Rádio Acesa FM VR: 2021-08-29

sábado, 4 de setembro de 2021

Lote de doses da CoronaVac é suspenso pela Anvisa por envasamento em fabrica não inspecionada

A Secretaria de Estado de Saúde informa que recebeu apenas um dos lotes de CoronaVac suspensos cautelarmente pela Anvisa. O lote 202108113H chegou ao estado do Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira (03) e estava sendo distribuído aos municípios neste sábado (04) e domingo (05). 

A Anvisa comunicou a suspensão de alguns lotes quando as vacinas já estavam sendo distribuídas. As doses foram cautelarmente suspensas em função de terem sido envasadas em fábrica não inspecionada pela agência reguladora brasileira.

A Gerência de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde já orientou as secretarias de Saúde dos municípios que receberam hoje (04) o imunizante para que o lote fique armazenado até uma nova orientação da Anvisa. As doses do referido lote que seriam distribuídas para outros municípios neste domingo (05) ficarão armazenadas na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da Secretaria de Estado de Saúde.

A SVAPS também comunicou o fato à diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) para que reforcem junto aos municípios a importância do armazenamento desse lote até que seja liberado o uso.

Um milhão de doses, sendo 200.070 da Pfizer e 858.800 de Coronavac são distruibuídas aos municípios do Rio

Ima das maiores remessas de vacinas contra Covid aos 92 municípios neste fim de semana

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza neste fim de semana a entrega de um dos maiores lotes de vacinas contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Serão distribuídas 200.070 doses da vacina Pfizer para primeira aplicação e 858.800 doses de Coronavac para primeira e segunda aplicações. Ao todo, serão enviadas aos municípios 1.058.870 doses de vacinas contra Covid-19.

As doses de Coronavac estão previstas para chegar ao estado na noite desta sexta-feira (03).

Neste sábado (04), as equipes darão continuidade à distribuição de 200.070 doses da vacina Pfizer para primeira aplicação. Os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá realizaram a retirada do imunizante da Pfizer na manhã de hoje (03), na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Amanhã (04), esses cinco municípios retiram os lotes da Coronavac também na CGA.

As demais cidades do estado receberão  as vacinas da Pfizer e CoronaVac neste sábado (04) e domingo (05), por vans e caminhões, com escolta da Polícia Militar. No sábado, a partir das 7h, saem os comboios para os municípios das regiões da Baixada Litorânea, Centro-Sul, Médio Paraíba, Metropolitana e Serrana. No domingo, também a partir das 7h, os caminhões partem para as regiões Norte, Noroeste e Baía da Ilha Grande.

Duas pessoas ficam feridas em acidente envolvendo ônibus e carro no bairro Colônia, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um acidente na tarde deste sábado, dia 4, o segundo, deixou duas pessoas feridas na Estrada Governador Chagas Freitas, no bairro Colônia, em Barra Mansa.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma ambulância da instituição e outra do Samu foram acionadas e socorreram as vitimas e as levaram para o hospital.

Ainda de acordo com os bombeiros, o ônibus atravessou a via e o carro colidiu lateralmente. A vitima condutora da carro ficou presa as ferragens.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Motoboy fica ferido em acidente no centro de Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem, não identificado, ficou ferido em um acidente na Rua Duque de Caxias, no centro de Barra Mansa. A colisão entre a moto que a vitima conduzia e um carro de passeio aconteceu no início da tarde deste sábado, dia 4.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas foi comunicado que uma equipe do Samu estava no local fazendo atendimento, com isso, a reportagem acionou tanto o Samu e a unidade de Saúde de Emergência em Barra Mansa, a Santa Casa de Misericórdia, porém, não obteve resposta até esta publicação.

A PM também foi acionada e registrará a ocorrência.

Sancionada lei que permite videochamadas a pacientes internados

André Araújo/Governo do Tocantins
O governo federal sancionou, nesta quinta-feira (3), a Lei 14.198/2021, que autoriza videochamadas entre pacientes internados e seus familiares. A norma garante pelo menos uma chamada por dia a pessoas internadas em enfermarias, apartamentos e UTIs, impossibilitadas de receberem visitas.

Os serviços de saúde ficam a cargo da operacionalização e do apoio logístico às videochamadas. Elas devem ser autorizadas pelo profissional responsável. Se houver alguma contraindicação às chamadas, o médico deverá justificar o motivo e registrar no prontuário.

As videochamadas deverão respeitar os protocolos sanitários e de segurança dos equipamentos. Poderão ocorrer mesmo com pacientes inconscientes, desde que estes tenham autorizado previamente, quando ainda tinham capacidade de se expressarem de forma autônoma.

A lei também estabelece que os serviços de saúde protejam a confidencialidade dos dados e imagens produzidos durante a videochamada. A divulgação de qualquer imagem expositiva fica proibida. O paciente, os familiares e os profissionais de saúde deverão assinar um termo de responsabilidade.

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Blogueiro bolsonarista é preso por ato antidemocrático

Wellington Macedo/redes sociais
A Polícia Federal prendeu na tarde desta sexta-feira (3/9), em um hotel de Brasília, o blogueiro Wellington Macedo, ligado a grupos bolsonaristas que estão organizando os atos antidemocráticos previstos para ocorrer no dia 7 de setembro, na capital federal e em outras cidades.

A PF confirmou em nota que ocorreu a prisão preventiva de Macedo com "o objetivo de aprofundar investigações em curso nos autos de inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal. O inquérito é o que foi aberto por determinação do ministro Alexandre e que culminou na prisão do cantor Sérgio Reis, do deputado Otoni de Paula (PSL-RJ) e outras oito pessoas, no dia 20 de agosto.

O blogueiro já estava na mira das autoridades desde a prisão dos demais envolvidos nos atos antidemocráticos e a Procuradoria-Geral da República já havia pedido a instauração de inquérito contra ele. Ele também foi alvo de busca e apreensão por parte da Polícia Federal.

De acordo com o inquérito aberto por Alexandre, Sérgio Reis aparece em vídeo divulgado por Wellington Macedo, que se apresenta como "coordenador nacional da Marcha da Família", cujo perfil no Instagram também convida cidadãos para "o ato violento e antidemocrático a ser realizado no dia 7/7/2021".

Bolsonaro aciona STF por regulamentação de cobrança de ICMS-combustível

O presidente da República alega que a falta de lei complementar gera assimetria na cobrança do tributo pelos estados e pelo DF

O presidente da República, Jair Bolsonaro, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) fixação de 120 dias para que o Congresso Nacional edite lei complementar sobre a cobrança, pelos estados e pelo Distrito Federal, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços em relação aos combustíveis derivados de petróleo e lubrificantes (ICMS-combustíveis). A solicitação foi feita na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 68, distribuída à ministra Rosa Weber.

 
Omissão
 
Na ADO, o presidente alega que a Emenda Constitucional remeteu a lei complementar a responsabilidade de encontrar uma fórmula satisfatória para transformar o ICMS-combustíveis em uma exação monofásica. Enquanto não for editada a lei complementar, a Constituição prevê que os estados e o Distrito Federal fixarão normas para regular provisoriamente a matéria. “Lamentavelmente, embora transcorridos quase 20 anos desde a promulgação da EC 33/2001, ainda hoje não foi aprovada a legislação complementar”, argumenta.

