Rádio Acesa FM VR: 2021-11-14

sábado, 20 de novembro de 2021

Mulher sofre acidente de moto em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um mulher de 34 anos sofreu um acidente na noite deste sábado (20) em Barra do Piraí. O acidente aconteceu no km 257 da Rodovia Lucio Meira - altura de São José. 

A Honda Biz, segundo a PRF, adentrou a rodovia, quando recebeu o impacto na traseira por um veículo Gm Kadett que não conseguiu evitar a colisão. 

A condutora, que não é habilitada, foi socorrida para a Santa Casa de Barra do Pirai pelo Corpo de Bombeiros. 

Os agentes ainda disseram que quando chegaram ao hospital, a condutora já havia se ausentado não sendo possível efetuar o teste do Etilômetro. 

O condutor do veículo permaneceu no local realizou o teste que foi negativo para alcoolemia.

Até esta publicação a mulher não tinha sido localizada.

A ocorrência foi encaminhada a 88ª DP e a moto, que apresentava diversas irregularidades, inclusive licenciamento atrasado, foi conduzido ao pátio.

Alunos do Colégio Paulo Basílio participam de plantio de árvores na Vila Nova

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Alunos do 9º ano da escola municipal Vereador Paulo Basílio de Oliveira fizeram nesta sexta-feira, dia 19, o plantio de ipês amarelos em toda a extensão do calçadão do bairro Vila Nova.

O coordenador do reflorestamento em Barra Mansa, Gilson de Assis, falou sobre a ação.

“Já realizamos o plantio de mais de cinquenta unidades de muda de ipê amarelo nessa iniciativa que começou através da vereadora”, disse.

A diretora da escola, Janaina Mendes, falou sobre o trabalho constante realizado entre escola e comunidade.

 “A parceria escola e comunidade é sempre muito importante, onde estamos todos juntos, seja a escola, os pais e a comunidade do bairro. Esse projeto traz a oportunidade dos jovens colocarem em prática o que eles aprendem, além de ajudar a melhorar a qualidade de vida e o embelezamento do bairro”, destacou a diretora.

Mikaelle Lopes, aluna do 9º ano, falou da experiência fora da sala de aula.

“Eu gostei muito da ideia da atividade fora as sala de aula, pois nos dá a oportunidade de fazer parte do desenvolvimento da nossa cidade. Ensinar-nos a plantar é uma é uma ótima ideia, sem contar que fortalece bastante o meio ambiente. É uma ideia genial, perfeita”, afirmou.

A idealizadora do projeto, vereadora Cristina Magno, ressaltou a oportunidade de envolver a comunidade na ação.

“Decidimos envolver a comunidade para a melhoria do nosso bairro. Então eu entrei em contato com a diretora da escola, Janaina, para fazermos o plantio dessas árvores que possui bastantes flores e floresce bem rápido”, disse.

Concessionária de energia terá esquema especial para o ENEM 2021

Companhia reforçou estrutura de atendimento e terá equipes de prontidão para atender os principais locais de aplicação do exame

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A concessionária de energia elétrica - Light - informou que montou um esquema especial para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontece neste domingo (21/11) e no próximo (28/11). No primeiro domingo os candidatos têm 5 horas e 30 minutos para responder às questões e fazer a redação. No segundo domingo, a duração é de 5 horas.  A companhia terá cerca de 500 profissionais envolvidos em todo o atendimento. Equipes técnicas ficarão distribuídas entre os principais locais de aplicação da prova. 

Nos dias do exame, turmas extras de manutenção de linhas de transmissão e de subestações estarão em regime de plantão e sobreaviso, assim como uma equipe de apoio operacional formada por gerentes e coordenadores de operação. 

A empresa inspecionou preventivamente a rede elétrica de todos os circuitos que atendem os locais de prova, realizou mais de 17 mil podas em galhos que estava em contato com a rede e fez quase 5 mil serviços de manutenção preventiva, com o objetivo de garantir a qualidade do fornecimento de energia. Além disso, equipes de emergência da Light estarão a postos para qualquer ocorrência com a rede elétrica durante a realização do exame.

Policiais militares são mobilizados para garantir a segurança na realização do Enem nos dias 21 e 28

www.radioacesafm.blogspot.com
A Polícia Militar do Rio de Janeiro mobilizou equipes de batalhões de 7 áreas de policiamento em todo o estado do Rio de Janeiro, além de unidades das Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), do Comando de Policiamento Ambiental (CPAm) e do Grupamento Aeromóvel (GAM) para garantir a segurança da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O serviço de escolta teve início nesta sexta-feira (19/11). Os exames serão realizados nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. Organizado pelo Inep, esta edição do Enem conta com mais de três milhões de candidatos em todo o território nacional. No estado do Rio de Janeiro, aproximadamente 220 mil inscritos deverão comparecer a 1.200 locais de provas no próximo domingo para fazer o exame.

O planejamento elaborado pela Subsecretaria de Gestão Operacional da SEPM reúne uma série de ações a serem implementadas antes, durante e após a realização das provas no estado. Tais medidas têm por objetivo preservar a ordem pública durante a realização do concurso, promovendo a sensação de segurança aos cidadãos através de ações de policiamento ostensivo.

A atuação dos policiais militares tem início na guarda da Centralizadora Estadual, seguindo com a escolta dos veículos conduzindo as provas até as centrais de distribuição dos Correios, de onde serão distribuídas aos locais de realização do exame. O mesmo trabalho será feito ao fim das provas, no sentido inverso. Nos dias da realização do exame, os locais de prova serão guarnecidos por policiamento a pé e em viaturas, principalmente em locais com grande concentração de candidatos ou que sejam considerados áreas de risco.

A coordenação da operação será feita a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, com a presença dos órgãos de segurança envolvidos, Correios e Fundação Cesgranrio.

Feira Afro em Barra Mansa marca o feriado da Consciência Negra

Evento teve programação diversificada, com foco na cultura e contribuição dos negros na construção da sociedade

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Corredor Cultural de Barra Mansa recebeu neste feriado de Zumbi dos Palmares, quando também é celebrado o Dia da Consciência Negra (20/11), a Feira Afro 2021. Organizado pelo Conselho Municipal de Promoção de Políticas de Igualdade Racial – COMUPPIR e pela OICN (Organização e Integração de Conscientização Negra de Barra Mansa), com apoio da Fundação Cultural, o evento tem como objetivo se reafirmar como símbolo da luta, da resistência e da compreensão de que a negritude não é inferior e que o negro tem o seu valor e lugar na sociedade. 

Segundo os organizadores, o intuito é dar visibilidade ao Conselho e abrir interlocução com as demais instituições e interessados na temática da cultura afro, visando à construção do Plano Municipal de Igualdade Racial. 

O presidente da FCBM, Marcelo Bravo, explicou que a Feira Afro integra o Calendário Cultural do município, criado por meio do Sistema Municipal de Cultura e instituído pela lei 4.602/16. “O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado para despertar reflexões e pensamentos sobre a igualdade racial. Do ponto de vista da Fundação Cultura, esta data é para valorizar, reconhecer, fortalecer, registrar e ocupar território da cultura predominantemente ou originária do povo preto. Juntamente com o movimento e as organizações de valorização da igualdade racial da cidade, entende-se que a melhor forma de manifestar suas culturas é celebrando com um dia de ocupação num local público e democrático”, detalhou Bravo. 

Para a presidente da OICN e também membro do Conselho, Silvana Carvalho, a atividade reforça o combate as ações antirracistas e ao preconceito. “A Feira está sendo uma nova oportunidade de lembrar aos cidadãos a importância do negro na construção da sociedade, e valorizar a sua cultura, que pode ser expressada em vários segmentos, como a moda, a música e a culinária, com a saborosa feijoada, prato criado pelos negros e tão amado pelos brasileiros e outros povos ”, lembrou. 

