Rádio Acesa FM VR: 2019-02-17

sábado, 23 de fevereiro de 2019

4 veículos se envolvem em acidente no Retiro em Volta Redonda, RJ

Um acidente envolvendo 4 veículos foi registrado na noite deste sábado (23) na Avenida Sávio Cota de Almeida Gama, no bairro Retiro, em Volta Redonda, cidade no Sul Fluminense. A batida aconteceu na altura do Shopping Dourados.

No acidente um veiculo bateu contra um poste, um capotou e ficou com as rodas para o ar, um subiu a calçada e outro ficou no meio da pista.

De acordo com as primeiras informações, houve feridos, um motorista foi conduzido ao Hospital São João Batista e os outros feridos fugiram.

Fotos: Felipe Junior

Homem é morto dentro de barbearia no São Geraldo em Volta redonda, RJ

Adison Mateus Viana Santos, proprietário de um barbearia, foi morto no início da tarde deste sábado (23) no bairro São Geraldo, em Volta Redonda, cidade no Sul fluminense. O crime foi na rua Ituiti.

Segundo as primeiras informações da PM, dois homens em uma moto e cobrindo os rostos com capacetes passaram pelo local e atiraram em Adison.

O caso segue sendo investigado pela polícia da delegacia de Volta Redonda (93ª DP).

Carro pega fogo após bater em outro no Pinto da Serra em Volta Redonda, RJ

Foto: Maycon Rodrigues
Uma pessoa ficou ferida em uma colisão frontal na madrugada deste sábado (23) entre dois veículos na Avenida Francisco Crisóstomos Torres, no bairro Pinto da Serra, em Volta Redonda, cidade no Sul Fluminense.

O Corpo de Bombeiros foi acionado socorreu a vitima que foi conduzida ao Hospital São João Batista. O fogo foi contigo, mas o veículo já tinha sido todo consumido pelas chamas.

O estado de saúde da vitima foi não divulgado pelo o hospital.

Foto: Maycon Rodrigues
O trânsito ficou parcialmente interditado e os veículos faziam o desvio pela pista esquerda, sentido ao bairro São Luiz.

Bebê é deixado dentro caixa de sapato no bairro Vila Mury em Volta Redonda, RJ

Um bebê foi encontrado dentro de uma caixa de sapato, na madrugada deste sábado (23), abandonado em frente a uma residência na Rua das Magnólias, no bairro Vila Mury, em Volta Redonda, cidade no Sul Fluminense.

O recém-nascido foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo. Ele estava apenas de frauda. A criancinha está internada na UTI neonatal.

O Conselho de Tutelar foi acionado e está acompanhando o caso junto à Delegacia de Polícia de Volta Redonda (93ª DP), onde a ocorrência foi registrada. Os responsáveis podem responder pelo crime de desamparar ou expor o bebê a perigo.

Se condenados, a pena prevista é de detenção, de 1 a 3 anos. Caso resulte em morte, a pena aumenta para 2 a 6 anos.

Para a configuração do crime, é indispensável que a atitude tenha sido motivada pelo objetivo de esconder ato que causou desonra.

O referido crime é muito parecido com o crime de abandono de incapaz, descrito no artigo 133 do mesmo Código, que também tem a finalidade de dar segurança à integridade física de todos os incapazes, incluindo os recém-nascidos. Todavia, para que esse crime se configure, não há necessidade de intenção especifica, basta que ocorra o abandono.

Sábado (23) tem clima quente no Sudeste com chuva apenas ao fim da tarde

Chuvas e trovoadas ocorrem em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O céu fica parcialmente nublado.
Na nossa querida região Sudeste, o tempo segue firme com céu parcialmente nublado neste sábado (23). Em algumas áreas o sol aparece por entre algumas nuvens, porém o tempo é quente e faz bastante calor. Condições evidentes indicam pancadas de chuva com trovoadas no oeste, Triângulo Mineiro, centro, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Essas chuvas ocorrem ao fim da tarde.

Na região, o céu fica parcialmente nublado com temperatura mínima de 14ºC e a máxima de 38ºC. Já a umidade relativa do ar fica entre 30% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Bandeira tarifária segue verde em março

Bandeira anunciada hoje para o mês de março permanece verde para consumidores

A bandeira tarifária em março de 2019 será verde, sem custo para os consumidores. Apesar do período úmido de 2019 ter tido pouca ocorrência de chuvas em janeiro, o nível de produção da energia hidrelétrica no país ainda se mantém elevado, contribuindo para um nível do risco hidrológico (GSF) em patamar que garante a manutenção da bandeira verde, mesmo com PLDs elevados nas regiões sudeste, centro-oeste e sul. O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.

Mesmo com a redução do valor cobrado na bandeira é necessário manter as ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício.


Dicas de Economia de Energia

Chuveiro elétrico

Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos
Selecionar a temperatura morna no verão
verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo

Ar condicionado

Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado
Manter os filtros limpos
Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado
Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto

Geladeira

Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário
Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções
Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira
Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos
Não forrar as prateleiras
Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente

Iluminação

Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; pintar o ambiente com cores claras

Ferro de passar

Juntar roupas para passar de uma só vez
Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura
Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa

Aparelhos em stand-by

Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências

Chuva provoca alagamento em rua do bairro Açude

A chuva que caiu no início da noite desta sexta-feira (22) deixou a principal via de acesso ao bairro Açude I e II, inundada. A Avenida Glória Roussim Guedes concentra toda a escoação de água da chuva.