Assimetria

De acordo com Bolsonaro, esse impasse legislativo é prejudicial para o país, pois a incidência do ICMS-combustíveis representa uma das maiores fatias da arrecadação tributária brasileira e é uma condicionante relevante no cotidiano do consumidor, dos transportadores e da política energética do país. “A forte assimetria das alíquotas enseja problemas que vão muito além da integridade do federalismo fiscal brasileiro, onerando sobretudo o consumidor final, que acaba penalizado com o alto custo gerado por alíquotas excessivas para combustíveis e com a dificuldade no entendimento da composição do preço final desses produtos”, sustenta.

Embora o Executivo tenha apresentado um Projeto de Lei Complementar (PLC 16/2021) sobre a matéria, que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados em regime de urgência, o presidente argumenta que “as vicissitudes do atual modelo são tão graves” que tornaram necessária a proposição da ação.

Ainda de acordo com a argumentação da ação, a responsabilidade por esse estado de coisas não é exclusiva do Congresso Nacional. “Ela também decorre do exercício federativamente irresponsável da competência transitória estabelecida em favor dos estados e do Distrito Federal, que possibilitou a manutenção de um sistema com alíquotas extremamente assimétricas”.

DJ Ivis tem pedido de habeas corpus negado por ministro do STF

DJ Ivis

Iverson de Souza Araújo, conhecido como DJ Ivis, seguirá preso, após ter a revogação da sua prisão preventiva, decretada em julho, negada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O DJ é acusado de violência doméstica e ameaça à sua esposa.

A defesa de Iverson argumenta que não há elementos que permitam concluir que ele descumpriria eventuais medidas protetivas diversas da prisão, suficientes para resguardar a integridade psicofísica da vítima. O pedido de revogação da prisão preventiva foi negado no Tribunal de Justiça do Ceará e por ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
  

Gravidade da conduta

Ao analisar o pedido, o ministro Gilmar Mendes registrou que a decisão monocrática do STJ não foi alvo de recurso da defesa do DJ Ivis, ou seja, o colegiado do Tribunal não analisou o mérito da controvérsia. Dessa forma, a apreciação pelo Supremo resultaria em irregularidade processual.

Para o ministro, não é o caso de flexibilização desse entendimento, pois o decreto prisional está devidamente fundamentado. Segundo trecho do decreto citado pelo relator, o delito atribuído ao DJ tem acentuada gravidade, evidenciada pelos depoimentos colhidos pela polícia, por imagens amplamente divulgadas pela mídia e, ainda, pelo exame de corpo de delito. Assim, a prisão visou coibir a reiteração de condutas criminosas e a prática de crimes mais graves contra a vítima.

Problema psicossocial

Em sua decisão, o ministro ressaltou que a questão envolve um problema mais psicossocial do que jurídico, pois o direito fica encarregado apenas de punir o fato já ocorrido. Segundo ele, é urgente a necessidade de enfrentamento e tratamento do problema para que a solução não resida apenas na correção do que já foi praticado, mas na proteção integral à mulher, a fim de que ela tenha a certeza de que jamais será agredida.

Jovem é preso por planejar possíveis atos extremistas religiosos no Brasil

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PF

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (2/9) a Operação Trastejo, que investiga possíveis atos preparatórios de terrorismo. As investigações apontam para o recrutamento e radicalização por meio virtual de um jovem, que passou a assumir uma visão religiosa extremista e violenta, com potencial para provocar atos definidos em lei como terrorismo.

Os mandados de prisão temporária e busca e apreensão, foram expedidos pela Justiça Federal da Seção Judiciária de Maringá (PR). Foram apreendidos uma espingarda calibre 32 e muitos simulacros de arma.

A PF apurou que o indivíduo vinha mantendo contato direto com radicais islâmicos no exterior, manifestando intenção de viajar para outros países, como o Iraque, e incorporar-se a organizações terroristas.

Além disso, o investigado circulou vídeos em grupos na internet em que, encapuzado, exibia armas, munição, rádio comunicador, cédulas de dólares americanos, dentre outros itens, proferindo conteúdo extremista e manifestando desejo de executar mortes de inocentes em uma ação suicida.

O preso possui extenso histórico de registros criminais, incluindo posse de entorpecente, ação penal pela prática do crime de homicídio qualificado e condenação por posse irregular de arma de fogo e outra por tentativa de roubo.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PF
A investigação constatou que o preso possui treinamento para o manuseio e emprego de armas, além de motivação (radicalismo religioso) e meios (armas e munições), podendo a qualquer momento ou oportunidade fechar o ciclo para a consumação de ato terrorista. Com base na previsão da Lei de Enfrentamento ao Terrorismo sobre a prática de atos preparatórios ao terrorismo com o propósito inequívoco de consumar tal delito (art. 5º, caput, da Lei n. 13.260/2016), a Polícia Federal desencadeou a operação de hoje. As penas previstas na lei chegam a 30 anos de reclusão.

Também foi realizada prisão em flagrante decorrente de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, cuja pena prevista é de até 3 anos de detenção, além de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, que pode ser punida com reclusão de 3 a 6 anos e multa.

Como o investigado divulgava ser professor de música por meio das redes sociais, o nome da operação é uma referência a um defeito no braço do instrumento de corda que provoca problemas na emissão do som.

Apreensão de drogas leva a PF a prender traficantes em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (3/9), a Operação Pororoca, com o objetivo de desarticular organização criminosa responsável pelo tráfico interestadual de drogas entre Foz do Iguaçu/PR e o Rio de Janeiro/RJ.

Os policiais cumpriram dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão nas cidades de Angra dos Reis/RJ e Foz do Iguaçu/PR, expedidos pela Vara Criminal de Angra dos Reis/RJ.

A investigação começou em maio deste ano com apreensão de 27 kg de crack e de um veículo utilizado no transporte da droga em Angra dos Reis/RJ.

A operação contou com o apoio da Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR, da PRF e da Polícia Militar do Paraná.

Homem acusado de estupro de vulnerável é preso em Rio Claro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais civis da 168ª DP (Rio Claro) prenderam, nesta sexta-feira (03/09), um homem acusado de estupro de vulnerável. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva pendente.

De acordo com as investigações, o acusado oferecia dinheiro a crianças para que permitissem a prática de atos libidinosos.

Homem é preso por porte ilegal de arma em Resende

Policiais civis da 89ª DP (Resende) prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (3), um homem por porte ilegal de arma de fogo, no município de Resende. Os agentes realizavam diligência para cumprimento de mandado de busca e apreensão em inquérito que apura um homicídio.

Com o acusado, foram apreendidas uma pistola e munições. O calibre é compatível com o da arma usada no homicídio, ocorrido em junho deste ano. As investigações continuam.

Moradores relatam 'toque de recolher' no Açude

No final da tarde desta sexta-feira (3), moradores do bairro Açude II relataram receber 'ordem do trafico de drogas' o toque de recolher com fechamento de estabelecimentos comerciais e diminuir a circulação nas ruas.

Por volta dás 16h, alguns comerciantes fecharam suas portas e se recolheram dentro de casa com receio de qua houvesse mais um confronto entre criminosos.

Relatos à reportagem do PORTAL DE NOTICIAS RÁDIO ACESA, a informação é que moradores que estavam fora de casa, no trabalho, ou em outros compromissos, desviaram suas rotas para casa de parentes e amigos.

A reportagem acionou a PM e questionou sobre o fato, e foi informada que o policiamento na cidade do aço que segue um planejamento estratégico e o reforço está previsto onde se identifica a necessidade.

Sobre o bairro Açude, disse ainda que foi identificado o caso e o policiamento se encontra no local reforçado a garantia do direito de ir e vir da população.

O bairro vem passando por uma série de homicídios devido a disputa do trafico de drogas ter intensificado. Até agora, desde o início do ano, foram mais de dez registros de tentativas de homicídios e homicídios. O último aconteceu na ultima segunda-feira, dia 31, onde dois homens, não moradores do bairro, foram mortos dentro de uma casa abandonada.

Além das execuções, há relatos de disparos de arma de fogo, principalmente em ruas do bairro Açude II.

Até a publicação desta reportagem não havia informação de presos ou qualquer ação criminosa na localidade.

20/08/2021
Mulher é baleada no Açude, em Volta Redonda

02/09/2021
Moradores do Açude vivem clima tenso com disparos constantes de arma de fogo

19/07/2021
Homem é morto no Açude II, em Volta Redonda

DOMINGO, 11 DE JULHO DE 2021
Tiroteio deixa um morto e feridos no Açude II, em Volta Redonda

QUARTA-FEIRA, 2 DE JUNHO DE 2021
Homem é morto a tiros no Açude e mais duas pessoas ficam feridas, em Volta Redonda

23/03/2021
TERÇA-FEIRA, 23 DE MARÇO DE 2021
Identificado homem morto após ser baleado no Açude, em Volta Redonda

22/03/2021
SEGUNDA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2021
Dupla é baleada no Açude, um morre a caminho do hospital

22/03/2021
Será sepultado nesta segunda-feira (22) o corpo do jovem encontrado no Açude 4, em Volta Redonda

15/01/2021
SEXTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2021
Homem é morto a tiros no Açude II, em Volta Redonda

Um detido e arma apreendida após troca de tiros com a PM no Dom Bosco, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um suspeito foi detido após troca de tiros com a polícia nesta quinta-feira (2) no bairro Dom Bosco, em Volta Redonda. O caso aconteceu durante patrulhamento no bairro.

Policias disseram que cinco elementos foram vistos em atitude suspeita quando um deles sacou de uma arma e fez disparos. Nenhum agente ficou ferido.

A pistola carregada com nove munições e o detido foram levados a 93ª DP de Volta Redonda, onde a ocorrência foi registrada.

Droga é apreendida no bairro Santana, em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 10º BPM-BP
Um suspeito foi detido nesta quinta-feira (2) e 296 pinos de cocaína foram apreendidos em uma área de mata na Rua José Simeão, no bairro Santana, em Barra do Piraí.

O caso caso aconteceu no final da tarde quando os policiais foram acionados para apurar as informações que traficantes estavam enterrando drogas em um terreno. No local foi encontrado um balde branco com o material a cima descrito.

A ocorrência foi encaminhada a registrada na 88ª DP do município.

PM apreende 1,2kg de maconha no bairro Califórnia, em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 10º BPM-BP
Policiais militares apreenderam na noite desta quinta-feira, dia 2, um tablete de maconha (1,2kg) e 28 pinos de cocaína em um terreno baldio na Rua 21, no bairro Califórnia, em Barra do Piraí.

Por volta dás 18h20, os agentes foram acionados para averiguarem uma denuncia que uma facção criminosa estaria usando o local para esconder o material apreendido.

As drogas foram entregues na 88ª DP de Barra do Piraí, onde a ocorrência foi registrada.

Voltaço recebe o Ferroviário-CE pela Série C

Partida será neste sábado, dia 4, às 21h, no estádio Raulino de Oliveira

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: AVFC
O Volta Redonda recebe o Ferroviário-CE neste sábado, dia 4, às 21h, no estádio Raulino de Oliveira, precisando de uma vitória para seguir vivo na briga pelo G4 do grupo A. Atualmente, o Esquadrão de Aço está na sexta colocação, com 19 pontos, a dois pontos do quarto colocado e a três do líder.  

Por isso, o comandante Neto Colucci destaca a importância de a equipe manter a concentração os 90 minutos, não repetindo os erros que custaram pontos nas últimas partidas.  

- Os três pontos são muito importantes para continuarmos na briga, sem ter que torcer para ninguém e dependendo somente da gente para garantir a classificação. Sempre falamos que estamos na expectativa de vitórias, de que trabalhamos bastante a semana e aí chega na hora, cometemos falhas e damos os gols para os adversários, o que não acontece ao contrário. A cobrança é grande e acabou a gordura que tínhamos, porque o que não podíamos errar, já erramos até demais. Agora é parar de errar e começar a acertar, porque precisamos vencer este jogo de qualquer maneira e não pode existir outro resultado – afirmou.

Para este confronto, o Esquadrão de Aço não poderá contar com o volante Wallisson, que recebeu o terceiro cartão amarelo, os zagueiros Grasson e Heitor, que foram expulsos, e com o atacante MV, que está no Departamento Médico.  

O Volta Redonda ocupa a sexta colocação do grupo A, com 19 pontos, um a menos que o Ferroviário-CE, quinto colocado. Na sequência vêm Paysandu-PA, abrindo o G4, Botafogo-PB, e Manaus-AM, todos com 21 pontos. O líder é a Tombense-MG, com 22 pontos.

Covid-19: BM vacina adolescentes de 17 anos nascidos de julho a dezembro nesta sexta-feira

Imunização acontecerá no Teatro do Parque da Cidade

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa está dando continuação ao Plano de Imunização, vacinará nesta sexta-feira, 03, no Parque da Cidade, no Centro, adolescentes de 17 anos sem comorbidades, nascidos de julho a dezembro.

Neste mesmo dia, a vacinação será direcionada para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes com filhos de até 12 meses.  Haverá também repescagem para pessoas maiores de 18 anos. Além disso, munícipes elegíveis à segunda dose do imunizante podem comparecer ao local para completar o esquema vacinal.

As primeiras doses serão aplicadas no Teatro, já a D2 será feita em sistema drive-thru, ambas no Parque da Cidade. Dessa vez, a imunização terá seu funcionamento dividido em dois, sendo de 08h às 12h para nascidos de julho a setembro e de 12h às 16h para outubro a dezembro.

Para receber a vacina é indispensável a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência nominal (adultos) ou em nome dos pais (adolescente), ou declaração de posto de saúde e cartão de vacina. Adolescentes deverão estar acompanhados de um responsável. Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente precisarão apresentar laudo médico.

Já nesta quinta-feira, 02, o município recebeu por via terrestre 2.182 doses de imunizantes, sendo 1.242 da Pfizer e 940 da AstraZeneca, ambas destinas para as doses complementares agendadas.

O secretário de Saúde Sérgio Gomes falou sobre o esquema vacinal no município. “Estamos vendo muitas cidades por aí suspendendo as segundas doses. Isso não vai acontecer em Barra Mansa porque organizamos o estoque e reservamos as doses complementares para dar garantia aos munícipes que eles serão 100% imunizados”, revelou.