A Feira é realizada no município há oito anos. A edição 2021, realizada das 11 às 19 horas, contou com uma programação intensa com roda de samba com o Grupo Total Flex, apresentação do Grupo Abadá Capoeira, feijoada, batalha de poesia marginal, com Slam da Matriz, desfile Negrita Modas, pagode com o Grupo Ziriguindum, Jongo Cafezal – grupo Barra Mansa, e Baile Charme e Black Music. 

Para a garotada houve contação de histórias, pintura, oficina de elaboração de marcadores de livros, além da distribuição de pipoca e algodão doce. Oficina de turbante e trancistas abrilhantaram ainda mais a Feira. 

A DATA – O Dia Nacional da Consciência Negra marca a celebração e a conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu, e ainda vive, no Brasil desde a colonização. 

Durante o período colonial, aproximadamente 4,6 milhões de africanos foram trazidos para o Brasil para servirem na condição de escravos, trabalhando primeiramente em lavouras de cana-de-açúcar e no serviço doméstico, e posteriormente na mineração e em outras lavouras. 

A condição de vida dos africanos e dos negros escravizados nascidos no Brasil era extremamente precária. Além de serem submetidos ao trabalho forçado, eram submetidos a tratamento degradante e humilhante, não tendo direito a atendimento médico, a educação, entre outros serviços. 

Além do tratamento degradante conferido à população negra escravizada no Brasil entre 1536 e 1888 (este último ano data a libertação dos escravos via Lei Áurea), as heranças da escravidão permaneceram. Quando os escravos foram libertos, em 13 de maio de 1888, por meio da promulgação da Lei Áurea, após intensa luta de ativistas abolicionistas do período imperial do Brasil, como o jornalista e advogado negro Luís Gama, a população negra permaneceu sem qualquer tipo de assistência. 

Muitos escravos recém libertos permaneceram nas fazendas onde eram cativos por não terem para onde ir. A grande maioria dessa população era analfabeta e não sabia outro ofício, além do trabalho intenso e pesado das lavouras.

Vídeo: policial militar impede mulher de se jogar de viaduto em Volta Redonda

Uma mulher foi impedida de se jogar de um viaduto neste sábado (20) em Volta Redonda. Um policial de folga passava pelo local, agarrou a mulher e a salvou do atentado.

A vitima teve atenção e foi encaminhada a uma unidade médica.

Tudo acontecia quando o militar passava pela Avenida Paulo de Frontin e viu a mulher com gritos de que iria se jogar.

Ela foi impedida e encaminhada ao CAIS Aterrado pelo Samu.

www.radioacesafm.blogspot.com

Bandidos abandonam carro com material roubado após perseguição policial em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com

Um Gol roubado, com placa de Volta Redonda, foi encontrado na manhã deste sábado (20) na entrada de um empresa no bairro Nova Primavera, em Volta Redonda. 

O veículo estava com material roubado de um residência no bairro Laranjal, também em Volta Redonda, horas antes, e que seguia rumo aquele bairro.

A PM informou que durante patrulhamento pelo local,suspeitou do veículo carregado com vários pertences, e quando foi fazer a abordagem o condutor acelerou havendo uma perseguição. 

Num ponto os criminosos abandonaram o veículo e fugiram.

O carro foi detido e os pertencentes recuperados.

No veiculo havia quatro notebooks, um impressora, um forno elétrico, um micro-ondas, um cortador de grama, um botijão de gás, um pneu, utensílios de cozinha e limpeza, um mala com roupas e um aparelho celular.

O caso foi encaminhado ao 93ª DP.

Traficante é flagrado armado no Padre Josimo

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Um homem de 28 anos foi detido na madrugada deste sábado (20) com uma pistola calibre nove milímetros e com onze munições do mesmo calibre na Rua 24, no Padre Josimo, em Volta Redonda.

A PM informou que em patrulhamento pelo local avistou vários indivíduos correndo após avistarem a viatura, porém foi possível capturar um deles, "Frango", esse que é gerente do tráfico, e com ele foi encontrado a arma na cintura.

Após ser preso em flagrante, o caso foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda, onde foi constatado haver um mandado de prisão contra ele.

Traficante é preso com vasto material no Retiro

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: divulgação 28º BPM - VR

Durante patrulhamento, no final da manhã deste sábado (20), pela Rua Germano Moreira - Grota do Germano - no Retiro, policiais militares observaram um homem de 31 anos sentado num escadão.

Durante abordagem e revista, os agentes encontraram dentro de uma mochila verde 236 pinos com cocaína, 83 pedras de crack, 34 tabletes de maconha seca picada e prensada, dois rádios comunicadores e R$ 13,00 Reais em espécie.

O material e o homem preso em flagrante foram conduzodos a 93ª DP para regisdtro da coorrência.

Drogas, armas e munições são apreendidas em Santa Cruz

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM
Um jovem de 18 anos foi preso com drogas, arma e munições no Condomínio do Minha Casa, Minha Vida, em Santa Cruz, no município de Volta Redonda.

Segundo a PM, informações, na noite desta sexta-feira (10), em forma denuncia dava conta que na localidade haviam dois indivíduos que estariam traficando drogas.

O caso foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda, onde o suspeito foi enquadrado.

Ao todo foram apreendidos 67 sacolés de cocaína (23 gramas), 35 trouxinhas de maconha (135 gramas), um revólver calibre 38 com a numeração raspada, uma munição intacta calibre 38 e R$ 20,00 Reais em espécie.

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados

A Secretaria de Saúde de Pinheiral informou os dados de da pandemia nesta sexta-feira (19). Na cidade são 3.434 casos confirmados (3.359 curas, 72 óbitos e 03 em isolamento domiciliar). Até agora, 7308 foram descartados.

O município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

'Mão' é preso no São Carlos, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com
Policiais militares prenderam neste sexta-feira (19) um homem procurado pela justiça por crime de trafico de drogas no bairro São Carlos, em Volta Redonda. O homem foi localizado em uma residência  na Avenida Alcedino Garcia Duarte.

Segundo a PM, contra 'Mão', como identificado, havia um mandado de busca e prisão e, após ficar informada que o procurado estava escondido na localidade os agentes procederam até o local e conseguiu prender o homem de 26 anos.

O caso foi encaminhado a 93ª DP.

Óbitos caem mais de 60% e estado do Rio tem melhor cenário desde o início do mapeamento de risco da Covid-19

Região Metropolitana I segue em risco muito baixo de transmissão pela quarta semana consecutiva

A 57ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (19.11) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra uma queda de 38% no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de 61% nos óbitos provocados pela doença. A análise compara as semanas epidemiológicas 44 (de 31 de outubro a 06 de novembro) e 41 (de 17 de outubro a 23 de outubro). Esta é a 12ª semana consecutiva com classificação geral do estado em bandeira amarela, de risco baixo para transmissão da Covid-19.

- A Região Metropolitana I, que abrange a capital e a Baixada Fluminense, segue em risco muito baixo de transmissão pela quarta semana consecutiva. Essa edição indica, mais uma vez, a consolidação na queda dos indicadores epidemiológicos e, principalmente, nos assistenciais da Covid-19. Voltamos ao melhor patamar desde o início da divulgação do mapa, mas, apesar da evolução, é preciso que a população retorne aos postos para receber a segunda dose, a dose de reforço ou adicional – analisa o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Com o avanço da campanha de imunização e a diminuição de transmissão da doença, a taxa de ocupação segue em queda sustentável. A de UTI está em 28%, e a de enfermaria, em 17%. Todas as regiões de Saúde apresentaram taxas inferiores a 50%. Por isso, leitos que antes eram apenas destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 foram revertidos para outras especialidades.

No estudo da SES, cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.
 
