Rádio Acesa FM VR: 2016-11-13

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Número de países atingidos pelo radicalismo islâmico tem crescido, diz relatório sobre liberdade religiosa

O extremismo religioso islâmico nunca foi tão perigoso e letal, como nos dias de hoje. A afirmação é do Relatório sobre Liberdade Religiosa no Mundo, divulgado nesta quinta-feira (17), em Portugal, pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, a AIS.

De acordo com o documento, elaborado entre junho de 2014 e junho deste ano, por uma equipe de especialistas, acadêmicos, religiosos e jornalistas, a ameaça do extremismo islâmico é sentida em mais de 20% dos 196 países analisados pelo relatório. Em outras palavras, um em cada cinco países do mundo já sofreu com incidentes de terror causados pelo radicalismo religioso islâmico. O relatório indica que em algumas regiões do Oriente Médio, que incluem o Iraque e a Síria, a intolerância e o radicalismo está eliminando todas as formas de diversidade e liberdade religiosa. Isso acontece, de acordo com o documento, por conta de um sistema radical de lei e governo, em regimes teocratas; onde ocorrem tentativas sistemáticas de aniquilar todos os grupos que não se conformam à perspectiva do estado. Também é ressaltado o uso de redes sociais para recrutar seguidores e intimidar opositores através da exibição de violência extrema. 
 
O estudo indica que o extremismo islâmico ameaça à liberdade religiosa e revela-se como a principal causa de perseguição em muitos casos. De acordo com o relatório outra consequência do fundamentalismo religioso, pode ser observada no aumento do número de refugiados, atualmente estimados em mais de 65 milhões de pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas, a ONU.

Há 46 anos, Linus Pauling afirmava que vitamina C previne a gripe

Há 46 anos, Linus Pauling afirmava que vitamina C previne a gripe

O químico ganhador do prêmio Nobel propagou que viveu 93 anos porque tomava muita vitamina C, afirmação permanece ainda na nossa cultura
Suco e Fruta Laranja - Alimentos

Gabriela Korossy
Linus Carl Pauling foi um químico que viveu 93 anos porque tomava muita vitamina C. Pelo menos foi o que ele propagou e ainda permanece na nossa cultura, apesar de já ter sido desmentido. Mas ele foi mais do que isso. Pioneiro na mecânica quântica e ganhou o Nobel de Química por seu trabalho sobre a natureza das ligações químicas. E ainda levou o da Paz pela campanha contra os testes nucleares.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Amep Filmes -

17 de novembro - Dia da Criatividade

Dia da Criatividade

Para homenagear vamos ouvir a música "Esteticar", o sexto defeito do CD "Com defeito de fabricação", do criativo Tom Zé
criatividade - cérebro - pensar
Você é criativo?
A criatividade é responsável, entre outras coisas, pelas invenções. Uma pessoa pode ser criativa ou desenvolver sua criatividade, mas os inventores são os criativos oficiais. Colocam em prática seu talento de observar os elementos do mundo e dar a eles utilidade prática, ou aperfeiçoar de modo inédito o que já existe para o nosso conforto. O homem só evoluiu ao que é hoje graças à criatividade.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

16 de novembro - Dia da Tradição Oral

Dia da Tradição Oral

Graças a preservação das fábulas de Esopo que hoje há uma série de histórias
Wikimedia Commons
A Cigarra e a Formiga
Fabula: A Cigarra e a Formiga
Tradição oral é a preservação de histórias, lendas e costumes por meio da fala. Surgiu antes que a escrita pudesse registá-la e a escrita a ajudou a fixar na memória, como as fábulas de Esopo, ou as histórias dos Irmãos Grimm. O fato de haver fábulas com várias versões é um sinal da presença da tradição oral. Platão registrou na escrita o pensamento de Sócrates, sem falar nos evangelistas.

A Anatel quer ouvir sua opinião sobre as franquias de internet fixa

A Anatel quer ouvir sua opinião sobre as franquias de internet fixa

O assunto das polêmicas franquias de internet fixa foi temporariamente esfriado enquanto a Anatel não chega a uma conclusão sobre se a prática deve ser permitida ou não. E você pode ajudar a agência a tomar a melhor decisão possível respondendo a um questionário de 29 perguntas disponibilizado para a população brasileira no site oficial. Sim, a Anatel quer a sua opinião.

O debate pode ser acessado por meio da plataforma Diálogo no site da agência, mas o questionário só pode ser respondido por quem tiver um cadastro na página. Não é necessário responder todas as perguntas, mas é possível dar uma resposta do tamanho que você preferir, o que significa que você pode desenvolver um argumento e apresentar links que reforcem seu ponto de vista. Agora só fica a dúvida se estas respostas serão lidas.