Ônibus lideram as autuações em agosto

Das 285 multas aplicadas, 178 foram registradas em coletivos

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) aplicou 285 multas durante as suas operações em agosto. Desse total, 178 foram registradas em ônibus, 40 em vans intermunicipais e 67 em veículos particulares flagrados realizando transporte remunerado sem autorização do poder concedente.

As cidades que mais registraram autuações foram: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Niterói, Duque de Caxias, Casimiro de Abreu, Itaperuna e Itaguaí. As ações tiveram o objetivo de verificar a qualidade dos serviços prestados pelos ônibus e vans intermunicipais, além de coibir o transporte de passageiros sem autorização do poder concedente.

Nos terminais rodoviários, as principais irregularidades flagradas foram:  ausência de documento de porte obrigatório; não cumprimento do quadro de horário; mau estado de conservação; descumprimento das normas sanitárias e questões relacionadas à acessibilidade.

A população pode denunciar irregularidades pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br ou pelo WhatsApp Fale Detro (21) 98596-8545. Além das ações de inteligência, as informações ajudam a nortear as fiscalizações.

Unidades de saúde devem exibir contato do Plantão Judiciário

www.radioacesafm.blogspot.com
Emergências hospitalares públicas e privadas deverão disponibilizar o número e endereço do Plantão Judiciário mais próximo da unidade de saúde. É o que determina a Lei 9.390/21, de autoria do deputado Fábio Silva, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (02/09).

De acordo com o texto, as placas deverão estar em um local de fácil visualização para o cidadão e ter o tamanho mínimo de 210 mm x 297 mm (A4). Em justificativa, o parlamentar afirma que a Lei pretende facilitar o acesso à Justiça para o cidadão que achar que seus direitos estão sendo violados.

“O acesso à Justiça é uma das pedras fundamentais para um estado democrático de direito. É dever do Estado a prestação de saúde ao cidadão”, disse o autor.

O governador vetou o artigo 2º vetado da norma, que previa multa de R$ 50 mil às unidades que descumprissem a medida. A justificativa foi de que a medida cabe ao Poder Executivo.

Reativação de malha ferroviária entre Barra Mansa e Angra dos Reis é discutido em reunião empresarial

A Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM) foi palco na noite de quarta-feira, 1, da I Reunião para Reativação da ligação férrea Barra Mansa x Porto de Angra. Participaram empresários, autoridades políticas e representantes de entidades dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O projeto, que pretende promover o desenvolvimento econômico da cidade e da região, foi apresentado e as próximas ações visando a implementação foram debatidas.

A VLI, concessionária da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), está em processo de renovação da concessão. Serão devolvidos à União milhares de quilômetros de linha férrea, dentre eles o trecho que liga Barra Mansa a Angra dos Reis, que tem 105 quilômetros. O trecho entre Varginha e Barra Mansa já tem comprometimento da concessionária para ser restabelecido, mas sem incluir o trajeto até Angra. Dessa forma, haveria a necessidade de transporte da carga pela Via Dutra ou utilização de outras ferrovias, aumentando o custo logístico, o que motivou a mobilização.

Segundo o presidente da ACIAP-BM, Matheus Gattás, a casa abraçou a iniciativa por entender a importância dessa reativação para a economia da região, uma vez que vai ligá-la a outras partes do país por mais uma via de mobilidade. “Nossa localização é privilegiada no eixo Rio-São Paulo pela rodovia e reativar a essa ligação férrea com o porto de Angra criará mais oportunidades de negócios e crescimento para nossa cidade e nossa região. A ACIAP é uma entidade que luta pelo desenvolvimento de Barra Mansa, a obra do Pátio de Manobras é um exemplo atual, entre tantos outros, e não será diferente nesse caso”, ressaltou.

Entre os benefícios da reativação citados pelos participantes do encontro está redução de custo logístico, principalmente para a produção agrícola. A iniciativa também beneficiaria o Cluster Automotivo Sul Fluminense, que reúne seis montadoras e mais de 100 empresas fornecedoras da produção automotiva, além de ajudar a desafogar outros portos do Sudeste, como o de Santos. O ganho ambiental e a melhoria da mobilidade também foram questões ressaltadas, bem como a oportunidade de atração de novas empresas e geração de empregos.

As apresentações sobre o projeto foram feitas pelo consultor da Firjan, Delmo Pinho, e pelos representantes do Porto Seco Sul de Minas, Cleber Marques, e do TPAR (Terminal Portuário de Angra dos Reis – operado pelo grupo Splenda Port), Paulo Narcélio e Leandro Cariello.

APOIO POLÍTICO

Muito mais do que mobilização dos empresários e entidades, os presentes destacaram a importância do apoio político ao movimento pela volta da ligação entre as duas cidades. Estiveram presentes no encontro lideranças como o vice-prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis, Cristiano Alvernaz e Aurélio Marques, respectivamente, e os deputados estaduais Noel de Carvalho, Célia Jordão e Marcelo Cabeleireiro.

Morre professor de educação física de Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Morreu no domingo,dia 29 de agosto, o Mestre Lindinalvo Natividade, vítima de um infarto.

Lindinalvo Natividade era professor na rede municipal de ensino. Formado em Educação Física, cursava Doutorado em Educação. Foi diretor adjunto no Colégio CEI Vieira da Silva, no Centro, e mestre de capoeira no grupo Quarto Crescente.

Ele foi um parceiro da Gepir (Gerência de Promoção da Igualdade Racial), e ex-conselheiro de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, sendo referência para o movimento negro com práticas profissionais, estudos e projetos voltados à educação antirracista.

O Prefeito Rodrigo Drable e os servidores do município lamentaram a perda e prestaram suas condolências e solidariedade a esposa Ana Cleia, familiares, amigos e alunos.

Gás de cozinha dispara e orçamento aperta ainda mais para o consumidor

O gás de cozinha está custando 7% mais caro para os consumidores desde o dia primeiro de setembro. O aumento médio por botijão foi de R$ 5,80, sendo que mais R$ 0,30 foi adicionado em alguns estados pelo reajuste do ICMS no mês passado. O último aumento foi no início de julho, de 3,5%.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Revendedores de GLP, Alexandre Borjaili, o reajuste das distribuidoras teve como justificativa o dissídio da categoria e inflação. Rumores no setor indicam que a Petrobras também deverá reajustar o preço do combustível, que já acumula 38% de alta no ano.

Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), informam que o preço médio do botijão de GLP de 13 Kg entre 22 e 28 de agosto era de R$ 93,65, sendo que em algumas localidades o produto chega a custar R$ 130.

Orçamento

Se os consumidores já levaram um susto com a criação da Bandeira de escassez hídrica que eleva ainda mais o custo das contas de luz é hora do consumidor se preparar para mais um aumento. 

Com a renda defasada, o brasileiro assalariado não ver perspectiva de arcar as despesas devido o disparo da inflação que vem diminuindo cada vez mais o poder de compra.

Três de setembro: data de nascimento de Gustavo Lima, Iza, Luciano Huck e Paulo Maluf

Gustavo Lima
Nivaldo Batista Lima, o Gustavo Lima, nascido em Presidente Olegário/MG, no dia 3 de setembro de 1989, filho de tratorista e lavadeira. 

Em 1991, seu pai então foi ao cartório para, enfim, lhe registrar. Saiu de casa com a recomendação de sua esposa, de dar ao menino o sonoro nome de Samuel. No caminho, Alcino encontrou um primo desencontrado pelos desvios da vida. Quando conseguiu sair de um bar e chegar ao cartório, Alcino registrou a criança com o nome do primo: Nivaldo. Foi como Nivaldo que ele tentou, dos 9 aos 13 anos, levado por irmãos mais velhos a fazer sucesso como cantor no Trio Remelexo, em Itabira, Minas Gerais, enquanto as três irmãs pegavam na enxada, na roça ou como empregadas domésticas.

Em 2009, lançou seu primeiro disco, e começou a fazer sucesso com a canção "Rosas, Versos e Vinhos", que alcançou a primeira posição em uma rádio regional e mais tarde entrou nas paradas do Brasil Hot 100 Airplay. Em 2010, o cantor lançou seu primeiro álbum ao vivo, intitulado Inventor dos Amores, que obteve três singles de sucesso: "Inventor dos Amores", "Cor de Ouro" e "Refém. A canção "Inventor dos Amores" ultrapassou a marca de 70 milhões de visualizações no Youtube, e alcançou a 17ª posição nas paradas do Brasil.

Iza

Iza
Nascida e criada no bairro de Olaria no Rio de Janeiro, filha da professora de música e artes e de militar naval. Seus pais são primos de segundo grau, motivo pelo qual a cantora recebeu o sobrenome Lima duas vezes. Aos 6 anos mudou-se para Natal, no Rio Grande do Norte, quando seu pai foi transferido para servir a Base Naval de Natal. Durante a infância na capital potiguar sofreu racismo por ser uma das únicas crianças negras numa escola particular e tradicional da cidade de Natal.

Iza começou a cantar na Igreja aos 14 anos e começou a fazer apresentações em paróquias e outros eventos quando retornou ao Rio de Janeiro, aos 19 anos de idade. Em 2009, aos dezoito anos, ingressou, com bolsa pelo Enem, no curso de Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), se formando em 2013 e passando a trabalhar como editora de vídeo. Em 2015, paralelamente, criou um canal no YouTube e passou a publicar vídeos cantando músicas de outros artistas.

Luciano Huck

Luciano Huck
Luciano Grostein Huck, nascido em São Paulo em 1971, é um apresentador de televisão brasileiro. Desde 2021 apresenta o programa de televisão Domingão com Huck, da TV Globo.

Huck estudou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), porém não chegou a se graduar. Ainda adolescente, começou a trabalhar como assistente do fotógrafo J.R. Duran. Aos 20 anos de idade, Luciano Huck fez um estágio na agência W/Brasil. Na mesma época, em sociedade com amigos e com um empréstimo do pai, abriu o bar Cabral, em São Paulo. Estagiou também nas agências de publicidade DM9. Também trabalhou na 89 FM A Rádio Rock e na Revista Playboy, na seção 20 perguntas.

Aos 22 anos, Luciano Huck foi diretor do Jornal da Tarde, fez locução em programa da rádio Jovem Pan. Aos 23 anos, estreou na televisão no comando de um quadro no programa com Otávio Mesquita. Aos 24 anos, sua coluna no JT virou programa de televisão, o Circulando, na CNT Gazeta. Na mesma ocasião, Huck inaugurou o bar Sirena em Maresia, litoral norte paulista.

Em setembro de 1996, a convite da Rede Bandeirantes de Televisão, Luciano Huck estreou o programa H, No H, Huck lançou as personagens Tiazinha e Feiticeira. Aos 27 anos, deixou a coluna no JT para dedicar-se integralmente ao programa H. Em 1998, ocupando o horário nobre das 21h, chegou a alcançar oito pontos de audiência.

Em setembro de 1999, Luciano assina contrato com a Rede Globo, para apresentar o programa Caldeirão do Huck, exibido aos sábados, onde recebeu vários títulos por liderança de audiência. Em 2021 ganha novo programa aos domingos.

Paulo Mauf

Paulo Maluf
Paulo Salim Maluf, de São Paulo, nascido em 1931. Político, engenheiro e empresário brasileiro, filho de pais de origem libanesa. 

Maluf foi governador do estado de São Paulo (1979-1982), além de duas vezes prefeito de São Paulo (1969-1971; 1993-1996), secretário dos transportes do Estado (1971-1975), presidente da Caixa Econômica Federal, presidente e vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, líder de cinco partidos políticos e candidato à Presidência da República. Seu último cargo foi o de deputado federal, função que ocupou por quatro vezes.

Foi eleito deputado federal nos anos de 2006, 2010, e 2014, nessa última com pouco mais de 250 mil votos. Em 2017, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal pelo crime de lavagem de dinheiro. O tribunal considerou que Maluf usara contas no exterior para esconder parte dos R$ 3 bilhões desviados das obras da Avenida Roberto Marinho e do Túnel Ayrton Senna entre 1993 e 1996, quando ele fora prefeito de São Paulo. Em 2018, foi condenado pelo STF por falsidade ideológica eleitoral. Atualmente cumpre as penas em prisão domiciliar.

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

PM apreende mais de mil e trezentos papelotes de cocaína no Santa Cruz

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Durante averiguação de denúncia de trafico de drogas no Condomínio do Ingá I, no bairro Santa Cruz, em Volta Redonda, policiais militares encontraram um vasto material entorpecente na noite desta quinta-feira (2).

Vários suspeitos foram visto no local e, quando perceberam a presença dos policias fugiram em meio a mata e deixaram para trás uma mochila com 1.380 papelotes de cocaína e mais 120 pinos da mesma droga; três bases carregadoras de rádio comunicador, uma balança de precisão, cintos táticos, material para endolação e um mochila.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda onde será registrado o caso.

Firmado acordo para a retomada das aulas presenciais em Vassouras

A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Vassouras, celebrou acordo judicial com o município de Vassouras para adoção dos mesmos parâmetros sanitários definidos pela nova Resolução SEEDUC/SES nº 1569 para o funcionamento das aulas presenciais nas redes pública e privada no referido Município. Conforme essa resolução, o bandeiramento sanitário vermelho já permite a retomada das aulas presenciais com 40% da capacidade de cada unidade escolar, observadas as regras dos protocolos sanitários para um retorno seguro.

No mesmo acordo foi fixado o retorno completo das unidades escolares ao regime de aulas presenciais até o dia 13 de setembro. O compromisso foi firmado durante audiência realizada na quarta-feira (01/09), por meio de plataforma virtual, pelo Juízo da 1ª Vara de Vassouras.

O acordo ocorre no âmbito de ação civil pública ajuizada pelo MPRJ para que o município promova a volta às aulas presenciais no sistema público de ensino, providenciando as condições sanitárias necessárias para que o retorno ocorra de forma segura. As atividades nas escolas deverão respeitar as proporções previstas Resolução SEEDUC/SES nº 1569 para cada bandeiramento sanitário bem como o protocolo sanitário adequado para esse funcionamento.

O município, através dos representantes presentes, concordou integralmente com a proposta do MPRJ. O Juízo fixou multa diária no valor de R$10 mil em caso de descumprimento dos prazos fixados, a ser revertida em favor do Fundo Municipal de Educação.

Justiça suspende execuções cíveis contra o Vasco da Gama

A Justiça do Rio determinou que todas as ações cíveis contra o Club de Regatas Vasco da Gama que já estejam na fase de execução passem a ser julgadas por um único juízo, no chamado Regime Centralizado de Execuções.

Com a decisão liminar do primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Maldonado de Carvalho, todas as execuções cíveis contra o clube estão suspensas. O Vasco tem agora 60 dias para apresentar à Justiça o plano de credores.

O Regime Centralizado de Execuções foi criado pela Lei 14.193/2121, que instituiu a Sociedade Anônima do Futebol e dispõe sobre normas de constituição, governança, controle e transparência, meios de financiamento da atividade futebolística, tratamento dos passivos das entidades de práticas desportivas e regime tributário específico.

Caso seja confirmado, no mérito, a entrada do clube no Regime Centralizado de Execuções, ele terá um prazo de até seis anos para pagar seus débitos de natureza cível.

Operação conjunta contra o tráfico de drogas em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foi realizada nesta quinta-feira, dia 2, uma operação conjunta para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra traficantes que atuam nos bairros Sapinhatuba 3, Fortaleza, Santo Antônio, Banqueta e Glória 1 e 2, em Angra dos Reis, Região da Costa Verde.

Policiais civis e militares apreenderam um menor e prenderam uma mulher que seria a principal suspeita de comandar o trafico na região. Ela é também apontada como envolvida em roubos a estabelecimentos comerciais, inclusive com explosivos, segundo informou o delegado titular da 166ª DP, Vilson Almeida, em nota a imprensa.

O adolescente, segundo as investigações, é namorado da mulher presa e reponde por envolvimento em roubo a estabelecimentos comerciais na cidade de Carmo, de onde havia mandado de busca e apreensão contra ele.

www.radioacesafm.blogspto.com.br

Um homem também foi preso após ser flagrado transmitindo informações sobre a presença da policia através de um rádio comunicador ("radinho"), aparelho em que se pôde ouvir conversação de outros indivíduos, típica da movimentação de traficantes de drogas. 

O homem também possuí anotações por roubo, tráfico de drogas e associação para tráfico de drogas, além de agressão a mulher, descumprimento de medidas protetivas e violação de domicílio.

Matheus Mariano Gonçalves, vulgo Caveirinha, Gabriele Barbosa de Lima Martins e um menor foram conduzidos à sede policial e estão a disposição da justiça.

Insumos para nova remessa de vacinas chegam a Fiocruz nesta sexta

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Fiocruz recebe, nesta sexta-feira (3/9), mais um lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina Covid-19, suficiente para a produção de 4,5 milhões de doses. A remessa, somada às duas anteriores recebidas no mês de agosto, comporá as entregas ao Ministério da Saúde no mês de setembro, a serem realizadas a partir da semana de 13/9. Com o novo lote, já estão asseguradas para este mês cerca de 15 milhões de vacinas. O quantitativo de doses a ser entregue em setembro poderá ser reajustado conforme a chegada de novas remessas de IFA.

Desde o começo do ano, a Fiocruz já entregou 91,9 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Bio-Manguinhos/Fiocruz permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do IFA e aguarda a confirmação das datas para a chegada dos próximos lotes do insumo ainda no mês de setembro.

Com a chegada das remessas mensais de IFA apenas no final de agosto (25 e 30/8), as próximas entregas estão programadas para a semana de 13-17 de setembro, uma vez que todo o processo, desde a chegada do insumo até a entrega da vacina, leva cerca de três semanas, incluindo o período de controle de qualidade das vacinas. Todas as doses relativas ao lote de IFA recebido em 25/8 já foram produzidas e estão na etapa de controle de qualidade. Parte do lote recebido em 30/8 também já foi produzida. Neste momento, há 6,1 milhões de doses na etapa de controle de qualidade e o restante em produção.

A AstraZeneca tem garantido entregas mensais de lotes de IFA, conforme acordado. No entanto, a Fiocruz tem buscado acelerar o envio das remessas junto à farmacêutica de forma a garantir entregas semanais ininterruptas.

Smac reabre Cras Jardim Belmonte e voltará a atender mais de 700 usuários

Unidade é o 25º Centro de Referência da Assistência Social entregue à população desde o início do ano

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) reabriu nesta quinta-feira (2) o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) Luis Alcides Rodrigues, no bairro Jardim Belmonte. Com isso, todos os serviços sociais voltarão a ser ofertados para crianças, adolescentes e idosos daquela região. O espaço, localizado na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, Nº 4183, recebeu melhorias em todos os ambientes e atenderá cerca de 720 usuários cadastrados. A unidade é o 25º Cras reaberto desde o início do ano.

A cerimônia de reabertura foi liderada pelo secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, e contou com a presença da comunidade do bairro, equipe de funcionários da unidade e da Smac e a irmã e sobrinha do homenageado com o nome da unidade, Maria de Lourdes Rodrigues Bhering e Margareth Bhering, respectivamente.

Munir frisou que a equipe está completa e preparada para atender com carinho e competência todos os que precisarem dos serviços do Cras. “Pegamos um cidade toda destruída em janeiro, e quando retornamos à Smac, esse ano, a situação também era de muitos problemas. Dos 35 Cras deixados em 2016, nenhum estava funcionando e, além disso, os três centros-dia estavam fechados”, pontuou, completando que está revertendo a situação e todos os equipamentos sociais voltarão a funcionar.

“Todos os Cras estarão abertos até o final do ano e um dos centros-dia, como o Centro de Alzheimer, já será reaberto neste mês de setembro. E, isso, só é possível porque temos o apoio do prefeito Neto, que não mede esforços para nos atender, ao trabalho de rede de saúde e assistência social, a equipe competente da Smac e apoio que recebemos da população, que acredita em nosso trabalho”, afirmou o secretário.

Na unidade, as famílias poderão se cadastrar no CadÚnico – que garante acesso a benefícios como aluguel social, cesta básica, auxílios funeral, presídio e moradia social - e ter ingresso a atendimentos psicológicos, de assistentes sociais e ao programa de auxílio emergencial do governo estadual, o ‘SuperaRJ’. No entanto, é preciso que as pessoas procurem o Cras para ver se têm direito ao auxílio.

A diretora do Departamento de Proteção Básica, Rosane Marque, a Branca, disse que a partir do próximo dia 13, oficinas de artesanato e garçom serão oferecidas na unidade do Jardim Belmonte. “Muitas outras oficinas serão oferecidas, mas a princípio vamos começar com estas duas. E os interessados já podem garantir a sua inscrição”, disse.

O presidente da associação de moradores do bairro Siderlândia, Fernando Pereira, o Fernando do Gás, disse que a entidade está à disposição dos dois bairros. “Vamos lutar por melhorias. Peço aos funcionários do Cras que atendam bem a comunidade, porque muitas pessoas deixam de vir aqui até por vergonha de estar precisando de ajuda”, disse ele.  

O coordenador do Grupo de Convivência Tempo de Esperança, Danilo Cândido, 72 anos, destacou que o Cras é essencial para todos. “Com o fechamento deste Cras, os idosos se reuniram lá no Cras do Siderlândia, mas como aqui tem um ótimo auditório, eles poderão voltar a se reunir aqui mesmo”, afirmou.  Já o aposentado Francisco Afonso de Almeida, 71 anos, disse que a reabertura é importante para o bairro. “Infelizmente a pandemia atrapalhou, mas tenho certeza que agora esta unidade estará mais forte e com mais serviços”, disse.

Novas reaberturas dos Cras
Nesta sexta-feira, dia 3, o Cras Carlos Alberto Bockorni, que fica na Rua Torres, nº 45, no bairro Candelária, será reaberto. No dia 9, o Cras Theodoro de Castro, localizado na Rua 7, nº 101, no Padre Josimo será entregue à comunidade. Todas as unidades voltam a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sem estoque, Volta Redonda suspende aplicação da segunda dose de CoronaVac

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Município está sem estoque dessa vacina desde quarta-feira; Estado do Rio ficou fora da última distribuição desse imunizante

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda suspendeu nessa quarta-feira (01) a aplicação de segundas doses da vacina CoronaVac. Motivo: falta de entrega desta vacina por parte do Ministério da Saúde.

A prefeitura esclarece que espera retomar a vacinação assim que o Ministério da Saúde voltar a distribuir este tipo de vacina. O Instituto Butantan, responsável pela fabricação do imunizante no Brasil, informou que entregou ao Ministério da Saúde 10 milhões de doses, que estariam ainda estocadas no ministério.

No entanto, o estado do Rio de Janeiro ficou fora do último plano de entrega. Desta forma, a capital (Rio) e municípios mais populosos, como Volta Redonda, já sofrem com a escassez sendo obrigadas a suspender o atendimento por falhas na distribuição.

Dois de setembro: dia do nascimento de Aldir Blanc, Cícero Nogueira e Arnaldo Antunes

Aldir Blanc Mendes, ele nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de setembro de 1946 foi um letrista, compositor e cronista brasileiro. Médico formado pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, hoje parte da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) com especialização em psiquiatria, abandonou a profissão para se tornar compositor e um dos grandes letristas da história da música brasileira.

Em 50 anos de atividade como letrista e compositor, foi autor de mais de 600 canções. Sua principal parceria se deu com João Bosco, em colaboração que se estendeu pela década de 1970 e parte da década de 1980 e foi considerada como uma das "duplas fundamentais da MPB". Blanc teve cerca de 50 parceiros em sua carreira, destacando-se, além de Bosco, Guinga, Moacyr Luz, Cristovão Bastos, Maurício Tapajós e Carlos Lyra.

 


Morte 

Em 10 de abril de 2020, Blanc deu entrada no Hospital Municipal Miguel Couto com infecção urinária e pneumonia. Com o agravamento do seu quadro clínico, o letrista foi transferido dias depois para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Pedro Ernesto, onde um exame revelou uma infecção pelo COVID-19. Na madrugada de 4 de maio, acabou por não resistir e morreu por complicações da doença. Aldir deixou a esposa Mari Lucia, quatro filhas, cinco netos e um bisneto.

Cícero Nogueira

José Cícero Gomes Nogueira nasceu em Indaiá do Aguapeí, distrito de Flórida Paulista, interior de São Paulo, 2 de setembro de 1957, é cantor e compositor de mais de duas mil e quinhentas músicas evangélicas, sendo setecentas gravadas pelo mesmo. Tendo mais de quarenta anos de "ministério", Cícero Nogueira tem mais de setenta e seis álbuns concluídos e vendagens extraordinárias de mais de dez milhões de discos fazendo o figurar na seleta lista de recordistas de vendas de discos do Brasil a frente de grandes artistas da música popular brasileira.

O lançamento de seu álbum de estreia no mercado fonográfico gospel foi em 1973, intitulado O Amor de Deus, sendo lançado pela gravadora Deus é Amor pela gravadora Deus é Amor, de Aracy Miranda.

Cícero trabalhou como taxista durante a fase inicial de sua carreira e a noite se apresentava em algumas igrejas.

Em 1978, Cícero assinou com a Gravadora Bom Pastor e lançou o disco "Como É Bom Ser Crente", sendo um sucesso na região Sudeste, resolveu mudar de região e foi morar em Recife.

No ano de 1979, o cantor fundou sua própria gravadora, de nome Manancial, empresa vinculada a CONDIL e gravou o disco "A Queda da Babilônia". O reconhecimento total veio no ano de 1982 quando o mesmo gravou o álbum "O Arrebatamento da Igreja" que durante mais de três anos consecutivos, foi o disco mais vendido daquela época e atrás do LP vinha a menção: O Disco do Ano e este vendeu mais de um milhão de cópias[carece de fontes] e o fez ser conhecido nacionalmente.

Em 1984, Cícero lançou mais um álbum de sucesso, intitulado "O Fogo não Pode se Apagar", este LP vendeu mais de quinhentas e oitenta mil cópias, sendo este lançado pela Manancial.

Cícero Nogueira já se apresentou "praticamente" todo o território brasileiro e esteve presente em diversos municípios, o cantor já esteve presente em mais de trezentos e vinte municípios do estado da Bahia.

Fora do Brasil, Cícero já esteve presente nos Estados Unidos (aproximadamente vinte estados), na Europa e vários países da América do Sul.
Política

Em 1990 o cantor foi candidato a Deputado Estadual no estado do Ceará pelo Partido Social Cristão e foi suplente até 1994. Em 2008, se candidatou a vereador do município de Natal, capital do Rio Grande do Norte, pelo Partido Verde socialista.[3] O cantor está atualmente deferido.

Arnaldo Antunes

Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho, ou simplesmente Arnaldo Antunes, nascido em São Paulo, em 2 de setembro de 1960. Músico, poeta, compositor e artista visual brasileiro. Ele é o quarto de sete filhos.

Em 1978 ingressou na FFLCH da USP, onde seguiria o curso de Linguística, mas abandonou o projeto devido ao sucesso dos Titãs.

Permaneceu durante dez anos na banda, desligando-se em 1992 por divergir dos rumos musicais dele. O desligamento foi oficializado em 15 de dezembro de 1992. Apesar de sua saída, Arnaldo continuou compondo com os demais integrantes do grupo e várias dessas parcerias foram incluídas em discos dos Titãs, assim como em seus discos solo.

Em 1997, fez participação especial no álbum Acústico MTV, dos Titãs. Na ocasião, Antunes cantou a faixa "O Pulso", música originalmente gravada no álbum Õ Blésq Blom (1989).

No ano de 2002, formou, em parceria com os amigos Marisa Monte e Carlinhos Brown, o trio Tribalistas, pelo qual lançaram o álbum homônimo. O álbum foi sucesso de público e crítica e vendeu, até 2009, mais de 2.100.000 cópias no Brasil e na Europa. Foi também indicado a cinco categorias do Grammy Latino em 2003, ganhando o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro. O grupo só viria a gravar um segundo álbum, também chamado Tribalistas, em 2017, mas segundo Antunes continuaram compondo em seus encontros, com o resultado entrando nos trabalhos solo dos três cantores.