Mário Sergio Ribeiro

Infraestrutura de transportes é debatido durante evento em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Projetos que melhoram os acessos - viários, aéreos e ferroviários - estão entre os investimentos prioritários para a promoção do crescimento econômico da Região do Médio Paraíba. As propostas foram apresentadas nesta sexta-feira (19/11), durante evento promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em Volta Redonda, para discutir a regulamentação do Fundo Soberano. O encontro reuniu prefeitos e outras autoridades dos municípios vizinhos, acadêmicos, empresários e representantes de organizações sociais.

“O estado vem perdendo posições e precisa ser o indutor de novos investimentos na área de serviços, de ciência e tecnologia, novos produtos e infraestrutura, quer seja ferrovia e/ou aeroportos. Aqui temos a demanda regional de um aeroporto, a malha ferroviária não é hoje 20% do que o estado já teve. A questão da Dutra é fundamental para a região. Mais do que falar, é ouvir os atores que estão participando do debate”, afirmou o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul Fluminense (SulCarj), José Marciano de Oliveira, citou a necessidade da melhoria do acesso entre Volta Redonda e Angra dos Reis como iniciativa indutora da atividade turística. Já a construção de uma ligação de 80 quilômetros de Barra Mansa até Itatiaia seria uma alternativa para desafogar a Rodovia Presidente Dutra.

“Todas as vezes que há algum imprevisto, dificuldade ou acidente na Dutra, a conexão de uma cidade com a outra também para. As cidades param”, comentou o presidente do SulCarj.

A reativação da ferrovia que liga a cidade de Barra Mansa a Angra dos Reis é apontada como fundamental para estimular a exportação dos produtos das regiões. “Acho que o Fundo Soberano vem em uma boa hora e precisamos desses recursos para desenvolver essas atividades e melhorar a infraestrutura do estado”, disse Oliveira.

No encontro, também foi citada a necessidade da finalização das obras do aeroporto de Resende, que hoje precisa de R$ 12 milhões, e a construção de um novo aeroporto regional de médio porte. Ceciliano afirmou que já levou o pleito ao governador do Estado, Cláudio Castro, e ao secretário de Estado de Obras e Infraestrutura, o deputado licenciado Max Lemos.

Turismo

A diretora-executiva do Vale do Café Conventions & Visitors Bureau, Luciana De Lamare, vê nos recursos do Fundo Soberano a oportunidade de investimento em projetos turísticos para a região, valorizando os patrimônios materiais e imateriais do estado. Ela também avalia como ações estruturantes o incentivo à agricultura familiar e o combate às construções irregulares.

“A promoção turística é só uma parte importante nessa cadeia produtiva, nesse setor que tangencia vários outros segmentos da economia. A gente precisa olhar o turismo como muito importante para o desenvolvimento do território. Na nossa região, a gente trabalha a ativação de centros históricos, a recuperação do artesanato típico que é fonte de renda e ajuda na igualdade de gênero”, citou De Lamare.

O presidente da Alerj sugeriu que algumas das iniciativas possam ser implementadas por projetos em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), inclusive com apoio financeiro do Parlamento fluminense.

Presente no encontro, o reitor da Uerj, Ricardo Lodi, ressaltou que a universidade vai inaugurar um polo na região, com uma Faculdade de Medicina integrada ao Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda.

O anfitrião do encontro - realizado na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Volta Redonda -, prefeito Antônio Neto, pleiteou o apoio da Alerj para que seu município e Barra Mansa sejam incluídos no Regime Tributário Regional de ICMS, que reduz a alíquota do imposto de 18% para até 2%. Ele também destacou a relevância da relação de proximidade que a atual gestão da Alerj tem estabelecido com os municípios e outros Poderes.

“Volta Redonda fica muito orgulhosa de ter a Alerj como parceira. O presidente André Ceciliano tem ajudado muito o estado do Rio a crescer e se desenvolver, e nós somos muito gratos por isso”, comentou.

Entenda o fundo

O objetivo do debate foi apresentar a Emenda Constitucional 86/21, de autoria original do deputado André Ceciliano, que criou o fundo de investimentos com recursos dos excedentes da exploração de petróleo para financiar o desenvolvimento do estado a médio e longo prazos. O fundo também é composto por 50% das receitas recuperadas de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), decisões administrativas, judiciais ou indiciamentos legislativos referentes à exploração de petróleo e gás.

O texto, aprovado por unanimidade na Casa, será regulamentado por Projeto de Lei Complementar (PLC) 42/21, que prevê a criação de um conselho gestor para a política de investimentos. Pela redação atual, o Conselho Gestor do Fundo Soberano (CGFS) seria presidido pelo secretário de Estado de Fazenda, com vice-presidência do secretário de Estado de Governo. A votação do projeto deve acontecer ainda este ano, após as audiências nas regiões.

Ceciliano explicou que o Rio sofre um problema crônico de baixa receita e é urgente que o estado diversifique sua base produtiva, hoje muito dependente dos royalties do petróleo, uma renda sazonal e sujeita aos humores do câmbio e da variação do preço do barril. “Somos o segundo PIB do país, por causa da indústria do petróleo, mas o 18º em arrecadação per-capita, já que o ICMS de petróleo e derivados é tributado nos estados consumidores e não nos produtores”, disse.

O Fundo Soberano promoverá uma reestruturação da economia fluminense, incentivando os potenciais regionais e criando base para um futuro com menos dependência do petróleo. “Estamos num momento muito bom do ponto de vista da arrecadação, então é hora de planejar o estado de forma a diversificar a nossa base produtiva, hoje muito dependente dos royalties, de modo a aumentar a nossa receita com bases sólidas, que é o nosso grande problema”, afirmou Ceciliano.

Desafios regionais

Um levantamento realizado pela Assessoria Fiscal da Alerj revela que o Médio Paraíba tem uma estrutura econômica bem organizada em comparação às demais regiões do estado, com um bom índice de formalização do emprego, graças ao nível de industrialização. O percentual entre a oferta de empregos formais da indústria e o total da população é de 5,5% quando a média do estado é de 2,3%.

A região foi também a que menos empregos perdeu na crise, entre 2014 e 2019 (2,1% contra uma média de 13% do estado e 4,1% do Brasil), mas os números oficiais do Ministério da Economia mostram que a indústria automobilística e de autopeças que está concentrada ainda precisa crescer. Enquanto, no Rio, o total de empregos diretos na produção de automóveis, caminhões e ônibus (praticamente toda concentrada no Médio Paraíba) era de 17.752 em 2019; nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina era de, respectivamente, 235.772, 48.405, 42.881 e 22.455.

“Já fomos, até a década de 90, o segundo estado brasileiro em número de empregos industriais. Hoje, estamos em sexto lugar. Temos que retomar o protagonismo perdido porque a crise mostra que o setor industrial, mesmo na crise, tem muito mais fôlego para segurar empregos do que o setor de serviços e é um setor indutor de desenvolvimento”, afirmou o presidente André Ceciliano.

Esse foi o terceiro encontro regional sobre Fundo Soberano do estado. Entre os projetos já apresentados nas audiências anteriores, destacam-se a construção de uma rota de dutos de gás natural e o incremento da indústria naval, na região de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica. A equiparação de incentivos fiscais com estados vizinhos, a construção de ligações rodoviárias e a instalação de uma fábrica de fertilizantes foram as principais propostas sugeridas no encontro de Campos, com os municípios da Região Norte.

O encontro desta sexta-feira envolveu os municípios de Volta Redonda, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores e Valença. Além de prefeitos da região e outras autoridades locais, estiveram presentes os deputados Célia Jordão, Ronaldo Anquieta e Marcelo Cabeleireiro.

Dia Nacional de Combate à Dengue: veja as medidas de prevenção

Levantamento da SES aponta que houve uma redução de 35,2% nos casos em 2020
As notificações de casos de dengue caíram no último ano, mas ainda representam uma grande preocupação para a saúde pública. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontou que, em 2020, houve uma redução de 35,2% no número total de casos registrados da doença. De janeiro a dezembro de 2019, foram 31.953 notificações e 4.035 no mesmo período em 2020. Até o dia 15 de novembro deste ano, foram 2.746 casos.