A quantidade de chuva foi o suficiente para interromper o acesso de ônibus e carro ao bairro. Por ser um problema histórico e, objeto de campanha política, os moradores construíram barreiras nos portões e portas de casa para que a água não entre e cause maiores prejuízos.

Alguns moradores ouvidos pela a reportagem do PORTAL DE NOTICIAS RÁDIO ACESA informaram que tem de correr quando o tempo está pra chuva, já que se tiver veículos estacionados na rua tem de procurar um lugar alto para estacioná-los.

Este problema de escoação da água da chuva é uns dos problemas críticos da população que nem força tem mais para acreditar que o poder publico venha executar a obra de solução do problema da enchente, desabafou Mirian Duarte, moradora.

Além da água acumulada, a lama toma conta da via onde assim os moradores tem de lavar a rua por causa do barro.

Voltaço vence o Resende na abertura da Taça Rio com o brilho de João Carlos

Artilheiro marcou o único gol da vitória por 1 a 0 do Voltaço no clássico

Resende e Volta Redonda protagonizaram o Clássico do Sul Fluminense na tarde desta sexta-feira (22), no Estádio do Trabalhador, pela rodada de abertura da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca 2019. Com gol solitário do artilheiro João Carlos, o Esquadrão de Aço venceu por 1 a 0.

Os primeiros deixam o Volta Redonda momentâneamente na liderança do Grupo A da competição e, com a derrota, o Resende fica na lanterna do Grupo B. Na próxima rodada, o Esquadrão de Aço enfrenta o Botafogo, no dia 2 de março, no Estádio Nilton Santos, às 19h. Já o Gigante do Vale encara o Fluminense, no Maracanã, no dia 1º de março, às 20h. O Placar FutRio acompanha ambas as partidas em tempo real.

Voltaço é intenso no primeiro tempo e cria mais oportunidades

A primeira parte da etapa inicial foi equilibrada, mas o Volta Redonda tratou de dominar a partida após a parada técnica. Aos 24 minutos, Douglas Lima cruzou para Marcelo, mas o meia se jogou de qualquer jeito na bola e acabou tocando de canela, longe do gol. Aos 32, após contra-ataque fulminante, Wandinho apareceu com espaço para finalizar rasteiro e obrigar Ranule a fazer boa defesa.

Aproveitando o bom momento, o Voltaço continuou pressionando o Resende, que não conseguia administrar a posse de bola. Aos 39 minutos, os visitantes fizeram uma jogada ensaidada em cobraça de falta, mas Marcelo bateu mal na bola e ela foi muito longe da meta alvinegra.

Douglas Borges vira herói e o artilheiro do campeonato brilha

Já na etapa complementar, o Resende construiu as primeiras jogadas ofensivas. Aos seis minutos, Arthur Faria lançou Valdeci, de frente para o go ladversário, mas o atacante finalizou prensado pela marcação. Aos 17, Arthur Faria tentou sozinho. O meia aproveitou a má saída do Volta Redonda e arriscou de longe, obrigando Douglas Borges a fazer grande defesa. Aos 20, Maxwell comandou troca de passes no ataque e a bola chegou para Sabão chutar de primeira, mas o arqueiro do Voltaço, mais uma vez, praticou uma boa defesa.

Mesmo com toda a pressão do Resende, o Volta Redonda não bobeou e aproveitou a primeira chance que teve no ataque no segundo tempo. Aos 20 minutosm Wandinho passou pela marcação e cruzou rasteiro para João Carlos, sozinho na segunda trave, completar de carrinho para o fundo das redes e abrir o placar.

A forte chuva assolou o Estádio do Trabalhador e as equipes não conseguiram manter um bom nível de futebol jogado. Mas, aos 46 minutos, o Resende obteve a chance do empate. Zambi arriscou finalização de fora da área e colocou um forte efeito na bola, mas Douglas Borges, mais uma vez, apareceu para defender de forma sensacional, garantindo a vitória do Esquadrão de Aço.

A partida
Resende 0x1 Volta Redonda - Campeonato Carioca, Taça Rio, 1ª rodada - 22/02/2019 às 16h30

Estádio do Trabalhador (Resende - RJ)
Árbitro: João Ennio Sobral
Assistentes: Guilherme Vogas Tavares e Gabriel Bernardo Duarte

Resende: Ranule; Filipi Souza, Rhayne, Lucas Tavares, Jeanderson; Joseph, Léo Silva (Sabão - intervalo), Arthur Faria; Jackson (Mateus Totô - intervalo), Valdeci (Zambi, 34'/2ºT) e Maxwell. Técnico: Edson Souza.

Volta Redonda: Douglas Borges; Luís Gustavo, Daniel, Heitor, Luiz Paulo; Bruno Barra, Bileu, Marcelo, Douglas Lima; Wandinho e João Carlos. Técnico: Toninho Andrade.

Gol: João Carlos, 20'/2ºT (0-1)

Cartões amarelos: Joseph (RES); Douglas Lima (VOL)

Guarda ambiental de Barra Mansa age rápido e salva tucano atingido por tiros de chumbinho

Animal natural da Mata Atlântica fraturou o fêmur em decorrência do disparo; corporação apura o caso e já tem suspeita sobre quem praticou o crime

Um tucano ferido por tiros de espingarda de chumbinho foi encaminhado por dois guardas ambientais na manhã desta sexta-feira (22) para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), em Seropédica (RJ). O animal foi resgatado por populares no fim da tarde desta quinta-feira (21), na Avenida Ministro Amaral Peixoto, no bairro Bocaininha, próximo ao Clube Recanto.