Arnaldo ainda atuou como ensaísta na Folha de S.Paulo, quando deixou evidente o substrato teórico que transparece no seu trabalho estético. Lançou no final do ano de 2007 o primeiro DVD de sua carreira, o premiado Ao Vivo no Estúdio, que passeia por toda sua carreira e que conta com as participações especiais do ex-titã Nando Reis, do titã Branco Mello, do Ira! Edgard Scandurra e dos tribalistas Marisa Monte e Carlinhos Brown.

Em 2008 fundou a banda Pequeno Cidadão, que integrou até 2012. Dela fazem parte Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto, além de seus filhos e sobrinhos.

É conhecido na América do Sul por ser um dos principais compositores da música pop brasileira, respirando de influências concretistas e pós-modernas. Compositor de hits como "Pulso", "Alma", "Socorro", "Não Vou Me adaptar", "Beija Eu", "Infinito Particular", "Vilarejo", "Velha Infância" e "Quem Me Olha Só", já teve suas canções interpretadas por artistas como Jorge Drexler, Marisa Monte, Nando Reis, Zélia Duncan, Cássia Eller, Frejat, Margareth Menezes, Pepeu Gomes, além, claro, dos Titãs, banda da qual fez parte até 1992.

O músico foi VJ da MTV Brasil durante o ano de 2011, comandando o mensal Grêmio Recreativo.

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, na qual Arnaldo ocupa o 95° lugar.
Arnaldo Antunes em 2007

Arnaldo Antunes é compositor e intérprete da canção "Lavar as Mãos", que era exibida no programa educativo Castelo Rá-Tim-Bum, que, por sua vez, é o maior sucesso de audiência da história da TV Cultura.

Colaborou com a banda portuguesa Clã em vários dos seus álbuns (Lustro, Rosa Carne, Vivo, Cintura) e espetáculos.

Em 2015, participou da canção "Trono de Estudar", composta por Dani Black em apoio aos estudantes que se articularam contra o projeto de reorganização escolar do governo estadual de São Paulo. A faixa teve a participação de outros 17 artistas brasileiros: Chico Buarque, Tiê, Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), Paulo Miklos (seu ex-companheiro de Titãs), Tiago Iorc, Lucas Silveira (Fresno), Filipe Catto, Zélia Duncan, Pedro Luís (Pedro Luís & A Parede), Fernando Anitelli (O Teatro Mágico), André Whoong, Lucas Santtana, Miranda Kassin, Tetê Espíndola, Helio Flanders (Vanguart), Felipe Roseno e Xuxa Levy.[10]

Seu álbum RSTUVXZ foi eleito o 16º melhor disco brasileiro de 2018 pela revista Rolling Stone Brasil.

Em 2020, a produtora Porta dos Fundos lançou uma nova versão de "A Marcha do Demo", música dos Vestidos de Espaço, com Arnaldo nos vocais para promover seu especial de natal Teocracia em Vertigem. A versão ganhou um clipe, com Arnaldo cantando em estúdio e os integrantes do Porta dos Fundos cantando em isolamento social. São mostradas também imagens do making-of do especial.[12]

Fora da música, também já expôs trabalhos em artes plásticas.

Em novembro de 1985, foi preso por tráfico de heroína após a polícia encontrar 128mg da droga em seu apartamento em São Paulo. As autoridades chegaram ao local após prenderem seu colega de banda Tony Bellotto, que foi flagrado com 30mg num táxi após sair da casa de Arnaldo. Devido à quantidade de que Arnaldo dispunha, ele foi autuado como traficante, enquanto que o colega respondeu apenas por porte. Na delegacia, ficou preso em uma cela individual, após o delegado julgar imprudente colocá-lo em uma outra cela com 90 assaltantes perigosos.

Carro clonado com registro de roubo é apreendido pela PRF pela Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um Fiat/Argo, com placas do Rio de Janeiro, foi flagrado pela PRF circulando na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, com indícios de adulteração. Os agentes, durante fiscalização, por volta dás 20h30 desta quarta-feira, dia 1º, no km 287 da BR-116, altura do posto de Floriano, constataram também que o carro possuía registro de roubo em 29/08/2021.

O condutor de 23 anos, junto a um passageiro de 28, alegou que tinha comprado o carro e que não sabia da situação do veículo.

Os policiais descobriram que o veículo clonado era original da mesma marca, modelo e cor emplacado no Rio de Janeiro, e que seria fabricado nos anos 2018/2019 e não 2020 como constava nas informações falsas.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos indivíduos por receptação de veículo roubado e a ocorrência foi apresentada na 90ª DP de Barra Mansa.  

O delegado enquadrou em flagrante de receptação de veículo roubado, sem fiança. Ou seja, o condutor do veículo ficou preso, mesmo. Já o passageiro, alegou que estava apenas pegando uma carona do Rio de Janeiro para Varginha/MG, foi ouvido como testemunha e liberado.

OBS: o veículo recuperado é avaliado em R$ 52.450,00, segundo tabela FIPE.

Homem é preso após disparar contra policiais durante abordagem na Ponte Alta

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem foi preso no final da noite desta quarta-feira (1) após ser abordado no bairro Ponte Alta, em Volta Redonda. O caso aconteceu no Elevado Presidente Castelo Branco com a Via Sérgio Braga.
 
Policiais fizeram abordagem a um criminoso que sacou de uma arma de fogo e atacou os agentes, na fuga o homem pulou da ponte e caiu em cima de um telhado do posto de combustível e logo em seguida em cima de um carro.
 
Outro homem que conduzia uma moto fugiu armado fazendo disparos.
 
Na ação foram apreendidos um pistola calibre 9mm com a numeração raspada e Kit Rajada, um carregador de pistola do mesmo calibre com oito munições, duas munições calibre 38, duas munições calibre .357, um capacete, uma touca preta e um aparelho celular.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O caso terminou com  a prisão do sujeito preso e a ocorrência encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda.

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Mulher de homem morto no Conforto é presa no Ingá II

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foi presa na tarde desta quarta-feira (1), uma mulher no Residencial Ingá II, no bairro Santa Cruz, em Volta Redonda. Marina de Fátima Gomes Sangi, de 33 anos, é apontada como a companheira de Reginaldo Gomes da Silva, o “Naldo”, de 47 anos, assassinado dentro de um carro pela manhã, no Conforto.

Contra Marina havia um mandado de prisão condenatório por tráfico de drogas. Ela foi sentenciada a nove anos e três meses de prisão pelo crime e foi localizada após trabalho de inteligência e investigação dos policiais coordenados pelo delegado Edézio Ramos da 93ª DP de Volta Redonda.

Morre idosa atropelada por ônibus Tarifa Comercial Zero no Aterrado

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Morreu na noite desta quarta-feira (1) Darcília da Silva Rodrigues, de 77anos, atropelada por um dos ônibus Tarifa Comercial Zero, na tarde de hoje. O acidente aconteceu na Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado.

A idosa teve uma das pernas amputadas com a passagem de uma das rodas do ônibus sobre o seu corpo e esmagamento da bacia. Ela chegou a entrar na sala vermelha do Hospital São João Batista com a pressão baixa, foi intubada e chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu e faleceu.

Ainda não foi divulgado sobre o horário do velório e sepultamento.