- A redução nas notificações de casos de dengue não pode ser motivo para relaxarmos. A dengue é um risco iminente em nosso estado, ainda mais nos próximos meses em que entraremos no período de verão e início das chuvas. É importante que a população não esqueça dos cuidados em casa, como limpar e esvaziar os pratos dos vasos de plantas, manter as caixas d’água, cisternas e outros recipientes bem fechados, evitar deixar garrafas e pneus em locais onde possam acumular água, entre outros cuidados. Dez minutos por semana dedicados a evitar a dengue podem salvar vidas. – destacou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Os dados mostraram ainda que, em 2020, a incidência de casos de dengue por 100.000 habitantes no estado foi de 27,5. Nesse mesmo ano, foram registradas 330 internações e sete óbitos. Já em 2019, foram 815 internações e dois óbitos. A incidência foi de 186,2 casos por 100.000 habitantes. Até novembro deste  ano, a incidência estava em 15,8.

-Estamos observando de perto a evolução da dengue no estado, principalmente por conta da reentrada do vírus 2 (que circulou no Rio de Janeiro entre os anos de 2007 a 2009). Isso quer dizer que uma parcela significativa da população é suscetível a esse tipo de vírus e, portanto, podemos ter novos surtos da doença. Estamos em constante conversa com os municípios para fortalecer as ações integradas de combate à dengue – afirmou o subsecretário de Estado de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sergio Ribeiro.

Como se transmite?
A dengue é uma doença febril aguda causada por um arbovírus transmitido pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Não há transmissão no contato direto com um doente ou suas secreções, nem pelo consumo de água ou alimentos.

Quais os sintomas?
A dengue pode ser assintomática, ter sintomas leves ou graves e, em alguns casos, pode levar o paciente à morte. Os principais sintomas são febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dores pelo corpo e articulações, dor de cabeça, náuseas e fraqueza. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de nariz e gengivas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar imediatamente um serviço de saúde para ser avaliado por um profissional.

Tratamento:
Não há um tratamento específico para a dengue. Em geral, os pacientes são medicados para a melhora dos sintomas. Também é fundamental fazer repouso e manter-se hidratado, ingerir bastante líquido.

Como se prevenir?
A melhor forma de se proteger do mosquito é evitar que ele se desenvolva, ou seja, eliminar os focos de larvas. Para isso, é necessário acabar com possíveis criadouro, como em vasos de plantas, pneus, garrafas, piscinas sem uso e sem manutenção, caixas d’água destampadas, e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Medidas simples podem ser adotadas por todos, como:

• Verificar se a caixa d'água está bem tampada;
• Deixar as lixeiras bem tampadas;
• Colocar areia nos pratos de plantas;
• Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
• Limpar as calhas;
• Cobrir piscinas;
• Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
• Limpar a bandeja externa da geladeira;
• Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
• Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
• Cobrir bem a cisterna;
• Cobrir bem todos os reservatórios de água.

Zika e Chikungunya
O mosquito Aedes aegypti também é causador de outras duas doenças: zika e chikungunya. É importante alertar que o combate à proliferação do mosquito também é uma precaução para essas arboviroses. As mesmas atitudes de prevenção à dengue também podem evitar a zika e a chikungunya.

Rio registra quase o dobro de casos de preconceito de raça em 2021

Aumento pode representar maior conscientização das vítimas e confiança nas Instituições

No primeiro semestre de 2021, o estado do Rio teve um aumento considerável nos registros de crimes relacionados ao racismo. De acordo com o levantamento feito pelo Instituto de Segurança Pública por ocasião do dia da Consciência Negra, os registros do crime de preconceito de raça ou de cor, que também inclui discriminação contra etnia, religião e procedência nacional, quase dobraram na comparação entre os seis primeiros meses de 2019 e 2021, passando de 43 para 82 vítimas. Já no caso de injúria por preconceito, que engloba crimes cometidos contra raça, cor, religião, origem, pessoa idosa ou deficiente, o crescimento foi de 17% no mesmo período. Essa alta, acreditam os analistas do ISP, pode ser fruto da maior conscientização da população, que deixou de naturalizar muitos atos preconceituosos. A confiança nas Instituições também é um ponto a ser levado em conta. O estado do Rio é um dos poucos do país a ter uma delegacia dedicada à investigação dos crimes raciais e delitos de intolerância.

O ano de 2020 foi descartado da análise porque muitas pessoas podem ter deixado de fazer a denúncia por conta do isolamento social para evitar a propagação do coronavírus. Para a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, a comunicação dos crimes para as autoridades é essencial para que o ISP consiga produzir estatísticas que traduzam bem a realidade.

- É muito importante que se diga que a denúncia desses crimes é fundamental não só para garantir a punição dos autores, mas também para que o poder público e a sociedade tenham a real noção do racismo no nosso estado e que políticas públicas possam ser elaboradas para nos ajudar a enfrentar o racismo. O aumento dos crimes raciais em 2021 pode representar o crescimento da consciência das vítimas de que elas podem procurar uma delegacia, que o preconceito é crime - afirma.

Campanha de RJ sem Racismo

Na sexta-feira (19/10), o ISP, em parceria com o Detran.RJ, por meio da Assessoria de Gestão e Modernização Institucional, realizou uma campanha de conscientização contra o racismo. Na entrada do prédio do órgão, na Avenida Presidente Vargas, 817, no Centro, servidores distribuíram a cartilha “RJ sem Racismo”, elaborada pela equipe de analistas do ISP. O material, que também foi enviado para outros postos do órgão, traz informações para auxiliar as pessoas a identificarem que estão sendo vítimas de crimes raciais e as formas de denúncia.

A cartilha apresenta os principais dados do Dossiê Crimes Raciais, que foi publicado pelo ISP em 2020 com o intuito de evidenciar os crimes de injúria e preconceito que possuam cunho racial. O estudo apontou que, em 2019, 2 pessoas foram vítimas de racismo por dia no estado do Rio. As mulheres representam 58% desse total. Quatro a cada dez casos aconteceram fora do ambiente residencial e 43% dos agressores eram conhecidos das vítimas.

A campanha incentiva ainda que pessoas que presenciem casos de racismo também denunciem. Para isso, basta procurar a delegacia mais próxima ou ainda fazer o registro de forma on-line (www.delegaciaonline.pcivil.rj.gov.br). O estado do Rio de Janeiro é um dos poucos do país que conta com uma unidade especializada na investigação dos crimes de racismo. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) tem atendimento especializado e fica localizada na Rua do Lavradio, 155, Centro.

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Após 60 horas em estado grave, morre motociclista vitima de acidente no bairro Voldac

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Morreu na tarde desta sexta-feira (19), Lorran Felipe Venâncio, de 19 anos, vitima de acidente de trânsito grave no bairro Voldac, em Volta Redonda.

A moto que ele conduzia bateu de frente contra um carro no trevo de acesso a Avenida Nossa Senhora do Amparo na noite do ultimo dia 16. Lorran foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros em estado grave.

A vitima fiou por quase sessenta horas internado em estado grave. Ele chegou a passar por uma cirurgia e foi intubado, mas não resistiu aos ferimentos. O horário e o local do enterro não foram divulgados.

O corpo será levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Três Poços. A polícia civil vai abrir um inquérito para apurar o acidente. Vale lembrar que o motorista do carro permaneceu no local.

Criminosos atiram contra a polícia e fogem pela rede de esgoto no bairro Boa Vista, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com
Policiais militares estiveram na tarde desta quinta-feira (18) no bairro Boa Vista, em Barra Mansa, para averiguar denuncia de ação criminosos, quando foram recebidos a tiros, porém, não revidaram e os criminosos fugiram por pela rede de esgoto.