Segundo relatos de moradores da localidade, um homem seria o responsável pelo crime. A Guarda Ambiental está apurando o caso visando localizar o autor dos disparos. “Estamos ouvindo as pessoas a fim de enquadrar o suspeito no artigo 29, da lei federal 9.605/98, que estabelece multa e detenção de seis meses a um ano para quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”, detalhou o inspetor.

Moura relatou que após ser atingido, o animal foi encaminhado para a sede da Guarda Municipal, no Parque da Cidade, no Centro, e em seguida, levado para a Guarda Ambiental. “Providenciamos socorro imediato em uma clínica especializada. Na unidade, o animal recebeu os primeiros socorros”, relatou.

O médico veterinário Gustavo Fagundes, responsável pelos primeiros socorros, confirmou a fratura do fêmur do animal, bem como a existência de chumbinho na área. Ele avaliou que no Cetas o tucano será submetido a um procedimento cirúrgico e após a sua total recuperação, será readaptado a uma mata cadastrada pelo Ibama.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, acompanhou toda a operação. Ele destacou a importância da preservação da espécie. “Os tucanos são animais frutíferos e ajudam a manter o equilíbrio da cadeia alimentar da população de insetos, como também auxiliam na proliferação de sementes, fundamental para a germinação da vegetação da Mata Atlântica. Por outro aspecto, é necessário avaliar o comportamento cruel dessa pessoa ao disparar contra um animal que não oferece risco à humanidade”, concluiu.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Área de ocupação irregular é fiscalizada em Volta Redonda, RJ

Famílias que viviam no local foram beneficiadas com aluguel social e será contemplada com o programa Minha Casa Minha Vida

Uma equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) realizou nesta semana uma fiscalização a área de ocupação irregular no bairro, Ponte Alta em Volta Redonda. O local estava sendo ocupado por 20 famílias que foram retiradas da ocupação devido ao risco eminente de desabamento. Segundo o presidente do IPPU, Márcio Lins, a visita foi para saber se área está preservada.

“As famílias foram retiradas do local e a vistoria foi para saber se houve algum retorno e se a área está preservada. A operação foi um sucesso e as pessoas que estavam na área já foram realocadas em locais seguros. Realizamos várias fiscalizações em diversos locais da cidade para evitar esse tipo de ocupação irregular que pode colocar a vida das pessoas em risco”, destacou.

No local, a Secretaria de Meio Ambiente já iniciou um reflorestamento com o plantio de mudas de amoreira, aroeira pimenta, sibipiruna, ipê entre outras. A desocupação do terreno foi firmada em meados de novembro, quando os moradores aceitaram a proposta de recebimento imediato de aluguel social e posterior inserção no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

O prefeito Samuca Silva, destacou que a retirada dessas famílias foi um trabalho em conjunto de várias secretarias.

“Toda a estrutura da prefeitura foi envolvida para a retirada dessas famílias que viviam sob risco. Além da ocupação ser irregular o local tem um sério risco eminente de desmoronamento o que poderia se tornar uma tragédia e nos como poder públicos devemos trabalhar para que esse tipo coisa não aconteça, prezamos pela vida da população. Hoje todos foram contemplados com o aluguem social e em breve terão seus apartamentos através do programa “Minha Casa Minha Vida”, no bairro São Sebastião”, disse.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, o local é de risco e com as recentes chuvas ocorreu um deslizamento.

“Constatamos que a área está totalmente desocupada e conversando com um morador da proximidade, que relatou que houve um deslizamento no local e poderia ter acontecido um desastre se houvesse moradores. Isso mostra a importância desse trabalho de prevenção para eliminação da vulnerabilidade das famílias em risco. A gestão está trabalhando em prol da segurança da população de Volta Redonda”, contou.

Samuca anuncia prorrogação do IPTU e antecipação do pagamento dos servidores


O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, anunciou nesta quinta-feira, dia 21, várias medidas que vão agradar aos funcionários de carreira da prefeitura, aos aposentados e aos contribuintes. A Cota Única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2019 que oferece um desconto de 18% para o pagamento a vista, vencimento no dia 28 de fevereiro, será prorrogada por decreto municipal assinado pelo prefeito para o dia 12 de março, quinto dia útil do mês.

Outra informação de interesse dos servidores efetivos, de carreira, e os aposentados da prefeitura, é que o pagamento dos salários de fevereiro será pago no último dia do mês, quinta-feira, dia 28. Ele disse que esta será a prioridade, pagar os servidores antes do período de carnaval que começa na primeira semana de março.

“Estamos assinando um decreto prorrogando o pagamento do IPTU com 18% de desconto para o dia 12 de março, quinto dia útil do mês, devido a essa característica do carnaval. Excepcionalmente estaremos pagando aos servidores efetivos, de carreira, pessoal da saúde e aos aposentados, a partir do dia 28 de fevereiro, atendendo pedido dos servidores. Vamos deixar os cargos comissionados para uma folha paralela, se tiver recursos, mas a prioridade será os servidores de carreira. Os cargos comissionados serão pagos no dia 12 de março”, reafirmou Samuca.

