Rádio Acesa FM VR: 2022-06-05

sábado, 11 de junho de 2022

Ônibus é assaltado em Itatiaia

Um homem armado assaltou na noite desta sexta-feira, dia 10, um ônibus que fazia a linha Engenheiro Passos x Resende. Ele rendeu o motorista após passageiros desembarcarem no ponto da Graal, em Itatiaia.

Segundo o relato do motorista em ocorrência, ele acionou policiais militares, que estavam próximo a uma loja de fast food, e relatou sobre um criminoso que pulou a roleta, o rendeu sacando uma pistola e anunciado o assalto quando fazia o trajeto de Itatiaia a Resende.

O assaltante, vestido calça jeans, blusa de moletom cinza com capuz e máscara, fez com que a vítima conduzisse o ônibus até a altura da Passarela do Alambari, onde desceu e atravessou a pista, seguindo sentido de volta, levando R$ 300,00 em espécie.

A ocorrência foi realizada na delegacia de policia de Resende.

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Orquestra de Cordas de Volta Redonda faz concerto no Teatro Gacemss

Apresentação, neste sábado, 11, às 19h30, é de graça e marca a volta dos músicos aos palcos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Orquestra de Cordas de Volta Redonda, que faz parte do projeto “Cidade da Música”, retorna ao palco do Teatro Gacemss, com seu primeiro concerto presencial, neste sábado, 11, às 19h30, com entrada franca. O espetáculo, que será divido em duas partes, começa com a Orquestra II, quando 79 jovens músicos executam obras de Bach, Brahms e Lennie Niehaus, sob direção de Verônica Egídio Netto. 

Em seguida, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda, sob regência da maestrina Sarah Higino, assume a segunda etapa da programação, interpretando obras de compositores consagrados como um “Concerto Grosso”, de Handel; uma “Dança Espanhola”, de Joaquim Rodrigo; e um “Divertimento para Cordas”, do compositor húngaro Leo Weiner. 

No repertório do concerto ainda está a peça “Uma Canção para Trombone”, de Diego Calderoni, que contará com a participação do trombonista Leandro Dantas, músico da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF (Universidade Federal Fluminense), ex-aluno da Banda de Concerto de Volta Redonda. E para encerrar a apresentação, um momento de música brasileira com composição do maestro e compositor Ernani Aguiar. 

A Orquestra de Cordas de Volta Redonda faz parte do Projeto Volta Redonda Cidade da Música, mantido pela prefeitura e que beneficia cerca de 4 mil alunos da Rede Municipal de Ensino – Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Criado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira, o “Cidade da Música” ainda inclui Banda Mini, Banda de Metais, Banda de Concerto, Coro Infanto Juvenil, Coro Misto, Orquestra de Violinos e Orquestra de Violoncelos. 

“O ‘Volta Redonda Cidade da Música’ tem como objetivo principal permitir que, através da prática musical, haja o crescimento do ser humano e influa positivamente em todas as áreas de sua vida, além de difundir a música no seu meio social e em outras comunidades, possibilitando a formação de novas plateias e instrumentistas. Além disso, o projeto proporciona a esses jovens uma nova perspectiva na vida profissional”, disse a maestrina Sarah Higino.

Descarte solidário, doação de mudas e recolhimento de lixo eletrônico em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Aconteceu nesta sexta-feira, dia 10, em Barra Mansa, mais um evento em comemoração à Semana do Meio Ambiente, que seguirá até sábado, dia 11. O projeto aconteceu no Corredor Cultural e promoveu mais atividades para conscientização dos munícipes e preservação do meio ambiente.

A ação, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, teve o intuito de conscientizar a população a importância da retirada correta do lixo eletrônico de dentro das residenciais, que muita das vezes as pessoas acabam descartando nas vias públicas, assim como nas margens de rios e córregos ou até em seus leitos,” destacou o gerente da secretaria.

Neste sábado, dia 11, será o encerramento da Semana do Meio Ambiente, com o ‘Corredor de Sustentabilidade’, que ocorrerá de 9h às 13h, no Corredor Cultural de Barra Mansa.

Volta Redonda faz plantão de vacinação no feriado prolongado de Santo Antônio

De sábado a segunda-feira, doses contra gripe e Covid-19 serão aplicadas em diversos pontos da cidade
A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS) promove novo plantão de vacinação neste feriado prolongado de Santo Antônio, padroeiro do município. De sábado a segunda-feira (11 a 13/6), doses da vacina contra a gripe e Covid-19 serão aplicadas em diversos locais. O serviço de testagem também será oferecido neste período.

Sábado
Uma edição especial da vacinação acontecerá na Rua de Compras, que será realizada neste sábado, dia 11, das 9h às 16h, na Vila Santa Cecília. Também haverá aplicação de doses nas UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) Conforto e Vila Mury, das 8h às 16h. No Zoológico Municipal (Zoo-VR), a vacinação é das 9h às 16h; e nos shoppings Sider e Park Sul, das 10h às 20h.

Domingo
No domingo, dia 12, as doses das vacinas serão aplicadas nas UBSFs Conforto e Vila Mury, das 8h às 16h. No Zoológico Municipal, das 9h às 16h. Já no shopping Park Sul, das 10h às 20h, e no Sider Shopping, das 14h às 20h.

Segunda-feira
Na segunda-feira, dia 13, as doses seguirão sendo aplicadas nas UBSFs Conforto (das 8h às 16h) e Vila Mury (das 8h às 18h30), e nos shoppings Sider e Park Sul, das 10h às 20h.

Testagem para Covid-19
Todos os dias: de sábado a segunda haverá realização de testes para Covid-19 na central de testagem (Rua 546, nº 95A (bairro Jardim Paraíba), em funcionamento das 8h às 18h30, e nas UBSFs Conforto (das 8h às 16h) e Vila Mury (das 8h às 18h30).

A secretaria de Saúde recomenda o agendamento dos testes pelo site: www.voltaredonda.rj.gov.br. Entretanto, os locais também atenderão a livre demanda, ou seja, pacientes sem agendamento prévio também poderão ser assistidos.  A secretaria ressalta, no entanto, que o paciente opte pelo sistema de agendamento para organizar o trabalho nos locais e reduzir a fila de espera.

Barra Mansa continua com as campanhas de imunização contra Covid-19, Influenza e sarampo

Unidades de saúde do município funcionam de segunda a sexta-feira
www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa divulgou o calendário de vacinação contra Covid-19, Influenza e sarampo para segunda-feira, dia 13. Será disponibilizada a quarta dose de reforço contra o coronavírus para o público a partir de 50 anos e para profissionais de saúde. 
 
As doses pediátricas, destinadas a crianças de 5 a 11 anos de idade ou imunossuprimidas, continuam sendo aplicadas nos seguintes postos de saúde: UBS Centro, Paraíso de Cima, Clínica da Família, Coringa I, São Francisco, UBS Colônia e Pró Saúde. As unidades citadas estão disponíveis para imunização às segundas, quartas e quintas-feiras.

Já para as crianças a partir de 6 anos, os responsáveis devem procurar as seguintes unidades: São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia (terças e sextas), Vila Maria (terças e quintas), Paraíso de Cima (quartas e quintas), Vila Elmira, Vale do Paraíba (quinta-feira), Siderlândia (segundas, quartas e sextas), Vila Independência, (quarta-feira), Clínica da Família (Vista Alegre), UBS Centro, Coringa I, UBS Colônia (segundas e quartas), São Francisco, Vila Principal (sexta-feira), Santa Rita de Cássia (quinta-feira), Floriano (terça-feira), Rialto (terça-feira), Amparo (quarta-feira dose pediátrica, quinta-feira adultos) e Pró Saúde (segundas, quartas e quintas-feiras.)

Jovens e Adultos
 
A vacinação segue também para os jovens e adultos, que devem seguir o cronograma abaixo:
– D1 em pessoas a partir de 12 anos;
– D2 agendadas (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen em todos os postos;)
– D3 para maiores de 12 anos que tomaram a D2 até o dia 13/02/22;
– D4 para imunossuprimidos com laudo médico maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 13/02/22, idosos acima de 60 anos que tomaram a D3 até 13/02/22, pessoas de 50 a 59 anos e profissionais de saúde que tenham tomado D3 até 05/01/22.

Para a imunização, é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do comprovante das outras doses.

As ações serão realizadas das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.

INFLUENZA E SARAMPO
As doses contra Influenza são destinadas a crianças de seis meses a quatro anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas e os grupos prioritários de 05 a 59 anos de idade, que são as pessoas com comorbidade, caminhoneiros, trabalhadores portuários, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

As doses contra sarampo serão aplicadas em trabalhadores da Saúde (em seus próprios locais de trabalho) que não tenham recebido a vacina da Tríplice Viral como atualização de caderneta. Além de crianças de seis meses a quatro anos de idade de forma indiscriminada.
A imunização contra Influenza e sarampo acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Panorama Covid-19: estado apresenta tendência de crescimento dos indicadores precoces, mas com solicitações de leitos em patamares baixos

Secretaria de Saúde alerta para importância de a população completar o esquema vacinal
A 4ª edição do Panorama Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (10.06) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra um cenário com tendência de crescimento dos indicadores precoces da Covid-19, mas com solicitações de leitos ainda em patamares baixos. A análise considera os dados registrados na semana de 29 de maio a 05 de junho.

- Estamos observando um aumento nos indicadores da Covid-19 no estado. Por isso, convocamos a população para que retorne aos postos para completar o esquema vacinal. Quem ainda não tomou a primeira dose ou as doses de reforço deve fazer isso o quanto antes. As vacinas são seguras e a forma mais eficaz que temos para evitar casos graves e óbitos pela Covid-19 - alerta o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Os atendimentos a casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento do estado (UPAs) aumentaram 14% em relação à semana anterior. Na semana de 22 a 28 de maio, a média diária de atendimentos foi de 428, sendo 263 pediátricos. Já entre os dias 29 de maio a 05 de junho, a média foi de 489 atendimentos, sendo 256 de pediatria.

A taxa de positividade de antígeno continua em tendência de crescimento. Na última semana, foram realizados em média 10 mil testes por dia, sendo a positividade de 28%. Em relação ao RT-PCR, estão sendo analisados em média mil exames por dia, com positividade de 23%.

Partindo de um patamar muito baixo, de duas a três solicitações de leitos por dia, esse indicador apresentou um aumento relativo, mas em números absolutos ainda baixo. A média diária de solicitações de leito para Covid-19 na semana de 29 de maio a 05 de junho foi de 13 para UTI e 12 de enfermaria. No mesmo período, a média diária de pessoas aguardando leito Covid-19 foi de 17 para UTI e 14 para enfermaria.

A SES acionou o plano de contingência da Covid-19 e já reverteu 30 leitos de enfermaria e 10 de UTI no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz). A ação pode ser estendida a outras unidades, de acordo com a demanda. O plano prevê a ativação de níveis a partir de determinados cenários epidemiológicos. Com base nesse plano, em cada nível de ativação, são definidas as medidas de enfrentamento a serem tomadas.

No dia 03.06, a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) enviou nota técnica aos 92 municípios com orientações sobre testagem para Covid-19 no estado. O texto alerta para que as unidades básicas e de pronto atendimento mantenham a oferta de teste rápido de antígeno para todos os casos de síndrome gripal.

Cerca de 450 mil testes de antígeno estão sendo distribuídos aos municípios que solicitarem. A medida tem como objetivo tornar o diagnóstico acessível a todos que procurarem os serviços de saúde pública e manter o monitoramento do cenário epidemiológico da Covid-19 no estado. Além disso, a realização do exame permite que, nos casos confirmados, as medidas de contenção sejam adotadas, evitando a transmissão da doença.

Para demais informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, a população poderá continuar acessando ao Painel de Monitoramento da Covid-19: https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html#

Veja as atividades em comemoração aos 27 anos de emancipação de Pinheiral

Neste sábado, dia 11/06, a população de Pinheiral começa a celebrar os 27 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Ao todo serão três dias de festa com uma programação diversificada com mais de 15 horas de duração. Os pontos altos da festa são no domingo, 12/06, com a tradicional Marcha para Jesus, com início às 8h e, em seguida, show da cantora gospel Rose Nascimento, e na segunda, 13/06, com show da dupla sertaneja João Lucas e Marcelo, dos hits "Eu quero tchu, eu quero tcha" e "Louquinha". 

Confira a programação:

Sabadão da MPB, da roda de samba e do carnaval fora de época (11/06)

14h - tenda cultural: feira do artesão na praça e loja aberta pra venda

“Tributo a MPB” com shows’: Ademilson Perna/ Paulinho Coruja/ Vitoria Regia/ Carla Guellys e Renata Nomac - Show com Eliton Souza e Trio Fanfarra dr. Julio Caruso - Coral Vozes da Terra (Secretaria de Assistência social) Capoeira Angola - Show com Silvio Nogueira e Trio Capoeira Palmares - Dança dos Orixás - Show com Marquinho Russoni e Trio Roda de Samba com Nelsinho Simpatia - Show com F Samba - Carnaval fora de época com Banda Mistura Carioca

Domingo do Sertanejo, do Retrô e do carnaval fora de época (12/06)

8h- Marcha para Jesus

13h- Fanfarra dos ex alunos da Escola Técnica Pandiá Calógeras (E.T.P.C)

14h - Tenda Cultural:

Domingo de Diversão e Lazer + Feira do Artesão na praça e loja aberta para venda (com atividades de lazer gratuitas e esportivas totó, tênis de mesa/ futmesa, baile charme da antiga e black music com dj ratus caio feliciano e trio - Show com a dupla Juarez e Rulian - Show com Nandão e Trio Show com Brothers Groove - Show com os Velhos Banda Pé Quente - Encontro sertanejo com Jeferson Torres, Danilo Andrade, Gisele Magalhães e Marcia Gomes - Carnaval fora de época com banda Interlig

Segunda do rap, do pop e do rock - aniversário da cidade (13/06)

8h-missa em ação de graças na praça da igreja católica - Exposição de novos veículos adquiridos pela gestão (saúde/obras/educação/ambiente, etc)

14h - tenda cultural: Feira do Artesão na praça e loja aberta pra venda banda do Corpo de Bombeiros de vr - Projeto Educação na praça - Premiação concurso “Pessoas que fazem a diferença” realizado pelo gabinete da vice-prefeitura - Encontro de rappers com Aguiar, Jotavê e Pecki - Show com Gustavo Sabença e trio - Show com Pub 77 - Show principal com João Lucas e Marcelo

27 anos de Pinheiral terá Copa Oficial de Marcha, corrida rústica, oficina e espetáculo de teatro gratuito e premiação de poesia

A XXII Corrida Rústica de Pinheiral que será realizada no dia 05 de junho, com saída das Praças Teixeira Campos e Brasil, no Centro, também faz parte das ações em comemoração aos 27 anos da cidade. As vagas que estavam com as inscrições abertas no site www.runnerbrasil.com.br foram esgotadas nesta segunda-feira (23/05) ao atingir o limite máximo de mais de 300 participantes. Todos os participantes inscritos terão direito a 01 kit que poderá ser retirado em 04 de junho. Em caso de dúvidas, os inscritos podem entrar em contato por meio do e-mail pinheiralesporte@gmail.com ou pelo telefone: (24) 3356-0263.

No dia 11 de junho, de 9h às 19h, o Parque das Ruínas na antiga Fazenda São José dos Pinheiros (Rua Francisco Ribeiro de Abreu, nº 102, Centro), sediará pela primeira vez a Copa Oficial de Marcha do Mangalarga Marchador, promovida por meio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e do Núcleo Sul Fluminense Dos C. Do C.M.M., com apoio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Rural (SEMADER).  

Outra ação inédita gratuita que acontecerá no dia 14/06, às 20h, será o espetáculo BillDog, no palco localizado próximo a Loja do Artesão (em frente a estação ferroviária), na Praça Teixeira Campos, no Centro. Comédia e drama se interligam no espetáculo que virou Hit em Londres e chegou a França para participar do Festival de Avignon 2014 com texto de Joe Bone e Direção de Joe Bone e Guilherme Leme. Charmoso e com linguagem arrojada, o espetáculo BILLDOG (original "Bane") é encenado por um ator (Gustavo Rodrigues), que interpreta 38 personagens e um músico ao vivo (Tauã de Lorena).

BILLDOG participou do Festival de Avignon 2014, através do CENA BRASIL INTERNACIONAL, ação que promove a internacionalização do teatro Brasileiro sob curadoria de alta qualidade. Na trama de BILLDOG, com atmosfera dos filmes Noir e Cult, Bill é um mercenário que ganha a vida cometendo crimes pelas ruas londrinas e tenta se livrar de um bandido misterioso. A ação é recheada de humor, suspense, e conduz o público em uma eletrizante jornada que satiriza filmes antológicos que marcaram a história do cinema. O anti-herói vê em um mafioso italiano a figura do pai que não teve, e sua perda inesperada alimenta sua sede de vingança. 

Com sua estreia no Festival de Edimburgo em 2009, BILLDOG caiu no gosto do público e se transformou no Hit Cult Londrino. Nos anos seguintes, Joe Bone, que é o ator e autor da versão inglesa, retornou como convidado especial e se consagrou em 2011 como destaque daquele festival, em primeiro lugar na lista dos 100 melhores espetáculos, entre 2000 apresentados. A direção da versão brasileira é do próprio Joe Bone, que passou uma temporada no Brasil ensaiando com Gustavo Rodrigues e ainda do premiado ator e diretor Guilherme Leme. A peça recebeu o prêmio FITA, de melhor ator. Esteve em mais de 40 teatros pelo país e ainda foi um dos cinco espetáculos que representaram o Brasil no Festival de Avignon 2014, patrocinado pelo Ministério das Relações Exteriores. Foram 20 apresentações de BILLDOG em uma das regiões mais charmosas da França.

OFICINA GRATUITA DE TEATRO - Além do espetáculo serão oferecidas 25 vagas gratuitas de teatro para a Oficina - "Som da Cena" ministrada com o ator Gustavo Rodrigues e com Tauã de Lorena (Músico), do espetáculo BillDog. As inscrições para pessoas a partir de 14 anos poderão ser feitas de 6 a 10 de junho pela internet pelo link https://forms.gle/zDLVvTCymiqPQRCk8 presencialmente na sede da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo, que fica na Rua Justino Ribeiro, nº228, Centro. A oficina acontecerá no dia 15/06, de 18h30 às 22h, no auditório da sede da Prefeitura de Pinheiral.

A oficina de interpretação tem como proposta explorar as diversas possibilidades do corpo e voz para contar uma história e as possibilidades sonoras para envolver a cena. Para participar da oficina é solicitado que os inscritos levem um objeto que produza qualquer tipo de som para experiência de criação cênica, preferencialmente um objeto reciclável. E para melhor aproveitamento do tempo, um texto curto ou pequena história.  

Já o XX Concurso de Poesia de Pinheiral promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Biblioteca Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa, cujo tema esse ano é ‘200 Anos de Independência do Brasil’ terá a premiação sendo realizada no dia 10/06, às 18 horas, na Biblioteca Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa (Rua Domingos Mariano, 113, Centro). O objetivo do concurso é promover o hábito da leitura e da escrita, desenvolvendo ainda o senso crítico, a reflexão e a consequente ação em relação aos problemas do dia a dia de nossa comunidade. O concurso que já está com as inscrições encerradas foi dividido em três categorias, sendo elas: “A”, de 7 a 12 anos de idade; “B”, de 13 a 17 anos de idade e “C”, de 18 anos de idade em diante. Cada participante concorre somente com uma poesia em sua categoria por faixa etária. Os primeiros lugares de cada categoria receberão R$ 300,00, troféus e certificados, os segundos lugares de cada categoria receberão R$ 200,00, troféus e certificados e os terceiros lugares receberão R$ 150,00, troféus e certificados. Os professores conselheiros também receberão certificados. Para mais informações acesse o link: https://cutt.ly/jG6WBZ2.

Moto sem placa e com chassi e motor adulterados é flagrada em Vila

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma moto foi apreendida no início da noite desta quinta-feira, dia 9, em Volta Redonda. O veículo foi flagrado sem placa por policiais militares da Força de Segurança Presente durante patrulhamento na Rua 14.

Ao encontrarem o proprietário, os agentes realizaram uma avaliação do veículo e constataram que o chassi e o número do motor estavam raspados. Uma pesquisa sobre o proprietário da motocicleta, de 45 anos, apontou que ele tem passagem pela polícia.

Os policiais militares acionaram a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), solicitando auxílio para remover o veículo até à 93ª DP (Delegacia de Polícia), para passar por perícia e tomar as providências cabíveis. O suspeito foi autuado por receptação.

Idoso fica ferido em acidente de carro em Pinheiral

Um acidente na manhã desta sexta-feira, dia 10, deixou um idoso de 64 anos ferido em Pinheiral. O carro que ele conduzia bateu contra um muro na Rua Nini Cambraia - próximo ao viaduto.

O Samu foi acionado, porém, de acordo com populares só chegou ao local após a presença da viatura do Corpo de Bombeiros de Volta Redonda.

A vitima foi socorrida ao Hospital São João Batista.

Traficante é preso em Resende

Um homem foi flagrado com uma grande quantidade de drogas em Resende. O flagrante aconteceu nesta quinta-feira, dia 9, durante averiguação denuncia de trafico de drogas no bairro Baixada Olaria.

A ocorrência e o material foram encaminhados a 89ª DP.

Traficante é preso no bairro Jardim Aliança II, em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Informações sobre o tráfico de drogas, neta quarta-feira, dia, 8, levou policiais militares até o bairro Jardim Aliança II, em Resende, onde foi localizado e identificando o responsável pela venda de drogas na região. Diante da informação, policiais do 37º BPM (Resende) estiveram em um imóvel na Avenida A, que fica no mesmo bairro, conseguindo apreendê-lo.

Após uma vistoria na residência, os agentes encontram, embaixo de um colchão, uma pistola Canik municiada, com o carregador contendo 18 munições intactas, e drogas (cocaína, crack e maconha).

De acordo com a Polícia, o caso foi registrado na 89ª DP (Resende), onde o suspeito foi autuado por tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse irregular de arma de fogo; permanecendo apreendido.

Presa mais uma integrante de quadrilha especializada em roubo a residências em Volta Redonda

Policiais civis da 93ª DP (Volta Redonda) prenderam, nesta quinta-feira (09/06), uma mulher acusada de pertencer a uma quadrilha especializada em roubar imóveis de luxo na região. Outros dois integrantes do mesmo grupo haviam sido capturados no dia anterior.

De acordo com os agentes, os criminosos rendiam os moradores do imóvel, usavam violência e exigiam as senhas dos cartões. Eles permaneciam com as vítimas enquanto outros bandidos deixavam o endereço e realizavam compras com os cartões roubados.

As investigações prosseguem para localizar uma quarta integrante da quadrilha.

Barra Mansa e Pinheiral liberam a primeira parcela do 13º salário dos servidores

Foram anunciados nesta quinta-feira, dia 9, pelas prefeituras de Barra Mansa e Pinheiral, o pagamento da primeira parcela do 13° salário dos servidores. O valor já está liberado hoje.

De acordo com a Secretaria de Finanças, pagamento irá injetar mais de R$ 10 milhões na economia local

O pagamento irá injetar cerca de R$10,5 milhões na economia local. A segunda parcela deve acontecer até o prazo legal, que é o dia 20 de dezembro.

Uso de máscara volta a ser obrigatório em escolas de Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com
Devido ao aumento de pessoas contaminadas com Covid-19 no âmbito do município e cidades circunvizinhas, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, decretou nesta quinta-feira, dia 9 de junho, o retorno do uso obrigatório de máscaras faciais nas escolas públicas e particulares. A medida entrará em vigor na próxima segunda-feira, dia 13.

O prefeito destacou as ações da Secretaria de Saúde no combate à propagação do coronavírus, sendo esta decisão mais uma medida preventiva.

“Graças à vacina e ao sucesso da vacinação, os sintomas da Covid-19 são cada vez menos graves. São poucos os casos que levam à internação. Contudo, por precaução, adotaremos o uso de máscaras em locais fechados com maior potencial de contaminação. Ou seja, a recomendação é usar máscaras em todos os locais fechados, mas em unidades de saúde e ambientes escolares será uma determinação”, ressaltou o prefeito, concluindo que a publicação do decreto acontecerá nesta sexta-feira, 10.

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Carreta pega fogo em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PRF
Uma carreta pegou fogo no final da madrugada desta quinta-feira, dia 9, no km 279 da Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa. O incidente aconteceu por volta dás 04h30, na pista sentido São Paulo.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e combateu as chamas, ninguém se feriu, porém, o veículo ficou destruído.

O condutor conseguiu deixar a cabine após estacionar no acostamento, quando percebeu que por baixo do motor havia iniciado as chamas. 

As duas faixas e mais o acostamento ficaram totalmente interditados. Por volta dás 05h30 as duas faixas foram liberadas, ficando apenas o acostamento interditado com a carreta.

Houve congestionamento de cerca de 2 km no sentido SP. Devido a interdição da pista com congestionamento, duas carretas colidiram lateralmente, sem vítimas e sem gravidade, sendo os envolvidos orientados a preencher a Declaração de Acidente de Trânsito (DAT) pela internet.

Hemonúcleo de Barra Mansa promove "Arraiá" para incentivar doações de sangue

Campanha atrai doadores, mas os estoques de todos os tipos sanguíneos ainda estão críticos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Hemonúcleo de Barra Mansa está promovendo um 'Arraiá Solidário' para incentivar a doação de sangue na cidade. A unidade está toda decorada com a temática das festividades juninas e conta com diversas comidas típicas para quem se voluntariar à doação. A ação que começou nesta segunda-feira, dia 06, se estenderá por todo o mês de junho.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. Deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar um ano após a realização da mesma.

O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. Para quem for doar, está disponível o estacionamento no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, também localizado no Centro de Barra Mansa.

Preso homem acusado de agredir a ex-mulher e filhos em Volta Redonda

Um homem, de 31 anos, foi preso nesta quarta-feira (8) por agredir a ex-mulher e atear fogo na casa onde ela morava com os três filhos do casal em Volta Redonda (RJ). Ele foi encontrado no bairro Santo Agostinho.

O crime aconteceu na tarde de terça-feira (7), no bairro Vila Brasília. Segundo a Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (Deam), o suspeito tentou raspar o cabelo da vítima e depois a agrediu com uma máquina de barbear. Uma das filhas conseguiu contê-lo para que a mãe pudesse fugir.

Após as agressões, o homem ateou fogo nos objetos da casa, dando início a um incêndio. Os bombeiros foram chamados pelos vizinhos para controlar as chamas. A cozinha foi o único cômodo da residência que não foi atingido. A mulher e os filhos perderam roupas e documentos.

Em depoimento, a vítima disse que a motivação do crime foi ciúmes. O ex-marido já tinha sido preso anteriormente também por agressão.

Com a denúncia, agentes da DEAM encontraram o homem na Rua 1.020, no bairro Santo Agostinho. Um mandado de prisão foi expedido contra ele para manter a segurança e a integridade física da vítima.

Ele foi encaminhado para a delegacia, onde vai aguardar transferência para o sistema penitenciário.

A mulher e os filhos receberam apoio da patrulha Maria da Penha e da assistente social do Centro Especializado de Atendimento à Mulher.

PM apreende mais de 500 pinos de cocaína em Barra do Piraí

Uma quantidade de drogas foi apreendida na tarde desta quarta-feira, dia 8, após denuncia de trafico de drogas, em Barra do Piraí. Policiais Militares receberam informações que elementos estariam armados e promovendo o tráfico de drogas no bairro Química.

No local, ao perceberem a aproximação dos agentes, suspeitos correram em fuga numa área de mata, deixando para trás duas sacolas contendo 505 pinos de cocaína.

Bem próximo do local, um homem foi abordado e revistado, sendo encontrado com ele dois cigarros artesanais de maconha, um celular e R$ 160,00 em espécie.

O caso foi encaminhado à 88ª, onde o suspeito foi ouvido, autuado e sendo liberado para responder em liberdade.

Mulher é flagrada com drogas no bairro Água Limpa

www.radioacesafm.blogspot.com
Uma jovem de 22 anos foi detida por suspeita de tráfico de drogas em Volta Redonda. O caso ocorreu na rua Rio Jari, no bairro Água Limpa. Os agentes foram até o endereço após uma denúncia anônima.

Chegando, os agentes encontraram uma bolsa contendo drogas e outros materiais de tráfico. Nela, havia 80 tiras de maconha, dois pinos de cocaína, duas balanças de precisão, 500 tubos vazios e 800 etiquetas.

E ainda: dois grampeadores, uma tesoura, três rolos e uma roupa camuflada semelhante à do Exército.

Segundo a ocorrência policial, o material estava do lado de fora de uma casa da jovem. Na casa dela, nada de ilegal foi encontrado. A mulher e o material foram levados para a delegacia de Volta Redonda, onde o caso foi registrado.

Justiça suspende participação da PRF em operações policiais fora de estradas

Liminar é válida para todo o território nacional e se dá após três incursões que levaram a morte de 37 pessoas só neste ano no Rio de Janeiro

A Justiça Federal concedeu liminar para suspender imediatamente a participação da Polícia Rodoviária Federal em operações conjuntas com os demais órgãos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) fora de suas atribuições constitucionais em todo território nacional.

Na decisão, a juíza Federal Frana Elizabeth Mendes deixou claro que cabe à Polícia Rodoviária Federal o patrulhamento ostensivo, fiscalização e controle das rodovias federais, “não havendo nenhuma norma que atribua ao aludido órgão o exercício de atividades de polícia judiciária e administrativa fora dos limites estabelecidos na Constituição Federal, quais sejam e repita-se, nas rodovias federais”.

Além da participação na segunda operação mais letal da história do Rio de Janeiro, no último dia 24 de maio, a Polícia Rodoviária Federal participou de outras duas incursões neste ano, que resultaram na morte de mais 14 pessoas – em 11 de fevereiro, na própria Vila Cruzeiro, com 8 mortos e em 20 de março no Complexo do Chapadão, que resultou em 6 vítimas fatais não identificadas.

Procedimento investigatório criminal – O MPF, pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial no Rio de Janeiro, instaurou, no dia da operação na Vila Cruzeiro, procedimento investigatório criminal para apurar as condutas, eventuais violações a dispositivos legais, as participações e responsabilidades individualizadas de agentes policiais federais durante operação conjunta com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro na Vila Cruzeiro, Complexo da Penha, resultando na morte de 23 pessoas.

“O caso está sendo investigado também sob a ótica de possível violação de direitos humanos durante a operação na Vila Cruzeiro “, esclarece o procurador da República Eduardo Benones, autor da ação.

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Armas e munições são apreendidas em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma ação policial, na tarde desta quarta-feira, dia 8, no bairro loteamento Nova Esperança em Barra Mansa, terminou com a apreensão de uma espingarda calibre 12 com cinco munições, 557 pinos de cocaína, 187 trouxinhas de maconha e material para endolação.

O 28º BPM - Volta Redonda informou que após averiguar uma denúncia de que traficantes estariam embalando drogas e guardando arma de fogo no local citado, policiais se depararam com vários elementos no local, que ao perceberem a ação fugiram.

A ocorrência foi encaminhada a 90ª DP. Ninguém foi preso.

Denúncia leva a polícia interditar extração de areia em rio no município de Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com

Uma denúncia de crime ambiental levou policiais militares a identificarem extração ilegal de areia no Bracuí, em Angra dos Reis. A ação aconteceu nesta terça-feira (07).

Os agentes estiveram na Travessa das Andorinhas onde constataram o fato às margens de um curso de água, totalizando aproximadamente 20 metros cúbicos de recursos minerais acondicionados, degradando uma área com cerca de 300 metros quadrados. 

Ninguém foi identificado com autor da ação e nem havia placas indicativas de licenciamento para a atividade.

O caso foi encaminhado a delegacia de polícia da cidade.

Casal é preso por suspeita de participar de roubo a casas de luxo em Volta Redonda

Um homem e uma mulher foram presos nesta quarta-feira, dia 8, acusados de integrar uma quadrilha especializada em roubar imóveis de luxo na região. Além dos dois presos, pertences de vítimas de sete roubos praticados pelo bando foram recuperados.

Após dois meses de investigação, os agentes identificaram os integrantes da quadrilha. Um grupo de criminosos rendia os moradores do imóvel, usava violência e exigia as senhas dos cartões. Eles permaneciam com as vítimas enquanto outros bandidos deixavam o endereço e realizavam compras com os cartões roubados.

Os policiais analisaram imagens dos autores registradas no local do roubo e em vários comércios da região realizando as compras. A partir dessas informações, a equipe conseguiu localizar o esconderijo de um dos criminosos, apontado como mentor da quadrilha. Ele era responsável por realizar os serviços de jardinagem em casas da região e acompanhava a rotina dos vizinhos para escolher os alvos. Outra integrante da quadrilha já tinha mandado de prisão por um roubo praticado em 2019. Ela foi reconhecida em diversas ações da quadrilha.

A dupla foi capturada no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda, no Sul Fluminense. Duas mulheres que fazem parte do bando foram identificadas e estão sendo procuradas.

Uma da ações dos criminosos foi o assalto a uma residência no bairro Laranjal, no final de abril.

Foram apreendidos na ação um fogão, sofá, botijão, maquina de lavar entre outros.

Um terceiro elemento também foi preso.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Homem é preso em flagrante por roubo de celular na Vila

Fato aconteceu na Vila Santa Cecília e detido tem extensa ficha criminal

www.radioacesafm.blogspot.com
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante por guardas municipais de Volta Redonda, suspeito de roubar um aparelho celular das mãos de um adolescente de 16 anos, nas proximidades da Praça Japão, na Vila Santa Cecília, nessa terça-feira (7). 

O adolescente e uma amiga abordaram agentes da guarda, por volta das 12h, pedindo ajuda para reaver o telefone, descrevendo as roupas do suspeito e a bicicleta que usava. Os agentes pediram apoio, descreveram o fato e saíram à procura do homem. 

Logo depois, um homem foi visto saindo do prédio desativado do antigo hospital São Camilo, na Rua Lions Club, que usava outras roupas, mas a bicicleta era igual à descrição da vítima. O suspeito ainda tentou fugir, mas foi abordado pelos agentes e levado à 93ª DP (Delegacia de Polícia), onde foi reconhecido pela vítima. 

As vestimentas descritas pela vítima foram encontradas pelos GMs, mais tarde, num cômodo do prédio inativo, provavelmente usado pelo suspeito como base para cometer os crimes. 

Os guardas municipais ligaram para o número do celular da vítima e um homem atendeu, explicando que viu quando o suspeito jogou o aparelho na ciclovia próxima à Rodoviária Francisco Torres, quando fugia dos agentes. O aparelho foi devolvido ao adolescente. 

O suspeito tem uma vasta ficha na polícia, com várias anotações criminais, tendo cumprido detenções no sistema prisional desde 2015, inclusive por envolvimento em homicídio, corrupção de menores e roubo majorado (2).

Mais um morador de Volta Redonda tem a moto clonada

www.radioacesafm.blogspot.com
O comerciante José Maia descobriu que a sua motocicleta Biz vermelha, placa RJH0H85, foi clonada. A revelação aconteceu nessa segunda-feira (6), na sede da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), na Ilha São João, para onde José foi pedir ajuda, pois havia recebido três multas em sua moto, porém não reconhecia o endereço e nem os motivos das autuações.

Na última sexta-feira (3), José Maia em posse das multas, expedidas pela GMVR, tentou recorrer na Junta Administrativa de Recurso de Infração (Jari), indo em seguida ao Detran e à 93ª DP (Delegacia de Polícia), porém não obteve sucesso em nenhum desses locais. Logo que chegou à GMVR, uma pesquisa mostrou que havia uma motocicleta com a mesma placa recolhida ao Depósito Público.

O veículo clonado foi levado ao Depósito no dia 20 de maio, após um adolescente de 16 ter sido abordado na saída do Colégio João XXIII, no Retiro, com a motocicleta sem os retrovisores.

O caso foi levado à 93ª DP para as medidas cabíveis, sendo que a moto foi enviada ao Depósito Público por irregularidades.

De acordo com José Maia “quando vi as multas, já imaginei que poderia ter algo muito errado, pois esta moto quase não sai da garagem.

INSS não tem capacidade para reduzir estoque de requerimentos previdenciários

A fiscalização analisou a estruturação do sistema de compensação previdenciária e verificou elevado número de requerimentos a analisar. Mais de 740 mil solicitações estão represadas

Auditoria operacional do TCU avaliou se a estruturação do sistema de compensação previdenciária está de acordo com a legislação e se tem promovido de forma eficaz a compensação financeira entre os regimes previdenciários participantes.

O Tribunal constatou elevado número de requerimentos a analisar, somado ao fluxo de novos requerimentos esperados, e concluiu que o INSS não dispõe de capacidade operacional suficiente para reduzir ou ao menos mitigar o estoque de requerimentos represados.

Além disso, o sistema de compensação previdenciária não atende plenamente às necessidades dos usuários; faltam indicadores e metas de desempenho para a política de compensação previdenciária; e existe potencial perda de receita pela não implementação da compensação previdenciária pelo RPPS da União.

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria operacional para avaliar a estruturação do sistema de compensação previdenciária. O trabalho avaliou se esse sistema está de acordo com a legislação e se tem promovido de forma eficaz a compensação financeira entre os regimes previdenciários participantes. O período de exame da auditoria compreendeu de janeiro de 2018 a junho de 2021 e alcançou a estimativa de R$ 2,9 bilhões em recursos fiscalizados.

A compensação previdenciária representa parcela financeira com impacto significativo no equilíbrio atuarial dos regimes próprios dos entes federados e do Regime Geral da Previdência Social (RGPS). Sua relevância econômica tende a crescer com a futura integração ao sistema dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da União e demais RPPS não conveniados, da compensação financeira dos RPPS entre si e da contagem do tempo de serviço militar.

O trabalho detectou represamento de requerimentos de compensação previdenciária que demandam análise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não atendimento pleno das necessidades dos usuários pelo sistema de compensação previdenciária e ausência de implementação da compensação previdenciária por parte dos RPPS.

O represamento de 745 mil requerimentos de compensação previdenciária (em junho de 2021) é um estoque cuja análise demandaria daquela autarquia aproximadamente 12 anos, considerada a força de trabalho e produtividade atuais. Esse acúmulo ocorre tanto na fila de requerimentos referentes a benefícios instituídos pelo INSS, como nos requerimentos encaminhados ao INSS pelos RPPS instituidores dos benefícios respectivos.

O relator do processo, ministro Aroldo Cedraz, comentou que “diante do elevado número de requerimentos a analisar, somado ao fluxo de novos requerimentos esperados, concordo com a conclusão de que o INSS não dispõe de capacidade operacional suficiente para reduzir ou ao menos mitigar o estoque de requerimentos represados”.

Assim, a auditoria concluiu que: o sistema de compensação previdenciária não atende plenamente às necessidades dos usuários; faltam indicadores e metas de desempenho para a política de compensação previdenciária; parte dos RPPS não implementa compensação previdenciária; e existe potencial perda de receita pela não implementação da compensação previdenciária pelo RPPS da União, com a prescrição de cerca de R$ 4,8 bilhões a serem recebidos do RGPS pelo RPPS.

Em consequência dos trabalhos, o Tribunal determinou ao INSS e à Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência que apresentem plano de ação com o objetivo de reduzir o estoque atual de cerca de 745 mil requerimentos.

A Corte de Contas também recomendou que a Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência desenvolva relatório para evidenciar as receitas e despesas decorrentes da compensação financeira previdenciária segregadas por categoria de fundo vinculado a cada regime previdenciário. A Secretaria também precisará implementar indicadores e metas para avaliação da compensação previdenciária prevista na legislação correlata.

A unidade técnica do TCU responsável pela fiscalização foi a Secretaria de Controle Externo da Previdência, do Trabalho e da Assistência Social. O relator é o ministro Aroldo Cedraz.

terça-feira, 7 de junho de 2022

Bolsonaro é condenado a 100 mil por dano moral a jornalistas

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O presidente Jair Messias Bolsonaro foi condenado a R$ 100 mil em indenização a jornalistas por dano moral. A decisão, disponibilizada nesta terça-feira, dia 7 de junho, foi determinada pela juíza Tamara Hochgreb Matos, da 24ª Vara Cível da Comarca de São Paulo.

Há um ano, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo ingressou com uma Ação Civil Pública contra o presidente: o Sindicato pleiteava à Justiça para que o presidente em exercício se abstivesse de realizar novas manifestações com “ofensa, deslegitimação ou desqualificação à profissão de jornalista ou à pessoa física dos profissionais de imprensa, bem como de vazar/divulgar quaisquer dados pessoais de jornalistas", além de uma indenização de R$ 100 mil, em favor do Instituto Vladimir Herzog.

Na decisão (disponibilizada na íntegra neste link), a magistrada relembrou diferentes ataques de Bolsonaro aos jornalistas. "Com efeito, tais agressões e ameaças vindas do réu, que é nada menos do que o Chefe do Estado, encontram enorme repercussão em seus apoiadores, e contribuíram para os ataques virtuais e até mesmo físicos que passaram a sofrer jornalistas em todo o Brasil, constrangendo-os no exercício da liberdade de imprensa, que é um dos pilares da democracia", destaca um dos trechos da decisão.

A juíza Tamara Matos também cita diferentes declarações homofóbicas e misóginas de Bolsonaro contra jornalistas. "Restou, destarte, amplamente demonstrado que ao ofender a reputação e a honra subjetiva de jornalistas, insinuando que mulheres somente podem obter um furo jornalístico se seduzirem alguém, fazer uso de piadas homofóbicas e comentários xenófobos, expressões vulgares e de baixo calão, e pior, ameaçar e incentivar seus apoiadores a agredir jornalistas, o réu manifesta, com violência verbal, seu ódio, desprezo e intolerância contra os profissionais da imprensa, desqualificando-os e desprezando-os, o que configura manifesta prática de discurso de ódio, e evidentemente extrapola todos os limites da liberdade de expressão garantida constitucionalmente."

Desta maneira, a decisão judicial confirma o assédio moral coletivo contra a categoria de jornalistas, atentando contra a liberdade de imprensa e contra a democracia, prevendo o pagamento de indenização de R$ 100 mil reais a ser revertida para o Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos.

Coordenador jurídico do Sindicato dos Jornalistas, Raphael Maia foi o responsável por preparar e peticionar a ação civil pública do Sindicato ainda na gestão do presidente Paulo Zocchi. "Esta é uma vitória enorme para os jornalistas e para o movimento sindical brasileiro: não conheço algum caso semelhante em que uma entidade sindical conquistou uma condenação por dano moral coletivo de uma categoria a um presidente da República em pleno exercício do mandato".

Para Thiago Tanji, presidente do SJSP, a decisão em primeira instância da Justiça deve ser um marco para toda a categoria. "Neste Dia da Liberdade de Imprensa, não temos muito a comemorar. Estamos em busca de respostas sobre o desaparecimento do jornalista Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira e até o momento as autoridades competentes deram poucas ou nenhuma resposta efetiva sobre o caso. Isso materializa o desrespeito à vida e à dignidade que Jair Bolsonaro carrega desde o primeiro dia de seu mandato como presidente. Ao conquistarmos essa decisão judicial favorável, lembramos que a dignidade e a verdade vencerão o ódio e o obscurantismo."

Troca de tiros com a PM termina com dois presos em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com

Dois homens foram presos após trocarem tiros com policiais militares na noite de segunda-feira (6) em Volta Redonda (RJ). O caso aconteceu na Rua Venceslau Brás, no bairro Dom Bosco.

Policiais militares estavam em patrulhamento pelo local quando a dupla começou a atirar contra a viatura. Houve confronto, três disparos atingiram o para-brisas do carro da PM.

Um dos suspeitos conseguiu fugir, enquanto o outro foi cercado, mas continuou efetuando disparos.

Em seguida, o homem invadiu uma residência na tentativa de fazer moradores reféns. O rapaz chegou a se trancar em um quarto, mas foi detido pela PM. A arma utilizada por ele foi apreendida. Não há informações sobre feridos.

O outro homem que chegou a fugir foi encontrado pelos policiais após buscas pela localidade.

Os dois foram levados para a delegacia de Volta Redonda e estão à disposição da Justiça.

Municípios devem ter teste rápido para a Covid-19 em todos os postos

Unidades municipais devem manter postos para a realização dos exames

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) enviou nota técnica aos 92 municípios com orientações sobre testagem para Covid-19 no estado. O texto alerta para que as unidades básicas e de pronto atendimento mantenham a oferta de teste rápido de antígeno para todos os casos de síndrome gripal.

A medida tem como objetivo tornar o diagnóstico acessível a todos que procurarem os serviços de saúde pública e manter o monitoramento do cenário epidemiológico da Covid-19 no estado. Além disso, a realização do exame permite que, nos casos confirmados, as medidas de contenção sejam adotadas, evitando a transmissão da doença.

Para os casos confirmados da doença, a SVAPS recomenda isolamento de sete a dez dias. Caso o paciente esteja no sétimo dia sem apresentar sintomas respiratórios, febre e sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas, o isolamento pode ser de sete dias. E de dez dias, se, ao sétimo dia, o paciente ainda apresentar sintomas respiratórios ou febre. Nos casos em que o paciente chegar ao décimo dia de isolamento ainda apresentando sintomas, é recomendado manter o isolamento até que complete 24 horas sem sintomas e sem febre, independentemente do tempo.

Testou positivo para Covid-19?

- ISOLAMENTO DE 7 DIAS - Se, ao sétimo dia estiver sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas, pode deixar o isolamento e, neste caso, não é necessário realizar nova testagem.

- ISOLAMENTO DE 10 DIAS – Se, ao sétimo dia ainda apresentar sintomas respiratórios e/ou febre, manter o isolamento por 10 dias. Só deixar o isolamento após 24 horas sem febre. Não apresentando sintomas e febre, não precisa realizar testagem para sair do isolamento.

- ISOLAMENTO ACIMA DE 10 DIAS - Se permanecerem os sintomas no décimo dia, manter o isolamento até que complete 24h sem sintomas e sem febre, independentemente do tempo.

Outras orientações devem ser seguidas até o décimo dia completo do início dos sintomas ou caso o isolamento seja interrompido. As medidas incluem o uso de máscara bem ajustada ao rosto em casa ou em público, evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou que possuam fatores de risco para agravamento da Covid-19, assim como locais com aglomerações de pessoas, como transporte público. Não frequentar locais onde não possa usar máscara durante todo o tempo, como restaurantes e bares; evitar comer próximo a outras pessoas e não viajar durante o período de isolamento.

No caso de precisar interromper o isolamento antes do décimo dia do início dos sintomas por motivos de viagem, é recomendado que a pessoa faça o teste RT-PCR ou teste de antígeno. Caso não seja possível realizar o teste, orienta-se adiar a viagem por pelo menos dez dias a contar do início dos sintomas.

A SES reforça a importância da população completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Quem ainda não tomou a segunda dose ou a dose de reforço deve procurar os postos de saúde o quanto antes para receber a imunização.

Caminhão com sucata tomba em cima de carro em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um acidente no início da manhã desta terça-feira dia 7, deixou duas pessoas levemente feridas em Barra Mansa.

Uma carreta carregada com sucata tombou na pista da Rodovia Presidente Dutra, sentido São Paulo, e atingiu um carro no sentido contrário (Rio de Janeiro), no km 272,8.

Segundo a concessionária que administra a rodovia, o transito no local ficou interditado totalmente entre 06:12h às 07:06h. No momento desta publicação apenas a pista sentido Rio foi totalmente liberada. A pista sentido São Paulo o trafego seguia pelo acostamento.

As vitimas são os condutores do veículos envolvidos no acidente, elas foram tendidas e liberadas no local.

Denuncia relata má condições de funcionamento da UBSF da Santa Cruz junto ao CRAS

Foto:arquivo (Posto em reforma)
A reportagem recebeu denuncias que relatam reclamações por parte de usuários e funcionários da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Santa Cruz, em Volta Redonda.

Segundo as informações de pessoas que não quiseram se identificar, a sala de vacina estaria sendo fechada durante o horário do almoço, pois as duas profissionais que fazem a aplicação saem no mesmo momento para o horário de refeição.

Ainda de acordo com os relatos, a unidade estaria sem médico e, quando tem, apenas faz o trabalho de receitar a um numero de pacientes.

A unidade está improvisada com apenas uma sala de atendimento, não há espaço suficiente para os serviços de aferição de pressão arterial, verificação de glicose e a realização do teste e vacina para a Covid-19.

— Se uma pessoa estiver com sintomas e testa positivo, o local tem alto risco de contaminação, pois não há espaço e nem esterilização da sala, relatou uma profissional.

No setor administrativo trabalham três profissionais que se reservam em plantão, uma em cada dia, os trabalhos estariam se acumulando aos técnicos em enfermagem, tendo de fazer atendimento junto a recepção.

— A unidade não tem um responsável para fechamento, há dias que a recepção, técnico de enfermagem ou um enfermeiro tem de ficar responsável para fechar a unidade, relatou outro profissional.

Identificado homem morto em acidente em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foi identificado como Saimon Barbeiro Borba, de 31 anos, o homem morto num acidente envolvendo o carro que ele conduzia e uma carreta na manhã desta segunda-feira, dia 6, na Rodovia Lucio Meira — BR-393 — em Barra do Piraí.

A vitima, que completaria 32 anos no próximo dia 26, estava seguindo viagem ao trabalho, em Volta Redonda, por volta dás 06:30h.

O acidente aconteceu no km 256, quando o condutor perdeu o controle da direção e atingiu a carreta que transportava açúcar.

Com o impacto, o carro capotou e ficou retorcido ao parar de teto para o chão no acostamento, causando sua no local.

O trânsito ficou totalmente interrompido nos dois sentidos até às 9:40, quando começou a fluir em meia pista.

O corpo foi removido para o IML (Instituto Médico Legal) de Três Poços e liberado para o velório e sepultado, que está previsto para acontecer nesta terça-feira, dia 7, às 10h, no cemitério Portal da Saudade.

Homem de Volta Redonda morre em acidente em Barra do Piraí

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Homem morre em confronto com a PM em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 33º BPM - Angra dos Reis
Uma pistola 9mm, um carregador e um rádio comunicador foram apreendidos neste domingo (05) no Morro da Glória I, em Angra dos Reis, após policiais militares do 33º BPM terem ido averiguar informações sobre trafico de drogas no local.

Durante ocupação na comunidade, os agentes foram recebidos por disparos de arma de fogo e revidaram. Após o confronto, os policiais identificaram um homem caído ao solo portando a pistola. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Geral da Japuiba ainda com vida, mas não resistiu ao ferimento e morreu.

Os materiais apreendidos foram levados à delegacia de Angra, onde a ocorrência foi registrada.

Menor é apreendido com drogas no Parque Belém

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Vinte e cinco frascos contendo cocaína foram apreendidos por policiais militares da Unidade de Polícia (UPP) de Belém, em Angra dos Reis, no Parque Belém. A ação aconteceu neste domingo (05), após denuncia sobre um menor comercializando entorpecentes.

Os policiais foram ao local e avistaram um suspeito com as mesmas características descritas na denúncia. Ele tentou fugir, mas foi detido. Com suspeito foram encontrados diversos frascos contendo pó branco.

A ocorrência foi encaminhada a 166ª DP, onde o menor foi apreendido.

Aves são apreendidas em residência no bairro Roma

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Dois pássaros da fauna silvestre brasileira foram apreendidos neste domingo (05) em Volta Redonda, após policiais militares terem ido verificar denúncia sobre animais silvestres em cativeiro em um condomínio no bairro Roma.

Segundo os policiais militares, foi constatada a existência de dois trinca ferros, dois canários da terra e dois papa capim, dos quais apenas dois não possuíam nenhuma anilha de identificação ou documentações. Diante dos fatos, os policiais procederam à 93ª DP para o registro da ocorrência.

Rádios piratas são fechadas em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Polícia Federal
Visando combater o crime de radiodifusão ilegal, a Polícia Federal e a Anatel fecharam duas rádios piratas em Resende nesta segunda-feira, dia 6. A ação faz parte da operação Omnium Vox.

Segundo os agentes federais da delegacia de policia em Volta Redonda, dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal, foram cumpridos nos bairros Morro do Cruzeiro e Cidade Alegria.

As duas estações clandestinas foram flagradas em pleno funcionamento e desativadas pelas equipes, sendo dois homens, de 43 e 62 anos, responsáveis presos em flagrante.

A transmissão clandestina de sinais de rádio é considerada crime pela Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472 de 1997).

O nome da operação faz referência à atividade de radiocomunicação e foi escolhido como um termo em latim que é equivalente, em português, a “voz de todos”.

Exibicionista de arma em redes sociais é preso em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: 28º BPM-VR
Um homem foi preso no início da manhã desta segunda-feira, dia 6, com dois cordões, um relógio, um  anel, todos aparentando ser banhado a ouro, uma cartela de chip celular, sete munições calibre 38 e dois aparelhos celulares.

O homem, de 24 anos, foi localizado numa residência na Rua Cinco, no bairro Cruzeiro II. Contra ele foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela justiça a pedido do MP.

Aos policiais, segundo informou a PM, o homem confessou ser integrante de facção criminosa e que o material era dele.

A ocorrência foi encaminhada a 101ª DP.

Dupla é detida com drogas em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Dois suspeitos, de 21 e 16 anos, foram detidos com 16 pinos de cocaína - 29 gramas - e 54 pedras de crack - 6,5 gramas - em Barra Mansa.

Neste domingo, dia 5, policiais militares foram a Rua João Batista Ferreira Luz, no bairro Santa Inês, após receberem denuncia de trafico de drogas.

De acordo com o 28º BPM-VR, o homem de 21 e o menor de 16 foram abordados com uma bolsa contendo 16 pinos de cocaína e 54 pedras de crack. 

A dupla foi encaminhada a 90ª DP, onde foram enquadrados, sendo que o maior ficou preso e o menor apreendido.

Homem é preso por cultivo de maconha em residência

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Um homem de 37 anos foi preso por cultivo de pés de maconha em residência no município de Barra Mansa. O caso aconteceu após denuncia a polícia na manhã deste domingo, dia 5.

Os agentes foram até a Rua Jornalista João Pançardes, no Centro, onde foram recebidos por um suspeito que admitiu o fato.

Ainda na residência foram encontrados mais cinco pessoas, que foram isentas do caso de plantio da erva pelo proprietário, porém todos foram levados a delegacia de polícia da cidade.

O suspeito admitiu ser o único responsável pelos quatro pés de maconha. Ele foi enquadrado.

Homem é flagrado com 12 pinos de cocaína no Jardim Cidade do Aço

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR

Um homem de 35 anos foi preso em flagrante, na noite de sábado, dia 4, com 12 pinos de cocaína no bairro Jardim Cidade do Aço, em Volta Redonda.

Ele foi abordado durante patrulhamento. Os policiais tiveram a atenção para o suspeito, que ao avistar a viatura jogou os pinos no chão, próximo ao seu pé.

Durante a revista e ordem de prisão, houve resistência.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Homem morre em acidente na cidade de Volta Redonda

Um homem morreu após o carro em que ele estava capotar na madrugada desta sábado (4) em Volta Redonda (RJ). O acidente aconteceu na Avenida Nossa Senhora do Amparo, no bairro Santa Cruz.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Bruno Santos, de 37 anos, morreu ainda no local. O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal da cidade.

O Corpo de Bombeiros não informou se havia mais pessoas no carro e se a vítima fatal conduzia o veículo. As circunstâncias do capotamento também não foram divulgadas.

O trânsito no local do acidente ficou lento até o término da ocorrência.

Por G1

Homem de Volta Redonda morre em acidente em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um homem morreu num acidente no final da madrugada desta segunda-feira, dia 6, em Barra do Piraí. A colisão frontal envolvendo o carro em que a vitima conduzia e uma carreta no km 256 da Rodovia Lúcio Meira — BR-393.

Segundo a PRF, o homem de 32 anos morreu no local. O serviço de socorro chegou a ser acionado, porém, quando chegou ao local encontrou a vitima já sem vida.

O motorista da carreta não se feriu. Pista totalmente interditada. Pericia no local.