A PM informou que após buscas, um dos indivíduos foi detido e houve apreensão de um revólver calibre 38, um simulacro de arma de fogo e munições. 

A ocorrência encaminhada para a 90ª DP.

Defesa Civil de Barra Mansa segue em alerta devido às chuvas

Frente fria que está ocasionando as precipitações irá persistir até domingo, 21, na região

www.radioacesafm.blogspot.com
A Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro emitiu para esta sexta-feira, 19, alertas de chuvas leves e ocasionalmente moderadas para municípios da REDEC SUL 1, entre eles Barra Mansa. De acordo com o coordenador do órgão na cidade, João Vitor da Silva Ramos, o acumulado das últimas 72 horas na região é de 16,5 mm.

“A frente fria que está ocasionando as chuvas irá persistir até domingo, dia 21. A Defesa Civil de Barra Mansa já está em seu período de monitoramento para o alerta de verão. Se tiver alguma alteração emitida pela Defesa Civil do estado, nós iremos emitir alertas à população através das sirenes nos bairros”, destacou o coordenador, acrescentando que os níveis dos rios Paraíba do Sul, Barra Mansa e Bananal estão normalizados.

A REDEC SUL 1 compreende os municípios do Sul Fluminense no trecho de Itatiaia até Barra do Piraí.

Rio oficializa hino ao Dia da Consciência Negra

Foto: Rafael Wallace
O samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira de 1988 - “100 anos de liberdade, realidade ou ilusão” - pode se tornar o hino oficial das comemorações do dia 20 de novembro, data do aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e Dia Nacional da Consciência Negra. É o que determina o projeto de lei 5.132/21, de autoria do deputado Chiquinho da Mangueira (PSC), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (18/11), em discussão única. Por ter recebido emendas durante a votação, a norma ainda precisa ser votada em Redação Final.

A canção, de autoria de Hélio Turco, Alvinho e Jurandir, garantiu à Mangueira o vice-campeonato do carnaval de 1988. Mesmo sendo aprovada, a norma determina que a adoção do samba como hino seja amplamente debatida com os movimentos negros.

“O samba representa bem em seus versos o que a data simboliza, o protagonismo negro na história do Brasil. A canção cita a Lei Áurea não como um ato de liberdade assinado pela princesa Isabel, já que não deu as garantias mínimas aos libertos, mas sim como uma reflexão crítica e atual que busca questionar se o ato assinado em 1888 não seria apenas uma ilusão. O objetivo é demonstrar a luta histórica e a resistência cotidiana dos negros em busca de igualdade e contra os preconceitos, mostrando Zumbi dos Palmares como o protagonista dessa luta por liberdade e igualdade que se busca até os dias de hoje”, ressaltou o parlamentar.

Governo do Estado promove projeto de reforço de conteúdos para o Enem

Programa ‘Vem que Tem Enem’ acontece na TV aberta e no rádio

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seeduc), lançou nesta quinta-feira (18/11) um projeto para auxiliar na preparação dos estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Trata-se do programa ‘Vem que Tem Enem’, uma série de aulas com os conteúdos mais abordados nas últimas edições do concurso, que serão exibidas na TV Band (canal 7.2) e na TV Alerj (canal 10.2).

A ação é inédita, pois essa é a primeira vez, no Rio de Janeiro, que aulas preparatórias com foco no Enem ganharão espaço em uma emissora de televisão aberta. As provas estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro.

Na tela da TV Band, o programa será exibido de segunda a sexta-feira em três horários (6h45 - 7h30; 12h15 - 13h30; 18h15 - 19h30) e no sábado com as reprises da semana. Neste primeiro sábado, dia 20, serão reprisadas as exibições dos dias 18 e 19 de novembro, na faixa de 7h30 às 11h15. Já na TV Alerj, as aulas serão de segunda a sexta-feira em dois horários (7h15 - 8h; 21h - 21h45), além de um aulão no sábado, em horário que está sendo definido.

A programação nos primeiros dias será voltada para o conteúdo da prova do próximo domingo. As aulas vão abranger as áreas de conhecimento de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; além da redação dissertativa-argumentativa.

 - O projeto é um dos meios que a Secretaria encontrou a fim de auxiliar os estudantes da rede estadual em preparação para o Enem. Esperamos que essa iniciativa ajude nossos alunos a ter sucesso na prova - afirmou o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.

O programa também está sendo veiculado em outro formato na Rádio Roquette-Pinto. São 10 minutos de pílulas pedagógicas com dicas para a prova. Sintonizado na frequência 94.1 FM, o aluno ouvinte poderá receber os conteúdos ministrados pelos professores da rede estadual. A programação acontece de segunda a sexta em dois horários, de 14h50 às 15h e de 17h50 às 18h.

Suspeito de tentativa de homicídio é preso em Quatis

www.radioacesaf.blogspot.com
100ª DP - Porto Real
Policiais civis da 100ª DP (Porto Real) prenderam, na quarta-feira (17/11), um homem acusado de tentativa de homicídio. A ação foi em cumprimento de um mandado de prisão preventiva.

Segundo os agentes, o homem foi localizado no bairro Jardim Independência, no município de Quatis, Região Sul Fluminense, após informações de inteligência e monitoramento. Após a ação, ele foi encaminhado para o sistema penitenciário e está à disposição da Justiça.

Suspeito é detido após fuga no Bracuy, em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Durante ação contra o trafico de drogas, após denuncia, nesta quinta-feira (18), policiais militares foram até o Bracuy afim de averiguar denuncia de traficantes na
Rua Jasmim, localidade conhecida como casinhas, em frente a creche, onde avistaram dois elementos em atitude suspeita, ao avistar a guarnição um deles fugiu.
 
De acordo com as informações da PM, com o elemento detido foi encontrado dois pinos de pó branco (cocaína) e, ao fazer ronda no local foi encontrado próximo a ele 36 pinos de pó branco, um rádio transmissor, R$ 15,00 Reais em espécie em uma bolsa.

A ocorrência foi encaminhada a 166ª DP.

Acidente envolvendo carro e trem é registrado em Barra Mansa

 

Duas pessoas – que ainda não foram identificadas – ficaram feridas na noite desta quinta-feira (18) em Barra Mansa. Os dois estavam num carro que passava pela passagem em nível quando passava um trem.

O acidente na Vila Barbará, em frente à Metalúrgica Saint Gobain. No momento desta publicação, os bombeiros estavam no local fazendo o atendimento. Segundo informações de testemunhas, o maquinista tentou avisar os ocupantes do veículo. 

O tráfego no local está complicado por conta do atendimento do acidente. Os feridos devem ser encaminhados para Santa Casa da cidade.

Preso homem que estuprou a própria filha e tentou matar a mãe da vítima

88ª DP - Barra do Piraí
Policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí) prenderam, na quarta-feira (17/11), um homem, de 39 anos, acusado de estuprar a própria filha, de 12 anos. Ele também tentou matar a mãe da vítima quando ela descobriu o crime.

O criminoso foi capturado no bairro Chalezinho, em Barra do Piraí, na Região do Médio Paraíba. De acordo com os agentes, no último domingo (14/11), a vítima escreveu uma carta para a mãe contando tudo o que sofria. No mesmo dia, a mulher mandou mensagem ao autor dizendo que iria denunciar o caso.

Diante da situação, ele invadiu a casa onde elas moram e tentou enforcar a mãe da menina com uma corda. Ela conseguiu fugir e telefonou para a polícia. Os agentes realizaram diligências e prenderam o autor.

Segundo os policiais, o homem possui histórico de estupro contra outra filha, fruto de outro relacionamento. Ele foi conduzido para a 88ª DP, onde foi cumprido um mandado de prisão pelos crimes de estupro de vulnerável e tentativa de homicídio.

Material do tráfico é apreendido no bairro Coqueiros

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um material do trafico de drogas foi apreendido no inicio da noite desta quinta-feira (18) no bairro Coqueiros, em Volta Redonda.