O prefeito comentou vários assuntos, como o lucro declarado de R$ 5 bilhões e 200 milhões de reais no ano passado pela empresa siderúrgica que é maior contribuinte do município. “Isto é bom para a população de Volta Redonda e a região, porque mostra o retorno do crescimento econômico do país para os negócios e geração de empregos. Favorece a toda região. A empresa já anunciou investimentos imobiliários na cidade. E para incentivar o desenvolvimento criamos o imposto progressivo para estimular o desenvolvimento e colocar fim de áreas paradas. O projeto está na Câmara Municipal para discussão. Volta Redonda foi a cidade que mais criou empregos. Temos que pensar a cidade para os próximos 10 anos”, comentou.

A regulamentação dos aplicativos de transporte individual que dá direitos aos cidadãos de escolher como serão transportados, favorecendo a mobilidade urbana, o mutirão para os exames de mamografia, ultrassonografia e Raios X para zerar a fila de 24 mil exames, com o uso de equipamentos modernos na Policlínica da Cidadania. Os exames estão sendo realizados de segundas-feiras aos sábados para zerar as filas até 30 de abril, foi tema da conversa do prefeito com os ouvintes. “Em breve será realizada o mutirão das cataratas para zerar essas demandas na saúde pública. Fiquem atentos aos avisos no telefone celular”, afirmou o prefeito.

Samuca Silva falou da visita que realizou esta semana a Brasília (DF), onde fez contato com o titular do Ministério da Justiça, Sérgio Moro, apresentando projetos para parcerias e convênios com o Governo Federal na área de segurança pública, buscando a melhoria da qualidade de vida da população voltarredondense. O prefeito também fez uma visita à bancada federal que representa a região sul fluminense no Congresso Nacional para estreitar o relacionamento com os parlamentares, visando projetos e verbas públicas para investimentos.

Estado do Rio de Janeiro registra queda de 18% em homicídio doloso

Este foi o mês de janeiro com o menor número de vítimas desde 2012
No primeiro mês deste ano, o indicador homicídio doloso (sem a intenção de matar) apresentou uma redução de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Este foi o mês de janeiro com menor número de vítimas nos últimos sete anos e o segundo menor nos últimos 28 anos. O indicador letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado) também foi destaque: em comparação com janeiro de 2018, a queda no número de vítimas foi de 14%. Já nas mortes por intervenção de agente do Estado, o aumento em relação a janeiro do ano passado foi de três vítimas.

Os crimes contra o patrimônio como roubo de veículos e roubo de cargas também diminuíram em janeiro. Nos roubos de veículos, a queda foi de 28% no estado em relação ao mesmo mês do ano passado, esse foi o melhor mês de janeiro para o indicador desde 2016. Em relação a dezembro de 2018, a queda foi de 1%. Os roubos de carga diminuíram 24% em relação a janeiro e 6% em relação a dezembro.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (RO) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de janeiro.

Homem é morto em Resende: Segundo homicício no mesmo dia

Um jovem de 27 anos foi morto a tiros na noite de quinta-feira (22) no bairro Liberdade, em Resende, RJ. Segundo informações da Polícia Militar (PM), o crime aconteceu na Rua dos Andradas.

Ainda segundo a polícia, a vítima foi atingida por três disparos. Ela estaria com uma tornozeleira eletrônica. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

A polícia informou que o jovem tem três passagens criminais e faria parte de uma facção criminosa.

O homicídio foi registrado na 89ª Delegacia de Polícia (Resende). Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso e não havia informação sobre a motivação do crime.

Beneficiários do desconto de 50% no IPTU de Volta Redonda que receberam carnês com valor total devem procurar a prefeitura

Devido a uma falha ocorrida no sistema alguns carnês foram emitidos sem o desconto
Os aposentados, pensionistas e deficientes físicos que tiveram seus pedidos deferidos para fazerem juz ao desconto de 50% do IPTU (Imposto Predial, Territorial Urbano) e que receberam seus carnês com o valor total do imposto deverão retirar a segunda via corrigida nos guichês 7 e 8 no saguão da prefeitura. De acordo com Secretário Municipal de Fazenda, Fabiano Vieira, devido a uma falha ocorrida no sistema alguns carnês foram emitidos sem o desconto.

“Detectamos prontamente o problema e estamos corrigindo. Pedimos desculpas pelo ocorrido. Para evitar filas e proporcionar um atendimento imediato aos contribuintes estamos trabalhando em regime de plantão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da prefeitura, para atender os contribuintes nessa ocasião”, explicou o secretário.

Fabiano Vieira lembrou que a Prefeitura de Volta Redonda, buscando um melhor atendimento, com mais eficiência e comodidade, disponibilizou também uma ferramenta para facilitar a vida do contribuinte. Agora, para os munícipes obterem informações e a 2ª via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) basta acessar o site www.voltaredonda.rj.gov.br.

No endereço eletrônico também é possível imprimir outras guias e retirar a certidão negativa de imóvel. Dentro do site, o contribuinte pode optar pela impressão dos boletos referente às parcelas mensais ou pelo boleto de parcela única. “É importante ressaltar que, no caso dos carnês emitidos sem desconto, o contribuinte precisa procurar a prefeitura pessoalmente”, explicou o secretário.

O prefeito do município, Samuca Silva, destacou que o dinheiro arrecadado com o pagamento do IPTU é revertido em melhorias nos serviços para a população. “O IPTU é um dos tributos mais importantes em qualquer cidade. Com o dinheiro arrecadado, as prefeituras podem investir em obras que valorizem o município, fortalecer a sua estrutura e financiar outros projetos em benefício de todos”, explicou Samuca.

Descontos - Para aqueles que optarem em realizar o pagamento em cota única, com desconto de 18%, o prazo foi prorrogado por decreto municipal, assinado pelo prefeito, para o dia 12 de março, quinto dia útil do mês. Os contribuintes que também quitarem do imposto em cota única, mas com a opção de pagamento no dia 29 de março, o desconto é de 10%.

O contribuinte também pode optar pelo pagamento integral, sem desconto, dividido em seis vezes. O vencimento da primeira parcela também está marcado para 29 de março. As demais cotas vencem em 30 de abril, 31 de maio, 28 de junho, 31 de julho e 30 de agosto. Em caso de atraso no pagamento das parcelas, está previsto reajuste conforme a data em que o acerto seja efetuado.

PM apreende carga sem nota fiscal na RJ-147 em Valença, RJ

Foto: PM
Uma carga foi apreendida por está sem nota fiscal na manhã desta sexta-feira (22) na RJ-147 - Valença (RJ) x Rio Preto (MG) - em Matadouro, no município de Valença, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Militar, o condutor do caminhão VW Cummins de Santo Antônio do Monte (MG), foi abordado e disse está transportando cosméticos. Durante a verificação da carga, além do produto apresentado foi encontrado fogos de artifícios sem notas.

Ainda durante averiguação foram encontrados diversas peças de roupas e calçados e 48 caixas de chumbos balins.

Foto: PM
Os produtos apreendidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Valença (91ª DP) junto o homem de 51 anos. Ele assinou um termo de responsabilidade e vai responder em liberdade.

Homem é morto no ponto final do Belmonte em Volta Redonda, RJ

Foi morto à tiros no final da manhã desta sexta-feira (22) um homem identificado como Rafael de Oliveira Moraes, de 28 anos, no ponto final do ônibus no bairro Belmonte, em Volta Redonda, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro.

A polícia apura as informações de uma testemunha que disse ver dois homens a pé indo em direção à vitima que estava dentro de um bar, na Rua Itaverá com a Avenida Itaqui, e atirado. Ainda de acordo com as informações, Rafael morreu na hora.

A reportagem do PORTAL RÁDIO ACESA FM esteve no local e ouviu um tio da vitima que disse que o sobrinho era trabalhador e não sabia do envolvimento dele com alguma situação que motivasse a morte. Ainda de acordo com parentes, a vitima era casada e tinha um menino de 4 anos de idade.

O caso segue sendo investigado na Delegacia de Volta Redonda (93ª DP), onde a ocorrência foi registrada.

Jovem de 17 anos sofre tentativa de homicídio no Santo Agostinho, em Volta Redonda, RJ

A PM foi acionada no final da noite desta quinta-feira (21) para um caso de tentativa de homicídio na Rua Novo México, no bairro santo Agostinho, em Volta Redonda, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro.

Um menor, de 17 anos, foi alvejado por um outro jovem com três disparos de arma de fogo. A vitima foi socorrida pelo o avô e levada para o Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo.

No local a PM apreendeu no estojo de calibre de 9 milímetros.

O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Volta Redonda (93ª DP).

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019 - Estação: Verão

Climatempo
Sexta-Feira, 22 de Fevereiro


Volta Redonda - RJ

Sex Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 21ºC 32ºC 25mm 75%

Após denúncia anônima, homem é preso acusado de homicídio em Vassouras

Policiais da 95ª DP (Vassouras), em conjunto com a Policia Militar, prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (20/02), Luís Carlos Rodrigues, de 45 anos, suspeito da morte de Júlio Eduardo dos Santos Belo, de 29 anos, conhecido como Mãozinha.

De acordo com informações, a prisão ocorreu após uma denúncia anônima enviada aos agentes, relatando que Luis Carlos estava acompanhado da vítima - morta a facadas - na noite do crime.

Após as buscas, os policiais localizaram o suspeito e o conduziram para delegacia, onde o mesmo confessou o crime, alegando vingança.

Homem é preso acusado de crime de violência doméstica em Paraty

Agentes da policia civil de Paraty (167ª DP) prenderam nesta quinta-feira (21) Adílio dos Santos por crimes de violência doméstica. Ele foi flagrado agredindo a companheira.

De acordo com a polícia, o homem vai responder pelos crimes de lesão corporal e ameaça. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da justiça.

Preso homem suspeito de agredir companheira à chicotadas em Angra dos Reis, RJ

Foi preso o homem suspeito de agredir a companheira à chibatadas com cabos de fio elétrico em Angra dos Reis, cidade na Região Costa Verde Sul do Estado do Rio de Janeiro. O caso repercutiu nas redes sociais onde as fotos da vitima circulou pelas redes sociais causando revolta por parte dos internautas.

 De acordo com os policiais da Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Angra dos Reis, Uelinton de Oliveira, agrediu a companheira com socos e chutes, inclusive enquanto a vítima estava com o filho de oito meses no colo, quando recebeu chibatadas com cabos de fio elétrico.