Entre as questões envolvidas está o risco de esgotamento de capacidade das redes e o que significam estes modelos limitados para o ecossistema online, bem como possibilidades de alternativas, casos internacionais e até mesmo se as franquias são legais ou não.

Apesar de se tratar de um questionário aberto, a Anatel dará maior peso a respostas de especialistas e entidades selecionadas, incluindo OAB, órgãos de defesa do consumidor, Ministério Público, e outros órgãos estatais. São cerca de 150 especialistas consultados.

Inicialmente, o questionário será disponibilizado por 30 dias, mas a Anatel considera estender o prazo se julgar necessário. Para responder, você deve acessar este link e fazer um cadastro prévio.

Google cria técnica de ampliar imagens sem estragá-las

Google cria técnica de ampliar imagens sem estragá-las

Você já deve ter, em algum momento da sua vida, desejado que uma imagem estivesse em uma resolução maior, mas não havia muito o que pudesse ser feito. Qualquer tentativa de ampliar a foto só criaria pixels maiores, gerando uma distorção e perda de detalhes. Afinal de contas, a ampliação sem perda de qualidade só existe em CSI, correto?
Errado. O Google acabou de anunciar que está desenvolvendo uma tecnologia chamada RAISR (sigla para Super-Resolução Rápida e Precisa de Imagens), que usa técnicas de aprendizado de máquina e inteligência artificial para não deixar que os detalhes se percam com a ampliação digital de uma imagem.
As técnicas comuns de upsampling usam algoritmos simples que preenchem detalhes com base nos pixels mais próximos. Na prática, isso causa borrões na imagem, causando perda de informações visuais.
A imagem abaixo mostra um antes (esquerda) e depois (direita) de uma imagem ampliada. Perceba como a imagem ficou borrada.
Reprodução
No entanto, o RAISR é uma inteligência artificial treinada com 10 mil pares de imagens, sendo que cada par é formado por uma foto de baixa qualidade e outra em alta. Assim, as máquinas se tornam capazes de aprender padrões de ampliação que permitem replicar a técnica com filtros em outras imagens. Isso faz com que os detalhes sejam mais preservados do que normalmente seriam com técnicas simples de ampliação.
As imagens mostram o processo de aplicação de filtros usados no RAISR:
Reprodução
A ideia do Google é que a ferramenta possa ser usada para melhorar fotos feitas com câmeras de baixa resolução ou como forma de melhorar o zoom digital de câmeras de celular, que normalmente só servem para estragar as fotos. Isso também permitiria poupar dados móveis, permitindo que as imagens sejam transmitidas em resolução menor e ampliadas pelo dispositivo que recebe a foto.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Brasil comemora 127 anos da Proclamação da República

Brasil comemora 127 anos da Proclamação da República

Um grupo de militares do Exército liderados pelo monarquista marechal Deodoro da Fonseca assumiu o poder
Proclamação da republica brasil
O império de Dom Pedro II durou até 14 de novembro de 1889. A proclamação da República ocorreu na atual praça da República, que na época era conhecida como praça da Aclamação, no Rio de Janeiro. Um grupo de militares do Exército liderados pelo monarquista marechal Deodoro da Fonseca assumiu o poder. O vice foi o seu sucessor: Floriano Peixoto.

WhatsApp já permite fazer chamadas de vídeo; saiba como

WhatsApp já permite fazer chamadas de vídeo; saiba como

Após meses de espera e muitos pedidos dos usuários, o WhatsApp finalmente começa a liberar nesta segunda-feira, 14, o recurso de chamadas em vídeo. A novidade vinha sendo testada na versão beta do aplicativo há algumas semanas.

Segundo a assesoria do WhatsApp, a atualização pode levar alguns dias para chegar a todos os usuários, mas está programada para ser liberada para celulares Android, iOS ou Windows Phone. Por isso, se você não receber logo, não se desespere, porque vai chegar.

Para fazer uma videochamada, o caminho é muito simples:
1) Abra a janela da conversa com quem você quer falar;
2) Toque no ícone do telefone no canto superior direito da tela;
3) Selecione a opção "Chamada de vídeo".
Reprodução
Pronto. Agora é só conversar com seus amigos ou familiares por áudio e vídeo.

Tênis que 'se amarra sozinho' como em De Volta Para o Futuro já tem preço

Tênis que 'se amarra sozinho' como em De Volta Para o Futuro já tem preço

Desde a segunda metade dos anos 1980, a humanidade tem um sonho: o de não precisar amarrar mais seus tênis porque eles são capazes de fazer isso sozinho. Agora, este sonho perpetuado por ‘De Volta para o Futuro 2’ está próximo de ser realizado: a Nike deve lançar o primeiro modelo do HyperAdapt em 1º de dezembro, com o preço sugerido de US$ 720.

