. Demorou para que os anfitriões conseguissem ganhar terreno.

Havia alguma dificuldade na criação porque Carlos Bianchi não é Muricy Ramalho. As linhas de marcação do Boca eram muito próximas, e Erviti mordia o calcanhar de Paulinho, que jogou livremente contra o Santos. Era nas triangulações que o Corinthians buscava espaço.

Quando enfim o Timão vencia a marcação, aparecia Carlos Amarilla. O juiz ignorou um pênalti de Marín, que meteu a mão na bola na área, e ainda aplicou amarelo em Emerson por reclamação, aos nove minutos. Aos 23, Emerson passou para Romarinho bater duas vezes antes de marcar. Impedimento mal marcado.

No lance seguinte, saiu o gol do Boca. A torcida ainda reclamava do gol anulado quando Riquelme tentou um cruzamento da direita. Cássio errou o tempo da bola e a viu entrar em seu ângulo esquerdo. Daí até o final do primeiro tempo, o Timão pouco fez além de um chute desviado de Emerson.

Tite não tinha outra opção no intervalo a não ser pôr o time no ataque. Pato substituiu Romarinho e atacou pela esquerda. Edenílson entrou no lugar de Alessandro, aparecendo muito bem pela direita. Em três minutos, já haviam aparecido duas chances claras, em finalizações perigosas de Danilo. Aos cinco, Emerson cruzou e Paulinho marcou de cabeça. Impressionantemente, o gol não foi anulado.

O Corinthians seguiu no ataque. Tomando eventuais sustos com um inseguro Cássio, o campeão mundial bombardeou Orión, que saiu para impedir um chute de Guerrero em sua cara e fez outra defesa em conclusão de peito do peruano, mandando a bola para escanteio.

Após a batida, aos 14 minutos, houve confusão na área do Boca. Edenílson marcou no rebote de cabeça. A bandeira de Carlos Cáceres balançou violentamente, não se sabe bem por quê.

O ritmo diminuiu naturalmente um pouco, e Bianchi resolveu sacar o cansado Riquelme. Tite apostou em Douglas no lugar do também desgastado Danilo. E Pato teve grande chance aos 30, tirando do goleiro, mas falhando na conclusão.

A força já não era a mesma dos arrasadores minutos iniciais do segundo tempo. O Corinthians buscou o ataque em algumas jogadas, mas viu acabar no vice-campeão do ano passado o sonho do bi sul-americano.

Pecar é Omitir-se. Será?


         Este é o momento em que o mais desatento dos leitores desta série deverá ser capaz de me acusar de parcialidade, porque terá percebido que estou falando o tempo todo em espírito subversivo, em comunidade inclusiva e mudar o mundo, e não reservei qualquer espaço ou qualquer ênfase para falar de pecado ou de condenação (que é sua consorte) ou de salvação (que é o seu algoz). Quem me acompanhou até aqui poderá ter a impressão de que a boa nova que encontro nos evangelhos e neste livro de Atos apregoa menos uma religião a ser adotada (ou uma salvação a ser apropriada) do que um movimento revolucionário, com conotações vagamente hippies, cuja imoderada ambição é derrubar preconceitos, desarmar impérios e corrigir desigualdades ancestrais tendo um sonho por capacete e uma flor por espada. Meu leitor poderá pensar que vejo o cristianismo deste primeiro século como uma conspiração radical e pacífica, soprada do céu mas com consequências muito práticas e exigentes neste nosso mundo; um movimento humanitário e humanizador cuja marca mais visível e consistente era a promoção de toda sorte de inusitada reforma social, tendo em vista a criação de uma nova e radicalmente inclusiva estirpe de comunidade, pelo uso indiscriminado e intransigente da (sempre perigosa) ferramenta da paz e do amor. Poderá concluir que é mais ou menos isso que, na minha visão, Jesus entendia por reino de Deus.
         E pensando assim não estará muito longe da verdade.
         Porém mesmo quem se mostrou capaz de concordar comigo que para Lucas  arrepender-se é mudar o mundo pela via da inclusão social (e não, como costumamos pensar, “abandonar o pecado” em qualquer sentido convencional) pode não resistir à indelicadeza de me lembrar que o batismo, tanto no livro de Atos quanto no evangelho do mesmo autor, é declaradamente administrado “tendo em vista a absolvição dos pecados”.
         É precisamente o que Pedro acaba de dizer em sua resposta exemplar aos romeiros do Pentecostes (Atos 2:38), e é assim que Lucas descreve o batismo administrado por João durante o seu ministério (Lucas 1:77, 3:3). Não há como escapar que, para o autor de Lucas-Atos, o batismo (quer entendido como mergulho na água, na comunidade dos discípulos ou no espírito de Jesus), possibilitava por si mesmo o resgate ou absolvição dos pecados – ou estava, pelo menos, irreparavelmente associado a esse indulto.
         Como que para reforçar essa vitória final sobre a transgressão e o ingresso num novo modo de vida (movimento duplo que, afinal de contas, consiste na leitura usual que fazemos do batismo), Pedro conclui sua resposta exemplar com essa mesma ênfase no pecado: “salvai-vos desta geração perversa” (v. 40).
         Não estarei então, com essa história de paz e amor e de reforma social, sendo culpado de dourar a pílula e de minimizar as ênfases dos apóstolos na necessidade de uma nova vida de pureza não apenas social mas pessoal (ou, para chutar o pau da barraca, já que é nisso que estamos sempre pensando, pureza sexual)?
         Quando Lucas fala em “remissão dos pecados”, de que pecados estamos falando?
         Podemos, sem forçar nem um pouco a mão, supor que nos versos acima a “remissão (ou absolvição) dos pecados” refere-se a toda sorte de transgressões – das mais ligeiras às mais severas, das mais enraizadas às mais recentes, das mais distraídas às mais fogosas; podemos ainda, como fizemos há alguns parágrafos, supor que incluía tanto as faltas que podiam ser canceladas pela apresentação de sacrifícios quanto aquelas que nenhuma oferta podia apagar.
         Porém não temos como saber ao certo, porque ninguém nos evangelhos ou no livro de Atos rebaixa-se a fazer uma lista de pecados ou a dividi-los em classes ou categorias. Fomos nós que mais tarde nos alçamos a preencher essa lacuna e empreendemos uma temerária tabulação (e talvez não exista pecado maior).
         Isso não quer dizer, no entanto, que não haja indicação muito clara, nos evangelhos, de quais são na visão de Jesus e de João Batista os pecados mais condenáveis – porque temos de supor que as faltas que mais frequentemente reprovam representam para eles também os pecados mais graves. E, para surpresa e embaraço dos que se afirmam representantes legítimos da sua herança, os pecados que Jesus e seu precursor consistentemente denunciam não são aqueles que chamamos “da carne” – a promiscuidade, o adultério, a luxúria, a gula, a embriaguez e suas criativas e embraçosas variações, – nem os pecados que classificamos como espirituais – a idolatria, a incredulidade, a impenitência e seus et ceteras.
         Para Jesus, nossas faltas mais graves são justamente os nossos pecados mais frequentes e mais públicos – e também os mais invisíveis, aqueles que precisamos de uma epifania, uma poderosa e inclemente intervenção exterior, para sermos capazes de enxergar. Porque para ele os pecados realmente graves não são os que promovem as distrações da carne ou as atrofias da irreligião, mas os que dizem respeito às relações entre as pessoas. Pecar não é rebaixar-se ao sensorial ou negar-se a dobrar-se à devida evidência; pecar é recusar-se a ser como Deus, e recusar-se a ser como ele é recusar-se a oferecer indiscriminadamente a misericórdia. Pecar é sonegar um abraço, um curativo e um lugar à mesa.
         O incrível é que essa sua opinião seja endossada sem ressalvas por ninguém menos que João Batista, o asceta e o outsider, o profeta que pelo que sabemos não conheceu o abraço sexual, que se vestia de pelos de camelo, vivia monasticamente no deserto e recusava-se a se alimentar do que não lhe fosse entregue sem intermediários pela natureza. Como vimos há pouco, o próprio João Batista, embora mantivesse a sua sob controle, recusava-se a imprimir qualquer ênfase sobre os pecados da carne; os frutos do arrependimento que ele reconhece e recomenda dizem todos respeito à aplicação da misericórdia e da justiça na relação entre as pessoas1.
         No Novo Testamento o pecado a ser abandonado, perdoado e corrigido está invariavelmente ligado à qualidade da nossa relação com o outro. Abandonar o pecado (ou, alternativamente, “vencer a carne”) é adotar um modo de vida e de pensar justo e igualitário, e talvez nenhum outro evangelista se esforce para deixar isso mais claro do que o autor de Lucas-Atos.
         Já vimos que a questão da generosidade e da distribuição igualitária de recursos está no cerne da parábola do rico e do Lázaro (Lucas 16:19-31). Mas a inclusividade e a misericórdia são também as lições de outra parábola peculiar a Lucas, a história do bom samaritano (10:33-36). Tecnicamente o levita e o sacerdote não cometeram pecado algum passando ao largo do homem ferido na estrada; ao contrário, não seria fora de tom, naquele tempo, elogiar o zelo dos dois em manter a pureza ritual e, consequentemente, sua aptidão para participar do culto no Templo. Ao apresentar a generosidade sem critério e sem medida do samaritano que passou em seguida, Jesus está explicando (a seu modo sempre transversal) que o pecado dos dois primeiros não foi, incrivelmente, de natureza positiva, mas negativa. Ambos se tornaram condenáveis não por algo que fizeram, mas por algo que deixaram de fazer. Seu pecado foi omitirem-se.
         Essa preocupação com a correção das injustiças sociais é um dos temas centrais da doutrina de Lucas. Como vimos, é apenas Lucas que explica que os frutos do arrependimento são demonstrações de generosidade e justiça. É apenas Lucas que faz Jesus dizer aos discípulos (e não apenas ao jovem rico) “vendam o que possuem e dêem como esmola” (12:33). A inclusividade e a misericórdia são ainda a chave da parábola (também peculiar a Lucas) do filho pródigo (15:11-32). É apenas Lucas que conta a história de Zaqueu (19:1-10), que viu a face da salvação no dia em que decidiu restituir as injustiças econômicas que havia imposto aos submetidos à sua influência. E, como estamos prestes a ver, esta ênfase humanitária e igualitária se estenderá muito inequicamente livro de Atos adentro.
         E, embora seja Lucas a escancarar o tema, será preciso lembrar que este assunto e esta ênfase não são de modo alguma exclusividade sua. Para levantar um único e espetacular exemplo, basta lembrar a última porção (25:31-46) do último discurso público de Jesus registrado no evangelho de Mateus. Aqui o rabi de Nazaré está muito declaradamente separando ovelhas de bodes: a triagem final está sendo feita entre os que serão admitidos no paraíso e os que serão lançados sem trâmite no inferno. E, inacreditavelmente, na opinião de Jesus os pecados que merecem o inferno não são, nenhum deles, convencionais ou positivos. Neste que é o último momento e definitivo momento, o filho do Homem (e portanto o próprio Deus) não reserva uma palavra de condenação para os idólatras, os apóstatas, os adúlteros, os lascivos e os incrédulos. Escandalosamente, na cena final os condenados não são os que fizeram o que não era permitido, mas os que deixaram de fazer o bem ao próximo – “porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes”.
         A última mensagem de Jesus na narrativa de Mateus é, portanto, a mesma tão calorosamente avançada por Lucas ao longo do seu próprio evangelho e da sua continuação. Para nós a reviravolta reside em que, ao contrário de tudo que a tradição cristã levou-nos a pensar nos séculos que nos separam dos dias do Filho do Homem, pecar não é fazer o proibido: pecar é omitir-se. “Sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim”.
         E ele não hesita em pontuar singelamente: “E irão eles para o castigo eterno, mas os justos [isto é, os que não se omitiram] para a vida eterna”.
         Uma das tremendas singularidades dos evangelhos, portanto, está na sua insistência e na sua consistência em sugerir que todos os pecados são sociais – ou melhor dizendo, todos os pecados dizem respeito às relações interpessoais.
         Esta realidade está encapsulada nos dois mandamentos que Jesus reconheceu como estando acima de todos os outros, as injunções de amar a Deus (sobre todas as coisas) e amar ao próximo (como nós mesmos). Se são esses os grandes mandamentos, são essas também as grandes transgressões. Pecar não é avançar contra o que é proibido, é mostrar-se em falta com as pessoas.
         É por isso, naturalmente, que arrepender-se é abraçar a inclusividade e a misericórdia; porque fazer isso é deixar, finalmente, de pecar contra Deus e contra o próximo. É evidentemente isso o que Pedro está dizendo com este “salvai-vos desta geração perversa” – isto é, desassociem-se por completo do modo exclusivo/egoísta de viver e de pensar das pessoas deste mundo. E que Pedro cria que a alternativa à perversidade do mundo são a inclusividade e a generosidade (e não, digamos, o ascetismo e a religiosidade), ficará muito claro no que acontecerá depois.
Salmos 37:25 - Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.
Comparando o desenrolar da vida dos bons e dos maus, o salmista afirma o compromisso do Senhor de apoiar aqueles que O amam. “Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi um homem bom abandonado por Deus e nunca vi seus filhos mendigando comida.” (Salmo 37:25).

O apóstolo Paulo repete Jesus, quando nos ensina que os filhos de Deus naturalmente enfrentam os problemas comuns aos que vivem neste mundo. Os cristãos, porém, experimentam uma ajuda especial do Senhor. Primeiro, Paulo diz que nossas provações nunca serão maiores do que a nossa capacidade de resisti-las. Em seguida, o apóstolo declara que o Senhor sempre providencia a solução própria dos nossos problemas.

O testemunho de Davi se baseia na sua longa experiência com a providência divina. “Agora sou velho” – desde o início da minha vida com o Senhor, até agora não vi Jeová abandonar aqueles que O amam. Não importa minha idade – criança, adolescente, jovem, adulto, idoso – se amamos ao Senhor, Ele nunca nos abandona. Há ocasiões em que não conseguimos perceber a ajuda de Deus. Isto sempre acontece quando fixamos nossos olhos só nas provações, esquecendo que toda provação é acompanhada de alguma promessa. Guardemos no coração o ensino bíblico “mas nunca vi um homem bom abandonado por Deus”.
A ausência total de humor deixa a vida impossível

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Seja Feliz
Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.
Só você pode evitar que ela vá à falência. Há muitas pessoas que
precisam, admiram e torcem por você.

Cultura > A Música do Dia
15/05/2013
Hoje é Dia Mundial do Detetive

O detetive é o profissional encarregado de investigar. Há os policiais e os particulares, pagos privadamente para investigar crimes ou a vida privada de outras pessoas. O trabalho mais corriqueiro do detetive é investigar adultérios. Outro trabalho comum é investigar o consumo de drogas. Pais contratam detetives para isso. Na literatura, são astros: Sherlock Holmes é o mais famoso. Música do dia: Tema da Pantera Cor-de-Rosa.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
O homem moderno, criador de excelente tecnologia e descobridor de
inúmeras leis que regem o Universo e a Vida, teima em ignorar a Lei de
Amor, fator causal da felicidade e expressão máxima do Divino

Água usada em fraude do leite no RS continha coliformes fecais, diz MP
Laudo confirmou que água de poço artesiano era impróprio para consumo.
Adulteração era feita em propriedade rural de Ibirubá, na Região Noroeste.

Do G1 RS
36 comentários
Água poço Ibirubá fraude leite RS

A água de poço usada por um grupo de transportadores suspeitos de adulterar leite cru no Rio Grande do Sul estava contaminada por coliformes fecais. É o que diz o resultado da análise recebida nesta terça-feira (14) pelo Ministério Público.

A amostra da água foi coletada em uma propriedade rural de Ibirubá, no Noroeste do estado, na última quarta-feira (8), durante a operação Leite Compensando. Segundo o MP, a propriedade pertence ao pai do dono de uma transportadora de leite. Ambos estão presos preventivamente.

Conforme as investigações do MP, a fraude ocorria entre a compra do leite cru na propriedade rural e o transporte para os postos de resfriamento. No meio do caminho, os caminhões eram levados para a propriedade rural, entre outros locais, onde ocorria a adição de água e ureia, substância que contém em sua composição formol, considerado cancerígeno.

O laudo feito pelo laboratório de análises físico-químicas e microbiológicas da Universidade do Vale do Taquari (Univates) constatou a presença de coliformes fecais na água, bem como a ausência de cloro. O que significa que a água não era própria para consumo humano.

“Ocorreu uma dupla fraude, porque, além das substâncias como ureia e formol, a água utilizada também era imprópria para o consumo”, afirmou o promotor de Defesa do Consumidor, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho.
saiba mais

    Teste identificará qualidade de água
    adicionada ao leite em fraude no RS
    Câmara do Leite se reúne no RS para
    propor medidas contra novas fraudes
    Empresário depõe na serra gaúcha e
    nega envolvimento na fraude do leite
    Agas deve se reunir com indústrias
    que tiveram leite adulterado no RS
    Preso por fraude transportava até
    150 mil litros de leite por dia, diz MP
    Produtor diz que fraude é 'revoltante'
    e teme desvalorização do leite no RS
    Indústrias de leite serão chamadas
    a dar explicações sobre testes no RS
    Receita para fraudar leite no RS era
    vendida por R$ 10 mil, diz promotor
    Confira a lista de lotes de leite não recomendados para consumo
    Postos vetados tinham 28 mil litros
    de leite com formol, diz ministério
    Música sertaneja pedida em rádio do
    RS servia de código na fraude do leite
    Cinco suspeitos de fraude no
    leite se calam em depoimentos
    Suspeitos orientavam a separar
    o leite 'bom' para a família, diz MP

MP faz audiências com indústrias
Também nesta terça (14), a promotoria de Defesa do Consumidor começou a receber representantes das indústrias de laticínios que tiveram leite adulterado no estado. Apesar de não estarem envolvidas na fraude, as empresas terão de explicar porque não detectaram a adulteração no leite.

A primeira a ser ouvida foi a VRS, interditada desde a semana passada. A indústria situada em Estrela é responsável pelas marcas Latvida, Só Milk, Hollmann e Goolak, quatro das sete que tiveram lotes adulterados ou sob suspeita (veja a lista abaixo). As indústrias responsáveis pelas marcas Italac, Líder e Mu-Mu serão chamadas nos próximos dias.

Conforme o MP, foram apresentados propostas como maior controle da atividade dos transportadores e dos produtores, bem como do leite cru que chegar à indústria, além da comprovação da calibragem periódica dos equipamentos utilizados no laboratório de análise do produto e a ampliação dos testes para detecção de fraudes.

Foi estabelecido o prazo de 20 dias à empresa para se manifestar a respeito das propostas. A audiência pode resultar na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que deve prever também indenização por dano moral coletivo e ressarcimento aos consumidores que possuem unidades dos lotes contaminados em casa ou a nota de compra.

De acordo com o promotor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, a empresa apresentou documentação dizendo que as condições de higiene que motivaram a interdição da empresa foram sanadas. No entanto, as instalações da fábrica devem passar por uma nova vistoria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).

Confira a lista dos produtos não recomendados para consumo

Leite Líder - UHT Integral
SIF 4182 - Fabricação: 17/12/12
Lote: TAP 1 MB

Leite Italac - UHT Integral
Goiás Minas - SIF 1369
Fabricação: 30/10/12 - Lote: L05 KM3
Fabricação: 5/11/12 - Lote: L13 KM3
Fabricação: 7/11/12 - Lote: L18 KM3
Fabricação: 8/11/12 - Lote: L22 KM4
Fabricação: 9/11/12 - Lote: L23 KM1

Leite Italac - UHT semidesnatado
Goiás Minas - SIF 1369
Fabricação: 5/11/12 - Lote: L12 KM1

Leite Mu-Mu - UHT Integral
Vonpar - SIF 1792
Fabricação: 18/01/13
Lote: 3 ARC

Leite Latvida - UHT Desnatado
VRS - Latvida - CISPOA 661
Fabricação: 16/2/2013 Validade: 16/6/2013
O MP não divulgou o número do lote

Leite UHT Semidesnatado
VRS - CISPOA 048/661
Marca: Latvida
Lote 190 - Fabricação: 2/4/2013
Lote 193 - Fabricação: 5/4/2013
Lote 103 - Fabricação: 18/4/2013

Leite UHT Desnatado
VRS - CISPOA 037/661
Marca: Só Milk e Latvida
Lote 188 - Fabricação: 4/4/2013
Lote 198 - Fabricação: 10/4/2013
Lote 202 - Fabricação: 11/4/2013
Lote 104 - Fabricação: 15/4/2013
Leite produzido em 16/2/2013, com validade até 16/6/2013

Leite UHT Integral
VRS - CISPOA 036/661
Marcas: Hollmann, Goolac, Só Milk, Latvida
Lote: 103 - Fabricação: 1/4/2013
Lote: 184 - Fabricação: 3/4/2013
Lote: 189 - Fabricação: 4/4/2013
Lote 190 - Fabricação: 5/4/2013
Lote 196 - Fabricação: 9/4/2013
Lote 200 - Fabricação: 10/4/2013
Lote 201 - Fabricação: 19/4/2013
Lote 202 - Fabricação: 20/4/2013
Lote 204 - Fabricação: 21/4/2013
Lote 205 - Fabricação: 22/4/2013
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 15/05/2013
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Qui - 16/05/2013
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 18°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 2mm
--

Emissoras de TV brigam na Justiça por reality

SBT e Globo disputam o 'Your Face Sounds Familiar'

Paulo Ricardo Moreira
Rio - O SBT vai entrar na Justiça contra a Endemol por ter rompido o acordo formal de venda do reality show ‘Your Face Sounds Familiar’ (‘Seu Rosto Parece Familiar’). Em comunicado, a emissora de Silvio Santos informou ontem que havia concluído com a Endemol Brasil a compra dos direitos do formato no dia 26 de abril, mas a negociação foi cancelada verbalmente na semana passada por uma representante da Endemol Internacional, alegando que o programa havia sido vendido para a Globo.
A versão turca do programa ‘Your Face Sounds Familiar’, da Endemol: o formato é vendido para mais de 20 países
Foto:  Reprodução Internet

O SBT diz que vai buscar na Justiça o cumprimento do acordo pela Endemol e o ressarcimento por prejuízos futuros. Mas, caso não consiga a aquisição do programa, a emissora vai tentar impedir que a Globo o exiba.
A emissora de Silvio Santos já estava à procura de patrocinadores e de artistas para participar do reality, em que celebridades se transformam em outros artistas para realizar performances musicais conhecidas. Vendido para mais de 20 países, o programa ia estrear em agosto.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Globo diz que não tinha conhecimento de que o programa já estaria licenciado para outra emissora no Brasil.
Zezé Di Camargo reluta em assinar o divórcio com Zilu

Quem assistiu ao filme ‘2 Filhos de Francisco’ com certeza sabe da trajetória de Zezé desde a época em que ele morava com os pais e os irmãos no interior de Goiás até o estrelato. E quem acompanha esta modesta coluna sabe da movimentada vida amorosa de Zezé desde que ele deixou de morar com Zilu.

O último bafo que cerca o ex-casal diz respeito justamente à separação. Zilu confidenciou a alguns amigos, durante o show da filha Wanessa no Rio, que Zezé não quer assinar o divórcio. A coluna confirmou a informação com familiares do ex-casal.

Mas não pense, caro leitor, que Zezé tenha deixado a jovem capixaba Graciele Lacerda e queira retomar o casamento com Zilu. O problema é a divisão do patrimônio. São carros importados, mansões e as duas fazendas — uma em Goiás e outra em Mato Grosso —, que possuem nada menos do que cinco mil cabeças de gado.

Brasileira vive drama de Angelina Jolie

Jovem está fazendo preparo psicológico e clínico para retirar as mamas mês que vem

Beatriz Salomão
Paranaguá (Paraná) - Há dois meses, Kelly Cristina Almeida, 29 anos, perdeu a mãe de 51 anos, vítima de câncer de mama. A tia e a avó maternas também tiveram a doença. Kelly, então, fez a mesma análise genética que Angelina Jolie. E o resultado foi parecido: a dona de casa de Paranaguá, no Paraná, tem alteração no BRCA1 e apresenta 85% de chances de ter câncer de mama.

Há dois meses, Kelly passou por drama semelhante ao da atriz americana: a mãe morreu de câncer de mama
Foto:  Reprodução
Assim como a atriz, Kelly já se prepara para a dupla mastectomia preventiva, que ocorrerá mês que vem. Ela tem dois filhos, de 5 e 10 anos de idade. “Não quero que meus filhos passem pelo que passei, ficando órfãos. Sei dos riscos, mas farei a cirurgia. Faria mesmo que não houvesse a reconstrução. Não quero que a história se repita”.
Atualmente, Kelly faz acompanhamento psicológico e passa por exames clínicos preparatórios para a cirurgia. Ela conta que o DNA da mãe foi armazenado para que ela pudesse fazer a análise genética. Assim como Angelina, ela conta com o apoio do marido.

Ontem, após o anúncio da atriz, a âncora da CNN, Zoraida Sambolin, 47, revelou ter câncer de mama e que vai tirar os seios. Já Sharon Osbourne, mulher do roqueiro Ozzy, e a brasileira Rita Lee fizeram mastectomia dupla preventiva.
Precisão e custo alto

A análise genética é indicada só para pessoas com três casos de câncer detectados nas gerações mais próximas da família (até os avós). De acordo com o oncogeneticista José Cláudio Casali, do Hospital Erasto Gaertner, no Paraná, exame de sangue ou saliva é capaz de detectar os riscos de qualquer câncer. Primeiro, é feito o teste em alguém da família que já teve a doença, para que o DNA do paciente possa ser comparado e os riscos, calculados. “Mulheres que perderam parentes por câncer de mama tendem a retirar o seio”, disse. Planos de saúde são obrigados a cobrir o exame, que pode custar cerca de R$ 6 mil.
Técnica apenas em último caso
Apesar de reduzir a 5% as chances de câncer de mama, a mastectomia apresenta riscos, como hemorragia, infecção,hematoma e enrijecimento da região. A mulher perde a sensibilidade do mamilo e sente mais frio na região, pois a prótese não aquece.
“A mastectomia é para casos de grande risco e a mulher deve estar consciente dos problemas. A tendência pode ser controlada com medicamentos”, diz o mastologista do Centro Oncológico de Niterói, Rodrigo Souto.
Angelina Jolie comove o mundo ao revelar que retirou os seios
Símbolo mundial de beleza, a atriz americana Angelina Jolie tomou decisão radical para reduzir as chances de sofrer dos cânceres de mama e ovário. Ela retirou os dois seios e já planeja a remoção dos ovários. A bela sofre de mutação genética que a deixa com 87% de risco de ter câncer de mama e 50% de desenvolver a doença no ovário.
Atriz disse que fez dupla mastectomia preventiva após descoberta de uma mutação genética que aumentaria a probabilidade da estrela ter câncer de mama e de ovário
Foto:  Reprodução Internet
No Brasil, a dona de casa Kelly Cristina Almeida, 29 anos, descobriu ter o mesmo defeito genético da americana. E vai fazer a mastectomia no mês que vem. Após a retirada dos seios, as chances de desenvolver a doença caem para 5%.
Texto escrito pela atriz e publicado ontem no jornal ‘New York Times’ relata que a decisão foi motivada pela morte da mãe, aos 56 anos, por câncer de mama, e pela descoberta de que a própria Angelina carregava a mutação do gene BRCA1.
“Decidi ser pró-ativa e minimizar o risco o quanto podia”, escreveu. Todo procedimento a que Angelina se submeteu foi de 2 de fevereiro a 27 de abril. O primeiro passo foi uma intervenção bastante dolorosa, segundo a atriz, para descartar problemas nos dutos mamários e aumentar as chances de preservação dos mamilos.

Duas semanas depois, a atriz, de 37 anos, fez a principal cirurgia, em que o tecido mamário é extraído completamente e expansores são colocados no local. A operação pode durar até oito horas e, de acordo com Angelina, a recuperação dura alguns dias.

Cerca de dois meses depois do início do tratamento, foi feita cirurgia de reconstrução das mamas com implantes. Durante o período, Angelina manteve a rotina de atriz e ativista dos direitos humanos.
Decisão pela mãe e pelas crianças

“Minha mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu aos 56 anos”. A frase que inicia o texto de Angelina Jolie mostra um dos principais motivos da mastectomia da atriz. Ela disse que tenta explicar aos seis filhos (três são adotados) a doença que matou a mãe e eles perguntam se o mesmo pode ocorrer com ela. Após a cirurgia, Angelina afirmou que pode tranquilizar os filhos e que eles não precisam ter medo de perdê-la por câncer. “Ela viveu o suficiente para conhecer seus primeiros netos. Mas minhas outras crianças nunca terão a chance de conhecê-la”, relatou. Marcheline Bertrand, mãe de Angelina Jolie, morreu em 2007.
Brad Pitt encorajou mulher a enfrentar dor

O astro Brad Pitt, marido de Angelina Jolie há oito anos, teve participação especial no tratamento da atriz. Segundo ela, o companheiro esteve no Hospital Pink Lotus Breast Center, onde ocorreram os procedimentos, durante “cada minuto das cirurgias”.

“A escolha dela foi heróica”, diz Pitt. No texto, Jolie ressaltou a importância de maridos e namorados para mulheres que passam por problemas semelhantes. “Encontramos momentos para rir juntos. Sabíamos que era a coisa certa a fazer para nossa família”, disse.
Alerta a todas as mulheres

“Muitas vezes falo com meus filhos sobre a ‘mamãe da mamãe’, e me vejo tentando explicar a doença que a levou. Eles perguntaram se o mesmo poderia acontecer comigo. Eu sempre lhes disse para não se preocupar, mas a verdade é que eu carrego um gene defeituoso. Decidi ser pró-ativa e minimizar o risco. Tomei a decisão de ter uma dupla mastectomia preventiva. Comecei com os seios. Durante o processo consegui manter isso de forma privada e continuar com meu trabalho. Eu queria escrever isso para contar a outras mulheres que a decisão não foi fácil. Mas estou muito feliz de tê-la tomado. Posso dizer a meus filhos que eles não precisam ter medo de me perder para o câncer de mama. Eles veem minhas pequenas cicatrizes, e nada mais. Todo o resto é apenas a mamãe, do mesmo jeito que sempre foi. E eles sabem que os amo e que eu faria qualquer coisa para ficar com eles por todo o tempo que puder. Não me sinto menos mulher. Me sinto mais forte e tomei uma decisão importante que não diminui em nada minha feminilidade. Tenho esperança que outras mulheres também possam fazer exames genéticos e que, se tiverem alto risco, saibam que há opções.”

ANGELINA JOLIE, atriz, 37 anos
O EXTRA!

Mulher de Ramires detona CBF e diz que seleção é ‘medíocre’ e ‘vive de panela e máfia’
Islana saiu em defesa do marido Ramires e detonou a CBF na internet Islana saiu em defesa do marido Ramires e detonou a CBF na internet.

A não convocação do volante Ramires para a seleção brasileira, que disputará a Copa das Confederações em junho, não foi bem recebida pela mulher do jogador. Revoltada e extremamente crítica, Islana Rosa usou uma rede social para desabafar e detonar a CBF. Sem medir as palavras, a jovem esposa do jogador Chelsea afirmou que a seleção “é medíocre” e que “vive de panela e máfia”.

“Nada nem ninguém vai tirar esse sorriso, essa garra que só você tem!! Que da tanto o sangue, que hoje infelizmente é só mais um injustiçado em uma seleção medíocre que vive de panela e máfia!!! Parabéns CBF! Parabéns Brasil, por isso que não é e nunca mais será a melhor do mundo!!! E um recadinho pra quem torce tanto contra com sorrisinho falso...não vem aqui curtir e dizer que lamenta!!! #prontofalei #mentirada Deus é contigo amor!!! @ramylanadavi”, escreveu.

Islana criticou muito a CBF Islana criticou muito a CBF

Além de Ramires, o técnico Luiz Felipe Scolari também não chamou Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Alexandre Pato, também cotados para participarem da competição. Durante a entrevista coletiva, o treinador não quis comentar sobre os nomes que não estavam na lista.

– Em primeiro lugar, quando convocamos, não temos apenas o foco no clube. Temos as informações dos clubes, mas convocamos de acordo com nossas observações do que é vivido dentro da seleção. Sempre conversamos em relação a lesões e uma ou outra observação. Mas a observação maior de disciplina, comportamento, foi feita nos cinco amistosos – disse o treinador.

A seleção brasileira se apresenta para a preparação no Rio no dia 27 de maio. Mas antes da estreia na Copa das Confederações, o Brasil fará dois amistosos. O primeiro contra a Inglaterra, no dia 2 de junho, no Maracanã, e o segundo contra a França, no dia 9, na Arena do Grêmio.

O time estreia na Copa das Confederações contra o Japão, no dia 15 de junho, no Mané Garrincha. Depois encara o México, no dia 19, em Fortaleza, e a Itália, no dia 22, em Salvador.
A pontualidade é a virtude dos entediados (mas se você for a uma entrevista de emprego, não se atrase)

terça-feira, 14 de maio de 2013

Com receio de câncer, Angelina Jolie faz cirurgia para retirar os seios

Revelação foi feita em artigo publicado no jornal ‘The New York Times’.
Médicos disseram que atriz tinha 87% de chances de ter câncer de mama.

Do G1, em São Paulo
1134 comentários
A atriz Angelina Jolie declarou que passou por uma dupla mastectomia preventiva, uma cirurgia para retirada dos seios. A revelação foi feita em um artigo chamado "My Medical Choice", publicado no jornal americano “The New York Times” nesta terça-feira (14).
"Minha mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu aos 56", diz a atriz no começo do texto. "Ela viveu o suficiente para conhecer seus primeiros netos e segurá-los nos braços. Mas minhas outras crianças nunca terão a chance de conhecê-la e sentir quão amável e graciosa ela era", afirma.
O que é o câncer de mama
É o carcinoma mais comum em mulheres, respondendo por 22% do total de casos a cada ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Estimativa do instituto aponta que o país registrou 52.680 novos casos da doença apenas em 2012.
Leia mais
 Angelina, de 37 anos,  diz que descobriu ter um "defeito" no gene chamado BRCA1. Os médicos disseram que ela tinha 87% de chances de desenvolver um câncer de mama, e 50% de ter um câncer no ovário.
"Quando soube que essa era minha realidade, decidi ser pró-ativa e minimizar o risco o quanto podia. Tomei a decisão de ter uma dupla mastectomia preventiva", diz a atriz. "Comecei com os seios, já que meu risco de câncer de mama é mais alto que meu risco de câncer no ovário, e a cirurgia é mais complexa", afirma.
A atriz diz no artigo que passou por cirurgias num intervalo de três meses. "Durante o processo consegui manter isso de forma privada e continuar com meu trabalho", contou.
O processo médico foi iniciado no último dia 2 de fevereiro com a técnica "nipple delay", um tipo de cirurgia plástica "para que a mastectomia não danifique esteticamente o mamilo. Isto causa um pouco de dor e um montão de hematomas, embora aumente as chances de salvar o mamilo".
  •  
Angelina Jolie Voight
Nascida em 4 de junho de 1975, em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos
Filha de Jon Voight com Marcheline Bertrand, que morreu em 2007, aos 56, com câncer
Namora Brad Pitt desde maio de 2005, quando estrelaram 'Sr. & Sra. Smith', e está noiva do ator há um ano
Vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por 'Garota interrompida' (1999)
Mãe de seis filhos com Brad Pitt, sendo três adotados
Nomeada Alta Comissária da Organização das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR)
Pelo filme de ação 'Salt' (2010), recebeu o salário de US$ 20 milhões
Ela conta que duas semanas após o começo do processo, fez a principal cirurgia, na qual se extrai o tecido mamário. "A operação pode levar 8 horas. Você acorda com tubos e expansores nos seus seios. Parece uma cena de um filme de ficção científica. Mas dias depois da cirurgia você pode voltar à sua vida normal", afirma.
Nove semanas depois foi feita a operação para reconstrução das mamas com implantes.
"Eu queria escrever isso para contar a outras mulheres que a decisão de fazer uma masteconomia não foi fácil. Mas estou muito feliz de tê-la tomado", diz Angelina. "Minhas chances de desenvolver câncer de mama caíram de 87% para 5%. Posso dizer a meus filhos que eles não precisam ter medo de me perder para o câncer de mama", afirma.
Angelina também conta no artigo a importância da cirurgia para seus filhos. "É reconfortante saber que eles não veem nada que os deixe desconfortáveis. Eles veem minhas pequenas cicatrizes, e nada mais. Todo o resto é apenas a mamãe, do mesmo jeito que sempre foi. E eles sabem que os amo e que eu faria qualquer coisa para ficar com eles por todo o tempo que puder."
A operação deixou apenas pequenas cicatrizes que não chocarão nossos filhos, conta Angelina. "Pessoalmente não me sinto menos mulher. Me sinto mais forte e tomei uma decisão importante que não diminui em nada minha feminilidade", completa.
A atriz também ressaltou que Brad Pitt foi um grande apoio durante todo o processo."Conseguimos encontrar momentos para rir juntos. Sabíamos que era o melhor que podíamos fazer para nossa família e que nos uniria ainda mais. E foi assim que aconteceu".
A atriz Angelina Jolie nesta quinta-feira (11) em Londres (Foto: Reuters)A atriz Angelina Jolie em foto de abril de 2013 em Londres (Foto: Reuters)
Angelina Jolie, uma das atrizes mais bem pagas do mundo, lamenta que o teste para detectar a mutação genética BRCA1, assim como a BRCA2, custe mais de US$ 3 mil dólares nos Estados Unidos, "um obstáculo para muitas mulheres".
Pessoalmente não me sinto menos mulher. Me sinto mais forte e tomei uma decisão importante que não diminui em nada minha feminilidade"
Angelina Jolie
Ela também espera que seu caso sirva de exemplo para outras mulheres com risco de câncer. A atriz lembra em seu artigo que o câncer de mama mata 458 mil pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, e afirma que o tratamento pelo qual passou será detalhado na página na internet do instituto onde se tratou, o Pink Lotus Breast Center.
"Se escrevo agora sobre isto é porque espero que outras mulheres poderão beneficiar-se de minha experiência", afirmou. "Decidi não manter minha história em segredo porque há muitas mulheres que não sabem que poderiam estar vivendo sob a sombra do câncer. Tenho a esperança que elas, também, sejam capazes de realizar exames genéticos e que, se tiverem um alto risco, saibam que há mais opções."
"A vida está cheia de desafios. Os que não devem nos dar medo são os que podemos enfrentar e podemos controlar", conclui.
Torne o dia ainda melhor, mais positivo e melhore a sua qualidade de
vida.
Receba em seu email frases com mensagens especiais.
Torne o dia ainda melhor, mais positivo e melhore a sua qualidade de
vida.
Receba em seu email frases com mensagens especiais.
Nem a tristeza, nem a desilusão
Nem a incerteza, nem a solidão
NADA ME IMPEDIRÁ DE SORRIR.
Nem o medo, nem a depressão,
Por mais que sofra meu coração,
NADA ME IMPEDIRÁ DE SONHAR.
A auto-estima é a valorização subjetiva que você faz de si mesmo em
função dos seus atos, da sua relação com os outros e com o que está à
sua volta. A auto-estima não é algo que você tem ou não, mas sim uma
construção própria que nasce, cresce ou diminui a partir do modo como
você interpreta as situações. Se você aprender a ver as suas
experiências de forma positiva, reforçará todos os dias a imagem que
tem de si mesmo, ou seja, sua auto-estima.
Salmos 19:1 - ¶ [Salmo de Davi para o músico-mor] Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
A criação é a primeira missionária de Deus. Em todos os confins do universo o Senhor está anunciando suas boas novas. Quando observamos a natureza, as estações do ano, a noite e o dia, o céu estrelado, estamos sendo anunciados a um Deus Criador, ordeiro e que faz tudo com propósito.

A criação nos anuncia um Deus poderoso. Um Ser que com o poder de Sua Palavra criou tudo o que existe. A criação nos anuncia um Deus sábio, que criou cada detalhe do que existe com propósitos específicos. A criação nos fala de um Deus amoroso, que criou um mundo adequado para abrigar a humanidade e permitir a cada ser humano viver uma vida plena.

Este Deus Criador te ama! Ele é Poderoso para lhe ajudar na jornada da vida. Ele é sábio e te dará sabedoria para vencer cada desafio que terás que enfrentar. E Ele é amoroso, estando pronto para lhe ajudar nestes dias de tribulação. Deus te abençoe!

Cultura > A Música do Dia
14/05/2013
Hoje é aniversário do músico David Byrne, que nasceu em 1952

O músico David Byrne fundou a Talking Heads em 1974, mas foi além. Em 1981, produziu com Brian Eno um álbum experimental de art rock, compôs trilhas para artistas e fez a trilha sonora do filme O Último Imperador, que ganhou um Oscar e de melhor trilha sonora. E produziu discos de Tom Zé e Margareth Menezes e um documentário sobre candomblé. Também é fotógrafo e escritor. Música do dia: "There must be the place".
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
Sebastianismo no Nordeste Brasileiro
inShare



Lúcia Gaspar

Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

       

O sebastianismo é um fenômeno secular, que muitas vezes é visto como uma seita ou elemento de crendice popular. Teve sua origem na segunda metade do século XVI, surgindo da crença na volta de Dom Sebastião, rei de Portugal, que desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, na África, no dia 4 de agosto de 1578, enquanto comandava tropas portuguesas. Como ninguém o viu tombar ou morrer, espalhou-se a lenda de que El-Rei voltaria. Alimentado por lendas e mitos, sobreviveu no imaginário português até o século XVII.

       

O sebastianismo tem suas raízes na concepção religiosa do messianismo, que acredita na vinda ou no retorno de um enviado divino, o messias; um redentor, com capacidade para mudar a ordem das coisas e trazer paz, justiça e felicidade. É um movimento que traduz uma inconformidade com a situação política vigente e uma expectativa de salvação, ainda que miraculosa, através da ressurreição de um morto ilustre.



Chegou ao Brasil, principalmente ao Nordeste brasileiro, no século XIX. Unindo fanatismo religioso com idéias socialistas, o movimento se redescobriu no sertão nordestino, assumindo características próprias através de símbolos e do imaginário popular.



Alguns viajantes estrangeiros afirmam ter conhecido adeptos do sebastianismo, no Rio de Janeiro (1816) e em Minas Gerais (1817), descrevendo-as como pessoas educadas, cordatas e sem traços de crueldade aparente.



No sertão de Pernambuco, no entanto, o sebastianismo apresentou-se como um movimento político-religioso violento, com líderes fanáticos que ludibriavam a boa fé da população, principalmente dos mais humildes e menos informados, que sofriam bastante com o isolamento e os flagelos da seca.



Dois movimentos sebastianistas trágicos aconteceram em Pernambuco: o da Serra do Rodeador, no município de Bonito, em 1819-1820, e o da Serra Formosa, em São José do Belmonte, no período de 1836 a 1838.



O primeiro, conhecido como A Tragédia do Rodeador, tinha como líder Silvestre José dos Santos, “Mestre Quiou”, que fundou um arraial no local denominado Sítio da Pedra, destruído em 25 de outubro de 1820 pelo governador de Pernambuco Luiz do Rego. Denominado de “massacre de Bonito”, a destruição do arraial pelas forças legais deixou um saldo de 91 mortos e mais de cem feridos. Após o massacre, mais de 200 mulheres e 300 crianças foram aprisionadas e enviadas para o Recife.



O segundo movimento, A Tragédia da Pedra Bonita, ocorreu num lugar denominado Pedra Bonita, localizado na Serra Formosa, no município de São José do Belmonte, sertão de Pernambuco. Um grupo de fanáticos sebastianistas, liderado por João Antônio dos Santos, fundou uma espécie de reino, com leis e costumes próprios e diferentes dos do resto do país. Seu líder era chamado de rei e usava até coroa feita de cipó. Nas suas pregações ele dizia que o rei Dom Sebastião lhe havia aparecido e lhe mostrara um tesouro escondido; e que o rei estaria prestes a retornar e iria transformar todos os seus seguidores em pessoas ricas, jovens, bonitas e saudáveis. O grande número de pessoas pouco esclarecidas que seguiu os fanáticos de Pedra Bonita preocupou o governo, os fazendeiros e a Igreja Católica. Foi enviado o padre Francisco José Correia de Albuquerque para tentar fazer as pessoas voltarem ao seu lugar. O padre conseguiu convencer João Antônio a parar com a pregação, mas este deixou em seu lugar o cunhado João Ferreira, que se tornou o mais fanático e cruel rei da Pedra Bonita. Ele pregava que Dom Sebastião só voltaria se a Pedra Bonita fosse banhada com sangue de pessoas e animais, comandando um grande massacre de pessoas inocentes em maio de 1838. Entre os dias 14 e 18 morreram 87 pessoas. No dia 18 de maio o arraial da Pedra Bonita foi destruído pelas forças comandadas pelo major Manoel Pereira da Silva.

O movimento político-religioso também foi muito forte e com resultados trágicos nos sertões da Bahia, no arraial de Canudos chefiado por Antônio Conselheiro, entre os anos de 1893 e 1897, que culminou com a Guerra de Canudos. Documentos encontrados no arraial indicam que Conselheiro e seus colaboradores acreditavam no retorno de Dom Sebastião, ou, pelos menos, usavam isso para obter apoio dos seus seguidores. No caso de Canudos, o sabastianismo pregava a volta de Dom Sabastião para restabelecer a monarquia e derrubar a República. Em 1897, o arraial de Canudos foi destruído por tropas do Exército.



O sentido místico-religioso do sebastianismo também contribuiu para o aparecimento de manifestações folclóricas no Brasil. Há registros de lendas sobre o retorno de Dom Sebastião, como as do Touro Encantado e a do Rei Sebastião.
O regresso de Sócrates: sebastianismo de pernas para o ar
Daniel Oliveira

Regressado de uma ausência de dez dias, contava encontrar o País a descutir a situação no Chipre (assunto que se debatia e que eu próprio tratei no "Expresso" quando parti) ou a situação em que Portugal ficará quando o Tribunal Contitucional tornar este Orçamento inviável (que só pode ser resolvida com a queda do governo). Afinal a excitação era o regresso de José Sócrates pela mão da RTP de Miguel Relvas. Sobre as razões de Sócrates para aceitar tal convite e os efeitos que este terá no PS já demasiadas teorias da conspiração floresceram. Prefiro concentrar-me nas reações a esta notícia e nas suas razões profundas. E de caminho fazer um último (seria bom que fosse o último) balanço da governação socrática.

Morais Sarmento, ministro do governante que abandonou um País porque lhe ofereceram um melhor lugar na Europa, definiu o regresso de Sócrates como sinal de ser um "homem sem vergonha". Medina Carreira, que grita hoje exatamente o oposto do que antes gritava sobre a austeridade, acompanhou o coro. Esther Mucznik veio mesmo comparar a contratação de Sócrates pela RTP com a exibição de um cartaz de Hitler numa escola, usando a pornografia argumentativa para apelar à censura. E há até uma petição, lançada por um líder local do CDS, contra a contratação de Sócrates como comentador político.

Tenho todas as dúvidas sobre as vantagens desta nova moda de ex-líderes partidários serem comentadores políticos. Mas esta absoluta originalidade nacional parece ter aceitação pública. Se assim é, não vejo porque sejam as opiniões de Marques Mendes, Marcelo Rebelo de Sousa ou Francisco Louçã mais merecedoras de atenção do que as de José Sócrates. Se houvesse alguma dúvida sobre a relevância das opiniões de Sócrates ela estava respondida pela excitação que tal anúncio provocou. Alguém perdeu cinco segundos a debater o facto de Santana Lopes ser comentador televisivo? A televisão pública podia ter Marcelo a fazer comentário político e não pode ter Sócrates? Agora a censura faz-se através de petições? Só temos direito a ouvir quem um determinado grupo de pessoas aprecia?

Opus-me ao governo de Sócrates e não me arrependo de o ter feito. O seu estilo autoritário; a sua falta de consistência política, que tantas vezes o fez ziguezaguear; a sua táctica de dividir para reinar, transformando, à vez, funcionários públicos, professores, profissionais liberais, juízes e sindicatos em culpados pelos males do país, isolaram-no. Teve, no entanto, uma vantagem sobre a maioria dos seus antecessores: foi a votos e aceitou os custos da sua derrota. Ao contrário de Soares, Cavaco, Guterres ou Durão Barroso, não deixou para outros o papel de cordeiros para sacrifício. Se há virtude que valorizo é a coragem. E essa ninguém consegue negar a José Sócrates.

Os seus PEC's foram os preliminares da política que está a esmagar o País. E só tarde demais parece ter percebido como a política de austeridade só nos poderia enfiar num buraco. Não, o seu erro não foi aumentar a dívida, que, como qualquer pessoa informada e séria sabe, resultou do aumento dos juros a partir de 2008, fruto da crise internacional. As leituras simplistas sobre a crise portuguesa ainda poderiam ser toleradas há dois anos. Agora, com tudo o que sabemos sobre o que se passa na Europa e sobre os efeitos da austeridade em Portugal, elas só podem ser repetidas por má-fé.

Como quase todos os governantes, Sócrates fez coisas boas e coisas más. É ele o principal responsável pela abertura de novos mercados para as nossas exportações, que o atual governo usa como a única bandeira que sobra de alguma esperança para o País. Foi ele que, por impreparação ou cegueira, foi incapaz de ver, a partir de 2008, os sinais do que aí vinha. Foi ele que, nas negociações com a troika, ainda deu alguns sinais de querer defender alguns interesses nacionais, enquanto Passos e Catroga jogavam tudo na intervenção externa, que inevitavelmente levaria a uma crise política que lhes daria acesso ao "pote". Foi ele que fez tudo para enfraquecer a sociedade civil e degradar o ambiente democrático que agora tanta falta fazem para resistir aos abusos de poder de quem nos governa. Sócrates foi, na minha opinião, um mau primeiro-ministro. Mas não foi o responsável pela crise económica portuguesa, grega, cipriota, italiana...

A minha dúvida é esta: porque causa José Sócrates tanta urticária? Ao ponto de tanta gente, passados dois anos do início de um massacre social levado a cabo pelos que diziam que já chegava de sacrifícios, nem o querer ver na televisão. Três razões.

A primeira: foi com ele que a troika entrou em Portugal, que a crise desabou sobre os portugueses e que chegámos a um beco sem saída. Esta é a razão respeitável e compreensível.

A segunda: Sócrates tem um estilo que os portugueses não apreciam e que, no centro-esquerda, é raro. É direto, truculento e combativo. Esta é a única razão porque tenho, apesar de nunca ter votado nem alguma vez me imaginar a votar nele, alguma admiração pela figura. Antes um Sócrates desagradável do que vinte Cavacos sonsos e trinta Passos melosos. Sócrates semeou, por boas e más razões, muitos ódios e paixões. E isso apenas quer dizer que existiu. Deus nos livre de políticos consensuais ou indiferentes.

A terceira: com o PS dominado pela moleza de quem o dirige e a indecisão de quem gostaria de o dirigir, o regresso de Sócrates assusta.  Por concentrar o debate num passado que se quer esquecido ou por mostrar a ineficácia do atual líder do PS e dos seus supostos opositores internos. Tanto faz.

Fui opositor de Sócrates. Foi a sua paixão pela "terceira via" de Tony Blair (o suicídio ideológico da esquerda), o seu entusiasmo acrítico pelo Tratado de Lisboa (a última machadada no projeto europeu), o seu estilo autoritário (um pecado em democracia) e os seus PEC's (que aceleraram a crise) que me levam a não simpatizar com o seu legado. Mas não faço coro com os que o criticam por supostamente ter defendido o investimento público (que a União Europeia aconselhou aos Estados membros até à 25ª hora) ou por alegadamente ter tentado adiar a intervenção externa que se adivinhava trágica. Seria, da minha parte, uma desonestidade política.

Não faço coro com o antisocratismo dos que sempre sonharam com a revolução neoliberal que está a destruir este País. Porque sei que a demonização do anterior primeiro-ministro apenas dá jeito a quem não quer assumir as responsabilidades das decisões que agora toma.

Escrevi, quando Sócrates era primeiro-ministro: "E tudo se resume a livrarmo-nos de Sócrates. São sempre tão simples os dilemas nacionais: encontra-se um vilão, espera-se um salvador. Sócrates foi um péssimo primeiro-ministro? Seria o último a negá-lo. Mas, com estas opções europeias e a arquitetura do euro, um excelente governo apenas teria conseguido que estivéssemos um pouco menos mal. Só que discutir opções económicas e políticas dá demasiado trabalho. Discutir a Europa, que é 'lá fora', é enfadonho. É mais fácil reduzir a coisa a uma pessoa. Seria excelente que tudo se resumisse à inegável incompetência de Sócrates. Resolvia-se já amanhã". Não retiro uma palavra. Até porque o presente mostra como tinha razão.

Barra do Piraí terá nova eleição de prefeito

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) confirmou a cassação, na sessão desta segunda-feira, do prefeito eleito de Barra do Piraí, Maércio de Almeida (PMDB) e do vice, Norival Garcia da Silva Junior, o Dr. Júnior, (PV), por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. 

Com a decisão, os mais de 70 mil eleitores do município vão retornar às urnas para eleger um novo prefeito. A data será anunciada pela presidente do tribunal, desembargadora Letícia Sardas, na sessão plenária marcada para a próxima segunda-feira. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

Desde o dia 4 de abril, Maércio de Almeida encontra-se destituído do cargo, que foi assumido interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Pastor Monteiro (PRB). 

A nova eleição vai ser realizada porque os 29.177 votos recebidos pelo prefeito em 2012 equivalem a 53% dos votos válidos na eleição, que agora passam a ser considerados nulos. Sempre que uma decisão judicial anula mais de 50% dos votos válidos, a legislação obriga à realização de um novo pleito. 

No caso de Barra do Piraí, a eleição suplementar pode entrar para a história política do estado do Rio de Janeiro como a primeira sob o comando de uma mulher, a desembargadora Letícia Sardas, atual presidente do TRE-RJ.

Devemos ser a mudança que queremos ver

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Hoje é o aniversário de 80 de nascimento de Waldick Soriano

Ele era baiano de Caetité, nascido em 1933. Antes de entrar na carreira artística, foi lavrador, engraxate, garimpeiro. Mas fez um grande sucesso com Quem És Tu?, nos anos 50. Sem falar em Fuscão Preto e Eu Não Sou Cachorro não, claro. O grande nome da música brega morreu em 2008. Música: Paixão de um homem.
História Hoje

Hoje faz 32 anos do atentado ao papa João Paulo II

Em 13 de maio de 1981, o papa João Paulo II sofria o atentado que quase o levaria à morte, na praça São Pedro, no Vaticano. Dez mil fieis acompanhavam o cortejo e presenciaram o atentado, que comoveu líderes e fieis em todo o mundo.
Apresentação Dilson Santa Fé
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 13/05/2013
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 13°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Ter - 14/05/2013
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--
Um amor mais forte que tudo, mais obstinado que tudo, mais duradouro
que tudo,é somente o amor de mãe. Mãe, Que a doçura do mel, o brilho
das estrelas envolvam você hoje e que você continue irradiando este
amor e esta alegria que você sempre nos ofereceu!
"O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que
tombaram antes de vencer." (Abraham Lincoln)
Mulher é assaltada dentro de banco
 Publicação: segunda-feira, 13 de maio de 2013 (7:22)


Uma mulher foi assaltada dentro de uma agência bancária de Volta Redonda no fim de semana. Andrea Esmeralda Cea, de 38 anos, informou na delegacia de polícia que estava na área dos caixas eletrônicos do banco, no Aterrado, quando foi rendida por um homem que queria que ela sacasse, inicialmente, R$ 1 mil.
Como disse que não tinha este valor na conta, o bandido exigiu que ela então sacasse R$ 500. Esmeralda ainda tentou, segundo relatou, bloquear o cartão digitando errado a senha duas vezes, mas o bloqueio não ocorreu. Ela acabou fazendo um saque de R$ 100, dinheiro que o assaltante pegou e saiu correndo em direção à Avenida Getúlio Vargas, no Centro.
Outra vítima de assalto no fim de semana foi Lawrence Andrade Costa da Rocha Coutinho, de 31, morador da cidade de Niterói. Ele acabara de sair de uma boate e aguardava uma prima quando três homens se aproximaram e anunciaram o assalto. A vítima teve que entregar a carteira com R$ 40, dois cartões de crédito e documentos pessoais. Os bandidos fugiram a pé.
Bombeiros auxiliam parto complicado em VR
   
Volta Redonda

Bombeiros do 22º GBM (Volta Redonda) foram acionados a atender uma ocorrência especial neste dia das mães (12). Eles auxiliaram uma mulher em trabalho de parto, no bairro Santo Agostinho.

A mulher entrou em trabalho de parto em casa e sofreu complicações. O Corpo de Bombeiros foi acionado e os agentes auxiliaram no parto salvando o bebê e a mãe.

Criança e mulher foram encaminhados ao hospitam e permanecem internados, mas passam bem.

A História do Beijo


       Na Suméria (região da antiga Mesopotâmia, hoje Ásia), as pessoas costumavam enviar beijos para os céus, endereçados aos deuses.
       Na Antigüidade, o beijo materno, de mãe para filho, era bem comum. Entre gregos e romanos, era observado entre todos os membros de uma família e entre amigos bastante íntimos ou entre guerreiros no retorno de um combate, muitas vezes, com conotação erótica. Os gregos, aliás, adoravam beijar.
       No entanto foram os romanos que o difundiram. Para explanar sobre o beijo, o latim tem três palavras distintas: osculum, beijo na face; basium, beijo na boca; e saevium, beijo leve e com ternura.
       Beijo na boca, entre cidadãos da mesma classe social, era uma saudação praticada pelos persas. Heródoto, no século 5 a.C., listou todos os tipos de beijos e seus significados entre persas e árabes.
       Na Idade Média, séculos 12 e 13, a saudação entre religiosos cristãos tornou-se o beijo de paz, que simbolizava a caridade e unia os cristãos durante a missa. O beijo de paz também era utilizado pela Igreja nas cerimônias de ordenação, na recepção de noviços, na missa etc. Neste mesmo período da história, a Igreja Católica proibiu o beijo caso este tivesse alguma conotação libidinosa. O beijo, afirmavam os religiosos, não tinha de ter ligação com o prazer sexual. Os fiéis passaram a beijar o osculatório e somente os clérigos mantiveram o costume do beijo nos lábios para as cerimônias.
       O beijo na boca passou também a representar uma espécie de contrato entre o senhor feudal e o seu vassalo. Era algo como "dou minha palavra". Os burgueses adotaram o beijo na face como sinal de saudação; os nobres usavam o beijo na boca para o mesmo fim.
       Somente no século 17 que os homens deram fim ao beijo na boca, o substituíram, então, pelo abraço cerimonial. Paralelamente, os religiosos substituíram o beijo na boca pelo beijo nos pés, o beijo nas mãos, chegando ao aperto de mão e ao abraço da paz.
       No século 19, o surgimento do Romantismo, que dava ênfase ao individualismo, lirismo, sensibilidade e fantasias, com o predomínio da poesia sobre a razão, favoreceu aos ardentes romances e tórridas paixões. Conseqüentemente, os beijos ganharam tremendo espaço e popularidade. Com o feminismo, a mulher, muito mais liberada, não tem mais vergonha de expor seus desejos. A literatura oriunda desta época, os filmes produzidos em Hollywood (quem não se lembra da cena protagonizada por Vivian Leigh e Clark Gable em "...E o Vento Levou"?, mudou hábitos tradicionais de vários povos. Entre os negros, amarelos, povos árabes e indianos, entre os quais o beijo não fazia parte dos costumes.

Segundo a Bíblia:

       Modo de saudação usado no Oriente desde os tempos patriarcais (século XVIII a.C.), entre pessoas do mesmo sexo, e em casos especiais, entre pessoas de sexo diferentes. Os pais e as mães beijavam os filhos e pessoas da mesma família, cf. Gênesis 31:28 e 55; 48:10; II Livro de Samuel 14:33. Os filhos beijavam os pais; cf. Gênesis 27:26. Irmãos e irmãs beijavam-se mutuamente – cf. Cantares 8:1. Do mesmo modo faziam outros membros da família; Gênesis 29:11. Amigos e camaradas beijavam-se reciprocamente – cf. I Livro de Samuel 20:41. Nos tempos de Jesus Cristo, os convidados a um banquete eram beijados à entrada da casa – cf. Lucas 7:45. Era assim que os antigos cristãos se saudavam – cf. Romanos 16:16, como símbolo de fraternidade cristã. O beijo parecia não ter conotação maliciosa e era encarado como um cumprimento corriqueiro entre as pessoas e uma expressão de amor fraternal. O beijo de Judas, o beijo da traição, tornou-se tanto mais vil e odioso devido ao fato de um ato de amor fraternal ter sido usado como ato de deslealdade – cf. Mateus 26:49. O beijo era um sinal de respeito, beijavam-se os pés dos reis em sinal de grande honra, ou de humildade e sujeição – cf. Salmos 2:12. A mesma idéia se ligava aos idólatras que beijavam seus ídolos – cf. I Livro de Reis 19:18. Era uso atirar beijos com a mão depois de haver beijado – cf. Jó 31:27. (Adaptado do Dicionário Bíblico de J. Davis, Editora Juerp, 15ª Edição de 1989).

O Beijo na Concepção Islâmica:

      O comentário que se segue foi feito pelo líder islâmico Samir El-Hayek tradutor do Alcorão para o português. Ele comenta sobre o beijo:
 
“Nós muçulmanos nos beijamos. Beijamos nossos amigos e irmãos... Não na Boca! Nem a própria mulher a gente costuma beijar na boca. Beijamos no rosto, na testa. É a nossa cultura. O beijo na boca é invenção do cinema hollywoodiano, que continua ganhando muito dinheiro com isso”.
 

O Beijo na Concepção Católica:

       Bem, como já vimos acima, o beijo amoroso foi proibido pela Igreja Católica na Idade Média e em nossas pesquisas não conseguimos a informação se esse decreto foi extinto ou não. Entretanto, a Igreja Católica Romana tem no beijo uma maneira de referência e adoração; beijam-se as imagens e abascantos, beija-se a mão do clérigo, o padre beija o altar, o Papa por várias vezes beijou o solo onde foi peregrinar, beija-se após fazer o sinal da cruz, beija-se o irmão de fé em sinal de amor cristão... Enfim, poderíamos dizer que o beijo compõe o culto e os rituais do catolicismo.

O Beijo nas religiões Orientais:

       Para as religiões Orientais, o beijo é um ato muito íntimo, jamais realizado em público. É algo reservado e que dificilmente será motivo de vexatório.

O Beijo na Ótica Protestante Evangélica:

       A Bíblia mostra que os irmãos se saudavam com um beijo no rosto em sinal de cordialidade e cumprimento (Rm.16:16). Era um costume da época, como o nosso hoje, de saudar uns aos outros com um aperto de mão. O ósculo não é colocado como uma doutrina ou ensinamento, mas apenas como um gesto de cordialidade que deveria e deve haver entre os irmãos. Em nossas igrejas o povo é livre para saudar, não frisamos o ósculo pelo fato da inconveniência. A Bíblia nos ensina a evitar a aparência do mal (I Ts.5:22). Na nossa sociedade, homem beijando homem é um tanto desconfortável, sendo considerada uma prática libidinosa. Não queremos causar escândalos a ninguém (Rm.14:13) e por isso evitamos a prática do ósculo. O beijo no culto evangélico não é usado como no caso do catolicismo.
       No casamento, na intimidade do casal evangélico, não há restrição no ato do beijo na boca. Entretanto, no caso do namoro, todo cuidado se faz necessário, pois a fornicação é um pecado segundo a Bíblia (Ap. 21:8). O beijo caloroso demais entre o casal de namorados pode sair da esfera de carinho e se tornar carícia, por isso a necessidade de se ter os devidos cuidados. No meio evangélico, geralmente, existe um conselheiro que acompanha o casal de namorados e fornecendo-lhes as devidas orientações e precauções que devem ser aplicadas no dia a dia.