Contra o suspeito havia mandado de prisão por crimes de violência doméstica. Eles são casados há 10 anos. Nas redes sociais, a irmã da vítima relatou as agressões, inclusive, na gestação, no resguardo e até com o filho no colo.

O acusado vai responder pelos crimes de tortura, cárcere privado e ameaça. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da justiça.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Acidente entre dois veiculos provoca 'nó' no trânsito em Barra Mansa, RJ

Dois veiculo colidiram no final da tarde desta quinta-feira (21) na Rua José Tenente Eduardo, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

As primeiras informações dão conta de duas vitimas que foram socorridas pelo o Corpo de Bombeiros e conduzidas à Santa Casa de Barra Mansa.

Idoso morre atropelado por caminhão no bairro Santana em Barra do Piraí, RJ

Um atropelamento terminou com a morte de um idoso, identificado como José Carlos da Silva, de 62 anos. Ele foi atingido por um caminhão tanque no início da tarde desta quinta-feira (21), na rua Barão do Rio Bonito, no bairro Santana, em Barra do Piraí, cidade no Sul Fluminense.

De acordo com os Bombeiros, a vítima foi atingida por um caminhão de combustíveis, ao tentar cruzar a Rua Barão do Rio Bonito — fora da faixa de pedestres.
O trânsito no sentido Belvedere ficou totalmente interditado. Após perícia, o corpo foi removido ao IML da cidade. A Guarda Municipal esteve no local desviando o tráfego para outra pista.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia daquele município, na (88ª DP).

Motociclista cai de moto e tem corte na cabeça, em Pinheiral, RJ

Um motociclista caiu da moto na noite desta quarta-feira (20) na Avenida Nilton Pena Botelho, na entrada do Parque Maíra, em Pinheiral, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

A equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada e socorreu a vitima que estava muito alterada e com sinais de embriaguez. Foi constatado um corte na cabeça.

Caminhoneiro morre em acidente na Dutra, em Piraí, RJ

Foto: PRF
Um acidente deixou uma vitima fatal no início da madrugada desta quinta-feira (21), no km 249 da BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), em Piraí, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que a colisão traseira deixou um motorista, de 51 anos, morto.

O acidente aconteceu na pista de descida, sentido Rio.

Chuva e ventos derrubam árvores e interdita a BR-393 em Sapucaia, RJ

A BR-393 (Rodovia Lúcio Meira) ficou parcialmente interditada após árvores caírem na pista durante a chuva na noite desta quarta-feira (20). O tráfego segue em meia pista no km 133 da rodovia, em Sapucaia.


De acordo com técnicos da defesa civil do município, a estrutura da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul ficou comprometida e segue sendo monitorada. Ainda de acordo com a Defesa Civil, choveu 38,17mm em 6 horas.

Além da rodovia a cidade foi fortemente atingida com enchentes. Ainda não há informações de desabrigados e nem vitimas.

Corpo é encontrado às margens da Dutra em Resende, RJ

O corpo de um homem foi encontrado às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Resende, cidade no Sul do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com as primeiras informações, o caso aconteceu na altura do bairro Fazenda da Barra I.

Ainda de acordo com as informações, o homem, identificado apenas como Vagner, estava vestido com uniforme de uma empresa e estava com marca de sangue. Ele seguia para o trabalho.

A vitima teria sido agredida até a morte próximo à passarela do bairro Fazenda da Barra I. O homem, de 24 anos, estava com marca de perfuração na cabeça.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia de Resende (89ª DP).

O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma equipe ao local, mas encontrou a vitima sem vida.

AGENTES DE SAÚDE: Ministério anuncia reajuste de piso salarial

Piso salarial de Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias passa a ser de R$1.250,00

A partir do mês de fevereiro deste ano o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias foi reajustado e passa a ser de R$1.250,00. Nesta quarta-feira o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta destacou que o reajuste é apenas uma forma de valorizar o trabalho dos agentes que exercem um trabalho fundamental para a saúde pública brasileira.

Junto a representantes da CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Mandetta reforçou que a atuação destes profissionais é fundamental para alcançar melhores resultados na atenção básica, como o reforço no combate a epidemias por exemplo. O ministro ainda destacou que irá investir na capacitação de cada profissional.

“Paralelo ao piso nós temos os afazeres, nós temos a capacitação, nós temos o curso técnico, nós temos uma série de políticas. O sus tá precisando muito neste momento de reforçar a atenção básica. Nós estamos com epidemia de dengue em muitas cidades, epidemia de zika. Temos a entrada do sarampo, baixa vacinação. É preciso todo mundo dar as mãos”.

A vice-presidente da CONACS, Marivalda Araújo, acredita que o reajuste será um incentivo para que os agentes desempenhem as funções de forma ainda mais efetiva.

“Com certeza nós vamos fazer parceria para que dentro das nossas atividades, com nossa qualificação, nosso reconhecimento, e também com este ajuste salarial, nós vamos ter sim uma condição muito melhor de atender a dona maria, que só o agente de saúde e de endemia vai visitar”.

Os recursos são transferidos pelo ministério da saúde para os estados e municípios.

3 mil pares de sandálias falsificadas são apreendidos na Dutra, em Serra das Araras, Piraí

Foto: PRF
Um veiculo carregado com produtos falsificados foi aprendido pela a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada desta quarta-feira (20), no km 227 da Dutra, posto PRF de Caiçara, no início da descida da Serra das Araras, em Piraí, cidade no Sul Fluminense.

Durante a operação de fiscalização de combate ao roubo de carga, abordou um furgão Fiat/Ducato Maxicargo, conduzido por um homem de 42 anos, que apresentou uma nota fiscal na qual constava apenas a descrição "chinelo" para a carga transportada. Durante a verificação do produto, os agentes constaram 3 mil pares de sandálias Havaianas "pirateadas"(falsificadas).

Na nota fiscal apresentada pelo motorista constava que a origem da mercadoria era Juatuba (MG) e o destino seria Campos dos Goytacazes (RJ). Mas, a equipe PRF constatou que as sandálias vinham de Nova Serrana (MG), local já sabido de falsificação de calçados, e seriam entregues em São João de Meriti (RJ), na Baixada Fluminense, e em Campos dos Goytacazes (RJ), no Norte Fluminense.

O produto foi apreendido e o conduto do veiculo preso e o caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Piraí (94ª DP).

Motorista é preso por embriaguez e desacato em frente Aman, em Resende, RJ

Foto: PRF
Um homem foi preso após ser constatado embriaguez ao volante e por desacato à uma guarnição do Exército em Resende, cidade no Sul Fluminense. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (20) no km 306 da Via Dutra, onde a guarnição acionou a PRF para o caso de um motorista que desacatou os militares em frente ao portão monumental da Aman.

O motorista do Range Rover/Evoque apresentava sinais visíveis de alcoolizado e totalmente descontrolado, desacatando os militares, em frente ao Portão Monumental da AMAN, tendo chamado o sargento responsável pela guarnição da Polícia do Exército(PE) de palhaço.

O homem de 43 anos foi detido e se recusou a fazer o teste etílico - para saber se havia feito o consumo de álcool.

O veículo apresentava arranhados nas duas laterais e os dois retrovisores externos quebrados, que, segundo o preso, ocorreu quando passou pelo portão de sua residência.

A ocorrência encaminhada para a Delegacia de Polícia de Resende (89ª DP). de Resende.

Tempo moderadamente instável pela região Sudeste nesta quinta-feira (21)

Esta quinta-feira (21) teremos tempo moderadamente instável com céu nublado a parcialmente nublado na região Sudeste. O ar seco predomina sobre o norte do Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais, com um tempo firme e sem chuva. Nas outras regiões chove a qualquer hora, principalmente entre o leste e o sul de São Paulo, e até no Sul de Minas Gerais. Nas outras áreas e estados são esperadas pancadas isoladas de chuva à tarde.

Na região, temperatura mínima de 13ºC e a máxima de 36ºC. Já a umidade relativa do ar fica entre 35% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Dois homens são presos na Dutra após assalto a comércio em Barra Mansa

Foto: PRF
Dois homens foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma blitz na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Seropédica, Região Metropolitana do Rio. A dupla estava com vários objetos roubados em um estabelecimento comercial de Barra Mansa, no Sul Fluminense. O caso aconteceu na noite de quarta-feira (20).

Por volta das 18h, os policiais abordavam veículos nas proximidades do pedágio quando desconfiaram dos ocupantes de um carro e deram ordem de parada. O automóvel ainda acelerou, mas ao perceber que não conseguiria fugir, o motorista parou o veículo.


Em uma revista, foram encontrados 11 telefones celulares, quatro relógios, pouco mais de R$ 1 mil, um cheque e outros pertences das vítimas, no interior do carro. Um revólver calibre 38, com a numeração raspada, também foi achado. Os suspeitos acabaram confessando que voltavam de Barra Mansa, onde teriam cometido um assalto a um comércio.

Durante a fiscalização, os policiais ainda verificaram que o carro era roubado e estava com placas clonadas. O roubo teria ocorrido em Madureira, Zona Norte do Rio, no ano passado.


A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia de Barra Mansa (90ª DP).

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Prefeito de Volta Redonda quer recomeçar obra em anexo do Hospital do Retiro

Idealizado para ser uma unidade materno-infantil, edifício de cinco pavimentos poderá abrigar outras especialidades

A retomada das obras da unidade hospitalar ao lado do Hospital do Retiro foi tema de reunião com o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, na tarde desta terça-feira, dia 19. O encontro com membros do governo municipal, direção do hospital e representantes da Organização Social responsável pela gestão da unidade, apresentou as medidas que vão permitir que o construtor responsável pela obra volte ao trabalho.

O edifício de cinco pavimentos, idealizado para abrigar uma unidade materno-infantil, é fruto de uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do programa Somando Forças. De acordo com o gerente Municipal de Convênios, Sílvio Gomide, o município ainda tem mais de R$ 4 milhões a receber, em seis parcelas, do estado para concluir a obra. “Hoje, 35% da estrutura física estão concluídos”, disse.

Durante o encontro, o prefeito Samuca Silva discutiu a possibilidade da nova unidade hospitalar ampliar a oferta de serviços de acordo com um estudo de demanda a ser realizado pelo grupo. “Vamos analisar as necessidades da população e definir as prioridades. Talvez o espaço possa ser aproveitado para um Hospital Geral, com serviços de várias especialidades para o cidadão”, explicou.

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, sugeriu ainda a análise do perfil das duas unidades já em funcionamento no município – Hospital do Retiro e Hospital São João Batista. “Com esse mapeamento, poderemos definir mais acertadamente os serviços oferecidos na nova unidade”, acredita.

Participaram do encontro o secretário de Saúde, Alfredo Peixoto; o secretário de Projetos Especiais e Convênios, Carlos Rosa; o subsecretário de Estratégia Governamental, Fernando Rabelo; o diretor Administrativo do Hospital Santa Margarida, Nelson Kruschewsky dos Santos Gonçalves; o gerente Municipal de Convênios, Sílvio Gomide, os diretores Médico, Paulo Baltazar, e Técnico, Hugo Barcelos, do Hospital do Retiro; além do superintendente Médico, Julien Bello, e da assessora da Presidência, Michele Oliveira Mendes, da Associação Mahatma Gandhi, Organização Social de Saúde responsável pela gestão da unidade.

Flu pode ser excluído do Carioca após ser denunciado pelo TJD-RJ

A confusão na decisão teve origem na ocupação do setor sul do Maracanã, palco da partida
A confusão que marcou a final da Taça Guanabara no domingo (17), disputada entre Fluminense e Vasco, ainda vai render dor de cabeça nos tribunais, especialmente aos tricolores.

À reportagem, André Valentim, procurador-geral do TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro), informou que já formalizou denúncia que, se confirmada a condenação, pode resultar na exclusão do Flu do Carioca. O Vasco não foi denunciado.

Valentim enquadrou o Flu no artigo 231 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Ele pediu a suspensão preventiva dos citados, mas o pedido foi negado por Marcelo Jucá, presidente do TJD-RJ. O julgamento, no entanto, acontecerá normalmente.


A confusão na decisão teve origem na ocupação do setor sul do Maracanã, palco da partida.


Por contrato, o clube tricolor entende ter a prerrogativa de ocupar este espaço. Mandante do clássico, o Vasco alega que a concessionária Maracanã S.A autorizou a comercialização desta faixa do estádio para os cruz-maltinos.

Às vésperas do clássico, o Flu acionou a Justiça comum, sem esgotar as esferas desportivas, para assegurar a presença de seus torcedores no setor em disputa.

"Eles foram para a Justiça Comum antes de irem até a Justiça Desportiva. É a primeira vez que aplico esse artigo. Quem fala o que quer, escuta o que não quer", disse Valentim, que já encaminhou o material à presidência do TJD.

O presidente do Flu, Pedro Abad, chegou a convocar a torcida para "guerra". No dia da partida, houve confusão nos arredores do estádio. A Justiça determinou portões fechados, mas aos 30min do primeiro tempo torcedores tiveram entrada liberada no Maracanã.

Abad acabou enquadrado no artigo 243-D, que trata sobre "incitar publicamente o ódio ou a violência". Se condenado, o dirigente pode pegar um gancho de um a dois anos. "O Pedro Abad chamou a torcida para guerra, isso foi sanguinário. A denúncia será em cima de quem deu asa a essa confusão", afirmou o procurador.

Valentim isentou Alexandre Campello, presidente do Vasco, de qualquer responsabilidade, ainda que o clube tenha incentivado a ida de seus torcedores em meio à incerteza sobre se os portões seriam abertos: "O Campello teve uma postura perfeita, protegeu os torcedores dele".

VR: 3 menores são apreendidos com armas e drogas no Morro da Conquista, em Santo Agostinho

Foto: PM
Três menores, de 15, 14 e 16 anos, foram detidos no final da tarde desta quarta-feira (20) suspeitos de pertencerem a uma facção criminosa no Santo Agostinho, em Volta Redonda, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro. De acordo com a PM, o trio estavam em uma residência no Morro da Conquista.

Os policiais chegaram até os menores através de uma denúncia de trafico de drogas e homens armados no local. Um cerco foi montado na Servidão Bem Te Vi para verificar uma casa onde eles estariam, no local foram apreendidos armas e droga.

Os agentes encontraram um revólver calibre 38 com a numeração raspada e 6 munições intactas; uma espingarda de chumbinho; um simulacro de pistola; uma quantidade de maconha a ser contabilizada; 3 celulares; um caderno de anotações e material de endolação.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Volta Redonda (93ª DP).

Explosão de botijão de gás provoca incêndio em residência e deixa 3 gravemente feridos em Angra dos Reis, RJ

Três pessoas ficaram gravemente feridas após a explosão de um botijão de gás na manhã desta quarta-feira (20) em uma residência no bairro Banqueta, na cidade de Angra dos Reis, região Costa Verdade Sul do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o Corpo de Bombeiros o incidente aconteceu por volta das 7 horas da manhã de hoje na Rua Jardim Botânico. As vitimas foram removidas por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), dois homens e uma mulher, com 40% do corpo queimado.

As vitimas foram levadas para o Hospital de Japuíba.

Homem é detido com dois revólveres no Vila Maria em Barra Mansa, RJ

Foto: PM
Um jovem foi flagrado com armas e drogas nesta quarta-feira (20) no bairro Vila Maria em Barra Mansa, cidade no Sul Fluminense. De acordo com a PM, ele foi abordado em uma residência na Rua João Batista.

Ainda de acordo com as informações da policia, o homem é suspeito de praticar vários assaltos naquela região.

Ao todo foram apreendidos dois revólveres e 9 munições calibre 38; um celular; R$ 37,50 em espécie e uma placa de veículo de Barra Mansa.

O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Barra Mansa (90ª DP).