No filme, Marty McFly usa os tênis Nike Mag que se amarram sozinhos. A Nike até recriou este modelo em tempos atuais, mas apenas em edição limitada vendida por meio de leilão e outras ações promocionais. Agora, a empresa vai lançar o HyperAdapt que é um calçado que tem um visual muito menos extravagantes daqueles vistos no filme, só que com os cadarços automáticos. Este modelo estará disponível para venda comum a partir do mês que vem, pelo menos nos Estados Unidos.
O calçado vem com uma bateria de íon de lítio que promete aguentar até duas semanas sem precisar de uma nova recarga; quando ela esgotar, é possível reabastecê-la em apenas três horas com um carregador sem fio incluso no pacote. Também é possível ajustar o quão apertado ficam os cadarços no pé do usuário.

O interessado também precisa estar ciente de que seus novos tênis também têm uma sola brilhante e LEDs nas laterais que indicarão os níveis de bateria. Quando as luzes estão azuis, a carga está completa; a luz amarela representa apenas mais alguns dias de bateria, e a luz vermelha diz que é necessário recarregá-lo o mais rápido possível.

Com este preço, é muito provável que o HyperAdapt seja vendido para poucas pessoas, e a tendência é que ele seja mais guardado como um artigo de coleção do que usado no dia a dia, em caminhadas ou em corridas. Além disso, o fato de depender de recargas constantes assim como tantos eletrônicos que as pessoas já precisam carregar atualmente pode afastar possíveis consumidores.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

ANS anuncia regulamentação em pedidos de cancelamento de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, anunciou que vai regulamentar os pedidos de clientes para cancelar o contrato de planos de saúde individuais e familiares e os pedidos de exclusão de beneficiários de contratos coletivos empresariais ou por adesão.

De acordo com a ANS, o objetivo da resolução é acabar com possíveis ruídos que existam na comunicação entre beneficiário e operadora, na hora em que o beneficiário manifestante a vontade de cancelar o plano de saúde ou de excluir dependentes.

O texto da resolução só vale para os chamados planos novos, ou seja, para aqueles contratos que foram feitos depois de primeiro de janeiro de 1999. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira, dia 11, e passa a valer no prazo de 180 dias.

14 de Novembro - Aniversário de Almir Sater

Almir Sater faz 60 anos

Com mais de 30 anos de carreira e mais de 10 discos solo, foi um grande responsável pela preservação da viola de dez cordas


YouTube
Almir Sater
Almir Sater é dos maiores músicos brasileiros, um compositor, identificado com a música regional. Com mais de 30 anos de carreira e mais de 10 discos solo, foi um grande responsável pela preservação da viola de dez cordas. Sua música sofisticada pegou elementos de blues, rock, música folclórica, erudita e popular. Este grande músico nascido em Campo Grande completa 60 anos de idade e desde aos 12 anos toca violão. Almir Sater passou a ser muito mais conhecido após participar da novela Pantanal, de 1990, no papel de Trindade. Com o sucesso, protagonizou Ana Raio e Zé Trovão. Foi considerado pela revista Rolling Stones Brasil um dos 30 maiores instrumentistas do Brasil.

Mais de 870 mil beneficiários do Bolsa Família são suspeitos de receber beneficio de forma irregular

#Noticiasradioacesavr

O Ministério Público Federal (MPF) suspeita que mais de 870 mil beneficiários do programa Bolsa Família participem do programa de forma irregular. Por isso, o MPF expediu recomendações a 4.703 prefeituras para que ela investiguem se o beneficio pode estar em nome de pessoas mortas, servidores públicos, empresários e doadores de campanha com indicativos de renda incompatíveis com o perfil de pobreza ou extrema pobreza exigido pelas normas do Bolsa Família.

As recomendações foram expedidas em todo o país no período de julho a setembro deste ano, com prazo de 60 a 120 dias para que os gestores municipais informassem o número de irregularidades confirmadas e de benefícios cancelados.

Os casos suspeitos foram identificados por meio de ferramenta de inteligência desenvolvida pelo Ministério Público Federal a partir do cruzamento de dados públicos fornecidos pelo próprio Governo Federal, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela Receita Federal e pelos Tribunais de Contas estaduais e municipais.

domingo, 13 de novembro de 2016

13 de Novembro - Dia Mundial da Gentileza

Dia Mundial da Gentileza

Dê bom dia, um abraço, sorria, agradeça, respeite as pessoas... A música de hoje é de Marisa Monte e fala de José Datrino, o Profeta Gentileza
Olimor/Wikimedia Commons
Profeta Gentileza
José Datrino, o Profeta Gentileza 
A ideia do Dia Mundial da Gentileza surgiu numa conferência em Tóquio realizada em 1996, que reuniu grupos que propagavam a ideia da gentileza. O movimento foi criado oficialmente em 2000 com a intenção de inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil.