Rádio Acesa FM VR: 2022-10-02

sábado, 8 de outubro de 2022

Secretaria de Saúde alerta sobre importância de pais e responsáveis cumprirem com o calendário de imunização das crianças

Vacinas devem ser aplicadas nas idades recomendadas pelo PNI para melhorar a cobertura vacinal contra a poliomielite
O calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece gratuitamente, nas salas de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), imunizantes que protegem contra mais de 20 doenças, algumas já eliminadas no Brasil mas ainda em circulação em outros países, como é o caso da poliomielite. Para impedir a reintrodução no Brasil, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) faz um alerta sobre a importância de pais e responsáveis levarem as crianças às unidades de saúde nos prazos corretos para as crianças receberem suas doses de vacinas.

- O esquema vacinal contra a pólio prevê a aplicação de três doses da VIP (vacina inativada contra a poliomielite), que é injetável, aos 2, 4 e 6 meses de vida. Também é ofertada uma dose de VOP (vacina oral contra a poliomielite), a gotinha, aos 15 meses, como primeiro reforço, e aos 4 anos, como segunda dose de reforço. Essa é a programação recomendada pelo PNI que precisa ser cumprida pelos pais e responsáveis. O calendário precisa ser observado – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Desde 1990, o Brasil não registra casos de poliovírus selvagem, resultado da boa adesão às campanhas de vacinação que, na década de 1980, geraram excelentes coberturas vacinais das crianças menores de 1 ano de idade. Nos últimos cinco anos, entretanto, as coberturas vacinais para essa faixa etária vêm caindo.

Em 2017, a taxa ficou em 88,76%; em 2018, caiu para 87,48%; em 2019, foi reduzida para 73,62%; em 2020, registrou nova queda para 55,53%; e, em 2021, atingiu o percentual de 53,97%. Em 2022 (até 06.10), a taxa das doses registradas no sistema foi de 32,05%. Os dados são registrados pelas equipes municipais e podem sofrer alterações devido a atrasos na atualização da informação e da atualização do site pelo Ministério da Saúde.

Além da cobertura da rotina, em agosto e setembro foi realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. A expectativa da campanha era aumentar a adesão visando atingir a meta de 95% de cobertura vacinal para pólio em crianças menores de 5 anos. Apesar disso, apenas 37,48% do público-alvo foi imunizado. Das 875 mil crianças estimadas, somente cerca de 328 mil receberam a proteção contra a poliomielite.

A SES vem reforçando junto às coordenações de imunização dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro a importância da realização de busca ativa e outras estratégias, como agendamento e vacinação extramuros, para aumentar a cobertura vacinal, e capacitando equipes municipais para a correta inserção de dados nos sistemas.

Operação conjunta termina com dois presos e um menor apreendido em Itatiaia

Foto: PM
Dois traficante foram presos durante ação conjunta de policiais militares e civis em Itatiaia nesta sexta-feira, dia 7. Um menor também foi apreendido.

O três foram localizados no bairro Nova Conquista, onde foram apreendidos farta quantidade de drogas e material para endolação.

O caso foi encaminhado a 99ª DP.

Cachorros são vitimas de maus-tratos em Porto Real

Foto: PM
Quatro cachorros foram flagrados sob condições de maus-tratos na tarde desta sexta-feira, dia 7, em Porto Real. Os animais estavam num canil no bairro San Felippe.

Policiais ambientais disseram que chegaram ao local através de uma denúncia anônima.

O cães estavam presos no meio de fezes e urina, além da falta de alimentação diária necessária.

Após a realização de registros fotográficos e vídeos dos animais e do canil, a filha do proprietário e um funcionário da empresa foram conduzidos à 100ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Corpo de mulher desaparecida em Resende é encontrado em Barra Mansa

O corpo da Geovana Gross foi localizado na manhã desta sexta-feira (7) no Rio Paraíba do Sul, no bairro Vila Maria em Barra Mansa RJ.

Ela foi identificada pelo vestido preto sem manga que estava usando em sua ultima aparição na Cidade Alegria, em Resende, no dia do desaparecimento (24-09), quando passava em frente a loja Bamboo Bike indo pro sentido Acesso Oeste.

Ainda de acordo com parentes, a tatuagem na parte esquerda da nádegas ajudou a identificação.

A policia foi acionada e corpo removido ao IML após os trabalhos da pericia. O caso segue sendo investigado.

Carro capota e deixa duas vitimas na Dutra, em Barra Mansa

Foto: PRF
Um carro capotou na tarde desta sexta-feira, dia 7, no km 284 da Rodovia Presidente Dutra, BR-116, em Barra Mansa.

O acidente aconteceu numa curva da rodovia. 

Uma criança, de 8 anos, e uma mulher ficaram feridas. Elas foram socorridas a Santa Casa de Barra Mansa. O condutor não se feriu.

O carro ficou desgovernado, bateu na proteção da pista e terminou com teto na pista. Chovia na hora do acidente.

Homem invade residência no bairro Aterrado, em Volta Redonda

Um homem foi detido nesta sexta-feira, dia 7, após ser flagrado dentro de uma residência no bairro Aterrado em Volta Redonda. O caso aconteceu na Rua Jaime Pantaleão de Moraes.

Segundo a PM, um homem que trabalha como segurança para o proprietário da residência foi quem acionou os policiais.

Após cercar o local, os agentes localizaram o elemento que foi detido, ele alegou que teria invadido a propriedade para roubar e conseguir comprar drogas para sustento de seu vicio.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP, onde foi constatado haver diversos registros por passagens de pequenos delitos. Ele foi ouvido e responderá em liberdade.

Menor é suspeito de estuprar a mãe em Volta Redonda

A polícia abriu um inquérito para investigar um suposto estupro de um uma mulher em Volta Redonda. O caso aconteceu nesta quinta-feira, dia 6, quando a vitima deu entrada no Hospital São João Batista com sangramento na região da genitália.

A vitima relatou a equipe médica que o autor de crime era o seu filho, um menor de idade, e que não seria a primeira vez que ele teria praticado a violência.

A médica, que atendeu a paciente, relatou que não foi possível a realização de exames que constatassem de fato a suposta violência alegada, pois a mulher se encontrava em surto psicótico e não deixou que a tocassem.

A PM foi acionada e o caso foi encaminhado a Delegacia da Mulher (DEAM).

O suposto autor do crime não foi localizado.

Dupla é presa após tentativa de roubo a residência no Retiro, em Volta Redonda

Dois homens foram presos em flagrante nesta quinta-feira, dia 6, após tentativa de roubo a um idoso no bairro Retiro, em Volta Redonda.

Segundo a PM, um acionamento foi feito por parte de um sobrinho da vitima que informou sobre dois elementos de terem invadidos a casa da vitima.

Os policiais chegaram a Rua Marina Godoy Barreira Cravo e, conseguiram chegar até uma casa onde estavam a dupla, de 18 e 20 anos. Os acusados tentaram fugir do local, mas não conseguiram se esconder e foram presos.

Os dois foram levados a 93ª DP para o registro da ocorrência.

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Três motos irregulares são removidas para o depósito em Volta Redonda

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) removeu para o Depósito Público três motocicletas que apresentavam irregularidades durante ronda de rotina pelos bairros da cidade nessa quinta-feira (06).

Os agentes identificaram um veículo roubado, moto com escapamento adulterado, condutor com sinais de embriaguez e sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Na primeira ocorrência, por volta de 1h30, guardas municipais encontraram uma Honda Fan prata, no bairro Aterrado, aparentemente abandonada, sem retrovisores e com escapamento adulterado. Ao verificarem no sistema do Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro), os agentes descobriram que o veículo tem registro de roubo/furto na 90ª DP (Delegacia de Polícia) em Barra Mansa, num assalto ocorrido em julho. A moto foi levada à 93ª DP para a recuperação e o dono foi avisado.

Por volta das três horas, os guardas Barbosa e Bruno estavam em ronda pela Rua Adeodato Pires, no bairro Niterói, quando a Honda CG Fan entrou na contramão, quase colidindo com a viatura da corporação. Durante a abordagem, os agentes perceberam que o condutor mostrava sinais de embriaguez, com hálito etílico e olhos vermelhos. A moto foi recolhida ao Depósito Público.

Pela manhã, em torno das 8h30, o inspetor Saimon e o guarda Matias estavam na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, no Retiro, quando uma moto barulhenta chamou a atenção. O condutor da Honda Fan prata foi abordado e não possuía habilitação, além disso, o veículo estava em estado precário de conservação. O veículo também foi conduzido ao Depósito Público.

“Estamos focados, principalmente, nas motocicletas barulhentas, sem placas e condutor sem capacete. Os agentes trabalham para restaurar o silêncio e a tranquilidade da população, sempre agindo contra quem promove a perturbação do sossego”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública (Semop), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Volta Redonda amplia vacinação contra meningite e HPV nas unidades de saúde

Vacinas são recomendadas para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos; imunizantes seguem disponíveis em todos os postos

Volta Redonda amplia a partir desta quinta-feira, dia 6, a vacinação contra a meningite e HPV, em todas as 46 unidades básicas de saúde e da família (UBS e UBSF), das 08h às 16h.

Adolescentes de 11 a 14 anos deverão receber a vacina meningocócica ACWY. Já o público de 9 a 14 anos deve se imunizar contra o HPV (Papilomavírus Humano). A ampliação tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e proteção dos adolescentes contra a meningite, considerando o surto da doença na cidade de São Paulo.

"DIA D"

Neste sábado, dia 08, o município aproveitará o ?Dia D? da campanha Primavera Rosa e aplicará também as vacinas meningocócica ACWY e HPV, em todas as unidades de saúde do município, das 08h às 17h. Para se vacinar é necessário apresentar a caderneta de vacinas, CPF ou cartão SUS.

O médico sanitarista da SMS, Carlos Vasconcellos, ressaltou que a principal forma de prevenção contra as doenças é através da vacinação.

"Se não houver prevenção através da vacinação, algumas doenças, que já estavam erradicadas, podem reaparecer. Por isso, é primordial a vacinação. 

O município oferece todos os imunizantes preconizados pelo Ministério da Saúde. As famílias precisam estar atentas a caderneta de vacinas e procurarem a unidade de saúde mais próxima para atualizar a vacinação", disse, acrescentando que os pais ou responsáveis devem levar os comprovantes de vacinação e se houver outras vacinas em atraso poderão ser aplicadas.

Horário estendido

Algumas unidades básicas de saúde funcionam de segunda a sexta-feira com atendimento até às 18h30. São elas: 249, Vila Mury, Açude I, Siderlândia, São Lucas, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila
Rica/Tiradentes, Volta Grande, Santo Agostinho e Santa Cruz.

Bancos não abrem no feriado de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro

Os bancos não abrirão no próximo dia 12 de outubro, dia de feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Nos dias 13 de outubro (quinta-feira) e 14 de outubro (sexta-feira) o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente em todas as localidades que não tiverem feriados municipais. 

As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes no dia do feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 12/10 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

De acordo com o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, os tributos costumam vir com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Para maior comodidade e conveniência, os clientes e o público em geral podem evitar o comparecimento presencial nas agências bancárias utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços.

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta Faria.

Jari toma posse e assume mandato na Alerj

Foto:Tiago Lontra/Alerj
O deputado Jari Simão de Oliveira Junior (PSB) assumiu seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na manhã desta quinta-feira (06/10), após ser empossado na Mesa Diretora da Casa. Jari entra no lugar de Renan Ferreirinha (PSD), que deixa a Alerj para voltar a ser secretário de Educação do município do Rio. Segundo suplente do partido, Jari vinha exercendo seu terceiro mandato como vereador na Câmara Municipal de Volta Redonda, no Sul Fluminense.

Jari havia ocupado uma cadeira no Parlamento fluminense no período de dezembro de 2021 a abril deste ano, após herdar a vaga do ex-deputado e atual prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB). Segundo o parlamentar, o retorno à Alerj representa um momento muito feliz. “Estou muito satisfeito em poder voltar e contribuir para que o Rio de Janeiro atenda à expectativa da população”, disse.

O deputado já assegurou sua permanência na Alerj na próxima Legislatura e desta vez como titular de uma das 70 vagas do Parlamento. Ele foi eleito com 27.288 votos, no pleito realizado no último domingo. Jari contou que pretende ampliar o projeto “Vereador no Seu Bairro”, que passará a ser denominado “Deputado na Sua Cidade”. A ação consiste em conversar com a população local, para que as pessoas possam apresentar suas demandas e solicitar ajuda do deputado.

“Queremos expandir ainda mais a participação popular, que é uma das principais marcas do meu mandato. Além disso, vamos criar políticas públicas pautadas na educação, na saúde e na questão do meio ambiente”, destacou o deputado empossado.

Perfil


Formado em Direito pelo Centro Universitário de Barra Mansa, Campus Cicuta, Jari trabalhou no Detran e na Prefeitura Municipal de Volta Redonda antes de assumir mandato na Câmara Municipal de Volta Redonda.

Em 2012, foi eleito pela primeira vez como vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com 2.757 votos. Já em 2016, concorreu pelo PSB e foi reeleito com 4.392 votos. Em 2020, foi eleito novamente com 3.109 votos.

Jari tem um trabalho voltado à área de direitos humanos. Já presidiu as Comissões de Saúde, Educação e Assistência Social da Câmara dos Vereadores, foi relator da Comissão de Obras, e também é conselheiro titular do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Volta Redonda.

Homem é preso por ameaçar de morte a ex-companheira em Angra dos Reis

Ameaças de morte e agressões a companheira levou a prisão de um homem em Angra dos Reis nesta terça-feira, dia 4.

De acordo com a Policia Civil, contra o acusado havia um mandado pelos crimes de ameaça e lesão corporal contra a mulher que o denunciou.

O homem foi localizado no Centro da cidade. Após a ação, ele foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça.

Barra Mansa flexibiliza uso de máscara em unidades de saúde

Avanço da vacinação contra Covid-19 e ausência de internações de casos confirmados da doença no município são fatores que viabilizaram a decisão

Considerando o avanço da vacinação contra Covid-19, bem como a ausência de internações de casos confirmados no município, o uso de máscara em unidades de saúde de Barra Mansa foi flexibilizado. A nova determinação entrou em vigor nesta terça-feira, dia 4 de outubro.

A medida também leva em consideração o artigo 7, da Lei 9.443/21, e a Resolução 2.499/21 da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, que estabelecem orientações sobre a flexibilização. Desta forma, foi revogado o artigo 3° do Decreto Municipal 10.693, de 10 de março de 2022.

Vale ressaltar que a decisão só foi possível graças à vacinação. Portanto, a população deve se atentar ao calendário de imunização contra a doença. Confira como está a programação nesta semana:

- 1ª Dose: em pessoas a partir 12 anos;

- 2ª Dose: agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses;

- 3ª Dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda dose até quatro meses antes; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há quatro meses;

- 4ª Dose: para pessoas a partir de 18 anos, obedecendo ao intervalo de quatro meses entre a terceira e quarta doses;

-5ª Dose: para pessoas imunocomprometidas a partir de 18 anos, obedecendo o intervalo de quatro meses entre a quarta e quinta doses.

Caminhão roubado em Piraí é interceptado pela PM em Campo Grande

Foto: PM

Um caminhão foi recuperado nesta quinta-feira, dia 6, na Avenida Brasil, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com a PM, no veículo estavam três criminosos, eles são suspeitos de roubarem o caminhão a mão armada em Pirai, no Sul Fluminense. Houve troca de tiros e os três foram presos.

Ainda na ação, um revólver foi apreendido com seis munições.

O caso foi encaminhado a delegacia de polícia da região.

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Guarda Ambiental de Barra Mansa flagra crimes na Unidade de Conservação Cândido Silva

Durante patrulhamento pelo bairro Água Comprida, agentes identificaram diversas ações irregulares e encaminharam suspeito para a 90ª DP

Durante patrulhamento pela Unidade de Conservação Cândido Silva, com o objetivo de coibir crimes e infrações, agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa flagraram diversas ações irregulares na tarde de quarta-feira, dia 05. Entre elas, movimentação de solo, aterro e obstrução de curso d'água, supressão de vegetação e intervenção na APP (Área de Preservação Permanente), localizada no bairro Água Comprida.

“A equipe estava em patrulhamento de rotina quando identificou as irregularidades e fez contato com o suspeito no local. O homem nos informou que teria sido contratado para realizar o serviço de instalação de rede de drenagem na área”, informou o gerente de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Felipe Rodrigues.

A Guarda Ambiental constatou também a inexistência de licença para a realização dos trabalhos. “Diante de todos os fatos, a equipe fez a autuação e o registro fotográfico. Dada a ciência do crime, conforme previsto no artigo 60 da Lei 9605/98, o suspeito foi encaminhado para a 90ª DP para apresentação e apreciação da autoridade policial. É importante ressaltar que qualquer intervenção dentro de Unidades de Conservação precisam de autorização ambiental, a multa para a infração pode chegar a R$50 milhões, segundo o Decreto Federal 6.514 de 2008”, disse.

As denúncias de crimes ambientais em Barra Mansa podem ser feitas diretamente à gerência de Fiscalização Ambiental, pelo telefone (24) 3322-9100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Morre o prefeito de Piraí

 Mario Esteves decreta Luto Oficial pelo falecimento do prefeito Tutuca

Morreu na madrugada desta quinta-feira, dia 6, o prefeito de Piraí Arthur Henrique Ferreira, o Tutuca, aos 73 anos. Ele teve complicações em decorrência de um câncer.

Tutuca estava em seu quarto mandato à frente do município de Piraí. Líder político do Sul Fluminense, comandou a cidade em diferentes momentos, conseguindo colocar o município vizinho num patamar de desenvolvimento reconhecido nacionalmente.

Ele estava internado desde a última sexta-feira 30/10 no Hospital da Unimed de Resende.

Tutuca – pai do deputado estadual Gustavo Tutuca, reeleito no último domingo – estava com câncer no fígado.

Ele cumpria seu quarto mandato à frente da prefeitura de Piraí.

Foi prefeito entre 1990 e 1996, 2004-2012 (foi reeleito) e assumiu o atual mandato em janeiro de 2021. Com a morte de Tutuca, quem assume o cargo é o vice, Dr. Ricardo Passos.

"Primavera Rosa": Volta Redonda promove "Dia D" de prevenção do câncer de mama e ginecológico neste sábado

Todas as 46 unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h para realização dos exames; público LGBTQIA+ também deve procurar os serviços

A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda promove neste sábado, dia 8, o "Dia D" de prevenção do câncer de mama e ginecológico. Todas as 46 unidades básicas de saúde e da família (UBS e UBSF) estarão abertas das 8h às 17h para realização dos exames.

As mulheres, assim como o público LGBTQIA+, devem procurar o exame preventivo diretamente na unidade escolhida, ou agendar o melhor horário para a realização. É necessário apresentar documento de identidade, CPF ou cartão SUS. Essa é mais uma iniciativa da campanha "Primavera Rosa", voltada para conscientização e atendimento de mulheres na prevenção do câncer de mama e do colo do útero, que será estendida até o mês de dezembro.

A campanha foi iniciada em 22 de setembro e desde então a secretaria de Saúde tem intensificado a prevenção do câncer de mama, reforçando que mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos devem fazer o exame de mamografia. As mulheres, a partir do início da vida sexual, também devem procurar atendimento para uma avaliação ginecológica, sendo que na faixa etária de 25 a 64 anos recomenda-se a coleta de material para análise laboratorial.

A enfermeira Vanessa de Lima Huguenin, que atua no DAB (Departamento de Atenção Básica) da SMS, reforçou que o público LGBTQIA+ também está sendo atendido durante a campanha com acolhimento, atenção e respeito. Vanessa comentou que a falta de informação é uma das principais
barreiras para detecção do câncer de mama ou ginecológico, principalmente neste público.

"O público LGBTQIA+ também é contemplado nesta campanha. O público trans deve procurar os serviços no "Dia D" em uma unidade básica de saúde ou em qualquer outro dia. Todos os profissionais de saúde da rede municipal passaram por capacitação para recebê-lo com acolhimento, respeitando o nome social. A iniciativa visa a inclusão desta parcela da população que será atendida da mesma forma nos locais de saúde", disse.

Próximas datas

O próximo "Dia D" de prevenção e ampliação das atividades será realizado em outras duas datas, sendo um "Dia D" a cada mês: 19/11 e 10/12, com todos os serviços voltados à saúde da mulher.

Caminhada GAPC


A Prefeitura de Volta Redonda está apoiando a ?Caminhada Outubro Rosa?, promovida pelo Grupo de Apoio à Pessoa com Câncer (GAPC). O evento, que retorna após dois anos parado por conta da pandemia da Covid-19, será realizado neste domingo, dia 9, na Vila Santa Cecília, em apoio ao mês de conscientização e prevenção do Câncer de Mama.

O início da caminhada e da corrida será na Praça Pandiá Calógeras, no bairro Sessenta. De lá, os participantes irão percorrer toda a Rua 33 até a Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. No local, estará
acontecendo outras atividades, como um aulão de "fitdance" com o instrutor master Rennan Barbosa, apresentação musical da Banda Municipal e exposição de fotos das pacientes assistidas pelo GAPC,
dentre outras.

A caminhada será aberta ao público e é incentivado o uso de blusas rosas. Para participar da corrida ou do aulão de "fitdance" será necessário realizar a inscrição pelo telefone: (24) 99872-7784.

Quem quiser comprar uma camisa do evento e ajudar a GAPC, pode adquiri-las na sede da instituição, que está localizada na Rua Manoel dos Santos Gonçalves, nº 130, no Jardim Amália, ou na loja do GAPC, no Acesso A do Shopping Park Sul.

GAPC

O GAPC é uma instituição sem-fins lucrativos que atua há 20 anos no atendimento e apoio a pacientes oncológicos maiores de 18 anos. A instituição, que tem uma unidade em Volta Redonda, auxilia os
pacientes cadastrados com os seguintes profissionais: assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, advogados, terapeutas e outros.

São fornecidas fraldas geriátricas, próteses mamárias, suplementos alimentares, perucas, lenços, medicamentos e outros itens de necessidade. Além disso, para garantir a socialização dos pacientes, a
unidade conta com diversos grupos de apoio para que eles possam compartilhar experiências.

Hemonúcleo: estoque dos tipos sanguíneos com fator RH negativo ainda estão em estado crítico

Doações à unidade de Barra Mansa podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h

O Hemonúcleo de Barra Mansa, informou por meio do boletim semanal nesta quarta-feira, dia 05, a situação do estoque sanguíneo da unidade. Pela segunda semana seguida, todos os tipos negativos A-, B-, AB- e O-, se encontram em estado crítico em relação ao ideal. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.

Segundo a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, acredita que a queda no número de doações é devido ao período eleitoral. “Acreditamos que nas últimas semanas, os moradores estavam focados em outros assuntos, e junto a outros fatores, fez com que pela segunda semana não conseguimos normalizar o estoque sanguíneo da unidade. Estamos nos encaminhando para um período de férias escolares, quando as estradas ficam mais movimentadas e temos uma demanda maior por bolsas de sangue. Por isso, é muito importante a participação da população nesse momento”, ressaltou.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. Deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar seis meses após a realização da mesma.

O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155. Ambos ficam no centro da cidade.

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Comunicado - Inclusão de novos horários de ônibus em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda enviou à Câmara Municipal duas mensagens para regulamentar a inclusão de 244 novos horários nas linhas de ônibus do transporte público do município. A situação da Viação Sul Fluminense, que está em falência decretada pela Justiça, e a necessidade de adequar o orçamento municipal exigiram a elaboração dos projetos, para que todo o processo aconteça dentro da lei. 

Em conversa com o prefeito Antonio Francisco Neto, na tarde desta quarta-feira (5), o presidente da Câmara Municipal, Sidney Dinho, confirmou que as duas propostas serão avaliadas pelos vereadores entre esta quinta-feira (6) e a próxima segunda (10), para que, assim que aprovadas, permitam o início das melhorias na prática para os cidadãos. 

A ação do governo municipal vai garantir cerca de 2.350 viagens por mês em novos horários e outros que foram retomados. As novas viagens serão em horários e dias nos quais os ônibus deixaram de passar durante a pandemia de Covid-19.

Drogas são incineradas na CSN em Volta Redonda

Foram aproximadamente 6 toneladas de maconha e cocaína apreendidas pelas duas instituições

Foto: PRF

Um montante de aproximadamente 6 toneladas de drogas (maconha e cocaína) foi incinerado na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, na tarde desta quarta-feira, dia 5. A ação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal e contou com o apoio da Polícia Militar.

O Grupo de Patrulhamento Tático da Polícia Rodoviária Federal em conjunto com as equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes - DRE da Polícia Federal, iniciaram deslocamento na Superintendência da Polícia Federal na Praça Mauá até a CSN. O material estava acondicionado em um caminhão do Comando de Operações Especiais da PMERJ.

Ao chegar na usina Presidente Vargas, foi realizada a queima do entorpecente. Grande parte dessa droga é fruto de um trabalho dedicado de combate ao tráfico de drogas realizado pelas duas instituições. Vale lembrar que a PRF e a polícia que mais apreende drogas no Brasil.

As drogas estão sendo incineradas dentro de um recipiente industrial chamado carro-torpedo, uma espécie de fornalha utilizada no transporte da gusa em estado líquido para a fabricação de aço.

Preso mandante de assalto em residência em Barra do Piraí

Foto: Polícia Civil

Um homem, de 26 anos, condenado a 15 anos de prisão por roubo e tráfico de drogas, foi preso no ultimo dia 30 em Barra do Piraí. 

Segundo a Policiai  Civil, em 2014, o acusado ordenou um assalto em uma casa, em que os bandidos invadiram, amarraram e torturaram psicologicamente as vítimas.

Após o crime, os agentes levantaram informações e identificaram o acusado como sendo o mandante do crime. Segundo as investigações, o autor e a vítima tiveram um relacionamento antes do assalto, o que permitiu que ele tivesse informações para realizar o roubo.

Homem é condenado a prisão por esfaquear tio

A Justiça concedeu um pedido do Ministério Público, nesta terça-feira (04/10), a condenação de Wancles Silva Santos, que esfaqueou por diversas vezes seu tio, Orlando Silva de Oliveira, em agosto de 2020, a seis anos de reclusão, por tentativa de homicídio. Pelo fato de o réu ser portador de deficiência auditiva, a o tribunal solicitou ao Juízo a presença de um intérprete de Libras durante todo o julgamento. A pedido do MPRJ a intérprete atuou desde a abertura até a leitura da sentença, de modo que o acusado pudesse entender o que as partes falavam durante a sessão, bem como a leitura da sentença.

Inquérito é instaurado para apurar prestação dos serviços pela Colitur em Paraty

A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Angra dos Reis instaurou inquérito civil para apurar suposta violação aos direitos dos consumidores e usuários pela inadequação e ineficiência do serviço de transporte público coletivo de passageiros, prestado pela Colitur Transportes Rodoviários. A empresa é responsável pela linha intramunicipal, no interior do município de Paraty, e pelas linhas intermunicipais, entre Paraty e Angra dos Reis.  

A Promotoria oficiou a Secretaria Municipal de Obras e Transporte do Município de Paraty e o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) requisitando o envio de todos os processos administrativos instaurados, reclamações, deficiências apuradas e providências adotadas para coibir a falha na prestação do serviço público desempenhado, de forma irregular, pela Colitur Transportes Rodoviários na esfera intramunicipal e na órbita intermunicipal. Oficiou também a Colitur para que preste esclarecimentos sobre os fatos narrados.

Foi solicitado ao Procon estadual que realize vistoria, com remessa de relatório circunstanciado, nos ônibus e nos pontos principais (terminais) da Colitur, com a finalidade de apurar a má e inadequada prestação do serviço público, mormente a violação dos direitos dos consumidores, em vista da notícia de atrasos nos trajetos e de péssimas condições dos veículos de transporte coletivo de passageiros, comprometendo a segurança, integridade física e a vida dos usuários.

A Promotoria também requereu que a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) informe se a empresa vem atendendo às regras de conformidade técnica e de integridade da entidade associativa; que apure, no âmbito de suas atribuições, as irregularidades apontadas na representação acerca das péssimas condições da frota de ônibus nos referidos serviços públicos prestados pela Colitur; e, por fim, que preste os esclarecimentos que forem adequados e necessários em relação à Colitur Transportes Rodoviários, no tocante ao cumprimento, ou não, das normas técnicas de segurança exigidas das empresas associadas.

Adolescente é flagrada com drogas em Angra dos Reis

Uma adolescente foi apreendida em flagrante por policiais militares de Angra dos Reis, nesta segunda-feira, dia 3, durante patrulhamento no bairro Fortaleza. 

De acordo com os agentes, com ela foi apreendido drogas, dinheiro em espécie e um celular.

O caso foi encaminhado a 166ª DP.

Ex-chefe do tráfico de drogas do Frade é preso por policiais civis de Angra dos Reis

Policiais civis prenderam, nesta terça-feira (04/10), um traficante foragido da Justiça em Angra dos Reis. O homem foi capturado na residência da mãe, naquela cidade da Costa Verde do Estado. A ação aconteceu após levantamento de informações de inteligência.

De acordo com os policiais, o criminoso já havia sido chefe do tráfico de drogas do Frade e possui outras anotações criminais, como roubo de veículo e furto a estabelecimento comercial. Ele estava preso e foi beneficiado com regime semiaberto, porém não cumpriu as devidas condições e se encontrava foragido.

Ainda segundo os agentes, o homem confirmou ter sido o "frente" do Frade e afirmou conhecer outras lideranças da maior facção de tráfico de drogas do Estado e que também atua em Angra dos Reis.

Traficante envolvido em tortura de jovem em Volta Redonda é preso

Agentes da 93ª DP (Volta Redonda) prenderam, nesta quinta-feira (30/06), um homem acusado pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo, tortura e corrupção de menores. O traficante era um dos alvos da "Operação Fundo do Poço", que aconteceu nesta quarta (29/06).

Segundo as investigações, o traficante participou da tortura de um jovem, de 16 anos, em maio deste ano, no bairro Três Poços, em Volta Redonda, Região do Médio Paraíba. O homem foi capturado no bairro Água Limpa, após informações de inteligência e monitoramento. Ele foi conduzido para a sede da 93ª DP, onde foram cumpridos dois mandados de prisão contra ele.

Mulher é encontrada morta dentro de casa no Açude

Uma mulher foi encontrada morta dentro de casa nesta quarta-feira, dia 5, no bairro Açude, em Volta Redonda.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para socorrer a vitima, de 26 anos, por volta das 09h26min, mas ao chegar no local a encontrou sem os sinais vitais.

Ainda de acordo com as informações, há indícios que a mulher tenha sofrido uma parada cardíaca.

A PM foi acionada e preservou o local para os trabalhos da perícia.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Homem morre ao pular em Rio na cidade de Quatis

Um homem, ainda não identificado, morreu após pular num rio em Quatis. O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 5, na Rua Euclides Gumaraes, no bairro Jardim Polastri.

Segundo a PM, que foi acionada para o caso pelo Corpo de Bombeiros, a vitima pulou no rio e bateu com a cabeça numa pedra e morreu no local.

A pericia foi acionada e é aguardada no local.

A ocorrência foi encaminhada a delegacia de policia.

Guarda Comunitária retira 66 veículos abandonados das ruas de Volta Redonda em setembro

Foram feitas também 374 podas e cortes de árvores, atendendo à segurança primária

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e as cinco equipes da Unidade de Guarda Comunitária (UGC) planejaram e executaram diversos serviços no mês de setembro, atendendo aos pedidos de cidadãos e de presidentes das associações de moradores. Os números são expressivos.

Foram retirados das ruas: 66 veículos em estado de abandono, após a UGC ter feito contato com os proprietários e informado o prazo que têm para que o veículo seja retirado (Decreto 15.601). Desses, oito veículos foram recolhidos ao Depósito Público Municipal, depois de expirar o prazo. Um automóvel foi levado para um endereço seguro e coberto, com auxílio do reboque da Guarda Municipal (GMVR).

As cinco equipes da UGC trabalharam na orientação das podas de 374 árvores, que beneficiaram diversos bairros da cidade. As podas e cortes seguem uma programação e priorizam à segurança primária, com a desobstrução das luminárias dos postes pelos galhos, aumentando a sensação de segurança.

A UCG também realizou os seguintes trabalhos: desobstrução de calçada para livre acesso aos pedestres (3); rondas em escolas públicas e particulares da cidade (148), e demolição de construção irregular (1).

As cinco equipes mantêm contato diariamente com cidadãos e diretorias das associações de moradores, através de grupos de Whatsapp, que agilizam a solicitação e a solução do problema.

“Podemos afirmar que os bairros de Volta Redonda mudaram para melhor após a criação da Unidade de Guarda Comunitária, pois ela garante a segurança primária, mantendo as comunidades ordenadas e solucionando os problemas apresentados. Agradecemos a participação da sociedade, que nos ajudam com as denúncias”, frisou o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Material do tráfico de drogas é apreendido em Paraty

Uma ação da PM terminou com arma, munições e drogas apreendidas na noite desta terça-feira, dia 4, em Paraty.

Informações levaram os agentes até o bairro Pedras Azuis, na altura do Km 588 da Rodovia Rio-Santos (BR-101), onde foi localizado um suspeito armado com um revólver calibre 38 com a numeração raspada munida com quatro munições intactas.

Ainda durante revista a uma casa, os policiais encontraram em cima de uma cama de casal um saco plástico contendo 133 pinos de cocaína, 92 ziplocks da mesma droga, 45 pedras de crack e três balanças de precisão.

O homem estava em liberdade condicional, a tornozeleira eletrônica que estava presa ao calcanhar foi arrancada e jogada numa calha pluvial.

O caso foi encaminhado a 167ª DP de Paraty, onde foi constatado que o preso é acusado de se chefe de tráfico de drogas na localidade e apontado como autor de homicídios na região.

O delegado de plantão, após apreciar o caso, manteve o homem preso em flagrante.

Carro de aplicativo roubado em São Paulo é recuperado pela PRF em Volta Redonda

Foto: PRF

Um carro de aplicativo foi recuperado pela PRF na manhã desta terça-feira (4) em Volta Redonda. O veículo foi roubado em São José dos Campos, município de São Paulo.

Os agentes rodoviários federais chegaram até o carro através de localização GPS cedida pelo motorista roubado. Dois jovens portando facas foram presos e uma menor de idade, apreendida.

Segundo o motorista, os assaltantes e a menor teriam pedido uma corrida, via aplicativo, e o rendido com facas no momento de sua chegada, forçando-o a entregar o veículo.

Inicialmente os policiais receberam a informação de que o carro roubado estaria trafegando pela BR-116, em Piraí, mas o veículo se dirigiu à cidade de Volta Redonda e os agentes o seguiram via rastreamento.

Outro caso

Também na manhã desta terça-feira, outro veículo com registro de roubo foi recuperado pela PRF, desta vez na BR-101, em Niterói. O condutor foi preso por receptação.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Um morto e outro ferido em porta de bar em Resende

Um homem morreu e outro ficou ferido durante ataque a tiros na noite desta terça-feira, dia 4, em Resende. O homicídio e a tentativa de homicídio aconteceu na Rua Poeta Duque Costa, no bairro Cabral.

A Policia Militar foi acionada após disparos de arma de fogo com baleados. No local foi encontrado os corpos de J. G., de 23 anos, e o do C. A., de 28 anos, completos hoje.

Segundo informações de populares, dois homens passaram em frente ao bar e fizeram os disparos, J. G. morreu no local. Já C. A. foi socorrido e levado ao Hospital de Emergência de Resende e passava por cirurgia.

Ainda de acordo com as informações, a dupla que teria atacado os dois homens estava num Ford Fiesta de placa não anotada.

A pericia foi acionada e o corpo removido ao IML.

A ocorrência foi encaminhada à 89ª DP.

Até o momento da publicação da reportagem não havia informação sobre a autoria e prisão dos autores do crime e a sua motivação.

Julgamento de Flordelis é antecipado para novembro

A juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, decidiu antecipar o julgamento da ex-deputada Flordelis para o dia 7 de novembro, a partir das 9h. O júri estava marcado para começar no dia 12 de dezembro, mas teve a data alterada devido à realização das duas semifinais da Copa do Mundo da Fifa, nos dias 13 e 14.  

Além de Flordelis, serão julgados também, em novembro, os filhos Marzy Teixeira da Silva, André Luiz de Oliveira e Simone dos Santos Rodrigues, e a neta Rayane dos Santos Oliveira. Eles são acusados da morte do pastor Anderson do Carmo, marido da Flordelis, executado a tiros em junho de 2019.  

A antecipação do julgamento foi concedida a pedido da assistente de acusação.

“Verifica-se que nos dias 13 e 14 de dezembro serão realizadas as duas semifinais da Copa do Mundo da FIFA, da qual poderá participar a seleção brasileira de futebol, gerando a possibilidade a restar a sessão de julgamento inviabilizada, diante da sua provável extensão por mais de um dia, inclusive, além da provável decretação de ponto facultativo, como se deu em oportunidades anteriores”, escreveu a magistrada em sua decisão.

Moto sem placa, com chassi e motor raspados é apreendida no bairro Retiro

Guardas municipais e policiais militares apreenderam, entre os dias 26 de setembro e dois de outubro, 18 veículos, eles foram removidos ao depósito municipal, 11 motocicletas e sete automóveis, por várias irregularidades.

As motocicletas apresentaram problemas como: condutor sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); com CNH de categoria diferente da indicada para a condução de motos; sem placas; estacionamento irregular com obstrução de calçada; além de condução do veículo sem equipamento obrigatório. 

No caso dos automóveis, motoristas foram flagrados sem CNH e veículos estacionados em local irregular, em frente à garagem. Os flagrantes foram feitos após denúncias ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

A moto Yamaha vermelha chamou a atenção dos agentes por estar sem placa. Ao ser abordada no Avenida Sávio Gama, no bairro Retiro, a condutora de 35 anos informou não possuir a CNH e nem a documentação da moto. Os agentes ainda descobriram que a moto estava com os números do chassi e do motor raspados. O veículo e a condutora foram levados à 93ª DP (Delegacia de Polícia), no bairro Aterrado. Ela responderá por receptação.

Polícia procura por suspeito de sequestrar mulher e filhas em Valença

Um cartaz foi divulgado, pelo Disque Denuncia, para ajudar nas investigações da 91ª DP (Valença), a fim de obter informações que possam levar à prisão do criminoso foragido, José do Carmo João. Ele é suspeito de manter em cárcere privado a mulher e duas filhas por 22 anos em uma casa simples de condições precárias, uma área rural no distrito de Pentagna, em Valença, no Sul Fluminense. 

Segundo a policia, o cativeiro foi descoberto na última quinta-feira (29) após os agentes serem acionados para averiguar denúncia de ameaça do homem a vizinhos. Ao notar a chegada dos policiais, ele foi visto correndo para uma área de mata e não foi mais localizado.

Segundo investigações, as filhas do suspeito nunca frequentaram a escola e também eram desestimuladas a receber atendimentos de saúde. A esposa contou ainda que a filha mais nova nasceu em casa porque o marido a impedia de fazer pré-natal e também a proibiu de ser assistida no momento do parto.

Os policiais descobriram que o suspeito possui um mandado de prisão em aberto, expedido pela 2ª Vara Criminal de Barra do Piraí, pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil, veneno e à traição, expedido desde 2007. No imóvel, foram apreendidas uma espingarda calibre .28 e várias munições.

Segundo Delegado Titular da 91ª DP, Flávio Narcizo,  o homem também passa a ser investigado e procurado pelos crimes de cárcere privado, porte ilegal de armas, abandono material e intelectual e ameaça

Disque Denúncia recebe informações sobre a localização de José do Carmo João, nos seguintes canais de atendimento: 

• Zap do Portal dos Procurados: (21) 98849-6099
• (21) 2253 1177 ou 0300-253-1177

Carro em alta velocidade atinge viatura da PM e carro abordado pelos agentes na cidade de Itatiaia

Foto: 37º BPM - Resende

Uma abordagem policial terminou com o carro abordado tombado e a viatura da PM com a roda traseira quebrada no final da noite desta segunda-feira, dia 3, em Itatiaia. O caso aconteceu na Rua das Rosas, no distrito de Penedo.

Os policiais envolvidos na ocorrência disseram que quando fazia patrulhamento de rotina, com abordagem a um carro, veio um Dublô em direção ao local, em alta velocidade, e atingiu a viatura e o carro abordado que tombou em seguida.

O casal que estava no carro abordado foi socorrido e atendido pelo Corpo de Bombeiros sem ferimentos graves.

Já o casal que estava dentro do carro que atingiu a viatura e o carro abordado também foi socorrido sem ferimentos graves. Neste veiculo foi encontrado duas trouxinhas de erva seca de maconha e dois pinos de cocaína, além de R$ 389,00 em espécie.

O caso foi encaminhado a 89ª DP, por não se tratar de trafico de drogas e nem de carro roubado, o casal foi liberado.

Homem é preso por suspeita de trafico de drogas em Resende

Foto: 37º BPM - Resende

Um homem foi preso em flagrante no final da manhã de segunda-feira, dia 3, em Resende por suspeita de trafico de drogas. Ele foi abordado quando adentrada em uma residência na Avenida Ayrton Senna, no bairro Surubi.

De acordo com a PM, uma denuncia anônima informava sobre o suspeito de trafico de drogas na localidade com um bolsa suspeita.

Ao chegar no local, os policiais relataram que o indivíduo logo se rendeu e apontou o local onde estava uma pistola calibre 9 milímetros com a numeração raspada, dois carregadores do mesmo calibre, 17 munições, um pino de cocaína, 28 pedras de crack e R$ 10 em espécie.

O caso foi encaminhado a 89ª DP onde foi enquadrado pelos crimes de porte de arma de fogo e trafico de drogas, ficando preso.

Ao todo foi apreendido 3,4 gramas de crack e um grama de cocaína.