Policiais foram até a Alameda 7, afim de apurar uma denuncia de que traficantes estariam escondendo drogas drogas em uma área de mata.

Após buscas pela localidade, os agentes encontraram 210 pinos de cocaína, 210 pedras de haxixe e um tablete com aproximadamente um quilo da mesma droga, um sacola plástica com aproximadamente 500 gramas de cocaína, uma balança de precisão, um rádio de comunicação e material para endolação.

A ocorrência foi encaminhada e registrada na 93ª DP. Ninguém foi preso.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Homem é preso e menor apreendido com droga no Açude II

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma apreensão de droga aconteceu na tarde desta quinta-feira (18) no bairro Açude II, em Volta Redonda.

Policiais militares, durante patrulhamento na Avenida A, abordaram dois elementos num ponto de ônibus, um menor e outro maior de idade, que escondiam algo suspeito.

Uma sacola foi encontrada com 30 pinos de cocaína e R$ 30,00 em espécie. Os dois elementos foram levados a delegacia de policia, onde foi constatado a droga.

Ainda em sede policial, os suspeitos disseram haver mais uma quantidade de droga num escadão -  prpximo a Escola Municipal Mario Villani, onde os policiais encontraram mais 64 pinos da mesma droga.

O caso foi registrado na 93ª DP, onde foram enquadrados.

Edital ‘Povos Tradicionais Presentes RJ’ será lançado no Dia da Consciência Negra

Serão investidos R$ 5 milhões para premiar manifestações culturais do segmento em todo estado

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Quilombo São José/Valença
Preservar a memória, a ancestralidade e o patrimônio cultural fluminense. É neste sentido que a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) lança, no próximo sábado (20/11), Dia da Consciência Negra, o edital ‘Povos Tradicionais Presentes RJ’. Serão investidos R$ 5 milhões para premiar projetos desse segmento cultural. A abertura das inscrições será feita em uma live transmitida diretamente do Quilombo São José, em Valença, o mais antigo do estado, pelo Youtube e Facebook da secretaria, a partir das 16h.

"Esse novo edital é uma forma de valorizar a diversidade, as demandas e as experiências culturais de comunidades com longa tradição. É um resgate de uma herança histórica muito importante para o Rio de Janeiro", destaca o governador Cláudio Castro.

Ao todo, serão concedidas 123 premiações, divididas da seguinte forma: 35 projetos de pessoas jurídicas, no valor de R$ 80 mil cada; e 88 propostas de pessoas físicas, no valor de R$ 25 mil cada uma. O edital ‘Povos Tradicionais Presentes’ será o quarto do Pacto Cultural RJ, que vai investir até o fim do ano o total de R$ 75 milhões na cultura do estado.

"Esse edital vem para fortalecer um segmento essencial para a cultura do estado e do país, fruto da identificação que fizemos nos editais anteriores, onde não existia uma grande adesão. Esta é a primeira vez na história de uma chamada pública do estado específica aos povos tradicionais. Vamos celebrar e coroar a manifestação cultural rica e plural de todo território fluminense", afirma a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Quem pode se inscrever?

São considerados povos tradicionais para este edital: povos indígenas; comunidades quilombolas; povos e comunidades de terreiro e comunidades de matriz africana; povos ciganos; pescadores artesanais; extrativistas; extrativistas costeiros e marinhos; caiçaras; faxinalenses; benzedeiros; ilhéus; raizeiros; geraizeiros; caatingueiros; vazanteiros; veredeiros; apanhadores de flores sempre vivas; pantaneiros; morroquianos; povo pomerano; catadores de mangaba; quebradeiras de coco babaçu; retireiros do Araguaia; comunidades de fundos e fechos de pasto; ribeirinhos; cipozeiros; andirobeiros e caboclos.

Serão aceitas manifestações culturais nas áreas de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia, tendo como parâmetro a Lei Estadual nº 8266/18. Como participar As inscrições ficam abertas entre os dias 20/11/2021 e 04/01/2022, pelo Sistema Desenvolve Cultura (http://cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura/inscricao/). 

Cada pessoa pode inscrever apenas um projeto neste edital (válido também em caso de CNPJ). Não há impedimento para participação de quem já se inscreveu em algum edital anterior da Sececrj. 

Pessoa jurídica - Deverá ser Pessoa Jurídica sem fins lucrativos, representante cultural, social, religioso, ancestral ou econômico de povos e comunidades tradicionais. 

A comprovação de execução deverá ser realizada por meio de registro a ser entregue em formato de vídeo, com uma amostra de pelo menos uma das ações resultantes de seu desenvolvimento com, no mínimo, 30 minutos. O vídeo deverá estar disponível gratuitamente através de links permanentes no Youtube ou Vimeo, com acesso livre através de link compartilhado. Pessoa física - O proponente deve ser maior de 18 anos, pertencente e representante de povos e comunidades tradicionais. 

A comprovação deverá ser entregue por meio de registro de ao menos uma das ações resultantes de seu desenvolvimento, que deverá ser disponibilizada gratuitamente através de link permanente em plataforma digital, prioritariamente em modo público ou com acesso livre através de link compartilhado, nos seguintes formatos: Audiovisual, Audiobook/Podcast ou E-book.

Volta Redonda sedia debate sobre o Fundo Soberano à Região Médio Paraíba

Proposta da agenda é ouvir a sociedade sobre investimentos estruturantes para dinamizar a economia do estado

CDL-VR
Acontece nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, o debate sobre o Fundo Soberano aos prefeitos da região do Médio Paraíba do estado. O encontro vai ser presidiado pelo presidente da Alerj, André Ceciliano (PT) e participarão deputados estaduais, além das autoridades, acadêmicos, empresários e representantes de organizações sociais. O evento acontece das 9h às 13h na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Rua Simão da Cunha Gago, nº 19, no bairro do Aterrado. Em respeito às regras sanitárias, o evento é restrito a convidados e será transmitido pela TV Alerj (canais 10.2 UHF e 12 NET) e no Youtube. O uso de máscaras será obrigatório.

O objetivo do debate é apresentar a Emenda Constitucional 86/21, que criou o fundo. Ele é uma poupança com recursos dos excedentes dos royalties e participações especiais do petróleo para ser usada em momentos de crise (no limite de 30% do seu saldo) e também para financiar o desenvolvimento do estado a médio e longo prazos.

Este é o terceiro encontro regional promovido pela Alerj. O primeiro foi em Itaguaí, dia 15/10, e o segundo em Campos dos Goytacazes, em 29/10.

“A exemplo do que fazem os países produtores de petróleo, o Fundo Soberano poderá financiar investimentos em infraestrutura, ciência e tecnologia, projetos âncoras de desenvolvimento, gerando emprego, renda e riqueza, pensando o Rio além do petróleo. Estamos num momento muito bom do ponto de vista da arrecadação, então é hora de planejar o estado de forma a diversificar a nossa base produtiva, hoje muito dependente dos royalties, de modo a aumentar a nossa receita com bases sólidas, que é o nosso grande problema”, afirma Ceciliano.

O debate vai envolver os municípios de Volta Redonda, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores e Valença. A expectativa é de que sejam discutidos projetos estruturantes para o incremento da economia regional. A Emenda Constitucional 86/21 foi promulgada, em junho, pelo presidente da Alerj, autor original da proposta. O texto, aprovado por unanimidade na Casa, será regulamentado por Projeto de Lei Complementar (PLC). A tramitação já foi iniciada no plenário da Casa, no dia 26/10, e a votação ocorrerá após as audiências públicas.

A emenda prevê que, toda a vez que houver aumento de arrecadação dos royalties de petróleo, 30% dos recursos serão depositados no Fundo Soberano.

Ele vai funcionar como uma poupança para momentos de crise, como a que o Rio viveu em 2016. Também será um fundo de investimentos, como existe nos países que são grandes produtores de petróleo, como Noruega, Canadá e Emirados Árabes. O fundo também é composto por 50% das receitas recuperadas
de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), decisões administrativas, judiciais ou indiciamentos legislativos referentes à exploração de petróleo e gás.

Desafios regionais


Entre os projetos já apresentados nas audiências regionais do fundo, destacam-se a construção de uma rota de dutos de gás natural e o incremento da indústria naval, na região de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica. A equiparação de incentivos fiscais com estados vizinhos, a construção de ligações rodoviárias e a instalação de uma fábrica de fertilizantes foram as principais propostas sugeridas no encontro de Campos, com os municípios da Região Norte.

Levantamento realizado pela Assessoria Fiscal da Alerj revela que o Médio Paraíba tem uma estrutura econômica bem organizada em comparação às demais regiões do estado, com um bom índice de formalização do emprego, graças ao nível de industrialização. O percentual entre a oferta de empregos formais da indústria e o total da população é de 5,5% quando a média do estado é de 2,3%. Reflexo disso é que a região foi a que teve o menor número de moradores requisitando o auxílio emergencial federal em 2020 no estado. O relatório aponta o adensamento e a diversificação da cadeia produtiva como o caminho para a consolidação do desenvolvimento local.

Artesãos de Barra Mansa fazem cadastro para carteira nacional

Atendimento acontece até esta sexta-feira, dia 19, no Clube Municipal

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa está promovendo em parceria Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e o Governo Federal , uma ação para cadastramento dos artesãos da cidade para receberem a ‘Carteira Nacional do Artesão’. O cadastro teve início nesta quinta-feira, dia 18, das 9h às 17h, e será concluído nesta sexta-feira, dia 19. Os artesãos interessados devem comparecer dentro deste horário no Clube Municipal com uma série de documentos e com um modelo de trabalho que realiza.

A Carteira Nacional do Artesão é a identificação do artesão, prevista na Lei nº 13.180, de 22 de outubro de 2015, válida em todo o território nacional, com validade de 6 (seis) anos e que oferece uma série de benefícios. De acordo com a coordenadora de turismo da cidade, Bhella Santos, atualmente são 275 artesãos cadastrados, desde 2018, e que já têm a carteira.

“Nossa expectativa é cadastrar cerca de 200 novos artesãos, isso é de suma importância para o município, pois com esta ação conseguimos movimentar a economia criativa. A secretaria de desenvolvimento econômico buscou parcerias importantes que vão contribuir na qualificação e na aquisição de matéria prima com desconto nas lojas parceiras . Há quase dois anos em decorrência da pandemia os artesãos do município não conseguem expor seus trabalhos e com a vacinação avançada as feiras de artesanato começam a surgir, além época natalina que faz com que o consumo de artesanato cresça. Sendo assim a parceria com lojas de  matéria prima para artesanato vão beneficiar artesãos com descontos na apresentação da Carteira Nacional do Artesão. Assim conseguem baixar o custo da peça e isso repassa para consumidor”, disse a coordenadora.

Além desses benefícios, Bhella destaca que há outras vantagens que contribuem para o fomento da categoria.

“Essa carteira dá direito ao artesão de participar de feiras em todo o território nacional, além de ter acesso aos parceiros que estão criando uma rede de apoio e que vão contribuir na qualificação, que neste momento tão difícil é fundamental. Até o momento, essa rede de apoio é formada por A Viana Leal, Singer, Arte e Costura, Creativity, Luclart, Varejão Textil, Microlins, UBM, People, Cate Papelaria e Transporte Generoso, mas estamos na expectativa de trazer mais empresas”, ressaltou.
A cerimônia de abertura contou com a participação da vice-prefeita, Fátima Lima, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello, o subsecretário de desenvolvimento, Jair Gomes,a Gerente de turismo e Coordenadora do Artesanato do municipio Bhella Santos e a Diretora do Departamento de Produção Artesanal da Secretaria de Estado de Turismo Rio de Janeiro, Úrsula Hallais.

“Essa carteira traz a dignidade para o artesão, é importante para eles se identificarem como um profissional que está trabalhando para geração de renda e nesse momento de pandemia eles fizeram a diferença, pois é um trabalho que elas produzem em casa. E cada vez mais profissionalizar essa categoria é importante não apenas para a família, mas para o desenvolvimento do município, pois o artesanato é uma característica de Barra Mansa. Essa valorização é muito importante para eles se lançarem no mercado”, destacou a vice-prefeita, Fátima Lima.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello, ressaltou a importância dos artesãos para o município.

“As atividades referentes à economia criativa contribuem para o desenvolvimento econômico como um todo e nós acreditamos muito no artesanato, desde a primeira gestão do prefeito Rodrigo Drable a categoria sempre recebeu esse apoio. Nossa gerente de turismo, a Bhella, trata o artesanato com muito carinho, então nós estamos fortalecendo esse laço e dando esse apoio para impulsionar o artesanato em Barra Mansa”, disse Paciello.

Barra Mansa tem uma tradição forte na área de artesanato, sempre promovendo ações e contribuindo para o fomento da economia local.

“O governo do estado vem dando esse suporte para o artesanato, então a gente poder estar cadastrando, oferecendo essa carteirinha e transformando eles em profissionais é muito importante. A comercialização dos produtos artesanais sempre foi um desafio para a categoria, sendo necessário estabelecer mecanismos que possibilitem o acesso para a promoção da arte e o fortalecimento do micro e pequeno negócio. Essa parceria que estamos realizando em relação a empresas do município poderem dar descontos especiais ajuda os dois lados, conseguimos fazer um network bacana entre os artesãos e as empresas parceiras”, ressaltou.

A Diretora do Departamento de Produção Artesanal da Secretaria de Estado de Turismo Rio de Janeiro, Úrsula Hallais, destacou a importância do artesanato para o desenvolvimento da atividade turística e elogiou a atuação da prefeitura no fomento da atividade.

“É importante que cada município traga a sua raiz, sempre conversamos dentro da secretaria, o turista vem conhecer a história e quer levar um pouco dela através do souvenir, essas peças de identidade cultural. Eu fiquei muito satisfeita hoje com a apresentação das parcerias para estimular e fomentar esse setor, principalmente a qualidade do produto e na sua precificação. Além de tudo o que vimos aqui, vamos trazer a Agerio para falar do acesso ao microcrédito e abrir esse leque de conteúdos para que a peça consiga escoar e comercializar”, disse.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação informou ainda que as carteiras cadastradas nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, devem ser entregues aos artesãos até o final do mês. Os interessados que não conseguirem comparecer na data, podem procurar, através do telefone (24)2106-3480, para obter informações e agendar um atendimento.

Serviço:

Documentos necessários para obter a carteira nacional de artesão:

- Carteira de Identidade ou identificação com foto;

- CPF;

- Comprovante de residência ou declaração de moradia;

- Caso tenha inscrição no PIS/PASEP, é obrigatório apresentação da cópia;

- Caso de pagamento de INSS, é obrigatório apresentação da cópia da última contribuição;

- 1 foto 3x4 colorida atualizada;

- Assinatura deverá ser igual a do documento de identificação;

- Apresentação de habilidade mostrando até três técnicas e levar uma peça inacabada para terminar no local.

Carros se envolvem em acidente na Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um acidente foi registrado por volta dás 15h00 desta quinta-feira (18) na altura do km 289 da Rodovia Presidente Dutra (BR116), em Floriano, distrito de Barra Mansa.

De acordo com a PRF, não houve vitima e sem gravidade, sendo orientado aos envolvidos preenchimento de DAT pela internet.

O trânsito ficou parcialmente interditado.

Covid-19: Volta Redonda registra mais uma morte

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Hospital do Retiro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda informou que nesta quinta-feira, dia 17, houve uma confirmação de óbito, no Hospital Municipal Munir Rafful (Hospital do Retiro), referente ao dia 16/11/2021, em decorrência da Covid-19. A vitima foi uma idosa de 77 anos.

A taxa de ocupação na rede pública (SUS) em leitos clínicos é de 20% e de 38% nos leitos de UTI. Na rede privada, a taxa de ocupação referente aos leitos clínicos é de 6% e 8% em leitos de UTI.

Tombamento de carreta deixa caminhoneiro ferido e provoca congestionamento em Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma carreta tombou, por volta dás 05h00 desta quinta-feira (18), na altura do km 223 da Rodovia Presidente Dutra, sentido Rio de Janeiro, na pista de descida da Serra das Araras, em Piraí.

De acordo com a PRF, o veiculo ainda atingiu outro e interditou totalmente a pista. Um dos condutores foi socorrido com ferimentos por equipe de resgate da Nova Dutra. 

A pista de subida seguiu em operação de mão dupla. 

Por volta dás 06h00, na altura do km 222, no sentido São Paulo, na pista de subida, uma carreta em pane mecânica ficou imobilizada sobre a pista, complicando ainda mais o trânsito. 

Nos dois sentidos há grandes congestionamentos devido aos problemas descritos.

Troca de tiros entre criminosos deixa um ferido em Barra Mansa

Um homem ficou ferido durante troca de tiros entre criminoso na noite desta quarta-feira (17) em Barra Mansa.

A ocorrência aconteceu no Bairro de Novo Horizonte. 

Policiais militares foram acionados e encontraram um suspeito ferido. A vitima foi socorrida a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Informações preliminares dão conta de que houve um confronto entre grupos de traficantes rivais. 

No local, foi apreendida uma sacola com entorpecentes. O homem foi atendido e depois conduzido à 90ª DP para esclarecimento dos fatos.

Homem fica gravemente ferido após atropelar capivara na Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PRF
Um home de 27 anos ficou gravemente ferido após atropelar uma capivara na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa. O acidente aconteceu por volta dás 20h30 desta quarta-feira (17), na altura do km 286,8.

A vitima perdeu o controle de um veículo Chevrolet/Prisma, o carro capotou, saiu da pista e bateu contra uma árvore. 

O condutor foi socorrido pela equipe médica do resgate da Nova Dutra para a Santa Casa de Barra Mansa.

Não vacinados são maioria entre os internados por Covid-19

Grupo mais vulnerável é de pessoas com 49 anos de idade ou menos

Dados levantados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do SIVEP-Gripe, indicam que a maioria das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em que a causa é a Covid-19 é de pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto. Os mais acometidos são os adultos com 49 anos ou menos. Os dados reforçam ainda mais a importância de se completar o ciclo vacinal, além da dose de reforço.

- Esses dados comprovam que quem recebe todos os imunizantes está mais protegido em relação aos não vacinados. O avanço na vacinação fez com que as internações hospitalares caíssem, levando a nossa taxa de ocupação para patamares bem baixos. A ocupação nas enfermarias está em 16,5%, e UTI, em 28,4% – destaca o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Ainda de acordo com o levantamento, na faixa etária de 49 anos ou menos, 42,59% não foram vacinados, 39, 57% de forma parcial e 9,82% completaram o ciclo. Para quem tem idade entre 50 a 64 anos, 23,7% não se imunizaram, 27,81% receberam uma dose e 19, 01% as duas. Já o grupo de idoso que mais recebeu a dose de reforço foi de 80 a 84 anos, com uma cobertura de 95,1%, vindo depois do grupo de 70 a 74, com 55,4% de imunização contra a Covid-19.

O secretário de Estado de Saúde ressalta também a importância da população receber a dose de reforço, disponível nos postos de saúde, e continuar mantendo as medidas de prevenção.

- Até o momento, apenas 10,6% dos idosos com idade entre 60 e 64 anos receberam as doses de reforço no estado, conforme registros do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e 31,9%, entre 65 e 69 anos. Coberturas que precisam aumentar para garantir imunidade completa. A pandemia ainda não acabou, por isso, é importante também que a população continue mantendo as medidas de prevenção – adverte Chieppe.

Luciano Bandeira é reeleito presidente da OAB-RJ

Representante da Chapa 1 foi o escolhido para comandar a Seccional no triênio 2022/2024

Foto: Bruno Mirandellaa
Atual presidente da OABRJ, Luciano Bandeira foi reeleito pela advocacia para comandar a Seccional por mais um triênio (2022/2024). O advogado que concorreu pela Chapa 1 - OAB Forte e Unida -  obteve 49,45% dos votos válidos (que correspondem a 45,85% do total dos votos apurados) num pleito que transcorreu com normalidade e mobilizou dezenas de milhares de colegas na capital e nas 63 subseções (veja neste painel o resultado do pleito em cada uma das sedes).

A vitória foi declarada pouco depois das 21h pelo presidente da Comissão Eleitoral da OABRJ, Marcos Bruno, quando o índice de urnas apuradas atingiu os 88%, tornando matematicamente concreto o primeiro lugar de Luciano.

"A vitória  da Chapa OAB Forte e Unida é uma vitória da democracia. Agradeço aos candidatos, democracia é isso. Vamos fazer uma grande gestão para a advocacia. Sem pandemia, poderemos trabalhar muito mais. A vitória é de todos nós", disse Luciano.

Vice-presidente reeleita, Ana Teresa Bazílio afirmou que o maior desafio desse próximo triênio é "restaurar a dignidade e o respeito da sociedade pela advocacia".

"Passamos não somente por uma pandemia, mas também por processos graves de criminalização da advocacia. O trabalho principal agora é restaurar a visão da sociedade sobre a função e a importância dos advogados e aprimorar a advocacia com projetos como os que já fazemos, prestigiando também a advocacia do interior".

Junto com Luciano e Basílio tomarão posse para um segundo mandato o secretário-geral Álvaro Quintão e o tesoureiro Marcello Oliveira. A advogada Mônica Santos ocupará pela primeira vez o posto de secretária-adjunta da Seccional.

Trajetória antiga na OABRJ

Carioca de 51 anos, Luciano graduou-se em Direito pela PUC-Rio em 1994. Reconhecido pela experiência nas áreas cível e empresarial como sócio do escritório Fisher Bandeira Santana. A trajetória institucional na Ordem começou como delegado da Subsede da Barra da Tijuca.

Foi um dos fundadores daquela subseção e o primeiro presidente em 2007, exercendo a liderança local por dois triênios, até 2012. Em seguida, assumiu a tesouraria da Seccional nas gestões de 2013 a 2018, acumulando a função ao cargo de presidente da Comissão de Prerrogativas, considerada a espinha-dorsal da OAB.

Entre os principais compromissos firmados com a classe para o próximo triênio estão o de instalar Casas da Advocacia em mais bairros e no sistema prisional (Benfica, Japeri e São Gonçalo), promover novas reformas de parlatórios e criar mais 200 escritórios digitais, totalizando 500 até 2024.

No eixo da defesa das prerrogativas estão os projetos de instituir a Procuradoria de Valorização da Advocacia, lutar pela efetiva aplicação da Lei de Abuso de Autoridade, trabalhar pela unificação dos sistemas eletrônicos dos tribunais e ampliar a Escola de Formação das Prerrogativas e criar um aplicativo de gestão de escritórios.

Cotas de gênero e etnia pela primeira vez

Estas eleições entram na história do sistema OAB como as primeiras em que cotas para pretos e pardos e paridade de gênero guiaram a composição das chapas, tanto no conselho titular quanto no suplente.

Veja o desempenho das outras três chapas que concorreram à gestão da Seccional:

Sylvia Drumond  -   27,99% (votos válidos)

Sérgio Antunes -  13,05% (votos válidos)

Roque Z -  9,51% (votos válidos)

Ao final da apuração, foram registrados 1.095 votos brancos (2,05%) e 2.795  nulos (5,23%).